Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 71 Director: Mário Lopes Sexta, 23 de Agosto de 2019
De 22 de Setembro a 5 de Outubro
Festival de Teatro de Óbidos já começou
O Festival de Teatro de Óbidos arrancou no dia 22 de Setembro com a exibição da peça “Eles São Gente”, um espectáculo hilariante, seguida de “A Viúva Astuta”, também ela cheia de boa disposição. Recorde-se que as peças não terminam por aqui, estando programada a exibição de mais duas peças: “Uma Cama para Sete”, no dia 4 de Outubro, pelas 22 horas, na sede da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense, e “Pax Romana”, no dia 5 de Outubro, pelas 17h30, no Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Com a escultura “Desafio”
Leonel Passagem venceu 6ª Bienal de Artes da Marinha Grande
Leonel Domingues Passagem foi o grande vencedor da 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, a decorrer de 23 de Setembro a 29 de Outubro, no Parque Municipal de Exposições. O artista marinhense conseguiu obter a unanimidade do júri com a escultura “Desafio” e levar para casa o Prémio Pintor Fernando de Azevedo no valor de 10 mil euros. O Prémio Especial do Júri com recomendação de aquisição pela Câmara Municipal da Marinha Grande foi atribuído a Alberto Vieira, com o trabalho “Mesa”, tendo o júri atribuído ainda 6 menções honrosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
25 Pintores da Região Oeste solidários com crianças portadoras de deficiência
Portas, fachadas e janelas deram o mote às obras de 25 pintores da região Oeste que se associaram à Campanha de Solidariedade a favor da Associação de Amor para a Educação de Crianças Inadaptadas da Lourinhã (ADAPECIL), promovida pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Nadrupe. Denominada PorMenores Maiores do Concelho, esta mostra, que estará patente entre os dias 22 e 27 de Setembro, na Galeria do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, integrará também algumas pinturas oferecidas por particulares que, assim, se quiseram associar a esta iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara distribui cerca de 110 mil euros em incentivos ao desporto
A Câmara Municipal de Alcobaça distribuiu no dia 21 de Setembro, as verbas do PID – Programa de Incentivos Desportivos, em sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Ao todo foram entregues um total de 110 mil euros, sem contar com as verbas pagas mensalmente às entidades com quem existe protocolo, que totalizam cerca de 90 mil euros. No cômputo global, o PID traduz-se num esforço financeiro de 200 mil euros anuais no apoio à prática do desporto, em reconhecimento do papel fundamental, desempenhado, por dezenas de colectividades, na ocupação de tempos livres e difusão de práticas saudáveis pelos mais jovens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Exposição arqueológica sobre Castro do Zambujal inaugurada a 22 de Setembro
A exposição arqueológica “Zambujal, Vida, Guerra e Comércio no 3.º milénio a.C”, será oficialmente inaugurada no dia 22 de Setembro, pelas 19h e estará patente no Museu Municipal de Torres Vedras até Setembro de 2007. Recorde-se que o Castro do Zambujal foi descoberto em 1932, pelo arqueólogo torriense Leonel Trindade, e desde então foram realizadas várias campanhas de escavações, tendo o local sido classificado, em 1946, como Monumento Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 24 de Setembro
Município de Leiria participa nas Jornadas do Património com entradas gratuitas no Castelo
O Município de Leiria participa de forma activa, com um programa próprio nas Jornadas Europeias do Património, que têm lugar de 22 a 24 de Setembro, numa iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. De referir que, de 22 a 24 de Setembro, as entradas no Castelo são gratuitas, bem como no Núcleo Museológico da Torre de Menagem e na exposição “ Habitantes e habitats”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
I Feira Medieval de Casével reúne 400 figurantes
