Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
De momento não existem Sondagens activas.
Ver Sondagens Anteriores
Edição Nº 229 Director: Mário Lopes Sexta, 10 de Julho de 2020
Município apresentou a estratégia e programação cultural para 2020
Casa da Cidade Criativa da Música vai abrir
no mês de março no Centro Cívico de Leiria
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira, 7 de fevereiro, no Teatro Miguel Franco, os principais eventos que irão marcar a agenda cultural de 2020, numa sessão que contou com a participação de diversos agentes culturais. Para Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, a programação “concilia diferentes áreas artísticas assentes numa política cultural municipal, que tem em linha de conta as agendas globais, voltadas para a sustentabilidade e para a garantia da qualidade de vida das gerações futuras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Inauguração contou com a presença do secretária de Estado do Turismo
Centro de Cycling do Arripiado é o primeiro
da Rede de Centros do Alentejo e Ribatejo
O Centro de Cycling do Arripiado, na Chamubrsca, foi inaugurado esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), António Ceia da Silva. O Centro de Cycling, também conhecido como Centro de BTT do Arripiado, é pioneiro por ser o primeiro centro a ser inaugurado na rede de 11 centros de cycling que está a nascer nos territórios do Alentejo e do Ribatejo. O Centro de BTT do Arripiado faz parte do polo do Ribatejo, que terá um outro centro no concelho de Coruche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens sociais democratas vão referendar a proposta
JSD Distrital de Leiria discute despenalização da venda de cannabis para fins recreativos
A JSD Distrital de Leiria, no dia 16 de fevereiro, organizou um debate sobre a despenalização e regulamentação da venda de cannabis para fins recreativos a maiores de 21 anos. A atividade, que decorreu na Casa do Conhecimento e da Juventude, na Batalha, contou com a sala cheia de jovens interessados na temática, que vieram defender os seus pontos de vista. O debate contou ainda com a importante presença do professor e advogado João Taborda da Gama.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa
Governo propõe Intervenção Territorial Integrada para os fundos europeus da região
O Governo, através da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, propôs aos municípios da região a criação de uma Intervenção Territorial Integrada (ITI), uma versão embrionária de uma CCDR para gerir os fundos comunitários, que incluiria as Comunidades Intermunicipais do Oeste, do Médio Tejo e da Lezíria. Paulo Inácio justificou esta medida pelo facto dos municípios da região exercerem o seu direito de voto em termos de fundos comunitários na Região de Lisboa e Vale do Tejo, mas receberem as verbas através da Região Centro, sem terem direito a voto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira Natividade requalificada em seis fases
Durante a primeira quinzena de março terão início as obras de requalificação da Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira Natividade, uma empreitada há muito aguardada pela Câmara Municipal de Alcobaça que irá dar uma nova vida a uma das principais entradas (norte) da cidade de Alcobaça. As linhas gerais deste ambicioso empreendimento foram apresentadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Jorge Marques Inácio, na última sessão da Assembleia Municipal, realizada esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP saúda greve
Trabalhadores em luta na Vista Alegre Atlantis com adesão superior a 90%
A Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP saúda os trabalhadores da Vista Alegre Altantis pela exemplar jornada de luta que acabam de levar a cabo. Para o PCP, a adesão de mais de 90% dos trabalhadores à Greve de 24 horas constitui uma inequívoca demonstração da unidade dos trabalhadores, da sua determinação em defender os seus direitos e uma poderosa resposta à recusa da Administração em dialogar com os trabalhadores e os seus representantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSP deteve os dois menores após a fuga
Menores de 14 e 15 anos assaltam residência
na cidade de Leiria
A Esquadra de Leiria, da Divisão Policial de Leiria, intercetou e procedeu à identificação, no dia 11 de fevereiro, pelas 17h45, de três jovens, dois com 14 anos e um com 15 anos de idade, que supostamente haviam furtado, momentos antes, diversos artigos do interior de uma residência, numa localidade da cidade de Leiria. Os jovens após a consumação do ilícito encetaram fuga apeada por terrenos agrícolas, vindo a ser intercetados por esta Polícia. Aos jovens foi-lhes apreendido os seguintes artigos furtados: 14 anéis, 2 fios, 3 relógios, 1 telemóvel, 2 computadores portáteis, entre outros artigos, os quais foram entregues ao seu legitimo proprietário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Proteção Civil e GNR sensibilizam freguesias
para limpeza de terrenos rústicos e florestais
Entre os dias 10 e 21 de fevereiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcobaça e a GNR/SEPNA/NPA de Caldas da Rainha, promoveram ações de sensibilização nas Juntas/Uniões de Freguesia no sentido esclarecer e sensibilizar as populações relativamente à importância da limpeza dos terrenos rústicos e florestais, no interface urbano/rural, bem como a não adoção de comportamentos de risco relativamente à temática dos incêndios florestais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rita Marques quer conhecer produtos turísticos
Secretária de Estado do Turismo visita Região Centro de Portugal durante dois dias
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, vai efetuar uma visita a territórios do interior do Centro de Portugal nos dias 27 e 28 de fevereiro, quinta e sexta-feira. A visita será acompanhada por uma delegação do Turismo Centro de Portugal, incluindo o seu presidente, Pedro Machado, além de elementos do gabinete da Secretaria de Estado e do Turismo de Portugal. Esta deslocação (programa aqui) de dois dias tem como principal objetivo permitir à governante conhecer de forma aprofundada alguns dos produtos e projetos turísticos mais relevantes, em curso ou previstos para estes territórios. Esta quinta-feira, dia 27, a comitiva visita o Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Sardoal, Castelo Branco e Fundão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Não revalidação da licença ambiental em cima da mesa
Município da Azambuja quer o encerramento
do aterro sanitário no concelho
A Câmara Municipal de Azambuja vem dar conta da última ação desenvolvida tendo em vista o encerramento do aterro em atividade junto à vila de Azambuja. Antes de mais, e perante os evidentes prejuízos causados por essa atividade à qualidade de vida de quem habita e trabalha no concelho, a autarquia reafirma a sua total solidariedade com a população na intenção de fechar o aterro. Honrando o compromisso assumido na reunião extraordinária do Executivo Municipal do dia 05 de fevereiro, de desenvolver todos os esforços para atingir aquele objetivo, a Câmara está a analisar o caso pela via jurídica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentada pelo PSD-Oeste
Congresso Nacional do PSD aprova moção defendendo o investimento público no Oeste
O PSD-Oeste levou ao 38º Congresso Nacional do PSD, uma moção defendendo o investimento público no Oeste. A moção, aprovada por larga maioria dos Congressistas, foi apresentada pelo presidente da Comissão Política Distrital, Duarte Pacheco. Intitulada “É urgente investir”, a Moção começa por lembrar que “Lisboa é o distrito mais desenvolvido do país, aquele que apresenta os melhores indicadores económicos e sociais, alguns superiores à média da própria União Europeia. Mas, em nenhum outro de Portugal podemos encontrar uma dicotomia tão grande entre a capital do mesmo e os territórios com maiores características rurais. Os concelhos da Área Oeste do Distrito de Lisboa são, assim, penalizados pelos valores das estatísticas globais, que correspondem a uma média verdadeiramente enviesada.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município formalizou a candidatura esta quarta-feira
Leiria lança candidatura a Cidade Europeia
do Desporto 2022
Foi formalizada esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, a candidatura de Leiria a Cidade Europeia do Desporto 2022, numa cerimónia que juntou centenas de pessoas na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. A entrega da candidatura foi efetuada pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, ao representante da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal) que recebeu o questionário que reconhece Leiria como candidata oficial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o carnaval das escolas
Carnaval 2020 da Nazaré arranca já no dia 21
O Carnaval 2020 da Nazaré está a preparar-se para a sua apresentação ao público. Nos dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro sairão à rua os desfiles com os grupos, os novos adereços, os carros alegóricos e as marchas do ano. A abertura dos desfiles far-se-á na sexta-feira, 21 de fevereiro, com a participação das crianças que frequentam a rede pública do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. O carnaval das escolas começará às 10h00, com o desfile de Valado dos Frades, e prosseguirá às 14h30 com o desfile em Famalicão, terminando na Nazaré, com o desfile pela Marginal, a partir das 15h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração oficial decorrerá dia 27 de fevereiro
Tomar vai ter Centro Municipal de Marcha
e Corrida
Tomar vai ter um Centro Municipal de Marcha e Corrida, cuja inauguração oficial decorrerá dia 27 de fevereiro, pelas 17h30, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. Tendo como objetivo promover a prática de marcha e da corrida junto de todos os cidadãos, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de saúde e para o combate aos hábitos de sedentarismo, é uma iniciativa conjunta do Município e da Federação Portuguesa de Atletismo, que estará centralizado no pavilhão com três percursos sugeridos: a zona desportiva (percurso 1 - 1500 metros) e os caminhos da Charolinha (percurso 2 - 2000 metros) e da Cadeira d’El Rei (percurso 3 - 3000 metros), ambos na Mata dos Sete Montes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa e Torres Vedras já receberam o European Green Leaf
"Corso" do Carnaval de Torres Vedras ligou
as únicas cidades portuguesas “verdes”
O Carnaval de Torres Vedras rumou a Lisboa para uma noite de folia na capital. O relógio marcava 17h45 quando a Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras embarcou na Estação Ferroviária de Torres Vedras, juntando Rei e Rainha, bandas de música, associações carnavalescas e muitos mascarados. Ao comboio juntaram-se vários autocarros, assim como grupos de foliões que rumaram a Lisboa de forma individual. Ao todo, cerca de 1000 foliões estiveram este sábado nas ruas de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mês da Juventude desafia comunidade jovem através da cultura e da reflexão
Música, teatro, cinema, dança, espaços de discussão, laboratórios de ideias, produção de conhecimento e reflexão sobre as questões sociais mais prementes são as propostas do Município de Alcobaça para a edição de 2020 do Mês da Juventude. De 28 de fevereiro a 28 de março, decorrerão várias iniciativas de índole cultural e artístico – com destaque para os concertos de First Breath After Coma e Dead Combo ou a estreia da nova produção teatral do grupo Gambuzinos com 1 Pé de Fora “Não Chores Por Mim Argentina” – e um conjunto de grupos de discussão (os chamados “think tanks”) onde serão debatidos os temas mais prementes da atualidade, nomeadamente, a preservação do meio ambiente, a igualdade social, o bullying, o racismo, ou os possíveis benefícios de um ano de pausa antes de enfrentar a universidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município avança com convite ao Professor universitário
Carlos André vai elaborar a Estratégia 2030
de Leiria
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 18 de fevereiro, em reunião de Câmara, a elaboração de Estratégia 2030 de Leiria, no âmbito da qual vai ser endereçado um convite ao Professor Doutor Carlos André para elaboração do documento estratégico para a sua concretização. A elaboração da Estratégia 2030 de Leiria envolve um processo de planeamento estratégico para o Concelho de Leiria, tendo em vista a década 2021-2030, com o envolvimento de especialistas e entidades da Região, promovendo reflexões sucessivas e recolhas de visões globais, sectoriais e restritas a unidades territoriais, beneficiando da adesão voluntária dos participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Líder do PSD Leiria foi apoiante de Rui Rio nas eleições diretas
Álvaro Madureira integra Mesa do Congresso
e do Conselho Nacional do PSD
Álvaro Madureira, apoiante de Rui Rio nas eleições diretas, vereador e líder do PSD Leiria, foi eleito para a Mesa do Congresso e do Conselho Nacional no 38º Congresso, realizado em Viana do Castelo. Recorde-se que Leiria foi um dos concelhos onde Rui Rio venceu as eleições diretas, na segunda volta. Da Mesa do Congresso fazem parte Paulo Mota Pinto (presidente), José Manuel Bolieiro e Isabel Cruz (vice-presidentes), e Eduardo Teixeira, Álvaro Madureira, Isabel Matos e Nelson Fernandes (vogais).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara aprova medidas cautelares
Batalha suspende PDM para proteção e defesa das pedreiras históricas do Mosteiro
