Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 227 Director: Mário Lopes Segunda, 28 de Setembro de 2020
Nazaré
Igreja de S. Gião abre ao público até ao verão depois de obras de consolidação da estrutura
Estão em curso as intervenções de consolidação da estrutura do edifício da Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão. Este equipamento está a ser alvo de obras de Restauro e de Consolidação Estrutural através de um investimento de 244.954,12 euros. Esta obra está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado entre o Município da Nazaré e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Programa ambiental a iniciar no próximo ano de 2020
Câmara da Batalha inicia programa de gestão de resíduos de construção e demolição
O Município da Batalha vai implementar um programa de gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) com o objetivo de reduzir as descargas ilegais deste tipo de resíduos e promover a interação dos diversos agentes ao longo da cadeia associada aos RCD, de forma a incrementar uma organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da economia circular. Um programa ambiental a iniciar no próximo ano de 2020 e com um investimento inicial de cerca de 20 mil euros, a que acrescem novos recursos municipais afetos a este objetivo de prevenção ambiental e diminuição da pegada de carbono, sendo uma medida enquadrada pelas áreas-chave da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro quer reforçar o PS para liderar a Região
Presidente da Câmara da Nazaré anuncia candidatura à Federação Distrital do PS Leiria
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré desde 2013, quando terminou com um ciclo de governação social-democrata de 20 anos na autarquia, anunciou esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, em Comissão Política Distrital do PS Leiria, que se vai candidatar à Presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista. O nazareno, que reiterou a intenção de governar os destinos do Município da Nazaré até 2025, afirmou que aceitou este desafio após ter auscultado dirigentes de todas as concelhias do distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relativamente aos contratos em vigor entre o Governo e a Australis Oil & Gas,
Câmara de Leiria aprova Moção contra prospeção e exploração de gás na Bajouca
Relativamente aos contratos em vigor entre o Governo e a Australis Oil & Gas, Sociedade Unipessoal, para a concessão de direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nas áreas designadas por Pombal e Batalha, a Câmara Municipal de Leiria aprovou uma moção conjunta em que manifesta a sua total oposição à prospeção e exploração de gás natural na Bajouca e em todo o Concelho de Leiria, e pede ao Governo que tome as medidas necessárias para esse fim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazarenos estiveram em destaque no Paraguai
Jordan Santos e Rúben Brilhante sagram-se campeões mundiais de futebol de praia
Jordan Santos e Rúben Brilhante, dois jogadores da Nazaré, sagraram-se este domingo, 1 de dezembro, campeões mundiais de futebol de praia com a vitória de Portugal sobre a Itália na final do Mundial 2019. Os dois atletas são patrocinados pela marca Praia do Norte. O melhor jogador do mundo, Jordan Santos, escreveu o nome na lista de marcadores da partida, com 3 golos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Já a partir 1 de janeiro de 2020
Poupança com os novos passes do Oeste pode ultrapassar os 1300 euros por ano
A Comunidade Intermunicipal do Oeste e os seus 12 Municípios (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) assumem maior financiamento para os novos Passes de 2020, entre a Região Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa. Para 2020, a Oeste CIM e os municípios da região decidiram aumentar a verba para 1,6 milhões de euros no âmbito do Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes, que inclui financiamento do Governo também, que ascendeu a 1,3 milhões de euros em 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ministra da Agricultura quer Portugal no Top 10 dos exportadores mundiais de vinho
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, durante o Fórum Anual Vinhos de Portugal, nas Caldas da Rainha, que o setor do vinho sempre acompanhou a evolução e que hoje é um importante embaixador de Portugal, “não estagnou e procurou sempre estar na linha da frente na resposta aos mais diversos desafios que temos vindo a enfrentar. Testou, adaptou, criou e cresceu – uma receita bem conseguida que, certamente, será para manter”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fim de ano vai ser muito positivo para a atividade turística
Taxa de ocupação dos alojamentos no Centro de Portugal regista forte subida no fim do ano
O fim de ano vai ser muito positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. As taxas de ocupação médias previstas pelos empreendimentos da região evidenciam um crescimento muito elevado em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um levantamento efetuado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP). Para a noite de fim de ano, metade dos empreendimentos consultados está já lotado ou em vias de ficar lotado. Os principais destaques vão para a sub-região de Castelo Branco, com uma taxa de ocupação em hotelaria, na noite de 31 de dezembro, na ordem dos 91,8%. Na sub-região Oeste, a taxa ascende já a 86,6%,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
no âmbito do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos
APA e Câmaras de Marinha Grande e Leiria investem 2 milhões para requalificar o rio Lis
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, anunciou, no dia 18 de dezembro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, a aprovação de uma candidatura no âmbito do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no valor de 1,75 milhões de euros para a recuperação dos dois esporões da foz do Rio Lis, na Praia da Vieira. O investimentos de cerca de dois milhões de euros, destinam-se à requalificação do Rio Lis, através de intervenções que vão abranger os municípios de Marinha Grande e Leiria, nos próximos dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso da empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha pode ser lançado nas próximas semanas
Infraestruturas de Portugal mantém calendário da modernização da Linha do Oeste
Relativamente às notícias publicadas nos últimos dias em vários órgãos de comunicação social, a Infraestruturas de Portugal esclarece que não há nenhuma suspensão ou cancelamento de qualquer obra do Ferrovia 2020, e que todos os investimentos previstos executar no âmbito do Ferrovia 2020 estão em desenvolvimento e serão concretizados até final de 2023. Apesar de alguns atrasos verificados e já esclarecidos publicamente, a IP está a realizar todos os esforços no sentido de concretizar este Programa, o maior plano de investimentos das últimas décadas na modernização da Rede Ferroviária Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cuidados de Saúde Primários alargam horário de funcionamento na época natalícia
Centro Hospitalar de Leiria pede aos utentes: recorram à Urgência só em casos urgentes
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reforça apelo para que os utentes recorram primeiro aos Cuidados de Saúde Primários, e venham à Urgência apenas em casos urgentes. Para dar resposta efetiva aos utentes que necessitam de cuidados de saúde, durante a época natalícia serão alargados os horários nos dias 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, nos seguintes centros de saúde: Consulta Aberta nos Centros de Saúde Dr. Gorjão Henriques e Dr. Arnaldo Sampaio entre as 9h00 e as 13h00; Consulta Aberta no Centro de Saúde de Porto de Mós, entre as 8h00 e as 14h00; e o Serviço de Atendimento Permanente da Marinha Grande estará disponível 24 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Jardim da Liberdade
Santarém entra no Novo Ano com Virgul,
Iran Costa e Dj African Groove
Santarém celebra a última noite do ano, dia 31 de dezembro, com Concerto de Virgul – músico, cantor e intérprete, às 00h30, no Jardim da Liberdade, conhecido pelas suas músicas nos Top’s de vendas: I Need This Girl, Só Eu Sei, Jala, Raínha, Nina ou Difícil Demais. O início da Festa está marcado para as 23h00, com Iran Costa. Às doze badaladas tem lugar um magnífico Fogo de artifício. A partir das 02h00 a música prossegue com o DJ AFRICAN GROOVE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Designado pelo Conselho de Ministros
Presidente da Câmara da Batalha vai integrar
o Comité das Regiões da União Europeia
O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, foi designado pelo Conselho de Ministros para integrar a delegação portuguesa no Comité das Regiões da União Europeia, para o período compreendido entre 26 de janeiro de 2020 e 25 de janeiro de 2025. Trata-se do único representante do distrito e região de Leiria a integrar aquele órgão consultivo da União Europeia composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 28 países da UE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria Cidade Criativa da Música oferece Natal cantado à cidade
Coro gigantesco de 300 vozes inaugura hoje Leiria Cidade Natal
Um coro gigantesco de cerca de 300 vozes vai inaugurar esta sexta-feira, 29 de novembro, às 21 horas, o Leiria Cidade Natal, com uma atuação na Fonte Luminosa logo após a inauguração da iluminação natalícia. Esta iniciativa, que celebra também a designação de Leiria, pela Unesco, como Cidade Criativa na Área da Música, junta 13 coros do concelho, que vão interpretar em conjunto dois clássicos desta quadra: Adestes Fidelis e Linda Noite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Bernardes pede no Congresso da ANMP novas metas para o novo ciclo de financiamento comunitário
Autarca pede envelope financeiro substancial para combate às alterações climáticas
No decorrer do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, usou da palavra para alertar para a situação de emergência climática em que nos encontramos, referindo que Portugal será um dos países da União Europeia mais afetado pelos efeitos das alterações climáticas. O autarca fechou a sua intervenção referindo que é essencial que o novo ciclo de financiamento comunitário para combate às alterações climáticas através do Municípios seja dotado de um envelope financeiro substancial, que permita a execução de projetos relevantes a nível local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Nacional das Orquestras Regionais junta as três Orquestras Regionais
ANOR junta Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul e Orquestra do Norte
Partilham desafios e objetivos e vão reforçar laços com colaborações e atuações conjuntas, como já aconteceu em setembro passado num concerto que teve lugar no Aeroporto Internacional de Faro. As três Orquestras Regionais reconhecidas pela Direção-Geral das Artes preparam-se para criar a ANOR – Associação Nacional das Orquestras Regionais, com o intuito de criar uma identidade coletiva comum às três entidades. Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), Orquestra Clássica do Sul (OCS) e Orquestra do Norte (ON), as três Orquestras Regionais estão a criar condições para desenvolver um trabalho coletivo e em prol de um maior prestígio e incremento artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde apadrinhou o protocolo
Grupo Lusiaves doa 150 mil € para ampliar Serviço de Pneumologia do Hospital de Leiria
«O Centro Hospitalar de Leiria [CHL] está mais capacitado, com mais e melhores condições, para servir os seus utentes. Ganhamos todos, ganha Portugal, e por isso vim aqui apadrinhar este protocolo», salientou o secretário de Estado da Saúde, António Sales, na cerimónia de assinatura do acordo de cooperação com o Grupo Lusiaves, que colabora com um donativo de 150 mil euros para a execução do projeto de ampliação do Serviço de Pneumologia do CHL. O evento decorreu este sábado, dia 30 de novembro, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão de Análise indefere EIA na Freguesia de Reguengo do Fetal
Estudo de impacto ambiental chumba Pedreira da Barrosinha no concelho da Batalha
Em reunião ocorrida esta terça-feira, dia 26 de novembro, no Ministério do Ambiente e Transição Energética que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, João Galamba, o presidente da Câmara Municipal da Batalha foi informado do indeferimento do estudo de impacto ambiental da Pedreira da Barrosinha. Na base desta decisão, e de acordo com o transmitido ao autarca da Batalha, radica a ausência de enquadramento do Plano Diretor Municipal da Batalha atendendo ao facto de que a pedreira em causa estar localizada em área de Rede Natura, tal como argumentado pelo Município na comunicação endereçada ao secretário de Estado da Energia e demais entidades intervenientes neste processo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia decorre sábado, no HSA, com a presença do secretário de Estado da Saúde
Grupo Lusiaves apoia a ampliação do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) celebra um protocolo de cooperação técnica e financeira com o Grupo Lusiaves, que colabora com um donativo de 150 mil euros para a execução do projeto de ampliação do Serviço de Pneumologia do CHL. A cerimónia de assinatura, que decorre este sábado, dia 30 de novembro, pelas 11h30, no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, é presidida pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filipe Silva alega graves irregularidades
Lista adversária impugna eleição de Rui Rocha para a presidência da Distrital de Leiria do PSD
Rui Rocha foi eleito no dia 30 de novembro presidente da Comissão Distrital do PSD de Leiria vencendo Filipe Silva, presidente da Concelhia do PSD de Figueiró dos Vinhos e vereador na Câmara Municipal, que apresentou uma lista alternativa. Contudo, a lista de Filipe Silva anunciou ter apresentado, no dia 10 de dezembro, junto dos serviços do Partido Social Democrata um documento no qual está vertida a impugnação das eleições dos órgãos distritais do PSD de Leiria, alegando graves irregularidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dormidas registam crescimento superior à média nacional nos primeiros dez meses do ano
Número de turistas no Centro de Portugal aumenta 5% até outubro
O número de turistas na região Centro de Portugal aumentou mais de 5% no período de janeiro a outubro de 2019, em comparação com igual período do ano passado. Os resultados publicados no dia 13 de dezembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) deixam antever que este vai ser o melhor ano de sempre para a atividade turística na região, tanto a nível de hóspedes como de dormidas e de receitas. O INE mostra que, entre janeiro e outubro, foram contabilizados 3,58 milhões de hóspedes na região, mais 5,17% que em igual período de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Leiria capta novo investimento
Empresa MD Engineering investe 20 milhões
de euros em edifício na Barosa
O Município de Leiria aprovou esta sexta-feira, 27 de dezembro, em reunião de Câmara extraordinária, a minuta do contrato para a construção do novo edifício da empresa MD Engineering na Barosa, no âmbito da estratégia municipal de aposta no desenvolvimento económico e do tecido empresarial do concelho. A sua instalação representa um investimento de 20 milhões de euros e permite a fixação de 210 postos de trabalho, dos quais 50 são novos, com um plano de volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros até 2023.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
"Desenho Impaciente" de Carlos Alberto Silva vence Prémio Literário Afonso Lopes Vieira
O Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, na sua primeira edição dedicada à Literatura Infantil, foi atribuído, por decisão unânime do júri do concurso, ao trabalho "Desenho Impaciente" de Carlos Alberto Silva, cujo texto se baseia numa intriga aliciante e imaginativa, que abre uma janela para a efabulação dos leitores. Nesta edição do concurso foram ainda atribuídas duas menções honrosas, recebidas pelos trabalhos "As coisas que não são" de Adriana Isabel Marques de Campos e Ana Sofia Ferreira Neves, pela ficcionalização do tópico das relações interpessoais associado à memória e, "A Casa da Felicidade", de Sandra Inês Andrade Ramos Cruz, pela qualidade literária indiscutível, com grande delicadeza de linguagem, alcançando pontes interculturais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 647 mil euros
Câmara Municipal de Ourém aprova a criação da Zona Industrial de Freixianda
A Câmara Municipal de Ourém aprovou na reunião de Câmara de 18 de novembro o início do procedimento para a constituição da futura Zona Industrial de Freixianda. Com esta deliberação, aprovada por maioria com a abstenção dos vereadores da oposição, o Município está finalmente em condições de encetar a aquisição dos terrenos necessários para a nova zona industrial, num investimento de cerca de 647 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ryanair prolonga até 2020 linha aérea Lisboa - Lourdes
Municípios de Ourém e de Lourdes estudam produtos turísticos comuns
O Clube dos Jornalistas, em Lisboa, recebeu uma conferência de imprensa, no dia 27 de novembro, organizada pela Ryanair, Aeroporto de Tarbes-Lourdes-Pyrénées e a empresa N’PY (que reúne a maioria das estações de esqui dos Altos Pirenéus) para, entre outras novidades, apresentar o prolongamento até final de 2019 e ao longo de 2020 da linha aérea entre Lisboa e Lourdes, ao contrário do funcionamento inicialmente previsto entre abril e outubro. O prolongamento desta ligação aérea é mais um incentivo à dinamização dos destinos Fátima e Lourdes e as entidades envolvidas estão a preparar produtos para os operadores turísticos locais e internacionais que integrem os dois destinos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esperados mais de 10 mil participantes nas ruas da cidade
Fogo de artifício e projeção multimédia
no Castelo marca passagem de ano em Leiria
