Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 233 Director: Mário Lopes Quarta, 12 de Agosto de 2020
Câmara de Pombal investe cerca de 120 mil euros
Novo parque de estacionamento de Pombal vai apoiar serviços no centro histórico
A Câmara Municipal de Pombal vai avançar com a criação de um parque de estacionamento automóvel no centro histórico da cidade com o principal objetivo de colmatar a escassez de parqueamentos a céu aberto, existentes na zona. A nova bolsa de estacionamento, que irá ocupar cerca de 809m2 e dispor de 19 lugares, irá servir não só os moradores, mas também quem pretenda deslocar-se ao comércio tradicional e aos serviços públicos existentes na zona histórica, como Finanças, Loja de Cidadão, Arquivo Municipal, Museu de Arte Popular Portuguesa, Museu Marquês de Pombal, Junta de Freguesia, bem como a Igreja Matriz e a Igreja do Carmo, que funciona atualmente como casa mortuária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Colaboração no âmbito do projeto Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico
Politécnico de Leiria e Associação Geoparque Oeste assinam acordo de investigação e ensino
O Politécnico de Leiria e a Associação Geoparque Oeste (AGEO) assinaram ontem, dia 29 de junho, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), um protocolo de cooperação no âmbito do projeto Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico. A colaboração tem como objetivo o planeamento e realização de ações conjuntas relacionadas com atividades de investigação e ensino, bem como o desenvolvimento de projetos de interesse comum. Este projeto envolve o território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e conta com a participação ativa do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e da Universidade Nova de Lisboa
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto irá criar uma ligação pedonável e ciclável entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré
Ministra da Coesão Territorial apadrinha projeto de Mobilidade Suave do Rio Alcoa
A apresentação do projeto de Mobilidade Suave do Rio Alcoa, que irá criar uma ligação pedonável e ciclável entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré terá lugar esta terça-feira, dia 30 de junho, com início marcado para as 14h30, no Your Hotel & Spa Alcobaça. A sessão irá contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, entre outras entidades, estando a apresentação do projeto a cargo dos respetivos presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré, Paulo Inácio e Walter Chicharro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Localizado no Campo Emílio Infante da Câmara
Câmara cede edifício do antigo Artesanato
à Associação Académica de Santarém
A Câmara Municipal de Santarém e a Associação Académica de Santarém (AAS) assinaram, no dia 29 de junho, o protocolo de cedência do edifício do antigo artesanato, localizado no Campo Emílio Infante da Câmara, na União de Freguesias da Cidade de Santarém. Este espaço vai ser utilizado como sede da AAS, a qual assegura as obras de adaptação, reparações ou substituições, deteriorações ou quebras nos espaços, assim como no seu mobiliário e equipamento propriedade do Município de Santarém. A utilização deste edifício permite repor a sua dignidade e manutenção permanente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do alcobacense Pedro Nobre
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria assinala Santos Populares com Marcha Junina
Impossibilitados de proporcionar mais uma edição dos Santos Populares de Alcobaça presencialmente, dadas as limitações impostas pela pandemia, a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria considera que nada mais pode fazer do que assinalar o momento com uma Marcha Junina. Da autoria do alcobacense Pedro Nobre, é uma vez mais a demonstração que a UFAV está empenhada em apostar e apoiar a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duarte Marques desafiou a ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, a acabar com discriminação legal
PSD quer acabar com falhas de eletricidade nas empresas do interior e zonas industriais
Duarte Marques, deputado do PSD, desafiou a Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, a acompanhar o PSD na mudança de paradigma na qualidade energia fornecida às empresas. “Não faz sentido que as nossas empresas paguem o mesmo valor pela eletricidade e tenham um serviço diferente, com mais falhas, que Porto ou Lisboa.” O deputado eleito por Santarém aproveitou a audição Parlamentar a propósito do plano de recuperação da economia, para lembrar que “um dos principais entraves à competitividade das empresas no interior á a qualidade de energia fornecida às empresas”. As falhas na rede de baixa qualidade “provocam enormes prejuízos às indústrias que têm mais automatismos, equipamentos eletrónicos ou robótica”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Docente e ex-diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Abel Santos anuncia candidatura à presidência do Instituto Politécnico de Santarém
Abel Santos, docente e ex-diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), apresentou esta segunda-feira, dia 29 de junho, a sua candidatura à presidência do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém). Respondendo ao desafio que lhe foi lançado internamente, entendeu reunir as condições, tendo em conta o seu percurso pessoal, profissional e de participação nos vários órgãos da ESDRM e do Instituto durante quase duas décadas, para construir uma liderança que promova a participação e a cooperação, interna e externa, condições essenciais para dar uma perspetiva de futuro num momento crítico para a sobrevivência da instituição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Hotel Miramar & Spa reabre após remodelação
O Hotel Miramar & Spa, de quatro estrelas, na Nazaré, reabre dia 1 de Julho, quarta-feira. Encerrado desde o dia 15 de março, devido à pandemia, foi alvo de várias intervenções. A unidade hoteleira conta agora com 4 novas Suites com Vista Mar. A remodelação abrangeu ainda vários quartos, a sala de pequenos-almoços e a receção, num investimento que ronda os 320 mil euros. “Queremos melhorar os nossos hotéis para irem ao encontro do que os clientes procuram. A criação de 4 novas suites permite-nos oferecer quartos modernos e espaçosos, com uma vista incrível sobre a Nazaré” adiantou o administrador do Grupo Miramar, Serafim Silva. A última remodelação ocorreu em 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município faz maior investimento de sempre nas 13 freguesias e Serviços Municipalizados voltam aos resultados positivos.
Câmara de Abrantes aprova as contas de 2019 com redução de dívida de 1,7 milhões de euros
A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, em Assembleia Municipal, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas relativo ao ano económico de 2019, apresentando um resultado líquido positivo de 1.038.827,00 euros e uma diminuição da dívida total do município de 7.072.994,00 euros para 5.310.932,00 euros, o que representa uma redução de 24,13%. Para além da diminuição da dívida pública em cerca de 1,7 milhões de euros, o município de Abrantes viu também a dívida a fornecedores cair 31%, posicionando-se como o segundo município da região do Médio Tejo com melhor prazo médio de pagamentos que se situa nos 5 dias, salientando-se ainda o facto de não existirem pagamentos em atraso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Município implementa medidas para garantir melhor segurança na Praia do Osso da Baleia
A tradicional cerimónia do hastear das bandeiras na praia do Osso da Baleia, na freguesia de Carriço, decorreu no dia 25 de junho, cinco dias depois da abertura oficial da época balnear naquela praia Dourada, única do concelho de Pombal. Para além da Bandeira Azul, hasteada pelo 17º ano consecutivo, foram içadas a bandeira de Praia Acessível (atribuída pelo 16º ano) e de Praia com Qualidade de Ouro (há dez anos consecutivos). A par destes galardões que atestam a qualidade da praia, destaque para o facto de o Município de Pombal ter sido distinguido como “Município Mais Azul da Região Centro”, pelo segundo ano consecutivo, pelo desempenho de excelência nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo será assinado pelas três entidades dentro de duas semanas, na cidade invicta.
Câmara da Nazaré, FC Porto e D. Fuas vão formar atletas e criar equipa sénior de andebol
A Associação Externato D. Fuas Roupinho e o FC Porto – Andebol vão trabalhar juntos na formação de jovens atletas da Nazaré, no crescimento qualitativo e quantitativo dos seus escalões de formação e na criação de uma equipa sénior. Os dois clubes criaram uma parceria institucional que tem, entre as suas finalidades, transformar o D. Fuas num clube de vocação formativa de excelência que possibilite aos seus atletas o acesso a escalões mais elevados da competição nacional da modalidade através do projeto “Andebol de Primeira” que congrega a parceria com a Câmara Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Polidesportivo inaugurado no Vale de Santarém para fixar mais jovens às freguesias rurais
O Polidesportivo de Vale de Santarém, foi inaugurado esta sexta-feira, dia 26 de junho, “satisfazendo assim os interesses da população”, destacou Ricardo Gonçalves. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, vereadora do Desporto, Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santarém e José Luís Cruz, presidente da Assembleia de Freguesia, inauguraram o novo recinto, e visitaram os melhoramentos da zona envolvente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinadas aos responsáveis pelas explorações agrícolas e aos seus trabalhadores
Ministério da Agricultura cria orientações de prevenção da Covid-19 para época das colheitas
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, na qualidade de Coordenador Regional de Lisboa e Vale do Tejo, reforçaram este sábado, dia 27 de junho, no Montijo, a divulgação de um conjunto de orientações, que visam minimizar o risco de contágio por COVID-19 nas explorações agrícolas, centrais de embalamento e armazenamento de frutas e legumes. Estes procedimentos de prevenção e controlo destinam-se aos responsáveis pelas explorações agrícolas, bem como aos seus trabalhadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Pedrógão já tem câmara do MEO Beachcam para visualizar praia em tempo real
A Praia do Pedrógão é a mais recente localização de uma das câmaras da rede de Live Cams do MEO Beachcam, um serviço gratuito e prestado em parceria com o Município de Leiria. Este novo equipamento, instalado na zona centro, permite visualizar a praia 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real, sendo possível confirmar as condições meteorológicas e do areal, o estado do mar e o grau de ocupação da praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 29 de junho
CTT reabrem loja CTT de Alvaiázere
Os CTT vão reabrir a Loja CTT de Alvaiázere, no distrito de Leiria, no dia 29 de junho, segunda-feira. A Loja CTT irá reabrir no mesmo local onde funcionava anteriormente, na Rua José Mendes Carvalho, 13, em Alvaiázere, e estará aberta nos dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Esta é a décima Loja em sede de concelho a ser reaberta, no âmbito do compromisso público dos CTT de reabrir Lojas únicas em sede de concelho, tendo em vista o reforço da elevada proximidade às populações e da capilaridade da rede, não procedendo, como já foi tornado público, a novos encerramentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município lança programa com um conjunto de 19 ações dirigidas à utilização do espaço público
Programa Renovar Leiria vai adequar a cidade às novas exigências impostas pela Covid-19
