Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve fazer mais para combater as alterações climáticas?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 52 Director: Mário Lopes Sábado, 18 de Janeiro de 2020
Capítulos Gerais do Partido Socialista
Augusto Santos Silva e o Mosteiro de Alcobaça: "Não se financiam ideias, financiam-se projectos"
O Partido Socialista de Alcobaça deu início no dia 12 de Fevereiro, no Hotel de Santa Maria, à série de fóruns temáticos designador por Capítulos Gerais- Novas Fronteiras para o Concelho de Alcobaça. O Mosteiro de Santa Maria foi o primeiro dos temas, para os quais foram convidados o ex-ministro da Cultura Augusto Santos Silva, o arquitecto Vasco Massapina, do Conselho Superior de Obras Públicas, e Rui Rasquilho, historiador e coordenador dos Capítulos Gerais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Durante o mês de Março
30 restaurantes vão aderir à campanha "Santarém à mesa com o magusto"
Couves, batatas, azeite, sal e alho são os ingredientes necessários para confeccionar o tradicional magusto, um prato ribatejano que vai servir de mote a uma campanha gastronómica a decorrer durante o mês de Março em 30 restaurantes do concelho de Santarém. A campanha organizada pela Câmara de Santarém em parceria com a Associação de Restauração e Similares de Portugal e a Região de Turismo do Ribatejo foi apresentada no dia 21 de Fevereiro, no típico restaurante Adiafa, no Campo da Feira, em Santarém. Os presentes puderam apreciar ao vivo a confecção do magusto à moda antiga pelo senhor Joaquim Rum, de Alcanhões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição bilingue
Câmara lançou Roteiro Turístico de Ourém
A Câmara Municipal de Ourém lançou no dia 17 de Fevereiro, no edifício da Divisão da Cultura, o Roteiro Turístico de Ourém, um documento promocional elaborado totalmente por funcionários da autarquia. Nesta primeira fase, o roteiro conta com 4 mil exemplares em Português e mil exemplares numa edição em Língua Inglesa. O Roteiro vai ser distribuído pelos postos de turismo de Ourém e Fátima e colocado à disposição nos hotéis de Fátima. O seu preço de comercialização é de cinco euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
ARTEEMREDE: projecto pioneiro em Portugal quer melhorar a oferta cultural da região
A apresentação dos órgãos sociais da ARTEEMREDE decorreu no dia 18 de Fevereiro. A escritura deste projecto de gestão cultural comum dos cine-teatros de 15 concelhos, já tinha sido celebrada no dia 4 de Janeiro, contando com a adesão dos municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Almeirim, Cartaxo, Entroncamento, Moita, Montijo, Nazaré, Palmela, Santarém, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Torres Novas, juntando-se agora também do Barreiro. Catarina Vaz Pinto, representante da Quaternaire, sublinhou que este será um ano de experiência e dedicado à instalação da associação em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Sete Livros Sete Debates"
António Manuel Baptista debate Einstein no auditório municipal da Batalha
O auditório municipal da Batalha  apresentará no dia 1 de Março (terça-feira) às 18h30, a obra "Subtil é o Senhor: Vida e Pensamento de Albert Einstein", constituindo a primeira sessão integrada na iniciativa "Sete Livros Sete Debates", organizada pela Fundação Mário Soares. Os debates a realizar, estão integrados no Plano de Actividades desta fundação para o corrente ano, dedicado ao tema "Ciência e Inovação", pretendendo-se, assim, comemorar o Ano Mundial da Física.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
São Pedro de Moel
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira iniciou obras
A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou os trabalhos com vista à beneficiação da Casa Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, no mês de Janeiro. São alvo de intervenção a casa principal e as camaratas. A obra foi adjudicada por 62 mil euros, acrescidos de IVA, com prazo de execução de 90 dias à empresa Litobras, Lda, na reunião ordinária de Câmara de 4 de Novembro. Prevê-se que os trabalhos de construção civil estejam concluídos até final de Abril. Depois disso, serão adquiridos mobiliário e equipamento para os diversos edifícios que integram a Casa Museu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS/Caldas quer derrotar gestão municipal com 20 anos
Partido Socialista alcança vitória histórica nas Caldas da Rainha
O Partido Socialista das Caldas da Rainha venceu, pela primeira vez, umas eleições no concelho, obtendo 38,5% dos votos contra 36% do PSD. O PS/Caldas obteve mais 598 votos que o PSD, vencendo nas Freguesias do Coto, Nossa Senhora do Pópulo, Salir de Matos, Salir do Porto, Santo Onofre e Tornada. Em comunicado, os socialistas caldenses consideram que "os resultados reafirmam o PS como a única forma política com condições para protagonizar um projecto de mudança nas Caldas da Rainha, com efectivas possibilidades de derrotar a gestão municipal de mais de 20 anos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens de Alcobaça premiados na Amadora
Catarina Lira Pereira e Tierri Ferreira conquistam I Prémio de Pintura e Escultura Artur Bual