A Câmara Municipal da Batalha decidiu, por unanimidade, aprovar medidas cautelares no âmbito dos trabalhos de alteração do Plano Diretor Municipal, com incidência na freguesia do Reguengo do Fetal e que visam salvaguardar “valores ambientais e projetos de valorização cultural que se encontram em curso”, segundo o Presidente da Câmara Municipal da Batalha. Recorde-se que para a Freguesia do Reguengo do Fetal está previsto a execução de percursos pedestres, nomeadamente da Rota das Pedreiras Históricas Medievais do Mosteiro da Batalha, inseridas na área objeto de aplicação de medidas cautelares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Valorizar o trabalho e os Trabalhadores. Não à exploração”
PCP inicia campanha no Distrito de Leiria
em 21 empresas e outros locais de trabalho
A Organização Regional de Leiria do PCP dará início, esta sexta-feira, 7 de fevereiro, a uma campanha de contacto e esclarecimento junto dos trabalhadores do Distrito de Leiria com o lema “Valorizar o trabalho e os Trabalhadores. Não à exploração”. O arranque desta campanha, inserida numa ação nacional do PCP com o mesmo lema, será marcado pela realização, num único dia, (7 de Fevereiro) de 21 ações de contacto e distribuição de propaganda, em 21 empresas e outros locais de trabalho do Distrito de Leiria distribuídas pelos Concelhos de Ansião, Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo multidados.com em parceria com Guess What
73% dos portugueses são a favor da eutanásia
73% dos portugueses são a favor da despenalização da eutanásia. Aqueles que são contra, apontam a religião como causa principal para essa opção. Estas são conclusões de um estudo realizado pela multidados.com - the research agency - em parceria com a Guess What. A maioria dos portugueses – 85,5% - é a favor da discussão do tema mesmo que apenas 13,6% dos inquiridos admita conhecer perfeitamente o assunto, enquanto 56,5% diz conhecer o tema razoavelmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados Moisés Ferreira e Fabíola Cardoso questionam ministra da Saúde
BE critica atraso na requalificação da urgência médico-cirúrgica do Hospital de Abrantes
Os deputados do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira e Fabíola Cardoso, remeteram com caráter de urgência várias questões à Ministra da Saúde, Marta Temido relativamente à necessidade imperiosa de requalificação da urgência médico-cirúrgica do Hospital Dr. Manuel Constâncio em Abrantes. No dia 3 de janeiro de 2012, ainda na altura do Governo PSD/CDS, e na sequência do plano de reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a Urgência Médico-Cirúrgica (UMC) ficou concentrada no Hospital de Abrantes. Como a adaptação das instalações foi mínima, o aumento de afluência de utentes (nomeadamente os oriundos dos hospitais de Tomar e de Torres Novas) levou rapidamente a uma sobrelotação das instalações, com todas as consequências negativas que isso traz para utentes e profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte em Bracejo, Lenda do Mouro Al-Pal-Omar e Capacho
Pombal tem três candidatos às 7 Maravilhas
da Cultura Popular
A Câmara Municipal de Pombal vai candidatar a Arte em Bracejo, da Ilha, a Lenda do Mouro Al-Pal-Omar e o Capacho às 7 Maravilhas da Cultura Popular, nas categorias de Artesanato, Lendas/Mitos e Artefactos, respetivamente. As 7 Maravilhas da Cultura Popular são uma iniciativa que pretende valorizar e reconhecer o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades do país, contribuindo para a diferenciação e promoção territorial nas categorias de Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Digital Expor Open Day”
Município de Leiria lança estratégia
de atração de investimento na área digital
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, que o Município de Leiria está a desenvolver uma estratégia de atração de investimento de empresas de base tecnológica, de que são exemplos a criação de um Centro de Negócios no Topo Norte do Estádio Municipal vocacionado para empresas TICE (Tecnologia, Informação, Comunicação e Energia) e a instalação da Startup Leiria no piso superior do edifício Mercado Municipal, após as obras de reabilitação em curso naquele espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério da Saúde apadrinha protocolo de cooperação
Centro Hospitalar do Oeste vai receber investimentos da Câmara de Torres Vedras
A Câmara Municipal de Torres Vedras e o Centro Hospitalar do Oeste celebraram, esta quarta-feira, 12 de fevereiro, o protocolo de cooperação que visa melhorar e reforçar os serviços de saúde prestados na Unidade de Torres Vedras do CHO. O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pela presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como medida de coesão ambiental e na defesa do Mosteiro da Batalha
Batalha reclama inclusão de portagens da A19 no regime de descontos que Governo aprovou
Notícias recentes dão conta que o Governo se prepara para aprovar com um novo incentivo ao regime de descontos nas portagens de várias autoestradas do interior, inclusive nas autoestradas A22 (Algarve) e A28 (Norte Litoral), alargado ao transporte de mercadorias e de passageiros. Se até aqui os descontos eram de 30 por cento de dia e 50 por cento à noite, agora prevê-se a subida de cinco pontos percentuais, em ambas as situações. Para o Município da Batalha, em ofício remetido no dia 26 de fevereiro à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a defesa do Mosteiro da Batalha, Património da Humanidade classificado pela UNESCO é um imperativo nacional e fundamento para medidas de coesão social e cultural, exigindo assim igual tratamento na adoção de um regime de descontos do valor das portagem na autoestrada A19 (Variante da Batalha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a obras de requalificação
Castelo de Ourém, Paço dos Condes e zona envolvente interditos a visitas até final de 2020
O Castelo de Ourém, Paço dos Condes e a zona envolvente encontram-se interditos a visitas até 31 de dezembro de 2020, no âmbito da empreitada de “Reabilitação do Castelo e Paço dos Condes de Ourém e sua adaptação para espaços museológicos”. Esta interdição é fundamental à boa organização e execução da obra, além da preservação da segurança das pessoas. A circulação de trânsito na Vila Medieval de Ourém também sofre alguns constrangimentos, sendo permitido o acesso rodoviário e o trânsito no espaço intramuralhas, salvo as exceções indicadas no Edital nº. 20/2020. O acesso rodoviário e o trânsito nos limites de intervenção da obra são proibidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas do Oeste reúnem nas Caldas com a ministra Ana Abrunhosa e secretário de Estado Carlos Miguel
Governo e autarcas do Oeste reúnem para acelerar a execução dos fundos do PT2020
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e os Autarcas da Comunidade Intermunicipal do Oeste estiveram reunidos esta quinta-feira, 20 de fevereiro, na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. A reunião de trabalho teve início pelas 21 horas e, ao longo de três horas, debateu-se a melhor forma para acelerar a execução dos fundos do PT2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adriano Maranhão está num cruzeiro no Japão
Primeiro português afetado com Coronavírus é da Nazaré
O primeiro cidadão português infetado pelo coronavírus é Adriano Maranhão, de 41 anos natural da Nazaré, avançou a RTP este sábado, dia 22 de fevereiro. O canalizador, que prestava serviço no cruzeiro Diamond Princess, está isolado no interior do navio, atracado em Yokohama, no Japão. A Direção Geral da Saúde de Portugal afirma não ter ainda conhecimento oficial deste caso de infeção com o Covid-19, o qual já foi confirmado pelas autoridades japonesas, de acordo com a Lusa, que cita fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Infraestrutura pode receber 3 mil pessoas sentadas
Novo pavilhão multiusos de Alcobaça vai ter capacidade para acolher 5 mil pessoas
O novo pavilhão multiusos de Alcobaça vai ter capacidade para 3 mil pessoas sentadas, com recurso a bancadas amovíveis, e até 5 mil pessoas de pé, totalizando um investimento de 5 milhões de euros. O projeto de requalificação do MercoAlcobaça deverá ser apresentado este mês de março e terá capacidade para acolher eventos, congressos e atividades desportivas indoor, prevendo-se a sua inauguração para 2022. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a sessão da Assembleia Municipal de 28 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No primeiro dia da primavera
Estufas do Parque Verde de Alcobaça vão ser inauguradas no dia 21 de março
As duas estufas do Parque Verde de Alcobaça vão ser inauguradas no dia 21 de março, no primeiro aniversário deste novo equipamento social da cidade. A celebração contará ainda com um concerto com a banda HMB, revelou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça de 28 de fevereiro. O edil revelou também que vão arrancar já no mês de março as obras de requalificação do Museu do Vinho de Alcobaça, junto ao Parque Verde, depois do Tribunal de Contas ter concedido o visto para o arranque da obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hasta pública divulgada junto de agentes turísticos
Município de Pombal arrenda antigos edifícios escolares para fins turísticos
O Município de Pombal promove, na terça-feira, dia 10 de março, uma sessão pública de apresentação do procedimento de hasta pública para arrendamento de edifícios escolares para fins turísticos, na qual participará o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. A sessão, que terá lugar pelas 18h30, no Café Concerto, é uma oportunidade para o público em geral com interesse em conhecer esta oportunidade de investimento, bem como os incentivos existentes à atividade turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHMT e autarcas cooperam no Plano de Contingência ao novo Coronavírus
Centro Hospitalar do Médio Tejo já dispõe
de 22 quartos de isolamento
Desde a primeira hora que o Centro Hospitalar do Médio Tejo. EPE, tem estado a acompanhar e a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde relativas ao novo Coronavírus. Os presidentes dos três Municípios onde estão instaladas as Unidades Hospitalares do CHMT, e parte do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, juntaram-se, no dia 3 de março, para uma reunião onde foram abordados vários assuntos e medidas a implementar face ao novo Coronavírus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento previsto é de 165 milhões de euros
Câmara de Pombal dá parecer positivo
a localização de novo parque eólico
A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do dia 27 de fevereiro, dar parecer favorável à localização de um novo parque eólico, a instalar nas freguesias de Vila Cã, Abiul e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. O parque, com uma potência total de 28MW, contempla a instalação de 7 aerogeradores e uma subestação e um investimento previsto de 165 milhões de euros. Estes investimentos têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após se registarem 5 casos positivos em Portugal
Leiria, Marinha Grande e Batalha preparam planos de contingência face ao coronavírus
O Município de Leiria está a preparar um plano de contingência face ao coronavírus, tendo sido constituída uma equipa de trabalho com elementos da Proteção Civil e Divisões de Recursos Humanos, Ambiente, Saúde, SMAS e Divisão da Educação. Refira-se que o Município de Leiria está a acompanhar, sem alarmismos mas com o olhar bem atento, a situação que se regista no nosso país, em estreita colaboração com a Unidade de Saúde Pública. Também os municípios vizinhos da Batalha e da Marinha Grande já têm os seus planos de contingência para combater o coronavírus COVID-19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Rampa do Reguengo do Fetal vai ser reeditada após mais de três décadas de interregno
A mítica prova de desporto automóvel “Rampa do Reguengo do Fetal”, no Concelho da Batalha, será reeditada em 2020, mais precisamente a 26 de abril, anunciou na passada sexta-feira, 28 de fevereiro, o Município da Batalha, em conferência de imprensa. Com um traçado maioritariamente técnico e com uma extensão de 4,2 quilómetros, a Rampa do Reguengo do Fetal realizar-se-á na EN 356, no troço compreendido entre o Reguengo do Fetal e São Mamede, prometendo fazer as delícias de pilotos e os aficionados do desporto automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à falta de creches no concelho
Batalha investe 600 mil euros em nova creche municipal para apoiar os jovens casais
Da responsabilidade da Câmara Municipal da Batalha, o novo equipamento a instalar no lugar da Jardoeira, Freguesia da Batalha, receberá 52 crianças, até aos 3 anos de idade, “em resposta à falta de oferta de creches” e ao aumento de “casais jovens que se têm instalado na Batalha, bem como a crianças de freguesias limítrofes”, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos. A nova creche irá integrar um berçário, uma sala parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensoriomotora, copa de leites e fraldário, assim como duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos) e uma sala de atividades diversas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
40 mil pessoas assistiram ao desfile
Desfile de terça-feira do Carnaval da Nazaré apresentou-se durante uma pausa da chuva
Aproveitando uma pausa da chuva, que apareceu na terça-feira, 25 de fevereiro, o desfile de Carnaval da Nazaré saiu à Marginal, e apresentou-se à multidão que se deslocou à vila para assistir a mais uma manifestação de criatividade e espontaneidade. O corso “Beu áuga da fontinha” foi visto por cerca de 40 mil pessoas, segundo dados apresentados pelas autoridades presentes no local. Para a organização do evento, os desfiles atraíram mais pessoas à Nazaré durante este período em que a terra reforça a sua imagem de marca apresentando um evento de características únicas e repletas de tradições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Maria de Belém Roseira.
