Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a legalização da eutanásia?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 24 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Fevereiro de 2020
5ª edição
Festival "Marionetas na Cidade": público, actores e bonecos marcaram encontro em Alcobaça
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresentou, de 17 a 20 de Outubro, a 5ª edição do festival "Marionetas na Cidade 2002". Um festival de marionetas que se destaca pela sua dimensão nacional trazendo a Alcobaça companhias de todo o País, de todas as tendências. Durante 4 dias, a cidade de Cister atraiu público de toda a região e até marionetistas estrangeiros, os quais aproveitaram para improvisar animações de rua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Leiria
Fórum do Rio Lis: despoluição do rio dependente de financiamento da União Europeia
A falta de água em Leiria despertou o interesse da população, que quase encheu o auditório da Caixa Agrícola de Leiria, no dia 18 de Outubro. O Fórum Rio Lis, foi promovido pela ADLEI, Associação para o Desenvolvimento de Leiria, debate que contou com os principais intervenientes relacionados com a gestão da água onde ficou a possibilidade de implementação do projecto integrado de saneamento básico para Leiria, em 2005.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IV Bienal Luso-Brasileira de Palhaços e Artes de Teatro e Circo
Bufões em palco geram fórum de discussão
A IV Bienal Luso-Brasileira de Palhaços e Artes de Teatro e Circo findou a 22 de Setembro, em Santarém, após uma vintena de espectáculos de palco e acções de rua. Alguns espectáculos cativaram mais o público que outros, mas uma coisa é certa: pela 1ª vez aconteceu um espectáculo da Bienal causar discussão à sua volta. O público dividiu-se: uns amaram, outros odiaram. Em causa estiveram os conceitos apresentados no espectáculo das Firuliche. Afinal, palhaço, clown e bufão não são a mesma coisa.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça
Margarida Martins: Portugal é o 2º País da Europa com maior nº de infectados com SIDA
A lista Q, candidata às eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça (ESDICA), levou a efeito, no dia 23 de Outubro, uma sessão de esclarecimento sobre a SIDA, que contou com a presença de Margarida Martins e Sérgio Luís, da associação Abraço. Uma sessão que contou com grande adesão e interesse dos alunos que lotaram o auditório da escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edições Inapa
História do Vidro e do Cristal em Portugal já editada
A história do vidro tem registado um desenvolvimento considerável nas últimas décadas. O interesse pela temática deve-se ao desaparecimento progressivo do artesanato vidreiro; à dinâmica da história empresarial; à exploração de novas potencialidades do vidro, tanto no uso quotidiano como na arte através do alargamento do conceito do património. As Edições Inapa editam agora o livro "História do Vidro e do Cristal em Portugal" de autoria do Prof. José Amado Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VII ACASO
Batalha: teatro entra na caixa que mudou o mundo
A Batalha recebeu no dia 12 de Outubro o primeiro dos três espectáculos programados para a vila inseridos no VII ACASO Festival de Teatro. "A peça chama-se assim?", de José Carlos Dias, foi a obra levada à cena pelo grupo de teatro AltaCena, da Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa. A actualidade da peça, que questiona o papel da televisão nos dias de hoje, foi recebida com agrado por um público batalhense maioritariamente jovem. O festival ACASO prossegue até 8 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Apontamentos para uma cronologia"
Confraria edita livro sobre Santuário da Nazaré
"Santuário da Senhora da Nazaré - Apontamentos para uma cronologia (de 1750 aos nossos dias)" é o título do livro editado pela Confraria Nossa Senhora da Nazaré e pela Editora Colibri. O lançamento foi feito no dia 20 de Outubro, no Teatro Chaby Pinheiro e contou com a presença do Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente. O lançamento deste livro foi também uma homenagem a Monsenhor José Jorge Fialho, um dos obreiros da Confraria, que geriu a instituição de 1941 a 1957.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peregrinação no Largo da Igreja
Acidente provoca queda do Pelourinho de Alfeizerão
O pelourinho de Alfeizerão, devido a um infeliz acidente, desmoronou-se na passada segunda-feira, dia 7 de Outubro. Ao monumento que se encontra no largo da Igreja Paroquial de São João Batista foi amarrada uma corda enfeitada com bandeirolas e, no outro extremo, a uma árvore. À passagem de uma carrinha que transportava em peregrinação pelos lugares da vila a imagem de Nossa Senhora da Conceição, o monumento desmoronou-se e caiu, restando apenas a sua base.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Figuras públicas fazem doação de animais
Foi um sábado diferente aquele que se viveu no dia 5 de Outubro, na Rua das Montras, nas Caldas da Rainha. Além dos voluntários da associação CRAPAA - Caldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados - que habitualmente ali fazem as suas campanhas de doação de animais, também ali estiveram várias figuras públicas que se associaram à iniciativa designada "Eu adoro ani+" que ajudaram a encontrar novos lares para os animais desta associação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
