Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 72 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Alcobaça
Feira de São Simão – Tasquinhas 2006: um lugar de petiscos, amigos e animação
A Feira de São Simão – Tasquinhas 2006 foi inaugurada no dia 27 de Outubro, no MercoAlcobaça, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, e do Coordenador Educativo do Oeste, Manuel Barbosa. A decorrer até 1 de Novembro, uma das características desta feira, onde a gastronomia regional e a cozinha típica do concelho estão presentes, é a participação das freguesias do concelho através das associações locais que exploram as tasquinhas. Também se encontram frutos secos e produtos alimentares regionais, desde enchidos a queijos, tudo regado com vinhos da região, num espaço privilegiado para o convívio e animação
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Estado e Câmaras decidem manter aterro em Leiria
Câmara de Leiria considera “inqualificável” deliberação da Valorlis sobre o aterro sanitário
A Câmara Municipal de Leiria analisou a decisão tomada na Assembleia Geral da Valorlis, no dia 24 de Outubro, que decidiu manter a localização do Aterro Sanitário que serve os seis concelhos da Alta Estremadura (Leiria, Batalha, Marinha Grande, Ourém, Porto de Mós e Pombal) e deliberou por unanimidade proceder à avaliação jurídica de todo o processo. A Câmara Municipal de Leiria considera, no entanto, “inqualificável a decisão tomada, em total desrespeito pelas posições assumidas pela Câmara e Assembleia Municipais de Leiria, pondo em causa os compromissos assumidos de boa fé em sede de acordo parassocial assinado há 10 anos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 19 de Novembro
Mostra de Doces e Licores Conventuais pela 1ª vez no Mosteiro de Alcobaça
A VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais terá lugar de 16 a 19 Novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Durante quatro dias, pastelarias, conventos e mosteiros, nacionais e estrangeiros, apresentam o resultado das suas receitas. Doces de sabores intensos, requintadas preparações conventuais, legado dos monges, cujas receitas a história se encarregou de trazer aos nossos dias, como Pão de Ló de Alfeizerão, Toucinho do Céu, Papos de Anjo, Barrigas de Freira e Trouxas de Ovos, a que se junta o sabor inigualável dos licores. Estas são, entre muitas, algumas das especialidades que poderá saborear nos claustros do Mosteiro de Santa Maria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar do PSD reuniu mais de mil pessoas
Marques Mendes nas Caldas da Rainha:
"Este Governo despreza as pessoas
e não tem sensibilidade social”
Marques Mendes foi o convidado de honra do jantar promovido no dia 27 de Outubro, no Pavilhão do Arneirense, pela secção do PSD das Caldas da Rainha. Na presença de mais de mil militantes social-democratas, os presidentes das Câmaras de Leiria e Caldas da Rainha contestaram o Governo por discriminar o distrito de Leiria, ao colocá-lo no penúltimo lugar em termos de verbas do PIDDAC, alegadamente por os eleitores do distrito terem votado maioritariamente no PSD nas últimas legislativas. Por sua vez, o presidente do PSD acusou o Governo de Sócrates de desprezo pelas pessoas e de insensibilidade social, à qual "nem os deficientes escapam."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ernâni Lopes e Gonçalves Sapinho em sintonia
Guru da estratégia de desenvolvimento
do concelho de Alcobaça encerrou Seminário
de Inovação e Empreendedorismo do Oeste
A sessão de encerramento do Seminário de Inovação e Empreendedorismo do Oeste, no dia 21 de Outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça, contou com a presença do sócio-gerente da SaeR, Ernâni Lopes, e de Gonçalves Sapinho. Apesar da ausência do secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, devido a compromissos governativos, os presentes ficaram a conhecer a estratégia da autarquia em termos de desenvolvimento futuro, com Gonçalves Sapinho e Ernâni Lopes a manifestarem plena sintonia nas grandes linhas de desenvolvimento para o concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Festival Internacional de Chocolate inaugurado a 2 de Novembro
O Festival Internacional de Chocolate realiza-se de 2 a 12 de Novembro, em Óbidos, este ano com uma grande aposta ao nível da cenografia, que tem como tema as origens do cacau. Esta edição conta com uma recriação de um Mercado Tradicional, onde os visitantes poderão adquirir frutas e legumes em chocolate em tamanho real, que terá lugar na GaleriaOgiva. Por sua vez, a Exposição de Esculturas, com o tema “Banda Desenhada e Cinema de Animação”, conta com grandes personagens feitas em chocolate. “Shrek”, as personagens da “Idade do Gelo”, o “Homem Aranha” ou o “Tintin” são algumas das figuras a apreciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Feira de São Simão: gastronomia regional e cozinha típica do concelho
A Feira de São Simão – Tasquinhas 2006 tem lugar de 27 de Outubro a 1 de Novembro, no MercoAlcobaça. Uma das características desta feira, onde a gastronomia regional e a cozinha típica do concelho estão presentes, é a participação das freguesias do concelho através das associações locais que exploram as tasquinhas revertendo as receitas para as mesmas. Também se encontram frutos secos numa variada oferta e produtos alimentares regionais, desde enchidos a queijos, do melhor que se faz em Portugal. Petiscos, convívio com amigos e animação, tudo regado com vinhos da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara faz primeiro balanço das consequências das inundações no concelho
Oito pontes seriamente danificadas em Leiria
A Câmara Municipal de Leiria tem concluído o primeiro balanço dos estragos provocados pela fortíssima pluviosidade e inundações registadas na noite de 24 para 25 de Outubro. Do que foi observado, as piores consequências registam-se nas Freguesias de Caranguejeira, Colmeias e Memória, onde várias infra-estruturas viárias e oito pontes foram seriamente danificadas. Em algumas povoações das Freguesias de Colmeias e Memória, e em consequência dos estragos atrás referidos, foi afectado o abastecimento domiciliário de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Previsões apontam para melhoria das condições atmosféricas
