Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 44 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
Com tradução de José Mário Silva
Jean-Baptiste Botul apresenta livro A vida sexual de Immanuel Kant
A vida aparentemente casta de Immanuel Kant, foi o tema sobre o qual Jean Baptiste Botul se debruçou, por ocasião das conferências proferidas junto da comunidade neo-kantina, em 1946, no Paraguai. A vida sexual de Immanuel Kant, compreende estas famosas conferências, em que Jean-Baptiste Botul expõe, pela primeira vez, a tese segundo a qual "os filósofos inventaram uma forma extraordinária de reprodução: eles não se penetram, eles retiram-se. E esta retirada tem um nome: melancolia".
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
 
De Charles Fourier
Editora Cavalo de Ferro lança livro Dos cornudos: suas espécies e tipos
Dos cornudos: suas espécies e tipos estabelece a tipologia de todos os cornudos possíveis e imaginários de acordo com uma metodologia cientificamente rigorosa!Charles Fourier desenha uma série de retratos de homens enganados que, apesar de algumas vezes o serem com o seu próprio consentimento, são sempre ridículos e ridicularizados. Segundo Charles Fourier, a "cornadura" não é nem um bem, uma vez que a natureza não faz mais que reagir à agressão que é o casamento, nem um mal uma vez que é comandada pelas paixões. A tradução do original é de Helder Guégués.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Miguel Sousinha: “EURO 2004 cumpriu completamente os objectivos”
O presidente da Região de Turismo de Leiria-Fátima, considerou, no dia 17 de Junho, que os objectivos do EURO 2004 se encontram completamente cumpridos até ao momento. Em termos de mediatização do evento, Miguel Sousinha sublinha o grande impacto da região e da cidade de Leiria nos media internacionais. O responsável turístico considera que o envolvimento da cidade anfitriã com os adeptos "tem sido esplêndido, colocando a cidade e a região em festa". Miguel Sousinha confessa ainda a sua "satisfação pessoal por verificar que a cidade foi devolvida aos habitantes e à região".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Turismo exibe exposição de 100 maiores obras da engenharia portuguesa no século XX
A Ordem dos Engenheiros tem patente ao público no Posto de Turismo de Alcobaça, de 18 de Junho até aos primeiros dias de Julho, uma exposição alusiva às 100 maiores obras da engenharia portuguesa no mundo. A ideia de trazer esta mostra a Alcobaça partiu de Fernando Santo, natural da freguesia dos Montes, no concelho de Alcobaça, e actual Bastonário da Ordem dos Engenheiros. São 100 fotografias que ilustram grandes obras de engenheiros portugueses no mundo, de Macau a Moçambique, do Brasil aos Estados Unidos da América.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
XIV FIABA com o EURO 2004 em fundo
A XIV FIABA - Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha teve lugar de 17 a 20 de Junho, numa organização da Câmara Municipal. Antes da abertura oficial da FIABA, foi inaugurada na Galeria Mouzinho de Albuquerque, a exposição de escultura em pedra da artista Adália Alberto, que se encontra patente ao público até 30 de Junho. Esta exposição é constituída por peças de mulheres esculpidas em pedra. De referir que a FIABA - a que se associou uma vez mais o Festival Regional do Vinho - contou este ano com a presença de 57 artesãos e 17 tasquinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar do desmentido de Barreiras Duarte
Candidatura de Durão Barroso abre crise política em Portugal
Durão Barroso deverá ver oficializada no dia 29 de Junho, a sua candidatura à presidência da Comissão Europeia. A inesperada decisão do primeiro-ministro, que negara alguns dias antes a hipótese de uma candidatura ao cargo, deverá abrir uma crise política em Portugal, uma vez que a Oposição reclama eleições antecipadas e não parece existir consenso no PSD quanto ao nome de Pedro Santana Lopes para lhe suceder no cargo. Não obstante, Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Presidência, negou no dia 26, em Alcobaça, a existência de qualquer crise política.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 6 a 11 de Julho
Batalha acolhe 3ª Feira do Livro e do Jogo
De 6 a 11 de Julho, a Praça Mouzinho de Albuquerque vai acolher a 3ª edição da Feira do Livro e do Jogo. A organização, a cargo da Câmara Municipal, fez "um forte reforço ao nível do programa de animação, prometendo, há semelhança de anos anteriores, um grande sucesso". A par desta preocupação, a autarquia atribui a cada aluno dos ensinos pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho da Batalha, "Cheques-Livro" válidos em todos os stands existentes no recinto da feira, pretendendo esta iniciativa, de acordo com António Lucas, presidente da Câmara Municipal da Batalha "estimular nos mais novos o gosto e o prazer da leitura".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Arqueólogos iniciam campanha de escavações na cidade romana de Eburobrittium