Catarina Lira Pereira e Tierri Ferreira foram os vencedores do I Concurso de Pintura e Escultura promovido pela Câmara Municipal da Amadora. Estes dois jovens artistas do concelho de Alcobaça receberam o prémio no dia 5 de Fevereiro, na Galeria Artur Bual, na Amadora. Nesta primeira edição, candidataram-se 103 artistas que apresentaram a concurso 161 obras, tendo sido eleitas 64, entre as quais se encontra igualmente "Minor shade of Blue", de autoria dos artistas plásticos Gilberto e Gabriel Colaço, residentes na Benedita. A mostra dos trabalhos seleccionados poderá ser visitada até ao dia 27 de Fevereiro, na Galeria Artur Bual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2005
PS vence com maioria absoluta
O Partido Socialista venceu as eleições legislativas, obtendo 45,0 % dos votos, contra 28,7% do PSD, 7,6% da CDU, 7,3% do CDS-PP e 6,4% do Bloco de Esquerda. Em termos de mandatos, os socialistas obtiveram 120 deputados, contra 72 do PSD, 14 da CDU, 12 do CDS-PP e 8 do BE. No distrito de Leiria, o PSD venceu, mas perdeu um deputado. No distrito de Santarém, venceu o PS conseguindo mais dois deputados que em 2002, à custa de um do PSD e outro do CDS-PP. José Sócrates será o novo primeiro-ministro, dispondo para governar de uma maioria absoluta na Assembleia da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Carlos do Carmo: uma noite de deslumbramento no regresso a casa do velho senhor do fado
Carlos do Carmo actuou nos dias 4 e 5 de Fevereiro no Cine-Teatro de Alcobaça. O fadista proporcionou aos presentes um dos melhores concertos que, por certo, esta histórica sala de espectáculos já acolheu. Uma viagem pela memória de 40 anos de carreira que incluiu Lisboa Menina e Moça, Os Putos, Estrela da Tarde, O Homem das Castanhas, Por Morrer uma Andorinha, Fado Maestro, Fado Mulato, Bairro Alto e Canoas do Tejo. Com a serenidade de quem está em casa, uma vez que possui raízes familiares em Alcobaça, Carlos do Carmo cantou duas das canções sem microfone e até sem acompanhamento musical, levando o público ao rubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ordem dos Advogados deu-lhe razão
Caso Casa Pia: Adelino Granja vai continuar a ser advogado de "Joel"
A juíza Ana Peres pediu um parecer à Ordem dos Advogados para saber se o papel de Adelino Granja como denunciador do Caso Casa Pia e autor de artigos de opinião no jornal 24 horas é compatível com a situação de advogado de uma das vítimas. Num primeiro parecer, o Conselho Distrital da Ordem dos Advogados afirmou que o advogado de Alcobaça não podia ser testemunha e advogado ao mesmo tempo, mas Adelino Granja alegou que não está nessa situação porque já não está arrolado pelo Ministério Público como testemunha e a Ordem deu-lhe razão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Associação Forense do Oeste promove diálogo entre profissionais do sector e cidadãos
A constituição da Associação Forense do Oeste teve lugar no dia 4 de Fevereiro, nas Caldas da Rainha. O programa começou no Tribunal das Caldas com a apresentação do livro do professor universitário e ex-aluno do Pólo das Rainha da Caldas da UAL mestre Fernando Silva. Em seguida, realizou-se um jantar num restaurante do concelho, onde se procedeu à constituição formal da Associação que irá agregar profissionais da região ligados ao Direito e à Justiça, como juizes, advogados, funcionários judiciais, professores de Direito e juristas, com o objectivo de discutir os principais problemas do sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tema "Pescas e Porto da Nazaré"
Câmara e Associação de Defesa da Nazaré organizam III Jornadas para o Desenvolvimento
"Pescas e Porto da Nazaré" será o tema das III Jornadas para o Desenvolvimento, que decorrerão no Cine-Teatro da Nazaré, nos dias 11 e 12 de Março. Este evento, promovido pela Associação de Defesa da Nazaré e pela Câmara Municipal da Nazaré, tem como principal objectivo criar um fórum de reflexão sobre a fileira e sobre o papel da Nazaré e do seu porto, no contexto da Política Comum de Pescas e da crescente globalização da actividade. Estas jornadas, de inscrição livre, estão abertas à população em geral, e contarão com a participação de diversos especialistas e representantes de entidades ligadas ao sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 4 a 13 de Março
Feira das Tasquinhas de Rio Maior faz 20 anos
A Feira das Tasquinhas é um Festival Gastronómico que se realiza no Pavilhão Multiusos de Rio Maior durante o mês de Março, com a duração de 10 dias, sendo tradicionalmente um dos mais concorridos do género no País, atraindo anualmente cerca de 100 mil visitantes apreciadores da boa gastronomia de cariz tradicional. Este certame, que se iniciou em 1986, tem a particularidade de nele estarem representadas as colectividades das freguesias do concelho de Rio Maior e de outras localidades convidadas. As verbas angariadas destinaram-se à realização de obras e melhoramentos nas respectivas freguesias e associações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Autarquia organiza Semana da Poesia dedicada ao poeta Ruy Belo
Como forma de homenagear o poeta riomaiorense Ruy Belo, assinalando a data do seu nascimento (27 de Fevereiro), o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Rio Maior vai promover uma Semana da Poesia, de 21 a 28 de Fevereiro. A iniciativa é composta por diversas actividades, especialmente, e como não podia deixar de ser, recitais de poesia destinados a públicos diferenciados, dos mais jovens aos adultos, e vai decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal, sempre com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de Fevereiro a 18 de Março