A Fábrica da Igreja de Casével, em conjunto com a Associação de Arqueologia da Região de Casével e com a Associação CovAltas, realiza de 22 a 24 de Setembro a I Feira Medieval de Casével. Este evento tem como finalidade a recriação e filmagem dos principais episódios da História Nacional, onde os protagonistas serão maioritariamente jovens, contando também com a participação de pessoas de outras faixas etárias, pertencentes a três paróquias, nomeadamente, Casével, São Vicente do Paul e de Vaqueiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Grupo de teatro "Os Gambuzinos" estreia peça “Sonho de uma noite de Verão”
O grupo de teatro "Os Gambuzinos" estreia, no dia 23 de Setembro às 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a peça “Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare, numa versão da escritora Hélia Correia. O espectáculo será também exibido no dia24 de Setembro às 16 horas e nos dias 7 e 21 de Outubro (sábados) ás 21h30 e nos dias 1, 8,15 e 22 de Outubro (domingos). A encenação é de José Carlos Saramago e Anabela Saramago.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Feira do Vinho e do Cavalo: o encontro da cultura tradicional de 22 a 24 de Setembro
A XIV Feira do Vinho e do Cavalo realiza-se de 22 a 24 de Setembro, em Alenquer. Do programa constam saltos de obstáculos, touradas, gala equestre, passeios a cavalo, prova de campinos, prova de vinhos, demonstração de falcoaria, percurso de caça, jogos tradicionais, música popular portuguesa, noite de fados e II Prova do campeonato do traje português de equitação. No Fórum Romeira, além de 25 produtores de vinho, estarão presentes Artigos Equestres, Artes Decorativas, Arraiolos, Azulejaria, Bijuteria, Cerâmica, Calçado Artesanal, Cortiça, Doçaria Tradicional, Ferro Forjado, Marcenaria, Pirogravura, Trapologia e Vitral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Livraria Som da Tinta lança livro dedicado a Roberto Chichorro
A livraria Som da Tinta, em Ourém, lança, no dia 23 de Setembro, a partir das 17 horas, um livro dedicado à vida e obra do pintor moçambicano Roberto Chichorro, com coordenação de Luís Carlos Patraquim e textos seus e de Luís Carmelo, Ana Mafalda Leite, Carla de Utra Mendes, Virgílio de Lemos, Costa Carneiro, Mário Antolin, António Bacalhau, António Morales, Edgardo Xavier, Paulino Vieira. Estarão presentes alguns autores e representantes da embaixada de Moçambique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Convento de Cristo recupera grandes pinturas retabulares da Charola
O Convento de Cristo participa nas Jornadas Europeias do Património, a realizar nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, em Tomar, com um vasto programa de actividades, que incluem a reintegração das grandes pinturas retabulares da Charola do Convento de Cristo, que deste 1988 não se encontravam reunidas no local. A entrada no monumento e acesso a todas as actividades são gratuitas, à excepção das duas peças levadas à cena pelo grupo de teatro Fatias de Cá: T de Lempicka e Hamplet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cine-Teatro de Alcobaça
Jorge Palma surpreende em dueto com o filho
Depois de ter actuado há mais de uma década em Alcobaça no Bar Ben, Jorge Palma regressou à cidade, desta vez para um concerto no renovado Cine-Teatro. O músico trouxe um convidado surpresa: o seu filho mais velho, Vicente Palma, com quem começou a tocar há apenas dois meses. O público esgotou a sala e mostrou-se fã incondicional do músico, conhecido pela sua espontaneidade e irreverência. No final, bisou duas vezes deliciando o público com temas como “O Bairro do Amor” e “Deixa-me Rir”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Outubro
Tomar recebe mostra gastronómica "Feijão com Todos"
A 4ª edição da mostra astronómica “Todos com o feijão… O feijão com todos” vai decorrer nos restaurantes aderentes do concelho de Tomar, durante todo o mês de Outubro. E é para todos porque este evento, que tem o feijão como personagem principal, dá total liberdade aos cozinheiros, que apresentam uma panóplia de pratos que vão desde as mais tradicionais feijoadas a requintadas e inesperadas invenções. Organizada pelos Serviços Municipais de Feiras, esta iniciativa é coordenada, como vem sendo hábito, por Bento Baptista, integrando-se no ciclo gastronómico anual que inclui a Mostra da Lampreia, em Fevereiro/ Março, e o Congresso da Sopa, em Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14ª edição