A partir de dia 28 de Junho têm início as escavações na cidade romana de Eburobrittium, em Óbidos. À semelhança do que tem acontecido em campanhas anteriores, estudantes, acompanhados de uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal, vão continuar a escavar e tentar descobrir mais pormenores desta cidade romana. Beleza Moreira, arqueólogo da autarquia, afirma que nesta campanha "vai tentar determinar-se a ocupação espacial da urbanização da cidade". O técnico diz que, neste momento, "a urbanização da cidade romana não permite uma identificação absoluta das áreas habitacionais".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 25 de Julho
Mercado Medieval de Óbidos regressa em Julho
Vai realizar-se, de 15 a 25 de Julho, mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos. Como em outros anos, são esperados muitos milhares de pessoas, havendo, nesta edição, algumas novidades. Cada dia terá uma temática diferente, possibilitando a todos os visitantes um contacto directo com o nosso passado. Segundo Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, "à semelhança dos dois últimos anos, Óbidos volta a dar um mergulho na História e a reviver os hábitos e costumes de outros tempos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque de Lazer da Pedralva, rede viária, venda ambulante e ensino
Câmara e IPL assinam protocolos na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré e o Instituto Politécnico de Leiria assinaram três protocolos, no dia 22 de Junho. No primeiro, a autarquia compromete-se a ceder o espaço do Parque da Pedralva, em regime de comodato, por um período de três anos. Nos outros dois, o IPL propõe-se elaborar estudos para a criação de espaços destinados à venda ambulante e para a elaboração e implementação do ordenamento da circulação viária na Nazaré, Praia, Sítio, Pederneira e Rio Novo. A sessão contou com a presença do secretário de Estado-Adjunto da Ministra do Ensino Superior, Jorge Moreira da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estádio da Luz - Lisboa
EURO 2004: Portugal vence Inglaterra por 8-7
A selecção portuguesa de futebol venceu a de Inglaterra por 8-7, no dia 24 de Junho no Estádio da Luz em Lisboa, num dos jogos dos quartos-de-final do EURO 2004. Um jogo impróprio para cardíacos, com a Inglaterra a marcar logo nos primeiros minutos por Michael Owen e o empate a ser conseguido já perto do final da partida por Hélder Postiga. Rui Costa colocou Portugal em vantagem já no prolongamento e Lampard voltou a empatar logo de seguida. Nas grandes penalidades, Ricardo foi o herói do jogo, depois de ter defendido o último penalty e marcado logo de seguida o golo da qualificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Câmara apresenta programa de Verão “Foz do Arelho 2004”
Foz do Arelho, "Trio Eléctrico" e outras inovações compõem o programa "Foz do Arelho 2004", promovido pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com a empresa ContraCapa. O "Foz do Arelho 2004 " arranca no dia 9 de Julho e promete 52 dias consecutivos de actividades que vão conciliar os "diferentes conceitos, para uns e para outros, do que são férias e lazer". O edil Fernando Costa anunciou na conferência de imprensa realizada no dia 17, no Inatel da Foz do Arelho, investimentos previstos para a Foz, nomeadamente a Piscina Oceânica, o EcoMuseu e mais estacionamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 25 de Julho
Luís Represas presente em Peniche na II Semana da Renda de Bilros
Um espectáculo com Luís Represas, na Fortaleza de Peniche, no dia 23 de Julho, sexta-feira, pelas 22 horas, é um dos pontos altos da II Semana da Renda de Bilros de Peniche, que decorrerá entre 19 e 25 de Julho. Trata-se de uma oportunidade única para assistir ao espectáculo de um dos mais conceituados artistas portugueses, que assim actuará pela primeira vez neste espaço histórico e magnífico por excelência, localizado à beira-mar. O ex-líder dos Trovante virá a Peniche no âmbito da tournée "Fora de Mão", tendo por base o seu último trabalho discográfico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
32 mil lotaram Feira Nacional da Agricultura
Daniela Mercury em Santarém: o que é que a baiana tem?
Daniela Mercury actuou no penúltimo dia da Feira Nacional da Agricultura/ Feira do Ribatejo, no dia 12 de Junho, no CNEMA, em Santarém, juntando 32 mil pessoas. Um concerto que provocou um gigantesco engarrafamento nas estradas de acesso a Santarém, levando a que a própria cantora chegasse ao palco cerca das 23 h, já com uma hora de atraso. No entanto, a espera foi largamente compensada com a excelente performance da cantora em palco mostrando porque continua a ser um fenómeno raro de popularidade em Portugal, Brasil e noutros países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara Municipal dedica semana à juventude
