Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 62 Director: Mário Lopes Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Caldas da Rainha
Joana Dias expõe na Galeria Umnome
A Galeria Umnome inaugurou dia 7 de Janeiro a exposição de pintura "Eu não sou o outro", de Joana Dias, que estará patente até ao dia 15 de Fevereiro. Joana Dias formou-se em Pintura em 2004 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo sido distinguida com três prémios no ano de 2003: Menção Honrosa, Salão de Primavera, Prémio Salúquia às Artes de Pintura, Outubro e Prémio Salúquia às Artes de Revelação/Inovação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Batalha e Porto de Mós
CERCILEI abre Pólo Intermunicipal de Actividades Ocupacionais
Os presidentes das Câmaras da Batalha e de Porto de Mós e a presidente da Direcção da CERCILEI, assinaram no final de Dezembro o Protocolo que visa a criação de um Pólo Intermunicipal de Actividades Ocupacionais afecto a esta instituição de solidariedade social, a funcionar no próximo ano no concelho de Porto de Mós, mas que servirá os dois concelhos. As áreas de intervenção previstas englobam as áreas como a Terapia Ocupacional, a Psicomotricidade, o Desporto e o Lazer, a Socialização, a Independência pessoal e a Ocupação laboral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Assembleia Municipal contra transferência do SAP e retirada da esquadra da PSP
A Assembleia Municipal da Nazaré manifestou-se, na sessão do dia 27 de Dezembro, contra a anunciada «intenção de deslocalizar o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Hospital de Nossa Senhora da Nazaré para o Centro de Saúde que se encontra em instalações provisórias há mais de 20 anos e cujas condições em nada dignificam os serviços de saúde nem do pessoal que os presta». A moção, aprovada por unanimidade, lembra que o hospital onde funciona o SAP «foi alvo recentemente de avultado investimento».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cine-Teatro de Alcobaça
José Pedro Gomes apresenta comédia "Coçar onde é preciso"
O actor José Pedro Gomes apresenta, no dia 7 de Janeiro (sábado) às 22 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça, a peça "Coçar Onde é Preciso". O actor, popularmente conhecido através das personagens "Melga" ao lado de Mike (Herman José) ou de Zezé ao lado de Toni (António Feio) apresenta-se agora a solo numa comédia que promete mostrar a radiografia da alma do "portuga" da actualidade. Quando vai de férias quantas malas leva? Diz "bom dia" quando entra num elevador? Costuma agradecer quando lhe abrem a porta? Será o sexo mesmo importante para si? são algumas das situações abordadas pelo actor de "Conversas da Treta".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filarmónica e Coros da Sociedade Artística e Musical dos Pousos
Concerto de Ano Novo dia 1 em Leiria
O tradicional Concerto de Ano Novo de Leiria realiza-se no dia 1 de Janeiro, no Teatro Miguel Franco, Mercado de Sant`Ana- Centro Cultural, pelas 16 horas, subordinado ao tema " Uma Gaita de Foles em Vienna". Este concerto será interpretado pela Filarmónica e Coros da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, sob direcção dos maestros Alberto Roque, Jorge Narciso e Mário Nascimento e contará com o solista convidado Paulo Marinho dos Gaiteiros de Lisboa. A entrada neste espectáculo é livre, podendo ser feitas reservas na Divisão de Cultura e Gestão de Espaços Culturais da Câmara Municipal de Leiria, pelo telefone 244-839500.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Autarquia organiza festa da passagem de ano no centro histórico da cidade
O centro histórico de Santarém recebe este ano um réveillon organizado pela autarquia local. No dia 31 de Dezembro, a animação noite fora conta com música reggae, hip-hop, Dj´s, música portuguesa dos últimos 30 anos com a Orquestra do Casino e os cantores Marco Quelhas, Susana Pinto, Ana Paulino, Bruno Correia e Mónica Sintra. A festa terá lugar a partir das 22h em dois palcos diferentes: palco de Marvila e palco do Seminário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Teatro Sá da Bandeira propõe Gospel para o Concerto de Ano Novo
O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, vai ser palco de um Concerto de Ano Novo no dia 1 de Janeiro, pelas 16h30, com um concerto de música Gospel. A iniciativa é da Câmara Municipal de Santarém que pretende assim assinalar o inicio do ano com um espectáculo de grande beleza e singularidade. Christmas Soul é o nome do recital que nos traz o grupo "Be Magnified". Composto por 12 vozes africanas e portuguesas, os coralistas apresentam-se em palco numa coreografia única. Vestidos a rigor para a época natalícia com túnicas coloridas, as suas vozes interagem facilmente com o público, criando momentos de alegria e exaltação espiritual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Aldeia de Natal 2005 regista maior número de visitantes de sempre
