Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 224 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
A partir de transcrições para cravo de peças de Carlos Paredes
Joana Bagulho toca Carlos Paredes no Museu Diocesano de Santarém
“Joana Bagulho toca Carlos Paredes em Cravo" é mais uma proposta do In. Santarém, no âmbito das comemorações do 5º aniversário do Museu Diocesano, a realizar no dia 14 de setembro, pelas 18h30, no Museu Diocesano. Uma tarde diferente, ao som de Carlos Paredes, magistralmente transcrito para cravo pela reconhecida instrumentista Joana Bagulho. ACÇÃO é concerto de Joana Bagulho, a partir de transcrições para cravo de peças de Carlos Paredes por si realizadas. Neste programa são incluídas algumas peças para cravo dos séculos XVII e XVIII que serviram de inspiração para a realização das transcrições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
27 cursos de licenciatura completaram todas as vagas
Politécnico de Leiria coloca 1611 estudantes
na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso
O Politécnico de Leiria coloca 1.611 novos estudantes nas suas licenciaturas, resultado da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior. «Estamos satisfeitos com os resultados da primeira fase, em que o Politécnico de Leiria colocou mais 45 estudantes que no ano letivo anterior. Estamos confiantes que nas restantes duas fases, bem como com os concursos e regimes especiais, este será o quarto ano consecutivo de crescimento do Politécnico de Leiria», destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Funcionários que quiserem fazer voluntariado pelo ambiente tem tolerância de ponto
Município de Tomar convoca todo o concelho para a Semana Global pelo Clima
O Município de Tomar vai aderir à Semana Global pelo Clima, entre os dias 20 e 27 de Setembro, com um conjunto de iniciativas próprias e abertas à comunidade e que culminará, no dia 27, dia da Greve Climática Global, com uma ação de voluntariado. O Município de Tomar dá tolerância de ponto aos funcionários que quiserem fazer voluntariado pelo ambiente dia 27 de setembro e lança o repto a outras pessoas e entidades. Concelho vai aderir à Semana Global pelo Clima com um vasto programa que continua aberto a sugestões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa do mercado automóvel é o novo parceiro dos Conquistadores
Benecar patrocina o Vitória de Guimarães
para “uma época de sucesso”
Há quase 30 anos no mercado automóvel, a Benecar Automóveis, SA, é o novo parceiro do Vitória de Guimarães. A empresa, com sede no concelho de Alcobaça, associou-se aos Conquistadores na presente temporada e será a nova marca presente na parte frontal da camisola vitoriana. Apresentando como principal missão a conquista, satisfação e fidelização do cliente, a Benecar, sediada na freguesia de Benedita, encontrou no Vitória SC o parceiro “ideal” para reforçar o seu visível crescimento nos últimos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório de prototipagem e fabricação digital
Município de Porto de Mós Inaugura o FabLab no dia 11 de setembro
A Inauguração do FabLab terá lugar dia 11 de setembro, pelas 10h30, no Edifício do Espaço Jovem, na Alameda D. Afonso Henriques, em Porto de Mós, e contará com a presença do secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Teixeira, e do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala. O FabLab de Porto de Mós é um laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal que permitirá contextualizar, desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções inovadoras de maneira fácil rápida e acessível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante nove dias
1º Fazunchar teve mais de 47 intervenções artísticas em Figueiró dos Vinhos
O FAZUNCHAR, que se apresentou pela primeira vez este ano, trouxe durante 9 dias uma grande celebração das artes a Figueiró dos Vinhos. O resultado? Mais de 800 pessoas participaram directamente nas actividades, mas o universo de visitantes é difícil de calcular pela maior parte dos eventos serem gratuitos e de acesso livre. Aos 16 artistas convidados juntaram-se à festa das artes pessoas de Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Leiria, Porto, Tomar, Coimbra, Setúbal e de tantos outros pontos do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais de 80 voos diários
Air Navigation Race reúne seleções nacionais de todo o mundo em Santa Cruz
As seleções nacionais de 17 países já estão em Santa Cruz para participar no Campeonato do Mundo de Aviões "Air Navigation Race”, que decorre até ao próximo dia 14 de setembro, no Aeródromo Municipal de Santa Cruz. Na apresentação, realizada esta sexta-feira, dia 6 de setembro, o presidente do Aeroclube de Torres Vedras e diretor da competição, João Francisco, destacou as características únicas daquele aeródromo, que conta com duas pistas ativas, um aspeto diferenciador que permite ter um evento de qualidade, com mais de 80 voos diários. Avançou ainda que será possível acompanhar em tempo real as várias provas através de um sistema de live tracking, disponível no site do campeonato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais de uma centena de operacionais
Leiria aposta em forte dispositivo no terreno para prevenção e combate a incêndios
O Município de Leiria possui um forte dispositivo posicionado em locais estratégicos no terreno para prevenção e primeira intervenção, envolvendo mais de meia centena de elementos dos corpos de bombeiros, a que se juntam mais de seis dezenas de elementos das forças policiais. O dispositivo foi revelado esta sexta-feira numa reunião que envolveu o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e os comandantes das corporações de bombeiros do concelho, em que foi efetuado um levantamento do efetivo máximo disponível e de reserva a ser chamado em caso de necessidade, tal como da capacidade de prontidão e resposta para ataque inicial e posterior ataque alargado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A convite da Comunidade Intermnicipal do Oeste
Rota do Oeste leva festival a outros concelhos da região em setembro
A convite da OesteCim/Oeste Portugal o Cistermúsica apresenta mais dois concertos sinfónicos e um recital de acordeão e saxofone sempre com entrada livre. A Rota do Oeste do Cistermúsica teve início na noite do dia 2 de setembro, no Hotel MH em Peniche, com um concerto do mago do trombone jazz, Robin Eubanks, nome que se apresentou ao lado de R'B, os igualmente trombonistas Rúben da Luz e Rui Bandeira, e MrSC, Sérgio Carolino, um dos maiores talentos da tuba a nível internacional. A convite da OesteCim, esta iniciativa estende o festival a quatro municípios da região Oeste: Peniche, Torres Vedras, Bombarral e Alenquer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido encontrava-se a residir no estrangeiro
PJ detém jovem de Tomar por suspeita de crime de homicídio na forma tentada
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve no passado dia 04 de setembro de 2019, um homem, de 20 anos de idade, suspeito da prática de um crime de homicídio na forma tentada, ocorrido na zona de Sesmarias – Tomar, em abril de 2019. Este arguido encontrava-se a residir no estrangeiro, tendo sido detido após regressar a Portugal. A detenção foi operada na sequência de outra já efetuada no dia 07 de agosto de 2019, de um homem de 19 anos de idade, pelos mesmos factos, praticados em co-autoria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peso da Régua
Joana Almeida representa concelho do Cartaxo na eleição da Rainha das Vindimas nacional
A Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2018, Joana Almeida, natural de Vila Chã de Ourique, vai ser a representante do município na Gala de Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal 2019, que terá lugar no palco exterior do Auditório Municipal de Peso da Régua, no dia 7 de setembro, sábado, às 21h30. Joana Azenheira, natural de Pontével, foi a vencedora do concurso da Rainha das Vindimas de Portugal 2018 e estará presente na Gala para coroar a candidata que for a vencedora da edição de 2019
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Pombal empenhada no bem-estar e felicidade das crianças
Alunos de Pombal vão ter aulas de Educação para a Felicidade
As crianças que estudam na freguesia de Pombal vão ter sessões de educação para a felicidade já neste ano letivo 2019/2020. Esta novidade será introduzida no âmbito das atividades de enriquecimento curricular e vai abranger os alunos que frequentam o primeiro e segundo ano do primeiro ciclo do ensino básico das escolas da freguesia de Pombal. Esta iniciativa surge no seguimento da evolução da disciplina de desenvolvimento pessoal promovida no ano letivo anterior nas escolas da Freguesia e que teve um impacto muito positivo no seio da comunidade escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de setembro, em Torres Novas
Consequências do BREXIT para as empresas portuguesas vão estar em análise na Nersant
A saída do Reino Unido da União Europeia - processo conhecido como BREXIT - deverá acontecer até 31 de outubro, o que trará inevitáveis consequências para a economia e empresas portuguesas. A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém acolhe dia 18 de setembro em Torres Novas, um seminário sobre o tema. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. A Nersant vai receber a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo na sua sede, em Torres Novas, para a realização de um seminário sobre as oportunidades e desafios do BREXIT para as PME. O evento acontece no dia 18 de setembro, pelas 14h30, e pretende elucidar as empresas portuguesas sobre as consequências do BREXIT para a economia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
José Eduardo Martins e candidatos do PSD
pelo Distrito de Leiria visitam as Berlengas
A candidatura do PSD “Leiria Precisa” às Legislativas 2019, encabeçada por Margarida Balseiro Lopes, visitou no dia 4 de setembro o arquipélago das Berlengas. Esta visita, que reforça a importância ambiente e a biodiversidade no programa eleitoral que vai ser apresentado este sábado, contou com a presença de José Eduardo Martins. Durante a manhã, o ex-secretário de Estado do Ambiente do Governo de Durão Barroso destacou a forma coerente e séria de como a cabeça de lista do PSD aborda questões ambientais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 5 e 14 de setembro
Santa Cruz acolhe Campeonato do Mundo
de Air Navigation Race 2019
Santa Cruz será o cenário do Campeonato do Mundo de Aviões "Air Navigation Race", que decorre no Aeródromo Municipal de Santa Cruz entre os dias 5 e 14 de setembro. Esta é a primeira vez que Portugal acolhe a realização de uma prova mundial de navegação aérea, estando confirmadas mais de 40 tripulações de 17 países naquele que é o aeródromo mais ocidental da Europa. Ao longo de 10 dias, o céu do concelho de Torres Vedras irá contar com mais de 500 voos de corridas de navegação aérea. O destaque vai para a cerimónia de abertura da prova, marcada para este domingo, às 16h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
49 instituições hospitalares nacionais assumem 15 objetivos para humanizar cuidados
Centro Hospitalar de Leiria assina Compromisso para a Humanização Hospitalar
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinou no dia 4 de setembro o Compromisso para a Humanização Hospitalar, juntamente com mais 48 instituições hospitalares nacionais, e que abrange 15 dimensões objetivas de humanização, desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde. «No prazo de três meses as instituições aderentes ao Compromisso para a Humanização Hospitalar terão de definir um plano de ação com medidas concretas que devem abranger a globalidade dos serviços e profissionais de saúde, assim como identificar os prazos para a sua implementação», destacou Marta Temido, ministra da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Lagoa da Ervedeira e Praia do Pedrógão
ICNF indefere realização da Taça de Portugal - IV Triatlo de Leiria
A Câmara Municipal de Leiria informa que por indeferimento do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, não irá realizar-se, no dia 7 de setembro, a Taça de Portugal - IV Triatlo de Leiria, evento agendado para a Lagoa da Ervedeira e Praia do Pedrógão, devido à onda de calor este fim de semana. No âmbito desta situação de alerta, a Câmara Municipal de Leiria, informa ainda que o Percurso Pedestre da Azoia, agendado para domingo, dia 08 de setembro também não irá realizar-se.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga e a Igreja Paroquial de Fátima
Fundação norte-americana financia ecovia entre Ortiga e Fátima
O presidente da Câmara Municipal de Ourém garantiu, no dia 2 de setembro, que o atraso na elaboração do projeto da ecovia entre Ortiga e Fátima se deve à introdução de uma rotunda no cruzamento para o Casal de Santa Maria e que o mesmo não coloca em causa a comparticipação de 150 mil dólares protocolada com uma fundação norte-americana. Confrontado com o tema após a Reunião da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque reitera a intenção de construir uma ecovia entre Ortiga e Fátima, numa distância de cerca de 5 km, ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Economista Joaquim Sarmento é o convidado em Leiria
Mandatário Nacional do PSD vai estar presente na apresentação do programa “Leiria Precisa”
A candidatura do PSD às Legislativas 2019, “Leiria Precisa” apresenta este sábado, dia 7 de setembro, no edifício da Nerlei pelas 21h00, o Programa Eleitoral do PSD para o Distrito de Leiria. Nesta sessão, onde também são apresentado os candidatos do PSD pelo Círculo eleitoral de Leiria, marca presença o Mandatário Nacional Social Democrata, Joaquim Sarmento. O projecto do PSD em Leiria, foca-se em três principais pontos, que passam pela Criação de Riqueza, Qualidade de Vida e Ambiente, destacando a valorização do Instituto Politécnico de Leiria, a requalificação do IC8 e do IC2, a eletrificação da Linha do Oeste e a promoção da atratividade de Leiria no panorama internacional, apostando na indústria 4.0.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisca Van Dunem estava de visita ao Tribunal na mesma ocasião
“Nós, Cidadãos!” encontra a ministra da Justiça ao entregar recurso no Tribunal de Santarém
A entrega da reclamação do Nós, Cidadãos!, esta quarta-feira, dia 4 de agosto, contra a rejeição da sua candidatura a Santarém, coincidiu com a visita da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ao Tribunal, a qual manifestou interesse no facto e ouviu atentamente os argumentos de Cristina Barradas, cabeça de lista por Santarém. Cristina Barradas, que encabeça a lista de candidatos do NC por Santarém, disse à imprensa local não conseguir perceber a motivação do Tribunal de Santarém: “ Não há qualquer violação da lei da paridade. Ainda que houvesse, a lei diz que a candidatura não pode ser rejeitada. Por isso, não entendo e estou muito surpreendida com a decisão", afirmou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intitulado “Licor”
Filipe Nicolau lança o seu primeiro single
no Centro Cultural do Cartaxo
Nicolau é o nome escolhido pelo músico Filipe Nicolau, cantor e compositor da banda The Town Bar, para o seu projeto a solo. O cantor e compositor vai estar no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 7 de setembro, sábado, às 22h00, para o concerto de apresentação do seu primeiro single – Licor, já disponível em todas as plataformas digitais, Filipe Nicolau descreve Licor como “um Pseudo Fado Tradicional com uma pitada de Tango e Valsa pelo meio” – dito assim, dá logo vontade de dançar, não dá?
