Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Como classifica o nível da pandemia em Portugal?
Normal que haja surtos pontuais
Anormal e a culpa é do Governo
Anormal e a culpa é do comportamento das pessoas
Não sei
Edição Nº 232 Director: Mário Lopes Sexta, 7 de Agosto de 2020
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto fez um balanço dos impactos da pandemia na região
Região Centro não tem doentes com Covid-19 internados nos cuidados intensivos
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como coordenador regional do Centro para o acompanhamento da situação de calamidade causada pela Covid-19, fez um balanço dos impactos da pandemia na região, esta quinta-feira, 4 de junho, no Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu. A coordenação regional do Centro para o acompanhamento da situação de calamidade causada pela Covid-19 abrange 75 concelhos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Câmara Municipal promove a Biodiversidade
Alcobaça celebra Dia Mundial do Ambiente apelando à redução do consumo
Este ano, o tema do Dia Mundial do Ambiente é a biodiversidade. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 2020 é um ano crítico para os compromissos das nações de preservar e restaurar a biodiversidade mundial. Esta data, celebrada anualmente a 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para promover a conscientização e a ação a nível mundial em prol do meio ambiente. A Câmara Municipal de Alcobaça junta-se a esta celebração alertando para a necessidade da redução do consumo. Reutilizar e reciclar são comportamentos essenciais nos nossos dias. O lixo que advém da elevada produção, e consumo, de papel e plástico, são um exemplo da ameaça constante às florestas e aos oceanos, fundamentais na manutenção de um ambiente saudável para todos os seres vivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas juntas de freguesia do concelho e no Posto de Turismo
Munícipes de Torres Novas podem levantar gratuitamente máscaras sociais até 30 de junho
Até 30 de junho, as máscaras de uso social reutilizáveis adquiridas pelo Município de Torres Novas para distribuição à população podem ainda ser levantadas gratuitamente nas juntas de freguesia do concelho e no Posto de Turismo. Cada cidadão tem direito a uma máscara. Para tal, tem de se encontrar recenseado ou ser residente numa das freguesias do concelho. O levantamento é efetuado através da apresentação do original do documento de identificação ou atestado de residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carrinha leva “Estado de Excepção” às ruas da cidade
Leirena Teatro cria projeto em quatro rodas
de resposta à pandemia COVID-19
O Leirena Teatro - Companhia de Teatro de Leiria, perante a suspensão de todas as suas atividades e espetáculos, viu-se obrigado a reinventar a sua ação. É perante esta reconfiguração das práticas, na mobilidade de fruição e no isolamento social que se cria este projeto. Estado de Excepção nasce do Aqui e do Agora, onde cabe a cada um pensar e agir em comunidade e para a comunidade. Estado de Excepção exalta a génese da companhia, na difusão do teatro pelas e nas comunidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo os dados da Yescapa
Procura em Portugal por autocaravanas aumenta 400%
Terminado o período de confinamento, os portugueses já procuram soluções para fins de semana, feriados e férias e muitos têm optado pelo autocaravanismo. Segundo os dados da Yescapa, plataforma de aluguer de autocaravanas entre particulares, já há 500 reservas confirmadas para o verão em Portugal, o que se traduz em 3.500 dias de viagens reservados, além de 50 reservas feitas para os últimos dois fins de semana de maio e 120 reservas confirmadas para a “semana dos feriados” que se avizinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Miguel Albuquerque pretende dar um sinal claro de modernidade à cidade
Câmara de Ourém vai requalificar e ampliar
o Jardim de Le Plessis-Trévise
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, revelou à comunicação social, no dia 1 de junho, alguns detalhes do projeto que vai transformar o Jardim de Le Plessis-Trévise num espaço moderno e cada vez mais ao serviço da comunidade. “O Jardim de Le Plessis-Trévise é um espaço central da cidade de Ourém, mas que já foi executado há cerca de 30 anos, tendo sofrido poucas alterações daí para cá. Entendemos, por isso, que o jardim carece de uma intervenção porque os tempos que vivemos exigem um espaço diferente daquele que ali temos”, justificou o presidente da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com João Ferreira e Sandra Pereira
Deputados do PCP no Parlamento Europeu visitam o distrito de Leira dias 5 e 6 de junho
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira e Sandra Pereira, irão realizar esta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de Junho, um vasto conjunto de reuniões, contactos e iniciativas integrados na acção do PCP de monitorização da situação económica e social no Distrito de Leiria no contexto do surto epidémico da COVID-19. Os deputados do PCP deslocar-se-ão aos Concelhos de Peniche, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Leiria, Nazaré e Pombal e serão acompanhados por dirigentes nacionais e regionais do PCP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água de Medeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira
Quercus distingue quatro praias do concelho
de Alcobaça com Qualidade de Ouro
A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu recentemente o galardão Qualidade de Ouro 2020 às praias Água de Medeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira. O galardão distingue a qualidade excelente da água das praias alcobacenses. Para o efeito, é necessário que cada análise realizada nas últimas cinco épocas balneares (de 2015 a 2019) tenha resultados progressivamente melhores que os dos anos anteriores o que se tem vindo a verificar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sediada em Aveiras de Baixo
Empresa da Azambuja lança gel hidroalcoólico e contribui para prevenir contágio por Covid-19
No ano em que assinala 40 anos de história, a empresa ZOOPAN, uma empresa do Grupo Lusiaves, com sede em Aveiras de Baixo, no concelho da Azambuja, acaba de lançar um novo produto de higienização de mãos - o PANDERM POWER que coloca esta organização na linha da frente na disponibilização de soluções higienizantes. Desenvolvido e produzido 100% em Portugal, o Panderm Power é um gel hidroalcoólico porque contém 70% de álcool e peróxido de hidrogénio e apresenta uma viscosidade ajustada à correta dispersão nas mãos e uma secagem rápida, deixando uma sensação de hidratação na pele.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inquérito AHRESP
Restauração reabre com receitas abaixo de 10% e alojamento turístico prevê meses dramáticos
Os resultados apurados no inquérito da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal revelam um cenário sombrio para os setores da restauração e bebidas e do alojamento turístico. O Inquérito realizado pela Associação às empresas entre 31 de maio e 3 de junho obteve 1.510 respostas válidas, revelando um cenário dramático para os próximos meses. No setor da restauração e bebidas, 36% das empresas não reabriram a 18 de maio. Para aquelas que reabriram, cerca de metade registou uma faturação média abaixo dos 10% das receitas habituais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 7 de junho
Visitas guiadas ao Convento de Cristo e Centro Histórico de Tomar regressam aos domingos
É já partir do dia 7 de junho que estão de volta as visitas guiadas ao Convento de Cristo e ao Centro Histórico de Tomar, todos os domingos. Depois deste período de interregno, a viagem guiada a um dos destinos mais ricos na História, Arquitectura e Arte de Portugal regressa, naturalmente respeitando as normas de segurança da Direção Geral da Saúde. A parte da manhã de domingo será dedicada ao Convento de Cristo, com dois horários: às 9H30 e às 11H00, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo. A visita ao centro histórico da cidade dos Templários e da Ordem de Cristo começa às 15H00, com ponto de encontro na Praça da República, junto à estátua de D. Gualdim Pais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 21 horas
Série da RTP “Terra Nova” filmada na Nazaré estreia no da 3 de junho
A série de época da RTP1 “Terra Nova” estreia a 3 de junho, às 21h00. O projeto, filmado parcialmente na Nazaré, acompanha o dia a dia das famílias das comunidades piscatórias da costa portuguesa na década de 1930. Com argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realização de Joaquim Leitão, “Terra Nova” reúne um elenco de luxo, de onde se destacam nomes como: Virgílio Castelo, Sandra Faleiro, Beatriz Barosa, João Jesus, Vítor D´Andrade, João Reis, Pedro Lacerda, Maria João Falcão, Catarina Rebelo, Miguel Borges, Carla Chambel, João Craveiro, João Catarré, Ricardo de Sá, Carolina Amaral, Sara Norte, Vítor Norte, João Baptista, Patrícia André, Miguel Partidário, Dinarte Branco, Rodrigo Soares, Rodrigo Tomás, Figueira Cid, Paulo Manso, Tomás Alves, Manuel Sá Pessoa, Miguel Melo, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de logística tem 46 trabalhadores, mas a maioria reside fora do concelho do Cartaxo
Entreposto da Sonae no concelho do Cartaxo testa 45 trabalhadores
No dia 1 de junho o Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu uma visita de trabalho ao entreposto de logística da Sonae localizado no concelho do Cartaxo – o entreposto está localizado na Cruz do Campo, freguesia de Pontével. Os trabalhadores do entreposto de logística foram testados no dia 2 de junho, como medida preventiva adotada pela empresa empregadora. A visita foi acompanhada pela autoridade de saúde local – a Delegação de Saúde do Cartaxo –, e pela GNR, sendo que esta força de segurança não acompanhou a visita ao interior das instalações. O objetivo desta visita ao entreposto de logística foi o de aferir as medidas de contingência adotadas pela empresa, naquela unidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sector considera afrontosa autorização de espectáculos musicais na Praça de Touros do Campo Pequeno
Deputados do PSD contestam discriminação da tauromaquia face aos espetáculos musicais
Um conjunto de deputados à Assembleia da República do PSD questionou a ministra da Cultura sobre a "Não Abertura de Praças, Locais e Instalações Tauromáquicas”. Depois de eventos cancelados, práticas culturais suspensas, instituições culturais fechadas e artistas e criativos incapazes de difundir a sua arte, devido ao Covid-19,o Governo iniciou a 1 de junho a terceira fase do desconfinamentoe a reabertura, conforme previsto, de todas as atividades e espetáculos culturais, à exceção da tauromaquia, assumindo que as praças de touros não poderão abrir ao contrário das restantes salas de espetáculos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pessoas têm agora menos €23/mês para comer fora e menos €7/mês para bens essenciais
Portugueses sentem-se inseguros com controlo
da DGS
Os portugueses não estão nada confortáveis o controlo das medidas impostas pela DGS para a nova normalidade após o surto da COVID-19 e um inquérito da Fixando junto de 16.000 pessoas entre os dias 25 e 31 de maio, aponta 4 locais onde o receio é maior: restaurantes, convívios com amigos em casa, praias e transportes públicos. No caso dos restaurantes, conclui-se que 65% não se sente seguro para frequentar estes espaços, sobretudo porque o risco de contágio é muito elevado (47%), as normas de segurança poderão não estar a ser cumpridas (34%) ou porque não é possível manter o distanciamento (30%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal alega números preocupantes de COVID-19 na freguesia
Mercado Mensal de Azambuja já não vai abrir
no dia 6 de junho
O Município de Azambuja tem a intenção de voltar a realizar o Mercado Mensal na sede do concelho tão rapidamente quanto possível, apoiando a retoma da atividade económica, logo que as condições de saúde pública o permitam. Considerando que a evolução da pandemia no concelho, e em particular na Freguesia de Azambuja, mantém números preocupantes, neste momento a prioridade continua a ser o combate à propagação do vírus. Assim, e acompanhando as orientações do Governo de um desconfinamento mais prudente na região de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara de Azambuja não irá reabrir o Mercado Mensal no dia 6 de junho, conforme esteve previsto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares do distrito de Leiria apelam à frequência das praias da região em condições de segurança.