Rios da região transbordam devido
ao mau tempo
O mau tempo que assolou todo o País teve a sua expressão máxima, na região, em Pombal e Tomar. A tromba de água que caiu na cidade de Pombal começou à meia-noite e terminou cerca das 2 horas da madrugada, afectando toda a zona urbana da cidade e provocando uma vítima mortal. Em Tomar, algumas zonas da cidade ficaram inundadas, com as estações hidrométricas do Agroal e da Fábrica da Matrena a registarem uma subida superior à quota máxima do rio Nabão. Em Leiria e Porto de Mós, os rios que atravessam estas localidades também transbordaram. Nos concelhos de Alcobaça e Batalha, houve sobretudo prejuízos materiais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Martinho da Vila é o cabeça-de-cartaz
Festas da Cidade de Torres Vedras prolongada mais 7 dias este ano
A 3.ª edição das “Festas da Cidade de Torres Vedras” terá lugar entre 27 de Outubro e 11 de Novembro. A grande novidade desta edição é a sua duração (16 dias, mais 7 que no ano transacto) começando no dia do padroeiro de Torres Vedras – S. Gonçalo de Lagos - e terminando no Feriado Municipal - 11 de Novembro - data dedicada a S. Martinho. Destaque para o “3.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras”, que trará à cidade alguns dos melhores acordeonistas mundiais e nacionais. Martinho da Vila, o grupo de câmara “Ensemble Darcos” e a Orquestra Metropolitana de Lisboa são outras das atracções do cartaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região
Cadaval festejou final das colheitas
Chegou ao fim a quinta edição do certame “Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve da Região”, evento que juntou, no Cadaval, boa e diversificada gastronomia, exposições, actividades equestres, animação musical para os diferentes gostos, e muitos visitantes, vindos não apenas da região mas de outros pontos do País. Em destaque, esteve a eleição da “Rainha das Adiafas 2006”, a cerimónia de entrega dos Prémios referentes à “Semana Gastronómica do Frango” e a realização da tertúlia «Os Vinhos da Região». Sara Reis (Peral, Cadaval) foi a grande vencedora da segunda eleição da Rainha das Adiafas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de Outubro a 1 de Novembro
Expocartaxo 2006 dedicada aos jovens empreendedores
Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros inaugura, no dia 27 de Outubro, pelas 18 horas no Pavilhão Municipal de Exposições, a ExpoCartaxo. O certame, este ano dedicado aos jovens empreendedores, coincide com a centenária Feira dos Santos, que se comemora todos os anos no concelho do Cartaxo a 1 de Novembro e que ao longo de seis dias contará com várias iniciativas, incluindo um seminário sobre o projecto INOV Empresa, uma prova de vinhos e vários espectáculos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rodado em Alcochete, Montejunto, Alcobaça e Batalha
Filmagens do filme alusivo à Batalha de Aljubarrota já terminaram
As filmagens do filme alusivo à Batalha de Aljubarrota, realizadas pela FundaçãoBatalha de Aljubarrota no âmbito do projecto de criação do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, terminaram no dia 20 de Outubro. Ao longo de um mês de trabalho intenso - que incluiu filmagens no Campo de Tiro de Alcochete, Montejunto, mosteiros de Alcobaça, Batalha e filmagens em estúdio - cerca de 200 pessoas colaboraram diariamente para recriar a Batalha Real, num filme que tem como objectivo retratar fielmente um dos episódios mais emblemáticos da História de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de Leiria atende 360 mil habitantes e 6 milhões de peregrinos
Câmara quer Serviço de Urgência Polivalente no Hospital de Santo André
A Câmara Municipal de Leiria, após apreciação do “Relatório da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Rede de Urgência Geral”, deliberou, por unanimidade, comunicar ao ministro da Saúde e à secretária de Estado Adjunta e da Saúde, que considera estarem reunidas todas as condições de base para que o Hospital de Santo André disponha de um ‘Serviço de Urgência Polivalente (SUP). A autarquia leiriense entende que o Ministério da Saúde deve adoptar para o hospital de Leiria o mesmo procedimento que consagrou para o Hospital de Viseu, para onde está previsto aquele tipo de urgência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais de três mil alunos
Orfeão de Leiria atinge estatuto de maior escola artística do País
Cerca de 2400 alunos do primeiro ano do ensino básico dos concelhos de Leiria e Batalha terão este ano o seu primeiro contacto com a música, a dança e o teatro, através dos professores da Escola de Música do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes. O Orfeão de Leiria coloca assim os seus vastos recursos artísticos, técnicos e pedagógicos ao serviço do melhor desenvolvimento do gosto e da sensibilidade desta comunidade escolar. Acrescidos aos 700 alunos do ensino regular do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, estes jovens, no seu todo, conferem à instituição a honrosa distinção de maior prestadora nacional no ensino artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos maiores dramaturgos portugueses de sempre
Santarém comemora 50º aniversário da primeira peça de Bernardo Santareno
“Novembro, mês de Santareno” é a primeira iniciativa do Instituto Bernardo Santareno para celebrar o 50º aniversário da primeira peça de um dos maiores dramaturgos portugueses de sempre. Do programa destaque para a conferência “Santareno entre o Céu e o Inferno”, proferida por Luís Rebello; a estreia nacional da peça “Ódio”, interpretada por Fernanda Lapa, uma Grande Gala, onde serão atribuídos os Prémios Santareno de Teatro; a apresentação do Prémio Nacional com o nome do autor, a inauguração do monumento à sua obra e a representação da peça “A Confissão”, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Bloco de Esquerda propõe referendo sobre o Feriado Municipal