Festival Regional de Gastronomia de Leiria com mais público em 2006
Durante nove dias os "Sábios Sabores" do XIV Festival Regional de Gastronomia de Leiria conquistaram os visitantes que de 2 a 10 de Setembro passaram pelo Marachão, na margem do Rio Lis, em Leiria. Apesar dos constrangimentos impostos pelas obras do programa Polis, o festival superou as expectativas tendo-se verificado um acréscimo de 2% no número de refeições servidas em relação ao ano passado, estimadas em cerca de 10 mil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passeio Cultural na Batalha
“Passeando com Boutaca” mostra obra do Mestre do Mosteiro
No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a decorrem de 22 a 24 de Setembro, decorre no dia 23 de Setembro (sábado), às 20h45, após a Missa Vespertina, a iniciativa “Passeando com Boutaca”. Visando conhecer melhor a figura e proporcionar a observação da obra deixada por este ilustre Mestre do Mosteiro, “Passeando com Boutaca”, proporcionará aos interessados uma visita guiada ao largo fronteiro da Igreja Matriz, seguindo-se depois a observação da Ponte com o nome do próprio. No regresso, passar-se-á pelas escavações de Santa Maria-a-Velha, local onde foi sepultado o Mestre Boutaca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Ministra da Educação quer crianças na escola todo o dia
O Ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios assinaram um protocolo, no dia 14 de Setembro, para o desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo. A cerimónia contou com a presença da ministra da Educação, do presidente da ANMP e de três secretários de Estado: Educação, Administração Local e ainda Juventude e Desporto. As actividades de enriquecimento curricular que constam deste protocolo são Inglês, Música e Desporto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aguarelas de Guilherme Correia
“63 Anos de Vidro e Aguarela” em exposição na Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura a exposição de aguarelas do pintor marinhense Guilherme Correia, intitulada “63 Anos de Vidro e Aguarela”, no dia 16 de Setembro (sábado), às 18 horas, no Museu Joaquim Correia. Durante 50 anos, o pintor dedicou o seu trabalho à arte do vidro. Porém, nos últimos 20 anos a pintura tem-lhe preenchido a vida a tempo inteiro. A sua obra é vasta e assume-se também de grande importância local e regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
6ª Bienal de Artes Plásticas inaugurada a 23 de Setembro
A 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande é inaugurada no dia 23 de Setembro, às 15 horas, com a abertura do Posto de Correio dos CTT e a apresentação do carimbo comemorativo da Bienal, seguida de um momento musical com Deolinda Bernardo e Rão Kyao. Às 15h45, terão lugar os discursos oficiais e a conferência inaugural pela pintora Emília Nadal, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes. Às16h30, é a vez da homenagem à pintora marinhense Olinda Colaço, seguindo-se a visita à Bienal de Artes Plásticas com oferta de um Porto de Honra. A finalizar, às 18h30, abrirá ainda o atelier “Arte Net”. Consulte aqui o programa completo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Alcobaça
Sacristia Nova e Capela Relicário reabertas ao público
A Sacristia Nova e a Capela Relicário do Mosteiro de Alcobaça foram reabertas ao público no dia 11 de Setembro, na presença do chefe de Gabinete da ministra da Cultura, do presidente do IPPAR, do presidente da Câmara de Alcobaça e do bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo. O investimento na recuperação deste espaço, alvo de um ataque de térmitas em 2001, rondou os 300 mil euros, dos quais cerca de metade foi assumido por empresas privadas, no âmbito da Lei do Mecenato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de Setembro
Moda Mafra reúne estrelas de televisão
A edição 2006 do "Moda Mafra" realiza-se no dia 16 de Setembro, pelas 22h, no Jardim do Cerco (ao lado do Palácio Nacional de Mafra). A apresentação do desfile encontra-se a cargo da dupla Liliana Campos e Nuno Graciano. A edição de 2006 conta, ainda, com a participação de 11 lojas e duas marcas de roupa do Concelho de Mafra, bem como da apresentação dos trabalhos dos Jovens Criadores Pedro Batim e Micaela Oliveira. Este desfile tem um convidado muito especial, estreando-se nas passerelles: a apresentador televisivo Manuel Luís Goucha. O espectáculo conta com organização da Câmara Municipal de Mafra