O Município de Leiria vai lançar o Programa Renovar Leiria com um conjunto de 19 ações com o objetivo de adequar a cidade às novas exigências de utilização do espaço público impostas pela pandemia Covid-19, que passarão pelo aumento das áreas e espaços públicos de circulação pedonal e mobilidade suave, promoção do conforto urbano, construção de um espaço público renovado, mais sustentável, seguro e com melhor qualidade ambiental. A construção de um circuito ciclável entre a zona do Estádio e o Hospital, a aposta nas bicicletas elétricas, a instalação de mesas e bancos ao longo do percurso Polis, a criação da Avenida Cultura Urbana na Avenida Heróis de Angola com alargamento de passeios, instalação de floreiras e arte urbana, são algumas das ações previstas, apresentadas esta terça-feira em conferência de imprensa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à pandemia
Época balnear no concelho da Lourinhã abriu hoje com regras de distanciamento social
Arrancou este sábado, dia 27 de junho, a época balnear no Concelho da Lourinhã. Este ano, decorrente da pandemia por COVID-19, estão definidas regras de distanciamento social e limite de ocupação máxima do espaço, já afixadas nos acessos principais das praias, assim como informação da sinalética de praia, definida pela Agência Portuguesa do Ambiente. Este ano, também devido à situação pandémica, a limpeza e desinfeção das instalações sanitárias, posto de 1º socorros dos apoios de praia e recolha de resíduos dos contentores será assegurada pelo Município da Lourinhã, apesar da competência recair nos concessionários de praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peça encenada por Vasco Letria e levada à cena pela companhia Foco Lunar
500 anos da Circum Navegação de Fernão
de Magalhães estreia em Leiria
O Teatro José Lúcio da Silva acolhe dia 3 de Julho, sexta-feira, em duas sessões, às 15:30 e 21:30, a peça de teatro “A Grande Viagem de Magalhães”, encenada por Vasco Letria e levada à cena pela companhia Foco Lunar. Este espetáculo, gratuito, comemora o V Centenário daquela que foi a primeira Circum Navegação, e celebra a viagem que acabaria por provar a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e que o mundo é, de facto, esférico. A odisseia de Magalhães modificou para sempre o conhecimento do nosso planeta e a sua importância é mundialmente reconhecida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da candidatura do aspiring Geoparque Oeste a Geoparque da Unesco
Associação Geoparque Oeste e Politécnico
de Leiria assinam protocolo de parceria
A Associação Geoparque Oeste e o Instituto Politécnico de Leiria irão assinar no dia 29 de junho, pelas 17 horas, no Politécnico de Leiria em Peniche, um protocolo de parceria relativo à cooperação entre as entidades na candidatura do aspiring Geoparque Oeste a Geoparque da Unesco. Este protocolo tem como principal objetivo a promoção de sinergias entre as entidades no âmbito das suas iniciativas e meios de comunicação, considerando o Politécnico de Leiria como uma entidade singular nas suas áreas de investigação e ensino, nomeadamente no desenvolvimento de projetos conjuntos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fábrica de reciclagem de óleos de Torres Novas
Tribunal decreta encerramento da Fabrióleo
Em resultado de uma decisão do Tribunal Central Administrativo Sul, terá mesmo de encerrar a Fabrióleo, fábrica de reciclagem de óleos. O Tribunal considerou improcedente uma providência cautelar interposta pela Fabrióleo, contra a decisão do IAPMEI que mandara encerrar a empresa. A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda acusa esta empresa de ser “desde há anos um foco de poluição muito agressiva, destruidora do meio ambiente e tornando infernal a vida de quem vive numa larga periferia das instalações fabris.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro de Formação e Reabilitação Profissional da Cooperativa de Ensino de Cidadãos Inadaptadas
Município de Pombal investe 700 mil euros
em novo centro de formação da Cercipom
O Município de Pombal vai investir cerca de 700 mil euros na construção de um novo Centro de Formação e Reabilitação Profissional da Cooperativa de Ensino e Ensino de Cidadãos Inadaptadas de Pombal (Cercipom). O lançamento do respetivo procedimento concursal foi aprovado pelo Executivo Municipal, na sua última reunião. O novo Centro de Formação e Profissional da Cercipom, resulta de uma articulação entre o Município e a própria Instituição, ficará localizado na Rua António Champalimaud, na Zona Industrial da Formiga, com boas acessibilidades e servido de transportes públicos, sendo para o efeito remodelado e adaptado um imóvel de dois pisos que o Município adquiriu, para o efeito, no final do ano passado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de tablets disponibilizados pelo Município
Município de Alcobaça implementa serviço de dinamização cultural e social online para IPSS
Arrancou durante o corrente mês de junho uma iniciativa municipal de apoio às IPSS que procura dar continuidade aos serviços de dinamização cultural das instituições sociais do concelho de Alcobaça com recurso a ferramentas de videoconferência. Projetos como o Teatro para Todos, que partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça juntamente com o CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, à qual se juntaram o Solar de Cister, Centro Paroquial de Assistência de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA), são agora dinamizados em formato online, adaptados ao contexto da pandemia do Covid-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Autoridades levantam desanconselhamento
de banhos na Praia Sul de Pedrógão
O desaconselhamento de banhos na praia Sul, Pedrógão, foi levantado esta quinta-feira, dia 25 de junho, na sequência dos resultados às análises efetuadas á água que apresentaram parâmetros microbiológicos normais. A decisão do levantamento do desaconselhamento decorreu também na sequência de uma deslocação à praia de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Saúde Pública e Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo crime de homicídio qualificado e furto
PJ detém homem suspeito de matar o padrasto nas Caldas da Rainha
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 25 de junho, um homem, de 26 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado e de um crime de furto, ocorridos na zona de Caldas da Rainha, nos primeiros dias do mês de junho de 2020. O arguido deslocou-se à residência da vítima, seu padrasto e, após um desentendimento, tê-lo-á agredido com, pelo menos, três violentos golpes na cabeça. Ato contínuo, abandonou o local sem prestar qualquer assistência, utilizando a viatura da vítima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filme partilha atividades desenvolvidas ao longo deste ano
Escolas de Leiria assinalam o encerramento
do ano letivo com festa online
As escolas do concelho de Leiria foram convidadas a participar na festa digital de encerramento do ano letivo, através da exibição de um filme que partilha atividades desenvolvidas ao longo deste ano. “Num ano escolar atípico como foi este, em que o contexto atual impede as habituais festas de final de ano, momentos de confraternização de toda a comunidade educativa, decidimos lançar este convite às escolas e partilhar momentos felizes deste ano com a cidade através de um filme. É o reconhecimento de todo o imensurável trabalho desenvolvido nas nossas escolas em condições inusitadas e tão desafiantes”, afirma a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dois deputados do PSD votaram proposta em conjunto com a coligação NM-PH e PS
Presidente da Câmara de Pombal contesta retirada de pelouros por coligação negativa
A Câmara Municipal de Pombal apreciou, na sua última reunião, realizada no dia 19 de junho, uma proposta apresentada pelos vereadores sem pelouros atribuídos, que tinha como propósito revogar o ato de delegação de competências da Câmara Municipal de Pombal no seu Presidente, aprovada na reunião do Executivo de 24 de outubro de 2017. Pedro Brilhante e Ana Gonçalves, vereadores eleitos pelo PSD, mas a quem o presidente social-democrata Diogo Mateus retirou pelouros neste mandato, apresentaram e votaram em conjunto com a vereadora do PS e dois dos vereadores da coligação Narciso Mota – Pombal Humano (o terceiro decidiu aceitar pelouros e vota em linha com o PSD), uma proposta para que, nomeadamente, todos os dossiês de obras particulares e coberto vegetal sejam despachados em reunião de Câmara e sujeitos a votação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água das amostras apresentavam espuma
Amostras de água desaconselham ida a banhos
na Praia de Pedrógão Sul
A Câmara Municipal de Leiria informou, no dia 24 de junho, que a praia do Pedrógão não se encontra interditada, estando desaconselhados banhos apenas na praia Sul, na sequência de recolha de amostras de água pela Saúde Pública, no âmbito do Programa de Vigilância. Verificou-se que a água apresentava espuma e por precaução optou-se por desaconselhar os banhos, até que sejam conhecidos os resultados das análises, o que pode deverá acontecer na próxima quinta-feira, dia 25 de junho. Pela mesma razão, foi também desaconselhada a prática da arte xávega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Somos Portugal”
Município de Porto de Mós manifesta repúdio pelo cancelamento sábado de programa da TVI
A emissão previamente acordada entre o Município e a produtora Coral Europa, subcontratada da TVI, estava prevista para este sábado, 27 de Junho, e foi cancelada unilateralmente pela administração da TVI alegando motivos que são alheios à edilidade. Em nota de repúdio enviada pelo executivo municipal à administração daquela empresa, o Município manifestou a sua indignação pela decisão unilateral da TVI, que coloca em causa todo o trabalho já efetuado para a persecução do objetivo. O Executivo municipal acrescenta ainda na mesma nota estar disponível “para uma revisão conjunta desta decisão, de modo a assegurar os interesses do município”, não se coibindo de interpor eventual ação legal contra essa estação emissora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cada um por si, é um agente de Proteção Civil”
GNR promove na praia da Foz do Arelho ações de sensibilização no âmbito da pandemia
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Caldas da Rainha, em parceria com a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Polícia Marítima, têm vindo a realizar ações de sensibilização conjuntas nos acessos às praias de Foz do Arelho, no âmbito das medidas preventivas da pandemia COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2.ª Edição
Fazunchar está de regresso de 15 a 23 agosto:
a arte faz a festa em Figueiró dos Vinhos
Depois de uma primeira edição de sucesso que gerou 47 novas obras de arte e centenas de visitantes, o Fazunchar volta a Figueiró dos Vinhos de 15 a 23 de agosto de 2020 para a sua 2.ª edição. Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com esta comunidade e território. Fazunchar significa "fazer" em Laínte, dialecto local da região, utilizado pelos vendedores ambulantes de tecidos, essencialmente para que não fossem entendidos pelos demais nas suas trocas comerciais. A Programação Fazunchar 2020 inclui Helen Bur, Tamara Alves, Mantraste e Surma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou Tomar ComVida 2020
Projeto animação de verão de Tomar aposta
em 65 espetáculos para dar vida à cidade
A apresentação pública do Tomar ComVida 2020 - programa de animação de verão, em Tomar, decorreu no dia 24 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho. A ter início no próximo fim de semana, dia 26 de junho, Tomar ComVida é um projeto desenvolvido em parceria entre o Município de Tomar e várias empresas que, no concelho, operam na área da cultura/entretenimento. Este programa surge da necessidade de retomar a prática cultural e de entretenimento da cidade, e de apoiar não só o setor da cultura e entretenimento local, mas também o da economia local, nomeadamente o comércio e a restauração. Apostando-se num cartaz eclético serão 65 espetáculos que darão palco a artistas com ligação ao concelho e que decorrerão no Jardim do Mouchão e na Praça da República, aos fins de semana, entre 26 de junho e 26 de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal da Batalha vive uma situação financeira saudável
