Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 226 Director: Mário Lopes Segunda, 16 de Dezembro de 2019
Autarquia garante que quis proteger moradores de incêndios florestais
Câmara de Leiria recusa ter construído muro no Bairro da Integração para isolar pessoas
Sobre a notícia publicada pelo Jornal de Notícias na edição de quarta-feira, 20 de novembro, com o título “Câmara isola bairro social com muro de dois metros”, o Município de Leiria recorda que o Município fez no Bairro da Integração um investimento superior a meio milhão de euros para oferecer condições dignas de vida aos moradores, que antes não tinham. A Câmara Municipal de Leiria sublinha que “o Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
De 30 de novembro a 8 de dezembro
Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande celebra o 30º aniversário
A Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego, em conjunto com a Comissão Executiva da FAG/2019, da 30ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande promovem, pelas 11h30 do dia 30 de novembro, a Cerimónia Protocolar de Abertura, seguida de uma visita ao certame. A FAG terá lugar de 30 de novembro a 8 de dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, com artesanato, gastronomia e música. Banda Kroll, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, GNR, Maria Lisboa, Anjos e Recreio da Anita são os artistas convidados. O orçamento ascende a 116 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca da Batalha pede intervenção do secretário de Estado da Saúde
Câmara reclama junto de António Sales médico para a freguesia de São Mamede
Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, solicitou esta quinta-feira, uma audiência com caráter de urgência, ao novo Secretário de Estado da Saúde, António Sales, para avaliar as condições de imediata resolução da falta de médico que há longos meses afeta a população de São Mamede, no concelho da Batalha. Em causa está a necessidade de assegurar um ficheiro de 1750 utentes da USF Condestável, para a Extensão de Saúde de São Mamede (Polo II da USF Condestável), situação que considera da “maior gravidade, pela ausência de acompanhamento clínico destes utentes, situação que persiste desde o mês de junho, o que tem gerado uma forte apreensão junto das populações locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para conhecer práticas locais na recolha de animais de companhia abandonados
Centro de Recolha de Animais da Nazaré visitado por vereador da Figueira da Foz
O funcionamento do canil municipal, as práticas locais na recolha de animais de companhia abandonados e em ações de sensibilização da população para o não abandono e promoção do bem-estar animal foram transmitidas, no dia 20 de novembro, a responsáveis por esta área de intervenção do Município de Figueira da Foz, que visitaram este equipamento, com vista a conhecer, em maior detalhe, o exemplo da Nazaré de que resultou uma frutuosa troca de experiências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entroncamento
Bloco de Esquerda reúne Plenário Distrital de Aderentes com presença de Catarina Martins
O Bloco de Esquerda reunirá em Plenário Distrital de Aderentes, com a presença da Coordenadora Nacional, Catarina Martins, esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 21h, no Entroncamento, no Cine121. Da ordem de trabalhos proposta para o Plenário Distrital de Aderentes constará o balanço das eleições legislativas 2019 e a abordagem de políticas para o distrito de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região abrange parte do distrito de Leiria e Oeste
Vinhos de Lisboa atingem vendas recorde
de 60 milhões de garrafas
A região dos vinhos de Lisboa deverá fechar o ano de 2019 com novo recorde de vendas, que poderá aproximar-se da fasquia das 60 milhões de garrafas de vinho, graças a um crescimento mensal de cerca de 20% ao longo deste ano. A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos Regionais Lisboa e dos DOC Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos (Vinhos Generosos), Colares, Encostas d’Aire (abrange os concelhos da Batalha, Porto de Mós, Ourém, e parte dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), Lourinhã (Aguardentes), Óbidos e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 de Novembro a 5 de Janeiro
Óbidos Vila Natal promete preços para todos
O Óbidos Vila Natal é um evento que se quer para todos e, por isso, apresenta um vasto conjunto de descontos e preços, especialmente para famílias, mas também para grupos, sejam escolares, ou organizados em excursão, por exemplo. Para além dos munícipes do concelho de Óbidos, que têm entrada gratuita de segunda a sexta-feira, há uma parceria com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Está também a decorrer uma campanha de descontos, entre as 18 horas de dia 22 e as 18 horas de dia 24 de Novembro, com bilhetes a metade do preço, comprados online.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora
Biblioteca Municipal de Alcobaça celebra 18 anos com Marionetas e bolo de aniversário
A Câmara Municipal de Alcobaça celebrar a entrada na maioridade da Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 23 de novembro, sábado, que, este ano, cumpre 18 anos de serviço à comunidade como espaço de cultura. As velas serão sopradas a partir das 17h00, mas antes, pelas 16h00, traga toda a família ao Auditório da Biblioteca para assistir ao espetáculo de teatro de marionetas “Para que Servem as Mãos”, pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com lançamento a 30 de novembro de 2019
“Fenómenos do Entroncamento” vão ter livro, canção e videoclipe
Uma lebre alimentada a biberão, um melro branco, um cão que falava, entre muitos outros acontecimentos, deram origem à expressão Terra dos Fenómenos. "Este é o tempo de escrever o que deve ser contado” é a ideia que deu mote à publicação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, sob a coordenação de Paula Carloto de Castro. O livro vai ser apresentado no dia 30 de novembro, pelas 18h00, no renovado Cineteatro S. João, no Entroncamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detidos têm antecedentes criminais por roubo e tráfico de estupefacientes
GNR detém dois homens por tráfico de droga
no concelho de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve esta terça-feira, dia 19 de novembro, dois homens de 26 e 32 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma investigação que decorreu desde agosto de 2018, por tráfico de estupefacientes, os militares deram cumprimento a cinco mandados de busca, dos quais duas domiciliárias e três em veículos, sendo apreendido três doses de cocaína, 500 euros em numerário, 5 telemóveis e 3 viaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Caldas, Rainha do Natal” 2019 começou com concerto dos Lucky Duckies
Seis mil pessoas inauguraram a iluminação e árvore de Natal gigante das Caldas da Rainha
Caldas da Rainha provou ser a cidade do Natal, este sábado, dia 16 de novembro, numa festa que contou com a presença de mais de seis mil pessoas na praça 25 de Abril e outras 30 mil a assistir através da internet na página de Facebook “Caldas, Rainha do Natal”. A inauguração da Iluminação e Árvore de Natal gigante contou com um concerto dos Lucky Duckies. A banda preparou um concerto especial dedicado ao Natal, do qual fez parte um tema inédito sobre esta quadra, e entusiasmou a plateia que encheu por completo a praça. No final, o vocalista do grupo, Marco António, disse mesmo que aquele tinha sido o melhor espectáculo de Natal em que tinha participado em toda a sua carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Filas de trânsito são cada vez mais frequentes no centro da cidade
Autarcas do PSD querem transportes públicos gratuitos, de qualidade e sustentáveis em Leiria
Os vereadores eleitos pelo PSD na Câmara Municipal de Leiria lamentam a criação de filas de trânsito cada vez mais frequente no centro da cidade, junto a escolas/serviços públicos ou mesmo nas principais artérias sem ser em picos de horas de maior afluência de tráfego de automóveis. Segundo Fernando Costa, Álvaro Madureira e Ana Silveira, “uma das razões para que isso aconteça tem a ver com o facto da actual rede de transportes e a política de mobilidade seguida por este município estar obsoleta face à procura e exigências da população.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Infantil e Parque de Merendas
Orçamento Participativo do Cadaval 2019 elege Projeto do Painho como vencedor
Já é conhecido o projeto concelhio vencedor do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que contou com 14 projetos finalistas. Apurados os votos em sessão pública decorrida, no dia 18 de novembro, na Biblioteca Municipal, o projeto “Parque Infantil e Parque de Merendas do Painho” venceu esta primeira edição de um concurso que promove a participação cívica nas decisões locais. O Orçamento Participativo do Cadaval decorreu desde 23 de abril e englobou diversas fases, sendo que uma das mais relevantes foi a fase de apresentação e aprovação das propostas nas assembleias participativas das diferentes freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
Politécnico de Leiria recebe Seminário sobre segurança rodoviária “Estradas que Perdoam”
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria recebe na próxima quinta-feira, 21 de novembro, das 9h30 às 18h00, no auditório 1 do edifício B da ESTG, no Alto do Vieiro, o VIII seminário em sinalização e segurança rodoviária da Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária (AFESP), com o tema “Estradas que perdoam – sinalização e equipamentos seguros que minimizam os comportamentos de risco”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Largo da Misericórdia da Pederneira inicia reabilitação
O trânsito na Rua Abel da Silva, no troço compreendido entre o Largo Bastião Fernandes e o Largo da Misericórdia, estará condicionado ou pontualmente interrompido, pelo período previsível de 90 dias, devido às obras de Reabilitação do Largo da Misericórdia (também conhecido por Largo do Cemitério), na Pederneira. Esta intervenção decorre no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, contratualizado entre o Município da Nazaré e a CCDR Centro, com um apoio total de Fundos Comunitários (FEDER), no valor de 3.708.750 €, e que visa a intervenção ao nível da regeneração urbana, promoção da mobilidade urbana multimodal e apoio a comunidades desfavorecidas. A reabilitação do Largo da Misericórdia tem um apoio FEDER no valor de 229.546,49 €.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instalada junto à Fonte Luminosa
Leiria Cidade Natal vai ter bola multimédia
de 12 metros e espetáculo inovador no País
Uma bola de Natal com 12 metros de altura e com espetáculo de luz, cor e som é a grande novidade da edição deste ano do “Leiria Cidade Natal”, transformando a cidade do Lis num dos mais atrativos destinos para quem quer viver o Natal mergulhado num ambiente de luz e magia. Instalada junto à Fonte Luminosa, a bola, de acesso gratuito, constitui uma atração inovadora no País, tornando o Natal ainda mais especial em Leiria com dois espetáculos diários, às 17:30 e 21:30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CNEMA divulgou os prémios
Concursos Nacionais de Doces de Fruta, Frutos Secos e Entradas e Petiscos já tem premiados
Os Premiados dos Concursos Nacionais de Doces de Fruta, Frutos Secos e Entradas e Petiscos, promovido em Santarém pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas já são conhecidos. A distinção Melhor dos Melhores foi obtida pela “Marmelada com framboesa” produzida pela Quinta da Remolha, Sever do Vouga, no 8º Concurso Nacional de Doces de Fruta e pelas “Amêndoas Doces com Coco” produzidas por Maria Eugénia Martins Torres, de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, no 8º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animação focar-se-á no centro da vila e mercado municipal
Natal no Cadaval contará com presépio gigante e muita animação alusiva
O Natal chega ao Cadaval no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a inauguração da iluminação e da exposição de esculturas na praça central da vila, bem como de um presépio de Natal de grandes dimensões – uma das principais atrações da quadra festiva, que estará patente no Mercado Municipal. Não faltará a visita do Pai Natal e muita animação e diversão. Cerca de 20 dias (3 semanas) é o tempo que demora a montar o presépio “gigante” que estará patente na temporada de Natal do Cadaval, um projeto da autoria do conterrâneo Rui Martins, pedreiro de construção civil, residente em Alguber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Clara Pinto Correia fala da história das Ideias e da Ciência na ESTM perante os desafios globais
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria recebe Clara Pinto Correia para falar de “A história das ideias e a ciência perante os desafios globais”, esta terça-feira, 19 de novembro. Clara Pinto Correio é bióloga e investigadora, ficcionista e autora de mais de 50 livros. A conversa decorrerá a partir das 17h00, no auditório da ESTM, em Peniche, e a entrada é livre. Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, Clara Pinto Correia doutorou-se na Universidade do Porto e prosseguiu carreira universitária e de investigação no domínio da Embriologia, no Instituto Gulbenkian de Ciência e na Universidade de Harvard nos Estados Unidos da América, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de dois apoios financeiros à Junta de Freguesia
Câmara de Santarém investe mais de 94 mil euros na Freguesia de Amiais de Baixo
O Município de Santarém atribuiu dois apoios financeiros à Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, um no valor de 38.000€ para aquisição de imóveis para requalificação de espaços públicos na freguesia e outro de 56.840,20€ referente a alcatroamentos de ruas da Freguesia. Este apoios são realizados no âmbito do novo Regime Jurídico das Autarquias Locais (Lei n.º75/2013, de 12 de setembro), que veio reforçar as competências das Freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR detém dois homens na posse de 1502 doses de haxixe na freguesia da Guia
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Guia, deteve, dia 17 de novembro, dois homens de 18 e 30 anos, por tráfico de droga, na localidade de Guia, concelho de Pombal. No decorrer de uma ação de patrulhamento, numa zona referenciado por consumo e tráfico de estupefacientes, os militares abordaram uma viatura, tendo o condutor durante a fiscalização, admitido que tinha na sua posse 24 doses de haxixe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira ação contou com mais de 500 participantes
Ação de reflorestação do Pinhal de Leiria planta 12500 árvores e regressa no dia 23
A primeira ação de reflorestação do Pinhal de Leiria registou este sábado, 16 de novembro, grande adesão por parte de voluntários, que em pouco mais de duas horas plantaram 12.500 árvores num talhão de terreno junto à Lagoa da Ervedeira. A ação decorreu numa área de 10 hectares, com a participação de mais de 500 pessoas, que asseguraram a plantação de 12.100 pinheiros bravo e 400 pinheiros manso, seguindo plano de reflorestação desenvolvido pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados do INE para os primeiros 9 meses mostram crescimento significativo nos principais indicadores
Mês de setembro no Centro de Portugal regista atividade turística a crescer 2,1%
O mês de setembro voltou a ser positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os resultados preliminares, publicados no dia 15 de novembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram uma subida generalizada da região nos primeiros nove meses do ano, face ao mesmo período de 2018. Analisando os dados acumulados do INE no período entre janeiro e setembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,4% no total de dormidas nos alojamentos turísticos, em comparação com janeiro-setembro de 2018. Esta subida supera o crescimento médio nacional, que foi de 3,9%. De realçar que, nestes nove meses, as dormidas de residentes nacionais aumentaram 5,9%, enquanto as dormidas de não residentes cresceram 2,7%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição encerrou com missa dominical na Catedral
Festival de Órgão de Santarém dá vida à cidade com o maior número de órgãos de tubo ibéricos
O II Festival de Órgão de Santarém encerrou com a missa dominical, de 17 de novembro, na Catedral de Santarém, integralmente cantada pelo Coro da Schola Cantorum da Catedral de Santarém e acompanhada ao órgão por David Paccetti Correia, sob a direção de Pedro Rollin Rodrigues. Entre 8 e 17 de novembro, centenas de pessoas assistiram a 5 concertos, 2 visitas orientadas, e uma Missa dominical onde a música para Órgão ecoou em seis órgãos históricos, em seis igrejas de Santarém, Igreja de Nª Sra de Marvila, Igreja de Santa Maria da Alcáçova, Igreja de Nª Sra da Piedade, Catedral de Santarém, Igreja de São Nicolau e Igreja da Misericórdia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociólogo esteve em Portugal, a convite do Instituto Piaget
Edgar Morin: “Nunca houve tanta informação e nunca se soube tão pouco sobre o ser humano”
Edgar Morin, um dos maiores pensadores contemporâneos, participou este fim de semana no “Encontro sobre Educação”, promovido pelo Instituto Piaget, no campus universitário de Almada, para falar sobre a complexidade humana. Segundo o sociólogo, nunca se soube tão pouco sobre o ser humano, com os estudiosos a dedicarem-se ao estudo fragmentado do Homem: “O conhecimento do ser humano encontra-se em migalhas.” Edgar Morin discursou perante uma plateia de mais de 500 participantes sobre a pluralidade do ser humano – o ser económico, religioso, etc. – e explicou que “vivemos uma aventura de equilíbrio entre forças de união e forças de rotura”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do INE referente a 2017
Poder de compra no município da Azambuja é
o maior na Lezíria do Tejo e 20º a nível nacional
O Concelho de Azambuja surge no primeiro (1º) lugar, entre os onze da Lezíria do Tejo, e na vigésima (20ª) posição, a nível nacional, no “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2017”, agora divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística. No ano a que se refere o estudo, Azambuja mantinha-se, à semelhança de 2015, como o município com maior poder de compra da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Azambuja atingia o valor per capita de 106,20 (sendo a média nacional, o indicador 100). No âmbito da CIMLT, Santarém surge em segundo lugar, com 101,4 pontos, ficando os restantes nove municípios abaixo da média nacional (valor 100).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
21ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais traz doçaria e arte a Alcobaça
A 21ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais foi inaugurada esta quinta-feira, dia 14 de novembro, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, do presidente a Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Até domingo, dia 17 de novembro, Alcobaça vai ser a “Capital do Doce Conventual”, sendo de destacar nesta edição uma apresentação de videomapping interativo, no Claustro D. Dinis, a partir das 18 horas, de quinta a sábado, um programa de música coral “Sons do Silêncio”, na nave central do Mosteiro de Alcobaça, a presença de um produtor de chocolates franceses e o reforço da presença cisterciense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo com mais de 4 milhões de luzes
Árvore de natal gigante, balão de ar quente e pista de gelo animam “Caldas, Rainha do Natal”
A partir deste sábado, 16 de Novembro, Caldas da Rainha torna-se a verdadeira cidade do Natal! Esta quadra é aqui celebrada de uma forma muito especial e com um intenso programa de iniciativas que acontecem por toda a cidade ao longo de sete semanas num “cenário” absolutamente mágico! São 4 milhões de luzes, cerca de sete mil metros de ruas iluminadas e mais de 15 mil metros quadrados de praças e pracetas iluminadas com apontamentos natalícios. Há mesmo algumas peças que foram feitas de propósito para os candeeiros da Praça da República. Na praça 5 de Outubro está uma “prenda” de grandes dimensões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordeões do Mundo esteve integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras
16º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras: do popular ao vanguardismo
Em época propícia, de castanhas e água-pé, que convidam às sonoridades do acordeão, o concelho de Torres Vedras acolheu mais um festival dedicado a este instrumento musical, no qual o mesmo foi abordado na sua dimensão mais popular mas também num registo moderno e vanguardista. Integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, teve assim lugar entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro a 16.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Serra do Picoto
Royal British Legion assinala Dia do Armistício do com cerimónia no Bombarral
A Serra do Picoto, Bombarral, acolheu esta segunda-feira, dia 11 de novembro de 2019, a cerimónia do Dia do Armistício, promovida pela Royal British Legion. No evento esteve presente o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, bem como vários cidadãos portugueses e britânicos, muitos dos quais residentes no concelho bombarralense, como é o caso do pároco que presidiu a esta cerimónia. A cerimónia contou ainda com a participação do Núcleo de Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos apanhar Bolota da Serra”
Associação de Municípios organiza passeio pedestre na Serra de Montejunto
A AMAC – Associação de Municípios de Cadaval e Alenquer organiza o passeio pedestre “Vamos apanhar Bolota da Serra”, marcado para dia 23 de novembro, na Serra de Montejunto, a partir das 10 horas, com saída do Centro de Interpretação Ambiental. Inscrições online via site do Município do Cadaval, em www.cm-cadaval.pt. A iniciativa está integrada na Semana da Floresta Autóctone e terá como guia o Engº Paulo Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pastelaria de Alcobaça volta a conquistar o 1º Prémio na Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
«Delícia do Convento» da Pastelaria Alcoa vence Concurso de Doces Conventuais
«Delícia do Convento», da Pastelaria Alcoa, de Alcobaça, conquistou o 1º Prémio do Concurso de Doces Conventuais da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que decorre até domingo, 17 de novembro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O Júri atribuiu ainda três Menções Honrosas, às «Trouxas de Ovos» e “Gemas Reais”, da Casa dos Doces Conventuais, e ao “Segredo de São Bernardo», do Atelier do Doce. O 1º Prémio do Melhor Licor Conventual foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso) e a Melhor Compota foi para a «Compota de Mirtilo», das monjas cistercienses de Rio Caldo (Braga).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo as melhores práticas adotadas no território nacional quanto à salubridade pública e à proteção dos animais
Câmara Municipal cria dois Abrigos para Gatos na Vila da Batalha
A Câmara da Batalha, seguindo as melhores práticas adotadas no território nacional quanto à salubridade pública e à proteção dos animais, vai proceder à instalação de dois Abrigos para Gatos na Vila da Batalha, medida que pretende controlar as colónias de gatos errantes. Os dois abrigos permitirão promover o bem-estar animal, bem como contribuir para o controlo populacional das colónias existentes, através da implementação da estratégia CED (capturar, esterilizar e devolver). A cerimónia de apresentação dos Abrigos de Gatos da Vila da Batalha terá lugar no dia 19 de novembro, terça-feira, às 11h30, com concentração no Edifício dos Paços do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militares apreenderam mais de centena e meia de doses de haxixe
GNR detém dois jovens na Guia sem carta
de condução e cheiro intenso a droga no carro
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Guia, no dia 13 de novembro, deteve em flagrante delito, dois homens de 17 e 20 anos, por tráfico de droga e falta de habilitação legal, na localidade de Guia, concelho de Pombal. No decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, os militares abordaram uma viatura cujo condutor mostrou algum nervosismo com a presença daqueles, admitindo que não tinha habilitação legal para conduzir. Durante a fiscalização ao veículo, os militares sentiram um cheiro intenso a produto estupefaciente vindo do interior do mesmo, facto que motivou uma busca à sua residência onde apreenderam uma estufa, uma planta de cannabis e 16 doses de haxixe.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência decorreu à margem da Feira de São Pedro
Torres Vedras debateu os próximos 40 anos rumo à sustentabilidade
“Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos” foi a conferência que decorreu no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, esta segunda-feira. Torres Vedras deu, assim, início ao seu feriado municipal ao celebrar os 40 anos da elevação da então vila a cidade, promovendo uma reflexão sobre o futuro, a sustentabilidade e as alterações climáticas. “Daqui por 40 anos, qual será o posicionamento de Torres Vedras, às portas de uma grande área metropolitana europeia como é a Área Metropolitana de Lisboa, nesta conectividade entre o rural e o urbano?” A questão foi lançada por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que recordou que “a sustentabilidade assenta, para alguns teóricos, em três pilares.” À coesão social, ambiental e económica, Carlos Bernardes alia o “modelo de governança”, realçando a importância de “dar voz às pessoas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi identificado
GNR resgata javali preso em cativeiro
de forma ilegal no concelho de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, identificou, dia 11 de novembro, um homem com 49 anos, por detenção ilegal de espécie cinegética em cativeiro, no concelho de Óbidos. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram a existência de um exemplar da espécie cinegética Javali “Sus scrofa”, da família Suidae, num terreno adjacente a uma residência, sem a respetiva licença de detenção de espécies cinegéticas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. O javali foi apreendido, sendo elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja infração por detenção de uma espécie cinegética em cativeiro sem a devida licença, é punível com uma coima máxima de 6 129 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ações de reflorestação vão envolver mais de 6.000 voluntários até final de novembro e pretendem chegar às 500 mil árvores plantadas até abril de 2020
Movimento Terra de Esperança planta sábado mais 12 mil árvores em Leiria
O Movimento Terra de Esperança, impulsionado pela Fundação Galp e pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), vai assinalar dois anos de existência este sábado, em Leiria, com uma nova ação de reflorestação que inclui a plantação de 12 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na zona envolvente à lagoa da Ervedeira, a norte do Pinhal de Leiria. A ação organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria contará com cerca de 500 voluntários e permitirá assim elevar para mais de 185 mil o número de árvores plantadas pelo Movimento Terra de Esperança desde novembro de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido está contra a alienação de património edificado do ICNF
PCP propõe 13 milhões de euros no Orçamento de Estado 2020 para o Pinhal de Leiria
Avançar com candidatura a Reserva da Biosfera; Proceder à abertura até 31 de dezembro de um concurso para a contratação de meios humanos para o ICNF; Criar um Portal eletrónico para acompanhamento púlico da recuperação do Pinhal de Leiria; Criar uma estrutura orgânica de acompanhamento; Avançar na criação do museu da floresta, de uma estação/laboratório nacional para a mata atlântica e de outras infraestruturas nas áreas lúdica, desportiva, cultural, histórica e de educação ambiental no edificado do ICNF na Mata Nacional de Leiria, nomeadamente no Parque do Engenho na Marinha Grande são algumas das propostas apresentada pelo PCP na Assembleia da República para o Pinhal de Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 16 de novembro, no Centro Hospitalar de Leiria
Encontro nacional de Andrologia em Leiria discute reabilitação da saúde sexual masculina
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe no próximo sábado, 16 de novembro, o sétimo Encontro de Andrologia, que discutirá temas sob o mote “Reabilitação em andrologia e medicina sexual”. O encontro, uma organização da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, com o apoio do Serviço de Urologia do CHL, contará com a participação de dezenas de especialistas de todo o País, e decorrerá no Hospital de Santo André, das 8h30 às 18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-líbris da Lourinhã volta a marcar a agenda da região, num evento que chega a 13 restaurantes
8ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã começa esta quinta-feira
A 8ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 14 e 24 de novembro, iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e vários estabelecimentos de restauração, com o objetivo de, mais uma vez, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes, a nível mundial. À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 13 restaurantes aderentes do município da vila da sub-região do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação da AHRESP foi determinante para esta decisão da Câmara Municipal.