O Castelo de Leiria volta a ser o cenário do espetáculo de fogo de artifício que irá assinalar a meia-noite na passagem de ano para 2020, numa festa que promete ser cheia de luz e com muita música. A contagem decrescente será feita com a ajuda de uma projeção multimédia também no Castelo, mas é a partir das 22h30 que a população poderá começar a desfrutar da animação de três tendas temáticas. Instalada na Praça Rodrigues Lobo, a tenda “Forever Young” contará com as atuações de Dr. Cavalheiro, Usados Com Garantia, João Miguel, João Portugal e Pedro Lothar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casalinhos de Alfaiata registou em 2009 rajadas de vento a mais de 200 km/h
Torres Vedras recorda 10 anos da ciclogénese explosiva que afetou o concelho
Para assinalar os 10 anos da ciclogénese explosiva que afetou o concelho de Torres Vedras, o Pinhal de Casalinhos de Alfaiata acolheu, esta segunda-feira, 23 de dezembro, a inauguração da exposição 23 de dezembro de 2009. Quando o vento soprou mais forte. “Foi uma situação tremendamente assustadora” começou por recordar o presidente da Junta de Freguesia de Silveira, Luís Pedro Silva, evocando a noite em que se registaram rajadas de vento a mais de 200 km/h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acobaça
CEERIA comemora 43.º aniversário com reabertura do Palacete e Sarau Cultural
O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) comemora o 43.º aniversário no próximo dia 3 de dezembro com um dia repleto de atividades abertas a toda a comunidade. O dia 3 de dezembro – curiosamente quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – começa às 10 horas, com a reabertura do Palacete do CEERIA, mais conhecido por palacete cor-de-rosa. Depois de obras profundas de requalificação, o palacete (que agora regressa à cor original: o ocre) é uma importante infraestrutura da instituição e um dos marcos visuais e arquitetónicos da cidade que, agora, terá nova vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No antigo Paço Episcopal
Loja de Cidadão abre portas em Leiria
no dia 16 de dezembro
A Loja de Cidadão abre ao público dia 16 de dezembro em Leiria, no antigo Paço Episcopal, com serviços ligados à Autoridade Tributária (AT), Segurança Social (ISS), Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), bem como o Espaço Cidadão e uma Unidade de Gestão. A inauguração deste espaço está marcada para o dia 19 de dezembro, às 16h30, uma cerimónia presidida pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteCIM fala em dia histórico para o Oeste
Passes do Oeste para a Área Metropolitana
de Lisboa baixam para 70 e 80 euros
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e os Municípios do Oeste vão financiar novos passes já para 2020, para suportar deslocações inter-regionais entre o Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa (AML). Os valores acordados com o Governo são de 70 euros para os passes entre os concelhos limítrofes à AML (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e de 80 euros para os passes dos Municípios de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra já está em curso
Câmara de Ourém investe 350 mil euros
na Ampliação do Parque da Cidade
Empreitada visa o prolongamento da via pedonal e outras valências inseridas na requalificação global da zona ribeirinha. Depois dos aparelhos novos no circuito de manutenção, também já há balizas e tabelas de basquetebol a estrear. Os trabalhos da 1.ª fase de expansão do Parque da Cidade António Teixeira já arrancaram, no âmbito de uma intervenção promovida pela Câmara Municipal de Ourém, com vista à requalificação da zona ribeirinha da sede do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra não prejudicará o reinício das aulas
Substituição de amianto na Escola Secundária de Azambuja arranca a 30 de dezembro
O Município de Azambuja congratula-se com a notícia de que terão início no dia 30 de dezembro os trabalhos de substituição das coberturas de fibrocimento ainda existentes na Escola Secundária de Azambuja. O lançamento desta obra, que se impunha há muito tempo, é o corolário do esforço de sensibilização e da pressão exercida, nomeadamente, pela Câmara Municipal de Azambuja junto da tutela que, agora, honra o compromisso assumido de avançar com esta intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém, Golegã, Cartaxo, Coruche, Constância, Salvaterra de Magos, Barquinha e Tomar
Cheias do Rio Tejo afetam oito concelhos
do distrito de Santarém
Nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, o caudal do rio Tejo mantêm a tendência de descida, para as próximas horas, com uma razoável/aceitável estabilização. As barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode têm debitado nas últimas 10 horas valores de caudal médio, inferior a de 1000 m3/s no conjunto das barragens e a descer. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, os municípios do distrito mais afetados são Santarém, Golegã, Cartaxo, Coruche, Constância, Salvaterra de Magos, Barquinha e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
Loja de Cidadão de Leiria abre ao público após requalificação de Carrilho da Graça
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, afirmou esta quinta-feira, 19 de dezembro, que “a abertura da Loja de Cidadão em Leiria constitui um momento de viragem no diálogo entre cidadão e Administração Pública e também entre a administração central e local, com benefícios óbvios para o cidadão”. Gonçalo Lopes falava na cerimónia de inauguração da Loja de Cidadão, onde, desde a sua abertura esta segunda-feira, já foram atendidas mais de 1.750 pessoas nos serviços ali prestados, e que serão reforçados em fevereiro do próximo ano com a abertura de cinco postos do Balcão Único de Atendimento do Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da ESTG
Gonçalo Lopes assinala em aula do Politécnico 100 dias como presidente da Câmara de Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, fez esta quarta-feira, 4 de dezembro, um balanço dos primeiros 100 dias de liderança do Município numa aula aberta aos alunos do primeiro ano da Licenciatura em Administração Pública da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Nesta aula, integrada no VIII Ciclo de Aulas Abertas desta escola do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes apresentou algumas das principais medidas tomadas desde que assumiu a presidência da Câmara, dia 26 de agosto de 2019, nomeadamente ao nível administrativo, investimento no espaço público, política ambiental, desenvolvimento social e apoios às freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para fazer face à vaga de frio que se perspetiva
Câmara da Batalha apoia famílias carenciadas com 20 toneladas de lenha e botijas de gás
O Município da Batalha alarga este inverno a mais famílias as medidas de apoio para ajudar pessoas carenciadas a fazer face à vaga de frio que se perspetiva para as próximas semanas. Através da distribuição de lenha imediata de 20.000 quilos de lenha e fornecimento de gás, a autarquia pretende promover as melhores condições de aquecimento das habitações a mais de 30 famílias carenciadas, sinalizadas pelas juntas de freguesias, instituições particulares de solidariedade social e serviços sociais da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Academia de Música de Alcobaça
Cistermúsica renova apoio da Direção-Geral
das Artes para o biénio 2020-21
O Festival de Música de Alcobaça já revelou a imagem e avançou as datas da 28ª edição, bem como as temáticas que farão parte da programação. Em 2020, o Cistermúsica regressa de 26 de junho a 31 de julho, prosseguindo a missão de aproximação do grande público à música clássica e evocando duas grandes efemérides: os 250 anos do nascimento de Beethoven e os 500 anos da Circum-navegação. O Festival de Música de Alcobaça é a atividade artística estruturante do projeto cultural da instituição, que engloba ainda o Gravíssimo! — Academia e Festival de Metais Graves, o Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” e um projeto educativo nas áreas da música e dança, que decorre em todo o concelho, ao longo de todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta quarta-feira, dia 4 de dezembro
Ministra da Agricultura encerra Fórum Anual Vinhos de Portugal nas Caldas da Rainha
A ministra da Agricultura estará presente na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal (ViniPortugal), o qual decorrerá esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, nas Caldas da Rainha. Maria do Céu Albuquerque proferirá uma intervenção pelas 17 horas na sessão de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal, que decorre esta quarta-feira, a partir das 9h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 21h
Luís Montenegro apresenta candidatura à presidência do PSD nas Caldas da Rainha
O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro vai realizar uma sessão distrital de apresentação da sua candidatura, na próxima quinta-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 21h, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Recorde-se que, no dia 11 de janeiro se realizarão as eleições diretas para Presidente do PSD e, simultaneamente, a Eleição dos Delegados ao 38º Congresso do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Leiria enviou segunda-feira uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática
Gonçalo Lopes pede ao Governo para travar exploração de gás na Bajouca
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, enviou esta segunda-feira, 2 de dezembro, uma carta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática a pedir o resgate da concessão de exploração de gás natural na Bajouca. O envio desta missiva surge na sequência da carta que o ministro João Pedro Matos Fernandes enviou à jovem ativista Greta Thunberg, em que afirma que Portugal é um dos países europeus que mais sofre com as consequências das alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
DORLEI acusa autarquias do PS de incumprimento na execução das Opções do Plano e Orçamento da Despesa
PCP contesta hipotéticos êxitos financeiros
dos Municípios de Leiria e Marinha Grande
A recente divulgação pública do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018 serviu de mote para uma campanha de propaganda do PS relativa à gestão das câmaras municipais de Leiria e da Marinha Grande. A este propósito, o PCP sublinha que o referido anuário não é uma publicação oficial, nem da tutela nem do Instituto Nacional de Estatística. Trata-se de um estudo da responsabilidade dos seus autores, colaboradores e patrocinadores que não transmite, nem poderia transmitir, um juízo oficial ou oficialmente validado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa espanhola prevê comercializar 850 GWh de energia elétrica “limpa” em Portugal em 2019
ACCIONA fornece eletricidade renovável
às fábricas da Vidrala na Marinha Grande
A ACCIONA chegou a um acordo com o Grupo Vidrala para fornecer energia elétrica de fontes renováveis às duas fábricas de embalagens de vidro em Portugal durante o ano 2020, para um volume estimado em mais de 173 gigawatts/hora (GWh). A energia fornecida à Vidrala será utilizada para cobrir o consumo de eletricidade das fábricas Gallo Vidro e SB Vidros que a empresa, com sede em Llodio (Álava, Espanha), opera na Marinha Grande. Todo o fornecimento de energia será 100% renovável, o que evitará a emissão para a atmosfera de cerca de 60 000 toneladas de CO2 durante a vigência do contrato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Informação do Conselho Municipal de Educação
Concelho de Tomar regista grande acréscimo de alunos dos PALOP
Reuniu a 11 de dezembro o Conselho Municipal de Educação de Tomar, sendo esta a primeira reunião após as alterações legislativas que alteraram a composição dos CME, nomeadamente com a integração de representantes dos conselhos pedagógicos dos Agrupamentos de Escolas e da CCDR-LVT. Nesta reunião ficou também decidida a integração em permanência dos presidentes dos conselhos gerais dos agrupamentos, para além de outras entidades que já integram o órgão como elementos convidados, tendo presente a sua relevância nesta temática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EDP Renováveis vai produzir energia solar nos três concelhos
Concelhos do Cartaxo, Azambuja e Alenquer recebem investimento de 80 milhões da EDP
A empresa EDP Renováveis vai investir mais de 80 milhões de euros em produção de energia solar nos concelhos do Cartaxo, Azambuja e Alenquer. A informação foi comunicada pelo presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro depois de reunir esta sexta-feira, dia 22 de novembro, com comitiva da empresa, que integrava António Lobo Gonçalves, administrador delegado, Humberto Loureiro, gestor de Projeto na área de Projetos Onshore para Portugal, e Hugo Costa, diretor-adjunto em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de execução foi aprovado por unanimidade
Câmara de Ourém investe 875 mil euros
em ecovia de 2,5 km entre Fátima e Ortiga
O projeto de execução da ecovia entre Fátima e Ortiga, incluindo a construção de uma rotunda no cruzamento da E.M. 559 com a E.M. 559-2 e C.M. 1058 (cruzamento da Ortiga), foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 16 de dezembro. O projeto que incide numa extensão de cerca de 2500 metros tem um custo estimado na ordem dos 875 mil euros, dos quais cerca de 481 mil euros correspondem à reabilitação de pavimentos, com comparticipação de 150 mil euros ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de desempregados reduzido em 7% face a 2018
Batalha termina ano com taxa de desemprego mínima de 2,3%
Segundo o último boletim com as estatísticas mensais do desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no Concelho da Batalha, os dados relativos a novembro de 2019 apontam para uma descida de 7% do número de desempregados inscritos, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No Concelho da Batalha o total de desempregados registados é de apenas 231 pessoas e diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2018 (-7%). A evolução, comparativamente a novembro de 2018, evidencia uma descida do desemprego nos jovens com menos de 25 anos (-9%) e expressa uma redução ainda mais acentuada na faixa etário 35-54 anos (-23%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Município de Leiria e do Politécnico de Leiria
Programa de monitorização de exercício físico já está disponível na aplicação Movida.polis
Os Município de Leiria e o Politécnico de Leiria apresentaram esta quarta-feira, dia 4 de dezembro, na Ludoteca do jardim da Almuinha Grande, o Movida.polis, um programa de aconselhamento de atividade física à medida de cada utilizador. Um dos principais objetivos deste programa passa pela utilização da tecnologia associada à prática do exercício físico, que permite a análise de dados e um acompanhamento personalizado dos praticantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Governo anuncia V Encontro de Investidores
da Diáspora em Fátima
O Município de Ourém vai receber, entre 9 e 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora. O Encontro vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e desde a sua primeira edição tem contado com a participação de inúmeros investidores e empreendedores portugueses espalhados pelo mundo, além da presença de membros do Governo, deputados à Assembleia da República, autarcas, responsáveis de entidades públicas, representantes de empresas, de câmaras de comércio e do associativismo das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 5 e 8 de dezembro
Comida tailandesa é a novidade do Street Food Festival nas Caldas da Rainha
O festival de gastronomia regressa à cidade das Caldas da Rainha pratos de todo o mundo, showcookings e muita animação, entre os dias 5 e 8 de dezembro. A comida tailandesa é a grande novidade da 4ª edição do Street Food Festival que decorre esta semana nas Caldas da Rainha. Dezenas de restaurantes trazem iguarias de todo o mundo àquele que é já um dos eventos de food trucks de referência do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens
Marinha Grande regista Património cultural
em livro e CD
A Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, no dia 15 de dezembro, apresentou a edição do livro e do CD “Palco de Memórias”, que reúnem um importante espólio cultural que se encontrava por documentar, algum do qual constava apenas de testemunhos orais. O programa de encerramento daquelas comemorações e do 21º aniversário do Museu do Vidro decorreu naquele espaço museológico e na Casa da Cultura Teatro Stephens, tendo começado com a cerimónia de doação da peça "Via Sacra", por Lucinda da Conceição Almeida Belo e José Miguel Cruel Belo ao Museu do Vidro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente foi assinado no dia 18 do corrente mês
Câmara de Leiria ratifica protocolo com a APA para intervenção na Ribeira dos Milagres
O Município de Leiria ratificou na sexta-feira, 27 de dezembro, em reunião de Câmara, o protocolo assinado no dia 18 do corrente mês com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativo à requalificação da Ribeira dos Milagres. O acordo contempla a execução a cargo do Município da empreitada definida num estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que inclui um conjunto de ações com recurso a técnicas de Engenharia Natural, ou seja, a aplicação de material vegetal vivo combinado com estruturas inertes, como a pedra ou a madeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para assinalar o segundo ano de mandato autárquico
Marques Mendes participa no jantar/debate
de autarcas do PSD na Batalha
A Comissão Política do PSD/Batalha realiza esta terça-feira, dia 26 de novembro, um jantar e debate com o antigo presidente do partido e atual comentador televisivo Luís Marques Mendes. Este evento assinala igualmente o segundo ano de mandato autárquico e inicia um ciclo de iniciativas do género que aquela concelhia irá realizar ao longo do ano de 2020 com personalidades ligadas à história do PSD ou com especialistas de diversos temas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antes de regressar ao Brail
Gabriel o Pensador viajou até à Nazaré
para surfar na Praia do Norte