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de atletas de todo o País
Lagoa da Ervedeira e Praia do Pedrógão recebem Taça de Portugal - 4ª Triatlo de Leiria
É já no este sábado, dia 7 de setembro, que tem lugar a Taça de Portugal – 4º Triatlo de Leiria. Na Lagoa da Ervedeira e na praia do Pedrógão, dois dos mais emblemáticos espaços naturais do concelho de Leiria, são aguardadas centenas de pessoas para assistirem a este evento desportivo de referência nacional e para apoiarem os atletas em prova. Com a participação de atletas de todo o País, o IV Triatlo de Leiria caracteriza-se por uma prova aberta e uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo, composta por um percurso de natação de 750m e de 300m, a realizar na Lagoa da Ervedeira, um percurso de ciclismo de 8 km e 20 km, na estrada atlântica [M536], e um percurso de atletismo de 5 km e 2 km, a realizar na marginal da Praia do Pedrógão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleição dia 07 de setembro, em Peso da Régua
Cátia Mateus é a candidata de Azambuja
a “Rainha das Vindimas de Portugal 2019”
O Município de Azambuja volta a participar na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, que conta já com a sua décima edição e que terá lugar em Peso da Régua, atual “Cidade do Vinho” da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no próximo dia 07 de setembro. A iniciativa terá início pelas 21h30, nos jardins do Auditório Municipal (AUDIR). A representante do concelho de Azambuja chama-se Cátia Mateus, tem 19 anos, está a frequentar a licenciatura em Dietética e Nutrição e reside em Vila Nova da Rainha. A Cátia foi eleita “Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2019” no espetáculo realizado no passado dia 22 de junho, no Largo da República, em Aveiras de cima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo do Centro de Portugal congratula-se com a 3ª classificação de um sítio na região
Candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial aprovada pela UNESCO
O Turismo Centro de Portugal recebeu com enorme satisfação a notícia de que a candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial foi aprovada pelo Conselho de Geoparques Mundiais da UNESCO, no decorrer da 4.ª Sessão do Conselho de Geoparques Mundiais, na Indonésia. “Este é um dia muito importante para a região Centro de Portugal, que passa a ter mais um elemento diferenciador reconhecido a nível internacional. Foi um trabalho intenso de quatro anos, que obteve agora um justo desfecho”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “O território do Centro de Portugal afirma-se cada vez mais como um destino preferencial para os adeptos do turismo de natureza e do turismo ativo. Esta é uma região privilegiada, com um património natural e cultural ímpar, e que dispunha já de um Geoparque reconhecido pela UNESCO, o Naturtejo, na Beira Baixa, além da Reserva da Biosfera das Berlengas", sublinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Heloísa Apolónia
CDU entrega lista eleitoral e visita concelhos
de Peniche, Alcobaça e Caldas da Rainha
Após a entrega da Lista da CDU no Tribunal de Leiria esta terça-feira, 20 de agosto, (hoje às 11 horas no tribunal cível de Leiria), a 1ª Candidata da CDU neste circulo eleitoral Heloísa Apolónia dedicará dois dias aos concelhos de Peniche, Alcobaça e Caldas da Rainha, centrando-se em quatro das prioridades da CDU no distrito de Leiria: Pescas; Turismo; Ambiente; Agricultura. O programa terminará com uma visita ao Porto de Pesca de Peniche e contactos com pescadores, seguido de uma viagem num barco de operação marítimo turística com destino ao arquipélago das Berlengas para abordagem das questões da preservação da reserva natural das Berlengas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia de Tomar do PSD considera estarmos perante “uma tremenda displicência e falta de profissionalismo"
Auditoria da IGF ao município de Tomar aponta grave desequilíbrio orçamental
O Município de Tomar foi alvo de uma auditoria do IGF (Inspeção-Geral de Finanças) ao Controlo do Endividamento e Situação Financeira, relativa ao triénio de 2014 a 2016. A Auditoria da IGF ao Município de Tomar aponta grave desequilíbrio orçamental, não cumprimento da LCPA - Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, ou seja, assunção de compromissos sem fundos disponíveis por valores consideráveis e empolamento das receitas orçamentais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Ourém reforça importância do PPI “para melhoria da defesa e socorro dos oureenses”
Câmara aprova plano prévio de intervenção do concelho após acordo de INEM e bombeiros
A Câmara Municipal de Ourém já deliberou a aprovação do Plano Prévio de Intervenção (PPI) para ativação dos meios de socorro no nosso concelho. “É um processo difícil, que se vem alongando ano após ano, mas que nós agarrámos e estamos finalmente a concluir”, vincou Luís Miguel Albuquerque. O documento foi aprovado na Reunião da Câmara de 5 de agosto, após parecer positivo das entidades envolvidas no processo: INEM, ANEPC – CDOS de Santarém e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho de Ourém (Fátima, Caxarias e Ourém, com as secções de Espite e Freixianda).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 1.120.000€ para melhoria das condições de abrigo da frota artesanal de pesca
Ministra do Mar lança obra de prolongamento do quebra-mar interior do Porto de Peniche
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu, no dia 1 de agosto, à cerimónia de consignação da empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor próximo de 1.120.000€ e um prazo de execução de 150 dias. Esta obra, lançada pela Docapesca e cofinanciada pelo programa operacional Mar 2020, tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da superestrutura já existente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Utentes da Urgência são atendidos no próprio dia pelo médico de família
Centro Hospitalar de Leiria orienta doentes para os Centros de Saúde do Pinhal Litoral
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) uniram-se para criar um sistema de orientação dos utentes não urgentes da Urgência Geral do Hospital de Santo André para os cuidados de saúde primários. O projeto arrancou a 1 de agosto e pretende diminuir as falsas urgências, orientando os doentes para os centros de saúde, onde serão atendidos no próprio dia, preferencialmente pelo seu médico de família.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal
Associação EICEL1920 quer fazer um museu mineiro em Rio Maior
A EICEL 1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitetónico, reuniu no dia 3 de agosto tendo eleito os novos órgãos sociais e aprovado o plano de ação para os próximos anos. Deste plano, destaca-se o projeto de instalação de um museu mineiro em Rio Maior, naquela que era a secção de trituração da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Este espaço, que esteve durante várias décadas ao abandono, tem sido objeto de ações de limpeza e restauro por parte da EICEL 1920.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Lopes quer aproveitar a proximidade das Juntas às pessoas para resolver problemas das populações
Município e Juntas de Leiria definem estratégia para apoios e transferência de competências
O executivo socialista que lidera o Município de Leiria deu início a um conjunto de reuniões com as Juntas e Uniões de Freguesia com o propósito de preparar o processo de transferências de competências e reequacionar o modelo de atribuição de verbas, com o objetivo de reforçar a estratégia de promoção do desenvolvimento equilibrado do concelho. O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defendeu que a proximidade das Juntas às pessoas é uma vantagem que deve ser aproveitada para resolver problemas das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta de Tomar
Patrícia Sampaio conquista o 5º lugar
nos Mundiais de Judo Tóquio 2019
Patrícia Sampaio, de 20 anos, conquistou esta sexta-feira, dia 30 de agosto, o 5º lugar nos Mundiais de Judo – Tóquio 2019 que se disputam em Tóquio, Japão, na categoria -78kg, em representação das cores nacionais. Patrícia Sampaio é atleta da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, clube que integra a Associação de Judo do Distrito de Santarém, tendo-se já sagrado campeã do mundo de juniores em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com participação da Croácia e Colômbia no Parque D. Carlos I
“Interfolk” traz o folclore do mundo às Caldas da Rainha
Esta quinta-feira, dia 5 de setembro, o Parque Dom Carlos I vai ser palco do festival internacional de folclore – Interfolk – que vai animar a cidade com as apresentações de ranchos locais e internacionais, provenientes da Croácia e Colômbia. Estes dois grupos vão passar pelas Caldas da Rainha a convite dos Ranchos Folclóricos Ceifeiros da Fanadia e Azeitoneiros de Alvorninha, no âmbito de uma digressão que estão a fazer pelo nosso país. Pelas 21H30 do dia 5 de Setembro, 160 bailarinos irão apresentar as suas coreografias ao som da música popular de cada um dos países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Câmara Municipal quer soluções para piscinas de S. Pedro de Moel e falta de areia nas praias
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, convidou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para uma visita ao concelho, para se inteirar in loco dos problemas ambientais locais, nomeadamete, o estado de degradação das Piscinas de São Pedro de Moel e a falta de areia nas praias. O convite surge na sequência do esforço desenvolvido ao longo de 2018 e 2019 em múltiplas reuniões com o anterior secretário de estado do Ambiente, com a Comissão Parlamentar do Ambiente, com a secretária de Estado do Ordenamento do Território, APA, proprietários das Piscinas de São Pedro de Moel e, já em maio, com o novo secretário de Estado do Ambiente,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Músico encerrou as Festas da Batalha
José Cid aclamado pelo público na Batalha conquista Grammy Latino de 2019
José Cid conquistou o público, no dia 18 de Agosto, no encerramento das Festas da Batalha, com duas horas de concerto ininterrupto em interação com o público, cantando muitas das canções que marcaram gerações de portugueses. Em grande forma, aos “77 anos, mas com voz de 30”, Cid cantou clássicos como “Um grande, grande amor”, “Cai Neve em Nova York” ou “20 anos”, mas não fugiu ao ativismo político ao condenar as ditaduras do último século com o tema “De mentirosos está o cemitério cheio” ou ao ativismo social, ao aceitar regressar em outubro para um concerto benemérito a favor dos Bombeiros Voluntários da Batalha. José Cid vai agora receber o Grammy Latino, em Las Vegas, a 13 de novembro, reconhecendo a Academia Latina de Gravação que o músico da Chamusca "criou as bases do rock português".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Marinha Grande e Loures
Mikel Aristi vence 2ª etapa da Volta a Portugal mas Gustavo Veloso veste a amarela no pódio
O espanhol Mikel Aristi (Euskadi-Murias) venceu esta sexta-feira, dia 2 de agosto, a 2ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, ao sprint, mas foi Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a envergar a camisola amarela no pódio, ao terminar em terceiro lugar, a três segundos do vencedor. O segundo classificado da etapa (198,5 quilómetros) que ligou a Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures, foi o português Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista encabeçada por Raul Castro foi entregue no Tribunal de Leiria
Candidatos do PS no círculo de Leiria querem Distrito com mais voz junto do Governo
O Partido Socialista (PS) entregou, no dia 26 de agosto, a lista candidata pelo círculo de Leiria às eleições legislativas de 2019. Os elementos da lista encabeçada por Raul Castro, que terminou o seu mandato como presidente da Câmara Municipal de Leiria esta segunda-feira, apresentaram-se pelas 11horas, no Tribunal desta cidade, capital do Distrito. Além de Raul Castro, na lista aprovada pela Comissão Política Distrital do PS de Leiria constam, por esta ordem, os candidatos efetivos Elza Pais, António Sales, João Paulo Pedrosa, Sara Velez, Joel Gomes, Jorge Gabriel Martins, Isabel Borges, Cláudia Santos, Jose Maria Faria, e os candidatos suplentes David Salgueiro, Teresa Fernandes, Fernando Azeitona, Joana Vieira Correia e Aníbal Curto Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sabores da gastronomia local presentes nas tasquinhas
Feira de São Bernardo traz cultura popular
a Alcobaça até domingo
A Feira de São Bernardo foi inaugurada na tarde do dia 20 de agosto pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, no pavilhão MercoAlcobaça, acompanhado pelo ainda presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e pelo vice-presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira. Presentes estiveram ainda a vereadora da Cultura, Inês Silva, e vários presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. O programa musical iniciou-se com Bárbara Bandeira (dia) 20, seguindo-se David Fonseca (dia 21), Cuca Roseta (dia 22), Plastic People (Dia 23), Vala (dia 24) e Aurea (dia 25).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª fase do complexo intermunicipal vai arrancar
Centro de Recolha de Animais de Cadaval e Bombarral tem investimento de 318 mil euros
Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo vai reter 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro
Governo penaliza Peniche por não aprovar Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, determinou a retenção de 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) aos Municípios de Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche, devido ao incumprimento da aprovação dos respetivos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). A retenção será efetuada pela Direção-Geral das Autarquias Locais. Está ainda a decorrer a fase de esclarecimentos relativa a 19 municípios, com a participação do ICNF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Seu Jorge, Amor Eletro, Anjos, Matias Damásio e José Cid no cartaz
Festas da Batalha batem recorde de visitantes com mais de 60 mil pessoas em cinco noites
Ao longo de cinco dias, as Festas da Batalha terão atraído à Vila mais de 60 mil pessoas, com especial destaque para a participação muito elevada de público no concerto de Seu Jorge no dia 14 de agosto. O programa das Festas da Batalha contou com diversas atividades, destacando-se a realização de mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Mestre de Avis e que contou como madrinha da prova a Campeã Olímpica Rosa Mota, mas também diversos Torneios de Futebol (Feminino e Masculino), Xadrez e Desportos Eletrónicos. Ao Desporto, as atividades disponíveis incluíram ainda visitas teatralizadas ao Mosteiro da Batalha num trabalho de grande qualidade técnica concretizado pelo Grupo de Teatro O Nariz e que registaram lotação esgotada em todas as sessões. Mais uma vez, foi possível ao público conhecer alguns dos produtos de excelência produzidos no Concelho da Batalha, através da exposição e venda do mel, azeite, vinho e doçaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Amor Electro, Anjos, Matias Damásio e José Cid são os outros nomes em cartaz
Seu Jorge traz a “Amiga da Minha Mulher”
e a “Burguesinha” às Festas da Batalha
Depois de Calum Scott e Gabriel O Pensador, as Festas da Batalha voltam a apostar num artista internacional, desta feita com Seu Jorge, um dos nomes mais sonantes e versáteis da música brasileira. Pelo palco das Festas da Batalha passarão ainda alguns dos nomes mais sonantes do panorama musical nacional, com destaque para os concertos de Amor Electro (15 de agosto), Anjos (16 de agosto), Matias Damásio, outro dos grandes destaques musicais do certame (17 de agosto) e a finalizar os festejos, no dia 18 de agosto, o regresso de José Cid. Destaque ainda para a atuação, no palco principal, da dupla de DJs da RFM, Rich&Mendes, no dia 17 de agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS acusa PSD de aproveitamento político
Autarcas do PS Leiria manifestam-se contra prospeção de gás por fracking na Bajouca
Os membros do executivo da Câmara Municipal de Leiria eleitos pelo Partido Socialista repudiaram, no dia 13 de agosto, aquilo que classificam como “tentativa de aproveitamento político-partidário por parte dos vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata, que pretendem servir-se dos interesses e expectativas da população da Bajouca para tentarem tirar vantagem em véspera das eleições legislativas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida dá benefícios fiscais a privados que apostem na requalificação de edificados degradados ou devolutos
Câmara aprova projeto de reabilitação urbana da cidade de Ourém
O projeto da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) da cidade de Ourém foi aprovado por unanimidade na Reunião da Câmara de 5 de agosto. No âmbito da alteração da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ourém, ratificada pela Assembleia Municipal a 15 de setembro de 2016, a operacionalização deste processo deu mais um passo seguro, sendo certo que terá de entrar em vigor até ao final do ano. Esta medida traduzir-se-á em benefícios fiscais para os proprietários que se decidam pela reabilitação de edificados dentro do perímetro compreendido pela ARU, em sede de IVA, IRS e IMT,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Números do INE revelam subida acima dos 11 por cento nas dormidas na região
Procura turística do Centro de Portugal cresceu o dobro da média nacional em junho