Festival Dança em Leiria convida 6 grupos
O Festival Dança em Leiria terá lugar este ano de 26 de Fevereiro a 18 de Março, no Teatro Miguel Franco. Lisboa Ballet Contemporâneo, Companhia de Dança de Almada, Cláudia Nóvoa, Companhia de Dança Espasso Latino, DançArte e Paula Pinto são os grupos e bailarinos convidados para a edição 2005. Nos dias 26 e 27 de Fevereiro e 5 e 6 de Março haverá também cursos de dança para alunos e professores, nomeadamente, Dança Clássica, Contemporânea, Jazz, Barra de Chão, Criativa e Tradicional. A organização é da Câmara Municipal de Leiria e do Orfeão de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições legislativas de 20 de Fevereiro
Adelino Granja: candidato do Bloco de Esquerda aposta na modernização da Linha do Oeste
Adelino Granja ocupa o 5º lugar da lista do Bloco de Esquerda às eleições para a Assembleia da República pelo distrito de Leiria. O advogado de Alcobaça, conhecido pela denúncia pública do caso Casa Pia, integra a lista como independente pelo Movimento da Renovação Comunista e admite participar também nas eleições autárquicas deste ano. Heitor de Sousa, um economista de Lisboa, é o cabeça-de-lista pelo distrito, fazendo da modernização da Linha do Oeste um dos seus principais cavalos de batalha.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entrevista ao novo Presidente da Câmara
Carlos Miguel: Aeroporto da Ota não vai ter impactos urbanísticos em Torres Vedras
Em Torres Vedras, a tradição ainda é o que era. Além do Carnaval mais português de Portugal, a tradição manda que o presidente da Câmara Municipal seja substituído a meio de um dos mandatos pelo seu vice-presidente. Foi assim que, em Abril de 2004, o socialista Carlos Miguel assumiu o cargo em substituição de Jacinto Leandro. Agora assume-se pronto a enfrentar o desafio das urnas e diz o que pensa de alguns dos principais problemas e desafios com que o concelho se defronta: o aeroporto da Ota, a requalificação da zona do castelo, os animais abandonados, a poluição no Rio Sizandro, os moinhos e o Carnaval
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame conta com 7 grupos
8º Festival de Jazz de Valado dos Frades agendado entre 7 e 16 de Abril
O Festival de Jazz de Valado dos Frades de 2005 vai ser realizado entre 7 e 16 de Abril na sala do Clube R. B. Valadense, em Valado dos Frades. Os grupos convidados para esta 8ª edição são o Quinteto de Nelson Cascais com Chris Cheek, Kiko em Quinteto, Quarteto de Bernardo Sassetti, Big Band do Município da Nazaré, Dixie Gang, Carlos Barretto Quarteto e Jeffery Davis Quartet. A organização é da "Comissão do Jazz" da Biblioteca Instrução e Recreio tendo, como sempre, o maestro Adelino Mota como director artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Requalificação Urbana
CREPMA apresenta queixa-crime contra IPPAR e presidente da Câmara de Alcobaça
A Comissão Representativa de Empresários, Proprietários e Moradores de Alcobaça (CREPMA) informou, no dia 14 de Fevereiro, que apresentou uma queixa-crime no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa contra o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e o director regional de Lisboa do IPPAR. Em causa está um fax dirigido por Gonçalves Sapinho ao arquitecto Flávio Lopes, em que o autarca pede para este emitir um parecer "conforme combinado" relativo às as obras da Zona Envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, o que poderá configurar um caso de favorecimento pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peça Celadon
Ana Bola e Maria Rueff: uma comédia portuguesa no Cine-Teatro de Alcobaça
A peça de teatro Celadon vai ser exibida no Cine-Teatro de Alcobaça no dia 18 de Fevereiro (sexta-feira) às 21h30. O espectáculo conta com as interpretações de Maria Rueff e Ana Bola, também autora dos textos, e com a encenação de António Pires. Duas "escultoras de nails" (vulgo manicuras) que trabalham num fórum (expressão high-tech para Centro Comercial). Falam das suas "vidinhas" mas também dos seus sonhos. Celadon é uma comédia que pretende, em primeiro lugar, fazer rir. Se for possível rir e reflectir em simultâneo, a autora agradece. E já agora: porquê Celadon?
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O fim das contas telefónicas?
Internet já oferece serviço telefónico gratuito
Sabia que já pode falar gratuitamente para qualquer parte do mundo? Seja com o vizinho do lado ou com um parente na Austrália, qualquer pessoa que disponha de um computador com acesso à Internet pode agora falar o tempo que quiser sem gastar um cêntimo. Para tal basta-lhe fazer o download de um dos programas gratuitos disponíveis na Internet, como o Skype. Esta empresa passou também a disponibilizar desde Janeiro um serviço telefónico para que possa ligar para qualquer telefone convencional. É pago, mas as tarifas chegam a ser 20 vezes mais baratas que as praticadas pelas empresas telefónicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
Comics americana vs tradição portuguesa no Carnaval nocturno da Benedita... e divagações de uma mente atenta...