Município de Pombal e Associação Dignitude protocolam apoio à aquisição de medicamentos
O Município de Pombal assinará, no dia, 27 de fevereiro, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo com a Associação Dignitude para a implementação do programa ABEM: rede solidária do medicamento. A sessão contará com a participação da embaixadora do programa, Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde. O programa destina-se a todas as pessoas que se encontram numa situação de carência económica e que têm dificuldade no acesso aos medicamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Competição anual de ideias na área da Engenharia promovida pela Siemens
Projetos do Politécnico de Leiria galardoados no concurso Prémio Geração Digital 2019
O Politécnico de Leiria foi uma das entidades vencedoras no concurso Prémio Geração Digital 2019, promovido anualmente pela Siemens, que consiste numa competição de ideias para reconhecer jovens talentos e promover o ensino da Engenharia. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) concorreu nesta edição do concurso com cinco projetos, dos quais três passaram à final, o que conferiu ao Politécnico de Leiria um galardão por ser a Universidade/Escola Superior com mais projetos inscritos. “Virtualização de processos na Indústria 4.0” foi o projeto vencedor da categoria de Universidade/Escola Superior, da autoria de Tiago Neves, estudante de mestrado de Engenharia Eletrotécnica da ESTG, e orientado pelos professores Eliseu Ribeiro e Luís Perdigoto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar
Mostra da Lampreia arranca em Tomar
no improvável dia 29 de fevereiro
Atenção: isto não acontece todos os anos. E se tem estado à espera de uma ocasião especial para uma experiência gastronómica de excelência, é a ocasião certa. Este ano, a Mostra da Lampreia começa no improvável dia 29 de fevereiro, prolongando-se até 29 de março, aos fins de semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar. Quanto ao resto, repete-se o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Tenda Gigante junto ao Mosteiro
“Carnaval de Alcobaça - Folia & Algazarra”! oferece “Ópera" aos foliões
O Carnaval está no ADN alcobacense! É muito antiga a tradição carnavalesca tanto na cidade de Alcobaça como por todo o concelho, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Os festejos carnavalescos têm lugar em diversas freguesias, animando a comunidade e quem nos visita. A seguir à Passagem do Ano, começam os preparativos do Carnaval. Preparam-se as máscaras e as farpelas, os grupos organizam-se, gravam-se novas músicas e começa assim a contagem decrescente para o Carnaval de Alcobaça! Este ano, sob o tema a Ópera, a Câmara Municipal de Alcobaça promove, com imensa “Folia & Algazarra”, um programa dedicado a todos os públicos, que atrai anualmente milhares de foliões na Tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Livro “A Pide e os seus informadores: o caso
de Inácio” apresentado na Biblioteca Municipal
O livro “A Pide e os Seus Informadores: O Caso de Inácio”, de Paulo Silva, é apresentado na Biblioteca Municipal, no sábado, dia 15 de fevereiro, a partir das 16 horas. Em “A Pide e os Seus Informadores: O Caso de Inácio”, Paulo Silva revela “toda a ação de um importante informador da delegação da PIDE de Coimbra. A partir dos seus relatórios, a PIDE fica a conhecer os meandros da organização da oposição ao regime, apreendendo as suas movimentações e os indivíduos a ela ligados, não só em Coimbra, mas também nas vilas em seu redor, como são os casos de Pereira do Campo, Penela, Soure, Condeixa, apenas para citar algumas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 17 estabelecimentos da cidade Tomar e arredores
Rota de tapas e petiscos põe Tomar à Prova
a partir de 13 de fevereiro
Aviso: não leia este texto se estiver com fome. É que o evento só começa a 13 de fevereiro. Tomar à Prova é um roteiro de tapas e petiscos com sabores para todos os gostos, em 17 espaços do concelho de Tomar até dia 1 de Março. Imagine o melhor dos petiscos tradicionais portugueses, mas também dos sabores argentinos, italianos, espanhóis, bem como novas experiências gastronómicas. Na companhia de um bom vinho e com opções para quem não faz restrições no que come, mas também para aqueles que seguem um regime vegetariano. E tudo isto rodeado de uma das mais belas paisagens nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta foi aprovada na Assembleia da República
Termas Centro congratula-se com continuidade das comparticipações dos tratamentos termais
A rede Termas Centro saudou, no dia 10 de fevereiro, a aprovação, na Assembleia da República, de uma proposta que visou o prolongamento da comparticipação do Estado nos tratamentos termais. Uma aprovação que permite aos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continuarem a prescrever estes tratamentos a quem deles necessita, situação que estava suspensa desde o início do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-governador civil de Leiria e professor universitário
Carlos André é mandatário de Walter Chicharro nas eleições da Federação Distrital do PS Leiria
O militante do Partido Socialista, ex-governador civil de Leiria, professor universitário, escritor e crítico literário Carlos André será o mandatário da candidatura encabeçada por Walter Chicharro à presidência da Federação Distrital de Leiria. Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré desde 2013 mostra-se "muito satisfeito por merecer o apoio formal de uma personalidade tão marcante para os destinos do Distrito, do Partido e do País. Mais do que um amigo e camarada, Carlos André acredita no ritmo que imprimi ao meu concelho e que desejo imprimir ao meu partido no distrito de Leiria especialmente neste mandato em que teremos o desafio das eleições autárquicas para vencer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala de atribuição de prémios realiza-se a 14 de março no Grande Auditório da Feira Internacional de Lisboa
Cistermúsica e Gravíssimo! integram lista de finalistas do Iberian Festival Awards
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e o Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, organizados pela Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça em parceria com o Município de Alcobaça, estão na lista de finalistas da próxima edição dos Iberian Festival Awards, anunciada esta semana. Os Iberian Festival Awards visam distinguir os melhores festivais que se realizam em Portugal e Espanha, e inserem-se na 9ª edição do Talkfest – International Music Festivals Forum, iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Festivais de Música que ocorrerá maioritariamente na cidade de Lisboa, em paralelo e parceria com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, entre os dias 11 e 15 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Música em Leiria 2020 anuncia dois espetáculos gratuitos do músico catalão
Ferran Savall apresenta “Instant” no Mosteiro
de Alcobaça e no Moagem Heritage em Leiria
O músico catalão Ferran Savall vai protagonizar dois espetáculos no âmbito do Festival Música em Leiria (FML) 2020, que terão lugar no edifício Moagem Heritage, em Leiria, e no Mosteiro de Alcobaça, nos dias 28 e 29 de março, respetivamente. INSTANT é o nome do novo projeto, formado por pequenos retratos do quotidiano e descrições de emoções cheias de intensidade, que o músico dará a conhecer nos dois concertos de entrada gratuita, fruto de uma parceria inédita entre a organização do FML e o festival Cistermúsica, de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo autocarro ascende a 260 mil euros
Câmara da Batalha investe meio milhão de euros no reforço dos transportes escolares
A Câmara da Batalha destinou perto de meio milhão de euros para apoiar as famílias dos alunos que frequentam escolas do concelho, sendo que a “maior fatia” daquele montante é para transportes escolares, a que se junta a aquisição de um novo autocarro com 45 lugares, investimento que ascende a 260 mil euros. “O Município da Batalha elevou a Educação a vetor prioritário da sua missão, apostando num sistema escolar inclusivo e focado na competência e excelência. Estamos empenhados em garantir as melhores condições de funcionamento e aprendizagem que, por sua vez, conduzam a um ensino de qualidade acessível a todos os intervenientes”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Capitão Diogo Morgado foi recebido pelo presidente da Câmara
Comandante do Destacamento das Caldas
da Rainha da GNR recebido no Bombarral
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, reuniu na terça-feira, dia 28 de janeiro de 2020, com o novo comandante do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da Guarda Nacional Republicana, capitão Diogo Morgado. A reunião teve por finalidade a apresentação de cumprimentos ao presidente da edilidade por parte do novo comandante, tendo o autarca aproveitado o momento para fazer uma breve apresentação do concelho e elencar algumas das situações que mais preocupam o elenco camarário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo
Expocentro recebe este sábado o Meeting Cidade de Pombal
O Expocentro recebe este sábado, 8 de fevereiro, mais uma edição do Meeting Cidade de Pombal. A prova, que integra o circuito de Meetings da Federação Portuguesa de Atletismo, contará com atletas de renome como Patrícia Mamona e as espanholas Patricia Serrapio e Marina Lobato (2ª e 4ª do ranking do país vizinho), que disputarão a prova no triplo salto. Entre os nomes de destaque que participam neste evento, organizado pelo Município de Pombal e pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, encontram-se também Paulo Conceição, que no passado fim de semana bateu o recorde nacional de salto em altura numa prova realizada no Luxemburgo, Auriol Dongmo, que alcançou recentemente um novo recorde nacional no lançamento do peso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior reforça influência no PSD
Isaura Morais eleita vice-presidente do PSD Paulo Colaço preside a conselho de jurisdição
Isaura Morais, ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e atual deputada pelo Círculo Eleitoral de Santarém, foi escolhida por Rui Rio no 38º Congresso do PSD, que decorreu nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, para ocupar uma das vice-presidências do PSD. Também Paulo Colaço, ex-chefe de gabinete da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e até agora vogal do Conselho de Jurisdição apresentou agora uma lista própria e venceu o candidato de Rui Rio, Fernando Negrão, conseguindo mesmo a maioria absoluta neste órgão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido manifesta preocupação com a prestação de cuidados de saúde
BE reúne em Torres Novas com a Comissão
de Utentes de Saúde do Médio Tejo
Esta terça-feira dia 11 de fevereiro, uma delegação do Bloco de Esquerda, liderada pela deputada do Bloco Esquerda, Fabíola Cardoso, reuniu-se com a Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo na Casa Sindical, em Torres Novas. O Bloco de Esquerda através do seu Grupo Parlamentar, da Coordenadora Distrital e das Concelhias tem acompanhado de perto a realidade da prestação de serviços do SNS no Distrito de Santarém e em particular no Médio Tejo. Nessa sequência, a ministra da Saúde foi questionada sobre o atraso do início das obras de requalificação das Urgências Médico Cirúrgicas no Hospital D. Manoel Constância, em Abrantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Parecer Favorável
Câmara de Pombal reconhece Utilidade Pública da Fundação Lions de Portugal
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, no dia 14 de fevereiro, dar Parecer Favorável ao pedido de Declaração de Utilidade Pública da Fundação Lions de Portugal. Sedeada em Pombal, a Fundação Lions de Portugal fomenta e desenvolve, desde 1977, atividades artísticas, formativas, educativas, culturais e ambientais. A Fundação e os clubes lionísticos existentes em todo o país, com destaque para o Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal, desempenham uma importante intervenção, procurando dar resposta às necessidades de cada comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 21 de fevereiro
Saul é o artista convidado para animar Carnaval da Batalha
O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma programação diversificada. Os festejos iniciam-se na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, às 10h30, com um desfile infantil que percorrerá as principais ruas da Vila, envolvendo a participação de mais de 700 crianças, do pré-escolar ao secundário. No mesmo dia, às 14h30, terá lugar o tradicional baile de máscaras dirigido à população sénior concelhia, com diversos prémios em disputa para as melhores caracterizações a realizar na tenda coberta instalada na zona desportiva da Batalha, contando com o envolvimento dos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaca
Museu Raul da Bernarda marca presença em feira de decoração e design da Exponor
O Município de Alcobaça através do Museu Raul da Bernarda marcará presença na próxima edição da IDF By Interdecoração, Feira de Design e Decoração que a Exponor organiza entre 20 e 23 de fevereiro de 2020. A presença será sinalizada pela exposição “FANTASIA & DÉCOR: estilo, forma e cor na cerâmica artística de Alcobaça” produzida pelo Museu Raul da Bernarda, documentando o percurso histórico e estilístico da indústria da cerâmica decorativa produzida no último século em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para proteção dos habitats marinhos no pico “Gonçalves Zarco”
Governo coloca em consulta pública proposta de medidas de regulação da pesca em Peniche
Decorre até 26 de fevereiro a consulta pública de regulamentação que restringe o uso de certas artes de pesca, exceto aparelhos de linhas e anzois, numa área ao largo de Peniche designada por Pico “Gonçalves Zarco”. Esta proposta apresentada por uma associação sediada na área de influência desta zona de pesca foi objeto de parecer positivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), que considera tratar-se de uma zona com grande produtividade e biodiversidade, nomeadamente de ocorrência de esponjas e corais, organismos sujeitos a níveis elevados de proteção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Tiago Bettencourt arrebatou os corações enamorados no Teatro Sá da Bandeira