Deputados do PS visitam Capitania da Nazaré e pedem um Posto Marítimo na Praia da Vieira
No âmbito das Jornadas Parlamentares, os deputados do PS de Leiria, Raul Castro, Elza Pais, João Paulo Pedrosa e Sara Velez, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, visitaram esta segunda-feira, dia 1 de junho, a Capitania do Porto da Nazaré e puderam testemunhar o trabalho que está a ser feito com vista à abertura da época balnear, com reforço de meios e articulação com as entidades locais. Os deputados do PS disponibilizaram-se para uma colaboração próxima e vão desenvolver esforços para que o Posto Marítimo da Praia da Vieira seja construído o mais rapidamente possível para ajudar a atividade da polícia marítima, assim como a atividade dos operadores turístico portuários,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde esteve presente na cerimónia
Grupo NOV oferece viatura à Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Leiria
«Se há momento em que foi provada a importância da hospitalização domiciliária foi durante esta pandemia. Este foi um bom exemplo de reorganização, com 85% dos doentes infetados a serem tratados em casa», declarou hoje António Sales, secretário de Estado da Saúde, no âmbito da assinatura de um protocolo entre o Grupo NOV e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para oferta de uma viatura ligeira de passageiros pela LPM – Comércio Automóvel, S.A. (empresa do Grupo NOV) à Unidade de Hospitalização Domiciliária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo Mundicenter reabriu unidade de Torres Vedras
Arena Shopping já funciona em pleno
A terceira fase de desconfinamento anunciada pelo Governo após o fim do período de Estado de Emergência é marcada pela abertura de todas as lojas do Arena Shopping, em Torres Vedras, Braga Parque, Campus de S. João, no Porto, e Forum Aveiro, centros comerciais do grupo Mundicenter, que, desde 17 de março, têm estado a funcionar com algumas limitações. O grupo assegura que reforçou todos os cuidados de segurança e os procedimentos de higienização dos espaços, de acordo com as diretrizes e recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS). No início de maio, seguindo as recomendações feitas para a primeira fase de desconfinamento, os centros comerciais Mundicenter começaram a preparar-se para reunir todas as condições para receber os seus clientes com toda a segurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por ocasião do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho)
Ativistas ambientais do Ribatejo contestam continuidade da Central Nuclear de Alamaraz
Na semana em que se comemora o DMA - Dia Mundial do Ambiente, ativistas ambientais do Ribatejo - Bacia do Rio Tejo, de forma anónima, deram início à colocação de alertas em árvores e postes junto de edifício marcante, no topo norte da praça central da cidade de Santarém. Este alerta está diretamente relacionado com a posição das autoridades espanholas de terem emitido recentemente uma autorização da continuidade da atividade/prolongar a vida, da Central Nuclear de Alamaraz (construída em 1982 na região de Cáceres), junto à fronteira com Portugal, até 2028.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Criança
Batalha promove estilos de vida saudáveis
junto dos mais novos
Este ano, o Dia Mundial da Criança é celebrado de forma diferente na Batalha. Não haverá as habituais animações nas Escolas e o Parque de Diversões, como já é tradição no concelho. Mas o dia 1 de junho é demasiado importante para toda a Comunidade e, por isso, a Câmara Municipal da Batalha assinala-o de forma segura com entregas de sacos personalizados para pintar e guardar os objetos de cada criança. Já a Biblioteca Municipal e o Museu da Comunidade Concelhia Batalha, bem como a Autarquia têm promovido iniciativas nas suas redes, Facebook e Instagram, através de publicações orientadas para a importância do Brincar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Plano de Desconfinamento do Governo
LeiriaShopping reabre garantindo segurança de visitantes, lojistas e colaboradores
No âmbito do Plano de Desconfinamento decretado pelo Governo e consequente autorização para reabertura das atividades que tinham o seu funcionamento suspenso, o LeiriaShopping anunciou as medidas de prevenção e contenção estabelecidas para controlo do novo coronavírus, garantindo a segurança dos visitantes, lojistas, prestadores de serviços e colaboradores. A pensar na conveniência e conforto dos clientes, o LeiriaShopping disponibiliza neste regresso à normalidade algumas novidades nos serviços. Vai ser possível consultar a lotação do Centro e do parque de estacionamento no site www.leiriashopping.pt, bem como informação sobre as lojas que estarão em funcionamento e respetivos horários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comerciantes são desafiados a aderirem ao projeto
Município de Leiria e Acilis lançam projeto
“Viva Leiria – o Comércio está de volta”
O Município de Leiria e a Acilis¬ - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria - lançaram o projeto “Viva Leiria – O Comércio está de volta”, que contempla um alargado conjunto de iniciativas com o objetivo de atrair clientes aos estabelecimentos para dinamização da atividade comercial no concelho. A oferta de vales brisas do Liz e cupões que habilitam os clientes a sorteios de prémios são algumas das ações deste projeto, em que os estabelecimentos aderentes se comprometem a assumir horário alargado até às 21h todas as sextas-feiras e sábados de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 2 de junho
Centro coordenador de transportes da Lourinhã inicia obras de requalificação
A partir do dia 2 de junho, o centro coordenador de transporte da Lourinhã será objeto de uma requalificação com data prevista de duração de 90 dias. Este edifício, construído no início da década de 90, é o pólo central das deslocações de autocarros no Concelho da Lourinhã, pelo que o município considera este projeto fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos residentes. O Centro continuará acessível a todos os utentes, podendo, no entanto, haver alguns constrangimentos na tomada e na largada de passageiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido aos efeitos económicos da COVID-19
Câmara de Ourém continua a isentar ocupação de espaço público (esplanadas e toldos)
O Executivo Municipal apresentou oportunamente um conjunto de medidas e apoios dirigidos às empresas oureenses para minorar as diversas dificuldades resultantes da pandemia de Covid-19. A fase de desconfinamento que agora vivemos implica, além de cuidados redobrados na prevenção e contenção da Covid-19, a aplicação efetiva dos incentivos dirigidos ao tecido empresarial oureense que permitam o retomar gradual da atividade económica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos submetidos ao Concurso de Arquitetura “Mateus Fernandes”
População chamada a pronunciar-se sobre a reabilitação urbana da Freguesia da Golpilheira
Decorre até ao dia 30 de junho o período de discussão pública dos projetos submetidos ao Concurso de Arquitetura “Mateus Fernandes”, iniciativa instituída pela Câmara Municipal da Batalha em 2016 e que como principal objetivo a promoção, a valorização e a salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do Concelho da Batalha. Depois de o concurso ter versado sobre a Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a presente edição do prémio distinguirá a melhor proposta para a requalificação do Espaço Público envolvente ao Centro Cívico da Freguesia Golpilheira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inaugurações devem ocorrer no 1º trimestre de 2021
Centro de Saúde da Nazaré e Centro Escolar de Famalicão com obras quase prontas
O novo Centro de Saúde e o último Centro Escolar do concelho da Nazaré ficarão concluídos este ano, podendo a sua utilização começar a ser feita dentro de poucos meses. Os trabalhos do novo Centro de Saúde da Nazaré estão previstos terminar a 31 de maio, estando previsto que os arranjos exteriores durem cerca de dois meses. Este equipamento substitui um edifício pré-fabricado, instalado como provisório desde a década de 1980. Irá acolher a Unidade de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como os serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Saúde Pública (USP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrital pede mobilização de recursos extraordinários por parte do Estado
Bloco de Esquerda garante que há fome
em muitos lares do distrito de Santarém
A Comissão Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda reconhece que a situação sanitária provocada pelo COVID-19 dá sinais de abrandamento, mas exige a continuidade dos esforços de contenção e a extraordinária mobilização de recursos do Serviço Nacional de Saúde. O número de infetados continua a crescer e ninguém sabe se ainda virão novas vagas do vírus. Entretanto, é incerta a perspetiva da descoberta e difusão massiva de uma vacina e continua desconhecido um tratamento eficaz.. “Da atual crise sanitária já está a emergir uma gravíssima crise económica e social, com milhares de trabalhadores em lay-off ou no desemprego, atingindo milhares de famílias, no distrito de Santarém”, alerta o BE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da etiqueta CCL
Docapesca lança campanha de consumo
do pescado transacionado na lota da Nazaré
A Docapesca lançou uma nova campanha que apela ao consumo de pescado local. A etiqueta CCL – comprovativo de compra em lota já se encontra nas bancas de pescado dos mercados municipais e grandes superfícies comerciais nacionais, e identifica o pescado transacionado em lota, garantindo ao consumidor que está a adquirir pescado selvagem pescado em águas nacionais. A iniciativa será aplicada ao pescado transacionado na lota da Nazaré e surge como mais uma medida daquela entidade de promoção de aumento dos rendimentos do setor das pescas, fortemente afetado pela crise atual pandémica pelo novo coronavírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o selo “Clean & Safe” emitido pelo Turismo de Portugal
Hotéis Eurosol reabrem a partir de 1 de junho com o slogan “Tão seguro como em casa”
Os Hotéis Eurosol (Eurosol Leiria & Jardim, Eurosol Residence, Eurosol Alcanena e Eurosol Seia Camelo), vão reabrir portas no dia 1 de junho 2020. Prevê-se a reabertura do Hotel Eurosol Gouveia dia 1 de julho. Cada um dos Hotéis Eurosol cumpre os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, o que permite considerá-los como Estabelecimentos Saudáveis & Seguros, dispondo assim do selo “Clean & Safe” emitido pelo Turismo de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia Fluvial do Agroal reabre a 1 de julho
com condicionantes
O Município de Ourém promoveu uma reunião na Praia Fluvial do Agroal para discutir o “regime excecional e temporário para ocupação e utilização de praias no contexto da pandemia Covid-19”, com os vários intervenientes na gestão desta estrutura que todos os anos atrai milhares de visitantes e que pelo quarto ano consecutivo volta a ostentar a Bandeira Azul. A reunião decorreu esta quarta-feira, dia 27 de maio, e, entre vários assuntos, confirmou que a época balnear 2020 na Praia Fluvial do Agroal tem início a 1 de julho e termina a 15 de setembro com várias condicionantes, de acordo com a legislação em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato de arrendamento é celebrado por 25 anos
Município de Pombal adjudica arrendamento
de cinco escolas para fins turísticos
O ato público do procedimento de hasta pública de arrendamento de edifícios escolares para fins de utilização turística (alojamento local) teve lugar no dia 26 de maio, tendo sido provisoriamente adjudicados 5 edifícios. As 8 propostas apresentadas por 6 entidades diferentes visaram o arrendamento das antigas escolas primárias de Almezinha e Tissuaria (freguesia de Abiul), Alhais e Silveirinha Pequena (freguesia de Carriço) e Outeiro do Louriçal (freguesia de Louriçal). As escolas foram licitadas pelos valores-base de 50€, 75€ e 100€ mensais, respetivamente, para uma, duas ou três salas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doze lotes já estão disponíveis
Lotes da Primeira Horta Comunitária da Nazaré já têm utilizador
Doze dos 19 lotes da primeira “Horta Comunitária” da Nazaré, localizadas na Urbanização do Rio Novo, já podem começar a ser cultivados. A Câmara Municipal inaugurou, no dia 27 de maio, o espaço onde os munícipes a quem foi atribuído um lote poderão plantar, a partir de agora, produtos frescos para consumo familiar. O equipamento é destinado a munícipes que não possuam terreno próprio passando a dispor de um espaço onde podem plantar os seus alimentos (feijão, courgette, alfaces, batatas, couves, etc.); árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após submissão de candidatura
Biblioteca Municipal de Alcobaça integra Rede da Comissão Nacional da UNESCO
A Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) é, desde o dia 20 de maio, o mais recente membro da prestigiada Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, um organismo criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de encorajar as bibliotecas que se encontram abertas ao público a realizar atividades em domínios como a promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a proteção do ambiente e a luta contra o analfabetismo, entre outros. A candidatura foi submetida no passado mês de abril, fundamentada com um conjunto de atividades desenvolvidas pela BMA que dão resposta direta aos propósitos defendidos por esta rede:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 30 e 31 de maio
