Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 55 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Agosto de 2019
"Tripla Imparável I: Juventude em Acção"
Escritor Pedro Silva apresenta em Tomar 1º livro da colecção juvenil da editora Magno
O escritor Pedro Silva apresenta no dia 4 de Junho (sábado), às 16h30, na Biblioteca Municipal de Tomar, o livro "Tripla Imparável I: Juventude em Acção", da editora Magno. Trata-se do primeiro título de uma nova colecção juvenil (na esteira de colecções como "Uma Aventura" e afins. É um livro de fácil leitura com pouco mais de 100 páginas que tem como público-alvo os mais jovens (adolescentes e jovens adultos), mas que pode ser lido por gente de todas as idades. Esta é a 3ª obra do autor, depois de "Ordem do Templo: Em Nome da Fé Cristã" (Ulmeiro, Portugal, 2000) e "História e Mistérios dos Templários" 2ª Edição (Ediouro, Brasil, 2001)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Santarém
Teatro Sá da Bandeira recebe ópera "As Variedades de Proteu"
A sala de espectáculos do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém recebe no dia 3 de Junho, às 21h45, a ópera "As Variedades de Proteu", de António José Silva (texto) e António Teixeira. A música vai estar a cargo da orquestra da Escola de Rhetorica, Metrica e Harmonia (direcção musical: Stephen Bull/ Companhia S.A. Marionetas). O espectáculo organizado pela ARTEMREDE assinala o 3º centenário do nascimento de António José da Silva, "O judeu" e foi estreado em 1737 com a fascinante música barroca de António Teixeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Câmara Municipal põe torrienses a mexer
A Câmara Municipal de Torres Vedras vai dinamizar, entre os dias 1 de Junho e 17 de Julho, no Parque Verde da Várzea, um programa designado "Ponha-se a mexer pela sua Saúde". De entre as actividades regulares a realizar, refira-se a Animação do Circuito de Manutenção com monitores, as Actividades de Grupo (Aeróbica, Hip Hop, Danças Latinas e Ioga), os Circuitos Pedestres e os Jogos em Família (Corrida de Sacos, Bowling Gigante, Arco, Skis Colectivos, Teia, Besta, Tracção à corda em Anel, Arremessos, Arco, Futvólei, etc).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com edição do Roteiro do culto no Distrito
Câmara de Santarém organiza Congresso Internacional do Divino Espírito Santo
O Congresso Internacional do Divino Espírito Santo, organizado pela Câmara Municipal de Santarém, decorreu entre os dias 26 e 28 de Maio. Presentes na sessão de abertura estiveram o edil Rui  Barreiro, Idália Moniz, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Paulo Fonseca, governador civil de Santarém, e Pimenta Braz, vereador da Cultura. De salientar que o "Roteiro do Espírito Santo no distrito de Santarém", de Aurélio Lopes, foi apresentado no Salão Nobre do Governo Civil, no dia da inauguração do congresso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização Companhia de Teatro VIV "ARTE
Torres Novas recebe Feira Medieval
A Feira Medieval de Torres Novas vai ter lugar no dia 4 de Junho (sábado), no jardim do castelo, contando com animação permanente ao longo de todo o dia, com teatro, artes de circo, mostra de armas, espectáculos com personagens diversas, malabarismos, exercícios de fogo, torneio de cavaleiros e teatro para os mais novos, música medieval e celta, um tamborileiro tradicional, dança... A iniciativa é do município, com organização da Companhia de Teatro VIV "ARTE, em colaboração com o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasil
Portugal é o País convidado da III Bienal Nacional do Livro de Natal - Rio Grande do Norte
Consolidada como um dos principais eventos culturais do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, a Bienal Nacional do Livro de Natal chega à terceira edição com uma expectativa de afluência de 250 mil visitantes. A Bienal terá lugar entre os dias 3 e 12 de Junho, no espaço de eventos do Midway Mall, o novíssimo centro comercial da cidade e um dos maiores do Nordeste. A edição de 2005 marca o início da presença de um "País Convidado", que passará a ter um espaço nas Bienais para divulgar a sua arte e Cultura. Portugal é o País convidado desta Bienal Nacional do Livro de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
VII Feira do Livro abre com homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen
A VII Feira do Livro de Leiria decorre de 25 de Maio a 5 de Junho, na Praça Rodrigues Lobo, na cidade do Lis. Com organização da Câmara Municipal de Leiria e da Acilis e apoio do Instituto Politécnico de Leiria, participam nesta edição do certame 8 livrarias: Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, Conchita, Letras e Livros, Littera e Martins. A feira decorre todos os dias das 15h às 23h, excepto dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, que se realiza das 10h às 23h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto "Badalar Bordalo"
Bordalo Pinheiro homenageado nas Caldas
Homenagear a imensa criatividade, humor e imaginação de Rafael Bordalo Pinheiro é o grande objectivo do Projecto "Badalar Bordalo", uma iniciativa de alunos do 3º ano de Animação Cultural da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), mas que envolve na mesma missão vários cursos daquela escola. O projecto realiza-se no âmbito das comemorações do centenário da morte de Bordalo e propõe à cidade das Caldas da Rainha uma diversificada programação cultural de 2 de Junho a 3 de Julho de 2005. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha através do Programa Jovens em Acção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Municípios com Centro Histórico
Associação dos Municípios com Centro Histórico apoia candidatura da Nazaré a Património Mundial
O X Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico teve lugar de 19 a 21 de Maio, no Cine-Teatro da Nazaré. A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH) destaca o empenhamento, dedicação e eficácia demonstradas pela Câmara da Nazaré na organização deste encontro e apoia a intenção da autarquia nazarena de se candidatar a Património Mundial da UNESCO. Nas considerações finais, os delegados reafirmaram o teor das conclusões aprovadas no encontro nacional realizado em Mértola, de 21 a 23 de Outubro de 2004, cujo alcance "permanece válido e actual".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimbra
Michel Portal e Rudresh Mahanthappa na I Parte do Jazz ao Centro
A I Parte do Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, de 2 a 4 de Junho, em Coimbra. Esta III edição conta com um cartaz de peso onde constam nomes como Michel Portal e Rudresh Mahanthappa. A organização é do Jazz ao Centro Clube que dinamizou desde o seu nascimento em 2003, com a criação da Orquestra de Jazz de Coimbra e de uma revista de jazz a ser editada a partir de 30 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
42ª Feira Nacional da Agricultura e 52ª Feira do Ribatejo com mais debates e negócios