O cantor brasileiro Gabriel O Pensador regressou à Nazaré para uma nova sessão de surf na Praia do Norte. “Fiz uma sessão de olho no relógio para não perder o avião para o Brasil”, diz o cantor que decidiu vir “por conta própria” e sem quaisquer compromissos oficiais no nosso país, para regressar ao mar onde se aventurou pelas ondas grandes, pela primeira vez, em outubro de 2016. O cantor juntou-se, por essa altura, a Carlos Burle e Maya Gabeira e Alemão de Maresias, puxado pelo franco-brasileiro Eric Rebiere, que o colocou nas ondas de jet-ski.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia em Torres Novas foi presidida pela ministra da Saúde
Postos dos Bombeiros de Fátima, Bombarral, Óbidos e Leiria recebem ambulâncias do INEM
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima foi uma das 75 entidades que assinou, a 22 de novembro, na sede dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, em Torres Novas, o protocolo para renovação das ambulâncias afetas aos PEM - Postos de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Na região, também os Bombeiros Municipais de Leiria e os Voluntários do Bombarral e Óbidos assinaram protocolos com o INEM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cenário é idêntico nos distritos de Leiria e Santarém e na Área Oeste
Menos de 1/3 dos militantes do PSD têm quotas pagas e direito a votar nas eleições internas
O recém-eleito presidente da Distrital de Lisboa do PSD, Ângelo Pereira declarou, no dia 23 de novembro, apoio público à candidatura de Miguel Pinto Luz à presidência do Partido Social Democrata. A Distrital de Lisboa do PSD é composta por 10 concelhias, 9 das quais apoiam Miguel Pinto Luz, num distrito que atualmente representa 19,32% com quotas pagas, ou seja com capacidade para votar. De referir que, até agora (23 de novembro), nenhuma distrital tem mais de metade dos militantes com quotas pagas – condição indispensável para poderem exercer o seu direito de voto nas eleições internas e, na grande maioria, o número não ultrapassa a 1/3. O mesmo ocorre nos distritos de Leiria e Santarém e na Área Oeste do Distrito de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro vai gerir a IDECENTRO
CCDR apresenta Portal de Dados Espaciais
da Região Centro
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apresenta esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, o portal Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal – IDECENTRO, disponível em http://idecentro.ccdrc.pt/. O portal IDECENTRO é uma plataforma eletrónica que tem como objetivo promover e facilitar a partilha de informação espacial da Região Centro, de modo a responder às necessidades de um público alargado- administração pública, empresas, ensino, investigação e cidadãos em geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal quer desenvolver o sector no concelho
Secretária de Estado do Turismo visita Nazaré
e promete estudar os 84 projetos apresentados
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deslocou-se esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, à Câmara da Nazaré para conhecer o Plano de Turismo local para os próximos 4 anos. Numa altura em que a atividade turística continua a crescer em Portugal, Rita Marques aproveitou para conhecer as áreas onde o turismo está a inovar e que podem potenciar a atividade no concelho, e em Portugal. Dos 84 projetos apresentados pelo presidente de Câmara, Walter Chicharro, Rita Marques comprometeu-se a estudar cada um para “verificar de que forma se poderão materializar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guião e sinalética inclusiva são apresentados terça-feira, 3 de dezembro
Catedral de Leiria inaugura espaço litúrgico para pessoas com necessidades específicas
A Catedral de Leiria será a primeira do País a contar com um guião multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços. O guião dos espaços litúrgicos e toda a sinalética da Catedral foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e ficará disponível nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, com três versões: braille com imagens em relevo, em escrita aumentada, e em sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual. Todos os espaços litúrgicos terão as respetivas sinaléticas também nestes formatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Fonseca-Pinto é o novo diretor da ESS de Leiria
Escola Superior de Saúde de Leiria aposta
na geração de conhecimento na comunidade
«A estratégia que proponho é a força motriz para afirmação da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria nos próximos quatro anos, mas que por si só, e de forma isolada não se cumpre, pois trata-se de uma estratégia agregadora e plural, que necessita da participação de todos», salientou Rui Fonseca-Pinto na sua tomada de posse como diretor da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, que decorreu no dia 11 de dezembro, no auditório da Escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Vieira de Leiria
GNR detém três homens na foz do Rio Lis por captura ilegal de meixão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, nos dias 28 e 29 de novembro, deteve em flagrante delito três homens, com idades compreendidas entre os 47 e 59 anos, por captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram três indivíduos a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 2 356 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução deu entrada esta sexta-feira na Assembleia da República
PEV pede fim da pesquisa e exploração de hidrocarbonetos na área «Batalha e Pombal»
O Partido Ecologista “Os Verdes” defende que, nas vésperas da realização da COP 25, a ter lugar em Madrid, é fundamental aferir das ações e decisões tomadas com vista ao cumprimento de objetivos para o combate às alterações climáticas e que, em Portugal, há decisões tomadas que contrariam o caminho necessário para os objetivos traçados e que, notoriamente, estão em contra-ciclo com a necessidade de nos livrarmos da nossa extrema dependência de combustíveis fósseis, que têm grave impacto nas emissões de gases com efeito de estufa. Uma dessas decisões, na qual o Governo PS persiste, é a de manter o contrato de prospeção e exploração de hidrocarbonetos na Bacia Lusitânica, na área de concessão denominada «Batalha e Pombal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas contestam "condescendência com obras ilegais"
Vereadores do PSD acusam Câmara de Leiria de “tratamento de favor” à MD Engeneering
Em Setembro deste ano, a Câmara Municipal de Leiria aprovou a minuta do contrato a celebrar com a MD - Engenharia e Moldes, relativo às obrigações a serem assumidas por ambas as partes com vista à realização das obras de urbanização a levar a efeito pela empresa, de modo a viabilizar a operação urbanística, em harmonia com o estipulado na Lei. Era obrigação da empresa prestar caução de 363106,90€ e executar a rede de abastecimento de água, drenagem das águas pluviais, esgotos domésticos, eletrificação, tanto na rua confinante como na rua de acesso. Os vereadores do PSD constatam que a empresa nunca assinou a minuta deste contrato, não tem o Alvará de licença de construção e, “com a complacência da Câmara, já tem as fundações feitas e início da obra.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crime ocorreu em Ferreira-a-Nova – Figueira da Foz
PJ detém em Santarém autor de roubo a posto de abastecimento de combustíveis
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Coimbra, procedeu à detenção na cidade de Santarém, na véspera de Natal, de um homem, com 43 anos de idade, desempregado, pela presumível prática dos crimes de roubo e sequestro, factos ocorridos no dia 07/05/2019, num posto de abastecimento de combustíveis em Ferreira-a-Nova – Figueira da Foz. No decurso da ação criminosa, o indivíduo agora detido ameaçou o funcionário do posto de abastecimento de combustíveis com um objeto corto-perfurante, logrando apropriar-se de diversos bens, entre os quais numerário, colocando-se em fuga, isto, após ter trancado a vítima num compartimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro Cultural e Congressos recebe exposição e tertúlia sobre o caricaturista José Vilhena
O Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, a Confraria do Príapo e o Arquivo José Vilhena, convidam para a inauguração da exposição que terá lugar no próximo domingo, dia 1 de dezembro, pelas 15 horas, seguida de uma tertúlia sobre obra do autor. A exposição, com curadoria de Luís Vilhena, mostra uma seleção de originais de desenhos que serviram para capas e contracapas dos livros publicados entre os anos 50 e 70.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária
Conselho Intermunicipal do Oeste quer preços mais baixos nos passes do Oeste para Lisboa
O Conselho Intermunicipal do Oeste reunido no dia 28 de novembro de 2019 deliberou, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), conseguir que os passes inter-regionais da região Oeste com a Área Metropolitana de Lisboa (AML) baixem significativamente o seu valor em 2020. Como região limítrofe à AML, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, estima que cerca de 5000 pessoas se deslocam diariamente entre o Oeste e a AML.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Distrital de Santarém
BE acusa Governo e autarquia de ineficiência
da gestão ambiental no concelho de Alcanena
A Distrital de Santarém do Bloco Esquerda acusa Governo e autarquia de ineficiência da gestão ambiental no concelho de Alcanena. “É a população que paga a ineficiência da gestão ambiental no concelho de Alcanena. Entre o cheiro fétido que percorre o concelho, as descargas de efluentes por tratar e os terrenos contaminados com metais pesados, Alcanena continua a não conseguir impedir episódios de poluição no concelho”, refere o BE, recordando que a indústria dos curtumes é apontada como a principal poluidora. Até hoje, o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) não conseguiu resolver o problema da modernização deste parque industrial e da sua compatibilização com a envolvente natural e humana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vieira de Leiria
GNR volta a apreender redes com meixão
na foz do Rio Lis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, apreendeu, no dia 13 de dezembro, 670 gramas de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria. No âmbito de uma ação de patrulhamento preventivo, os militares detetaram duas redes ilegais, cada uma com cerca de 35 metros, colocadas na margem norte do Rio Lis, com o intuito de capturar meixão ilegalmente. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 670 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo
Presépios de Sal abrem ao público em Rio Maior de 30 de novembro a 6 de janeiro
De 30 de novembro a 6 de janeiro é possível visitar, nas Salinas Naturais de Rio Maior, os mais originais presépios, no evento “Presépios de Sal”, considerado o Melhor Evento de 2018 nos Prémios “Turismo do Ribatejo. Todos os anos as Marinhas de Sal – Rio Maior, marcadas pelas suas salinas naturais e pela tipicidade das pequenas casas de madeira com singular construção, transformam-se na Aldeia dos Presépios de Sal, onde os visitantes vivem a magia da quadra natalícia numa centenária aldeia de salineiros. Desde 2012, quem nos visita por esses dias pode apreciar os presépios feitos de sal nas pequenas casinhas de natal, onde os lojistas criam os seus próprios presépios e os estabelecimentos de restauração e bebidas participam com menus apropriados a esta quadra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município emitiu nota de pesar pelo falecimento de Fernando Alberto Lopes dos Santos
Morreu Fernando Santos, ex-diretor do Hospital de Leiria e ex-vereador da Câmara de Leiria
O Município de Leiria lamenta profundamente a morte de Fernando Alberto Lopes dos Santos, no dia 18 de dezembro de 2019, aos 90 anos de idade, em nota de imprensa emitida esta sexta-feira. Médico cardiologista de formação, Fernando Alberto Lopes dos Santos, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, diretor do Hospital de Leiria e vereador da Câmara Municipal de Leiria. Nascido a 8 de dezembro de 1929, iniciou funções no Hospital D. Manuel de Aguiar em Leiria no ano de 1963, tendo presidido ao primeiro Conselho de Administração e criado a Liga de Amigos do Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de dezembro a 1 de janeiro
Resistência, Toy e Função Públika animam Passagem de Ano na Nazaré
A Nazaré vai receber o Novo Ano com uma festa de rua que começará no dia 28 de dezembro e só terminará a 1 de janeiro de 2020. Resistência, Toy e Função Públika são alguns dos convidados de um evento organizado pela Câmara da Nazaré, que será, segundo a organização, celebrado por dezenas de milhares de pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Natal na Cerca” decorre no Parque da Cerca e inclui duas tendas gigantes
Pai Natal chega à Marinha Grande este domingo
A Marinha Grande vai receber a magia do Natal este domingo, 8 de dezembro, com a inauguração do “Natal na Cerca” e a chegada do Pai Natal, num programa que vai trazer muitas atividades de animação nesta quadra festiva. A grande novidade deste ano assenta no programa “Natal na Cerca”, que decorre no Parque da Cerca e inclui duas tendas gigantes que acolhem a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo Natural Solidária, o espaço Snowland, o Mercadinho de Natal, espetáculos infantis, ateliês e jogos. Investiu-se também fortemente na iluminação de Natal, que irá estar distribuída por cerca de meia centena de locais do concelho, com a utilização de mais de 700 elementos decorativos, e na colocação de instalações de Natal de destaque, na Praça Stephens e no Parque da Cerca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Congresso Federativo da JS Santarém
Francisco Dinis reeleito presidente da Distrital de Santarém da JS
Este sábado, dia 21 de dezembro, decorreu no auditório da Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, o XIX Congresso Distrital de Santarém da Juventude Socialista. Francisco Dinis, 29 anos, de Torres Novas, licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, que se apresentou sob o mote "(Re)Afirmar à Esquerda", foi reeleito presidente da Federação para o biénio 2019/2021. Num Congresso participado, com muitas intervenções, foi apresentado o relatório de atividades, a moção global de estratégia, bem como as diversas moções sectoriais, sendo que, todos os mencionados documentos foram aprovados pelos congressistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crocodilomorfos habitaram a Lourinhã há 150 milhões de anos
Pelo menos 5 espécies de crocodilos viveram com dinossauros do Jurássico na Lourinhã
Os crocodilomorfos, grupo que inclui os crocodilos atuais e seus ancestrais mais próximos, foram muito abundantes e diversos no final do Jurássico, há 150 milhões de anos atrás. Um novo estudo, focado em minúsculos dentes coletados nas falésias da Lourinhã, mostrou que pelo menos cinco espécies coabitaram nas proximidades, num sistema de rios jurássicos que corriam paralelos ao recém-nascido Oceano Atlântico. Este trabalho foi agora publicado na prestigiada revista científica internacional Zoological Journal of the Linnean Society, parte integrante de uma dissertação de mestrado em Paleontologia por Alexandre Guillaume, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã, agora a começar o seu doutoramento com foco em microfósseis (fósseis menores que 5 mm) de vertebrados
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré quer afirmar-se como uma marca global
Espaços culturais da Nazaré registam novo aumento de visitantes
As visitas de conhecimento à oferta disponibilizada pelos equipamentos culturais municipais voltaram a crescer. Os dados apresentados pelo Centro Cultural da Nazaré indicam um aumento de mais de mil visitantes (2019) em comparação com o ano anterior. O espaço de exposições e divulgação da cultura e etnografia local recebeu 44.196 visitantes durante o ano 2019, que procuraram conhecer melhor a oferta disponibilizada pelo espaço ao longo desses meses: exposição dos presépios tradicionais; São Brás; Carnaval Menes C’a Ninguém; Procissão do Senhor dos Passos “400 anos Senhor dos Passos”; o “Avental”, 44ª Feira do Livro; O Olhar desta gente - fotografia e o Centenário de José Laborinho - Fotografia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o primeiro trimestre
Teatro-Cine de Torres Vedras abre novo ano com aposta na música, teatro, dança e cinema
A programação do primeiro trimestre de 2020 do Teatro-Cine de Torres Vedras está prestes a iniciar-se. É já no dia 5 de janeiro, pelas 16h30, com um Concerto de Ano Novo que será levado a cabo pela Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria. A música prosseguirá no Teatro-Cine de Torres Vedras com: o concerto X, que celebrará a primeira década de atividade do grupo torriense Albaluna (24/1, 21h30); Diálogos para clarinete, viola e piano, que serão interpretados pelo Re:Flexus Trio (8/2, 21h30); e, um “concerto de cartaz”, a realizar pelo grupo Capitão Fausto - A Invenção do Dia Claro (14/2, 21h30). Já o teatro vai ser o “prato forte” da programação do Teatro-Cine de Torres Vedras do primeiro trimestre do próximo ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Águas do Vimeiro /Vimeiro Original realça pH alcalino com imagem renovada
A constante preocupação em responder afirmativamente às necessidades atuais dos consumidores, que se preocupam cada vez mais com o seu bem-estar e a saúde, levam a marca Vimeiro a apresentar agora no mercado uma imagem renovada para a “Vimeiro Original”, com especial destaque para as características únicas e diferenciadoras desta água: o pH alcalino e a fonte de minerais essenciais. Reconhecida em 1893 por Charles Lepierre, recebeu a categoria de Água Minero Medicinal em 1896 pelo Rei D. Carlos, é ainda hoje recordada sob o slogan “A saúde está primeiro, beba água do Vimeiro”, a Vimeiro Original representa esta essência na perfeição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Magia natalícia de regresso ao concelho de Torres Vedras…
A magia e a fantasia do Natal estão de regresso a Torres Vedras e a Santa Cruz.