Câmara do Cartaxo mantém restrição de acesso à Fluvina de Valada e ao parque de merendas
Atendendo à declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, em todo o território nacional, à situação excecional que se vive e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19, exige a manutenção de medidas extraordinárias e de caráter urgente, com vista a prevenir a transmissão do vírus SARS-Cov-2 e à salvaguarda da saúde e segurança da população, de forma a mitigar o contágio e a propagação do vírus SARS -CoV -2 e da doença COVID -19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
APA define capacidade de ocupação nos 17 mil utentes
Câmara recebe com “surpresa e estupefação” limites à ocupação da Praia da Nazaré
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) publicou as capacidades das praias das regiões do Algarve e Tejo/Oeste, quando faltam poucos dias para o início da época balnear, agendada para 06 de junho na Praia da Nazaré. Segundo as normas definidas, a capacidade potencial de ocupação da praia da Nazaré é de 17.100 utentes. APA define capacidade de ocupação da Praia da Nazaré nos 17 mil utentes. Walter Chicharro considera os valores baixos “face a que é habitual para a Praia da Nazaré”, uma vez que a quantidade de pessoas que se desloca para usufruir da praia “está bem acima desses valores definidos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais 33 utentes e 11 funcionários foram infetados na última semana
Distrital de Santarém do BE preocupada com casos de Covid-19 em lares ilegais do distrito
O Secretariado Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação com o aumento dos casos positivos de Covid-19 detetados na última semana em lares ilegais do Distrito. São mais 33 utentes e 11 funcionários vítimas do que considera “sobreposição do interesse económico ao respeito pelo trabalho e vivência em condições seguras e condignas. O BE entende também que tão elevado número de infetados decorre da reiterada ausência de investimento público na resolução deste problema, quer a nível central quer, sobretudo, ao nível das autarquias
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Estrada Nacional 118
Militar da GNR salva a vida a condutor preso
em viatura em chamas perto de Almeirim
Um militar da GNR, que se encontrava de folga, salvou a vida a um homem que, na sequência de um acidente de viação, ocorrido no dia 27 de maio, perto de Almeirim, estava preso numa viatura em chamas. O referido acidente ocorreu ao km 68 da Estrada Nacional 118, quando uma viatura terá entrado em despiste e embatido, com violência, no rail de proteção, provocando ferimentos graves no condutor, um jovem de 26 anos, que ficou encarcerado entre o rail de proteção e a viatura, e a destruição completa da viatura, em resultado do incêndio que a consumiu e das explosões que se fizeram sentir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Teatro Miguel Franco reabre dia 1 de junho
com “O Principezinho”
O Teatro Miguel Franco, em Leiria, retoma a sua atividade a 01 de junho, Dia da Criança, seguindo as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS) no sentido de garantir a segurança dos utilizadores e técnicos. A existência de um intervalo entre espectadores, o uso obrigatório de máscara, a higienização dos espaços entre espetáculos e sessões, a fixação de entradas e saídas de público com circuitos próprios e separados, são algumas das medidas introduzidas nesta terceira fase do Plano de Desconfinamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quercus distingue 110 praias do Centro de Portugal: 68 costeiras, 40 interiores e duas de transição
Centro de Portugal é a região com mais praias de “qualidade de ouro” no País
A região Centro de Portugal é aquela que apresenta este ano mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus, à semelhança do que já acontecia no ano passado. No total, são 110 as praias galardoadas na região, entre as 381 zonas balneares nacionais distinguidas com esta classificação. Em 2019, o Centro de Portugal tinha 93 praias selecionadas pela Quercus, pelo que este ano são mais 17, o que comprova a crescente qualidade das águas balneares da região. Há mais 14 praias de interior classificadas em relação ao ano passado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adquiridos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Município de Pombal distribui 285 tablets aos Agrupamentos de Escolas
O Município de Pombal distribuiu, no dia 29 de maio, aos Agrupamentos de Escolas do concelho 285 tablets, adquiridos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Este é um apoio adicional para colmatar as necessidades criadas no contexto da pandemia de COVID-19, com a adoção do ensino à distância. De recordar, que o Município de Pombal já tinha distribuído 100 computadores e 100 routers pelos alunos identificados pelos Agrupamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente
Nazaré, Foz do Arelho, São Martinho do Porto e Cova da Alfarroba lideram praias do Oeste
As praias da Nazaré (17100 pessoas), Foz do Arelho - Lagoa, nas Caldas da Rainha (6000 a 7000 pessoas), São Martinho do Porto - Norte, Alcobaça (5200 a 6500 pessoas) e Cova da Alfarroba, em Peniche (4000 - 5000 pessoas) lideram a lista da Região Oeste com maior capacidade para acolher banhistas durante a fase de pandemia, segundo a lista publicada no final de maio pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
PSD acusa Estabelecimento Prisional de Vale
de Judeus de não cumprir normas do Covid-19
Os deputados do PSD pedem esclarecimentos ao Governo sobre o cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde para os reclusos que estão a regressar aos estabelecimentos prisionais. Numa pergunta, esta quinta-feira, dia 28 de maio, dirigida à ministra da Justiça, os deputados social-democratas citam denúncias feitas pelas Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, segundo as quais, “não estarão a ser cumpridas no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus”, em Alcoentre, no concelho da Azambuja, as normas de segurança “relativamente aos reclusos que voltam de licença de saída”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto Erasmus + “YoungMob” conta com equipa europeia envolvendo quatro países
Aplicação de docentes do Politécnico de Leiria incentiva jovens ao bom uso do smartphone
Alzira Marques, Neuza Ribeiro e Susana Rodrigues formam a equipa de professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, membros do CARME - Centre of Applied Research in Management and Economics, que participa num projeto europeu Erasmus +, liderado pela Universidad de Burgos com o objetivo de ajudar os jovens dos 10 aos 15 anos a fazerem um bom uso do smartphone, através do desenvolvimento de uma aplicação (app) inovadora. Esta app permite a pais e professores identificar o nível de adição dos jovens ao smarphone, e, simultaneamente, acompanhar os mais novos através de um tutor virtual, presente na aplicação, que os aconselhará sobre boas práticas a seguir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização declara-se alheia à iniciativa
Festa dos Tabuleiros demarca-se da candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Município de Tomar, a Comissão da Festa dos Tabuleiros e a Santa Casa da Misericórdia de Tomar vêm tornar público que nenhuma delas, enquanto entidades com responsabilidade na organização da Festa dos Tabuleiros, foi responsável ou teve qualquer intervenção na candidatura da referida Festa às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria Festas e Feiras, bem como desconhecem quem o tenha feito. Segundo as três entidades, “a Festa dos Tabuleiros é do Povo e para o Povo, une todos e só se realiza por vontade deste, pelo que qualquer iniciativa neste sentido teria de ser feita com a concordância do Povo.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pavilhão Multiusos da Batalha
Batalha promove caminhada e Mercadinho
para apoiar Loja Social
O Pavilhão Multiusos da Batalha acolhe nos dias 6 e 7 de junho, a primeira edição do “Mercadinho Social”, numa iniciativa que pretende, através das receitas angariadas, apoiar a Loja Social da Batalha. Livros, utilidades diversas, artesanato e brinquedos são alguns dos produtos que poderão ser adquiridos nesta organização que conta com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia da Batalha e da Loja Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador está acusado de prevaricação de cargo político
Concelhia do PSD de Alcobaça mantém confiança política em Hermínio Rodrigues
A Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PSD, reunida no dia 26 de maio, manifestou a sua confiança política ao vereador Hermínio Rodrigues considerando que “atuou de boa fé, na perspetiva de defender o Município de Alcobaça, sem benefício próprio.” Recorde-se que, no seguimento de uma investigação do DIAP de Coimbra, foi imputado ao vereador Hermínio Rodrigues o ato de prevaricação de cargo político. A Concelhia do PSD presidida por Paulo Mateus justifica a constituição da PPP, no ano de 2008, com a necessidade de proceder à modernização dos equipamentos escolares e defende que foram os constrangimentos financeiros à época que levaram o Município a constituir uma parceria público-privada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13 pessoas estão agora infetadas
Número de casos de COVID-19 no concelho
de Torres Vedras volta a aumentar
O concelho de Torres Vedras voltou a aumentar o número de infetados com COVID-19 no final de maio, depois de os ter reduzido a apenas um caso no início do mês. No dia 27 de maio, regista 13 casos ativos de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existem ainda 10 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 119 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. Desde o início da pandemia, o concelho regista 56 casos de COVID-19, mas já recuperou 43 infetados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com proteção individual, espaço delimitado e circuito de circulação de sentido único
Caldas da Rainha reabre mercados municipais
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha anunciou a reabertura do Mercado de Santana e do Mercado Semanal nos dias 31 de maio e 8 de junho, respetivamente. Esta medida está integrada na segunda fase de desconfinamento e condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações veiculadas pela Direção-Geral da Saúde. Os vendedores do Mercado de Santana, que se realiza todos os domingos na localidade de Alvorninha, e do Mercado Semanal, que decorre à segunda-feira nas Caldas da Rainha, vão assim regressar às suas bancas, colocando à venda frutas, legumes e vestuário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pescado apreendido foi doado a várias IPSS
GNR apreende 476 quilos de pescada imatura no concelho da Marinha Grande
A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, no dia 25 de maio, 476 quilos de pescada, com o valor estimado de 4 760 euros, no concelho da Marinha Grande. No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, os militares da Guarda detetaram um veículo que transportava a pescada sem a medida regulamentar de venda, 27 cm, o que resultou na sua apreensão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Europa permitirá a aterragem lunar e o módulo de serviço está a ser construído pela Airbus em Bremen
Airbus vence contrato da ESA para construir módulo para a nave espacial Orion da NASA
A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou um contrato com a Airbus para a construção do terceiro Módulo de Serviço Europeu (MSE) para a Orion, a nave espacial americana tripulada. O contrato tem um valor de cerca de 250 milhões de euros. Ao encomendar este módulo de serviço adicional, a ESA assegura a continuidade necessária no programa Artemis da NASA. O terceiro módulo (Missão Artemis III) será utilizado para levar astronautas até ao ponto do espaço mais perto da Terra 2024 - o primeiro a aterrar na Lua desde a Apollo 17, após um hiato de mais de 50 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de apoio aos ginásios
Município de Leiria cede espaços ao ar livre para “Esplanadas Fitness”
O Município de Leiria vai desenvolver um projeto de apoio aos ginásios de Leiria, permitindo a utilização de espaço público para instalação de “Esplanadas Fitness” onde poderão desenvolver atividade desportiva ao ar livre. A atribuição e localização dos espaços será feita pelo Município em função do número de pedidos e da melhor localização possível, tendo em conta o espaço onde os aderentes habitualmente desenvolvem as suas atividades, num projeto que poderá ser alargado a atividades como o ioga, que deverão ser desenvolvidas de acordo com as recomendações da Direção-Geral de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portaria foi publicada esta terça-feira
Câmara da Batalha congratula o Governo
pela isenção da taxa de Hospitais de Campanha
A Câmara da Batalha congratula o Governo pela publicação da Portaria n.º 126/2020, de 26 de maio (Série I) que determina a isenção de taxa de registo e de contribuição regulatória relativas à instalação de estruturas de natureza extraordinária e temporariamente criadas para a prestação de cuidados de saúde, ou temporariamente dedicadas à prestação de cuidados de saúde, no âmbito da resposta à epidemia por SARS-CoV-2 e à doença COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing é o tema em debate nos dias 4 e 5 de junho