O Pelouro da Cultura, Educação, Desporto e Acção Social da Câmara Municipal de Alcobaça apresenta, de 23 a 26 de Junho, uma semana com a juventude designada "Esboça(r) um Futuro", tendo como principal objectivo a Prevenção das Toxicodependências. Assim, "devido a uma forte tomada de consciência relativamente ao papel preponderante que os jovens desempenham e desempenharão na sociedade, a autarquia irá desenvolver medidas e organizar acções de cariz educacional e cultural dirigidas aos jovens do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós
Festival de Teatro da Alta Estremadura: os vários olhares sobre Santo Agostinho
O Festival de Teatro da Alta Estremadura foi este ano dedicado a Santo Agostinho (354 - 430). Os 5 grupos convidados abordaram o tema de forma diferente: o grupo "O Nariz" optou por um monólogo, o Teatro Amador de Pombal escolheu a vida libertina da juventude do santo, o Te-Ato baseou-se no livro "As Confissões" e o teatro do Sport Operário Marinhense (SOM) em parceria com o Teatro Experimental do Porto (TEP) optou por recriar a história de vida do autor de "A Cidade de Deus" com a peça "Ao Encontro da Luz", apresentado em 10 locais diferentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avaliação Estratégica das Condições de Desenvolvimento de Alcobaça
SaeR e Ernâni Lopes ditaram adesão de Alcobaça ao Oeste
Ernâni Lopes, em nome da empresa SaeR, apresentou, no dia 4 de Junho, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, a Avaliação Estratégica das Condições de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça confessou que a sua opção de aderir ao Oeste foi ditada pelas conclusões de Ernâni Lopes e do estudo da SaeR. Para o ex-ministro das Finanças do Bloco Central, Leiria - ao contrário de Aveiro - não tem dimensão para ser área metropolitana e não cabe a Alcobaça contribuir para resolver esse problema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num concerto ao ar livre
David Fonseca regressa a Leiria com a Orquestra Filarmonia das Beiras
David Fonseca e a Orquestra Filarmonia das Beiras apresentaram-se ao público de Leiria, no dia 11 de Junho, no âmbito do programa de animação cultural do EURO 2004. Alguns milhares de pessoas concentraram-se no Largo do Papa para ouvir o músico leiriense actuar na sua terra natal, depois de um ano de ausência. O concerto baseado no álbum "Sing Me Something New", o primeiro a solo do vocalista dos Silence 4, seria depois repetido, nos dias seguintes, em Coimbra e Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estádio Alvalade XXI - Lisboa
EURO 2004: Portugal vence Espanha e consegue 1º lugar do grupo A
A selecção portuguesa de futebol venceu a espanhola por 1-0 no último jogo de qualificação do grupo A, que teve lugar no dia 20 de Junho, no Estádio Alvalade XXI. Nuno Gomes que entrou no início da segunda parte foi o autor do golo português. Portugal consegue, assim, o primeiro lugar do grupo A com 6 pontos, seguido da Grécia e da Espanha com 4 pontos e da Rússia com 3 pontos. O segundo classificado do Brupo B, que poderá ser a França, Inglaterra ou Croácia, será os próximo adversário de Portugal nos quartos-de-final do EURO 2004.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ministra das Finanças inaugura Loja do Empresário
A inauguração da "Loja do Empresário" terá lugar no dia 25 de Junho pelas 19h no Mercado Sant"Ana, em Leiria, sendo a sessão presidida pela ministra de Estado e das Finanças. Manuela Ferreira Leite irá ainda analisar as perspectivas da economia portuguesa num jantar-conferência a ter lugar no restaurante Quinta do Paul, em Ortigosa, Leiria, nesse mesmo dia pelas 20 horas, numa organização da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a requalificação urbana da zona envolvente ao mosteiro
CREPMA acusa Câmara de Alcobaça de "intoxicar a opinião pública"
Em comunicado de 14 de Junho, a CREPMA acusa a Câmara Municipal de Alcobaça de "intoxicação da opinião pública" relativamente às obras de requalificação do centro histórico. O comunicado acusa a autarquia de recorrer "à mentira, a insinuações torpes, a ameaças veladas, revelando com isso, uma clara falta de sentido ético e de responsabilidade". A CREPMA reitera que não é contra a requalificação urbana de Alcobaça, mas "contra o projecto que a autarquia quer impor, a sua falta de visão e vontade, e sobretudo, contra a arrogância do poder".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até final do Campeonato da Europa
EURO 2004 transmitido em ecrã gigante na Nazaré e no Cadaval
Os jogos do Campeonato Europeu de Futebol vão ser transmitidos em ecrã gigante na Praça Sousa Oliveira, na Nazaré. A iniciativa, prevista inicialmente para acompanhar apenas os jogos da selecção portuguesa na fase de qualificação, bem como das meias-finais e da final, vai estender-se a todos os jogos do EURO 2004 que, assim, poderão ser vistos na mais animada praça central da Nazaré. A Câmara Municipal do Cadaval colocou também à disposição do público um ecrã gigante no anfiteatro dos Paços do Concelho até ao final da competição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Museu organiza palestras paleontológiocas
