Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com a exploração de lítio em Portugal?
Sim
Não
Não sei/talvez
Edição Nº 223 Director: Mário Lopes Sexta, 6 de Dezembro de 2019
Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares inaugurou a Feira
Feira de São Pedro espera 200 mil visitantes
em Torres Vedras
Feira de São Pedro espera 200 mil visitantes em Torres Vedras A Feira de São Pedro 2019 foi inaugurada esta quinta-feira, dia 27 de junho, com a presença do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro. Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, afirmou que o objetivo é continuar a desenvolver a Feira de São Pedro, com o compromisso de apresentar todos os anos um evento de referência nas várias temáticas que se relacionam com a história do mesmo. Carlos Bernardes aproveitou o momento para anunciar que o país convidado na edição de 2020 será o Brasil, que estará representado por empresas do Estado de São Paulo e do Município de Araraquara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Governo publica despacho conjunto dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura
Presidente da Câmara de Leiria revela solução para tratamento dos efluentes agropecuários
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, disse esta quinta-feira, 4 de julho, que o desenvolvimento do modelo de tratamento dos efluentes agropecuários vai ser desenvolvido pela AdP Energias, do grupo Águas de Portugal, uma solução assumida em despacho conjunto dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura. Segundo disse Raul Castro, o “modelo vai ser de gestão pública”, com o qual se pretende “avançar de uma forma empenhada para a resolução do problema”. O presidente da Câmara Municipal de Leiria falava na sessão de abertura da “Conferência Plásticos e ambiente - Parceiros ou inimigos?”, que está a decorrer no Museu de Leiria, organizado pelo semanário Região de Leiria, tendo o Município como parceiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Barbara Bandeira, David Fonseca, Cuca Roseta, Plastic People, Valas e Áurea como cabeças de cartaz
Feira de São Bernardo arranca com obras
e nomes sonantes da música nacional
A principal novidade deste ano da Feira de São Bernardo é que não irá ocupar o pavilhão MercoAlcobaça, devido ao início das obras de requalificação do edifício, que irá dar lugar a um pavilhão multiusos. Contudo, o palco mantém-se no local habitual, com Bárbara Bandeira, David Fonseca, Cuca Roseta, Plastic People, Valas e Áurea como cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira de São Bernardo – Festas da Cidade 2019. Estes são alguns dos nomes mais sonantes do atual panorama nacional musical aos quais se juntam os Plastic People, o mais recente caso de sucesso nacional alcançado por uma banda alcobacense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Elza Pais, António Sales, João Paulo Pedrosa são os outros nomes em lugares elegíveis
Raul Castro deixa Câmara de Leiria e lidera lista distrital do PS às eleições legislativas
A Comissão Política Distrital do Partido Socialista reuniu esta quarta-feira, dia 17 de julho, na sua sede distrital, em Leiria, tendo aprovado a lista de candidatos às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Leiria. O atual presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro encabeça esta lista composta por Elza Pais, António Sales, João Paulo Pedrosa, Sara Velez, Joel Gomes, Jorge Gabriel Martins, Isabel Antunes Borges, Cláudia Cristina Avelar Santos, José Maria Antunes Faria, David Miguel Salgueiro, Teresa Conceição Fernandes, Fernando Manuel Martins Azeitona, Joana Marisa Pedrosa Correia e Aníbal Curto Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iluminação pública beneficiará as quatro freguesias do Concelho
EDP Distribuição instala 1200 luminárias Led até setembro no Concelho da Batalha
A EDP Distribuição anunciou a substituição de 1200 luminárias de vapor de sódio por tecnologia led até ao final do mês de setembro, numa intervenção que beneficiará as quatro freguesias do Concelho da Batalha. O projeto, que integra a operação “Investimentos, Manutenção e Redes Inteligentes” da EDP Distribuição, representa um investimento de 155 mil euros, perspetivando-se uma poupança anual estimada de 223.105 kWh, o que em permitirá ao Município reduzir a fatura em iluminação pública em cerca de 35 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da secretária de Estado para a Cidadania
Governo anuncia em Tomar mais ferramentas de integração para as pessoas ciganas
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, estará na tarde desta segunda-feira, dia 24 de junho, em Tomar, no âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa Cigana, a decorrer a partir das 14h30, no auditório do Instituto de Emprego e Formação Profissional. A governante irá lançar três novas ferramentas essenciais para a integração das pessoas ciganas, que incidem nas áreas da educação, formação e emprego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 26 de junho
Ministra inaugura hoje unidades de Saúde
de Peniche e da Benedita
O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, vai acompanhar a Ministra da Saúde, Marta Temido, na inauguração esta quarta-feira, 26 de junho, da Unidade de Saúde de Peniche e da Unidade de Saúde da Benedita. Em Peniche, o evento será às 11 h e na Benedita está agendado para as 12h30. As novas unidades integram-se no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte e vêm melhorar as condições assistenciais para profissionais e para a população das duas localidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Lopes assume a presidência da Câmara
Raul Castro deixa Câmara de Leiria no dia 26 para ser cabeça de lista pelo PS às legislativas
O atual presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, encabeça a lista eleitoral do PS pelo distrito para as próximas eleições legislativas. Na apresentação dos cabeças de lista do PS, no dia 25 de julho, no Palácio Galveias, em Lisboa, o secretário-geral do partido, e primeiro-ministro, António Costa, disse que encaram as eleições com vontade de fazer mais e melhor, com uma equipa que “está pronta”. Raul Castro é independente e presidente da Câmara de Leiria, tendo liderado a primeira vitória do PS no concelho de Leiria, em 2009, e vencido sucessivamente as duas eleições seguintes, em 2013 e 2017, sempre com aumento de votantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praias da Vieira e São Pedro de Moel
Verão na Marinha Grande vai ter mais de 130 atividades nas praias do concelho
São mais de 130 as atividades a decorrer na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, entre 11 de junho e 21 de setembro, no âmbito do programa de animação da época balnear, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, em parceria com as associações do concelho. Na apresentação das iniciativas agendadas, que ocorreu no dia 6 de junho, no Auditório da Resinagem, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, salientou que “queremos afirmar as nossas praias como um produto turístico do nosso concelho e, para isso, investimos na programação, trabalhando em parceria com as coletividades, envolvendo voluntários e cidadãos nas nossas atividades”..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrega de 25 Viaturas Ligeiras de Combate a Incêndios
Ministro da Administração Interna inaugura Posto Territorial de Alcanena esta terça-feira
Esta terça-feira, dia 9 de julho, pelas 10 horas, serão inauguradas as novas instalações do Posto Territorial de Alcanena, na área do Comando Territorial de Santarém, através de uma cerimónia que contará com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, entidade que preside, e do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel, entre outras entidades civis e militares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de “Os Verdes”
Parlamento aprova projetos sobre eliminação
de portagens na A19 e despoluição do Rio Lis
Os Verdes congratulam-se pela aprovação, esta sexta-feira, dia 19 de julho, em Plenário da Assembleia da República, de dois Projetos de Resolução. O Projeto de Resolução n.º 1031 que recomenda ao Governo que proceda à urgente articulação com os agentes locais, nomeadamente os produtores agropecuários, para a necessária e efetiva resolução da poluição da bacia hidrográfica do Rio Lis (Abstenção do BE e PSD em alguns pontos), e o Projeto de Resolução nº 1775 que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à eliminação de portagens na A19, no troço da variante da Batalha (votos contra do PS e abstenção do CDS), por forma a diminuir o tráfego junto ao Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Pedro Pisco e Diogo Franco integram lista
do Bloco de Esquerda por Lisboa
No dia 8 de julho, foi apresentada a lista de candidatas e candidatos do Bloco de Esquerda à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Lisboa, para as próximas eleições legislativas a realizar a 6 de outubro. Entre os 48 candidatos deste círculo eleitoral, estão 2 nomes de aderentes pertencentes à concelhia de Torres Vedras: Pedro Pisco, 50 anos, administrador de sistemas e redes de dados, e Diogo Franco, 20 anos, estudante universitário de turismo. O Bloco de Esquerda do Concelho de Torres Vedras fica assim representado na lista de candidatas e candidatos, em todas as suas lutas de sempre e que estão cada vez mais atuais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detidos oito homens e uma mulher
PSP detém rede de tráfico de droga na Nazaré
e Alcobaça
No âmbito de um inquérito de investigação ao crime de tráfico de produto estupefaciente, que culminou nas ações operacionais nos 22 de maio de 2019 e 10 de julho de 2019, a Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra Complexa de Nazaré, deu cumprimento a 7 mandados de busca domiciliária, 2 mandados de busca em veiculo automóvel e 8 mandados de detenção fora de flagrante delito, tendo sido detidos 8 homens e 1 mulher com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos e apreendidos 19 320.7 g de Haxixe, correspondente a 38.641 doses individuais, 6.4 g Cocaína (64 doses individuais), 2.5 g de MDMA (25 doses individuais) e 10.6 g de produto de corte;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diretoria do Centro da Polícia Judiciária finalizou a investigação
PJ constitui 44 arguidos no caso de subsídios de reabilitação de casas em Pedrógão Grande
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, finalizou e remeteu ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, com proposta de acusação, o inquérito no âmbito do qual se investigaram eventuais crimes de burla qualificada, entre outros, referentes à atribuição de subsídios para a reconstrução ou reabilitação de habitações permanentes que teriam sido afetadas pelo incêndio de Pedrógão Grande de 17 de Junho de 2017, habitações essas sitas nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pinhal Litoral recebe 10 novos médicos
Novos médicos especialistas iniciam funções em unidade de saúde da Região Centro
Cinquenta e quatro médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) assinaram hoje, 1 de julho, na Administração Regional de Saúde do Centro, os respetivos contratos de trabalho em funções públicas para o exercício de funções em unidades funcionais (unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados) dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região. O ACeS do Pinhal Litoral vai contar com 10 novos médicos de Medicina Geral e Familiar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal já aprovou lista provisória de propostas que vão a votos
Orçamento Participativo de Leiria consagra 450 mil euros para projetos vencedores
A Câmara Municipal de Leiria já publicou a lista provisória de propostas admitidas a votação para o Orçamento Participativo 2019/2020, que pode ser consultado no documento que se encontra no final do texto. A edição deste ano prevê uma verba de 447.444,22 euros para as propostas mais votadas. O Orçamento Participativo tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ministra do Mar inaugurou o Passadiço
das Escarpas da Maceira
O Passadiço das Escarpas da Maceira foi inaugurado este domingo, 30 de junho. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme. Com uma extensão de cerca um quilómetro, o Passadiço das Escarpas resulta de um investimento de cerca de 160 mil euros, tendo sido comparticipado em 85% por fundos do programa operacional do MAR2020, através da candidatura apresentada ao GAL ecoMAR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela Joint Commission International
Centro Hospitalar de Leiria volta a conquistar acreditação em segurança e qualidade
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de ver a qualidade dos seus serviços e da segurança do utente reacreditados pela Joint Commission International para o próximo triénio. No final da última auditoria focal, o auditor Paulo Neno elogiou o empenho comprometido dos profissionais do CHL, destacando que «estas visitas são a validação daquilo que vocês fazem estoicamente aqui em Leiria». O auditor recomendou à Comissão a reacreditação do CHL, que aconteceu hoje.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada na Assembleia da República e Dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”.
Deputada ecologista Heloísa Apolónia vai liderar a lista da CDU no Distrito de Leiria
A Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV torna público que a 1ª Candidata da lista da CDU no Círculo Eleitoral de Leiria será Heloísa Apolónia, deputada na Assembleia da República e dirigente do Partido Ecologista “Os Verdes”. Heloísa Apolónia, tem 50 anos de idade e é Jurista. Foi representante da Ecolojovem - Juventude do Partido Ecologista «Os Verdes» no Conselho Nacional da Juventude e no Conselho Consultivo da Juventude. Atualmente é membro do Conselho Nacional do MDM - Movimento Democrático de Mulheres. Foi eleita na Assembleia Municipal da Moita. É atualmente vereadora na Câmara Municipal de Oeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
UHF, Rouxinol Faduncho, D.A.M.A. e David Antunes+Berg
Festival da Sardinha traz oito concertos
à praia do Pedrógão
A sardinha volta a ser rainha e senhora da Praia do Pedrógão de 4 a 7 e de 11 a 14 de julho, num Festival que já vai na sua 22.ª edição e que traz oito concertos, oito tasquinhas, seis stands de exposição e um espaço infantil. O palco das atividades é montado junto à rotunda sul da praia leiriense, onde irão atuar UHF (dia 5), Rouxinol Faduncho (dia 6), D.A.M.A. (dia 12) e David Antunes + Berg (dia 13) como cabeças de cartaz, às 22:30. As sardinhas serão assadas e servidas por coletividades das freguesias de Carreira, Carvide, Coimbrão, Monte Real e Monte Redondo, estimando-se que, na edição deste ano, sejam consumidas cerca de cinco toneladas de sardinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 25 de junho
Ministro do Planeamento participa no jantar - conferência do 34º aniversário da Nerlei
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria assinala o seu 34º aniversário, no dia 25 de junho, terça-feira, com um jantar-conferência, a partir das 19 horas, no Edifício Nerlei, em Leiria, com as presenças de Nelson de Souza, ministro do Planeamento, de José Eduardo Carvalho, presidente da Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP/ CCI) e de António Poças, presidente da Direção da Nerlei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de deputados a tempo inteiro
Assembleia Distrital de Santarém do PSD exige cabeça de lista com ligação ao distrito
A Assembleia Distrital do PSD de Santarém reuniu no dia 15 de junho, em Ourém, para análise da situação política e deliberação, nos termos dos Estatutos, sobre os critérios de elaboração da futura lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo Distrito de Santarém. Da deliberação, destaca-se o facto de a Assembleia Distrital ter aprovado que a futura lista de deputados, a representar o Distrito deve cumprir, entre outros, os critérios de reconhecida qualidade e competência, profissional e política, assumir a garantia de disponibilidade total para o exercício de funções de deputado e, apesar de a escolha do cabeça de lista ser competência do Presidente do Partido, deliberou que deve ter fortes ligações ao distrito e se possa afirmar como uma mais-valia para o resultado do PSD nas próximas legislativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso profissional irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
IPL abre curso de Tecnologias Informáticas
em parceria com a Deloitte
O Politécnico de Leiria vai abrir um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Tecnologias Informáticas. O TeSP conta com o apoio da Deloitte, que financia com uma bolsa mensal os estudantes admitidos no curso, que irá funcionar já no próximo ano letivo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e que será apresentado formalmente esta quarta-feira, 3 de julho, a partir das 18h00, no auditório 2 da ESTG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento foi aprovado por unanimidade
Moção da Assembleia Municipal da Batalha pede mais meios para IRN na Loja do Cidadão
Os eleitos do PSD, PS e CDS-PP deliberam por unanimidade, na sua sessão de 27 de junho, aprovar uma moção que reclama um reforço do investimento por parte do Ministério da Justiça, com o objetivo de dotar de mais meios o serviço do IRN – Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial da Batalha, nomeadamente ao nível de recursos informáticos que permitam uma resposta mais célere aos pedidos dos cidadãos e empresas, contribuindo assim para a melhoria da eficácia daqueles serviços disponibilizados na Loja do Cidadão da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ARSLVT e Ministério da Saúde visitaram as obras
Obras da nova Unidade de Saúde da Nazaré devem ficar concluídas em outubro
Nuno Venade, do Conselho Diretivo da ARSLVT, representantes do Gabinete da Ministra da Saúde, e Ana Pisco, diretora do ACES Oeste Norte, visitaram, com o presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, as obras da nova Unidade de Saúde da Nazaré. “Esta visita insere-se no conjunto das que temos vindo a fazer às mais de quinze obras que temos, neste momento, em curso e em finalização. Gostámos muito do que vimos. Parece-me que a obra está a avançar a bom ritmo, e esperamos ter a oportunidade de a equipar dentro dos prazos previstos”, explicou Nuno Venade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Djodje, Maria Lisboa, Dealema, Carminho e Paulo Gonzo
Festas São Pedro prometem grande animação em Porto de Mós de 28 de junho a 7 de julho
Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 28 de junho e 7 de julho, este ano subordinada ao tema da água, mantendo-se, assim, na linha estratégica definida pelo Município de Porto de Mós para o ano de 2019. Ponto de encontro de amigos e familiares, a festa em honra do patrono do concelho de Porto de Mós, São Pedro, é dedicada sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições, sendo um arraial popular que prima pela união de gerações!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar do PS
Deputado António Sales desmente ligação
a interesses privados na Saúde
Paulo Morais, presidente da associação Frente Cívica, publicou nas redes sociais uma denúncia, amplificada pelo site de confirmação de notícias ‘Polígrafo’, onde são visados como deputados "ligado a interesses privados" de grupos de Saúde, entre outros, António Sales, do PS e José António Silva, do PSD, ambos eleitos pelo distrito de Leiria. António Sales, médico ortopedista, que exerceu funções no Centro Hospitalar de São Francisco/ Grupo Sanfil, e atualmente coordenador para a Saúde do Grupo Parlamentar do PS, admite que continua a exercer a profissão de médico, conforme o registo de interesses público, que pode ser consultado na Página do Parlamento, mas desmente estar ligado a interesses privados na Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra de produtos, espetáculos e recriação histórica são algumas das atividades
Municípios de Alenquer e Cadaval celebram
20 anos da Paisagem Protegida de Montejunto
A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala, de 26 a 28 de julho, o seu 20.º Aniversário, com um rol de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Integram o cartaz festivo uma mostra de produtos locais, atuações musicais, recriação histórica, caminhada e seminário. As comemorações iniciar-se-ão na sexta-feira, dia 26, pelas 16h30, com a realização do Seminário “Gestão das Áreas Protegidas de Âmbito Regional”, a ter lugar no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto, junto ao conhecido parque de merendas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou decisão do Governo
Poder de administração das matas nacionais volta à Marinha Grande quase 200 anos depois
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande congratulou-se, no dia 5 de julho, com a instalação do Departamento Nacional de Gestão das Matas Públicas na Marinha Grande, conforme anunciado neste dia pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. “Esta é uma grande vitória para o território da Marinha Grande e para toda a zona centro. Ao longo dos últimos dois anos, tenho lutado muito através de pedidos informais e formais para a criação deste departamento nacional e para que ele fosse sediado na Marinha Grande", sublinhou a autarca
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em plenários de militantes do PS
Ministros fazem balanço de 4 anos de governo socialista em Santarém,Torres Vedras e Leiria
O Partido Socialista realiza de 12 a 15 de julho, plenários de militantes em todo o País, para um balanço de 4 anos de governação socialista. No distrito de Santarém, a sessão terá lugar dia 12 de julho (sexta) às 21h, no Auditório do Edifício do Museu Distrital de Santarém e contará com Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, como orador convidado. No mesmo dia e hora, a sede da Federação Regional do Oeste do PS recebe Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, em Torres Vedras. Dia 13 de julho (sábado) às 21h30 a Sede da Federação Distrital do PS, em Leiria, recebe a visita de Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Disponível até 23 de agosto
Empresa Municipal cria 200 novos lugares
de estacionamento na entrada sul da Nazaré
A zona periférica ao centro da vila da Nazaré surge como um complemento na oferta de estacionamento para a atual época balnear. A Empresa Municipal Nazaré Qualifica anunciou a entrada em funcionamento de um parque de estacionamento com 200 lugares nas imediações da ETAR, junto ao Porto da Nazaré, para o período de 20 de julho a 23 de agosto, sendo garantido o transporte por autocarro da empresa, entre aquele local e o centro da vila, em horários regulares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano foi apresentado no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte aposta em seis eixos estratégicos
Decorreu no dia 2 de julho, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a apresentação do Plano Local de Saúde da Região Oeste Norte, relativo ao triénio de 2019-21. A sessão foi organizada pela Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, que coordenou o processo de elaboração do Plano. Aberto ao público e bastante participado, o evento teve a apresentação do ator José Ramalho e da técnica superior de saúde Lola Monteiro, que encarnaram as personagens históricas locais do Zé Povinho e da Saloia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro-Ministro esteve presente na Tecnifreza
António Costa apresenta na Marinha Grande novo Sistema de Incentivos à Inovação
O primeiro-ministro esteve apresente esta quarta-feira dia 24 de julho, na Marinha Grande, na apresentação dos resultados do primeiro concurso do novo Sistema de Incentivos à Inovação que também contou com a presença dos ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento, Nelson de Souza. António Costa salientou que a inovação no modelo de financiamento, conjugando os instrumentos públicos com o financiamento da banca, permitiu disponibilizar 567 milhões de euros na primeira fase – 350 de subsídio direto do SI Inovação e 217 de empréstimos bancários, cuja garantia parcial e os juros são assumidos pelo Portugal 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município assina protocolo com a Faculdade de Medicina de Lisboa
Antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior convertido em Health Park em Torres Vedras
O edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, situado perto do Barro, que desde 2015 está encerrado e devoluto, vai dar origem a um espaço também dedicado à área da saúde, denominado Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care. Tratar-se-á de um espaço de referência dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais da saúde, ao ensino e à investigação em Medicina e em outras Ciências Biomédicas. O memorando de entendimento para a criação deste equipamento foi assinado no dia 28 de junho, no espaço do referido edifício, envolvendo a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cavacas das Caldas, Pastéis de Mós e Bons Maridos foram também destaque nas fases de Santarém e Leiria
Brisas do Liz e Palha de Abrantes passam
às semifinais das 7 Maravilhas de Portugal
Brisas do Liz, pelo distrito de Leiria, e Palha de Abrantes, pelo distrito de Santarém, apuraram-se para as semifinais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal No dia 3 de julho, teve lugar a final distrital, onde foi apurado o doce que representará o distrito de Leiria na próxima fase do concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, tendo as Cavacas das Caldas obtido o 2º lugar e os Pastéis de Mós o 3º lugar. Esta sexta-feira, 5 de julho, o vencedor da final distrital de Santarém do concurso teve como principal adversário o doce “Bons Maridos”, de Ferreira do Zêzere, que liderou a votação até às últimas horas da votação, sendo ultrapassado pelo doce abrantino nos últimos minutos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em particular na Vieira de Leiria e em São Pedro de Moel
Câmara da Marinha Grande exige medidas para repor areais das praias do concelho
Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, manifestou, no dia 13 de julho, necessidade de se encontrar uma solução para o desaparecimento crescente dos areais das praias do concelho, em particular na Vieira de Leiria e em São Pedro de Moel, preocupação já reiterada nos últimos dois anos junto do Ministério do Ambiente. Ao tomar conhecimento da intervenção realizada pela APA na Costa da Caparica, a autarca remeteu uma comunicação aos secretários de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território a recordar-lhes o seu compromisso em resolver este problema também na costa marinhense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município vai pedir Parecer à Agência Nacional do Ambiente
Ecovia de 9 km entre Ourém e Fátima pode oferecer opção ambiental aos peregrinos
O Município de Ourém está a estudar a possibilidade de criar uma ecovia entre Ourém e Fátima, ligando as duas cidades do concelho, através de um percurso pedonal e ciclável, ao longo de cerca de quase nove quilómetros. O projeto ainda não passa de um estudo preliminar, mas foram dados passos firmes na Reunião da Câmara de 1 de julho, através da aprovação do início dos procedimentos necessários para consolidar esta intenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado Adjunta e da Educação
Alexandra Leitão lidera lista do PS ao Círculo Eleitoral de Santarém
Alexandra Leitão, atual secretária de Estado Adjunta e da Educação, foi o nome escolhido pela Direção Nacional do PS para liderar lista do PS ao Círculo Eleitoral de Santarém. Em segundo lugar aparece o presidente da Federação Distrital, António Gameiro, seguido de Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e ex-presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Hugo Costa, atual deputado e vereador da Câmara Municipal de Tomar. Em quinto lugar surge, militante da Concelhia de Santarém. Em lugares considerados não elegíveis, surgem os nomes de Manuel Afonso Mara Lagriminha, Francisco Dinis, Mário Balsa e Vera Simões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara e IPL assinam protocolo para Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e de São Martinho do Porto
Politécnico de Leiria estuda acessibilidades
e mobilidade urbana em Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça e o Politécnico de Leiria assinaram, no dia 17 de julho, um protocolo sobre o “Estudo e apresentação de soluções ao nível da acessibilidade na infraestrutura pedonal na União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e na Freguesia de São Martinho do Porto e ao nível da mobilidade urbana na cidade de Alcobaça”, que irá ser realizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria, com coordenação do Professor João Pedro Silva. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, o diretor da ESTG, Carlos Capela, e os vereadores Inês Silva e João Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marta Temido presidiu a celebrações dos 40 anos do SNS
Ministra anuncia investimento de 20 milhões de euros no Centro Hospitalar de Leiria
«Os próximos 40 anos vão ser de grandes desafios. Conto com todos e com cada um de vós. Hoje é indiscutível que todos queremos reafirmar os princípios de António Arnaut, para um SNS que pretende ser uma forma de mudar a vida do povo português», afirmou na sexta-feira, dia 26 de julho, a ministra da Saúde, Marta Temido, nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, realizadas no Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O evento contou com a inauguração de uma exposição de fotografia e outra de desenhos no átrio principal do Hospital de Santo André.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhado de Domingos Abrantes
Heloísa Apolónia visita sábado em Peniche
o Museu Nacional Resistência e Liberdade
Uma Delegação da CDU dirigida por Heloísa Apolónia, 1ª Candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Leiria, visitará este sábado, dia 3 de Agosto, pelas 15 horas, a Fortaleza de Peniche e em particular os núcleos museológicos do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL) recentemente inaugurados. A visita será guiada por Domingos Abrantes, ex-Preso Político, Conselheiro de Estado e Membro da Comissão de Instalação de Conteúdos e da Apresentação Museológica do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (CICAM) e acompanhada por técnicos do MNRL
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 15 de setembro no Parque Atlântico
Cartaz das Festas do Sítio traz Olavo Bilac, Herman José, Blaya, Átoa e Cuca Roseta
Estão a chegar as “Festas do Sítio”, as festividades populares do concelho da Nazaré que se realizam há décadas no âmbito das celebrações religiosas em honra de Nossa Senhora da Nazaré. De 7 a 15 de setembro, o Parque Atlântico (Sítio da Nazaré) será o palco da música, da gastronomia e de muita diversão popular. Será o primeiro ano de evento totalmente organizado pela Câmara Municipal. Olavo Bilac, Herman José, Blaya, Átoa e Cuca Roseta irão atuar nas Festas do Sítio, as primeiras totalmente organizadas pela Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser o principal centro tecnológico da região
Câmara da Marinha Grande reúne com Altice Portugal para se tornar uma cidade inteligente
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande promoveu uma reunião com responsáveis pela Altice e representantes de associações industriais e centros tecnológicos e de investigação, para avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias para a criação de infraestruturas de suporte a uma cidade inteligente, dado que este Município se assume como como o principal centro tecnológico da região. Cidália Ferreira garante que “o desenvolvimento da Zona Industrial Inteligente da Marinha Grande, no contexto da Transformação digital em Curso, é assumido pela Câmara e seus parceiros de desenvolvimento como uma estratégia de futuro, diferenciadora e promotora de novas competências para a sustentabilidade do território”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Plano de Modernização e Investimento
CTT renovam Centro de Distribuição Postal
de Ourém
Os CTT iniciaram esta segunda-feira, 22 de julho, a operação no Centro de Entrega de Ourém, em instalações remodeladas, num investimento no âmbito do Plano de Modernização e Investimento (PMI) e que ronda os 90 mil euros. Este renovado Centro de Entrega, que agrupa o Centro de Distribuição Postal de Fátima e o de Ourém, mantendo todos os trabalhadores, inclui novos equipamentos e métodos de trabalho e tem como objetivo melhorar a eficiência das operações de distribuição postal e a qualidade do serviço ao cliente, reforçando a proximidade às populações e as condições de trabalho dos carteiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Infraestruturas de Portugal
Governo investe 74,3 milhões na eletrificação
e modernização da Linha do Oeste
A Infraestruturas de Portugal publicou esta terça-feira, dia 23 de julho, em Diário da República dois Concursos Públicos para a execução de empreitadas no âmbito do projeto de Modernização da Linha do Oeste, que representam um investimento global estimado em 74,3 milhões de euros. As empreitadas a concurso são a Modernização do troço da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras e a Conceção-execução da Subestação de Tração de Runa, Postos Autotransformadores e de Zona Neutra no Troço Mira Sintra-Meleças - Caldas da Rainha, da Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vidigal Wines (Leiria) e Enoport (Rio Maior) foram a exceção
Vinhos do Oeste brilham no Concurso
da Região dos Vinhos de Lisboa 2019
Os vinhos do Oeste do Distrito de Lisboa brilharam em 2019, ao conseguirem duas Medalha de Excelência, 15 Medalhas de Ouro nos vinhos tintos e 20 Medalhas de Ouro nos vinhos brancos no Concurso da Região dos Vinhos de Lisboa. A exceção foi a Vidigal Wines, das Cortes, Leiria, ao obter uma Medalha de Excelência nos vinhos tintos, com a marca Zavial de 2015, a par da Romana Vini (Cadaval), com o vinho branco Página de 2018, e a Quinta do Convento de N.ª Sr.ª da Visitação (Alenquer), com o vinho branco de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as mais recentes recomendações para estes crimes
PSP de Leiria e Santarém participa em curso
de prevenção e combate à violência doméstica
O curso de especialização para a prevenção e combate à violência doméstica de 2019 contou com a presença de 32 polícias formandos dos Comandos de Lisboa, Porto, Setúbal, Leiria e Santarém. Este curso, de 70 horas, que começou no dia 15 de julho e terminou no dia 26 de julho, incidiu na formação teórico-prática em conteúdos como instrumentos de avaliação de risco, indícios e investigação criminal, procedimentos de resposta policial, envelhecimento e atendimento a pessoas idosas, maus tratos e abuso de crianças, abordagem motivacional, violência nas relações de intimidade e perfis de agressores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a um milhão de euros
DGPC inicia requalificação da Portaria e Loja
e fachadas do Mosteiro de Alcobaça
A Direção-Geral do Património Cultural e a direção do Mosteiro de Alcobaça assinaram, no dia 16 de julho, os contratos de adjudicação para a requalificação da Portaria e da Loja Conventual, uma obra de 336 mil euros, e da conservação da Fachada Poente e da Fachada Norte do Mosteiro de Alcobaça, um investimento de 702 mil euros. A obra irá ser monitorizada pela associação Transparência e Integridade, a convite da DGPC, através de especialistas do setor, sendo o projeto pago por fundos europeus já atribuídos à associação presidida por João Paulo Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11.ª edição decorre este fim de semana
Academia de Jovens Autarcas em Óbidos junta Marques Mendes e Poiares Maduro
Este fim de semana decorre na Vila de Óbidos, a 11.ª edição da Academia de Jovens Autarcas, organização da JSD Distrital de Leiria. Dos oradores convidados destaca-se as presenças do ex-ministro Poiares Maduro, no almoço de domingo, pelas 12h30 e do ex-presidente do PSD Marques Mendes, no jantar de sábado, pelas 20h. O programa conta ainda com a participação do secretário-geral do PSD, José Silvano, do ex-presidente da Câmara Municipal de Óbidos Telmo Faria, do presidente dos Autarcas Sociais Democratas e da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Silva e do presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara aprova projeto de arquitetura
Mata Municipal de Ourém com requalificação ecológica e paisagística aprovada
Consciente da necessidade de reabilitar a Mata Municipal de Ourém, atendendo ao elevado potencial em termos de promoção da biodiversidade e do lazer para a população e escolas do concelho, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um projeto de requalificação ecológica e paisagística para este espaço verde da cidade de Ourém. O projeto foi pensado para possibilitar o usufruto por parte da população de forma lúdica ou pedagógica, além do uso pelas escolas como sala de aula ao ar livre, num investimento na ordem dos 200 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27ª edição reforça aposta na inclusão e democratização da música erudita
Maior Cistermúsica de sempre vai ter 50 concertos espalhados por todo o País
O 27º Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça realiza, de 28 de junho a 28 de julho, a sua maior edição de sempre com 50 concertos espalhados por todo o País, imbuídos de uma missão: democratizar o acesso à música erudita, tornando-a popular e inclusiva. Ludovice Ensemble, Kronos Quartet, Madeleine Peyroux, Camané, Mário Laginha e Rão Kyao são algumas das propostas de um programa que pode consultar no site do festival. A maior parte dos espetáculos, cerca de 30, serão realizados no concelho de Alcobaça, tendo o Mosteiro de Santa Maria como verdadeiro epicentro do evento, com cerca de 21 espetáculos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ruas da vila balnear encheram-se de figurantes e público
Carnaval de Verão anuncia chegada do Verão
à praia de Santa Cruz
O Carnaval de Verão regressou às ruas do centro de Santa Cruz, no sábado, 22 de junho. O evento contou com a participação de cerca de 800 figurantes oriundos de diversas partes do país que desfilaram ao ritmo dos tambores, naquele que se constitui como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. Durante a tarde, os Cabeçudos e Zés Pereiras anunciaram a chegada do Carnaval à estância balnear, marcando o compasso para o desfile que se aproximava.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maioria é oriunda da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Orçamento Participativo de Leiria vai ter onze propostas a votação
A Câmara Municipal de Leiria já publicou a lista definitiva de propostas admitidas a votação para o Orçamento Participativo 2019/2020, que pode ser consultada na plataforma do Orçamento participativo. Foram admitidas a concurso 11 das 42 propostas apresentadas, sendo a maioria delas (6), oriundas da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. A edição deste ano prevê uma verba de 447.444,22 euros para as propostas mais votadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 10 a 14 de agosto
“Aljubarrota Medieval” revive a afirmação
da nacionalidade portuguesa
Há 634 anos, a 14 de agosto de 1385, os exércitos de Castela compostos por 30.000 homens, foram bravamente derrotados pelas 7000 tropas lusitanas lideradas pela mestria estratégica de D. Nuno Álvares Pereira, nos campos de Aljubarrota, que pertenciam aos antigos coutos de Alcobaça, território dos monges cistercienses. Mais de seis séculos depois, a história da Batalha de Aljubarrota é ainda hoje celebrada e relembrada pela sua importância histórica. Uma batalha fundacional que representa o momento da afirmação definitiva da nacionalidade Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Heloísa Apolónia e Ana Rita Carvalhais lideram a lisa
CDU vai ter 4 mulheres nos 5 primeiros lugares da lista às legislativas no distrito de Leiria
A CDU tornou públicos, no dia 19 de julho, os nomes e notas biográficas dos primeiros cinco candidatos na lista da CDU às Eleições para a Assembleia da República. A Comissão Coordenadora do Distrito de Leiria da CDU sublinha que para lá de manter, a exemplo de eleições anteriores, como cabeça de lista uma mulher, conta entre os seus primeiros cinco candidatos com 4 mulheres, um inequívoco sinal da importância que a CDU dá à participação das mulheres nas suas listas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participantes vão conhecer Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande
Rio Zêzere recebe remadores internacionais
no “Portugal Rowing Tour”
Remadores de oito países da Europa vão descobrir o território do Rio Zêzere no próximo mês de agosto, durante a edição de 2019 do “Portugal Rowing Tour”. O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram, no dia 23 de julho, o evento, em conferência de imprensa realizada no Convento da Sertã Hotel, na Sertã. O circuito de 2019 do Portugal Rowing Tour acontece de 15 a 18 de agosto e é constituída por cinco etapas, que levarão os participantes s remar cerca de 70 quilómetros, localizados nos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Sobreiros centenários de Moita dos Ferreiros cortados sem autorização do ICNF
No dia 21 de Julho, no Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, freguesia de Moita dos Ferreiros, concelho da Lourinhã, vários sobreiros centenários foram cortados e mais de uma centena de sobreiros ficaram sem pernadas, sem justificação, num espaço onde predomina a natureza e onde se encontra uma das maiores manchas de sobreiros centenários da região Oeste e a maior do concelho da Lourinhã, denuncia a Liga dos Amigos Misericórdia de Moita dos Ferreiros, considerando tratar-se de um crime ambiental. Estes cortes estão a ser realizados há mais de 2 semanas, sem autorização do I.C.N.F., que foi efetuada uma denúncia ao Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para sofrer obras de requalificação
Mercado Municipal de Santarém muda-se
para a Casa do Campino
O processo de mudança do Mercado Municipal de Santarém para a Casa do Campino foi concluído no dia 31 de julho. A consignação da empreitada será realizada nos próximos dias, prevendo-se que as obras se iniciem a curto prazo. A empreitada, com o valor previsto de € 1.950.000,00, tem como objetivo a requalificação do espaço do Mercado Diário, um espaço emblemático para Santarém, que vai ganhar uma nova dinâmica, através da criação de quatro praças interiores, numa divisão criada pelas bancas do mercado diário (que se mantém) e para as quais se passará a fazer a abertura das lojas que se distribuem pela estrutura exterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª etapa passa por Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, Caldas, Óbidos, Bombarral e Torres Vedras
81ª Volta a Portugal atravessa nove concelhos de Leiria e Oeste no dia 2 de agosto
No dia 2 de agosto - entre as 12h30 e as 14h - a "81ª Volta a Portugal Santander" passa por Alcobaça. A prova terá início a 31 de julho sendo que, no dia 2 de agosto, o concelho será incluído na 2ª etapa, a mais longa da prova com 198,5 km. Esta etapa terá início na cidade da Marinha Grande, com o pelotão a passar na zona norte do concelho de Alcobaça antes de atravessar os concelhos da Batalha e Porto de Mós, reentrando no concelho de Alcobaça em direção à cidade, seguindo depois para as Caldas da Rainha, onde estará instalada uma Meta Volante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após processo em investigação
PSP identifica suspeito de furto em Alcobaça
e entrega bens recuperados ao proprietário
No dia 12 de junho de 2019, na sequência de um processo em investigação relativo a furto em residência, a Esquadra Complexa de Alcobaça, da Divisão Policial de Caldas da Rainha da PSP, através dos elementos da investigação criminal, realizou diligências no intuito de recuperar os bens furtados e identificar os supostos autores do ilícito. Na sequência destas diligências foi identificado um homem com 41 anos de idade, suspeito da autoria do furto. Foram recuperados/apreendidos e entregues ao proprietário, duas televisões LED, um agrafador, uma pistola de cola quente e três almofarizes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo de cooperação
DGPC e Câmara de Alcobaça criam Comissão Científica da Casa-Museu Vieira Natividade
No dia 10 de julho, foi assinado um protocolo de cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultura (DGPC) e a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) referente à Casa-Museu Vieira Natividade. É intenção da DGPC e da Câmara Municipal de Alcobaça, dar execução à vontade de Manuel Vieira Natividade e da Família, assim, neste âmbito, será criada uma Comissão Científica que elaborará um estudo prévio a fim de se desenvolverem os necessários esforços de angariar financiamento comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior
PSD escolhe Isaura Morais para liderar lista do distrito de Santarém às legislativas de 2019
Isaura Morais, atual presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, vai liderar a lista do PSD pelo Distrito de Santarém às eleições legislativas de 2019. A mulher que conseguiu derrotar a governação socialista em Rio Maior, assim é descrita pelo site nacional do PSD, é licenciada em Recursos Humanos e tirou uma pós-graduação em Gestão de Marketing. Iniciou a sua carreira política coo presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, antes de desafiar o histórico socialista Silvino Sequeira nas eleições de 2009 para a Câmara de Rio Maior. Em termos partidários, Isaura Morais é atualmente presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra da Saúde também estará presente
Primeiro-ministro inaugura Unidade de Saúde Familiar do Bombarral
A inauguração da 100.ª Unidade de Saúde Familiar (USF), localizada no Bombarral e integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, terá lugar esta terça-feira, dia 16 de julho, pelas 10 horas. A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra da Saúde, Marta Temido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Só no distrito de Santarém, a IP, S.A quer abater 2600 árvores, sem fundamentar o motivo da destruição
IP abate dezenas de árvores de grande porte no concelho de Ourém
A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.), concessionária geral da rede rodoviária nacional (e ferroviária), está a promover o corte indiscriminado de árvores públicas sem que exista fundamento técnico que justifique a destruição deste património público, denuncia a Quercus. A IP faz a gestão direta da EN113 no concelho de Ourém, tendo no final da semana passada, junto da estrada nacional EN113, abatido dezenas de árvores verdes, de grande porte, nomeadamente carvalhos-portugueses, freixos, ciprestes, olaias e choupo-preto, algumas junto da Ribeira de Seiça, em terrenos agrícolas dentro de um Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, sem que existisse motivo evidente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Substituindo Heitor de Sousa e Carlos Matias
Ricardo Vicente e Fabíola Cardoso lideram listas do BE por Leiria e Santarém
Ricardo Vicente, de 35 anos, Licenciado em Engenharia Agronómica, Mestre em Engenharia Agronómica e pós-graduado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável é o cabeça de Lista do Bloco de Esquerda pelo Círculo Eleitoral de Leiria. Reside na Lourinhã, mas destacou-se como integrante do movimento ambientalista Peniche Livre de Petróleo, que luta contra a prospeção petrolífera ao largo da costa de Peniche. Já Fabíola Cardoso, de 46 anos, Professora de Ciências Naturais em Santarém, Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, pela Universidade de Aveiro é a cabeça de Lista do Bloco de Esquerda pelo Círculo Eleitoral de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria In – Semana da Indústria decorre de 8 a 13 de julho
Jovens de todo o País chegam ao Politécnico
de Leiria para descobrir a Indústria e a região
São mais de 50 os jovens estudantes do ensino secundário e profissional que chegam a Leiria já no próximo dia 8 de julho para participar na sexta edição da semana temática Leiria In – Semana da Indústria, uma organização do Politécnico de Leiria e da Fórum Estudante e dos seus parceiros. O Leiria-in promete uma semana cheia de atividades ligadas à robótica, à computação e ao mundo da indústria, em várias áreas. A iniciativa, que se realiza entre os dias 8 e 13 de julho na região de Leiria, inclui visitas a 19 empresas e indústrias locais e regionais, workshops, atividades culturais, desportivas e o conhecimento transversal da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto da Comunidade Intermunicipal do Oeste
Alcobaça vai ter 12 mil novas luminárias LED até final de agosto
A Câmara Municipal de Alcobaça e a Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) apresentaram, no dia 17 de julho, em São Martinho do Porto, o projeto de substituição de luminárias tradicionais por luminárias LED para o concelho de Alcobaça. No total serão substituídas cerca de 12 mil luminárias, correspondentes a metade da rede do concelho. Trata-se de um projeto inovador da Oeste CIM dado que não envolve fundos comunitários tratando-se de uma Parceria Público Privada em que todo o investimento é suportado pela empresa concessionária, ficando esta com uma parte dos 70% da poupança gerada pela alteração de tecnologia, durante 12 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Teresa Almeida e Hugo Vau