Mais seminários, colóquios e expositores, uma maior variedade de animais, com representação de todas as espécies nacionais, a criação de um passaporte e um dia dedicado ao concelho de Santarém são algumas das novidades da 42ª Feira Nacional da Agricultura e 52ª Feira do Ribatejo, que decorre em Santarém de 4 a 12 de Junho, no CNEMA. Luís Represas e Tony Carreira sãos os nomes em cartaz nesta edição, que inclui também o espectáculo de comemoração dos 50 anos da "Moda das Tranças Pretas", com fadistas nacionais de renome, e um megadesfile etnográfico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Directora do "Ciência Viva" no Café das Quintas
Carlos André, dinamizador do Café das Quintas, recebe no dia 2 de Junho, na sala de conferências do Hotel D. João III, a Coordenadora Nacional do Programa Ciência Viva, Rosália Vargas. Com este evento, o Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes associa-se às Comemorações do Ano Mundial da Física, o qual assinala também o 1º Centenário da Teoria da Relatividade de Einstein. O génio da Física foi também um exímio violinista e, por isso mesmo, a música, sempre presente nas sessões do Café das Quintas, este mês é assegurada por músicos insignes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação da 1ª versão do dossiê técnico
Lagoa de Óbidos candidata a Paisagem Protegida
A Associação de Defesa do Paul da Tornada (PATO) e a Câmara Municipal de Óbidos (CMO) realizam a apresentação pública da versão preliminar do Dossier Técnico de candidatura da Lagoa de Óbidos a Área de Paisagem Protegida de Âmbito Local e Regional no dia 5 de Junho, pelas 11h. A sessão terá lugar na Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Vauense, no Vau, concelho de Óbidos. O encontro é aberto a toda a população, nomeadamente aquela que usufrui de forma mais directa da Lagoa de Óbidos que, nesta apresentação, poderá dar o seu contributo para este dossiê.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VII Convenção Distrital da JS
João Melo Alvim eleito presidente da JS/Leiria Tiago Aniceto é vice-presidente
A VII Convenção Distrital da Juventude Socialista de Leiria, realizou-se no dia 21 de Maio, na Expoeste, Caldas da Rainha. Duas moções submeteram-se a sufrágio, tendo vencido a moção "Por Uma Razão Maior" que teve como 1º subscritor João Melo Alvim, de Pombal, que acendeu assim à presidência da Federação de Leiria, ocupando o alcobacense Tiago Aniceto a vice-presidência. Américo Matias, da Nazaré, foi eleito presidente da Comissão Política Federativa. Nuno Pereira, de Alcobaça, encabeçou a lista vencedora para os representantes da JS na Comissão Política do PS, sendo assim um rostos fortes da JS no órgão máximo do PS no Distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça
Sandra Cóias, Fátima Preto e Jamal desfilam no Moda Alcobaça
O desfile "MODA ALCOBAÇA" tem lugar no dia 28 de Maio, pelas 21 horas, frente ao edifício da Câmara Municipal de Alcobaça. A apresentação está a cargo de Pedro Miguel Ramos, e conta com manequins reconhecidos a nível nacional tais como: Sandra Cóias, Fátima Preto, Núria Madruga, Sylvie Dias, Sónia Antão, Jamal, Afonso Vilela, David e Tiago, entre outros. Conta ainda com a participação do grupo de bailarinos Fly Dancers. Este desfile corresponde à 1ª acção do Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça - Revitalização do Centro Histórico, que vai decorrer até Maio de 2006. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
IX Animarte - Feira Municipal das Artes e Ofícios dedicado à obra "A Menina do Mar"
A 9ª edição da Animarte - Feira Municipal das Artes e Ofícios decorre de 1 a 5 de Junho no Parque de Lazer do Cadaval, sob o tema "A Menina do Mar", numa alusão à obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Além do vasto programa dedicado às crianças, a  feira tem também uma importante vertente expositiva com dezenas de stands reunindo a já clássica mostra de artesanato e comércio regional, para além dos ateliês temáticos das escolas e de outras instituições locais. No total, a ANIMARTE contará, este ano, com 60 participantes, distribuídos por mais de 90 stands. A apresentação da iniciativa decorreu no dia 19 de Maio, no Auditório da Câmara Municipal do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de animação 2005
Madredeus, Dulce Pontes, Carmina Burana e Barbeiro de Sevilha animam Verão de Óbidos
A Câmara Municipal de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Patrimonium apresentaram, no dia 23 de Maio, o seu programa de animação para 2005 em Óbidos, nomeadamente, no Verão. O tradicional Mercado Medieval, concertos com os Madredeus e Dulce Pontes, as óperas "O Barbeiro de Sevilha" e "Carmina Burana", a Semana Internacional de Piano de Óbidos, o Festival de Teatro com História e o Festival Internacional de Chocolate fazem parte do ambicioso programa de animação deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Junho
Septeto da Orquestra Metropolitana de Lisboa com concerto marcado para a Lourinhã
O Septeto da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) actua no dia 4 de Junho, pelas 21h30, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar - sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense. Os músicos são Agnes Flanagan e Elena Dimitrieva, nos violinos, Valentin Petrov, na viola, Peter Flanagan, no violoncelo, Anabela Malarranha, na flauta, Nuno Silva, no clarinete e Stéphanie Manzo, na harpa - interpretarão Três Sonatas de Scarlatti, Cinco Sonatas de Scarlatti de Francaix e Prélude, Marine et Chansons de Ropartz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No feriado de 26 de Maio
Núcleo de História do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria organiza Feira Oitocentista
O largo junto ao Monumento aos Pescadores, no Mariparque, na Praia da Vieira, recebe uma Feira Oitocentista, no dia 26 de Maio (feriado nacional), entre as 11h e as 24h. A iniciativa é organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. A Feira Oitocentista tem entrada gratuita. É uma actividade representativa da riqueza cultural desta região, na qual muitos artesãos que aceitaram colaborar com aquele estabelecimento de ensino irão recriar, com fidelidade histórica, actividades económicas como cestaria, olaria, cantaria, ervanária, comércio de peixe, flores e fruta, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
S. Martinho do Porto acolhe 2ª Feira de Cerâmica Artesanal Contemporânea
Na sua segunda edição, a Feira de Cerâmica Artesanal Contemporânea decorre em S. Martinho do Porto, nos dias 24, 25 e 26/Junho, destacando-se como o maior evento de cerâmica artesanal contemporânea no País, apresentando uma selecção dos melhores ceramistas desta área, actuando hoje em Portugal. São 16 os ceramistas que vão exibir as suas obras para venda. Trata-se de peças utilitárias, decorativas ou figurativas estilizadas (tal como definido pela organização do evento), obras que resultam do trabalho de pesquisa de cada autor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
Interrupção Voluntária da Gravidez ou Matança dos Inocentes?