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a Benedita e Peniche
Movimento pelo Hospital Oeste Norte organiza passeio de cicloturismo
O Passeio de Cicloturismo pela construção do Hospital Oeste Norte terá lugar no dia 17 de Setembro (domingo), entre a Benedita e Peniche. Os ciclotutistas sairão da Casa da Vila às 9 horas e passará por Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos, terminando em Peniche. Nesta cidade piscatória haverá lugar a uma sardinhada. As inscrições podem ser feitas no blogue www.rotadocomehon.blogspot.com, dinamizado pelo ex-director do Hospital de Alcobaça José Marques Serralheiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fadista faleceu há 7 anos
Peniche dedica mês de Outubro a Amália
A Câmara Municipal de Peniche apresenta, no dia 14 de Setembro, pelas 14h30, no Auditório Municipal, o mês dedicado a Amália e ao Fado, celebrando o dia mundial da música e o 7º aniversário da morte de Amália. Intitulado “Amália Sempre”, o programa para o mês de Outubro é composto de exposições, poemas, tertúlia, missa fadista, projecções e até mesmo concurso de fado amador do concelho de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo
Ministra da Educação e presidente da ANMP assinam protocolo em Rio Maior
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, assinam no dia 14 de Setembro, pelas 15 horas, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, um protocolo referente ao Desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico, entre o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios Portugueses. A cerimónia conta ainda com a presença de Silvino Sequeira, presidente da Câmara de Rio Maior e membro do Conselho Directivo da ANMP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo a mais recente recomendação da UNESCO
Câmara da Nazaré aprova criação da Academia Municipal das Artes
O Executivo camarário da Nazaré aprovou no dia 11 de Setembro, por unanimidade, a criação da Academia Municipal das Artes – AMA Nazaré. O projecto, apresentado pelo presidente Jorge Barroso, tem como principal objectivo a promoção da educação pelas artes e desenvolvimento da inteligência múltipla, seguindo a mais recente recomendação da UNESCO, saída da World Conference on Arts Education, realizada em Março último, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 9 a 23 de Setembro
V Ciclo de Música Antiga em Santarém, Alcanede e Almoster
O V Ciclo de Música Antiga tem lugar nos dias 9 e 10, 16, 17 e 23 de Setembro em Santarém, Alcanede e Almoster. A iniciativa da Câmara de Santarém está integrada no projecto “Olhar a História” e tem entradas livres. Estarão presentes os seguintes agrupamentos nacionais e internacionais: Orquestra Divino Sospiro, Grupo Mudéjar, Grupo de Percussão – Drumming, Concertus Antiquus e Voces Caelestes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
ACA-M contesta “interesse público” do ministro da Economia circular a 212 km/h
A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) contesta, em carta enviada ao ministro da Economia, o “interesse público” invocado por Manuel Pinho para justificar o facto de ter sido identificado na A1, perto de Leiria, a circular a 212 km/h. Na carta, datada de 11 de Setembro, a ACA-M considera que “não há qualquer interesse público em colocar em perigo de vida os restantes utentes de uma rodovia” e lembra que há países onde, “por bem menos, um ministro se sentiria forçado a demitir-se para evitar arrastar consigo a credibilidade do Governo em matérias de segurança e civismo rodoviários.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de José Mattoso e Mário Soares
Encontros de Alcobaça/Sociedade de Informação de 20 a 22 de Setembro
Os II Encontros de Alcobaça / Sociedade de Informação realizam-se nos dias 20, 21 e 22 Setembro, no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, dedicados aos Testemunhos Orais e à preservação da Memória Digital. Os Encontros de Alcobaça/Sociedade da Informação resultam do Protocolo assinado em Alcobaça, a 12 de Abril 2003, entre a Fundação Mário Soares e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, a que se associou a Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara visa despoluir o rio