Atletas da Nazaré participam na campanha da Docapesca para promover consumo de carapau
Arrancou no dia 8 de julho a segunda fase da Campanha de Promoção do Carapau, iniciada em 2018, e que pretende reforçar o consumo de um dos mais abundantes peixes da costa portuguesa. A campanha é uma iniciativa do Ministério do Mar, concretizada pela Docapesca, no âmbito de um plano alargado para valorização desta espécie. À semelhança de 2018, a campanha volta a contar com conhecidos desportistas de desportos náuticos: Fernando Pimenta, campeão mundial canoagem (2018); Teresa Almeida, campeã do mundo de Bodyboard (2014); Joana Pratas, velejadora olímpica; Hugo Vau, surfista de ondas gigantes, e Francisco Lufinha, recordista mundial de Kitesurf.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Joana Parreira, estudante de Fisioterapia, vai estagiar com uma equipa de referência na área
Estudante do Politécnico de Leiria recebe bolsa para estudar as displasias ósseas nos EUA
Joana Parreira, estudante da licenciatura de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, venceu a Bolsa ANDO 2019, atribuída pela Associação Nacional de Displasias Ósseas, que lhe permitirá fazer um estágio extracurricular intensivo, de duas semanas, em ambiente hospitalar, no Hospital Pediátrico Nemours/Alfred I. duPont, em Wilmington, Delaware, Estados Unidos da América, um hospital de referência internacional em displasias ósseas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto inaugura Ciclo de Programação Cultural da Rede Património Mundial do Centro em 2019
"Tenor do povo" Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha
É já esta sexta-feira, dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património Mundial do Centro de 2019, no Mosteiro da Batalha, num concerto com entrada livre. Russell Watson iniciou a sua carreira ainda em criança e ficou internacionalmente conhecido ao cantar, em 1999, o hino nacional do Reino Unido no Estádio de Wembley. A sua voz surpreendente ganhou muitos fãs nos vários cantos do mundo, incluindo em Portugal, onde já figurou nos primeiros lugares das tabelas de vendas nacionais. No próximo dia 21 de junho, subirá ao palco juntamente com a Orquestra Ópera no Património, no Largo da Vitória, na zona exterior do Mosteiro, para dar música a todos os presentes e celebrar o Património Mundial da Humanidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 de junho e 7 de julho
Feira de S. Pedro está de volta a Torres Vedras com preocupações ambientais
A Feira de São Pedro está de volta à cidade de Torres Vedras, com a edição deste ano - que decorre entre 27 de junho e 7 de julho no Parque Regional de Exposições – a apresentar preocupações em torno do ambiente. A Feira de São Pedro vai ser um Eco Evento, com o certame a voltar a associar-se à iniciativa da Valorsul que desafia os organizadores de eventos a comprometerem-se com a redução do seu impacto ambiental. Para isso, o Município irá receber apoio para fazer uma gestão adequada de resíduos, assim como para proceder à sensibilização dos produtores de resíduos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Luís Mira Amaral, Luís Todo Bom e Rui Vinhas da Silva
Conselho Estratégico Nacional do PSD debate em Leiria “Economia, Trabalho e Inovação”
A Convenção do Conselho Estratégico Nacional do PSD dedicada à secção temática “Economia, Trabalho e Inovação” vai ter lugar este sábado, 29 de junho, a partir das 9h, no edifício Nerlei, em Leiria. Serão oradores Luís Todo Bom, ex-presidente da PT e porta-voz da secção temática EIT do CEN, Rui Vinhas da Silva, coordenador da secção temática EIT do CEN e Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Professor Universitário, ex-ministro da Indústria e Professor Universitário. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Festa dos Tabuleiros arranca no fim de semana com o Cortejo dos Rapazes
É já este sábado, dia 29, que começa em Tomar a Festa dos Tabuleiros. O primeiro dia da Festa será marcado por uma intensa programação, que inclui a abertura de diversas exposições. Uma delas, porém, abrirá ainda antes, na sexta-feira, pelas 18 horas, no Centro de Estudos em Fotografia (Casa dos Cubos): “A Festa, o saber e o gesto… De 1884 aos dias de hoje – a prática festiva em imagens”. No sábado, a programação começa às 9h30 com a inauguração da Praceta João Pedro Mota Lima e pelas 11 horas abrirá a exposição ‘’Ética das Coisas’’, do arquitecto Bartolomeu da Costa Cabral, no Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana de atividades decorre entre 1 e 5 de julho e as inscrições já estão abertas
Academia de Verão do IPL está de regresso e abre as portas aos estudantes do secundário
A Academia de Verão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria está de regresso de 1 a 5 de julho, destinada a todos os estudantes do ensino secundário da região de Leiria, que podem experimentar “estudar” no ensino superior e conhecer mais de perto o seu curso preferido. Na edição deste ano estão disponíveis 11 programas de atividades, que procuram estimular as áreas científicas e tecnológicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho vão ter nova vida
Edifício do IVV de Torres Vedras transformado em Pólo de Inovação do Vinho e Gastronomia
O antigo edifício do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) de Torres Vedras vai ser transformado em Pólo de Inovação do Vinho e da Gastronomia. A apresentação do respetivo projeto aconteceu esta sexta-feira, dia 7 de junho, no edifício a intervencionar, por Carlos Martins. Recorde-se que a Câmara Municipal de Torres Vedras adquiriu há alguns anos as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, construídas em 1948, um complexo edificado com valor patrimonial muito significativo. A refuncionalização deste espaço constitui uma oportunidade histórica para promover a regeneração urbana e económica de uma área importante da Cidade de Torres Vedras e para o reforço da centralidade do Concelho de Torres Vedras ao nível regional e nacional, nos planos cultural, científico, empresarial e turístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 a 15 de setembro
Massimo Biasion é o piloto internacional convidado do “Leiria Sobre Rodas” 2019
Massimo "Miki" Biasion será o piloto internacional convidado para a 6.ª edição do “Leiria Sobre Rodas”, um dos maiores eventos nacionais de clássicos e desportivos, que se realiza de 12 a 15 de setembro em Leiria. Campeão Europeu e Italiano em 1983, o piloto italiano, Bi-Campeão Mundial de Ralis em 1988 e 1989, terceiro piloto a vencer dois títulos seguidos, depois de Kankkunen e Walter Röhrl, vai estar presente em Leiria nos dias 14 e 15 de setembro para mostrar como se conduz um carro de ralis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GP Internacional Torres Vedras vai realizar-se entre 11 e 14 de julho
42º Troféu Joaquim Agostinho põe pelotão multinacional a pedalar no Oeste
O 42.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que vai realizar-se entre 11 e 14 de julho, foi apresentado no dia 27 de junho. A corrida portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI, vai juntar um pelotão de 132 corredores, defendendo as cores de 22 equipas. Entre equipas e corredores, estarão representados 16 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Canadá, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos da América, Guiné Bissau, Holanda, Irlanda, Itália, Paraguai, Portugal e Rússia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eduardo Cabrita elogia níveis de segurança do País
Ministro inaugura posto da GNR de Alcanena e entrega 25 viaturas de proteção e socorro
As novas instalações do Posto Territorial de Alcanena da GNR, na área do Comando Territorial de Santarém, foram inauguradas numa cerimónia, no dia 9 de julho, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel, entre outras entidades civis e militares. O edifício foi cedido pelo Município de Alcanena, tendo as obras de adaptação do edifício ascendido a 357.402 euros mais IVA e suportadas pelo Ministério da Administração Interna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animação de Rua, Teatro, Clown, Malabarismo, Música, Teatro Gestual, Teatro Aéreo… e muita diversão
Caldas Anima 2019 leva espetáculos de verão às ruas e praças das Caldas da Rainha
O Caldas Anima volta a receber, de 5 de julho a 10 de agosto, palhaços, malabaristas, trapezistas, acrobatas, comediantes e músicos. nas ruas e praças das Caldas da Rainha. Artistas estrangeiros e nacionais vão oferecer espetáculos gratuitos, que todos podem assistir e participar porque o verão não é só sol e praia. “Vamos proporcionar sorrisos pelas ruas e praças de Caldas da Rainha que estarão povoadas por artistas da região e outros vindos de várias geografias e culturas. Vamos animar os espaços históricos, as praças, as ruas das zonas comerciais, pátios e parque. Contamos também com a presença do público neste festival de alegria que vai montar arraial durante quase dois meses na cidade”, revela o diretor artístico Carlos Mota:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça da República
Festival Teatro de Rua volta a Porto de Mós entre 20 de julho e 4 de agosto
Conhecido pela diversidade de peças que levam à Praça um tema comum, o Teatro de Rua volta à Praça da República, entre os dias 20 de julho e 4 de agosto para agitar as mentes e os corações do seu público! Natureza e recursos naturais, foi a temática escolhida nesta 5º edição, mote para a realização das peças, originalmente produzidas pelos grupos de teatro locais, em colaboração com a Leirena – Companhia de Teatro de Leiria. Entradas livres.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Produtores da Agrupalto e Aligrupo conquistam maioria dos galardões na Gala Porco D’Ouro
Agrupalto e Aligrupo foram os destaques do evento que anualmente distingue a produtividade dos produtores suinícolas nacionais*. Explorações do Agrupamento Agrupalto vencem 18 dos prémios da noite. As explorações Valpor e Porval, ocupam o segundo e terceiro lugar do pódio com, respetivamente, 7 e 4 dos galardões da Gala Porco D’Ouro. Nas novas categorias Prémio Inovação Zoetis e Prémio Ministério da Agricultura para Ambiente e Bem-estar Animal o vencedor é a exploração Valorgado do Agrupamento Aligrupo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oposição entre a comunidade nazarena determinante para a decisão
Câmara da Nazaré decide anular concurso
para a construção da Zipline no promontório
A Câmara Municipal da Nazaré decidiu terminar, no dia 17 de junho, o procedimento concursal que estava em curso, objetivando a instalação da referida estrutura, contrariando agora a posição sempre assumida pelo seu Presidente, Walter Chicharro, que em entrevista a um canal televisivo no passado Verão, defendia a instalação da Zipline no promontório como estrutura fundamental para o desenvolvimento estratégico da Nazaré. Apesar do projeto ter sido premiado este ano pelo Turismo de Portugal, o Executivo socialista admite que uma grande parte da comunidade nazarena estava contra a obra e optou por não avançar com o projeto polémico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira
do Ribatejo fecha com balanço positivo
A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e cuja temática central foi a “Vinha e o Vinho” foi o ponto central do sector agrícola durante nove dias. O evento encerrou portas este domingo, 16 de junho, com um balanço positivo na participação de expositores e na área ocupada pelas empresas presentes no evento. O certame contou com uma grande mostra de maquinaria agrícola e com equipamentos inovadores, reflexo de um sector moderno, dinâmico e renovado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com início na Praia Paredes da Vitória
Programa da Bandeira Azul em Alcobaça promove redução do lixo marinho e plásticos
No dia 24 de junho, na Praia Paredes da Vitória, terá início a programação das atividades de educação ambiental da Bandeira Azul no concelho de Alcobaça com a atividade Caça Plásticos, uma iniciativa do Município de Alcobaça dinamizada pelo Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra com vista à sensibilização dos utentes da praia para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos e nas orlas costeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A edição de 2019 ficou marcada pela forte afluência de visitantes internacionais que procuram, na pedra portuguesa, novas oportunidades de negócio.
Stone 2019 atraiu visitantes de todo o mundo
à procura de oportunidades de negócio
A indústria da pedra reuniu-se, entre os dias 12 e 15 de Junho, na Exposalão – Batalha, para apresentar as últimas novidades e inovações do sector. Com o número de visitantes a rondar os 15.000, a Stone 2019 contou com um grande fluxo de profissionais estrangeiros, oriundos de mais de 30 países de todos os pontos do mundo, em busca de oportunidades de negócio com a pedra portuguesa. 65% das empresas assume ter estabelecido importantes contactos internacionais, com destaque para a Espanha, França, Alemanha, Polónia, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália, Inglaterra, Colombia, Índia, Jordânia, Turquia, Argélia, África do Sul, Angola e China, entre outros países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa Solancis recebe palestra sobre o setor da pedra
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros comemora 40º aniversário em Alcobaça
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) comemora em 2019 os 40 anos da sua constituição com uma programação a realizar ao longo do ano e distribuída pelos concelhos abrangidos pelo parque. No concelho de Alcobaça realizar-se-á nas instalações da empresa Solancis uma palestra subordinada ao tema “Inovação tecnológica e economia circular na utilização dos recursos geológicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo crime de violência doméstica
GNR detém homem que agredia a própria mãe
há cerca de 10 anos no concelho da Batalha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, dia 11 de julho, um homem de 38 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Batalha. No âmbito de uma investigação apurou-se que o suspeito agredia física e psicologicamente a sua mãe, com 67 anos e com limitações físicas, há cerca de 10 anos, ameaçando-a de morte reiteradamente. No seguimento das diligências os militares deram cumprimento a um mandado de detenção, resultando na detenção do suspeito que tinha por hábito sujeitar a mãe a humilhações e tratamentos degradantes, causando-lhe um estado de humilhação e ansiedade, temendo, várias vezes, pela própria vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto de verão terá lugar no dia 27 de julho
Fernando Daniel leva música ao vivo à baía
de São Martinho do Porto
No dia 27 de julho, sábado, São Martinho do Porto volta a ser o palco de mais um concerto de verão para toda a família. Fernando Daniel, vencedor do The Voice em 2016, é atualmente uma das vozes mais ouvidas nas rádios. No espetáculo não faltarão também algumas versões de alguns dos seus artistas favoritos, há que não esquecer que foi assim que deu a conhecer ao público a sua voz única e a sua personalidade artística, primeiro no Factor X e depois no The Voice, onde se sagrou vencedor na edição de 2016. Em palco, Fernando Daniel, na voz, guitarra e piano, estará acompanhado pelo seu habitual quarteto de músicos: Mike Pestana (bateria e programações), Tiago Silva (baixo), Mendonza (teclado) e Ivo Magalhães (guitarra).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PSP detém 2 homens por furto de combustível nos Marrazes
No dia 25 de junho 2019, pelas 23h00, a Divisão Policial de Leiria da PSP, deteve em flagrante delito dois homens, com 27 e 33 anos idade, por furto de gasóleo em depósitos de viaturas pesadas estacionadas em interior do parque vedado de uma firma de transportes, sita em Janardo, Marrazes, Leiria. Para o efeito utilizaram veículo automóvel ligeiro para o transporte de quatro bidons com a capacidade de 20 litros de gasóleo cada, tendo furtado um total de 80 litros. A detenção ocorreu devido à pronta reação policial da patrulha policial ao alarme recebido, tendo surpreendido os suspeitos quando estes tentavam evadir-se do local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem e mulher já estavam referenciados por este tipo de crime
PSP detém em flagrante na Marinha Grande
dois suspeitos de tráfico de droga
No dia 10 de julho, pelas 12h33, a Polícia de Segurança Pública da PSP, através da Esquadra da Esquadra Complexa de Marinha Grande, em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, procedeu à detenção um homem com 36 anos e uma mulher com 33 anos, na cidade da Marinha Grande. Esta detenção ocorreu no seguimento da continuidade de atividade criminosa dos arguidos, pois ambos já tinham sido detidos em maio de 2019, no âmbito do processo de tráfico de estupefacientes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
27º Festival de Música de Alcobaça
Cistermúsica arranca com mês de celebração da música, da dança e do património
O Festival de Música de Alcobaça teve um primeiro fim de semana com muito público (mais de um milhar), que marcou presença nos seis espetáculos deste arranque, mas até 28 de julho ainda há mais de 40 produções para vários públicos em vários territórios. Mas os grandes concertos do fim de semana tiveram lugar no Mosteiro de Alcobaça, palco privilegiado do festival. No sábado à noite o teatro musical “A Rua”, com coro infantil e orquestra da Academia de Música de Alcobaça, encheu a Cerca do Mosteiro, com cinco centenas de espetadores que muito aplaudiram este espetáculo da programação “Júnior e Famílias”. A música erudita, espinha dorsal do Cistermúsica, teve o seu ponto alto no domingo, quando centenas de pessoas assistiram ao concerto de abertura da programação principal pelo “Ludovice Ensemble”, na magnífica Nave Central do Mosteiro. Ouviram-se as Cantatas de Bach e também uma chuva de aplausos, no final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VII Open Internacional de Cadetes e do XIV Estágio Internacional de Judo
Tomar espera mais de 250 atletas de Judo
de 20 clubes e três países
No dia 19 de junho, a Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) apresentou, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, o VII Open Internacional de Cadetes e do XIV Estágio Internacional de Judo. Estes dois eventos decorrerão em Tomar (30 de junho e 1 a 4 de julho, respetivamente). Nesta Conferência, com as intervenções do vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, do presidente da Direção da AJDS, António Pedroso leal, e do diretor técnico associativo da AJDS, Filipe Lopes, foram apresentados os objetivos, programa oficial do Open e Estágio e ainda os países e atletas que competirão no Open. São esperados mais de 250 atletas, de 20 clubes, superando assim os participantes registados em 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 22 de junho
Dino d'Santiago traz o funaná de Cabo Verde para o Parque Verde de Alcobaça
Dino d’Santiago traz ao novo Parque Verde de Alcobaça, no dia sábado, 22 de junho, os ritmos quentes de Cabo Verde modernizados pela eletrónica urbana lisboeta. A banda sonora ideal para celebrar a chegada do verão no concelho de Alcobaça. As distinções para "Melhor Álbum", "Melhor Artista Solo" e "Prémio da Crítica" dos Play - Prémios da Música Portuguesa constituem os indicadores atuais que Dino D`Santiago é um nome incontornável da atual música portuguesa. Trabalhando a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica com cunho de Lisboa, Dino D`Santiago tem recebido as mais elogiosas críticas ao seu álbum de "Mundu Nôbu" (SONY).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de julho
Desporto Sénior de Verão arranca em Alcobaça
Estão a decorrer as inscrições para a edição deste ano do projeto Desporto Sénior de Verão, uma iniciativa do Município de Alcobaça que promove a prática desportiva e o bem-estar no seio da comunidade sénior de todo o concelho. Durante a duração da iniciativa, de 1 de julho a 31 de agosto, o Município irá disponibilizar dois autocarros para transporte dos utentes das IPSS assim como outros utentes que se inscrevam para a realização de atividades físicas. Durante o mês de julho haverá aulas de hidroginástica nas piscinas municipais do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ministra da Cultura reuniu com a Direção
do Mosteiro de Alcobaça
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se esta quinta-feira, dia 27 de junho, a Alcobaça para uma reunião de trabalho com a Direção do Mosteiro. À saída da reunião, a ministra foi surpreendida pelo presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Rui Alexandre, que lhe foi apresentar cumprimentos em nome dos militantes e simpatizantes da secção do PS de Alcobaça. A visita da ministra da Cultura a Alcobaça surge pouco tempo depois da visita da secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, no dia 3 de junho, para tomar conhecimento das condições atuais da Casa-Museu Vieira Natividade, que deverão ser reabilitadas para uma posterior abertura ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Isabel Oneto preside à cerimónia
Secretária de Estado assina contrato para obras de construção do Posto da GNR de Óbidos
A assinatura do Contrato de Cooperação Interadministrativo para as Obras de Construção do Posto Territorial da GNR de Óbidos terá lugar no dia 29 de Julho, segunda-feira, às 11 horas, no salão nobre do Edifício Paços do Concelho, em Óbidos, com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa desce à cidade ocupando o coração do burgo
Leiria Medieval celebra memórias do Moinho
do Papel de 18 a 21 de julho
A cidade de Leiria está a preparar-se para mais uma grande viagem à Idade Média, este ano revisitamos 1411 e “As memórias do Moinho do Papel” e damos vida ao que seria o burgo naqueles tempos com um batalhão de 800 figurantes, que encarnam personagens como mercadores, nobres, plebeus, mercadores, artesãos, místicos e artífices. Como já é tradição, os grandes senhores da corte estarão presentes, com destaque para sua majestade D. João I, que concedeu, em 1411, por carta de privilégio real a Gonçalo Lourenço de Gomide, seu Escrivão da Puridade, a autorização para a construção de um engenho nas margens do Lis destinado ao fabrico de papel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um evento de entrada livre no coração da cidade
Leiria Medieval espera milhares de visitantes
de 18 a 21 julho
De 18 a 21 julho, a cidade de Leiria recebe mais uma edição do Leiria Medieval, um evento de entrada livre no coração da cidade em que são esperados largos milhares de visitantes. Este ano, o tema é “1411 – As memórias do Moinho do Papel”, esperando-se um pequeno exército para levar a bom termo uma recriação histórica: cerca de 800 figurantes, 50 horas de animação deambulante e 2000 pessoas envolvidas na preparação do evento. Além disso, haverá dezenas de espaços de gastronomia e bebidas de cariz medieval – como porco no espeto, cerveja artesanal, entre outros, e dezenas de espaços de artesanato e vendas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha volta a estar presente na iniciativa
CVR de Lisboa e OesteCIM promovem Património e vinhos na Rua Augusta
De 10 a 14 de julho, Municípios do Oeste e Leiria participam na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, certame que decorre entre as 12h00 e as 21h00. Numa organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, o evento, já na 5ª edição, pretende dar a conhecer aos turistas os vinhos e o património da região vitivinícola de Lisboa. A Câmara da Batalha volta a marcar presença no evento, em parceria com a Adega Cooperativa da Batalha, através da divulgação do vasto património concelhio, bem como dos vinhos produzidos nesta região, com destaque para o Real Batalha e o Baga&Syrah, distinguidos em diversos concursos vínicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o Município de Alcobaça
Secretária de Estado da Cultura assina protocolo sobre a Casa-Museu Vieira Natividade
A Cerimónia de Assinatura do protocolo de colaboração entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e o Município de Alcobaça sobre a Casa-Museu Vieira Natividade terá lugar esta quarta-feira, dia 10 de julho, às 10h00, na Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça, com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Carvalho Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sindicato dos Médicos da Zona Sul
Médica ameaçada com arma de fogo no Centro da Saúde da Chamusca