Município de Ourém desiste da aplicação de Taxa Turística
A AHRESP saudou a decisão da Câmara Municipal de Ourém de anular a aplicação da taxa turística no município a partir de 1 de janeiro de 2020, medida que já se encontrava a ser avaliada desde 2018. A deliberação da Câmara Municipal de Ourém, de 4 de novembro, resulta do forte contributo prestado pela AHRESP, que em permanente diálogo com o Município de Ourém, e na procura das melhores soluções para as empresas dos setores que representa, sempre defendeu a não aplicação desta taxa turística, que iria gerar um impacto negativo na imagem de toda a região, e particularmente no destino turístico “Fátima”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Provedor do Estudante do Politécnico de Leiria eleito para Comissão Executiva
Politécnico de Leiria integra Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior
Pedro de Matos Gonçalves, provedor do estudante do Politécnico de Leiria, foi eleito para a Comissão Executiva da recém-fundada Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPE). A RPE foi criada como rede de reflexão participada, com o intuito de servir o melhor possível os estudantes do ensino superior, e envolve instituições de ensino superior públicas e privadas, politécnicas e universitárias. Para o provedor do estudante do Politécnico de Leiria «a Rede contribuirá decisivamente para uma ação concertada das provedorias para assegurar o integral respeito pelos direitos dos estudantes».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício é o local de treino de 12 equipas de andebol do Cister Sport de Alcobaça
Pavilhão D. Pedro I reabriu em Alcobaça
após obras de requalificação de 200 mil euros
A cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Pavilhão D. Pedro I teve lugar no dia 8 de novembro, com a presença do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, do vice-presidente, do vereador do Desporto e da vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, João Santos e Inês Silva, respetivamente, do presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Miguel Laranjeiro, do diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, Gaspar Vaz, e do presidente da direção do Cister Sport de Alcobaça, António Lorvão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor total de investimento é superior a três milhões de euros
Tribunal de Contas dá luz verde ao contrato
de manutenção de estradas de Santarém
O Tribunal de Contas já deu parecer favorável ao contrato para manutenção das estradas do concelho de Santarém, num valor total de investimento de 3.042.997,90€, dos quais 940.796,00 € avançam em 2020, nas diversas Freguesias do Concelho. O projeto tem como objetivo a promoção da manutenção e conservação das estradas do Concelho (Estrada Nacional – desclassificada EN(D)), Estrada Municipal - EM, Caminho Municipal - CM, vias não classificadas, caminhos rurais e outras vias ou arruamentos, dentro ou fora de localidades), de modo a oferecer melhores condições de segurança rodoviária aos cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato a presidente do PSD
Luís Montenegro visita o distrito de Leiria
esta quarta-feira
Luís Montenegro, candidato a presidente do PSD, desloca-se esta quarta-feira, dia 13 de novembro, ao distrito de Leiria no âmbito de um ciclo de reuniões com instituições de relevo nacional e regional. Do programa consta uma visita ao Instituto Politécnico de Leiria (Edifício-Sede), pelas 16 horas, e uma visita à NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, (Sede), pelas 17h15.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Baptizado de Laboratório Isabel Mateus
Museu da Lourinhã inaugura novo Laboratório de conservação e restauro
A inauguração do novo Laboratório de conservação e restauro do Museu da Lourinhã, agora nomeado Laboratório Isabel Mateus, e à assinatura dos protocolos entre o GEAL e os investigadores responsávei inauguração do novo Laboratório de conservação e restauro s pelos projetos aprovados no âmbito do Programa de Incentivo à Investigação Horácio Mateus – PIIHM terão lugar no dia 15 de novembro, sexta-feira, pelas 17 h. A atual denominação do laboratório constitui uma forma de homenagem a uma das associadas fundadoras do GEAL e cofundador do Museu e, ainda, uma das impulsionadoras do trabalho científico e laboratorial no Museu da Lourinhã, Isabel Mateus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convívio incluiu ainda a entrega, por parte da autarquia, de duas máquinas de costura à turma de Costura Solidária
Universitários 50+ e Viver Melhor festejaram o Dia de São Martinho no Bombarral
As comemorações do Dia de São Martinho, que se assinalou esta segunda-feira, dia 11 de novembro de 2019, serviu de mote para mais uma tarde de convívio entre os seniores inscritos nos programas Universitários 50+ e Viver Melhor e os respetivos formadores/as. O evento, que se iniciou com um almoço partilhado na antiga escola primária do Bombarral, sede dos Universitários 50+, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, que se mostrou muito satisfeito pela vitalidade que ambos os programas vêm demonstrando ano após ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Posto de atendimento aos turistas foi alvo de uma intervenção profunda que começou em agosto
Welcome Center de Leiria reabre preparado para receber visitantes de todo o mundo
A cidade de Leiria conta, a partir desta segunda-feira, dia 11 de novembro, com instalações renovadas de atendimento aos turistas. O Welcome Center de Leiria, situado no Edifício Turismo Centro de Portugal, no Jardim Luís de Camões, foi inaugurado depois de uma intervenção profunda de que foi alvo desde agosto. O resultado final resultou num posto de informação turística contemporâneo e dotado de condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas que a ele se desloquem, garantindo um acolhimento inclusivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
André Ventura estará sábado em Alcobaça
Deputado do Chega visita Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
O deputado do Chega, André Ventura, irá visitar a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais este sábado, dia 16 de novembro, às 18 horas, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O parlamentar eleito para a Assembleia da República pela primeira vez no dia 6 de outubro irá depois jantar com apoiantes pelas 20 horas, no restaurante “A Tabanca”, em Aljubarrota. André Ventura notabilizou-se como cabeça de lista do PSD nas eleições para a Câmara Municipal de Loures, desvinculando-se depois do partido para lançar o seu próprio projeto político, sendo também comentador desportivo como representante do Benfica num canal de televisão por cabo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara da Nazaré é orador em evento dedicados ao turismo e ao desporto
Fórum Internacional de Big Surf de Bilbau convida marcas Nazaré e Praia do Norte
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, irá apresentar a estratégia de projeção das marcas “Nazaré” e “Praia do Norte”, que descolaram no âmbito da notoriedade alcançada pelo mar e as ondas grandes geradas pelo canhão submarino, um dos maiores desfiladeiros aquáticos no mundo, e que têm suscitado um interesse crescente a nível mundial, tanto de atletas como de investidores e visitantes. O impacto da onda na promoção local, na projeção internacional das marcas municipais, na criação de novos negócios locais, quer na área da hotelaria e turismo quer ligados ao surf, transformou a Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5º Festival Jazz da Marinha Grande resulta da candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural
Marinha Grande volta a ser a Capital do Jazz de 15 a 23 de novembro
De 15 a 23 de novembro, a Marinha Grande vai ser a capital do Jazz, através da realização de um ciclo de concertos que decorrem na Casa da Cultura Teatro Stephens, no âmbito do 5º Festival Jazz da Marinha Grande e da candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural. A programação volta a ser de elevada qualidade, com artistas nacionais e internacionais de várias gerações, a apresentarem os seus projetos de jazz num evento que volta a ter a direção artística do maestro e músico César Cardoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido é marido de uma ama
PJ detém idoso na zona de Caldas da Rainha por abuso sexual de crianças
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve um homem de 74 anos, suspeito da prática de dois crimes de abuso sexual de crianças agravados, ocorridos na zona de Caldas da Rainha. O arguido, marido de uma ama a quem a criança com 07 anos de idade foi entregue para educação e assistência, terá praticado atos sexuais de relevo sobre a mesma. A ama, uma mulher de 50 anos de idade, foi também constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira edição promovida pela Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Jornadas do Centro Cirurgia Bilio-Pancreática aborda em Leiria tema do cancro do pâncreas
A Unidade de Cirurgia Bilio-Pancreática do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza no dia 15 de novembro, sexta-feira, a partir das 9h00, no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, as primeiras Jornadas do Centro de Referência de Cirurgia Bilio-Pancreática, dedicadas à temática “Cancro do Pâncreas – Uma realidade que começa nos cuidados de saúde primários”, e que decorrem no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Stand de Leiria esteve representado na Altice Arena
Investidores da Websummit visitam Leiria
para estudar o potencial da região
Um grupo de participantes na Websummit efetuou esta sexta-feira, 8 de novembro, uma visita à região, na sequência do trabalho de captação desenvolvido no stand de Leiria neste evento, uma aposta com vista à atração de investidores e promoção do concelho. Segundo os responsáveis pela participação de Leiria na Websummit, foi possível captar a atenção de diversos investidores para o potencial que esta região apresenta, naquele que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, que decorreu esta semana na Altice Arena, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Costa inaugura o 3º Encontro da Rede de Bibliotecas de Constância
Secretário de Estado Adjunto e da Educação profere conferência em Constância
João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, juntamente com Filipe Leal da Câmara Municipal de Oeiras, proferirá a conferência inaugural do 3º Encontro da Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância, um evento que vai decorrer na vila, nos dias 6 e 7 de dezembro, e cuja moderação deste primeiro painel estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira. Parcerias «Rios de Possibilidades em Bibliotecas» é o tema do 3º Encontro da Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância, com sessões marcadas para a Casa-Memória de Camões e para o Agrupamento de Escolas de Constância, uma organização da Rede de Bibliotecas do Concelho de Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”
Rita Redshoes trouxe à Chamusca projeto pedagógico sobre alimentação
O Município da Chamusca proporcionou aos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o concelho a oportunidade de assistirem ao espetáculo “Rita e a Floresta dos Legumes”, que aconteceu na sexta-feira, dia 8 de novembro, no Cineteatro da Chamusca, com a participação da conhecida cantora Rita Redshoes. No final deste divertido e pedagógico espetáculo, a autarquia ofereceu a todos os alunos um livro de “Rita e a Floresta dos Legumes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens irão agora transpor para o papel as ideias apresentadas
Município de Alcobaça convida jovens para discutir temáticas relacionadas com a Escola
Que estratégias devem ser colocadas em prática para intervir com os jovens e com as famílias? Quem deve realizar essa intervenção e onde? Como deve ser implementada? Estas e outras questões foram debatidas na última reunião da Equipa Multidisciplinar do Município de Alcobaça, no dia 6 de novembro, na Escola Adães Bermudes, na qual participaram representantes dos alunos dos vários agrupamentos do concelho (Agrupamentos de Escolas de Cister, S. Martinho do Porto e Benedita, Externato Cooperativo da Benedita e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Porto de Mós ocupa 1ºlugar no distrito de Leiria na tarifa familiar da água
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas elabora todos os anos um estudo para averiguar quais os municípios mais amigos das famílias em termos de tarifa de água. Este estudo analisa o consumo diário per capita numa média de 120 litros de água por dia, considerando as componentes variável e fixa do tarifário de abastecimento de água para consumo doméstico e cruzando os dados com os tarifários familiares de aplicação universal. Na edição de 2018 o Município de Porto de Mós aparece em 50º lugar do ranking a nível nacional, depois de em 2017 ocupar o 179º lugar, e em 2016 o 190º. Este estudo reflete o compromisso que o Município vem seguindo no apoio às famílias numerosas, não só ao nível das tarifas de água, como também a nível fiscal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
Editora Hora de Ler apresenta três novas obras dedicadas a Alcobaça e ao distrito de Leiria
A editora Hora de ler promoveu o lançamento de três títulos no dia 28 de setembro de 2019, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça: “No tempo dos Bóeres em Portugal: Caldas da Rainha, Alcobaça, Tomar, Peniche, Abrantes e São Julião da Barra”, de Fleming de Oliveira, o volume n.º 2 de “Anais Leirienses – estudos & documentos” e “Um eco de Gulbenkian em Alcobaça”, de Jorge Araújo, todos produzidos pela editora de Leiria. A apresentação dos livros contou com as presenças do autor Fleming de Oliveira, de Saul António Gomes, coordenador dos “Anais Leirienses – estudos & documentos”, da vereadora da Cultura, Inês Silva, de Carlos Fernandes, editor da Hora de Ler e da moderadora Piedade Neto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalhos já se iniciaram
Obras na Encosta da Ribeira de Santarém protegem circulação na Linha do Norte
A Câmara Municipal de Santarém informa que no âmbito da empreitada de “Projeto Global de Estabilização das Encostas de Santarém” (PGEES), encontra-se previsto a construção de um muro de proteção na zona a sul da estação ferroviária de Santarém, sendo que para o efeito existe a necessidade de proceder ao desmonte (escavação) da encosta confinante, que apresenta atualmente grave risco de desmoronamento, podendo provocar perigo de derrocada, com eventuais prejuízos/danos nas habitações existentes - que justificaram o realojamento temporário dos residentes de uma habitação contigua ao local da intervenção -, bem como na circulação rodoviária e pedonal e constrangimentos na circulação ferroviária da Linha do Norte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro lugar na categoria “Competição Nacional – Destinos Turísticos Regiões”
Filme “Região de Leiria – Vem, só faltas tu!” distinguido no 12º Festival ART & TUR
No dia 25 de outubro, o filme promocional “Região de Leiria – Vem, só faltas tu!” foi distinguido com o primeiro lugar na categoria “Competição Nacional – Destinos Turísticos Regiões”, na 12ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo ART & TUR. Este mais recente vídeo promovido pela CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria convida a visitar esta Região de Maravilhas, através de quatro personagens que visitam e vivem neste território, descobrindo uma região com tudo incluído, gastronomia, cultura, património e natureza, num território entre mar e serra, onde só faltas tu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Leiria tem apenas conhecimento da existência de um Grupo de Amigos de Lemos Proença que está a promover a homenagem
Câmara de Leiria é alheia à instalação de busto de Lemos Proença na Rotunda da Cruz da Areia
Relativamente às notícias publicadas sobre a alegada colocação de um busto de Lemos Proença na Rotunda da Cruz da Areia, o Município de Leiria informa que, até à data, não recebeu de forma oficial qualquer pedido para a instalação no local de um busto de Lemos Proença, antigo presidente da Câmara Municipal de Leiria. O Município de Leiria tem conhecimento da existência de um Grupo de Amigos de Lemos Proença que está a promover a homenagem, tendo apenas existido contactos com o Município de Leiria nesse sentido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Conhecer Aromas e Sabores da Natureza” terá lugar no Parque Ambiental de Santa Margarida
Constância recebe mostra e venda de produtos derivados de plantas aromáticas e medicinais
Nos dias 16 e 17 de novembro, o Parque Ambiental de Santa Margarida volta a receber aquele que é já um clássico dos eventos de outono no concelho de Constância: O Conhecer Aromas e Sabores da Natureza. Apresentando uma exposição e venda de produtos relacionados com as plantas aromáticas e medicinais, os frutos silvestres, os cogumelos, o mel e a agricultura familiar e biológica, o evento Conhecer Aromas e Sabores da Natureza tem como principais objetivos contribuir para a salvaguarda do património natural e cultural, promover alguns produtos de produção biológica, artesanal e doméstica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às 11h15
Exercício nacional “A Terra Treme” sensibiliza para o risco sísmico no dia 15 de novembro
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza no dia 15 de novembro, às 11h15, a 7.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme” (www.aterratreme.pt). O exercício “A Terra Treme” é promovido anualmente pela ANEPC, em parceria com a Direção-Geral de Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE), e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se proteger.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 140 mil euros
Árvore de Natal gigante das Caldas da Rainha vai ter mais de 4 milhões de lâmpadas LED
A cidade das Caldas será a Rainha do Natal 2019, com uma pista de gelo ecológica, um balão de ar quente de 7 metros e um presente gigante como novidades este ano. O programa de Natal começa no dia 16 de novembro, com a inauguração das tradicionais iluminações natalícias, ao som do concerto dos Lucky Duckies e com a presença da figura tão desejada pelos mais novos - o Pai Natal. Na edição de 2019 esperam-se mais de 500 mil pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com marcas do concelho
Quatro tintos de excelência à prova este sábado e domingo no Posto de Turismo de Tomar
O Município de Tomar, em colaboração com os produtores de vinho locais, vai comemorar este fim-de-semana o Dia Mundial do Enoturismo. Assim, sábado e domingo, das 14 às 17 horas, haverá no Posto Municipal de Turismo degustação e venda dos seguintes vinhos: Solar dos Loendros - vinho tinto da colheita 2017 “Charola Private Collection” – cabernet sauvignon; Casal das Freiras - Casal das Freiras – Colheita Tinto; Herdade dos Templários - vinho tinto Herdade dos Templários Colheita Selecionada 2017; Casal Martins - vinho tinto Castelo Templário 2017 DOC Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 17 de novembro
Festival de Órgão de Santarém promove música e património arquitetónico e eclesiástico
O II Festival de Órgão de Santarém, que visa promover a arte musical e o património arquitetónico e eclesiástico existente na cidade, arrancou esta sexta-feira com o concerto de abertura de guitarra portuguesa de Pedro Caldeira Cabral, António Esteireiro (Órgão) e Ducan Fox (Violone e Contrabaixo), na Igreja de Nossa Senhora de Marvila. O programa termina no dia 17 de novembro, na Catedral de Santarém, com a Missa, pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém, com direção de Pedro Rollin Rodrigues, tendo como solista David Paccetti, no órgão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta Marcos Sotério conquistou o título na Alemanha
Atleta de Azambuja conquistou o título de vice-campeão no Mundial da Fudokan Karaté
O atleta Marcos Sotério, natural do Concelho de Azambuja, participou na 8ª Edição do Campeonato do Mundo de Karaté da World Fudokan Federation, que este ano decorreu de 01 a 03 de novembro na arena de Glaspalast em Sindelfingen, na Alemanha. Segundo a organização do campeonato, estiveram presentes mais de dois mil atletas de diversos países, no qual o nosso azambujense se destacou e trouxe para casa o título de Vice-Campeão Mundial de Fudokan Karaté, no escalão de cadetes individuais e um honroso segundo lugar em equipas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visando o reforço dos laços entre a escola e as famílias
Sucesso do Projeto Origami motiva alargamento a mais escolas do concelho de Alcobaça