Patrice, Martinho da Vila e D’ZRT no Festival de Música do Alviela
A I Edição do Festival de Música do Alviela decorre nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, em Vaqueiros, Santarém. Esta iniciativa, que tem como principal objectivo alertar e despertar consciências para a problemática da poluição dos nossos cursos de água, em especial para o do Rio Alviela, que há mais de 20 anos é assolado com problemas de poluição, pretende alertar o maior número de pessoas possível, para esta problemática ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Concurso “Construções na Areia”: figuras de animais seduziram o júri
A final do concurso “Construções na Areia” teve lugar no dia 10 de Setembro, na praia da Nazaré. A iniciativa que o Diário de Notícias realiza há 52 anos contou com cerca de três dezenas de concorrentes, vencedores dos concursos realizados durante este Verão no Continente, Açores e Madeira. A vencedora foi Rita Martins, de Vila do Conde, com a construção “Égua e Potrinho”. Em segundo lugar ficou Elisa Rodrigues, de Porto Santo, com “Dragão” e em terceiro, Matilde Caetano, de Mira, com “Crocodilo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Bloco de Esquerda
Marcha pelo Emprego atravessa distritos de Leiria e Santarém
O Bloco de Esquerda promove, de 1 a 17 de Setembro, a Marcha pelo Emprego. A iniciativa teve início em Braga, atravessando depois os distritos de Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra. A chegada a Leiria e Marinha Grande está prevista para o dia 11 de Setembro e a Torres Novas, Entroncamento e Santarém para o dia 12. Depois de uma passagem por Abrantes, os activistas do Bloco encontram-se com os trabalhadores da Opel da Azambuja no dia 14 de Setembro, terminando no dia 17 com um almoço na Estufa Fria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Grupo Gente Gira elege novos Órgãos Sociais
O grupo Grupo Gente Gira elegeu, no dia 31 de Agosto, os seus órgãos sociais para o biénio 2006/2008. Ana Paula Correia preside à direcção, João Franca do Carmo preside à Assembleia-Geral e Iolanda Carmo ao Conselho Fiscal. Foram ainda Cláudio Duarte eleitos como vice – presidente da direcção, Carla Duarte como directora administrativa , Amílcar Garcia como director financeiro Pedro Silva, director das Instalações e Equipamento, Ricardo Miguel, director das Actividades Culturais e Luís Filipe Neves, director das Actividades Sociais e Desportivas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VI Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude
Influx Dance Company: jovem companhia inglesa aposta na criação
A Influx Dance Company foi fundada em 2001, a partir de um grupo de alunas do Laban Centre, uma escola de dança sediada em Londres. Actualmente pertencem ao Tacchi – Morris Arts Centre, na cidade de Taunton, no condado de Somerset, em Inglaterra. A bailarina Nikki Penfold, de 28 anos, revelou ao Tinta Fresca como foi a sua estada no VI Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (FITIJ), que se realizou de 28 de Agosto a 1 de Setembro, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
6ª Bienal sai à rua com instalações em vidro e artesanato ao vivo
A Câmara Municipal da Marinha Grande colocou instalações em vidro nas rotundas da cidade. A iniciativa “Bienal sai à Rua” tem como objectivo promover o artesanato de vidro e a 6ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande. Os trabalhos são o resultado de experiências realizadas no decorrer de projectos desenvolvidos no CRISFORM - Centro de Formação Protocolar para a Indústria da Cristalaria por alunos, formadores e alguns artistas plásticos. Em Setembro, a EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande participa também nesta actividade com instalações efectuadas por formadores e alunos.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Primeiro nascimento na história do parque
Jardim Zoológico recebe foca bebé