O Museu da Lourinhã está a organizar um ciclo de palestras sobre dinossauros intitulado Palestras Paleontológicas para animar as tardes das segundas-feiras de Verão no Museu da Lourinhã. As palestras contarão com a equipa do museu e aproveitará a vinda de paleontólogos de Itália, Inglaterra e Dinamarca à Lourinhã. Octávio Mateus, Cristiano Dal Sasso, Remmert Schouten, Ricardo Araújo e Jesper Milan são os oradores previstos de 9 de Junho a 19 de Julho. As palestras são de entrada livre e abertas a todos os interessados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamento Europeu
Partido Socialista vence eleições com 11 pontos de vantagem
O partido Socialista venceu as eleições para o Parlamento Europeu realizadas no dia 13 de Junho, com 44,5% dos votos, elegendo 12 deputados. Em segundo lugar, ficou a coligação PSD/CDS-PP com 33,3%, elegendo o PSD 7 deputados e o CDS-PP 2. A CDU conseguiu 9,1% e 2 deputados e o Bloco de Esquerda obteve 4,9% e 1 deputado eleito. Sérgio Ribeiro, de Ourém, e Vasco Graça Moura, de Santarém, são os deputados da região eleitos para o Parlamento Europeu. A abstenção cifrou-se este ano nos 61,2% contra 59,7% em 1999.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do EURO 2004
Roteiro Korrodi apresentado em Leiria
A Região de Turismo de Leiria-Fátima, o CEPAE, a ADLEI, a Ordem dos Arquitectos e a Câmara de Leiria apresentaram, no dia 11 de Junho, um roteiro  dedicada à obra de Ernesto Korrodi (1870-1944) em Leiria. A vinda dos jornalistas e adeptos suíços ao jogo Suíça-Croácia foi o pretexto para a edição deste guia trilingue que visa divulgar a obra do prestigiado arquitecto suíço radicado em Leiria. Korrodi deixou cerca de 400 obras em Portugal, entre as quais dois prémios Valmor.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Peniche
V Festival Sabores do Mar: peixe e marisco servido por restaurantes e tasquinhas
O V Festival Sabores do Mar vai decorrer entre 3 e 12 de Setembro, no recinto junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche, ocupando uma área superior a 4.500 metros quadrados. No ano passado cerca de 30 mil pessoas visitaram o Festival Sabores do Mar, número que a comissão organizadora espera ver melhorado. Trata-se de uma boa ocasião para promover os excelentes pratos gastronómicos de peixe e marisco, que caracterizam este concelho oestino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa dossiês desta secretaria de Estado
Secretário de Estado do Turismo visitou Fátima e Ourém
Correia da Silva, secretário de Estado do Turismo visitou no dia 25 de Maio, o concelho de Ourém, tendo passado pela sede do concelho, onde assinou um protocolo na Escola Profissional, e por Fátima, onde pôde comprovar o avanço das obras da Igreja da Santíssima Trindade. A visita do Secretário de Estado começou com uma recepção no Centro de Negócios de Ourém, onde o presidente da Câmara, David Catarino, fez uma exposição dos projectos a decorrer no concelho, especialmente a Casa do Administrador e o Projecto de Requalificação do Agroal, ambos com candidaturas ao PIQTUR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Complexo Desportivo de Óbidos
Selecção nacional com recepção de 5 estrelas
A selecção nacional de futebol concluiu o seu estágio em Óbidos no dia 2 de Junho, seguindo depois para a Academia do Sporting, em Alcochete. De salientar que uma das iniciativas da população de Óbidos - a colocação de bandeiras nacionais nas varandas - acabou também por ser adoptada por todo o País, seguindo uma sugestão de Luiz Felipe Scolari. Portugal defronta a Grécia já no dia 12 de Junho às 17 h, no Estádio do Dragão, no Porto. No dia 16 às 19h 45, será a vez de defrontar a Rússia, no Estádio da Luz, e no dia 20 às 19h 45, a Espanha, no Estádio José de Alvalade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de projecções luminosas
Artistas alemães vão reinventar as noites de Leiria
A Câmara Municipal de Leiria e o m|i|mo - Museu da Imagem em movimento apresentam de 13 a 30 de Junho, em Leiria, o projecto de instalação "Leiria - Transformação" - Projecções em Espaço Natural e Urbano, das 22h à 1 h da madrugada. Patrocinado pela sociedade Portugal 2004 e Programa Polis serão mostradas um conjunto de projecções de fotografias sobre o património edificado. Karin Veldhues e Gottfried Schumacher são os artistas alemães que em colaboração com o Kulturforum Rheine e o m|i|mo prometem reinventar as noites de Leiria até ao final do mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Biblioteca estreia “o Jogo da Glória”
A peça "O Jogo da Glória", de Luís Mourão, vai ser representada nos dias 16 de Junho no Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, e no dia 26 do mesmo mês, no Clube Recreativo Beneficiente Valadense, em Valado dos Frades. N"O Jogo da Glória, pretende recuperar-se o tom satírico dos textos de Gil Vicente, sendo, aliás, habilmente construído pelo dramaturgo, que recorre também às personagens do Auto da Barca do Inferno, do qual recria cenas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Complexo Desportivo de Óbidos