A Aldeia de Natal, que trouxe a magia desta época ao Jardim Luís de Camões e à Praça Rodrigues Lobo, para entretenimento dos mais pequenos, encerrou no dia 21 de Dezembro. Com organização da Câmara Municipal, a Aldeia de Natal registou a maior afluência de sempre, com cerca de 22 mil visitantes, dos quais 7500 crianças de grupos organizados de todos os agrupamentos de escolas do Concelho de Leiria, de algumas escolas de concelhos limítrofes e de instituições privadas, bem como cerca de 200 crianças de Santa Maria da Feira. A título individual registaram-se cerca de 14500 visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebração dos 90 anos das Aparições
Santuário de Fátima organiza Jornadas Nacionais sobre Acolhimento
"O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens", é o tema geral das Jornadas Nacionais sobre Acolhimento que terão lugar em Fátima, no âmbito das comemorações dos 90 Anos das Aparições de Fátima, que se celebrarão em 2006 (aparições do Anjo) e em 2007 (aparições de Nossa Senhora). Marcadas para os dias 17 e 18 de Fevereiro, no Centro Pastoral Paulo VI, as jornadas abordarão a perspectiva bíblica do Templo e a perspectiva cultural de Fátima, no seu fascínio da santidade do lugar. O evento tem lugar um dia antes da cerimónia de trasladação dos restos mortais da Irmã Lúcia para a Basílica do Santuário, que ocorrerá a 19 de Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Câmara e IPJ celebram protocolo para criar melhores condições às associações juvenis
A Câmara Municipal de Santarém e o Instituto Português da Juventude celebraram, no dia 22 de Dezembro, um protocolo que visa desenvolver sinergias que estreitem a colaboração entre aquelas instituições. Com este protocolo, o município compromete-se a providenciar um espaço para alojar as associações juvenis do concelho apoiadas pelo Instituto Português da Juventude. Por sua vez, o IPJ responsabiliza-se por dotar aquelas associações de meios necessários à prossecução das suas actividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha elege Ordenamento do Território, Ambiente e Idosos como prioridades
Câmara e Assembleia Municipal aprovam Orçamento por unanimidade
A Assembleia Municipal aprovou, no dia 21 de Dezembro, por unanimidade, o Orçamento da Câmara da Batalha para 2006, depois de o mesmo ter sido aprovado, sem qualquer voto contra, em reunião do Executivo. Desta forma, o orçamento para o próximo ano prevê, ao nível da receita de capital, 11.386.662 milhões de euros, verificando-se uma descida de 1% face a 2005. Já no que concerne à receita corrente prevista para este ano, o valor apontado é de 6.684.318 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrevista ao Jornal de Notícias
Candidatos de Esquerda contestam proposta de Cavaco para criação de secretaria de Estado
Os candidatos de Esquerda contestaram a proposta de Cavaco Silva para a criação de uma secretaria de Estado dedicada ao investimento estrangeiro,  constante da entrevista publicada no dia 27 de Dezembro no Jornal de Notícias, uma vez que o assunto segundo a Constituição é da exclusiva responsabilidade do Governo. No dia seguinte, Cavaco Silva voltou atrás, referindo que apenas indicara exemplos do que acontece no estrangeiro. Por sua vez, o ministro da Economia, Manuel Pinho, reagiu com surpresa à sugestão do candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP, lembrando o seu recente envolvimento pessoal no acompanhamento do processo negocial da Autoeuropa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Quercus denuncia secretário de Estado e pede suspensão de troço do IC9
No seguimento da adjudicação da empreitada de construção da via de comunicação rodoviária IC 9 - troço Alburitel-Tomar, sublanço Carregueiros/Tomar, pelas Estradas de Portugal à OPCA, o CIDAMB, associação da qual a Quercus faz parte, requereu no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria a suspensão da referida obra por estar em causa a destruição de habitats protegidos. A Quercus apresentou também uma nova queixa à Comissão Europeia e solicitou a suspensão de financiamento da União Europeia para uma obra considerada ilegal
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Adriana Partimpim no Pavilhão Atlântico: uma viagem inteligente ao imaginário infantil
Adriana Calcanhoto apresentou-se em concerto no dia 17 de Dezembro, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para promoção do seu DVD "Adriana Partimpim - O Show". Um concerto de encantamento que a cantora brasileira proporcionou a crianças de todas as idades em vésperas de Natal com a colaboração da produtora Música no Coração. Adriana Partimpim, heterónimo que adoptou neste álbum, chegou descendo de um trapézio e despediu-se balouçando e subindo no mesmo trapézio. Pelo meio ficou uma miríade de sons e adereços de fantasia, de caixinhas de música a game boys e nem faltou um solo de percussão numa tina gigante com água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ministra da Cultura quer dar possibilidade a todos os professores de trabalharem em museus
A ministra da Cultura foi a convidada do programa Café das Quintas, no dia 15 de Dezembro, realizado no Teatro Miguel Franco. Cerca de uma centena de pessoas esperaram Isabel Pires de Lima nesta sessão realizada ao fim da tarde que contou, como habitualmente, com a moderação do Prof. Carlos André. Literatura, Eça de Queirós, hábitos de leitura e o papel dos professores foram alguns temas abordados pela ministra de 53 anos, natural do Porto, que anunciou, no dia 23, a instalação da Colecção Berardo no Centro Cultural de Belém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um marco na rede viária regional
