Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 230 Director: Mário Lopes Sexta, 5 de Junho de 2020
Casos confirmados na Região Oeste já ultrapassaram 40
OesteCIM adquire milhares de materiais
de proteção para combate ao coronavírus
A Comunidade Intermunicipal do Oeste está a realizar compras centralizadas para os 12 Municípios da Região, tendo já adquirido cerca de 40 mil máscaras e meio milhão de luvas para fazer face à pandemia de COVID-19. Até ao momento, a OesteCIM comprou cerca de 40 mil máscaras, meio milhão de pares de luvas, 40 mil litros de hipoclorito de sódio, 2 mil batas, 1.605 fatos, 500 óculos e cerca de 3 mil unidades de álcool gel / desinfetante. Este material médico e de proteção para combate ao coronavírus está a ser distribuído de forma faseada, de acordo com as necessidades dos Municípios e a disponibilidade de mercado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a região de Leiria amanhã, dia 2 de abril
Manuel Heitor visita Politécnico de Leiria para conhecer projetos de combate à COVID-19
O Politécnico de Leiria vai receber o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para lhe dar a conhecer as atividades do Politécnico de Leiria na passagem para ensino a distância, bem como os projetos que está a desenvolver em articulação com o tecido empresarial e com a indústria da região de Leiria, para combate à pandemia da COVID-19. A visita do ministro Manuel Heitor decorre durante esta quinta-feira, dia 2 de abril, entre as 10h30 e as 13h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteção do COVID-19
Empresas e Politécnico de Leiria oferecem
mais de 3300 viseiras a municípios da CIMRL
Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) receberam esta terça-feira, dia 31 de março, mais de 3.300 viseiras de proteção produzidas em resultado de uma parceria entre o Politécnico de Leiria, empresas da fileira dos plásticos, moldes, embalagens e municípios. Coube ao Politécnico de Leiria desenvolver o desenho da viseira, tendo a sua produção sido escalada com a participação, gratuita, das empresas aderentes à campanha que tem como slogan “Por Portugal, todos unidos na Região de Leiria”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 50 mil euros
Batalha reforça Fundo de Emergência Social e distribui cartões para refeições e alimentos
O Município da Batalha irá reforçar o Fundo de Emergência Social com 50 mil euros para apoiar as famílias mais carenciadas e atribuir cartões que podem ser utilizados na rede local de estabelecimentos do setor da restauração e/ou alimentação (restaurantes, hipermercados, supermercados e outras lojas de retalho alimentar). Esta medida justifica-se no quadro de crise nacional que o país conhece em resultado da pandemia da covid-19, que inevitavelmente está a despoletar situações de emergência social e o agravamento de outras, colocando as famílias em situação de grande vulnerabilidade e desproteção social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita
Município de Pombal apela aos emigrantes
para não se deslocarem a Portugal na Páscoa
Para acompanhar a evolução da pandemia de COVID-19 e os seus impactos na saúde pública e no funcionamento das instituições, realizar-se-á, no dia 2 de abril, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil restrita, com a participação dos Presidentes das Juntas das Freguesia nas quais existem casos confirmados. Pretende-se avaliar a evolução das necessidades das instituições e articular as medidas de contingência para fazer face a eventuais necessidades futuras. A reunião visa também avaliar o cumprimento das medidas decretadas na primeira quinzena do Estado de Emergência e reforçar a articulação interinstitucional no combate à pandemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decisões do Conselho Intermunicipal do Oeste
Municípios do Oeste criam medidas de apoio
a famílias e empresas da Região
O Conselho Intermunicipal do Oeste, reunido nos dias 26 e 31 de março de 2020, por videoconferência, definiu um conjunto de medidas de apoio ao rendimento das famílias e das empresas da Região a fim de mitigar os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia de COVID-19 e, nomeadamente, reforçar o apoio de emergência social dirigido às famílias às instituições sociais e à aquisição dos bens, serviços e equipamentos que se tornem necessários nesta situação de emergência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados de 1 de abril
DGS indica 153 infetados nos distritos de Leiria, Santarém e Oeste
Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), no dia 1 de abril, foram contabilizados 153 pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19 nos distritos de Leiria, Santarém e Oeste. No distrito de Leiria a lista é encabeçada por Pombal (36), seguido de Leiria (18), Marinha Grande (8), Alvaiázere (5), Alcobaça (3) e Peniche (3), totalizando 73 casos. Já no distrito de Santarém, Santarém lidera no número de casos (28), seguido de Ourém (9), Almeirim (8), Coruche (7), Rio Maior (4), Tomar (3) e Alpiarça (3), totalizando 62 casos. Na Região Oeste do Distrito de Lisboa, Torres Vedras regista 13 casos e Alenquer 5, totalizando 18 casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na ribeira da Calvaria e rio Lena
Batalha apresenta queixa por crime ambiental contra autores de descargas poluentes
A Câmara Municipal da Batalha apresentou queixa por crime ambiental face às descargas poluentes na ribeira da Calvaria e rio Lena. A denúncia criminal apresentada pelo Município identifica potenciais responsáveis por recentes descargas suinícolas no Concelho da Batalha, sobretudo na Ribeira da Calvaria, afluente do rio Lena e que, nos últimos dias, registaram duas fortes descargas com consequência devastadoras para a fauna e flora existentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo cancelada devido à pandemia
Portugal e o mundo inteiro vivem hoje momentos difíceis e extraordinários devido à pandemia Covid 19, uma situação à qual não é alheio o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém. Atendendo às atuais condições impostas pelo estado de emergência, devido à Pandemia do Covid 19, que impõem o cancelamento de atividades que envolvem grupos de pessoas e sendo o CNEMA uma entidade vocacionada para este tipo de iniciativas, o momento exige que se cumpram as medidas inerentes ao estado de emergência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco viaturas
Contrato de aquisição de autocarros para a rede Pombus obtém visto do Tribunal de Contas
O contrato de aquisição de 5 miniautocarros para reforço da rede de transportes urbanos da cidade de Pombal (Pombus) foi visado pelo Tribunal de Contas, no âmbito do Processo de Fiscalização Prévia. A necessidade da aquisição dos miniautocarros surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante o ano de 2019. Este investimento visa promover a utilização do transporte público, alargando a rede na freguesia de Pombal, abrangendo mais lugares e população e melhorando a sua capacidade de resposta e adaptação às necessidades das pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Voluntariado "Vamos Cuidar de Todos"
Município de Porto de Mós procura voluntários para criação de bolsa de apoio a IPSS e lares
O Município de Porto de Mós, em parceria com as Juntas de Freguesia, encontra-se a constituir uma bolsa de voluntários para apoiar as IPSS e os lares, pessoas que se encontrem geograficamente isoladas e/ou outras situações com necessidade de apoio. Neste sentido, o Município de Porto de Mós encontra-se a acompanhar atentamente todos os casos que vão surgindo no âmbito do surto do COVID-19. Estando consciente do aumento potencial das necessidades da população do concelho pretende-se com este projeto reforçar as equipas que estão na linha da frente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No pavilhão da Escola Frei Estêvão Martins
Alcobaça prepara hospital de campanha
a pensar nos lares do concelho
Foram entregues esta sexta-feira, 27 de março, pelas Forças Armadas Portuguesas (Fuzileiros), 35 camas para serem instaladas no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça com vista à criação de um hospital de campanha para tratamento de doentes com COVID-19. O Pavilhão foi sujeito a fortes medidas de higienização e de requalificação das infraestruturas de fornecimento de água, eletricidade e saneamento estando agora em condições de ser ativado com a rapidez necessária caso o cenário atual de propagação do Novo Coronavírus se agrave.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 31 de março
Estádio Municipal de Leiria abre Área Dedicada ao Covid-19
A abertura da Área Dedicada Covid-19 no Estádio Municipal de Leiria teve lugar esta terça-feira, dia 31 de março. A ADC funcionará entre as 08h00 e as 20h00. Importante: a ADC é exclusiva a casos suspeitos de Infeção por Coronavírus. A abertura da ADC resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria, o Agrupamento de Centros do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria, com a colaboração do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clínico esteve de serviço no Serviço de Urgência Básica
Médico do Hospital de Alcobaça infetado com COVID-19 deixa profissionais em quarentena
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirmour o resultado positivo para COVID-19, de um médico contratado, que esteve a trabalhar no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em Alcobaça, durante este domingo, dia 29 de março. Após ter conhecimento do resultado, em articulação com a autoridade de saúde local do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, o CHL procedeu à listagem e identificação de todos os profissionais que estiveram em contacto com o médico infetado, que, de imediato, suspenderam funções e se encontram atualmente em isolamento profilático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para reserva estratégica de máscaras FFP 2 e fatos de proteção individual
Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo cria fundo de 270 mil euros de combate à COVID19
Face à atual situação de emergência que se vive no combate ao vírus COVID-19, o Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo, reunido no dia 26 de março de 2020, criou um fundo de 270 mil euros para o combate à COVID-19. Com esse fundo pretende-se constituir na CIMLT uma reserva estratégica de apoio aos municípios e região, de máscaras FFP 2 e fatos de proteção individual. Grande parte do fundo, cerca 225 mil euros, visa apoiar a aquisição de material médico para o Hospital Distrital de Santarém, designadamente a aquisição de 9 ventiladores para reforço dos que vão ser adquiridos pelo Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reforço das medidas de mitigação da COVID-19
CTT antecipam emissão de vales e alargam prazo de pagamento das pensões
Os CTT – Correios de Portugal, cientes da importância em manter a segurança e bem-estar dos pensionistas portugueses no atual contexto de pandemia CoViD-19 e do Estado de Emergência, vão implementar uma série de medidas mitigadoras de contágio no âmbito do pagamento das pensões no mês de abril. Os CTT vão antecipar a emissão e pagamento dos vales em dois dias úteis e fasear a distribuição, durante oito dias, de modo a minimizar o risco de afluência aos locais de pagamento e de contágio. Os vales serão emitidos no dia 1 de abril e serão distribuídos até 9 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teste são efetuados num laboratório em Santarém
Centro COVID-19 do Cartaxo disponibiliza atendimento médico
O Centro de Saúde do Cartaxo iniciou desde esta segunda-feira, dia 30 de março, um espaço de atendimento dedicado COVID-19. Em casos suspeitos, mantém-se a recomendação de contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou a uma unidade hospitalar. A Linha Saúde 24 indicará o isolamento domiciliário ou o local para atendimento presencial, sempre que se justifique. No Centro COVID do Cartaxo, haverá atendimento médico e aqui poderá ser efetuada prescrição médica de teste COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Utentes e profissionais do Lar da Cumieira sujeitos a testes ao COVID-19
O Município de Pombal forneceu, gratuitamente, 1.200 Equipamentos de Proteção Individual a 8 Juntas de Freguesia, 4 Comissões Sociais de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) (Centro Social Paroquial da Ilha, Conferência S. Vicente de Paulo e Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas), Bombeiros e Guarda Nacional Republicana. Na manhã deste domingo, 29 de março, iniciaram-se as recolhas paras testes COVID 19 aos utentes e profissionais do Lar da Associação Sócio Cultural da Cumieira e Circunvizinhos, uma ação articulada entre o Município de Pombal, o Centro Hospitalar Leiria - Pombal e a Autoridade de Saúde. Recorde-se que já se registaram duas vítimas mortais neste Lar do concelho de Pombal devido ao coronavírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Há 37 casos no total do Oeste
Alenquer e Caldas da Rainha registam mais dois casos de pessoas infetadas com o COVID-19
Torres Vedras continua a ser o concelho com mais pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 14 casos (+1), nesta segunda-feira, dia 30 de março. Caldas da Rainha mantém-se em segundo lugar, com 10 casos registados (+2). Seguem-se Alenquer, com 4 casos (+2) e Peniche, com 3 casos, (+1). Com dois casos, mantêm-se Alcobaça e Bombarral. Lourinhã e Óbidos têm um caso registado cada. Os concelhos da Nazaré, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 37 casos confirmados, contra 31 casos registados na sexta-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de terça-feira, 31 de março
Centro de testes à COVID-19 abre no Concelho de Torres Vedras
O concelho de Torres Vedras contará, a partir de terça-feira, 31 de março, com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes serão realizados todos os dias, de forma gratuita, estando sujeitos a prescrição por parte do médico do Centro de Saúde de Torres Vedras na Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19 (ADC), com posterior marcação para data e hora específicas. Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para esclarecer todas as questões
Município de Leiria cria Gabinete de Apoio
às Empresas no âmbito do COVID-19
O Município de Leiria tem disponível um Gabinete de Apoio às Empresas (GAE), no âmbito do pacote de medidas extraordinárias na sequência da pandemia do COVID-19. Com o objetivo de facilitar as empresas a fazer face às consequências do contexto actual, a vereadora do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro, defende que “o Município decidiu criar uma linha de apoio totalmente dedicada aos empresários e comerciantes do concelho, colocando à disposição recursos humanos para esclarecer todas as questões”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para pessoal médico do Centro de Saúde, bombeiros e agentes de Proteção Civil.