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) tomou conhecimento de uma médica de família ter sido esta segunda-feira, 8 de Julho, ameaçada com uma arma de fogo no Centro de Saúde da Chamusca, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria. O SMZS solidariza-se com a médica e repudia todos os comportamentos violentos contra os profissionais de saúde, responsabilizando diretamente este Ministério da Saúde por submeter os médicos a contínuas más condições de trabalho e por não resolver os problemas que têm permitido estas situações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 a 28 de julho
2ª Quinzena Gastronómica do Coelho desafia restaurantes do Bombarral a criar novos pratos
Respondendo positivamente a um desafio lançado pelo Município do Bombarral, 12 restaurantes do concelho vão promover, entre os dias 18 e 28 de julho de 2019, a segunda edição da Quinzena Gastronómica do Coelho. Reconhecendo a necessidade de atração de novos públicos e turistas para experimentarem o que de melhor o concelho possui em termos gastronómicos, a autarquia contactou todos os estabelecimentos de restauração, lançando-lhes o desafio de criar pratos dedicados à carne de coelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia Fluvial do Agroal vê hasteada a bandeira azul pelo terceiro ano consecutivo
A Praia Fluvial do Agroal hasteou, mais uma vez, a Bandeira Azul, numa clara declaração de reconhecimento pelo esforço e efetivas condições que o Município de Ourém proporciona a todos aqueles que queiram usufrui desta “pequena maravilha” do concelho de Ourém. Esta distinção, atribuída pelo terceiro ano consecutivo pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que teve lugar no dia 1 de julho, é o reconhecimento do Agroal enquanto destino turístico, mas também como símbolo de inestimável valor e interesse ambientais, onde o Município tem vindo, num contínuo esforço de valorização do espaço, a investir.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 5, 6 e 7 de julho
Junta de Freguesia realiza a 5ª Grande Festa
da Freguesia de Évora de Alcobaça
A Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça realiza nos dias 5, 6 e 7 de julho a 5ª Grande Festa da Freguesia de Évora de Alcobaça. Segundo a autarquia, depois do enorme sucesso das edições anteriores, que atraíram largos milhares de pessoas durante os três dias do evento, a expectativa para este ano é ainda maior, com um fim de semana dedicado à Freguesia. Do evento constam vários concertos, folclore, passeio de motos e motorizadas, passeio de tratores, caminhada pela Freguesia, exposição de máquinas e alfaias agrícolas, etc. A gastronomia também vai ter um lugar de destaque com a participação de 8 tasquinhas / restaurantes e 4 bares das diversas associações da Freguesia, além de uma tenda gigante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Quercus denuncia construção em área REN
de aterro ilegal na pista do Pias Longas
O Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus denunciou, no dia 23 de julho, a construção de um grande aterro no prolongamento da pista de aviação do Pias Longas, no baldio do Sobral, numa área integrada em REN – Reserva Ecológica Nacional, fora do equipamento previsto no PDM de Ourém. Segundo a Associação Nacional de Conservação da Natureza, esta obra constitui um atentado ambiental muito grave devido à deposição de milhares de toneladas de resíduos de exploração de pedreiras do Casal Farto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ana Sofia Antunes presente na Praia+Acessível
Secretária de Estado da Inclusão hasteia Bandeira Azul e Acessível na Praia da Nazaré
A cerimónia do hastear das Bandeiras da Praia da Nazaré para a época balnear 2019 realizou-se no dia 2 de julho e contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão. Ana Sofia Antunes assistiu ao hastear da Bandeira da Acessibilidade no Município que venceu em 2018 o prémio de “Praia + acessível”. “A Nazaré foi considerada a mais acessível das 214 existentes em território nacional, e este ano continuamos com este movimento”, lembrou a secretária de Estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orientado para traçar rotas transfronteiriças em torno do tema Invasões Francesas e da figura de Napoleão
Rota Histórica das Linhas de Torres integra projeto ibérico NAPOCTEP
A Rota Histórica das Linhas de Torres, com sede no Sobral de Monte Agraço, integra o projeto aprovado pelo programa Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP). A Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras participou, nos dias 9 e 10 de julho, na apresentação pública do projeto NAPOCTEP - uma nova iniciativa orientada para traçar rotas transfronteiriças em torno da temática das Invasões Francesas e da figura de Napoleão -, numa visita a lugares históricos relacionados com a Batalha do Bussaco e numa jornada de trabalho sobre as tarefas, orçamentos e gestão administrativa e financeira da candidatura já aprovada pelo programa Interreg V-A Espanha – Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal manifesta solidariedade com os utentes
Obra de requalificação do Centro de Saúde da Marinha Grande causa transtorno aos utentes
Cidália Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, manifestou, no dia 9 de julho, preocupação pelas dificuldades com que os profissionais e utentes do Centro de Saúde se deparam, estando em causa a sua segurança e bem-estar físico e até psicológico. Por isso mesmo, informa ter remetido, no dia 4 de julho um ofício à presidente da ARS Centro com conhecimento ao diretor do ACES Pinhal Litoral e demais responsáveis do Centro de Saúde da Marinha Grande, onde solicitou a intervenção rápida daquela entidade para encontrar uma solução que permita dar continuidade à obra sem prejuízo da salvaguarda do bem-estar e da segurança quer dos profissionais quer dos utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Câmara Municipal e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sobral recebe encontro sobre Rentabilidade e Produtividade das Micro e Pequenas Empresas
O Encontro Temático - A Rentabilidade e a Produtividade das Micro e Pequenas Empresas vai ter lugar no dia 25 de junho pelas 18 horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal do Sobral de Monte Agraço. Este Encontro, com organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas - CPPME, é o primeiro de vários encontros e iniciativas dirigidas aos Micro, Pequenos e Médio Empresários da Região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
m|i|mo tem aprovada candidatura para restauro de espólio do fotógrafo Fabião
Uma parte do espólio do fotógrafo José Fabião existente no m|i|mo vai ser alvo de uma intervenção de conservação preventiva e curativa ao abrigo de uma candidatura do Museu da Imagem em Movimento à Rede Portuguesa de Museus. Este trabalho de preservação, que incide sobre um registo fotográfico ímpar sobre a história recente de Leiria, vai ser contemplado com um financiamento máximo 60% da candidatura apresentada, um projeto que contará com um técnico de conservação preventiva a trabalhar neste fundo durante um ano, com o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus, estando previsto o tratamento de 4.000 a 6.000 espécies fotográficas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
URBACT Action Planning Network – Rede de Planeamento de Ação
Comunidade do Oeste adere a rede europeia para a economia circular no setor da construção
A Comunidade Intermunicipal do Oeste foi selecionada para integrar uma nova URBACT Action Planning Network – Rede de Planeamento de Ação, ao lado de países como Holanda, Eslovénia, Letónia, Grécia, Espanha, Dinamarca, Itália e Alemanha. Ao URBACT III (2014-2020) concorreram 29 países diferentes, num total de 62 propostas submetidas. O Comité de Monitorização URBACT III aprovou 23 Redes de Planeamento de Ação, as quais envolvem 26 países e 203 parceiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após 22 mandados de busca domiciliária, duas buscas não domiciliárias e 15 buscas em veículos
PSP detém 11 suspeitos de tráfico de droga
nos distritos de Leiria e Lisboa
No âmbito de uma investigação em curso, a Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Leiria da PSP, desencadeou, entre as 15 h de domingo e as 20 h de segunda-feira, 22 de julho, em localidades do distrito de Leiria e Lisboa, uma operação policial que culminou com o cumprimento de 22 mandados de busca domiciliária, duas buscas não domiciliárias (1 estabelecimento e 1 instituição bancária) e 15 buscas em veículos. Esta investigação, que decorria há cerca de um ano, centrada no tráfico de estupefaciente, conduziu a 4 detidos em cumprimento de Mandado; sete detidos em flagrante delito pelos crimes de tráfico de estupefaciente e posse de arma ilegal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direção Nacional aprovou listas de candidatos a deputados
Barreiras Duarte e Pedro Pimpão ficam fora
das listas de deputados do PSD por Leiria
Margarida Balseiro Lopes (da Marinha Grande e presidente da JSD), Hugo Oliveira (Vereador da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e vice-presidente da Distrital de Leiria do PSD), Pedro Roque (deputado eleito por Lisboa na anterior legislatura e secretário-geral dos Trabalhadores Sociais democratas (TSD) e Olga Silvestre (advogada e presidente da Concelhia de Porto de Mós) são os quatro nomes considerados elegíveis na lista do PSD ao Círculo Eleitoral de Leiria aprovados esta terça-feira, dia 30 de julho, pela Direção Nacional do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maestro soma 16 anos de direção do Estágio Internacional de Orquestra de Leiria
Orfeão homenageia Jean-Sébastien Béreau
com dois concertos em Leiria e Batalha
O Estágio Internacional de Orquestra de Leiria, promovido pelo Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes (OLCA) vai realizar dois concertos protagonizados pela Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção de Jean-Sébastien Béreau, como forma de reconhecimento pelo prestígio que o maestro trouxe a Leiria. Ao longo de 16 anos, com a sua Master Class de direção de Orquestra o maestro atraiu centenas de jovens instrumentistas de vários países para aperfeiçoamento das suas competências. Os concertos terão lugar nos dias 27 e 28 de julho, na Igreja de S. Francisco, em Leiria, e nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, respetivamente, ambos às 18h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano do centenário de uma das poetas maiores da Língua Portuguesa
Festival de Estátuas de Tomar evoca Sophia
e revela a melhor estátua viva do mundo
No ano do centenário de uma das poetas maiores da Língua Portuguesa, o Festival Estátuas Vivas de Tomar é dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen. Entendida na sua dupla aceção, a palavra evoca a escritora mas também a palavra grega que significa sabedoria, juntando ambas como mote para o festival que decorre nos dias 7 e 8 de Setembro. Como aconteceu o ano passado, o primeiro dia, sábado, terá por base esta temática, com 16 quadros criados propositadamente a propósito de referências da obra da autora, mas que aprofundam também a sua leitura. No domingo, o Festival terá tema livre, com a particularidade de incluir os dez quadros mais votados do Living Statues Masters, eleição da melhor estátua viva do mundo, que será revelado no final do Festival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova loja: terá um forte investimento que resulta em 16 novos postos de trabalho
Bricomarché abre quinta loja no distrito Leiria na Marinha da Guia
O Bricomarché, insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, abriu no dia 18 de julho uma nova loja em Marinha da Guia, na Freguesia do Carriço, Pombal, com uma superfície comercial de 1.300m2, criando assim 16 novos postos de trabalho. Esta é a quinta loja do Bricomarché no distrito Leiria, mas a primeira com um conceito mais compacto. Esta nova tipologia de loja Bricomarché espelha de forma mais vincada o conceito de proximidade, uma vez que se trata de um ponto de venda de menor dimensão e por isso com uma oferta mais específica e assertiva para o cliente da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesca põe em causa várias espécies de tubarões
Investigador do Politécnico de Leiria publica artigo sobre tubarões na revista Nature
Um investigador do Politécnico de Leiria, André Afonso, integra a equipa de especialistas que acaba de publicar na revista Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, um artigo sobre o impacto da pesca na sustentabilidade de diversas espécies de tubarões. Os investigadores concluem que cerca de um quarto dos habitats dos tubarões estão em zonas de pesca ativa, o que ameaça grandemente os tubarões, cujas populações têm vindo a declinar em todo o mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantora brasileira atua no dia 14 de agosto
Ludmilla vai ser o grande centro das atenções da primeira edição do Santarém Summer Fest
Tem a agenda de agosto reservada para espetáculos em Portugal. Vai, inclusive, estrear-se no palco principal do maior festival de verão de música lusófona. Mas antes, Ludmilla será ainda ser o grande centro das atenções da primeira edição do Santarém Summer Fest, no dia 14 de agosto, na antiga Escola Prática de Cavalaria e Jardim da República. Com um cartaz musical de peso, para além da artista brasileira, autora de sucessos como Cheguei, Din Din Din e dos mais recentes A Boba sou eu e Favela Chegou, sem esquecer a sua participação em Onda Diferente, com Anitta e Snoop Dogg, o Santarém Summer Fest¹19 vai proporcionar ao público uma noite de ritmos contagiantes. A Ludmilla, juntam-se CEF, Laton, Rui Orlando, Soraia Ramos e Batuta Dj.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Natureza e música de mãos dadas no anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Sons da Fórnea juntou Gonçalo Pescada e Mário Marques em concerto do Cistermúsica
O concerto “Sons da Fórnea” teve lugar no dia 21 de julho, ao final da tarde, no grande anfiteatro natural do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O palco foi dos músicos Gonçalo Pescada e Mário Marques, que apresentaram um recital “Tributo a Piazzola e Galliano”, com acordeão e saxofone. Realizada pela terceira vez, esta iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Porto de Mós com a Junta de Freguesia de Alvados e Alcaria, o ICNF, as Águas Centro Litoral e o Cistermúsica, integrando, assim, o concerto no programa do Festival de Música de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho recebe 1ª edição da Taça Ibérica de Stand Up Paddle
No dia 6 de julho, a Associação de Stand Up Paddle Portugal (ASUPP), a Central SUP de Madrid, a Federação Portuguesa de SURF e a Federação Espanhola de SURFING vão organizar em conjunto com a Câmara Municipal e a junta de Freguesia de São Martinho do Porto, a 1ª Taça Ibérica de SUP Race por equipas. Na mesma data e na mesma prova, decorrerá a 2 ª edição da Taça de Portugal de SUP Race por equipas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa parceria intermunicipal, no âmbito da OesteCIM
Cadaval instala 1000 lâmpadas LED na rede
de iluminação pública
Teve início, no dia 13 de junho, no concelho do Cadaval, o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto “OesteLED ESE”. Trata-se de um projeto de âmbito intermunicipal com objetivos de preservação ambiental mas também de natureza económica. O projeto tem por objetivo, nesta fase, a substituição de cerca de 1.000 luminárias de tecnologia convencional por tecnologia LED, que, além de ser mais eficiente energeticamente e amiga do ambiente, reduz a poluição luminosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mosteiro de Santa Maria da Vitória
Artes à Vila regressa à vila da Batalha
de 27 a 30 de Junho
Ao longo de 3 dias, artistas e obras da música tradicional portuguesa, músicas do mundo e jazz, apresentam a sua arte num dos mais importantes monumentos nacionais, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. O programa conta com concertos, exposições, conferências, visitas guiadas e workshops, ao longo de todo o dia e para toda a família!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa visita a vila esta sexta-feira
Secretário de Estado Luís Goes Pinheiro inaugura Espaço Cidadão em Constância
Esta sexta-feira, dia 21 de junho, às 15h30, o secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, vai presidir à inauguração do Espaço Cidadão, em Constância, um novo serviço, que vai funcionar, no centro histórico da vila, na Avenida das Forças Armadas, no edifício onde até agora está instalado o Posto de Turismo. Constância passará a ter assim mais um serviço de atendimento ao público, que permitirá criar sinergia entre a Administração Central e Local, no sentido da prossecução de políticas concertadas em prol do interesse público, dos residentes e do desenvolvimento do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dois anos depois da tragédia dos incêndios de Pedrógão Grande
Rui Rio participa em reunião de trabalho
na Câmara Municipal de Castanheira de Pera
Dois anos depois da tragédia dos incêndios de Pedrógão Grande, Rui Rio, presidente do PSD, estará presente numa reunião de trabalho esta terça-feira, 18 de junho, pelas 11 horas, na Câmara Municipal de Castanheira de Pera. Recorde-se que o segundo aniversário dos grandes incêndios que afetaram o norte do distrito de Leiria contou esta segunda-feira com a Presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, e da presidente do CDS, Assunção Cristas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escavações arqueológicas terminaram este sábado
Paleontólogos descobrem na Lourinhã
4º grande ninho de dinossauro carnívoro
Terminou no sábado, 15 de junho, mais uma campanha de escavações de dinossauros na Lourinhã. Este ano focaram-se num grande ninho de dinossauro carnívoro, descoberto na Praia do Caniçal, na Lourinhã, possivel- mente de Lourinhanosaurus antunesi. A confirmar-se, este é o quarto ninho desta espécie a enquadrar as coleções do Museu da Lourinhã e a ser encontrado neste concelho. As escavações começaram já em 2017, onde o ninho foi sendo recolhido ao longo de três campanhas de verão, tendo finalmente terminado a semana passada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poiares Maduro e Marques Mendes foram palestrantes em Óbidos
Academia de Jovens Autarcas da JSD forma jovens para exercício dos seus mandatos
A JSD Distrital de Leiria realizou a sua 11.ª Academia de Jovens Autarcas, que anualmente "visita" um concelho do distrito. Este ano realizou-se na Vila de Óbidos, entre os dias 21 e 23 de junho (6.ª a domingo). Na sessão de abertura de 6.ª feira intervieram: Ricardo Duque, coordenador local da JSD, Pedro Brilhante, presidente da JSD Distrital de Leiria e José Silvano, secretário-geral do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estrada continua interditada ao trânsito
PEV considera Inaceitável resposta do Governo sobre a Estrada Nacional 114
Passados quase 5 anos da derrocada que cortou a estrada e quase 9 meses depois da obra concluída, a estrada nacional 114 continua encerrada, continuando a causar graves prejuízos à economia da região e pesados constrangimentos à vida dos cidadãos que vivem e trabalham nesta região e têm que se deslocar por motivos profissionais, académicos ou pessoais entre as duas margens, situação que levou a que Os Verdes, através do seu Grupo Parlamentar, questionassem o Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pinhal Municipal de Ferrel
Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas recebe acampamento com 1800 escuteiros
O Núcleo do Oeste do CNE – Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) vai realizar, entre 28 de julho a 2 de agosto, no Pinhal Municipal de Ferrel, no concelho de Peniche, o XIV ACANUC – Acampamento de Núcleo do Oeste que terá como tema ‘Casa Comum’ e contará com a participação de mais de 1800 escuteiros, entre os quais uma delegação de escuteiros de Malta. A cerimónia de abertura está agendada para o dia 28 de julho, domingo, pelas 21h30, e que contará com a presença, entre outras individualidades, do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um evento Azambuja Terra do Torricado
“Retiro do Torricado” anima Aveiras de Baixo de 26 a 29 de julho
A Freguesia de Aveiras de Baixo, concelho de Azambuja, vai retomar a sua festa anual em Honra de Senhor Jesus dos Aflitos. A iniciativa vai decorrer nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de julho, no jardim em frente à Junta de Freguesia, em Aveiras de Baixo. O evento é uma organização da Comissão de Festas de Aveiras de Baixo em parceria com a Casa do Povo de Aveiras de Baixo, da respetiva Junta de Freguesia e do Município de Azambuja. Esta festividade insere-se na promoção da marca “Azambuja Terra do Torricado” e celebra a gastronomia típica local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com descontos para todos os habitantes do concelho
Dino Parque celebra os 450.000 visitantes com agradecimento à Lourinhã
Para celebrar os 450.000 visitantes e agradecer a todos os habitantes do concelho da Lourinhã que em dois anos foram embaixadores do maior parque temático da Europa, o Dino Parque vai oferecer quatro euros de desconto por bilhete até 30 de setembro a todos os Lourinhanenses. Para usufruir deste desconto basta levantar o vale na Câmara Municipal da Lourinhã e apresentar a fatura da água. À entrada do Dino Parque basta apresentar o vale devidamente preenchido com os dados pessoais e número da fatura. O desconto, de quatro euros, é por bilhete até um máximo de quatro bilhetes, dois adultos e duas crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quinta edição do evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”
Vimeiro recebe grupos europeus de recriação histórica e grupos nacionais de música e dança
Nos dias 19, 20 e 21 de julho celebrar-se-á, no Vimeiro, a vitória da memorável Batalha de 1808, com a realização da quinta edição do evento “Recriação Histórica & Mercado Oitocentista”. Este evento, que começa na sexta-feira dia 19, reunirá no concelho da Lourinhã diversos grupos nacionais e internacionais de recriação, música e dança, proporcionando aos visitantes um conjunto de diversas atividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista com muita animação, ofícios, música, teatro e dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um minuto de leitura por dia nem sabe o bem que lhe fazia…
Biblioteca Municipal de Alcobaça lança projeto “Lê-me n(um) Minuto”
Com a vida acelerada dos nossos dias é difícil, mas a Biblioteca Municipal de Alcobaça sugere que tire por dia apenas um minuto para ler, ou ouvir alguém ler para si. A aposta num projeto cativante, para incentivar potenciais leitores, o que, visto assim, até parece fácil. Vídeos de um minuto, gravados em vários planos e espaços do edifício, mostram a biblioteca nas redes sociais, e os colaboradores da biblioteca leem em voz alta, pequenos excertos dos livros que toda a equipa selecionou, fomentando o gosto pela leitura dos visualizadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ângela Ferreira estuda possibilidade de abertura ao público do edifício
Secretária de Estado da Cultura visita Casa-Memória de Camões em Constância
Na sequência do reconhecimento por parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo para a importância e necessidade da abertura da Casa-Memória de Camões, a secretária de Estado da Cultura, Arquiteta Ângela Ferreira, visita esta terça-feira, dia 9 de julho, às 11h00, a Casa-Memória de Camões em Constância. Recorde-se que a Casa-Memória de Camões foi erguida segundo um projeto da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, com obras iniciadas em 1991, que se arrastaram por vários anos, devido a dificuldades sentidas para reunir os financiamentos necessários a tudo o que envolve um projeto desta envergadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Municipal CRESCER MAIS visa alargar a oferta de creches e medidas de apoio à natalidade
Batalha aprova medidas de apoio à infância
e promoção da natalidade
A Câmara Municipal da Batalha aprovou esta segunda-feira, 22 de julho, apenas com a abstenção do Partido Socialista, um programa ambicioso de apoio à educação na infância e de promoção da natalidade, através de 4 medidas concretas. A primeira medida passa por assegurar a gratuitidade sem obrigatoriedade de frequência dos estabelecimentos de infância (0-3 anos) das redes privada e solidária (não inclui alimentação, transportes, complementos horários ou outros serviços). A segunda medida garante o pagamento de um IAS (em 2019 de 435,76€) a todas as grávidas num pagamento único no último mês de gravidez, com o objetivo de facilitar os investimentos relativos à chegada do novo membro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vencedora do prémio “Praia Mais Acessível de Portugal em 2018”