Conferência internacional online do Politécnico de Leiria reúne cientistas de todo o mundo
O CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, do Politécnico de Leiria, vai realizar, nos dias 4 e 5 de junho, uma conferência internacional online, sob o tema “Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing” (RESIM), que irá reunir cientistas de todo o mundo. A iniciativa online resulta da reorganização do evento, motivada pelos constrangimentos criados pela pandemia da COVID-19, que teria lugar em Espanha, na cidade de Barcelona, e que está a cargo da equipa de especialistas informáticos do CDRSP, responsável por recriar em ambiente virtual todos os aspectos planeados na versão original.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prestou homenagem às costureiras e às juntas de freguesia do Concelho
Costureiras já produziram 100 mil máscaras
para a população de Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras prestou homenagem, no dia 25 de maio, às costureiras e às juntas de freguesia do Concelho pelo seu contributo no combate à pandemia de COVID-19. O momento decorreu em frente ao Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e de membros do executivo municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Praia do Osso da Baleia recebe a Bandeira Azul pelo 17º ano consecutivo
A Praia do Osso da Baleia, no concelho de Pombal, vai ostentar, na próxima época balnear e pelo 17º ano consecutivo, a Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável que caracteriza esta praia. A Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que atribui esta distinção em Portugal, após a avaliação de uma série de critérios, que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, serviços e a segurança, adotou na edição deste ano o tema “De Volta ao Mar com a Atitude de Mudar”. Este mote, escolhido a pensar na mudança dos comportamentos sociais associados à prevenção da propagação do SARS-nCov-2, tem também um importante simbolismo na mudança dos comportamentos ambientais e na preservação do património natural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo de colaboração já foi assinado
Politécnico de Leiria vai iniciar doutoramentos conjuntos com o ensino superior irlandês
«Mesmo neste contexto de pandemia, reforçamos a ideia de que a ciência e o conhecimento não têm fronteiras, e são ambos completamente dependentes da realização de redes internacionais que promovem a multidisciplinaridade e a multiculturalidade», afirmou Rui Pedrosa, na cerimónia de assinatura de protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology (AIT) e o Limerick Institute of Technology (LIT), instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramento conjuntos. A formalização das parcerias foi concretizada na quinta-feira, dia 21 de maio, pelos representantes das três instituições de ensino superior, e contou com participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a participação, a partir de Dublin, da ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O’Connor, por videochamada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Sul junta-se a Pedrógão Centro
Praia de Pedrógão passa a ter duas Bandeiras Azuis
A Praia de Pedrógão Sul recebe, este ano e pela primeira vez, o galardão da Bandeira Azul, após uma candidatura apresentada pelo Município de Leiria, juntando-se à praia de Pedrógão Centro que tem consecutivamente conquistado este galardão. Anunciado no dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar e da Marinha Portuguesa, pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, afirma que “este é um reconhecimento há muito merecido e que vem valorizar ainda mais a única praia do nosso concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa RETOMAR
Batalha lança programa de apoio extraordinário
a associações, grupos artísticos e coletividades
O Município da Batalha decidiu criar o Programa Municipal de Apoio extraordinário e temporário para dinamização da cultura e do associativismo (Programa RETOMAR), em resultado da pandemia da doença COVID-19, no valor inicial de 200 mil euros. A aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente de restrição de direitos e liberdades, em especial no que respeita aos direitos de circulação e às liberdades económicas, em articulação com as autoridades europeias, com vista a evitar a transmissão do vírus Covid-19, passaram, nomeadamente, pelo encerramento de instalações e estabelecimentos onde se desenvolvem atividades culturais, artísticas e desportivas, ao abrigo do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acarretando sérios problemas na mobilidade dos trabalhadores e populações
Dorlei do PCP denuncia supressão de carreiras de transportes rodoviários na região de Leiria
A Direção da Organização Regional de Leiria do Partido Comunista Português (DORLEI do PCP) alertou, no dia 25 de maio, para as consequências de supressão total ou parcial de inúmeras carreiras de transportes públicos rodoviários, imposta pelos operadores privados da Região, que está a acarretar sérios problemas na mobilidade dos trabalhadores e populações da região. Para o PCP, tal situação configura o não cumprimento do serviço público a que estes operadores estão obrigados, representa perigos para as condições de saúde pública em que é prestado o serviço de transporte rodoviário e ao mesmo tempo impõe a abusiva redução significativa dos salários dos trabalhadores destas operadoras devido à situação de lay-off em que continuam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pescadores da Nazaré e Peniche podem concorrer
Candidaturas à linha de crédito para Pesca Artesanal local já abriram
Já foram disponibilizados os formulários de candidatura à linha de crédito para Pesca Artesanal local. Para esta área foram disponibilizadas a Linha de Crédito de Apoio à Pesca – Covid 19 e o Fundo de compensação salarial dos profissionais da pesca – COVID-19. A Linha de Crédito de Apoio à Pesca – Covid (Decreto-Lei n.º 15/2020, de 15 de abril), com juros bonificados, é dirigida às entidades do setor das pescas, com o objetivo de disponibilizar os meios financeiros necessários para fazer face às suas necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da pandemia de COVID-19
Câmara de Pombal concede isenções de rendas e de bancas no Mercado dos Agricultores
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 22 de maio, isentar o pagamento de dois meses de rendas de comerciantes que exercem atividade em espaços da propriedade do Município, bem como o pagamento de ocupação de bancas no Mercado dos Agricultores. Esta medida visa compensar os comerciantes pelo período de inatividade decorrente das medidas de confinamento decretadas no âmbito da pandemia de COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 63 dos 91 casos registados
Alenquer concentra a maioria dos infetados
com COVID-19 da Região Oeste
Alenquer, com 63 casos ativos, concentra agora a maioria dos infetados com COVID-19 da Região Oeste, que registou um total de 91 casos ativos, no dia 23 de maio. Os focos de contaminação na zona industrial do concelho vizinho da Azambuja, nomeadamente, nas empresas Avipronto e Continente MC, explicam este este fenómeno. Torres Vedras também aumentou o número de pessoas infetadas esta semana, sendo agora sete. Alcobaça, que chegou a liderar a lista de infetados, tem agora apenas seis casos ativos. Arruda dos Vinhos tem 4 casos ativos, Caldas da Rainha e Cadaval três casos cada, Sobral de Monte Agraço tem dois casos, enquanto Peniche, Bombarral e Lourinhã têm apenas um caso. Nazaré e Óbidos não têm qualquer caso ativo neste momento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada Mariana Silva questiona Governo sobre impactos ambientais
Projeto turístico junto a necrópole megalítica em Tomar preocupa Os Verdes
A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre um projeto de empreendimento turístico com habitação denominado “Costa dos Encantos” na localidade de Casalinho / Vale da Lage, União de Freguesias de Serra e Junceira (Concelho de Tomar), a escassos metros de um importante monumento e necrópole megalítica, com o impactos ambientais naquela zona e na qualidade do meio hídrico do Rio Zêzere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR lança operação contra corridas ilegais e apreende três veículos na Variante da Batalha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria, apreendeu, no dia 19 de Maio, três veículos, durante uma operação policial de fiscalização rodoviária, com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais e manobras perigosas na via pública, em Leiria. A ação, que decorreu na Autoestrada – Variante da Batalha (A19), realizou-se na sequência de várias denúncias de corridas ilegais e resultou na apreensão de três viaturas por apresentarem transformações e alterações que se prendem com o aumento da sua potência e na emissão de seis autos de contraordenação: três por transformação de veículos com características não averbadas no Documento Único Automóvel, um por infração aos pneumáticos, apresentando relevo inferior a 1.6mm, um por falta de documentação e um por uso indevido de telemóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prédio estava em ruínas
Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça adquire imóvel no centro da freguesia
Após alguns meses de negociações, a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça adquiriu, em meados de maio, mais um imóvel no centro da freguesia. Trata-se de um prédio, em ruínas, com 130 metros quadrados, situado na Rua de Baixo. Para este espaço, a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça tem prevista uma pequena área de lazer e alguns lugares de estacionamento. A aquisição deste imóvel foi suportada a 100% pelos cofres da Junta de Freguesia
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aviso já foi publicado em Diário da República
Município de Leiria abre concursos para vagas de recrutamento de assistentes operacionais
Nadador salvador, Condutor de máquinas pesadas, veículos especiais e viaturas ligeiras, eletricista, coveiro, pedreiro, serralheiro civil, pintor, cantoneiro e canalizador são algumas das áreas em que o Município de Leiria abriu concursos de recrutamento, num total de 10 vagas. Consulte o site do Município e o aviso, publicado em Diário da República e fique a par dos concursos de recrutamento em curso:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo um vereador da Câmara Municipal de Alcobaça
Ministério Público acusa autarcas de crimes
em Parcerias Público-Privadas de 2007 a 2011
O Ministério Público do DIAP Regional de Coimbra anunciou, no dia 21 de maio, ter deduzido acusação contra nove arguidos pela prática de crimes de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento de capitais e participação económica em negócio. Os factos remontam ao período compreendido entre 2007 e 2011 e ocorreram no contexto de Parcerias Público Privadas Institucionais. De acordo com a acusação, estão envolvidos os municípios de Trancoso, Alcobaça, Sabugal e Gouveia e uma pessoa coletiva dedicada à construção civil. É imputada a adjudicação das parcerias e subsequentes contratos em conluio entre os titulares de cargos políticos, por um lado, e os representantes da pessoa coletiva, por outro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro Manuel Heitor
Politécnico de Leiria recebeu conferência
sobre os desafios do mundo pós-COVID
«Como é que a capacidade de adaptação a esta crise pode ser usada como oportunidade numa fase seguinte?». Foi com esta questão que Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior iniciou a sua intervenção e justificou a pertinência do programa nacional “Skills 4 Pós-Covid”, na sessão de apresentação que teve lugar esta quinta-feira, dia 21 de maio, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria. «Há novas oportunidades associadas à eventual necessidade de estimular uma maior soberania europeia e reduzir a dependência externa, nomeadamente do Oriente, mas há também outros processos, como a dependência da economia portuguesa, do turismo, que demorará mais tempo a adaptar-se», considera o ministro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador Aurélio Ferreira envia carta aberta à ministra da Saúde
Câmara da Marinha Grande anuncia abertura
do mercado sem vistoria da delegada de saúde
Aurélio Ferreira, vereador independente em regime de não permanência da Câmara Municipal da Marinha Grande, enviou uma carta aberta à ministra da Saúde, Marta Temido, no dia 22 de maio, sobre o anúncio da reabertura do Mercado Municipal da Marinha Grande. Na carta aberta, Aurélio Ferreira sublinha que “a nossa preocupação é a de que haja um Mercado digno na nossa terra. A da Sra. Presidente da Câmara é a de encontrar as desculpas para a não abertura do Mercado existente, tentando justificar o injustificável, culpando a Sra. Delegada de Saúde em vez de adotar as medidas conducentes à correção das inconformidades apontadas pela Autoridade de Saúde Pública Local.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Praias da Nazaré e do Salgado vão hastear
a Bandeira Azul em 2020
O Programa Bandeira Azul divulgou as Praias galardoadas com a Bandeira Azul 2020 e confirmou as excelentes condições das Praias da Nazaré e do Salgado (Famalicão, Nazaré), onde este galardão de qualidade voltará a ser hasteada este ano. 2020 será, dentro do contexto em que vivemos, diferente para a ida a banhos e usufruto das praias. A beira-mar continuará a ser um lugar de bem-estar, mas a sua utilização estará sujeita a algumas restrições, ao reforço das medidas de segurança e das medidas de proteção individual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa tem atividade no concelho, em particular na freguesia do Carriço