Biblioteca Municipal de Alcobaça produz viseiras de proteção em impressora 3D
A Biblioteca Municipal de Alcobaça disponibiliza a sua impressora 3D para produzir viseiras transparentes de proteção com base num modelo disponível na página do Movimento Maker – Portugal. A viseira é composta por um suporte impresso em 3D onde é aplicado o plástico transparente de proteção do rosto e um elástico ajustável de fixação na cabeça do utilizador. A impressora tem capacidade de imprimir entre 5 a 10 unidades por dia que podem ser usadas pelo pessoal médico do Centro de Saúde, pelos bombeiros e agentes de Proteção Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No pavilhão da Escola Guilherme Stephens
Câmara da Marinha Grande monta Centro
de Isolamento e Quarentena com 50 camas
A Câmara Municipal da Marinha Grande, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, os Bombeiros Voluntários, Proteção Civil, Desporto Escolar, unidades hoteleiras (que disponibilizaram roupas das camas e cobertores) e profissionais do Centro de Saúde, transformou o pavilhão da Escola Guilherme Stephens (localizado ao lado do Centro de Saúde da Marinha Grande) no Centro de Isolamento e Quarentena de Cidadãos em Vigilância. Este centro tem 50 camas e existem ainda 30 de reserva que poderão ser utilizadas para os profissionais de saúde ou para a criação de outro centro de isolamento em Vieira de Leiria, caso se verifique ser necessário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para combater a pandemia do coronavírus
Centro Hospitalar de Leiria assegura ter verbas mas admite falta de equipamentos no mercado
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem à sua disposição recursos financeiros que lhe permitem adquirir todos os equipamentos de que necessita para combater a pandemia do coronavírus – o problema é a falta de equipamentos e produtos no mercado. Esta carência, que sucede pontualmente no CHL e é generalizada a toda a Europa e a todo o mundo, está a ser combatida pelas autoridades de saúde e pelo Governo, com aquisições massivas nos mercados externos e pelo estímulo à indústria portuguesa para fabricar esses equipamentos e produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Aeroclube de Torres Vedras
Aeronaves alertam população do concelho
de Torres Vedras para riscos do COVID-19
O concelho de Torres Vedras será sobrevoado por aeronaves que irão alertar a população para a importância do cumprimento dos períodos de quarentena e de isolamento profilático, que decorrem da pandemia causada pela doença COVID-19. Os voos, realizados pelo Aeroclube de Torres Vedras, irão decorrer ao longo deste fim de semana. As aeronaves irão alertar a população através de mensagens de voz que serão transmitidas durante os voos, que irão abranger a cidade de Torres Vedras e as localidades do litoral, assim como Freixofeira, Turcifal, Carvalhal, Freiria, Ventosa, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Campelos, Vila Facaia e Ramalhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Pombal adaptou o Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais
Área Dedicada ao COVID do Centro de Saúde
de Pombal instalada na zona desportiva
O Município de Pombal adaptou o Pavilhão das Atividades Económicas, Desportivas e Culturais, na Zona Desportiva da cidade, para a instalação de uma Área Dedicada ao COVID (ADC) do Centro de Saúde de Pombal, que entrará em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 30 de março. Com 8 salas de observação, esta instalação permitirá triar os casos suspeitos de infeção por COVID-19, numa área completamente isolada dos restantes utentes. Além de evitar a propagação do vírus entre os utentes que recorrem ao Centro de Saúde, pretende-se também identificar, de forma mais rápida e ágil, os casos de infeção pelo vírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após deteção de COVID19 nos profissionais de saúde
PCP contesta fecho da Urgência Básica
do Hospital de Peniche
A Comissão Concelhia de Peniche do Partido Comunista Português expressou, no dia 28 de março, a sua profunda preocupação com o encerramento da Urgência Básica do Hospital de Peniche, em virtude da detecção de casos de COVID19 entre os profissionais que asseguram o seu funcionamento, facto que constitui um muito grave desenvolvimento no assegurar de cuidados de saúde à população do Concelho de Peniche num momento em que eles são mais necessários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA cede instalações à proteção civil
no âmbito da pandemia COVID 19
A situação que Portugal atravessa decorrente da Pandemia Covid 19 é verdadeiramente excepcional, facto a que não é alheio o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. Assim, o Conselho de Administração decidiu disponibilizar as instalações do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, à Proteção Civil para qualquer necessidade que venha a surgir no plano de combate contra o Covid 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento global de 216 mil euros
Município de Azambuja entregou sete carrinhas novas às Juntas de Freguesia
O Município de Azambuja acaba de entregar sete carrinhas novas, uma a cada Junta de Freguesia do concelho. Esta entrega, que estava planeada para breve, foi antecipada como forma de aumentar a capacidade de resposta no atual contexto da pandemia do vírus Covid-19. As viaturas em causa são ligeiros de mercadorias, de caixa aberta, prestando-se a múltiplas funções e vêm melhorar consideravelmente os meios técnicos e, por consequência, a capacidade operacional das autarquias que se encontram mais próximas das populações, e que têm a seu cargo um conjunto variado de competências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 9 de abril
Cemitério de Leiria encerrado ao público
O Cemitério de Leiria vai estar encerrado ao público entre o dia 27 de março e 9 de abril, de forma a minimizar os efeitos de propagação da Covid-19, junto dos trabalhadores, utentes e população em geral. Foram adotadas as seguintes medidas de restrição no acesso e funcionamento: As operações são limitadas às inumações previamente agendadas; Os serviços administrativos serão realizados através dos canais telefónicos e digitais; Apenas os familiares mais próximos podem acompanhar o funeral até ao destino final, até um limite máximo de 10 (dez) pessoas;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Leiria foi ativado
Câmara de Leiria declara Alerta Municipal
após 29 casos de COVID-19 no concelho
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, após audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, em que pelo menos 1/3 da sua composição este presente, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Leiria, que se manterá em vigor, pelo menos, enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional. O autarca declarou o estado de Alerta Municipal fundamentando a decisão por, nomeadamente, o concelho ter registado 29 casos de infeção com COVID-19 esta quinta-feira, dia 26 de março, e ter um elevado número de idosos no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem é residente na Benedita
Concelho de Alcobaça regista um segundo caso de infeção com o coronavírus
O concelho de Alcobaça regista um segundo caso de infeção com o coronavírus COVID-19, revelou esta sexta-feira, dia 27 de março, o presidente da Câmara de Alcobaça, durante a montagem do hospital da campanha no Pavilhão da Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins. Paulo Inácio informou os jornalistas que se trata de um idoso da Benedita, que se encontra já há um mês internado do Hospital das Caldas da Rainha. Este caso faz aumentar para 30 o número de infetados na Região Oeste, embora as autoridades de saúde tenham indicado apenas 29 casos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Empresas da região unem-se na produção
de material médico
O Município de Leiria recebeu esta quinta-feira, dia 26 de março, uma oferta de 100 viseiras de proteção clínica que foram entregues ao Centro Hospitalar de Leiria, para garantir as melhores condições de segurança possíveis aos profissionais desta unidade. A oferta destes equipamentos foi efetuada por Jorge Santos, CEO da empresa Shine Media Group, que tem percorrido o país a efetuar entregas destes materiais. “Senti que poderia fazer algo pela comunidade e apoiar os nossos heróis que trabalham nos hospitais”, disse acrescentando que adquiriu 1500 viseiras para distribuir de norte a sul do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova fase de atendimento a doentes COVID-19
Utentes com sintomas COVID-19 passam a ser atendidos no Hospital da Confraria da Nazaré
Os utentes da Nazaré com sintomas COVID-19 passaram a ser atendidos nos Cuidados de Saúde Primários – ADC-Comunidade, instalada no Hospital da Confraria de N. da Nazaré, mantendo-se o atendimento em Hospital e SNS24. Em caso de suspeita de infeção, o utente pode contactar a Linha SNS24; telefonar ou enviar e-mail para a sua Unidade de saúde e/ou médico de família, que procederá ao encaminhamento do caso, ou dirigir-se à ADC - Comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mediante prescrição das autoridades de saúde
Expocentro acolhe colheitas ao COVID-19
para a zona norte do distrito
O Expocentro, em Pombal, acolherá um centro de recolha e análises ao COVID-19, que funcionará em sistema drive-thru, destinado aos cidadãos dos concelhos de Pombal, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, mediante prescrição das autoridades de saúde. A decisão de instalar este serviço em Pombal foi tomada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, considerando a capacidade logística do espaço e o espírito de cooperação intermunicipal que rege as relações institucionais entre os concelhos da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da criação da ADC – Área Dedicada ao COVID-19
Unidade Móvel de Saúde entregue sexta-feira
ao Centro de Saúde de Porto de Mós
O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, vai entregar esta sexta-feira, dia 27 de março de 2020, pelas 14h30, na Praça da República de Porto de Mós, a Unidade Móvel de Saúde ao Centro de Saúde de Porto de Mós. A decisão da entrega da viatura foi antecipada para esta sexta-feira tendo em conta a necessidade da sua disponibilidade no âmbito da criação da ADC – Área Dedicada ao COVID-19, a partir da próxima segunda-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo os ACES Oeste Norte, Oeste Sul, Médio Tejo e Lezíria
ARS de Lisboa e Vale do Tejo abre 35 Áreas Dedicadas à COVID-19 nos centros de saúde
Atendendo ao alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e tendo em conta a Norma 004/2020 – COVID-19 – FASE DE MITIGAÇÃO, emitida pela DGS, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população, procedeu à reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários e criou 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19 em toda a região, incluindo os Agrupamentos de Centros de Saúde Oeste Norte, Oeste Sul, Médio Tejo e Lezíria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13 casos em 29 no total
Torres Vedras concentra a Oeste quase metade das pessoas infetadas com o COVID-19
Torres Vedras concentra quase metade das pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 13 casos registados esta quinta-feira, dia 26 de março. Caldas da Rainha mantém-se em segundo lugar, com 7 casos registados. Seguem-se Alenquer, Peniche e Bombarral, com dois casos cada, e Alcobaça, Lourinhã e Óbidos com um caso registado cada. Os concelhos da Nazaré, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 29 casos confirmados, contra 20 casos registados no dia anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com o Governo
Câmara da Nazaré prepara medidas para apoiar o tecido empresarial e social
O presidente da Câmara da Nazaré tem mantido contactos regulares com o primeiro-ministro e outros membros do Governo da República, assim como com a Comissão Executiva do FAM, no sentido de iniciar a elaboração de um pacote de medidas económicas, e de apoio social, em resposta à crise pandémica causada pelo COVID-19. A Autarquia está a estudar os impactos previsíveis na receita municipal, relacionada com a duração dos atuais condicionamentos à atividade económica, e as medidas que poderá aplicar no apoio à economia local e cidadãos, como complemento às já anunciadas pelo Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em situações relacionadas com o COVID-19
Centro Hospital de Leiria vai prestar apoio emocional a colaboradores devido à pandemia
O Centro Hospital de Leiria (CHL) vai prestar apoio emocional aos seus colaboradores que, de alguma forma, sintam que a sua saúde mental e a sua estabilidade emocional está a ser afetada pelo atual contexto causado pela pandemia de COVID-19. A medida tem como objetivo impedir a degradação do bem-estar mental dos profissionais do CHL, promover o seu restabelecimento e contribuir para a manutenção da sua saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pavilhão Municipal Azambuja e Casa do Povo de Aveiras de Cima
Município de Azambuja prepara 2 pavilhões para eventual surto de COVID-19 no concelho
O Município de Azambuja, com a colaboração de vários parceiros e seguindo as recomendações das autoridades e dos planos de contingência no atual contexto de pandemia Covid-19, preparou dois pavilhões desportivos para funcionarem como centros de acolhimento com capacidade para centena e meia de pessoas. O Pavilhão Municipal de Azambuja está equipado para receber 100 doentes. As camas foram cedidas pelo Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, que as disponibilizou da sua colónia balnear instalada em Peniche. A autarquia está a diligenciar para obter lençóis e cobertores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para situações de ansiedade e inquietude, durante o período da pandemia
Município de Alcobaça disponibiliza linha
de apoio psicológico
A Câmara Municipal criou uma linha telefónica de apoio psicológico individualizado para ajudar a comunidade a lidar com as situações de ansiedade e inquietude, durante o período da pandemia de Covid-19. Para solicitar este serviço contacte o número 967 178 998. “As problemáticas são diversas, mas neste momento centram-se mais na ansiedade, ataques de pânico e situações de grande fragilidade emocional, provocadas pela insegurança e incerteza dos tempos que estamos a vivenciar. No momento, salvo situações muito urgentes, o atendimento é apenas realizado por telefone”, explica o presidente da Câmara, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 casos estavam registados no dia anterior.