O Bloco de Esquerda da Nazaré, através do seu deputado Manuel António Sequeira, propôs uma consulta popular à população para a determinação do feriado municipal. Em requerimento dirigido ao presidente da Assembleia Municipal da Nazaré, no dia 23 de Outubro, o deputado pretende saber se a população nazarena pretende gozar um feriado religioso a 8 de Setembro ou se pretende transferi-lo “para um laico 3 de Setembro, mais consentâneo com as suas raízes históricas” e dia da restauração do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Seis municípios criam Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres
Seis Municípios do distrito de Lisboa assinaram, no dia 16 de Outubro, o protocolo “Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres”. O acto pretende oficializar o trabalho desenvolvido em parceria entre os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e aquela Direcção Geral, tendo em vista a salvaguarda e a recuperação da estrutura defensiva “Linhas de Torres” que contribuiu de forma decisiva para a defesa da cidade de Lisboa, durante as Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Marques Mendes deslocou-se ao concelho
Presidente do PSD visitou infra-estruturas municipais no Cadaval
O presidente do PSD deslocou-se, no dia 21 de Outubro, ao Cadaval, no intuito de se inteirar da realidade concelhia, nomeadamente no que respeita a infra-estruturas de grande envergadura, que se encontram já concluídas, em fase de conclusão ou de execução naquele município. Marques Mendes visitou, entre outras, as novas Oficinas Municipais, o futuro Complexo Cultural, a Rotunda da Europa, a escola básica do 1º ciclo e o espaço do futuro Centro de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Batalha, Marinha Grande e Pedrógão Grande
XI ACASO – Festival de Teatro com mais de duas dezenas de espectáculos
A 11ª edição do ACASO – Festival de Teatro vai decorrer entre os dias 26 de Outubro e 2 de Dezembro. Serão mais de duas dezenas de espectáculos de teatro, música e dança, para além de várias exposições e vai decorrer nos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Pedrógão Grande. A abertura do festival terá lugar no dia 26 ( 5ª feira) às 21h30, no Auditório Municipal da Batalha, com a peça “O Canto do Cisne”, de Tchekov, pelo grupo “O Nariz”. A encenação é de Pedro Wilson e a interpretação de Henrique Martins e Pedro Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centenário do compositor tomarense
Dois meses de música in memoriam Fernando Lopes-Graça
Tomar prepara-se para celebrar uma importante data histórica: a 17 de Dezembro comemora-se o centenário daquele que foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, nascido em 1906 numa casa da Rua Dr. Joaquim Jacinto, em vias de recuperação como casa memória: Fernando Lopes-Graça. Os dois meses que medeiam até esta data vão, entre outras iniciativas, ser assinalados por um vasto conjunto de concertos, grande parte deles com peças do maestro tomarense apenas uma vez apresentadas ou mesmo nunca tocadas em Portugal, integrados no Ciclo de Música Lopes-Graça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reunião de autarcas socialistas do concelho de Alcobaça
PS de Alcobaça exige mini-hídrica nos Montes e investimento público no concelho
Autarcas Socialistas do Concelho de Alcobaça reuniram-se no dia 20 de Outubro, na Freguesia dos Montes, numa iniciativa do Secretariado Concelhio em conjugação com os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia dos Montes, contando com a presença da nova Vereadora do PS, Dulce Bagagem, dos Deputados Municipais do PS, dos elementos das restantes Assembleias de Freguesia do Concelho eleitos pelo PS, da Deputada Isabel Vigia e do Presidente da Federação de Leiria do PS, João Paulo Pedrosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com espectáculo de magia
Luís de Matos encerra 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande apresenta o espectáculo de ilusionismo “Enigma”, de Luís de Matos, no dia 28 de Outubro (sábado), às 21 horas, no Parque Municipal de Exposições, na Marinha Grande. Durante quase duas horas estão prometidas fantásticas ilusões, que apaixonam todos aqueles cuja imaginação lhes permite entrar num mundo de fantasia e magia. O show marca o encerramento da 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande – Prémio Pintor Fernando de Azevedo, marcada para o dia seguinte, 29 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em tempo de crise
Governo atribui subsídio extraordinário de 750 mil euros à Prevenção Rodoviária Portuguesa
Face à atribuição, por parte do Ministério da Administração Interna, de um subsídio extraordinário de 750 mil euros à Prevenção Rodoviária Portuguesa, para pagamento de ordenados dos seus funcionários, a Associação de Cidadãos auto-Mobilizados decidiu contestar, por via administrativa, este acto que considera constituir “uma inadmissível cedência do estado à pressão de interesses privados.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Fernando Henrique Cardoso: “O sistema
de voto para o Congresso é uma aberração”
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil entre 1995 e 2003, foi o convidado da Liga de Amigos da Casa-Museu João Soares, no dia 13 de Outubro, para um jantar-conferência realizado nas Cortes, Leiria, subordinado ao tema “Brasil: perspectivas económicas e políticas”. O fundador do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) considerou o sistema de voto para o Congresso “uma aberração” por os congressistas serem eleitos por influência de prefeitos, empresas ou igrejas e, por isso, responderem perante eles e não perante o cidadão eleitor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ranking nacional dos exames do 12º ano
Região com 12 escolas nas 100 mais bem classificadas do País
