Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 222 Director: Mário Lopes Quarta, 19 de Junho de 2019
A Porta vai estar aberta de 14 a 23 de junho
Festival promete virar Leiria do avesso com dezenas de manifestações artísticas e sociais
De 14 a 23 de junho, o Festival A Porta promete abrir portas na cidade do Lis com 49 propostas musicais, 36 atividades e workshops para famílias (Portinha), 4 Jantares Temáticos com sobremesa musical, uma exposição colectiva de artes visuais (Casa Plástica) e 1001 Portas para ver e viver Leiria através da performance, experiências sensoriais, educação pela arte e consciência ecológica. Esta sexta-feira, 14 de junho, o programa de abertura inclui a inauguração da exposição colectiva "Nada muda de forma como as nuvens, a não ser os rochedos" com curadoria de João Pedro Fonseca e Lara Portela que mostra o trabalho de mais de 20 artistas de várias disciplinas artísticas, incluindo obras de Daniel Blaufuks, Alexandra Ferreira, Micael Ferreira, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Exposalão
Pedra portuguesa atrai visitantes de 30 países
à Stone na Batalha
Começa esta quinta-feira a edição mais internacional da Stone – feira de pedra natural portuguesa, com a presença confirmada de visitantes profissionais de mais de 30 países. São cerca de 190 os visitantes internacionais confirmados até ao momento na Stone, estando representados mais de 30 países. A Stone recebe, de 12 a 15 de Junho, na Exposalão – Batalha, as principais empresas, associações e profissionais do sector, num ponto de encontro para todos os que se movimentam neste importante sector da economia nacional, avaliado em 1,2 mil milhoes de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo
Prémio de Melhor Jovem Agricultor atribuído
ao produtor de morangos Gonçalo Assis Lopes
O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2019”, iniciativa que tem como objetivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi hoje atribuído a Gonçalo Assis Lopes, da Seaberry, no âmbito do Seminário “O Futuro dos Jovens Agricultores.” Este projeto de produção de morangos, em estufa de hidroponia, localizado em Santo Isidoro, Mafra, contou com um investimento superior a um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Portela é orador no ciclo de mesas redondas do Politécnico de Leiria
Presidente da Bial participa nas comemorações dos 10 anos de terapia da fala da ESSLei
A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria assinala dez anos do ciclo de estudos de licenciatura em Terapia da Fala, e dinamiza, dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, um ciclo de mesas redondas, que evidenciam a atuação do terapeuta da fala ao longo do ciclo de vida, e o seu impacto na comunidade. A abertura do encontro acontece quinta-feira às 9h30, e a primeira mesa redonda, em “Conversas sobre leitura e escrita”, tem início às 10h00, seguindo-se às 14h30 “Conversas sobre inclusão”. Na sexta-feira, “Conversas sobre cuidadores informais” dão o arranque aos trabalhos às 10h00, seguidas por “Conversas fora da caixa” às 14h30. Luís Portela, chairman da Bial, será um dos convidados, pelas 17 h, e falará sobre o caminho “Da ciência ao amor”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“São lágrimas senhor, são lágrimas”
Jornalista Fernando Correia apresenta livro
na Chamusca sobre violência doméstica
O jornalista e escritor Fernando Correia, bem conhecido de todos nós pelos seus comentários desportivos na TV, lançou um livro que relata casos reais de violência doméstica e vem apresentá-lo este sábado, dia 15 de junho, às 16h00, na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca. Nesta sessão aberta a todo o público, o autor vai falar do livro “São lágrimas senhor, são lágrimas”, uma obra com a chancela da editora Guerra & Paz e que Fernando Correia quis dedicar às vítimas da violência doméstica, seja física ou psicológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Teatro Miguel Franco inaugura novo sistema digital de cinema
O Teatro Miguel Franco (TMF) inaugura, no dia 13 de maio, às 18h30, o Digital Cinema Package (DCP), um novo formato de exibição de filmes digitais, que pauta pela sua elevada qualidade de som e de imagem. A estreia formal do novo sistema acontece com a apresentação do filme “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, estando ainda previstas para o mesmo dia as exibições de “Parque das Maravilhas”, às 10:30, “Parque Mayer”, às 14:30, e “O Professor e o Louco”, às 21:30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5.ª edição
União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria promove celebração dos Santos Populares