Ao princípio da noite desta sexta-feira, dia 29 de novembro, as iluminações de Natal foram inauguradas na zona central destas localidades, em atos públicos que contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Na ocasião, Carlos Bernardes frisou a importância da campanha de Natal em que se inserem estas iluminações para a economia e a comunidade local, salientando as melhorias que foram realizadas no âmbito da mesma, que é levada a cabo em parceria com a ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), o que passou, por exemplo, pela extensão das iluminações de Natal à Av. General Humberto Delgado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Paula Carloto de Castro, Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente
Apresentação do livro sobre os “Fenómenos
do Entroncamento” enche Cine-Teatro S. João
No dia 30 de novembro, o Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com o anfitrião ator Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte. A apresentação foi feita pela coordenadora e coautora do livro (Paula Carloto de Castro), pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, pelos autores Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e pelo editor da obra (António Vieira da Silva).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
JSD Distrital de Leiria realizou o seu V Congresso
João Antunes dos Santos é o novo presidente da JSD Distrital de Leiria
No sábado, dia 14 de dezembro, sábado, realizou-se o V Congresso Distrital da JSD, na Casa da Cultura de Mira de Aire, concelho de Porto de Mós, onde se elegeram os novos órgãos para o próximo mandato. Foi apresentada uma única lista a sufrágio para cada um dos órgãos, Comissão Política e Mesa do Plenário, a primeira encabeçada por João Antunes dos Santos (Pombal) e a segunda por Ricardo Rosa (Alvaiázere). João Antunes dos Santos, advogado e ex-presidente da JSD Pombal, novo presidente da JSD Distrital de Leiria, sucede a Pedro Brilhante, também da concelhia de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia do 3º Aniversário
Exército abre Balcão na Loja do Cidadão
de Santarém
No âmbito das comemorações do 3º Aniversário da Loja de Cidadão em Santarém, teve lugar no dia 19 de dezembro, a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Santarém e o Exército para a instalação deste posto. Este protocolo assinado por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, e Rui Lopes, major-general representante do Exército Português, define os termos e condições da instalação e funcionamento do Gabinete de Atendimento ao Público do Exército na Loja de Cidadão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Horários das visitas serão alargados e deverão respeitar o bom funcionamento do CHL
Centro Hospitalar de Leiria convida familiares de utentes para o jantar de Natal e Ano Novo
Considerando a importância da família e amigos na recuperação do doente, os utentes internados no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) poderão jantar com os seus familiares na noite de consoada, e aproveitar também para passar mais tempo com família e amigos, já que, na época festiva, o horário para visitantes será alargado, e decorrerá sem interrupção, celebrando e respeitando o espírito da época. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Humanização do CHL, que dedica o seu trabalho a minimizar o impacto da doença na vida de doentes e famílias, com o objetivo de, mesmo para quem não pode estar em casa nestes dias, os afetos e o carinho possam estar presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 854 mil euros dá resposta a 25 clientes com deficiências múltiplas
CERCINA inaugura no concelho da Nazaré
Lar Residencial e Residência Autónoma
A CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inserção da Nazaré realizou, no dia 18 de dezembro, a cerimonia de inauguração formal do Lar Residencial e Residência Autónoma “Solar da Praia”. Um «ato simbólico», como caracterizou o presidente da organização, Joaquim Pequicho, que contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. A funcionar desde 2017, o Lar Residencial e a Residência Autónoma prestam serviço a 25 clientes, com deficiência intelectual, multideficiência e diagnóstico duplo. A obra correspondeu a um investimento de aproximadamente 854 mil euros, cofinanciado pelo programa PARES.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto desenvolvido no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria vão disputar final do Nordic Game Discovery Contest
“Chronos” é o nome do jogo vencedor da final portuguesa do concurso Nordic Game Discovery Contest, e foi desenvolvido por três estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, na unidade curricular do 1.º ano de 2D Game Project. Alexandre Apolinário, Inês Rodrigues e João Filipe vão à Suécia em maio de 2020 representar Portugal na final desta competição para apurar o melhor jogo europeu de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Rodrigo Leão lotou o Teatro Sá da Bandeira duas vezes
“O Método” foi o concerto apresentado por Rodrigo Leão em dose dupla, este sábado, dia 21 de dezembro, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém. Dois espetáculos memoráveis, com lotação esgotada, em que Rodrigo Leão nos apresentou temas que marcaram o seu percurso musical e canções do novo repertório tais como o seu mais recente single “A Bailarina” do novo álbum de Rodrigo Leão, “O Método”, que terá edição global a 21 de fevereiro de 2020. Com a voz da sua filha mais nova, Sofia, e a colaboração coral da Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC), “A Bailarina” é também o primeiro vídeo do álbum, animado pelo coletivo criativo Oskar & Gaspar, a partir de desenhos originais de Rodrigo Leão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto inclusivo envolve os sentidos da visão, do tato, do olfato e do paladar
Novo Circuito Turístico Batalha apresentado no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A Câmara da Batalha apresentou um novo circuito turístico no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O circuito pedonal percorre a Igreja Matriz, a réplica do Pelourinho e a escultura de homenagem ao Mestre Alfredo Neto Ribeiro, o Largo do Infante, as Capelas Imperfeitas e o Posto de Turismo da Vila da Batalha. Envolvendo os sentidos da visão, do tato, do olfato e do paladar, o trajeto compreende ainda a visualização do mais recente filme promocional do Município, denominado “Cinco Sentidos”, premiado internacionalmente no Festival de Filmes de Turismo em Amorgos, na Grécia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém aprovou o documento
Estudo prévio da requalificação da ligação da ZI de Casal dos Frades ao IC9 aprovado
A reunião da Câmara Municipal de Ourém realizada no dia 18 de novembro foi palco da aprovação do estudo prévio referente à requalificação da Estrada Nacional 356, na ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades – Ourém ao IC9. Após a aprovação do estudo prévio segue-se a elaboração do projeto de execução que permitirá a beneficiação deste troço da E.N. 356. A requalificação prevista tem uma estimativa orçamental na ordem dos 2.110.000€ + IVA e o projeto de execução da “E.N. 356 - Requalificação da ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades ao IC9” deverá estar concluído em 60 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concentrando num espaço físico várias marcas nacionais e internacionais
Maria Castanha – Kids Rooms Design abre loja em Sobral de Monte Agraço
A Maria Castanha – Kids Rooms Design abriu portas no dia 29 de novembro em Sobral de Monte Agraço, a 45 minutos de Lisboa. A loja, que se dedica ao design e decoração de espaços infantis, prima pela diferenciação. Tapetes, papéis de parede, iluminação, mobiliário, elementos decorativos, brinquedos e peluches, há de tudo um pouco para criar e decorar o quarto perfeito para qualquer bebé, criança ou adolescente. Mas mais do que a variedade, importa referir a originalidade e os critérios de seleção das marcas representadas neste espaço. Desde candeeiros feitos de papel que são verdadeiras obras de origami a poufes de feltro que parecem seixos do rio, nesta loja encontra um leque variado de produtos escolhidos para inspirar quem a visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Alcobaça e Escola Pública em harmonia
Agrupamento de Escolas da Benedita premiado com 10 mil euros pela reutilização de manuais
No âmbito da iniciativa “Escola Mega Fixe”, promovida pela plataforma MEGA, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Agrupamento de Escolas da Benedita foi recentemente distinguido pela sua elevada taxa de reutilização de manuais escolares. A instituição classificou-se em 8º lugar na lista das 20 entidades escolares nacionais com melhor reaproveitamento dos manuais escolares, tendo obtido um selo de qualidade e um prémio monetário de 10.000 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento Ascende a 3 milhões de euros
Assembleia Municipal da Batalha aprova plano de desenvolvimento desportivo para 2020
A Assembleia Municipal aprovou, no dia 27 de novembro, o Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal da Batalha para 2020, bem como o plano de desenvolvimento desportivo e cultural para os próximos anos, bem assim o respetivo financiamento que ascende a cerca de 3 milhões de euros, contemplando a ampliação para fins desportivos e culturais do pavilhão multiusos na Vila da Batalha, a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo em São Mamede e ainda a instalação de relvado sintético no Reguengo do Fetal. Estes projetos foram aprovados com os votos favoráveis da maioria do PSD e votos contra das bancadas do PS e CDS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR apreende no mercado semanal de Santana 30 mil euros em artigos contrafeitos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, identificou, no dia 1 de dezembro, nove indivíduos, com idades compreendidas entre os 22 e 65 anos, por suspeita de venda de artigos contrafeitos, em Alvorninha, concelho de Caldas da Rainha. No âmbito de uma fiscalização efetuada ao recinto do mercado semanal de Santana, que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, os militares apreenderam 1 214 artigos têxteis e calçado contrafeitos, com um valor estimado superior a 30 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso junta cerca de 150 participantes nacionais e internacionais em Lisboa
Médico Fisiatra do Centro Hospitalar de Leiria coorganiza e é formador no Euro-Musculus X
Simão Serrano, médico fisiatra do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia em Medicina Física e Reabilitação da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, é um dos organizadores locais do curso EURO-MUSCULUS X, que decorre em Lisboa, entre os dias 5 a 8 de dezembro, e junta cerca de 150 participantes e 28 formadores de diferentes especialidades, oriundos de vários países. O EURO-MUSCULUS é constituído por um grupo de médicos fisiatras europeus que se dedica há mais de uma década a promover a investigação clínica e o ensino da utilização da ecografia na intervenção em patologia músculo-esquelética, na medicina da dor e também na área neurológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
abem: Rede Solidária do Medicamento recolhe fundos nas farmácias para que não falte a medicação aos mais carenciados
“Dê troco a quem precisa” arranca nas farmácias aderentes do Distrito de Leiria
Arranca esta segunda-feira, 16 de dezembro, nas farmácias aderentes em Leiria, a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A iniciativa, que termina no dia 25 de dezembro, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos. A campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Experiência foi alargada ao 1º ciclo
Escolas do concelho de Porto de Mós recebem mais 65 robôs
No âmbito do projeto “pensamento computacional”, iniciado no pré-escolar do Centro Escolar de Porto de Mós e agora alargada ao 1º ciclo, através das Atividades de Enriquecimento Curricular - Introdução à Programação e Informática e Programação Informática Brilhante - foram entregues 65 robôs em todas as escolas de 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho. O público-alvo são os alunos do pré-escolar e 1º e 2º ano de escolaridade, ainda que os equipamentos possam ser utilizados por toda a população escolar. Os robôs permitem realizar uma série de jogos didáticos, introduzir programação, desenvolver o raciocínio lógico, sequencial e a inteligência espacial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Comitiva conjunta do Turismo do Centro e Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal
Turismo Centro de Portugal visitou valências turísticas do concelho de Torres Novas
Uma comitiva conjunta da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) efetuou uma visita institucional ao concelho de Torres Novas. A visita inseriu-se na iniciativa "Na Rota do Centro", que tem como principal objetivo conhecer de forma detalhada os principais projetos na área do Turismo realizadas ou a realizar no território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Estudo Internacional do Negócio Próprio” foi realizado pela METRO
Estudo confirma importância da digitalização
na gastronomia
O “Estudo Internacional do Negócio Próprio” realizado pela METRO, da qual a Makro Portugal faz parte, confirma que a presença online dos restaurantes é um importante critério de decisão para os clientes durante o processo de escolha de um restaurante. Contudo, quando se trata de jantar na época natalícia, 50% dos inquiridos preferem restaurantes geridos pelos próprios proprietários a sistemas de catering, apesar dos restaurantes mais pequenos muitas vezes terem pouca visibilidade. Os clientes atribuem grande importância à presença de restaurantes em plataformas online e, ainda, assim muitos continuam a não ter presença digital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do edifíco
Carlos Bica atua no aniversário do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
Durante os meses de novembro e dezembro, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro terá dois motivos para uma grande celebração uma vez que se assinalam os 75 anos da sua edificação original e 15 anos da sua recuperação e reabertura. Recorde-se que a inauguração do edifício teve lugar a 18 de dezembro de 1944 e a sua reabertura a 12 de novembro de 2004 No âmbito desta dupla celebração, o Cine-Teatro apresenta o conceituado músico de jazz português Carlos Bica, num concerto acompanhado de André Santos (guitarra elétrica) e João Mortágua (saxofones alto e soprano), a realizar dia 29 de novembro, às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
15 professores europeus visitaram o Agrupamento de Escolas da Batalha
Erasmus+ junta docentes de Itália, Eslovénia, Malta e Portugal na Batalha
O Agrupamento de Escolas da Batalha recebeu, entre 18 e 21 de novembro, um grupo de 15 professores provenientes de Malta, Itália e Eslovénia, que estiveram na Batalha a participar numa mobilidade de docentes, realizada no âmbito do Projeto Erasmus + “Numeracy and Literacy through Coding and Robotics”. Nestes quatro dias foi possível partilhar experiências de boas práticas ao nível de implementação de projetos no 1.º Ciclo do Ensino Básico e desenvolver competências pedagógicas digitais, através da realização de workshops promovidos pelos alunos do 10º, 11º e 12º do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Pedro Barroso comemora «50 anos de música
e palavras» com concerto no Teatro Virgínia
É um Teatro Virgínia completamente esgotado que recebe este sábado, dia 21 de dezembro, a partir das 21h30, o concerto comemorativo dos «50 anos de música e palavras» de Pedro Barroso, uma das míticas vozes da música portuguesa. Cantor de intervenção e defensor da liberdade, fez questão de estar entre os seus conterrâneos e amigos de sempre, numa noite de grandes emoções para ele e para todos nós. Cantautor de renome, foi com efeito, uma das vozes de Abril, em tempos de luta pela democracia e pela liberdade. Neste concerto recordará alguns dos seus maiores êxitos, entre tantas canções criadas ao longo da vida. E também não faltarão convidados e amigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do IPAM analisa hábitos e comportamento na época natalícia
Portugueses preveem gastar 385€ nas compras de Natal
O IPAM voltou a realizar o estudo que analisa os hábitos e comportamentos dos portugueses na época natalícia. De acordo com o estudo, o valor médio que os portugueses estimam gastar em compras de Natal é de 385,00€. Um valor que tem vindo a evoluir desde 2018, uma vez que no estudo do ano passado, com uma amostra com características idênticas, o valor era de 372€. Maioria dos portugueses compra os presentes durante o mês de dezembro (70,5%). Os filhos são os destinatários de eleição dos presentes de Natal, seguidos do cônjuge (em 67% dos inquiridos) e dos pais, irmãos e outros familiares (em 60%). Os centros comerciais (28,9%) e centros comerciais e comércio de rua (28,6%) lideram as preferências quanto ao local para a realização de compras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até sexta-feira, dia 20 dezembro, às 15h00
Tempestade Elsa provoca 19 ocorrências sem gravidade no concelho do Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reuniu esta sexta-feira, dia 20 dezembro, às 15h00, com as forças de segurança, proteção civil e juntas de freguesia para avaliação de riscos e danos observados no concelho devido à tempestade “ELSA”. Até ao momento foram registadas 19 (dezanove) ocorrências em todo o concelho: 12 (doze) na União de Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta; 1 (uma) em Vila Chã de Ourique, Pontével e Vale da Pedra; 2 (duas) em Valada e na União de Freguesias de Ereira e Lapa. Nenhuma das ocorrências verificadas constitui risco grave, estando a maioria das ocorrências relacionadas com o corte e remoção de árvores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por decisão das Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos
Circulação na Ponte Rainha Dona Amélia suspensa a partir das 11h desta sexta-feira
As Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos tomaram a decisão conjunta de suspender a circulação na Ponte Rainha D. Amélia a partir das 11h00 desta sexta-feira, dia 20 de dezembro. A decisão foi tomada em coordenação com a GNR e com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. As duas autarquias fundamentam a decisão de suspender a circulação na Ponte D. Rainha D. Amélia devido ao agravamento previsto das condições atmosféricas, ao aumento do caudal do Rio Tejo e respetiva corrente, decorrente da precipitação que se tem sentido no distrito e a questões de segurança das fundações, pilares e estruturas de apoio do tabuleiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento "Poesia com Melodia", no próximo dia 7 de dezembro
“Viva Termas Centro” leva animação, cultura e experiências às estâncias termais da região