O Partido Socialista apresentou na Assembleia da República, duas propostas legislativas, relacionadas com a questão do aborto. Com esta iniciativa, este partido pretende a realização de um referendo sobre a descriminalização total do aborto realizado nas primeiras DEZ semanas de gravidez. Por outro lado, apresentou também um Projecto de Lei para a liberalização total do aborto, a pedido da mulher, até às 10 SEMANAS de gravidez e a possibilidade (desde que se aleguem razões de "natureza económica ou social") do aborto ser efectuado até aos 4 MESES de gestação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Moisés Espírito Santo e António Menezes Teixeira debatem dilúvio de Alcanadas
Promover um maior conhecimento da história local e levá-lo ao encontro da população é o grande objectivo do colóquio alusivo aos dilúvios babilónico e bíblico, que se realiza no dia 11 de Junho, às 21h30, no Centro Recreativo das Alcanadas. José Baptista de Matos, natural de Alcanadas, freguesia da Batalha, é o organizador deste evento que procura "dar a conhecer melhor a mitologia e a história da própria localidade" e que conta com a presença do sociólogo Moisés Espírito Santo e do arqueólogo António José Menezes Teixeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regiões folclóricas de todo o País representadas por mais de 750 figurantes
Batalha acolhe XI Exposição Nacional do Trajo
A Batalha recebe, nos dias 28 e 29 de Maio, a XI Exposição Nacional de Trajo ao Vivo, o principal evento dedicado ao trajo folclórico agendado para este ano. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Batalha e pela Federação do Folclore Português, conta com a participação de 124 ranchos folclóricos, envolvendo cerca de 750 figurantes em representação das várias regiões doPaís. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória será o cenário de um desfile que apresentará um importante legado etnográfico de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Festamb 2005 dedicada às energias renováveis
A Festamb 2005 realiza-se de 26 de Maio a 1 de Junho, no Centro de Interpretação das Nascentes do Alviela, em Alcanena. O tema deste ano são as energias renováveis pelo que haverá um colóquio sobre o assunto, no dia 30 de Maio pelas 10 horas, com diversos especialistas. Noites de Morcegos, o Concurso Escolar "Art"Ambiente 2005, música tradicional portuguesa, visitas ao canhão cársico do Alviela, uma biblioteca/ludoteca itinerante e animação de rua são algumas das actividades desta festa do ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Concerto de Pedro Abrunhosa com 2 momentos
Pedro Abrunhosa e os Bandemónio animaram a noite de 15 de Maio, nas Caldas da Rainha, um concerto no âmbito das Festas da Cidade. Milhares de pessoas encheram a praça frente aos Paços do concelho e ao Tribunal e não deram por mal empregue o seu tempo. O espectáculo teve um segundo "momento", com a inesperada presença de Fernando Costa em palco de óculos escuros apelando directamente ao voto em si próprio: "O povo vota em quem gosta, o povo vota no Fernando Costa", gritou. Apanhado de surpresa, o artista emendou o autarca, em jeito de brincadeira, com a frase "o povo gosta é do Abrunhosa".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O primeiro de três novos parques
Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugura parque de estacionamento da Praça da República
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou, no dia 15 de Maio, o novo parque de estacionamento subterrâneo da cidade, situado na Praça da República. A nova infra-estrutura com capacidade para 285 lugares demorou 9 meses a ser construída, 5 meses antes do prazo previsto, e custou 3,5 milhões de euros. Fernando Costa anunciou também que espera inaugurar  o parque de estacionamento do Centro Cultural dentro de dois anos  e lançar ainda este ano concurso para o parque de estacionamento a situar nas avenidas 1º de Maio e Independência Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Autarcas e empresários de Leiria e Ribatejo exigem calendário para o Aeroporto da Ota
Autarcas e empresários de Leiria, Ribatejo e Oeste, reuniram-se no dia 20 de Maio, no Cartaxo, para exigirem ao novo ministro das Obras Públicas um calendário para a construção do Aeroporto da Ota. Duas centenas de pessoas ligadas à política e à economia regional manifestaram o seu descontentamento face às posições contraditórias do novo ministro das Obras Públicas Mário Lino - que não compareceu à sessão, apesar de convidado - e aos sucessivos adiamentos do projecto, decidido há 6 anos pelo socialista João Cravinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante 3 dias
Nazaré acolhe X Encontro dos Municípios com Centro Histórico
Cerca de 150 congressistas estão reunidos na Nazaré, de 19 a 21 de Maio, para discutir a revitalização das zonas históricas, no X Encontro dos Municípios com Centro Histórico. Dedicado este ano ao tema geral "Memória e Capital de Futuro", o encontro junta autarcas, investigadores, académicos e técnicos provenientes de todo o País que, ao longo dos três dias de trabalho, analisarão problemáticas como o regime do inquilinato urbano e despovoamento dos centros históricos, os processos construtivos tradicionais e, em especial, os centros históricos em áreas ribeirinhas e termais, a cultura marítima e o turismo de qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça
ACSIA e Câmara Municipal apresentam projecto "Alcobaça - Paixão pelas Compras"
O Projecto de Urbanismo Comercial de Alcobaça foi apresentado no dia 19 de Maio no Cine Teatro de Alcobaça. Levado cabo pela ACSIA, este projecto intitulado "Alcobaça - Paixão pelas Compras" compreende um conjunto de 16 acções que vão decorrer nos próximos 12 meses. Tratam-se de acções de animação e campanhas temáticas que procurarão dinamizar o comércio tradicional da zona histórica da cidade de Alcobaça: passagens de modelos, festas dos Santos Populares, concursos e animação de rua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de Maio
Joana Amendoeira actua em Torres Vedras
O Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser palco no dia 21 de Maio, pelas 21h30, de um espectáculo com Joana Amendoeira. Nascida em Santarém em 1982, a fadista participou pela primeira vez, em 1994, na "Grande Noite do Fado de Lisboa", onde recebeu os maiores elogios do público e júri presentes. Em 1995 voltou a participar, desta vez, na edição do Porto, onde ganhou o 1.º prémio de interpretação feminina. A partir daí, iniciou uma actividade regular com espectáculos por todo o País. A acompanhar a cantora estarão Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola de fado) e Paulo Vaz (baixo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Lisboa, Porto, Coimbra e Cascais
Obra integral de Luís de Freitas Branco vai ser interpretada em Outubro e Novembro
No âmbito do 50º aniversário da morte do compositor, vai ser realizado nos meses de Outubro e Novembro, em Lisboa, Porto, Coimbra e Cascais, o Festival Luís de Freitas Branco. A iniciativa envolve as principais instituições musicais do País. O festival servirá de pretexto para que seja tocada a obra integral do maior compositor português do século XX, muito vasta e variada, incluindo sinfonia, piano, câmara e canto. "Se há um compositor que merecia esta homenagem é Luís de Freitas Branco e já devia ter sido executada há muitos anos", refere Alexandre Delgado, o mentor deste projecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIII Festival de Música de Alcobaça
Alexandre Delgado: ópera barroca de marionetas vai ser um acontecimento nacional