A Escola Rodrigues Lobo, de Leiria, é a secundária mais bem classificada da região (35º lugar), seguido do Colégio S. Miguel (40º), de Ourém, segundo um estudo do jornal “Público”, baseado nos resultados da 1ª fase dos exames nacionais do 12º ano. Seguem-se o Instituto Educativo do Juncal , de Porto de Mós, o Centro de Estudos de Fátima, de Ourém, o Colégio Dinis de Melo, de Leiria, a Escola Secundária do Bombarral, o Externato de Penafirme, de Torres Vedras, a Escola Secundária de Pinhal do Rei, da Marinha Grande, a Escola Secundária Madeira Torres, de Torres Vedras e o Externato Cooperativo da Benedita, de Alcobaça. Consulte aqui os resultados regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Belmiro de Azevedo, Rocha de Matos e Manuela Ferreira Leite abriram seminário sobre empreendedorismo
A inauguração do Seminário de Empreendedorismo e Inovação do Oeste – Jovens Empreendedores para o Futuro, no dia 20 de Outubro, contou com três convidados: Belmiro de Azevedo, presidente da Sonae, Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças, e Rocha de Matos, presidente da Associação Industrial Portuguesa. Os três pesos pesados da economia portuguesa deixaram muitos conselhos úteis aos candidatos a empreendedores, que marcam presença no Cine-Teatro de Alcobaça nos dias 20 e 21 de Outubro..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
The Gift apresentam novo disco no aniversário do Cine-Teatro
O segundo aniversário do Cine-Teatro de Alcobaça vai ser comemorado no dia 12 de Novembro às 22 horas, com um concerto com os Gift que irão apresentar o seu mais recente disco «Fácil de Entender». Este projecto consistiu na edição de um disco ao vivo e consequente DVD gravado em duas noites distintas. Na primeira noite o grupo apresentou temas antigos e novos, num registo mais calmo com harpa e um coro feminino, recriando um ambiente muito íntimo. Na segunda noite todo o cenário mudou e o ambiente foi mais electrónico, mais «pop», onde as canções mais dançáveis e os êxitos do grupo foram apresentados em tom de festa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Miguel Franco
Leiria recebe filmes premiados no Festival Internacional de Berlim
A Câmara de Leiria, em conjunto com o Teatro José Lúcio da Silva e o INATEL, apresenta no Teatro Miguel Franco, entre os dias 26 e 29 de Outubro, o ciclo de cinema “Festival Internacional de Berlim – filmes premiados”. Com início em 1951, o Festival de Cinema de Berlim é hoje o maior evento cultural daquela cidade, bem como um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. O preço dos bilhetes é de 2 euros para o público em geral e de 1,5 euros para associados do Inatel. O passe de 5 bilhetes custa 6 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Greve nacional de professores
Escolas secundárias a meio gás em toda a região
No meio da habitual “guerra de números” entre sindicatos de professores e Ministério da Educação quanto à adesão à greve, o Tinta Fresca quis verificar junto de algumas das mais conhecidas escolas secundárias dos distritos de Leiria, Santarém e Região Oeste o verdadeiro impacto da greve. Leiria e Caldas da Rainha foram as cidades onde a greve mais se fez sentir com níveis de adesão rondando os 60%. No extremo oposto situaram-se as escolas de Tomar com níveis de adesão inferiores a 20%. Na maioria das escolas, a adesão à greve rondou os 50%. Consulte aqui os resultados, escola a escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espectáculo Artemrede
“A Barraca” leva peça “Os Renascentistas” ao Cine-Teatro de Alcobaça
Depois de ter passado por Santarém e Almeirim, a Artemrede apresenta, no dia 27 de Outubro às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça, a peça “Os Renascentistas, do grupo “A Barraca”. O texto e a encenação são de Hélder Costa e as interpretações de André Nunes, Gil Filipe, Mariana Abrunheiro, Luis Thomar, Pedro Borges, Rita Fernandes, Sérgio Moras e Susana Costa. Porquê escrever uma peça em que os personagens principais são Gil Vicente, Damião de Góis, Camões, Fernão Mendes Pinto e Chiado? Antes de mais, porque além de simbolizarem o que de melhor existiu como arte e literatura no nosso século de ouro, o século XVI, gosto deles como pessoas, confessa Hélder Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
Número de alunos no ensino público aumenta pela 1ª vez desde 1996
Conhecidos os resultados da 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior constata-se que o número de alunos colocados no ensino superior público em relação ao ano de 2005 cresceu 7%, tendo subido 2% no ensino universitário e 14% no ensino superior politécnico, realça o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. Este órgão conclui, em primeiro lugar, que parece ter-se iniciado a inversão da tendência de descida de alunos no ensino superior público que se verificava desde 1996.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Grupos de danças ribatejanas prestam tributo a Celestino Graça
No âmbito das comemorações das suas Bodas de Ouro, os Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas prestam um tributo de saudade e de homenagem ao seu fundador, Celestino Graça, que faleceu a 24 de Outubro de 1975. Assim, o Teatro Sá da Bandeira acolhe no dia 21 de Outubro (sábado), a partir das 22 horas, um espectáculo em que se exibem estes agrupamentos folclóricos escalabitanos, sendo, igualmente, apresentadas diversas fotografias que historiam o seu percurso ao longo de meio século de ininterrupta actividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No período nocturno, domingos e feriados
PCP do Oeste contra fecho das urgências dos centros de saúde do Cadaval e da Lourinhã