A rede Termas Centro vai apresentar no dia 7 de dezembro a próxima edição do ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e iniciativas diversificadas às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021. Música, teatro, dança, fotografia, passeios pedestres ou de carros clássicos, showcooking e torneios desportivos são algumas das iniciativas que vão animar as estâncias termais nos próximos dois anos. As Termas das Caldas da Rainha e as Termas de Monte Real estão entre as 18 estâncias termais do Centro de Portugal. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Celebração da época vai dar mais vida ao Centro Histórico da Vila
Pai Natal vai chegar este sábado a Constância
A Chegada do Pai Natal, os Mercados de Natal, a exposição de Árvores e Presépios de Natal, a iluminação natalícia, a exposição/venda de peças natalícias e o ateliê Presépio Tradicional são os diversos eventos que estão agendados para o mês de dezembro, assinalando a época natalícia em Constância. Será num magnífico ambiente natalício que vai decorrer um grandioso cortejo, que trará o Pai Natal até Constância, no sábado, 7 de dezembro, às 15h30, na Avenida das Forças Armadas e na Praça Alexandre Herculano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português
Bolo Rei da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro ganha prémio “Melhor dos Melhores”
O “Bolo Rei” confecionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro obteve a distinção Melhor dos Melhores no 8º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que decorreu a 19 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção. Esta iniciativa teve como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Santa Cruz, a “Biarritz portuguesa”, vai estar de "braços abertos” para a Passagem de Ano
Santa Cruz está preparada para receber com entusiasmo a entrada em 2020. A animação nesta estância balnear do concelho de Torres Vedras, terá início no dia 27 de dezembro, sendo o programa municipal da Passagem de Ano constituído pela atuação de uma dezena de DJ até 31de dezembro. A animação nesta estância balnear, outrora intitulada de “Biarritz portuguesa”, prosseguirá durante todo o ano com o programa "Santa Cruz.365".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia, Sítio e Pederneira, Fanhais, Valado dos Frades e Famalicão
Nazaré celebra chegada do Natal com muita luz
A Nazaré ligou-se ao Natal com a iluminação das principais ruas e praças da Praia, Sítio e Pederneira, Fanhais, Valado dos Frades e Famalicão. As luzes e as Árvores de Natal acendem-se a partir das 18 horas dando um espetáculo de cor especialmente produzido para este momento do ano, que embeleza o concelho. Este ano, a decoração inclui motivos ligados ao mar, como o leme, uma figura com uma prancha e um a âncora, dando maior proximidade da iluminação ao local. Este foi um investimento do Município (Câmara, Serviços Municipalizados e Nazaré Qualifica) na atratividade das ruas mais emblemáticas do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Teatro-Cine da cidade
Banda Sinfónica do Concelho de Leiria atua
no Concerto de Ano Novo em Torres Vedras
A Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria vai protagonizar o Concerto de Ano Novo do Teatro-Cine de Torres Vedras, no próximo dia 5 de janeiro, pelas 16h30. De referir que esta banda fez a sua estreia precisamente nesta data, em 2013, com o maestro Jean Sébastien Béreau. A celebrar a oitava temporada de existência, com direção artística a cargo das bandas filarmónicas da Bidoeira e Bajouca, a Banda Sinfónica da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria volta a convidar um maestro de referência internacional - Dárío Sotelo (Brasil) - que trará do outro lado do Atlântico obras de referência do repertório para sopros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Polícia Judiciária acompanhou extradição
Foragido por roubo violento e morte em 2013 ocorrido em Abrantes detido em Marselha
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pelo DIAP de Santarém, no dia 27 do corrente mês de dezembro, acompanhou a extradição de um suspeito, fortemente indiciado pela autoria de um roubo agravado, que vitimou duas mulheres, uma das quais viria a falecer em consequência das lesões sofridas. A factualidade imputada ao suspeito ocorreu no dia 20 de maio de 2013, pelas 01h50, numa residência em Chainça – Abrantes, através do arrombamento das portas da habitação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 15 de dezembro
"Pai-Natalossauro" está de regresso ao Museu da Lourinhã
Até 15 de dezembro, o Museu da Lourinhã convida as crianças, até aos 10 anos, a trazerem o seu sapatinho ao Museu da Lourinhã, para que o "Pai-Natalossauro" lhes possa deixar um presente. E porque o Natal é para todos, ao sapatinho entregue junta-se um bem que será doado a uma das entidades presentes no cartaz do evento. No dia 21 de dezembro, entre as 15h e as 17h, o "Pai-Natalossauro" irá devolver o sapatinho às crianças, com uma prendinha para alegrar este Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Comemorações dos 250 anos da chegada
de Guilherme Stephens encerram domingo
As comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande encerram oficialmente este domingo, dia 15 de dezembro, com iniciativas que têm lugar a partir das 15h00, no Museu do Vidro e na Casa da Cultura Teatro Stephens e que assinalam também o 21º aniversário daquele museu. A Câmara Municipal celebrou ao longo deste ano os 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande, com um vasto conjunto de atividades, entre as quais se destacou a Grande Recriação História da sua chegada, que contou com direção e encenação do ilustre Marinhense Norberto Barroca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando insuficientes as quotas de sardinha, carapau e biqueirão
Município da Nazaré manifesta preocupação com sustentabilidade da pesca do cerco
O Município da Nazaré manifestou junto da tutela a sua preocupação com o futuro da pesca do cerco face à nova proposta de redução das quotas de pesca das espécies mais rentáveis para o setor. A posição surge após o conhecimento da proposta apresentada pela Comissão Europeia, nas vésperas do Conselho das Pescas (que reunirá a 16 e 17 de dezembro), que fixa para 2020 as possibilidades de pesca relativas a 72 unidades populacionais do atlântico e mar do Norte. Para a Câmara da Nazaré, as quotas fixadas pela União Europeia para espécies como a sardinha, o carapau e biqueirão são “manifestamente insuficientes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico de Leira será o seu mandatário concelhio
Cândido Ferreira apoia lista de Rui Alexandre
às eleições do PS em Alcobaça
O Mandatário da lista encabeçada por Rui Alexandre às Eleições Concelhias do PS em Alcobaça para os anos de 2020/2022, será Cândido Ferreira, médico reconhecido mundialmente como um dos melhores clínicos nefrologistas. Fundador do PS de Coimbra, Cândido Ferreira é antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS e foi candidato a Presidente da República em 2016, como independente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado da Administração Interna assinalou 83 anos da corporação
Patrícia Gaspar presidiu no Cartaxo à cerimónia de aniversário dos Bombeiros Municipais
· Os Bombeiros Municipais do Cartaxo celebraram 83 anos ao serviço da população numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Proteção Civil Patrícia Gaspar, no dia 30 de novembro, no Quartel do Cartaxo, onde também marcou presença o presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro. Entidades oficiais, autarcas do município e das freguesias, representantes de organizações públicas e privadas, assim como de mais de vinte corpos de bombeiros de todo o país, famílias e população, associaram-se aos BMC para a cerimónia de comemoração. Durante a cerimónia foram entregues condecorações – Medalha Grau Ouro, louvores e novas divisas e galões a elementos do corpo de Bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria “devolve” evento à comunidade
Madbaça Xmas Night promove concertos com Keep Razors Sharp e alcobacenses Fuzzil
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) vai voltar a organizar uma noite de concertos para assinalar o Carnatal. O Mercado Municipal de Alcobaça vai receber, no dia 21 de dezembro, a Madbaça Xmas Night, com os concertos dos alcobacenses Fuzzil e os cabeça de cartaz Keep Razors Sharp. A novidade deste ano é que o evento será “devolvido” à comunidade, de onde, aliás, saiu através do movimento cívico Madbaça, explica João Araújo, um dos impulsionadores do movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com músicos do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes
Igreja do Mosteiro da Batalha recebe concerto de Natal com participação de 150 músicos
Mais de 150 músicos do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes participam este sábado, dia 14 de dezembro, às 18h30, na Igreja do Mosteiro da Batalha no Grande Concerto de Natal. O concerto, com entrada gratuita, contará com a interpretação de diversas classes, coros e ensembles desta instituição musical de Leiria, para a realização de um repertório exclusivamente dedicado à quadra natalícia, com destaque para melodias bem conhecidas como “Os pastores e o menino”, “Hodie Christus Natus Est”, ou “Hallelujah”, celebrizado pela voz de Leonard Cohen.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido ficou em prisão preventiva
GNR detém homem com mais de 500 doses
de heroína nas Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 23 de dezembro, deteve, em flagrante delito, um homem de 43 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Caldas da Rainha. Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, por tráfico de estupefacientes, na freguesia de Avenal, os militares procederam à detenção do suspeito, em flagrante delito e na via pública, tendo sido apreendido, na sua posse, o seguinte material: 555 doses de heroína, um telemóvel e 25 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
UrbSecurity discute segurança urbana de Leiria
Leiria vai ter Plano de Ação Integrado
para a Segurança Urbana da cidade
Realizaram-se nos dias 12 e 13 de dezembro duas reuniões no âmbito da ação local da rede UrbSecurity, nas quais marcaram presença técnicos de vários departamentos da Câmara Municipal e representantes de diversas entidades locais. Esta etapa do projeto teve como objetivo dar a conhecer a rede e ouvir as perspetivas de cada participante sobre a segurança em Leiria, com vista à constituição de um Grupo Local para o desenvolvimento de um Plano de Ação Integrado para a Segurança Urbana da cidade, que deverá ser executado ao longo de dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem ficou em prisão preventiva
GNR detém homem por violência doméstica
no concelho de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, no dia 17 de dezembro, um homem de 61 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Porto de Mós. Na sequência de diligências de investigação, os militares apuraram que o suspeito, durante os 38 anos da relação conjugal, agredia física, verbal e psicologicamente a sua esposa, uma mulher de 61 anos. Os três filhos do casal, atualmente com idades entre os 35 e 38 anos, também eram vítimas de agressões e ameaçados de morte reiteradamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão decorre no dia 11 de dezembro
Rui Fonseca-Pinto toma posse como diretor
da Escola Superior de Saúde de Leiria
Rui Fonseca-Pinto toma posse como novo diretor da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, na quarta-feira, dia 11 de dezembro, a partir das 15h00, no auditório da Escola. O novo diretor da ESSLei foi eleito a 19 de novembro. A sessão de abertura está a cargo de Helena Catarino, presidente do Conselho de Representantes da ESSLei, seguindo-se a intervenção da diretora cessante da Escola, Clarisse Louro. Após as palavras do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, decorre a tomada de posse do novo diretor da ESSLei, que fará um discurso aos presentes e nomeará os subdiretores da Escola. O evento termina com a intervenção do secretário de Estado da Saúde, António Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livros são as melhores prendas
Feira de Livros Usados traz a melhor prenda de Natal no Mercado Municipal de Alcobaça
No dia 14 de dezembro, entre as 09h00 e as 13h00, visite a Feira de Livros Usados no Mercado Municipal de Alcobaça. Será uma boa oportunidade de encontrar a prenda ideal para oferecer a familiares e amigos neste Natal ou reforçar a sua própria biblioteca com a oportunidade de adquirir ou trocar os seus livros, entregando-os previamente a uma biblioteca do concelho. O Município de Alcobaça convida, deste modo, toda a comunidade para visitar e/ou participar na Feira de Livros Usados, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, com o apoio do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” inaugurado na Feira Anual de Pernes
Foi inaugurado esta sexta-feira, 6 de dezembro, o primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes. Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes, com o apoio do Município de Santarém e pelo Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração contou com a presença de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e de Nuno Serra, Vereador do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola Concelhio. Na ocasião Nuno Serra, referiu a importância desta iniciativa para o Concelho de Santarém, sem esquecer a importância para a economia da região “O Azeite é o ouro de Portugal”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro e José Miguel Medeiros receberam o prémio “Mérito Cultural”
INATEL Leiria comemora 75 anos com Gala de Reconhecimento e entrega de prémios
A Gala Reconhecer realizou-se no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no dia 17 de novembro, comemorando assim os 75 anos da delegação INATEL Leiria, instituída a 5 de dezembro de 1944, na presença de imensas personalidades e representantes de autarquias, instituições e associações, assim como do Conselho de Administração da Fundação INATEL. Esta Gala teve como objetivo enaltecer o que de melhor se faz na Cultura, no Desporto, na Intervenção Social e no Turismo no distrito de Leiria, homenageando diversas instituições e personalidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Presentes pelo Futuro” é o mote da candidatura
Alexandre Santos anuncia candidatura
à presidência da JSD Pombal
Alexandre Santos é candidato a presidente da Comissão Política da JSD Pombal, nas eleições que se realizarão no dia 11 de janeiro. A educação, a criação de condições para fixação de jovens e a consciencialização cívica e política dos jovens são as prioridades do jovem social-democrata, que desempenhou neste mandato as funções de vice-presidente. Com esta candidatura, Alexandre Santos assume pretender “honrar a história da JSD e assumir, com responsabilidade, o desafio de consolidar o trabalho feito e liderar uma geração a pensar no futuro. Queremos estar preparados para os desafios vindouros, começando, no presente, a ouvir os jovens, as suas preocupações e a suas ideias, envolvendo-os no debate e na construção do futuro comum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Porto de Mós
Câmara de Porto de Mós faz entrega simbólica de quatro desfibrilhadores automáticos externos
O Município de Porto de Mós realizou, no dia 16 de dezembro, a inauguração da instalação simbólica de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Porto de Mós. Este momento simbolizou a aquisição, por parte do Município, de quatro desfibrilhadores automáticos externos (DAE) para instalação nas Piscinas Municipais e nos Pavilhões Gimnodesportivos do concelho: Juncal, Mira de Aire e Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
GNR identifica cinco homens por captura ilegal de meixão na Vieira de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Leiria e Posto Territorial de Vieira de Leiria, identificou, no dia 26 de dezembro, cinco homens, com idades compreendidas entre os 34 e 59 anos, por suspeita de captura de meixão, no Rio Lis, em Vieira de Leiria. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares identificaram os indivíduos por suspeita de pesca de meixão ilegalmente, através do manuseamento de artes de pesca, denominadas por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 1 151 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR de Pataias deteta cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 25 de novembro, um homem e uma mulher, com 31 e 65 anos, por detenção de cinco cães de raça potencialmente perigosa em situação irregular, em Pataias, no concelho de Alcobaça. Durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram a presença dos animais de raça potencialmente perigosa, no logradouro de uma habitação e após algumas diligências apurou-se que duas pessoas, mãe e filho, eram detentores de cinco cães de raça potencialmente perigosa (Dogue Argentino), sem cumprir com a legislação em vigor para a sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
EICEL1920 assina protocolo para a criação
do Clube Unesco para o Património Cultural
A sala da Biblioteca Municipal Laureano Santos, em Rio Maior, voltou a encher, no dia 23 de novembro, para acolher uma iniciativa da EICEL1920. Desta feita, tratava-se da cerimónia de assinatura do protocolo que oficializa a criação do Clube Unesco para o Património Cultural, em Rio Maior. Pela parte da Comissão Nacional da Unesco, Anna-Paula Ormeche justificou a atribuição da chancela da Unesco à EICEL1920 pela “grande qualidade do projecto”. Ormeche garantiu que a Unesco vai acompanhar o seu desenvolvimento e manifestou disponibilidade para dar “todo o apoio necessário à sua implementação”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convento de S. Francisco recebeu lançamento do livro “História de Santarém”
Martinho Vicente Rodrigues publica livro com “um novo olhar sobre a História de Santarém”
O lançamento do livro “História de Santarém” decorreu, no dia 15 de dezembro, no Convento de S. Francisco. Este evento contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, Cristina Casanova Martins e Sofia Martinho Pó, vereadoras da Câmara de Santarém, Carlos Marçal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém e Martinho Vicente Rodrigues, diretor do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a apresentação do Cancioneiro de Natal Manuelino
Pedro Caldeira Cabral encerra Comemorações dos 500 Anos do Foral para Montagraço
Durante um ano, foi imperativo celebrar a atribuição do foral a Montagraço por D. Manuel, por considerar que este facto histórico foi determinante para a afirmação da autonomia do concelho de Monte Agraço, atual Sobral de Monte Agraço, construída ao longo destes cinco séculos, com uma identidade e cultura próprias.No dia 20 de dezembro, pelas 21h30 terá lugar a sessão de encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral para Montagraço, na Igreja de Santo Quintino. As comemorações encerram-se da melhor forma, com a atuação do Coro Nossa Senhora da Vida e do concerto Atlântico, em que Pedro Caldeira Cabral apresenta o Cancioneiro de Natal Manuelino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação de entrega de refeições da Uber
Uber Eats celebra dois anos com a chegada