O mês de junho foi extremamente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal. Os números do INE – Instituto Nacional de Estatística, conhecidos no dia 14 de agosto, mostram que este foi o melhor mês de junho de sempre no Centro de Portugal e que a procura da região cresceu muito acima da média nacional. No total de dormidas, o mês de junho de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018, registou um aumento percentual de 11,4% no Centro de Portugal: tinham sido 610.021 em junho de 2018 e foram 679.658 no mesmo mês de 2019. Ou seja, verificaram-se mais 69.637 dormidas. Este aumento de 11,4% foi mais do dobro da média nacional, que se cifrou nos 5,6%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Burlões identificam-se como funcionários da Câmara de Santarém
Câmara alerta população sobre falsas multas e notificações de terrenos com falta de limpeza
Considerando as obrigações legais dos proprietários na limpeza dos seus terrenos, e em relação aos casos de incumprimento, a Câmara Municipal de Santarém informa a população que o Município de Santarém não informa os munícipes sobre os valores das coimas a que estão sujeitos telefonicamente, não efetua notificações aos proprietários telefonicamente e que a notificação é sempre realizada via correio, segundo informação prestada pela ATT .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Leiria Precisa” é o slogan de campanha
PSD entrega listas no Tribunal de Leiria e elege produção de riqueza como prioridade
A Comissão Política Distrital do PSD de Leiria procedeu esta segunda-feira, dia 19 de agosto, à entrega no Tribunal da Comarca em Leiria da lista candidata à Assembleia da República do Círculo de Leiria. O Mandatário de Lista, Teófilo dos Santos acompanhado pela cabeça de lista, Margarida Balseiro Lopes, Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques, Álvaro Madureira, Paula Ganhão, Luis Filipe Silva, Natércia Oliveira ( candidatos) e Pedro Brilhante ( Presidente da distrital da JSD). "Leiria Precisa” é um slogan de uma campanha que pretende não somente continuar a lutar pelos problemas que têm sido crónicos no distrito mas também pelas dinâmicas próprias de um distrito empresarial onde a produção de riqueza deve ser uma prioridade. A afirmação do distrito de Leiria é um desígnio bem patente no programa eleitoral que o PSD apresentará em breve.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mª do Céu Albuquerque apresenta recurso no Governo contra decisão favorável a municípios do distrito
PSD de Santarém contesta recusa do Governo em apoiar concelhos afetados pelos incêndios
A Comissão Política Distrital do PSD tomou conhecimento que o Governo, em particular o Ministério do Planeamento pela mão da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, apresentou recurso da Decisão do Tribunal Administrativo de Leiria que obrigou o Governo a permitir a candidatura ao Fundo de Solidariedade da União Europeia de diversos concelhos anteriormente excluídos por iniciativa do Governo. A ação judicial, iniciativa da autarquia de Mação, abriu também espaço a que outros concelhos tivessem oportunidade de usufruir de financiamento a 100% para fazer face aos prejuízos dos incêndios de 2017, entre os quais Abrantes, Ferreira do Zêzere e Sardoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Palestra é alusiva ao voluntariado e ao seu papel social
Padre Lino Maia é o orador da Sessão Solene
do Dia do Município da Batalha
O Padre Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), é o convidado da Sessão Solene do Dia do Município da Batalha, a realizar a 14 de agosto, às 11h00, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e que este ano assume como principal temática “O Voluntariado e o seu papel social”. Entre as várias distinções recebidas, o Padre Lino Maia foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de grande-oficial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fabíola Cardoso é a cabeça de lista do BE pelo distrito
BE visita Mação antes da apresentação da lista de candidatos a deputados por Santarém
A mobilização e o entusiasmo marcaram a apresentação da lista do Bloco, esta sexta-feira, 9 de agosto, em Santarém. Fabíola Cardoso, cabeça de lista do Bloco, “evidenciou o empenho do partido no combate aos problemas ambientais, nomeadamente à poluição dos recursos hídricos, do solo, do ar…” tema fundamental no distrito. A apresentação da lista foi precedida de uma visita a Mação, concelho brutalmente castigado pelos incêndios. A cabeça de lista do BE salientou a importância de “investir em transportes públicos amigos do ambiente com passe social, priorizando a ferrovia”, assim como a promoção de “políticas de bem-estar animal e atuar na eliminação dos apoios públicos às touradas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha decorre de 16 a 25 de agosto
Jorge Palma abre Frutos 2019 esta sexta-feira
Vai ser inaugurada esta sexta-feira, 16 de Agosto, pelas 18h00, a Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que vai decorrer até dia 25 no Parque D. Carlos I. Com cerca de 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta, a Frutos tem também uma grande componente festiva. Os concertos nocturnos, a iniciarem sempre às 22h00, é uma das maiores apostas da organização, responsabilidade do município das Caldas da Rainha. Na noite de sexta-feira sobe ao palco Jorge Palma, seguindo-se Bárbara Bandeira no sábado. No domingo à tarde, a partir das 17h30, os mais pequenos podem assistir ao espectáculo “As canções da Maria” (Maria de Vasconcelos e família), e à noite será a vez de André Sardet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ARSLVT e Instituto Gama Pinto assinam protocolo
Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão ter consultas de Oftalmologia
Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e Erica Grilo Cardoso, Presidente do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP), assinaram, no dia 30 de agosto, na sede da ARSLVT, um protocolo de cooperação que vai permitir a realização de consultas de Oftalmologia nos centros de saúde que têm utentes referenciados para o IOGP. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra será o primeiro a avançar com a iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo NOV dinamiza conferência no dia 9 de setembro
NOV Summit debate em Leiria a Inovação
como fator de diferenciação e desenvolvimento
O Grupo NOV vai realizar a primeira edição do NOV Summit, um evento que destaca a importância de promover o debate sobre inovação como um dos principais motores da diferenciação e desenvolvimento das empresas. O evento, que reunirá os principais players e parceiros regionais, realiza-se na tarde do dia 9 de setembro, segunda-feira, entre as 14h00 e as 19h00, no espaço ‘FF Challenge Building’ (IC2, Barracão – Leiria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro “A hermenêutica do amor em Bernardo de Claraval” apresentado na Feira de São Bernardo
Amílcar Coelho: Bernardo de Claraval era
um paladino do amor sem limites
O livro “A hermenêutica do amor em Bernardo de Claraval”, da autoria de Amílcar Coelho, foi lançado no dia 20 de Agosto, no anfiteatro do MercoAlcobaça, no âmbito da Feira de S. Bernardo, em Alcobaça. A sessão contou com a presença do autor, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, dos historiadores António Valério Maduro e Rui Rasquilho e do editor da “Hora de Ler”, Carlos Fernandes. Amílcar Coelho considerou Bernardo de Claraval o líder da espiritualidade ocidental da época, realçando que, para o líder da Ordem de Cister, o amor não é apenas afeto, é uma força poderosa que faz a reconstrução do mundo. Segundo o autor, é esta força que explica que Bernardo tenha mandado construir 300 mosteiros na Europa, sendo o de Alcobaça um dos últimos exemplos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo com o Politécnico visa a utilização de gabinetes do Campus 5 para consulta externa de Psiquiatria
Consulta Externa do Hospital de Santo André alargada a edifício do Politécnico de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria chegaram a acordo para a utilização de uma das áreas do edifício científico-pedagógico do Campus 5, na Rua de Santo André, junto ao Hospital de Santo André (HSA), para a Consulta Externa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM), já a partir de 16 de setembro. Esta mudança, formalizada pelos responsáveis das duas instituições no dia 30 de agosto, será temporária e viabilizará o aumento da capacidade de resposta deste serviço, no âmbito do projeto de expansão das áreas da Consulta Externa que já se encontra em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de esclarecimento decorrem em Óbidos, Torres Vedras, Lourinhã, Caldas da Rainha, Alenquer e Alcobaça
Associação Leader Oeste abre candidaturas para apoios a explorações agrícolas e aldeias
A Leader Oeste - Associação de Desenvolvimento Rural tem avisos de abertura de candidaturas das medidas 10213 - Diversificação de atividades na exploração agrícola e 10216 - Renovação de aldeias desde o dia 1 de Agosto até 15 de Outubro de 2019. Irão ser desenvolvidas várias sessões de esclarecimentos sobre estas medidas em Óbidos, Torres Vedras, Lourinhã, Caldas da Rainha, Alenquer e Alcobaça. Pode consultar os avisos e a inscrição (gratuita) no site da Leader Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Associação Empresarial de Ourém – Fátima contesta Taxa Municipal de ocupação turística
A ACISO - Associação Empresarial de Ourém - Fátima mantém a sua posição contra a implementação da Taxa Turística no concelho de Ourém. As alterações na redação da proposta de Regulamento da Taxa Municipal de Ocupação Turística apresentado pelo Município não alteram posição anteriormente assumida pelos Associados, tendo os mesmos votado, de forma unânime, contra a aplicação desta taxa. A ACISO, imediatamente após o primeiro momento em que tomou conhecimento da intenção do Município em implementar a Taxa Turística no concelho de Ourém (setembro de 2018), efetuou um comunicado onde manifestou as preocupações desta associação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte e tecnologia são áreas em destaque
Formação para pessoal docente e não docente marca a abertura do ano letivo em Tomar
“Em Tomar a aprender” é nome genérico do encontro de abertura do ano letivo que vai juntar, dia 9, educadores e professores, e dia 10 de Setembro o pessoal não docente do concelho de Tomar, numa iniciativa do Município e do Centro de Formação de Professores “Os Templários” em parceria com os agrupamentos de escolas Nuno de Santa Maria e Templários, Escola Profissional de Tomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional. Na segunda-feira, dia 9, a sessão decorrerá no Cine-Teatro Paraíso, com sessão de abertura às 10 horas da manhã, seguindo-se uma mesa redonda alusiva ao tema “Escola criativa, alunos criativos”, com a presença de João Mil Homens, representante em Portugal da Singulary University, e de Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a meio milhão de euros
Frota municipal de Torres Vedras vai integrar
17 veículos elétricos
A frota da Câmara Municipal de Torres Vedras irá integrar 17 veículos elétricos. A autarquia irá recorrer ao aluguer operacional destes veículos no âmbito do acordo-quadro da central de compras da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. A medida, que significa um investimento de cerca de 487 mil euros (valor sem IVA incluído), foi aprovada pelo Executivo Municipal, esta terça-feira. Em causa estão 12 veículos ligeiros de passageiros e cinco ligeiros comerciais, que serão alugados ao longo de quatro anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intervenção deverá terminar antes do arranque do novo ano escolar
Requalificação da Escola Básica e Secundária do Cadaval já está em execução
Encontra-se a decorrer, previsivelmente até início de setembro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária do Cadaval, cuja adjudicação rondou os 241 mil euros, valor com comparticipação aprovada. A melhoria de instalações e condições gerais visa contribuir para o aumento do sucesso escolar. A intervenção tem como objetivos reforçar e melhorar as instalações e equipamentos de ensino, eliminar os problemas de segurança no espaços exterior e interior da escola, bem como proporcionar boas condições de estudo e de trabalho, contribuindo para o aumento do sucesso escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias
Câmara do Cartaxo reuniu com proprietários e gestores de postos de combustível do concelho
Face à greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias, convocada para 12 de agosto, por tempo indeterminado, Pedro Magalhães Ribeiro convocou uma reunião com todos os operadores de combustíveis do concelho. A reunião decorreu no dia 8 de agosto, no edifício-sede do município. No concelho, o operador integrado na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) definida pelo governo – cujo serviço estará assegurado a 100% e o abastecimento limitado a 15 litros de combustível por viatura – é o posto de combustível do Intermarché, situado na cidade do Cartaxo, na Avenida Mestre Cid.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 25 de agosto
Alcobaça Equestre celebra 20º aniversário
na Feira de São Bernardo
O Alcobaça Equestre celebra em 2019 a sua vigésima edição consecutiva, afirmando-se como um dos maiores destaques do certame. Desfiles, provas de obstáculos, vacadas, sessões de iniciação e aprendizagem são algumas das atividades da Alcobaça Equestre, uma organização da Associação Hípica de Alcobaça com o apoio do Município de Alcobaça. Confira o programa completo da XX Alcobaça Equestre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e Alcobaça e Vestiaria
Associação de Freguesias quer promover desenvolvimento integrado no Vale do Alcoa
A Associação de Freguesias Vale do Alcoa foi constituída no dia 6 de agosto, através de escritura pública celebrada no Cartório Notarial de Alcobaça. Constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria a Associação tem por objetivo a promoção do desenvolvimento integrado nas áreas socioeconómicas das freguesias associadas no âmbito dos poderes previstos ou autorizados pelas freguesias, nomeadamente na partilha de equipamentos, aquisição de bens e na contratação de serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No mês de outubro
Nerlei realiza missões em mercados distintos: Colômbia, Peru e Emirados Árabes Unidos
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar missões em três mercados internacionais distintos em outubro. Entre 15 e 17 de outubro decorre a Missão Virtual Colômbia e Peru. Entre 25 e 30 de outubro a Missão Empresarial aos Emirados Árabes Unidos (EAU). Estas ações estão inseridas no Projeto International Business 2018-2020, promovido pela Nerlei, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 4.095.686,02 euros, dos quais 2.221.511,25 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Operacional do Centro
Centro 2020 aprova 171 projetos empresariais com um investimento de 304 milhões de euros
O Centro 2020 - Programa Operacional do Centro aprovou 171 projetos empresariais, que envolvem um investimento de 304 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 74 milhões de euros. Trata-se da totalidade das aprovações no âmbito do novo sistema híbrido de apoio à Inovação produtiva do Portugal 2020, onde se apoio à cabeça com fundos europeus o incentivo não reembolsável e em complemento um apoio reembolsável (empréstimo sem juros) pela banca. A dotação inicial do aviso de concurso era de 30 milhões de euros, mas de modo a aprovar todos os projetos elegíveis, a Autoridade de Gestão do Centro 2029 fez um reforço da dotação de 44 milhões de euros (147%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após parecer emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR)
Câmara do Cartaxo vai reunir com a Cartágua
e todas as forças políticas do concelho
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, as forças políticas com representantes eleitos em órgãos autárquicos, quer do município, quer das freguesias, participaram numa reunião de trabalho que decorreu no dia 12 de julho, no edifício-sede do município. O autarca agendou vários temas a serem debatidos na reunião, entre os quais a posição do Município do Cartaxo no que respeita ao 3.º Adicional ao Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais com a empresa Cartágua - Águas do Cartaxo, S.A.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com visitas a São Martinho do Porto, Turquel e Cela
Pré-campanha da CDU no concelho de Alcobaça prioriza a defesa do ambiente
A CDU realizou, no dia 21 de agosto, no Concelho de Alcobaça várias ações de pré-campanha dedicadas à defesa do meio ambiente, património natural e agricultura, em que participaram a 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria, Heloísa Apolónia, e António Raposo, candidato da CDU, de Alcobaça, o mandatário concelhio de Alcobaça da CDU, Rogério Raimundo, e vários dirigentes e ativistas do PCP e do PEV. Durante a manhã os candidatos participaram numa ação do Partido Ecologista os Verdes na Praia de São Martinho, de sensibilização da população e turistas para as consequências do uso de plásticos descartáveis, uma ação assente numa pequena instalação que simula os oceanos e os plásticos que os poluem e num folheto informativo com informações várias sobre os perigos associados à utilização deste tipo de material.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 10 a 14 de agosto, visite Aljubarrota Medieval – A história ao vivo!