REN doa 8 mil máscaras cirúrgicas a Município de Pombal
A REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A., empresa com atividade no concelho, em particular na freguesia do Carriço, realizou uma doação de 8.000 máscaras cirúrgicas ao Município de Pombal. A empresa quis assim associar-se ao esforço que em Pombal se tem feito, por parte do Município e da comunidade, para garantir a segurança dos profissionais dos serviços essenciais. Os responsáveis da REN assinalaram o papel da autarquia, não só no apoio às instituições, mas também no planeamento da resposta à pandemia a nível concelhio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria celebra Dia da Cidade afirmando vontade de ser Capital Europeia da Cultura 2027
Luís Castro Mendes inaugura hoje em Leiria congresso “O Futuro da Nossa Cidade”
Luís Castro Mendes inaugura exta sexta-feira, dia 22 de maio, das 21h às 22h, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, o congresso em contínuo “O Futuro da Nossa Cidade”. O ex-ministro da Cultura preside à iniciativa, anunciada no dia da Europa (9 de maio), e que se concluirá daqui a 5 meses, dias 23 e 24 de outubro, com a presença, entre outros de Alexandre Quintanilha, François Matarasso, José Tolentino de Mendonça e Kepa Korta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro, Elza Pais, João Paulo Pedrosa e Sara Velez
Deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria garantem ter estado ativos durante a pandemia
Na sequência das perguntas de alguns órgãos de comunicação social sobre a atividade dos deputados do PS no decurso desta pandemia, os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria garantem terem estado politicamente ativos durantes os últimos dois meses. Raul Castro, Elza Pais, João Paulo Pedrosa e Sara Velez referem terem tido consciência que era ao governo, às câmaras municipais e às juntas de freguesia que estava acometido o essencial do trabalho para acudir à população no decurso da pandemia. Neste sentido, organizaram de imediato um conjunto de mecanismos, através de contactos nas redes sociais, para acompanharem o trabalho do governo e das autarquias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerca de um terço dos empreendimentos turísticos da região estão abertos
Mais de 1000 empresas de atividade turística
do Centro de Portugal já são “Clean and Safe”
Mais de 1000 empresas de atividade turística do Centro de Portugal já conquistaram o direito de exibir o selo “Clean and Safe”. Este selo, recorde-se, resulta de um processo de certificação do Turismo de Portugal que visa transmitir maior confiança aos turistas. Na região Centro de Portugal, exibem já o selo, ao dia de hoje, 418 empreendimentos turísticos, 224 unidades de alojamento local, 214 agentes de animação turística, 149 agências de viagens e operadores turísticos e ainda 86 restaurantes (estes ao dia de ontem). Para a restauração, assinale-se, o processo começou mais tarde, a 15 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultado contou com o contributo decisivo dos Municípios de Alcobaça, Tavira e Cantanhede
Alcobaça ajuda Portugal a conquistar 3ª lugar em concurso de boas práticas ambientais
Portugal classificou-se em terceiro lugar no concurso internacional de Boas Práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática Poluição. Este resultado contou com o contributo decisivo dos Municípios de Alcobaça, Tavira e Cantanhede. A boa prática nacional distinguida pelo Júri do Concurso foi “Goby—o que come o peixe?”, uma baleia construída com ferro e redes, implementada nas praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória no verão de 2019, com o objetivo de ajudar a ter uma praia mais limpa e alertar para o problema da poluição nos oceanos e nas praias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Câmara Municipal
Continente doa bens alimentares à Loja Social da Junta de Freguesia da Nazaré
Vários quilos de bens alimentares de primeira necessidade e produtos de higiene foram entregues, na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, à Loja Social da Junta de Freguesia da Nazaré, pela Câmara Municipal. Os produtos foram doados pela loja Continente da Nazaré à Autarquia, que os encaminhou para a Loja Social “no âmbito da articulação e concertação com os parceiros socais”, explicou a vereadora Regina Piedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho está sem casos novos de COVID-19 desde 27 de abril
Feira Semanal de Pombal reabre a 25 de maio
A Feira Semanal de Pombal retomará a sua atividade esta segunda-feira, dia 25 de maio. A decisão do Município de Pombal surge no seguimento das medidas graduais de desconfinamento que têm vindo a ser tomadas a nível local e nacional e de uma evolução epidemiológica positiva a nível concelhio (sem casos novos desde 27 de abril e com uma diminuição do número de casos ativos, com o aumento gradual do número de recuperados). Ao longo da pandemia, o Município de Pombal manteve sempre o abastecimento alimentar público, com o funcionamento do Mercado Municipal. A 18 de maio, foi também retomado o funcionamento do Mercado dos Agricultores, numa perspetiva de recuperação da atividade económica por parte dos feirantes e comerciantes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro tem também maioria das praias fluviais da lista
Praias do Centro têm ¼ das bandeiras azuis portuguesas em 2020
As praias do Centro de Portugal ganharam este ano mais duas bandeiras azuis em relação a 2019, de acordo com a lista hoje divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entre as 360 praias que vão poder exibir a bandeira azul nesta época balnear, constam 85 da região Centro de Portugal: 57 praias costeiras (mais 2 que em 2019), 26 interiores (as mesmas que no ano passado) e ainda duas embarcações de ecoturismo. Uma evidência de que a qualidade das águas nesta região continua irrepreensível e merecedora da confiança dos visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à queda da procura interna e das exportações
Agricultores do Oeste registam queda do preço de produtos agrícolas e destruição de produção
O PSD oeste voltou a reunir com empresários da região, desta vez diretamente ligados ao sector agrícola, nomeadamente, António de Oliveira Gomes, representante da Biofrade (Lourinhã); Domingos Santos, representante da Frutoeste – Cooperativa Agricola dos Hortofruticultores do Oeste, C.R.L. (Azueira - Mafra) e Vítor Napoleão, representante da Quinta da Portucheira (Matacães- Torres Vedras). A sua preocupação é generalizada face à queda da procura interna (encerramento dos mercados locais; encerramento da restauração), das dificuldades em manter linhas de exportação (encerramento de fronteiras e agravamento do custo do transporte).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protege Caldas produz e distribui mais de 100 mil máscaras pela população
Figuras em cerâmica de Bordalo com máscara alertam caldenses para proteção do coronavírus
No Feriado Municipal, que se comemorou no passado dia 15 de maio, o Município das Caldas da Rainha escolheu um dos seus elementos patrimoniais mais emblemáticos para reforçar junto de toda a população a mensagem que importa agora: proteja-se a si e aos outros, use máscara. Este é o objectivo da campanha municipal Protege Caldas, uma das iniciativas que a Autarquia e as Juntas de Freguesia estão a levar cabo para a prevenção e protecção contra o Coronavírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No contexto da pandemia da COVID-19
Linha telefónica “Batalha Voz Amiga” presta apoio emocional aos munícipes
No âmbito das medidas de apoio que têm vindo a ser executadas no contexto da pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal da Batalha, atenta às necessidades da população concelhia, criou a linha telefónica “Batalha Voz Amiga”, destinada e acessível a todos os seus munícipes. O afastamento social e as mudanças profundas nas rotinas diárias provocadas por esta pandemia têm colocado os cidadãos sob pressão e que tem justificado, nalgumas situações, a intervenção e o apoio de profissionais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular
Cardiologistas de Intervenção preocupados com recusa de doentes em voltar ao hospital
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) anuncia que, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, os laboratórios de hemodinâmica voltaram a semana passada a chamar os doentes para a realização de consultas, exames e procedimentos que estavam anteriormente programados. No entanto, alerta, para a recusa dos doentes em voltar ao hospital, por medo de serem infetados pelo COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prisão domiciliária
GNR detém dois jovens em Rio Maior e Queluz por roubos na via pública na Benedita
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, deteve, no dia 19 de maio, dois homens, de 20 e 23 anos, em Rio Maior e Queluz, por roubo na via pública com recurso a agressão física. No âmbito de uma investigação relacionada com roubos na via pública, na freguesia de Benedita, durante o passado mês de fevereiro, os militares da GNR executaram quatros mandados de busca, três domiciliárias e uma em veículo que, para além das detenções, permitiram apreender o seguinte material uma réplica com configuração de arma de fogo; uma faca com 21 cm de lâmina, um telemóvel, uma balança digital,45 gramas de folhas de cannabis, vários sacos para acondicionamento de produtos estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da transferência para a administração local dos imóveis públicos do Estado sem utilização
Município de Leiria quer gerir instalações
do Instituto da Vinha e do Vinho
O Município de Leiria formalizou junto do Governo a intenção de ficar na posse das instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no âmbito da transferência para a administração local dos imóveis públicos sem utilização que integrem o domínio privado do Estado, o domínio privado dos Institutos Públicos ou o domínio público do Estado. Neste contexto, o Município de Leiria pronunciou-se sobre a sua intenção de exercer o direito de preferência na gestão deste imóvel, propriedade do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. (IVV), tendo a comunicação prévia sido enviada aos Ministérios de Estado e das Finanças e da Agricultura, que exerce a tutela do Instituto da Vinha e do Vinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Real Abadia Congress & Spa Hotel recebe selo “Clean & Safe”
Depois de ter encerrado, a 16 de março, devido ao vírus COVID-19, o Real Abadia Congress & Spa Hotel, em Alcobaça, volta a reabrir as suas portas já no próximo mês de junho. O período de encerramento não foi, contudo, de inatividade. Neste período o hotel fez várias melhorias entre obras e pintura para melhor receber os seus hóspedes e implementou também novas medidas de higiene e segurança. As medidas adotadas garantem, por isso, a atribuição do selo “Clean & Safe”, por parte do Turismo de Portugal. Esta certificação atesta o cumprimento rigoroso de várias recomendações da Direção Geral de Saúde e visa a prevenção e controlo da Covid-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de maio, na Biblioteca José Saramago
Politécnico de Leiria recebe programa nacional Skills 4 pós-Covid - competências para o futuro
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, preside esta quinta-feira, dia 21 de maio, no Politécnico de Leiria, à apresentação do projeto “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”, uma iniciativa promovida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), em articulação com a OCDE, e em colaboração com as instituições de ensino superior, que visa reforçar e valorizar a resposta conjunta dos sistemas de ciência e ensino superior aos desafios impostos pela COVID-19. A sessão decorre às 15h30 na Biblioteca José Saramago, no Campus 2 do Politécnico de Leiria, e conta com transmissão em streaming.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª fase de desconfinamento
Alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Amadeu Gaudêncio regressaram às aulas
A segunda fase do desconfinamento começou e foi marcada pelo regresso às aulas presenciais dos alunos do 11º e 12º anos da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio. 60 alunos estão inscritos neste nível de ensino (ensino público), dos quais 45 regressaram esta segunda-feira, dia 18 de maio, às aulas presenciais, de acordo com as normas definidas pelo Governo para o funcionamento das atividades letivas. As turmas foram repartidas por salas e com horários desfasados. O objetivo é inviabilizar a concentração dos alunos, professores e do pessoal não docente no recinto escolar, bem como no período mais frequente das deslocações escola-casa-escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 anos após o seu início
Assembleia Municipal de Ourém histórica aprova Plano Diretor Municipal
A Assembleia Municipal de Ourém do dia 15 de maio assumiu um caráter histórico, não só pelo formato excecional da sessão no âmbito das medidas de contenção da Covid-19, mas sobretudo pela conclusão de um dos processos mais aguardados e estruturantes para o futuro do concelho: a revisão do Plano Diretor Municipal de Ourém. A versão final do PDM de Ourém surge 18 anos após a sua aprovação e 14 anos depois do início do processo de revisão, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal que aprovou o documento por maioria (13 abstenções das bancadas do PS e MOVE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concertos para Bebés dão novo passo e lançam temporada de Concertos Online