Troço Nazaré/Alcobaça do IC9 finalmente lançado em concurso
Depois de muitos anos de luta, foi finalmente publicado o concurso para construção do troço Nazaré / Alcobaça / EN1 do IC9. O anúncio agora publicado estabelece um preço base de 50 milhões de euros para um troço com 17 km que inclui ligações a Valado dos Frades, Maiorga, Alcobaça e Aljubarrota, compreendendo também uma ligação às zonas industriais da Nazaré (Valado dos Frades) e Alcobaça (Casal da Areia), com uma extensão de 4 km. O prazo de execução da obra será de 900 dias, sendo a abertura das propostas a 2 de Março de 2006.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cavaco junta 3 mil apoiantes do distrito de Leiria
Cavaco Silva visitou as Caldas da Rainha e jantou em Alcobaça com apoiantes, no dia 21 de Dezembro, onde cerca de 3 mil pessoas de todo o distrito de Leiria lotaram o pavilhão MercoAlcobaça. No dia seguinte ao debate televisivo entre Soares e Cavaco, o candidato afirmou que, apesar das críticas de que tem sido alvo por parte dos candidatos da Esquerda, pretende manter a linha de rumo traçada até ao fim da campanha, adiantando, no entanto, que os portugueses agradeciam que todos os candidatos explicassem as suas ideias para o futuro do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Universidade de Lisboa
Estudo de Avaliação dos Centros Comerciais de Leiria apresentado dia 15 de Dezembro
A apresentação pública do Estudo de Avaliação dos Impactos dos Centros Comerciais da Cidade de Leiria, realizado pela do GECIC- Grupo de Estudos Cidade e Comércio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decorreu no dia 15 de Dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Leiria. As conclusões encontram-se disponíveis no site da autarquia em www.cm-leiria.pt .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Bandeira Azul da Europa
Câmara Municipal de Torres Vedras recebe galardão "Eco XXI"
A Câmara Municipal de Torres Vedras obteve uma das cinco melhores classificações no âmbito do galardão "Eco XXI", que foi entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa, numa cerimónia que decorreu no dia 16 de Dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Esta distinção consiste em aferir indicadores de desenvolvimento sustentável nos municípios e reconhecer o esforço na concretização de medidas pró-ambientais, com especial relevância na área da Educação Ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Solar da Praça de Santa Maria.
Restaurante-Escola de Óbidos abre inscrições
A Câmara Municipal de Óbidos informa que se encontram abertas as inscrições para o Restaurante-Escola de Óbidos para os cursos de qualificação de cozinha e de mesa/bar, até ao fim do mês de Dezembro. Nestes cursos podem inscrever-se jovens a partir dos 16 anos, não havendo limite de idade, com o 9.º ano, ou pessoas com mais de 18 anos que estejam inscritos nos Centros de Reconhecimento e Revalidação de Competências para obter a componente escolar e, simultaneamente, participar nas acções de formação. Os cursos têm uma forte componente prática possibilitando aos formandos no final um estágio de dois meses numa empresa da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mega-encontro de novas tecnologias
Cadaval organiza maior "Lan Party" do ano
Numa organização conjunta da, Câmara Municipal do Cadaval, "Gescadaval, EM" e Associação de Jovens do Oeste a "7ª Oeste Lan Party", um mega-encontro "non-stop" sobre Informática e Novas Tecnologias, junta, de 16 a 19 de Dezembro, no Pavilhão Municipal do Cadaval, a inédita participação de cerca de 400 utilizadores de computadores em rede, tornando-se na maior "Lan Party" do ano, a nível nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a visita de D. Ximenes Belo ao concelho
Câmara e comunidade escolar de Ourém preparam campanha de apoio a escola de Timor
D. Ximenes Belo visitou instituições de ensino do concelho de Ourém nos dias 13 e 14 de Dezembro. O Bispo de Dili durante o período de transição para a independência foi o principal orador de quatro colóquios, um dos quais na tarde do dia 13, na Escola Básica 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, na Freguesia de Caxarias, sobre "O Futuro dos Direitos Humanos no Mundo Actual". Na sequência desta visita, tanto os responsáveis da escola como a autarquia prometeram lançar uma campanha de apoio a uma escola de Timor a designar pelo prémio Nobel da Paz de 1996.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais: 12 anos a pintar com a boca e com os pés
A Sociedade dos Artistas Deficientes Manuais (SADM) lançou este ano uma campanha de postais de Natal, com desenhos originais pintados com a boca e com os pés. Ao todo foram enviados quase um milhão de cartas  com postais de Natal para os portugueses. Com autonomia financeira fruto do seu trabalho, a SADM recusa qualquer tipo de apoio oficial, mas lamenta que este grupo de briosos artistas continue a ser ignorado pela Câmara das Caldas.
Esta notícia foi comentada 19 vez(es).