IV Jornadas de Cultura Marítima em defesa do mar
A preocupação pelo futuro do património cultural, a sensibilização das camadas mais jovens para a problemática ligada ao mar e a importância dos recursos marítimos foram, entre outras, algumas das conclusões das IV Jornadas de Cultura Marítima que decorreram dias 17 e 18 na Nazaré. A organização, uma parceira entre a Câmara Municipal, Museu Dr. Joaquim Manso e Capitania do Porto, decidiu realizar, no próximo ano, as V Jornadas de Cultura Marítima, subordinadas ao tema "Comunidades Piscatórias".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Nova da Barquinha
"Bar 21": um museu cheio de histórias
"Museu etnográfico com Bar 21", é um espaço diferente dos bares habituais. Além de ser um local de encontro de amigos que se juntam para conversar e ouvir música, é também um espaço com muitos objectos que, de alguma forma, marcam a Cultura dos portugueses. Uma charrete, 1/2 barco, garrafas de vários tamanhos e feitios, bacios, formas de calçado, torneiras, rádios, chaves, documentos e quadros são algumas das "relíquias" que se podem encontrar no "Bar 21" situado na Barquinha.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Festival de Jazz da Alta Estremadura
Engsfeld/Weiss Quartet tocou "Lisboa" no Orfeão
A edição 2002 do Festival de Jazz da Alta Estremadura terminou no dia 19 de Outubro, com um dia dedicado à voz. A holandesa Fay Claassen e o trio do pianista Ivan Paduart precederam Joana Rios acompanhado da Big Band do Município da Nazaré, no encerramento do festival em Pombal. O Septeto de Bernardo Moreira, Dave Douglas "New Quintet" e o Quarteto de Engstfeld/Weiss foram os grupos que subiram ao palco na última semana do festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
José Alberto Vasco lança livro "Música & Água"
Aproveitando o Dia Mundial da Música, no dia 1 de Outubro, José Alberto Vasco lançou, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro "Música & Água" Evolução provável de um relacionamento físico & espiritual. A obra, prefa-ciada por Nuno Gonçalves, dos Gift, leva-nos numa viagem aquática que começa na antiga civilização egípcia e termina na música contemporânea. Um livro imprescindível que mistura a sensibilidade e o saber musical quase enciclopédico deste melómano alcobacense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sintra Museu de Arte Moderna
Colecção Berardo inaugura exposição representativa do século XX
O Sintra Museu de Arte Moderna Colecção Berardo vai inaugurar no dia 26 de Outubro às 17h, a exposição "Territórios Singulares na Colecção Berardo", que inclui um conjunto de mais de 100 obras da Colecção Berardo representativas dos artistas do século XX, escolhidas pelo poeta, escritor e ensaísta João Miguel Fernandes Jorge que, na ocasião, lançará um livro com o mesmo título.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu do Ciclismo
Outubro:o mês da arquitectura nas Caldas da Rainha
Foi inaugurada no dia 6 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura, a exposição "Caldas da Rainha 1927-2002- Traços de Cidade" constituída pelos momentos chave da evolução urbana em 75 anos de cidade e um conjunto de projectos de nomes consagrados da arquitectura portuguesa. Esta mostra, que vai estar patente até ao final do mês de Outubro, no Museu do Ciclismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
João Bénard da Costa: "Quem vê filmes na televisão ou em vídeo não vê realmente o filme"
O dia 11 de Outubro marcou o início de mais uma série de encontros com figuras de reconhecido relevo nacional, numa iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer. Desta vez, o convidado foi João Bénard da Costa, cinéfilo de sentimento e hoje director da Cinemateca Portuguesa. Este primeiro encontro foi o início de um ciclo que se prolongará até ao próximo verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Delmar Domingos de Carvalho
"Rumo à Cidade da Rosa" apresentado no Bombarral
Foi apresentado no dia 12 de Outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Bombarral o livro «A V Via Rumo à Cidade da Rosa» da autoria de Delmar Domingos de Carvalho, membro da Fraternidade Rosacruz de Portugal. A obra foi editada pela conhecida Hugin Editores, sendo a iniciativa promovida pela livraria e papelaria Judícibus com sede na vila bombarralense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com exposição fotográfica de Jorge Barros
Rebate reedita livro "Figuras de Alcobaça"
"Figuras de Alcobaça", de Bernardo Villa Nova, uma obra de 1959 e há muito tempo esgotada, foi agora reeditada pela associação Rebate e apresentada ao público no dia 12 de Outubro no Gabinete da Universidade de Coimbra em Alcobaça. Na ocasião foi também inaugurada uma exposição de fotografia da autoria de Jorge Barros, denominada "Figuras Anos 80", patente ao público até 16 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Laverne Butler: diva do jazz encantou Pimpões
A noite de 6 de Outubro ficou marcada pela música jazz. No palco dos Pimpões actuou o Quarteto de Laverne Butler, uma diva deste género musical que, acompanhada por Bruce Barth (pianista), Ugonna Okegwo (contrabaixo) e Montez Coleman (bateria), todos músicos de excepção, proporcionaram um concerto memorável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Igreja de S. Gião: restauro e valorização