“Concertos para Bebés em Casa”: a proposta da Musicalmente em tempos de confinamento
Face ao contexto de pandemia em que nos encontramos, e de modo a manter a experiência musical regular de todas as famílias e bebés que assistiam habitualmente aos Concertos para Bebés, a empresa Musicalmente aproveitou o tempo de recolhimento para desenhar uma nova forma de experienciar a música com bebés e famílias. Este novo modelo dos Concertos para Bebés, que estabelece novas pontes entre intérpretes e público, foi apresentado numa conferência de imprensa direto nos canais de YouTube e Facebook dos Concertos para Bebés no dia 14 de maio, pelo director artístico da Musicalmente, Paulo Lameiro, e alguns dos Solistas convidados desta primeira temporada. Os Concertos para Bebés em Casa, assim se designam neste modelo, são também uma proposta inovadora que abre novos caminhos para as Artes Performativas em tempos de confinamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo da Marsh & McLennan e Zurich Insurance Group
Gestores mundiais preocupados com recessão, desemprego, nova pandemia e protecionismo
A instabilidade económica e o descontentamento social vão aumentar nos próximos 18 meses a menos que os líderes mundiais, empresas e responsáveis políticos trabalhem em conjunto para gerir as consequências da pandemia. À medida que as economias reiniciam, há uma oportunidade para integrar uma maior igualdade social e sustentabilidade nesta recuperação, o que poderá desencadear uma nova era de prosperidade. Estas são as conclusões do estudo COVID-19 Risks Outlook: A Preliminary Mapping and Its Implications, divulgado esta terça-feira, 19 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós
Delfina Carvalho nomeada diretora executiva
do ACeS do Pinhal Litoral
Delfina de Jesus Ferreira Apolinário Carvalho foi designada diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL), por despacho da Ministra da Saúde. A responsável é médica de Medicina Geral e Familiar e foi nomeada para um mandato de três anos, sendo-lhe reconhecida “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada” para o exercício das novas funções. O ACeS PL é um dos oito agrupamentos que integram a Administração Regional de Saúde do Centro e abrange os concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, cobrindo uma população residente de 255.466 habitantes, 15,4% da população da região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após ter estado suspensa nos meses de março e abril
Feira dos Produtos da Terra regressa domingo
a Torres Novas
A Feira dos Produtos da Terra, que habitualmente se realiza ao quarto domingo do mês em Torres Novas, regressa já no dia 24 de maio, após ter estado suspensa nos meses de março e abril devido à pandemia Covid-19. Desta forma, o Município de Torres Novas procura apoiar os produtores locais através da promoção dos seus produtos e da disponibilização deste ponto de venda. Por agora apenas com expositores de bens alimentares e sendo obrigatório o uso de máscara, a Feira dos Produtos da Terra realiza-se na Praça dos Claras, das 9h às 17h, e tem entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano resulta do esforço e contribuição voluntária de cerca de 100 pessoas da Região
Gabinete Económico Social da Região de Leiria apresenta Plano de Ação
O Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) divulga esta terça-feira, 19 de maio, pelas 17 horas, o seu Plano de Ação com o lançamento de um vídeo na página do facebook - https://www.facebook.com/GESregiaodeleiria - e nas redes sociais das entidades que compõem o Gabinete (Politécnico de Leiria, NERLEI e CIMRL). Este Gabinete visa coordenar e partilhar ações, de modo a antecipar decisões que possam manter a atividade empresarial, o emprego e a coesão social da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa disponibiliza 10 milhões de euros
Centro 2020 financia adaptação das empresas ao contexto da pandemia COVID-19
O Programa Centro 2020 disponibiliza 10 milhões de euros para financiar a adaptação da atividade empresarial da região Centro ao contexto da pandemia COVID-19. Este concurso, inserido no Programa Adaptar, é dirigido a pequenas e médias empresas que pretendam adaptar e investir nos seus estabelecimentos, ajustando-os aos métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores nas novas condições de pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a recuperação económica da Cova da Iria
Deputados do PSD pedem medidas excecionais de apoio ao turismo em Fátima
Considerando a emergência de saúde pública de âmbito nacional e internacional, declarada pela OMS, em 30 de janeiro de 2020, bem como a classificação do coronavírus SARS-CoV-2 como uma pandemia, tendo Portugal declarado o estado de Calamidade, o primeiro-ministro e o cardeal patriarca de Lisboa acordaram que as celebrações do 13 de Maio na Basílica de Fátima ocorressem sem a presença de peregrinos. Assim, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD João Moura, Isaura Morais e Sónia Ferreira alertam para o impacto desta crise pandémica criada pelo novo coronavírus, que está e vai assolar diversos setores da sociedade portuguesa, muito especialmente, a área do turismo e os seus agentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresenta online achados arqueológicos durante as obras
Morro do Castelo de Leiria foi habitado há mais de 5 mil anos
O Município de Leiria irá apresentar, durante as próximas semanas e nas páginas de facebook do Castelo de Leiria e do Museu de Leiria, algumas das descobertas arqueológicas que têm sido feitas no âmbito das obras no Castelo. Às terças e quintas-feiras, serão exibidas peças encontradas na zona do núcleo amuralhado, cujos trabalhos visam a recuperação e reabilitação dos espaços da Casa do Guarda, Igreja da Pena e área envolvente, e na parte exterior à muralha, onde a empreitada prevê a construção de acessos mecânicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura marcada para as 15h00 de dia 21 de maio – quinta-feira
Festa do Vinho & Pão vai ser digital
Em breve, a Festa do Vinho & Pão vai estar nos canais digitais... serão três dias vividos num novo tempo, de uma nova forma, mas vividos como sempre... em Festa. Durante os próximos dois dias a Câmara Municipal do Cartaxo vai estar pronta para apresentar os convidados que darão rosto e saber, entusiasmo e partilha, ao programa possível quando o encontro entre saberes e sabores, tradição e artes, vinho e gastronomia, acontecem à distância e a proximidade se constrói num écran.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para distribuição no Concelho.
CENTIMFE e Nova Plasteste doam mil viseiras
à Câmara da Marinha Grande
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, na cerimónia de entrega de 1.000 viseiras desenvolvidas conjuntamente entre o CENTIMFE e a Nova Plasteste e que foram doadas à Câmara Municipal para distribuição no Concelho. O ato simbólico de oferta das viseiras ocorreu no CENTIMFE, seguido de deslocação à empresa Nova Plasteste, também localizada na Zona Industrial da Marinha Grande, onde aconteceu uma breve visita à linha de fabricação das viseiras. Contou com a presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do diretor geral do CENTIMFE, Rui Tocha; do administrador da Nova Plasteste, Carlos Faustino; e do adjunto da presidente, Raul Testa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com recurso a arma branca
PSP detém cadastrado que assaltava pessoas nas ruas da cidade de Leiria
A Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal, no dia 15 de maio de 2020 e no âmbito de uma investigação com cerca de 3 meses, relativa a crimes de roubo praticados na cidade de Leiria, procedeu à detenção de um homem com 33 anos de idade, fortemente indiciado pela prática de vários crimes de roubo, com recurso a ameaça e coação das vítimas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Consórcio junta Politécnicos para o concurso especial de ingresso no ensino superior
Politécnicos da Região Centro criam exames únicos para o ensino profissional e artístico
Os Politécnicos da Região Centro criaram um consórcio para o concurso especial de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e dos cursos artísticos especializados. Os Politécnicos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Tomar e Viseu, acordaram, no dia 14 de maio, a criação de um consórcio que irá permitir aos estudantes do ensino profissional e artístico utilizar a mesma "prova específica" no acesso aos cinco Politécnicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Questionário realizado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste sobre as consequências da Covid-19
2/3 das empresas do Oeste verificam quebras no volume de negócios superiores a 60%
Ao longo do mês de abril de 2020, a Comunidade Intermunicipal do Oeste realizou um Questionário Online às Empresas com sede e atividade na Região a fim de avaliar a sua situação face à pandemia de Covid-19 e implementar um programa intermunicipal de apoio à economia e ao emprego no Oeste. De 1 a 30 de abril, foram submetidas 468 respostas válidas, o que corresponde a 8077 trabalhadores, sendo que 73,5% das empresas solicitaram apoio no valor total de 121.7 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programas de apoio a famílias
Programas Leiria Alimenta e Leiria Vale já receberam mais de 260 candidaturas
O Município de Leiria lançou há sensivelmente duas semanas dois programas de apoio a famílias – Leiria Alimenta e Leiria Vale -, tendo recebido até ao momento 264 candidaturas. O objetivo dos dois programas é apoiar famílias que enfrentam perdas de rendimentos, decorrentes da crise Covid-19 e que presentemente se encontram numa situação de vulnerabilidade social. O apoio do Leiria Vale destina-se à aquisição exclusiva de bens de primeira necessidade, mediante a emissão de um sistema de vales para compras em estabelecimentos comerciais previamente selecionados. No caso do Leiria Alimenta, o apoio é atribuído na forma de cabazes de produtos de primeira necessidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por causa da pandemia
Transportes Urbanos Torrejanos gratuitos
de 18 de maio a 30 de junho
O Transportes Urbanos Torrejanos (TUT) serão gratuitos a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, e irão manter a sua gratuitidade até dia 30 de junho. Esta medida tem como objetivo garantir o transporte público a todos os cidadãos que necessitem de se deslocar em Torres Novas, nesta fase de pandemia que o país atravessa. Relembramos que no âmbito do levantamento das medidas de confinamento, no combate à pandemia da Covid-19, e da entrada em vigor da situação de calamidade, foi estabelecida uma lotação máxima de 2/3 nos transportes públicos e a obrigatoriedade do uso de máscaras/viseiras
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obrigatório o uso de máscara, a medição da temperatura corporal e a higiene das mãos
Centro Hospitalar de Leiria volta a permitir acompanhantes e visitas mas condicionados
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai voltar a permitir a presença de acompanhantes e visitas de forma condicionada, já a partir de dia 18 de maio, segunda-feira. Todas as pessoas que pretendam entrar em qualquer uma das unidades do CHL, Hospital de Santo André (HSA), Hospital Distrital de Pombal (HDP) e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), deverão usar máscara, medir a temperatura corporal à entrada e fazer a higiene das mãos antes, durante e após a presença no hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após parecer desfavorável
Câmara culpa delegada de saúde da Marinha Grande pela não reabertura do Mercado
A 30 de abril a Câmara Municipal da Marinha Grande apresentou à Delegada de Saúde a intenção de fazer a reabertura dos Mercados Municipais, na sequência do fim do Estado de Emergência e do Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo. A 4 de maio, a Delegada de Saúde solicitou que a Câmara apresentasse um Plano de Contingência especifico para cada mercado municipal, tendo em atenção as suas características individuais, de acordo com a orientação n.º 06/2020 de DGS e as orientações da DGAV para os diversos produtos alimentares que comercializam, adaptado à fase atual de calamidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 18 de maio
Alcobaça integra edições online do Bom Dia Cerâmica e Dia Internacional dos Museus
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (DIM) no dia 18 de maio, tendo a particularidade, pelo segundo ano consecutivo, a programação integrar o evento Bom Dia Cerâmica, que terá lugar a 16 e 17 de maio em toda a Europa. Dado o atual contexto de pandemia do Covid-19, ambas as iniciativas foram ajustadas para o formato online. Ou seja, no âmbito Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Município irá dar o seu contributo através da disponibilização de um conjunto de conteúdos audiovisuais com vista à promoção do património museológico do concelho, nomeadamente visitas guiadas filmadas ao Museu do Vinho de Alcobaça e ao Museu Raul da Bernarda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estatuto foi perdido em 2008
Monte de S. Bartolomeu inicia reclassificação como Monumento Natural de Interesse Nacional