Não é inédito, mas é sempre especial. Todos os anos se realiza no Carnaval um corso nocturno na Benedita, vila sociologicamente noctívaga, da, agora, zona Oeste de Portugal. Este ano, pudemos constatar que dois símbolos de culturas distintas pareciam coexistir bastante amigavelmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Carnaval mais espontâneo de Portugal atraiu milhares de foliões
Apesar da espontaneidade ser a sua principal característica, cerca de 50 grupos carnavalescos envolveram cerca de 1.300 foliões no Carnaval da Nazaré, nos dias 6 e 8 de Fevereiro. Ao todo foram mais de duas dezenas de carros alegóricos, para além de ranchos de fantasia, brincadeiras e bandas infernais que atraíram milhares de pessoas à vila. Estes últimos, bem como as típicas "cegadas" são os principais elementos distintivos do Entrudo nazareno, cujo espírito está mais próximo do chamado carnaval trapalhão. A estes ingredientes juntaram-se os bailes nas colectividades do concelho e que, ao som das tradicionais marchas, marcaram o compasso do Carnaval da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Nova Democracia contra exclusão de debate
A Nova Democracia protesta contra a sua exclusão do debate com os cabeças-de-lista pelo distrito de Leiria às eleições legislativas, a ter lugar no dia 14 de Fevereiro na Marinha Grande. "Aplaudimos a clareza da decisão tomada, porque ela revela a hipocrisia de um sistema de falta de respeito para com os princípios democráticos e para com as recomendações recentes da Comissão Nacional de Eleições, sobre o tratamento "igualitário" das candidaturas, e da Alta Autoridade para a Comunicação Social", sublinha José Adelino Maltez, cabeça-de-lista da Nova Democracia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 de Fevereiro a 6 de Março
Mostra da Lampreia em 20 restaurantes de Tomar
O ano vai seco, os rios têm caudais reduzidos, a pesca tende a ser feita mais a jusante, mas em Tomar lampreia não vai faltar entre os dias 19 de Fevereiro e 6 de Março. Aliás, é já possível apreciá-la, neste momento, nalguns restaurantes do concelho, e mesmo fazer uma refeição completa, das entradas à sopa, passando por mais que uma variante no prato principal, sempre à base de lampreia, que nem sequer falta, em termos linguísticos, bem entendido, na sobremesa. A Câmara Municipal de Tomar é a organizadora da VI Mostra da Lampreia em colaboração com as casas aderentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Denominação de Origem Encostas d´Aire
Vinhos Medieval de Ourém e Alcobaça protegidos com denominação de origem
Foi publicada no Diário da República de 19 de Janeiro a portaria 167/2005 de 11 de Fevereiro que aprova o regulamento de produção e comércio da Denominação de Origem Encostas d´Aire, e as regiões, também com Denominação de Origem, de Alcobaça e Ourém, esta última com a designação Medieval de Ourém. A Câmara Municipal de Ourém recorda que se cumpre-se assim uma longa aspiração da população e da autarquia, que reconhece e valoriza esta técnica e este saber produzir vinho com mais de 800 anos de história.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimbra
Morreu a irmã Lúcia última vidente de Fátima
A irmã Lúcia, a última dos três videntes que afirmam ter visto Nossa Senhora em Fátima no ano de 1917, morreu no dia 13 de Fevereiro, com 97 anos de idade. Nascida a 22 de Março de 1907, em Aljustrel, no concelho de Ourém, Lúcia de Jesus dos Santos, dedicou a sua vida à oração e contemplação. Desde 1948 que a irmã Lúcia, prima de Jacinta e Francisco Marto - os dois outros pastorinhos que viram a Virgem Maria na Cova da Iria - residia no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde, por vontade expressa, será sepultada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhos devem ser entregues até 3 de Abril
Câmara Municipal da Nazaré promove IV Bienal de Artes Plásticas
Estão abertas as inscrições para a IV Bienal de Artes Plásticas da Nazaré - "Prémio Thomaz de Mello", que decorrerá de 8 de Abril a 10 de Maio, no Centro Cultural da Nazaré. Numa organização da Câmara Municipal da Nazaré, o Prémio Thomaz de Mello distinguirá trabalhos na área da Pintura e da Escultura, sendo atribuídos prémios de aquisição no valor de 2.500 e 3.500 euros, ao primeiro lugar de cada uma das modalidades, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A convite do PSD
Marcelo Rebelo de Sousa na Marinha Grande
A Direcção Distrital de Campanha de Leiria para as Legislativas de 2005 realiza no dia 13 de Fevereiro (domingo), pelas 21 horas, no Auditório do Sport Operário Marinhense, uma Conferência/Debate com Marcelo Rebelo de Sousa. O Professor da Faculdade de Direito de Lisboa e ex-presidente do PSD aceitou o convite da Secção de Leiria para participar na campanha eleitoral e vem fazer a análise da situação política nacional nesta conferência. No intuito de alargar este debate a toda a sociedade civil, a entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 3 a 9 de Fevereiro
Carnaval de Torres Vedras teve 150 mil foliões
Cerca de 150 mil pessoas participaram nos festejos do Carnaval, em Torres Vedras, que terminou no dia 9 de Fevereiro, com o tradicional "Enterro do Entrudo". 2237 figurantes pertencentes a 97 grupos inscreveram-se no Concurso de Máscaras realizado no decorrer do Corso Nocturno de sábado. O Corso Escolar que deu início na sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, ao Entrudo torriense, bateu um novo "record" de participação, tendo contado com mais de oito mil figurantes de 122 escolas do concelho de Torres Vedras e da região Oeste, continuando a ser, assim, o de maior dimensão no país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Companhia de Dança Contemporânia CeDeCe