Batalha aprova contas de 2019 com resultado de exploração positivo de 2 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha vive uma situação financeira saudável e apresenta meios libertos positivos que serão aplicados em novos projetos de investimento e reforço de medidas de apoio social à população. “O Município da Batalha regista indiciadores de uma situação económica e financeira equilibrada – por exemplo, o cash-flow gerado em 2019 (1.999.518 euros) é superior ao valor total das dívidas a terceiros a curto prazo existentes a 31/12/2019, que ascendiam a 1.406.902 euros. Assinala-se, também, o facto de o rácio de autonomia financeira apresentar um valor bastante significativo, a rondar os 70%”, pode ler-se no relatório do auditor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Diretora Regional de Cultura do Centro visita Igreja do Santíssimo Sacramento no Louriçal
A diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, visitou no mês de junho a Igreja do Santíssimo Sacramento integrada no Convento do Louriçal, com o objetivo de conhecer aquele património cultural e religioso. A visita de trabalho, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pombal, do presidente da Junta de Freguesia do Louriçal e de representantes da Ordem Religiosa do Desagravo, pretendeu, essencialmente, apresentar o projeto de conservação e restauro que o município pretende realizar na Igreja do Santíssimo Sacramento, com um custo estimado superior a 120 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mulher agredia o marido nos últimos cinco anos
GNR detém idosa alcoólica em Pombal
por violência doméstica contra o marido
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Guia, deteve, no dia 23 de junho, em flagrante delito, uma mulher de 72 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Pombal. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, apurando que a suspeita, alcoólica, agrediu física, verbal e psicologicamente o marido, de 74 anos, durante os últimos cinco anos da relação de 50, provocando-lhe intranquilidade, medo e ansiedade. A suspeita, já na presença dos militares da GNR no local, agrediu e proferiu ameaças à vítima, resistindo à detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Posto de Turismo da Praia da Areia Branca garante Selo “Estabelecimento Clean&Safe”
O Posto de Turismo da Praia da Areia Branca obteve o selo "Estabelecimento Clean&Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal. Assim, com o objetivo de cumprir as medidas definidas pela Direção Geral da Saúde, o Município delineou um Plano de Contingência, que obedece às seguintes medidas gerais: Cumprimento das regras de etiqueta respiratória; Cumprimento das regras de desinfeção de mãos; Cumprimento do distanciamento de segurança; • Cumprimento do uso obrigatório de máscara; Dispor de dispensadores de parede na entrada para utilização dos turistas; Privilegiar o pagamento por TPA; Atendimento de uma pessoa de cada vez na receção, até um máximo de 2 pessoas no interior do espaço; Cumprimento do distanciamento de segurança; Cumprimento do uso obrigatório de máscara e viseira; Proteção em acrílico no balcão de atendimento; Solução antisséptica de base alcoólica nos postos de trabalho; Limpeza e desinfeção do balcão com solução desinfetante após os atendimentos;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido já tem antecedentes criminais
GNR detém homem em flagrante delito a furtar num posto de telecomunicações de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 20 de junho, deteve em flagrante delito um homem de 44 anos, por furto no interior de um posto de telecomunicações, na localidade de Guarita, na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. Na sequência de uma denúncia a alertar para a presença de um estranho num posto de telecomunicações, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, tendo surpreendido o suspeito em flagrante delito na posse de diverso material ali furtado, pelo que foi detido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inércia contrasta com investimentos no Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e Palácio Nacional de Mafra
Assembleia Municipal defende obras urgentes no Mosteiro da Batalha
A Assembleia Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, dia 22 de junho, por unanimidade, uma moção que reclama a maior urgência o início das obras anunciadas e previstas com o apoio dos fundos europeus, em benefício da valorização do Mosteiro da Batalha. Segundo os autarcas, o desinvestimento no Mosteiro da Batalha regista níveis preocupantes, “situação que contrasta com intervenções em curso, por exemplo, no Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e mais avultadas no Palácio Nacional de Mafra, tudo monumentos com menor pressão de visitantes do que o Mosteiro da Batalha”, recordam os eleitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa 22 pretende proteger os mais vulneráveis
Câmara Municipal e Novo Olhar abrem abrigo municipal para sem abrigo da Marinha Grande
No dia 22 de junho, deram entrada os primeiros habitantes na Casa 22, localizada no Bairro do Camarnal Velho, e que tem como objetivo apoiar pessoas em situação de sem-abrigo na Marinha Grande, no âmbito da sua reabilitação e autonomização. O “Projeto de Apoio Social a Pessoas Sem-Abrigo -Casa 22” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Novo Olhar II, para prestação de apoio social a pessoas sem-abrigo, com vista à melhoria das suas condições de vida, bem como o início do processo de inserção/reinserção social e o acompanhamento técnico dos utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria com alguns estabelecimentos hoteleiros
Campanha “Fique em Óbidos” oferece estadias em hotéis a turistas
A Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com alguns estabelecimentos hoteleiros do concelho, está a desenvolver uma campanha denominada "Fique em Óbidos", na qual o visitante, ao reservar cinco noites, pagará quatro, e ao reservar 3 noites, pagará apenas duas. O objetivo desta ação é promover a estada prolongada de visitantes no território, dinamizando a economia neste setor e estimulando a sua recuperação no âmbito da pandemia provocada pela Covid-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção do Ambiente
GNR recupera coruja-do-mato ferida
no filtro de uma piscina de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 21 de junho, recuperou um exemplar da espécie coruja-do-mato, na localidade Cruz da Légua, concelho de Porto de Mós. Após o alerta de um popular, os militares da Guarda recolheram o exemplar da espécie coruja-do-mato, Strix aluco, que se encontrava no filtro de uma piscina, ferido no dorso e incapacitado de voar. A ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens, em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Reserva Natural do Paul do Boquilobo celebra 40 anos com passeio interpretativo
O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no dia 28 de junho, um passeio interpretativo em comemoração dos 40 anos da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, com o objetivo de que os participantes partam à descoberta deste património natural, a partir dos diversos trilhos existentes, onde é possível observar a fauna e a flora envolventes. Com um percurso circular de 6km, este passeio tem concentração marcada para as 9h no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 9h30 no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. A duração prevista é de 3h30, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cristiano Ronaldo autografou uma camisola da Juventus que será leiloada online
CR7 junta-se à Emergência abem: COVID-19 para apoiar 5 concelhos do distrito de Leiria
Cristiano Ronaldo, o melhor jogador de futebol do mundo, autografou uma camisola da Juventus, que será leiloada online entre os dias 22 de junho e 6 de julho. O valor vai reverter para o Fundo Emergência abem: COVID-19, que se destina a dar acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde aos cidadãos que ficaram economicamente mais vulneráveis em consequência da atual pandemia. Em Leiria, os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Óbidos, Peniche, Pombal e Caldas da Rainha (União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório) já ativaram o Protocolo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão contou com a presença da ministra da Cultura
Casa da Cidade Criativa impulsiona ambição
de Leiria ser Capital Europeia da Cultura
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou este domingo, dia 21 de junho, que a abertura da Casa da Cidade Criativa, no Centro Cívico de Leiria, constitui mais um passo na ambição da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. “Esta é também uma casa que abre portas à nossa ambição de sermos Capital Europeia da Cultura em 2027”, uma “aposta que é séria, concreta e viável, e que não é um exercício de retória, mas antes um movimento que junta, projeta, cria e constrói”, disse Gonçalo Lopes numa cerimónia restrita que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e de alguns representantes dos eleitos locais, tendo em conta as restrições impostas pela pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estreia 2 de julho às 21h30
Discurso sobre o Filho-da-Puta, de Alberto Pimenta, estreia no Teatro da Rainha
É já no dia 2 de Julho que estreia no Teatro da Rainha, em Caldas da Rainha, pelas 21h30, o “Discurso sobre o Filho-da-Puta”, de Alberto Pimenta. Pegar no Discurso sobre o filho-da-puta para dele fazer um objecto cénico não é tão improvável como possa parecer, nem tem nada de vanguardismos estéreis. O texto possui qualidades rítmicas, sendo uma contrafacção em tom cómico sério do nosso mundo oficial, institucional, em particular dos universos escolar e eclesial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Covid 19
Município de Tomar homenageia profissionais da linha da frente no combate à pandemia
Nesta fase em que a pandemia dá sinais de abrandamento, considera o executivo municipal de Tomar ser oportuno que se faça o justo reconhecimento público a todos os profissionais que, no concelho de Tomar, não pararam desde março e a todos os que estiveram na linha da frente no combate à pandemia. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Tomar vem publicamente prestar uma homenagem e um agradecimento a todos os profissionais e voluntários das áreas da saúde pública, da produção e distribuição alimentar, da proteção civil, dos bombeiros e da segurança pública, do apoio psicológico, dos serviços de recolha de resíduos e higiene urbana, dos transportes e comunicações, das instituições de solidariedade social, entre muitas outras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem e mulher estão separados mas vivem na mesma habitação
GNR identifica homem por violência doméstica e posse de arma proibida em Pedrógão Grande
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Figueiró dos Vinhos, no dia 19 de junho, identificou um homem, de 59 anos, por violência doméstica e por detenção de arma proibida, no concelho de Pedrógão Grande. Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de três meses, apurou-se que o suspeito ameaçava a vítima, de 51 anos, de quem se encontra separado, desde 2013, mas coabitam na mesma residência, propriedade de ambos. No seguimento das diligências foram realizadas buscas à habitação, anexos e a sete veículos, resultando na apreensão de 150 munições, 37 petardos pirotécnicos, 34 cartuchos, uma soqueira, um aerossol de defesa e uma fuste de arma caçadeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo os dados da Direção Geral de Saúde