Região Oeste regista 20 casos de infetados com o COVID-19
Torres Vedras e Caldas da Rainha concentram a maior partes dos casos de pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19, com 7 e 6 casos, respetivamente, registados esta quarta-feira, dia 25 de março. Seguem-se Alenquer e Peniche, com dois casos cada, e Alcobaça, Lourinhã e Bombarral com um caso registado do cada. Os concelhos da Nazaré, Óbidos, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço não têm qualquer caso registado. No total, há 20 casos confirmados, contra 14 casos registados no dia anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aveiro
Primeiro batalhense vítima do COVID-19 morreu em Oliveira do Bairro
A Câmara Municipal da Batalha revelou, no dia 25 de março, o falecimento do primeiro batalhense por infeção pelo COVID-19. Embora residisse há muito tempo fora do concelho, em Oliveira do Bairro (Aveiro), a Câmara Municipal lamenta muito esta morte e confirma as suas preocupações, pelo que reforça o apelo ao isolamento social, permanecendo os munícipes nas suas casas, sempre que possível, a fim de reduzir o risco de contágio. A autarquia continuará a fazer a constante monitorização e adequação das medidas adicionais implementadas no Concelho da Batalha, em permanente articulação com as orientações da Autoridade de Saúde e restantes Agentes da Proteção Civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face ao elevado risco de contágio pelo novo COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria suspende visitas
de acompanhantes de doentes
No âmbito da atualização do seu plano de contingência e face ao elevado risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) suspendeu, com efeito imediato, a permanência de acompanhantes de doentes nos serviços dos seus hospitais. A medida visa diminuir os riscos de contágio à comunidade pela pandemia do COVID-19. Recorde-se que o CHL já tinha suspendido as visitas nos seus serviços de internamento desde o passado dia 8 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de 10 casos suspeitos
Concelho de Torres Vedras conta com 7 casos confirmados de doença COVID-19
No contexto da atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a situação epidemiológica no país permanece em evolução e importa informar a população da evolução da pandemia a nível local. Neste momento, o número de casos no concelho de Torres Vedras subiu de quatro para sete casos confirmados de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existem, ainda, 10 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Freguesia de Pombal lamenta primeira morte
e inicia higienização na Cumieira
A Junta de Freguesia de Pombal tomou conhecimento com enorme consternação daquela que é a primeira vítima mortal por COVID 19 na Freguesia de Pombal, mais concretamente no lugar da Cumieira. A Junta de Freguesia endereça as condolências aos seus familiares e amigos. A Junta de Freguesia de Pombal decidiu avançar com um processo de higienização do espaço público que, fruto deste foco identificado, vai começar mesmo esta terça-feira, precisamente no lugar da Cumieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para aquisição de material médico e ventiladores
Câmara de Alcobaça doa 50 mil euros
para o Centro Hospitalar de Leiria
Em sede de reunião de Câmara Municipal de Alcobaça, realizada esta segunda-feira, dia 23 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo aprovou por unanimidade uma proposta do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, de doação do montante de 50 mil euros para o Centro Hospitalar de Leiria, com vista à aquisição de material médico, designadamente, de ventiladores. "A falta de equipamento médico nas unidades de saúde é uma situação grave que nos motiva a agir rapidamente com vista a mitigar ao máximo este problema. Agora mais do que nunca, temos a obrigação de apoiar o Serviço Nacional de Saúde para que os seus profissionais continuem a salvar vidas", afirma o edil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Caldas da Rainha cria hospitais de campanha como prevenção
Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus. O Município, em articulação com o Centro Hospitalar do Oeste e Autoridade de Saúde Local, e com o apoio de outras entidades públicas e até empresas privadas, preparou dois hospitais de campanha. Um ficará localizado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital, e estará disponível na quarta-feira; o segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton (CAR) e já se encontra em condições de funcionamento, se houver essa necessidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados de 23 de março
Torres Vedras tem quatro casos confirmados
de doença COVID-19 e sete casos suspeitos
No contexto da atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a situação epidemiológica no país permanece em evolução e o Município de Torres Vedras informou, no dia 3 de março, a população da evolução da pandemia a nível local. O concelho de Torres Vedras conta, neste momento, com quatro casos confirmados de doença COVID-19. Os cidadãos em causa encontram-se a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. No concelho existem também sete casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
CDU classifica foco de poluição no rio Alcoa
de “ato criminoso”
No dia 22 de março de 2020, o Rio Alcoa apareceu na zona do Parque Verde, todo poluído, preto, mal cheiroso e com sinais de atentado ambiental. A CDU denunciou de imediato o caso à Proteção Civil, que deu a indicação de já estar a avaliar quem provocou o que classifica de “ato criminoso”, no próprio Dia Mundial da Água.De referir que três munícipes dos Ganilhos alertaram a CDU que a poluição vinha do ribeiro dos Ganilhos/Casal Eva, na Freguesia de Aljubarrota. A CDU espera que haja remediação urgente da situação e que sejam, desta vez, devidamente penalizados os infratores, com a devida publicitação do que for, exemplarmente, acontecendo. A CDU relembra finalmente a importância da prevenção, fiscalizando os conhecidos poluidores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo realizado pela multidados.com em parceria com a Guess What
COVID-19: Falência económica e mortalidade são as maiores preocupações dos portugueses
Falência económica nacional (62% dos inquiridos), mortalidade elevada (58%), falência do Sistema Nacional de Saúde (46%) e desemprego (46%) são os principais receios dos portugueses em tempo de Covid 19. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela multidados.com - the research agency - em parceria com a Guess What, que quis ainda saber os pensamentos atuais dos portugueses sobre a pandemia da Covid 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil
Câmara de Pombal reforça importância de lista de pessoas em quarentena
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, reforçou, no dia 23 de março, a importância de existir uma lista atualizada de pessoas em quarentena, administrativa ou clínica, para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil. Para o Município de Pombal, é urgente que as autoridades tenham acesso a toda a informação, no sentido de garantir o cumprimento das medidas de quarentena e de isolamento e de rapidamente intervir no sentido de prevenir possíveis cadeias de contágio, situação que ganha especial relevância com o regresso ao país de vários cidadãos e a existência de pessoas em quarentena por contacto conhecido com linhas de contágio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a prevenção do COVID-19
ERSUC inicia higienização de todos ecopontos existentes nos seus 36 municípios
A ERSUC - Sólidos do Centro, S.A iniciou, no dia 23 de março, a higienização de todos os ecopontos existentes nos seus 36 municípios. Foram constituídas equipas de higienização que devidamente protegidas e com produto de desinfeção vão higienizar todos os ecopontos existentes na via pública e as suas envolventes. Esta medida de prevenção contra a proliferação do Coronavírus, será aplicada gradualmente a todos os ecopontos e em todos os municípios. Desta forma a ERSUC inicia uma operação essencial no combate à propagação do Coronavírus em que o papel do cidadão é essencial, ao não deixar os recicláveis nos exteriores dos ecopontos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
78 casos estão em vigilância ativa
Número de infetados com o coronavírus
no concelho de Santarém sobe de 5 para 11
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém informou às 20 h deste domingo, dia 22 de março, que o número de pessoas infetadas com o coronavírus COVID-19 no concelho subiu de 5 para 11, havendo ainda a registar 78 casos de vigilância ativa. A PSP e a GNR, no âmbito das diretivas indexadas ao Estado de Emergência, iniciaram em contínuo, rondas para aferir do cumprimento das regras, nomeadamente, os aglomerados de pessoas em espaços públicos e comerciais. O SMPC solicita às Juntas de Freguesia sensibilização junto da população, de forma a apelar ao cumprimento da legislação em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia criou um Gabinete de Crise
Câmara da Batalha desinfeta ruas e espaços públicos com virucida de eficácia 15/20 dias
Atendendo a que têm aumentado os casos positivos na região, o Município da Batalha encontra-se numa situação epidemiológica com maior risco de transmissão ativa, pelo que foram decididas mais medidas contra o avanço da pandemia covid-19. O Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, determinou a criação de um gabinete de crise para em permanência acompanhar a situação. Também foram decididos serviços mínimos para todos os serviços municipais, para garantir as tarefas essenciais de apoio à população, autoridades de saúde, empresas e sistema municipal de proteção civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação visa o controlo, fiscalização e vigilância das medidas impostas para combate ao COVID-19
GNR detém homem por crime de desobediência no concelho de Marinha Grande
A Guarda Nacional Republicana da GNR, para além da sua atividade operacional diária, desde a meia-noite de ontem e durante a vigência da declaração do Estado de Emergência, está a dar levar a efeito uma operação que visa o controlo, fiscalização e vigilância das medidas impostas. Desde que se iniciou a operação, até às 08h00 desta segunda-feira, dia 23 de março, registaram-se diversas ocorrências. No Comando Territorial de Leiria, a GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leira, deteve um homem de 44 anos, pela prática do crime de desobediência, no concelho de Marinha Grande. O detido foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil foi ativado a 17 de março
Cadaval não tem qualquer munícipe infetado com COVID-19
Foi ativado no dia 17 de março, no Cadaval, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, no seguimento de deliberação tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil da Cadaval. Providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos da pandemia COVID-19 é o principal intuito desta medida. Até agora, o Cadaval não tem qualquer munícipe infetado, havendo, contudo, sete casos em vigilância ativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga EPC – Escola Prática de Cavalaria
Município de Santarém cede espaço para a Sede da Associação Salgueiro Maia
O Município de Santarém aprovou, no dia 23 de março, em reunião do Executivo, a cedência dum espaço para a instalação da Sede da Associação Salgueiro Maia, válido por 10 anos, renováveis automaticamente, por iguais períodos. A Sede vai ser instalada na antiga EPC – Escola Prática de Cavalaria, na Rua dos Ex Combatentes do Ultramar, em Santarém, e tem como objetivo ser utilizada para a realização de atos públicos esporádicos, para além de “pretender contribuir para a defesa e promoção dos interesses dos seus associados…”, relativamente “à prestação de cuidados de saúde e de apoio social”, para além de pretender “perpetuar Salgueiro Maia e o Espírito de Abril, intervir cultural e socialmente”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Nazaré disponibiliza contentor com balneário
a equipas médicas e de enfermagem
A Câmara da Nazaré disponibilizou, este sábado, dia 21 de março, ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), um contentor equipado com balneário destinado às equipas médicas ao serviço de combate à pandemia do Coronavírus. “Trata-se de uma ação englobada num trabalho conjunto de Municípios que compõem a Oeste CIM. Ao disponibilizar este equipamento, a Nazaré dá o seu apoio a médicos, enfermeiros e demais profissionais do CHO, profissionais que estão na primeira linha ataque a esta pandemia, provocada pelo Covid-19”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes nos salários, despedimentos, lay-off, banco de horas, alteração de horários e funções e férias forçadas
DORLEI do PCP denuncia atropelos a direitos dos trabalhadores a pretexto do COVID-19
A Direção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida no dia 21 de Março de 2020 na Marinha Grande, analisou a situação social e política, marcada pela evolução do surto epidémico da COVID-19 e pelas suas graves consequências no plano da saúde pública, social e da economia. Abordou as linhas de resposta e intervenção do Partido neste quadro e discutiu a preparação do XXI Congresso do Partido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Municipal extraordinária avaliou medidas do estado de emergência
Plano Municipal de Contingência COVID 19 do Cartaxo prevê avisos sonoros nas ruas
O presidente da Câmara informou a Comissão que os serviços municipais estão desde dia 16 de março encerrados para atendimento presencial, “foram criados contactos telefónicos diretos para todos os serviços de atendimento. Foram criados canais digitais para continuarmos a responder às solicitações de pessoas, comerciantes, empresas e instituições, pelo que se encontram “já cumpridas as medidas anunciadas”, passando o município a reforçar ainda mais “o caráter excecional de qualquer atendimento presencial, que apenas se efetua mediante marcação prévia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidade gestora de resíduos de embalagens apela que sejam seguidas as indicações da Direção Geral de Saúde.