Aljubarrota Medieval celebra vitória de 7 mil portugueses contra 30 mil castelhanos
Há 634 anos, a 14 de agosto de 1385, os exércitos de Castela compostos por 30.000 homens, foram bravamente derrotados pelas 7000 tropas lusitanas lideradas pela mestria estratégica de D. Nuno Álvares Pereira, nos campos de Aljubarrota, que pertenciam aos antigos coutos de Alcobaça, território dos monges cistercienses. Mais de seis séculos depois, a história da Batalha de Aljubarrota é ainda hoje celebrada e relembrada pela sua importância histórica. Uma batalha fundacional que representa o momento da afirmação definitiva da nacionalidade Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia atribui responsabilidades à Comissão Política Nacional
Concelhia de Pombal repudia o afastamento
de Pedro Pimpão da lista de deputados do PSD
A Comissão Política de Secção (CPS) da Concelhia de Pombal do PSD, reunida após a aprovação das listas de candidatos do PSD às eleições legislativas, foi unânime ao repudiar veementemente o tratamento dado pela Direção Nacional do PSD ao concelho de Pombal. “Num território em que os resultados favoráveis ao PSD estão à vista em cada ato eleitoral, com autarquia liderada pelo PSD desde 1992, com uma capacidade de mobilização que tem sido evidente em cada momento e com a formação de excelentes quadros políticos, não podemos de deixar de demonstrar a nossa indignação pela forma como o concelho de Pombal foi tratado neste processo”, refere a CPS de Pombal, em comunicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após acusações da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres
Município de Leiria rejeita responsabilidades
na poluição da Ribeira dos Milagres
Foi veiculada por alguns órgãos de comunicação social uma notícia que cita um comunicado da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, que acusa, indevidamente, a Câmara Municipal de Leiria e as juntas de freguesia de “tentativa de ocultação da poluição provocada pelas descargas das suiniculturas, negligenciando a limpeza das margens”. A Câmara Municipal de Leiria esclarece que não cabe nem às juntas de freguesia a limpeza das linhas de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação Regional do Oeste apresentou programa eleitoral
PS Oeste defende Observatório Nacional das Alterações Climáticas na Serra de Montejunto
O programa eleitoral da Federação Regional do Oeste (FRO) do Partido Socialista (PS) para as Eleições Legislativas de 6 de outubro foi apresentado na segunda-feira, dia 12 de agosto, na sede da FRO, em Torres Vedras. “Porque cumprimos na legislatura de 2015-2019 e reconhecendo que temos um desafio de fazer ainda mais e melhor pelos oestinos e pelos portugueses apresentámos mais de 50 medidas, que, em conjunto com o Governo do Partido Socialista, foram cumpridas no Oeste e mais precisamente em Alenquer, no Cadaval, na Lourinhã, no Sobral de Monte Agraço e em Torres Vedras”, refere Carlos Bernardes, presidente da FRO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SIP Awards e Competição Internacional de Los Angeles
Ginja d’Óbidos Vila das Rainhas alcança prémios internacionais
O Licor de Ginja d’Óbidos Vila das Rainhas foi este ano galardoado com uma medalha de ouro no concurso SIP Awards e com uma medalha de prata na Competição Internacional de Los Angeles. O SIP Awards destaca-se como a única competição de consumo de bebidas alcoólicas reconhecida internacionalmente. Atendendo às opiniões e paladares do público exigente, o SIP Awards apresenta uma competição única de crítica por espírito, não afetada pela tendência da indústria. Este modelo pragmático e refrescante de avaliação fornece um estágio honesto de feedback e reconhecimento, onde as principais marcas exibem as suas conquistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Feira dos Frutos recebeu 100 mil visitantes
na edição mais sustentável de sempre
No momento em que Rui Veloso, já no encore do último concerto da Feira dos Frutos 2019, cantava “Não Há Estrelas no Céu” começou a chover. Este momento considerado mágico por muitos dos presentes, fez ainda mais sentido ouvir a parte da canção que diz “A primavera da vida é bonita de viver / Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover”. Antes deste concerto, a 25 de Agosto, teve lugar no espaço institucional a cerimónia de encerramento, durante a qual o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, estava muito satisfeito com os resultados alcançados com a Feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCDR aprova 5,2 milhões de euros em projeto estruturante para a Estação Zootécnica Nacional
Santarém vai receber o Centro de Excelência para a Agricultura e a Agro-indústria
A Estação Zootécnica Nacional (EZN-INIAV) irá evoluir para Centro de Excelência para a Agricultura e a Agro-indústria (CEAAI), visando a Valorização e Transferência de Tecnologia, enquadrada no Aviso n.º ALT20-46-2018-13 Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia (Programa Operacional Regional do Alentejo). Consiste na recuperação, capacitação e expansão da infraestrutura tecnológica Estação Zootécnica Nacional, que permitirá a valorização e transferência de tecnologia para os setores agropecuário e agroindustrial, de forma a reunir conhecimentos e competências especializadas, alojar empresas inovadoras, dinamizar eventos de divulgação, dotando-o de mais e melhores valências e competências no suporte tecnológico e laboratorial ao desenvolvimento e exportações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira ação anti-touradas no Cartaxo
Candidata ribatejana do BE defende o fim
do financiamento público a touradas
O Bloco de Esquerda “saúda as e os cidadãos que, no dia 23 de agosto, dia da corrida comemorativa dos 145 anos da inauguração da Praça de Touros, realizaram o primeiro protesto anti touradas no Cartaxo” e considera que “a iniciativa cidadã tem um papel fundamental na construção e transformação positiva das mentalidades”. A cabeça de lista do BE, Fabíola Cardoso, sugere uma reflexão às pessoas: “tortura não é cultura e o sofrimento animal não é divertimento humano em sociedades evoluídas” (…), realçando estar “contra todas as formas de violência e dominação”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Lourenço preside ao Executivo da AFVA
Associação de Freguesias Vale do Alcoa elegeu o Conselho de Administração
Em assembleia realizada na sexta-feira, dia 16 de agosto, tomaram posse os órgãos da Associação de Freguesias Vale do Alcoa, constituída pelas Freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. José Lourenço foi eleito presidente do Conselho de Administração, tendo como vice-presidente Sérgio Rocha, secretário Fernando Azeitona e tesoureira Isabel Fonseca Bruno Adriano irá presidir à Assembleia Inter freguesias, tendo como 1ª secretária Catarina Ramos, 2º secretário José Baía e vogais Sérgio Afonso, Ana Amaro, Amílcar Raimundo, Ana Cunha e António Periquito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova Temporada decorre até final do ano
Teatro Virgínia leva ao palco o Casal da Treta,
Harlem Gospel Choir e Lago dos Cisnes
O Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresenta para os meses de setembro a dezembro uma programação marcada pela diversidade e abrangência de espetáculos. A temporada abre com a XIV edição do EJIT – Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos, do Conservatório de Música do Choral Phydellius (14 de setembro). Segue-se Mazgani, com o seu último álbum de originais The Poet’s Death (21 de setembro) e Luís Franco Bastos com o espetáculo Consciente, o seu novo solo de stand-up comedy. Em outubro celebram-se os aniversários da inauguração (63.º) e da remodelação (14.º) do atual edifício do TV com um programa muito especial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Frutos 2019 é inaugurada esta sexta-feira
Secretário de Estado do Ambiente inaugura Feira Nacional de Hortofruticultura
A Feira Nacional de Hortofruticultura, nas Caldas da Rainha, Eco-evento e com a certificação “Evento mais Sustentável”, é inaugurada na próxima sexta-feira, 16 de agosto, pelas 18 horas, no Parque D. Carlos I (encontro junto ao Céu de Vidro). Até 25 de Agosto, a Feira irá animar Caldas da Rainha, num evento que junta as áreas relevantes ligadas à produção e ao sector agroalimentar a um programa repleto de música com grandes artistas nacionais, Dj’s, animação e muitas iniciativas para todos os gostos e idades. A cerimónia de inauguração irá contar com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Policial “Mano”
PSP detém 14 pessoas por tráfico de droga
na Marinha Grande, Leiria e Alcobaça
No âmbito de uma investigação ao crime de tráfico de produto estupefaciente, a Esquadra Complexa da Marinha Grande, da Divisão Policial de Leiria da PSP, desencadeou, entre as 23H30 do dia 11 de agosto e as 18H00 do dia 12 de agosto, em localidades dos concelhos da Marinha Grande, Leiria e Alcobaça, uma operação policial que culminou com o cumprimento de 18 mandados de busca domiciliária e 7 mandados de busca não domiciliária, obtendo os seguintes resultados a detenção de 8 homens e 6 mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos e a apreensão de quantidades significativas de droga, nomeadamente, heroína e cocaína.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria prepara a noite mais doce e amarela deste verão
“Noite Amarela” promove Brisas do Liz
nas 7 Maravilhas Doces de Portugal
No próximo sábado, dia 24 de agosto, a cidade de Leiria vai vestir-se de Amarelo para a noite mais aguardada deste verão. Trata-se da Noite Amarela, uma festa conduzida pelos DJ’s Miguel Chagas e Paulo Granada - Usados com Garantia, que vão animar esta noite ao som dos anos 70, 80, 90 e 2000, com muitas surpresas, entre elas a participação especial de João Portugal, Sofia Lisboa, Elsa Gomes, João Miguel e Nelly’s Dance Studio. A Noite Amarela é uma iniciativa do Município de Leiria, em parceria com a ACILIS e tem como objetivo promover as Brisas do Liz, doce candidato pelo distrito de Leiria às 7 Maravilhas Doces de Portugal. As Brisas Do Liz estão apuradas para as meias-finais do concurso, eliminatória que terá lugar no dia 31 de agosto de 2019, em Ferreira do Zêzere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Última intervenção de vulto no monumento nacional aconteceu há cerca de 10 anos
Real Fábrica do Gelo já tem verba aprovada
de meio milhão de euros para nova valorização
Foi recentemente aprovado, para efeitos de comparticipação europeia, o projeto de Conservação, Valorização e Divulgação da Real Fábrica do Gelo, orçado em perto de meio milhar de euros, que tem por intento reforçar a presença do antigo complexo fabril como polo dinamizador da Serra de Montejunto e do concelho do Cadaval. Esta operação, protocolada entre o Município do Cadaval e a Direção Geral do Património Cultural, consiste, designadamente, na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural do Monumento Nacional setecentista que constitui o complexo da Real Fábrica do Gelo, situado junto ao Parque de Merendas de Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
60ª edição decorre de 4 a 8 de setembro
Festival Internacional de Folclore "Celestino Graça" junta 450 participantes em Santarém
O 60º Festival Internacional de Folclore "Celestino Graça" irá realizar-se de 4 a 8 de setembro, na Casa do Campino, em Santarém. Participam no Festival cerca de 450 componentes de Grupos, sendo 300 nacionais e 150 estrangeiros, os quais permanecem seis dias em Santarém, sendo-lhes garantida alimentação, dormidas, o pagamento de deslocações em território nacional e uma verba diária (pocket money), com recurso a um orçamento de 35.000 euros, alcançado com alguns subsídios autárquicos, patrocínios, ingresso nos espetáculos e contribuições de particulares. O Festival alcança, em todas as suas iniciativas, um público na ordem dos 10.000 espectadores, nos espetáculos e na animação pelas ruas da cidade;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Utentes sem médico de família são agora 27%
Concelho de Azambuja recebe mais 2 médicas de família
O Concelho de Azambuja acaba de receber duas novas Médicas de Família, colocadas pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo. Estas duas profissionais, especialistas em Medicina Geral e Familiar, ficarão colocadas na UCSA-Unidade de Cuidados de Saúde Primários do município, uma a tempo inteiro na unidade de Azambuja e a outra três dias na unidade de Aveiras de Cima e dois dias na unidade de Alcoentre. Por outro lado, espera-se que as três vagas em aberto, que darão cobertura a todos os utentes do concelho, possam ser preenchidas através da segunda fase do concurso a decorrer até ao final deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acusado de tráfico de estupefacientes
GNR das Caldas da Rainha detém homem
na posse de 20 plantas de cannabis
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 18 de agosto, um homem de 61 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Caldas da Rainha. No âmbito de uma investigação, os militares realizaram uma busca domiciliária e verificaram a existência de 20 plantas de cannabis no interior de um anexo de uma residência. O suspeito tinha como objetivo tratar as plantas para posteriormente vender produto estupefaciente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Amílcar Coelho lança livro “A hermenêutica
do amor em Bernardo de Claraval”
O livro “A hermenêutica do amor em Bernardo de Claraval”, da autoria de Amílcar Coelho, vai ser lançado no dia 20 de Agosto, pelas 17h00, no anfiteatro do MercoAlcobaça, no âmbito da feira de S. Bernardo, em Alcobaça. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, e a apresentação será do autor, com comentários de António Valério Maduro e de Rui Rasquilho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal une esforços na procura de Vitalina Galvão
Forças de segurança e grupo de voluntários procuram idosa desaparecida no Cartaxo
Na sequência do desaparecimento de Vitalina Galvão, de 86 anos, residente na cidade do Cartaxo, os Serviços Municipais de Proteção Civil reuniram esta quarta-feira, dia 7 de agosto, com todas as Forças de Segurança do concelho para acionar medidas extraordinárias de busca e salvamento. A idosa, desaparecida desde segunda feira, “veste quase sempre de preto, tem dificuldade em andar, anda com ajuda de bengala. É uma pessoa com a saúde muito débil” como refere a família em apelo emitido nas redes sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal admite estudar proposta de concessão
PCP recusa privatização das piscinas de Leiria e entrega de concessão a grupo espanhol
O PCP tomou conhecimento pela comunicação social de eventuais negociações da Câmara Municipal de Leiria, de maioria PS, com um grupo económico espanhol que, pelo agora tornado público, se prolongam no tempo, em estranho recato, e aparentam o que considera “um estádio de desenvolvimento desconcertante e preocupante. É pois com estupefação que se sabe que uma empresa com pretensões a ser uma multinacional do negócio da exploração de equipamentos vocacionados para a prática desportiva apresenta “uma proposta ao Município de Leiria para abocanhar as piscinas municipais e torná-las num instrumento de negócio lucrativo e domínio.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vitalina Galvão está desaparecida desde segunda feira
Mais de uma centena de pessoas envolvidas
na busca de idosa desaparecida no Cartaxo
A operação de busca por Vitalina Galvão, de 86 anos, residente no Cartaxo e desaparecida desde segunda-feira, contou o envolvimento de mais de uma centena de pessoas no terreno, entre voluntários e meios operacionais. Dos meios operacionais, fizeram parte mais de 50 elementos dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Associação Humanitária de Busca e Salvamento, Associação de Caçadores do Cartaxo e Associação Portuguesa de Apoio e Proteção da Floresta, que exploraram uma vasta área de terreno com o auxílio de 5 drones e cães de busca e salvamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mariana Mortágua lidera a lista
Lista de candidatos do BE no distrito de Lisboa junta históricos e “gente nova”
O Bloco de Esquerda entregou, no dia 22 de agosto, no Tribunal Cível de Lisboa, a candidatura às eleições legislativas de 6 de outubro, pelo círculo eleitoral de Lisboa, no qual se inclui os seis concelhos da Região Oeste. A lista de candidatas e candidatos é composta por 24 mulheres e 24 homens de diversos sectores da sociedade civil, abrangendo um vasto leque de formações, profissões e situações profissionais. Trata-se ainda, de uma lista transversal em termos de gerações, composta por ativistas de todas as lutas do Bloco e representativos de todos os concelhos onde o Bloco tem representação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Coruche
PEV denuncia nova plantação de Eucaliptos
no distrito de Santarém
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre a permissão de novas plantações de eucaliptos (arborizações), no distrito de Santarém, mais propriamente no concelho de Coruche, perto do lugar de Zebro e Ovelhas, junto à Estrada Municipal 578, onde é possível observar um terreno ocupado com pequenos eucaliptos plantados recentemente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira tem 120 expositores nas mais diversas áreas, com maior foco na fruta
Primeiro fim de semana da Frutos leva 25 mil visitantes às Caldas da Rainha
A edição de 2019 da Feira dos Frutos abriu as suas portas na sexta-feira, dia 16 de agosto, com a presença do secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética, João Ataíde, assinalando da melhor forma as preocupações ambientais deste evento. Durante o primeiro fim de semana passaram pela Frutos cerca de 25 mil visitantes. Muita fruta, muita animação e muito público. Assim se pode resumir este evento, onde há um grande destaque para a sustentabilidade. Para além do espaço onde é recriada a Praça da Fruta, são vários os produtores de fruta presentes a venderem diretamente ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos e Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos
Politécnico de Leiria organiza conferências mundiais sobre produtos naturais marinhos
O Politécnico de Leiria traz pela primeira vez a Portugal o evento que congrega o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e o XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP), duas mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos. O evento realiza-se entre os dias 1 a 5 de setembro, em Peniche, e contará com a participação de mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico cirurgião e advogado