Selecção nacional com recepção de 5 estrelas
A selecção nacional de futebol concluiu o seu estágio em Óbidos no dia 2 de Junho, seguindo depois para a Academia do Sporting, em Alcochete. De salientar que uma das iniciativas da população de Óbidos - a colocação de bandeiras nacionais nas varandas - acabou também por ser adoptada por todo o País, seguindo uma sugestão de Luiz Felipe Scolari. Portugal defronta a Grécia já no dia 12 de Junho às 17 h, no Estádio do Dragão, no Porto. No dia 16 às 19h 45, será a vez de defrontar a Rússia, no Estádio da Luz, e no dia 20 às19h 45, a Espanha, no Estádio José de Alvalade.      A despedida da selecção teve lugar ao fim da tarde de 3 de Junho, com uma multidão na Porta da Vila a aguardar os craques. O percurso foi depois feito em carrete pela rua Direita até à Casa do Pelourinho, onde a selecção era aguardada por uma multidão ainda maior. Luiz Filipe Scolari, no meio dos agradecimentos, fez um apelo ao povo português. "Vejo aqui em Óbidos muitas bandeiras penduradas nas janelas. Gostava que, de Norte a Sul, exibissem assim o nome de Portugal e mostrassem a todos nós que estamos unidos no apoio a esta equipa". O País ouviu e aceitou o repto colocando bandeiras em muitas janelas e varandas de norte a sul.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Dia Internacional dos Museus comemorado com exposição de escultura antiga do concelho
O Museu Municipal do Cadaval comemorou, no dia 18 de Maio, o "Dia Internacional do Museus" com a inauguração de uma exposição no Celeiro da Vila, dedicada à "Escultura antiga do concelho do Cadaval". Nesta mostra, que esteve patente ao público até 23 de Maio, foram apresentadas imagens da escultura antiga existente em algumas igrejas do concelho e que inclui obras que vão do século XV ao século XIX. Em exposição esteve uma escultura de S. Sebastião, encontrada em 2003 durante a escavação arqueológica realizada no adro da Igreja do Cadaval e que foi mandada restaurar pela autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Rock in Rio Lisboa regressa em 2006
A primeira edição do Rock in Rio Lisboa teve lugar nos fins-de-semana de 28, 29 e 30 de Maio e 4, 5 e 6 de Junho, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Ao todo, o evento atraiu 385 mil pessoas. Paul McCartney, Britney Spears, Metallica, Peter Gabriel, Daniela Mercury, Ben Harper, Pedro Abrunhosa, Ivete Sangalo, Rui Veloso, Gilberto Gil e Sting foram alguns 70 artistas e grupos que se apresentaram no parque Bela Vista. Segundo a organização do festival, 700 mil pessoas de 60 países acompanharam o festival pela TV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
XIV FIABA: gastronomia, animação e artesanato de 17 a 20 de Junho
A Câmara Municipal da Batalha, realiza no Largo Cónego Simões Inácio, de 17 a 20 de Junho, a XIV edição da FIABA - Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha.Com uma importância cada vez mais notória na região centro, este certame tem vindo a contar, de ano para ano, com um número de solicitações cada vez maior por parte dos artesãos que desejam participar nesta importante feira. No ano em curso, a animação do recinto contemplará ainda, a transmissão em ecrã gigante de alguns jogos do Europeu de Futebol, nomeadamente a 17 (Croácia x França) e a 19 (Espanha x Portugal) de Junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 5 a 19 de Junho
Grupo Paralelo leva pintura e escultura ao Cadaval
Um conjunto de artistas plásticos pertencentes ao Grupo "Paralelo" inaugurou no dia 5 de Junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, uma exposição de Pintura e Escultura que ficará patente ao público até dia 19. Trata-se de mais uma das muitas mostras que a Câmara Municipal do Cadaval tem realizado ou apoiado, em particular, desde Abril último, sobre as mais diversas temáticas. De referir que as exposições que o Grupo "Paralelo" tem levado a efeito têm contado com a participação de um número considerável de artistas de renome, a exemplo do que sucede nesta exposição no Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Brasil
Fórum Social Mundial apresentado em S. Paulo
O Fórum Social Mundial 2005 é apresentado no dia 14 de Junho, em São Paulo. O tema desta edição a realizar em Porto Alegre, de 26 a 31 de Janeiro, será "Porto Alegre 2005: novos desafios no processo FSM frente à dominação e à militarização neoliberal". Presentes estarão José Bové, da Via Campesina e activista na luta contra a liberação dos transgénicos; Moema Miranda, coordenadora do Ibase; Miriam Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres; Teivo Teivainen, do Network Institute for Global Democracy, e Osvaldo León, do Comité Organizador do Fórum Social Américas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ISLA de Santarém
Revista Portfolio de 2004 subordinada ao tema Media Regionais: que futuro?