Novo Verde alerta para regras de colocação de resíduos usados para proteção do COVID-19
Perante a evolução do COVID-19 em Portugal e no mundo, a Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, alerta a população para as novas regras de colocação de resíduos domésticos, visando a proteção de todos os habitantes em Portugal, bem como dos profissionais dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos. Alinhada com a informação divulgada pela Direção Geral de Saúde, a Novo Verde alerta que todos os resíduos domésticos relacionados com a proteção do coronavírus, destacadamente máscaras, luvas, lenços ou equiparados, devem ser depositados no contentor de lixo indiferenciado e nunca separados para reciclagem ou colocados nos ecopontos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigida à população a partir dos 65 anos ou com doença crónica atestada
Município de Leiria cria linha de apoio rede solidária
O Município de Leiria vai lançar a partir de segunda-feira, dia 23 de março, uma linha telefónica gratuita de apoio solidária – 800 2020 791 – dirigida à população a partir dos 65 anos ou com doença crónica atestada, com o objetivo de prestar apoio na entrega de medicamentos, refeições ou outras tarefas urgentes, com o apoio das freguesias e uniões das freguesias do concelho. Designada Rede Solidária - Linha de Apoio 65+, é um serviço gratuito dirigido a idosos em situação de isolamento e pessoas com comprovada doença crónica, de modo a evitar que saiam de casa para adquirir bens essenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medidas para combater o COVID-19
Câmara de Pombal investe 800 mil euros para apoiar famílias e mitigar efeitos da pandemia
A Câmara Municipal de Pombal reuniu, no dia 20 de março, extraordinariamente, para avaliação da situação causada pela pandemia de COVID-19. Na reunião, foi decidido, por unanimidade, adotar as seguintes medidas extraordinárias para apoio às famílias e para mitigar os efeitos sociais da situação:As medidas aprovadas têm um impacto financeiro estimado de 800 mil euros nos próximos 3 meses. A Câmara Municipal decidiu ainda que as próximas reuniões acontecerão em videoconferência. O executivo municipal foi também unânime no apelo à população para que cumpra as orientações da Direção-Geral de Saúde e das autoridades em geral, bem como no agradecimento aos funcionários municipais que têm assegurado o funcionamento dos serviços públicos essenciais e o reforço da resposta às necessidades da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19
Municípios do Oeste unem-se para desinfetar ruas e espaços públicos
No âmbito da prevenção e mitigação do COVID-19, os 12 Municípios da Região Oeste deram início à ação de desinfeção de espaços públicos exteriores com maior concentração de pessoas. Tendo por base as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade de Saúde Local, os Municípios do Oeste estão a promover uma campanha de desinfeção em locais onde se verifica maior tráfego pedonal: superfícies comerciais, postos de combustível, farmácias, centro de saúde, forças de segurança, multibancos, cafés, quiosques, contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos, paragens de autocarro, entre outros espaços que, na atualidade e neste contexto epidémico, são mais suscetíveis de passagem de munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apenas 41% está em condições de executar tarefas remotamente
COVID-19 pode provocar perdas nas PME
de 47 mil milhões em 3 meses
A Fixando estima que as perdas das PME portuguesas para os próximos 3 meses possa rondar os 47 mil milhões de euros, o correspondente a uma perda de vendas superior a 80%, revela o seu inquérito “Estarão os Negócios dos Portugueses Preparados para o Covid-19?”, realizado esta semana junto de 20.000 empresas. “Segundo os últimos dados disponibilizados pela Pordata, o volume de negócios das PME em 2018 foi de €238,5 mil milhões, aproximadamente €19,8 mil milhões por mês. Se o país parar durante 3 meses e perda de negócios for superior a 80% como revela o inquérito, podemos apontar para uma perda total a rondar os €47,7 mil milhões para as PME”, explica Miguel Mascarenhas, CEO da Fixando.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da reunião ordinária de 10 de março de 2020.
Município de Azambuja aprova concurso para a requalificação da Zona Ribeirinha do Esteiro
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou a abertura do procedimento de concurso público para a requalificação da Zona Ribeirinha do Esteiro de Azambuja. A deliberação foi tomada na última reunião ordinária e tem como objetivo a requalificação ambiental e o arranjo paisagístico da área envolvente à Vala do Esteiro junto à vila de Azambuja. Este projeto prevê criar um espaço público de lazer reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária. Serão criadas áreas de estacionamento, uma ciclovia, zonas de piquenique e equipamentos para atividade física ao ar livre. Serão igualmente instaladas estruturas de acesso ao Esteiro para a prática de pesca desportiva, bem como a colocação de uma rampa para acesso de equipamentos náuticos. O valor global estimado é de 2.080.000,00€ (dois milhões e oitenta mil euros), acrescidos de IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19: evolução da situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras
Concelho de Torres Vedras regista quatro primeiros casos de doença COVID-19
A situação de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a evolução da situação epidemiológica em Portugal fazem aumentar a probabilidade de ocorrência de casos em todo o território nacional e fizeram aumentar consideravelmente o número de casos suspeitos em Torres Vedras./ No concelho de Torres Vedras foram confirmados esta quinta-feira, 19 de março, os quatro primeiros casos de doença COVID-19. Tratam-se de três adultos e uma criança, que se encontram a ser devidamente acompanhados pelas autoridades de saúde. A Proteção Civil de Torres Vedras apela para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para evitar o contágio por COVID-19
Centro Hospitalar de Leiria aumenta restrições para proteção de utentes e profissionais
Devido ao contexto epidemiológico atual, caracterizado pelo elevado risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), a Task Force COVID-19 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) atualizou o seu plano de contingência com novas medidas restritivas para proteção de utentes e profissionais. As novas medidas, já comunicadas aos profissionais do CHL, incluem a restrição de acessos, sendo agora o acesso ao CHL (profissionais/utentes) realizado unicamente pelas entradas principais, com exceção dos utentes da Consulta Externa que poderão manter esta entrada para acesso à mesma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face à situação de emergência vivida com a pandemia de COVID-19
Câmara de Pombal compra 50 telemóveis
para profissionais do Centro de Saúde
No sentido de reforçar a capacidade de comunicação e articulação das autoridades de saúde com os cidadãos e com as diversas entidades, o Município de Pombal adquiriu 50 telemóveis para os profissionais do Centro de Saúde. Face à situação de emergência vivida com a pandemia de COVID-19, o Município de Pombal entende que a comunicação rápida e eficaz é essencial para o esclarecimento de dúvidas, contenção de perímetros infeciosos e articulação interinstitucional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Há dois militares infetados, três com suspeita de infeção e 57 em quarentena
GNR sem mãos a medir no combate ao COVID-19
Tal como todas as Instituições e todos os portugueses, a Guarda Nacional Republicana e os seus militares e civis sentiram-se, nas últimas semanas, na obrigação de ajustar o seu funcionamento e as suas rotinas, a fim de manter uma capacidade de resposta condicente com as necessidades do País, neste período de pandemia como o que vivemos. Mais do que o habitual policiamento de proximidade, os militares da GNR têm procurado potenciar as suas capacidades distintivas, caraterísticas de uma força de segurança de natureza militar, no que diz respeito à segurança e vigilância do Território Nacional, monitorizando movimentos e controlando fronteiras, através de afetação diária de mais de 500 militares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Espaço público de Santarém alvo de desinfeção e higienização
A Câmara Municipal de Santarém e as Juntas de Freguesia do Concelho de Santarém iniciaram hoje a desinfeção e higienização do espaço público, como medida para conter a propagação do COVID-19. Numa iniciativa conjunta entre a Câmara, Juntas de Freguesia e alguns agricultores do Concelho de Santarém, os trabalhos de desinfeção e higienização iniciaram-se esta sexta-feira, dia 20 de março, privilegiando os locais de maior permanência de pessoas, nomeadamente zonas com supermercados, farmácias, quiosques, hospitais e centros de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Construções do Lena ganham empreitada da Área de Localização Empresarial de Benedita
Terminado o prazo de entrega de propostas para o concurso da empreitada da Área de Localização Empresarial de Benedita (ALEB), já foi publicado o relatório preliminar da intenção da adjudicação da obra, tendo a empresa Lena - Engenharia e Construções apresentado a melhor proposta. Contudo, os vereadores do Partido Socialista alertam que, num passado recente, existiram vários problemas em obras municipais, tal como na escola de Turquel e agora na de Alfeizerão e que estas situações se têm traduzido em atrasos e prejuízos financeiros para o Município, pelo que exige garantias adicionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteger os familiares do risco de contaminação com o coronavírus COVID-19
Porto de Mós disponibiliza 80 camas
para profissionais de saúde e segurança
O Município de Porto de Mós em parceria com a Movijovem e as Grutas de Mira de Aire decidiram disponibilizar 15 quartos da Pausada da Juventude de Alvados e 12 Casas da Gruta de Mira de Aire aos profissionais de saúde e às forças de segurança, que assim o requisitem, como forma de proteger os seus familiares numa situação de risco de contaminação com o coronavírus COVID-19. Esta parceria representa um total de 80 camas disponíveis no concelho de Porto de Mós, algumas delas com acesso a mobilidade reduzida, e está inserida num programa de solidariedade de diversos municípios e entidades por todo o país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida tem efeito a partir das 7h00 de dia 19 de março
Centro Hospitalar de Leiria mede temperatura de colaboradores, utentes e acompanhantes
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai fazer a monitorização da temperatura corporal de colaboradores, utentes e acompanhantes, no âmbito do Plano de Prevenção do COVID-19. A medida tem efeito a partir das 7h00 de 19 de março, quinta-feira. Esta medida enquadra-se num conjunto de procedimentos de rastreio da sintomatologia sugestiva da infeção por COVID-19, de forma a prevenir a transmissão e propagação do vírus, e abrange todas as pessoas que acedem aos edifícios do CHL, quer sejam colaboradores (internos, externos e trabalhadores ao serviço de empresas prestadoras de serviços), utentes e acompanhantes/cuidadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Limpeza e desinfeção decorrem nas ruas do Concelho
Enfermaria de contenção montada em Sobral
de Monte Agraço
No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no combate ao surto COVID-19, o Município de Sobral de Monte Agraço informa que, em articulação com a Delegada de Saúde do ACES Oeste Sul, realizou-se a montagem de uma enfermaria de contenção com cerca de 30 camas no pavilhão da Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, com acesso a três balneários e um espaço isolado de apoio a técnicos de saúde. Esta medida permite assegurar serviços de retaguarda e suporte logístico à situação pandémica que, atualmente, vivemos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FENPROF qer que governo garanta recurso a cuidador
Trabalhadores de serviços essenciais não colocam filhos nas escolas de acolhimento
Como a Federação Nacional de Professores previa, os trabalhadores de serviços essenciais não aderiram à iniciativa do governo, para o período em que as escolas estarão encerradas e não colocaram os filhos nas chamadas escolas de acolhimento. A FENPROF garante que “não é por desconfiança na capacidade de as escolas assumirem a função de guarda neste tempo de exceção que o país está a viver, mas porque, como alertara, esses espaços seriam verdadeiros nichos de risco acrescido, uma vez que crianças de famílias onde já é grande o risco de contágio teriam de permanecer todo o dia com outras crianças de risco semelhante.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Barraqueiro Oeste reduz oferta de autocarros
a 50% do habitual
No seguimento das directrizes Governamentais adotadas para a prevenção à pandemia da COVID-19, a Barraqueiro Oeste informa que nos dias 18, 19 e 20 de março serão suprimidos alguns horários das carreiras 700 - Torres Vedras Lisboa via A8 Catefica, 702 - Torres Vedras Lisboa via Loures, 703 - Torres Vedras - Póvoa de Penafirme via Ponte Rol e TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras. Todas as linhas terão a oferta reduzida a 50% do habitual. Todas as linhas terão a oferta reduzida a 50% do habitual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 600 mil euros