a Leiria e Santarém
No dia em que celebra o segundo aniversário em Portugal, o Uber Eats - a aplicação de entrega de refeições da Uber - chega a Leiria. No decorrer do mês de novembro, o Uber Eats expandiu ainda o serviço para Santarém, Paços de Ferreira, Figueira da Foz e Queijas. A chegada do Uber Eats a Leiria celebra os dois anos de atividade em Portugal. O Uber Eats ultrapassou as 30 cidades onde a aplicação está disponível. Hoje, o Uber Eats já cobre mais de 45% da população portuguesa e a rede de restaurantes parceiros cresceu de 90 para mais de 3000 em apenas dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Marques Mendes
1º Jantar/Debate promovido pelo PSD Batalha junta mais de 150 de pessoas
O Partido Social Democrata (PSD) assinalou os dois anos de mandato autárquico esta terça-feira, dia 26 de novembro, com um jantar convívio, que teve lugar em São Mamede, aberto a militantes e simpatizantes, com especial destaque aos homens e mulheres que integraram as listas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. O evento, que contou com casa cheia, teve a presença de destacados militantes social democratas, como do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, ou do deputado à Assembleia da República Hugo Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR detém homem por captura ilegal de meixão na Foz do Rio Tornada
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, deteve, no dia 25 de novembro, em flagrante delito, um homem com 58 anos, por pesca de meixão, na Foz do Rio Tornada, no concelho de Caldas das Rainha. No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram um indivíduo a pescar meixão ilegalmente, através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete ou arca”. Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 411 gramas de meixão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mantendo o IMI numa das mais baixas taxas da região
Município do Cadaval aprovou orçamento
e taxas para 2020
Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal do Cadaval, ocorrida a 22 de novembro, o Orçamento Municipal para 2020, cujo valor financeiro ronda os 13 milhões de euros. Foi ainda aprovado o “IMI Familiar”, que prevê uma redução do valor a pagar, em função do número de dependentes no agregado familiar, e a devolução de um por cento do IRS a pagar pelos munícipes contribuintes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 1 e 24 de dezembro
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria dinamiza 24 dias de atividades de Natal
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) vai organizar um programa de atividades de Natal na freguesia, entre os dias 1 e 24 de dezembro como forma de marcar "Momentos de Natal". Numa organização da UFAV, em parceria com a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e da Região de Leiria (ACSIA) e das escolas, IPSS, associações culturais e desportivas da freguesia, o executivo gizou um calendário recheado de atividades a pensar nos mais novos, com uma forte vertente pedagógica e de animação de rua, bem como de incentivo ao comércio tradicional e local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro
Plano de Hospitalidade Turística de Tomar vai avançar com contributo de agentes e cidadãos
Tomar vai ter um Plano de Hospitalidade Turística, que começará por uma fase de diagnóstico a que se seguirá a conceção e desenvolvimento de um programa de comunicação com vista à criação de uma estratégia de comunicação integrada e multiplataforma; de um programa de sinalética turística; e de um programa de suportes de apoio a visitação e eventos. A iniciativa integra-se numa candidatura financiada para os Municípios que integram os Lugares do Património Mundial. Este consórcio está sob a tutela da Entidade Regional Turismo do Centro, que tem como finalidade a criação de um produto turístico integrado e em rede com os Patrimónios Mundiais do Centro: Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Susana Amador deslocou-se à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio
Secretária de Estado avalia necessidades
do Agrupamento de Escolas da Nazaré
A secretária de Estado da Educação, Susana Amador, deslocou-se à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio no âmbito de uma visita da tutela destinada a conhecer o parque escolar e a contactar a Câmara, docentes e diretores de Agrupamento de Escolas. A presença da responsável decorreu no início da legislatura e no âmbito da avaliação do que poderá ser incluído em próximos Orçamentos de Estado, “olhando para as prioridades de cada território”, mas também da descentralização de competências de matérias da educação do Estado para as Autarquias locais, a partir do dia 1 de janeiro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de animação inclui a visita do Pai Natal e muita animação e diversão
Iluminação de Natal e exposição de esculturas inauguradas este domingo no Cadaval
O Natal chega ao Cadaval este domingo, dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a inauguração da iluminação e da exposição de esculturas na praça central da vila, bem como de um presépio de Natal de grandes dimensões – uma das principais atrações da quadra festiva, que estará patente no Mercado Municipal. Não faltará, no programa de animação da quadra, a visita do Pai Natal e muita animação e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direção aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2020
Círculo Cultural Scalabitano lamenta corte
do apoio municipal para menos de metade
O Círculo Cultural Scalabitano aprovou no dia 18 de dezembro o seu Plano de Atividades e respetivo Orçamento para o exercício de 2020. Numa assembleia geral conduzida pelo Dr. Botas Castanho, foi apresentado o projeto artístico e cultural do Círculo para o ano que agora se inicia e que tem como linhas de força a aposta no trabalho das suas Secções: Orquestra Típica Scalabitana, Coro e Veto Teatro Oficina; das suas Academias: de Dança e Expressão Corporal (Ballet), Música e Teatro e Expressão Plástica e dos seus Departamentos: Recreação Histórica, atividades de Ar Livre e Lazer, Artes Plásticas e Comunicação e Imagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7.º Edição acontece em março de 2020
Leiria Film Fest recebe mais de 900 filmes
em apenas três meses
Em apenas 75 dias, a 7.ª Edição do Leiria Film Fest recebeu 902 curtas-metragens a concurso, de 67 países diferentes. Número que surpreendeu, logo à partida, os organizadores. «Sabendo que, este ano, as candidaturas só estiveram abertas durante pouco mais de dois meses, quando em anos anteriores existia um período mais alargado de submissão, foi uma surpresa bastante agradável ver que o número se mantém», afirma Bruno Carnide, realizador e co-organizador do Festival em parceria com Cátia Biscaia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha
Museu do Vinho revê revolução do 25 de abril com a exposição “Os Rapazes dos Tanques”
A vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça, Inês Silva, e o representante da associação Caixa 17.35, António Guerra, inauguraram, no dia 8 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, a exposição temporária “Os Rapazes dos Tanques”, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha. A exposição insere-se nos Encontros de Fotografia de Alcobaça, estando a sua produção a cargo do Centro Português de Fotografia. É a oportunidade de tomar contacto com um dos mais ilustres fotógrafos portugueses através deste trabalho que constitui um dos marcos da história contemporânea do fotojornalismo nacional na comemoração dos 45 anos da Revolução de 1974.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para reforçar a ligação entre as duas cidades
Atletas de Leiria participaram na China na Meia Maratona de Shantou
Bruno Moniz, Cristiano António, Marlene Oliveira e Patrícia Carreira foram os atletas que participaram na Meia Maratona de Shantou, China, no dia 22 de dezembro, um prémio recebido pela classificação alcançada na Meia Maratona de Leiria, a 13 de outubro. O prémio foi atribuído aos vencedores masculino e feminino da prova realizada em Leiria, Bruno Moniz, da Associação Recreativa e Desportiva de Água de Pena (Madeira) e Patrícia Carreira, a título individual, bem como aos leirienses melhor classificados, Cristiano António e Marlene Oliveira, que correram em representação da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em flagrante delito
GNR detém dois jovens por tráfico de droga
nas Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 31 de dezembro, deteve em flagrante delito um homem e uma mulher, ambos de 24 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Caldas da Rainha. No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares abordaram um veículo, em que o seu condutor e passageira levantaram suspeitas durante a abordagem, tendo sido detetado na sua posse 67 doses de haxixe, 11 doses de MDMA e 180 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clube de Debates discute se "O Desporto é um equalizador social?"
Secretário de Estado do Desporto e Juventude participa em Alcobaça em debate do PS
O Clube de Debates do Partido Socialista irá promover a conversa "O Desporto é um equalizador social?" com o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, no dia 2 de dezembro, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. João Paulo Rebelo conversará sobre o tema escolhido com Raul Testa, do Clube de Debates, e Rui Alexandre, presidente da Concelhia do PS de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo segundo ano
Cavaleiro Hugo Carvalho vence 3º Torneio
de Outono do CEIA na categoria Platina
De 20 a 22 Dezembro, decorreu o último concurso do 3º Torneio de Outono do CEIA. O torneio teve início a 25 de Outubro e foi constituído por 7 concursos A/C, num total de 21 dias de provas. Na categoria de Platina (1.40m/1.45m), o grande vencedor foi o cavaleiro Hugo Carvalho, o segundo lugar foi para Duarte Seabra e o terceiro lugar para Ivo Carvalho. Em ouro (1.30m/1.35m) foi novamente Hugo Carvalho a arrecadar o primeiro lugar, ficando em segundo lugar Ivo Carvalho e em terceiro lugar Duarte Seabra. Na categoria de prata, mais uma vez o primeiro lugar foi para o Hugo Carvalho, o segundo lugar para Andreia Brandão e o terceiro para Gonçalo Ribeiro Pinto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para 23 associações
Município de Azambuja distribuiu 61 mil euros em subsídios às coletividades
O Município de Azambuja procedeu à entrega dos subsídios anuais às coletividades do concelho que desenvolvem atividades de âmbito sociocultural. A verba total distribuída foi de 61.027,17 euros e contemplou um conjunto de 23 associações. Os montantes atribuídos resultam das candidaturas apresentadas pelas associações, e da respetiva avaliação à luz do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo. Com estes subsídios financeiros, a Autarquia reconhece e premeia todas as coletividades que cumprem os trâmites legalmente estabelecidos e, ao longo do ano, dinamizam junto das várias gerações da população atividades como, a música, a dança, o folclore, a tauromaquia, um vasto leque de modalidades desportivas e eventos recreativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Central Elétrica da Confluência dos Rios
Alcobaça recebe exposição audiovisual
“12 Até ao Fim do Mundo”
Devido ao sucesso e à elevada afluência registada, a exposição audiovisual “12 Até ao Fim do Mundo”, instalada na Central Elétrica da Confluência dos Rios, no Jardim do Amor, no âmbito da 3ª edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (Artemrede), estará patente num prazo estendido até 29 de fevereiro. Criação site-specific para o Jardim do Amor na cidade que nos pede para darmos lugar ao amor. Claro que sim, mas... o que é que é esta coisa chamada amor? Entretanto, longe mas tão perto, cientistas de todo o mundo alertam: teremos doze anos ou menos para conter um aquecimento global de consequências imprevisíveis para a Terra e todos os seus habitantes, inclusive os alcobacenses. No Mosteiro de Alcobaça, dentro dos seus túmulos, D. Pedro e D. Inês aguardam ansiosos o fim do mundo para finalmente se encontrarem...
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No castelo… Aprender, a brincar
Castelo de Porto de Mós regista mais visitantes e ultrapassa os 17 mil em menos de um ano
Um castelo mais acessível, também para os mais novos. Desde que reabriu ao público, no dia 6 de abril de 2019, o Castelo de Porto de Mós tem tido um número crescente de visitantes, tendo já ultrapassado os 17 000 até à data, muitos deles em idade escolar. Seguindo um princípio de “arte de bem receber”, os serviços do monumento estão a desenvolver visitas direcionadas e adaptadas à natureza dos públicos. Histórias pintadas, histórias contadas ou histórias jogadas são parte da oferta educativa que faz a delícia dos mais novos. Afinal, a brincar também se aprende…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em pergunta ao primeiro-ministro António Costa
Deputados do PSD pedem a abertura ao tráfego civil da Base Aérea de Monte Real
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria - Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Olga Silvestre, Pedro Roque, e João Gomes Marques – e os deputados Adão e Silva e Ana Miguel Santos - entregaram, no dia 12 de dezembro, na Assembleia da República uma Pergunta sobre a abertura ao tráfego civil na Base Aérea de Monte Real. Os deputados do PSD lembram que o Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou, em setembro passado, num comício realizado em Leiria, que é “necessário e “faz sentido permitir o tráfego civil na Base Aérea de Monte Real para servir Leiria e a região” reconhecendo, perante a população leiriense e os portugueses, que este é um projeto fundamental que deve ser concretizado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com "restaurantes e hotéis e alojamento local cheios”
Nazaré recebeu cerca de 100 mil pessoas
para festejar a chegada do Novo Ano
A Nazaré encheu-se de gente para festejar a chegada do Novo Ano. As estimativas das autoridades que estiveram envolvidas no dispositivo de acompanhamento e segurança ao evento apontam para cerca de 100 mil pessoas presentes na vila para a despedida de 2019 e boas-vindas a 2020. “Foi mais uma passagem de ano em cheio”, diz Walter Chicharro, adiantando que se assistiu a um “grande sucesso nos concertos antes, e no dia 31”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha
GNR apreende gamo detido ilegalmente
em residência do Bombarral
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 28 de novembro, uma mulher com 52 anos, por posse ilegal de uma espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Bombarral. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram um gamo, num terreno adjacente a uma residência, sem o respetivo alvará de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental
GNR recupera águia-pesqueira e 2 saca-rabos em Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, recuperou, dia 28 de novembro, um espécime da espécie águia-pesqueira e libertou dois espécimes da espécie saca-rabos (mangusto europeu), no seu habitat natural, no concelho de Caldas da Rainha. Após a denúncia de um popular, os militares procederam à recolha de um espécime da espécie águia-pesqueira Pandion haliaetus, da família Pandionidae, por se encontrar ferida numa asa, em Salir do Porto, tendo posteriormente sido entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Montejunto – Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Departamento de Investigação Criminal de Leiria
PJ detém homem em Peniche por abuso sexual de crianças e violação e violência doméstica
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 29 de novembro, um homem suspeito da prática dos seguintes crimes: abuso sexual de crianças, violação, ambos agravados, e violência doméstica, cometidos na zona de Peniche. O arguido, praticou atos sexuais de relevo com a sua filha de 4 anos de idade, bem como constrangeu a sua companheira a práticas sexuais, num quadro de violência doméstica através de maus tratos físicos e psíquicos, infligidos sobre as duas vítimas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o apoio da Mercedes
Equipa de Patrulhamento da Praia da Nazaré recebe equipamentos para época de inverno
A equipa de patrulhamento da praia da Nazaré recebeu, hoje, um reforço dos equipamentos para a época de inverno, que começou a 16 de setembro e terminará a 31 de maio. Foram entregues os novos fardamentos, adquiridos pela Câmara no âmbito do acordo com a Associação de Nadadores-salvadores, e uma carrinha (Pick Up 4X4), que surge de um protocolo com a Mercedes. “A Mercedes apoia-nos na missão de apresentar a Praia da Nazaré como uma das mais seguras do país, e que apresenta resultados relevantes na prevenção e salvamento de vidas”, disse o Presidente de Câmara da Nazaré, que manifestou a vontade deste entendimento se prolongar por mais anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Caldas, Rainha do Natal”
Pista de gelo ecológica inaugurada este sábado nas Caldas da Rainha
Vai ser inaugurada este sábado, 30 de novembro, às 16h00, a pista de gelo ecológica na Praça da Animação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com a presença da cantora Rebeca. Este ano a organização da programação do Natal – uma parceira da ACCCRO e do município das Caldas da Rainha – apostou ainda mais em tecnologias viradas para a defesa do Ambiente. Para além da iluminação de Natal ser composta por leds, a utilização de gelo sintético nesta pista permite a ausência dos gastos elevados em água ou eletricidade que estão associados a uma pista convencional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dívida total diminuiu mas de dois milhões de euros em dois anos
Câmara de Porto de Mós reduz a dívida
e aumenta disponibilidade financeira
Na sequência da última Assembleia Municipal, onde foi aprovado, sem qualquer voto contra, o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para o ano de 2020, ficou, também, conhecida a evolução da situação financeira da Câmara Municipal, após dois anos de mandato. Reflexo de uma gestão rigorosa, a nível financeiro, que mereceu destaque no Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas, o Município de Porto de Mós mais do que duplicou o Rácio de Liquidez Imediata, isto é, aumentou 18% o montante em depósitos (disponibilidade financeira) e reduziu em 49% o montante em dívida de curto prazo. No que se refere à dívida de médio e longo prazo, também, esta reduziu em cerca de 41%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Embaixadores do Bosque plantam 80 árvores
na Benedita
Na manhã do dia 25 de novembro, na Fonte da Senhora, Benedita, duas turmas do Externato Cooperativo da Benedita e da Escola Frei António Brandão, plantaram 80 árvores, de diversas espécies, numa iniciativa inserida no projeto Embaixadores do Bosque, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da Fundação GALP, com o seu projeto Terra de Esperança, e da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e Ambiente). Com a iniciativa, procurou-se, junto das novas gerações, a conscien- cialização para as questões ambientais, para a preservação do meio ambiente e para a necessidade de repor o que vamos consumindo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de dezembro, quarta-feira, na tenda de natal “Recreio dos Duendes”