O ORIGAMI, projeto inovador que visa o reforço dos laços entre a escola e as famílias, está em vigor desde 2015 tendo sido originalmente implementado na EB1 de Alfeizerão com resultados muitos positivos. O sucesso da iniciativa levada a cabo pelo Município de Alcobaça, através do CAJ – Centro de Apoio a Jovens, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, tem atraído cada vez mais escolas e agrupamentos, estando neste ano letivo a ser trabalhado nos seguintes estabelecimentos de ensino: EB1 de Alfeizerão – 1º ano; EB1 de São Martinho do Porto – 4º ano; EB1 de Turquel – 4º ano; EB1 de Pataias – 4º ano; Centro Escolar de Alcobaça – 1º ano; Centro Escolar da Cela – 1º ano; Centro Escolar da Benedita – 1º ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 11 de novembro, 17h00
Welcome Center de Leiria reabre no Edifício Turismo Centro de Portugal a 11 de novembro
O Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Leiria promovem segunda-feira, dia 11 de novembro, às 17h, a sessão de reabertura do Welcome Center de Leiria, situado no Edifício Turismo Centro de Portugal, no Jardim Luís de Camões, que foi alvo de uma intervenção profunda desde agosto. O resultado final resultou num posto de informação turística renovado, contemporâneo e dotado de condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas que a ele se desloquem, garantindo um acolhimento inclusivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Círio de Nazaré é a maior manifestação católica da América do Sul
Nazaré e Belém do Pará celebram acordo para candidatura do culto de NS Nazaré à UNESCO
Uma comitiva de representantes da Candidatura do Culto de Nossa Senhora de Nazaré - Práticas e Manifestações a Património Cultural da Humanidade deslocou-se a Belém do Pará durante a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, que decorre no Brasil, em particular no Estado do Pará e em Belém (capital do Estado), onde se realizou o Círio de Nazaré, a maior manifestação católica da América do Sul. O objetivo foi aprofundar o diálogo com o governo do Pará e outras autoridades ligadas à devoção para que a candidatura do culto a N.S. Nazaré a património cultural da Humanidade seja um desígnio partilhado entre os dois povos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando que a “subserviência e impunidade” são atentados ao ambiente, aos ecossistemas e à soberania
Bloco de Esquerda critica Governos de Portugal e Espanha no caso da escassez de água do Tejo
O Bloco de Esquerda de Santarém critica a atuação do Governo português no caso da escassez de água no Rio Tejo, considerando que as imagens desoladoras da barragem de Cedillo, do rio Tejo internacional, dos rios Ponsul e Sever relembram e tornam evidente que esta calamidade está muito longe de terminar. “De forma politicamente irresponsável, o Governo tenta desvalorizar o assunto, recusa reconhecer a situação dramática que a bacia hidrográfica do Tejo vive, procura fugir a uma chamada de responsabilidade às autoridades espanholas e evita confrontar a Iberdrola, empresa espanhola de eletricidade concessionária da Barragem de Cedilho, pelos danos causados aos ecossistemas e às populações”, acusa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Transporte Público Urbano de Pombal
Câmara de Pombal abre concurso de aquisição
de 5 miniautocarros para expandir rede Pombus
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião do dia 30, abrir procedimento para a aquisição de 5 miniautocarros para a expansão da rede Pombus. A necessidade da aquisição dos autocarros, cujo investimento se estima de 425 mil euros, acrescidos de IVA, surge das conclusões do estudo de viabilidade de Alargamento do Transporte Público Urbano em Pombal, que decorreu durante o ano de 2019, prevendo-se que o alargamento da rede se concretize no segundo semestre de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relativo ao primeiro ano de atividades do projecto “Incredible Years”
ESS de Leiria faz balanço do projeto que promove competências sociais nas crianças
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria apresenta esta segunda-feira, 11 de novembro, a partir das 14h, no seu auditório, os resultados do primeiro ano de atividade do projeto “Incredible Years”, no âmbito da Academia Gulbenkian do Conhecimento. O projeto “Incredible Years”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e que a Escola integra desde outubro de 2018, pretende dotar os educadores de estratégias de gestão da sala de aula, e promover abordagens educativas proativas para incentivar o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas nas crianças, nomeadamente adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento crítico, resiliência e resolução de problemas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proprietário da Casa-Museu Passos Canavarro, historiador e ex-eurodeputado
Pedro Canavarro apresenta em Santarém autobiografia "A Casa de Pedro"
Pedro Canavarro apresentou esta quarta-feira, no dia 6 de novembro, ao final da tarde, o seu livro "A Casa de Pedro" - Autobiografia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Santarém. A apresentação da obra, editada pela Caleidoscópio, contou com a participação de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Jorge Ferreira, diretor da editora Caleidoscópio, Maria Emília Vaz Pacheco, responsável pela introdução do livro, que foi apresentado por Rui Vieira Nery, diretor do Programa Gulbenkian Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre sexta-feira, dia 8 de novembro, às 14h30, no Fundão
Politécnico de Leiria debate Cibersegurança na Indústria e destaca vulnerabilidades e soluções
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria organiza no dia 8 de novembro a segunda edição do Encontro para a dinamização e animação da Plataforma Espelho – TICE Indústria, onde promove o debate sobre “Cibersegurança na Indústria: tendências, vulnerabilidades e soluções”. O evento, que decorre na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, no Fundão, sexta-feira, pelas 14h30, visa apresentar os principais desafios colocados à indústria no âmbito da cibersegurança, as formas de diagnóstico do estado de desenvolvimento da política de segurança nas pequenas e médias empresas, assim como os caminhos a seguir no futuro próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 24 de novembro
Município de Alcobaça associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019
Pelo 5º ano consecutivo, o Município de Alcobaça participa na Semana Europeia de Prevenção de resíduos, uma iniciativa comunitária destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção. De 16 a 24 de novembro, a Câmara irá promover algumas iniciativas locais, a começar por uma ação de limpeza de praia na praia de Paredes da Vitória, no próximo dia 16 de novembro, sábado, pelas 10h00. No dia 22 de novembro, sexta-feira, pelas 17h00, irá decorrer um “Workshop Refeições com Sobras de Alimentos”, a ter lugar na Granja de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto CARE - Rede de Apoio Especializado a Criança e Jovens Vítimas de Violência Sexual
CPCJ de Porto de Mós une-se à APAV para lutar contra a violência sexual
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Porto de Mós e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e o Município de Porto de Mós encontram-se a promover uma ação de formação para técnicos sobre o apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Na base desta formação está o projeto CARE - Rede de Apoio Especializado a Criança e Jovens Vítimas de Violência Sexual, cujo objetivo é desenvolver um modelo de implementação, funcionamento e supervisão de uma rede de apoio e referenciação de casos de crianças e jovens vítimas de violência sexual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 31 de outubro foram inauguradas as obras do Orçamento Participativo de 2018
Ginásio da Escola Secundária de Mira de Aire é o vencedor do Orçamento Participativo 2019
A obra vencedora na edição de 2018 foi o Projeto de Reabilitação do Campo Desportivo da Chã, em Alqueidão das Serra, que contemplava a reabilitação do espaço através da construção de um campo de Pumptrack. Durante a cerimónia de apresentação dos vencedores da 1ª edição do OP, o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, comprometeu-se a concretizar o projeto que havia ficado em segundo lugar, pela sua pertinência e enquadramento na estratégia do Executivo. Tratava-se de dotar o parque infantil do Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo de equipamentos inclusivos, espaço que foi, também, inaugurado no dia 31 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleição de “miss” fechou em grande o certame que celebra o final das colheitas
Festa das Adiafas trouxe cerca de 20 mil visitantes ao Cadaval
A Festa das Adiafas trouxe ao Cadaval, de 19 a 27 de outubro, uma afluência estimada de cerca de 20 mil visitantes, provenientes de dentro e fora da região. A par da gastronomia, espetáculos, animação e exposições, o certame do final das colheitas trouxe consigo o 18.º Festival Nacional do Vinho Leve e a eleição da Miss Adiafas 2019, prémio alcançado pela conterrânea Raquel Oliveira. Numa lógica de promoção das condições de crescimento e comodidade do certame, o Município levou a efeito (antes da realização da festa) a remodelação integral do piso do pavilhão de exposições. Recorde-se que, já no ano transato, o enfoque camarário incidira na melhoria das condições acústicas do contíguo pavilhão gastronómico e de animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na freguesia de Alfeizerão
GNR detém condutor alcoolizado em contramão na autoestrada A8 no concelho de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Valado de Frades, ontem, dia 3 de novembro, deteve em flagrante delito um homem de 51 anos, pela prática de condução perigosa de veículo, em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça. Após o alerta ter sido dado à GNR, os militares do Posto Territorial de Valado de Frades, localizaram um veículo em circulação na A8, no sentido Sul-Norte, em sentido oposto ao legalmente estabelecido. Acabou por ser intercetado ao quilómetro 94, na localidade de Alfeizerão, tendo sido o condutor do veículo submetido ao teste de álcool, acusando uma taxa crime, culminado assim na sua detenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cinco Sentidos” foi o grande vencedor da categoria “Turismo Cultural”
Filme promocional sobre a Batalha conquista 1º prémio em Festival Internacional de Cinema
O mais recente filme promocional do Município da Batalha, designado “Cinco Sentidos” foi o grande vencedor da categoria “Turismo Cultural” do conceituado Festival de Cinema de Turismo grego “Amorgos Tourism Film Festival”. Já na sua décima edição, o Festival de Cinema de Turismo “Amorgos” recebeu a concurso mais de 140 filmes, provenientes de 30 países, sendo considerado um dos mais importantes festivais de filmes de turismo de toda a Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diogo Ramalho foi reeleito presidente
JS de Alcobaça reelege Direção e cria Núcleo
de Estudantes da ESDICA
As eleições da JS Alcobaça para o biénio 2019-2021 realizaram-se este sábado, dia 2 de novembro. Diogo Ramalho foi reeleito presidente da JS Alcobaça. Leandro Matias foi também reeleito presidente da Mesa da Assembleia da Concelhia. Há ainda a registar a eleição de uma nova estrutura - o Núcleo de Estudantes Socialistas da Escola Secundária D. Inês de Castro (NES ESDICA) - especialmente vocacionada para as questões da educação, que elegeu como coordenador Alexandre de Freitas Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador Carlos Monteiro deixa funções executivas
Economista André Sousa reforça a equipa
de governação na Câmara da Batalha
André Sousa é, desde o início do mês de novembro, o economista designado para assumir a coordenação das candidaturas a fundos comunitários e do gabinete de apoio ao presidente da Câmara Municipal na gestão dos diversos projetos municipais em curso.Também se registam algumas alterações ao nível da organização do Executivo Municipal, o vereador Carlos Monteiro, até agora com atribuições específicas, entre outras, na gestão da empresa municipal Iserbatalha (já extinta) e na Educação, por vontade própria e por incompatibilidade no exercício de novas funções em empresa multimunicipal, passa a exercer o mandato em regime de não permanência, sem remuneração, mantendo-se, no entanto, como vice-presidente da Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento para 2020 é superior a 20 milhões de euros
Câmara de Porto de Mós investe 7,2 milhões
na infraestruturação da ALE e no Saneamento
Foi aprovado o Orçamento para 2020 e as Grandes Opções do Plano para 2020/2023 na última reunião do Órgão Executivo. Em linha com os últimos anos, o Orçamento para 2020 é superior a 20 milhões, mais concretamente, 21.247.942€. Este Orçamento é diretamente influenciado pelos incentivos fiscais aos munícipes de Porto de Mós, que traduz uma redução de receita na ordem dos 170.000€, onde se inclui o IMI Familiar e a devolução de 1% do IRS. Este é um valor que o Executivo considera um bom investimento e que para o ano de 2021 será certamente superior, pois já foi deliberado devolver 1.5% do IRS às famílias do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém assinou auto de consignação para execução da obra
Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vai nascer na antiga Escola Primária de Zambujal.
Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vai nascer na antiga Escola Primária de Zambujal. O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assinou na manhã de 4 de novembro, o Auto de Consignação relativo à execução dos trabalhos de reabilitação para o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, estrutura que vai nascer no edifício devoluto da antiga Escola Primária de Zambujal. O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta do protocolo firmado entre o Município de Ourém e o munícipe Sérgio Ribeiro, que definiu a doação do acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal à autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Austrália
Patrícia Sampaio conquista Medalha de Ouro
no Oceania Open de Perth
Patrícia Sampaio conquistou a Medalha de Ouro, no dia 4 de novembro, no Oceania Open de Perth, na Austrália, mais um passo fundamental para o apuramento para os Jogos Olímpicos 2020. A atleta da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, clube que integra a Associação de Judo do Distrito de Santarém, tem vindo a somar vitórias e a demonstrar o verdadeiro espírito do Judo, o valor do Judo feminino nacional, a orgulhar o seu clube de Tomar e o Distrito de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Festival de Órgão de Santarém (FÓS) decorrerá de 8 a 17 de novembro
Ricardo Toste participa em três "flashmobs"
para promover o Festival de Órgão de Santarém
Os utentes e clientes da Estação Ferroviária de Santarém – IP/Infraestruturas de Portugal, do WShopping de Santarém e do Hospital Distrital de Santarém foram surpreendidos, no primeiro fim de semana de novembro, com flashmobs pelo organista Ricardo Toste. Estas ações, tiveram como objetivo promover o II Festival de Órgão de Santarém (FÓS), que decorrerá de 8 a 17 de novembro, em várias igrejas do centro histórico da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na noite do dia 31 de outubro de 2019
A noite mais assustadora do ano no Bombarral leva mais de 500 foliões a celebrar o Halloween
Centenas de figuras vindas do nosso imaginário mais sombrio invadiram, na noite dia 31 de outubro de 2019, as ruas da vila do Bombarral, em mais uma edição da Halloween Walk 4 Fun, que contou este ano com a participação de 550 pessoas. A noite mais assustadora do ano iniciou-se na sede do Clube Desportivo do Bombarral, de onde os participantes, divididos por os vários grupos, foram saindo para os respetivos percursos, cujo itinerário incluiu diversas ruas do Bombarral, com passagem pelo Museu, Anfiteatro, Biblioteca, Mata Municipal, Teatro Eduardo Brazão, entre outros espaços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo o Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados
Leiria é o Município português com o maior equilíbrio orçamental
O Município de Leiria continua a ser um dos que apresenta melhor desempenho financeiro, sendo uma referência nacional de recuperação financeira, segundo Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados apresentado esta semana. Dos 308 municípios portugueses, Leiria ocupa a primeira posição no equilíbrio orçamental, indicador que permite aduzir o ajustamento da despesa à receita certa e permanente com vista à promoção da sustentabilidade financeira. Com um rácio de 59%, Leiria apresenta a melhor razão entre a despesa corrente acrescida do valor da média das amortizações e a receita corrente cobrada bruta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Os crocodilomorfos são o grupo de répteis que deu origem aos crocodilos modernos e o fóssil foi carinhosamente apelidado de "crocodilinho"
Pequeno esqueleto do Jurássico da Lourinhã mostra a evolução da couraça dos crocodilos
Os paleontólogos Eduardo Puértolas Pascual e Octávio Mateus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, acabam de anunciar um novo fóssil de crocodilomorfo-anão do Jurássico de Portugal publicado na prestigiada revista científica internacional Zoological Journal of the Linnean Society. O pequeno antepassado dos crocodilos, com 150 milhões de anos, foi descoberto nas rochas jurássicas da Lourinhã e a sua qualidade de conservação ajuda a explicar a evolução e origem da couraça óssea que existe na pele destes répteis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Especialistas em enoturismo reúnem no dia 9 de novembro
Colóquio internacional no Museu do Vinho
de Alcobaça debate “Vinhos Históricos”
O Colóquio Internacional “A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos” vai decorrer este sábado, dia 9 novembro, na Adega dos Vinhos Tintos do Museu do Vinho de Alcobaça. A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça - Museu do Vinho de Alcobaça e o Patrocínio Científico do Instituto Universitário da Maia, em parceria com a AMA – Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça. Estas são algumas das questões que especialistas convidados de Portugal, Espanha e Arménia irão debater na véspera do Dia Internacional e Europeu do Enoturismo que se comemora a 10 de novembro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA recebe Concurso Nacional de Bolo-Rei e de Bolos Especiais de Natal
O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco do Concurso Nacional de Bolo Rei e do Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal nos dias 19 e 20 de novembro, respetivamente. Estas iniciativas, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, têm como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. Com a realização destas atividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PaySimplex
Estacionamento em Leiria já pode ser pago por telemóvel
O Município de Leiria aderiu ao sistema de pagamento das tarifas de estacionamento através de uma aplicação para dispositivos móveis, que estará disponível em alguns parques da cidade a partir do dia 1 de novembro. O paySimplex é um sistema de pagamento móvel que, a partir do descarregamento da aplicação e inserção dos dados solicitados, se apresenta como alternativa às moedas e que se caracteriza pela rapidez e pela comodidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidade integrou a Rede de Cidades Criativas desta organização da ONU
Unesco distingue artesanato e artes populares de Caldas da Rainha
Caldas da Rainha já faz parte da rede mundial de Cidades Criativas da Unesco pelo seu Artesanato e Artes Populares, anunciou esta quinta-feira, 31 de outubro, à noite esta organização da ONU para a Educação Ciência e Cultura. “O reconhecimento de Caldas da Rainha como Cidade Criativa de Artesanato e Artes Populares é mais uma etapa na afirmação da cidade no contexto mundial e que reconhece séculos de evolução histórica neste contexto, graças ao valioso e insubstituível contributo dos artesãos, ceramistas e todos os artistas das Caldas da Rainha do passado e do presente”, afirma Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Pavilhão D. Pedro I reabre dia 8 de novembro após obras de requalificação
Na próxima sexta- feira, após dois meses de ausência, o Cister Sport de Alcobaça, clube com longo historial de andebol na cidade de Alcobaça, finalmente regressa a casa. A cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Pavilhão D. Pedro I terá lugar dia 8 de novembro, pelas 18h30. Seguir-se-á um porto de honra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de uma dezena de parceiros lançam campanha multimeios “Não fique à Espera!”