Batalha avalia declaração de situação de alerta municipal e aprova plano social e económico
A Câmara Municipal da Batalha reuniu extraordinariamente esta segunda-feira, tendo avaliado a situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19, que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente. Neste sentido, a Camara Municipal da Batalha aprovou 15 medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas, no montante global de 600 mil euros, podendo o valor ser reforçado em função das necessidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a Unidade de Hospitalização Domiciliária
Centro Hospitalar de Leiria e Grupo NOV firmam protocolo para oferta de viatura
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Grupo NOV vão assinar um protocolo para a oferta pela LPM – Comércio Automóvel, S.A. (empresa do Grupo NOV) de uma viatura ligeira de passageiros para a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do CHL. O protocolo será assinado no dia 24 de março, pelas 10h00, no CHL, com a presença do Conselho de Administração do CHL, com a equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, do presidente do Conselho de Administração da LPM, e da presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até o pico da epidemia de COVID-19 ser ultrapassado
Unidades da rede Termas Centro encerram
por precaução
As unidades termais da rede Termas Centro, em articulação com as diferentes Autoridades Regionais de Saúde, decidiram encerrar a sua atividade até o pico da epidemia de COVID-19 ser ultrapassado. A saúde e a segurança dos aquistas e dos colaboradores das unidades são as prioridades das Termas Centro, pelo que o encerramento preventivo vai ocorrer durante o período de tempo que se considerar necessário. Assim que estiverem reunidas todas as condições, as Termas estarão preparadas para receberem, de novo, os seus aquistas, com as técnicas adequadas às várias indicações terapêuticas e para a promoção da saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ansião
GNR detém homem por posse de arma proibida em Avelar
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Ansião, no dia 14 de março, deteve um homem de 33 anos, por posse de arma proibida, na localidade Avelar, concelho de Ansião. No seguimento de uma denúncia de desacatos e disparos de arma de fogo, os militares deslocaram-se ao local, apurando que estariam a decorrer desentendimentos entre familiares, tendo o suspeito efetuado disparos para o ar da varanda da sua residência, com uma arma de fogo. Na sequência das diligências foi realizada uma busca domiciliária, culminando na apreensão de uma caçadeira de canos cerrados (arma proibida), três cartuchos, um chicote, uma faca e uma tesoura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 840 mil euros
Câmara de Leiria põe funcionários em casa
e lança medidas de apoio social e económico
A quase totalidade dos colaboradores do Município de Leiria vai trabalhar a partir de casa, em regime de teletrabalho, uma medida tomada esta segunda-feira pelo Executivo Municipal, que anunciou ainda um pacote de apoios de cariz económico e social que totalizam mais de 840 mil euros. Estas medidas, que não colocam em causa a prestação dos serviços municipais essenciais, resultam da forte determinação assumida pelo Município em aumentar o patamar de proteção da população face à propagação do coronavírus e de ajudar a atenuar o impacto negativo que esta situação de emergência em saúde pública está a acusar junto dos agentes económicos e do associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem está internado no Hospital de Santa Maria
Primeiro caso de coronavírus na região
é das Caldas da Rainha
O primeiro caso de COVID -19 na região é das Caldas da Rainha, mais exatamente da freguesia de Santa Catarina. Segundo a Comissão de Utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), o homem, com cerca de 60 anos, foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Benedita para o Hospital de Santa Maria, tendo sido diagnosticado posteriormente como positivo. Por essa razão, quatro dos bombeiros desta corporação do concelho de Alcobaça entraram esta segunda-feira, dia 16 de março, em quarentena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHL atualiza procedimentos adequados à fase de mitigação do novo Coronavírus (COVID-19)
Hospitalar de Santo André cria área distinta para suspeitos de infeção com o COVID-19
No sentido de dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes COVID19, determinadas pelo despacho da ministra da Saúde, do dia 15 de março de 2020, e de acordo com a Norma 001/2020, emitida esta segunda-feira, dia 16 de março, pela Direção-Geral da Saúde, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no âmbito da adequação de procedimentos à fase de mitigação do novo Coronavírus (COVID-19), comunica que a urgência geral do Hospital de Santo André (HSA) foi reestruturada de forma a criar duas áreas distintas: uma para o tratamento de utentes infetados pelo vírus COVID-19, ou com suspeita de infeção (“Área COVID-19”) e outra área para tratamento de doentes não infetados pelo vírus, que se desloquem ao hospital para tratamento de outras patologias (“Área não COVID-19”);
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Património Cultural Imaterial da Humanidade
Candidatura das Práticas e Manifestações
do Culto a Nª Srª da Nazaré entregue à Unesco
O Município da Nazaré divulgou, no dia 17 de março, que entregou, na sexta-feira, 13 de março, a proposta de candidatura das Práticas e Manifestações do Culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, à Comissão Nacional da UNESCO. Esta proposta de candidatura, promovida pela Câmara Municipal, com o apoio das mais relevantes entidades associadas ao Culto, particularmente a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e a Paróquia da Pederneira-Nazaré, resulta do intenso trabalho de investigação e promoção desta tradição ao longo do último ano, desenvolvido pela IPI Consulting Network.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Avinho - Festa do Vinho e das Adegas adiada para 9,10 e11 de outubro
O mundo inteiro, sem exceção de qualquer país ou região, vive um estado de evidente emergência de saúde pública. A situação criada pelo vírus COVID 19 e o atual quadro de pandemia impõem uma tomada de decisões por parte das instituições, bem como uma alteração de comportamento social por parte de cada um de nós, cidadãos. Desejando, e acreditando, que este problema global terá uma solução tão rápida quanto possível, a realização da 16ª edição da Avinho- Festa do Vinho e das Adegas fica reprogramada para os dias 09, 10 e 11 de outubro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Propagação do COVID-19 levou a quebra a pique no número de clientes da hotelaria e restauração
AHRESP pede linha de apoio à tesouraria
de 1000 euros mensais por trabalhador
Depois de considerar insuficientes as medidas disponibilizadas pelo Executivo, a AHRESP entregou mais de 40 propostas ao Ministério da Economia. 1000 euros mensais por trabalhador, adequação do processo de layoff e período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca são algumas das medidas. A disponibilização de uma linha de apoio à tesouraria de 1000 euros mensais por trabalhador é o valor que a AHRESP exige que o Governo garanta às empresas do canal HORECA, que vivem hoje uma das piores crises de sempre devido à propagação do COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de até agora não haver nenhum caso de contaminação por coronavírus
Tenda junto às urgências reforça capacidade do Hospital de Santo André
O Hospital de Santo André está a montar uma tenda junto às urgências para ampliar a capacidade de receber doentes. Neste momento, e até agora, a tenda não é ainda necessária, mas com o recrudescimento da epidemia prevê-se que possa vir a ser útil, daí esta medida preventiva. A ideia é criar condições para ter circuitos de encaminhamento de doentes com sintomas compatíveis com a contaminação por coronavírus, de forma a salvaguardar a segurança dos outros doentes que têm que acorrer ao hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após reunião com as diferentes Autoridades Locais de Saúde da Região Oeste
Conselho Intermunicipal do Oeste apela
à redução das atividades municipais
Considerando o atual estado de pandemia decretado pela OMS no dia 11 de março de 2020, resultado da propagação do Coronavírus-SARSCOV-2, causado pela doença COVID-19, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, reuniu no dia 12 de março com as diferentes Autoridades Locais de Saúde da Região Oeste. A reunião teve como objetivo a harmonização de medidas preventivas de contingência para reduzir riscos de exposição e contágio face à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nuvem Vitória vai estar ausente do voluntariado hospitalar de vido ao risco do COVID-19
Dormir protege o sistema imunitário
No Dia Mundial do Sono, que assinalou esta sexta-feira, 13 de março, a Associação Nuvem Vitória apresentou os resultados de um inquérito lançado na plataforma QueroDormir. O questionário, criado para determinar o nível de sonolência da população e onde participaram mais de 2 mil pessoas, avaliou a probabilidade de uma pessoa adormecer em diferentes momentos do dia: sentada a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo. Dormir as horas recomendadas ajuda o sistema imunitário a manter-se forte, o que ajuda na proteção de problemas de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Namorada e filho menor foram as vítimas
GNR detém homem por violência doméstica
no concelho de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 14 de março, deteve, em flagrante delito, um homem de 31 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, os militares deslocaram-se de imediato para o local, apurando que o suspeito agrediu fisicamente a sua namorada, de 27 anos, na presença do filho menor da vítima, de 7 anos. Tentou estrangulá-la, sendo impedido por um amigo e, já na presença dos militares no local, proferiu ameaças de morte à vítima, ao seu filho e à família, o que levou à sua detenção
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo reforçou medidas preventivas para travar novo coronavírus
Plano Municipal de Contingência COVID 19 elevado a fase Alerta no dia 13 de março
A Câmara do Cartaxo reforçou as medidas preventivas para travar novo coronavírus. Nesse sentido, o Plano Municipal de Contingência COVID 19 foi elevado a fase Alerta no dia 13 de março. Atividades e eventos adiados: Festa do Vinho & Pão, Dia do Campino, Concursos de Vinho na Produção e 1º Trail Terras do Cartaxo. Equipamentos e serviços presenciais encerrados ao público: Piscinas Municipais, Pavilhão do Inatel, Estádio Municipal do Cartaxo, Centro Cultural do Cartaxo, Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Centro de Convívio, Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas e Parques Infantis Municipais Serviços de Atendimento Presencial ao Público da Câmara Municipal (incluindo Espaço Cidadão).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a praia de Salir do Porto até a praia de Pedrogão
Capitania da Nazaré suspende atividades desportivas ou de lazer nas praias da região
Paulo Agostinho, Capitão-de-fragata e Capitão do Porto da Nazaré, decretou, no dia 13 de março, no uso das competências que lhe são conferidas pelo artigo 13.º do Decreto-lei n.º44/2002, de 2 de março e no alinhamento das medidas implementadas pelo Governo para conter a propagação do vírus COVID-19, a interdição de todas atividades desportivas ou de lazer que impliquem aglomerados de pessoas, de forma a minimizar a probabilidade de disseminação do respetivo vírus, nas praias de jurisdição da Capitania do Porto da Nazaré compreendidas entre as praias de Salir (foz do rio Tornada na Baía de São Martinho do Porto) e Pedrogão (inclusive).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fornecimento de refeições a Jardins de Infância e 1.º Ciclo - escalão A
Câmara Municipal da Marinha Grande cria serviço de take away nas escolas do concelho
"Tendo presente a crescente evolução epidemiológica, o acompanhamento e monitorização constante do Plano de Contingência para o COVID-19, bem como a salvaguarda da saúde e bem-estar dos Munícipes, a Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu este sábado, dia 14 de março, com efeitos imediatos, suspender o exercício da venda ambulante em todo o Concelho, implementar o sistema de teletrabalho para todas as funções da Câmara Municipal em que seja possível recorrer a este mecanismo, permitindo assim que continuem a ser garantidas as respostas aos nossos Munícipes e suspender o atendimento presencial ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em articulação com os Municípios e com as autoridades locais de saúde
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria define estratégia de prevenção ao COVID-19