A Igreja de S. Gião é Monumento Nacional, classificado pelo Decreto nº1/86 de 3 de Janeiro. Trata-se de um dos mais importantes testemunhos arquitectónicos portugueses, aten-dendo à sua extrema antiguidade, constituindo um inestimável núcleo arquitectónico e arqueológico, coerente e integrado, preservado quase miraculosamente por séculos de isolamento, apesar dos maus tratos de que foi alvo, por via de ocupações abusivas, designadamente como palheiro e armazém de alfaias agrícolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na qualidade de secretário de Estado Adjunto
do Ministro da Presidência
Feliciano Barreiras Duarte visita Nazaré
"Conhecer melhor os problemas e os sentimentos das pessoas" foi o objectivo que levou, no dia 3 de Outubro, o secretário de Estado Ajunto da Presidência, a uma visita ao concelho da Nazaré, que incluiu uma passagem pela sede da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), Zona Industrial de Valado dos Frades, promontório e farol da Nazaré, Ponte das Barcas e capela visigótica de São Gião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Galeria 57: viagem ao mundo de 4 pintores
Clotilde Fava, Mide Plácido, Bruno Ribeiro e Chuva Vasco, "pintores que já trabalham com a galeria, à excepção do Bruno Ribeiro", segundo Lina Costa e Sousa, sócia da Galeria 57 estiveram presentes, no dia 4 de Outubro, na inauguração da exposição colectiva de pintura desta galeria de arte de Leiria. A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presentes Regiões de Turismo de todo o País
Festival Nacional de Gastronomia de Santarém: o apuro da cozinha portuguesa
Começou a 22ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. Até ao dia 3 de Novembro, a capital ribatejana vai acolher milhares de visitantes à procura dos sabores e aromas da tradi-cional cozinha portuguesa. Ser «o garante da defesa da nossa identidade cultural face à globalização que estamos a assistir» é o propósito deste evento, segundo Carlos Abreu, director do festival e presidente da Região de Turismo do Ribatejo. Cabo Verde é o País de língua portuguesa convidado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa das Adiafas
Ministro da Cultura no Cadaval para celebrar a azáfama das colheitas
Decorre na vila do Cadaval, entre 12 e 19 de Outubro, a "Festa das Adiafas", evento que este ano englobou pela primeira vez o "I Festival do Vinho Leve da Região". O programa festivo desta homenagem ao encerramento das vindimas e das colheitas da fruta compreende diversos eventos entre os quais a inauguração do Museu Municipal do Cadaval, no dia 12, com a presença de Pedro Roseta, Ministro da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a bênção de Maria de Lurdes Resende
Orquestra Típica e Coral de Alcobaça: o renascimento 27 anos depois
Um grupo de alcoba-censes deu a conhecer, no dia 11 de Outubro, no Hotel Santa Maria, a sua intenção de reactivar a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, extinta em 1975 depois de 20 anos de actividade. Aníbal Freire irá dirigir a renovada formação que conta, para já, com a adesão de 57 elementos, metade dos quais oriundos da antiga orquestra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar da NERLEI Leiria
Celeste Cardona promete justiça célere a empresários do distrito de Leiria
"52% dos processos nos tribunais que estão à espera de ser decididos vão deixar de estar", prometeu Celeste Cardona, no dia 12 de Outubro, em Leiria. A convite da NERLEI, a ministra da Justiça veio à sede da Associação Empresarial da Região de Leiria para falar das reformas na Justiça. Confrontada com os problemas concretos do distrito, Celeste Cardona deixou a solução para a morosidade dos serviços de notariado, como o de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado da Cultura
Mosteiro de Alcobaça inicia ano de celebrações
O Mosteiro de Alcobaça iniciou uma tripla celebração, a saber, dos 750 anos da sagração da Igreja do Mosteiro, dos 850 anos da fundação da abadia e dos 850 anos da morte de S. Bernardo de Claraval. As celebrações iniciaram-se no dia 19 de Outubro - numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Amaral Lopes e do Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente - e irão prolongar-se até 20 de Outubro de 2003.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inaugurada no Dia Mundial da Música
Escola de Jazz nasce em Torres Vedras
O dia 1 de Outubro foi o dia escolhido para a inauguração da primeira escola de Jazz em Torres Vedras e uma das poucas escolas no País exclusivamente dedicadas ao ensino de Jazz. José Menezes e Paula Campos, dois músicos também fundadores da reconhecida Escola de Jazz do Porto, em conjunto com nomes sonantes como os de Mário Barreiros ou Pedro Abrunhosa, puderam assim comemorar o Dia Mundial da Música da melhor maneira possível: tendo um dia todo preenchido com aulas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Agora é Lula
OPINIÃO
O Triunfo dos Porcos
Inquisição: a calamidade que empobreceu a Nação Portuguesa (II)
Os desesperantes silêncios da Conferência de Joanesburgo
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o