Milhares de pessoas respondem ao apelo de um minuto de barulho contra a violência doméstica
Milhares de pessoas saíram à rua no dia 30 de outubro e fizeram um minuto de barulho pelas mais de 30 vítimas de violência doméstica que morreram no silêncio desde o início do ano. Em uníssono, de norte a sul do País, instituições, organizações, individualidades e cidadãos, responderam ao repto lançado pela Altice Portugal, através do MEO, e deram voz ao combate à violência doméstica. Em Lisboa, perto de 3 mil pessoas reuniram-se na Avenida Fontes Pereira de Melo, junto da sede da Altice Portugal, e fizeram-se ouvir das mais variadas formas. Em associação e em prol desta causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado da Cultura assinou o compromisso no dia 23 de outubro
Governo classifica de «Interesse Cultural»
a Casa-Memória de Camões em Constância
O Interesse Cultural da Casa-Memória de Camões em Constância acaba de ser reconhecido ao mais alto nível: o Governo, através da Secretaria de Estado da Cultura, emitiu uma declaração nesse sentido que representa o corolário do esforço que vem sendo desenvolvido, em especial nos últimos anos, com vista a reunir as condições que permitam, finalmente, abrir ao público este equipamento de homenagem ao nosso maior poeta, de tão grande importância não apenas para Constância mas também para a região do Médio Tejo e para o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração teve lugar esta quinta-feira
Feira de Todos os Santos e Expocartaxo trazem 70 expositores e 150 feirantes ao Cartaxo
A edição de 2019 da Feira de Todos os Santos e da Expocartaxo já começou e estará no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira até este domingo, dia 3 de novembro, com cerca de setenta expositores e uma centena e meia de feirantes. O grupo de música popular Cantares Chãs d’Ourique brilhou na sessão de abertura do certame, cantando um reportório que percorreu o território português com especial destaque para o Fandango do Cartaxo. Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro destacou outro dos momentos importantes do dia, a aprovação do orçamento municipal para o próximo ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CELA - Connecting Emerging Literary Artists
Óbidos participa na 1ª reunião do projeto CELA do Programa Europa Criativa
Nos dias 24 e 25 de outubro, decorreu, em Bruxelas, a primeira reunião de trabalho do projeto CELA - Connecting Emerging Literary Artists, sendo a Câmara Municipal de Óbidos um dos 9 parceiros que integra projeto do Programa Europa Criativa. Este programa, que vai na sua segunda edição, decorrerá até 2023. O seu objetivo é o de aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
1º Festival das Netas e do Bolo de Chouriço junta avós e netos na aldeia de Quebradas
A aldeia de Quebradas, freguesia de Alcoentre, concelho de Azambuja, vai receber nos dias 2 e 3 de novembro, a primeira edição do Festival das Netas e do Bolo de Chouriço. Durante os dois dias do festival podem desfrutar destas duas iguarias locais – “netas” e “bolo de chouriço”, confecionadas nos fornos a lenha, como antigamente. Refira-se que o tradicional “pão das netas” era uma manifestação de afeto dos avós para os netos, em que sempre que coziam o pão, guardavam o final da massa para fazer as denominadas “netas” para oferecer aos mais pequenos. No domingo, dia 03 de novembro, conta com uma participação especial do programa “Olhó Baião” da SIC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste
Município das Caldas da Rainha poupa 40 mil euros por ano com baterias de condensadores
No âmbito do desenvolvimento de projetos de eficiência energética na região Oeste, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste procedeu à instalação de baterias de condensadores para compensação da energia reativa em diversos edifícios municipais. Estima-se que as oito intervenções permitam alcançar uma poupança anual de cerca de 40 000 euros para o Município de Caldas da Rainha, o que corresponde a uma eliminação dos custos com energia reativa em 100% na fatura de energia elétrica, investimento este que terá um retorno de investimento na ordem dos seis meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 de novembro a 1 de dezembro
Torres Novas recebe II Festival Gastronómico
das Couves com Feijões em 43 restaurantes
De 22 de novembro a 1 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o II Festival Gastronómico das Couves com Feijões, iniciativa que pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. A iniciativa, que conta este ano com 43 restaurantes aderentes em todo o concelho, realiza-se com a colaboração da Confraria das Couves com Feijões do Carvalhal da Aroeira. Durante este período, diversas variações do prato podem ser degustadas nos estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras integram candidatura de Kranj a Capital Europeia da Cultura
Forcados de Coruche brilham no maior festival de fotografia da Europa
O Grupo de Forcados Amadores de Coruche está em grande destaque num dos maiores festivais internacionais de fotografia da Europa, que este ano decorre na Eslovénia no âmbito da candidatura de Kranj a Capital Europeia da Cultura 2025. Cada elemento do grupo foi retratado individualmente por Horst Friedrichs, um dos fotógrafos mundiais mais premiado da atualidade, numa série a que deu o nome – Minotauro. As obras vão ficar expostas durante todo o evento, entre os dias 5 e 13 de novembro, para o qual os Forcados Amadores de Coruche foram nomeados embaixadores oficiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
5ª Festa da Água-pé e do Doce d’Arrobe anima Vila Chã de Ourique
O Pavilhão de Festas de Vila Chã de Ourique recebe a 5ª edição da Festa da Água-pé e do Doce d’Arrobe no dia 9 de novembro, sábado, a partir das 17 horas. Aqui terá a oportunidade de provar a água-pé dos produtores locais, saborear o tradicional doce d’arrobe feito a partir do mosto e deliciar-se com castanhas assadas entre outros bons petiscos. A festa é organizada pelos Cinquentões 2020 e tem entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha estreia dia 7 de novembro
“O Pedido de Emprego”, de Michel Vinaver
Com estreia marcada já para 7 de novembro, a peça “O Pedido de Emprego”, de Michel Vinaver, surge na esteira do trabalho sempre mais abrangente do Teatro da Rainha que abraça autores clássicos e contemporâneos, revisitando muitas vezes as grandes peças da Antiguidade em chave moderna, habitando-as das perplexidades e roturas do nosso mundo. De 7 a 23 de novembro, a peça vai ser exibida de quarta a sábado, às 21h30, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quatro das sete Cidades Criativas que a UNESCO reconhece em Portugal estão na região Centro.
UNESCO reconhece Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas
O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas. Caldas da Rainha foi escolhida pelo seu contributo no artesanato e artes populares e Leiria pela música. Estas duas cidades do Centro de Portugal juntam-se assim a outras localidades da região que já integram a restrita lista de Cidades Criativas da UNESCO, nomeadamente Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música desde 2015, e Óbidos, Cidade Criativa da Literatura também desde há quatro anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Pedrosa defendeu a importância da designação Universidade Politécnica a nível internacional
Politécnico de Leiria lidera consórcio europeu
de Universidades de Ciências Aplicadas
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, anunciou publicamente que a instituição vai «liderar um consórcio europeu constituído por Universidades de Ciências Aplicadas com foco no desenvolvimento regional». O projeto Regional University Network envolve instituições de ensino superior de Portugal, Irlanda, Holanda, Finlândia, Hungria e Áustria, e «será suportado pela formação modular avançada promotora de mobilidade de curta duração, tendo por base hubs de inovação alimentados pela investigação de interface, com impacto no desenvolvimento regional».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura
Cine-Teatro de Alcobaça João d'Oliva Monteiro celebra reabertura com bailado “Da Vinci”
As Comemorações dos 75 anos da inauguração e dos 15 anos da reabertura do Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro vão ter lugar no dia 9 de novembro às 21h30, com o Bailado “Da Vinci”, pela Opera – Ballet, com produção da Dance Company, com coreografia de Julia Olmedo, “Da Vinci” é o resultado de um profundo estudo da mítica figura de Leonardo. De todos os pontos de vista Da Vinci é um crossover / fusão de arte, unindo o melhor da música, da dança, do canto e da história, para oferecer ao público um bailado único.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 17 de novembro
II Festival de Órgão de Santarém promove seis concertos e seis visitas orientadas a igrejas
Seis Concertos e seis Visitas orientadas, em seis órgãos de tubos ibéricos marcam o FÓS – II Festival de Órgão de Santarém, apresentado, no dia 29 de outubro, na Sé Catedral, em Santarém. Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, Eva Neves, da Diocese de Santarém, Mário Rebelo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, apresentaram toda a programação desta que será a segunda edição deste festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa intermunicipal Tejo Ambiente irá substituir os SMAS
Tarifas de água, saneamento e resíduos baixam 15,39% em Tomar no próximo ano
As tarifas relativas ao abastecimento de água, saneamento básico e recolha de resíduos sólidos vão ter uma redução global de 15,39%, no concelho de Tomar, no próximo ano. O tarifário foi aprovado na reunião de Câmara de segunda-feira, 28 de outubro, e aplica-se a partir de janeiro, com a entrada em atividade da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, que irá substituir os SMAS na prestação destes serviços. A deliberação inicial foi tomada pelo Conselho de Administração dos SMAS, antes de submetida á apreciação do executivo municipal, uma vez que, apesar da prestação destes serviços passara ser feita pela Tejo Ambiente, continuará a competir à autarquia aprovar os tarifários a praticar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para assegurar o regular funcionamento das escolas
Câmara da Batalha não espera pelo Ministério
da Educação e repõe assistentes operacionais
Face à indefinição do Ministério da Educação quanto ao anunciado reforço de recursos humanos nas escolas públicas, nomeadamente ao nível da criação de mecanismos para a rápida substituição dos Assistentes Operacionais abrangidos por baixa médica, a Câmara Municipal da Batalha assumiu a imediata reposição de cinco assistentes operacionais, por restabelecimento do número de trabalhadores que, por aposentação, saíram recentemente do Agrupamento de Escolas da Batalha, sem que houvesse, até à data, autorização do Ministério da Educação para a reposição dos respetivos postos de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 16 de novembro
“Caldas, Rainha do Natal” vai ter Pista de gelo, árvore de Natal gigante e comboio turístico
Uma pista de gelo ecológica vai ser uma das principais atrações do programa de Natal das Caldas da Rainha, que terá início a 16 de novembro, quando for inaugurada a iluminação natalícia e a tradicional árvore gigante, na Praça 25 de Abril. Para esse sábado está a ser preparado um espetáculo especial que vai surpreender a todos, do qual faz parte um concerto com os Lucky Duckies, entre outras animações. A utilização de gelo sintético, com tecnologia da empresa Xtraice, permite a ausência dos gastos elevados em água ou eletricidade que estão associados a uma pista convencional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espaço do antigo Palácio de Cristal tem capacidade para oito mil pessoas
Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota “renasce” no coração do Porto
Depois de um rigoroso plano de intervenção e da implementação de mecanismos de engenharia inovadores, “renasce” um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto: o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. A inauguração oficial decorreu esta terça-feira, dia 29 de outubro e o concerto de abertura deste novo espaço fica a cargo dos Ornatos Violeta, na quinta-feira, às 22h (com uma segunda data na sexta-feira, dia 1, à mesma hora). Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, desvalorizou a polémica sobre a ausência da campeã olímpica Rosa Mota – que não gostou de ver o seu nome no pavilhão secundarizado face à empresa de bebidas alcoólicas - sublinhando que o Porto tem agora um pavilhão multiusos que coloca a cidade na rota dos grandes eventos económicos, desportivos e musicais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Diabetes em Movimento”
Politécnico de Santarém promove exercício físico para as pessoas com diabetes tipo 2
O Instituto Politécnico de Santarém, através da sua Escola Superior de Desporto e da Escola Superior de Saúde, em parceria com o Município de Rio Maior, o Centro de Saúde de Rio Maior e o ACES Lezíria da ARSLVT são os responsáveis pela implementação do programa Diabetes em Movimento® na cidade de Rio Maior, numa iniciativa que visa promover o exercício físico para as pessoas com diabetes tipo 2. As sessões de exercício inseridas neste programa têm uma participação gratuita e decorrem três vezes por semana (segunda, quarta e sextas-feiras) com duração de 75 minutos, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, sendo monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Fandango vai subir ao palco da Feira de Todos os Santos
Todos os ranchos folclóricos do concelho do Cartaxo estarão presentes na Mostra de Fandangos Ribatejanos que, na noite de sexta-feira, dia 1 de novembro, fará da Feira de Todos os Santos, o palco para um espetáculo que é também um elogio às gentes e à cultura ribatejanas. A Mostra de Fandangos Ribatejanos vai levar onze ranchos folclóricos ao Pavilhão Municipal de Exposições para uma noite que honra as tradições etnográficas do Cartaxo e da região. A partir das 21h30, os ranchos folclóricos mostrarão a diversidade e a riqueza etnográfica, mas também cénica e emotiva, da dança ribatejana que é candidata a Património Imaterial da Humanidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça fica mais doce de 14 a 17 de novembro
Obras no Mosteiro condicionam 21ª Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Alcobaça vai ser, entre 14 e 17 de novembro, a “Capital do Doce Conventual”., garantiu Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, na conferência de imprensa de apresentação da 21ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que teve lugar esta segunda-feira, dia 28 de outubro. A edição de 2019 terá como principais novidades a mudança da entrada principal do certame para a nave central do Mosteiro, devido às obras de decorrem no monumento cisterciense, a realização de espetáculos musicais na igreja, assim como uma apresentação permanente de videomapping interativo, no Claustro D. Dinis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da Rede Eunice AGEAS
Centro Cultural do Cartaxo selecionado para receber peças do Teatro Nacional D. Maria II
O Centro Cultural do Cartaxo (CCC) foi selecionado, entre 19 concorrentes, para integrar o grupo de três novos espaços culturais que se juntam à Rede. Até 2022, o Centro Cultural vai receber nove peças de teatro – três por temporada. O anúncio dos três teatros selecionados para integrar a Rede Eunice Ageas (REAgeas) ao longo dos três próximos anos foi realizado no dia 22 de outubro, no Salão Nobre Ageas, numa apresentação que contou com a presença da atriz Eunice Muñoz e de representantes do Teatro Nacional D. Maria II, do Grupo Ageas Portugal, e das três autarquias que passam a integrar esta rede – Cartaxo, Bragança e Portalegre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio terapêutico abrange escolas dos concelhos da Nazaré, Caldas da Rainha e Cadaval
CERCINA assegura serviços especializados
a 160 crianças da região Oeste
O Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e a CERCINA – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, celebraram um acordo de cooperação visando a promoção de atividades de apoio terapêutico em vários estabelecimentos de ensino da região Oeste. O acordo, vigente para o ano letivo 2019/20, estipula as condições de acompanhamento técnico-pedagógico das ações a desenvolver, bem como o apoio financeiro por parte do Ministério da Educação para suportar os encargos com o pessoal técnico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia celebra-se no último domingo de maio desde 2016
Santarém recebe em 2020 o Dia Nacional
da Gastronomia Portuguesa
No ano em que se comemora 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, Santarém acolhe o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa no último fim de semana de maio de 2020, escolha feita pela Confederação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas em parceria com o Turismo de Portugal. O anúncio oficial foi realizado esta segunda-feira, dia 28 de outubro, na Casa do Campino, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e João Leite, presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Viver Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Samuel Freire (SL Benfica) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting CP) vencem nos escalões masculinos e femininos
4ª Prova de Atletismo de São Bernardo traz cerca de 600 participantes a Alcobaça
Na manhã de domingo, 27 de outubro, decorreu a 4ª edição do Grande Prémio de Atletismo de São Bernardo que contou com 260 corredores (na Prova de Atletismo) e cerca de 300 participantes (na Caminhada). Uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça, que consagrou nos primeiros lugares o atleta Samuel Freire do SL Benfica (masculinos) e a atleta de São Martinho do Porto, Ana Mafalda Ferreira, pelo Sporting CP (femininos).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque entrou em funcionamento em 2009
Parque de Estacionamento Subterrâneo do Município de Ourém tem tarifário mais atrativo
O Executivo Camarário apresentou uma proposta de atualização do tarifário do Parque de Estacionamento Subterrâneo do Edifício-sede do Município de Ourém na reunião da Câmara Municipal de 21 de outubro. Esta proposta, aprovada por unanimidade, define uma redução dos valores a pagar pela generalidade das avenças existentes, além da criação de uma avença específica e destinada aos comerciantes e respetivos funcionários instalados na cidade de Ourém. O Parque de Estacionamento Subterrâneo do Edifício-sede do Município de Ourém entrou em funcionamento em 2009 e desde então apresenta um tarifário-base para utilizadores ocasionais que ainda hoje se encontra em linha ou abaixo dos preços praticados em concelhos limítrofes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa dos frutos secos e os passados prolonga-se até 1 de novembro
Feira de S. Simão aumenta tempo de abertura
e programa cultural e recreativo
Na Feira de São Simão vai durar este ano uma semana, prolongando-se de 26 de outubro até ao feriado de 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça marcou presença na inauguração deste mercado de frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, mas também produtos alimentares regionais, desde queijos a enchidos, passando por doces tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. Destaque ainda para o espaço de tasquinha/restauração, a cargo da associação do Casal Pereiro, que servirá almoços e jantares. A entrada é gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro
Turismo do Alentejo e Ribatejo anuncia aposta na Certificação do Torricado d’Azambuja
O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveram o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo e a inauguração do PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro, seguindo-se uma caminhada no novo percurso. O evento teve lugar no dia 20 de outubro, na localidade de Vila Nova de S. Pedro, pertencente à União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no Concelho de Azambuja. Neste lançamento estiveram presentes o Executivo Municipal de Azambuja e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – António Ceia da Silva, que anunciou publicamente a aposta no processo de Certificação do Torricado para o ano 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de novembro
Feira de Todos os Santos abre no Cartaxo
com grande Festa de Halloween
Prepare um fato assustadoramente elegante. Este ano, a Feira abre com uma enorme Festa de Halloween que lhe reserva surpresas horrivelmente divertidas. DJ Moura vai abrir a noite que traz ao Cartaxo o fantástico coletivo de DJ I Love Reggaeton –– monstros e bruxinhas vão dançar até de madrugada. Vá de cartola negra ou smoking de esqueleto branquinho, escolha uma caveira de cores garridas para combinar com um penteado repleto de lindas flores ou prefira véus negros de bruxa misteriosa. Quer os seus amigos pareçam ter saído de um castelo assombrado e escolham ser monstros maravilhosas de fatos de lantejoulas, quer vá com as crianças – aboborinhas queridas aí de casa –, o importante mesmo é abrir a Feira de Todos os Santos, em grande festa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a abertura de procedimento
Câmara de Pombal requalifica o parque de estacionamento da Praia do Osso da Baleia
A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na última reunião, abrir concurso para a Requalificação do Parque de Estacionamento da Praia do Osso da Baleia, acesso e circuitos pedonais. A intervenção, com um valor-base de 266.036,20€+IVA, prevê a criação de uma zona de estacionamento de ligeiros (com 184 lugares) e acessos à praia/passadiço e de outra zona para estacionamento de pesados de passageiros. Complementarmente, será também aberto concurso para a execução do Projeto de Melhoramentos do Parque de Merendas, com um valor-base de € 98.262,91€+IVA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12.ª edição do ART&TUR decorreu em Torres Vedras
Teboho Mahlatsi e Eduardo de Sousa vencem Festival Internacional de Cinema de Turismo