Tiago Bettencourt, nome incontornável da música nacional, esteve na noite de 14 de fevereiro, dia dos namorados, no Teatro Sá da Bandeira – TSB para um espetáculo integrado no festival “Montepio Às Vezes o Amor”. O ex-Toranja, que conta já com anos de carreira a solo e seis discos em nome próprio, deslumbrou o TSB com um espetáculo intimista, onde passou em revista os temas mais aclamados dos seus discos e também o seu novo single Trégua que anuncia a chegada do seu próximo álbum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR recupera em Salir do Porto uma águia
de asa redonda
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, recuperou, no dia 6 de fevereiro, uma águia de asa redonda ferida, na localidade de Salir do Porto. Após a denúncia de um popular, os militares recolheram a águia que se encontrava debilitada e ferida, não conseguindo voar. A águia foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto – Cadaval para recuperação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Menor de 14 anos também esteve envolvido
PJ detém quatro autores de roubos praticados no distrito de Leiria
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desencadeou nos dias 6 e 7 do corrente mês uma operação visando a localização e detenção de quatro suspeitos, com idades entre os 20 e os 39 anos, três homens e uma mulher, presumíveis autores de crimes de roubo, com arma de fogo, que ocorreram no espaço de cerca de duas semanas, em diversas localidades do distrito de Leiria. Um quinto indivíduo menor, de 14 anos de idade, foi igualmente localizado e identificado como estando envolvido na consumação destes crimes. As detenções foram determinadas pelo DIAP de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Joana Alves sagra-se vice-campeã nacional de natação de longa distância 3000m AA14/15
No dia 23 de fevereiro o complexo de piscinas da Póvoa do Varzim recebeu o campeonato nacional de longa distância onde 62 dos melhores nadadores (34 masculinos e 28 femininos) a nível nacional de longa distância realizaram provas de 3000 e 5000 metros, estiveram representados 22 clubes. A atleta Joana Alves, do Benedita Sport Clube de Natação, estreou -se na distância de 3000m AA14/15 com um 2º lugar, com o tempo de 38:45.60, foi uma prova bastante exigente devido à própria distância de prova e o facto da atleta nos últimos tempos estar lesionada o que não a permitiu estar na sua melhor forma. No entanto ficou o registo da sua melhor classificação de sempre em campeonatos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 50 iniciativas combatem sazonalidade turística
"SantaCruz.365" promete um ano recheado
de eventos no litoral de Torres Vedras
A edição de 2020 do programa "SantaCruz.365" foi apresentada a 18 de fevereiro, na Pousada da Juventude de Santa Cruz. O programa, composto por um conjunto de eventos a realizar durante todo o ano no litoral do concelho de Torres Vedras, tem como objetivo dinamizar e promover a costa como destino turístico de excelência e potenciar a economia local. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, esclareceu que o "SantaCruz.365" visa combater a sazonalidade com "mais de 50 iniciativas, muitas delas prolongadas no tempo, e mais de 200 dias de atividades".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Tecnologia e Gestão celebrou o seu 30.º aniversário
Politécnico de Leiria anuncia doutoramento
em associação com a Universidade do Minho
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, anunciou, no dia 20 de fevereiro, na sua intervenção feita na cerimónia de celebração do 30.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), que a instituição poderá vir a contar, no próximo ano letivo, com um doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, em associação com a Universidade do Minho. «Que este seja o primeiro passo para a afirmação total e plena dos doutoramentos do Politécnico de Leiria e que a seguir ajude também a alterar os mecanismos de enquadramento legal», manifestou o presidente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 575 mil euros
Espaço urbano reabilitado no centro do Cartaxo vai reabrir ao trânsito
· Depois de intervenção estrutural no espaço público, a Rua e Travessa da República e Largo e Rampa do Pelourinho vão ser reabertos ao trânsito automóvel no dia 3 de março. A Câmara Municipal do Cartaxo investiu mais de 575 mil euros (575.044,53 €), na reabilitação dos arruamentos e do espaço público, numa obra que contou com 85% de comparticipação a fundo perdido. Os serviços da Câmara Municipal do Cartaxo consideram que a fase atual das obras que estão, desde final de 2019, a decorrer na Rua e Travessa da República e Largo e Rampa do Pelourinho, permite a reabertura dos arruamentos ao trânsito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal discorda da decisão do Governo
Batalha quer São Mamede freguesia prioritária para efeitos da prevenção de incêndios rurais
A Câmara Batalha discorda da decisão do Governo em não considerar a Freguesia de São Mamede, no Concelho da Batalha, como uma das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais, como sucede com a Freguesia do Reguengo de Fetal e outras na região. Note-se que no dia 26 de fevereiro, foi publicado o Despacho n.º 2616/2020, que procede à identificação das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais, iniciativa enquadrada nas medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI), fixando para o presente ano de 2020 as áreas prioritárias para a fiscalização da gestão de combustível, de acordo com a classificação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ondas entre os 20 e os 30 metros fizeram milhares de pessoas deslocarem-se à vila
Nazaré Tow Surfing Challenge atinge recorde de visualizações e de exposição mediática
O Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa, que se realizou a 11 de fevereiro, na Praia do Norte, com ondas entre os 20 e os 30 metros, fez milhares de pessoas deslocarem-se à vila e milhões a acompanharem todo o evento pelo ecrã das várias plataformas. A 1ª edição do evento figurou nos mais prestigiados meios de comunicação a nível mundial, levando-o, juntamente com a promoção ao país, aos quatro cantos do mundo, de acordo com o Sponsor Report da WSL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De abril a julho
Expensive Soul, Adriana Calcanhotto e O Resto da Tua Vida sobem ao palco do Teatro Virgínia
Expensive Soul, uma das grandes bandas nacionais com uma sonoridade única, abrem a temporada de abril a julho do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com concerto agendado para dia 4 de abril. Integrado nas comemorações do 25 de Abril de 1974, Fernando Tordo interpretará alguns dos seus grandes temas num concerto de entrada gratuita. Ainda na música, maio traz o Coral Sinfónico de Portugal com Grande Missa em Dó Menor de Mozart (dia 3), GMS Quinteto de Metais no dia 23 e, apenas cinco dias depois, Adriana Calcanhotto, com o novo disco «Margem».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para elaboração de um plano de contingência
Comissão Municipal de Proteção Civil reúne
no Cartaxo para discutir novo coronavírus
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiros convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião, com caráter extraordinário, para elaboração de um plano de contingência específico para responder a um cenário de epidemia pelo novo coronavírus. Esta reunião terá lugar no Centro de Promoção Vitivinícola, na Quinta das Pratas, no dia 2 de março, segunda-feira, pelas 19h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça declarou o seu apoio à iniciativa
2ª Marcha Lenta pela requalificação do IC2
irá decorrer esta sexta-feira
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça declarou o seu apoio à Marcha Lenta pela requalificação do IC2 que irá decorrer esta sexta-feira, dia 6 de março. Paulo Inácio considerou insuficiente a verba de 7,5 milhões de euros anunciada pela Infraestruturas de Portugal para a execução da obra, que chegou a ser anunciada na véspera das Eleições Legislativas pelo Governo para o final de 2019, mas que continua por calendarizar. A Marcha partirá às 10 horas da manhã do café Bigodes, na Benedita, Alcobaça, passando pelo concelho de Rio Maior, em direção à rotunda de acesso à A1 no concelho da Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Leiria
José Luís Carneiro intervém no Clube de Debates em Leiria
O secretário-geral adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, intervém esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, às 21h30, no Clube de Debates, organizado pela Federação do PS de Leiria, no qual estarão em discussão as medidas ideológicas que tornam o Orçamento de Estado para 2020 um orçamento de centro-esquerda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Inertes da região requalificam arruamentos do Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo
Numa política de sustentabilidade, a Câmara Municipal de Porto de Mós encontra-se a requalificar o pavimento dos arruamentos e circuitos secundários do Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, incluindo a zona de mini golf, utilizando, para tal, inertes da região. Os inertes serão reaproveitados através da aplicação de brita e de pavimento em resinas do tipo Terraway, uma solução ecológica, permeável à água e ao ar e com acabamento compactado. Com o novo piso será possível usufruir do parque em melhores condições, evitando zonas enlameadas, poeiras e irregularidades do solo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leitura encenada realiza-se no dia 11 de março na Biblioteca José Saramago
“Vozes de mulheres na obra de José Saramago” sobem ao palco no Politécnico de Leiria
A Biblioteca José Saramago é o palco de uma leitura encenada, pela atriz Joana Manuel, com o tema “Vozes de mulheres na obra de José Saramago”, que se realiza na quarta-feira, dia 11 de março, às 21h00, no campus 2 do Politécnico de Leiria. Durante aproximadamente uma hora, Joana Manuel dá voz às personagens femininas, a partir da seleção de excertos pela Fundação José Saramago. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas” acontece nos dias 7 e 8 de março
Médicos vão descobrir rede das Termas Centro em passeios de moto
Cerca de três dezenas de médicos, adeptos de passeios de moto, vão participar na primeira etapa da iniciativa “Termas Centro em Duas Rodas”, promovida pela rede Termas Centro no âmbito do seu ciclo de animação das estâncias termais. A iniciativa, realizada em parceria com o Clube Médico de Mototurismo, vai levar um total de 35 participantes – entre médicos e outros profissionais da saúde – a descobrir, ou redescobrir, as Termas de Luso e as Termas da Curia, com passagem também pelas Termas de Vale da Mó. Um jantar no Grande Hotel de Luso e uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada, na Anadia, são outros momentos altos do programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em colaboração com a Unidade de Saúde Pública
Porto de Mós elabora Plano de Contingência devido ao Covid-19
O Município de Porto de Mós encontra-se a elaborar um Plano de Contingência, devido ao novo Coronavírus, Covid-19, para os serviços municipais, em colaboração com a Unidade de Saúde Pública de Porto de Mós. O plano terá duas vertentes: uma de sensibilização e outra de reorganização dos serviços, caso se venha a verificar a existência do surto nos funcionários dos vários serviços da autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Câmara procede à melhoria de espaços urbanos em Mira de Aire
Nos últimos dias têm sido executadas várias demolições de edifícios, na freguesia de Mira de Aire. A Câmara Municipal de Porto de Mós decidiu adquirir dois imóveis devolutos, um deles na Rua General Humberto Delgado, junto à Casa da Cultura. O objetivo é requalificar o local, tornando-o num espaço de estacionamento, sendo que, no decorrer dos trabalhos vão ainda ser executadas obras para o tratamento das águas pluviais, um problema há muito sentido no local devido ao declive da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sediado no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar
Tomar já tem Centro Municipal de Marcha e Corrida numa parceria com desporto e saúde
Foi inaugurado, no dia 27 de fevereiro, o Centro Municipal de Marcha e Corrida, que está sedeado no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. A iniciativa contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, da diretora executiva do ACES Médio Tejo, Diana Leiria, e do vice-presidente da Câmara, Hugo Cristóvão. Tendo como objetivo promover a prática de marcha e da corrida junto de todos os cidadãos, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de saúde e para o combate aos hábitos de sedentarismo, é uma iniciativa conjunta do Município e da Federação Portuguesa de Atletismo, que estará centralizado no pavilhão com três percursos sugeridos: a zona desportiva e os caminhos da Charolinha e da Cadeira d’El Rei, na Mata dos Sete Montes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculos decorrem nos dias 6, 7 e 8 de março
Orfeão de Leiria antecipa chegada da primavera com Ciclo de Concertos de Guitarra
O Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) vai dinamizar um Ciclo de Concertos de Guitarra, com espetáculos de entrada gratuita nos dias 6, 7 e 8 de março. Os três concertos serão protagonizados pelos alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), em jeito de antecipação da chegada da primavera, que se assinala a 20 de março. O primeiro dos três espetáculos, protagonizado pelos alunos solistas da EMOL, decorre às 19h00, do dia 6 de março, na Biblioteca José Saramago, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. No dia 7 de março, às 16h00, decorre um duplo concerto com um solo de guitarra seguido da Orquestra de Guitarras da EMOL, no CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auto de consignação já foi assinado
Câmara de Santarém investe 2,2 milhões
em conservação e manutenção de estradas
A Câmara Municipal de Santarém assinou, no dia 26 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada para a conservação e a manutenção de estradas no concelho, com a empresa Topbet - Trabalhos de Obras Públicas e Pavimentos Betuminosos, S.A.. O investimento, que tem um valor global superior a 2 milhões e 200 mil euros, visa melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária na rede de estradas sob a Jurisdição da Câmara de Santarém, sendo que para 2020, o valor previsto para a manutenção de estradas é cerca de 1 milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passaporte Tok’andar é a novidade da edição de 2020
Tok’andar apresenta programa de caminhadas de 4 meses nas 10 freguesias de Porto de Mós