Praia da Nazaré adquire novos equipamentos destinados a pessoas com mobilidade reduzida
A praia da Nazaré, vencedora do prémio “Praia Mais Acessível de Portugal em 2018”, reforçou, dia 23 de julho, os equipamentos destinados a pessoas com dificuldades de mobilidade através da disponibilização de um kit de canadianas anfíbias. As canadianas, que podem ser solicitadas no Centro Azul da Biblioteca de Praia, destinam-se a facilitar a deslocação do utilizador pela areia, na entrada e saída do mar. As canadianas anfíbias são fabricadas em alumínio anticorrosivo e são preenchidas com um material especial que garante sua flutuabilidade. Deste modo, o utilizador pode deixá-las na água enquanto desfruta do banho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a organização das jornadas pedagógicas
Secretário de Estado da Educação encerra ano letivo no Agrupamento de Escolas de Cister
O Agrupamento de Escolas de Cister marcou o encerramento do seu ano letivo, no dia 22 de julho, com a organização das jornadas pedagógicas «Pensar Cister - do 54 ao 55: um universo de oportunidades». Tratou-se de uma iniciativa inscrita no âmbito do programa Erasmus + (KA1) «Aprender para Incluir - Projeto de Capacitação de Recursos Humanos», cuja candidatura resultou na aprovação de 18 mobilidades de professores e técnicos, a levar a cabo no decurso do próximo ano letivo, tendo em vista o desenvolvimento de um plano de formação contínua.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Books & Movies dedica colóquio ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen
No ano em que se comemora o centenário do nascimento da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, o Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (13 a 20 de outubro) associa-se à celebração da memória de um dos mais importantes nomes da literatura nacional, dedicando-lhe um colóquio que irá juntar alguns dos maiores especialistas na carreira e na obra da autora. O colóquio (19 de outubro) é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcobaça, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos e irá reunir, no Auditório da Biblioteca Municipal, palestrantes oriundos de Portugal, Espanha e Itália.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Concelhia repudia “decisão anti estatutária e antidemocrática da Mesa Nacional
BE do Entroncamento contra rejeição de Carlos Matias como candidato às eleições legislativas
A Assembleia Concelhia de Aderentes do Bloco de Esquerda do Entroncamento, reunida em 24 de Julho, deliberou “manifestar veemente repúdio e protesto” pela que considera “decisão anti estatutária e antidemocrática da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda ao rejeitar a candidatura às eleições legislativas do Engenheiro Carlos Matias, candidatura aprovada com larga maioria pela Assembleia Distrital realizada no dia 29 de Junho de 2019.” Assim, manifestam ao deputado Carlos Matias, “eleito pelo povo do distrito de Santarém, a solidariedade política e institucional que é devida às pessoas e instituições democraticamente eleitas e com trabalho político desenvolvido de forma íntegra e competente ao longo do seu mandato.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Carvalhal Benfeito e Martingança
GNR destrói dois ninhos de vespa velutina
em Caldas da Rainha e Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, destruiu, no dia 24 de julho, um ninho de vespa velutina, na localidade de Casal das Hortas – Carvalhal Benfeito, concelho de Caldas da Rainha, e, no dia 27 de julho, identificou e destruiu posteriormente um ninho de Vespa Velutina, na localidade de Calços, concelho de Alcobaça. A vespa asiática representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente, tendo por todos estes riscos, sido classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da secretária de Estado Adjunta e da Educação
Governo assina Acordo para a Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo
A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, irá presidir esta terça-feira, dia 30 de julho pelas 11 horas, nos Paços do Concelho do Cartaxo, à cerimónia de assinatura do Acordo de Colaboração para a Requalificação da Escola Secundária do Cartaxo, a qual contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 1 e 2 de agosto
Volta a Portugal obriga a alterações ao trânsito em Leiria e Marinha Grande
A Volta a Portugal em bicicleta, que traz a festa do ciclismo a Leiria dia 1 de agosto, vai obrigar à implementação de algumas alterações de trânsito na cidade. No dia 2 de agosto, realiza-se a segunda etapa da prova, que é a mais longa desta edição. São 198,5 km com início na Marinha Grande que, após 29 anos, regressa à Volta. O final da etapa ocorre em Santo António dos Cavaleiros, freguesia do município de Loures, que, à semelhança da Marinha Grande, não recebia a prova desde 1990.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Batista Santos acompanha Rui Rocha na demissão
Presidente da Distrital de Leiria do PSD pede demissão do cargo
Rui Rocha anunciou, na reunião realizada esta quarta-feira, dia 31 de julho, em Leiria, a sua intenção de se demitir da presidência da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD. Paulo Batista Santos, atual presidente da Câmara Municipal da Batalha, acompanha Rui Rocha na sua demissão e decidiu igualmente pedir a demissão dos órgãos distritais do PSD, expressando a sua “indignação com a forma como a lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo de Leiria foi imposta sem qualquer justificação razoável pela direção nacional do PSD.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça e Marinha Grande
Jovem detido por furtar veículo em Pataias
e esplanadas em São Pedro de Moel
Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, no dia 1 de julho, deteve em flagrante delito um jovem, com 18 anos, por furto de veículo e furtos em esplanadas de estabelecimentos comerciais, na localidade de São Pedro de Moel, no concelho de Marinha Grande. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares abordaram um indivíduo na via pública, junto de um veículo ligeiro de mercadorias, em virtude de ter adotado um comportamento suspeito perante a presença da GNR, apurando-se que estaria a colocar artigos furtados no seu interior. Desses objetos, destacam-se artigos de esplanada furtados, como mesas, cadeiras, bancos, um fogareiro e um chapéu de sol.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Corredoura
Miradouro vai valorizar a entrada na vila
de Porto de Mós
A Corredoura vai receber um espaço de miradouro, entre o cruzamento e a EB2 Manuel de Oliveira Perpétua (no sentido de Porto de Mós). A obra já se encontra a decorrer e contempla a construção de muros, passeios, drenagem pluvial, estacionamento e zona de miradouro, com vista privilegiada sobre o Castelo e a vila de Porto de Mós. Este é um investimento de €115 386,00, feito pelo Município de Porto de Mós, que se prevê que esteja concluído em setembro próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rodrigo Amado Motion Trio vai apresentar-se Centro Cultural
Cartaxo recebe saxofonista Trevor Watts lenda incontornável do jazz europeu
O Rodrigo Amado Motion Trio vai apresentar-se no Cartaxo com o lendário saxofonista Trevor Watts, um dos mais conceituados improvisadores da história do jazz. O encontro entre o saxofonista britânico e o grupo de Rodrigo Amado, Miguel Mira e Gabriel Ferrandini terá lugar no dia 13 de julho, sábado, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo. O concerto será o será o único que realizarão em Portugal e chega ao Centro Cultural do cartaxo, como culminar de uma residência artística que os músicos vão realizar entre 9 e 15 de julho, na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fernando Sá concluiu que pacientes com tipo de enfarte MINOCA não apresentam os típicos fatores de risco
Centro Hospitalar de Leiria atribui prémio de investigação na área do enfarte do miocárdio
O Centro Hospitalar de Leiria atribuiu o Prémio de Investigação CHL 2019 – José Ribeiro Vieira ao trabalho de investigação liderado pelo cardiologista Fernando Sá, médico interno de formação específica em Cardiologia no Serviço de Cardiologia do CHL, que pretende definir as características diferenciadoras do enfarte do miocárdio sem obstrução das artérias coronárias (myocardial infarction with nonobstructive coronary arteries - MINOCA). Este tipo de enfarte do miocárdio continua a ser um enigma e um desafio para a Cardiologia, uma vez que os doentes não apresentam os típicos fatores de risco cardiovascular que no enfarte do miocárdio com obstrução das artérias são preditores da doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Detidos foram levados a tribunal
Suspeitos por tráfico de droga despistam-se após fuga a patrulha da GNR em Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha, em colaboração com os Postos Territoriais de Caldas da Rainha e Óbidos, deteve, dia 4 de julho, três homens, com idades compreendidas entre os 24 e 32 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Óbidos. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram uma viatura suspeita a circular, que no momento em que ia a ser abordada colocou-se em fuga, acabando por se despistar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas Festas de São Pedro
GNR de Porto de Mós identifica três suspeitos de venda de 143 artigos contrafeitos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Porto de Mós, nos dias 28 e 29 de junho, identificaram dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 32 e 50 anos, por suspeita de venda de artigos contrafeitos, no recinto das Festas de São Pedro, em Porto de Mós.No decorrer de uma ação de patrulhamento foram apreendidos 143 artigos contrafeitos, com um valor estimado em 1 455 euros, nomeadamente, 69 bonés, 40 sacos/mochilas, 30 carteiras e quatro pares de sapatilhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão
Constância recebe a quarta edição do FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão
Numa organização da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, Constância recebe a quarta edição do FICOC - Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão da CICO em Constância, um evento que decorre nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019. Este evento desenvolverá atividades em todas as freguesias do Município de Constância. Um vasto e rico programa musical será apresentado ao público por carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, promovendo e valorizando, no concelho, a presença do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, e da relíquia cultural que é o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância. Neste festival participarão também, com as suas peculiaridades, as associações concelhias parceiras da CICO por Protocolos de Colaboração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Ciência Viva de Constância
26ª Astrofesta dedica programa aos 50 anos
da chegada do Homem à Lua
Até domingo, Constância será o epicentro de uma programação totalmente dedicada aos 50 anos da chegada do Homem à Lua. Reúna a família e participe nas palestras, observações astronómicas e workshops organizados pelo Centro Ciência Viva de Constância e que celebram este acontecimento que marcou a História mundial. O eclipse lunar, hoje, dia 16, marcará o início da Astrofesta com uma imperdível observação comentada no Parque da Astronomia. Destacamos também no dia 19 de Julho, às 21:30, o miniconcerto "Jazz até ao nascer da Lua" e a música do Carrilhão LVSITANVS, o maior carrilhão itinerante do mundo ao longo do dia de sábado, 20 de Julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Faleceu Virgílio Ribeiro, pai do presidente
da Câmara Municipal do Cartaxo
Faleceu esta quarta-feira, dia 24 de julho, Virgílio Ribeiro, pai de Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que sofria de paramiloidose, conhecida como doença dos pezinhos. O corpo estará em câmara ardente a partir das 17h00, na casa mortuária do Cartaxo (junto à Igreja Matriz). As cerimónias religiosas serão realizadas amanhã, quinta-feira, pelas 17h30, na Igreja Matriz do Cartaxo, seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bandeiras Azuis hasteadas em São Martinho do Porto e Paredes da Vitória
No dia 1 de junho, foram hasteadas as Bandeiras Azuis atribuídas às praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, “estas distinções são o corolário lógico do trabalho desenvolvido pela autarquia e pelas respetivas Juntas de Freguesia na criação de condições de usufruto e lazer para estas duas magníficas praias. São também uma motivação para dar continuidade a este trabalho de modo a garantir que São Martinho do Porto e Paredes da Vitória sejam elas próprias duas bandeiras de um concelho com enorme tradição veranil e de bom acolhimento dos nossos visitantes.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diana Policarpo venceu o prémio com a instalação multimédia Death Grip
Diplomada do Politécnico de Leiria arrebata Prémio Novos Artistas Fundação EDP
Diana Policarpo, licenciada em Artes Plásticas no ano de 2008 pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, venceu o Prémio Novos Artistas Fundação EDP. A artista visual venceu Prémio com a instalação multimédia Death Grip, que retrata a vida e o percurso de um fungo parasita raro, que se aloja em espécies hospedeiras para se reproduzir assim como nas mulheres que o colhem no Nepal, que é muito valioso, e que por isso mesmo, é fonte de conflitos e violência. A instalação traduz uma investigação artística e uma metáfora sobre a invisibilidade das mulheres, a colaboração e as relações de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR de Pataias recupera raposa vermelha
presa em cativeiro
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha recuperou, eta quarta-feira, dia 24 de julho, um exemplar da espécie raposa vermelha, na localidade Pataias, concelho de Alcobaça. Após uma denúncia de um popular, os militares recolheram um exemplar da espécie cinegética raposa vermelha, Vulpes vulpes, da família Canidae, que se encontrava em cativeiro não autorizado, desde 2017. O exemplar foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros
Executivo Municipal de Torres Vedras aprova projeto para Escola Básica do Ramalhal
O projeto de construção da Escola Básica do Ramalhal foi aprovado na reunião do Executivo Municipal de terça-feira, dia 11 de junho. A escola terá seis salas de aula para o 1º ciclo, três salas de atividades para jardim de infância e, ainda, espaços de apoio como sala de música, sala polivalente, refeitório com copa, biblioteca e espaços administrativos. O complexo terá, ainda, uma área de recreio exterior, um pavilhão desportivo, um parque de estacionamento e uma zona para tomada e largada de crianças. A obra terá um custo total de 4,4 milhões de euros e tem um prazo de execução estimado de 24 meses a partir da data de adjudicação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na presença dos secretários de Estado das Autarquias Locais e das Comunidades Portuguesas
Câmara da Batalha cede viatura à GNR para reforçar segurança
O Município da Batalha apresentou na sexta-feira, 21 de junho, aos secretários de Estado das Autarquias Locais e das Comunidades Portuguesas, uma nova viatura que será ofertada à GNR local, com o objetivo de reforçar a capacidade operacional e de segurança no Concelho da Batalha. A nova viatura, adquirida pelo Município da Batalha, encontra-se totalmente equipada com sistemas de comunicações, constituindo mais uma reposta para a GNR da Batalha quanto à melhoria da eficácia das ações de policiamento, em particular quanto à população mais vulnerável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Maria Papoila é nova habitante do Agromuseu Dona Julinha
A burrinha Maria Papoila é a mais recente inquilina do Agromuseu Municipal Dona Julinha e que se junta aos restantes animais do espaço, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. Com cerca de 25 anos, Maria Papoila foi doada ao Município por Nélson Oliveira Coimbra, da Ortigosa, e vem colmatar o falecimento do Chito, da mesma espécie animal. Para além de representar uma mais-valia para o Agromuseu, é também uma forma de assinalar o décimo aniversário do espaço, que se celebra esta quinta-feira com um conjunto de atividades abertas a toda a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rafael Soares é aluno da Escola Secundária Domingos Sequeira
Câmara Municipal de Leiria aprova louvor
a vencedor das Olimpíadas da Astronomia
A Câmara Municipal de Leiria aprovou esta terça-feira, 11 de junho, em reunião do Executivo, um voto de louvor a Rafael Soares, aluno da Escola Secundária Domingos Sequeira que venceu a final nacional das Olimpíadas da Astronomia. Em representação de Portugal, o jovem irá participar na 13.ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que se realiza na Hungria, de 2 a 10 de agosto. Segundo a deliberação municipal, “este aluno revela-se detentor de uma forte sensibilidade ao outro, de ver para além de si”, tendo sido, nos dois últimos anos letivos, finalista do concurso SanSat, promovido pela Agência Espacial Europeia e coordenado em Portugal pela Ciência Viva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento lança, este ano, medidas eco-sustentáveis
Feira dos Frutos 2019 mais amiga do ambiente regressa às Caldas da Rainha em agosto
A Feira dos Frutos das Caldas da Rainha tem como mote, em 2019, a sustentabilidade ambiental e a alimentação equilibrada, ou não fosse a fruta um alimento saudável por excelência. Contando este ano com certificação ambiental, o evento, que irá decorrer entre os dias 16 a 25 de Agosto, lança novos desafios aos visitantes aplicando uma série de medidas eco-sustentáveis para a preservação do meio ambiente, validando assim boas práticas de sustentabilidade na organização de grandes eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Gala da Escola Benfica teve lugar no dia 29 de junho
Escola Benfica Futebol Pedrógão Grande já movimentou mais de 100 jovens atletas
Após uma temporada desportiva onde a formação dentro e fora das quatro linhas foi a prioridade, no dia 29 de junho, foi altura para o reconhecimento do trabalho de todos – jogadores, técnicos e dirigentes - e de distinguir os melhores da Escola Benfica Futebol Pedrógão Grande. A autarquia Pedroguense fez-se representar pelo presidente Valdemar Alves e pelo vereador Nelson Fernandes. Foi uma tarde literalmente mágica em que os jovens atletas foram premiados pelo seu empenho, dedicação e amor à prática desportiva e os que se distinguiram nos vários escalões individual e coletivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escritor angolano recebeu o Prémio Camões em 1997
Pepetela é a primeira personalidade estrangeira homenageada no festival Books & Movies
Depois de 5 anos a homenagear algumas das principais figuras nacionais das áreas da literatura e do cinema como Manoel de Oliveira, Ana Zanatti, Mário Zambujal, Rita Blanco e Ruy de Carvalho a 6ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (14 a 20 de outubro) irá contar com a presença do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido mundialmente pelo pseudónimo Pepetela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Igreja de Santa Maria do Olival e na Capela de Santa Iria
"A Jurisdição Espiritual da Ordem de Cristo" é tema de colóquio em Tomar
Tomar recebe, no dia 3 de Julho, na Igreja de Santa Maria do Olival e na Capela de Santa Iria, a partir das 11h30, o Colóquio “A Jurisdição Espiritual da Ordem de Cristo”, organizado pela Comissão Infante D. Henrique, Ordem de Cristo e Expansão da SGL, em conjunto com outras instituições académicas, no âmbito das Comemorações dos 700 Anos da Ordem de Cristo. O colóquio contará com a presença dos presidentes da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Câmara Municipal de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doença afeta maioritariamente pessoas com mais de 70 anos
Tratamento minimamente invasivo da estenose aórtica não chega à Região Centro
a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) anunciou que os doentes com estenose aórtica, uma doença fatal que afeta pessoas acima dos 70 anos, estão ter um acesso crescente a um tratamento minimamente invasivo, mas de forma assimétrica, porque há um atraso de uma década nesta área nos hospitais públicos do centro do país, apesar de terem capacidade tecnológica e profissionais de saúde qualificados para a realização do procedimento. Este alerta surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta aprova voto louvor à dedicação de Pedro Roma
Ana Carolina Jesus substitui Pedro Roma
na Junta de Freguesia de Pombal
A Assembleia de Freguesia de Pombal elegeu, no dia 27 de junho, no Casal Fernão João, Ana Carolina Jesus como vogal da Junta de Freguesia de Pombal, para colmatar a saída de Pedro Roma que vai abraçar um novo desafio profissional no estrangeiro. Ana Carolina de Jesus é residente na Ranha de Baixo, licenciada em Administração Público-privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e é pós-graduada em Gestão Financeira e Fiscal de Empresas. A nível profissional, é consultora, formadora e diretora geral da Lusoqual consultores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doces de Alcobaça vão a votos
Pão de Ló de Alfeizerão e Cornucópia são finalistas distritais das 7 Maravilhas Doces
O Pão de Ló de Alfeizerão e a Cornucópia de Alcobaça integram a distinta lista dos 7 finalistas distritais do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, uma iniciativa que irá eleger, até à grande final em setembro, quais os sete doces preferidos de todos os portugueses. A partir do da 27 de junho e até ao dia 3 de julho, estão abertas as votações via telefone para apoiar as duas candidaturas. No dia 3 de julho, será transmitida na RTP um programa de apresentação das candidaturas onde o Pão de Ló de Alfeizerão e a Cornucópia de Alcobaça serão representados pelos respetivos padrinhos:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de julho, terça-feira, na NERLEI, a partir das 09h00
Empresários reúnem em Leiria para promover
a competitividade das PME
A cidade do Lis recebe esta terça-feira, 2 de julho, o Link Lab do projeto AEP Link, uma iniciativa que visa colocar os empresários da região a debater e a promover a competitividade das PME. O encontro decorrerá na NERLEI, das 9h00 às 15h00, e contará com a participação de mais de meia centena de empresários. O projeto AEP Link percorre o Norte, Centro e Alentejo para promover a cooperação e a coopetição no tecido empresarial português, através do estímulo em três domínios críticos de competitividade: economia digital, inovação e investimento. As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas em www.aeplink.pt ou através do e-mail aeplink@aeportugal.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oito mil metros quadrados de peças lego atraem às Caldas mais de trinta mil visitantes
Expoeste traz a maior exposição de peças Lego da Península Ibérica às Caldas da Rainha
O salão de exposições Expoeste irá acolher, de 21 a 29 de setembro, a maior exposição de construções LEGO da Península Ibérica. Ao todo, cerca de 8 mil metros quadrados com displays diversos irão preencher o imaginário dos visitantes. O evento, intitulado “Caldas Fan Event – For LEGO Lovers”, irá apresentar mega cidades, fantásticos cenários, vários milhões de peças distribuídas por variadas mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, monumentos, entre outras novidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pianista sul-coreana Young-Choon Park e a dupla irlandesa Michelle O’Connor e Wolodymyr Smishkewych
Grandes nomes internacionais entram em cena na atual edição do Cistermúsica
Esta quinta-feira, dia 11 de julho, às 21h30, o Cistermúsica recebe mais um dos grandes destaques internacionais do festival, nomeadamente a pianista sul coreana Young-Choon Park que irá interpretar, desta vez no contexto intimista do Claustro D. Dinis (Claustro do Silêncio) do Mosteiro de Alcobaça, um programa composto por sonatas de Mozart, Beethoven e Chopin. Presença assídua nas principais salas de espetáculos de todo o mundo, a artista repete a sua presença depois, no dia 14 de julho, às 19h00, no Convento das Bernardas – Museu da Marioneta em Lisboa, em mais um concerto integrado na Rota de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
EB1 de Alfeizerão foi a primeira escola do concelho a adotar este projeto educativo inovador
Município de Alcobaça implementa projeto Origami com resultados muito positivos