No seguimento das decisões do governo, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em articulação com os Municípios e com as autoridades locais de saúde, decidiu avançar com uma estratégia de prevenção intermunicipal ao COVID-19. Nesse sentido, serão adotadas a suspensão ou cancelamento de eventos organizados pelos Municípios, em especial de carácter cultural, desportivo e recreativo; Indeferir o licenciamento de eventos que coloquem em risco a população, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS); Suspensão do funcionamento de equipamentos municipais de carácter desportivos, culturais e similares; Suspensão das feiras e mercados de levante e não alimentares; Encerramento de sanitários públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Auto Estrada 19
GNR detém automobilista por destruir radar
no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito, deteve, no dia 14 de março, um homem de 31 anos, pelo crime de dano qualificado em aparelho de vigilância e fiscalização rodoviária (radar), no concelho de Leiria. O suspeito, de forma voluntária e dolosa, causou danos no referido aparelho, o qual controlava a velocidade dos veículos que circulavam na Auto Estrada 19, em Leiria. Ao ser surpreendido pelos militares que operavam o equipamento, colocou-se em fuga no seu veículo, tendo colidindo com um outro, que circulava naquela via.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Câmara de Alcobaça cria página na Internet sobre o novo coronavírus
Devido às atuais restrições e contingências relativas ao novo coronavírus, a Câmara Municipal de Alcobaça criou uma página na Internet para que possa acompanhar toda a informação mais atualizada sobre os cuidados a ter e as ações governativas que estão a ser desenvolvidas tanto no plano nacional como municipal. Caso apresente sintomas ou suspeite que possa estar infetado(a), a DGS sublinha que deve ligar para a linha SNS 24 – através do número 808 24 24 24 – e informar sobre a sua situação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL suspende aulas presenciais e implementa atividades letivas online
Politécnico de Leiria não tem conhecimento
de infetados com o COVID-19 na região
De acordo com determinações do Governo, que esta quinta-feira, 12 de março, em Conselho de Ministros, aprovou um conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, que inclui a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior, com efeitos a partir de segunda-feira, dia 16 de março, o Politécnico de Leiria comunica a seguinte atualização ao seu plano de contingência com a adoção das seguintes medidas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arrancando com leitura de um conto no facebook
Município de Tomar cria programação cultural alternativa Antivírus
Neste momento em que os planos de contingência aconselham a redução dos contactos sociais, com o consequente cancelamento de eventos e encerramento de espaços culturais e de lazer, o Município de Tomar considera que é importante dar a todos os cidadãos uma mensagem de esperança e de que o mundo não parou. Por isso, entendeu-se que faria todo o sentido criar uma programação cultural alternativa, com o título genérico de Antivírus, que consistirá na interpretação de peças musicais, leitura de textos, apontamentos teatrais ou outros, feitos por artistas ou agentes culturais locais que para isso se disponibilizem, através da gravação/transmissão em direto, em vídeo, preferencialmente em espaços alternativos da cidade ou do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido defende que este método de ensino deve ser aplicado a todas as disciplinas com exames nacionais
PDR propõe a implementação da telescola já como alternativa às aulas presenciais
O Partido Democrático Republicano (PDR) defende que, perante o agravamento do número de infetados por Covid-19 em Portugal e a consequente decisão do Governo de encerras as escolas pelo menos até ao próximo dia 9 de abril, não resta outra alternativa a não ser a implementação imediata da Telescola - método de ensino ministrado à distância através da televisão. Esta medida terá a dupla função de evitar a propagação do vírus e garantir que esta geração de alunos, nomeadamente os que terão de realizar exames nacionais, não verá comprometido o seu processo de aprendizagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medidas adicionais de prevenção - COVID-19
Estádio, pavilhões,piscinas, sanitários públicos, museus e biblioteca fecham na Marinha Grande
Na sequência do Plano de Contingência para o COVID-19, face à evolução dos acontecimentos e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e considerando a decisão governamental de encerramento das escolas e a situação epidemiológica, a Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu, no dia 13 de março, com efeitos imediatos, encerrar os seguintes Espaços Públicos: Estádio Municipal, Pavilhões, Piscinas, Museus, Biblioteca, Arquivo Municipal, Centro de Recolha Oficial e sanitários públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Sono assinala-se a 13 de março
Jovens e mulheres apresentam níveis mais elevados de sonolência
Para assinalar o Dia Mundial do Sono – 13 de março - a Associação Nuvem Vitória apresenta dados de um estudo sobre a sonolência dos portugueses. Mais de 2 mil pessoas responderam ao inquérito, lançado pela Associação Nuvem Vitória na plataforma QueroDormir, que determina o nível de sonolência da população. Neste questionário, as pessoas avaliaram a probabilidade de adormecer em diferentes momentos do dia: sentadas a ler, a ver televisão ou como passageiro de um transporte, por exemplo. Nível de sonolência dos inquiridos está no limite do saudável, jovens são os mais afetados. Mulheres também referem mais sonolência do que os homens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação falsa está a circular nas redes sociais
Barraqueiro Oeste desmente encerramento
do Terminal de Torres Vedras
Barraqueiro Oeste se encontra a receber muitas chamadas de clientes, a propósito de uma informação que está a circular nas redes sociais indicando que o Terminal de Torres Vedras iria estar encerrado a partir do início da tarde desta quinta-feira. Essa informação é falsa. A Barraqueiro Oeste informa, ainda, que está, em articulação com o Município de Torres Vedras, atenta às eventuais orientações que possam surgir e que, de alguma forma, envolvam a Barraqueiro Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
COVID-19
Câmara de Leiria cancela todos os eventos municipais até 3 de abril
O Município de Leiria decidiu esta quinta-feira, 12 de março, cancelar todos os eventos públicos municipais agendados até ao dia 03 de abril, uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19 que atingiu o nosso país. Esta medida surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais. Os teatros municiais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as atividades de programação própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas categorias «Lendas e Mitos» e «Festas e Feiras»
Torres Novas apresentou candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Município de Torres Novas apresentou candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular em duas categorias do concurso: «Lendas e Mitos» e «Festas e Feiras». Esta edição pretende homenagear a manutenção e afirmação inequívoca da autenticidade cultural, com manifestações em múltiplas categorias culturais, inerentes à importância da cultura popular portuguesa. Na categoria «Lendas e Mitos» o tema escolhido foi «A Lenda de Gil Paes». No que diz respeito à categoria «Festas e Feiras» o tema escolhido foi a Feira Nacional dos Frutos Secos (FNFS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Com esta reorganização, caso haja um caso positivo, podemos manter os serviços a funcionar”
Câmara Municipal de Óbidos reorganiza serviços para fazer face ao COVID-19
Devido ao surto de Coronavírus em Portugal (COVID-19), e depois de várias reuniões com as autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Óbidos vai, a partir de amanhã, 13 de Março, proceder a alterações no funcionamento interno dos seus serviços, para que, em caso de haver uma pessoa com diagnóstico positivo ao vírus, os serviços municipais possam continuar a ser assegurados, não prejudicando os restantes munícipes. Foi decidido, e com o acordo dos colaboradores, que cerca de 50 por cento dos funcionários de cada serviço municipal continuam a trabalhar nos respectivos edifícios camarários, sendo que os restantes elementos trabalharão em outros espaços municipais, ou a partir de casa, caso haja essa possibilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No intuito de minimizar impacto do risco do COVID-19
Câmara do Cadaval implementa medidas
de redução de contacto social nos serviços
No seguimento da adoção, com efeitos a partir de hoje, 13 de março, de medidas temporárias para minimizar riscos de exposição e contágio, e procurando seguir as orientações do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença do Coronavírus (Covid-19), por indicação do delegado de saúde, a Câmara está a implementar um conjunto de medidas adicionais que visam minimizar o contacto social nos serviços municipais. O Município apela assim aos munícipes, e cidadãos em geral, para que possam reduzir as deslocações à Câmara Municipal ao estritamente necessário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sufrágios iam decorrer nos dias 13 e 14 de março
Comissão Permanente do PS adia eleições
para os órgãos federativos
A Comissão Permanente do Partido Socialista do Partido Socialista, em função das circunstâncias nacionais, e, por razões preventivas, decidiu adiar as eleições para os órgãos federativos em todos os distritos do território continental, previstos para sexta-feira e sábado (13 e 14 de março). No caso do ato eleitoral no distrito de Leiria, recorde-se que as candidaturas são encabeçadas por Walter Chicharro, atual presidente interino da Federação e presidente da Câmara Municipal da Nazaré, e por Pereira dos Santos, advogado de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
38ª edição com novas datas ainda por definir
Festival Música em Leiria adiado para evitar risco de contágio pelo COVID-19
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes comunicou esta quarta-feira, dia 11 de março, que a 38.ª edição do Festival Música em Leiria, que iria decorrer entre os dias 20 de março e 25 de abril, foi adiada para novas datas a definir. A medida surge em linha com as orientações dadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), como forma de prevenção perante o risco de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). A organização do Festival Música em Leiria está a acompanhar a situação e em contacto permanente com as entidades de saúde para, em conjunto com as autarquias, com os seus parceiros e com os artistas, articular novas datas que permitam a realização dos espectáculos em segurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 24 mil votos foram registados
Diogo Piçarra lidera a lista de preferidos
para o cartaz das Festas do Bodo
A votação para a escolha dos artistas que atuarão nas Festas do Bodo em 2020 contou com 24.065 votos, tendo Diogo Piçarra liderado a lista de preferidos para cartaz das Festas do Bodo. Este é o segundo ano consecutivo em que o Município abre votação para escolha dos artistas, promovendo uma construção participada do programa das festas. A votação esteve aberta durante mais de 3 semanas na página do Município. Cada votante tinha a possibilidade de escolher até 6 artistas, de uma lista pré-definida e/ou acrescentando opções. Verificaram-se votos num total de 166 artistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na categoria “Festas e Feiras”
Carnaval de Torres Vedras é candidato
às 7 Maravilhas da Cultura Popular
O Carnaval de Torres Vedras foi candidatado ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. Esta candidatura incide, mais concretamente, na categoria “Festas e Feiras” do mesmo. De referir que nesta iniciativa, da responsabilidade da empresa EIPWU, elege-se o “património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública”, sendo seu desafio “evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a situação relacionada com o vírus COVID-19
Município de Azambuja mantém Feira de Maio
e Ávinho mas suspende alguns serviços
O Município de Azambuja está a monitorizar, permanentemente, a situação relacionada com o vírus COVID-19. A autarquia acompanha de perto todas as indicações da Direção Geral de Saúde e, com toda a ponderação, tomará as decisões consideradas adequadas de acordo com a evolução do problema. Neste sentido, e numa ótica de prudência, foi decidido suspender as atividades do Complexo de Piscinas de Azambuja a partir de sábado, dia 14 de março de 2020, inclusive. Com o mesmo propósito preventivo, irão ser suspensas a partir de 2ªfeira, 15 de março, as atividades da UTICA-Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja e do PAFT +55 – Programa Atividade Física para Todos maiores de 55 anos. Igualmente, as iniciativas da Semana da Juventude, planeadas para a última semana deste mês de março, ficam adiadas para data a anunciar oportunamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade
Câmara de Alcobaça apresentou o projeto
de requalificação da maior artéria da cidade
A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, no dia 10 de março, o projeto de requalificação da Avenida Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade, a maior artéria da cidade de Alcobaça. O investimento da obra de 2,3 milhões de euros, que já arrancou, vai reduzir a largura das faixas de rodagens e alargar os passeios, que terão um único perfil em toda a sua extensão. O mercado semanal, às segundas-feiras, vai manter-se enquanto decorrem as obras, que são ser executadas por fases, em seis troços, de forma a nunca interromper o trânsito automóvel nesta entrada de Alcobaça para quem vem da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não haver nenhum elemento da comunidade educativa infetado com o COVID-19
Politécnico de Leiria não suspende atividades letivas e de investigação
O Politécnico de Leiria acompanha a situação relativa ao COVID-19 em contacto permanente com as autoridades competentes, estando a tomar todas as diligências numa atitude de responsabilidade social, mantendo uma cultura de tolerância mútua e respeito pelo próximo. Neste momento, não se registam casos de infeção por COVID-19 entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria. Por tudo isto, em linha com o comunicado do CCISP e do CRUP, tendo em conta que à data de hoje não existem razões conhecidas de saúde pública que aconselhem o encerramento, o Politécnico de Leiria não irá suspender as suas atividades letivas e de investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investigação da UBI
Estudo demonstra eficácia das águas termais sulfúreas do Centro para tratar rinite crónica
Os resultados preliminares de um estudo científico que está a decorrer em termas da região Centro, nomeadamente em São Pedro do Sul e Unhais da Serra, demonstram que a inalação de águas minerais sulfúreas é eficaz para aliviar os sintomas e tratar quem sofre de rinite e rinossinusite crónica. AiInvestigação da UBI analisou eficácia das águas minerais sulfúreas em patologias das vias respiratórias superiores, com resultados preliminares promissores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara suspende eventos em espaços municipais entre 12 de março e 5 de abril
Câmara de Tomar aciona medidas preventivas para travar surto de COVID-19
Tendo em conta o princípio da prevenção, e a proporcionalidade entre o essencial e o complementar, a Câmara Municipal de Tomar anunciou um conjunto de medidas preventivas, que poderão, contudo, ser alteradas com o evoluir da situação. Estas medidas anunciadas na manhã desta quarta-feira, dia 11 de março, em conferência de Imprensa pelo executivo liderado por Anabela Freitas, foram tomadas no seguimento da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, decorrida anteriormente nesta mesma manhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de março
Bruno Fidalgo de Sousa lança livro "Curva"
na Biblioteca Municipal de Porto de Mós
No dia 21 de março, no âmbito da Mês da Leitura, será apresentado, na Biblioteca Municipal de Porto de Mós, pelas 16h00, o livro de Bruno Fidalgo de Sousa, "Curva". Bruno Fidalgo de Sousa nasce Leiria, à hora de almoço — com fome de ler, pequena lombriga que não demorou a alcançar a ponta dos dedos e a esponja do crânio. Aos dezoito anos, inicia a licenciatura de Jornalismo e Comunicação, em Coimbra, onde constrói os primeiros versos enquanto adulto e deixa no currículo a vice-presidência da televisão-escola da academia. A fome tornar-se-ia sede que aguçava a poesia. Assim que terminou a graduação, publicou o seu primeiro livro de poesia, Os Lobos Dançam de Noite [2018], com 21 anos, e criou o projeto pessoal “poemas do meu sótão” no Instagram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por determinação do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Celebração do 1º Aniversário do Parque Verde cancelada devido ao risco do COVID-19
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, após auscultação das Autoridades de Saúde locais, determinou o cancelamento das atividades previstas para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1º Aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, onde se destacava o concerto dos HMB. Além disso, determinou, desde já, a suspensão da programação do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro bem como das atividades extraordinárias da Biblioteca Municipal de Alcobaça ficando esta somente aberta para utilização individual dos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auto de consignação da empreitada já foi assinado
Escola Secundária Maria Lamas inicia obras
de recuperação – Fase 1
Foi assinado, no da 9 de março, na Escola Secundária Maria Lamas, o auto de consignação da empreitada «Recuperação da Escola Secundária Maria Lamas – Fase 1», numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Susana Amador. Esta empreita foi adjudicada à empresa TECNORÉM - Engenharia e Construções, S.A., de Ourém, pelo montante de 1.591.014,41 euros, sendo o investimento elegível de 1.513.740,92 euros, comparticipado em 85% (1.286.679,78 euros) pelo Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020 (Portugal 2020). O montante remanescente será suportado pelo Município de Torres Novas e Ministério da Educação, através de acordo de colaboração já celebrado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maestro Victorino D’Almeida “ensaia” abertura do Música em Leiria e antecipa espetáculo de Chainho e Rão Kyao
“Ensaio sobre a surdez” antecede espetáculo de abertura do 38.º FML no dia 20 de março
O maestro António Victorino D’Almeida vai apresentar o seu novo livro “Ensaio sobre a surdez”, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria, às 15h30 do dia 20 de março, numa iniciativa desenvolvida em parceria pelo Orfeão de Leiria e pelo Politécnico de Leiria, antecipando o espetáculo gratuito de abertura do 38.º Festival Música em Leiria (FML), que terá lugar no Mosteiro da Batalha, no mesmo dia, protagonizado por António Chaínho e por Rão Kyao, às 21h30. A 38.ª edição do festival de música mais antigo do País, a decorrer sem interrupções, leva 23 espetáculos de música clássica, folk, jazz e dança, a 12 concelhos da região Centro do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de João Dias Coelho
Concelhia de Alcobaça do PCP celebra 99 anos de vida do Partido
A organização concelhia de Alcobaça do PCP, comemorou no dia 6 março, no restaurante “O Caçador”, os 99 anos de vida intensa, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país. O jantar teve a participação de João Dias Coelho, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Os dirigentes locais do Partido deram nota da preparação do XXI Congresso do PCP que se irá realizar nos 27/28/29 de Novembro no pavilhão Paz e Amizade em Loures.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
38 alunos espanhóis visitaram a vila balnear
Universidade Complutense de Madrid inclui Nazaré em estudo de mestrado de turismo
A transformação da Nazaré numa marca global a partir de uma estratégia atrativa de promoção das suas qualidades, com a ajuda dos eventos, das marcas a que se associou (WSL; BSWW, IHF, APB) e de uma forte aposta na comunicação, sem nunca se ter desviado do culto pelas suas tradições e origens, foi apresentada, na sexta-feira, a uma turma de 38 alunos espanhóis, que se deslocaram ao nosso país para conhecer exemplos de mudança no posicionamento estratégico dos Municípios nos destinos de Turismo. Walter Chicharro, presidente de Câmara da Nazaré, explicou que a estratégia baseada na onda gigante da Praia do Norte, que levou a marca ao mundo, com imagens das ondas de 20 a 30 metros surfadas pelos maiores especialistas deste desporto, no mundo, “catapultou a vila”, junto de destinos que a passaram a visitar, pela primeira vez.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Jornadas de Cuidados Paliativos em Fátima
e Lisboa adiadas devido ao risco do COVD-19
Face aos recentes desenvolvimentos e evoluções na epidemia por Covid 19, ponderando todos os fatores em presença, agindo com responsabilidade, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e protegendo as vidas de todos, o grupo organizador e dinamizador comunica do adiamento das Jornadas de Cuidados Paliativos, que estavam agendadas para os dias 16 e 17 de março. As Jornadas de Cuidados Paliativos são uma coorganização da Academia Pontifícia para a Vida, Conferência Episcopal Portuguesa e Associação dos Médicos Católicos Portugueses, e contam com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adriano Maranhão foi o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus
Nazareno infetado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa
Adriano Maranhão, o primeiro caso de um cidadão português infetado com o novo coronavírus, que terá contraído no navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado há semanas no Japão, chega esta terça-feira, dia 10 de março, por volta das 12h00, ao aeroporto de Lisboa. Os resultados das novas análises deram negativo e o nazareno recebeu alta hospitalar no Japão, encontrando-se, atualmente, a caminho de Portugal. Partirá às 14h00 portuguesas (23h00 do Japão) de Yokohama para Tóquio de onde embarcará para Lisboa, via Dubai. A chegada a Lisboa está prevista para as 12h00 de terça-feira, dia 10 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do Parque Tecnológico de Óbidos
Janela Digital investe cerca de 2,5 milhões
de euros em nova plataforma tecnológica
A empresa Janela Digital investiu cerca de 2,5 milhões de euros em nova plataforma tecnológica. Este é o resultado do investimento que tem vindo a ser feito no último ano pela empresa da região e que visa reforçar a competitividade dos seus produtos próprios, na área do CRM, comércio eletrónico, portais de informação, inteligência artificial e tratamento de grandes volumes de dados (Big Data). De referir que a Janela Digital, com sede e desenvolvimento dos seus produtos a partir do Parque Tecnológico de Óbidos, emprega cerca de 150 colaboradores sendo líder no seu sector em Portugal e Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De cariz cultural, social, desportivo e juventude
Município de Leiria atribui 900 mil euros
em apoios a associações do concelho
O Município de Leiria vai atribuir cerca de 900 mil euros em apoios a diversas entidades do concelho para a realização e desenvolvimento de atividades culturais, sociais, desportivas e Juvenis. Estes apoios, aprovados em reunião de Câmara dia 03 de março, são efetuados ao abrigo do PRO Leiria, instrumento que visa a atribuição de auxílios para promoção do desenvolvimento de projetos ou atividades em áreas de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa, ambiental, juvenil, dos direitos humanos e de cidadania, desenvolvimento local e de proteção civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 5 mil euros
Câmara da Batalha aposta em ecopontos florestais para apoiar a limpeza de terrenos
A autarquia da Batalha vai disponibilizar uma rede de ecopontos florestais, com vista à recolha de resíduos de limpeza de matas ou jardins. O investimento, superior a 5 mil euros para uma rede inicial de 2 (dois) ecopontos a instalar nas freguesias como maior mancha florestal de São Mamede e Reguengo do Fetal apresenta um duplo objetivo: prevenir os incêndios e colaborar com os proprietários e produtores florestais na reciclagem dos resíduos florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, dia 09 de março
Deputados do PSD eleitos no círculo de Lisboa visitam a Azambuja
Esta segunda-feira, dia 09 de março, os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Lisboa visitam a Azambuja, estando previsto o seguinte programa: 9h30 - Encontro em Vila Nova da Rainha em frente à escola, junto ao avião; 9h40 - Visita a uma lixeira ilegal em Vila Nova da Rainha; 10h00 - Visita ao aterro da Triaza em Azambuja; 11h00 - Reunião com o Presidente da Câmara, Luís de Sousa; 12h00 - Reunião com o MOAA - Movimento de Oposição ao Aterro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra orçada em aproximadamente 60 mil euros
Câmara de Ourém consigna requalificação
do largo das escolas e escadaria de acesso
Já está assinado o Auto de Consignação da empreitada de requalificação que pretende melhorar as condições de utilização do largo existente entre a escola básica e a Escola Profissional de Ourém, bem como o percurso de ligação à Rua Dr. Francisco Sá Caneiro. O documento foi firmado esta sexta-feira, 06 de março, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, pelos técnicos do Município e pelo representante da empresa vencedora do concurso público, neste caso, a Rubramac – Construções e Terraplanagem, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na categoria “Best of Communities & Culture”
Torres Vedras conquista 2º lugar em prémio internacional de sustentabilidade