Decorreu no dia 27 de fevereiro, no Castelo de Porto de Mós, a sessão de apresentação da 16ª Edição do Tok’andar 2020. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, de Eduardo Amaral, vice-presidente, de Patrícia Fino, do Grupo Port It, patrocinador oficial, de António Guerra, da Valorlis e do técnico de desporto da Câmara de Porto de Mós, Telmo Matos. Após 15 anos de sucesso, a edição do Tok’andar de 2020 apresenta um programa de caminhadas de 4 meses, de março a junho, 211 km de trilhos, 21 percursos diferentes e 21 entidades parceiras, responsáveis pela organização de cada um dos percursos, esperando receber cerca de 2200 pessoas que vão percorrer as 10 freguesias do concelho, pela primeira vez representadas na totalidade nesta atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado da Saúde António Sales
Câmara da Marinha Grande entrega viatura à Unidade de Cuidados na Comunidade
O secretário de Estado da Saúde, António Sales, vai estar presente na cerimónia de entrega de uma viatura pela Câmara Municipal da Marinha Grande à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), que decorre no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), pelas 10h00, no Centro de Saúde da Marinha Grande. Será assinado o acordo de cedência da viatura, seguindo-se a visita às obras que estão a ser levadas a cabo pela Câmara Municipal, com vista à remodelação do Centro de Saúde da Marinha Grande, para a reconversão necessária à criação de novas unidades funcionais, nomeadamente Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela prática de crimes de ofensas à integridade física qualificada, sequestro e detenção de arma proibida
Agressões entre familiares leva PJ a deter dois homens no concelho em Santarém
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, na sequência de diligências realizadas no concelho de Santarém, localizou, identificou e deteve em flagrante delito, dois homens de 75 e 32 anos, fortemente indiciados pelos crimes de ofensas à integridade física qualificada, sequestro e detenção de arma proibida. Um dos ora detidos, é suspeito de, no passado mês de abril de 2019, conjuntamente com dois outros coautores, ter agredido no interior de uma residência a vítima, a qual, em face das agressões sofridas, necessitou de ser intervencionada cirurgicamente e de internamento em unidade hospitalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala homenageou atletas, clubes e dirigentes
Judoca Nuno Delgado foi o convidado especial da 4.ª Gala do Desporto de Torres Novas
Decorreu na noite de 21 de fevereiro, no Teatro Virgínia, a 4.º edição da Gala do Desporto do Município de Torres Novas, que contou com a presença de Nuno Delgado, antigo judoca, vencedor da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), campeão europeu de seniores em Bratislava (1999) e vice-campeão europeu de seniores em 2003, medalhado em 6 Torneios de nível A e 3 Torneios super A, no Circuito Europeu e hexacampeão nacional de seniores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escritores alcobacenses entre os 40 autores
da exposição do MIMO “Fotografar Palavras”
Os escritores alcobacenses António Manuel Catarino e José Alberto Vasco estão entre os 40 Autores Integrados na exposição Fotografar Palavras, em Leiria, no Mimo - Museu da Imagem em Movimento. Essa exposição será inaugurada no sábado, 29 de fevereiro, às 16 horas, ficando patente até 3 de Maio. Fotografar Palavras (http://fotografarpalavras.blogspot.com/) é um blogue fundado pelo escritor leiriense Paulo Kellerman em 19 de Agosto de 2016, com a filosofia de juntar fotógrafos e escritores na transformação de palavra em fotografia. Essa aventura tem sido muito bem-sucedida, mantendo-se ininterruptamente até agora, com o mínimo de uma publicação por dia, tendo já ultrapassado as 2100 publicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 2 de marco
Requalificação entre Leiria e Boa Vista Norte obriga a desvio de trânsito no IC2
A Câmara Municipal de Leiria informa que no âmbito da continuidade da empreitada do IC2 (EN1) – Requalificação entre Leiria (km 126+536) e Boa Vista Norte (km 131+000), será mantido o desvio de trânsito implementado para a construção da rotunda ao km 128+300 do IC2, do qual resultará a continuidade do impedimento de acesso à zona Industrial “ZICOFA” através da EM533-2 (Rua da Granja) e vice-versa. Estes condicionamentos terão início a 02 de marco, com duração até ao dia 20 de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após tentativa de fuga
GNR detém em Óbidos presumível traficante de droga com 82 doses de heroína
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Óbidos, no dia 24 de fevereiro, deteve em flagrante delito um homem de 24 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Óbidos. Na sequência de uma denúncia anónima, os militares abordaram um homem na via pública, que na sua presença, tentou fugir, acabando por ser intercetado e detido na posse de 82 doses de heroína, dissimuladas num boião de plástico. O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha, no dia 26 de fevereiro, ficando sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre o Município de Pedrógão Grande e a empresa Trilhos do Zêzere
Pedrógão Grande volta a receber o Campeonato Nacional Carrinhos de Rolamentos
O Município de Pedrógão Grande em parceria com a empresa Trilhos do Zêzere promove no dia 23 de fevereiro de 2020, no Mosteiro, mais uma prova do “Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos”, este ano com a mais-valia da realização de uma Corrida de Trikes/Triciclos - Speed, sempre espetacular pelas velocidades alcançadas. Espera-se bastante criatividade dos participantes, bem como um significativo número de amantes deste desporto. Em paralelo desta 3ª Prova CNCR (Campeonato Nacional Carrinhos de Rolamentos 2020), terá lugar a 1ª Prova AX (Aldeias de Xisto 2020) e a 3ª Prova CNT (Corrida de Trikes/Triciclos – Speed).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diogo Mateus honra um dos compromissos eleitorais
Município de Pombal cria Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações
A Câmara Municipal de Pombal criou na sua Estrutura Orgânica uma Secção de Apoio Técnico às Freguesias e Associações. A criação desta estrutura era uma dos compromissos eleitorais de Diogo Mateus, no que diz respeito ao reforço da autonomia das freguesias. Neste âmbito, a nova secção dará apoio técnico e administrativo na identificação e elaboração de candidaturas e financiamento de diversas entidades, bem como na elaboração de projetos de obras de complexidade reduzida. A secção será agora dotada de recursos humanos, através dos procedimentos concursais já abertos pelo Município. Prevê-se que entre em funcionamento no segundo semestre do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Nariz - Teatro de Grupo
Pedrógão Grande recebe Encontro Internacional de Contadores de Histórias
O Contador de Histórias, Jorge Serafim, esteve em Pedrógão Grande no dia 6 de fevereiro para participar em três sessões destinadas às crianças das escolas do concelho, inserido em mais uma edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias. Nelson Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, esteve presente em representação do Município. Vitória Condeço marcou presença em representação da organização. O 2.º Encontro Internacional de Contadores de Histórias organizado pel’O Nariz - Teatro de Grupo, de Leiria, acontece, este ano, de 3 a 8 de fevereiro, com a participação de cerca de 1500 alunos das escolas do pré-escolar e ensino secundário, dos concelhos de Pedrógão Grande, Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para acompanhar as freguesias de Coimbrão, Marinha Grande e Vieira de Leiria
Gestora do Programa MAR 2020 visita Leiria
e Marinha Grande
A Gestora do Programa Operacional MAR 2020, Dina Ferreira, esteve reunida na Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), no dia 18 de fevereiro, com o objetivo de acompanhar a execução do Grupo de Ação Local, conhecer o território e conhecer também as dificuldades e constrangimentos sentidos na promoção da economia do mar na região. Nesta breve deslocação, a Gestora ainda visitou as praias do Pedrogão e da Vieira de Leiria, onde se inserem os projetos candidatados à Estratégia ADAE MAR 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para estudantes do 9º ano
Percurso Camoniano-Pedro e Inês em Cerâmica de Alcobaça ajuda no estudo de "Os Lusíadas"
Durante as próximas semanas, o Percurso Camoniano – Pedro e Inês em Cerâmica de Alcobaça irá ser visitado pelas turmas de Português do 9º ano das escolas do concelho, uma medida de apoio ao estudo d’“Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões, implementada pela Câmara Municipal de Alcobaça. Trata-se da obra maior da literatura portuguesa, cujos textos inspiraram as empresas alcobacenses de cerâmica a conceber as peças únicas que, desde 2017, se encontram em exposição permanente ao longo do Passeio Pedonal, na cidade de Alcobaça. A visita inclui ainda uma passagem pelo Jardim do Amor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Braga
Atletas do Cartaxo brilham no Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta
A Escola de Atletismo do Cartaxo regressou de Braga, onde decorreu Campeonato Nacional de Juvenis em pista coberta, nos dias 8 e 9 de fevereiro, com dois campeões nacionais: Margarida Patrício, nos 60 metros barreiras, e Simão Alexandre, no triplo salto. Margarida Patrício sagrou-se campeã nacional com a marca de 8,97s, numa prova disputada até ao último centímetro da pista, em que as três primeiras atletas bateram os seus recordes pessoais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2019 foi o melhor ano de sempre para a atividade turística na região
Centro de Portugal ultrapassou as 7 milhões
de dormidas de turistas em 2019
Os resultados preliminares da atividade turística no país em 2019, divulgados no dia 14 de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), comprovam que o ano passado foi o melhor de sempre para o Centro de Portugal nos principais indicadores: dormidas, hóspedes e proveitos. No indicador do número total de hóspedes, entre janeiro e dezembro de 2019, o Centro de Portugal recebeu 4.124.057 hóspedes, que tinham sido 3.895.612 no mesmo período de 2018. Ou seja, num ano a região foi visitada por mais 228.445 hóspedes – uma subida de 5,9%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Os Iberzitos vão à música 2020” leva espetáculos a Pombal, Marinha Grande e Leiria
Iberomoldes e Orfeão de Leiria trazem música para aprender no Ciclo de Concertos Didáticos
A Iberomoldes e o Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) trazem música para aprender no IV Ciclo de Concertos Didáticos, dinamizado no âmbito da iniciativa “Os Iberzitos vão à música 2020”, com o objetivo de aproximar as crianças da música e dos instrumentos. A edição deste ano contará com a realização de três espetáculos, sendo o primeiro no 16 de fevereiro, no Teatro-Cine de Pombal, seguindo-se Marinha Grande, no dia 29 de março, e Leiria no dia 17 de maio. Criada em 2017 pela Iberomoldes, em colaboração com o Orfeão de Leiria, «esta iniciativa é um excelente exemplo de associação entre um grupo empresarial e uma instituição de ensino artístico, com o objetivo de educar e sensibilizar os mais pequenos para a música através de concertos explicados, didáticos, alegres e participados, que constituem uma nova forma de produzir e usufruir cultura», refere Acácio de Sousa, presidente cessante do OLCA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa do Associativismo do Concelho da Batalha vai contar com um espetáculo de magia de Mário Daniel
Associações Concelhias da Batalha recebem apoios superiores a 260 mil euros
A Câmara da Batalha aprovou a atribuição de 260.450,00€ às Associações Concelhias, no decurso da submissão das candidaturas à primeira fase do Programa de Apoio ao Associativismo. O valor, que representa um aumento de 2,5% face ao ano transato, integra a concretização de projetos ligados às tipologias do Investimento, Atividades Regulares e o Desporto, com nota de destaque para o envolvimento, só nas camadas jovens, de cerca de 750 atletas em modalidades federadas. A atribuição destes apoios, depois de análise efetuada aos projetos candidatados, resulta das candidaturas submetidas pelo movimento associativo à primeira fase do Programa de Apoio ao Associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homens praticaram dezenas de furtos
GNR identifica suspeitos de furto de residências nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, identificou, dia 10 de fevereiro, dois homens de 33 e 53 anos, por suspeita de furto em residências, nos concelhos de Leiria, Batalha e Pombal. No seguimento de uma investigação, que decorria há cerca de três meses, por furto em interior de residências, ocorridos entre novembro e dezembro de 2019, em vários concelhos da região de Leiria, os militares deram cumprimento a quatro buscas, duas domiciliárias e duas em veículos, culminando na identificação dos suspeitos e na apreensão de diversos artigos provenientes de dezenas de furtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro nacional decorre na Biblioteca Municipal
Encontro anual da Ad Urbem debate em Tomar Descentralização e Ordenamento do Território
A Ad Urbem - Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção elegeu o tema "Descentralização e Ordenamento do Território", para o seu Encontro anual, a realizar no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, dia 14 de Fevereiro, a partir das 10 horas da manhã, numa iniciativa que conta com o apoio do Município, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e das diversas CCDR. Destaque para a conferência inaugural de Fernando Gonçalves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre a Biblioteca Municipal de Alcobaça e o Motoclube Lobos Lusitanos
“Conversas Informais” sensibilizam 550 alunos e professores para superação dos estereótipos
Após dois anos de implementação, desde março de 2018, o projeto “Conversas Informais” atingiu a marca dos 550 alunos e professores sensibilizados para a necessidade de desmistificar um conjunto de temas ainda considerados tabus tais como a violência no namoro, a violência doméstica, o bullying e o cyberbullying, todo o tipo de adições e os estigmas sociais normalmente associados aos brincos, tatuagens e barba. Parceria entre o Município de Alcobaça, através da Biblioteca Municipal, e o Motoclube Lobos Lusitanos, o projeto “Conversas Informais” tem o intuito de chegar mais próximo da chamada geração dos “likes” ou “do toque fantasma”, uma geração de jovens muito focada nas redes sociais e nos ecrãs que cada vez menos desenvolve relações cara-a-cara, olhos nos olhos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande
Percurso Aventura divulga património natural e cultural da Ribeira de Frades
“Continuem com estas atividades! Parabéns!”, “Que todos possam desfrutar de tudo que a natureza nos oferece”, ou simplesmente “Boa iniciativa” e “Mais”, foram alguns dos comentários dos participantes na atividade “Percurso Aventura na Ribeira de Frades”, organizado pelo Município de Pedrógão Grande no dia 16 de fevereiro com o objetivo de promover e divulgar o património natural e cultural da Ribeira de Frades. Os vereadores do Município Pedroguense, Nélson Fernandes e Margarida Guedes, participaram nesta caminhada e constataram no local a satisfação de todos os que participaram na atividade, ficando o compromisso, da parte do Vereador Nelson Fernandes, de repetir esta ação face às muitas mensagens de apoio e incentivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação da Regional University Network em Bruxelas
Politécnico de Leiria lidera consórcio
para criação de universidade europeia
O Politécnico de Leiria, em conjunto com outras sete instituições de ensino superior de seis países europeus, apresentou no dia 12 de fevereiro, na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, a nova Rede de Universidades Europeias. O Politécnico de Leiria irá liderar um projeto, dentro do programa ERASMUS+, que contribuirá para estabelecer o consórcio RUN-EU (Regional University Network – European University) constituído pelos seguintes membros fundadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desfile será subordinado ao tema “As Artes”
“Artistas” invadem Pombal no Carnaval
As artes são o tema dos dois desfiles de Carnaval que decorrerão em Pombal este Carnaval. A 21 de fevereiro, pelas 10h, decorrerá o tradicional desfile de Carnaval das Escolas e IPSS do Concelho de Pombal. Este ano, o desfile será subordinado ao tema “As Artes” e contará com cerca de 1.700 participantes, entre crianças, professores, assistentes operacionais e utentes dos diversos estabelecimentos. O cortejo terá início na Av. Heróis do Ultramar, junto à escola Conde Castelo Melhor, descendo a avenida em direção ao Largo do Cardal, prosseguindo pela Rua Capitão Tavares Dias, Rua Miguel Bombarda terminando no Largo da Biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na freguesia da Guia
GNR de Pombal recupera material furtado
no valor de 250 mil euros
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 13 de fevereiro, identificou um casal de 35 e 49 anos, pelo crime de furto e de burla, na freguesia da Guia, no concelho de Pombal. Na sequência de uma denúncia por furto de um estabelecimento imobiliário, com um prejuízo total de 250 mil euros, os militares encetaram diligências de investigação, que culminaram na identificação dos autores da subtração e na sua localização na cidade de Estremoz. Durante a investigação foi possível apurar que o casal vendeu parte do referido material a um homem, de 54 anos, como sendo material legítimo de um armazém de imobiliário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa parceria com a PSP e GNR
Carnaval de Torres Vedras aposta na prevenção de comportamentos de risco
Prevenir comportamentos de risco durante os festejos carnavalescos é o principal objetivo das ações de sensibilização promovidas no âmbito do Carnaval de Torres Vedras 2020. Estas ações, dirigidas aos foliões que vêm até ao “Carnaval mais português de Portugal”, visam garantir que o evento decorre em segurança. Numa parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR) - Destacamento Territorial de Torres Vedras e Polícia de Segurança Pública (PSP) foram já dinamizadas sessões em vários estabelecimentos do ensino secundário do Concelho, nomeadamente na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola Secundária Madeira Torres e Externato de Penafirme.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta sexta-feira
Ruas do Cartaxo invadidas por foliões de todas as idades
O centro do Cartaxo acordou bem cedo para receber milhares de pessoas de todas as idades que quiseram ver passar dezenas de Lolipops vestidos pelas sete cores do arco-íris, conquistadores e princesas destemidas, capitães gancho, alegres fadas Sininho de mãos dadas com Peter Pans, todos muito verdinhos, ou uma claque entusiasmada, que apoiou a seleção nacional com os seus pompons brilhantes. O sol ajudou e deu ainda mais cor aos fatos que nasceram da imaginação de crianças e adultos, pais e educadores, cuidadores e profissionais de escolas e instituições privadas de solidariedade social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de teatro cadavalense persiste há 26 anos
“É Gente Gira Com Certeza” estreia sexta-feira no Cadaval
Estreia esta sexta-feira, dia 21, pelas 21h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), a revista à portuguesa “É Gente Gira Com Certeza!”, que conta já com 10 sessões agendadas para aquele local. O Grupo Gente Gira renova assim a sua participação no programa de Carnaval do Cadaval, trazendo mais uma divertida produção, com todos os ingredientes de um bom espetáculo de revista. Nesta sua nova produção, o Grupo Gente Gira (GGG) promete mais «uma revista popular, divertida e bem-humorada», a somar a um «luxuoso guarda-roupa e cenários de encher a vista».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Associação Cultural de Santo António promove "Carnaval Infantil do Varatojo"
A Associação Cultural e Beneficente de Stº António do Varatojo, no Varatojo, Torres Vedras, tem, novamente, o gosto de apresentar mais uma edição do seu "Carnaval Infantil do Varatojo", que terá lugar no seu Salão Nobre, na tarde do sábado de Carnaval, dia 22 de fevereiro. Já será a quarta vez que se proporciona uma tarde diferente a pensar em toda a Família, mas principalmente nos mais pequenos (sem limites de idade). As portas abrem às 15 horas e estão todos convidados a trazerem a sua melhor e mais vistosa Fantasia. Pelas 15h30, o contador de histórias torriense, Sérgio Paulo, contará uma das suas histórias, mais uma vez, repleta de "Magia e Fantasia", claro está!, já que é precisamente esse o Tema do Carnaval de Torres 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Pegadas da Vida” é o concretizar de um sonho menineiro
Emigrante Cremilde Neves viaja da Suíça para lançar livro no Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval promoveu, recentemente, o lançamento do livro “Pegadas da Vida”, de Cremilde Neves, um compêndio de memórias, pensamentos, sentimentos e poesias. A menina oriunda de Casais de Montejunto (Cadaval) é hoje mulher na Suíça, ocupando o seu tempo livre com a escrita, o desenho, o voluntariado e o desporto. Aquando do lançamento, ocorrido a 26 de janeiro, Fátima Paz, vereadora da Cultura, começou por felicitar Cremilde Neves pela concretização deste sonho, tendo enaltecido o facto de a autora se ter deslocado propositadamente a Portugal para lançar o livro no seu concelho de origem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa líder de arrendamentos de casas e apartamentos de férias na região Oeste de Portugal
SCH lança novo website para reservas de férias na região Oeste
A SCH, empresa líder de arrendamentos de casas e apartamentos de férias na região Oeste de Portugal, lançou no dia 7 de fevereiro, o seu novo website de reservas www-sch-holidays.com. Esta nova plataforma de reservas online é o resultado de vários meses de pesquisa e um investimento substancial que tem como objetivo melhorar a experiência dos hóspedes que escolhem a SCH para as suas férias de sonho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação de entrega de refeições da Uber
Uber Eats estreia em Torres Vedras e chega a mais de 40 cidades
A partir desta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Uber Eats - aplicação de entrega de refeições da Uber - está disponível em Torres Vedras. Desde o início do ano que o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Vila Real e São João da Madeira a par do início da operação em Águeda previsto para amanhã, dia 13 de fevereiro. A seleção de restaurantes do Uber Eats em Torres Vedras inclui opções favoritas como o Restaurante Midi, Frangokilo e Organik com cobertura inicial do serviço na freguesia de Torres Vedras e Matacães. Além da parceria com a McDonald’s, estão também disponíveis opções de eleição como, Pans & Company, Pizza Hut, Joshua's Shoarma Grill, Mr. Pizza, Vitaminas, Telepizza, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do edil Carlos Bernardes
Reis do Carnaval de Torres Vedras fazem Vistoria Real ao Centro de Artes e Criatividade
A Vistoria Real ao Centro de Artes e Criatividade (CAC), com os Reis do Carnaval de Torres Vedras, irá decorrer esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. O ponto de encontro está marcado para as 15h30 junto ao Pavilhão Multiusos da Expotorres, em Torres Vedras, de onde irá partir um comboio turístico que irá levar a comitiva até ao CAC. A Vistoria Real irá contar com a participação dos Reis do Carnaval e do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 11 e 18 de fevereiro
Serviço de Proteção Civil de Alcobaça promove sessões públicas sobre limpeza de terrenos
Entre os dias 11 e 18 de fevereiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil irá realizar o primeiro conjunto de sessões de esclarecimento e de sensibilização para a necessidade de limpeza de terrenos com vista à proteção das casas e da floresta contra o risco de incêndios. As primeiras sessões já agendadas terão lugar em 6 freguesias do concelho de Alcobaça e destinam-se a todos os proprietários de terrenos florestais e agrícolas interessados em conhecer os instrumentos à disposição para o cumprimento da legislação que determina a obrigatoriedade de limpeza de numa faixa mínima de 50 metros de largura a partir da alvenaria exterior das casas, armazéns, oficinas e estaleiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeitos são jovens de 20 e 21 anos
GNR de Caldas da Rainha recupera material furtado no valor de 45 mil euros
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, nos dias 13 e 14 de fevereiro, identificou dois homens de 20 e 21 anos, por suspeita de furto em residência, no concelho de Caldas da Rainha. Na sequência de uma denúncia por furto em residência, ocorrido no 12 de fevereiro na localidade de Alvorninha, que resultou num prejuízo superior a 100 mil euros, os militares encetaram diligências de investigação que culminaram na recuperação de dois quadriciclos, um capacete e uma mochila, que se encontravam abandonados num terreno baldio, em Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Obras de contenção e consolidação da encosta da estrada da Bezerra já terminaram
O término da Empreitada de Estabilização na EM 554, que decorre desde o início do janeiro, estaria previsto para o dia 28 de fevereiro. Contudo, os trabalhos terminaram cerca de duas semanas mais cedo, num esforço acrescido para reduzir os incómodos causados aos habitantes da região e aos utilizadores daquela estrada. A contenção e consolidação da encosta da estrada da Bezerra era uma necessidade urgente devido à instabilidade que a mesma apresentava, representando um risco para a população que utilizava aquela estrada todos os dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
ACISO e Politécnico de Leiria renovam protocolo de cooperação
A ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima e o IPL – Instituto Politécnico de Leiria renovaram, no dia 6 de fevereiro, o acordo específico de cooperação estabelecido no âmbito do protocolo de colaboração formalizado em março de 2010. O momento protocolar decorreu nos Serviços Centrais do IPL, no início da reunião do Conselho de Gestão Alargado da instituição de ensino. Os termos desta parceria institucional passam essencialmente pela promoção de dinâmicas e funcionalidades técnicas inerentes à realização dos VIII Workshops Internacional de Turismo Religioso”, que terão lugar a 5 e 6 de março em Fátima e a 7 de março na Guarda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Real Fábrica de Chapéus da Gramela
Chapéus Pombalinos recebem Primavera
no Centro Histórico de Pombal
A Exposição Chapéus Pombalinos é a atividade escolhida pelo Município de Pombal para a edição de 2020 do projeto “Chegada da Primavera ao Centro Histórico”. A exposição evoca a produção da Real Fábrica de Chapéus da Gramela, pretende-se criar e decorar estruturas metálicas em forma de chapéus da época barroca, que ganham vida e se transformam em objetos com arte, floridos e muito coloridos. A Chegada da Primavera ao Centro Histórico é uma iniciativa que envolve a comunidade escolar do concelho (Jardins de infância, Escolas do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário/profissional, ATL e Escolas de Ensino Especial), mas também os residentes e lojistas do Centro Histórico da cidade
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 22 de fevereiro
Walter Chicharro apresenta candidatura à Federação Distrital de Leiria do PS
Walter Chicharro, apresentará de forma oficial a sua candidatura à Federação Distrital do PS Leiria no dia 22 de fevereiro, em Leiria, às 17h, na sede distrital do partido. O militante do Partido Socialista, ex-governador civil de Leiria, professor universitário, escritor e crítico literário Carlos André será o mandatário da candidatura encabeçada por Walter Chicharro à presidência da Federação Distrital de Leiria. Segundo Walter Chicharro, “esta é uma candidatura que não exclui ninguém, pelo que convido todos os militantes e simpatizantes a virem à sede do partido no próximo sábado e ouvirem o nosso projeto. Temos o claro objetivo de focar as nossas forças num único objetivo: Reforçar o PS para Liderar a região.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
“Viver Melhor” promove plantação de árvores na Mata dos Marrazes
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, terão lugar na Mata dos Marrazes duas ações de plantação de árvores. Dinamizadas pelo projeto de inclusão social Viver Melhor, a funcionar no Bairro Social Dr. Francisco Sá Carneiro, estas ações contam com a colaboração da União de Freguesias de Marrazes e Barosa e dos alunos da Escola Básica nº 2 de Marrazes, os quais se mobilizaram para plantarem cerca de 600 árvores, num talhão devidamente preparado para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso decorre em várias localidades da Região Centro e tem a duração total de 600 horas.