A Câmara Municipal vai dar início ao processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu como Monumento Natural de interesse nacional, estatuto que perdeu em 2008. O local esteve classificado pelo seu interesse histórico, pelas ligações à lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré; Interesse religioso, constituindo local de romagem e peregrinação; Interesse arqueológico, pela provável localização de um castro pré-histórico; e Interesse botânico, pelos elementos de vegetação espontânea que o rodeiam (Decreto-lei nº178/79, de 2 de maio).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria reuniram com presidentes de Câmara do distrito
Autarcas do distrito de Leiria notam aumento exponencial de despesas e menores receitas
Numa iniciativa inédita, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria reuniram esta quinta-feira, dia 14 de maio, por vídeoconferência com os presidentes de Câmara Municipal do distrito. Com o objetivo de analisar o papel desempenhado pelos municípios do distrito no combate à pandemia provocada pelo novo corona vírus (COVID-19), uma das conclusões da reunião foi a importância que as Câmaras Municipais têm tido no apoio às populações, cumprindo as obrigações resultantes das suas competências legais e substituindo o Estado Central em inúmeras situações da sua obrigação. Tal facto tem afetado muito intensamente o quotidiano das autarquias, reduzido as suas receitas e ampliando brutalmente as suas despesas correntes, sem se vislumbrar qualquer apoio da Administração Central.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colaboração interinstitucional apoia homens do Mar
Politécnico de Leiria assegura aos pescadores de Peniche diagnóstico da COVID-19
Em resposta à preocupação demonstrada pela comunidade piscatória, no sentido de garantir um regresso seguro à sua atividade, o Politécnico de Leiria uniu esforços com o Ministério do Mar, o Ministério da Saúde (ARS-LVT e ACES-Oeste), o Município de Peniche, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e a Organização de Produtores da Pesca do Centro, para assegurar a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 aos pescadores de Peniche. Numa primeira fase, em que a recolha de amostras decorre nos dias 14 e 15 de maio, serão alvo de diagnóstico os primeiros 130 pescadores, cujas análises serão asseguradas pelo Centro Diagnóstico COVID-19 do Politécnico de Leiria, instalado no edifício CETEMARES, em Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do canil intermunicipal às antigas oficinas municipais
Obras municipais no Concelho do Cadaval vão continuar a bom ritmo
Apesar do corrente contexto pandémico, verificaram-se uma série de trabalhos, bem como procedimentos municipais para futuras obras no Concelho do Cadaval, que não pararam neste período. A Câmara Municipal do Cadaval entende que a vida tem de continuar de algum modo e dentro dos necessários padrões de segurança iniciou a divulgação do estado de algumas das obras de maior relevância/dimensão, em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Confecionadas por 546 voluntários
Voluntários já produziram 84 mil máscaras
para a população do concelho de Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras e as 13 juntas de freguesia do concelho encontram-se a distribuir máscaras à população, para fazer face à pandemia de COVID-19. Até ao momento foram distribuídas cerca de 84 000 máscaras, confecionadas por 546 voluntários em todo o concelho. De momento, encontram-se a ser produzidas cerca de 25 000 máscaras. As máscaras são confecionadas com tecido não tecido (TNT), material validado pela autoridade de saúde local, estando a aquisição do material a cargo do Município. Depois de confecionadas pelos voluntários, a distribuição é feita pelas juntas de freguesia na sua área territorial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio
Espaços culturais de Leiria reabrem no dia 25
e vão ter entrada gratuita até setembro
O Município de Leiria irá reabrir os seus espaços culturais no dia 25 de maio, após o seu encerramento na sequência da pandemia do COVID-19, tendo já definido um conjunto de medidas de segurança e ainda a entrada livre em alguns desses locais até 30 de Setembro. Agromuseu Municipal Dona Julinha, Banco das Artes Galeria, mimo-museu da imagem em movimento, Museu de Leiria, Moinho do Papel, Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco reiniciam a sua atividade com várias ações de prevenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo balanço da GNR
Operação Covid-19 “Fátima em Casa” termina com total cooperação da população em geral
A Guarda Nacional Republicana, no período de 9 a 13 de maio, garantiu um conjunto de ações inerentes à intensificação do patrulhamento e sensibilização, em todo o território nacional, no sentido de garantir a dissuasão e restrição de deslocamentos de peregrinos rumo ao Santuário de Fátima. Foram empenhados meios de várias Unidades e valências da GNR, numa ação coordenada, de forma flexível, orientando o esforço de forma a garantir que os peregrinos se abstivessem de deslocamentos, apeados ou em veículos privados ou coletivos, rumo ao Santuário de Fátima, garantindo o cumprimento das medidas extraordinárias em vigor no âmbito da situação de calamidade decorrente da pandemia COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitaram a Escola Secundária Madeira Torres
Ministério da Educação entrega equipamentos de proteção individual (EPI) em Torres Vedras
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitaram a Escola Secundária Madeira Torres na manhã desta quarta-feira, 13 de maio. A visita decorreu no âmbito da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) por parte do Ministério da Educação, de forma a promover o regresso às atividades letivas presenciais em segurança. O momento contou com a presença de elementos do Exército Português, que procederam à entrega de equipamentos de proteção individual. A Escola Secundária Madeira Torres será um ponto de distribuição destes equipamentos para outros estabelecimentos de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís de Sousa foi ouvido na Comissão de Ambiente da Assembleia da República
Presidente da Câmara de Azambuja defende encerramento do aterro da empresa Triaza
O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, esteve, nesta quarta-feira, dia 14 de maio, numa audição na Assembleia da República a propósito do aterro da empresa Triaza instalado junto à vila de Azambuja. O autarca foi ouvido pela Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território perante deputados representantes do PS, do PSD, do Bloco de Esquerda, da CDU e do Partido Ecologista Os Verdes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação policial envolveu nove buscas domiciliárias
PSP detém oito pessoas por tráfico de droga na cidade de Leiria
A Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal, desencadeou, no dia 13 de maio, entre as 7 h e as 10 h, em coordenação com o Ministério Público de Leiria, uma operação policial no âmbito de uma investigação relativa a tráfico de estupefacientes em curso desde há cerca de 8 meses. A operação consistiu na realização de nove buscas domiciliárias nesta cidade de Leiria, que culminaram com a detenção de 8 pessoas (sete homens e uma mulher), sendo 5 dos detidos indiciados pelo crime de tráfico de droga; 1 detido por posse de arma proibida e 2 detidos por injúrias, resistência e coação sobre aos agentes da autoridade presentes no local. Foram ainda constituídos mais 3 pessoas arguidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Local de Ação Social de Santarém
CLAS de Santarém aprova criação de Grupo
de Trabalho na área da Emergência Alimentar
O Conselho Local de Ação Social de Santarém (CLASS) é fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar - com o objetivo de desenvolver uma parceria efetiva e dinâmica que articule a intervenção social dos diferentes agentes locais; promover um planeamento integrado e sistemático, potenciando sinergias, competências e recursos a nível local; procurar soluções para os problemas das famílias e pessoas em situação de pobreza e exclusão social, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro Miguel Franco e no Estádio Municipal Magalhães Pessoa
Leiria Forma vai dar formação a assistentes operacionais dos Jardins de Infância
Realiza-se nos dias 18 e 27 de maio, no Teatro Miguel Franco e no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, o Leiria Forma – Plano Municipal de Formação para Assistentes Profissionais, que aborda temáticas pertinentes aos profissionais da educação para a infância, numa ação destinada aos assistentes operacionais afetos ao Município e em funções nos Jardins de Infância do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade efetuará as colheitas normais do Serviço e testes à COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria cria nova Unidade de Colheitas do Serviço de Patologia Clínica
O Serviço de Patologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem em funcionamento uma nova Unidade de Colheitas, que efetuará as colheitas normais do serviço e testes à COVID-19. A Unidade funciona no piso 02 do Hospital de Santo André, junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, e tem acesso do exterior a partir da Consulta Externa. Esta nova unidade resulta da necessidade de se redefinir circuitos de circulação de utentes externos dentro do Hospital de Santo André, no âmbito da pandemia COVID-19, de forma a evitar grandes concentrações de pessoas no mesmo local e a garantir a segurança de todos os utentes, independentemente dos motivos que os levam a acorrer ao Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministros da Educação e da Defesa Nacional visitam hoje a Escola Secundária Madeira Torres
Governo entrega equipamento de proteção individual a Escola de Torres Vedras
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho deslocam-se esta quarta-feira, dia 13 de maio, às 14h30, a Torres Vedras. Os membros do Governo irão visitar a Escola Secundária Madeira Torres, uma das escolas do país que irá receber equipamento de proteção individual (EPI) do Ministério da Educação, para um regresso às atividades letivas presenciais em segurança, contando com a presença das Forças Armadas para distribuição neste estabelecimento de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Ortigosa
Município de Leiria declina responsabilidades no abate de árvores no Parque da Lagoa
Na sequência do recente abate de árvores no Parque da Lagoa na Ortigosa, promovido unicamente pelo Executivo da União de Freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa, sem a anuência da Câmara Municipal de Leiria, esclarece que o Parque da Lagoa é propriedade da União de Freguesias do Souto da Carpalhosa e Ortigosa, cabendo ao seu Executivo a responsabilidade exclusiva da sua manutenção e gestão. A exemplo de outros parques de natureza e lazer existentes no concelho, e também propriedade de outras Juntas de Freguesia, cabe a essas entidades a responsabilidade exclusiva da gestão, manutenção e administração, zelando assim pelo seu património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Figuras públicas do concelho dão o rosto por este projeto para ajudar os mais necessitados da Marinha Grande
Angariação de fundos 'Todos Pela Marinha' ajuda famílias afetadas pelo Covid-19
Várias instituições do concelho da Marinha Grande deram as mãos com o objetivo de ajudar as famílias que, como consequência da pandemia de Covid-19 se veem, de repente, numa situação de grande fragilidade económica, com o lema “Todos de mãos dadas para reunir apoios e fazer chegar a ajuda a quem mais precisa. Nasceu assim o projeto 'Todos pela Marinha - Marinha Por Todos'. Tem agregado - e vai continuar a fazê-lo - as várias entidades que, no terreno, procurarão, em parceria e complementaridade, alcançar as melhores respostas para estes casos de necessidade resultantes desta nova forma de vida que nasceu com a pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sujeita a condições especiais de permanência e utilização definidas pelo ICNF
Mata dos Sete Montes reabre sábado em Tomar mas com muitas restrições
A Mata Nacional dos Sete Montes vai reabrir este sábado, dia 16 de maio mas, devido à pandemia do vírus COVID-19, sujeita a condições especiais de permanência e utilização definidas pelo ICNF, entidade que superintende as matas nacionais. Na prática, será possível passear ou correr nos caminhos do interior da cerca, bem como andar de bicicleta, mas não permanecer parado no seu interior nem utilizar qualquer dos equipamentos ali existentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada está avaliada em 460 mil euros
Obras de requalificação do Museu do Vinho
de Alcobaça já arrancaram
A 1ª fase de requalificação do Museu do Vinho de Alcobaça arrancou na semana passada com os trabalhos a incidirem inicialmente no edifício da Destilaria (ver foto). A empreitada está avaliada em 460 mil euros, estando inserida na primeira fase do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com financiamento comunitário. O edifício composto pela Destilaria e Armazém das Aguardentes beneficiará de uma intervenção mais profunda que passa ligação entre os dois espaços criando um mesmo complexo museológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até final de maio podem ser apresentados projetos para uma nova coprodução internacional
Artemrede lança convocatória para artistas
no âmbito do projeto europeu Be SpectACTive!