Manuel Antunes e Teófilo Santos mandatários do PSD às legislativas no distrito de Leiria
A candidatura do PSD “Leiria Precisa” oficializou, no dia 26 de agosto os seus dois mandatários às eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro. O Prof. Dr. Manuel Antunes natural do concelho de Leiria, Médico de referência e Professor Catedrático é o Mandatário Político da Lista do PSD pelo círculo eleitoral de Leiria. O Dr. Teófilo Santos, licenciado em Direito e exercendo a sua profissão em Leiria há mais de 40 anos, é o Mandatário de Lista. Conta com uma carreira profissional que passa pela consultadoria jurídica em várias empresas e associações empresariais, além de ser administrador e gerente em diversas sociedades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos, Cadaval e Entroncamento ficam fora da REPA
Rede Estratégica de Postos de Abastecimento não contempla todos os concelhos da região
Santarém (2), Ourém, Fátima, Leiria, Bombarral, Peniche e Abrantes (1) são as localidades da região que integram a Rede de Emergência de PAC‐Postos de Abastecimento Combustíveis - Veículos Prioritários. Já a Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) para veículos não prioritários, onde todos os automobilistas podem abastecer, abrange quase todos os concelhos da região, sendo Leiria a cidade mais beneficiada, com 5 postos, a par de Torres Vedras (4), Caldas da Rainha (3), Pombal (3), Alcobaça (3), Azambuja (3) e Santarém (3), seguidos de Abrantes e Ourém, com dois postos, e Marinha Grande, Porto de Mós, Batalha, Nazaré, Peniche, Lourinhã, Alenquer, Sobral de Monte Agraço, Cartaxo, Rio Maior, Benavente, Coruche, Chamusca, Tomar e Ferreira do Zêzere, com um posto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal de Ourém assinou autos de consignação dos projetos
Centros de Saúde de Alburitel, Olival e Sobral vão ser requalificados ainda este ano
Decorreu na tarde de 08 de agosto, no Salão Nobre do Edifício-sede do Município de Ourém, a assinatura dos Autos de Consignação para as empreitadas necessárias para a requalificação dos edifícios que vão servir os Centros de Saúde de Alburitel, Olival e Sobral. As três intervenções foram adjudicadas por deliberação do Executivo Municipal, na Reunião da Câmara de 3 de junho de 2019, tratando-se, em todos os casos, da transformação de estabelecimentos escolares em extensões do Centro de Saúde de Ourém, as denominadas Unidades de Cuidados de Saúde (UCS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo a Associação Nacional de Farmácias
Mais de metade dos utentes do distrito de Leiria sofreram falta de medicamentos nas farmácias
No último ano, no distrito de Leiria, mais de metade dos utentes (52,02%) enfrentaram algum tipo de indisponibilidade de medicamentos. Destes, 20,16% recorreram a uma nova consulta para obter o medicamento disponível e 5,47% tiveram mesmo de parar o tratamento. Dados revelados por uma sondagem realizada pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional de Farmácias (ANF). Na análise, as regiões mais desertificadas e economicamente mais desfavorecidas do interior do país são as que declararam maiores dificuldades no acesso à medicação prescrita. Nos distritos de Beja e Guarda a percentagem chega quase aos 70% (68,22% e 67,30%, respetivamente).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande concerto terá lugar este sábado na Praça Mouzinho de Albuquerque
Carlos Alberto Moniz e Big Band da Nazaré prestam na Batalha tributo a Frank Sinatra
Um concerto único e memorável, que juntará no mesmo palco a voz inconfundível de Carlos Alberto Moniz, acompanhado pela Big Band do Município da Nazaré. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Batalha, realiza-se este sábado, 03 de agosto, às 21h30, na Praça Mouzinho de Albuquerque, com entrada gratuita e promete trazer ao público as grandes músicas intemporais de Frank Sinatra, que marcaram e continuar a marcar gerações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo faz apelo ao Governo
CIMLT quer zonas rurais integradas na Rede
de Emergência de Postos de Abastecimento
Considerando que o que distingue a Lezíria das outras regiões do País é o setor agrícola e agroindustrial, conforme consta na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Lezíria do Tejo, para o período 2014-2020 e que atualmente estamos em plena época de colheitas, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em reunião realizada em 31 de julho, veio manifestar a sua preocupação com a greve motoristas de mercadorias e de matérias perigosas por tempo indeterminado, sobretudo com o seu impacto no sector primário na Lezíria do Tejo, especialmente no que respeita à agricultura e agroindústria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividade decorreu no Campo Militar de Santa Margarida
Jovens de Azambuja participaram em mais um “bootcamp” de Combate ao Insucesso Escolar
A Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) do Município de Azambuja, organizou mais um “Bootcamp” de Verão, na base militar de Santa Margarida, que se realizou nos dias 25 e 26 de julho, destinado a jovens inseridos no Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT). Este projeto que visa a promoção do sucesso escolar, através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidade e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém envia Voto de Reconhecimento
Sociedade Americana de Nematologia distingue oureense Paulo Vieira com o Prémio Syngenta
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, apresentou um Voto de Reconhecimento ao oureense Paulo Vieira, recentemente distinguido com o Prémio Syngenta. Natural de Fátima, é investigador do Laboratório de Nematologia da Universidade de Évora. Pelo feito alcançado, é oportuno cumprimentar e felicitar o investigador natural da freguesia de Fátima, pelo seu mérito e percurso académico, reconhecido através do prémio atribuído, e agradecer o enorme contributo para o prestígio do nome do concelho de Ourém além-fronteiras.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
Câmara abre concurso para a beneficiação
do Parque da Milhariça em Aveiras de Cima
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, no dia 30 de julho de 2019, a abertura de concurso para a concretização do projeto de requalificação do Parque da Milhariça, na vila de Aveiras de Cima. O preço base do concurso público desta obra é de 900 mil euros + IVA. Relativamente à apresentação do projeto, pode dizer-se que o princípio geral de intervenção de constituir a área de recreio e lazer do Parque da Milhariça consubstancia-se no facto de se conectar o lugar dos Casais da Milhariça com a sede de freguesia de Aveiras de Cima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a deputada, portugueses estão mais sensibilizados para a denúncia de crimes de violência doméstica
Elza Pais, especialista no estudo da violência de género, é candidata do PS pelo círculo de Leiria
«O aumento do número de casos de violência doméstica denunciados no primeiro semestre de 2019 no distrito de Leiria espelha uma maior sensibilização da comunidade para este problema, que afeta a todos, de forma mais direta ou indireta, e sobretudo um maior pedido de apoio das vítimas às estruturas com intervenção na área, ou seja, uma maior eficácia ao nível das respostas», considera Elza Pais, especialista no estudo da violência de género, deputada da Assembleia da República e candidata do PS pelo círculo de Leiria às Legislativas de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano para ano letivo 2019/2020 aprovado no Conselho Municipal de Educação e Executivo Municipal
Cartaxo aprova plano de transportes escolares por unanimidade
O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2019/2020 foi aprovado, por unanimidade, pelo executivo municipal, em reunião descentralizada que decorreu, no dia 5 de agosto, na sede do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa. Com a alteração do Parque Escolar Municipal – com a abertura do Centro Escolar de Pontével – e, com as alterações legislativas introduzidas em janeiro de 2019, tornou-se necessária a revisão da rede de transportes escolares existente, de forma a garantir que todas crianças e jovens em idade escolar, se possam deslocar gratuitamente para o estabelecimento de ensino que frequentam, no caso em que este se encontre a mais de 3 km de distância da sua residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
smartOCEAN é uma infraestrutura tencológica e de acolhimento empresarial focada na economia do mar
Parque de Ciência e Tecnologia do Mar vai ser construído em Peniche em 2020
Vai nascer em Peniche um Parque de Ciência e Tecnologia do Mar - smartOCEAN que pretende concretizar o desígnio do mar, promovendo a exploração sustentável dos recursos marítimos. A infraestrutura tecnológica de acolhimento empresarial focada na economia do mar deverá começar a ser construída em 2020, e é um projeto da Câmara Municipal de Peniche, da Docapesca, do Politécnico de Leiria e da Biocant.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Angogerman Oeste Ladies Open decorre de 22 e 29 de Setembro no Complexo Municipal de Ténis
Caldas recebe a maior prova feminina de ténis até hoje realizada em Portugal
De 22 a 29 de Setembro de 2019 Caldas da Rainha vai ser palco, pela primeira vez em Portugal, do Angogerman Oeste Ladies Open, a maior prova feminina até hoje realizada em Portugal e uma das maiores da Europ. A iniciativa conta já com mais de 200 tenistas pré-inscritas e resulta da parceria entre a Federação Internacional de Ténis, Federação Portuguesa de Ténis, Município de Caldas da Rainha e a Capital Events, e propõe-se a fazer da Região Oeste uma zona reconhecida pelas competições internacionais de ténis feminino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detido perigoso abalroou dois veículos da PJ
Polícia Judiciária detém traficante de droga
no Parque de Campismo da Vieira de Leiria
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo DIAP de Coimbra, deteve um homem, com 38 anos de idade, fortemente indiciado, entre outros, pela prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e resistência e coação sobre funcionário. A detenção ocorreu na zona de Vieira de Leiria – Marinha Grande, onde o suspeito se encontrava provisoriamente instalado num Parque de Campismo, fornecendo para o efeito uma identidade falsa. Este homem era procurado pelas autoridades desde o dia 27.07.2019, altura em que foi interpelado por elementos da Polícia Judiciária quando seguia ao volante de um veículo que protagonizou uma aparatosa fuga, no qual eram transportados estupefacientes e viajavam, para além deste, um outro homem e uma mulher.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantora apresenta-se na Benedita no dia 28 de setembro
Márcia traz nova aventura “Vai e Vem”
ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho
A nova aventura de Márcia chama-se “Vai e Vem” e promete a mesma paixão e intensidade. Música tocante e letras honestas e profundas são a marca da cantora portuguesa que regressa ao concelho de Alcobaça a 28 de setembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Todos os temas de "Vai e Vem" são da autoria de Márcia e a produção está a cargo de Filipe C. Monteiro (Tomara), João Pimenta Gomes (Kid Gomez) e Márcia, excepto “Vai e Vem”, produzido por Márcia e Luis Figueiredo; “Agora” e “Tempo de Aventura”, produzidos por Filipe C. Monteiro e Márcia; “Manilha”, “Mil Anos” e “Ao Chegar” produzidos por Márcia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na orla costeira e nas dunas
GNR levanta 31 autos no concelho de Peniche por campismo e caravanismo ilegal
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, no dia 27 de agosto, realizou uma ação de fiscalização direcionada ao caravanismo e campismo fora dos locais destinados para o efeito, no concelho de Peniche. No decorrer da ação de fiscalização, os militares elaboraram 31 autos de notícia por contraordenação pela prática de caravanismo e campismo ocasional fora dos locais destinados ao efeito por lei, nomeadamente na orla costeira e em dunas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao significativo agravamento do risco de incêndio florestal
Cartaxo reforça dispositivo municipal de defesa da floresta contra incêndios
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convocou uma reunião na manhã do dia 4 de setembro, com forças de segurança do concelho e presidentes de junta de freguesia, para acionar medidas excecionais em casos de alerta vermelho, previstas no Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. Para Pedro Magalhães Ribeiro “a concertação de esforços entre todos os agentes de proteção civil é essencial para a minimização de riscos, para a proteção de pessoas e bens e para a preservação do nosso território rural.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os alunos do 1º ciclo do ensino básico
Refeições escolares de alunos de escalão A e B suportadas a 100% pelo Município de Pombal
Os alunos com o escalão B da ação social escolar do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Pombal terão a partir deste ano letivo as suas refeições escolares suportadas a 100% pelo Município. Num apoio que era já atribuído aos alunos com escalão A, esta medida representa um investimento municipal anual de 132 mil euros. A proposta foi aprovada na última reunião de Câmara e introduz este ano a novidade da comparticipação a 100% das refeições aos alunos com escalão B, apoio que abrange igualmente os alunos provenientes de famílias numerosas com alunos nos dois escalões (A e B).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias prevê a possibilidade de apoios a atividades regulares
Câmara da Batalha investe cerca de um milhão de euros em novos apoios para as freguesias
A Câmara Municipal da Batalha lança novo projeto municipal de apoio às freguesias do Concelho da Batalha, através da aprovação de um Regulamento Municipal de Apoio às Freguesias que prevê a possibilidade de apoios a atividades regulares, considerado necessário para o normal desenvolvimento dos programas e ações apresentadas no plano de atividades das freguesias, apoios à infraestruturação, beneficiação e modernização, apoios financeiros pontuais para atividades diversas, bem assim apoios logísticos pontuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
LA Alumínios-LA Sport venceu coletivamente
André Ramalho vence ao sprint em Alcobaça
o Circuito de São Bernardo
André Ramalho (LA Alumínios-LA Sport) venceu ao sprint, no dia 20 de agosto, o Circuito de S. Bernardo, em Alcobaça. O vencedor concluiu o percurso em 1h45m37s, o mesmo tempo do segundo e do terceiro classificados, Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) e João Matias (Vito-Feirense-PNB), respetivamente. Além da vitória individual, a LA Alumínios-LA Sport também venceu coletivamente. A corrida de 75 quilómetros começou a definir-se ainda longe do final, quando sete corredores escaparam ao pelotão. Foi esse grupo de fugitivos que discutiu o triunfo. O mais veloz foi André Ramalho, que conquistou a sua primeira vitória da carreira enquanto ciclista de elite.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mercado da Terra transforma Praça Rodrigues Lobo em horta durante três dias
A Praça Rodrigues Lobo vai ser novamente transformada numa “autêntica horta”, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, com a realização do Mercado da Terra, com exposição e venda de produtos locais de sectores distintos, como o hortícola, de plantas ornamentais ou do mel. Nesta V edição, o programa é diversificado, com vários momentos de animação infantil a decorrer no espaço Pomar da Terra, com Hora do Conto, Espaço de Leitura, Oficina de Papel. Terá lugar uma oficina de produção de cogumelos e oficina sobre hortas urbanas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Anfiteatro do Jardim da Praça João de Deus Ramos
Emanuel Moura abre “Momentos de Verão” na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria
A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) promove no Anfiteatro do Jardim da Praça João de Deus Ramos o festival “Momentos de Verão” que visa o investimento no acesso gratuito à cultura popular. Emanuel Moura com o seu fado humorístico fará as honras de lançamento da rubrica já no dia 6 de setembro às 21h30", seguindo-se a Associação Filarmónica Cultural da Ereira e a Sociedade Filarmónica Vistiariense Monsenhor José Cacella. À música e ao fado somar-se-ão muitos outros registos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Leiria
PS Leiria dinamiza workshop Planos Municipais para a Igualdade em semana sobre cidadania
O Partido Socialista de Leiria, vai dinamizar esta terça-feira, dia 3 de setembro, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Leiria, o workshop “Planos Municipais para a Igualdade”, numa semana dedicada à cidadania, no âmbito da candidatura do Partido às Legislativas 2019, que no Distrito é encabeçada por Raul Castro. A iniciativa será moderada por Ana Valentim, técnica de serviço social, e contará com a presença de Teresa Fragoso, doutoranda em Politicas Públicas do ISCTE, de Elza Pais, presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, de Isabel Gonçalves, presidente da associação Mulheres XXI, e de Isabel Borges, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada de Leiria vai deixar o Parlamento
Partido Socialista de Alcobaça homenageia deputada socialista Odete João
O Partido Socialista de Alcobaça vai homenagear a deputada socialista Odete João, por todo o trabalho desenvolvido durante as X - XI - XII - XIII legislaturas, tanto no concelho de Alcobaça como a nível distrital e nacional. Para a Concelhia presidida por Rui Alexandre, “este reconhecimento político e pessoal vai ao encontro, do que queremos que seja a nossa vida politica do futuro, credível e pura, sem demagogias e sem corrupção. É nesse sentido que vamos concretizar esta homenagem à deputada Odete João, por todo o sentido democrático, cívico e humano que demostrou durante quatro legislaturas fazendo de si umas das maiores referências nacionais do PS, que foi, também, reconhecida pelas estruturas nacionais das diversas áreas politicas desde a esquerda é direita.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a Sociedade Filarmónica Alcanedense
Luís Portugal e Rui Vilhena cantam Jafumega
e Carlos Paião em Santarém
Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, às 21h45, na Praça de Sá da Bandeira, Santarém recebe dois músicos de gerações e de sentimentos musicais diferentes, Luís Portugal (Jafumega), Rui Vilhena (Vozes da Rádio) que se unem à Sociedade Filarmónica Alcanedense para um concerto memorável. Quem não se lembra dos Jafumega com a célebre canção com a qual ainda hoje vibramos, Latina América? Pois é, Luís Portugal estará em palco e vai fazê-lo recuar no tempo, ao lado do instrumentista Rui Vilhena, um dos elementos do grupo “Vozes da Rádio”. Ambos vão juntar-se à Sociedade Filarmónica Alcanedense e vão interpretar canções que muito bem conhece.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doce participa nas meias-finais do Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal
Promoção das Brisas do Liz junta milhares
de pessoas na Noite Amarela de Leiria
No dia 24 de agosto a cidade de Leiria testemunhou a noite mais amarela de sempre, dedicada ao doce da cidade, as Brisas do Liz, candidatas às 7 Maravilhas Doces de Portugal, e que no dia 31 de agosto disputam um lugar nas finais do concurso. O centro de Leiria estava a abarrotar com milhares de pessoas que aderiram ao mote e se vestiram de amarelo. O Jardim Luís de Camões e as suas imediações estavam decoradas a rigor, com o amarelo em grande mancha, fazendo jus ao nome do evento. Desde a mascote Brisa do Liz, a homens-estátua, passando por manequins caracterizados e bailarinas, foram inúmeras as surpresas preparadas para quem decidiu sair à rua e apoiar as Brisas do Liz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estroboscopia é o novo equipamento que facilita o diagnóstico preciso na área da laringe
Centro Hospitalar de Leiria aposta em nova tecnologia na área da Otorrinolaringologia
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) aposta na evolução tecnológica no Serviço de Otorrinolaringologia (ORL), com o recente investimento num equipamento de estroboscopia com videolaringoscopia, que permite diagnósticos mais precisos e a reabilitação da fala. O avanço da tecnologia permitiu associar a estroboscopia à videolaringoscopia, que permite a visualização da laringe e respetivas cordas vocais. Este sistema mais completo emite luz pulsada sincronizada com a voz do paciente, permitindo ver as cordas vocais como se estas se movessem em câmara lenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 25 de agosto
Feira de São Bernardo apresenta exposição “Artes ao Vivo”
A Feira de São Bernardo terá mais uma vez patente uma exposição coletiva baseada no valor da memória, da aprendizagem e da capacidade criadora. Este ano o tema da exposição é “Artes ao vivo” na qual se pretende mostrar o trabalho de artesãos e de artistas. Tenciona-se dar destaque à riqueza deste património, salientando o seu papel na promoção de identidade e de pertença da comunidade e na construção do futuro da Europa. Existirá um espaço para desenvolvimento de oficinas onde o público poderá interagir com os artesãos e com os artistas. As áreas representadas abrangem diversos temas desde: cerâmica, cestaria, renda de bilros a fotografia e escultura, entre outras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Portuguesa de Espeleologia realiza, atividade no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão / Geologia no Verão
SPE promove “Passeio pelo Polje de Minde: do Olho de Mira ao Regatinho”
A Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) realiza, desde há vários anos, diversas atividades em Áreas Protegidas e Classificadas da RNAP e SNAC no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão / Geologia no Verão. Neste âmbito, no dia 24 de agosto, vai ter lugar um passeio pelo Polje de Minde: do Olho de Mira ao Regatinho, um Percurso interpretativos no interior do Polje Mira Minde, para falar sobre a geologia do Polje de Mira Minde, incluindo um percurso pedestre no interior do Polje, com passagem nas nascentes do Olho de Mira e Regatinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Politécnico de Santarém prepara lançamento da obra
Escola Superior de Desporto de Rio Maior vai construir uma Residência de Estudantes
A construção da Residência de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, com capacidade de 100 camas e área bruta de construção de 2.133,35 m2, está prevista no campus desta Escola, tendo sido por diversas vezes adiada a sua construção. Atualmente, esta residência integra a 1ª Fase do Plano de Intervenção para a Requalificação e Construção de Residências de Estudantes, conforme DL n.º 30/2019, de 26 de fevereiro e destina-se a satisfazer a procura de alojamento para alunos carenciados e complementar a oferta da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Três suspeitos foram identificados e um detido
PSP apreende 325 peças de vestuário, calçado
e malas contrafeitos na Nazaré
No dia 29 de julho, pelas 15h10, a Esquadra de Nazaré efetuou uma ação de controlo e fiscalização em três locais já referenciados pela prática de venda de artigos contrafeitos, obtendo os seguintes resultados: três autos de notícia, por violação ao Código da Propriedade Industrial, três suspeitos identificados e apreendidas 325 peças de vestuário/calçado/malas de diversas marcas. Foi detido um dos suspeitos dando cumprimento a Mandado de Detenção e Condução ao DIAP de Loures para interrogatório, o qual foi devidamente cumprido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alavancada pela eficiência energética nas infraestruturas públicas
Lezíria do Tejo tem a maior taxa de execução
do País do Portugal 2020
A Lezíria do Tejo apresenta a maior taxa de execução do País para o Programa Portugal 2020, segundo dados divulgados no dia 30 de junho pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Esta taxa de execução reflete o compromisso assumido pela CIMLT no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, em termos de investimentos, metas e resultados a alcançar para a região até 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR identifica descarga ilegal de 36 mil litros
de efluente pecuário em Turquel
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, detetou, dia 8 de agosto, uma descarga ilegal de efluente pecuário para o solo e para uma linha de água, na localidade de Turquel, concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram um trator agrícola com uma cisterna a descarregar resíduos líquidos para o meio ambiente, provenientes de uma pecuária, nomeadamente para um terreno, que por sua vez escorria para uma linha de água adjacente ao mesmo, sendo esta linha um afluente do Rio Seco. No seguimento das diligências apurou-se que a cisterna já tinha efetuado mais duas descargas, contabilizando assim cerca de 36 mil litros de efluente pecuário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos últimos domingos dos meses de agosto, setembro e outubro
Almuinha Sunsets anima fins de tarde em Leiria
O Jardim da Almuinha Grande vai ser o palco do Almuinha Sunsets, uma iniciativa do Município que se realiza nos últimos domingos dos meses de agosto, setembro e outubro e que pretende aliar o convívio à dinamização do espaço. Este é um evento dirigido a todos os públicos, que possibilita o convívio e a diversão ao ar livre, fortalecendo laços familiares e de amizade e proporcionando um momento de lazer e de descontração. A cidade de Leiria tem agora um espaço natural e de lazer que deve ser potencializado, otimizado e dinamizado, reunindo as condições necessárias à realização de eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promover o concelho pós-incêndios
Figueiró dos Vinhos acolhe 1º Festival de Arte Fazunchar de 24 de agosto a 1 de setembro
Este evento, que se apresentará pela primeira vez este ano em Figueiró dos Vinhos, entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, é o resultado de um simples pedido: “necessitamos dinamizar este município e ser falados por algo além dos incêndios, das tragédias ou das desconfianças”. Do pedido ao desejo de concretização desta transformação foram segundos”. É deste modo que a Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística, que aqui assume os papéis de criação do conceito, curadoria e co-organização do evento, descreve aquela que foi a primeira visita, análise e estudo desta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Igreja de São Gião vai ser visitável
dentro de poucos meses
O monumento de arquitetura religiosa, classificado como de interesse nacional, localiza-se na Quinta de São Gião, na EN 242 (troço Nazaré - Famalicão) e está em processo de obras de restauro e consolidação após vários anos a aguardar por uma intervenção de fundo, que evitasse a ruína. Deverá reabrir dentro de meses, equipado com um Centro de Interpretação e uma loja de apoio ao visitante. Estão executados cerca de 25% da obra de Restauro e Consolidação Estrutural da Igreja de São Gião Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento organizado pelo Grupo NOV realiza-se a 9 de setembro com os principais players regionais
Primeira edição do NOV Summit em Leiria promove debate sobre inovação empresarial
O Grupo NOV, antigo Grupo Lena, vai realizar a primeira edição do NOV Summit, um evento que destaca a importância de promover o debate sobre inovação como um dos principais motores da diferenciação e desenvolvimento das empresas. O evento, que reunirá os principais players e parceiros regionais, realiza-se na tarde do dia 9 de setembro, segunda-feira, no espaço ‘FF Challenge Building’ (IC2, Barracão – Leiria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arelho, Óbidos
Ciência Viva no Verão promove visita à Fábrica de Água da Charneca
No âmbito do projeto Ciência Viva no Verão, realiza-se no dia 28 de Agosto, com início pelas 10 horas, uma visita à Fábrica de Água da Charneca (ETAR), Arelho, Óbidos. Esta atividade resulta de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico, a Associação PATO e com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos. Segundo uma nota da organização, “após utilização, a água é encaminhada para tratamento, valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da BH da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema. Serve os municípios de Bombarral, Cadaval e Óbidos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Manobras regressa a partir de 13 de setembro
a dez municípios da Artemrede
O Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas regressa de 13 de setembro a 31 de outubro para mais uma edição, a terceira, mais multidisciplinar e próxima das comunidades. Do programa constam 19 espetáculos, cinco oficinas e quatro projetos audiovisuais, de companhias nacionais e estrangeiras, a apresentar em teatros, bibliotecas e espaços públicos e patrimoniais de 10 municípios associados da Artemrede: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sobral de Monte Agraço e Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa foi recebido na Câmara Municipal por Valdemar Alves
Secretário-geral do PS visitou Pedrógão Grande no âmbito da Viagem pela Estrada Nacional 2
O secretário-geral do PS, António Costa, esteve na segunda-feira, dia 26 de agosto, em Pedrógão Grande no âmbito da sua viagem pela Estrada Nacional 2 (N2), para “ganhar inspiração” para as eleições legislativas de outubro. António Costa tinha a recebê-lo o presidente do Município, Valdemar Alves, o vereador - e presidente da Concelhia Socialista – Nelson Fernandes, o deputado Municipal Fernando Antunes, o presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande, Carlos do Jogo, e alguns populares que, entretanto, se aperceberam da visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 7 e 8 de setembro
Festival Estátuas Vivas de Tomar inspira-se
na obra de Sophia para surpreender visitantes
O Festival Estátuas Vivas está de regresso a Tomar já nos próximos dias 7 e 8 de Setembro, numa edição que se inspirou na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, a propósito do centenário dessa figura maior da Literatura Portuguesa. A temática será abordada durante o sábado, enquanto o domingo será dia de tema livre para os artistas da imobilidade, incluindo os dez quadros mais votados do Living Statues Masters, entre os quais será escolhida a melhor estátua do mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrega das listas teve lugar no Tribunal de Leiria
Joana Ferraz lidera lista do Partido Aliança
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
Joana Ferraz, de 40 anos, jurista, é a primeira candidata do Partido Aliança pelo Círculo Eleitoral de Leiria. Em segundo lugar aparece Jorge Esteves de Carvalho, de Alcobaça, seguido de Edite Mendes, das Caldas da Rainha, Firmino Fonseca, de Leiria, e Mara Duarte, da Marinha Grande. A entrega das listas teve lugar esta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Tribunal de Leiria. As causas da Aliança para o Distrito de Leiria não são novas, considerando que existiram muito anos de preguiça política no centro de tomada de decisão do país. Os “velhos partidos” repetem as linhas de defesa na região de Leiria porque acreditam que o eleitorado não tem memória.A preguiça política dos velhos partidos eleitos por Leiria nada fez pela região. Para a Aliança as causas do distrito de Leiria são prementes, urgentes e irrepetíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moradia foi construída para realojamento após as cheias de 1979
Município do Cartaxo atribuiu habitação
com renda controlada
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e Elvira Tristão, vereadora responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde, entregaram, no dia 13 de agosto, uma habitação de renda controlada ao candidato selecionado no concurso público que decorreu já em 2019. A entrega da habitação contou com a presença de Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada, das técnicas da área de Ação Social e Saúde do Município e da Cruz Vermelha do Cartaxo, do Núcleo Local de Inserção, estrutura coordenada localmente pelo Centro Distrital de Segurança Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo no Bombarral
Ministro inaugurou 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inaugurou esta terça-feira, dia 6 de agosto, o 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pera Rocha, que está a decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 11. Dedicado a Abel Pereira da Fonseca, grande empresário vitivinícola do início do século XX e antigo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, o evento abriu com um pequeno apontamento teatral que trouxe à memória as visitas regulares de Fernando Pessoa às lojas que o referido empresário tinha em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Afetando as freguesia de Valada – Reguengo, Valada e Porto de Muge
Diques de Valada vão ter obras de meio milhão para proteger Azambuja, Cartaxo e Santarém
A assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação do sistema de diques de Valada decorreu no parque de merendas desta freguesia do concelho do Cartaxo, no dia 12 de agosto. A obra vai reabilitar o sistema de diques que se estende por 24,5 Km e por três concelhos – Azambuja, Cartaxo e Santarém –, protegendo três aglomerados populacionais da freguesia de Valada – Reguengo, Valada e Porto de Muge –, e 700 hectares de terrenos agrícolas de elevada produção ao longo de todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício no Parque de Lazer no Cadaval foi concessionado pela Câmara por concurso público
Associação Protetora dos Animais inaugura quiosque/bar “Central Park Cadaval”
A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval inaugura, no dia 9 de agosto, pelas 19h00, o designado “Central Park Cadaval”. Após ter recentemente ganho o concurso público de exploração do quiosque/bar municipal, instalado no parque de lazer da vila, a APAC espera, através deste novo espaço de convívio e lazer, arrecadar receitas a favor dos cuidados para com os animais sem dono.O espaço, que abre oficialmente sexta-feira, pelas 19 h, passará a funcionar diariamente (a partir do dia seguinte), entre as 10h da manhã até cerca da meia-noite. «Vai ser um espaço com esplanada e ambiente relax, funcionando, à noite, na vertente de bar», explica Cristina Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mosteiro de Alcobaça
9.º Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça começa dia 26 de agosto
O 9.º Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça vão decorrer de 26 a 30 de agosto, no Mosteiro de Alcobaça. O Concerto de Abertura terá lugar no dia 26 de agosto às 21h00, no Claustro D. Afonso VI do Mosteiro de Alcobaça, com o Duo Moderato Tangabile & Duo Fact. O Gravíssimo! é um Festival Internacional de Metais Graves sob a direção artística dos músicos Sérgio Carolino (tuba) e Hugo Assunção (trombone), que visa mostrar aos seus participantes e ao público em geral a versatilidade destes instrumentos, trabalhando vários estilos de música.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio municipal
Cartaxo vai ter Gabinete de Apoio à Vítima
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou por unanimidade, na reunião de 15 de agosto, a proposta da vereadora Elvira Tristão, responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde, de um protocolo de cooperação entre o Município e a APAV. Este protocolo permitirá que o Município passe a dispor de um Gabinete de Apoio à Vítima da APAV. O Município vai ceder as instalações necessárias ao funcionamento do gabinete e comparticipar a APAV financeiramente, com 5 mil euros anuais. A APAV é uma instituição sem fins lucrativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 9 e 10 de agosto
Valada acolhe celebrações do Dia Internacional da Juventude no Cartaxo
A aldeia ribeirinha de Valada foi o palco escolhido para as atividades que assinalaram o Dia Internacional da Juventude nos dias 9 e 10 de agosto – aos concertos, DJ Set, demostrações de Skate e BMX, torneio de paintball, caminhada e BTT, juntaram-se uma exposição de artes plásticas e ações de formação e sensibilização ambiental. A Câmara Municipal do Cartaxo e o Conselho Municipal da Juventude do Cartaxo encontraram na Junta de Freguesia de Valada e no Ribatejano Futebol Clube Valandense os aliados perfeitos para comemorar o Dia Internacional da Juventude. O Município disponibilizou transporte gratuito entre o Cartaxo e Valada, para que todos pudessem participar nas Comemorações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com procedimento concursal a abrir entretanto
“Estratégia Local de Habitação” vai apoiar carências habitacionais no Cadaval
O Município do Cadaval e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram, recentemente, um contrato de comparticipação financeira, a rondar os 24 mil euros, para elaboração da Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar soluções habitacionais para pessoas e famílias com grave carência habitacional. A Estratégia Local de Habitação (ELH) é uma peça indispensável para que o Município possa candidatar-se ao Programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atouguia, concelho de Ourém