Victor Hugo Sacadura
Pintor alcobacense expõe em Alter do Chão
O jovem pintor alcobacense Victor Hugo Sacadura, inaugurou no dia 8 de Dezembro na vila alentejana de Alter do Chão, num espaço especialmente recuperado para o efeito, uma exposição individual intitulada "Paisagens de Blasfémia". Este evento surge de um convite efectuado pela câmara municipal, com o intuito de inaugurar duas salas do antigo palácio do Álamo. A exposição estará patente até ao dia 31 de Janeiro de 2006, para todos quantos a queiram visitar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ballet da Ucrânia
Torres Novas recebe bailado Quebra Nozes
Torres Novas recebe o bailado de tradição clássica, Quebra Nozes, interpretado pelo Ballet do Teatro da Ópera de Jarkov, da Ucrânia dia 18 de Dezembro (domingo), pelas 19h. Uma oportunidade para, em época natalícia, assistir em família ao bailado criado a partir da obra-prima do compositor Tchaikovski. Do repertório desta companhia ucraniana, uma das mais antigas do País, fazem parte algumas das óperas e ballets clássicos mais importantes da história, de autores como Rossini, Verdi, Puccini, Saint Saens, Gounod, Leoncavallo, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Joaquim Correia inaugura exposição medalhística
A inauguração da exposição "A Medalha: a sua técnica e a sua estética" teve lugar no dia 3 de Dezembro, no Museu Joaquim Correia. A exposição apresenta um total de cerca de uma centena de objectos, entre desenhos, moldes e medalhas, que explicam o processo de criação de medalhas, desde a primeira ideia à escolha dos materiais e peça esculpida. As medalhas são da autoria do artista marinhense Joaquim Correia que, deste modo, pretende garantir uma vertente pedagógica à exposição, tendo em conta que é permitido ao visitante conhecer a evolução do processo artístico da medalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo aprovou Orçamento
Paulo Caldas garante maior investimento de sempre em 2006 mas pede rigor nas contas
Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, assegura que este é provavelmente o Orçamento mais difícil de sempre da história da autarquia cartaxeira.pelo que se perspectiva para o município um percurso muito exigente, não só durante o ano de 2006, mas também ao longo de todo o mandato. Para reforçar o critério do rigor na gestão, o autarca vai envidar esforços para que, em 2006, se concretize uma certificação das contas camarárias por parte de uma entidade externa, tal como acontece com o mundo empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No final de um seminário
II Bienal do "Prémio Korrodi" apresentado dia 16 de Dezembro em Leiria
A apresentação pública da II Bienal do "Prémio Korrodi" terá lugar no dia 16 de Dezembro na sala de conferências da Região de Turismo Leiria/Fátima, em Leiria e compreenderá um seminário com a temática da "Recuperação Renovação e Valorização do Centro Histórico de Leiria", em que participam a historiadora Genoveva Oliveira e os arquitectos Miguel Dias, Moreira de Figueiredo, Helena Veludo, Rui Órfão e José Veludo. Recorde-se que o Prémio Korrodi foi instituído pela Junta de Freguesia de Leiria, presidida por Laura Esperança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de Dezembro
Cavaco Silva visita Caldas da Rainha e Alcobaça
Cavaco Silva participa numa visita de solidariedade social à Misericórdia das Caldas da Rainha no dia 21 de Dezembro (quarta-feira) às 17h45. Pelas 18h30, o candidato às eleições presidenciais apoiado pelo PSD e CDS terá contacto com a população das Caldas da Rainha em passeio na Rua Cândido dos Reis (Rua das Montras). Este périplo do ex-primeiro ministro e professor da Universidade Católica termina com um mega jantar em Alcobaça, pelas 20h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11º mapa da região editado desde 2004
Região de Turismo Leiria/Fátima abre novo Posto de Turismo e edita mapa de S. Martinho do Porto
A Região de Turismo Leiria/Fátima, numa dinâmica exigente e de consolidação estratégica editou um novo mapa de São Martinho do Porto. Esta vila do concelho de Alcobaça constitui um destino de férias de eleição, onde se encontra uma das mais bonitas praias de Portugal, reconhecida pelo seu belíssimo formato de concha. Brevemente serão editados os mapas de Monte Real, Praia do Pedrógão, São Pedro de Moel e Vieira. Recorde-se que a RTL/F tem disponíveis desde Janeiro de 2004 novas edições dos mapas de Alcobaça, Batalha, Fátima, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Cavaco Silva ausente na inauguração da sede distrital de candidatura
Apesar de anunciado pela sua candidatura, Cavaco Silva não esteve presente, no dia 12 de Dezembro, na inauguração da sede distrital de Leiria. Assim, a inauguração, que juntou cerca de uma centena de pessoas, esteve a cargo da sua mandatária distrital. Muito crítica com a situação actual na comunicação social, Maria Helena da Bernarda comparou o actual período de pré-campanha eleitoral a "um período de espectáculo" e classificou os debates televisivos como "uma espécie de massacre pelo qual todos os candidatos têm de passar". A gestora de Alcobaça aposta num bom entendimento entre Cavaco e Sócrates para resolver os problemas do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas, Alcobaça, Marinha Grande e Leiria
Jerónimo de Sousa: "Propomos a necessidade de uma rotura democrática e de Esquerda"