Bailado "Dominga": último espectáculo em Alcobaça no dia 12
Pela última vez em Alcobaça, a Companhia de Dança Contemporânia CeDeCe, dirigida por Maria Bessa e António Rodrigues, apresenta o bailado Dominga no dia 12 de Fevereiro pelas 16h, no Cine-Teatro de Alcobaça. O espectáculo, sobre um conto com o mesmo nome de Agustina Bessa-Luís, é dirigido ao imaginário infantil e destina-se também a todos aqueles que ainda procuram entender a história do Principezinho. A entrada (sem descontos) é de 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Stand up comedy
"Levanta-te e Ri" encheu Cine-Teatro de Alcobaça
O programa da SIC "Levanta-te e Ri" foi emitido em directo no dia 31 de Janeiro, do Cine-Teatro de Alcobaça. Com apresentação de Marco Horácio, os actores convidados foram Serafim, Óscar Branco, Hugo Sousa, Paulo Baldaia, Nuno Oliveira e, por último, Fernando Rocha. O comediante mais aguardado pelo público alcobacense iniciou a actuação com o seu grito de guerra "ladies and gentlemans...", ao qual responderam 300 vozes em uníssono. Com uma sala cheia, Marco Horácio não deixou de fazer referência à cidade e cantou com o público a conhecida canção "Alcobaça", de Belo Marques, sendo este um dos momentos altos da noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
O "general sem medo" ensombra ainda a memória portuguesa
Foi há 40 anos, num 13 de Fevereiro igual a este que Humberto Delgado e a sua secretária pessoal, a brasileira Arajarir Campos, foram mortos na fronteira espanhola e enterrados num valado em Villanueva del Fresno, perto de Olivença e de Badjoz. O "caso Humberto Delgado" é ainda um cadáver escondido nos armários da nossa memória contemporânea. O facto de no regime democrático apenas se ter processado o julgamento dos criminosos materiais, deixando de lado a autoria moral (e política) do duplo assassinato, pesa grandemente neste pesadelo colectivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornalista António Melo entrevista o homem
que atraiu Humberto Delgado à cilada
"A minha história naquele país só deixa esterco"
Comemora-se no dia 13 de Fevereiro o 40º aniversário do assassinato do general Humberto Delgado. O jornalista António Melo publica aqui uma entrevista com Ernesto Lopes Ramos, o homem que atraiu o "General sem Medo" e Arajarir Campos, a sua secretária de nacionalidade brasileira, a Villanueva del Fresto, uma localidade espanhola junto à fronteira portuguesa. O assassinato de ambos foi perpetrado por uma brigada da PIDE chefiada por Rosa Casaco e de que fazia parte ainda Casimiro Monteiro e Agostinho Tienza. Neste dia está programada uma romagem ao local que contará com a presença de diversas personalidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2005- Ano Internacional da Física
Faculdade de Ciências de Lisboa organiza curso dedicado a Albert Einstein
História das Ciências (Einstein, construtor de universos) é um curso oferecido tanto aos alunos das licenciaturas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito das disciplinas de Formação Cultural, Social e Ética (FCSE), como ao público em geral. Esta disciplina funciona no segundo semestre de 2004/2005 (de 14 Fevereiro a 3 Junho de 2005) e no primeiro semestre de 2005/2006, e será dedicada à vida e obra de Einstein no contexto da ciência e da sociedade da sua época. Integra-se nas comemorações do Ano Internacional da Física 2005, escolhido para celebrar o centenário do Annus Mirabilis de Albert Einstein.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com música de Samuel Jerónimo
e vídeo-arte de Carlos Sousa
Instalação "Redra" agendada para Braga, Alcobaça, Gouveia e Almada
Depois de ter recolhido as melhores criticas em Portugal e noutros países da Europa e de ter visto o seu álbum de estreia "Redra Ändra Endre De Fase" apontado pelo jornal Público como um dos melhores dez álbuns nacionais de 2004, o músico valadense Samuel Jerónimo junta-se agora ao artista alcobacense Carlos Sousa, na criação da exposição audiovisual "Redra: o papel do erro na descoberta/ mudança" que irá estrear no dia 25 de Fevereiro no Museu Nogueira da Silva em Braga. A 7 de Abril estará na Escola Adães Bermudes (Alcobaça), a 10 de Abril no Festival Gouveia Art Rock 2005 (Gouveia) e a 13 de Maio na Feira da Fanzine (Almada)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entroncamento
Câmara Municipal organiza Workshop de Valsa
A Câmara Municipal do Entroncamento promove, no dia 13 de Fevereiro (domingo) às 16h, um Workshop de Dança, na modalidade de Valsa, a ter lugar no Centro Cultural. As inscrições estão abertas até ao dia 11 de Fevereiro, podendo ser efectuadas nos Serviços Culturais, ou no próprio dia do Workshop até às 15h30m. Dança de origem europeia, surgiu na Áustria e Alemanha, inspirada no minueto e no laendler, dança alemã campestre antiga. A origem da palavra vem do alemão waltzen, que quer dizer dar voltas. É uma dança de compasso ternário, com três andamentos, rápido, moderado e lento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Companhia de Dança Contemporânia CeDeCe
Bailado "Dominga" no dia 12 em Alcobaça