Santarém, Alenquer e Azambuja lideram
no número de casos de COVID-19 na região
Santarém (143), Alenquer (128) e Azambuja (101) lideram no número de casos confirmados de COVID-19 até ao dia 20 de junho, segundo os dados da Direção Geral de Saúde. Seguem-se Leiria (95), Pombal (75), Cartaxo (74), Alcobaça e Benavente (66), Caldas da Rainha (60) e Torres Vedras (58). De referir, contudo, que estes dados continuam a não coincidir com os divulgados pelas Câmaras Municipais da região que, por norma, indicam valores superiores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo do Centro garante desconfinamento seguro nos monumentos e lugares classificados pela UNESCO
Turismo do Centro incentiva turistas a visitar os 4 Lugares Património Mundial da região
O claustro real do Mosteiro da Batalha recebeu esta sexta-feira, dia 19 de junho, uma conferência de imprensa para apresentação dos principais resultados da operação Lugares Património Mundial do Centro. A operação promove de forma conjunta, desde 2017, os quatro elementos patrimoniais da região Centro de Portugal inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO: Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo em Tomar e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Serviço de Limpeza Urbana dos Serviços Municipalizados
Nazaré controla plantas infestantes em espaços públicos com técnica amiga do ambiente
O Serviço de Limpeza Urbana dos Serviços Municipalizados da Nazaré está a testar uma alternativa ao herbicida glifosato no controlo de ervas daninhas e musgos em espaços públicos. A preocupação com o ambiente e com os riscos associados à utilização de químicos na monda de ervas, pelos impactos causados na flora, fauna animal e saúde dos habitantes, levou os Serviços a testarem uma inovadora técnica de monda de ervas daninhas. O recurso à monda térmica consiste na aplicação de vapor de água diretamente sobre as plantas, causando a sua destruição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Reforço de fiscalização da GNR irá permitir reabrir o trânsito na área da Fluvina de Valada
· A Câmara Municipal do Cartaxo começou a executar, a partir de 20 de junho, o Plano de Contingência dedicado exclusivamente a regular o uso do espaço público na zona ribeirinha da freguesia de Valada. As áreas da fluvina e de estacionamento irão estar abertas este fim de semana assegurado que está o reforço da fiscalização por parte da GNR. Pedro Magalhães Ribeiro afirma que “o reforço do patrulhamento era condição essencial para colocar no terreno este Plano de Contingência. A fiscalização permite abrir o espaço a mais pessoas em melhores condições de segurança.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo Palco vai decorrer de 9 de outubro de 2020 a 9 de janeiro de 2021
Câmara Municipal de Alcobaça cria festival para apoiar agentes culturais do concelho
Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus Covid-19 foi a cultura, que engloba artistas, autores, compositores, técnicos de som, de palco e de multimédia, entre muitas outras profissões ligadas a este enorme setor. No sentido de apoiar os agentes culturais locais, a Câmara Municipal de Alcobaça propõe a criação do festival Novo Palco, um evento cultural multidisciplinar com artistas e grupos do concelho, a ter lugar no Cine-Teatro de Alcobaça e no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, de 9 de outubro de 2020 a 9 de janeiro de 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo a SIBS - empresa que gere a Rede Multibanco
Frequência de consumo no distrito de Leiria regressa aos níveis pré-COVID-19
A SIBS, empresa que gere a Rede Multibanco, decidiu contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia local, por distrito, e sociedade em geral, e nesse sentido divulga um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas, referente ao distrito de Leiria. Como se pode verificar no gráfico acima, e de acordo com os dados do SIBS Analytics relativamente à semana de 8 a 14 de junho, correspondente à sexta semana de desconfinamento em Portugal, a frequência de consumo no distrito de Leiria está neste momento exatamente ao nível registado antes do aparecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GAMELabsNet conta com seis laboratórios para apoiar a transformação digital das empresas
Politécnico de Leiria integra projeto europeu com laboratório de tecnologia industrial
O Politécnico de Leiria acaba de integrar o projeto internacional GAMELabsNet enquanto promotor da iniciativa para a indústria, em Portugal, com a criação de um laboratório dedicado a apoiar a transformação digital de empresas dos setores dos moldes, agroindústria, healthcare e turismo, que pretendam recorrer à transformação criativa digital. Além do laboratório criado pelo Politécnico de Leiria para a oferta de soluções no âmbito da tecnologia industrial, o GAMELabsNet, que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França, conta ainda com mais seis laboratórios vocacionados para prestar apoio no âmbito das áreas logística, aerospacial, saúde, comércio e turismo, que estarão ligados em rede para permitir o acesso em tempo real a soluções, casos e experiências, independentemente da localização das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Português, Inglês, Francês e Espanhol
Município de Pombal lança novo Guia Turístico convidando a uma viagem com cinco sentidos
“Visitar Pombal é partir à descoberta de um território ímpar, viver novas experiências e compreender melhor a nossa História. É deixar-se envolver pelas suas paisagens e mergulhar nas suas tradições. É apreciar os sabores da gastronomia e a simpatia das suas gentes. É mergulhar numa viagem com cinco sentidos.” É desta forma que o Município de Pombal convida a uma visita ao concelho ao lançar um novo Guia Turístico que concilia, numa versão mais completa, a informação até agora disponibilizada através de várias pequenas publicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município aprovou Prestação de Contas
Câmara de Constância reduz a dívida e apresenta saldo positivo de 458 mil euros
A Câmara Municipal de Constância, em reunião realizada ontem, dia 18 de junho, aprovou a Prestação de Contas referente ao ano de 2019, com a abstenção da CDU. No documento agora aprovado destaca-se que houve uma redução da divida municipal em aproximadamente 500.000,00 €, a taxa de execução da receita situa-se nos 91 % e a da despesa nos 85%, sendo que o saldo da gerência é de 458.609,94 €. Além da aprovação da Prestação de Contas na referida reunião foi também aprovado, por unanimidade, um apoio ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Investimento no montante de aproximadamente de 1.400,00 € referentes às taxas urbanísticas para a instalação de um espaço comercial em Santa Margarida da Coutada (supermercado/minimercado).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 24 buscas domiciliárias e 17 buscas não domiciliárias
PSP prende 17 suspeitos de tráfico de droga
nos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa
A PSP de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal, desencadeou durante o dia de quarta-feira, dia 17 de junho entre as 7 h e as 10 h, em coordenação com o Ministério Público de Leiria, uma Operação Policial de grande envergadura no âmbito de uma investigação relativa a Tráfico de Estupefacientes. A Operação consistiu na realização de 24 buscas domiciliárias e 17 buscas não domiciliárias, incluindo 2 estabelecimentos comerciais em várias localidades dos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém (Pombal, Albergaria dos doze, Colmeias, Leiria, Marinha Grande, Fátima, Ourém, Entroncamento, Rio Maior, Foz do Arelho, Caldas da Rainha e Lisboa). Na operação foram detidas 17 pessoas (5 mulheres e 12 homens), com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos de idade, pela prática de vários crimes, em especial tráfico de droga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com participação livre e sem quaisquer custos associados para os testados
Pescadores da Nazaré realizam este sábado
3ª fase de diagnóstico da COVID-19
Decorrerá este sábado, dia 20 de junho, às 9h30, nas instalações do Armazém 33, no Porto da Nazaré, mais uma fase de diagnóstico da COVID-19 à comunidade piscatória local, com colheita de amostras do trato respiratório superior (nariz e garganta). Há mais de 150 pescadores inscritos na Capitania do Porto da Nazaré para exercer a atividade. Já se realizaram duas ações de recolha de mostras, estando prevista mais uma para o próximo sábado, destinada a estes profissionais. O diagnóstico, que resulta de uma parceria protocolar entre o Município da Nazaré e várias entidades, é de participação livre e não tem custos associados para os testados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Endividamento total é de apenas 2,3 milhões de euros
Município de Porto de Mós atinge menor dívida dos últimos 20 anos
As contas de 2019 da Câmara Municipal de Porto de Mós foram aprovadas na reunião de 9 de junho, sem qualquer voto contra. A execução orçamental obteve uma melhoria, atingindo no caso das receitas uma percentagem superior a 99%, que contrasta com números de 95% do ano 2018, assim como, no caso das despesas, a execução ultrapassou novamente os 83%, como já sucedido no ano de 2018. A prestação de contas desse ano representa uma melhoria na globalidade dos indicadores financeiros, nomeadamente, no aumento do resultado líquido em 158.647,20€, totalizando um resultado no ano de 2019 de 878.749,21€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito de uma investigação ao crime de tráfico de produto estupefaciente
PSP efetua busca em casa de jovem de 18 anos
e apreende em Alcobaça 13 plantas de cannabis
No âmbito de uma investigação ao crime de tráfico de produto estupefaciente, a Esquadra Complexa de Alcobaça da PSP, através da equipa de investigação criminal, desencadeou esta quinta-feira, dia 18 de junho, uma operação policial, que culminou com o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliária, tendo sido apreendido 13 plantas cannabis e a quantia monetária de 80 euros. Foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência, um jovem com 18 anos de idade, como sendo o proprietário, das plantas apreendidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister
Agência Nacional para a Qualificação atribui Selo de Conformidade à EPADRC
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) atribuiu o Selo de Conformidade EQAVET à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça (EPADRC), no dia 12 de junho, válido para um período de 3 anos. A escola vê, assim, concluído o processo de implementação de um Sistema de Garantia de Qualidade, alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total ascende a 380 mil euros
Câmara aprova projeto Passadiço do Agroal com pareceres positivos do ICNF E APA
A Câmara Municipal de Ourém decidiu, na reunião de 15 de junho, revogar o anterior e aprovar o novo projeto do Passadiço do Agroal, já com o parecer favorável das entidades responsáveis (APA e ICNF). Esta nova alteração permite agora lançar a empreitada, não sem antes ser remetido à Assembleia Municipal para aprovação, tendo em conta a plurianualidade da despesa. Foram também, em reunião da câmara, aprovados os contratos de promessa, compra e venda dos terrenos necessários para a implantação do passadiço, numa área de 44 149,56 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço abre este domingo
Ministra da Cultura apadrinha abertura em Leiria da Casa da Cidade Criativa da Música