Jerónimo de Sousa visitou o distrito de Leiria no dia 9 de Dezembro, tendo passado pelas Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande e Leiria. O candidato presidencial afirmou que o PCP avançou com uma candidatura própria por saber desde há 2 anos que se estava a preparar a candidatura de Direita e estar preocupado com a "postura resignada e conformada do PS face à inevitabilidade da eleição de Cavaco Silva". O secretário-geral do PCP lembrou que o Presidente não governa nem legisla, mas faz cumprir a Constituição, que "a Direita sempre considerou um estorvo".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Actores brasileiros brilharam na peça"Inês de Castro - Rainha Morta"
A peça "Inês de Castro - Rainha Morta", do espanhol Alejandro Casona (1903-1965), com adaptação do brasileiro Marcílio Moraes, foi exibida no dia 3 de Dezembro no Mosteiro de Alcobaça. O espectáculo, que contou com brilhantes interpretações de actores de novelas brasileiras, lotou a Sala dos Monges reunindo cerca de 400 pessoas, estreou no dia 18 de Março de 2005, no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, no Brasil. A vinda a Portugal deste espectáculo, que foi exibido também na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, no dia 5 de Dezembro, só foi possível com apoio do Governo do Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Forte de S. Miguel Arcanjo: projecto de drenagem pluvial da Marinha vai avançar na zona
O Ministério da Defesa vai dar início aos trabalhos de execução do projecto de drenagem pluvial na zona envolvente ao Forte de S. Miguel Arcanjo, na Nazaré. A medida foi comunicada no dia 5 de Dezembro, durante a reunião do Executivo municipal, que decidiu, por unanimidade, manifestar a sua satisfação pelo facto. O projecto de beneficiação da drenagem pluvial no Forte de S. Miguel foi elaborado pela Marinha, estimando-se o custo de trabalhos em cerca de 93 mil euros. O referido projecto foi enviado para o INAG, que coordenará a totalidade dos trabalhos a realizar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
"Aldeia de Natal": um projecto original,um caso de sucesso pedagógico
O projecto "Aldeia de Natal", uma iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, a decorrer até 21 de Dezembro no Jardim Luís de Camões tem-se revelado um caso de sucesso, atraindo à cidade do Lis milhares de crianças e pais, alguns vindos expressamente de outros pontos do País. Solar do Jardim; Casa das Descobertas; Clube @; Casa do Ambiente; Casa do ABC; Oficina da Criatividade; Casa da Fantasia; Clube Radical; Net Bus; Estação do Comboio de Natal; Praça Miguel Franco e as novidades Casa da Física, Câmara Obscura e Casa da Solidariedade são os espaços lúdico-pedagógicos que fazem as delícias de crianças e jovens nesta quadra natalícia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colecção de arte contemporânea
Gonçalves Sapinho confirma interesse da Câmara de Alcobaça em acolher colecção Berardo
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça confirmou, durante a inauguração da mostra "Natalcobaça - artes da mesa", no dia 8 de Dezembro, a intenção da Câmara Municipal de Alcobaça em encetar negociações com o comendador Joe Berardo para avaliar a hipótese de sedear a sua valiosa colecção de arte contemporânea em Alcobaça. Gonçalves Sapinho não esconde o gosto que teria em ver a colecção de arte moderna instalada no Mosteiro de Alcobaça, mas tudo continua em aberto, podendo o processo passar também por outra localização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Comerciantes contestam feira no Rossio
Uma vintena de comerciantes do centro histórico de Alcobaça contestaram, no dia 8 de Dezembro, a realização da exposição "Natalcobaça - Artes da Mesa", no Rossio, em frente ao Mosteiro. O protesto teve lugar durante a inauguração desta feira dedicada às prendas de Natal que tem lugar de 8 a 24 de Dezembro. Após um diálogo acalorado que durou cerca de 20 minutos, Gonçalves Sapinho prometeu receber os comerciantes para tratar dos seus problemas, nomeadamente, da falta de estacionamento no Rossio, considerada a principal causa da diminuição de clientes. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 24 de Dezembro
"Natalcobaça - Artes da Mesa" em exposição no Rossio de Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça e a  ACSIA promovem de 8 a 24 de Dezembro a primeira edição da "Natalcobaça - Artes da Mesa", no Rossio, em frente ao Mosteiro. A ideia da exposição e venda partiu dos industriais locais e visa promover as empresas dos ramos de actividade ligados à mesa e à decoração no concelho de Alcobaça, desde o fabrico de mobiliário, à louça utilitária e decorativa, à cutelaria, ao vidro e ao cristal, passando ainda pelas célebres Chitas de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Joaquim Ribeiro
Livraria Som da Tinta lança livro sobre a história de Ourém
A Livraria Som da Tinta, de Ourém, apresenta, no dia 11 de Dezembro (domingo), às 16h30, o livro de Joaquim Ribeiro "Ourém de Ontem". O livro é baseado numa conferência proferida há alguns anos pelo autor (pai do ex-eurodeputado e gerente da livraria Sérgio Ribeiro) sobre a história de Ourém. Presente estará um painel de oureenses representativo de várias gerações, estando ainda em está em aberto a hipótese, se não chover, de realização de uma visita guiada à cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento já está aprovado
Câmara de Ourém define prioridades para 2006
A Câmara Municipal de Ourém aprovou na sua última reunião, por maioria, o Orçamento para o ano que se avizinha, destacando-se três projectos: o início do novo edifício da Câmara Municipal, as obras de requalificação da envolvente da igreja da Santíssima Trindade e a entrada em funcionamento da Cantina Central, em Fátima.A autarquia irá continuar com o esforço de aproximar os valores das tarifas aos custos reais dos serviços prestados, de acordo com a lei em vigor, direcionando-se, igualmente, para valores mais próximos dos praticados nos concelhos vizinhos, num esforço de autofinanciamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Peças do VII CenOurém em itinerância pelas freguesias em Dezembro e Janeiro