Companhia “O Nariz” levou teatro histórico
à Capela de São Sebastião
O espetáculo de teatro “Histórias de Nuno Álvares Pereira, Santo Condestável”, apresentado pela companhia “O Nariz”, teve lugar no domingo, 11 de agosto, em plena Capela de São Sebastião, na freguesia de Atouguia, concelho de Ourém. De referir que o Município de Ourém tomou recentemente conhecimento das conclusões dos trabalhos de estudo de inspeção e diagnostico realizados à ruína da Capela, com o firme propósito de proceder à sua reabilitação enquanto local de visitação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centro histórico da vila
Praça da República de Porto de Mós iluminada com a Festa da Luz
No dia 14 de agosto a Praça da República, em Porto e Mós, encheu-se de luz, com a segunda edição da Festa da Luz. Para além de ser um ponto de encontro entre gerações, este evento teve como principal objetivo promover os diferentes tipos de ofícios tradicionais, que de alguma forma se têm vindo a perder ao longo do tempo, permitindo às centenas de pessoas que estiveram presentes, conhecê-los, relembrá-los e vivê-los, através de quem ainda os pratica ou recria. A Festa da Luz trouxe animação, danças tradicionais, portuguesas e do mundo, ofícios antigos, que o tempo apagou do quotidiano mas não da memória coletiva, rituais, comida típica, cerveja artesanal e um espetáculo de luz e fogo que fez brilhar o centro histórico da vila de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
´Artista à procura da sua história: Luís Ferreira da Silva'
João Bonifácio Serra apresenta no Bombarral livro sobre o ceramista Ferreira da Silva
João Bonifácio Serra apresenta, no dia 7 de setembro, pelas 15 horas, no Museu Municipal do Bombarral, o seu livro “Artista à procura da sua história: Luís Ferreira da Silva”, dedicado ao ceramista falecido em 2016 que produziu a maior parte da sua obra nas Caldas da Rainha. Luís Ferreira da Silva nasceu no Porto, em 1928, mudando-se ainda em criança para Coimbra. Nessa cidade ingressou na Escola Técnica Avelar Brotero, onde foi aluno de António Vitorino, responsável pelo curso de pintura cerâmica. Trabalhou na “Cerâmica Bombarralense”, na “Vestal” e na “Olaria de Alcobaça”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto itinerante em camião TIR
Altice chega a Alcobaça e Marinha Grande
com soluções tecnológicas e literacia digital
Alcobaça e Marinha Grande são as próximas paragens do projeto itinerante da Fundação Altice, que durante mais de um ano vai percorrer o país, procurando sensibilizar, educar e formar a comunidade através de programas e outras atividades pedagógicas. Com este projeto sem precedentes, a Altice Portugal contribui para o aumento da literacia digital, permitindo o acesso de todos a equipamentos tecnológicos, uma das suas prioridades para 2019, garantindo igualdade de acesso à mesma, partilhando o espólio da Fundação Altice e levando assim cultura, numa lógica de proximidade, conceito que caracteriza a atuação da Altice Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação de contributos até 23 de setembro
Projeto que regula o Orçamento Participativo de Azambuja está em consulta pública
A Câmara Municipal de Azambuja procedeu à elaboração do "Projeto de Regulamento do Orçamento Participativo de Azambuja" e submete, agora, o documento à apreciação dos cidadãos pelo período legal de 30 dias úteis. O referido projeto de regulamento pode ser consultado na internet, em www.cm-azambuja.pt, e encontra-se, também, à disposição dos interessados na Unidade de Atendimento ao Público, em Azambuja (Páteo Valverde, nos dias úteis entre as 09H00 e as 16H30), bem como nas sedes das Juntas de Freguesia de todo o Concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma vez aprovada a candidatura, seguir-se-á o procedimento concursal
“Cadaval Wi-Fi" disponibilizará internet grátis na vila e na Serra de Montejunto
Foi recentemente aprovada, pelo Turismo de Portugal, a candidatura camarária “Cadaval Wi-Fi” ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, que visa criar uma rede composta por 11 pontos de acesso gratuito à Internet nas zonas históricas/turísticas da vila do Cadaval e da Serra de Montejunto. A aprovação prevê atribuição de um incentivo financeiro, não reembolsável, a rondar os 44 mil euros, correspondente a cerca de 88% do investimento total (e 90% do valor elegível apurado).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sistema garante a qualidade dos produtos e a segurança dos utentes
Centro Hospitalar de Leiria é um dos primeiros
a combater a falsificação de medicamentos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem em funcionamento um sistema inovador que permite detetar medicamentos falsificados. O CHL é assim um dos primeiros hospitais do País a cumprir a diretiva europeia que estabelece um código comunitário relativo aos medicamentos para uso humano, para impedir a introdução de medicamentos falsificados na cadeia de abastecimento legal, e que prevê que este tipo de sistemas seja aplicado a todos os hospitais e farmácias comunitárias (de venda ao público) na União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sérgio Leandro é o mandatário distrital
CDU apresenta candidatos e mandatário distrital na Festa de Verão na Praia da Vieira de Leiria
A CDU torna público que o Mandatário Distrital da sua lista no Distrito de Leiria será Sérgio Leandro, independente, de 44 anos, natural e residente em Peniche. O Mandatário da CDU é Biólogo e Investigador. Doutorado em Biologia é atualmente Docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e responsável por vários projetos de investigação e por outros projetos de natureza científica, nomeadamente com ligação ao desenvolvimento económico e social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arranque oficial da tour Brisas do Liz terá início na praia de São Martinho do Porto
Brisas do Liz adoçam praias do distrito de Leiria
As Brisas do Liz, doce pré-finalista candidato às 7 Maravilhas Doces de Portugal, estão a promover uma ação de ativação em algumas praias do distrito de Leiria, que visa promover o doce e incentivar ao voto, alcançando, assim, um lugar na final do concurso. O próximo sábado, dia 10 de agosto, marca o arranque oficial da tour Brisas do Liz, com início na praia de São Martinho do Porto. Seguem-se as praias da Nazaré, no dia 11, Paredes da Vitória, dia 15, São Pedro de Moel, dia 16, Vieira, dia 17 e o encerramento será na praia do Pedrógão, no dia 18.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arguido coagiu a vítima ao longo de vários anos
PJ detém homem em Alcobaça pelos crimes
de violação agravada e violência doméstica
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deteve no final da passada semana, um homem, suspeito da prática de crimes de violação agravada e de violência doméstica, ocorridos na zona de Alcobaça, sendo vítima a sua companheira. O arguido terá coagido a vítima ao longo de vários anos e de forma reiterada a suportar práticas sexuais contra a sua vontade, infligindo-lhe diversas agressões físicas e psicológicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Casa-Memória de Camões e Centro Ciência Viva mostram Os céus d'«Os Lusíadas»
Numa parceria com o Centro Ciência Viva de Constância, a Casa-Memória de Camões vai apresentar, na noite de 17 de agosto (sábado), a atividade Os céus d'«Os Lusíadas», na qual se cruza a poesia de Luís de Camões e o conhecimento que se tinha do céu no século XVI com a ciência e a observação astronómica do nosso tempo. Atividade inclui observações (à vista desarmada e com telescópios) da Oitava esfera (identificação de estrelas e constelações), Saturno (o habitante do sétimo céu), Júpiter (o habitante do sexto céu) e a Lua ("o planeta que no céu primeiro habita" – V, 24).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dois homens e uma mulher
GNR detém três pessoas na posse de 609 doses de haxixe em Peniche
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, ontem, dia 13 de agosto, deteve dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e os 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Peniche. No âmbito de uma investigação, que decorre desde 2017 por tráfico de estupefacientes praticado na Praia do Baleal, os militares deram cumprimento a duas buscas, uma em residência e outra em veículo, que culminou na detenção dos três suspeitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna
Governo regista segundo valor mais reduzido de área ardida desde 2009
A base de dados nacional de incêndios rurais registou, entre 1 de janeiro e 15 de agosto, um total de 7192 incêndios rurais que resultaram em 26199 hectares de área ardida. O Governo sublinha que, comparando os valores do ano de 2019 com o histórico dos últimos 10 anos, registaram-se menos 43% de incêndios rurais e menos 63% de área ardida. O ano de 2019 apresenta também, até ao dia 15 de agosto, o 2.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 2.º valor mais reduzido de área ardida desde 2009.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival vai decorrer em Minde, em Alcanena e no Cartaxo
Festival Materiais Diversos procura voluntários
O Festival Materiais Diversos vai decorrer em Minde, em Alcanena e no Cartaxo, de 27 de setembro a 5 de outubro. No ano em que assinala a décima edição, o Festival propõe mais de 60 atividades e 17 espetáculos, cinco deles em estreia absoluta e quatro em estreia nacional, com a participação de 150 artistas. Se tem mais de 18 anos, reside em Minde, Alcanena, Cartaxo ou localidades próximas, pode integrar a equipa de voluntários que dará apoio à décima edição do Festival. Inscreva-se até dia 25 de agosto, domingo, enviando proposta para o e-mail info@materiaisdiversos.com
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17 candidatas concorrem num evento de promoção das tradições rurais
Marina Ferreira leva o Cadaval ao concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”
Marina Ferreira (Miss Adiafas 2018) é a jovem que irá representar o Cadaval no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2019”, a acontecer, este ano, na cidade de Peso da Régua, no dia 7 de setembro. A Câmara Municipal do Cadaval disponibiliza transporte gratuito, mediante inscrição, para quem queira assistir ao evento e apoiar a candidata concelhia. Marina Ferreira (Miss Adiafas 2018) é a jovem que irá representar o Cadaval no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2019”, a acontecer, este ano, na cidade de Peso da Régua, no próximo dia 7 de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Candidata do BE Fabíola Cardoso propõe criação da Autoridade Nacional da Água
Eduardo Jorge, mandatário do Bloco de Esquerda, acompanhado por candidatas e candidatos, entregou esta segunda-feira, dia 19 de agosto, no Tribunal Judicial de Santarém a lista do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas de 6 de outubro. Na ocasião, a primeira candidata do BE pelo distrito de Santarém, Fabíola Cardoso propôs a criação da Autoridade Nacional da Água. A invasão pelos jacintos de água dos rios Sorraia, Alviela, valas de Almeirim e de Alpiarça, mas também do próprio Tejo, motivaram a proposta bloquista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Efemérie tem lugar a 26 de agosto
Dia Internacional do Cão: seis benefícios
dos animais de estimação para a sua saúde
Cerca de 56% da população mundial tem animais de estimação. Cães e gatos estão entre os preferidos e os benefícios para a saúde dos seus donos são hoje comprovados por inúmeros estudos. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 6,2 milhões de animais, entre os quais 36% são cães [1]. A 26 de agosto assinala-se o Dia Internacional do Cão e a APIFVET aproveita para relembrar seis benefícios de ter a companhia de um amigo de quatro patas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Arrimal é o grande anfitrião do Festival Viver
Viver, sentir, gostar, promover Porto de Mós no seu todo, freguesia a freguesia, de forma autêntica e coesa é o objetivo do Festival Viver, que na edição de 2019 viaja até à outra ponta do concelho. O Arrimal será o grande anfitrião desta festa e receberá o Festival Viver em pleno Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros, fazendo da Lagoa Grande o seu palco principal, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Os objetivos mantém-se: mostrar o que de melhor se faz, se produz e se dá em Porto de Mós, desde a natureza e o que dela vem, até ao capital humano, que se traduz, por exemplo, nos serviços sociais disponíveis no concelho, pois neste festival todos têm lugar, desde o cultural, desportivo até ao social!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária-geral adjunta do Partido Socialista marca presença em jantar promovido pela Concelhia
Ana Catarina Mendes participa em jantar do PS na Feira de São Bernardo
A secretária-geral adjunta do Partido Socialista estará presente esta terça-feira, dia 20 de agosto, na inauguração da Feira de São Bernardo. Ana Catarina Mendes é a convidada de honra da Concelhia de Alcobaça do PS para o jantar no Restaurante dos Bombeiros Voluntários, no recinto da Feira, no âmbito da campanha para as eleições legislativas de 6 de outubro, que assinalará os 4 anos de governação socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos - ano letivo 2018/ 2019
Investimento em refeitórios escolares de Óbidos resulta num aumento de cinco mil refeições
Do investimento que a Câmara Municipal fez nos refeitórios escolares do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos resultou maior certificação dos cozinheiros, e um aumento de cinco mil refeições no ano letivo 2018/ 2019. A preocupação na promoção da saúde e prevenção da doença, por parte do Município de Óbidos levou a que tivesse sido criada uma estratégia que tem por base um programa de nutrição. Despertar nas crianças e jovens a atenção para os alimentos que ingerem diariamente e investir ao nível da qualidade das refeições servidas em contexto escolar, foram grandes preocupações deste
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante agosto e setembro
Casa José Saramago traz mostra de cinema Rosa Coutinho Cabral a Óbidos
A Casa José Saramago, em Óbidos, recebe, em agosto e em setembro, uma mostra de Cinema. Será todas as quartas-feiras, pelas 18h00, e as sessões contarão com a presença da realizadora Rosa Coutinho Cabral. A entrada é gratuita. Em cartaz estarão os filmes “Cães Sem Coleira” (Dia 28 de agosto), “Lavado em Lágrimas” (Dia 04 de setembro), “Arriverderci Macau” (Dia 11 de setembro) e a série “Coração Negro” (Dia 11 de setembro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Farmácias Holon aderentes
Campanha de sensibilização da disfunção erétil chega ao distrito de Leiria
No âmbito do Dia Mundial da Saúde Sexual, celebrado no dia 4 de setembro, as Farmácias Holon de Leiria lançam a campanha de sensibilização ‘Eu Não Tenho Vergonha!’, destinada a pessoas com Disfunção Erétil e também ao público em geral. Esta campanha pretende assegurar uma correta identificação de utentes com sinais sugestivos de Disfunção Erétil (DE) e o respetivo acompanhamento e encaminhamento, de acordo com as necessidades de cada um. Diminuição do desejo sexual, alterações da qualidade da ereção e alterações ejaculatórias são alguns sinais de alerta. Diminuição do desejo sexual, alterações da qualidade da ereção e alterações ejaculatórias são alguns sinais de alerta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por roubo à mão armada, tentativa de homicídio, violação e sequestro
Detidos em Espanha suspeitos dos crimes ocorridos este domingo na Lourinhã
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, em estreita articulação com a Guardia Civil de Espanha, desencadeou a localização e detenção, de dois homens, de 21 e 40 anos, fortemente indiciados pela prática de crimes de roubo à mão armada, tentativa de homicídio, violação e sequestro. Os factos ocorreram no concelho da Lourinhã, este domingo, dia 25 de agosto. A detenção ocorreu, em Espanha, no âmbito de mandados de detenção europeus emitidos pela autoridade judiciária portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em setembro
Projeto europeu vai a Terras de Sicó promover vida saudável
Entre 4 e 22 de setembro, a carrinha Vida+ Móvel vai percorrer a região das Terras de Sicó, nos distritos de Coimbra e Leiria, para promover hábitos de vida saudáveis em zonas isoladas e envelhecidas do interior do país. É uma iniciativa do projeto europeu HeaLIQs4Cities e o objetivo passa por avaliar o estilo de vida das pessoas e sensibilizar para a importância de um envelhecimento ativo e saudável. A iniciativa coordenada pelo Instituto Pedro Nunes e pela Universidade de Coimbra vai avaliar gratuitamente o estilo de vida de comunidades do interior do país com dificuldade no acesso à inovação e serviços personalizados de aconselhamento em saúde e bem-estar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR recupera bufo-real em Valado de Frades
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no dia 24 de agosto, recuperou um exemplar da espécie bufo-real, na localidade Valado de Frades, concelho da Nazaré. Após uma denúncia de um popular, os militares recolheram um exemplar da espécie bufo-real, Bubo bubo, da família Strigidae, que se encontrava preso numa vedação de arame farpado, num terreno agrícola. A ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª candidata da CDU
Heloísa Apolónia visita Concelhos da Marinha Grande, Alcobaça, Nazaré, Leiria e Pombal
Heloísa Apolónia deslocar-se-á na quinta feira, 29 de Agosto, ao Concelho da Marinha Grande e na Sexta Feira, dia 30 de Agosto aos Concelhos de Alcobaça, Nazaré, Leiria e Pombal. A cabeça de lista da CDU pelo distrito de Leiria abordará os temas: Poder Local Democrático e desenvolvimento local; Movimento Associativo cultural e desportivo; Trabalhadores e Sector Vidreiro; Património Cultural; Protecção do Património Natural e Paisagístico; Agricultura
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da Festa dos Tabuleiros aos combustíveis
PSD de Tomar acusa Governo de discriminar
o concelho
A Concelhia do PSD de Tomar considera, desde há algum tempo que, para o Governo central, o Concelho de Tomar não é considerado, não tem relevância e não existe“, argumentando que "basta ver a atitude de governantes e responsáveis de vários organismos públicos face a problemas reais no nosso concelho. É a APA/Ministério do Ambiente que estão há meses para resolver (ou dar uma explicação) os atentados ambientais provocados pelas descargas no nosso rio Nabão. É as Infraestruturas de Portugal que não reparam em condições as estradas nacionais que passam em Tomar e que oferecem perigos para quem nelas circula. Até o primeiro-ministro e os ministros que vão a todo o lado, em especial neste período eleitoral, não marcaram presença na nossa Festa dos Tabuleiros.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da guia Sandra Henriques