A EB1 de Alfeizerão foi, em 2015, a primeira escola do concelho de Alcobaça a implementar o projeto Origami, uma iniciativa do Município, através do Centro de Atendimento a Jovens, que proporciona a aquisição de competências sociais e emocionais, complementares ao sistema oficial do 1º ciclo do ensino básico. Depois de quatro anos de implementação, pais e alunos juntaram-se, no dia 11 de junho, na sala de aula, para assinalar o fecho de um ciclo e o sucesso do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira fase de candidaturas decorre até 14 de julho
Politécnico de Leiria abre novo mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde
O Politécnico de Leiria aposta em novo mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde, que decorrerá na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e terá vagas abertas já para o próximo ano letivo. O mestrado decorre em regime pós-laboral, e pretende dar resposta à necessidade premente de promover a atividade e o exercício físico enquanto impulsionadores de qualidade de vida, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 4 a 7 de julho
Festas do Almonda trazem Sea, David Fonseca, Tito Paris e Sérgio Godinho a Torres Novas
As Festas do Almonda, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, realizam-se este ano de 4 a 7 de julho, no Jardim das Rosas. O programa conta com atuações de Sea, David Fonseca, Tito Paris e Sérgio Godinho como destaque, bem como diversas outras bandas. Um vasto leque de atividades desportivas completam o programa do evento, que contará ainda com as tradicionais tasquinhas e bancas de artesanato. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criador do projeto Fat New World
Especialista em Nutrição Clínica e Desportiva orador em Leiria em workshop no Crossfit 244
Sérgio Veloso, um dos maiores especialistas nacionais em Nutrição Clínica e Desportiva estará em Leiria pela primeira vez para um workshop que decorrerá no Crossfit244, box de crossfit em Leiria, este sábado, 22 de junho, entre as 10h00 e as 13h00. Criador do projeto Fat New World, Sérgio Veloso, ele próprio com um passado de obesidade severa, tem dedicado a sua formação e o seu trabalho ao estudo da nutrição e metabolismo humano numa tentativa de entender a sua própria evolução, e contribuir para a mudança de hábitos e para a formação associada à prática desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
II Edição do Festival Óbidos + Ativo
Óbidos assina protocolos com Escola Superior de Desporto de Rio Maior e ACES Oeste Norte
Inserido na II Edição do Festival Óbidos + Ativo, realizou-se no dia 24 de Maio, a outorga de dois Protocolos de Parceria com o objetivo de proporcionar à comunidade Obidense uma maior relação entre a prática desportiva e o bem-estar físico e psicológico. “Consciencializar a população para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e incentivar à prática da atividade física é o desafio que Óbidos tem enfrentado com o objetivo de mudar o paradigma na saúde, onde se pretende passar de um modelo centrado na doença e no seu tratamento para um modelo centrado na saúde de carácter integrador”, referiu Humberto Marques, presidente da CMO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria com a Câmara Municipal
27º Cistermúsica traz espetáculos à Marinha Grande e S. Pedro de Moel
Tempos Modernos, de Charles Chaplin, filme mudo, com música ao vivo e Gonçalo Pescada e Mário Marques, num recital de acordeão e saxofone, são os espetáculos em destaque nos dias 28 e 29, na Marinha Grande e em São Pedro de Moel e que se realizam, no âmbito da parceria existente entre a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Cistermúsica 2019 - 27º Festival de Música de Alcobaça em Rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Face às notícias publicadas esta semana por diversos órgãos de comunicação social
Câmara nega que Estádio Municipal do Cartaxo tenha sido oferecido ao Vilafranquense
Face às notícias publicadas esta semana por diversos órgãos de comunicação social desportivos, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, desmente que tenha existido qualquer contacto com a União Desportiva Vilafranquense. A última reunião de trabalho com o Sport Lisboa e Cartaxo decorreu no dia 12 de junho, contou com a presença, entre outros dirigentes, de Paulo Magro, presidente da Comissão Administrativa do SLC, que se fez acompanhar do presidente da SLC SAD, Faustino Gomes, não tendo sido abordado o tema da possível cedência do estádio à União Desportiva Vilafranquense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerado uma autêntica reflexão sobre a condição humana
Cadavalense Isabel Pereira Rosa fala da doença de Parkinson no seu último livro
O auditório dos Paços do Concelho do Cadaval foi, recentemente, palco da apresentação do novo romance da escritora cadavalense Isabel Pereira Rosa, intitulado “Parkinson, meu amor”. O novo trabalho da autora natural da Tojeira (Cadaval), para além de uma história de amor, é já considerado um manual da doença de Parkinson e uma reflexão sobre a condição humana. A apresentação no Cadaval da mais recente obra da escritora e docente reformada teve lugar, mais precisamente, no dia 8 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Turismo responsável para um impacto mais inclusivo e positivo”
Politécnico de Leiria aposta no design nos 4 lugares patrimónios mundiais da Região Centro
“Turismo responsável para um impacto mais inclusivo e positivo” é o tema do workshop internacional, que decorre entre os dias 6 e 14 de setembro, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. Esta iniciativa promete valorizar e qualificar a experiência turística através do design nos quatro lugares patrimoniais sedeados na Região Centro e integrados na lista de Património da Humanidade da UNESCO: o Convento de Cristo, em Tomar; o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça; o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha; e a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
Politécnico de Leiria analisa a resolução
de problemas de matemática na infância
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria recebe na próxima terça-feira, 2 de julho, a partir das 9h00, no auditório 1, da ESECS do Politécnico de Leiria, o seminário “Resolução e formulação de problemas em matemática nos primeiros anos”, para sensibilizar a comunidade educativa, particularmente professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e estudantes da formação inicial de professores, para a importância da resolução e formulação de problemas em contextos diversificados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Lopes distinguido no 4º Concurso de Ideias Agriempreende
Aluno do IPL desenvolve o Pão Medronho
e recebe prémio de inovação Agriempreende
O projeto Pão Medronho® foi premiado no mês de junho com o 3º Lugar, no 4º Concurso de Ideias Agriempreende, na Feira Nacional de Agricultura, no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação, com a presença dos presidentes do Inovcluster, Agrocluster e, também, do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas. Trata-se um produto desenvolvido nos últimos 5 anos, no decurso dos trabalhos de investigação do promotor Rui Lopes, estudante finalista do Curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e estudante de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Livros para toda a família vão estar disponíveis na biblioteca de praia de São Martinho do Porto
Se não dispensa um bom livro durante as férias, a Biblioteca de Praia de São Martinho do Porto é o local ideal para o encontrar. De 6 de julho a 1 de setembro, terá à sua disposição, na melhor praia do país para a família, uma biblioteca com todos os serviços disponíveis: Consulta presencial de documentação (livros, imprensa diária), Empréstimo domiciliário de monografias, Tablets, e Atividades de animação para os mais novos. Horários: todos os dias 10h00-13h00 | 14h00-18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na edição de 2019
225 mil pessoas visitaram a Feira de São Pedro
Cerca de 225 mil visitantes passaram pela edição deste ano da Feira de São Pedro, que decorreu entre 27 de junho e 7 de julho, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras. Ao longo dos 11 dias do certame, torrienses e visitantes puderam ficar a conhecer a realidade económica do Concelho e da região, assim como usufruir de um programa direcionado a todas as gerações. Assumindo-se como uma das maiores feiras generalistas do país, a Feira de São Pedro contou com a presença de 157 empresas dos mais diversos setores, 152 feirantes e habitual zona de animação noturna e divertimentos. Os visitantes puderam, ainda, provar a gastronomia da região nos 13 espaços de restauração ali presentes, a que se juntaram cinco bares, numa zona que contou com animação ao longo de todos os dias do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidata representou Freguesia de Vila Nova da Rainha
Cátia Mateus é a nova Rainha das Vindimas
do Concelho de Azambuja
A candidata da freguesia de Vila Nova da Rainha - Cátia Mateus, de 19 anos, foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2019, organizado pelo Município de Azambuja, no passado dia 22 de junho. O espetáculo decorreu no Largo da República em Aveiras de Cima. Esta eleição premiou, ainda, Jéssica Simões, representante de Aveiras de Cima, como 1ª dama de honor e Marisa Santos, da freguesia de Aveiras de Baixo, como 2ª dama de honor. O prémio fotogenia foi entregue à candidata da freguesia de Azambuja – Beatriz Patrício, e o prémio simpatia foi para a candidata de Alcoentre – Juliana Peres, considerada pelas companheiras a mais simpática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 19 e 21 de julho
Lourinhã promove Mercado Oitocentista & Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o Vimeiro celebrará a vitória da histórica Batalha de 1808, que ditaria o final da primeira invasão francesa e que permitira assegurar a independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista. Esta viagem no tempo, que começa na sexta-feira dia 19, às 19h, trará ao concelho da Lourinhã um vasto conjunto de atividades temáticas num espaço ilustrado à época oitocentista, nomeadamente, espetáculos de animação de rua, concertos, workshops diversos, mostras de produtos gastronómicos e demonstração de ofícios. Entre os momentos mais aguardados estão as recriações históricas da batalha, o baile oitocentista, o jantar de campo e ainda múltiplos concertos e atuações teatrais ao longo do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Associação de Judo do Distrito de Santarém
VII Open Internacional de Cadetes em Tomar reuniu 200 atletas e treinadores de três países
No dia 30 de junho, a Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) organizou, no Pavilhão Municipal de Tomar, o VII Open Internacional de Cadetes. Este evento juntou mais de 200 atletas e treinadores, de 50 clubes de três países: Portugal, Espanha e França. Esta iniciativa contou com os seguintes parceiros: Federação Portuguesa de Judo, Município de Tomar, Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, Regimento de Infantaria Nº 15, IPT . Instituto Politécnico de Tomar, Rodoviária do Tejo, Chora Barroso Medicina Desportiva, Tomartrónica Lda e Tomarel Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto recebe este sábado
1ª edição da Taça Ibérica de Stand Up Paddle
No dia 6 de julho, sábado, a Associação de Stand Up Paddle Portugal (ASUPP), a Central SUP de Madrid, a Federação Portuguesa de SURF e a Federação Espanhola de SURFING vão organizar em conjunto com a Câmara Municipal e a junta de Freguesia de São Martinho do Porto, a 1ª Taça Ibérica de SUP Race por equipas. Na mesma data e na mesma prova, decorrerá a 2 ª edição da Taça de Portugal de SUP Race por equipas. "O stand up paddle é uma modalidade em franco crescimento do número de praticantes em todo o país, com particular destaque para a baía de São Martinho do Porto que, com características únicas, oferece as melhores condições para a sua prática", afirma o vereador do Desporto João Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com duração de 3 semestres letivos
ISLA de Leiria leciona Curso Técnico Superior em Assessoria e Gestão da Informação
O ISLA de Leiria tem aprovado um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em Assessoria e Gestão da Informação. A conclusão do CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível 5, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional. Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA com creditações (equivalências).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviço de Pediatria do CHL recebe voluntários que contam histórias às crianças
Nuvem Vitória encanta crianças internadas
no Hospital de Santo André
O Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), recebe todos os dias, entre as 19h45 e as 22h00, os voluntários da Associação Nuvem Vitória (ANV), que contam e animam histórias aos pequenos utentes internados no Serviço de Pediatria. O núcleo de Leiria conta com 80 “nuvens” voluntárias que animam, encantam e fazem sorrir os mais pequenos, através do conto e/ou representação de histórias de adormecer adequadas a cada grupo etário, que promovem o seu bem-estar e conforto ao longo da permanência no Hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Da Charneca às Margens do Tejo”
Chamusca lança percurso pedestre de 10 km integrado no Guia da Lezíria do Tejo
O Município da Chamusca e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo (ERT) lançaram oficialmente o PR 1 – Percurso Pedestre da Chamusca “Da Charneca às Margens do Tejo” no dia 6 de julho, o primeiro percurso do concelho que está integrado no Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo. Este percurso tem uma extensão de 10 km, inicia-se no Jardim do Coreto e passa nalguns dos principais pontos da vila, nomeadamente, Ermida da Senhora do Pranto, Igreja da Misericórdia, Tapadão, Porto das Mulheres, entre a charneca e a lezíria. Pelo caminho pode descobrir também a fauna e flora locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patrono da Arma de Cavalaria
Exército e Câmara da Batalha homenageiam Mouzinho de Albuquerque
A Praça Mouzinho de Albuquerque recebe este sábado, 20 de julho, às 11h30, mais uma homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, Joaquim Mouzinho de Albuquerque. A iniciativa, organizada pela Arma da Cavalaria do Exército, através do Regimento de Cavalaria nr. 6, de Braga, com o apoio da Autarquia, contará com diversas intervenções e um desfile da força em parada. Integrada nas comemorações, decorrerá às 10h30, na Galeria do Posto de Turismo, a inauguração de uma exposição evocativa do antigo e distinto militar, bem como o lançamento de uma revista temática sobre Mouzinho de Albuquerque, numa edição do Jornal do Exército.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 para 27 de julho
24 horas de spinning de São Martinho do Porto recebe1300 participantes de 20 nacionalidades
Nos dias 26 para 27 de julho realiza-se a 14ª edição do Beach 24h Spinning Tour. São 24 horas, 250 bicicletas, 1300 participantes e mais de 20 nacionalidades representadas numa prova que ganhou dimensão global. Tendo como pano de fundo a magnífica baía de S. Martinho do Porto, esta prova única para participantes e espectadores permite assistir a centenas de atletas com uma missão: não dar descanso aos pedais durante 24 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em carta dirigida ao ministro do Ambiente e da Transição Energética
Câmara da Batalha exige do Governo avanços na despoluição da bacia hidrográfica do Lis
O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, em ofício dirigido ao ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, reclama a urgente apresentação de um modelo de execução do projeto de tratamento dos efluentes suinícolas (ETES) e de despoluição da bacia hidrográfica do Lis, como tinha sido garantido às autarquias da região até março de 2018. O autarca da Batalha preconiza que a construção de uma ETES constitui um projeto-chave para a despoluição dos cursos de água da bacia hidrográfica do Rio Lis, bem como representa um investimento indispensável para a sustentabilidade da atividade suinícola na região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vinhos de Lisboa | (Re) Interpretar o Território”
Vinhos de Lisboa celebrados nas instalações antigas do Instituto da Vinha e do Vinho
“Vinhos de Lisboa | (Re) Interpretar o Território” foi a iniciativa que decorreu nos dias 7 e 8 de junho nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, juntou enófilos, produtores, comunicação social e curiosos sobre a importância da vinha e do vinho no território dos Vinhos de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Linda Martini atuam hoje no Centro Cultural Gonçalves Sapinho – Benedita
Os Linda Martini atuam este sábado, dia 15 de junho, às 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinh, na Benedita. Os Linda Martini nasceram em 2003 e são uma banda de rock. Da sua formação fazem parte André Henriques, Cláudia Guerreiro, Hélio Morais e Pedro Geraldes. Desde a edição do primeiro EP, em janeiro de 2006, que a banda tem sido bastante acarinhada, quer pelo público, quer pela imprensa musical e promotores. Prova disso mesmo, são as várias distinções de “disco do ano”, a presença e espaço de antena constantes nos principais veículos de comunicação e a presença assídua em festivais e queimas das fitas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Captada na albufeira do Castelo de Bode
Abastecimento de água no concelho de Tomar vai ser todo proveniente da EPAL
O concelho de Tomar vai finalmente ser abastecido na sua totalidade por água proveniente da EPAL, captada na albufeira do Castelo de Bode, deixando de ser utilizada a captação da Mendacha. A novidade foi dada, no dia 11 de junho, na reunião do executivo municipal, na sequência do lançamento pela Águas do Vale do Tejo do concurso público para a empreitada de abastecimento à Mendacha a partir da EPAL (Choromela), uma obra com valor de 1,8 milhões de euros e prazo de execução de 365 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relativo a 2019
Prémio António Quadros - Empreendedorismo atribuído a Isabel Jonet
Na próxima quarta-feira, dia 3 de Julho de 2019, às 15h, na Biblioteca Municipal Laureano Santos, numa cerimónia que contará com a participação de Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e de João Rebocho, presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares e da Entrajuda, receberá das mãos de Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros e de Francisco d'Orey Manoel, presidente do júri, o Prémio António Quadros 2019 Empreendedorismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inovação aliada à tradição
Festa dos Tabuleiros já está na palma da mão com a aplicação para telemóvel Smarter Fest
Já se encontra disponível para utilização de todos os visitantes da Festa dos Tabuleiros a nova versão da aplicação para telemóvel da plataforma Smarter Fest desenvolvida pela Softinsa, uma empresa do grupo IBM, e por alunos finalistas do curso de licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Tomar. A plataforma Smarter Fest 2019 disponível para o iOS e Android, na App Store e no Google Play, respetivamente, tem diversas funcionalidades que permitem ao visitante sentir a Festa em tempo real. Permite consultar, de forma interativa, a agenda de todos os eventos, a localização e o grau de ocupação dos parques de estacionamento, bem como a localização do cortejo principal, entre outras funcionalidades ligadas à segurança e proteção das pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão vai debater a importância do património cultural na promoção turística da região
Livro "Património da Humanidade do Centro
de Portugal" apresentado em Coimbra
O Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe, no próximo dia 16 de julho, a partir das 14h30, a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”, que conta ainda com um painel dedicado ao tema “A importância do Património na promoção turística do Centro de Portugal”. A obra “Património da Humanidade do Centro de Portugal” foi desenvolvida e coordenada pelo estúdio do multipremiado designer Eduardo Aires e resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da Unesco da Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítima tem atualmente 12 anos
PJ detém homem no distrito de Santarém
por crimes de abuso sexual de crianças
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizou, identificou e deteve, no distrito de Santarém, um homem, com 58 anos de idade, por fortes indícios da prática de um número muito extenso de crimes de abuso sexual de crianças. A vítima, de sexo feminino, conta atualmente 12 anos, tendo os factos ocorrido entre o início de 2018 e o primeiro trimestre de 2019, em alturas em que a mesma não tinha aulas nos períodos da tarde, aproveitando o presumível autor para a encaminhar para a sua residência, aliciando-a com a oferta de objetos e vindo a consumar ali os atos abusivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
CCC recebe seminário sobre "Os Desafios do Comércio no Oeste para o Século XXI “
O Seminário "Os Desafios do Comércio no Oeste para o Século XXI" irá realizar-se no dia 2 de julho, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, pelas 14 horas. A iniciativa é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, com a participação da DGAE– Direção-Geral das Atividades Económicas e da FAERO - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 23 de julho
Biblioteca Municipal de Leiria cria condições especiais para alunos estudarem para exames
Durante o mês de junho e julho a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, proporciona as melhores condições para os estudantes se preparem para os exames do ensino secundário e universitário. Com uma média diária de 250 alunos, a BMALV criou o Espaço Exame, na sala polivalente, dotado de todas as condições, nomeadamente com internet gratuita e climatização, com acesso direto à cafetaria, para que os estudantes tenham as melhores condições de estudo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concertos decorrem de 13 a 16 de junho
15º Festival de Jazz de Minde apresentado
na Alcaidaria do Castelo de Torres Novas
A apresentação do programa da 15ª edição do Festival de Jazz de Minde terá lugar no dia 13 de junho pelas 22h, no salão da Alcaidaria do Castelo de Torres Novas, incluindo já um concerto com Jeffery Davis Quinteto. O Festival Jazzminde 2019 comemora 15 anos e serão 4 dias, 3 palcos, 150 músicos e uma tonelada de boa disposição para todos aqueles que gostam de música e animação. Uma vila no centro do País, no Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros, com uma língua própria, o Minderico, e um ambiente muito sui generis. Nos dias 13, 14, 15 e 16 de Junho, a festa da música é em Minde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desporto coletivo de disco
Praia do Salgado (Nazaré) recebe decisões do ultimate frisbee nacional
A equipa LFO - Leiria Flying Objects e a APUDD - Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, organizam na Praia do Salgado, no concelho da Nazaré, a 3.ª e última jornada da Liga Nacional de Ultimate de Praia (equipas mistas), dia 13 de Julho, e o Campeonato Nacional de Ultimate de Praia (masculino e feminino), dia 14 de Julho. Em causa está a atribuição dos títulos nacionais de equipas mistas, no sábado, e de equipas masculinas e femininas, no domingo. Participam equipas de todo o país, de Aveiro ao Algarve, incluindo três equipas de Leiria na Liga Nacional (LFO Beta e LFO Premium e Politécnico de Leiria) e também três no Campeonato Nacional (duas LFO masculinas e uma LFO feminina).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
História deputada de “Os Verdes” quer recuperar eleito da CDU pelo distrito de Leiria
Heloísa Apolónia participa em ações da CDU em Peniche e Caldas da Rainha
A 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria deslocar-se-á no dia 11 de julho, quinta-feira aos Concelhos de Peniche e Caldas da Rainha. Em Peniche a candidata da CDU realizará uma visita ao Hospital de Peniche. Esta visita inclui-se num conjunto de reuniões e visitas que a candidata realizará para levantamento das condições e problemas no Serviço Nacional de Saúde no Distrito de Leiria. Nas Caldas da Rainha Heloísa Apolónia realizará uma reunião com a Comissão de Defesa da Linha do Oeste, dando assim expressão, em início de pré-campanha, a uma das principais prioridades da CDU, a defesa do transporte ferroviário e da modernização e rentabilização da Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Congressos de Aveiro
Turismo do Centro apresenta roteiros “Road Trips Centro de Portugal”