IEFP e Turismo do Centro criam curso Técnico de Comunicação e Marketing Digital em Turismo
O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e o TCP - Turismo Centro de Portugal apresentaram, n dia 18 de fevereiro, numa conferência de imprensa, em Aveiro, um novo percurso formativo em Técnico de Comunicação e Marketing Digital em Turismo (Centro de Portugal). Este percurso formativo do IEFP decorrerá em várias localidades da Região Centro e resulta do trabalho de colaboração entre as duas instituições, na sequência da celebração de um Protocolo de Colaboração, em março de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta-feira, 20 de fevereiro
ESTG comemora 30 anos de formação e ensino
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnicode Leiria assinala no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, 30 anos de formação e ensino. A sessão de abertura tem início às 14h30, no auditório 1 do edifício B da Escola com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, de Carlos Capela, diretor da ESTG, de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e de Fernando Silva, subdiretor da ESTG e representante da Comissão Organizadora das celebrações dos 30 anos da Escola. Joaquim Menezes é o orador de uma palestra sobre a “ESTG: presente e futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Dino Parque recebe lançamento do livro “Mistério no Museu dos Dinos”
O Dino Parque - Parque dos Dinossauros da Lourinhã vai receber o lançamento do primeiro livro da coleção infantojuvenil portuguesa Mistérios e Aventuras – Mistério no Museu dos Dinos, da autoria da Ana Valente e de Isabel Moiçó, com ilustrações de Paulo Silva, no dia 10 de fevereiro, segunda-feira, às 11h00. Numa história dedicada aos mais novos, que reúne todos os ingredientes para o sucesso: mentes curiosas, dinossauros, intriga e aventura, o “Mistério no Museu dos Dinos” só poderia ser apresentado ao público naquele que é o maior parque temático da Europa dedicado inteiramente à temática dos dinossauros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jogo conta para o apuramento do Mundial de França, em 2023
Portugal defronta a Roménia em Râguebi
nas Caldas da Rainha
O Complexo Desportivo das Caldas da Rainha foi o local escolhido para a Seleção Nacional receber a Roménia, no dia 8 de fevereiro, no jogo que conta para o apuramento do Mundial de França, em 2023. Esta será a 2ª jornada dos Lobos no regresso ao Rugby Europe Championship, depois de três anos a competir no Rugby Europe Throphy, o segundo escalão europeu. O regresso à principal divisão organizada pela Rugby Europe é marcado por uma renovação tanto na equipa técnica como nos jogadores. O selecionador nacional Patrice Lagisquet promete “trabalhar em conjunto para ajudar os jogadores portugueses a evoluir” e “levar esta seleção ao mundial de 2023”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ator/encenador Eduardo apresenta investigação académica
Estudo sobre dramaturgo torrejano do Séc. XVI António Prestes apresentado em Torres Novas
No dia 20 de fevereiro, pelas 18h00, com vista à divulgação de algumas conclusões dos estudos académicos sobre António Prestes, dramaturgo torrejano do século XVI, o ator/encenador Eduardo Dias estará na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes para partilhar novidades da sua investigação com o público. Estarão presentes José Camões, professor do programa de pós-graduação em Estudos de Teatro (mestrado e doutoramento) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que moderará a conversa, os elementos do Clube de Leitura e os atores dos grupos de Teatro Juvenil e Teatro Maior de Idade, do Teatro Virgínia. A sessão será aberta ao público em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De condimentos, conservas de pescado, confeitaria e chocolate
CNEMA divulga premiados nos concursos nacionais na área da alimentação
Os Premiados dos Concursos Nacionais de Condimentos, Conservas de Pescado, Confeitaria e Chocolates que se realizaram em fevereiro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, já são conhecidos. A distinção “Melhor dos Melhores” foi obtida pela “Compota de Malagueta” produzida pela “Alquimia dos Sabores”, de Poceirão, Palmela, no 7º Concurso Nacional de Condimentos e pelo “Filete de Atum em Azeite Biológico” produzido pela empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A, de São Jorge, Açores, no 9º Concurso Nacional de Conservas de Pescado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 150 mil euros
Câmara de Pombal abre procedimento para execução de passeios nas Matas do Louriçal
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião de 14 de fevereiro, abrir procedimento para execução de passeios na EN 237 – Matas do Louriçal. O projeto, com valor-base de €155.126,00, tem como principal objetivo ordenar e criar as melhores condições de segurança para peões e trânsito automóvel. Além da execução de passeios ao longo de toda a via, será reforçada a sinalização vertical e horizontal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Pontével promove o tradicional Arroz Doce
Os Quarentões de Pontével já começaram a aceitar encomendas para que possa degustar o tradicional arroz doce no prato que celebra a colheita de 1980 e que este ano celebra 40 anos. Por 12 euros, receba o prato comemorativo recheado de arroz doce e muito bem acompanhado por outras iguarias igualmente doces: bolo da noiva, um suspiro, um quadrado de pão de ló, um bolinho de coco e um esse. Pode fazer a sua encomenda através dos números 914 909 868 / 912 331 676 ou no Bazar da Sãozita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nomeados já foram divulgados
Gala de Desporto 2020 decorre dia 28 de março no Cineteatro da Nazaré
A Comissão de Avaliação da Gala do Desporto 2020 divulgou os nomes dos nomeados à cerimónia que terá lugar a 28 de março, no Cineteatro da Nazaré, a partir das 21h00. Dezenas de nomeados, entre atletas, treinadores, dirigentes, associações, clubes ou figuras que têm dado o seu contributo para a criação de apetências para a atividade física ou criado as condições para a progressão e a obtenção de resultados do treino desportivo, estão a votação. O público poderá votar, de 26 de fevereiro a 15 de março, acedendo à página.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do embaixador do Paquistão, Javed Jalil.
Chuva não intimidou os foliões no último corso do Carnaval de Torres Vedras
Depois de dias em que as temperaturas passaram os 20 graus, São Pedro pregou uma partida e no próprio do dia do Entrudo fez baixar os termómetros e enviou uma chuva "molha foliões". Os torrienses não se deixaram intimidar e saiu para a rua o último corso do Carnaval de Torres Vedras 2020. Zés Pereiras, cabeçudos, Reis, carros alegóricos, grupos de mascarados, grupos e associações carnavalescos e carros espontâneos constituíram o desfile que foi presenciado por milhares de pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 13 a 16 de agosto
Festas da Batalha 2020 trazem Diogo Piçarra, Resistência, Gisela João e Richie Campbell
As Festas da Batalha, que se realizam de 13 a 16 de agosto, voltam a contar com um cartaz de luxo, apostando nos principais nomes da música portuguesa. Os concertos iniciar-se-ão no dia 13 de agosto, com a banda “Resistência”, um dos grupos musicais de referência do nosso país e que ainda hoje se assumem como uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa dos anos 90. Gisela João, uma das vozes mais arrebatadoras do panorama do fado, abrirá o palco no dia 14 de agosto, feriado concelhio, seguindo-se o concerto de Fernando Daniel, um dos artistas mais tocados nas rádios nacionais. O artista, que se tornou conhecido do grande público ao participar no concurso televisivo Factor X, foi o grande vencedor da 4.ª edição do programa The Voice Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fase regional inicia a dia 4 de março, às 14h00, na ESTG
Politécnico de Leiria convida a comunidade para participar na 17.ª edição do Poliempreende
O Politécnico de Leiria lança a 17.ª edição do Poliempreende, já no dia 4 de março, e convida a comunidade a participar. O Poliempreende é um projeto em rede de instituições de ensino superior politécnico, que pretende incentivar a criação de projetos de vocação empresarial, fomentar a cultura empreendedora, promover a criatividade e inovação, e premiar os melhores projetos. A partir das 14h00 realiza-se a Oficina E, no auditório 1 do edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, campus 2 do Politécnico de Leiria, na qual será abordado o tema específico do Empreendedorismo Social e que contará também com uma palestra proferida por Diogo Alves, curador dos World Economic Forum Global Shapers para Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da candidatura à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista
José Pereira do Santos apresenta em Alcobaça Moção Estratégica para o Distrito de Leiria
José Pereira do Santos, candidato à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, apresenta esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 18h30 na sede do PS em Alcobaça, a sua Moção Estratégica para o Distrito de Leiria. Rui Alexandre, presidente da Comissão Politica do PS de Alcobaça e seu público apoiante justifica o convite ao advogado de Leiria, que concorre ao cargo pela segunda vez, como uma forma de “consolidar o elevado sentido de responsabilidade e a forte mobilização demonstradas no processo eleitoral para a CPC, no sentido de construirmos um PS forte e coeso.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa promove roadshow em Torres Vedras
ISCAL apresenta oferta formativa na Escola Secundária Henriques Nogueira
O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e o seu Roadshow visitam esta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras. Esta é uma viagem longa, feita em Parceria com a Inspiring Future, que visa a apresentação da oferta formativa da instituição. Até à meta final, que será no fim do corrente ano letivo, o ISCAL fará paragens em diversas localidades e escolas secundárias dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, onde através da sua equipa de embaixadores, procurará responder e esclarecer as inúmeras questões e dúvidas colocadas por todos os potenciais candidatos a novos alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
54 participantes desfilaram perante um plateia cheia de foliões
Espontaneidade do Carnaval torriense fez-se sentir no Corso Trapalhão
O corso que melhor representa a identidade do Carnaval de Torres Vedras saiu à rua esta segunda-feira. Caracterizado pela sua espontaneidade, o Corso Trapalhão juntou milhares de foliões para a última noite do "Carnaval mais português de Portugal". Foram vários os grupos e associações carnavalescas que fizeram parte desta festa. A criatividade de cada um deles esteve representada nos carros espontâneos que desfilaram pelo centro da Cidade. Desde um carrossel mágico a pistas de dança improvisadas, qualquer que fosse o tema escolhido, a folia esteve sempre assegurada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o desfile das escolas
Carnaval de Porto de Mós levou folia e alegria aos mais pequenos
O Carnaval tomou conta das ruas da vila de Porto de Mós, na manhã de 21 de fevereiro, com o desfile das escolas, no qual participaram mais de 1900 pessoas. Fazendo jus ao tema do projeto educativo para o presente ano letivo - a sustentabilidade - muitos foram os grupos que, das mais diversas formas, assinalaram a importância de reduzir a pedada ecológica que cada um de nós deixa no planeta. O desfile terminou com a apresentação de cada um dos grupos no palco natural do Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nos Dias de Thomar
Central Elétrica de Tomar vai abrir ao público
a partir de 1 de março
Localizado no Complexo Cultural da Levada, o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar vai abrir as portas ao público no Dia da Cidade, após a inauguração oficial que decorrerá na véspera. Integrado nos Dias de Thomar (evento comemorativo das duas efemérides mais importantes do concelho: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160), o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar será aberto ao público no domingo, dia 1 de março, a partir das 10 horas da manhã, depois de ser oficialmente inaugurado na véspera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 15 de fevereiro
Real Embaixada Verde promove o Carnaval de Torres Vedras em Lisboa
A Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras desloca-se à cidade de Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, este sábado, dia 15 de fevereiro. A concentração está marcada para as 17h15 na Estação da CP de Torres Vedras. A Real Embaixada Verde do Carnaval de Torres Vedras irá contar com a presença dos Reis do Carnaval, assim como com o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente do Conselho de Administração da Promotorres EM, Rui Penetra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal aprovou o projeto e abertura de concurso público
Instalação dos registos e notariado no Atrium vai avançar na Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai executar as obras de cerca de meio milhão de euros para a instalação dos serviços do Instituto dos Registos e Notariado da Marinha Grande, no edifício Cristal Atrium. O projeto e a abertura do concurso público para a adjudicação da obra foram aprovados na última reunião de câmara, tendo como preço base o valor de 506.000,00 euros, mais IVA, e o prazo de execução de 5 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 20 de fevereiro