Visitas guiadas ao Convento de Cristo disponíveis aos domingos
Já conhece o Convento de Cristo? Todos os domingos (dia de entrada livre no monumento até às 14 h, para residentes em Portugal) realiza-se uma visita guiada a começar às 11 h, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo, com uma duração aproximada de duas horas. Descobrir o Castelo Templário e o Convento de Cristo, desvendar os segredos e mistérios de muitos séculos de história são bons pretextos para uma visita guiada a este monumento de Tomar classificado pela UNESCO como Património Mundial. Sandra Costa é a responsável por esta iniciativa semanal, que complementa com outras visitas noutros dias e horários, não só ao monumento de Tomar, como à cidade nabantina, ao Castelo de Almourol, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FabLab de Porto de Mós já é uma realidade
Município de Porto de Mós cria laboratório de prototipagem e fabricação digital
O Município de Porto de Mós aposta na inovação e no empreendedorismo ao criar um laboratório aberto onde a tecnologia avançada está à disposição de todos de forma a este conseguir materializar os seus projetos assim como encontrar novas soluções para projetos criativos ou empresariais. O FabLab de Porto de Mós é um laboratório de prototipagem e fabricação digital de iniciativa municipal, com acesso a equipamento de prototipagem rápida e/ou digital a todos os interessados sejam estudantes, investigadores, empreendedores, inventores ou cidadãos comuns.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Policlínica da Benedita e Farmácia Alves eleitas PME Líder 2019
A Policlínica da Benedita e a Farmácia Alves, sediadas na Benedita, no concelho de Alcobaça, foram distinguidas com o estatuto de PME Líder 2019, atribuído pelo IAPMEI. O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 7 de outubro, no Mercado Sant’Ana,
Estudantes da ESAD exibem trabalhos em Leiria de Ilustração e Produção Gráfica
Os estudantes do curso técnico superior profissional em Ilustração e Produção Gráfica, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria dão a conhecer os seus trabalhos na exposição “Ilustres 18.19”. A inauguração decorreu no sábado, dia 27 de julho, na Galeria Manuel Artur dos Santos, no Mercado Sant’Ana, em Leiria, e estará aberta ao público até dia 7 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Museu do Vidro expõe “Pop & Tutti Frutti”
O Museu do Vidro, na Marinha Grande, tem patente a exposição “Pop & Tutti Frutti: O Vidro Em Portugal Nos Anos 60 & 70 - Coleção Pedro Moura Carvalho”, até ao dia 3 de novembro. “Pop & Tutti Frutti” apresenta um surpreendente conjunto de cerca de 120 peças de vidro português de um período pouco divulgado e estudado. Através desta seleção e do catálogo que a acompanha pretende dar-se a conhecer não só o trabalho desenvolvido por artistas e designers, maioritariamente nacionais, nas fábricas de vidro da Marinha Grande, mas também vidro de autor produzido em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
V Festival do "Frango assado à casaleira" anima Casais dos Britos nos dias 10 e 11 de agosto
O Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, na freguesia de Azambuja, vai receber nos dias 10 e 11 de agosto, a quarta edição do “Festival do Frango Assado à Casaleira”, organizado pelo Centro Cultural e Recreativo. No dia inaugural, as iguarias começam a chegar à mesa ao meio-dia, seguindo-se um atelier infantil “Frango casaleiro”. Após os jantares, que serão servidos a partir das 19h30, terá lugar um desfile de vestidos de chita intitulado “O Renascer da Tradição”, momento que contará com o apoio da Sr.ª Maria José Freitas. No resto do serão funcionará a quermesse e haverá um baile ao som do “Duo Nova Opção”. Ao longo do dia irá, também, decorrer um concurso de fotografia subordinado ao tema “Frangografia XIX”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com coordenação de Helena Rocha, da equipa de Filipe La Féria
Conservatório de Fátima inicia curso de Teatro Musical
O Conservatório de Música e Artes do Centro vai abrir, este ano letivo 2019/2020, o Curso de Teatro Musical, que conta com a coordenação de Helena Rocha, da equipa de Filipe La Féria. Este novo curso surge após o sucesso dos vários projetos apresentados pelo CMAC e da vontade demonstrada pelos alunos neste género musical. O curso de teatro Musical será ministrado todos os sábados à tarde, devendo para isso os interessados, realizar uma prova de admissão, no dia 14 de Setembro, a partir das 14:00. os interessados devem submeter, quanto antes, uma inscrição no site oficial do CMAC em www.cmac.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa decorre 9 a 17 de agosto
Município de Alcobaça promove profilaxia da raiva, vacinação e identificação eletrónica
O programa de profilaxia da raiva e outras zoonoses, vacinação anti rábica e identificação eletrónica do corrente ano irá decorrer nas freguesias do concelho de Alcobaça, de 9 a 17 de agosto. Às segundas-feiras, o programa está também disponível no CROAMA - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça. Consulte toda a documentação relativa a horários e localizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após serem abordados pela GNR
Jovens da Benedita e Amor são arguidos por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, deteve, dia 5 de agosto, um homem de 20 anos, por tráfico de estupefacientes, na Benedita, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, os militares abordaram uma viatura em virtude do ocupante ter adotado um comportamento suspeito perante a presença da GNR, tendo sido detetado na sua posse 35 doses de haxixe. A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 2 de agosto, identificou também um homem com 20 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Amor, no concelho de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de quase 60 mil euros chega a todos os níveis de ensino, do 1.º ao 12.º ano
Município da Chamusca reforça apoios a alunos com nova medida Vale Educação
Para o próximo ano letivo de 2019/2020, o Município da Chamusca deliberou atribuir Vales Educação aos alunos do concelho que frequentem o ensino básico e secundário (do 1.º ao 12.º ano). Estes vales podem ser convertidos na compra de material escolar, livros de fichas ou outros bens que sejam adquiridos nos estabelecimentos aderentes à medida. Esta medida substitui assim o habitual apoio que o Município da Chamusca já proporcionava às famílias através da oferta dos livros de fichas e de manuais escolares aos alunos que não beneficiavam desse apoio por parte do Ministério da Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Jovem detido com cinco plantas de cannabis vai cumprir 100 horas de serviço comunitário
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 9 de agosto, deteve um homem de 23 anos, por tráfico de estupefacientes, em Porto de Mós. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares verificaram a existência de várias plantas no interior de uma estufa improvisada, num terreno contiguo a uma residência. Atendendo às características que as planta possuíam, desenvolveram-se diligências que culminaram na identificação e detenção do proprietário, resultando na apreensão de 5 plantas de cannabis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Struggle Like a (WO)Man # 1"
Artista Sónia Carvalho promove workshop em Torres Vedras sobre os limites da mulher
O workshop "Struggle Like a (WO)Man # 1", dinamizado pela artista plástica Sónia Carvalho, irá decorrer entre 20 e 23 de agosto, em Torres Vedras. O workshop destina-se à comunidade feminina jovem, adulta e sénior, decorrendo das 10h às 15h, no espaço da Associação Incluir +. A iniciativa pretende desafiar a estrutura psicológica e emocional bem como os limites físicos e mentais do corpo, forçando-o a reviver condutas estereotipadas da figura da mulher e do doméstico para, através de processos performativos e exercícios de grupo, dessacralizar os mesmos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chamusca
Festas do Arripiado reavivam ligação da aldeia ao Tejo
De 15 a 18 de agosto, a aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, está em festa, nas tradicionais Festas de São Marcos, que homenageiam o padroeiro da localidade. A festas decorrem na zona ribeirinha, entre o Parque Verde e o Cais, e inclui diversas atividades: música, artesanato, cerimónias religiosas, procissão fluvial, folclore, desporto, diversões aquáticas, jogos, restauração e expositores. No cartaz musical destaque para os concertos de Toy (16 de agosto), P*ta da Loucura (17 de agosto), Padre Borga (15 de agosto), e FH5 (18 de agosto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós
Parque Infantil da Calvaria de Cima inaugurado no dia 3 de agosto
O Parque Infantil da Calvaria de Cima foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, no dia 3 de agosto. A cerimónia contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, da vereadora Telma Cruz, do vereador Marco Lopes, da presidente da Junta de Freguesia, Margarida Santos, do pároco da Freguesia, José Henrique Pedrosa, de dirigentes da Associação de Pais, bem como demais entidades oficiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coima pode atingir os 144 mil euros
GNR deteta descarga de efluente pecuário
para a via pública em Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Leiria, no dia 27 de agosto, detetou uma descarga ilegal de efluente pecuário para a via pública, no conbr>celho de Leiria. Após uma denúncia, os militares apuraram que a descarga era proveniente de uma exploração pecuária e, no decorrer das diligências, foi identificada a suinicultura e elaborado auto de notícia por contraordenação, por rejeição de águas degradadas diretamente para o solo, sem os mecanismos que asseguram a depuração das mesmas, cuja coima pode atingir os 144 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal faz limpeza de terrenos florestais públicos
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal realizou, durante o mês de agosto, diversos trabalhos de limpeza em área florestal pública no concelho da Nazaré. O objetivo foi aumentar as condições de segurança e de prevenção a incêndios florestais, mas também a qualidade de vida das populações, com a limpeza de faixas de gestão de combustível, abate de árvores em situação de risco e a melhoria de acessos. “A limpeza de caminhos florestais, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, voltou a ser prioridade para o Município da Nazaré, uma vez mais com especial enfoque na freguesia de Famalicão. Este ano a principal tarefa foi limpar e nivelar uma via que liga Raposos à Macarca, junto ao limite do concelho. A zona do Rebolo será a próxima localidade” a priorizar no plano de ação do Gabinete, explica o vereador da Câmara da Nazaré, Orlando Rodrigues.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 15 de setembro
Sociedade Cultural e Recreativa Vale da Pinta promove Passeio de Bicicleta à Antiga
Como já vem sendo tradição, e pelo sexto ano consecutivo, a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta organiza em Setembro um Passeio de Bicicleta à Antiga. A partida para este passeio será dada, dia 15 de setembro às 8h30, da sede da Sociedade na Rua Comendador Francisco Firmino Ribeiro da Costa onde a organização espera reunir, como já vem sendo costume, um grande número de participantes para uma manhã onde todos, de todas as idades possam participar, partilhar as suas experiências e passear juntos de bicicleta com veículos dos mais diferentes formatos, desde as típicas "pasteleiras" às bicicletas mais modernas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 2 de setembro
CDU apresenta compromisso eleitoral distrital na Biblioteca Municipal de Leiria
A Coligação Democrática Unitária irá apresentar o Compromisso Eleitoral para o Distrito de Leiria na segunda-feira, dia 2 de Setembro, às 21 horas. A Sessão de Apresentação terá lugar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Largo Cândido dos Reis, n.º 6, Leiria) e contará com a presença e intervenção de Heloísa Apolónia, 1ª candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria, entre outros candidatos e dirigentes do PCP e PEV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Rede Cultura 2027 reuniu com duas dezenas
de agentes culturais em Pedrógão Grande
Cerca de duas dezenas de agentes culturais do concelho de Pedrógão Grande marcaram presença esta segunda-feira, 26 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal, para mais uma reunião em torno da Rede Cultura 2027, a candidatura da cidade de Leiria com outros 25 concelhos a Capital Europeia da Cultura 2027, que Pedrógão Grande integra. Presentes, também, o presidente Valdemar Alves, a vice-presidente Margarida Guedes, o vereador Nelson Fernandes e os presidentes das Juntas de Freguesia de Pedrógão Grande e Vila Facaia, respetivamente, José Dinis e Carlos do Jogo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro dia entre o sonho e a realidade
Festival Novas Invasões evoca em Torres Vedras o passado das Invasões Francesas
O Festival Novas Invasões arrancou, esta quinta-feira, dia 29 de agosto, em Torres Vedras. O primeiro dia apresentou uma fusão entre as recriações que evocam o passado das Invasões Francesas e a programação contemporânea do evento, que tem a Alemanha como país convidado. O primeiro espetáculo esteve a cargo da companhia Theater Titanick, sediada em Münster e Leipzig. Os 21 elementos do grupo germânico chegaram a Torres Vedras na segunda-feira à noite para preparar Sonnambulo, uma performance multidisciplinar que já passou pela Alemanha e pela Polónia e que fez encher o Parque do Choupal na primeira noite do Novas Invasões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 7 de setembro
Músicos de Leiria vão à Festa do Avante!
A Festa do Avante!, que vai decorrer em 6, 7 e 8 de Setembro, conta com destacada participação cultural de Leiria. 7 de Setembro é dia alto para os músicos de Leiria. Sexta-feira, meia-noite (ou 00 horas de Sábado | 7 de Setembro) - Marciano (dos Índios da Meia Praia) e os Humanos Unidos no Café Concerto de Lisboa. Sábado, 7 de Setembro, às 11 e às 13 horas - Concerto para Bebés de Paulo Lameiro e seus músicos no Auditório 1.º de Maio. Sábado, 7 de Setembro, às 17 horas - Jazz com Eduardo Cardinho Quarteto (ver entrevista no Avante! de 29 de Agosto, pág. 17) no Auditório 1.º de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia apela à colaboração de todos na deteção da espécie invasora
Município de Tomar instala 450 armadilhas
de vespa asiática na zona urbana e rural
O Município de Tomar tem estado a acompanhar de perto a situação da vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, no concelho. Nesse sentido, foram realizadas sessões de esclarecimento no início do ano e implementadas diversas medidas de controlo e prevenção, nomeadamente com a colocação de cerca de 450 armadilhas na zona urbana e rural. Todas as juntas de freguesia receberam também indicações no sentido da colocação de armadilhas no seu território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curadores, programadores culturais e artistas vindos de várias partes do mundo
Revolution Hope Imagination traz discussão a Óbidos sobre arte e negócios, cultura e turismo
O Revolution Hope Imagination (RHI) é uma iniciativa que pretende criar um diálogo entre a Arte e os Negócios, a Cultura e o Turismo e trazer essa discussão para Portugal através de uma semana de talks, workshops e espetáculos por todo o país, reunindo curadores, programadores culturais e artistas vindos de várias partes do mundo. Em Óbidos acontece a 15 e 16 de Setembro. O projeto vai continuar ativo através de uma plataforma online que vai garantir a sustentabilidade dos objetivos da iniciativa, criando redes nacionais e, ao mesmo tempo, abrindo portas para a internacionalização dos artistas portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
40 mil pessoas passaram pelo Novas Invasões
A terceira edição do Novas Invasões terminou este domingo, 1 de setembro, num dia que voltou a contar com a participação de milhares de pessoas nas várias atividades que deram forma ao evento. Ao longo destes quatro dias, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo festival, que mergulhou a cidade de Torres Vedras numa experiência cultural ímpar. “Fazemos um balanço extremamente positivo. A afluência de público superou todas as nossas expectativas” afirma Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras. “Foi comovente, emocionante, ver a cidade repleta de pessoas a circular pelas ruas e muito interessadas em poder participar e assistir a todas as propostas artísticas que foram apresentadas”, acrescenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR de Valado de Frades detém homem
por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, deteve em flagrante delito, no dia 1 de setembro, um homem de 30 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Nazaré. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares abordaram um veículo em virtude dos ocupantes terem adotado um comportamento suspeito perante a presença da Guarda, tendo sido detetado na posse de um dos ocupantes 11 doses de haxixe. O detido foi constituído arguido e os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido considera a decisão arbitrária e vai recorrer
Tribunal rejeita candidatura do Nós Cidadãos! no Círculo Eleitoral de Santarém
O Tribunal de Santarém tomou a decisão de rejeitar a candidatura do Nós Cidadãos! no Círculo Eleitoral de Santarém. A lista de candidatos do Nós Cidadãos tem efetivos 3 mulheres e 6 homens, para além de 2 mulheres como suplentes. Para o Nós, Cidadãos, a lista cumpre todos os requisitos da Lei Orgânica nº 3/2006, ao assegurar a representação mínima de 33% de um dos sexos, e não contém quaisquer irregularidades pelo que considera esta decisão arbitrária. É firme intenção do Nós Cidadãos seguir até às últimas instâncias judiciais - Tribunal Constitucional - até ser aprovada a lista de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É preciso fazer mais e melhor se quisermos erradicar a hepatite C até 2030
Dr. Arsénio Santos
Jogos de tabuleiro e de mesa mais populares já podem ser jogados online
Por Bruno Gomes
A inteligência artificial e o livre-arbítrio humano
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o