Naquela que será a 5.ª edição, a celebração dos Santos Populares em Alcobaça começa a ficar vincada como uma tradição, depois de mais de duas décadas de interregno. A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) garante que o evento tem sido um sucesso, recolhendo a preferência de milhares de pessoas da freguesia, e um pouco de todo o concelho, ao longo de três dias de festa popular. Para este ano, a UFAV volta a manter a expectativa de reunir milhares de pessoas no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Alcobaça, nos dias 21, 22 e 23 de junho, e pretende, ainda, atrair mais visitantes dos concelhos limítrofes. Para isso, a organização fez uma clara aposta na promoção e divulgação dos Santos Populares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Freguesia de Pombal vê reconhecida boas práticas ambientais no concurso Eco-Freguesias XXI
Pombal é a eco-freguesia número um no distrito de Leiria e da Região Centro
A Freguesia de Pombal é a 1ª do distrito de Leiria e a 2ª nível nacional melhor pontuada na classificação das freguesias portuguesas galardoadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental, tendo obtido a pontuação de 85,1%. A sessão de entrega do galardão teve lugar no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest um evento que evoca e celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural, contando com a participação de várias freguesias do concelho e da nossa região, a quem damos os parabéns pelos resultados obtidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ADPTN volta a organizar debate na noite de solstício de verão
Carlos Pimenta regressa a Torres Novas para debate público sobre o Almonda e o Ambiente
Em março de 1987 a Associação para a Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) realizou as suas II Jornadas do Ambiente, com um programa de três dias dedicado a vários temas, mas onde teve destaque a questão da poluição do rio Almonda. Falou-se num “rio vivo ao serviço da comunidade” e na “restituição do rio às populações”, sendo ainda hoje lembrada a presença do antigo secretário de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais, Eng. Carlos Pimenta, precisamente no ano em que foi aprovada a Lei de Bases do Ambiente. É neste contexto que a ADPTN volta a organizar um debate público sobre Ambiente, na noite de solstício de verão, dia 21 de Junho, no auditório da Caixa Agrícola (Praça 5 de Outubro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa destaca os 55 novos mercados abertos para exportação
Presidente da República e primeiro-ministro visitam a 56ª Feira Nacional de Agricultura
O primeiro-ministro António Costa, acompanhado do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, visitou, no dia 9 de junho, a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 16 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central a “Vinha e o Vinho” disse este domingo que a agricultura é essencial para o desenvolvimento do país, sublinhando que a feira “é uma excelente mostra do trabalho dos agricultores portugueses e do belíssimo momento que a agricultura portuguesa está a viver”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No areal da Nazaré
SC Braga vence KP Lodz na Nazaré e sagra-se tricampeão da Euro Winners Cup
A equipa minhota do SC Braga sagrou-se este domingo, 9 de junho, tricampeã do Euro Winners Cup ao vencer o adversário por 6-0, os polacos Lodz. A final (masculina) da Euro Winners Cup 2019 foi disputada entre os campeões em título SC Braga e KP Lodz, terceiros classificados na edição do ano passado, com uma assistência maioritariamente apoiante da equipa portuguesa. No final da EWC, foram atribuídos os troféus aos vencedores e aos que se destacaram ao longo dos 10 dias de provas. Jordan Santos, ao serviço do SC Braga, foi eleito o melhor jogador da competição. O italiano Gabriele Gori, com uns incríveis 26 golos marcados, levou o prémio de melhor marcador e Dariusz Slowinski, do KP Lodz, o prémio de melhor guarda-redes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e do Posto Territorial de S. Martinho do Porto
GNR detém cinco pessoas por tráfico de droga no concelho de Alcobaça
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha e do Posto Territorial de São Martinho do Porto deteve, dia 6 de junho, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e 62 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Alcobaça. No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares abordaram um veículo, em virtude dos ocupantes terem adotado um comportamento suspeito perante a GNR. Os militares apuraram que no interior do veículo existiam produtos estupefacientes e que os ocupantes teriam mais droga nas residências, tendo sido realizadas buscas domiciliárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para Vós um espetáculo que explora a memória numa homenagem às avós