Carnaval de Alcobaça dedica edição de 2020
ao tema “Ópera”
A tradição mantém-se, o Carnaval está no ADN alcobacense. Preparam-se as máscaras e as farpelas, os grupos organizam-se, ensaiam-se as novas músicas e começa a contagem decrescente para o Carnaval de Alcobaça. Este ano, sob o tema a Ópera, a Câmara Municipal de Alcobaça promove, com imensa “Folia & Algazarra”, um programa dedicado a todos os públicos, que atrai anualmente milhares de foliões na Tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça. À volta da tenda, em pleno Rossio, os bares e os cafés também estão abertos até de madrugada, fazendo de Alcobaça o epicentro do Carnaval da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o cardiologista Ernesto Carvalho
Rotary Clube de Alcobaça promove palestra sobre Prevenção das Doenças Cardiovasculares
O Rotary Clube de Alcobaça vai realizar, no dia 28 de Fevereiro, sexta-feira, uma palestra sobre o tema: “Prevenção das Doenças Cardiovasculares: O recomendado, o autorizado: mito ou fantasia”, tendo como orador o ilustre Cardiologista Dr. Ernesto Carvalho. A palestra será efetuada, durante o jantar (custo de 20 corações), no Hotel Santa Maria, Alcobaça (frente ao mosteiro), pelas 20h. As inscrições podem ser feitas por telefone para o seu presidente Vítor Sousa, o seu secretário António José Vieira ou ainda para Jorge Feliciano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Localizados contiguamente à Zona Industrial da Guia
Município de Pombal promove hasta pública
de 12 hectares para construção industrial
A Câmara Municipal de Pombal, em Reunião Extraordinária realizada no dia 18 de fevereiro, deliberou submeter à aprovação da Assembleia Municipal o Programa de Procedimento de Hasta Pública para alienação de terrenos que perfazem a área 121.850m2, localizados contiguamente à Zona Industrial da Guia, integrando área Industrial. Os terrenos, cujo preço base de licitação é de 639.712,50€ (5,25€/m2), serão alienados conjuntamente, destinando-se à construção de uma unidade industrial de grande dimensão, fim para o qual foram recentemente adquiridos pelo Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Pedro Teixeira da Mota leva stand up comedy em sessão dupla ao Teatro Virgínia
O Teatro Virgínia acolhe, no dia 6 de março, sexta-feira, duas sessões (21h30 e 23h30) do espetáculo de stand up comedy Caramel Machhiato de Pedro Teixeira da Mota. Apesar dos bilhetes para a primeira sessão já se encontrarem esgotados, há ainda bilhetes para a segunda sessão, no mesmo dia às 23h30. Têm o custo de 12,5€ e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), pontos de venda Fnac e Worten e em www.bol.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filho agredia o pai verbal e fisicamente
Tribunal de Leiria decreta prisão preventiva a suspeito de violência doméstica na Batalha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 21 de fevereiro, deteve um homem de 49 anos na via pública, por crime de violência doméstica, no concelho de Batalha. A ação, efetuada no âmbito de um mandado de detenção, surgiu na sequência de diligências de investigação tendo sido apurado que o suspeito havia agredido física, verbal e psicologicamente o seu pai, um homem de 80 anos, proferindo-lhe ameaças de morte diariamente, sendo que as referidas agressões já ocorriam de há cerca de um ano a esta parte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa é retratado a tentar controlar um polvo desgovernado
Carnaval de Torres Vedras tira sátira da cartola e escolhe primeiro-ministro ilusionista
O céu estava limpo e a temperatura não podia ser melhor: era tudo o que os foliões desejavam para este domingo, em que milhares de pessoas saíram à rua para o primeiro corso diurno do Carnaval de Torres Vedras. Às máscaras inspiradas pelo tema "Magia e Fantasia"- dos arco-íris com o seu pote de ouro a coelhos a sair da cartola, até aos Aladinos no seu tapete voador - juntaram-se seis carros alegóricos que desfilaram pela primeira vez esta tarde. António Costa foi uma das figuras da política nacional que não escapou ao lápis dos criadores dos carros alegóricos. Se num carro o primeiro-ministro é um ilusionista cuja varinha mágica tenta controlar um polvo desgovernado (os seus tentáculos estrangulam a justiça, a saúde e até os motoristas de materiais perigosos).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bolsas + Indústria
Empresários da Região de Leiria apoiam estudantes do Ensino Superior com 48 bolsas
As Bolsas + Indústria, a iniciativa pioneira que colocou empresas a premiar o mérito dos melhores estudantes que ingressam no Ensino Superior, atribuindo-lhes bolsas anuais no valor da propina, são entregues nesta terça-feira, 3 de março, em cerimónia a decorrer a partir das 17h00, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Serão concedidas 48 bolsas a estudantes e o apoio para a remodelação de cinco quartos nas residências de estudantes, atribuídas por 39 empresas, no âmbito do projeto +Indústria, que resulta da estreita colaboração entre o Politécnico de Leiria e as empresas da região de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o desfile escolar e o corso principal
Carnaval do Cadaval junta dois mil figurantes com criatividade à solta
O Carnaval no Cadaval traduziu-se em mais uma bem-sucedida edição, tendo a afluência rondado os dois milhares de figurantes entre o desfile escolar e o corso principal. Nesta quadra, como é hábito, o Grupo Gente Gira estreou e mantém em cena, no cineauditório Valentina de Abreu, a sua nova revista à portuguesa “É Gente Gira, com certeza!”. Quanto à adesão de participantes, Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, considerou «magnífica» a envolvência de toda a comunidade escolar no desfile realizado na sexta-feira carnavalesca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coronavírus com reflexos na atividade turística
AHRESP alerta para quebras no setor turístico
e apela a medidas de apoio às empresas
A AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal pretende sensibilizar a Secretaria de Estado do Turismo e todo o Governo para a necessidade de se começar a trabalhar em medidas específicas para as empresas do Alojamento e da Restauração, que se deparam já com os efeitos do Coronavírus. Apesar de não se conhecerem casos confirmados no nosso país, as empresas do alojamento turístico e da restauração e bebidas começam já a sentir os primeiros sinais provocados pelo novo Coronavírus, com registo de contração e mesmo cancelamento de reservas já efetuadas, o que exige que se antecipem medidas específicas de apoio a estas atividades, nomeadamente ao nível financeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comitiva conheceu projetos turísticos no Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e Torres Novas
Visita da Secretária de Estado do Turismo à Região Centro com balanço “muito positivo”
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, efetuou uma visita oficial de dois dias a territórios do Centro de Portugal, onde conheceu de forma aprofundada alguns projetos turísticos em curso ou em estudo na região. A visita, nos dias 27 e 28 de fevereiro, foi acompanhada por uma delegação do Turismo Centro de Portugal, incluindo o seu presidente, Pedro Machado, por autarcas e empresários e por elementos do gabinete da Secretaria de Estado e do Turismo de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Facilitador da gestão de reuniões entre operadores de mercado de turismo
IPL testa ferramenta tecnológica em Workshops Internacionais de Turismo Religioso
Os VIII Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorrem nos dias 5 e 6 de março, em Fátima, contam com uma nova ferramenta tecnológica desenvolvida por Pedro Carreira e Carlos Gomes da Silva, professores do departamento de Gestão e Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Neste evento, organizado pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, estão pré-agendadas 5.440 reuniões, que contam com a inovação do Politécnico de Leiria, que permite agendar estas reuniões de trabalho entre os buyers/exhibitors e os suppliers do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
8 de março, Dia Internacional da Mulher
‘Teatro da Transformação’ realiza em Alcobaça marcha contra a violência sobre as mulheres
No ano de 2019 o “Teatro da Transformação” enfeitou a cidade de Alcobaça em tons de vermelho e convidou todos a juntar-se a numa marcha contra a violência sobre as mulheres. Durante a marcha ouvimos histórias, rimos, comovemo-nos e terminámos, todos juntos, num abraço. Este ano de 2020 o “Teatro da Transformação” volta a convidar mulheres e homens para celebrar esta data com uma marcha, no dia 8 de março, domingo, pelas 15 horas, com uma concentração junto do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 5 de março
Estádio da Marinha Grande recebe Megas regionais de atletismo
O Estádio Municipal da Marinha Grande recebe no dia 5 de março, a partir das 09h15, o Campeonato de Desporto Escolar “Megas de Atletismo” - Fase CLDE, para apuramento dos representantes do distrito no Campeonato Nacional. A iniciativa é organizada pelo Desporto Escolar, em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e Câmara Municipal da Marinha Grande. As provas realizam-se na Pista de Atletismo Raimundo Santos, iniciando-se o programa às 9h15, com a Receção das Comitivas e Abertura do Secretariado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guia Boa Cama Boa Mesa premeia sete hotéis e dois restaurantes do Centro de Portugal
Região Centro distinguida nos prémios Guia Boa Cama Boa Mesa
O Centro de Portugal é uma das regiões em grande destaque nos prémios do "Guia Boa Cama Boa Mesa". Este ano, foram distinguidos sete hotéis e dois restaurantes situados no território do Centro de Portugal. Os prémios, atribuídos no dia 3 de março, comprovam assim a qualidade crescente da oferta do Centro de Portugal nas áreas da hotelaria e restauração. Para a equipa do guia do jornal "Expresso", sete dos 30 melhores alojamentos do país (cerca de um quarto do total) estão localizados no Centro de Portugal. A região recebeu 3 Chaves de Ouro, 5 Chaves de Prata e 2 Garfos de Ouro na edição deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criadores de produtos regionais biológicos juntam-se no Arena Shopping de Torres Vedras
Mercadinho do Oeste regressa com 3ª edição
a decorrer já este fim de semana
O Mercadinho do Oeste está de regresso ao Arena Shopping. A iniciativa mais apetecível e saudável organizada no local chega novamente aos corredores do centro comercial envolvendo mais uma vez inúmeros produtores regionais e outras referências nacionais, para continuar o incentivo a um comércio mais justo e a um estilo de vida mais sustentável e saudável. Naquela que será a 3ª edição do certame, a decorrer nos próximos dias 7 e 8, os projetos 5essentia, produção natural de spirulina e Aromas de Guidintesta, produção de chás e infusões, são as novidades do evento deste mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A inauguração da mostra será seguida de conversa sobre a mulher da atualidade
“Mulheres do Cadaval” vão ser evocadas na comemoração do Dia da Mulher
A Biblioteca Municipal do Cadaval promove, no próximo domingo, 8 de março, pelas 15h00, uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Para além da leitura de poemas e da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, a iniciativa incluirá a abertura da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”. Valentina de Abreu é umas das figuras locais homenageadas. A inauguração da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica” dar-se-á, então, este domingo, pelas 15h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Saneamento é uma aposta continuada
Câmara de Porto de Mós investe mais 4 milhões de euros na rede de saneamento básico
O Município de Porto de Mós tem vindo a implementar uma estratégia consertada que aposta no investimento na rede de saneamento básico, procurando que esta sirva cada vez mais famílias. Ainda que este seja um processo relativamente moroso e dispendioso, recorde-se que está previsto um investimento de mais 4 milhões de euros até ao final do mandato, nesta área. Assim, encontra-se em conclusão a ampliação da rede de saneamento na zona da Várzea, Porto de Mós, através do melhoramento de toda a rede de infraestruturas do local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita decorre no âmbito de uma nova parceria Erasmus+, na qual está envolvida o Agrupamento Escolas Fernão do Pó
Bombarral recebe a visita de docentes e alunos da Alemanha e Estónia
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, e a vereadora Patrícia Pereira, receberam no dia 2 de março de 2020, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma delegação de docentes e estudantes oriundos da Alemanha e da Estónia. A visita ao concelho bombarralense decorreu no âmbito de uma nova parceria Erasmus+, que envolve o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e as escolas destes dois países europeus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Marcha lenta 2 – IP/Governo 0
Nuno Catita
Impacto da humidade na sua saúde
Dr Bartolome Beltran
Cancro e fumo do tabaco: dicas para deixar de fumar
Dr. Paulo Vitória
Novo Coronavírus provoca epidemia com desfecho imprevisível
Dr. Alfredo Martins
A reabilitação do Mercoalcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o