O Festival de Música de Alcobaça decorre até 4 de Junho, com o tema "O Encontro das Artes no cinquentenário da morte de Luís de Freitas Branco. O Cistermúsica teve início a 14 de Maio com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e obras de Max Reger e Luís de Freitas Branco. Segue-se o Recital de Canto e Piano (Dia 21), o Trio Méditerrain (22), o bailado da CeDeCe ao som de piano a 4 mãos (28) e o espectáculo infantil "Morte e Nascimento de uma Flor" (1 de Junho). O festival encerra com a ópera barroca "As Variedades de Proteu", de António José da Silva (o Judeu), com interpretação da SA Marionetas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisões tomadas até 15 de Maio
Só um presidente de Câmara da região anunciou a não recandidatura às eleições autárquicas
Todos os presidentes das Câmaras Municipais da região que se pronunciaram até ao dia 15 de Maio anunciaram a sua recandidatura, com excepção da Golegã. José Veiga Maltez anunciou há vários meses a sua não recandidatura devido a divergências internas na maioria camarária. Nas maiores cidades dos distritos de Leiria, Santarém e Região Oeste, os principais candidatos à presidência das Câmaras Municipais já foram anunciados. Confira aqui as candidaturas conhecidas até ao momento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara organiza Jogos Tradicionais para idosos
A Câmara Municipal de Alcobaça, em articulação com as IPSS"s de apoio à pessoa idosa do concelho. está a organizar uma actividade dirigida às pessoas idosas institucionalizadas. Esta actividade, que consiste na realização de Jogos Tradicionais, decorrerá no dia 17 de Maio (das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30) nos jardins junto aos Paços do Concelho. Os Jogos Tradicionais serão coordenados pela professora Ana Comprido e terá a colaboração de alunos da área de Desporto da Escola D. Inês de Castro e da Escola D. Pedro I.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Nazaré
Nova Biblioteca Municipal já em construção
Iniciaram-se no início de Maio as obras de construção da nova Biblioteca Municipal da Nazaré, que irá situar-se junto à Avenida do Município. Um investimento estimado em cerca de 1,6 milhões de euros, fortemente financiado pelo Estado. Em termos arquitectónicos, o novo edifício obedece a um conceito de modernidade, desenvolvendo-se à volta de um "pátio interior", que será o fórum dos utilizadores da biblioteca. Estão igualmente projectados espaços cobertos exteriores, de forma a possibilitar a permanência e utilização durante o período de Verão, incentivando a leitura em espaço aberto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bfj arquitectos recebem Prémio Leca pela recuperação do Cine-Teatro
A obra de Recuperação e Remodelação do Cine-Teatro de Alcobaça obteve o primeiro lugar no concurso do prémio Leca da construção. A entrega dos prémios e diplomas teve lugar no dia 13 de Maio, no Centro de Reuniões da FIL, localizado no Parque das Nações, em Lisboa, evento integrado na Feira "Tektónica 2005". Recorde-se que a recuperação e remodelação do Cine-Teatro de Alcobaça foi entregue à empresa "Bfj, arquitectos", de Amaral Pólvora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praça Guilherme Stephens
Concerto de Sérgio Godinho na Marinha Grande atraiu milhares de pessoas
Nas comemorações do 31º aniversário do 25 de Abril, a Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, foi inundada de pessoas, oriundas de todos os pontos da região. Por iniciativa da Câmara Municipal, que organizou um vasto programa de actividades, a mobilização de pessoas foi marcante para "Cantar Abril". Uma noite marcada pela realização da prova de atletismo Milha de Cristal, distribuição de cravos vermelhos de papel exibindo uma frase alusiva à efeméride, discurso do presidente da Câmara, fogo de artifício e um concerto de Sérgio Godinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com raízes em Leiria
Jornalista Álvaro Morna morre em Paris
Álvaro Morna faleceu no dia 4 de Maio, em Paris, vítima de doença prolongada. Nascido no Porto em 1940, o jornalista passou a infância e juventude em Leiria, tendo partido para o exílio em França em 1963, a fim de evitar a mobilização para a guerra colonial. Regressou a Portugal após o 25 de Abril, mas acabou por regressar a França novamente, tendo iniciado a carreira de jornalista no início da década de 1980, ao serviço da Radio France-Internacional (RFI). Foi ainda correspondente do "Diário de Notícias", da Lusa e da Rádio Renascença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cimenteira CMP e Câmara assinam protocolo para construção das Piscinas de Pataias
Decorreu no dia 10 de Maio a assinatura do protocolo entre a CMP - Cimentos Maceira e Pataias SA para a construção das Piscinas Municipais em Pataias. Segundo o vereador do Ambiente e Obras Públicas, a construção das piscinas municipais de Pataias tem "início previsto para Setembro ou Outubro", devendo o concurso para a concepção e construção do empreendimento ser lançado no dia 16 de Maio. O protocolo prevê que o pagamento e a obra se concluam num prazo de três anos, sendo a obra comparticipada pela cimenteira no montante de 1,25 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na festa do 2º aniversário
Orquestra Típica e Coral de Alcobaça lança 1º CD
A Orquestra Típica e Coral de Alcobaça apresentou o seu primeiro CD durante o espectáculo do segundo aniversário, que decorreu no dia 7 de Maio, no Cine-Teatro da cidade. Ao todo são 15 temas populares, principalmente de autores da segunda metade do século XX, como Belo Marques, Alves Coelho filho ou Nóbrega e Sousa, mas também algumas canções inéditas, sobretudo, da autoria da dupla Raul Duarte/Aníbal Freire. Como habitualmente, a sala encheu-se de pessoas de todas as idades para ouvir as canções populares que fizeram as delícias de várias gerações de alcobacenses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Filipe Melo Trio e Kiko "Raw" no In Jazz 2005: pouco público para um grande concerto
Filipe Melo Trio e Kiko "Raw" encerraram, no dia 23 de Abril, a passagem por Alcobaça do In Jazz 2005 - Jazz em Português. Na antevéspera, actuaram o pianista João Paulo e o Quinteto de Mário Santos e, na véspera, foi a vez do Afonso Pais Trio e de Bernardo Sassetti a solo. O concerto do Trio Filipe Melo, com Bernardo Moreira (Contrabaixo) e Bruno Santos (Guitarra), fez juz à personalidade criativa e irreverente do jovem pianista. Os poucos espectadores presentes no Cine-Teatro de Alcobaça quase saltaram das cadeiras, diante do humor e do som apelativo deste trio, bem representativo do melhor da nova geração de músicos de jazz portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisão de Telmo Correia vai ser reanalisada
Governo não confirma localização da Escola de Hotelaria e Turismo em Óbidos
A Secretaria de Estado do Turismo está a avaliar o caso da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e garante que ainda não decidiu se irá manter a decisão do ex-ministro do Turismo Telmo Correia de localizar a escola do INFTUR em Óbidos. A decisão irá agora passar pelo novo responsável, Jorge Umbelino, que toma posse do cargo a 16 de Maio. Recorde-se que a escola foi aprovada nas últimas semanas do Governo de Santana Lopes, sob suspeitas de favorecimento pessoal e político que levaram mesmo a uma queixa na Procuradoria Geral da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame até 14 de Maio
The Gift encerram Semana da Educação e Juventude da Marinha Grande