As peças de teatro que subiram a cena no âmbito do VII CenOurém, Festival de Teatro Amador de Ourém, realizado em 2004, vão realizar uma digressão pelas freguesias do concelho durante os meses de Dezembro e Janeiro. A primeira peça "Saco de Nozes", do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça, será exibida na Freixianda, no dia 7 de Janeiro, no salão da Igreja. A segunda peça, "O Zé do Barrete", é interpretada pelo Grupo de Teatro "Pepétos", do Grupo Desportivo Sobralense, e sobe ao palco no Casal dos Bernardos, no dia 14 de Janeiro, no salão da Junta de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Ascent"
Bernardo Sassetti Trio apresenta último álbum no Teatro-Cine de Torres Vedras
O Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser palco no dia 10 de Dezembro, pelas 21h30, de um concerto de jazz com o "Bernardo Sassetti Trio". Indiscutivelmente um dos grandes pianistas portugueses da actualidade, Bernardo Sassetti, o líder desta formação musical, impressiona pelo brilhantismo do seu "touch", exibindo uma desenvoltura rítmica e harmónica, apenas ao alcance dos grandes intérpretes. O músico irá apresentar "Ascent", o seu mais recente trabalho. O "Bernardo Sassetti Trio" é constituído por Bernardo Sassetti (piano e composição), Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Inauguração da sede distrital da candidaturade Cavaco Silva antecipada para dia 12
A inauguração da sede distrital da candidatura de Cavaco Silva terá lugar no dia 12 de Dezembro (segunda-feira), pelas 19 horas, no edifício junto à rotunda do mercado municipal (edifício do IAPMEI), em Leiria. A nova data corresponde a uma antecipação em relação ao anunciado anteriormente (21 de Dezembro). Recorde-se que a mandatária de Leiria do candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS é Helena da Bernarda, de Alcobaça, gestora das empresas Raul da Bernarda e SPAL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Manuel Alegre inaugura sede de candidatura recuperando aura de resistente
Com a canção "Trova do Vento que Passa", de cuja letra é autor, Manuel Alegre inaugurou a sua sede de campanha, no dia 3 de Dezembro, em Leiria. Horas antes, o candidato independente almoçou com apoiantes, afirmando que se vê "à frente dos partidos gente muito medíocre que nada fez pela democracia e gente de muito valor fora dos partidos". Num tom de desafio à direcção do PS, Alegre assumiu-se como protagonista de uma candidatura "contra o medo", dando como exemplo o facto de haver eleitores que não ousam apoiá-lo em público, com receio de represálias.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Ciclo Mil Anos de Música
Teatro Sá da Bandeira recebe espectáculo "De Mozart a Beethoven"
"De Mozart a Beethoven", é o título do programa do Ciclo "Mil Anos de Música", a subir ao palco do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, no dia 8 de Dezembro, às 21h30. Trata-se de um espectáculo de música de câmara que reúne duas obras incontornáveis da histórica da música: os quintetos de Mozart e Beethoven para piano e sopros, interpretada pela Camerata Senza Misura. Concebido por Alexandre Delgado, este ciclo de música é uma proposta da ArtemRede, que pretende proporcionar aos munícipes música aliciante e instrutiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
ACSIA promove comércio tradicional
A Associação de Comércio, serviços e Indústria de Alcobaça promove, de 1 a 23 de Dezembro, a acção Natal, no âmbito do Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça. Assim, estará presente na Praça da República a Barraquinha da Solidariedade, sucedendo-se no centro histórico da cidade a Chegada do Pai Natal, o Comboio de Natal, o Ateliê de Natal, o Pai Natal do Comércio Tradicional e a sessão Fotografia com o Pai Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Centro Cultural recebe novo circo Cavaterra
O novo circo Cavaterra, do colectivo Circolando, apresenta-se de 9 a 12 de Dezembro, no Centro Cultural do Cartaxo. "Cavaterra" é um espectáculo de sala que mergulha no escuro da mina à procura das histórias, dos sonhos, das loucuras das suas gentes. Três actos e três cores celebram as vidas destes homens-toupeira. O preto, no percurso de sensações pelas entranhas da terra. O castanho, nas rotinas dos trabalhos escavados, num momento coloridas pelo brilho do minério, noutro amalgamadas pelo desmoronar de terras. O vermelho, no drama da morte e no louvor da vida. Preto, castanho e vermelho... as cores que pintam as minas abandonadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Teatro Virgínia organiza em Dezembro oficinas de artes plásticas para famílias
O Teatro Virgínia tem um programa para famílias nos sábados de 10 e 17 de Dezembro, das 10h às 12h. É uma oficina de artes plásticas a partir das histórias de dois espectáculos que o Virgínia recebe na sua programação: a Fada Oriana e o Esquilo Esperto. Este último será uma ópera para crianças e jovens que terá lugar no dia 17 de Dezembro, e assim esta oficina é já uma primeira abordagem do que poderá ver nesse espectáculo também para famílias. A Fada Oriana, foi um espectáculo em torno da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen que aconteceu em Novembro, para escolas, mas cuja narrativa e personagens irão ser relembrados nesta oficina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Isabel Ricardo Amaral lança 3º volume da colecção "Os Guerreiros da Luz"