Torres Vedras conquistou o segundo lugar da categoria “Best of Communities & Culture” dos prémios para os destinos mais sustentáveis do mundo, entregues pela Green Destinations. O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal foi o caso de boas práticas apresentado pelo Município de Torres Vedras, conquistando o reconhecimento internacional. As distinções foram reveladas online esta quarta-feira, 4 de março, uma vez que a entrega dos prémios, que deveria decorrer no âmbito da ITB Berlin, foi adiada. A cerimónia irá decorrer em outubro durante a conferência anual da Green Destinations, na Turquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em utentes e profissionais
Centro Hospitalar de Leiria restringe visitas
para prevenir contágio pelo novo Coronavírus
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) restringiu as visitas aos seus pacientes internados, devido ao atual grau de ameaça da epidemia causada pelo Coronavírus. Esta medida, entre outras, insere-se nos mecanismos de prevenção que são agora atualizados e entra em vigor já este dia 8 de Março, domingo. O Conselho de Administração do CHL justifica a adoção de mais medidas preventivas tendo em conta que existe, “neste momento, um risco moderado a elevado de importação de casos de Coronavírus e, não obstante as medidas que venham a ser implementadas no âmbito do Plano de Contingência”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo vai ser assinada no dia 12 de março
Julgado de Paz abrange concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria promove, no dia 12 de março, quinta-feira, pelas 11h00, no Edifício Dr. Gens, sito na Rua Carvalho do Outeiro, n.º 5, na Vila da Batalha (antigo edifício dos Paços do Concelho), a assinatura do Protocolo para a Instalação, Organização e Funcionamento do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós e Pombal. A sessão contará com a presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de Maio mantém ruralidade e apresenta novidades
Feira de Leiria traz chefs nacionais e regionais para o “Leiria Cozinha”
Foi apresentada esta sexta-feira a programação para a edição deste ano da Feira de Leiria, cujo tema continua a ser o mundo rural, mas que conta com novas apostas na promoção do concelho e com um programa em que se destacam concertos gratuitos, gastronomia, atividades económicas e os já habituais atrativos de um certame em que são esperadas mais de 500 mil pessoas. Sob o lema “Feira de Leiria de todos para todos”, a principal novidade passa pelo “Leiria Cozinha”, uma iniciativa que tem como principal objetivo a promoção dos produtos regionais, através da realização workshops, showcookings e da presença de chefs nacionais e regionais, como é o caso de Luís Gaspar, presente na apresentação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 14 de março
Constância inaugura Monumento aos Marítimos
No dia 14 de março, sábado, às 16h00, Constância vai inaugurar o Monumento aos Marítimos, uma obra instalada na rotunda à entrada da vila, na Estrada Nacional 3, no sentido Constância / Abrantes. O Monumento aos Marítimos está instalado numa das entradas principais da vila, uma área que foi recentemente requalificada, próximo do local onde está a nascer aqueles que é o maior investimento hoteleiro do concelho, o Villa Tejo Nature & SPA Hotel. Dando as boas-vindas a todos aqueles que chegam à vila e aos que circulam na região, o Monumento aos Marítimos é mais um marco fundamental para a preservação e salvaguarda das memórias de Constância e da sua ligação aos rios e às artes marítimas. Registe-se que o Monumento aos Marítimos é uma obra da autoria do Mestre João Gregório, grande amigo de Constância e presença assídua na Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Deputada do PEV visita Centro de Reabilitação Profissional da Cercipeniche
A convite da FENACERCI, esta segunda-feira, dia 9 de março, a deputada ecologista Mariana Silva visitará as instalações do Centro de Reabilitação Profissional (CREAP) da Cercipeniche, e reunirá com o Conselho de Administração da Federação. Na agenda estarão questões relacionadas com o objetivo da inclusão e consequentes respostas para todos os cidadãos de acordo com as suas caraterísticas e necessidades. No final da visita/reunião, prevista para as 13h00, a deputada prestará declarações à Comunicação Social, à porta do CREAP, sito na Rua Adelino Amaro da Costa, em Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido fica em prisão preventiva
PSP deteve homem em Leiria pelo crime
de violência doméstica
No âmbito de uma investigação relativa ao crime de Violência Doméstica, que decorre no DIAP e Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, no dia 5 de março de 2020, pelas 11H50, foi detido um homem com 49 anos de idade em cumprimento de Mandado de Detenção fora de Flagrante Delito. O suspeito está indiciado da prática de atos violentos contra a sua ex-companheira e contra pessoas que este julga estarem envolvidos com ela, associados a motivos passionais e também ao consumo excessivo de álcool, havendo registos de agressões físicas, danificação de objetos da vítima, episódios de perseguição e ameaças de morte
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Rio Maior e Azambuja
2ª Marcha Lenta pela requalificação do IC2 origina cerca de 15 quilómetros de fila
A segunda Marcha Lenta pela requalificação do IC2, que decorreu esta sexta-feira, dia 6 de março, entre a Benedita e Aveiras de Cima, originou cerca de 15 quilómetros de fila. O protesto contou com o apoio das Câmaras Municipais de Alcobaça e de Rio Maior, bem como das Juntas de Freguesia da Benedita e da Asseiceira, em todos os casos representadas pelos seus presidentes. A organização garante não ter tido conhecimento de qualquer desacato ou incidente com as forças de segurança ou entre os participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para mostrar as melhores ofertas de ensino, formação e saídas profissionais
Cartaxo Youth Summit já abriu portas
A primeira edição do Cartaxo Youth Summit já começou e estará no Pavilhão de Exposições do Cartaxo até este sábado, dia 7 de março, com uma intensa programação com o intuito de mostrar as melhores ofertas de ensino, formação e saídas profissionais. Na sessão de abertura, perante centenas de pessoas, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, confessou-se emocionado “por ver tantos professores, tantos jovens, tantos parceiros na área da educação, da formação, do setor empresarial, pois é a eles que se dirige este evento”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Especulação inerente ao súbito aumento da procura (87%) e oferta (90%) por máscaras de proteção
OLX retira todos os anúncios relacionados
com o coronavírus
O OLX acaba de anunciar que irá retirar, com efeito a partir de hoje e por tempo indeterminado, todos os anúncios que já constem ou entrem na plataforma associados direta ou indiretamente ao Coronavírus. A especulação inerente ao súbito aumento da procura (87%) e oferta (90%) por máscaras de proteção nos últimos 15 dias leva os responsáveis da plataforma a tomarem medidas excecionais até que a situação volte a normalizar. Os elevados preços colocados em anúncios de acessórios ligados a esta epidemia obriga a marca a assumir este procedimento para não compactuar com quem pretende tirar contrapartidas financeiras desta epidemia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
IPMA inicia campanha científica “PELAGO20” para avaliar biomassa da sardinha e biqueirão
Teve início a 4 de março a habitual campanha acústica de Primavera, sob direção científica do IPMA, para estimativa da abundância dos pequenos pelágicos na costa continental portuguesa, designadamente a sardinha e o biqueirão. A campanha, em cooperação com o IEO (Instituto Espanhol de Oceanografia), através do navio de investigação “Miguel Oliver” decorre até 26 de março e enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Amostragem Biológica. Esta campanha é muito importante para avaliação do estado do recurso sardinha, na sequência dos bons indicadores obtidos na campanha realizada no último trimestre de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da delegada de Saúde Helena Sousa
Município do Cartaxo reúne Proteção Civil
para criar plano de contingência ao coronavírus
A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu, no dia 2 de março, no Centro de Promoção Vitivinícola, na Quinta das Pratas, para debater o plano de resposta do Município ao COVID-19, o novo coronavírus. A sessão contou com a presença e esclarecimentos da Delegada de Saúde Helena Sousa. Foi criado um email especifico para questões relacionadas com o coronavírus e serão feitas sessões de esclarecimento descentralizadas, como informou o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal de Constância também aprovou uma moção sobre o assunto
Conselho Intermunicipal do Médio Tejo apela
à criação do Aeroporto Regional de Tancos
Entre os outros assuntos que integraram a Ordem de Trabalhos, a Assembleia Municipal de Constância, reunida em sessão ordinária, na sexta-feira, 28 de fevereiro, aprovou uma moção sobre o aproveitamento do Aeródromo de Tancos como aeroporto regional e o reconhecimento do Interesse Público Municipal do Projeto de alteração, conservação e ampliação do Lar de Idosos (Lar de S. João) / Santa Casa da Misericórdia. A Moção sobre o aproveitamento do Aeródromo de Tancos como aeroporto regional, foi aprovada por unanimidade e surge na sequência de uma outra moção aprovada pelo Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, e pelo facto de se considerar este investimento como uma medida vital para a coesão territorial do Médio Tejo, Lezíria, Beiras e Alto Alentejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duas estudantes de Terapia Ocupacional já estão em Cabo Verde
Politécnico vai realizar estágios curriculares
em parceria com a Universidade de Santiago
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria criou uma parceria com a Universidade de Santiago, em Cabo Verde, para o desenvolvimento e realização de estágios curriculares para os seus estudantes, em contexto real de intervenção, com crianças e adultos em Cabo Verde. Catarina Filipe e Beatriz Pereira, estudantes da licenciatura em Terapia Ocupacional, já se encontram em Cabo Verde onde, durante dois meses, vão interagir com crianças com necessidades especiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação “Empório”
PJ realiza buscas em sociedade de Leiria
por crimes económico-financeiros
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, no âmbito de uma investigação em curso, tutelada pelo DIAP de Évora, levou a cabo esta quinta-feira, dia 5 de março, a operação “Empório”, realizando buscas domiciliárias e não domiciliárias, na autarquia de Albufeira, em duas sociedades em Lisboa e Leiria, bem como em escritório de advogado. As referidas diligências, foram presididas por um Juiz de Instrução Criminal e três Procuradores da Republica, participando quarenta Investigadores e Peritos da Policia Judiciária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 390 mil euros
EB/JI de Vale de Santarém inaugura obras
de ampliação e requalificação
As obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de Vale de Santarém foram inauguradas, no dia 5 de março, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Manuel João Custódio, presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santarém, na presença de Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal, Inês Barroso, vice-presidente da CMS, José Augusto Santos, vereador da CMS, Margarida da Franca, diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e João Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, Desporto e Lazer, EM SA, entre outros autarcas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um milhão de folhetos para esclarecer os portugueses
Coronavírus: farmácias tranquilizam população em todo o território
As farmácias estão a prestar aos portugueses, em todo o território, aconselhamento especializado para fazerem face ao surto epidémico de COVID-19. A Associação Nacional das Farmácias (ANF) fez chegar às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população. «Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, temos o dever de ajudar a população a enfrentar esta crise com eficácia e tranquilidade», declara Nuno Flora, secretário-geral da ANF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito não aceitou o fim da relação
GNR detém homem no concelho de Leiria
por violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, dia 5 de março, um homem de 40 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Leiria. Na sequência de diligências de investigação por violência doméstica, apurou-se que o suspeito agrediu a sua namorada, de 38 anos, durante uma relação de cerca de um ano, levando ao términus do relacionamento por iniciativa da vítima. O suspeito, que não aceitou o fim da relação, perseguiu a vítima durante os últimos dois meses, controlando toda a sua vida diária na tentativa de reatar a relação amorosa com a mesma, causando-lhe estado de medo e ansiedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Aprender a viver com o coronavírus
Mário Lopes
As doenças raras em Portugal e o papel da Medicina Interna
Dr. Paulo Castro Chaves
Em Portugal, ser raro… não é raro
Dr. Joaquim Brites
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o