Até 14 de Maio, o Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande acolhe a X Semana da Educação e Juventude. No dia 14 (sábado), às 22 horas, no Parque Mártires do Colonialismo, na Marinha Grande, realiza-se um concerto com a banda "The Gift", cuja entrada é livre. O certame foi inaugurado na manhã de 10 de Maio, na presença do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, em representação da Ministra da Educação, convidada pela Câmara Municipal para presidir à cerimónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marcado para Agosto
Mariza no Festival de Santa Cruz
A cantora Mariza é o primeiro nome confirmado no Festival de Santa Cruz, que terá lugar no anfiteatro natural do Campo de Tiro da Física, no início de Agosto. "Transparente", o título do seu mais recente trabalho, lançado no dia 25 de Abril - e que é já um êxito de vendas -, confirma a declaração de Mariza de que "o fado não é uma canção limitada". Filiando-se na matriz do fado, incluindo mesmo homenagens a Amália Rodrigues, Fernando Maurício e Carlos do Carmo, Mariza prossegue o seu projecto de renovação, quer ampliando o acompanhamento instrumental (percussão, violoncelo, violinos, por exemplo), quer pela ousadia das suas interpretações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de Maio a 5 de Junho
Câmara organiza 8ª Feira Infantil do Bombarral
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Bombarral vai decorrer de 30 de Maio a 5 de Junho, no espaço da Mata Municipal a 8ª Feira Infantil do Bombarral, destinada essencialmente ao público infantil e jovem, sendo este ano subordinada ao tema "As Profissões". No fim-de-semana esta feira está aberta ao público em geral, das 15 h às 19 h, e nos dias úteis é somente aberta a escolas e jardins de infância que se queiram inscrever, sendo o horário das 10 h às 16 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5 Dias, 5 Temas, 20 Convidados
Há "Conversas" no ISLA de Santarém
O ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração), abre portas a Santarém. De 16 a 20 de Maio, diariamente das 16h às 18h30, nas instalações do Antigo Hospital Velho, fala-se de Teatro, Histórias e Lendas, Publicidade, Consumo e Relações Públicas. A Organização deste ciclo "À Conversa Com..." está a cargo da turma finalista de Relações Públicas do Curso Superior de Comunicação Empresarial do ISLA de Santarém que convida toda a população a marcar presença neste evento com entrada gratuita e prestigiados oradores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 e 21 de Maio
Torres Vedras acolhe "Oeste Infantil"
Entre os dias 16 e 21 de Maio realiza-se no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, a 16.ª edição da Recorde-se que em 2004 cerca de 50 mil crianças de todo o País percorreram no decorrer do certame os referidos "ateliers", virados para o seu mundo e sua preparação para a vida, a partir da experimentação, observação, aprendizagem, brincadeira e troca de saberes. No evento, dirigido ao grupo etário dos 3 aos 12 anos, mas também ao público em geral, irão ser desenvolvidos temas relacionados com os projectos educativos implementados nos estabelecimentos de ensino participantes,.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Dia Internacional dos Museus"
Museu do Cadaval lança livro e exposição
Com o propósito de comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu Municipal do Cadaval vai levar a cabo, no dia 14 de Maio, pelas 15h30, no Celeiro da Vila (junto ao museu), a inauguração da exposição "Estelas Medievais da Igreja do Cadaval" e o lançamento de uma publicação sobre a mesma temática.A mostra, que ficará patente ao público até ao dia 22, reúne estelas funerárias (ou cabeceiras de sepultura) da época medieval e algumas, também, da época moderna, provindas do antigo cemitério que existia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na vila do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
O Bando interpreta "Alma Grande"
Alma Grande (versão de câmara) vai ser interpretado pelo grupo de teatro "O Bando" no dia 13 Maio às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça. Baseado na obra de Miguel Torga e inspirado no imaginário de Marc Chagall, o encenador João Brites criou um espectáculo de teatro onírico, que procura o contraste entre o lado luminoso e o lado sombrio da vida; um espectáculo de teatro que concentra a representação dos actos numa versão de concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com conferências e testes gratuitos
Batalha recebe Exposaúde de 14 a 16 de Maio
Prevenir a doença através de uma mudança de comportamentos é o principal objectivo da Exposaúde, que decorre, de 14 a 16 de Maio, no Salão dos Bombeiros Voluntários da Batalha. Esta iniciativa é organizada pela Associação Internacional de Temperança, contando com o apoio da Câmara Municipal da Batalha. A exposição pretende sensibilizar e apresentar medidas que contribuam para a prevenção de doenças, dividindo-se em duas vertentes: a avaliação e a sensibilização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas da Cidade 2005
Ourém inaugura Parque Linear e convida actor Pedro Tochas
Com início marcado para 20 de Junho, dia da cidade e feriado municipal, as Festas da Cidade vão trazer a Ourém alguns nomes da música portuguesa, entre outras actividades, que durante quatro dias irão animar a população. O dia 20 será dedicado à cidade e às pessoas que nela se destacaram sendo neste dia também inaugurado o Parque Linear, obra de requalificação, que intervencionou cerca de 100 mil metros quadrados de zona ribeirinha da cidade, e que inclui um Parque Radical, onde decorrerão demonstrações de BMX e Skate. O dia terminará pelas 21 horas com um espectáculo pago, no Cine - Teatro Municipal, com Pedro Tochas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia e Pelicano firmam protocolo
Santarém vai ter empreendimento turístico de 120 hectares na Quinta do Gualdim
A Câmara Municipal de Santarém e a Pelicano firmaram no dia 6 de Maio um Protocolo com vista à construção de um empreendimento turístico na Quinta do Gualdim, em Santarém, que prevê a edificação de um aldeamento com um campo de golf de 18 buracos, um hotel de três pisos com 125 quartos, 2 pequenos complexos de piscinas com 2 courts de ténis e 2 polidesportivos, 1 edifício para implantação de comércio e serviços, 204 apartamentos, 219 moradias em banda, 235 moradias isoladas, 31 moradias e 30 apartamentos turísticos e ainda a criação de ciclovias e circuitos pedonais que permitirão um contacto mais próximo com a natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema "Não Matarás"
D. José Policarpo preside às cerimónias do 13 de Maio em Fátima
O Cardeal Patriarca de Lisboa D. José da Cruz Policarpo preside este ano à Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, no Santuário de Fátima - dias 12 e 13. A peregrinação deste ano, no âmbito do tema pastoral escolhido para todo o ano de 2005, e na sequência da decisão tomada em 2000 - de se dedicarem os primeiros dez anos do novo milénio aos Mandamentos da Lei de Deus -, é: "Não Matarás" (5.º Mandamento). Também o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, estará presente nas actividades no dia 12 (quinta-feira), integradas na "Operação Fátima 2005".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Museu de Arte Sacra e Etnologia comemora Dia Internacional dos Museus
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, promove diversas actividades no âmbito das comemorações do dia 18 de Maio, dia eleito pelo ICOM (International Council of Museums) como o «Dia Internacional dos Museus». Este ano o tema de reflexão proposto é Museus, Pontes entre Culturas. Em virtude do êxito da actividade do passado ano com a peça de teatro «Vamos saber como funciona um Museu!», interpretada pelos alunos do Curso de Animadores Socioculturais da Escola Profissional de Ourém, e por muitas escolas não terem conseguido marcação, este ano o Museu irá repor a mesma actividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho acolhe campanha gastronómica