"Fernão Dias e o Mistério das Pedras Negras" é o mais recente título da escritora Isabel Ricardo Amaral, com lançamento marcado para o dia 10 de Dezembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal da Nazaré. Este é o terceiro volume da colecção "Guerreiros da Luz", uma trilogia passada na actualidade que evoca momentos, figuras e mitos associados à saga dos Descobrimentos Marítimos. A escritora nazarena, que se tem notabilizado na publicação de livros para o público infanto-juvenil, conta com a colaboração de Ana Prata, nas ilustrações do livro, editado pela Impala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Álbum Cinema em digressão
Rodrigo Leão em concerto em Torres Novas
A cidade de Torres Novas recebe Rodrigo Leão e o seu último álbum, Cinema, no dia 10 de Dezembro, pelas 21h30 no Teatro Virgínia. Neste concerto teremos Rodrigo Leão ao piano, a voz de Ana Viera e Celina da Piedade, também ao acordeão, Viviane Toupikova no violino, Samuel Santos no violoncelo, João Portela na viola baixo, Luís Aires na guitarra eléctrica e Luís San Payo na bateria. O espectáculo esteve no mês de Novembro na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, anunciado como o último espectáculo deste álbum na capital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
XVI Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia inaugurada pelo ministro do Trabalho
A XVI Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande foi inaugurada no dia 30 de Novembro pelo marinhense Vieira da Silva, actual ministro do Trabalho e da Solidariedade. A FAG prossegue até 11 de Dezembro no Parque Municipal de Exposições com artesanato português trabalhado ao vivo, música popular portuguesa e gastronomia portuguesa e galega. Ao todo, estarão representados 81 artesãos, 8 restaurantes, ao qual se associa um programa de animação cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Madredeus actuaram no Palácio dos Desportos
Os Madredeus não esgotaram o Palácio dos Desportos, no dia 18 de Novembro, em Torres Novas, mas registaram uma boa casa com mais de 700 pessoas na plateia. A actuação dos Madredeus num pavilhão desportivo constituiu uma excepção à regra, dadas as excepcionais condições acústicas do espaço. De referir que o record de espectadores na sala foi batido na semana anterior, com a presença dos Desert que atraíram 3300 pessoas. Teresa Salgueiro lançou no dia 21 de Novembro, o seu primeiro álbum a solo "Obrigado", onde se apresenta em dueto com 14 cantores, recuperando actuações que aconteceram ao longo da sua carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições presidenciais
Cavaco Silva inaugura sede de campanha em Santarém
Cavaco Silva inaugurou a sua sede de campanha distrital no dia 30 de Novembro, no Largo do Seminário, em Santarém, sendo aguardado por uma pequena multidão, ao som de tunas académicas e ranchos folclóricos. O candidato presidencial apoiado pelo PSD e CDS foi recebido pelas cerca de três centenas de pessoas ao som de palavras de ordem como "Cavaco à primeira" ou "Cavaco, vai em frente, tens aqui a tua gente". "Candidato-me porque penso que posso ajudar a vencer a fase difícil em que o País se encontra", afirmou o ex-primeiro-ministro, repetindo uma ideia que tem tentado transmitir durante toda a pré-campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa da SIC
"Levanta-te e Ri" no Cine-Teatro de Alcobaça
O popular programa de "stand up comedy" do canal de televisão SIC "Levanta-te e Ri" vai ser realizado no dia 5 de Dezembro (segunda-feira) às 23h30, no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça. Mais uma noite de bom humor e crítica social com apresentação do actor Marco Horácio e a presença habitual do humorista do Norte Fernando Rocha e outros convidados... Preço dos ingressos: 10 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Alcobaça
Peça "Inês de Castro - Rainha Morta" interpretada por actores de novelas brasileiras
A peça "Inês de Castro - Rainha Morta", de Alejandro Casona, será exibida no dia 4 de Dezembro (sábado) no Mosteiro de Alcobaça. O espectáculo tem direcção de Marcello Escorel e interpretações de Juliana Teixeira (Inês), Roger Gabeth (Pedro), Nildo Parente (Afonso IV), Pitty Webo (D. Constança), Alex Nader, Ramon Motta, Maria Regina, Dayse Pozzato, Ellan Lustosa e Samir Murad. A peça, que conta com vários actores de novelas brasileiras, estreou no dia 18 de Março de 2005, no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, no Brasil.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Prémio Nobel da Paz
D. Ximenes Belo visita concelho de Ourém
O Nobel da Paz de 1996, D. Ximenes Belo, vai visitar o concelho de Ourém nos dias 13 e 14 de Dezembro. A visita, organizada pela autarquia, tem por objectivo dar aos jovens do concelho uma oportunidade de conviverem de perto com uma das mais proeminentes figuras da actualidade, cujo trabalho em prol da paz, em Timor, foi internacionalmente reconhecido como uma das alavancas que levaram à independência daquele território. A visita de Ximenes Belo terá início dia 13 com uma recepção na Câmara Municipal pelas 9h30, ao que se seguirá um colóquio na EB 2/3 de Freixianda às 11h. Consulte aqui todo o programa da visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
SOÃO - Grupo de Música em Português actua na Lameira e na Maiorga