Os vencedores da 12.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo foram conhecidos durante a noite de sexta-feira, dia 25 de outubro, numa cerimónia de entrega de prémios que teve como palco o Teatro-Cine de Torres Vedras, cidade onde decorreu o festival, de 22 a 25 de outubro. Na competição internacional, o grande vencedor foi um filme que promove a cultura sul-africana: “Bheki the Mbhaco Maker”, dirigido por Teboho Mahlatsi e produzido por Gavin Joubert, Marc Harrison e Wakhile Sithole. Filme do Turismo Centro de Portugal recebeu dois galardões. Muitos outros filmes da região foram premiados em Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça vai pagar o mobiliário da nova unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Unidade de Cuidados Paliativos de Alcobaça inicia obras de 600 mil euros em novembro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram, no dia 24 de outubro, um protocolo de apoio financeiro, que determina que o município de Alcobaça entrega o montante de 75 mil euros ao CHL, destinado à aquisição de mobiliário e equipamento para a nova Unidade de Cuidados Paliativos, que será implementada no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). «O investimento da nova Unidade é co-financiado pelos fundos comunitários do Programa Centro 2020, com 85% do valor elegível, e terá o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça para o apetrechamento desta valência», explicou Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso
Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal conquista selo europeu Leading Quality Trails
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) acaba de receber o selo "Leading Quality Trails - Best of Europe", em Châtenois, França, pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada). Uma certificação que destaca os melhores destinos de caminhada na Europa, através de critérios como a sustentabilidade, o nível de experiência proporcionado ao utilizador, a qualidade do seu traçado e a sua riqueza cultural e natural. Portugal tem a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails - Best of Europe: é a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), que foi na noite desta quinta-feira, dia 24 de outubro, distinguida com esta certificação em Châtenois, França, pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente do Automóvel Clube de Portugal homenageado por iniciativa do Clube Automóvel de Porto de Mós
Automóvel construído em Porto de Mós (1958) regressa à vila na homenagem a Carlos Barbosa
Decorreu, no dia 14 de outubro, a homenagem a Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 25 Anos do Clube Automóvel de Porto de Mós, que contou com a presença de Carlos Barbosa, Joaquim Santos, presidente da Direção do Clube Automóvel de Porto de Mós, Rui Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal da Lousã e Eduardo Amaral, vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós. Após o momento de homenagem teve lugar uma conferência sobre o impacto do Rali de Portugal na economia da Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Galeria 5P da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça
Encontros de Fotografia de Alcobaça - Caixa 17.35 vai contar com participação de 5 países
O encontro/exposição “Caixa 17.35 - Encontros de Fotografia de Alcobaça” ocorrerá no dia 2 de novembro de 2019 (sábado), na Galeria 5P da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, na Rua Dr. Brilhante, nº20, em Alcobaça, que conta com a participação de fotógrafos de 5 países, dando uma forte dimensão internacional a este evento que, na sua II edição se vai afirmando já como um dos eventos de referência na área da fotografia a nível nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão realizou-se no Centro Escolar e destinou-se aos alunos do 1º Ciclo
Inês Cardoso apresentou no Bombarral
“De Londres ao Porto numa gaivota”
Inês Cardoso, escritora e jornalista do Jornal de Notícias, passou a manhã de terça-feira, dia 22 de outubro de 2019, no Centro Escolar do Bombarral para falar sobre o seu terceiro livro, intitulado “De Londres ao Porto numa gaivota”, numa dição da Porto Editora. Na partilha com os estudantes do 1º Ciclo, a autora começou por falar um pouco sobre a história que nos apresenta neste livro e que gira à volta de uma palavra muito portuguesa e que não encontramos em qualquer outro idioma no mundo: a saudade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Santarém criticou dimensão do Governo na abertura da Feira Nacional de Gastronomia
Ricardo Gonçalves apoia a candidatura
de Miguel Pinto Luz à presidência do PSD
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, declarou apoio à candidatura de Miguel Pinto Luz à presidência do PSD. Em declarações à margem da inauguração da Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, Ricardo Gonçalves referiu, em nome da candidatura de Miguel Pinto Luz, que a composição de Governo apresentada pelo primeiro-ministro e que tomará posse no sábado, representa um retrocesso a 1976, “esperava-se mais de António Costa, até pela experiência que tem, esta equipa que apresenta corre um sério risco de se tornar rapidamente ingovernável, tanto pela sobreposição de competências como pela dimensão”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sessão solene de abertura do ano académico
IPL atribui título de Professor Honoris Causa
a Ana Abrunhosa e João Vasconcelos
O Politécnico de Leiria inicia oficialmente o ano letivo com a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2019/2020, a acontecer na terça-feira, 29 de outubro, a partir das 14h30 no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. A cerimónia conta com a concessão, de dois títulos honoríficos Professor Honoris Causa, a Ana Abrunhosa, a nova ministra da Coesão Territorial, até aqui presidente do Conselho de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo seu contributos para a captação de investimento e pela contribuição para o ecossistema de inovação da Região Centro, e, a título póstumo, a João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, natural de Leiria, e que muito fez pelo empreendedorismo e pela indústria da região e do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
As suas instalações foram recentemente inauguradas, na coletividade local
Peral tem o primeiro clube de bilhar federado
do Concelho do Cadaval
Foram inauguradas, no dia 13 de outubro, as instalações desportivas do recém-formado Clube de Bilhar da Associação de Apoio Cultural e Recreativa do Peral, que constitui o primeiro clube federado de bilhar do concelho do Cadaval. O local onde está instalado o novo clube de bilhar é propriedade da associação peralense, compõe-se de três mesas de jogo, estando a sala apetrechada com um pequeno bar e uma cozinha. O espaço foi inaugurado, na suprarreferida data, por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, acompanhado por Rui Henriques, em representação da associação, e de Frederico Soares, a representar o clube de bilhar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Sociedade Cultural e Recreativa Vale da Pinta comemora 99 anos
A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta (SCRVP) celebra o seu 99º aniversário no próximo domingo, dia 27 de outubro, com um programa preenchido. Haverá um almoço de confraternização, aberto a todos, sócios e amigos. As comemorações continuam, às 17:00, com uma demonstração de Karaté pelo Clube de Karaté da SCRVP, seguindo-se, às 17:30, um concerto pelo coro da SCRVP e, logo depois, pelas 18:00, o concerto da banda da SCRVP. Dirigido pelo maestro Nuno Mesquita, este promete ser um grande momento musical com temas já clássicos desta banda assim como outros em estreia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chegada de Guilherme Stephens à atual cidade ocorreu há 250 anos
Milhares de pessoas homenagearam domingo o “fundador” da Marinha Grande
Guilherme Stephens foi homenageado pela Câmara Municipal e pela população, nos dias 19 e 20 de outubro, no âmbito das comemorações que assinalaram os 250 anos da chegada do industrial inglês à Marinha Grande. O programa organizado pelo Município contou com a presença de Jenifer Roberts, investigadora e familiar de Guilherme Stephens que, a convite da autarquia, deslocou-se de Inglaterra para participar nas celebrações e mostrou-se sensibilizada com os eventos realizados e com a enorme adesão da população aos mesmos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas encerra a sua terceira edição alcobacense em Aljubarrota no dia 31 de outubro
Celeiro de Aljubarrota acolhe encerramento
do 3º Festival Manobras da Artemrede
O Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas encerra a sua terceira edição em Aljubarrota (Alcobaça), no próximo dia 31 de outubro, com um espetáculo e uma festa no Celeiro de Aljubarrota. A noite de encerramento começa às 21h30 com o espetáculo de teatro Fogo Lento, da encenadora italiana Gostanza Givone, no qual uma mulher italiana e um homem português preparam panzerotti e cozinham, em lume brando, conceitos como identidade e tradição. No final do espetáculo, o público é convidado para o palco-cozinha para uma conversa com os atores Gostanza Givone e Ricado Vaz e para aprenderem a confeccionar, também eles, panzerotti.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pavilhões Gimnodesportivos do Juncal, Mira de Aire, Porto de Mós e nas Piscinas Municipais
Espaços desportivos de Porto de Mós recebem desfibrilhadores automáticos externos
O Município de Porto de Mós adquiriu quatro desfibrilhadores automáticos externos (DAE) para instalação nos Pavilhões Gimnodesportivos do Juncal, Mira de Aire, Porto de Mós e nas Piscinas Municipais, no início do mês de novembro. O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento de socorro, utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tendo como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Seminário de Atualização e I Workshop Ambiental para Oficiais Superiores dos PALOP
GNR forma forças de segurança em Fátima durante a Operação Trindade
A Guarda Nacional Republicana organizou, entre os dias 9 e 23 de outubro, na Escola da Guarda, a segunda edição do Seminário de Atualização e o primeiro Workshop Ambiental para Oficiais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As ações destinaram-se exclusivamente a elementos das Forças de Segurança dos Países da CPLP, tendo contado com a participação de um total de 20 Oficiais oriundos da Polícia Nacional de Angola, das Polícias Militares do Brasil, da Polícia Nacional de Cabo Verde, da Polícia de Ordem Pública e da Guarda Nacional, ambas da Guiné-Bissau, da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e da Polícia Nacional de Timor-Leste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Descida brusca das águas do Tejo atingiu 20 metros num curto espaço temporal
PEV questiona Governo sobre consequências de caudal do rio Tejo historicamente baixo
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e Transição Energética, sobre a descida abrupta das águas do Tejo Internacional que constituiu um evidente impacto negativo para todo o ecossistema com claro prejuízo para as espécies aquáticas, ficando circunscritas a um menor volume de água, assim como para a vegetação ripícola. O PEV alerta que a descida brusca das águas do Tejo, cerca de 20 metros num curto espaço temporal que serviam como zona tampão aos seus afluentes, levou ao esvaziamento dos rios Sever e Pônsul transformando-se este último num canal árido, lamacento onde são visíveis peixes em decomposição e a vegetação ripícola a secar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e O Mirante distinguiram performances empresariais em Fátima
Lisoter recebe troféu "Melhor Empresa de 2018" da Nersant
A Lisoter foi a grande homenageada pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e pelo Jornal O Mirante, na noite de 22 de outubro, em Fátima. A empresa de Ourém foi agraciada com o prémio Empresa do Ano 2018 na cerimónia de entrega do Galardão Empresa do Ano. O evento decorreu em Fátima com a presença de largas dezenas de empresários, que se juntaram à iniciativa, que tem como objetivo distinguir as melhores performances empresariais de cada ano. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esteve presente no evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração decorreu no dia 22 de outubro
Clínica DaVita abre nova sala de hemodiálise
em Óbidos
A DaVita Portugal inaugurou uma nova sala de hemodiálise na Clínica DaVita Óbidos, no dia 22 de outubro. A unidade localiza-se próximo do centro histórico de Óbidos, nos Casais do Alvito, em Gaeiras. A nova sala representa a continuidade da aposta da DaVita no tratamento de excelência da insuficiência renal crónica no nosso país. A funcionar há cerca de 13 anos, a Clínica DaVita Óbidos esteve, recentemente, em obras, dispondo de infraestruturas renovadas, de equipamentos e de tecnologia das mais atuais. Emprega até 60 colaboradores, incluindo profissionais clínicos, administrativos e auxiliares de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até ao final do ano
CTT reabrem loja dos Correios em Alpiarça
Os CTT vão reabrir a Loja CTT de Alpiarça, distrito de Santarém, num novo espaço, até ao final do ano. A data da reabertura não está ainda definida, devido às obras de melhoria e remodelação que serão necessárias para realizar esta abertura. Esta é a segunda Loja em sede de concelho a ser reaberta, no âmbito do compromisso público de reabrir as 33 Lojas únicas em sede de concelho. Os CTT reafirmam também que não irão proceder a outros encerramentos, reforçando assim a proximidade às populações, robustecendo a capilaridade da rede e a qualidade do serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 26 de outubro e 11 de novembro
Camané, Susana Félix e Lucky Duckies animam Festas da Cidade de Torres Vedras
Camané, Susana Félix e os Lucky Duckies vão passar pelas Festas da Cidade de Torres Vedras, que decorrem entre 26 de outubro e 11 de novembro. O Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições vai contar com as tradicionais tasquinhas onde não faltará animação diária e os espetáculos destes artistas. Susana Félix sobe ao palco no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 21h30, com um espetáculo que promete "encantar" todos os torrienses. Depois de um início de ano com um espetáculo de Ano Novo ao lado da Orquestra dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a cantora celebra, agora, as Festas da Cidade da sua terra natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 24 e 25 de outubro
Tomar recebe primeiro seminário nacional sobre “Saber-Fazer” Tradicional
O primeiro Seminário Nacional Sobre o «Saber-Fazer» Tradicional começou esta quinta-feira, dia 24 de outubro, prolongando-se até sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Tomar, numa organização da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e do Município local, iniciativa em que a Festa dos Tabuleiros, também ela candidata a património imaterial, estará no centro das atenções. Este fórum pretende contribuir para a salvaguarda, a promoção e uma mais ampla perceção da singularidade desta inestimável faceta do património cultural imaterial português, que integra representantes reconhecidos pela UNESCO como a arte chocalheira, a louça preta de Bisalhães e os bonecos de Estremoz, mas também a tradição tomarense: latoaria, cestaria, olaria, confeção de rodilhas e de flores de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vamós foi inaugurado no dia 22 de outubro
Porto de Mós inaugura rede de transportes públicos urbanos
O Vamós é o novo veículo da rede de transportes públicos urbanos de Porto de Mós e foi inaugurado no dia 22 de outubro, passando a estar disponível à população no dia seguinte. O Vamós é um serviço prestado pela Rodoviária do Lis e disponibiliza duas linhas – vermelha e roxa – com dois circuitos urbanos distintos, que ligam os lugares da freguesia de Porto de Mós, zonas da freguesia das Pedreiras e da Calvaria de Cima à sede do concelho. O objetivo é permitir à população aceder com maior facilidade a vários serviços primários, tais como a câmara municipal, tribunal, finanças, segurança social, escolas, centro de saúde ou a unidade de cuidados continuados, por exemplo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promoção diária da Nazaré em ficção televisiva acompanhada por milhares de telespectadores
Câmara Municipal satisfeita com audiências
da novela “Nazaré”
O Município da Nazaré foi convidado a visitar os estúdios de gravação da novela “Nazaré”, a ficção da SIC que conquistou as audiências desde a sua estreia, a 9 de setembro. Algumas das cenas exteriores da nova ficção foram gravadas na Nazaré, dando a oportunidade aos protagonistas do elenco conheceram melhor a vila e contactaram com a população. A pombalense Carolina Loureiro, a “Nazaré” da novela, regressou a uma região que conhece bem e onde passou parte da sua infância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova especialidade dedica-se à prevenção e tratamento da saúde renal
Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço
de Nefrologia para cuidar de doentes renais
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou recentemente o Serviço de Nefrologia, que «permite ao CHL disponibilizar mais uma especialidade médica aos utentes da Região, que a partir de agora podem cuidar da sua saúde renal com maior proximidade», destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução», explica Ricardo Macau, diretor do novo Serviço de Nefrologia do CHL. A nova especialidade médica já está disponível nas três unidades hospitalares do CHL (Leiria, Pombal e Alcobaça), e foi desenvolvido com base na Unidade Funcional de Nefrologia, criada em novembro de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de novembro
Cantora e pianista americana Sarah McCoy
vai atuar no Teatro Sá da Bandeira
Sarah McCoy, «uma das mais aclamadas cantoras e pianistas da nova geração, que editou em janeiro um notável disco de estreia», vai dar um concerto, no Teatro Sá da Bandeira, dia 1 de novembro, pelas 21h30. Bessie Smith com uma pincelada de Amy Winehouse. Uma pequena porção de Janis Joplin e algo de Tom Waits. E ainda qualquer coisa de Fiona Apple. O seu universo não desagradaria a Kurt Weill. Estas referências podem ser úteis para quem ainda não conhece Sarah McCoy. Os restantes sabem que esta compositora e intérprete nascida em Nova Iorque não se assemelha a ninguém, que a sua voz e carisma são únicos e marcantes logo ao primeiro instante no palco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma melhor iluminação pública
Município e EDP instalam 1000 luminárias LED
e reforçam eficiência energética na Batalha
A Câmara Municipal da Batalha em parceria com a Concessionária EDP Distribuição, SA, concluiu mais uma intervenção ao nível da substituição com 1000 luminárias da iluminação pública para tecnologia LED. Com este projeto, o município pretende contribuir para melhorar a eficiência energética global da iluminação pública no concelho por forma a alcançar e suplantar os objetivos fixados no âmbito da política de eficiência energética para Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico, coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar e presidente da Federação Distrital de Leiria do PS
António Sales vai integrar o novo Governo como Secretário de Estado da Saúde
António Lacerda Sales, médico, deputado coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista foi escolhido pelo primeiro-ministro para o ocupar o cargo de Secretário de Estado da Saúde. Por sua vez, Carlos Miguel, atual secretário de Estado das Autarquias Locais, irá ser o novo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, transitando assim do Ministério da Administração Interna para o novo Ministério da Coesão Territorial, tutelado por Ana Abrunhosa, até agora presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamentos destinam-se a 3500 bombeiros
Liga e Mosqueteiros entregam em Pombal material de combate a incêndios florestais
O Grupo Os Mosqueteiros e a Liga dos Bombeiros Portugueses vão entregar equipamento para combate a incêndios florestais para 3500 bombeiros. A cerimónia de encerramento da campanha solidária de angariação de fundos para os Bombeiros portugueses terá lugar no dia 23 de setembro, às 16h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal. O evento será marcado pela entrega de equipamentos de proteção individual, resultantes da venda do livro “Pafi Ensina a Poupar Água”, em todas as lojas Intermarché, Bricomarché e Roady, do Grupo Os Mosqueteiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 31 de outubro a 3 de novembro
Feira de Todos os Santos e ExpoCartaxo estão de volta ao Cartaxo
Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos – uma das mais antigas feiras tradicionais do país. Este ano, a Feira de Todos os Santos vai decorrer, a par com a ExpoCartaxo, de 31 de outubro a 3 de novembro, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. As tradições ribatejanas vão voltar a andar de mãos dadas com a mostra empresarial que ocupará a área interior do Pavilhão Municipal de Exposições – este ano com decoração renovada para acolher empresários e visitantes num espaço que o Município quer ainda mais acolhedor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Walter Chicharro levou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável à cidade do Porto
Conferência Internacional apresenta a Nazaré como exemplo do futuro da mobilidade
A estratégia de mobilidade urbana da Nazaré foi uma das presenças na Conferência Internacional – o futuro da mobilidade, que juntou vários especialistas nacionais e internacionais no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, participou no painel sobre “As cidades e o planeamento da mobilidade urbana sustentável”, juntamente com Anabel Gulias, Vereadora de Pontevedra, uma referência internacional em matéria de mobilidade urbana. Ambos foram apresentados como exemplos de Municípios que estão a caminhar no sentido da descarbonização e soluções sustentáveis de mobilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tribunal decretou 200 dias de trabalho a favor da comunidade ou o pagamento de 1000 euros de pena de multa
PSP detém jovem de 17 anos junto a escola
de Alcobaça com 215 doses de haxixe