O Turismo Centro de Portugal vai apresentar os roteiros "Road Trips Centro de Portugal - 1 é bom, 2 é ótimo, 3 nunca é demais”, no dia 29 de julho, pelas 15h00, no Centro de Congressos de Aveiro. Os roteiros Road Trips Centro de Portugal são roteiros temáticos de descoberta e exploração da diversidade do Centro de Portugal. Recuperando o conceito de viajar de carro (“Road Trips” são “Viagens de Carro” em português), a dois, em família ou entre amigos, os roteiros desafiam os turistas a explorar e descobrir os 8 destinos da região: Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Câmara determina três dias de luto municipal pelo falecimento da vereadora Melina Mira
"É com profundo pesar e tristeza que comunico o falecimento da Vereadora Mêlina Mira, eleita pelo Movimento pela Marinha (MpM), ocorrido na manhã de 6 de julho. Em nome do Município da Marinha Grande apresento ao seu marido, filhas, pais, irmão, e demais família e amigos sentidas condolências extensíveis ao Movimento pela Marinha”, escreve a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira. Em sua Memória e reconhecimento a Câmara Municipal determina três dias de luto municipal a cumprir nos próximos dias 8, 9 e 10 julho, com a inerente colocação a meia haste da bandeira do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de Música de Alcobaça teve um recorde de público
Cistermúsica regista um número crescente
de espectadores estrangeiros
A primeira quinzena do Cistermúsica teve uma afluência de público histórica, contabilizando 5105 espetadores até ao momento, mais do dobro do público registado no período homólogo do ano anterior, em mais de vinte espetáculos, não só no Mosteiro de Alcobaça, mas noutros patrimónios relevantes. A grande maioria dos espetáculos teve lotação esgotada, facto que, para Rui Morais da direção do festival, “é motivo de grande satisfação”. “Mas ainda importante é o feedback muito positivo que a esmagadora maioria dos espetadores nos tem feito chegar quer quanto à excelência da programação, quer no que se refere à organização”, acrescenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ordenamento de novas áreas de localização empresarial e ambiente justificam alteração
Câmara da Batalha aprova alteração do PDM
A Câmara Municipal da Batalha decidiu, por unanimidade, aprovar a proposta do Presidente da Autarquia, Paulo Santos, para desenvolver uma alteração do Plano Diretor Municipal (PDM), tendo como principais objetivos alargar as zonas de proteção ambiental nas áreas de localização empresarial da Jardoeira (Batalha) e de São Mamede. Recorde-se que no âmbito dos trabalhos desenvolvidos no Plano Estratégico do Concelho da Batalha 2020, a Câmara Municipal definiu como prioridade a melhoria das áreas de acolhimento empresarial, nomeadamente ao nível da ampliação da Zona Industrial Concelhia da Batalha (Jardoeira) e também na criação de uma nova Área de Localização Empresarial de São Mamede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR detém um homem e duas mulheres
por tráfico de droga nas ruas da Maceira
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, dia 8 de julho, um homem e duas mulheres, com idades entre os 22 e 43 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Maceira, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de seis meses, os militares apuraram que os suspeitos vendiam droga nas ruas daquela localidade, causando algum alarmismo entre os residentes. Foi dado cumprimento a seis mandados de buscas em residências, e seis buscas em veículos, nas localidades de Maceira e Porto de Mós, resultando na apreensão, nomeadamente, de 3780 euros em numerário, um cheque de 26 000 euros e uma arma de fogo
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Perseguiu a vítima durante os últimos quatro meses
GNR detém homem por violência doméstica
contra ex-namorada em Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, deteve, dia 18 de julho, um homem de 59 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Porto de Mós. Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que o suspeito agrediu física, verbal e psicologicamente a sua ex-namorada, de 54 anos, após esta ter terminado a relação que havia mantido com ele durante cerca de quatro meses. O suspeito, que não aceitava o fim da relação, perseguiu a vítima durante os últimos quatro meses, controlando a sua vida diária, infligindo-lhe maus tratos físicos, verbais e ameaças de morte, na tentativa de reatar a relação amorosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no programa de comemoração dos 100 Anos da Praça de Toiros
Chamusca recebe Congresso Internacional de Tauromaquia com apoio do ensino superior
Integrado no programa de comemoração dos 100 Anos da Praça de Toiros, a Chamusca acolhe, de 11 a 13 de julho, o Congresso Internacional de Tauromaquia “Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento”. O Congresso é organizado em conjunto pelo Município da Chamusca, ISCTE-IUL, CIES-IUL, Instituto Politécnico de Santarém, Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP) e pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Praia da Areia Branca abre o mês de agosto
com a 2ª edição do “Sons na Areia”
A Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, vai receber a sua 2ª edição do Sons na Areia. Com data marcada para os dias 2 e 3 de agosto, estes dois dias de sonoridades de verão prometem criar a sua diferenciação na Zona Oeste. À semelhança de outras relevantes zonas costeiras do País, o Sons na Areia 2019 colhe o máximo potencial da zona envolvente em dois dias de uma simbiose perfeita entre música, praia e sol, no coração da zona Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Quinta de Chocapalha lança como novidade deste verão o Chocapalha Reserva Rosé 2018
A situada em Alenquer, acaba de apresentar a novidade deste Verão, o Chocapalha Reserva Rosé 2018, o segundo rosé produzido na quinta da família Tavares da Silva. A mais recente criação da produtora de Alenquer é a expressão do terroir, fruto de um microclima proporcionado pela presença da serra de Montejunto e pela proximidade do mar. Proveniente das vinhas mais velhas da Quinta e com recurso às castas Touriga Nacional (70%) e Tinta Roriz (30%), este vinho de cor brilhante e pálida transporta em si um aroma intenso a casca de laranja, com leves notas de framboesa e bergamota. Um vinho suave, com boa textura e final fresco, ideal para acompanhar os dias quentes e as noites longas de verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Festa de Verão da CDU na Foz do Arelho conta com Jerónimo de Sousa e Heloísa Apolónia
A CDU promove a sua habitual Festa de Verão na Foz do Arelho no domingo, dia 14 de julho, a partir das 10h30, nas margens da Lagoa, junto ao Penedo Furado, com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e da cabeça de lista da CDU pelo distrito de Leiria nas eleições para a assembleia da República de outubro de 2019, Heloísa Apolónia. A música estará a cargo de Carlos Vicente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Câmara disponibiliza plataforma para adoção
de animais abandonados no canil
O abandono de animais agrava-se com a chegada da primavera e do verão, épocas de férias e que muitos aproveitam para deixar os seus animais para trás. O Município da Nazaré disponibilizou, esta semana, uma plataforma para a adoção dos animais que se encontram aos cuidados do canil municipal. Em https://adota.cm-nazare.pt/, os interessados irão encontrar toda a informação necessária acerca dos animais em canil, assim como as condições que deverão cumprir para dar início a um processo de adoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num total de 35 prémios entregues, este ano
Município do Cadaval distinguiu desportistas
e treinadores do Concelho, pelo sexto ano
O Município do Cadaval voltou a homenagear atletas locais que se destacaram na última época desportiva. A 6ª Sessão Pública de Reconhecimento Desportivo Concelhio aconteceu no passado dia 28 de junho, no auditório dos Paços do Concelho, e reconheceu um total de 30 atletas e 5 treinadores. Na abertura da cerimónia, José Bernardo, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, demonstrou-se bastante satisfeito por ver o auditório cheio de atletas do Concelho e seus familiares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
23ª edição decorre no Clube Recreativo Penichense
Feira do Livro de Peniche disponibiliza livros com descontos até 18 de agosto
A 23ª edição da feira do livro de Peniche, teve inicio no passado dia 12 de julho, numa organização da Associação Juvenil de Peniche. A feira do livro decorrerá até ao dia 18 de agosto, sendo o seu horário das 16h às 23h30, no Clube Recreativo Penichense. A feira do livro tem como principal objetivo possibilitar um contato direto com o livro à população que se deslocar à feira e, possibilitar ainda, o acesso a livros com vários descontos. A feira conta com a presença de cerca de 35 editoras, com alguns milhares de títulos de vários géneros literários. Os descontos variam entre os 10% e 35% em diversas editoras nacionais, para além de promoções a partir de 0,50€, haverá também livros noutras línguas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Voto de louvor aprovado por unanimidade
Distrital de Leiria aprova escolha de Margarida Balseiro Lopes para liderar lista do PSD
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD aprovou, por unanimidade e aclamação, um voto de louvor e regozijo pela escolha da jovem Margarida Balseiro Lopes como cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral de Leiria nas próximas eleições legislativas. O PSD destaca o facto histórico de, pela primeira vez nestas quatro décadas de democracia, o PSD apresentar em Leiria um cabeça de lista oriundo da região, sendo um sinal de reconhecimento da qualidade dos quadros políticos do Distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artes performativas contemporâneas e diferentes comunidades, vozes e imaginários
Festival Materiais Diversos celebra 10 edições com 150 artistas em Minde, Cartaxo e Alcanena
De 27 de setembro a 5 de outubro há mais de 60 atividades, 17 espetáculos, 5 em estreia absoluta e 4 em estreia nacional, envolvendo cerca de 150 artistas em Minde, Cartaxo e Alcanena. O Festival Materiais Diversos comemora, em 2019, 10 edições e celebra a ocasião com um vasto programa de atividades, promovendo uma vez mais o encontro entre as artes performativas contemporâneas e diferentes comunidades, vozes e imaginários locais. Serão 17 espetáculos de criadores e companhias portugueses e estrangeiros, 5 em estreia absoluta e 4 em estreia nacional, 1 exposição e 3 ações de participação, promovem mais de 20 conversas e debates com o público e organizam 4 momentos musicais, reunindo um total de 150 artistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Jardim-Horto de Camões recebe programa
de animação no verão nas tardes de domingo
Após o sucesso das primeiras animações, realizadas por ocasião do 10 de junho, No Horto com Camões volta ao Jardim-Horto, em Constância, para um programa regular durante o verão. No Horto com Camões é uma situação em que duas personagens – Luís de Camões e uma Ninfa do Tejo – acompanham os visitantes, proporcionando uma experiência completamente nova. A atividade resulta de uma parceria entre a Associação Casa-Memória de Camões em Constância e a Associação Cultural Chamusc’Arte e vai poder ser usufruída em todas as tardes de domingo nos meses de julho e agosto. Aqui está uma forma diferente (e divertida) de conhecer o Jardim-Horto de Camões, monumento vivo ao nosso poeta maior, único no país, que o homenageia através das plantas por ele referidas na sua obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trabalho efetuado pelo Município e diferentes agentes educativos que atuam no território foi reconhecida
Alcobaça passa a integrar a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO
Após uma candidatura elaborada durante o 1.º trimestre de 2019, que defendia e demonstrava o trabalho efetuado pelo Município e pelos diferentes agentes educativos que atuam no território, Alcobaça foi reconhecida no passado dia 28 de junho, pela UNESCO, como Membro da Rede das Cidades de Aprendizagem. Nas palavras da UNESCO, a Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem, de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social e de criar uma prosperidade sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produção televisiva a ser exibida na TV5 Monde
Documentário “Embarquement – Portugal / Santarém” promove região a nível internacional
A autarquia Scalabitana apresentou, no dia 15 de julho, em conferência de imprensa, o documentário “Embarquement – Portugal / Santarém”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A apresentação esteve a cargo de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Nuno Serra, vereador da autarquia, Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Luís Mira, secretário-geral da CAP. O Município de Santarém, em parceria com a CAP, enquanto região de base agrícola, pretendeu com este documentário promocional reforçar os seus ativos estratégicos diferenciadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa solidária da Rubis Gás vai decorrer durante a Volta a Portugal e apoiará três instituições
Leiria vai “Pedalar por uma Causa” na 1.ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta
Leiria será o palco da chegada da 1.ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, dia 1 de agosto, e será, por isso, a segunda cidade a receber a iniciativa solidária “Pedalar por uma Causa”, um projeto da Rubis Gás cujo valor angariado reverterá para três instituições. Pelo quarto ano consecutivo, a Rubis Gás volta a ser patrocinador oficial da Camisola Verde na Volta a Portugal em bicicleta. Adicionalmente, a Rubis Gás põe em marcha, pelo terceiro ano, a iniciativa “Pedalar por uma Causa”. Assim, em cada etapa da Volta a Portugal, na Feira da Animação das Chegadas, haverá uma estrutura com bicicletas para todos os que queiram contribuir para esta causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de julho
Piscinas Municipais Descobertas do Cartaxo já abriram ao público
A partir de dia 2 de julho, terça-feira, e até ao dia 8 de setembro, as Piscinas Municipais do Cartaxo voltam a oferecer muitas horas de brincadeira ao ar livre. Prepare as toalhas, as bóias dos mais pequenos, o lanche para um piquenique e aproveite este espaço para estar com a família e os amigos. As piscinas descobertas vão estar abertas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 19h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre de 18 de julho a 4 de agosto
Palestras em 2019 sobre o Fogo na Idade Média são novidade do Mercado Medieval de Óbidos
Há novidades na XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos, que decorre de 18 de Julho a 4 de Agosto, aberto de quinta-feira a domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos. Este ano, sendo o Fogo o tema que dá o mote a todos os dias do Mercado, vai haver palestras, com os mais conceituados especialistas nesta matéria. Serão, ao todo, duas palestras por semana, que abordarão as facetas e importância dos diferentes tipos de fogo que moldavam a vida da Idade Média, no nosso País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe apreendido foi doado a IPSS
GNR apreende 141 quilos de pescada no Porto de Abrigo da Nazaré
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreende, dia 11 de julho, 141 quilos de pescada, com o valor presumível de 1410 euros, no Porto de Abrigo da Nazaré. A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, em que os militares verificaram que o referido pescado não possuía a medida regulamentar de venda, nomeadamente 27 cm.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Estratégico Nacional reúne na Escola Superior Agrária
Santarém recebe Convenção do CEN do PSD dedicada à Agricultura, Florestas e Alimentação
A partir das 09h30, Santarém acolhe a Convenção Nacional de Agricultura, Florestas e Alimentação do Partido Social Democrata (PSD), que contará com a participação de diversos especialistas do mundo rural. João Paulo Gouveia, porta-voz do CEN para a Agricultura, apresentará as conclusões na Escola Superior Agrária, Santarém
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dormidas na região aumentaram 7,31% entre maio de 2018 e o mesmo mês de 2019 - quase o dobro da subida média nacional.
Turismo na Região Centro regista uma subida significativa em maio
A atividade turística no Centro de Portugal continua a crescer a bom ritmo, o que deixa antever mais um ano francamente positivo para o setor nesta região. Dados preliminares revelados hoje pelo INE, relativos ao mês de maio de 2019, confirmam a tendência de crescimento já expressa nos meses anteriores. No total de hóspedes, o mês de maio de 2019, em comparação com o de maio de 2018, registou um aumento percentual de 7,76%: tinham sido 361.211 em maio de 2018 e foram 389.230 no mesmo mês de 2019: mais 28.019 hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros da região. Contabilizando o total de hóspedes entre janeiro e maio de 2019, estes subiram 4,99% em relação ao mesmo período de 2018 (e 10,00% em relação a janeiro-maio de 2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha
Alunos da ESAD participam em residência artística de ilustração na Batalha
Quatorze alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), orientados pelo Professor Marco Correia, participam de 22 a 27 de julho, na Batalha, numa residência artística. A iniciativa, que envolve a concretização de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria, o Mosteiro da Batalha / Direção Geral do Património Cultural e a Câmara Municipal da Batalha, visa facultar aos alunos daquela unidade de ensino competências e experiências associadas à ilustração científica e ao desenho técnico, com especial incidência quanto ao Mosteiro da Batalha e aos seus motivos arquitetónicos e técnicos. Os estudantes explorarão, também, diversos espaços urbanos e naturais do Concelho da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GP Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho
Henrique Casimiro conquista Grande Prémio Internacional de Torres Vedras
Henrique Casimiro (Efapel) é o vencedor do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, depois de disputada a última etapa, com final no alto de Montejunto, ganha por José Neves (Burgos BH). A viagem de 179,3 quilómetros, iniciada na Foz do Arelho, decidiu-se na dupla subida final, com 7,3 quilómetros, até ao Avenal e depois para o Montejunto. O pelotão iniciou compacto a escalada, mas rapidamente Henrique Casimiro e Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) atacaram, deixando o grupo feito em pedaços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinados a abastecer concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal
GNR de Pombal detém 7 pessoas e apreende 10 408 doses de droga
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve, dia 31 de julho, seis homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 49 anos, e uma mulher, com 46 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Pombal e Marinha Grande. No âmbito de uma investigação, que decorre há cerca de sete meses, por tráfico de estupefacientes praticado nos concelhos de Pombal, Leiria e Marinha Grande, os militares deram cumprimento a 15 mandados, dos quais, três de detenção, seis de buscas em residências e seis em veículos, culminando na detenção dos sete suspeitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 6 a 15 de setembro de 2019
Festas de Verão de Sobral de Monte Agraço celebram os 500 anos do Foral de Montagraço
As Festas de Verão assumem-se como uma herança cultural e identitária dos Sobralenses, traduzidas em momentos de encontro e reencontro de valores, saberes e tradições; e este ano não é exceção, uma vez que se celebra até ao próximo mês de dezembro os 500 anos da atribuição do Foral para Montagraço, por D. Manuel I. Estando o Município a organizar uma Festa de todos para todos, a grande maioria dos eventos serão de entrada livre nomeadamente as largadas de toiros ao uso de Pamplona, os espetáculos musicais de António Zambujo, NBC, Chave D`Ouro, entre muitos outros. Nesta programação haverá também lugar para os talentos desta terra e da região, designadamente bandas e dj locais, fado, assim como espetáculos nas áreas do teatro e da dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1.ª Edição do Fazunchar decorre de 24 de agosto a 1 de setembro
Novo Festival de Arte em Figueiró dos Vinhos quer provar que há vida para lá dos incêndios
A 1.ª Edição do Fazunchar - Festival de Arte de Figueiró dos Vinhos decorre de 24 de agosto a 1 de setembro. Este evento, que se apresentará pela primeira vez este ano em Figueiró dos Vinhos, é o resultado de um simples pedido: “necessitamos dinamizar este município e ser falados por algo além dos incêndios, das tragédias ou das desconfianças”.“Do pedido ao desejo de concretização desta transformação foram segundos”. É deste modo que a Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística, que assume os papéis de criação do conceito, curadoria e coorganização, descreve aquela que foi a primeira visita, análise e estudo da região."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 50 mil euros
Câmara Municipal de Porto de Mós inaugura Parque Infantil da Calvaria de Cima
A Câmara Municipal de Porto de Mós vai inaugurar o Parque Infantil da Calvaria de Cima, no próximo sábado, dia 3 de agosto, pelas 17h00, junto à sede da Junta de freguesia da Calvaria de Cima, na Rua de Santa Marta. Inserido no compromisso eleitoral e há muito ansiada pela população, vai finalmente nascer um Parque Infantil na freguesia de Calvaria de Cima. Esta obra foi totalmente projetada, financiada e executada pela Câmara Municipal e contou com um investimento de cerca de 50 mil euros. A freguesia de Calvaria de Cima, sendo uma das freguesias do concelho de Porto de Mós com maior taxa de natalidade, recebe assim, com toda a justiça, um Parque Infantil para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das famílias, posicionando-se como uma localidade amiga e atrativa para os jovens casais estabelecerem a sua residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema “Combater um Estado injusto: coesão territorial e descentralização, indústria e serviços”
Pedro Santana Lopes promove partido Aliança esta quinta-feira no Distrito de Leiria e Oeste
O presidente do Partido Aliança, Pedro Santana Lopes, realiza esta quinta-feira, dia 1 de agosto, o programa temático “Combater um Estado injusto: coesão territorial e descentralização, indústria e serviços”, com deslocações à Região Oeste do Distrito de Lisboa e ao Distrito de Leiria. O programa-se terá início às 10h23, com a presença do ex-primeiro-ministro no Comboio Regional Linha do Oeste na Estação da CP de Torres Vedras e saída às 10h47 na Estação da CP do Bombarral. Pelas 11h30, visitará o CDRSP do Politécnico de Leiria-Centro de Investigação na Marinha Grande, seguindo-se pelas 13 horas um Almoço com apoiantes em A-dos-Pretos, na Maceira, Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
50 produções atraíram mais de 8500 espetadores
Cistermúsica em edição “erudita e popular” bate recorde de público
Foram 32 dias de intensa programação, numa edição marcada por grande afluência de público e que registou muitos concertos esgotados, contabilizando-se mais de 8500 espetadores em 50 produções, quase o dobro do público registado na edição passada. Para a organização, “é o espelho de um trabalho ao longo de muitos meses que permitiu manter a grande qualidade artística de programação de música erudita, mas também introduzir propostas diversificadas como jazz e fado” que cativaram novos públicos. De relevar também “a melhoria muito significativa nas condições de acolhimento, que proporcionou excelentes condições, amplamente elogiadas pelo público e pelos artistas nacionais e internacionais”, acrescenta o diretor-executivo Rui Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da música orquestral/filarmónica à eletrónica/trip-hop
"Tocatas de Verão" trouxeram mais público
ao Cadaval
Realizou-se entre 22 de junho e 6 de julho, no auditório externo dos Paços do Concelho (Cadaval), a 13ª edição das Tocatas de Verão, evento que voltou a proporcionar ao público um conjunto de espetáculos gratuitos ao ar livre, que foram desde as audições dos alunos de música concelhios aos músicos e bandas locais e visitantes. Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, manifestou-se satisfeita com a «significativa afluência de público» que teve a iniciativa, considerando que a mesma foi do agrado de todos.As Tocatas de Verão prometem voltar para o ano com mais animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato-programa de apoio financeiro já foi assinado
Município de Porto de Mós avança com Centro de Recolha Oficial de animais de companhia