O SOÃO - Grupo de Música em Português actua no dia 3 de Dezembro, às 21h30, na Lameira, e no dia 4 de Dezembro, às 14 h, nas Tasquinhas da Maiorga Este espectáculo está inserido na Feira de Artesanato/Venda de Natal, promovida pelo Atlético Clube Lameirense, que decorre entre os dias 1 e 4 de Novembro. Este grupo surgiu em 2004, tendo tido o seu primeiro espectáculo no concelho de Alcobaça nas Festas de Nossa Senhora da Ajuda de 2005, na Vestiaria.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Eleições presidenciais
Jerónimo de Sousa visita Caldas, Alcobaça Marinha Grande e Leiria
Jerónimo de Sousa estará presente num almoço de apoiantes em Alcobaça no dia 9 de Dezembro (sexta-feira). O local de encontro será o restaurante Frei Bernardo, na rua D. PedroV, junto ao Mosteiro de Alcobaça, pelas 13h. O candidato às eleições presidenciais estará também presente à noite em Leiria, num jantar no restaurante "A Grelha", pelas 20 horas. O secretário-geral do PCP visitará ainda o Hospital Termal das Caldas da Rainha, pelas 11 horas, e a empresa Canividros, na Marinha Grande, pelas 15 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
23 de Novembro
Quercus comemora Dia da Floresta Autóctone
O dia 23 de Novembro foi escolhido para sensibilizar para a importância das florestas naturais, pelo que se realizaram na Mata Municipal de Ourém, junto ao Centro de Educação Ambiental, algumas actividades de sensibilização para a preservação da floresta tradicional. Ao nível da Península Ibérica, esta época é mais indicada para proceder à sementeira e plantação de algumas das árvores da floresta autóctone, do que o dia 21 de Março (Dia Mundial da Floresta); muitas vezes, no início da Primavera as árvores ficam sujeitas a temperaturas já elevadas e a valores reduzidos de humidade no solo, pelo que muitas plantações feitas neste dia não têm sucesso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro "Vales Traçados" lançado nesta tarde
Roteiro ilustrado do concelho inspira tertúlia no Cadaval
No dia 3 de Dezembro (sábado), a "Grafilipe Edições", a Câmara Municipal do Cadaval e a Junta de Freguesia do Cadaval organizam, no edifício da Junta de Freguesia, uma tarde tertuliana denominada "Conversas do Cadaval". A referida tertúlia tem como ponto de partida o lançamento da publicação "Vales Traçados", a qual foi anteriormente apresentada ao corpo docente local, aquando da "recepção aos professores", sendo agora apresentada ao público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Investigadores discutiram importância da Lagoa da Pederneira
As transformações geológicas que levaram à formação da Lagoa da Pederneira, e a ocupação humana das suas margens desde o Neolítico até ao seu desaparecimento, foram o tema do colóquio "Lagoa da Pederneira - Geologia e História", que decorreu no dia 26 de Dezembro, na Antiga Casa da Câmara. Este colóquio, que incluiu uma saída de campo no dia 27, abrangendo sítios anteriormente ocupados pela lagoa, contou com a participação de diversas personalidades ligadas ao mundo académico e da investigação, representando algumas das principais universidades do País.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Programa Gulbenkian Criatividade
e Criação Artística
Óperas "Mavra" e "O Urso" no Cine-Teatro de Alcobaça a 3 de Dezembro
A ópera buffa "Mavra", de Igor Stravinsky e a extravaganza "O Urso", de William Walton, vão subir ao palco no dia 3 de Dezembro no Cine-Teatro de Alcobaça. Os dois espectáculos operáticos inserem-se no âmbito do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, Curso de Encenação de Ópera, decorrido entre Fevereiro e Outubro de 2004, em colaboração com o Teatro Nacional de S. Carlos, de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de Dezembro
Cavaco Silva visita distrito de Leiria
Cavaco Silva desloca-se ainda no período de pré-campanha eleitoral ao distrito de Leiria no dia 21 de Dezembro (quarta-feira), em que terá oportunidade de contactar directamente com algumas Instituições da região e associar-se a uma confraternização de apoiantes. O candidato presidencial independente aceitou assim um convite da mandatária distrital da sua candidatura, Maria Helena da Bernarda, que se encontra já a organizar a deslocação de Cavaco Silva à região. Entretanto, a mandatária distrital já agendou um conjunto de iniciativas a realizar nos próximos dias, estando prevista uma reunião com autarcas do distrito, para 6 de Dezembro, em Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Francisco Louçã : "Hoje não há indústria nem há pesca, há negócios gigantescos"
Francisco Louçã esteve presente num jantar de apoiantes no dia 30 de Novembro, na Nazaré. O candidato às presidenciais elegeu o combate ao desemprego como a prioridade do País e responsabilizou Cavaco Silva de ter destruído a indústria nacional com as privatizações. Numa alusão ao hino da candidatura de Cavaco - da autoria de Dias Loureiro e Proença de Carvalho - que fala em "perder o medo e vencer a bruma", Louçã considerou que "hoje não há indústria nem há pesca, há negócios gigantescos: cada ano que passa estamos a entrar nesta bruma do negocismo em que tudo se trafica por detrás dos cortinados do Poder".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Porque apoio Manuel Alegre
Uma segunda volta clarificadora
Voto Jerónimo de Sousa É precisa memória e não ser ingénuo! Ter confiança e muita determinação!
Não dou cavaco
Mensagem do Natal 2005
Porque é feriado dia 8 de Dezembro? Imaculada Conceição de Maria Santíssima
O Pesadelo do Pai Natal
Os Bancos Alimentares Contra a Fome e a Generosidade dos Portugueses
O "meu" Brasil
Restauração da Independência de Portugal
As eleições presidenciais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o