No dia 18 de outubro, a Esquadra Complexa de Alcobaça da PSP, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, procedeu à detenção de um jovem com 17 anos de idade, em flagrante delito, por posse e tráfico de produto estupefaciente, junto a um estabelecimento de ensino, sito naquela cidade. Realizadas diligências de investigação pela Brigada de Investigação Criminal, culminaram com a referida detenção e apreensão de cerca de 215 doses individuais de produto estupefaciente denominado de haxixe e de um xizato, o qual seria usado no corte do produto estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas de Avaliação e Prescrição em Exercício para a Saúde decorrem na ESECS
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais reúne especialistas em Exercícios para a Saúde
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria é casa, nos dias 25 e 26 de outubro, das 09h30 às 17h30, no Auditório, das Jornadas de Avaliação e Prescrição em Exercício para a Saúde, uma iniciativa dos professores do mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde e que reúne duas dezenas de especialistas de todo o País. Vão ser analisados temas como a promoção do exercício na pessoa com osteoartrose, doença óssea, esclerose múltipla, diabetes tipo 2, DPOC, na doença renal, cancro, e hipertensão arterial, na gravidez e pós parto, na gestão do peso, e para o envelhecimento ativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Yahima Ramirez é atleta da Casa do Povo de Rio Maior
Atleta sénior de Rio Maior conquista Medalha de Bronze na Taça da Europa de Málaga
No passado fim de semana, 19 e 20 de outubro, Yahima Ramirez conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Seniores Málaga 2019, em representação das cores nacionais. Yahima Ramirez é atleta da Casa do Povo de Rio Maior, clube que integra a Associação de Judo do Distrito de Santarém, que parabeniza a atleta, os treinadores, a Federação Portuguesa de Judo e a Casa do Povo de Rio Maior por esta conquista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acusando o Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027 de “censura e cobardia”
PróToiro repudia exclusão da tauromaquia
de Leiria - Capital Europeia da Cultura 2027
A PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia criticou esta segunda-feira, 20 de outubro, o Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027, órgão que apoia a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, por recomendar “que os programadores da Rede Cultura 2027 se abstenham de incluir na programação (…) quaisquer atividades em torno da celebração ou evocação da tradição tauromáquica”. Embora reconheça que a Tauromaquia tem uma importância significativa para os concelhos do distrito de Leiria, o Conselho Estratégico justifica esta ação com “a viva condenação por parte de organizações cívicas e de defesa dos direitos dos animais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Mundial do Judo
Campeão do Mundo de Judo Jorge Fonseca “Planta uma Árvore” na Marinha Grande
O dia 28 de outubro assinala a comemoração do Dia Mundial do Judo, data do nascimento do fundador Jigoro Kano, reconhecido por muitos como o pai da Educação Física no Japão. Esta modalidade olímpica com mais de 200 milhões de praticantes em todo o mundo afirma-se como um símbolo de paixão, cooperação, entreajuda, dedicação, superação, valorização e de inclusão. O Judoca Olímpico Jorge Fonseca, Campeão do Mundo em Tóquio 2019, juntar-se-á à iniciativa “Plantando uma Árvore”, na Escola que acolhe a ação, partilhando com os jovens marinhenses a importância e os valores associados à prática desportiva e o seu percurso inspirador com os mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo)
Vencedores do Discoveries Awards entregues em Óbidos no âmbito do FOLIO
Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo) são os vencedores da 2ª edição do Discoveries Awards (que o ano passado era denominado prémio Literário Latitudes Viagens & Vantagens), que tinha como tema o Turismo de Viagens em Portugal. A entrega dos prémios aos vencedores teve lugar este sábado, dia 19 de outubro, na Casa da Música, Óbidos, no âmbito do FOLIO. Os Discoveries Awards foram lançados pela Via Verde, em parceria com o projeto Óbidos Vila Literária, para distinguir trabalhos que destacassem o melhor de Portugal e do povo português, publicados até 15 de Julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta de Tomar volta a subir ao pódio
Patrícia Sampaio conquista a Medalha
de Bronze nos Mundiais de Juniores
Patrícia Sampaio conquistou este sábado, dia 19 de outubro, o bronze nos Mundiais de Juniores 2019 em Marraquexe (Marrocos), na categoria -78kg, em representação de Portugal. A atleta de Tomar venceu a croata Petrunjela Pavic, por 'ippon', a pontuação máxima no judo. A Medalha de Ouro foi para a japonesa Rinoko Wada e a Medalha de Prata para a holandesa Renee Van Harselaar. Esta é já a terceira medalha em grandes competições internacionais obtida por Patrícia Sampaio nos últimos dois meses, depois da conquista, a 30 de agosto, do 5º lugar nos Mundiais de Judo Tóquio 2019 e da conquista, a 14 de setembro, da Medalha de Ouro no Campeonato da Europa de Juniores 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de atividades decorre até final de novembro
Programa cultural em Leiria marca Centenário de Sophia de Melo Breyner Andresen
O centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2019) vai ser assinalado pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com um programa de atividades a decorrer até ao final de novembro e com uma exposição fotográfica em janeiro de 2020. Nos dias 2, 6, 9, 16, 23 e 30 de novembro, tem lugar a exibição de um documentário biográfico sobre a poetisa. O Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen começou a ser assinalado, em Leiria, no dia 12 de outubro, com o bailado “Na Substância do Tempo”, apresentado no Teatro José Lúcio da Silva pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folio Autores contou com a participação de Tati Bernardi e Rui Cardoso Martins
“O medo é essencial para a sobrevivência
e o riso ajuda a lidar com ele”
O medo é essencial para a condição humana, uma vez que nos faz lidar melhor com os perigos, mas nem todos os medos são racionais e têm razão de ser. Este foi o mote da mesa 6 do Folio Autores, que teve lugar no domingo, 13 de outubro, na Casa José Saramago, em Óbidos, que juntou Tati Bernardi e Rui Cardoso Martins. Quanto à melhor forma de lidar com o medo, os dois escritores concordaram que o riso é mesmo o melhor remédio. “Rir é um escape para o mundo”, disse Tati Bernardi, com a anuência de Rui Cardoso Martins
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A 1 de janeiro são divulgados os Reis e a Marcha Geral
“Beu Áuga da Fontinha” é o mote do Carnaval 2020 da Nazaré
Está dado o mote para o Carnaval 2020 na Nazaré. “Beu áuga da fontinha” (Bebeu água da fontinha, o que significa que alguém de fora se enamorou pela Nazaré) foi a expressão local escolhida para dar vida a um dos eventos populares mais aguardados do ano. “Queremos manter o espírito de outros momentos”, disse Manuel Sequeira, vice-presidente de Câmara, na reunião com os grupos, realizada na noite de terça-feira, 15 de outubro, reforçando que “as expectativas são sempre muito altas” sobre uma das maiores festas populares do ano na Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Coluna assinalou-se dia 18 de outubro
Campanha defende prática de exercício físico para alivio e prevenção das dores na coluna
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha que visa alertar para os principais mitos sobre a relação da prática de exercício físico com a saúde da coluna vertebral. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala no dia 18 de outubro. Segundo o presidente da SPPCV, Miguel Casimiro, procurou criar-se “uma campanha que tivesse como principal foco esclarecer a população sobre qual a importância do exercício físico para a saúde das nossas costas, e qual o seu impacto nas pessoas que sentem dores nas costas ou se encontram em recuperação de uma lesão na coluna”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 19 de outubro
Marinha Grande recebe recriação histórica
da chegada de Guilherme Stephens
Cerca de 150 pessoas, cavalos, carruagens e fogo de artifício estão envolvidos na produção da Grande Recriação Histórica "Os Stephens na Marinha Grande - Abertura da Real Fábrica de Vidros (1769)”, que é apresentada este sábado, 19 de outubro, pelas 22h, em frente ao Museu do Vidro, no âmbito das comemorações dos 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande. A iniciativa é da Câmara Municipal da Marinha Grande, que convidou o encenador Norberto Barroca para dirigir esta recriação em que vai ser retratada a chegada de alguns convidados de honra à Marinha Grande, para assinalar a abertura e o início da fabricação da Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1769.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Receitas ascenderam a cerca de 350 mil euros
Feira de Leiria gera saldo positivo e impacto para economia local de seis milhões de euros
A edição de 2019 da Feira de Leiria gerou uma receita de 346.810,48 euros, um aumento face a 2018 de 20.677,68 euros, estimando-se um impacto na ordem dos seis milhões de euros na economia local, segundo o relatório do evento apresentado esta terça-feira, 15 de outubro, em reunião de Câmara. Na edição deste ano, o evento apresentou uma forte aposta na melhoria das condições oferecidas aos visitantes, com mais conforto, mas área social, introdução de internet gratuita, e uma decoração que recriou as tradições do mundo rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na apresentação do Guia Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo
Município da Azambuja inaugura percurso pedestre do Castro de Vila Nova de S. Pedro
O Município de Azambuja e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vão promover no dia 20 de outubro, domingo, o lançamento do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo. O evento terá lugar no edifício da antiga Junta de Freguesia de Vila Nova de S. Pedro, pelas 10h00, seguindo-se a realização da caminhada inaugural do percurso “PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro”. O Concelho de Azambuja marca presença nesta publicação com um itinerário designado por PR2 AZB – Castro de Vila Nova de S. Pedro. À semelhança dos demais percursos ali apresentados, trata-se de uma ‘pequena rota’ (PR) com uma extensão de 7,3 km que se percorrem em, aproximadamente, 3 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 9 de novembro
Peniche recebe “Encontro Arméria, 20 anos
a defender e a valorizar o ambiente”
A Associação Arméria, de Peniche, promove no dia 9 de novembro de 2019 (sábado), das 10 h às 13 h e das 15 h às 18 h, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, o “Encontro Arméria, 20 anos a defender e a valorizar o ambiente.” A organização está a tentar que o evento seja considerado como ação de formação de curta duração. Participação de Adriano Constantino (Patrimonium), António Cação (Arméria), Francisco Félix (Arméria), Joana Andrade (SPEA), João Rosado (fotógrafo), Jorge Paulino (PEIPEN), Jorge Maia (Arméria), Luís Rendeiro (Patrimonium), Miguel Santos (ESPeniche), Paula Sebastião (Marmeu), Rui Venâncio (CMP), Sérgio Leandro (ESTM) e Teresa Mouga (ESTM).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portimão
Escola de Natação da Nazaré recebe certificado de Nível3 (excelência) na Gala da Federação
A Escola de Natação da Nazaré voltou a ser distinguida pela qualidade do ensino que pratica, tendo obtido a certificação de Nível 3 da Federação Portuguesa de Natação (FPN). O percurso efetuado pela escola de natação, que ao longo dos últimos anos desenvolveu, manteve e melhorou os processos pedagógicos, didáticos e de gestão estão na origem desta excelente classificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com a Inpulsar – Associação de Desenvolvimento Comunitário
Município de Leiria lança programa “Casas Primeiro” para tirar sem-abrigo da rua
A Câmara Municipal de Leiria vai implementar o programa “Casas Primeiro”, uma intervenção social dirigida a pessoas em situação de sem-abrigo, aprovado em reunião de câmara esta terça-feira, 15 e outubro, e que será operacionalizado com a Inpulsar – Associação de Desenvolvimento Comunitário. No último levantamento realizado no concelho de Leiria, foram identificadas pessoas em situação de sem-abrigo, principalmente a viver em habitações abandonadas e em condições muito precárias. Assim, no ano em curso, o programa será implementado e será objeto de operacionalização, monitorização e avaliação de impacto, com vista à sua eventual ampliação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
‘Gala Books & Movies’ realiza-se no no dia 20 de outubro
Fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge recebe 6º Prémio Internacional Books&Movies
O fotógrafo leiriense José Luís Pereira Jorge foi o grande vencedor do Prémio Internacional Books & Movies 2019, com a obra “Viagem com Rio à vista”, sob o pseudónimo Afonso Borda d’Água. O anúncio foi feito na reunião pública de Câmara Municipal de Alcobaça, no dia 9 de setembro. Este ano a modalidade a concurso foi Roteiro de Viagem Escrito. Ao autor da obra selecionada será atribuído o prémio monetário no valor de cinco mil euros (€5.000,00), a ser entregue durante a ‘Gala Books & Movies’ no dia 20 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor premiado pelas ilustrações do livro “A Guerra”
Secretária de Estado da Cultura entrega Prémio Nacional de Ilustração a André Letria no Folio
“Em Óbidos a literatura é promoção do livro e da leitura, mas é também reabilitação de lugares abandonados, espaço de debate e partilha de ideias e centro de interesse turístico”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, durante a sua presença no FOLIO – Festival Literário de Óbidos. A governante salientou que este festival literário “cumpre, desde a sua origem, aquele que é um dos objetivos centrais na lógica dos festivais literários e da sua importância enquanto iniciativas congregadoras: o de lutar contra o centralismo da oferta cultural, contribuindo para a criação de lugares e eventos de interesse cultural disseminados por todo o território português”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação teve lugar em Aveiro
Nova Plataforma agrega todas as informações, produtos e serviços de Alojamento Local
Uma nova plataforma, que agrega informações, produtos e serviços de apoio aos empresários de Alojamento Local, foi apresentada, no dia 15 de outubro, em Aveiro, numa conferência de imprensa que teve lugar no Aveiro Rossio Hostel e que contou com as presenças de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Teresa Cascais, diretora da Revista de Alojamento Local e da plataforma Sítio do Alojamento Local. O “Sítio do Alojamento Local”, assim se chama a plataforma, foi lançada em setembro e está disponível em www.sitiodoal.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter sido cancelado a 7 de setembro devido a condições climatéricas adversas
Lagoa da Ervedeira recebe IV Triatlo de Leiria este domingo
É já no este domingo, dia 20 de outubro, que entre as 09h00 e as 17h30, a Lagoa da Ervedeira recebe o IV Triatlo de Leiria, com a realização de duas provas de triatlo, sendo a última etapa da Taça de Portugal, na distância sprint e triatlo super sprint. Organizado pela Câmara Municipal de Leiria com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o IV Triatlo de Leiria será disputado no formato de contrarrelógio individual, onde os atletas iniciam individualmente a prova, de 30 em 30 s, vencendo aquele que terminar em menos tempo a competição. Inicialmente agendado para 07 de setembro o IV Triatlo de Leiria foi cancelado devido a condições climatéricas adversas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio de fundos europeus através do Centro 2020
Sinagoga de Tomar abre Núcleo Interpretativo após obras de requalificação do edifício
O Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto foi inaugurado esta terça-feira, dia 15 de outubro. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos mais visitados de Tomar, apenas suplantado pelo Convento de Cristo. Há muito, porém, que necessitava de obras de reabilitação, sobretudo devido aos efeitos da humidade na sua estrutura, tendo o Município submetido uma candidatura a fundos comunitários através do Centro 2020, que permitiu a intervenção naquele espaço. Paralelamente, a autarquia candidatou a intervenção no espaço anexo, para instalação do núcleo interpretativo, ao mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), que financiou o equipamento e os conteúdos em formato digital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Política de captação de investimento do Executivo atrai mais uma grande empresa para o concelho
EMIS Portugal instala-se na zona industrial
de Ourém e cria 90 postos de trabalho
A Câmara Municipal de Ourém conseguiu atrair mais uma grande empresa até ao concelho, no caso, a EMIS Portugal, que vai instalar-se na Zona Industrial de Ourém - Casal dos Frades. Especialista em isolamentos industriais, montagem e desmontagem de andaimes, tubagens e soldagens, a EMIS Portugal prepara-se para investir um milhão de euros na deslocação da sua sede para o concelho de Ourém, comprometendo-se a criar precisamente 90 postos de trabalho, 60 dos quais para exercer em permanência no estrangeiro e 30 para operar na unidade a implantar na Zona Industrial de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 22 a 26 de outubro junto à Biblioteca Municipal
Bárbara Bandeira e Klik Comedy são as grandes atrações da Semana da Juventude de Pombal
O Klik – Semana da Juventude de Pombal decorrerá de 22 a 26 de outubro, tendo como principais atrações o Klik Comedy (dia 25) e a atuação da artista Bárbara Bandeira (dia 26). No dia 22, haverá um roadshow pelas escolas do concelho, no qual a humorista pombalense Rita Leitão falará sobre “A Profissão e a Comédia”. Pelas 21:30, no Auditório da Biblioteca Municipal, terá lugar a exibição de curtas-metragens MOV’Ilha, dinamizada pela ARCUPS, da Ilha. Nos dias seguinte, pela mesma hora, o cinema volta ao Auditório, com “Astérix: O Segredo da Poção Mágica” (dia 23) e “Deadpool 2” (dia 24).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 16 e 17 de novembro
7º Congresso de Espeleologia vai realizar-se
no Cineteatro de Porto de Mós
O 7º Congresso Nacional de Espeleologia realiza-se nos dias 16 e 17 de novembro, no Cineteatro de Porto de Mós. Este pretende ser um evento de partilha entre a comunidade espeleológica portuguesa, um espaço onde os espeleólogos possam dar a conhecer os trabalhos realizados nas associações nos últimos anos, trocar informações e projetar ideias para o presente e futuro e, finalmente, proteger e conservar o Património Espeleológico. Desta forma, e com esta perspetiva, a Federação Portuguesa de Espeleologia acredita que a espeleologia nacional ficará certamente mais rica e mais próxima dos espeleólogos. As inscrições decorrem até ao dia 31 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Idoso perdeu o controlo de uma queimada
GNR detém homem por incêndio florestal
no concelho do Bombarral
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Bombarral, no dia 15 de outubro, deteve, um homem de 67 anos, por incêndio florestal, no concelho de Bombarral. Após a denúncia de um incêndio florestal, os militares deslocaram-se ao local onde identificaram o seu autor. Apurou-se que o incêndio teve origem na limpeza de um terreno agrícola, através da queima de sobrantes, sem possuir licenciamento para o efeito. Para iniciar as chamas, o detido utilizou um isqueiro, acendalhas e um garrafão com óleo queimado, materiais que foram apreendidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Refeições escolares locais contam com o apoio técnico de uma nutricionista
"Comer na escola é bom" foi a mensagem
do Dia Mundial da Alimentação no Cadaval
No dia 16 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Aproveitando a efeméride, a Câmara Municipal do Cadaval vem lembrar que, todos os dias, precisamos de nos alimentar de forma correta. Foi por isso que a autarquia passou, recentemente, a contar com o apoio técnico de uma nutricionista, garantindo-se que ementas e fornecimento diários são monitorizados nos refeitórios escolares. Nos refeitórios da responsabilidade do Município, o almoço, servido no Dia Mundial da Alimentação, consistiu em sopa Juliana, seguida de salada de bacalhau cozido com batata, grão, cenoura e feijão verde. Um prato com ingredientes típicos da nossa gastronomia, que permite promover e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, segundo informa Sheila Antunes, nutricionista camarária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ocupando as pastas da Agricultura e da Coesão Territorial
Maria do Céu Albuquerque e Ana Abrunhosa
entram para o novo Governo do PS
Maria do Céu Albuquerque e Ana Abrunhosa vão integrar o novo Governo presidido por António Costa. O anúncio do novo elenco governativo teve lugar após a reunião desta terça-feira, 15 de outubro, do primeiro-ministro com o Presidente da República. A ex-presidente da Câmara Municipal de Abrantes e atual secretária de Estado do Desenvolvimento Regional vai ocupar a pasta da Agricultura enquanto a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro vai ocupar a pasta da Coesão Territorial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assinalando 2 anos de mandato
Câmara da Batalha lança concursos públicos para projetos de 1,5 milhões de euros
O Executivo da Câmara Municipal da Batalha na sua reunião desta segunda-feira, dia 14 de janeiro, registou o segundo ano do atual mandato com a aprovação de concursos públicos de lançamento de novas empreitadas, por concurso público, e relativas ao projeto de Requalificação do Antigo Campo de Futebol, junto ao Mosteiro da Batalha, para Parque de Eventos “Santa Maria da Vitória” e zona de lazer, na Vila da Batalha, um investimento no valor de 1,2 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão 2019 traz a Alcobaça
frutos secos e animação
Na Feira de São Simão, que este ano decorre de 26 de outubro a 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, pode encontrar os frutos secos e os passados, tão típicos e apreciados nesta quadra, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais, como as típicas broas de batata doce, entre muitas outras iguarias. Haverá ainda um espaço de tasquinha/restauração que servirá almoços e jantares. Entrada gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Escola Superior de Saúde faz cordão humano em Leiria pela erradicação da pobreza