No âmbito do programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia, foi assinado no dia 30 de julho pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, o contrato-programa para comparticipar o CRO de Porto de Mós. Este incentivo vem no seguimento de uma candidatura já efetuada por este Executivo Municipal, que garantiu assim um apoio de 50.000,00€ numa obra com um investimento de cerca de 188.596,00€ e que se prevê a sua conclusão para final do presente ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4ª edição
Festival do Carapau promove gastronomia local e arte xávega da Praia da Vieira
A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe no próximo fim de semana, o 4º Festival do Carapau, cujo principal objetivo é promover a gastronomia local, nomeadamente o carapau, e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhias de pescadores. Além da vertente gastronómica, o evento divulga a cultura da região, sendo organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e companhas de arte xávega.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo Teatr’ Ambu – Grupo de Teatro de São Jorge
Festival Teatro de Rua abre com casa cheia
na Praça da República de Porto de Mós
O Festival Teatro de Rua voltou à Praça da República de Porto de Mós este sábado, dia 20 de julho, com a peça “O Testamento”, protagonizada pelo Teatr’ Ambu – Grupo de Teatro de São Jorge, com casa cheia. O primeiro fim de semana terminou com a apresentação da peça “A Valicova”, pelo Miúdos da Serra – Grupo de Teatro do Alqueidão da Serra, no domingo, dia 21 de julho. O público participou em número e entusiasmo, denunciando a crescente importância que o teatro e a cultura têm no concelho de Porto de Mós. No próximo fim de semana – 26, 27 e 28 de julho – a Praça da República volta a encher-se de drama, comédia e ação!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Azambuja
“Dia Aberto” permite visita ao sítio arqueológico do Castro de Vila Nova de São Pedro
O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, pertencente à União de Freguesias, concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no dia 24 de julho, quarta-feira, entre as 10h00 e as 18h00. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade e decorre no âmbito da efeméride do Dia Internacional da Arqueologia. À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que teve início a 17 de junho e que decorre até ao dia 26 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ambos os projetos são na área da saúde respiratória
Politécnico de Leiria ganha bolsas por projetos de promoção de saúde junto da comunidade
Dois projetos de investigação do Politécnico de Leiria acabam de ser distinguidos com bolsas para a realização de projetos de promoção de saúde junto da comunidade. Ao projeto “Plataforma móvel de promoção da atividade física em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos cuidados de saúde primários”, foi atribuída a Bolsa de Inovação Diagnóstica e Terapêutica Update em Medicina/Alfasigma em Cuidados de Saúde Primários. Já o Prémio atribuído pela Fundação Europeia do Pulmão/Sociedade Europeia Respiratória será usado em iniciativas que visam promover a saúde respiratória junto de três grandes grupos da comunidade: crianças, adolescentes e adultos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Secretária de Estado da Inclusão visitou Santa Cruz Ocean Spirit
O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre na Praia do Mirante até 28 de julho, contou com a visita da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência. Ana Sofia Antunes foi recebida por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, numa visita que contou, ainda, com a presença de Vasco Toledo Cristo, capitão do Porto de Peniche, Fernando Barão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, e Nuno Vitorino, presidente da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal
Professor Ricardo Oliveira lança livro de poesia "Do Mar à Montanha" na Nazaré
A Biblioteca Municipal da Nazaré irá acolher este sábado, dia 20 de julho, depois das 15h00, a sessão de lançamento da obra "Do Mar à Montanha", do autor Ricardo Oliveira. “‘Do Mar à Montanha, escutando os ruídos da Vida’ é um encontro entre a poesia e a realidade, profundos ensaios sobre a partilha e a solidão numa viagem pela eternidade do passado, presente e futuro. É uma obra de contemplação onde Ricardo Oliveira reflete percursos e momentos da vida como quem olha paisagens que passam fugidias, geografias de incontornáveis e doridos desejos de liberdade, felicidade e amor." - Elisa Lopes Antunes, Emporium Editora
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 de agosto
Moonspell apresentam novo disco em Santarém com a primeira parte a cargo dos Vulture
Os Moonspell vão atuar, no dia 3 de agosto, pelas 21h45, na ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém, num concerto de apresentação do mais recente álbum “1755”. A abertura do concerto está a cargo da banda ribatejana, Vulture. Os bilhetes, com um custo de 5 euros estão à venda no Teatro Sá da Bandeira, BOL, Worten, CTT e Fnac. 1755 foi o disco mais vendido de Heavy Metal em Portugal entre 2017 e 2018, e é o mais recente disco dos Moonspell, cantado em português. Uma reflexão poética, musical e filosófica da banda sobre o grande terramoto de Lisboa, a 1 de novembro de 1755, e as suas repercussões no mundo civilizado. O referido disco é tocado na íntegra nesta tour, sendo que o alinhamento para estes concertos inclui também temas obscuros da carreira dos Moonspell.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular alerta que “A saúde do coração não tira férias”
Campanha apela a estilo de vida saudável para prevenir a doença coronária
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”. Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária. “Hipertensão, dislipidemia, colesterol, diabetes, tabagismo, consumo de álcool em excesso, stress e sedentarismo, que leva ao excesso de peso e a alterações metabólicas, são alguns dos fatores de risco para a doença coronária. É importante consciencializar a população de que deve adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção”, afirma João Brum Silveira, presidente da APIC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento permite poupança de 57% no consumo de energia e reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa
Município da Chamusca investe 760 mil euros em nova iluminação pública LED mais eficiente
Começaram na terça-feira, dia 23 de julho, na vila da Chamusca, os trabalhos de substituição das atuais lâmpadas da iluminação pública por novas luminárias com tecnologia Led. No total, vão ser substituídas 4645 luminárias em todo o concelho, num investimento global de 759.753,52€ (acrescido de IVA), do qual o Município investe apenas 5% e o restante é garantido através do Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020 – Portugal 2020), graças a uma candidatura aprovada no âmbito do aviso para investimentos na melhoria da Eficiência Energética das Infraestruturas Públicas da Administração Local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara cede salas da antiga E.B.1 de Atouguia à Vitiourém e à Freguesia de Atouguia
A devoluta Escola Básica Nº. 1 de Atouguia vai passar a albergar a sede da Vitiourém – Associação de Promoção da Vitivinicultura de Ourém e também iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia de Atouguia, procurando tirar o maior proveito do espaço em função da população da freguesia e dos fins que representa. Esta realidade resulta da proposta de protocolo aprovada na reunião da Câmara Municipal de 17 de junho que será agora submetida a deliberação da Assembleia Municipal de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até dia 31 de julho
Município do Bombarral recebe projetos
para o 1º Orçamento Participativo
Com o intuito de fomentar a participação e o envolvimento cívico da população, o Município do Bombarral implementou, pela primeira vez, um Orçamento Participativo (OP), decorrendo o período de apresentação de ideias e projetos até dia 31 de julho. A participação no OP é aberta a todos os cidadãos com mais de 18 anos residentes e inscritos no caderno eleitoral do concelho do Bombarral, devendo as ideias e propostas ser apresentadas através do portal op.bombarral-cm.pt ou na seção de atendimento ao público da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria, ACILIS e Escola Profissional de Leiria
Concurso Prémio Inovação Sobremesas- Brisas
do Liz abre participações até 10 de outubro
Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Leiria, ACILIS e Escola Profissional de Leiria, teve início, no dia 21 de junho de 2019, o concurso “Prémio Inovação Sobremesas – Brisas do Liz”, direcionado ao setor da restauração da Região de Leiria. Esta iniciativa visa premiar três sobremesas originais (1º, 2º e 3º classificados) que integrem as Brisas do Liz na sua confeção, e que possam ser incluídas nas ementas dos restaurantes participantes. Todos os restaurantes da Região de Leiria podem concorrer gratuitamente, devendo, para tal, apresentar as suas candidaturas entre 21 de junho e 10 de outubro de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para brindar às Festas da Cidade e de São João
Vinhos à Prova invadem ruas do Cartaxo
este sábado
A segunda edição da iniciativa Vinhos à Prova, organizada em parceria pelo Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local e o Município do Cartaxo, tem data marcada para a manhã deste sábado, dia 22 de junho, das 10h30 às 13h00. Várias são as ruas da cidade onde vai ser possível provar os melhores néctares do concelho, que se juntam para brindar às Festas da Cidade e de São João, a decorrer até dia 23 de junho, domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No auditório externo dos Paços do Concelho
"Tocatas de Verão" arrancam este sábado
no Cadaval
Arranca este sábado, dia 22 de junho, a 13.ª edição das Tocatas de Verão, evento a ter lugar no auditório externo dos Paços do Concelho. Entre os dias 22 junho e 6 de julho, o Cadaval oferece mais um ciclo de concertos musicais ao ar livre. Como tem sido hábito por esta altura do ano, este ciclo de concertos, organizado pelo Município do Cadaval em parceria com a Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (A.F.C.C.), promete mais um conjunto de espetáculos que apostam na oferta diferenciada de música ao vivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia renova apoios aos Bombeiros Voluntários
Câmara da Batalha prossegue os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível
Findo o prazo legal para a execução das designadas faixas de gestão de combustível, a Câmara Municipal da Batalha decidiu prosseguir com os trabalhos de limpeza de florestal que no decorrer dos últimos meses conheceram um forte crescimento ou no cumprimento coercivo da limpeza de terrenos privados. Nesta fase adicional de trabalhos, cerca de três dezenas de espaços serão alvo de limpeza, no âmbito das medidas e ações a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra os Incêndios e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A obra será lançada este sábado
Novo livro retrata “Tomar” em 542 fotografias de José Matias com textos de José Faria
A uma semana do início da Festa dos Tabuleiros, o Município vai editar uma obra que condensa em imagem toda a riqueza pictórica da cidade templária. Intitulado precisamente “Tomar”, este livro integra 542 fotografias de José Matias, acompanhadas por textos de José Faria e com tratamento gráfico de Samuel Pereira. A obra, com 276 páginas de grande formato, será lançada este sábado, dia 22 de Junho, pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar. Além dos autores, serão intervenientes a vereadora Filipa Fernandes, Carlos Trincão, António Becerra Vitorino, Ermelinda Henriques e Nuno Garcia Lopes. Haverá ainda alguns apontamentos musicais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades a ocorrer junto ao campo da feira
Cadaval acolhe nova edição do “Camping Party Montejunto”
Entre os dias 28 e 30 de junho, realiza-se, no Cadaval, a 5.ª edição do Camping Party Montejunto, organizado pelo 3Cês – Cadaval Clube e que combina geocaching, campismo e “mega” diversão, na sede do Concelho. Em relação às edições passadas, as três primeiras, de 2014 a 2016, foram realizadas na Serra de Montejunto. Em 2017, todo o evento foi realizado no Pavilhão Gimnodesportivo e, em 2018, o mesmo não se realizou. Nesta edição, o campismo será feito na zona do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal e as atividades irão ocorrer no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa (junto ao campo da feira).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criados pelas 13 turmas do 1.º ciclo do ensino básico
440 alunos apresentam projetos no âmbito do “Empreendedorismo nas Escolas CIMRL”
Cerca de 440 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho apresentam, nos dias 18 e 19 de junho, no Teatro Miguel Franco, as propostas desenvolvidas no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas CIMRL”. No primeiro dia, às 10 h, os dez grupos do pré-escolar falam sobre as ideias apresentadas em sede do programa educativo “As Aventuras do Horácio”. "A Aventura do Gaspar” foi o mote para os trabalhos criados pelas 13 turmas do 1.º ciclo do ensino básico, que, no dia 19, são mostrados às 09h30, 14h30 e 18h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 a 17 de junho 2019
Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo regressa a Pedrógão Grande
O concelho de Pedrógão Grande vai receber, de 12 a 17 de junho, a 2.ª Edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – “Palavras de Fogo” sob a égide dos 30 anos da Queda do Muro de Berlim, em homenagem às vítimas dos fogos florestais. O FLII que este ano é dedicado a José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, tem como patrono a Presidência da República, sendo a CCDRC, Universidade de Coimbra, Secretaria de Estado para o Desenvolvimento do Interior, Delegação Regional da Cultura do Centro, RBE e a Fundação José Saramago parceiros associados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreendedorismo escolar
Colégio de Fátima vence Fórum EmpreEscola com dispensador automático ideal para viagens
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou no dia 11 de junho, no CNEMA em Santarém, o Fórum EmpreEscola, onde deu a conhecer as melhores ideias empresariais da região, preparadas pelos alunos do Ensino Secundário com a orientação da associação empresarial. O Colégio de S. Miguel, em Fátima, venceu a Melhor Ideia Empresarial com uma máquina automática dispensadora de detergentes e champôs a colocar em locais de férias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 a 23 de junho
Pombal celebra 28 anos de elevação a cidade discussão do novo Plano Estratégico da Cidade
O Município e a Junta de Freguesia de Pombal promovem de 19 a 23 de junho as Comemorações dos 28 Anos da Elevação de Pombal a Cidade, com uma programação que se centrará na promoção da reflexão e discussão do novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal. Ao todo serão oito iniciativas com momentos destinados à música, ao desporto, a manifestações de cariz popular, e com destaque para a realização, no dia 21 de junho, da Conferência “Pombal – Estratégia e Futuro”, que reunirá no Teatro-Cine de Pombal nomes como Eduardo Marçal Grilo (Ex-Ministro da Educação, Cláudio de Jesus, Henrique Martins e Paulo Lameiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exportações para o mercado chinês já atingem os 100 milhões de euros
IV Gala Porco d’Ouro Portugal entrega prémios do setor da suinicultura na vila de Porto de Mós
A Vila de Porto de Mós é o local escolhido para acolher a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do setor suinícola nacional e que este ano se realiza a 21 de junho. Na edição de 2019 são 78 os nomeados para os galardões. Ao todo são 31 os prémios a ser entregues às explorações candidatas que se distribuem em três escalões, organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor. Em termos de distribuição geográfica dos lugares do pódio das nomeações, Torres Vedras lidera o ranking com 11 indicações para prémios, seguido do concelho do Cadaval com 8 nomeações, e, por fim, Alcobaça, Palmela e Azambuja, todas com 6 nomeações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Crimes ocorreram nos últimos 14 anos
Idoso detido pela GNR por violência doméstica sobre a mulher e filho em Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, deteve, dia 17 de junho, em flagrante delito, um homem de 73 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Alcobaça. Na sequência de uma denúncia, os militares apuraram que o suspeito, ao longo da relação de 48 anos e com maior incidência nos últimos 14 anos, exercia violência psicológica sobre a sua esposa, de 71 anos e o filho de ambos, de 45 anos, tendo-os agredido fisicamente e ameaçando-os de morte na presença dos militares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Ministro do Planeamento inaugurou obras
de proteção costeira da Praia Azul
Para sul… assim continua o trabalho de requalificação da orla costeira promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Depois de Porto Novo e Santa Cruz, foi agora a vez da Praia Azul ser alvo de obras de proteção costeira, as quais foram inauguradas este sábado, dia 15 de junho. No decorrer do ato inaugural das mesmas foi ainda aberta oficialmente a época balnear no Concelho de Torres Vedras. Na cerimónia esteve presente o ministro do Planeamento, Nélson de Souza, bem como o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, para além do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório colaborativo pretende impulsionar a modernização da agricultura
IPL é um dos fundadores do Smart Farm CoLAB que traz a inovação digital à agricultura
Unidades de Investigação do Politécnico de Leiria associaram-se à criação do Smart Farm CoLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que visa criar soluções inovadoras e automatizadas para a gestão eficiente de recursos, e para maximizar o valor acrescentado dos produtos nacionais de horticultura, fruticultura e viticultura. Prevê-se que o trabalho do laboratório colaborativo, que conta com cerca de uma dezena e meia de parceiros, entre Instituições de Ensino Superior e Empresas, tenha um forte impacto na modernização da agricultura e na economia da produção sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de S. Pedro é uma das maiores feiras generalistas do País
Torres Vedras recebe o maior certame agroindustrial e comercial da região Oeste
O maior certame agroindustrial e comercial da região Oeste, que se constitui simultaneamente como uma das três maiores feiras generalistas do país – a Feira de S. Pedro –, decorrerá entre os próximos dias 27 de junho e 7 de julho. Pólo de convivência habitual dos torrienses e da população do Oeste, este evento constitui-se como uma demonstração da dinâmica empresarial desta região, mantendo-se, no entanto, fiel à sua matriz inicial de caraterísticas populares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12.ª edição da Frota Solidária
Fundação Montepio entrega viatura à CERCINA da Nazaré
A Fundação Montepio prepara-se para oferecer uma viatura adaptada à CERCINA - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Nazaré Crl, no âmbito da 12.ª edição da Frota Solidária. A cerimónia realiza-se em Leiria, dia 28 de junho, às 11 horas, no Largo 5 de Outubro, numa cerimónia que garantirá a oferta de 20 viaturas adaptadas a 20 instituições de todo o país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho de Porto de Mós
Idosa desaparecida encontrada caída em silvado em Cabeça Veada
A Guarda Nacional Republicana localizou este domingo, dia 23 de junho, uma idosa, de 78 anos, que estava desaparecida desde o dia anterior, no concelho de Porto de Mós. O alerta foi dado pelas 16 horas do dia 22 de junho, dando conta do desaparecimento de uma senhora, na localidade de Cabeça Veada, com dificuldade de locomoção e que usava uma bengala para a auxiliar. Na impossibilidade de contactar a mesma por ter o seu telemóvel desligado, a GNR mobilizou para o local militares do Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro, dos postos territoriais de Porto de Mós e Mira Daire e três binómios cinótecnicos da Unidade de Intervenção que realizaram diligências no sentido de a localizar, o que veio a acontecer por volta das 21 horas de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
"Colaborar faz toda a diferença!" encerra ciclo formativo para professores de Leiria
Irá decorrer na quarta-feira a terceira e última sessão dos Encontros Formativos, iniciativa direcionada para a classe docente do concelho e que decorreu ao longo de todo o ano letivo. Marcado para as 14:30, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), o evento tem como mote “Colaborar faz toda a diferença!” e conta com a participação de Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, e de José Carlos Sousa, Diretor de Serviço Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação, e com a moderação da professora Antónia Barreto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Festa do Desporto Sénior de Inverno leva 400 idosos ao Parque Verde e o Merco Alcobaça
Sexta-feira, 21 de junho, realizou-se a Festa do Desporto Sénior de Inverno (Época Regular do Desporto Sénior, que decorre de setembro a junho). A festa decorreu no Parque de Verde e no Merco Alcobaça envolvendo cerca de 400 participantes. Uma caminhada, almoço e animação musical foi o programa deste dia que reuniu todos os participantes do Desporto Sénior. Um dia de convívio passado com muita energia, exercício físico e boa disposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da JSD nacional e ex-Presidente da distrital de Leiria
Margarida Balseiro Lopes indicada pela JSD
de Leiria para as eleições legislativas
Margarida Balseiro Lopes, natural na Marinha Grande, deputada à Assembleia da República, presidente da JSD nacional e antiga presidente da JSD Distrital de Leiria, é a indicação da estrutura distrital da JSD, presidida por Pedro Brilhante, para integrar as lista do PSD do distrito de Leiria às próximas eleições legislativas. O nome foi aprovado por unanimidade e aclamação no Conselho Distrital realizado no domingo, 23 de junho, em Óbidos, depois de também ter sido sufragado em sede de Comissão Política Distrital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 28 de Junho
“Frutos - Feira Nacional de Hortofruticultura
das Caldas da Rainha divulga programa
O programa da 31ª Frutos - Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que se realiza de 16 a 25 de Agosto no Parque D. Carlos I, vai ser apresentado esta sexta-feira, 28 de Junho, pelas 19 horas, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos,nas Caldas da Rainha. A par da componente profissional ligada ao sector agroalimentar, o certame apresenta um cartaz de concertos com grandes nomes da música portuguesa e animação constante em todos os espaços do recinto, como venda de frutas, artesanato, iniciativas ligadas à saúde e bem- estar, nutrição, actividades para as crianças, showcookings com chefs conceituados, exposições, workshops, entre muitas outras…
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Espanha
Cister Sport de Alcobaça leva 80 atletas juvenis ao torneio Toledo Handball Cup 2019
O Cister Sport de Alcobaça irá participar, de 27 a 30 de Junho, no torneio internacional de andebol juvenil Toledo Handball Cup 2019, em Espanha. A comitiva do Cister Sport será formada por 7 equipas de formação, desde os escalões de minis até juvenis, de ambos os géneros, num total de cerca de 80 pessoas (atletas e dirigentes). Este torneio é o corolário de uma época intensa para os escalões de formação do clube. A participação do clube num torneio no estrangeiro não ocorria há mais de 15 anos e é mais uma forma de levar mais longe o nome do Cister Sport mas também o nome de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 25 de junho
Centro de Inovação Empresarial de Santarém
já tem empreitada adjudicada para ampliação
A empreitada de Ampliação do CIES - Centro de Inovação Empresarial de Santarém foi adjudicada esta terça-feira, dia 25 de junho. A obra, da responsabilidade do Município de Santarém, e que prevê a remodelação do interior de um edifício para ampliação do CIES, dotando-o de condições adequadas ao funcionamento do trabalho, bem como a criação de gabinetes para a instalação de novas empresas, tem um prazo de execução de 90 dias, a partir da data da consignação. Após as obras de ampliação, o CIES passa a contar, no Piso 0 com a Receção/ hall, Átrio, Sala de Formação, gabinetes e instalações sanitárias, enquanto que o Piso 1 conta com um Auditório, gabinetes e zonas de arquivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o