O Secretariado dos Concelhos do Oeste do PCP contesta o encerramento, ocorrido no segundo fim-de-semana de Outubro, do SAP da Lourinhã, aos domingos e feriados, “apesar do justo e continuado repúdio das populações.” Em comunicado, o PCP alerta que “os serviços prestados nos restantes dias foram mutíssimo reduzidos – alegadamente devido à falta de médicos, o que confirma o intencional desinvestimento na formação e na colocação de profissionais – numa decisão evidentemente articulada entre a ARS e o Governo, prontamente levada à prática pela Direcção do Centro de Saúde.” Relativamente ao SAP do Cadaval, o Governo pretende encerrá-lo já no próximo mês de Dezembro no período nocturno e aos domingos e feriados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em vésperas da greve nacional dos professores
Plataforma Sindical de Professores acusa Ministério de esbanjar dinheiro em propaganda
A Plataforma Sindical de Professores para o Estatuto da Carreira Docente acusa o Ministério da Educação de gastar milhares de contos, com o dinheiro dos contribuintes, em propaganda ílegítima e enganosa ao divulgar, no dia 14 de Outubro, nas páginas centrais de alguns jornais, sob a forma de publicidade, uma “auto-entrevista” sobre o Estatuto da Carreira Docente que terá custado milhares de “contos” ao erário público. A publicidade surge nas vésperas da greve nacional dos professores dos ensinos básico e secundário, marcada para os dias 17 e 18 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo CD do compositor
Samuel Jerónimo lança álbum "Rima" e inicia périplo pelo País
Após uma ausência de dois anos desde o seu registo de estreia, “Redra Ändra Endre De Fase”, Samuel Jerónimo volta neste mês de Setembro aos registos de longa duração com a edição do seu segundo álbum intitulado “Rima”. O músico, natural de Valado dos Frades, alcançou consagração nacional com o último álbum “Redra Ändra Endre De Fase”, iniciando agora um périplo pelas lojas FNAC do País que se inicia no dia 26 de Outubro às 21h30, no Colombo, em Lisboa, a que se seguem Cascais, Porto, Vila Nova de Gaia e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em jantar com a ministra da Cultura
Sapinho pede soluções para o Mosteiro
Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, esteve presente no jantar promovido pelo Ministério da Cultura, no dia 10 de Outubro, no Castelo de Porto de Mós. Perante ministra e secretário de Estado da Cultura, o autarca alcobacense interveio no sentido de suscitar algumas questões relacionadas com a área museológica (Museu de Alcobaça, Museu dos Coutos, Museu do Vinho, …) e com o Mosteiro de Alcobaça e seus logradouros (jardins e áreas devolutas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com reconstituição histórica e lançamento de moeda
Mosteiro de Alcobaça celebrou 220 anos da visita da rainha D. Maria I
O lançamento da moeda alusiva à elevação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça a Património Mundial da Unesco teve lugar no dia 13 de Outubro, na Sala do Capítulo do Mosteiro. A moeda, com o valor facial de 5 euros, é da autoria do escultor Fernando Conduto. Nos dias 14 e 15, decorreu a reconstituição histórica da visita da rainha D. Maria I a Alcobaça, ocorrida precisamente há 220 anos (1786), à frente de uma comitiva de 500 pessoas. No dia 16, as comemorações encerram com um jantar no Mosteiro, seguido de uma conferência proferida pelo seu director.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental
“Fora da Lei”: documentário de Leonor Areal aborda tema da discriminação lésbica
O Documentário “Fora da Lei” estreou-se no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental, no dia 21 de Outubro, às18h30, na Culturgest e volta a ser exibido em Cáceres (Espanha), a 24 de Outubro, integrado no encontro "Ágora, el debate peninsular". Teresa e Lena são duas lésbicas que tentaram casar, desafiando a lei. Mas o mediatismo do caso trouxe-lhes ainda mais dificuldades e discriminação. Estas duas mães - e duas filhas - são uma família de facto, mas fora da lei. Para elas, casa, escola e trabalho podem tornar-se grandes problemas. Helena Paixão e Teresa Pires são as protagonistas do documentário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Casa do Brasil inaugura exposição evocativa do IV Centenário do nascimento de Rembrandt
A Casa do Brasil acolhe, de 27 de Outubro a 7 de Janeiro, a exposição evocativa do IV Centenário do nascimento de Rembrandt. A mostra reúne 50 gravuras presentes no acervo da Biblioteca Municipal de Santarém/espólio Braamcamp Freire, pertencentes ao Álbum adquirido por Braamcamp Freire, sendo que a autarquia scalabitana é detentora de mais de três centenas de gravuras de autoria do conceituado artista Rembrandt Van Rign (Leida,1606 - Amsterdão, 1669), parte do legado do ilustre Anselmo Braamcamp Freire.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro
Bispo de Leiria-Fátima dirige oração pela viagem do Santo Padre à Turquia
A Peregrinação de 12 e 13 de Outubro, celebrativa dos 89 anos da 6ª aparição de Nossa Senhora foi subordinada ao tema "Nem Eu te condeno, vai e não tornes a pecar" e foi presidida Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, que dirigiu uma carta a Bento XVI para estar presente nas celebrações do 90º aniversário das Aparições e na inauguração da Basílica da Santíssima Trindade, dirigiu uma oração pela viagem do Santo Padre à Turquia, um dos países muçulmanos mais populosos do mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pêra Rocha e Vinho Leve são reis no Cadaval
V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região já começou
A V Festa das Adiafas e V Festival do Vinho Leve da Região foram inauguradas no dia 14 de Outubro, no Cadaval, com a presença de João Carvalho Ghira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Estremadura, e de José Nunes e Eugénia Sousa, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara do Cadaval, respectivamente. Na edição deste ano, que termina a 22 de Outubro, estarão em evidência as actividades equestres, a cerimónia de entrega dos prémios da Semana Gastronómica do Frango, uma Merenda Típica e a realização de uma tertúlia, no último dia do certame, dedicada aos Vinhos da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
“Santarém 21” congratula-se com intervenção autárquica no Campo Sá da Bandeira