A Artemrede lançou uma nova convocatória para a criação de um espetáculo ou performance. Podem apresentar projetos todos os artistas ou companhias profissionais, nacionais ou internacionais, residentes em Portugal. A iniciativa surge ao abrigo do projeto europeu Be SpectACTive!, do qual a Artemrede é o parceiro único em Portugal, e assegura até 15.500 euros de contribuição financeira. O processo de criação decorrerá entre junho de 2021 e março de 2022 e inclui três residências artísticas internacionais (Bélgica, Croácia e Roménia) e uma em Portugal. A estreia do espetáculo será em março de 2022 em Lisboa, na freguesia de Marvila, tendo depois apresentações noutros países europeus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém - CROAS.
Município de Santarém abre novo Gatil
A Câmara Municipal de Santarém abriu no dia 7 de maio, um novo gatil municipal, nas instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém - CROAS. Este novo espaço permitirá aos gatídeos residentes no CROAS terem melhores condições com acesso a um recinto exterior. “Com este tipo de medidas pretendemos melhorar as condições do CROAS, de modo a promover a racionalização no uso de recursos e o bem-estar quer dos animais quer dos recursos humanos “, adiantou o vereador Ricardo Rato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aos três Agrupamentos de Escolas
Município da Marinha Grande equipa escolas com 200 tablets e 44 computadores
A Câmara Municipal da Marinha Grande entregou 200 tablets e 44 computadores aos três Agrupamentos de Escolas do Concelho da Marinha Grande, que serão cedidos a famílias que não dispõem de equipamento informático possam ter acesso ao ensino à distancia. Para este âmbito, a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, assinou um contrato de comodato com cada um dos Agrupamentos de Escolas, para a cedência do equipamento informático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em modo safe & soft opening
Deputados do PSD eleitos por Leiria apoiam reabertura dos serviços de tatuagem
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria entregaram na Assembleia da República dirigiram, no dia 12 de maio, uma Pergunta ao ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, questionando em que termos e em que datas será feita a reabertura dos serviços de tatuagem e similares. Margarida Balseiro Lopes, Hugo Patrício Oliveira, Olga Silvestre e João Gomes Marques recordam que, nos últimos dias, foram anunciados os prazos de reabertura de estabelecimentos de vários setores de atividade, na sequência da reabertura gradual no âmbito da pandemia que afetou o País e o Mundo nos últimos meses, onde não se incluem os profissionais de tatuagem e similares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por serem atividades de exterior, individuais e sem contacto físico
Ténis e atletismo estão de regresso a Tomar
Aos poucos, e com a segurança como prioridade, Tomar vai retomando a normalidade e as atividades desportivas são fundamentais pela importância que têm também para a saúde dos munícipes. Assim, e nesta primeira fase de retoma de atividade, abriram já ao público os courts de ténis do Complexo Desportivo Municipal de Tomar para aluguer de regime livre, bem como as aulas da Escola de Ténis, que se iniciam mesmo esta terça-feira, dia 12 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós lidera com 14 candidaturas
Distrito de Leiria tem 42 candidaturas válidas às 7 Maravilhas da Cultura Popular
A Organização das 7 Maravilhas de Portugal® recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. No Distrito de Leiria são 42 as candidaturas validadas pela organização das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Porto de Mós lidera no número de candidaturas aprovadas (14), seguido de Peniche (6), Caldas da Rainha e Marinha Grande (5), Pombal (3), Nazaré e Ansião (2), Alcobaça, Leiria, Batalha, Bombarral e Óbidos (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para desinfeção de espaços públicos e equipamentos
Câmara do Sobral adquire Gerador de Ozono para combate à COVID-19
O Município de Sobral de Monte Agraço adquiriu um Gerador de Ozono para o combate à COVID-19. Os espaços públicos e equipamentos municipais estão a ser higienizados para que a reabertura dos serviços públicos no dia 11 de maio, decorram com a maior segurança possível. Neste sentido, o Canhão de Ozono será utilizado em todos os locais com maior circulação de pessoas, onde a limpeza regular e a desinfeção são prioritárias e com a maior rapidez possível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de permitir o aumento da área das esplanadas
Município de Pombal isenta esplanadas
de taxas até ao fim do ano
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 8 de maio, isentar de taxas as esplanadas de todos os estabelecimentos de restauração e bebidas, até ao final de 2020, bem como permitir o aumento da área das esplanadas preexistentes, desde que fique assegurando o cumprimento das normas aplicáveis. A medida visa, por um lado, compensar os estabelecimentos pelas perdas sofridas durante o encerramento que foi determinado pelo Governo no âmbito da pandemia de COVID-19 e pela diminuição em 50% da lotação aquando da reabertura (prevista para 18 de maio) e, por outro lado, facilitar o cumprimento das regras de distanciamento social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visitas serão à janela, sem contacto físico
Lar da Misericórdia de Alcobaça retoma visitas de familiares a utentes
A direção da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça informou todos os familiares e amigos dos clientes da ERPI de Alcobaça que as visitas foram retomadas na quarta-feira, dia 6 de maio. Serão visitas à janela, sem contacto físico, com marcação prévia e com intervalos de meia hora. Por enquanto, é a SCM Alcobaça que faz o contacto para o agendamento das visitas, de forma a que todos os clientes possam ter a sua primeira visita. Por isso, solicita que os familiares aguardem o seu contacto com tranquilidade, agradecendo a compreensão e colaboração de todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Juntos Construímos o Futuro" desafiou ao envio de vídeos pessoais
Iniciativa do Turismo Centro de Portugal recebe mais de 100 vídeos filmados na região
A iniciativa "Juntos Construímos o Futuro", do Turismo Centro de Portugal, recebeu mais de 100 vídeos em duas semanas, enviados por pessoas que quiseram mostrar dessa forma a sua visão sobre a região. Recorde-se que, a 22 de abril, o Turismo Centro de Portugal desafiou os viajantes e todos os que apreciam o território a enviarem os melhores vídeos que filmaram na região. Numa fase posterior, foram selecionados os melhores e mais sugestivos excertos dos vários vídeos, que foram editados num único filme final. O filme pode ser visto nas plataformas do Turismo Centro de Portugal, nomeadamente em www.youtube.com/watch?v=Pr2tWoU6gOg. Os nomes dos autores dos excertos escolhidos são visíveis nos créditos finais do filme.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste tem 57 casos ativos e 130 recuperados
Alenquer ultrapassa Alcobaça e já é o concelho do Oeste com mais casos de COVID-19
Alenquer é agora o concelho da Região Oeste com mais casos ativos de COVID-19, sendo agora 24, num total de 41 pessoas infetadas desde o início da pandemia, das quais 17 já estão recuperadas. Alcobaça, com 12 casos ativos aparece em segundo lugar no número de infetados, num total de 39 casos, dos quais 26 já estão recuperados. Caldas da Rainha surge em terceiro lugar, com 10 casos ativos, num total de 32 casos, dos quais 19 já recuperados. Já Torres Vedras apresenta uma recuperação notável, pois apesar de ser o concelho com maior número de pessoas infetadas desde o início da pandemia (43) é também o que tem mais pessoas recuperadas 42, o que significa que só tem agora 1 caso ativo da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
App permite visitas virtuais 360º guiadas por Guilherme Stephens
Câmara da Marinha Grande lança aplicação móvel do Museu do Vidro
A Câmara Municipal da Marinha Grande acaba de lançar a aplicação móvel do Museu do Vidro, que permite aos utilizadores visitar virtualmente o Museu do Vidro, como se estivessem no local, através de visitas 360º, sem saírem de casa. De acordo com a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "esta é mais uma forma de comunicar com os cidadãos e de divulgar este importante museu, que é o único a nível nacional a dedicar-se ao estudo da história do vidro. A visita permite ao utilizador percorrer todos os espaços visitáveis do Museu do Vidro, sendo conduzido por Guilherme Stephens, que foi o impulsionador da indústria vidreira na Marinha Grande, há 250 anos. Desta forma todos os portugueses e estrangeiros, a app está igualmente em Inglês, poderão usufruir de uma visita guiada ao Museu do Vidro sem saírem das suas casas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para venda de produtos frescos da região
Mercado de Leiria lança Loja Online
O Mercado Municipal de Leiria lançou esta quinta-feira, 7 de maio, uma loja online, disponível em https://www.mercadodeleiria.pt/loja , através da qual é possível adquirir produtos frescos da região. O processo de aquisição é simples. Basta escolher os produtos pretendidos, indicar a quantidade desejada, verificar o carrinho de compras e submeter o pedido. A quantidade mínima de compra é 1kg por produto. Para ter acesso à sua compra no próprio dia deve fazer a encomenda até às 12h00 do próprio dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Albergaria dos Doze
Câmara de Pombal delibera apoio para abertura da variante Vale das Éguas à estrada da Cartaria
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 8 de maio, propor à Assembleia Municipal um apoio à União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no valor de 22.707,35€+IVA, para abertura da variante entre a rotunda dos Eguins e estrada da Cartaria, em Albergaria dos Doze, uma ambição de longa data da população de Albergaria dos Doze. Esta intervenção permitirá desviar o trânsito, Especialmente de veículos pesados, da Rua Principal de Albergaria dos Doze, que tem um perfil transversal de 5 a 5,5 metros e ladeada de habitações, contribuindo em muito para a melhoria da segurança rodoviária e pedonal e da qualidade de vida nesta localidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este sábado serão testados 109 trabalhadores de seis Estruturas Residenciais para Idosos
Trabalhadores de lares de idosos do concelho do Cartaxo continuam a ser testados
Os testes que se iniciaram na manhã deste sábado, dia 9 de maio, no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo, constituem a segunda fase de testagem no concelho a trabalhadores e trabalhadoras das ERPI e decorrem da ação que as 11 Câmaras Municipais que compõem a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) estão a efetuar nos respetivos concelhos, e que preveem a realização de mais de 2.000 testes. Com os testes efetuados este sábado, serão já 261 trabalhadores testados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Município do Bombarral entrega 148 tablets
ao Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, entregou esta quarta-feira, dia 6 de maio, ao diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, professor Emanuel Vilaça, os primeiros tablets e routers de acesso à Internet, do conjunto de 148 tablets e 98 routers adquiridos pela autarquia, num investimento superior a 24,5 mil euros. O Município concretizou, assim, o compromisso de garantir que nenhum aluno do concelho fique impedido de frequentar as aulas à distância por não ter um equipamento tecnológico adequado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi detido no concelho de Sesimbra
GNR de Leiria detém homem por violência doméstica e maus tratos a animais
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas NIAVE), deteve, no dia 6 de maio, um homem, de 40 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Sesimbra. Na sequência de diligências de investigação, apurou-se que o suspeito agrediu física, verbal e psicologicamente a ex-companheira, de 34 anos, durante os cinco anos em que viveram juntos. Exercia sobre a vítima um total controlo diário, familiar e social, privando-a de contactar com familiares e amigos, bem como um controlo financeiro, levando à sua dependência económica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo com a Associação Dignitude
Município de Pombal adere ao Programa Emergência abem: COVID-19
A Câmara Municipal de Pombal aprovou, na reunião de 8 de maio, estabelecer um protocolo com a Associação Dignitude para implementação do Programa Emergência abem: COVID-19. Este protocolo, que surge no âmbito do programa abem: Rede Solidária do Medicamento, ao qual o Município de Pombal aderiu no passado mês de fevereiro, permitirá uma resposta mais ágil às necessidades extraordinárias e temporárias provocadas pela pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cuidados a ter com a postura em situação de teletrabalho
Dr. Francisco Oliveira Freitas
A importância do uso racional dos antibióticos
Dr. Ricardo Jorge Silva
Entrar na primavera com bons olhos
Dr. Raúl Sousa
Sugestões de viagem pela nossa região no verão
Por Andrew Balza
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o