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria dinamiza esta quinta-feira, 17 de outubro, um cordão humano pela erradicação da pobreza. Em simultâneo será lido o “Manifesto Contra a Pobreza”. Clarisse Louro, diretora da ESSLei, explica que «a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em 1992, há quase três décadas, no entanto ainda hoje verificamos que muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável continuam por concretizar. Esta será uma forma de manifestarmos a nossa vontade, de exigirmos, a realização efetiva destes Objetivos, por um País e Mundo mais justos». A organização prevê juntar 1.000 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos nesta manifestação pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem utilizava um íman eletromagnético
Motorista detido pela GNR em Óbidos por manipulação de tacógrafo
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, deteve, dia 15 de outubro, um homem de 33 anos por manipulação de tacógrafo, em Óbidos. No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares detetaram um veículo pesado de mercadorias, que circulava sem que o condutor fizesse o registo dos seus tempos de condução e repouso, manipulando o aparelho tacográfico, através de um íman eletromagnético.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Politécnico promove alimentação saudável e sustentável no Dia Mundial da Alimentação
O MARE-Politécnico de Leiria - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria dinamizam esta quarta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o workshop “Ser saudável é responsabilidade de todos”. A iniciativa, que decorre a partir das 18h00, no Jardim de Infância / Escola Básica do Alemão, em Peniche, é aberta ao público e pretende promover lanches escolares mais saudáveis e sustentáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Araújo Pereira foi um dos autores convidados este domingo
Marcelo Rebelo de Sousa: “O que torna único o Folio é o seu lado inesperado e inovador”
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é um fã desde a primeira hora do FOLIO – Festival Literário de Óbidos e, como não poderia deixar de acontecer, esteve este domingo, 13 de Outubro, na vila histórica para participar neste evento e assistir a algumas das sessões, onde acabou também por ser um dos protagonistas. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o facto de o FOLIO ter temáticas para vários públicos e, por isso, ser tão abrangente. O Chefe de Estado considerou também que o tema escolhido foi muito importante, porque aborda muitas questões e “toca toda a gente, atraindo públicos muito diversos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Números do INE revelam que a procura turística da região cresceu acima da média nacional em agosto
Agosto foi o melhor mês de sempre
para o turismo no Centro de Portugal
Agosto de 2019 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas e hóspedes, como nos proveitos hoteleiros. Números dados hoje a conhecer pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, relativos a agosto, mostram igualmente que a procura da região continua a crescer acima da média nacional. No total de dormidas, o mês de agosto de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, aumentou cerca de 3% no Centro de Portugal: verificaram-se 1.028.850 dormidas em agosto de 2018 e estas foram 1.060.101 no mesmo mês de 2019, num crescimento de 31.251 dormidas. Este aumento de 3% superou a média nacional, que subiu 2,6%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto U-Bike evita 17 mil kg de emissões de CO2 no distrito de Leiria
Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 mil quilómetros
As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100.000 quilómetros, evitando a emissão de cerca de 17.000 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi. Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oeste afirma-se como Região de referência nacional e internacional na temática do combate às alterações climáticas e desenvolvimento
Comunidade Intermunicipal do Oeste lança
a Maria para combater as alterações climáticas
Alinhada com o Acordo de Paris, bem como com as orientações da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), a Comunidade Intermunicipal do Oeste desenvolveu o Plano Intermunicipal de Combate às Alterações Climáticas do Oeste, um plano de ação que identifica as principais vulnerabilidades e medidas de adaptação às alterações climáticas nos 12 Municípios da Região. Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Oeste criou a Maria, uma menina que vai levar aos cidadãos da Região Oeste e ao país uma mensagem de sensibilização e consciencialização para a importância da preservação do planeta através da mudança de comportamentos diários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de outubro a 11 de novembro
Festas da Cidade unem cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição de Torres Vedras
As Festas da Cidade de Torres Vedras estão de regresso, com uma vasta programação que decorre entre 26 de outubro e 11 de novembro e que promete unir cultura, gastronomia e desporto em torno da tradição. "A vinha e o vinho de Torres Vedras" é o tema do cortejo etnográfico que dará início ao programa, no dia 26, juntando nove ranchos folclóricos do Concelho em torno de uma recriação etnográfica que se irá focar em hábitos e costumes relacionados com a vinha e o vinho. O dia começa com a concentração dos ranchos junto ao Mercado Municipal, às 11h00, seguindo-se um cortejo rumo ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, que, às 15h00, será palco do Encontro de Folclore do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atletas madeirense e leiriense subiram ao lugar mais alto do pódio
Bruno Moniz e Patrícia Carreira venceram Meia Maratona de Leiria
Mais de mil atletas participaram na Meia Maratona de Leiria, uma festa do desporto que veio para ficar. Bruno Moniz e Patrícia Carreira foram os atletas que subiram ao pódio em primeiro lugar no final da Meia Maratona de Leiria e que desta forma conquistaram um bilhete para a Meia Maratona de Shantou, na China, onde irão representar o Município de Leiria, no próximo dia 22 de dezembro. O público não faltou para apoiar os atletas e todos aqueles que para além da Meia Maratona, participaram na prova de 10 km, corrida da pequenada e caminhada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Carlos Fonseca impressionado com o Festival Literário Internacional de Óbidos
Presidente da República de Cabo Verde participa durante três dias no Folio 2019
O Presidente da República de Cabo Verde participou nos primeiros três dias do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que foi inaugurado no dia 10 de outubro e se prolonga até ao dia 20 de outubro. Jorge Carlos Fonseca gostaria que se mantivesse uma ligação forte com Óbidos, de forma a trocar experiências culturais, com base no que acontece no Folio. Em Cabo Verde há dois importantes festivais literários e Óbidos poderá servir de exemplo pela forma como envolve a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser um ato ilegal
CDU contesta retirada de propaganda eleitoral por funcionários da Câmara de Peniche
No dia 27 de setembro, em período oficial de campanha eleitoral, foram retiradas da via pública três estruturas metálicas de propaganda da CDU que se encontravam junto da Fortaleza de Peniche, da fábrica Thay Union (ESIP) e do Porto de Pesca, duas das quais com propaganda da CDU e uma com propaganda da Festa do “Avante”, sendo que estruturas similares de outros Partidos foram mantidas nos seus locais. A CDU teve informações de que teriam sido funcionários da Câmara Municipal de Peniche (CMP), com o auxílio de uma viatura da CMP, a retirar as estruturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentadora esteve à conversa com alunos da escola básica e secundária
Catarina Furtado no Bombarral: “Não deixem que vos digam que não podem mudar o mundo”
Catarina Furtado, apresentadora de televisão, atriz e embaixadora da Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas, esteve esta quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019, à conversa com os alunos da Escola Básica e Secundária Fernão Pó, no Bombarral. Tendo com pano de fundo o livro da sua autoria “Adolescer é fácil, #só que não”, Catarina Furtado começou a conversa com os alunos e professores que lotaram o auditório da escola, falando sobre a sua experiência enquanto voluntária das Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OesteSustentável implementa projeto em edifícios municipais
Município de Arruda recebe projeto de iluminação LED e de bateria de condensadores
No âmbito do Fundo de Eficiência Energética, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste procedeu à implementação do projeto que considera a substituição de 335 lâmpadas LED e de instalação de baterias de condensadores em diversos edifícios municipais, nomeadamente Pavilhão Multiusos e no edifício dos Paços de Concelho de Arruda dos Vinhos. Estas três medidas de eficiência energética permitem poupar cerca de 6 mil euros por ano ao Município de Arruda dos Vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
GNR detém idoso por caça ilegal no Carvalhal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, deteve, dia 13 de outubro, em flagrante delito, um homem de 75 anos, pelo crime do exercício do ato venatório em terrenos não cinegéticos, em Carvalhal, no concelho de Bombarral. No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção, deteção e repressão de situações ilícitas, os militares detiveram o indivíduo que se encontrava a praticar o exercício do ato venatório em terrenos não cinegéticos, ou seja, terrenos onde não é permitida a caça, nomeadamente em povoados, numa faixa de proteção de 250 metros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verificar oportunidades de melhoria é o intuito da sondagem de opinião
Sondagem de opinião sobre serviços municipais do Cadaval prolongada até fim de outubro
O Município do Cadaval está a aplicar, até 31 de outubro, um conjunto de inquéritos (anónimos) destinados a avaliar o grau de satisfação dos utentes dos serviços municipais. Os questionários destinam-se a sondar o público sobre o atendimento geral camarário, bem como sobre a Biblioteca Municipal, Museu Municipal e Gabinete de Inserção Profissional. Por isso, apela à participação, pois a sua opinião conta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com carregamento rápido
Grupo Barraqueiro testa autocarro elétrico
de 95 lugares em Torres Vedras
O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira, 11 de outubro, no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se em Torres Vedras de 22 a 25 de outubro
Filme promocional do Centro de Portugal vence prémio do público do Festival ART&TUR
O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://bit.ly/2WnVXmi), produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor do prémio do público no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. O festival vai ter lugar em Torres Vedras, de 22 a 25 de outubro. Pela primeira vez na sua história, o Festival ART&TUR ofereceu este ano ao público a oportunidade de votar nos melhores filmes e documentários de turismo na competição, através dos People’s Choice Awards. A votação, dividida em três categorias, decorreu no website do Festival, entre 9 de setembro e 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara do Bombarral recebeu Mara Duarte
Governadora do Distrito 1960 visitou o Rotary Club do Bombarral
Mara Duarte, Governadora do Distrito 1960 para o Ano Rotário de 2019/2020, foi recebida esta sexta-feira, dia 4 de outubro de 2019, pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, no âmbito da visita que a dirigente realizou ao Rotary Club local. A receção teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, onde marcaram igualmente presença o vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, o vereador Vitor Fonseca, assim como o presidente do Rotary Club do Bombarral, Adolfo Pereira, e outros sócios do clube rotário e do sócio honorário e Governador do distrito 1960 no Ano Rotário 2017/2018 - Afonso Malho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de outubro
Cartaxo Sessions trazem bandas alternativas
ao Centro Cultural do Cartaxo
As Cartaxo Sessions estão de volta ao Centro Cultural do Cartaxo no dia 18 de outubro, a partir das 22h30. Em palco estarão as bandas Ecstatic Vision e Astrodome, logo depois da abertura com NancyKnox nos discos. Conhecidas por trazerem ao Cartaxo bandas alternativas nacionais e internacionais, as Cartaxo Sessions prometem mais uma noite incrível e diferente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cuidados paliativos são um direito de todos
Centro Hospitalar de Leiria sensibiliza para
a importância dos cuidados paliativos
A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Centro Hospitalar de Leiria, e a equipa que assegurará os Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCP-P), uniram-se para assinalar, durante todo o mês de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e dos Cuidados Paliativos Pediátricos, que se comemoram oficialmente dia 12 de outubro. Até ao final do mês o CHL sensibilizará, no seu site e Facebook, para a importância dos cuidados paliativos, como fator integrante dos cuidados prestados aos utentes, e garantia da dignidade humana durante o processo da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Única sinagoga medieval portuguesa
Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar inaugurado a 15 de Outubro
O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado no dia 15 de Outubro, terça-feira, às 17 h. Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos monumentos mais visitados de Tomar. O edifício deve ter sido construído no final da primeira metade do século XV, tendo sido o único edificado para o efeito em Portugal que chegou aos nossos dias. Financiada por uma elite de judeus, próximos da Ordem de Cristo e da família real que a administrava, a construção da Sinagoga seguiu de perto o estilo gótico e estava perfeitamente integrada nos sítios usuais para as casas de oração dos judeus: um local recolhido a meio da judiaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Às portas de Lisboa, o Cadaval é o principal produtor de pera rocha e vinho leve
Festa das Adiafas volta a homenagear o final das colheitas e potenciar economia no Cadaval
De 19 a 27 de outubro, o Cadaval, concelho rural às portas de Lisboa e principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos e animação variada. Contempla, invariavelmente, o Festival Nacional do Vinho Leve – 18ª Edição, e volta a eleger a Miss Adiafas. Junte-se à festa!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na cerimónia comemorativa dos 50 anos da geminação dos Município de Tokushima e Leiria
Governo do Japão atribui Diploma de Mérito
ao Município de Leiria
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão atribuiu esta quarta-feira, 9 de outubro, o Diploma de Mérito ao Município de Leiria, pelo trabalho relevante desenvolvido na difusão da cultura nipónica em Portugal. A atribuição, pelo embaixador do Japão em Portugal, Jun Niimi, decorreu durante a cerimónia protocolar comemorativa dos 50 anos da geminação dos Município de Tokushima e Leiria, no Teatro Miguel Franco. Segundo o Embaixador, este diploma distingue o Município de Leiria pelo “papel relevante que tem desempenhado no aprofundamento de laços de amizade entre Portugal e o Japão”, em especial ao nível do intercâmbio cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio financeiro às Equipas de Intervenção Permanente passou para 90 ml euros
Câmara reforça subsídio aos Bombeiros do Concelho de Porto de Mós para 220 mil euros
As três corporações dos bombeiros do concelho de Porto de Mós voltaram a ter um reforço de verbas, em 2019, de forma a permitir uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens. Considerando o apoio financeiro associado às Equipas de Intervenção Permanente, que passou para 90.000,00€, o montante total do subsídio ascende agora a 220.000,00€.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
"Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta" vai ser anunciado este domingo
Não há festa, romaria ou casamento, onde não haja um bom arroz doce. E a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta quer apurar qual é o melhor Arroz Doce de todos. Por isso desafia cozinheiros e cozinheiras, amadores e amadoras, profissionais e apaixonados, dos zeros aos cem, do Norte ao Sul a fazerem o seu melhor Arroz Doce e a inscreverem-se no "Melhor Arroz Doce de Vale da Pinta". O arroz doce vem possivelmente dos mouros que por cá andaram, mas o ingrediente fundamental sabemos que terá chegado da Pérsia. No Oriente o arroz sempre simbolizou a fertilidade e, talvez por isso, é utilizado no final das cerimónias de casamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Salão Imobiliário de Portugal, categoria Espaços Públicos
Jardim da Almuinha Grande vence Prémio Melhor Reabilitação Urbana do SIL
O Jardim da Almuinha Grande venceu esta quinta-feira o Prémio Melhor Reabilitação Urbana do Salão Imobiliário de Portugal, na categoria Espaços Públicos. Segundo a organização, o grupo de trabalho que atribuí os Prémios SIL do Imobiliário 2019 nas diversas categorias foi “unânime na atribuição do Prémio Reabilitação Urbana na categoria Espaços Públicos, face ao seu contributo para o desenvolvimento do sector imobiliário”. A entrega do prémio foi feita ao presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, numa cerimónia no Imobiliário, que decorreu na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fabíola Cardoso substitui Carlos Matias no Parlamento
BE elege deputada pelo distrito de Santarém
e reelege coordenador distrital
O novo Secretariado Distrital do Bloco de Esquerda, emanado da Coordenadora Distrital de Santarém, constituído pelo coordenador Luís Gomes, e pelos secretários Ana Sofia Ligeiro, Carlos Marecos, Francisco Colaço, Paulo Marques e Tiago Carvalho, reunido, no dia 8 de outubro, procedeu a uma primeira avaliação os resultados das Eleições Legislativas do passado domingo, congratulando-se pela manutenção de um deputado eleito pelo distrito, através da eleição de Fabíola Cardoso, bem como pela manutenção e reforço da influência dos partidos de esquerda, perante a derrota clara dos partidos de direita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 9 de novembro
Colóquio internacional dedicado ao enoturismo regressa ao Museu do Vinho de Alcobaça
O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe no dia 9 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça – Adega dos Vinhos Tintos, mais uma edição do Colóquio Internacional Enomemórias & Enoturismo, Os Territórios Culturais do Vinho, desta vez . dedicado ao tema “A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos. A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça - Museu do Vinho de Alcobaça, com o Patrocínio Científico do Instituto Universitário da Maia, numa parceria com a AMA – Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítimas eram a companheira e a filha de ambos
GNR de Pombal apreende 1360 munições
em processo de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Pombal, no dia 9 de outubro, apreendeu 1 360 munições na sequência de um processo por violência doméstica, em Pombal. Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito, de 57 anos, agredia fisicamente e ameaçava de morte as vítimas, a sua companheira de 53 anos, com quem manteve uma relação durante 17 anos, e a filha de ambos, de 14 anos. No seguimento das diligências efetuadas, os militares deram cumprimento a um mandado de busca à residência do suspeito, culminando na apreensão de 1343 cartuchos, 19 munições e dois redutores para espingarda de caça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 18 de outubro
Escola Superior de Turismo e Tecnologia
do Mar comemora 20 anos de existência
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria assinala a 18 de outubro, sexta-feira, 20 anos de existência. O evento ocorre no seu auditório, a partir das 14h30. Na ocasião serão ainda distinguidos estudantes diplomados das primeiras licenciaturas da ESTM, professores e personalidades ligadas à Escola, que têm contribuído para a afirmar como player de excelência na sua área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por avocação de pelouros e competências delegadas e subdelegadas
Presidente da Câmara de Pombal retira pelouros ao vereador Pedro Brilhante
O presidente da Câmara Municipal de Pombal exarou um despacho no dia de 9 de outubro de 2019, em que retira os pelouros e competências delegadas e subdelegadas no vereador Pedro Brilhante, avocando para si os pelouros do Desporto, Tempos Livres e Lazer; Juventude e Empreendedorismo; Equipamentos Públicos; Agricultura e Florestas. O vereador, que é também presidente da Distrital de Leiria da JSD, ficará agora sem pelouros, competências ou outras funções atribuídas, passando ao regime de não permanência, com efeitos a partir desta quinta-feira, dia 10 de outubro de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com os maiores entusiastas mundiais das atividades ao ar livre que utilizam o vento
Nazaré vai receber o 1º Festival Internacional
do Vento em maio de 2020
A Nazaré vai realizar o 1º Festival Internacional do Vento em maio de 2020, em parceria com a Fête du Vent de Marseille (França). O evento propõe-se juntar na praia da Nazaré (zona sul) os maiores entusiastas mundiais das atividades ao ar livre que utilizam o vento como a força motriz. O surfkite, powerkite, landkite e windsurf serão algumas das atividades previstas nesta edição de arranque de um evento que está programado para os dias 8,9 e 10 de maio, e irá reunir atividades lúdicas, desportivas, educativas e científicas ligadas aos 3 elementos centrais: o ar, a terra e mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Caldas Nice Jazz regressa às Caldas da Rainha
até 2 de novembro