O lançamento da revista Portfolio, um projecto editorial no âmbito da disciplina de Estratégias da Comunicação do 4º ano do curso de Comunicação do ISLA-Santarém, decorreu no dia 4 de Junho, na Casa do Brasil. O evento contou com a presença do presidente do ISLA, António Madeira, do representante da Câmara Municipal de Santarém e da Casa do Brasil, Duarte Pinto da Rocha e da docente de Estratégias da Comunicação, Nilza Sousa. À inciativa associaram-se professores da instituição, alunos e seus familiares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Matosinhos
António Sousa Franco (1942-2004): morreu um dos pais da democracia portuguesa
António Sousa Franco, cabeça-de-lista do Partido Socialista às eleições para o Parlamento Europeu, faleceu no dia 9 de Junho, pelas 10 horas da manhã, durante uma acção de campanha eleitoral em Matosinhos. Acometido de um ataque cardíaco após uma disputa local entre duas facções do PS de Matosinhos, o professor da Faculdade de Direito de Lisboa viria a falecer ainda antes de chegar ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Todos os partidos deverão dar por encerrada a campanha eleitoral, que deveria terminar já no dia 11.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CREPMA
COMUNICADO
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) , assinou um documento com 6 momentos e uma conclusão. Da leitura de cada momento chegámos nós à conclusão de que os seis momentos do Sr. Presidente asseguram a conclusão de que perdeu um bom momento para estar calado. Como não gostamos de fazer afirmações no vago, nem usamos como forma de transparência, as reticências que prolificamente o Sr. Presidente utiliza nas seis folhas de que necessitou, vamos sem as tais reticências analisar os momentos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Requalificação Urbana de Alcobaça
Tribunal Administrativo de Leiria com decisão eminente sobre impugnação da CREPMA
A Comissão Representativa de Empresários, Proprietários e Moradores de Alcobaça entregou no Tribunal Administrativo de Leiria, no dia 25 de Maio, a providência cautelar para a impugnação às obras do Projecto de Requalificação Urbana da Zona Envolvente do Mosteiro de Alcobaça. José Sá Fernandes, advogado da CREPMA, não compareceu no tribunal por razões de última hora. Entretanto, a Câmara Municipal de Alcobaça entregou a resposta às alegações da CREPMA no dia 7 de Junho, esperando-se uma decisão do tribunal para os próximos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Vivaldianas em estreia mundial interpretaram “As 4 Estações” de Vivaldi e Piazzolla
As Vivaldianas fizeram a sua estreia no dia 22 de Maio, no Mosteiro da Batalha, interpretando "As 4 Estações" de Vivaldi (1678-1741) e de Piazzolla (1921-1992). Um repertório de hemisférios diferentes separado por dois séculos que foi apresentado alternadamente e com êxito ao muito público presente num dos claustros do Mosteiro de Santa Maria da Vitória. O XXI Festival Música em Leiria encerra nos dias 7 e 8 de Junho em Leiria, com a presença dos britânicos I Fagiolini, no Teatro Miguel Franco, e dos alemães Música Antiqua de Colónia, na Igreja do Convento da Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Gabinete Veterinário municipal: a novidade da Festa da Criança e do Ambiente 2004
A Festa da Criança e do Ambiente decorreu de 31 de Maio a 6 de Junho, no MercoAlcobaça. A novidades deste ano foi a criação do espaço "A Quintinha", da responsabilidade do Gabinete Veterinário da Câmara Municipal de Alcobaça. Ao todo, foram cerca de 30 expositores, sendo que este ano as instituições de solidariedade social participaram mais activamente, com os seus próprios funcionários. Ao todo a organização previu uma média diária de 30 escolas num total de 700/ 800 alunos por dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Editado pela Câmara Municipal
Maria Augusta Trindade lança livro sobre as chitas de Alcobaça
Maria Augusta Trindade, ex-directora do Mosteiro de Alcobaça e comissária da exposição sobre as chitas de Alcobaça que esteve em itinerância em Portugal e no Brasil, apresentou, no dia 31 de Maio, o seu livro "De Gil Vicente às Colchas de Chita de Alcobaça". A apresentação da obra teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a presença de José Amaral Lopes, secretário de Estado da Cultura, e de muitos alcobacenses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ANIMARTE’2004
Festival de pára-quedismo abriu VIII Feira das Artes e Ofícios do Cadaval
A ANIMARTE contou este ano com a presença, no dia 28 de Maio, do novo secretário de Estado da Administração Local, Paulo Pereira Coelho, que pôde presenciar na inauguração uma sempre espectacular sessão de saltos de pára-quedas, a cargo da Associação de Pára-Quedistas. Entre as inúmeras actividades realizadas, a VIII Feira das Artes e Ofícios do Cadaval organizou a exposição "Pêra Rocha com Arte", celebrou o 10º aniversário do Ano Internacional da Família e o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, dia do encerramento do certame.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aljubarrota
Escultor António Vidigal vence concurso para estátua de D. Nuno Álvares Pereira
O escultor António Vidigal foi o vencedor do concurso promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça para o projecto de estátua de homenagem a D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável. Em segundo lugar, classificou-se Renato Franco da Silva e, em terceiro, o alcobacense Manuel dos Santos. A nova estátua irá ficar na nova rotunda da vila e deverá ser inaugurada no dia 14 de Agosto, dia das comemorações da Batalha de Aljubarrota de 1385.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Cistermúsica apresenta tesouros sinfónicos nos 10 anos da morte de Fernando Lopes-Graça