A Casa da Cidade Criativa da Música – UNESCO abre portas no dia 21 de junho, Dia Europeu da Música, às 18h30, no edifício do Centro Cívico de Leiria, numa cerimónia que contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Esta Casa é resultado de um “percurso amplo e participado das diferentes manifestações musicais do concelho de Leiria, que culminou com a atribuição do selo pelo UNESCO em outubro de 2019”, explica Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal. Na Casa da Cidade Criativa da Música, será possível apresentar e potenciar projectos culturais, ter acesso a programas e residências artísticas no âmbito da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, bem como encontrar parcerias e consultar documentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A título provisório
Feira Semanal muda-se para o Parque Atlântico no Sítio da Nazaré
A Feira Semanal da Nazaré vai retomar a atividade numa nova localização já a partir da próxima sexta-feira, 19 de junho, depois de várias semanas de interrupção motivada pelo novo coronavírus e medidas de controlo de propagação da pandemia. O Parque Atlântico, o local que acolhe as Festas do Sítio, no Sítio da Nazaré, será o novo espaço da feira até, pelo menos 31 de dezembro, caso a situação epidemiológica inviabilize o seu regresso ao local original.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho do país com mais praias “Zero Poluição”
Torres Vedras garante 20 km de praias limpas
O concelho de Torres Vedras prepara-se para uma época balnear diferente, em que as características da sua costa prometem atrair visitantes de vários pontos do país. Em Torres Vedras, a época balnear decorre de 27 de junho a 30 de agosto, com o concelho a somar reconhecimento em torno da qualidade ambiental das suas praias. Este é mesmo o concelho do país com mais praias “Zero Poluição”. Segundo a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, 10 das 68 zonas balneares sem qualquer poluição encontram-se no Concelho, o que significa que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises às águas balneares nos últimos três anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido foi apresentado no Juízo de Instrução Criminal de Leiria
Homem que agrediu pai de 90 anos com cinto em Alcobaça detido pela PSP
No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público, com investigação realizada pela Polícia de Segurança Pública e na sequência de detenção efetivada no dia 16 de junho, vai ser apresentado, no Juízo de Instrução Criminal de Leiria, a primeiro interrogatório judicial, um arguido, de 58 anos, para aplicação de medidas de coação. Em causa estão factos suscetíveis de integrar a prática, pelo arguido, dos crimes de ofensa à integridade física qualificada e de condução perigosa de veículo rodoviário. Os factos fortemente indiciados traduzem-se em o arguido ter perseguido, de carro, o seu pai, de 90 anos de idade, no trajeto entre São Martinho do Porto e Alcobaça e de o ter molestado fisicamente, designadamente, com um cinto, dentro do veículo em que o mesmo se fazia transportar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Foco de COVID-19 em lar de Aljubarrota resulta em 42 pessoas infetadas
O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota tem 29 utentes infetados com a COVID-19, além de 10 funcionários da instituição e dois familiares dos mesmos. A informação foi adiantada em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, dia 17 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, com a presença do delegado Coordenador do ACES Oeste Norte, Jorge Nunes, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, Elisabete Moita, e do presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota, José Lourenço. Na manhã desta quarta-feira, a GNR procedeu à descontaminação de todos os edifícios da instituição, que abrange também Creche, Centro de Dia e ATL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número preocupa Comissão Municipal de Proteção Civil
Pombal regista 16 novos casos de Covid-19
A Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Pombal analisou, em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 16 de junho, a situação no concelho decorrente da pandemia Covid-19, tendo sido manifestada a preocupação quanto aos comportamentos da população neste período de pós-confinamento, nomeadamente o não cumprimento das medidas profiláticas emanadas pela Direção-Geral de Saúde. De registar que, após 31 dias sem o registo de novos casos de contaminados, o concelho de Pombal assistiu, nos últimos dias, a um aumento de situações de infeção por Covid-19. À data de 16 de junho o concelho registava um número acumulado de 82 casos confirmados, estando 16 ativos, segundo informação da Autoridade de Saúde Pública de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Utilizadores são premiados pelas entregas
Máquina para devolução de garrafas de bebidas em plástico já chegou a Leiria
O projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET chegou a Leiria, onde foi instalada uma máquina automática para devolução deste tipo de embalagens. Esta é uma iniciativa integrada no projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” que teve início a 13 de março deste ano com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país. A localização das máquinas pode ser consultada no site https://dovelhosefaznovo.pt/
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
José Poças das Neves lança livro sobre “Artur
de Oliveira Santos, Um Republicano Idealista”
O autor José Manuel Poças das Neves dedica uma obra ao célebre administrador de Vila Nova de Ourém. Editado pelas Edições Colibri, o livro será lançado a 4 de julho, por ocasião do 11.º aniversário do Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador. “Artur de Oliveira Santos, um republicano idealista” é o título do novo livro de José Poças das Neves, editado pelas Edições Colibri e lançado no próximo dia 4 de julho, em Ourém. O evento decorrerá no âmbito do programa comemorativo do 11.º aniversário do Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador, que contará com outras iniciativas dirigidas a diferentes públicos ao longo do dia, através de um programa a anunciar em tempo oportuno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai participar na conferência online “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal em Contexto Educativo com a Comunidade Cigana”
Pombal apresenta boas práticas de mediação com a comunidade cigana
O Município de Pombal vai participar na conferência online “Boas Práticas de Mediação Intermunicipal em Contexto Educativo com a Comunidade Cigana”, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). A conferência “Estamos IN”, agendada para a próxima sexta-feira, 19 de junho, pelas 18 horas, insere-se no projeto das dez equipas multidisciplinares municipais do PIICIE da Região de Leiria, tendo como objetivo fomentar o diálogo intercultural, assente no reconhecimento e na valorização da diversidade, partilhando boas práticas de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém
Câmara de Santarém atribui apoio financeiro excecional à ADSCS para apoio alimentar
A Câmara Municipal de Santarém, em articulação com o Instituto de Segurança Social, IP, decidiu atribuir um apoio financeiro excecional à Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, no valor de 19.233,14 €, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas (POAPMC), viabilizando, numa perspetiva de congregação de esforços e de trabalho em parceria entre serviços públicos e rede solidária, as condições estritamente necessárias para que se garanta o reforço do apoio alimentar na fase atual de pandemia e de grandes dificuldades económicas e sociais dos munícipes em situações de vulnerabilidade social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Voluntários vão percorrer todo o concelho
Município de Óbidos vai distribuir 15 mil kits de máscaras e álcool gel em todo o concelho
Iniciou-se, no dia 15 de junho, no Concelho de Óbidos a distribuição de cerca de 15 mil kits compostos por uma máscara, um frasco de álcool gel e um manual de instruções de utilização e de comportamentos a ter em conta para prevenir a COVID-19, assim como as medidas desenvolvidas pelo Município de Apoio à Família e às Empresas. A distribuição foi assegurada por cerca de 70 voluntários em articulação com as Juntas de Freguesia, as Unidades Locais de Proteção Civil, os Silver Coast Volunteers e o Espaço Ó, através do Projeto ” Vamos Nós Por Si”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Cinema e comédia com o ator João Seabra chegam a São Mamede em formato drive-in
A Freguesia de São Mamede, no Concelho da Batalha, recebe já no próximo fim-de-semana, nos dias 20 e 21 de junho, três sessões de cinema no formato drive-in e um espetáculo de comédia, com o conhecido humorista João Seabra, que participou no programa televisivo Got Talent Portugal. Os filmes a exibir, nas duas sessões de sábado, respetivamente às 21h15 e às 23h30 são “Parque das Maravilhas” e “Canção de Lisboa” enquanto que a programação de domingo, reservará, às 21h15, o espetáculo de comédia com João Seabra e às 22h45, a exibição do filme, recentemente estreado, “Bad Boys – Para Sempre”, com a dupla de atores Will Smith e Martin Lawrence.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação das Termas de Portugal congratula-se com anúncio da Direção-Geral de Saúde
Tratamentos termais reabrem gradualmente
a partir desta segunda-feira
A Associação das Termas de Portugal congratula-se com o anúncio da reabertura da atividade termal, que é possível a partir desta segunda-feira, dia 15 de junho. Recorde-se que as estâncias termais tinham tomado a iniciativa de suspender a atividade em meados de março, no início da fase aguda da pandemia de covid-19. O anúncio da possibilidade de reabertura foi feito pela Direção-Geral de Saúde (DGS), através de uma orientação específica para estabelecimentos termais. Esta prevê várias medidas de segurança adicional para os tratamentos termais, a vigorarem durante a fase de pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Artes à Vila”
Festival emite concertos de música portuguesa em direto do Mosteiro da Batalha
O Artes à Vila vai transmitir online concertos de música portuguesa, em direto do Mosteiro da Batalha dia 27 de Junho 2020. As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro Santa Maria da Vitória, recebem no sábado 27 de Junho uma edição dedicada à musica nacional com concertos do músico portuense Manel Cruz e do vocalista dos Jafumega - Luís Portugal, o Gajo e o rancho folclórico Rosas do Lena. O Artes à Vila será apresentado pelo oVo Mau com Mário Bomba, Paulo Cintrão, Carlos Moura e Ricardo Karitsis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Congresso às Quartas debate “A Cultura nos Média Digitais”
Alvaiázere abre primeira sessão do Congresso
da Rede Cultura 2027
Acontece esta quarta-feira, dia 17 de junho, em Alvaiázere, a primeira sessão do Congresso às Quartas, do Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade. Este ciclo de conversas, transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, pretende refletir sobre as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura. A sessão, que se realiza em Alvaiázere, será subordinada ao tema A Cultura nos Média Digitais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de manter medidas de apoio a famílias e empresas
Município da Batalha inicia plano de mil testes serológicos para populações de maior risco
Por despacho datado de 12 de junho, o Presidente da Câmara Municipal decide implementar um plano faseado e gradual de prevenção e de disponibilização de testes serológicos ao SARS-COV-2 à população em geral e junto dos setores mais sensíveis da construção, transportes internacionais, restauração e hotelaria. “Trata-se de uma medida inovadora na região, da maior importância e realizada em parceria com um prestigiado Centro de Medicina Laboratorial português, num plano que numa primeira fase prevê a disponibilização de mil testes, mais direcionados para populações de maior risco, mas que poderá chegar aos 5 ou 10 mil testes, em função das necessidades e da evolução da pandemia da Covid-19”, esclarece o Autarca da Batalha, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Universidade do Minho acredita curso Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes
Politécnico de Leiria anuncia 1º doutoramento entre politécnicos e universidades
O programa de doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, o primeiro desenvolvido em associação entre o Politécnico de Leiria e a Universidade do Minho, vai arrancar no próximo ano letivo de 2020/2021 com 15 vagas, e terá a duração de seis semestres. Este ciclo de estudos, fruto de uma parceria inédita no País, que, pela primeira vez, junta um politécnico e uma universidade na criação de um programa doutoral, acaba de ser aprovado com a acreditação máxima atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), sendo válido por um período de seis anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhadores agrícolas temporários de empresa das Caldas da Rainha testaram positivo
Município de Óbidos desmente ter oito casos positivos de COVID-19
Foram registados no concelho de Óbidos este sábado, 13 de Junho, 8 casos positivos de COVID-19. Segundo as autoridades de Saúde, o contágio ter-se-á dado num concelho vizinho, local onde estas 8 pessoas, trabalhadores temporários na agricultura, estavam a laborar, estando, parte delas alojadas no concelho de Óbidos. Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é injusto que digam que Óbidos tem 8 casos positivos de COVID-19, quando, na verdade, não tem”. Humberto Marques explica que “a contabilização de casos positivos é feita no local onde a doença foi contraída e, neste caso, foi num outro concelho”. “Não estamos aqui numa competição entre concelhos e muito menos numa luta para ver quem tem mais ou menos casos, mas não é justo atribuir a Óbidos casos positivos que não tem”, desabafa o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido de 28 anos fica com pulseira eletrónica
GNR do Bombarral detém homem pelo crime
de violência doméstica no concelho de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Bombarral, no dia 10 de junho, deteve um homem de 28 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Óbidos. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, apurou-se que o suspeito violou, agrediu física, verbal e psicologicamente a ex-companheira, de 38 anos, durante os dez meses em que viveram juntos, levando ao fim da relação, por iniciativa da vítima, no dia anterior à detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Vidro e arte xávega integram finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”
O artesanato em vidro e a Arte Xávega da Praia da Vieira estão nomeados como finalistas regionais do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na sequência da candidatura do Município da Marinha Grande a este evento nacional. Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "neste concurso nacional, a Marinha Grande representa o vidro e a Arte Xávega, o que para além de muito nos orgulhar, é uma boa forma de caracterizar a história cultural da nossa terra. Das 504 candidaturas de todo o país temos duas nas 140 finalistas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
GNR detém homem por tráfico de droga
na Serra d’El Rei
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Peniche, no dia 13 de junho, deteve um homem de 40 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Serra d’El Rei, concelho de Peniche. Na sequência de uma ação policial, em que os militares da Guarda efetuavam recolha de informações junto da população sobre furtos a interior de residências ocorridos na localidade, receberam a informação sobre um possível suspeito do crime de tráfico de estupefacientes. Na continuação das diligências policiais, deslocaram-se a um armazém, resultando na apreensão de cinco plantas de cannabis e 108 doses de haxixe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste tem mais 70 casos ativos na última semana
Caldas da Rainha e Alcobaça voltam a registar aumento significativo de casos de COVID-19
Alenquer continua a ser o concelho da Região Oeste com maior número de infetados ativos com COVID-19 (88), acumulando um total de 162 casos desde o início da pandemia. Contudo, Caldas da Rainha regista o maior aumento na última semana, tendo agora 50 casos ativos confirmados, contra 21 na semana anterior. Também Alcobaça regista um aumento significativo do número de casos ativos, tendo passado de 9 para 20. Peniche é agora o 4º concelho do Oeste com mais casos do coronavírus (16), tendo ultrapassado mesmo Torres Vedras (15). Bombarral (13) e Lourinhã (11) fecham o grupo dos concelhos com dois dígitos de casos ativos. Óbidos que só tinha um caso ativo há uma semana regista agora nove infetados. Os concelhos com menos casos ativos são Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos (6 casos cada, os mesmos da semana anterior), Cadaval (4) e Nazaré (2).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa Shapetek – Tecnologias de Maquinação é apoiada pela Agência Nacional de Inovação
Consórcio liderado por empresa de Pombal cria dispositivo de apoio à abertura de portas
A atualidade determinada pela COVID-19 obriga a sociedade a adotar novos comportamentos que terão impacto direto nas atividades quotidianas. Neste contexto, foram criadas medidas de auxílio estatal apoiadas pela ANI - Agência Nacional de Inovação, no âmbito do programa Centro 2020, e co-financiado pelo FEDER que procuram a implementação rápida para soluções inovadoras de resposta à pandemia. Este dispositivo permitirá a abertura de portas sem as mãos para aplicação sobretudo em ambientes de grande afluência (ex: hospitais, lares, zonas comerciais) – um produto versátil, com custo acessível, fácil instalação e baixa manutenção e que pretende evitar a propagação do vírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio financeiro ascende a 62 500 euros
Município de Leiria promove projeto Brincarte que une a valorização do recreio às artes
O Município de Leiria lança o projeto Brincarte, integrado no conjunto de medidas “Leiria Regressa” destinado às crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico da rede pública, e que se traduz num apoio financeiro no montante total de 62 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 150 mil euros
Município de Leiria promove 2ª fase de apoios COVID 19 para Instituições sem fins lucrativos
150 mil euros é o valor do apoio pontual extraordinário que, na segunda fase das candidaturas aos apoios COVID19, o Município de Leiria vai distribuir pelas Instituições sem fins lucrativos, que ainda não foram contempladas. O Município de Leiria está a lançar a segunda fase de candidatura aos apoios extraordinários no âmbito do Plano Municipal de respostas ao COVID19 – segunda fase, destinada à admissão exclusiva de instituições sem fins lucrativos, nas áreas da Ação Social, da Cultura, do Desporto e da Educação, que não foram contempladas na primeira fase de candidatura a estes apoios extraordinários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CTT garantem que todas as lojas estiveram abertas
BE apoia trabalhadores dos CTT em greve. Admistração garante adesão de apenas 18,4%
O Bloco de Esquerda considera “desastrosa” a privatização dos CTT feita pelo XIX Governo, de Passos Coelho/Troika, uma vez que se “encerraram Postos de Correios, venderam-se imóveis e adquiriram-se empresas consideradas de risco, despediram-se trabalhadores, retiraram-se benefícios e impuseram-se condições de trabalho desumanas.” Os CTT da gestão privada que distribuem dividendos pelos accionistas na ordem dos 345 milhões de euros/ano, penalizam os trabalhadores e a população, a quem é prestado um serviço postal deficiente. Em tempo de pandemia o trabalho dos Correios duplicou sendo esse aumento em alguns Postos de 150% com o aumento das compras online, distribuição de correspondência institucional, máscaras, etc..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atribuído pelo Turismo de Portugal
Parque de campismo da Areia Branca reabre ao público a 15 de junho com selo Clean and Safe
O Município da Lourinhã informa que o parque de Campismo da Areia Branca, que reabre ao público a 15 de Junho, já detém o selo Estabelecimento Clean and Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal. Este selo é atribuído mediante a implementação de um protocolo interno, construído em função das características do estabelecimento, relativo às medidas de higienização e segurança definidas pela DGS, no âmbito da COVID-19 e de outras. O protocolo está sujeito a auditoria, no caso de o estabelecimento ser selecionado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado de Frades
GNR deteta e destrói ninho de vespa velutina em Fanhais
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, no dia 10 de junho, detetou um ninho de vespa velutina, na localidade de Fanhais, concelho de Nazaré. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda localizaram o ninho que se encontrava no teto do palco de uma coletividade. No seguimento das diligências, foi informada a Proteção Civil de Nazaré e o ninho foi destruído com recurso a queima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria questionam a ministra da Saúde
Prescrição de tratamentos termais parados por indisponibilidade do software clínico no SNS
Os deputados à Assembleia da República do PSD eleitos pelo círculo de Leiria, apresentaram, no dia 9 de junho, mais uma questão à Ministra da Saúde sobre as prescrições dos tratamentos termais. Embora o Orçamento do Estado tenha entrado em vigor há já mais de dois meses, não tem sido possível aos médicos dos cuidados de saúde primários prescreverem tratamentos termais, pelo facto de estes não estarem disponíveis, para esse fim, no respetivo software clínico
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas de Trabalho realizaram-se nos dias 5 e 6 de junho
Eurodeputados do PCP analisam efeito Covid19 e condições laborais no Distrito de Leiria
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Sandra Pereira, percorreram os Concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Caldas da Rainha e Peniche, nos dias 5 e 6 de junho, num intenso programa de contactos, diálogos, reuniões, encontros e iniciativas no Distrito de Leiria, designadas por “Jornadas de Trabalho”. João Ferreira e Sandra Pereira realizaram, em dois dias, 20 iniciativas em que contactaram com mais de uma dezena de áreas da vida económica e social do Distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instalações servem as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré
Tenda drive thru de Alcobaça relocalizada
no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal
A Câmara Municipal de Alcobaça informou os munícipes, no dia 11 de junho, que, para permitir a realização do Mercado de segunda-feira, a tenda drive-thru para rastreio ao Covid-19, até agora instalada no Merco-Alcobaça, está agora a funcionar nas imediações do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. As condições de funcionamento mantêm-se inalteradas. As instalações servem as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. O regime de “drive thru” permite a utentes devidamente prescritos pelas autoridades locais de saúde ou pela linha de Saúde 24 realizar os testes sem sair da sua viatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Serviço de Medicina Intensiva
Siemens oferece ao Centro Hospitalar de Leiria ecógrafo de última geração
O CEO da Siemens SA, Pedro Miranda, e o CEO da Siemens Healthineers, Ivan França, formalizaram, no dia 8 de junho, a entrega de um ecógrafo de última geração ao Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O sistema de ultrassom Siemens ACUSON Juniper é um dos dois equipamentos oferecidos pela marca alemã a Portugal, caracterizado pelo alto desempenho e elevada qualidade de imagem que proporciona no auxílio ao diagnóstico de patologias e na identificação de diferentes situações em contexto clínico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 37 pessoas fiscalizadas