O Movimento de Cidadãos “Santarém 21” considera que “o trabalho de intervenção cívica que vem a produzir desde 21 de Setembro de 2002, em prol nomeadamente, de um melhor urbanismo para Santarém, obteve a sua consagração ao ser assumida pelo actual Executivo a concretização de uma profunda remodelação estrutural e qualitativa da área nobre da cidade: o Campo Sá da Bandeira.” Assim, “foi com noção de reconhecimento de trabalho feito, que este movimento cívico assistiu ao anúncio público, no dia 5 de Outubro, nas Portas do Sol, do projecto de intervenção autárquico naquele espaço nobre da cidade, o qual acolhe na essência as suas ideias, incluindo um referendo autárquico, de iniciativa popular.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
São Pedro de Moel
Casa-Museu expõe fotografias inéditas de Afonso Lopes Vieira
“Impressões do Olhar” é uma exposição de fotografias de Afonso Lopes Vieira e a primeira exposição temporária apresentada ao público pela Casa-Museu, desde 22 de Julho. A mostra está patente até ao final do ano. A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande. Estão expostas cerca de três dezenas de fotografias, a maioria das quais, nunca foi apresentada ao público. Trata-se de uma exposição de fotografias inéditas efectuadas por Afonso Lopes Vieira durante a primeira metade do século XX, em São Pedro de Moel, Nazaré, Cortes, Leiria e Batalha, pertencentes a colecções particulares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Batalha e Porto de Mós
Ministra da Cultura elogia trabalho de valorização da Batalha de Aljubarrota
A ministra da Cultura visitou no dia 10 de Outubro, o Campo Militar de São Jorge, tendo conhecido de perto as instalações do futuro Centro de Interpretação da Batalha com inauguração marcada para Março de 2007. Depois de ter presidido à cerimónia de lançamento da 1ª pedra em Julho de 2005, Isabel Pires de Lima pôde agora ver in loco o resultado das obras de ampliação e remodelação do antigo Museu Militar de São Jorge. As Câmaras Municipais de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós deverão também integrar o projecto da Fundação Batalha de Aljbarrota de funcionamento em rede das infra-estruturas relativas à batalha que opôs portugueses e castelhanos em 1385.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artista inaugurou exposição na Batalha
Júlio Pomar: “Há muito pouca gente viva”
Júlio Pomar marcou presença, no dia 7 de Outubro, na Galeria Municipal Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, na exposição de pintura e escultura que decorre até 13 de Novembro denominada “Ópera Múltipla”. O artista, de 80 anos, um dos nomes contemporâneos mais marcantes das artes plásticas do nosso País explicou que a exposição se baseia num conjunto de réplicas das suas obras, concebidas a pensar na exibição simultânea em diversos locais. Pomar confessa que o que o leva a manter a sua produção cultural é o “estar vivo”, deixando, no entanto, escapar que “há muito pouca gente viva.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 a 15 de Outubro
Mundo da Maçã: 4 dias à descoberta do sabor da Maçã de Alcobaça
O Mundo da Maçã 2006, certame inteiramente dedicado à Maçã de Alcobaça e à qualidade da maçã e suas variadas utilizações, foi inaugurado no dia 12 de Outubro, com a presença do secretário de Estado Adjunto da Agricultura, Luís Vieira. Durante 4 dias, irão decorrer a III Cerimónia da Maçã e respectiva entrega de prémios, a gastronomia com os bons sabores da Maçã de Alcobaça, as sessões de Cozinha ao Vivo, com a participação do Chefe Silva, a eleição do melhor doce com Maçã de Alcobaça, actividades destinadas ao público Infantil, a Caminhada da Maçã (6 km) e a Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
26º Festival Nacional da Gastronomia alia Gastronomia tradicional à contemporânea
De 19 de Outubro a 5 de Novembro, a Casa do Campino em Santarém, recebe o 26º Festival Nacional da Gastronomia. Do programa do festival destaca-se o II Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha, a abrir o festival; a Conferência Internacional do Chefe Santi Santamaria, no dia 20 de Outubro; a final do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que se realiza no dia 23 de Outubro; a apresentação da Equipa Olímpica de Cozinha, no dia 22 de Outubro, e o Congresso “Marketing das Cidades”, que decorre no dia 3 de Novembro, entre outros. O orçamento do festival ronda os 350 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Paulo Moreiras e Paulo Cunha
Elogio da Ginja apresentado na Marinha Grande
A ministra da Cultura esteve na Marinha Grande no dia 9 de Outubro, no âmbito de um périplo de dois dias ao distrito de Leiria. Ao final da tarde, Isabel Pires de Lima e a comitiva que a acompanhou visitou a 6ª Bienal de Artes Plásticas – Prémio Pintor Fernando de Azevedo e o Museu do Vidro. Estiveram também presentes o presidente do Instituto das Artes, o director do Instituto Português dos Museus, o delegado Regional da Cultura do Centro, o vice-presidente da Câmara, vereadores e presidente da Assembleia Municipal, a presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, governador Civil de Leiria, entre outras entidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugal- 50 anos de ciclismo
Alcobaça Clube de Ciclismo promove grande homenagem ao ciclismo português
O Alcobaça Clube de Ciclismo, integrado nas comemorações do seu 3º aniversário, organiza uma homenagem ao Ciclismo Português, a decorrer no dia 4 de Novembro, na cidade de Alcobaça, com a colaboração e acompanhamento da Federação Portuguesa de Ciclismo, apoio da Câmara Municipal de Alcobaça. A homenagem, que envolverá os principais agentes do ciclismo português nos últimos 50 anos, especialmente, ciclistas, equipas, dirigentes, jornalistas e patrocinadores, decorrerá em dois momentos: colóquio/debate, às 16 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça e jantar de homenagem e convívio, no Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 30 vez(es).