O Festival de Música de Alcobaça encerra no dia 5 de Junho, com um concerto com a Orquestra Nacional do Porto, no Centro Cultural da Benedita, que interpretará obras de Fernando Lopes-Graça, Carl Maria von Weber, João Domingos Bomtempo e Hugo Wolf. No último espectáculo, que teve lugar na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça o Quarteto de Cordas de Oslo, ao qual se juntou no final o clarinetista alcobacense António Rosa interpretou obras de Grieg, Mozart, Nordheim e Reger. Um belíssimo reportório a que se juntou um naipe de músicos de eleição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Junho
Ernâni Lopes apresenta Estudo de Avaliação Estratégica do Concelho de Alcobaça
O professor Ernâni Lopes apresenta no dia 4 de Junho às 20h30, no Mosteiro de Alcobaça, o Estudo de Avaliação Estratégica das Condições de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça. Esta apresentação pública surge no âmbito da adjudicação pela Câmara Municipal de Alcobaça à empresa SaeR do referido estudo. Ernâni Lopes é actualmente chairman da PT e representante de Portugal na Convenção Europeia, tendo sido embaixador de Portugal na CEE e titular da pasta das Finanças no Governo do Bloco Central entre 83 e 85.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Centro de Cultura Contemporânea apresenta exposição de fotografia de Naná Sousa Dias
O Centro de Cultura Contemporânea da Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras inaugura nas suas instalações, no dia 6 de Junho pelas 19h30, uma exposição do fotógrafo Naná Sousa Dias, nascido em Torres Vedras em 1957. Músico profissional e produtor discográfico. Começou a fotografar na adolescência, tendo desistido cerca de 3 anos depois, por razões económicas. Em 1997, com 40 anos, decidiu retomar a actividade fotográfica. Montou um pequeno laboratório em casa e adquiriu uma Hasselblad com mais de 30 anos, com a qual começou a praticar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Peça “Corto Maltese” acaba em Junho com gravação de DVD
A peça "Corto Maltese" que tem lugar todos os domingos pelas 16h18, na Distilaria da Brogueira, em Torres Novas e que celebrou o 100º espectáculo em Dezembro de 2003, vai terminar a sua carreira em Junho com a gravação de um DVD. O Fatias de Cá justifica o fim da peça com a necessidade do espaço para encenar "O Perfume", baseado em Patrick Süskind (protagonizado por Manuela de Freitas) e porque "O Nome da Rosa", baseado em Humberto Ecco, fará a sua carreira aos domingos no Convento de Cristo em Tomar no 4º trimestre de 2004.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Fatias de Cá repõe “T de Lempicka” aos sábados
Encontra-se neste momento em representação pelo grupo Fatias de Cá, todos os sábados e até ao final do ano, a peça "T de Lempicka" do canadiano Jonh Krizanc. A peça "T de Lempicka" revela excertos de uma época tenebrosa e fascinante na Itália de Mussolini, plena de intrigas amorosas e políticas e tem como cenário o Claustro dos Corvos no Convento de Cristo em Tomar. Adriano Milho Cordeiro, do Fatias de Cá, relata aqui a trama que está por detrás desta peça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Luís Ralha e Santos Carvalho expõem na Galeria Pedra do Guilhim
A Galeria Pedra do Guilhim, situada na Avenida Marginal da Nazaré tem patente ao público até 20 de Junho, a exposição de pintura e escultura "Arte e Prazer", da autoria do pintor Luís Ralha (Alhandra, 1935) e do escultor Santos Carvalho (1967). Este último fez a sua formação na Escola António Arroio na área de Artes do Fogo, e, na área de Cantaria Artística, na Escola Profissional de Recuperação do Património. Trabalhou com o mestre Olímpio Pires. Por sua vez, Luís Ralha fez o curso de Pintura da ESBAL e o curso de Artes Decorativas da António Arroio e expõe desde 1986.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Paula Rito expõe na Galeria Quattro
A exposição de pintura da artista Paula Rito - Desenhos das Séries "Identidades" e "Re(a)presentar", está patente ao público na Galeria Quattro de 29 de Maio a 29 de Junho de 2004, em Leiria. A exposição poderá ser visitada de 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h e sábados das 10h às 13h. Paula Rito realiza séries de desenhos em cadernos que folheados nos apresentam acumulações de papéis transparentes sob os quais surgem figuras, rostos ou simulacros de corpos fundidos em paisagens ou espaços onde a forma e o informe coabitam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Maio a 3 de Junho
Feira do Livro de Pombal apresentou “Dicionário de Autores do Distrito de Leiria”
"Para além do Sonho" é o mote da X Feira do Livro de Pombal, que decorre no recinto exterior da Biblioteca Municipal de Pombal entre 29 de Maio a 3 de Junho, com muitos livros e muita animação. Da programação deste ano, destaque para a apresentação do "Dicionário de Autores do Distrito de Leiria", obra que se encontrava esgotada, reeditada agora em edição fac-similada e com actualização de autores até ao ano 2000. O Dia Mundial da Criança será assinalado, pelas 10 horas, com uma conversa com o escritor Orlando Cardoso e o ilustrador Rui Pedro Lourenço, autores de "Zarah, a Moura Encantada de Leiria".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Serviços Municipalizados lançam concurso para despoluição do Rio Baça
A administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) deliberou, no dia 19 de Maio, lançar o concurso concepção/construção de recolha e transporte dos efluentes domésticos no Rio Baça, entre a Fonte Nova e a Biblioteca Municipal. Para Gonçalves Sapinho, trata-se de uma decisão de grande alcance para Alcobaça que se insere na política dos SMAS e da Câmara de dar uma resposta efectiva às habitações que ainda drenam para o Rio Baça, erradicando assim alguns problemas ambientais da cidade. O concurso tem como base uma estimativa de custos de 750 mil euros, estando prevista a sua adjudicação para o fim do Verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de Maio a 6 de Junho