All Dance traz danças tradicionais e populares a Leiria Cidade Natal
O Politécnico de Leiria volta a desafiar a cidade para um pezinho de dança com o All Dance 2019. A 12.ª edição consecutiva da iniciativa que promove a cultura popular e o património através das danças tradicionais e populares convida a comunidade para mais uma festa da dança, no dia 4 de dezembro, quarta-feira, na tenda “Recreio dos Duendes”, na Leiria Cidade Natal. A primeira oficina do dia tem início marcado para as 13h30, estando outra agendada para as 20h30, ambas com entrada livre – só é exigida vontade de dançar! Este ano, entre outras surpresas, o All Dance conta com danças tradicionais chinesa e equatoriana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova assinalou 25 anos do Montejunto Rally Clube
Troféu do Rali do Cadaval ficou em casa com a vitória do cadavalense Carlos Valentim
Realizou-se, no último fim de semana de novembro, o Rali do Cadaval, que constituiu uma parceria do Montejunto Rally Clube com o Clube Automóvel da Marinha Grande, integrado no Campeonato Centro de Ralis. O conterrâneo Carlos Valentim foi o vencedor de uma prova que contou com 30 participantes. Aquela que foi a última prova do mencionado campeonato regional, decorreu, mais precisamente, no dia 23 de novembro, com uma super-especial noturna, prosseguindo no dia seguinte com duas classificativas, percorridas por 3 vezes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR fiscaliza atividade de venda de animais e plantas no Mercado de Pataias
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, elaborou, dia 15 de dezembro, cinco autos de contraordenação por diversos incumprimentos por parte de comerciantes, no Mercado de Pataias, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de fiscalização aos comerciantes de animais de companhia e de aves exóticas e autóctones, bem como de materiais florestais de reprodução, foram fiscalizados seis comerciantes, os quais detinham um total de 93 coelhos domésticos, 600 aves e 420 plantas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na localidade de Charneca de Alvorge
GNR identifica suspeito de atropelamento mortal com fuga em Ansião
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes Rodoviários de Leiria, identificou, no dia 15 de dezembro, um homem, com 51 anos, por suspeita de atropelamento com fuga, do qual resultou uma vítima mortal, no concelho de Ansião. No seguimento de uma denúncia de um possível atropelamento com fuga, ocorrido na Rua do Lar, na localidade de Charneca de Alvorge, do qual resultou uma vítima mortal, uma mulher com 62 anos, prontamente os militares efetuaram um conjunto de diligências policiais e de investigação no local do acidente, que culminaram na identificação do suspeito e do respetivo veículo, em menos de oito horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feitas a partir de material reciclado por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário
Incentiv’Arte leva esculturas de material reciclado à cidade de Leiria
A 9.ª edição do Incentiv’Arte trouxe para as ruas da cidade esculturas feitas a partir de material reciclado por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário de todas as escolas do concelho. No âmbito do Projeto Educativo Municipal e integrada na programação do Leiria Cidade Natal, a iniciativa conta com a exposição de 16 peças criadas por 605 alunos de 16 escolas, tendo ainda a parceria da Valorlis. Para além das ruas da cidade, as esculturas estão presentes na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema
Torres Vedras celebra o Natal com animação por todo o Concelho
"Este Natal... Torres Vedras é sua!" é o programa da Câmara Municipal de Torres Vedras que celebra a época natalícia. Às decorações e iluminações de Natal, junta-se um conjunto de atividades pensadas para toda a família. Música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional. Até 24 de dezembro, o Mercado Municipal de Torres Vedras apresenta a campanha “Mercado + Verde, Natal + Feliz”, que inclui uma feira com lojas Pop up, a funcionar entre as 9h00 e as 14h00, leituras, ateliês de Natal e animação. Durante esta época festiva, por cada 20 euros em compras, os clientes recebem uma raspadinha, podendo ganhar vales de 100 euros em compras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BATALHA - ERASMUS+
Alunos do 8º ano recebem colegas de 5 países europeus durante uma semana na Batalha
O Agrupamento de Escola da Batalha (AEB) foi responsável pela organização da primeira mobilidade internacional do projeto Erasmus KA 229 designado “ERASMUS+ A lab in my pocket: application of the scientific method and experimentation with smartphones sensors". Fazendo uso da sua longa experiência neste tipo de projetos, o AEB teve o prazer de recebe, de 1 a 7 de dezembro, professores e alunos de Itália, Espanha, Hungria, Roménia e Turquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de uma Pergunta na Assembleia da República
Deputados do PSD questionam degradação do Serviço Nacional de Saúde no distrito de Leiria
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria - Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Gomes Marques - e dos deputados Ricardo Batista Leite e Álvaro Almeida entregaram, no dia 12 de dezembro, na Assembleia da República uma Pergunta sobre a Degradação das condições de funcionamento do Serviço Nacional de Saúde no distrito de Leiria. Para os sete parlamentares do PSD, o distrito de Leiria é um exemplo paradigmático, particularmente nos Centros Hospitalares do Oeste e de Leiria e no Hospital das Caldas da Rainha, onde se verificam “situações inqualificáveis, que merecem resposta urgente por parte do Governo.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela
“Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha” apresentado em livro no dia 30 de novembro
A cerimónia de apresentação do livro “Grafitos Medievais no Mosteiro da Batalha”, publicação póstuma do arquiteto Jorge Estrela, terá lugar no dia 30 de novembro (sábado) às 18h30, no Auditório do Mosteiro da Batalha. Depois da exposição, surge agora em livro este trabalho de Jorge Estrela, que vem preencher uma lacuna no estudo e conhecimento do Mosteiro, extraindo literalmente da pedra rabiscada uma outra narrativa, que nos aparece, nos é oferecida, como uma descoberta surpreendente e aliciante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conduzido por José Carlos Malato, Catarina Camacho e Joana Teles
RTP transmite programa “Aqui Portugal”
em direto da Nazaré no dia 28 de dezembro
O próximo programa “Aqui Portugal” será feito em direto da Nazaré, no sábado, dia 28 de dezembro, a partir do Largo de N.S. Nazaré, nas imediações do Santuário (Sítio). O convite para a presença no local fica feito! Venha até ao Sítio da Nazaré e participe neste programa, conduzido por José Carlos Malato, Catarina Camacho e Joana Teles, que terá vários convidados locais e muitos artistas que irão animar, ainda mais, o último sábado do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comece o Novo Ano a fazer BTT nos trilhos de Pontével
6ª edição do Passeio BTT Trilhos de Pontével marcada para dia 5 de janeiro
A décima sexta edição do Passeio BTT Trilhos de Pontével está marcada para dia 5 de janeiro, com partida às 9h00. As inscrições para as duas provas de BTT, a meia maratona de 35 km e a maratona de 60 km, estão abertas até dia 2 de janeiro. Haverá prémios para os três primeiros classificados masculinos e femininos da classificação geral de cada uma das provas. A prova que o leva a descobrir e percorrer os trilhos de Pontével é organizada pelos Quarentões 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Padre Diogo benzeu os Pais Natal Motards
300 Pais Natal Motards desfilam em Santarém
Cerca de 300 Pais Natal Motards juntaram-se na manhã do dia 15 de dezembro para o desfile pela Cidade de Santarém, acompanhados por Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém. Com partida no Reino do Natal (Jardim da Liberdade), os Pais Natal desfilaram em cima do seu trenó (motas) pelas principais avenidas, ruas e praças da Cidade, terminando na Praça Sá da Bandeira onde decorreu a bênção dos Pais Natal Motards pelo Padre Diogo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para 2020
Câmara da Marinha Grande assina protocolos de 315 mil euros para Bombeiros Voluntários
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e os presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Carlos Carvalho e Célia Fernandes, respetivamente, assinaram no dia 13 de dezembro, no Edifício dos Paços do Concelho, protocolos de cooperação, para a atribuição de verbas que totalizam 315 mil euros. O apoio financeiro concedido destina-se estritamente às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Áreas prioritárias identificadas serão agora objeto de intervenção
Câmara do Cartaxo sinaliza árvores e edifícios em risco de queda após a tempestade “Elsa”
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, reuniu, no dia 23 de dezembro, com a proteção civil e juntas de freguesia do concelho para sinalizar todas as árvores e edifícios em risco de queda depois da passagem da tempestade “Elsa”. As áreas prioritárias identificadas serão agora objeto de intervenção por parte do município e das juntas de freguesia. O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo agradeceu o trabalho e o esforço de todos os trabalhadores que permitiram que a passagem desta tempestade pelo concelho não tivesse consequências mais graves, “garantindo assim aquela que é a nossa prioridade máxima, a segurança de todos os munícipes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio sobre Marcelino Mesquita encerra comemorações do centenário da morte do dramaturgo
Augusto Severo vence 1º Prémio Literário Marcelino Mesquita
· O Centro Cultural do Cartaxo encheu, no dia 30 de novembro, para assistir ao Colóquio “Construção da Memória”, que encerrou as comemorações do centenário da morte de Marcelino Mesquita. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, enalteceu o percurso de vida de um homem da cultura que deixou nos cartaxeiros o gosto pelas artes em geral e pelo teatro em particular. António Miguel Marques Ferreira, sob o pseudónimo Augusto Severo, venceu a primeira edição do Prémio Literário Marcelino Mesquita por decisão unânime do júri.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos atuam na Batalha, no dia 14, e levam espetáculo à ESTG no dia 15
Mosteiro da Batalha recebe concerto de Natal da Escola de Música e Coro do Orfeão de Leiria
Os alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) e o Coro do Orfeão de Leiria juntam-se este sábado, dia 14 de dezembro, às 18h30, para celebrar a quadra festiva com um concerto de Natal que terá lugar no Mosteiro da Batalha. O espetáculo conta com a participação de alunos da EMOL e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição pelos jovens talentos ao longo dos últimos meses. O concerto terá ainda uma segunda edição, com outras formações de alunos, no dia 15 de dezembro, que terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entroncamento
Festival Vapor do Museu Nacional Ferroviário integra os nomeados do Iberian Festival Awards
A edição de 2019 do Festival Vapor, a steampunk circus, que decorreu em setembro no Museu Nacional Ferroviário, está na lista de nomeados aos Iberian Festival Awards 2020. A gala de entrega de prémios terá lugar em Lisboa a 14 de março de 2020, na FIL. Os Iberian Festival Awards integram-se no Talkfest, o Fórum Internacional de Festivais de Música, que já vai na sua nona edição e decorre também em março, em Lisboa. O Festival Vapor está nomeado em cinco categorias: Best Medium Sized Festival; Best Touristic Promotion; Best Indoor Festival; Best Cultural Programme e Best Communication & Marketing Strategy.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Arméria lança um desdobrável em Inglês
sobre o corte geológico da Ponta do Trovão
A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche finalizou as comemorações dos seus 20 anos, que se estenderam ao longo de todo este ano, com o lançamento no dia 21 de dezembro, na Escola de Rendas, em Peniche, do folheto sobre a "Importância do corte geológico da Ponta do Trovão", na versão inglesa, agora nesta quadra natalícia. Este será o presente ecológico da associação para a comunidade, dando continuidade ao trabalho voluntário ao nível da educação ambiental em geral e da criação de suportes físicos para um melhor conhecimento e consequentemente uma valorização das riquezas naturais de Peniche, neste caso, do local onde se encontra o prego dourado, uma importante referência em termos científicos internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
‘Especial de Natal’ de ‘Era uma vez...Varatojo’ proporciona festa natalícia às crianças
O "Era Uma Vez...Varatojo", que se realiza na Associação Cultural e Beneficente de Stº. António de Varatojo, no concelho de Torres Vedras, com uma frequência quase mensal, já está a criar raízes junto do público mais jovem e dos seus familiares. Desta vez, o "Especial de Natal" terá lugar no dia 1 de dezembro (Domingo e feriado), às 16 horas, com uma duração máxima de 2 horas e meia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para apresentar a próxima edição da Agroglobal
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo reúne com ministra da Agricultura
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro reuniu com a ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque na tarde de terça-feira, dia 19 de novembro. Nesta reunião, o autarca teve oportunidade de apresentar a próxima edição da Agroglobal, que acontece em 2020, de 9 a 11 de setembro. Acompanhado pelo Engenheiro Joaquim Pedro Torres, mentor e promotor do projeto, o presidente da Câmara promoveu este evento de cariz profissional que, durante alguns dias, torna Valada na maior montra de produtos, serviços e tecnologia ligados à agricultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Dimitri Francisco dinamiza iniciativa
Pai Natal leva presentes e esperança a doentes internados no Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe o Pai Natal no dia 25 de dezembro para uma visita recheada de surpresas para crianças e idosos internados no Hospital de Santo André, em Leiria, e no Hospital Distrital de Pombal. A iniciativa é da Associação Dimitri Francisco, criada por um grupo de emigrantes portugueses residentes em França, que, ao longo dos anos, realizam estas e muitas outras ações de homenagem e ajuda em diversas instituições, em Portugal e em França, e que convida o Pai Natal a visitar o CHL pelo terceiro ano consecutivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pico da Gripe entre o Natal e segunda semana do ano novo
Gripe ameaça o Natal: farmácias fazem previsão inédita em Saúde Pública
Este ano, o período de maior atividade da gripe em Portugal vai acontecer entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão foi apresentada no dia 11 de dezembro pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias. As farmácias conseguem antecipar em duas semanas a fase mais severa de contágios, com base nos dados diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias. O início da fase epidémica ocorreu há duas semanas, de acordo com os dados confirmados pela equipa de investigadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR identifica 2 jovens por furto em residência
de Abiul
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, no dia 9 de dezembro, identificou uma mulher e um homem de 19 e 24 anos, por suspeita de crime de furto em residência, na localidade de Abiul, no concelho de Pombal. Na sequência de uma investigação por furto em residência ocorrido no dia 19 de novembro, na localidade de Vila Cã, os militares intercetaram um veículo suspeito com os dois jovens no seu interior. No seguimento das diligências, foi possível recuperar artigos provenientes do furto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto “Natal Tricotado” casa tricot e “arte da terra”
Visitantes do Natal de Caldas estão encantados com árvore de galhos e enfeites em tricot
600 bolas e adereços em tricot e uma árvore de Natal construída a partir de galhos e paus enfeitam o coreto do Parque D. Carlos I. O projecto “Natal Tricotado” casa tricot e “arte da terra”, um conceito em que as criações artísticas utilizam como suporte, tema ou meio de expressão o espaço exterior e elementos da natureza. O resultado é surpreendente! Durante cerca de 5 meses, mais de uma centena de pessoas - de norte a sul do País e Ilhas – tricotaram os enfeites. O desafio foi lançado a nível nacional pela retrosaria caldense Lu Coolchetes, e contou com o apoio de uma marca de lãs que forneceu os novelos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas áreas de Peniche, Caldas da Rainha, Rio Maior, Torres Novas, Batalha e Lourinhã
PJ detém autores de roubos violentos na região de Leiria, Oeste e Santarém
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, em inquérito dirigido pela Secção de Caldas da Rainha do DIAP de Leiria, no dia 10 de dezembro, desencadeou uma operação de buscas e detenções na sequência da investigação de crimes de roubo e outros crimes conexos, como incêndio de viaturas, sequestros, falsificação de matrícula de viaturas, ocorridos entre dezembro de 2018 e março de 2019, nas áreas de Peniche, Caldas da Rainha, Rio Maior, Torres Novas, Batalha e Lourinhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rafael Caldeirinha é um dos novos líderes da União Radiocientífica Internacional
Professor do Politécnico de Leiria é o presidente da Comissão F do Comité Português da URSI
Rafael Caldeirinha, professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é o novo presidente da Comissão F do Comité Português da União Radiocientífica Internacional (URSI) durante os próximos quatro anos. António Topa, docente do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Telecomunicações, é o vice-presidente da Comissão F, que engloba as áreas da propagação das ondas e teledeteção (atmosferas planetárias, superfícies e subsuperfícies).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem Natal 2019
Vestuário, perfumes e dinheiro são as prendas preferidas dos portugueses neste Natal
Esta é a altura em que se começa a pensar na lista de desejos e de presentes a oferecer. À semelhança dos outros anos, as peças de vestuário, os perfumes e as prendas monetárias continuam na lista dos mais desejados para receber nesta quadra. Nos presentes a oferecer, além do vestuário são mencionados produtos culturais (como livros e cd’s ). O Observador Cetelem Natal 2019 procurou descobrir o tipo de presentes que os portugueses preferem receber. À semelhança do observado em 2018, o vestuário (33%), os perfumes (30%) e as prendas monetárias (23%) estão no topo da lista de desejos dos inquiridos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão Solene tem a participação da ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque
Ministra da Agricultura participa no aniversário de elevação do Cartaxo a concelho
O Centro Cultural do Cartaxo recebe esta terça-feira, pelas 21h30, as Comemorações do 204.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho. A Sessão Solene conta com a participação da ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque e terá como ponto alto a atribuição de Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal a duas personalidades que se destacaram pelo serviço prestado, nas suas áreas, ao município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Virgem Suta e DJ´s animam a Passagem de Ano de São Martinho do Porto
Para celebrar, na magnífica baía de São Martinho do Porto, a entrada em 2020 far-se-á ao som da banda de pop-rock portuguesa “Virgem Suta” (palco principal). Para além do concerto, haverá também animação com DJ’s (palco principal e palco 2). O belo cenário da Concha Azul é o local ideal para a grande celebração da Passagem de Ano com um deslumbrante espetáculo de fogo de artifício sincronizado com música e realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas sobre a Baía.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 16h30 do dia 7 de dezembro, na Igreja do Convento da Portela
Orfeão de Leiria traz Filarmonia das Beiras ao Natal leiriense com "Missa da Glória"
A Orquestra Filarmonia das Beiras “celebra” na Igreja do Convento da Portela (Franciscanos) a “Missa da Glória”, de Giacomo Puccini, em conjunto com o Coro DeCa, da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço, no âmbito do Concerto de Natal oferecido pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA) à cidade. O espetáculo de entrada gratuita está marcado para as 16h30 do próximo dia 7 de dezembro, e contará ainda com a participação do Coro de Iniciação e Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria, juntando em palco cerca de centena e meia de participantes, entre instrumentistas e coralistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Não deixes que façam de ti um saco”
Bombarral: Ação de rua sensibiliza a população para a problemática da violência doméstica
Uma equipa de vários elementos de diversas instituições dinamizou, entre os dias 19 e 21 de novembro de 2019, uma ação de rua no concelho do Bombarral, com vista a sensibilizar a população para a questão da violência doméstica. Sob o lema “Não deixes que façam de ti um saco”, ao longo dos três dias, a iniciativa está a percorrer as várias freguesias do concelho, alertando os populares para uma problemática que continua na ordem do dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na animação natalícia do Município
Concurso “Natal é no Comércio Tradicional” premeia consumidores na vila do Cadaval
Está a decorrer entre 1 e 31 de dezembro, na vila do Cadaval, o Concurso “Natal é no Comércio Tradicional”. Trata-se de uma iniciativa do Município do Cadaval em parceria com os estabelecimentos aderentes, que visa dinamizar o comércio tradicional na época natalícia, a fim de criar hábitos de consumo locais. Nesta primeira edição do concurso, os estabelecimentos aderentes são os que a seguir se enunciam: A Telha, Cadaval Cor, Duovisão, Flores da Carminha, João Albino, Kayné, Kontra-K, Kuka Pazza, Marymada – Loja Mundicores, Mercearia Tutti-Frutti, O Bambino, Óptica Central do Cadaval, Pátio da Serra, Pavioeste, Peixaria Golfinho e Tecalça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Posto Médico da Póvoa de Santarém inaugurou obras de requalificação
A cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Posto Médico da Póvoa de Santarém decorreu no dia 7 de dezembro, na presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Cristina Casanova Martins, vereadora da Câmara de Santarém com o pelouro da Saúde, Guida Botequim, presidente da União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Carlos Ferreira, diretor da ACES Lezíria e de João Pita Soares, diretor da Unidade Saúde Familiar de Almeida Garrett.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde o dia 2 de dezembro
Espaço ao Cidadão do Bombarral já está
em funcionamento
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, foi o primeiro munícipe a recorrer ao Espaço do Cidadão, serviço que se encontra disponível, desde esta segunda-feira, dia 2 de dezembro de 2019, no edifício dos Paços do Município. Num único balcão são disponibilizados vários serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Distrital do PSD Lisboa Área Oeste cumpriu tradição e prestou homenagem a Sá Carneiro
No dia em que se assinalaram 39 anos - 4 de dezembro - do desaparecimento de Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro de Portugal e líder do PPD/PSD, a Comissão Política Distrital do PSD Lisboa Área Oeste cumpriu a tradição e prestou homenagem a Francisco Sá Carneiro, na Praça com o seu nome na cidade de Torres Vedras. Recorde-se que o antigo primeiro-ministro do Governo da Aliança Democrática – que juntou PPD/PSD, CDS e PPM – faleceu após um acidente aéreo, ocorrido pouco depois do avião em que seguia na companhia de Adelino Amaro da Costa- então ministro da Defesa - ter descolado do Aeroporto da Portela, em Lisboa, despenhando-se poucos minutos depois na Freguesia de Camarate, no concelho de Loures.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
8º Concurso Jovem Talento da Gastronomia
Rafael Ribeiro vence final da Cozinha Makro
na Escola Hotelaria de Fátima
A Makro Portugal anuncia o vencedor na categoria Cozinha Makro, nomeado na Final Nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que tem como objetivo destacar o talento de jovens estudantes e profissionais que se dedicam às áreas da Cozinha, Pastelaria, Artes da Mesa e Bar, e que pretendem seguir uma carreira profissional nas áreas de Hotelaria e Restauração. A última etapa (grande final) decorreu entre os dias 4 e 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima – e o concorrente que reuniu a pontuação mais elevada, entre os participantes, na categoria Cozinha Makro foi Rafael Ribeiro, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, distinguindo-se assim como o vencedor, com o prato “Codorniz, Chouriço e Couve-flor”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
“Trio Sete às Nove” atua nas “Noites com Jazz” este sábado no Espaço O Nariz Leiria
“Trio Sete às Nove” é o grupo convidado do programa “Noites com Jazz” este sábado 28 dezembro às 22 horas, no Espaço O Nariz Leiria. O “Trio Sete às Nove” é constituído por três jovens músicos com sólida formação e experiência em Jazz. Francisco Nascimento no saxofone alto, Hugo Lobo no piano e Francisco Ferreira na Bateria, partilham entre si a amizade, a paixão pelo Jazz e o facto de se terem conhecido no Conservatório de Música da Jobra, na vila da Branca, concelho de Albergaria a Velha, distrito de Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Natal Serrano da Serra D’El-Rei tem o maior investimento de sempre em 2019
O Natal Serrano da Serra D’El-Rei tem o maior investimento de sempre, com a Junta de Freguesia a apostar forte na atração natalícia com um investimento de 6.000 euros. É neste espírito natalício que a Iluminação de Natal entrou em funcionamento no dia 29 de novembro em diversos locais desta Vila do concelho de Peniche. Para dia 8 de dezembro está agendada uma das grandes novidades do Natal Serrano, trata-se da iniciativa de Balão de Ar Quente “Voos cativos de balão”, no período compreendido entre as 10 e as 13 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra de Rui Martins é constituído por mais de 500 figuras
Presépio de Natal do Cadaval vai estar aberto
ao público até 5 de janeiro
O prazo para visita do Presépio de Natal, instalado no Mercado Municipal do Cadaval, foi prolongado até dia 5 de janeiro. Até ao momento, cerca de 6 mil visitantes já apreciaram de perto este minucioso trabalho artístico do conterrâneo Rui Martins. O Presépio estará visitável no horário mencionado no cartaz, à exceção dos feriados de 25 de dezembro e de 1 de janeiro, datas em que estará encerrado. O presépio de grandes dimensões foi inaugurado no Cadaval, no dia 1 de dezembro, no Mercado Municipal. Ocupa uma área total de cerca de 120m2, com mais de 500 figuras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PJ detém homem por crimes de incêndio de ecopontos em Tomar
PJ detém homem por crimes de incêndio de ecopontos em Tomar
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, na sequência da identificação, pela PSP de Tomar, do presumível autor dos incêndios ocorridos entre as 23h30 do dia 16 de dezembro e as 03h20 do dia 17 de dezembro de 2019 naquela cidade, desenvolveu diligências de investigação que permitiram a recolha de elementos de prova que esclareceram as circunstâncias em que ocorreram os mesmos, tendo procedido à sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura “Mais fazem melhor”
Luís Guerra Rosa anuncia a sua candidatura
à Comissão Política de Alcobaça do PS
Luís Guerra Rosa, histórico militante do PS de Alcobaça, anunciou, no dia 19 de dezembro, a sua candidatura à Comissão Política de Alcobaça do Partido Socialista nas eleições para a Concelhia do PS de Alcobaça que terão lugar no final de Janeiro. O Professor universitário recorda que integra há dois anos o Secretariado da Concelhia, tendo feito parte da solução possível para que o Partido Socialista pudesse reanimar os seus militantes para a tão desejada vitória autárquica e mudança de rumo nos destinos do concelho. Contudo, discorda “do modo como ultimamente a Comissão Política Concelhia tem sido conduzida, de forma personalizada, esquecendo o interesse coletivo.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém homem suspeito de tráfico de droga em Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, dia 18 de novembro, um homem de 44 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de sete meses, por tráfico de estupefacientes, na freguesia de Aljubarrota (Moleanos, Chiqueda e Covões), os militares deram cumprimento a dois mandados de busca, um em residência e outro em veículo, tendo sido apreendido 15 doses de cocaína, cinco doses de haxixe, 85 euros em numerário, um veículo e um telemóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aplicação móvel reforça apoio a munícipes
Aplicação móvel “Nazaré” é o projeto vencedor do Orçamento Participativo do município
A aplicação móvel “Nazaré” foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo do município e vai contar com uma verba de 15 mil euros para a sua implementação no concelho. O objetivo é criar uma aplicação que possa concentrar um conjunto de informações disponíveis para todos os cidadãos que residam, trabalhem ou estudem na Nazaré. Através desta nova ferramenta, é possível reforçar a comunicação entre a autarquia e os seus munícipes, com a disponibilização de informação relacionada com consumos de água e eventuais fugas, notificações ou avisos, participação de ocorrências na via pública, acompanhamento de eventos, simples informação sobre transportes públicos ou farmácias de serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Torneio de Andebol Century 21 recebe Benfica, Sporting, Cister Alcobaça e ABC de Braga
O Cister Sport de Alcobaça organiza no fim de semana de 27, 28 e 29 de dezembro o Torneio de Andebol Century 21/Cister SA para iniciados masculinos, com a presença do ABC de Braga, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica. O torneio irá ser disputado no Pavilhão D. Pedro I, em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR identifica jovens por furto em residência na freguesia dos Milagres
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, ontem, dia 19 de dezembro, identificou dois homens de 17 e 18 anos, por suspeita de furto numa residência, na localidade de Milagres, no concelho de Leiria. Na sequência de uma investigação por furto numa residência, que decorria há seis meses, os militares identificaram dois suspeitos que assumiram a autoria do crime e entregaram de forma voluntária o material furtado, nomeadamente, artigos de vestuário, joias e artigos em ouro, três relógios e equipamento eletrónico e informático.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mentor da iniciativa é investigador em Filosofia das Ciências
Deputado Porfírio Silva apresenta no Cartaxo livro sobre o Parlamento dos Jovens
O deputado da Assembleia da República Porfírio Silva esteve no Cartaxo, no auditório da Quinta das Pratas, no dia 16 de dezembro, para apresentar o seu livro mais recente, “O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens”, aos jovens do agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita. A iniciativa foi organizada no âmbito da rede concelhia de bibliotecas e contou com a participação da vereadora Elvira Tristão
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo Terra de Natal
Ruas do Cartaxo transformaram-se nesta época num caminho encantado
Quem na terça-feira, dia 17 de dezembro, passou por algumas das ruas do centro do Cartaxo arriscou-se a encontrar fadas, pais natais de todos os tamanhos, pequenos elfos, reis magos ou apenas miúdos e graúdos que gostam de celebrar o espirito natalício. É que estas ruas transformaram-se, por uma manhã, num Caminho Encantado que crianças, adultos e seniores percorreram unidos para lembrar toda a população que a época festiva que vivemos é um momento muito especial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor
Mais de 60 atividades animam a época natalícia em Torres Vedras
Entre 29 de novembro e 6 de janeiro, o programa "Este Natal… Torres Vedras é sua!" celebra a época natalícia com mais de 60 atividades. Música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema fazem parte deste programa, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional. Ao cair da noite, as iluminações de Natal irão encher as ruas de Torres Vedras e Santa Cruz de luz e cor. A inauguração da iluminação de Natal está marcada para dia 29 de novembro, às 18h00, na Praça da República, em Torres Vedras, onde terá início o desfile "Natal para Todos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 20 de dezembro
Cinema, Yoga e Oficinas são oferta cultural
nas Férias de Natal da Biblioteca de Alcobaça
Para gozar a pausa letiva durante o Natal, a Biblioteca Municipal de Alcobaça preparou um vasto programa de atividades desenhadas especialmente para o público escolar (pré-escolar e 1º ciclo) e para a comunidade em geral. De 16 a 20 de dezembro, participe com toda a família nas Férias de Natal da Biblioteca às quais não irão faltar sessões de cinema, Yoga para crianças e oficinas lúdico-pedagógicas centradas na quadra natalícia que se avizinha. Confira o programa completo das Férias de Natal da Biblioteca Municipal de Alcobaça (atividades mediante inscrição prévia através do email: bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Fernando Manuel Brites apresenta em Leiria romance “Labirinto de emoções”
Este sábado, dia 23 de novembro, às 17h00, será apresentado na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o livro “Labirinto de emoções”, romance de Fernando Manuel Brites cuja trama tem como cenário a região de Leiria. A produção foi da editora Hora de ler, de Leiria. A apresentação estará a cargo do escritor Luís Vieira da Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos para Fátima e Espite
Orçamento Participativo de Ourém 2019 já tem vencedores
Encerrou no dia 15 de novembro o período de votação da primeira edição do Orçamento Participativo de Ourém, iniciativa que registou quase dois mil votos distribuídos pelos 13 projetos a sufrágio. Após análise dos votos registados, por projeto e área temática, foram apurados dois vencedores de acordo com as normas vigentes, nomeadamente, a proposta nº 11 com a designação “Proposta de requalificação de um espaço público inutilizado em espaço desportivo”, na freguesia de Fátima, e ainda a proposta nº 6 com a denominação “Piscina de água corrente” na freguesia de Espite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esforço e trabalho dos voluntários foi determinante, estando envolvidas mais de 40 mil pessoas em todo o País
Bancos Alimentares Contra a Fome angariam 2.125 toneladas de alimentos em dois dias
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim de semana mais de 2.100 toneladas de géneros alimentares, na campanha realizada em 2.000 superfícies comerciais de 21 regiões do País. Prosseguem ainda ao longo da próxima semana, até 8 de dezembro, a campanha “Ajuda Vale”, nos supermercados, e a campanha online em www.alimentestaideia.pt. 40 mil voluntários dos 21 Bancos Alimentares (Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Terceira, Viana do Castelo e Viseu) convidaram, durante o fim de semana, os portugueses a partilhar os bens alimentares que compram para as suas casas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
rede deRede de emissores da TDT vai ser alterada para possibilitar a introdução do 5G em Portugal
Câmara de Ourém vai apoiar munícipes na alteração da rede de Televisão Digital Terrestre
A Câmara Municipal de Ourém aprovou uma proposta de protocolo a celebrar com a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações em que se compromete colaborar na divulgação de informação e no apoio à população sobre o processo de alteração da rede de TDT (Televisão Digital Terrestre), no decorrer de 2020. A proposta de protocolo foi aprovada na reunião de Câmara de 16 de dezembro e define as medidas de apoio a prestar aos utilizadores que estarão sob responsabilidade da ANACOM e da autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Consulte o novo site com toda a programação para os próximos meses
Cine-Teatro de Alcobaça celebra hoje 75 anos
O Cine-Teatro de Alcobaça celebra hoje 75 anos. O Cine-Teatro de Alcobaça celebra hoje 75 anos. No dia 18 de dezembro de 1944 é inaugurado o Cine-Teatro de Alcobaça, considerado por muitos um dos mais belos do país, não ficando abaixo dos mais chiques da capital. A lotação da sala na época era de 732 lugares e as exibições cinematográficas são às quintas-feiras e aos domingos. Hoje passados, 75 anos, há muito para celebrar e recordar, já passaram por esta sala centenas de espetáculos e milhares de espetadores. A partir de agora, a sala histórica de Alcobaça está mais perto de si. Consulte toda a programação em www.cineteatro.cm-alcobaca.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIMLT e cofinanciado pela União Europeia
Azambuja inaugurou Salas do Futuro, espaços de inovação para todos os alunos do concelho
Estão inauguradas as Salas do Futuro nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja, no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. O Município de Azambuja integra ativamente este projeto, desde a primeira hora, e assinala mais este grande passo na sua execução. Recorde-se que este plano é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal: O que Falhou?
Dr. Raúl de Sousa
Taxa de mortalidade por doença cardiovascular: diminuição ou ilusão?
Dr. Luís Negrão
Comemorar Dezembro como o mês da Medicina Interna!
Dr. João Araújo Correia
A arritmia que pode causar um AVC
Dr. Ernesto Carvalho
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o