Câmara quer democratizar a Cultura no concelho
Ministra da Cultura visita Bienal e Museu do Vidro da Marinha Grande
A ministra da Cultura esteve na Marinha Grande no dia 9 de Outubro, no âmbito de um périplo de dois dias ao distrito de Leiria. Ao final da tarde, Isabel Pires de Lima e a comitiva que a acompanhou visitou a 6ª Bienal de Artes Plásticas – Prémio Pintor Fernando de Azevedo e o Museu do Vidro. Estiveram também presentes o presidente do Instituto das Artes, o director do Instituto Português dos Museus, o delegado Regional da Cultura do Centro, o vice-presidente da Câmara, vereadores e presidente da Assembleia Municipal, a presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, governador Civil de Leiria, entre outras entidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ministra da Cultura defende partilha da gestão do Património classificado com as autarquias
A ministra da Cultura presidiu, no dia 10 de Outubro, à assinatura do protocolo entre o IPPAR e a Câmara Municipal de Leiria, para a cedência do Convento de Santo Agostinho ao município, a fim deste instalar naquele espaço o Museu de Arqueologia e todos os serviços correspondentes. Na ocasião, Isabel Pires de Lima defendeu a atribuição de maiores responsabilidades às autarquias na gestão do Património classificado, que passará a não ser gerido exclusivamente pelo Poder Central. A falta de verbas do Governo para recuperação do Património estará na origem da mudança de 180º na política seguida até aqui pelo IPPAR e Ministério da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Centro Nacional de Cultura e Associação 25 de Abril revivem reunião conspirativa
Óbidos faz parte do programa de visitas dos locais onde se desenvolveram as principais reuniões clandestinas que conduziram ao 25 de Abril de 1974. Assim, no dia 28 de Outubro, a Associação de 25 de Abril e o Centro Nacional de Cultura estarão em Óbidos, a partir das 18 horas, acompanhados por militares que viveram toda a conspiração. Na programação está incluída a visita às instalações da Casa da Música onde, em 1 de Dezembro de 1973, se realizou a segunda grande reunião do Movimento cujo propósito foi discutir a agenda aprovada no anterior encontro de 24 de Novembro, em S. Pedro do Estoril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Família imperial japonesa foi uma das visitantes
Dinossauros da Lourinhã visitados por meio milhão de japoneses em dois meses
Regressam esta semana a Portugal os esqueletos e ossos de dinossauros que, até ao dia 10 de Setembro, estiveram patentes na Grande Exposição de Dinossauros no Japão onde foram visitados por meio milhão de visitantes em apenas dois meses. A exposição englobava mais de 250 espécimes sendo o maior conjunto de dinossauros de todo o mundo, em que o Museu da Lourinhã foi responsável pela representação europeia, levando dinossauros portugueses e alemães.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Dulce Bagagem substitui Daniel Adrião como vereador do PS
Dulce Bagagem, nº 3 da lista do PS à Câmara Municipal de Alcobaça irá substituir Daniel Adrião, após a suspensão pedida pelo vereador do Partido Socialista no dia 2 de Outubro. A decisão foi tomada numa reunião entre a lista de candidatos à Câmara, o presidente da Comissão Política Concelhia e o líder da bancada na Assembleia Municipal ocorrida no dia 7 de Outubro. A decisão deve-se ao facto do nº 2 da lista do PS à Câmara, Carlos Guerra, ser actualmente vice-comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria e, por isso, considerar "eticamente inapropriado" assumir funções devido à posição que ocupa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Vivilde Ferreira expõe "Enigmas da visibilidade" na Galeria 57
A Galeria 57 - arte contemporânea de Leiria inaugura, no dia 14 de Outubro pelas 16h30, a exposição individual de pintura de Vivilde Ferreira intitulada "Enigmas da visibilidade". Na ocasião, será também apresentado o livro alusivo à exposição, a qual estará patente ao público até 18 de Novembro. A pintora nasceu em Leiria em 1977, tendo concluído a licenciatura em Pintura pela Escola Universitária Artística de Coimbra e uma pós-graduação em Práticas e Teorias do Desenho na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Imagem em Movimento
Ministra da Cultura visita m|i|mo em Leiria
A Ministra da Cultura visita o m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, no dia 10 de Outubro, pelas 11h30, com o objectivo de conhecer este museu inovador, bem como o projecto para as suas novas instalações no ex-Ral 4. No âmbito desta visita a Leiria, Isabel Pires de Lima presidirá à assinatura do Protocolo entre o Instituto Português do Património Arquitectónico e o Município de Leiria, para a cedência do Convento de Santo Agostinho, que terá lugar no mesmo dia, pelas 10 horas, no Governo Civil de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Jerónimo de Sousa