IV Feira do Livro de Leiria: presentes 9 livrarias e dezenas de editoras
A IV Feira do Livro de Leiria decorre de 28 de Maio a 6 de Junho, no Jardim Luís de Camões. Rui Zink, Baptista-Bastos, Rui Unas, Sérgio Ribeiro, Paulo Moreiras, Sertório Hingá Ferreira, Rosa Lobato Faria ou Fernando Tordo são alguns dos autores que estarão presentes durante o decorrer da feira. A organização é da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Leiria e da Associação Comercial e Industrial de Leiria Batalha e Porto de Mós, com o patrocínio do Instituto Politécnico de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Josh Simpson apresenta novos mundos de vidro
A palestra "Trinta Anos de Vidro Soprado", que tem como orador o artista americano Josh Simpson vai ter lugar na sexta-feira, 4 de Junho, às 18 horas, no Auditório do Museu do Vidro, na Marinha Grande. Após a palestra, cerca das 19h30, será inaugurada a exposição "VISIONARY LANDSCAPES - The Glasswork of Josh Simpson", onde são exibidas peças magníficas que representam planetas, no Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro. A organização é da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
É tempo do Euro 2004
Maio foi o mês do coração.Junho e (alguns dias) de Julho vão ser os meses do futebol.Vai ser uma maratona de futebol - 31 jogos no período compreendido entre 12 de Junho e 4 de Julho de 2004! Fora os tempos de compensação e eventuais prolongamentos vão ser 2.790 minutos de futebol!Para quem gostar do "desporto- rei" vai ser um mês de arromba.Para quem não gostar... vai ser melhor sair do País.Julgo mesmo que é tempo de fazer um "aviso à navegação": Avós, mães, esposas, namoradas, filhas e netas deste país os vossos netos, filhos, maridos, namorados, pais e avós só vão ter olhos para a televisão, só vão ter tempo para se deslocarem aos dez novos estádios e, nos "intervalos", só vai dar para... ler jornais, rever na televisão os golos e os lances polémicos ...e... falar de futebol!!! Melhor dizendo... vão ser três semanas em que a língua oficial do País vai ser ... futebolês!Vai ser, definitivamente, um tempo de futebol.Que seja uma festa... dentro e fora dos Estádios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
Por uma política pública de Ambiente
O Ministério responsável pela tutela do Ambiente confirma a subalternização à qual tem sido votado. É essencial integrar o Ambiente nas políticas sectoriais dos diferentes ministérios Economia, Agricultura , Educação, Obras Públicas ou Ciência. O ambiente e o cumprimento da legislação ambiental não devem ser vistos como um encargo e o Ministério com a tutela do Ambiente não deve continuar acantonado, mas promover a aplicação horizontal das orientações e políticas ambientais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Opinião
A importância do Euro 2004 para a região de Leiria
Diria que devemos dividir a importância do Euro 2004 em duas perspectivas de médio prazo e uma imediata. A primeira trata-se da questão de mediatização do evento, pois trata-se do 3º maior evento em termos mediáticos do mundo, daí que devamos tirar todo o beneficio da imagem e notoriedade que o país e a região irá ter junto do público dos diversos países emissores de turismo, mostrando uma diversidade turística concentrada a cerca de 100 km da capital do país onde se pode desfrutar dos produtos Natureza, Sol e Mar, Monumentos e Religioso, e, deste modo, alavancar a imagem turística regional como destino turístico de lazer e negócios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
EURO 2004: festa junta desporto e Cultura
Leiria prepara-se para receber a edição 2004 do Campeonato da Europa de Futebol, acolhendo os jogos Suíça-Croácia e Croácia-França, nos dias 13 e 17 de Junho. Milhares de visitantes são esperados durante este mês e, por isso, a organização preparou um vasto programa de animação cultural abrangendo muita animação de rua, o projecto de animação cultural para o Castelo de Leiria, o concerto de David Fonseca com a Filarmonia das Beiras ou a exposição Amália. Um programa que parece recuperar o mesmo espírito festivo da EXPO 98.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira Nacional da Agricultura e Feira do Ribatejo disputa visibilidade com Rock in Rio e EURO 2004
"O grande encontro nacional dos agricultores portugueses". Este é o desejo do presidente do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, João Machado, formulado na apresentação da 41ª e 51ª edições, da Feira Nacional da Agricultura e Feira do Ribatejo, respectivamente. O evento, que decorre entre 5 e 13 de Junho, no CNEMA, em Santarém, disputa este ano a visibilidade com o Rock in Rio e o EURO 2004. Para contrariar esta circunstância, a organização aposta, em termos de animação, na baiana Daniela Mercury, no dia 12, e num ecrã gigante para seguir o início do EURO 2004, nos dias 12 e 13.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Voando sobre um ninho de cucos
OPINIÃO
Regionalismo e urbanismo nos romances de José de Alencar
Condomínios de Portugal, S. A.
Revitalizar a forma de pensar um centro histórico
Caldas com ambição!
Nem mais um soldado da GNR para o Iraque!
Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Fev./ 2001) (Primeiras Impressões, Comentários e Reparos) - Recapitulação - XXIV Série
É tempo do Euro 2004
Por uma política pública de Ambiente
A importância do Euro 2004 para a região de Leiria
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o