Santarém à mesa com o borrego de 21 de Maio a 21 de Junho
Depois do Mangusto, vai decorrer de 21 de Maio a 21 de Junho no concelho de Santarém, a Campanha Gastronómica desta vez dedicada ao Borrego, numa iniciativa da Câmara Municipal de Santarém com o patrocínio de Águas São Silvestre, Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Quinta da Ribeirinha, Quinta do Juncal e Doces Regionais "Sabores do Campo". A campanha conta ainda com a colaboração da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ribatejo Oeste, Associação de Restauração e Similares de Portugal, Associação dos Agricultores do Ribatejo e da Região de Turismo do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em todas as autarquias
Distrito de Santarém vai ter Comissões Municipais de Defesa da Floresta e Contra Incêndios
Decorreu no dia 4 de Maio, em Santarém, uma reunião de discussão das medidas de prevenção a tomar no combate aos incêndios para o corrente ano. Esta reunião está inserida num conjunto de reuniões, que decorrem nos 21 concelhos do distrito de Santarém, e que o governo civil de Santarém realiza de 27 de Abril a 10 de Maio, com o intuito de coordenar a "Época de Fogos Florestais". Na ocasião, o governador civil de Santarém Paulo Fonseca referiu que vão ser criadas Comissões Municipais de Defesa da Floresta e Contra Incêndios em todos os concelhos do distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cela Velha
XV Mostra Gastronómica da Região Ribeirinha do Concelho de Alcobaça com inscrições abertas
A XV Mostra Gastronómica da Região Ribeirinha do Concelho de Alcobaça terá lugar este ano no dia 22 de Maio a partir das 13horas, na sede do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, na Cela Velha. A associação tem como objectivo a preservação das raízes culturais desta freguesia rural do sul do concelho de Alcobaça. O preço do almoço é de 15 euros e as inscrições podem ser feitas através do telefone 262.552343.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Câmara Municipal inicia estudos do Plano Geral de Mobilidade Urbana
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha iniciou os estudos do Plano Geral de Mobilidade Urbana, decorrendo durante os meses de Maio e Junho os trabalhos de campo que definem três níveis de incidência geográfica: Centro, Perímetro Urbano da Cidade e Restante Concelho das Caldas da Rainha (exterior ao Perímetro Urbano).Assim sendo, a autarquia solicita a boa receptividade da população à abordagem dos entrevistadores, devidamente credenciados, colaborando com o inquérito proposto, a decorrer nas vias públicas, estação do caminho-de-ferro, terminal rodoviário e em visitas domiciliárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 14 de Maio
Leiria acolhe 3º Festival Coral Internacional Afonso Lopes Vieira
O Festival Internacional "Afonso Lopes Vieira" vai ter lugar no dia 14 de Maio (sábado) às 16 h, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. A 3ª edição deste festival pretende divulgar e chamar a atenção para o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira. Este ano haverá um coral especial denominado CRAMOL (um grupo de mais de vinte mulheres que cantam, muitas vezes em círculo, polifonias "a capella" ou apenas com o acompanhamento do adufe, músicas tradicionalmente reservadas ao seu género) e do Coral PEÑA LABRA de Santander - Cantábria- Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes - Leiria
Leonor Beleza profere conferência na Casa-Museu João Soares
Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, é a convidada da Casa-Museu João Soares para uma conferência a realizar no dia 17 de Maio pelas 20 horas, na Quinta de Santo António do Freixo, nas Cortes, no concelho de Leiria. A ex-ministra da Saúde do Governo de Cavaco Silva irá falar sobre "Reforma do Sistema Político e Administração Pública". O preço do jantar é de 25 euros e as inscrições podem ser feitas até ao dia 13 de Maio através do telefone 244. 891219 ou do e-mail liga-amigos.casa-museu@fmsoares.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Quercus interpõe acção popular contra a REFER
Segundo a Quercus, a modernização da Linha do Norte promovida pela REFER tem apresentado diversos problemas para o ambiente e ordenamento do território. A escavação dos taludes para alargamento da área junto da Linha Férrea tem produzido um grande volume de terras que tem sido despejado em diversos locais, muitas vezes afastados da obra, provocando aterros em espaço agro-florestal, Reserva Agrícola Nacional, Reserva Ecológica Nacional e leito de cheias, nomeadamente, no concelho de Ourém e Pombal
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão celebra 59º aniversário com sarau
O Orfeão de Leiria vai comemorar no domingo, dia 15 de Maio o seu 59º Aniversário. Logo pela manhã será celebrada uma missa na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos) pelas 10h30 com a participação dos Corais do Orfeão de Leiria seguida de uma romagem ao cemitério de Amor para uma homenagem ao coralista falecido Albertino Serra. Já há noite, pelas 21h30 no Auditório do Orfeão de Leiria, haverá lugar para um sarau com a participação da Escola de Música e da Escola de Dança do Orfeão de Leiria bem como dos Corais do Orfeão de Leiria, sob a direcção do Maestro Augusto Mesquita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Alunos finalistas da ESAD organizam Comunicar: design 2005
A 3ª edição do ciclo de conferências Comunicar:Design, decorre de 10 a 13 de Maio, na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha. O evento visa promover discussões e análises sobre o design de comunicação e contribuir, desta forma, para a dinamização das actividades extra-curriculares relacionadas com o curso de Tecnologias Gráficas e Multimédia e continuar a promover o interesse da comunidade académica e da comunidade local por esta disciplina criativa e actividade profissional. O Comunicar:Design é organizado pelos finalistas do curso de Tecnologias Gráficas e Multimédia da ESAD-CR e coordenado pela docente Cristiana Pena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande entrevista
Feliciano Barreiras Duarte: "O PSD de Leiria precisa de um choque de credibilidade"
Responsável pelas pastas da Comunicação Social e da Emigração, saiu dos XV e XVI Governos com crédito, deixando obra feita nestas áreas e granjeando elogios mesmo de adversários políticos. Feliciano Barreiras Duarte foi também o contacto privilegiado entre os autarcas e instituições do distrito de Leiria e os Governos PSD/CDS. Advogado, consultor e professor universitário, abdicou voluntariamente de qualquer cargo partidário a nível distrital ou nacional, mas confessa estar atento à vida política. O deputado do Bombarral revela aqui o que pensa dos governos que integrou, de Leiria e do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XVII Festa do Vinho e IV Festival Nacional de Vinhos no Cartaxo
CNEMA vai acolher Festival Nacional de Vinhos
Durante 4 dias, cerca de 115 mil pessoas participaram na XVII Festa do Vinho e IV Festival Nacional de Vinhos, realizado de 28 de Abril a 1 de Maio, no Parque Municipal de Exposições do Cartaxo. Passaram pelo certame os secretários de Estado de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão, da Justiça, o ex-presidente da Câmara Conde Rodrigues, e da Reabilitação, Idália Moniz. Uma das novidades lançadas por Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo, foi o anúncio de que certame irá passar a ser realizado no CNEMA, em Santarém, um espaço maior e considerado mais condigno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Maioria municipal presente pela 1ª vez no almoço comemorativo do 25 de Abril na Cela Velha