Pela última vez em Alcobaça, a Companhia de Dança Contemporânia CeDeCe, dirigida por Maria Bessa e António Rodrigues, apresenta o bailado Dominga no dia 12 de Fevereiro pelas 16h, no Cine-Teatro de Alcobaça. O espectáculo, sobre um conto com o mesmo nome de Agustina Bessa-Luís, é dirigido ao imaginário infantil e destina-se também a todos aqueles que ainda procuram entender a história do Principezinho. A entrada (sem descontos) é de 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de utentes tem vindo crescer significativamente
Posto de Atendimento ao Cidadão do Cartaxo atinge record de atendimentos em Janeiro
Durante o mês de Janeiro, o PAC - Posto de Atendimento ao Cidadão, situado na Câmara Municipal do Cartaxo, foi procurado por cerca de 270 utentes, atingido assim o maior número de registos de sempre. Foram ainda atendidos mais de 170 pedidos de informação. Os serviços que têm sido mais procurados pelos utentes do PAC são os da área da Direcção Geral de Viação, como a substituição e revalidação da carta de condução, a EDP, para celebração, alteração e rescisão de contratos e a comunicação de leituras, o Registo e Notariado, nomeadamente o pedido de certidões do Registo Civil, e ainda a ADSE, no âmbito do pedido da alteração de dados, morada ou NIB.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
António Galamba entrega pedido de intervenção da Procuradoria Geral da República
O deputado António Galamba convocou os jornalistas para comunicar, no dia 31 de Janeiro, a entrega de um requerimento à Procuradoria Geral da República questionando o Governo sobre a sua parcialidade no processo de candidatura à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Em causa estão as declarações de Telmo Faria no dia 21 de Janeiro, em Óbidos confessando que o secretário de Estado do Turismo Luís Correia da Silva lhe garantiu, no dia 17 de Maio de 2004, que o Governo iria localizar a escola à vila e que técnicos do INFTUR, então funcionários do Ministério da Economia, ajudaram mesmo a autarquia a elaborar a sua candidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Grupo Gente Gira apresenta nova revista "Ri-te, ri-te qu´é chique!"
O Grupo Gente Gira estreou no dia 4 de Fevereiro, a nova Revista à Portuguesa " Ri-te Ri-te qu"é chique!" com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cadaval e perante uma sala cheia que aplaudiu de pé esta nova produção com 27 actores, entre os quais muitos estreantes escolhidos através de um casting. Com direcção e encenação de António Rodrigues, esta revista foi levada à cena também nos dias 5 e 6, sempre com lotações esgotadas. Esgotadas estão também as sessões agendadas para os dias 7 e 12, levando a que o Grupo Gente Gira anuncie mais uma sessão para dia 27 às 15 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Luís Pais Antunes promete ficar 4 anos na Assembleia da República
Os candidatos do PSD pelo distrito de Leiria apresentaram-se à comunicação social no dia 31 de Janeiro, num hotel de Leiria. Luís Pais Antunes, Feliciano Barreiras Duarte e Mário David, secretários de Estado Adjunto e do Trabalho, Adjunto do Ministro Adjunto e Assuntos Europeus, respectivamente, são os primeiros da lista. Sem ligações ao distrito, o cabeça-de-lista promete, no entanto, desempenhar o cargo de deputado durante 4 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cine-Teatro de Alcobaça
Manuel Campos e Stephanie Wagner abriram 1º concerto do Ciclo de Músicos Alcobacenses
O percussionista Manuel Campos voltou a actuar no Cine-Teatro de Alcobaça, desta vez na companhia da flautista luso-alemã Stephanie Wagner. O espectáculo teve lugar no dia 29 de Janeiro e foi o primeiro de um ciclo dedicado aos músicos alcobacenses. Manuel Campos, é um dos vários músicos profissionais da Vestiaria que devem a sua formação inicial à Sociedade Filarmónica Vestiarense Monsenhor José Cacela, a exemplo dos clarinetistas Jorge Trindade, António Rosa e António Saiote, entre outros. Este último, mesmo não sendo vestiarense, estudou algum tempo nesta escola, sendo actualmente maestro da Orquestra Académica do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasil
Poemas de Lucas Tenório
Lucas Tenório é um poeta brasileiro, pernambucano de Recife, funcionário público, nascido em 1969. Cadaço e Gravata, Papel Ofício, Lá vem o Beco, Catalofagia, Ecce Homo, Geração e Morte, A Bicicleta de Leminski, Pequeno Santo Antônio, Redoma, Sal-da-de, Soneto a Carlos Pena Filho e Noite são os pemas aqui apresentados. A palavra à poesia!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
Bruno Januário: Alcobaça, Óbidos e o País do "deixa-andar"
Desde já a minha saudação a este magnifico jornal electrónico que é o Tinta Fresca e a todos os que colaboram dia e noite o meu obrigado e sinceros parabéns. Venho aqui por este meio pedir se era possível editar este comentário acerca desta região fantástica que é a nossa mas que grande mal sofre neste momento. É inacreditável o que se passa nesta região, os concelhos estão cada vez mais fechados para com os seus vizinhos, a guerra do bairrismo está cada vez mais acentuada e cada um tenta prejudicar o outro sem olhar a meios para tal, senão vejamos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Calda da Rainha
Carnaval dedicado a Rafael Bordalo Pinheiro convida o conde da "Quinta das Celebridades"