GNR fiscaliza campismo e caravanismo ilegal e deteta 23 infrações em Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha e Posto Territorial de Óbidos, no dia 10 de junho, realizou uma ação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo ilegal, bem como para a circulação de veículos motorizados na orla costeira, no concelho de Óbidos. No decorrer da ação foram fiscalizadas 37 pessoas, tendo sido detetadas 10 infrações por caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados para o efeito, cuja a coima poderá atingir os 200 euros e 13 infrações por estacionamento em zona de dunas, cuja a coima poderá atingir os 250 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia homenageou o campeão Joaquim Agostinho
Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras inaugurada com extensão de 12 km
A rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras foi inaugurada no dia 10 de junho, numa cerimónia que decorreu junto ao monumento de homenagem à figura maior do ciclismo nacional, Joaquim Agostinho. Esta rede foi pensada para deslocações pendulares, procurando conciliar as condições de segurança para os ciclistas com a ligação aos principais polos geradores de viagens. A cerimónia contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Francisco Martins, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Institutos Politécnicos de Tomar, Castelo-Branco, Guarda e Portalegre
Politécnicos do Centro organizam maratona tecnológica “Transição Digital para o Bem”
Os Institutos Politécnicos de Tomar, Castelo-Branco, Guarda e Portalegre com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian organizaram a 4ª edição totalmente à distância do Projeto CityHack - Isto é Transição Digital para o Bem. O CityHack 2020 é um evento sob a forma de uma maratona tecnológica, realizada totalmente à distância, que decorreu nos dias 30 e 31 de maio, com duração de 24 horas, e que teve como objetivo global o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as cidades e a melhoria da qualidade de vida das suas populações. A edição de 2020 foi especialmente dedicada ao tema da Transição Digital para o Bem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
S. Pedro de Moel, Praia Velha e Pedras Negras recebem bandeira Praia com Qualidade de Ouro
As praias de São Pedro de Moel, Praia Velha e Pedras Negras, no concelho da Marinha Grande, voltaram a ser distinguidas com a bandeira "Praia com Qualidade de Ouro 2020", atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Este galardão é atribuído anualmente por aquela organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água, tendo como critérios: ter qualidade da água “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista na final das 7 Maravilhas
O Município da Lourinhã pôs a concurso a “Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista”, no âmbito do concurso “7 Maravilhas”, cujo objetivo é avaliar o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território. Este ano o concurso é dedicado à Cultura Popular, procurando-se patrimónios culturalmente mais relevantes, avaliando a sua importância enquanto manifestação cultural que contribua para elevar a cultura popular a um patamar de causa pública, destacando a importância cultural do património, demonstrando a sua relação com a comunidade nos dias de hoje ou no passado, a sua importância na dinamização do turismo e o impacto na economia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após um período de suspensão de vido à pandemia
Mobi.Sénior volta a circular em Santarém
a partir de 15 de junho
O serviço MOBI.SÉNIOR - Transporte Coletivo Sénior do concelho de Santarém volta a circular a partir de dia 15 de junho, após um período de suspensão, em consequência da Pandemia de COVID-19, mantendo os mesmos horários e percursos. A utilização deste serviço de transporte por parte dos passageiros implica o cumprimento de um conjunto de regras e de recomendações de segurança, emanadas pela Direção-Geral da Saúde, que têm como objetivo evitar a propagação do coronavírus: a lotação máxima será a definida pela lei: 2/3 da lotação máxima, será obrigatório o uso de máscara, para além do reforço da desinfeção dos espaços, de acordo com as normas em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto OesteCIM quer impulsionar economia na Região
Comunidade Intermunicipal lança Loja Virtual para apoiar empreendedores da Região Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou uma Loja Virtual para apoiar os agentes económicos da Região e acelerar a recuperação económica. A plataforma de negócios Oeste +Mercado é de acesso e utilização gratuito para todas as empresas que operem na Região Oeste e pretende promover, num único espaço online, o encontro entre a oferta e a procura de empresas, instituições e Municípios, potenciando, sobretudo, as trocas comerciais corporativas, mas também as vendas ao consumidor final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
'Uma Biblioteca na Biblioteca' vai receber textos de Gonçalo M. Tavares
A partir de sábado, dia 13 de junho, tem início a colaboração do escritor Gonçalo M. Tavares com a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, através da iniciativa “Uma Biblioteca na Biblioteca - Textos de Gonçalo M. Tavares”. Esta parceria decorrerá todos os sábados, na página de facebook da BMALV, até ao final de dezembro de 2020, um espaço onde, conforme afirma o escritor “irá escrever sobre diferentes autores: romancistas, contistas, poetas e ensaístas. Trata-se de textos de ficção que remetem para diferentes leituras. Uma página por autor com ilustrações de Rachel Caiano”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Fátima
Imagem do Centenário da Escultura de Nossa Senhora de Fátima apresentada a 17 de junho
No dia 17 de junho, às 11 horas, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, é apresentada à comunicação social a Imagem de Nossa Senhora comemorativa do Centenário da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O projeto nasce de uma parceria entre a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, o Santuário de Fátima e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Trata-se de uma edição limitada de 25 mil exemplares, todos numerados e com selo holográfico da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipa de OCR (Obstacle Course Racing) e Trail de Alcobaça
Crossmates passam a integrar o Cister Sport
de Alcobaça
O Cister Sport de Alcobaça e os Crossmates, equipa de OCR (Obstacle Course Racing) e Trail de Alcobaça, chegaram a acordo para dar início a uma nova etapa no desenvolvimento e divulgação destas modalidades na nossa região. Assim, os Crossmates passam a estar integrados formalmente no Cister Sport de Alcobaça, adoptando a designação Crossmates/Cister Sport de Alcobaça. Esta integração cria uma nova secção no Clube - a de atletismo - integralmente vocacionada para o Trail, OCR e todos os exercícios inerentes ao treino para estas modalidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Igreja de Picassinos celebra Santo António com missa para 120 paroquianos
Mesmo na impossibilidade de realizar os Festejos em Honra de Santo António, padroeiro de Picassinos, no formato habitual, a comissão da Igreja de Picassinos não poderia ficar indiferente a esta data, por isso, realizará no dia 14 de junho às 9h30 uma Missa solene em honra de Santo António e por intenção de toda a comunidade, especialmente dos já falecidos. No final, haverá um andor com os tradicionais bolos da festa, caseiros e bem conhecidos de todos os que frequentam as festas da igreja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara prepara intervenção na Mata Municipal
Centro de Interpretação Ambiental de Ourém reabriu ao público
“Queremos devolver a Mata Municipal à cidade de Ourém e aos seus habitantes”, revelou o Presidente da Câmara, na apresentação dos moldes em que será feita a requalificação ecológica e paisagista do espaço. "Reabilitar da Mata Municipal de Ourém, promover o aumento da reciclagem no nosso concelho e reduzir a pegada de carbono igualmente no Município”, eis os pilares do reforço da aposta na preservação ambiental, anunciados pelo presidente da Câmara, em pleno Dia Mundial do Ambiental. Luís Miguel Albuquerque aproveitou a cerimónia que assinalou a reabertura do Centro de Interpretação Ambiental para detalhar a intervenção que o Município prevê levar a cabo na Mata Municipal António Pereira Afonso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Museu do Vinho e Mosteiro de Coz reabrem
ao público dia 16 de junho com novas regras
No seguimento das novas orientações traçadas pelo Governo para a segunda fase do desconfinamento e no contexto do combate à pandemia do Covid-19, foram implementadas medidas e regras para a reabertura do Museu do Vinho e do Mosteiro de Coz respeitando as indicações da Direção-Geral da Saúde, do Ministério da Cultura e do Comité Internacional de Museus. A reabertura está prevista para o dia 16 de junho. O Museu do Vinho terá um horário mais reduzido, limite de visitantes e com uma novidade: as entradas são gratuitas até ao dia 30 de agosto. O Mosteiro de Coz, no âmbito da parceria entre a Câmara Municipal de Alcobaça e o projeto COZART, reabrirá também com um horário mais reduzido e com limite de visitantes e manterá as entradas gratuitas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Faleceu António Lúcio Vieira, uma das vozes maiores da poesia contemporânea do Ribatejo
Faleceu António Lúcio Vieira, uma das mais importantes vozes da poesia contemporânea do Ribatejo. Nascido a 24 de janeiro de 1942 na vila de Alcanena, vivia em Torres Novas desde os tempos de estudante e aí veio a falecer, sentado no cadeirão onde passava longas horas a ler e a escrever, no passado dia 4 de junho. António Lúcio Vieira era um homem de múltiplos talentos, que dedicou toda a sua vida à arte da escrita. Foi jornalista, dramaturgo, escritor – mas era, acima de tudo, um poeta, um homem de sentimentos e ideais à flor da pele. Talvez tenha sido o maestro Pedro Barroso quem melhor soube definir quem era António Lúcio Vieira: "Um homem que vive ele próprio, dia a dia, em poesia", um homem "agitado convulso impulsivo desordenado, tudo assim mesmo – sem vírgulas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Compras no comércio tradicional resultam em doação de alimentos por parte da Junta de Alcobaça
União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria cria Fundo de Emergência Social
Para fazer face às dificuldades pós-pandemia, a União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria criou um Fundo de Emergência Social que aumenta à medida que a comunidade aposta no comércio tradicional. Ao longo dos próximos quatro meses, por cada compra no comércio local, a UFAV doará 0,50 euros em bens alimentares à rede social de freguesia, prevendo um alcance de cerca de 450 famílias. Nem o cliente nem o comerciante despenderão qualquer verba. Os bens serão adquiridos pela UFAV localmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 20 de junho
Salvador Sobral vai regressar a Santarém
com concerto no Teatro Sá da Bandeira
Salvador Sobral regressa a Santarém, no dia 20 de junho, às 21h30, para voltar a ligar o som e acender as luzes do Teatro Sá da Bandeira. Os bilhetes vão estar disponíveis a partir das 15h, no dia 9 de junho, em www.bol.pt, e nas Lojas Worten, Fnac e CTT, com lotação limitada, para cumprimento das normas da DGS - Direção Geral de Saúde. Mais se informa que, de acordo com as recomendações da DGS, a distribuição de lugares será feita aquando da validação do bilhete, onde será atribuído um lugar. Não havendo lugares marcados, o público irá sentar-se por ordem de chegada e de forma sequencial, em cadeiras intercaladas (não havendo exceções a esta norma). É obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo de permanência no Teatro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de junho