O monumento a Humberto Delgado foi o local de peregrinação, uma vez mais, de autoridades políticas locais, população, familiares e amigos do General sem Medo que fizeram questão de homenagear a sua memória e o 25 de Abril. Este ano, além da viúva e da filha do general, estiveram presentes no tradicional almoço comemorativo do Dia da Liberdade organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo o general Pezarat Correia, um dos militares participantes no golpe militar e, pela primeira vez, a maioria municipal, na pessoa do seu vice-presidente Carlos Bonifácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rogério Raimundo recandidata-se pela CDU
O vereador Rogério Raimundo vai ser o cabeça-de-lista da CDU à Câmara Municipal de Alcobaça. O anúncio foi feito num jantar de apoiantes realizado no dia 24 de Abril, no restaurante do Alcobaça Clube de Ciclismo, que contou com a presença de Jorge Pires, membro do Comité Central do PCP. O cabeça-de-lista à Assembleia Municipal será o advogado Basílio Martins, actual líder da bancada da Coligação Democrática Unitária. Nesta festa comemorativa do 25 de Abril, a música esteve a cargo dos nazarenos Abílio Caseiro e Pedro Cordeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Infarmed autoriza abertura de farmácia em Cós
O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), em ofício de 27 de Abril, informou a Câmara Municipal de Alcobaça do envio para publicação no Diário da República dos avisos relativos aos concursos para abertura de novas farmácias. A autarquia constatou com satisfação que um dos locais constantes da lista é Cós, freguesia que viu a única farmácia aí existente mudar-se para a Benedita em Março de 2002. Agora, segue-se o processo burocrático de concurso público para a abertura de nova farmácia que demorará ainda alguns meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas tardes de sábado
Arte Xávega ao vivo anima areal da praia da Nazaré em Maio e Junho
A arte xávega, um dos mais tradicionais tipos de pesca da Nazaré, volta a animar o areal da praia nas tardes de sábado, nos meses de Maio e Junho, já a partir do dia 7 de Maio. Promovida pela Câmara Municipal da Nazaré e pela Região de Turismo Leiria/Fátima, em colaboração com a Associação Comercial, Industrial e Serviços local, esta iniciativa consiste na reconstituição dos rituais inerentes a este tipo de pesca, entretanto caído em desuso por força da evolução tecnológica e dos novos contextos económicos e legais do sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicada às artes musicais
Samuel Jerónimo lança webzine Phono
O músico e compositor valadense Samuel Jerónimo lançou, durante o mês de Abril, um novo local de interesse para todos os que se interessam pela vivência cibernáutica e pelas artes musicais. Trata-se da webzine Phono, localizada no endereço digital: . Além do seu fundador e editor Samuel Jerónimo fazem parte da sua equipa redactorial o músico e organizador de eventos leiriense Carlos Matos, o melómano lisboeta João Troviscal Costa e o musicógrafo e radialista alcobacense José Alberto Vasco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
Grupo de Amadores de Teatro apresenta "Pedido de Casamento" e "Uma Visita ao Valado"
"O Pedido de Casamento" e "Uma Visita ao Valado" são as peças que irão ser apresentadas pelo Grupo de Amadores de Teatro, no Clube Recreativo Beneficente Valadense, dia 7 de Maio, pelas 21h30. As duas peças de teatro são de autoria de Alberto Vieira; o ponto está a cargo de Vasco Loureiro e a contra-regra é de Amadeu Carvalho. Este espectáculo é acompanhado musicalmente pelo grupo "Abel". A organização é do Clube Recreativo Beneficente Valadense e conta com o apoio da Câmara da Nazaré e da Junta de Freguesia de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 30 de Abril
300 duatletas pedalaram e correram no Cadaval
O Cadaval recebeu, no dia 30 de Abril, o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e, pela primeira vez na história da modalidade, também o Campeonato Nacional de Juvenis, numa organização da Câmara Municipal do Cadaval, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal. No VIII Duatlo Sprint, o vencedor individual foi Sérgio Silva (SR Camarnal/ Ramalho Couto / Ika) e os 2º e 3º classificados foram Bruno Pais (Belenenses) e Lino Barruncho (SIR Janes e Malveira). Em femininos, a 1ª classificada foi Bárbara Clemente (S.U. Colarense) e em 2º e 3º posicionaram-se as irmãs Sara e Anais Moniz (Belenenses).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 10 a 14 de Maio
"The Gift" presentes na X Semana da Educação e Juventude da Marinha Grande
A X Semana da Educação e Juventude da Marinha Grande tem lugar de 10 a 14 de Maio, nos Pavilhões 1, 2 e 3 do Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. Subordinado ao tema Ciência, Tecnologia, Desporto, Artes e Inovação, o certame tem organização da Câmara Municipal da Marinha Grande, do Conselho Municipal de Educação e dos estabelecimentos escolares do concelho. Destaque para o concerto da banda "The Gift", no dia 14 de Maio às 22h, no palco do Parque Mártires do Colonialismo. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 10 e 11 de Maio
IPL promove III Congresso de Turismo de Leiria
O Instituto Politécnico de Leiria promove, nos dias 10 e 11 de Maio, no Hotel Praia Norte, em Peniche, o III Congresso de Turismo de Leiria. Com o título "O Turismo - âncora para o desenvolvimento regional", o congresso pretende suscitar a reflexão em torno dos desafios que se colocam ao sector, não apenas como um fenómeno com significado económico, enquanto fonte de rendimento e de divisas, mas também como um factor de desenvolvimento regional, com impactos relevantes sobre a cultura e o património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Pedro Abrunhosa nas Festas da Cidade 2005
Pedro Abrunhosa e os Bandemónio são os cabeças-de-cartaz do dia de abertura das Festas da Cidade das Caldas da Rainha, no dia 14 de Maio. Destaque ainda para a inauguração do estacionamento subterrâneo e renovação da Praça 5 de Outubro, a sessão solene com entrega de medalhas, a animação da Praça 5 de Outubro, o concerto com a Banda de Comércio e Indústria das Caldas da Rainha e para a inauguração das piscinas de S. Catarina, no dia 15 de Maio, feriado municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feriado Municipal
Nova auto-estrada entre Malveira e Mafra inaugurada no dia 5 de Maio
A nova auto-estrada Malveira-Mafra é inaugurada no dia 5 de Maio (Feriado Municipal) às 17h. A cerimónia realiza-se no Juncal, junto à Praça da Portagem, e a autarquia convida toda a população para o efeito. A nova via é considerada um passo crucial na consolidação do projecto de beneficiação das acessibilidades e, sobretudo, uma fundamental mais-valia para o munícipe não só contribuindo para uma maior eficácia nas suas deslocações, como também para libertar de tráfego as diversas povoações, preservando assim as condições de vida das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Edifício Cultural inaugurado no dia 25 de Abril