O Corso Carnavalesco das Caldas da Rainha vai ter como Rei do Desfile Jorge Monte Real, o conde da Quinta das Celebridades, no dia 8 de Fevereiro, terça-feira de Carnaval. O Carnaval das Caldas da Rainha, "bem português e trapalhão", tem este ano como tema Rafael Bordalo Pinheiro, uma vez que se comemora o Centenário da Morte do caricaturista, pintor e escultor. No ano em que se assinala o centenário da morte do artista caldense, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha entendeu , entre outras iniciativas, homenagear este grande vulto da nossa Cultura escolhendo-o como tema para o Carnaval deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia da Pedra do Ouro
Quercus acusa Câmara de Alcobaça de continuar a licenciar empreendimentos em zona de risco
A Quercus denuncia que "alguns meses depois do licenciamento do polémico empreendimento na Praia da Mina do Azeiche, a Câmara Municipal de Alcobaça continua a licenciar empreendimentos imobiliários sobre a arriba costeira, em zona ambientalmente sensível, nomeadamente ao nível geológico e geomorfológico, a cerca de 50 metros do topo da arriba, desta vez na Praia da Pedra do Ouro, freguesia de Pataias em Alcobaça".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esperam-se 1300 foliões
Festa de S. Brás abre Carnaval da Nazaré
A Festa de S. Brás, a ter lugar no dia 3 de Fevereiro, é uma festividade ancestral, ligada à romaria à capela de S. Brás (situada no topo do monte também designado de S. Bartolomeu), marca tradicionalmente o arranque do Carnaval da Nazaré. Este ano, por força do calendário, já muitas actividades carnavalescas deram a partida para os grandes dias de folia daquele que se assume "o Carnaval mais nazareno de Portugal". Contudo, a Festa de S. Brás continua a ser um marco emblemático desta forma peculiar de viver o Carnaval, levando milhares de pessoas - preferencialmente mascaradas - ao sopé do monte para, em redor de fogueiras, fazer piqueniques, dançar e conviver.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Barreiras Duarte apresenta livro sobre imigração
O secretário de Estado-Adjunto do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro apresentou, no dia 24 de Janeiro, o livro "Uma verdadeira Política de Imigração", da editora Âncora. A apresentação teve lugar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, e contou com a presença do sociólogo Moita Flores, do vice-presidente da Câmara Vítor Lourenço, de Laura Maria Esperança, vice-presidente da APEL, e do editor António Batista Lopes. O livro é uma compilação de entrevistas , discursos e artigos de opinião publicados em jornais pelo autor..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
"La Traviata" estreia no Teatro José Lúcio da Silva
A ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, vai ser exibida no dia 17 de Fevereiro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. O espectáculo estará a cargo do Teatro de Ópera e Ballet da República da Moldávia. A Ópera Nacional da Moldávia, que completará 50 anos de existência no próximo ano, tem realizado imensas tournées pela Europa, Ásia e América. Obras primas do repertório operístico clássico, como sejam: "Evgheny Oneghin", "Boris Gudonov", "Madame Butterfly", "Demon", "Aida", "La Traviata", "Rigoletto", "Otello", "Tosca" e "Príncipe Igor" já foram apresentadas por esta companhia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Jaime Umbelino apresenta livro "A Literatura nos Carnavais de Torres"
O edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras acolhe no dia 4 de Fevereiro, pelas 18h30, o lançamento do livro "A Literatura nos Carnavais de Torres", de autoria de Jaime Umbelino. Recorde-se que ao longo do seu percurso literário, Jaime Umbelino já publicou as obras: "A Quadra Popular no Alentejo", "De Turres Veteras a Torres Vedras (Estudo Etimológico); "As Esferas Armilares do Castelo de Torres Vedras (interpretação de uma sigla)", "O Foral de D. Afonso III", "Musa Antiga", "O Mirante", "A Língua Portuguesa" e "A Foz do Arelho na Lenda e na História".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rui Morais é o 7º candidato do PSD pelo distrito de Leiria
O advogado Rui Morais, actualmente a desempenhar os cargos de assessor do Ministério do Ambiente e de programador do Cine-Teatro de Alcobaça, é o sétimo candidato do PSD pelo distrito de Leiria à Assembleia da República. A sede concelhia de campanha situa-se em frente ao mercado municipal e foi inaugurada no dia 2 de Fevereiro pelo cabeça-de-lista Luís Pais Antunes, depois de Pedro Santana Lopes ter cancelado a sua passagem por Alcobaça, no dia 25 de Janeiro, por motivos de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
CDU dedica jantar-debate à Saúde
A CDU de Alcobaça organizou mais um dos seus jantares/debate no dia 20 de Janeiro, desta vez dedicado à Saúde, tendo contado com a presença da deputada Ângela Sabino e de alguns técnicos do sector. O vereador da CDU anunciou que a Câmara Municipal vai criar uma empresa de reabilitação urbana para reabilitar o centro histórico, a exemplo do que sucede em Lisboa, Porto e Coimbra. Críticas também para a indefinição do modelo de gestão do Cine-Teatro de Alcobaça, não havendo ainda qualquer decisão quanto à constituição da anunciada empresa municipal, estando até agora esta infra-estrutura a ser gerida por Rui Morais, o "candidato do PSD".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Expo Criança de 5 a 13 de MARÇO no CNEMA