Mercado Municipal da Marinha Grande reabriu ao público
No dia 6 de junho, reabriu ao público o Mercado Municipal da Marinha Grande no Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições. O espaço do Pavilhão 1 do PME foi adaptado de forma a albergar o Mercado Municipal com condições e regras para vendedores e clientes, que evitem a propagação do contágio de Covid-19. A Câmara Municipal da Marinha Grande alerta ser essencial que se respeitem os caminhos traçados no chão, a sinalética, as regras de distanciamento social e de proteção individual. Haverá comercialização de Bacalhau Seco, Produtos da Horta e do Pomar (Frutas, legumes, hortaliças várias e afins), flores, plantas e produtos pré-embalados (Bolos secos, queijos, produtos de charcutaria e frutos secos) e pão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e Ordenamento do Território
Centro Municipal Florestal de Torres Vedras inaugurado para gerir ativo de 10 mil hectares
O Centro Municipal Florestal de Torres Vedras foi inaugurado no dia 5 de junho. Este equipamento, que vai funcionar no antigo edifício da empresa Macieira, no Maxial, irá concentrar vários serviços e meios associados ao setor florestal. A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente da Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, Celso Carvalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras
Aspiring Geoparque Oeste - Terras do Jurássico inicia 1ª pegada para a candidatura à UNESCO
O aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico (GO-TJ) surgiu de um sonho do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, dos municípios do Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e da Sociedade de História Natural. Com este desejo, no início de 2018 estas entidades assinaram um memorando de entendimento e apresentaram-se junto da Comissão Nacional da UNESCO, como dinamizadores de uma candidatura a geoparque mundial da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo faz parte de um plano de investimento de € 11,5 Milhões em mobilidade elétrica
PRIO e Politécnico de Leiria assinam protocolo para criar PRIO LAB
A PRIO assinou um protocolo com o Politécnico de Leira para promover a mobilidade elétrica. A criação do PRIO Lab na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL faz parte de um investimento de 11,5 milhões de euros que a PRIO irá fazer, até 2025, em mobilidade elétrica. Como parte da criação do PRIO Lab, a empresa doou ao Instituto de Leiria, packs de baterias de tração de várias marcas e modelos, carregador semirrápido AC, contadores inteligentes e outros instrumentos de apoio diverso. A parceria não fica por aqui, e a PRIO abre a porta do seu conhecimento no terreno através de ações de formação para a comunidade estudantil e possibilidades de estágio na empresa. Por ano a PRIO espera vir a formar cerca de 450 alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 10 de junho
Centro Cultural do Cartaxo celebra 15 anos com concerto de O Gajo
No dia 10 de junho o Centro Cultural do Cartaxo celebra o seu 15.º Aniversário e vai fazer do Facebook o palco para uma noite que marcará a história deste espaço cultural. O distanciamento social imposto pela realidade será compensado pela união de muitos Talentos do Cartaxo que vão cantar os parabéns, a partir das suas casas, juntando as suas vozes em nome da vontade de celebrar juntos. O Gajo, projeto musical de João Morais, trará a Viola Campaniça à festa de aniversário num concerto gravado em estúdio expressamente para o Centro Cultural do Cartaxo, com a participação de Carlos Barretto no contrabaixo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oferta de computadores portáteis diminui diferenças sociais e educativas
Grupo Lusiaves apoia ensino à distância
do Agrupamento de Escolas de Marrazes
O Grupo Lusiaves acaba de realizar a oferta de 10 computadores portáteis ao Agrupamento de Escolas de Marrazes (AEM). Esta entrega de material informático tem o objetivo de continuar a garantir o acesso dos alunos, que se encontram em situações de vulnerabilidade social, ao ensino à distância que se impôs nesta época de pandemia por todo o País. Esta ação de apoio à comunidade escolar insere-se no plano de responsabilidade do Grupo Lusiaves, no âmbito do qual, só este ano, já foram concedidos apoios superiores a meio milhão de euros para apoio na área da saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem já tinha cadastro
GNR de Porto de Mós detém homem por tráfico de droga e Tribunal decreta prisão preventiva
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Porto de Mós, no dia 5 de junho, deteve em flagrante delito um homem de 57 anos, por tráfico de estupefacientes, no localidade de Cruz da Légua, concelho de Porto de Mós. No decorrer de uma ação policial na localidade de Cruz da Légua, os militares abordaram o homem que adotou um comportamento suspeito quando se apercebeu da presença da GNR. No momento da fiscalização, os militares da Guarda verificaram que o indivíduo tinha na sua posse 56 doses de heroína e 33 euros em numerário, o que motivou a sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Não há novos casos de óbitos nas últimas semanas
Alenquer tem quase metade dos infetados ativos com COVID-19 da Região Oeste
Alenquer concentra atualmente quase metade dos infetados ativos com COVID-19 (79), acumulando um total de 140 casos desde o início da pandemia. Contudo, já regista 61 pessoas recuperadas e não tem qualquer óbito registado relacionado com o coronavírus. O segundo concelho mais afetado do Oeste é agora Caldas da Rainha, com 21 casos ativos, seguindo-se Torres Vedras com 16. Em quarto lugar surge o Bombarral, a braços com um foco de contaminação numa central fruteira, com 11 casos ativos, seguido da Lourinhã com 10 casos. A meio da tabela está Alcobaça (9), Peniche (7), Arruda dos Vinhos (6) e Sobral de Monte Agraço (6). Os concelhos com menor número de casos ativos de COVID-19 no Oeste são o Cadaval (4), Nazaré (2) e Óbidos (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia criou um Plano de Contingência
Câmara do Cartaxo reabre condicionalmente
o mercado semanal e o mercado mensal
A partir de sábado, dia 6 de junho, o mercado semanal que estava suspenso desde o início do Estado de Emergência, em março passado, volta a realizar-se na cidade do Cartaxo. Já o mercado mensal reabre no dia 15 de junho – ambos com medidas de segurança obrigatórias para vendedores e clientes. Para além da alteração da localização do mercado semanal, a Câmara Municipal criou um Plano de Contingência dedicado aos dois mercados de venda ambulante. O Plano define o que deve ser garantido pelos serviços da Câmara Municipal na organização dos espaços e o que deve ser cumprido por vendedores e clientes, para além de elencar um conjunto de recomendações a seguir por todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A jogar póquer
GNR do Bombarral detêm 10 homens em flagrante delito por prática de jogo ilegal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Bombarral, deteve, no dia 6 de junho, dez homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos de idade, pela prática ilícita de jogo fora dos locais autorizados, no concelho de Bombarral. No âmbito de uma denúncia sobre a prática de jogo ilegal, os militares realizaram uma busca a um armazém, onde detetaram dez indivíduos em flagrante a jogar póquer, tendo ainda identificado um outro que se encontrava a assistir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto AGILidades visa a criação de jogos terapêuticos para a reabilitação psicomotora de idosos
Politécnico de Leiria e CSP de S. Simão de Litém recebem Prémio Fidelidade Comunidade
O projeto de inovação social do Politécnico de Leiria “AGILidades” e o Centro Social Paroquial de São Simão de Litém acabam de ser distinguidos com o Prémio Fidelidade Comunidade, com a atribuição de um montante de 20.100 euros. O Prémio distingue o trabalho de instituições sociais de todo o País nas áreas do envelhecimento, inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade e prevenção em saúde. Este projeto realizado em parceria visa a conceção de jogos de motricidade e agilidade mental, com diversos níveis de dificuldade, e pretende colmatar uma lacuna na resposta dos serviços de reabilitação em doentes crónicos, que tem impactado negativamente na sua independência funcional, associada ainda a um perfil de desmotivação e depressão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guia do Turismo Espiritual e Religioso é lançado sábado
Turismo do Centro lança em Fátima estratégia para os Caminhos da Fé e da Espiritualidade
O Turismo Centro de Portugal apresentou esta sexta-feira, dia 5 de junho, em conferência de imprensa na cidade de Fátima, a estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade no Centro de Portugal. Este é um produto em que a entidade regional de turismo aposta de forma decisiva este ano e que tem conquistado importância crescente na região. Além do Culto Mariano, cujo expoente máximo é Fátima, outros locais de culto e peregrinação têm ganho destaque, nomeadamente os Caminhos de Fátima, o Caminho de Santiago, a Rota Carmelita ou a Herança Judaica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia desmente informação divulgada na imprensa
Câmara de Alcobaça garante ser dos primeiros municípios do País a abrir a época balnear
Para efeitos de esclarecimento público relativo à divulgação da informação, em circulação nos meios de comunicação, de que a época balnear no concelho de Alcobaça começa a 4 de julho, informa-se que conforme foi divulgado no dia 21 de maio em comunicado do Município, a época balnear no concelho começa a 13 de junho em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. A data de 4 de julho diz respeito às praias de Pedra do Ouro, Légua, Polvoeira e Água de Madeiros, sendo que duas delas (Polvoeira e Água de Madeiros) não são concessionadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a novos casos no concelho do Cartaxo e na região
Fluvina de Valada e Parque de Merendas com acesso limitado devido aos casos de Covid-19
A Câmara Municipal do Cartaxo decidiu voltar a encerrar de modo excecional e temporário, o acesso rodoviário à Fluvina de Valada e ao Parque de Merendas, à semelhança do que já aconteceu em fins de semana anteriores. O acesso estará encerrado de sábado, dia 6 de junho, a domingo, dia 14 de junho - inclusive. A Câmara Municipal, tomou esta decisão no âmbito do briefing de proteção civil, no decurso do qual foram ouvidas as forças de segurança, a Freguesia de Valada e a Autoridade de Saúde Pública, e avaliadas a situação de novos casos de Covid-19 no concelho, na região e na área metropolitana de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa especializada em soluções de energias renováveis
Sunenergy abre delegação em Caldas da Rainha
A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, acaba de abrir uma nova delegação, desta vez no distrito de Leiria, nas Caldas da Rainha. A nova delegação vem reforçar a estratégia de expansão da empresa no território nacional. A SunEnergy já tem delegações em Coimbra, Braga, Mafra, Sesimbra/Almada, Cascais/Sintra, Setúbal, Faro e Albufeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas de Alcobaça
César Santos
A PPP Terra de Paixão
Eduardo Nogueira
Desafios dos Oceanos
Luís Guerra Rosa
Dever de informar
Carlos Bonifácio
Carta Aberta do presidente da Câmara Municipal da Azambuja
Luís de Sousa
Mensagem por ocasião da retoma das celebrações comunitárias da Santa Missa
Cardeal António Marto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o