A inauguração do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche marcou a celebração do 31º aniversário do 25 de Abril. Localizado junto aos Paços do Concelho, esta obra insere-se na 1ª Fase da remodelação do antigo Quarteirão da Parreirinha. Este edifício, construído de raiz, possui um auditório, uma galeria de exposições e o arquivo municipal. Da autoria do arquitecto Hugo Hugon, a obra, financiada por fundos comunitários, foi adjudicada à empresa Costa & Carvalho, SA, tendo o investimento total importado em cerca de 749 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Feliciano Barreiras Duarte apresenta livro sobre reforma da comunicação social regional
Feliciano Barreiras Duarte apresentou, no dia 18 de Abril, na Biblioteca José Saramago, em Leiria, o livro "Informação de Proximidade: Jornais e Rádios", uma edição da Âncora Editora. Este foi o terceiro livro do ex-secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Presidência desde que entrou para o Governo em 2002, depois de "Leiria: Gigante Económico, Anão Político" e "Uma Verdadeira Política de Emigração". Responsável pela pasta da Comunicação Social, o governante do Bombarral foi o autor da reforma deste sector, que aposta na profissionalização dos jornais e rádios locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do arquitecto Rem Koolhaas
Casa da Música: edifício em forma de diamante promete ser o novo ex-libris da cidade do Porto
A Casa da Música foi inaugurada no dia 15 de Abril pelo Presidente da República Jorge Sampaio. O edifício arrojado, da autoria do arquitecto holandês Rem Koolhaas promete rivalizar com a Torre dos Clérigos como um dos ex-libris da cidade do Porto. O novo equipamento cultural foi lançado pelo ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho em 1998 e destinava-se a acolher parte da programação da Porto 2001- Capital Europeia da Cultura. Para a história fica a programação da inauguração que contou com um concerto dos portuenses Clã e do norte-americano Lou Reed
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinemania
Associação Juvenil de Peniche promove cinema luso-brasileiro
A Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai, realizar nos dias 6, 13, 20 e 27 de Maio o Cinemania, um ciclo que tem como objectivo principal possibilitar o acesso a cinema que não passou no circuito comercial na região Oeste. Este 1º Ciclo será dedicado a realizadores de Língua Portuguesa: do português Luís Filipe Rocha passará "A Passagem da Noite" e dos brasileiros Hector Babenco e Walter Salles passarão nesta edição "Central do Brasil" e "Diários de Che Guevara" e Carandiru, respectivamente. Todas as sessões decorrem às 21h30 na Sala João Paulo II do Centro de Solidariedade e Cultura (Stella Maris) em Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festas do 21ª aniversário de elevação a vila
João Moura e Joaquim Bastinhas participam em corridas de touros na Benedita
Depois da edição do ano anterior, a vila de Benedita volta a ser palco de duas corridas de toiros, nos dias 7 e 8 de Maio (sábado e domingo), às 17h, numa organização da Tertúlia Tauromáquica da Benedita. A realização deste certame taurino, cuja receita reverte a favor do Centro Comunitário Paroquial da Benedita, insere-se nas celebrações festivas que assinalam o 21º aniversário de elevação a vila da localidade. João Moura, Luís Rouxinol, Marco José, Joaquim Bastinhas, João Cerejo e Sónia Matias serão os toureiros presentes neste fim-de-semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Trupe de Teatro, os 4 e o Burro"
"O Pagador de Promessas" em cena em Alenquer
O grupo "Trupe de Teatro, os 4 e o Burro", apresenta em Alenquer a peça "O Pagador de Promessas", uma adaptação de um original de 1959 do dramaturgo brasileiro Dias Gomes, autor de novelas como "Verão Vermelho", "O Bem-Amado" e "Roque Santeiro". As próximas representações deste inspirado elenco composto por nove amadores estão agendadas para os dias 14 e 21 de Maio, no palco do Sporting Clube de Alenquer. O "Pagador de Promessas" é uma das peças brasileiras recordistas em traduções e encenações no mundo inteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Busto do republicano Braamcamp Freire colocado junto à biblioteca com o seu nome
O busto de Braamcamp Freire (1849-1921) foi recolocado junto à Biblioteca Municipal, no dia 20 de Abril, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Barreiro, presidente da Câmara Municipal de Santarém. O busto, da autoria de Teixeira Lopes, encontrava-se no Jardim das Portas de Sol, desde 1935 sendo deslocado para a rua com o seu nome, junto à Biblioteca, hoje Municipal, doada pelo ilustre republicano - que ocupou os cargos de presidente da Câmaras Municipais de Lisboa e de Loures e da Assembleia Nacional Constituinte - ao município scalabitano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Artur Bual em exposição no Centro Cultural
"Artur Bual - Vida e Obra" é a exposição que estará patente no Centro Cultural da Nazaré, de 7 a 29 de Maio. Neste âmbito, estarão disponíveis alguns dos trabalhos mais representativos do artista, bem como uma exposição documental sobre a biografia e percurso artístico de Artur Bual. Considerado um dos nomes de referência das artes do século XX e percursor da pintura gestual no nosso país, Artur Bual nasceu em 1926 em Lisboa, e morreu em 1999, na Amadora, onde viveu a maior parte da sua vida. Pintor, escultor e ceramista, realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu de José Malhoa organiza ateliê de bordado dedicado ao pintor caldense
No âmbito das comemorações dos 150 Anos do Nascimento de José Malhoa, o Museu de José Malhoa e a Liga dos Amigos do Museu vão promover um Atelier de Bordado das Caldas, tomando como modelo algumas das obras de Malhoa. Esta iniciativa, com início a 10 de Maio, contará com a orientação da Professora Idalina Lameiras e destina-se ao público em geral. Duração da Actividade: 3 horas diárias, das 9.30 às 12.30h, de terça a sexta-feira. Inscrições: máximo de 10 participantes. Inscrições prévias até ao dia 6 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
XIII Cistermúsica dedicado ao compositor Luís de Freitas Branco
O Festival de Música de Alcobaça terá lugar este ano entre 14 de Maio e 4 de Junho. Com o tema "O Encontro das Artes no cinquentenário da morte de Luís de Freitas Branco, o Cistermúsica dedica o primeiro fim-de-semana ao grande compositor português, através de interpretações da Orquestra Sinfónica da ESMAE e do Quarteto Lacerda, que apresentará um espectáculo de música e poesia com a estreia absoluta de um quarteto de João Pedro Oliveira encomendado pela organização em parceria com o Festival de Música do Estoril. Uma edição marcada pela introdução de entradas pagas, mas que terá um ciclo de cinema português com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar debateu investimento privado
no concelho
Como sobreviver na era da Globalização?
Com o advento do mercado global e da entrada maciça de produtos chineses na União Europeia a preços sem concorrência, a preocupação com a competitividade das empresas portuguesas multiplica-se. O Governo de José Sócrates anuncia o início de uma política de proximidade com as empresas e, a nível local, o problema está também na ordem do dia. A última iniciativa partiu de um jornal e de uma rádio de Tomar, que juntou empresários, autarquia e associações empresariais para debater o investimento privado no concelho. O que fazer para competir na era da Globalização?
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Imaginários de Museus e Museus Imaginários
Festival Música em Leiria 2005
XIII Festival de Música de Alcobaça - O Encontro das Artes
Nossa pátria língua-mãe
Origem, evolução e significado do Traje Académico
A seca na agricultura e no mundo rural do Oeste
"A Sabedoria traz discernimento político"
De Karol a Joseph
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o