A 6ª edição da Expo Criança vai ter lugar de 5 a 13 de Março, no CNEMA, em Santarém. Continuando assente em pressupostos de natureza educativa e pedagógica, o certame tem como tema este ano "Terra da Fantasia - o mundo que queremos". Um ciclo de conferências reunindo alguns dos melhores especialistas portugueses está previsto entre 7 e 11 de Março bem como um workshop com o tema "Cuidar de Crianças em Instituições de Acolhimento", no dia 11, a cargo de uma personalidade de relevo em matérias educativas, David Millar, do Centro de Estudos Psicanalíticos da Universidade de Essex.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasil
"Artes Tradicionais de Portugal" em exposição no Consulado de Belo Horizonte
A Exposição "Artes Tradicionais de Portugal" é organizada pelo Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido apresentada pela primeira vez, em 2002, em Jacarta, na Indonésia, seguindo depois para Brasília e Rio de Janeiro, em 2004. A mostra em Belo Horizonte, estará aberta ao público, com entrada franca, de 2 de Fevereiro a 9 de Abril, sendo co-realizada pelo Governo do Estado, pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte e pela Fundação Clóvis Salgado, contando ainda com o apoio cultural da TV Globo, dos Diários Associados e da VT3 Produções. Após esta apresentação, seguirá para Salvador da Bahia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Morreu Cavém: bicampeão europeu pelo Benfica
Cavém, antigo futebolista do Benfica, faleceu no dia 11 de Janeiro com 72 anos. Em 14 épocas na Luz, disputou 542 jogos e marcou 125 golos, tendo conquistado 2 Campeonatos Europeus (1960/61 e 1961/62), 9 Campeonatos Nacionais e 4 Taças de Portugal. Cavém representou o Benfica de 1955 até 1969, tendo jogado em todas as posições, excepto guarda-redes e ponta-de-lança. Em 1970, foi contratado pelo Ginásio de Alcobaça como treinador-jogador, tendo permanecido aí ainda alguns anos até encerrar a carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatos do PS pelo distrito de Leiria recebidos na Câmara de Alcobaça
Alberto Costa: "Novas escolas deveriam ter sido decididas por Governo em plenitude de funções"
Os candidatos do PS pelo distrito de Leiria às eleições parlamentares de 20 de Fevereiro foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça no dia 21 de Janeiro. O deputado Alberto Costa lamentou a aprovação tardia pelo Governo da Escola Superior de Conservação e Restauro e da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e defendeu que estas decisões deveriam ser tomadas por um governo em plenitude de funções. O cabeça-de-lista do PS adiantou não entender a razão porque as associações de municípios não se pronunciaram sobre a localização destas escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Santana Lopes inaugura barragem de Alvorninha
O primeiro-ministro inaugurou, no dia 22 de Janeiro, a barragem de Alvorninha, situada no concelho das Caldas da Rainha. A obra, no valor de quase 6 milhões de euros, destina-se a regar 127 hectares e irá beneficiar 198 agricultores, nas áreas da horticultura e fruticultura. Na cerimónia estiveram presentes também os ministros da Agricultura e Adjunto, o Cardeal Patriarca de Lisboa, natural de Alvorninha, e o presidente da Câmara das Caldas. O edil lançou um rasgado elogio a Santana Lopes, por resolver rapidamente a crise política decorrente da demissão de Durão Barroso e permitir o lançamento de muitas obras no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Laborinho Lúcio
Associação Forense do Oeste constituída nas Caldas da Rainha
A Associação Forense do Oeste vai ser constituída no dia 4 de Fevereiro, nas Caldas da Rainha. O encontro terá início às 18h30, com a assinatura da escritura de constituição da Associação no Tribunal da cidade, seguindo-se um jantar numa freguesia das Caldas que deverá reunir mais de uma centena de pessoas. Na ocasião será apresentado um livro da autoria do Mestre em Direito Dr. Fernando Silva e anunciada a doação de uma biblioteca à Associação, pertença do Dr. Vítor Lopes. No encontro estará presente Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e actual ministro da República para os Açores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Novas Fronteiras para o Concelho de Alcobaça"
Partido Socialista lança fórum Capítulos Gerais
A Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça vai realizar nos próximos meses, um conjunto de colóquios denominado "Fórum Capítulos Gerais - Novas Fronteiras para o Concelho de Alcobaça". Agricultura, Ambiente, Cultura, Educação, Economia, Indústria, Património, Marketing Territorial, Saúde e Turismo serão os temas em discussão. A primeira sessão, a realizar já no dia 12 de Fevereiro às 16 h no Hotel de Santa Maria, será subordinado ao tema "Mosteiro de Alcobaça - âncora de desenvolvimento" e contará com as presenças do ex-ministro da Cultura Augusto Santos Silva, do arquitecto Vasco Massapina e do historiador Rui Rasquilho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Óbidos, as escolas e o TGV
OPINIÃO
Os Brâmanes
Comics americana vs tradição portuguesa no Carnaval nocturno da Benedita... e divagações de uma mente atenta...
Inês de Castro, por António Cândido Franco*
Afinal, o que é o dia de S. Valentim?
O "general sem medo" ensombra ainda a memória portuguesa
Vende-se, trespassa-se, cede-se
Inês, Memória e Futuro
S. Valentim
O Terramoto de Lisboa e a invenção do mundo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o