A edição de 2019 do Festival Internacional de Jazz das Caldas da Rainha arrancou a 4 de outubro e prolonga-se até 2 de novembro. Organizado pelo Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o festival, que é já uma referência no jazz em Portugal, conta com sete concertos de artistas nacionais e internacionais. No primeiro dia, o trio do pianista Brad Mehldau abriu a maior sala de espetáculos da cidade e, no dia 17, sobe ao palco a Orquestra de Jazz de Matosinhos. O cartaz fica completo com os concertos de Kinga Glyk, Isabella Lundgren, Dave Douglas & Uri Caine Duo, "Pedro Moreira Sax Ensemble" e Matthew Halsall, que encerra esta oitava edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com votos favoráveis dos autarcas do PS e PSD
Câmara de Leiria aprova proposta de instalação de bebedouros na cidade
PS e o PSD aprovaram em reunião de Câmara uma proposta para instalação de pontos distribuição gratuita de água na Cidade de Leiria. O Campo de Lançamentos, o Jardim da Almoinha, o Parque Infantil do Caniço e o Parque do Avião vão ser os espaços que a Câmara Municipal de Leiria vai dotar de novos bebedouros públicos. A zona Polis da cidade, junto ao rio, é percorrida diariamente por centenas de munícipes entusiastas da prática desportiva informal, pelo que a existência de bebedouros se torna uma necessidade relevante para que todos possam ter acesso a água gratuita ao longo dos trajetos percorridos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escrita é uma paixão antiga que já deu alguns frutos
Cadavalense Helena Soares Silva lança livro de poesia na Biblioteca Municipal do Cadaval
A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe dia 12 de outubro, pelas 15h00, o lançamento de um trabalho literário de mais uma conterrânea, de seu nome Helena Soares Silva. “Noites Brancas” é o título do livro de poesia editado por esta ex-atleta e ex-funcionária pública que, desde muito cedo, descobriu a escrita. Helena Soares Silva nasceu em Dili, Timor-Leste, no ano de 1962, e reside no concelho do Cadaval (Casais do Peral).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Discoteca Lipp’s reabre para festa dos anos 90
no Ateneu Cartaxense
A saudosa discoteca Lipp’s vai reabrir apenas por uma noite, a 25 de outubro, no Ateneu Artístico Cartaxense, para uma grande festa de celebração dos anos 90 aberta a toda a família. “Venha recordar as noites inesquecíveis passadas na Lipp’s e deixe-se contagiar pelos sons e ritmos que marcaram os anos 90”, propõe a organização. As pulseiras de entrada, com um custo de 3€, podem ser adquiridas na Secretaria do Ateneu Artístico Cartaxense e no Café Pastelaria Kábulas 2. A pista de dança estará aberta logo a partir das 21 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja de Santo Quintino foi construída em 1520
Monumento Nacional reabre ao público
em Sobral de Monte Agraço
A reabertura da Igreja de Santo Quintino, em Sobral de Monte Agraço, foi assinalada, no dia 29 de setembro, com uma missa presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. As obras de beneficiação, conservação e restauro da Igreja de Santo Quintino realizadas pela Câmara Municipal, enquadraram-se na estratégia nacional de desenvolvimento Portugal 2020 – Programa centro 2020, Desenvolvimento Territorial da Região oeste, na candidatura “Pacto para o desenvolvimento e Coesão territorial”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 10 e 11 de outubro
Obras no Mercado Municipal de Leiria obrigam
a operação de retirada da cobertura de amianto
No âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Leiria, vai ser realizada a remoção da cobertura e laterais do edifício poente, uma operação que obrigará a tomar algumas medidas que terão impacto na circulação naquela zona. Atendendo aos riscos para a saúde pública associados à remoção do amianto, o empreiteiro procederá ao encerramento da via que passa entre os dois edifícios do Mercado, quer para o trânsito automóvel quer para o pedonal, nos dias 10 e 11 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para celebrar o legado da Ordem dos Templários
Cortejo Templário Noturno sai à rua em Tomar na noite de sábado
Tomar recebe na noite deste sábado, dia 12 de outubro, o Cortejo Templário Noturno. Neste ano em que a Festa Templária não se realizou devido à coincidência de datas com os Tabuleiros que envolveram toda a população do concelho, o legado da Ordem não foi esquecido, sendo comemorado no fim de semana em que se celebram dois importantes aniversários com ela relacionados: a morte do mestre D. Gualdim Pais, em 1195, e o início da perseguição que terminaria com a sua extinção, em 1307, ambos a 13 de Outubro. O cortejo terá início às 22h30, no Castelo, com o seguinte percurso: Av. Dr. Vieira Guimarães, Av. Dr. Cândido Madureira, Rua Infantaria 15, Praça da República, Rua Serpa Pinto, Ponte Velha, Rua de Santa Iria e finalizando na igreja de Santa Maria dos Olivais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promoção do álbum Apocalyspe Party
Britânicos Thee Eviltones regressam a Portugal para concertos em Lisboa, Portalegre e Alcobaça
A banda britânica de garage rock Thee Eviltones regressa a Portugal para realizar três concertos de promoção do álbum Apocalyspe Party editado em 2017 em conjunto com os lendários Electric Frankenstein, neste mês de outubro. Além de Lisboa e Portalegre, o grupo atua no dia 19 de outubro no Rock Fest, integrado no Festival Books & Movies. Com três álbuns editados, um deles em parceria com os lendários Electric Frankenstein, já percorreram a Europa com diversas digressões e participações em Festivais de relevo tendo em Portugal um considerável grupo de admiradores, até porque o guitarrista, Tiago Queiroz, é português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Lourinhã
4º Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã
e Torres Vedras debate a “Saúde Mental”
A 4.ª edição do Fórum Social Intermunicipal – Lourinhã e Torres Vedras decorre nos dias 9 e 10 de outubro, na Lourinhã, tendo como tema “Saúde Mental”. O evento foi apresentado no dia 7 de outubro, numa conferência de imprensa realizada no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho da Lourinhã. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, referiu a importância dos modelos intermunicipais, destacando que, neste caso, já são “13 anos a trabalhar em prol de uma temática que é transversal”. Carlos Bernardes realçou também a pertinência desta iniciativa enquanto plataforma que permite ouvir as comunidades e os especialistas para, assim, “dar mais robustez aquilo que são as estratégias municipais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para conhecer a Geologia de Peniche
Associação Arméria promove viagem de barco entre Peniche e Baleal a bordo do Odisseia Viva
A próxima iniciativa da associação Arméria será já durante a manhã deste domingo, 13 de outubro: uma viagem de barco entre Peniche e Baleal, a bordo do Odisseia Viva, para conhecer a Geologia de Peniche. Devido à lotação limitada do barco é necessário realizar-se a reserva/pagamento do respetivo lugar. Ainda há vagas disponíveis, mas geralmente é nos últimos dias que ocorre uma maior procura, pelo que a associação pede aos interessados que façam a inscrição nesta iniciativa e/ou partilhem pelos vossos conhecidos através da sua página de Facebook (o encontro é pelas 9h15 e partida pelas 9h30).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Obras de requalificação do Jardim do Cardal arrancam no final de outubro
As obras de requalificação do Jardim do Cardal vão arrancar no final de outubro. O projeto da obra, cujo valor ascende a 558.620€, com financiamento de 85% do FEDER, será apresentado publicamente esta terça-feira, dia 8 de outubro, pelas 18h30, nos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal. Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a obra prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projeto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia vai disponibilizar também uma nova viatura elétrica
Câmara decide remodelar o Centro de Saúde
da Batalha
O edifício onde funciona o Centro de Saúde da Batalha, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, da Administração Regional de Saúde do Centro, IP, necessita de intervenção física para requalificar as condições de acessibilidade indispensáveis para prestar os devidos cuidados de saúde à população. Neste sentido, a Câmara Municipal da Batalha, dando sequência às novas competências que decidiu aceitar na área da saúde, irá assumir a responsabilidade na execução de intervenções de remodelação da USF Condestável, no Centro de Saúde da Batalha. O procedimento concursal, a ser lançado pelo Município da Batalha, prevê um investimento de cerca de 75.000 euros, incluindo diversas obras de conservação, pinturas e a instalação de um elevador de acesso ao primeiro piso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Floresta Viva fomenta sensibilização ambiental e celebra a natureza na Lagoa da Ervedeira
A Floresta Viva regressa dia 12 de outubro à Lagoa da Ervedeira, um evento de celebração da natureza e sensibilização ambiental. A pretexto de explorar, brincar e aprender, a Floresta Viva, promovida pelo Município de Leiria com o apoio da Freguesia do Coimbrão e dos SMAS, assume uma importante dimensão ao nível da consciencialização e incentivo à preservação da natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Josiah Blackmore falará sobre "Os mares épicos de Camões"
Professor da Universidade de Harvard profere em Constância conferência sobre Camões
A Casa-Memória de Camões em Constância promove, no dia 19 de outubro (sábado), pelas 16 horas, uma conferência sobre Camões pelo Prof. Josiah Blackmore da Universidade de Harvard. O Prof. Blackmore virá propositadamente da sua Universidade nos Estados Unidos da América a Portugal e a Constância para esta conferência intitulada Os mares épicos de Camões. A presença do Prof. Blackmore em Portugal é, naturalmente, uma honra e uma oportunidade excecional para se poder ouvir e trocar ideias e opiniões com um dos mais reputados camonistas internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ranchos folclóricos do concelho promovem “Tradições da Vila”
Caldas da Rainha “viaja no tempo” este sábado com recriação de tradições e costumes antigos
Este sábado, dia 12 de outubro, Caldas da Rainha vai “viajar no tempo”. No âmbito do Projecto Retrato, promovido por alguns ranchos folclóricos do concelho, vão ser recriados vários quadros históricos mostrando - com admirável rigor - vivências e cenas do quotidiano, tradições, trabalhos e ofícios, brincadeiras, cenas de namorados e casamentos, entre outras, do final do séc. XIX e princípio do séc. XX. As recriações cénicas e etnográficas irão acontecer ao longo de todo o dia, em vários locais da cidade, protagonizadas por dezenas de elementos dos ranchos que constituem este projecto e a que se juntam mais uns quantos grupos convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo engloba o registo e partilha de informação clínica do Serviço Nacional de Saúde
Centro Hospitalar de Leiria assina protocolo com prisão sobre cuidados de saúde a reclusos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o Estabelecimento Prisional de Leiria e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, assinaram recentemente um protocolo de parceria que prevê o acesso e partilha de informação aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da prestação de cuidados de saúde à população reclusa, para diminuir a contração de doenças. Ao CHL compete a criação de condições adequadas e facilitação da implementação dos modelos de referenciação no Estabelecimento Prisional de Leiria, bem como o fornecimento das informações técnicas necessárias às equipas de suporte da SPMS, e a aplicação e garantia das condições identificadas pela SPMS no âmbito da cibersegurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas reforçam posições nos dois distritos
PS vence no distrito de Santarém e Oeste
PSD vence eleições no distrito de Leiria
O PSD venceu as eleições no distrito de Leiria com 33,5% contra 31,1% do PS, elegendo 5 deputados contra 4 do PS. O Bloco de Esquerda voltou a eleger um deputado, com 9,4%, enquanto o CDS perdeu o seu deputado, quedando-se por 5,3%. Já no distrito de Santarém, o PS venceu por larga margem, obtendo 37,1% (4 deputados) contra 25,2% (3 deputados) do PSD, 10,2% (1 deputado) do BE e 7,6% (1 deputado) da CDU. A nível nacional o PS foi o grande vencedor, com 36,7% (106 deputados), seguido do PSD com 27,9% (77), do BE com 9,7% (19), da CDU com 6,5% (12), do CDS com 4,3% (5), do PAN com 3,3% (4), do Chega com 1,3% (1), da Iniciativa Liberal com 1,3% (1), e do Livre com 1,1% (1).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento, no valor de 120.000€ mais IVA
Câmara de Pombal quer investir na valorização do Rio Anços e Ribeira do Ourão
A Câmara Municipal de Pombal submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, com o objetivo de realizar “Intervenção de Limpeza e Valorização – Rio Anços e Ribeira do Ourão”. O investimento, no valor de 120.000€ mais IVA, surge no seguimento de um “Estudo de Caracterização e Propostas de Intervenção de Limpeza e Valorização para o Rio Anços e Ribeira do Ourão”, visando essencialmente a reparação de rombos e estabilização e consolidação de margens (com recurso a técnicas de engenharia natural e vegetação autóctone), controlo de espécies invasoras, construção de micro e mini-açudes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas sobem seis pontos percentuais em Leiria face às legislativas de 2015
PS conquista 4º deputado ao CDS e alcança melhor resultado da década no distrito de Leiria
O Partido Socialista alcançou em Leiria, nas eleições legislativas deste dia 6 de outubro, o melhor resultado dos últimos 10 anos registados no Distrito, em eleições para a Assembleia da República. Os socialistas conseguiram ainda, em Leiria, um aumento percentual de votos face às últimas legislativas. Com uma votação de 31,07% obtida em 2019, Comparativamente aos 24,82% conquistados nas eleições legislativas de 2015, o PS alcança no Distrito uma subida de seis pontos percentuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeitos furtavam os bens que se encontravam no interior dos veículos
GNR detém dois homens no Seixal acusados
de furtos em veículos de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 3 de outubro, identificou dois homens de 27 e 28 anos, pelo crime de furtos em veículo, na localidade do Seixal. Na sequência de uma investigação que decorreu durante quatro meses, por furtos em veículos, ocorridos na localidade de Óbidos, os militares apuraram que os indivíduos partiam os vidros dos veículos, maioritariamente de aluguer e de matrícula estrangeira, furtando os bens que se encontravam no interior dos mesmos. Foi dado cumprimento a oito mandados de busca, dos quais quatro domiciliárias e quatro a veículos, na cidade do Seixal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba ascende a 4 milhões de euros
Área de Localização Empresarial da Benedita já tem financiamento europeu
A Área de Localização Empresarial da Benedita já tem financiamento assegurado, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça na Assembleia Municipal de 27 de setembro. Paulo Inácio informou que o valor de fundos comunitários ascende a 4 milhões de euros, a que se irão juntar mais 4 milhões resultantes da venda dos lotes, totalizando os 8 milhões de euros necessários para construir todas as infraestruturas para o funcionamento do espaço empresarial. Também o Museu do Vinho de Alcobaça já tem o financiamento atribuído para a 1ª fase da obra, que ascende a 450 mil euros, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas. De referir que o valor para a segunda fase da obra ascende a 1,7 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada custa 2,5 milhões, mas é financiada por fundos comunitários
Cineteatro de Ourém inicia obras profundas para ser espaço cultural de primeira qualidade
A requalificação do Cineteatro Municipal de Ourém prossegue dentro dos prazos e em bom ritmo, sendo perfeitamente visíveis os efeitos desta intervenção profunda, levada a cabo pela Câmara Municipal de Ourém, no sentido de oferecer à comunidade um centro de artes e espetáculos modernizado e de primeira qualidade. O projeto visa a reabilitação de um espaço com mais de três décadas ao serviço da população. Inaugurado em setembro de 1988, o antigo Cineteatro Municipal proporcionou concorridas sessões de cinema durante largos anos, tendo oferecido palco às mais variadas ações culturais, como o histórico Cenourém, festival de teatro com duas décadas de existência, sempre com o antigo Cineteatro como pano de fundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No intuito de assinalar a importância da atividade física para a saúde
Dia do Coração leva 60 caminheiros ao Cadaval e lança livro sobre hábitos de vida saudáveis
Teve lugar no Cadaval, no dia 29 de setembro, a comemoração do Dia Mundial do Coração, cujo foco incidiu numa caminhada que juntou 60 participantes. Contou ainda com rastreios de saúde, biblioteca temática e apresentação do livro “Corre, Corre Coração – Uma história de superação pessoal”, da conterrânea Dulce Várzea. As atividades comemorativas do Dia Mundial do Coração, promovidas pelo Município em articulação com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, decorreram, como previsto, em duas fases distintas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com direção de Fernanda Narciso
Círculo Cultural Scalabitano abre Oficina de Teatro e Artes Plásticas
O Círculo Cultural Scalabitano vai concretizar a breve trecho um dos seus projetos mais emblemáticos, no campo do teatro. A criação da sua Academia de Teatro. Educar pela Arte é sobretudo contribuir para o desenvolvimento da personalidade da criança dando-lhe ferramentas poderosas para a compreensão do mundo. Neste conceito, as expressões artísticas são entendidas como meio privilegiado para a formação do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão, do sentir e pensar, no prazer de aprender e experimentar caminhos diversos e alternativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2019
Câmara de Pombal cria plataforma informática para recolha dos resultados eleitorais
O Município de Pombal desenvolveu uma plataforma para a recolha de resultados eleitorais que será utilizada pela primeira vez nas Eleições para a Assembleia da República, este domingo, dia 6 de outubro. A necessidade de desenvolvimento desta plataforma foi identificada no seguimento de alguns erros na comunicação de dados pelos presidentes das Assembleias de Voto aos Presidentes das Juntas de Freguesia, e destes ao Município. A plataforma, desenvolvida pelos técnicos do Município, validará os somatórios dos resultados e da abstenção e só permitirá a submissão se coincidirem com número de votantes inscritos nas mesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
José Cid vai ser a grande atração da Feira Nova de Santa Iria 2019
O artista José Cid vai ser a grande atração da edição de 2019 da Feira Nova de Santa Iria, evento centenário organizado pelo Município de Ourém que entre 24 e 31 de outubro vai levar muita animação até ao Parque da Cidade António Teixeira e Centro Municipal de Exposições. José Cid, artista com mais de 50 anos de carreira e recentemente distinguido com um Grammy Latino de Excelência Musical, vai atuar em Ourém no dia 26 de outubro, pelas 21h30, e será o ponto alto da programação da Feira Nova de Santa Iria 2019, além dos habituais carrosséis, carrinhos de choque e do tradicional mercado de domingo (27 de outubro), no Mercado Manuel Prazeres Durão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com prize money de 2300 euros
3ª Meia Maratona de Leiria no dia 13 de outubro já tem centenas de atletas inscritos
Com organização a cargo da Câmara Municipal de Leiria, em parceria com Atletas.net, a Meia Maratona de Leiria realiza-se no domingo, dia 13 de outubro, estando abertas inscrições para participar nesta festa do desporto. Em paralelo com a Meia Maratona realiza-se uma prova de 10 quilómetros, a corrida da pequenada, destinada a crianças, e a prova de caminhada. Para participar neste evento, que conta com um prize money de cerca de 2300 euros, estão já inscritos centenas de atletas. O atrativo extra para os vencedores feminino e masculino da Meia Maratona será uma a viagem à cidade chinesa de Shantou, com presença assegurada, em representação especial do Município de Leiria, na prova de Meia Maratona integrada na Maratona Internacional de Shantou que se realiza dia 22 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Corpo da mulher de 30 anos foi escondido numa mala
PJ detém homem por homicídio da namorada em Arruda dos Vinhos
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, com a colaboração do Posto da Guarda Nacional Republicana de Arruda dos Vinhos, identificou, localizou e deteve um homem, de 38 anos de idade, por fortes indícios da prática de um crime de homicídio. Os factos delituosos foram cometidos na manhã do dia 2 de setembro, naquela vila, tendo vitimado uma mulher, companheira do ora detido, com 30 anos. A investigação apurou que o presumível autor, possivelmente motivado por questões de natureza passional, atingiu a vítima com um golpe letal de arma branca, desferido num quarto que ambos haviam arrendado, numa habitação em que, à altura dos factos, não se encontravam outras pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um evento “Azambuja - Terra do Torricado”
“Paraísabor- Festival do Torricado” anima
Vale do Paraíso de 4 a 6 de outubro
Em Vale do Paraíso, freguesia do Concelho de Azambuja, já se preparam os assadores e o carvão para mais um Festival do Torricado. Nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019, vai decorrer a 14º edição do Paraísabor – Mostra Gastronómica de Vale do Paraíso, com a 6ª Feira de Artesanato em paralelo. À semelhança dos anos anteriores, a festa decorrerá no espaço envolvente ao pavilhão polidesportivo. O rei da ementa volta a ser o célebre “Torricado” acompanhado de bacalhau assado ou febras grelhadas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
O POOC e os excessos de alarmismo!!
Carlos Bonifácio
Ex-fumadores: vencedores incontestáveis
Dr. Alfredo Martins
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o