PCP reabre Centro de Trabalho do Cadaval após três décadas de interrupção
Cerca de 150 pessoas receberam Jerónimo de Sousa, no dia 1 de Outubro, na primeira vez que um secretário-geral do Partido Comunista Português esteve no Cadaval no pós-25 de Abril. Muito aplaudido e saudado à sua chegada, Jerónimo de Sousa, na intervenção proferida num palco improvisado ao fundo da rua, referiu tratar-se de um dia histórico para o PCP por, tantos anos depois, ter-se conseguido reabrir um espaço de convívio e trabalho naquilo que considerou um acto de reconciliação com o concelho, lembrando que o anterior Centro de Trabalho do Cadaval havia sido destruído após os incidentes de que foram alvos outros Centros de Trabalho pelo País fora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Outubro
“Feijão com Todos” propõe saúde e prazer à mesa em Tomar
A 5ª mostra gastronómica “Todos com o feijão… O feijão com todos” decorre durante todo o mês de Outubro, nos 36 restaurantes aderentes do concelho de Tomar, com todos os pratos garantidamente aos fins-de-semana, e ainda nos dias 5 (feriado) e 20 (de Santa Iria). Haverá sabores para todos os gostos, das entradas com peixinhos da horta, atum com feijão frade ou caracóis com feijão entre várias outras; às sopas – de feijão verde, seco, com abóbora, com espinafres, da pedra, etc., até aos pratos principais em que a leguminosa acompanha fataça, lombinhos de porco, bucho de bacalhau, picanha, choquinhos, vitela, caça, coelho, galinha ou gambas. Sem esquecer as sobremesas: pastelinhos, azevias, tarte, folhado, pudim, laranjada e muito mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu de Cerâmica inaugura exposição de cerâmica contemporânea japonesa
O Museu de Cerâmica inaugura no dia 21 de Outubro, uma exposição de cerâmica contemporânea japonesa, com o alto patrocínio da Embaixada do Japão e da Fundação do Japão. A mostra revela um conjunto de 44 obras de referência reveladoras de uma renovada e original linguagem plástica cerâmica, não deixando de veicular a tradição. A exposição, patente ao público até 23 de Novembro, será acompanhada de actividades complementares organizadas pelo Serviço Educativo do Museu, com visitas temáticas, sessões de contos japoneses, oficinas de origami e de escrita japonesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ferreira Leite e Ernâni Lopes presentes no 1º seminário de Inovação e Empreendedorismo
A Câmara Municipal de Alcobaça, em colaboração com a AIRO e a ADRO, leva cabo o Primeiro Seminário de Inovação e Empreendedorismo de 20 a 21 de Outubro próximo. O evento decorre no Cine-teatro Municipal de Alcobaça e, entre as presenças já confirmadas, contam-se nomes como Rocha de Matos, Manuela Ferreira Leite, Ernani Lopes e Fonseca Ferreira. Com o subtítulo “Jovens Empreendedores para o Futuro”, este Seminário visa entre outros aspectos mobilizar os jovens para um espírito de maior empreendedorismo, demonstrando-lhes quais as vias possíveis e os apoios disponíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 28 de Outubro
Temporada do Cravo em Óbidos dedicada aos 250 anos do Nascimento de Mozart
A Temporada de Cravo Óbidos 2006 tem o seu início no dia 7 de Outubro prolongando-se até 28 de Outubro. No total serão cinco concertos que se realizam no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos, pelas 21h30. A edição deste ano é dedicada aos “250 anos do Nascimento de Mozart”, salientando-se o lançamento de três projectos originais: a Camerata Josefa de Óbidos, fruto de uma relação privilegiada com a EVI – Eventos Ibéricos e a OP – Companhia Portuguesa de Ópera; o Grupo de Música antiga da OP; e o concerto que junta as castanholas de Margarida Guerra com o cravo do Maestro Vidal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra decorre de 7 de Outubro a 4 de Novembro
Companhia Chapitô abre Festival de Teatro de Pombal
O Festival de Teatro de Pombal realiza-se de 7 de Outubro a 4 de Novembro, numa organização do Município de Pombal, com a colaboração do Teatro Amador de Pombal. A Companhia do Chapitô abre a mostra teatral no dia 7 de Outubro às 21h30, com a peça «Talvez Camões», seguindo-se a Companhia Teatral do Chiado, Teatro Os Papa-Léguas, Pedro Tochas, Associação Cultural Marionetas em Algazarra, Associação Cultural Bica Teatro, Teatro Amador de Pombal e GATA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Livre concorrência nos média e orçamentos zero
Mário Lopes
OPINIÃO
Avaliação Estratégica de Impactos
Henrique Tigo
Dos Arquivos aos Centros Municipais de Conhecimento
Miguel Silvestre
A Lei das Finanças Locais
Paulo Inácio
Gerir Cidades
Rui Rasquilho
As Verdades Inconvenientes e o Turismo
Jorge Mangorrinha
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o