Nos últimos seis meses, nasceram 58 animais no Jardim Zoológico, entre os quais a Foca Storm - a primeira foca a nascer no Parque.. Filha de Kuddel e de Saar, Storm nasceu com 12 kg e já faz as alegrias de todos os que, diariamente, cuidam dela. Nos últimos seis meses nasceram ainda 45 mamíferos e 13 aves. Esta taxa de reprodução das espécies residentes no Jardim Zoológico é uma das melhores da Europa e o Parque contribui todos os anos, de uma forma positiva, para a conservação das espécies em vias de extinção.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“Rima” sucede a “Redra Ändra Endre De Fase”
Samuel Jerónimo lança segundo álbum
Samuel Jerónimo regressa neste mês de Setembro aos registos de longa duração com a edição do segundo álbum intitulado “Rima”. Se no seu registo de estreia, “Redra Ändra Endre De Fase” (2004), o compositor de música electrónica se debruçava sobre três processos de mudança (contínuos, cíclicos e graduais), em “Rima” a sua atenção centra-se sobretudo na justaposição dos resultados que advêm desses três processos, nomeadamente nas continuidades (transparências) e nos rompimentos estéticos (perdas por assimilação), pretendendo desta forma estabelecer musicalmente uma linha temporal onde o Passado, o Presente e o Futuro se unam num único ponto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrito de Leiria
Brigadas do Património investigam “Histórias de Mulheres com História”
“Histórias de Mulheres com História” é o tema proposto para a 3ª edição das “Brigadas do Património”, concurso escolar promovido pelo CEPAE (Centro do Património da Estremadura) e pelo Instituto Politécnico de Leiria. A iniciativa, aberta a três escalões (1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico), visa promover a compreensão, o reconhecimento e a valorização da diversidade e do significado do património histórico e cultural da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Câmara aprova traçado definitivo da Variante à EN 242
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária, no dia 4 de Setembro, a concordância com o traçado da Variante à EN 242, segundo a proposta apresentada pela Estradas de Portugal, E.P.E.. A Variante terá início na EN 242, junto à Ponte das Barcas, com a construção de uma nova ponte, e prolongar-se-á a nascente da malha urbana da Nazaré, atravessando a EN 8-5 sensivelmente a meio, até retomar novamente a EN 242, a norte do Calhau. Com a construção desta infra-estrutura, o tráfego de atravessamento e, em especial, a circulação de veículos pesados, serão desviados do centro da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Cultura esteve presente na sessão comemorativa
Dramaturgo Marcelino Mesquita nasceu há 150 anos no Cartaxo
O secretário de Estado da Cultura presidiu às comemorações do 150º aniversário do nascimento do dramaturgo Marcelino Mesquita (1856-1919) que tiveram lugar no dia 1 de Setembro, no Cartaxo. Na sessão realizada nos Paços do Concelho, além de Mário Vieira de Carvalho, discursaram Pedro Ribeiro, vereador da Cultura do Cartaxo, e Duarte Ivo Cruz, representante da Imprensa Nacional Casa da Moeda, instituição que vai editar, em três volumes, a obra completa do autor. A Câmara do Cartaxo apresentou também neste dia um livro comemorativo da vida e obra do médico cartaxense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lezíria em Festa
Santarém Fashion apela à identidade regional
A Lezíria em Festa será o tema dominante da segunda edição do Santarém Fashion, desfile de moda a realizar a 23 de Setembro, pelas 21 horas, no Largo de Sá da Bandeira, tendo por fundo o monumental edifício do Seminário. O programa de Animação Comercial do Centro Histórico de Santarém, promovido pela ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém), regressa, assim, após os meses quentes de Verão, com um evento de grande popularidade, que colocará no centro do palco a identidade regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Que socialismo é este?
Mário Lopes
OPINIÃO
Uma ideia para Alcobaça
Valdemar Rodrigues
Comunismo
Henrique Tigo
NRAU – Novo Regime do Arrendamento Urbano
Helena Victor
O filme repete-se!
João Salgueiro
Depois do “Sapinhismo”
Rogério Raimundo
Carta aberta aos oestinos
José Marques Serralheiro
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o