Avós interpretaram no Teatro Sá da Bandeira história biográfica criada por Cláudia Andrade
Para Vós, uma história biográfica criada por Cláudia Andrade e habitada por moradores locais, dos sítios por onde passa, foi, desta vez, apresentada em Santarém, com a participação de 7 mulheres da comunidade. O Teatro Sá da Bandeira encheu a plateia, especialmente criada para o espetáculo. Para Vós é um espetáculo sobre memória. Sobre as memórias das avós e as memórias de Cláudia Andrade sobre as suas avós. É também uma homenagem às mulheres. Para vós é um solo, sem que o seja realmente. Porque, na sua interpretação, Cláudia Andrade não está completamente sozinha. Em cena estão também 7 mulheres, avós de Santarém que funcionam como um coro ao jeito da tragédia clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no Dia Internacional dos Arquivos
Arquivo Municipal de Pedrógão Grande recebe doação do espólio documental de Pereira Barão
Integrado na Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, o Município de Pedrógão Grande promoveu, no dia 8 de junho, uma cerimónia de doação do espólio documental pertencente a José Manuel Pereira Barão, no salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta simbólica cerimónia teve lugar a assinatura de um Auto de Doação, em reconhecimento do generoso gesto, com a presença da sua família, a esposa, professora Noémia de Jesus e Jesus Pereira Barão e seus filhos, Ana Alexandra Pereira Barão e José Miguel Pereira Barão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclistas passam nos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste nos dias 1, 2 e 3 de agosto
81ª Volta a Portugal em Bicicleta vai a Leiria, Marinha Grande e Santarém logo no arranque
A prova rainha do ciclismo nacional terá duas etapas a percorrer os territórios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. A primeira etapa da Volta a Portugal em Bicicleta ligará Miranda do Corvo a Leiria, com chegada pelas 17h30, na Av. Dr. João Soares), no dia 1 de agosto. Os ciclistas percorrerão uma distância de 174,7 km, sendo a cidade de Pombal palco de uma meta volante. No dia seguinte, a partida da Volta será efetuada na Marinha Grande, pelas 12h20, e terminará em Santo António dos Cavaleiros, Loures, com o pelotão a percorrer o distrito de Leiria e a Região Oeste, passando, nomeadamente, por Porto de Mós, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até ao dia 16 de junho
Primeiro-ministro vai este domingo a Santarém visitar a Feira Nacional de Agricultura
O primeiro-ministro, António Costa, visita este domingo, pelas 15 horas, a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao dia 16 de junho e que tem como tema a “Vinha e o Vinho”. A feira contempla áreas de referência ao mundo rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agropecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espetáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, música popular e tradicional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição 2018-2019
Escola de S. Martinho do Porto traz 2 prémios do Concurso Empreendedorismo nas Escolas
Os vencedores do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2018-2019 foram conhecidos no dia 25 de maio. Nesta edição, o tema escolhido foi Economia Circular, em linha com o compromisso assumido pelo Governo de atingir a neutralidade carbónica em Portugal até 2050, ter um território mais resiliente com sistemas de energia naturais e promover a economia circular. A Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto foi a grande vencedora do concurso ao arrecadar dois primeiros lugares: no 3º Ciclo, com ‘Leaf Life’, de Júlia Maria Mendonça Baptista, Maria Inês Arcanjo Esteves, Maria Rita Vicente Paulino e Rita Constantino Ascenção e, no Ensino Secundário, com ‘Ecolocation’, de Íris Calinas, Joana Oliveira, Mariana Coelho e Caterina Vinnitcaia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para remoção das coberturas de fibrocimento com amianto
PEV quer reabilitação urgente da Escola Secundária de Azambuja
O Partido Ecologista Os Verdes entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde Recomenda ao Governo que Proceda à urgente remoção das coberturas de fibrocimento com amianto existentes na Escola Secundária de Azambuja e tome as medidas necessárias com vista à realização das obras de reabilitação da Escola Secundária de Azambuja, indispensáveis para garantir as devidas condições de segurança e bem-estar, apresentando a calendarização das intervenções a realizar e envolvendo a comunidade educativa neste processo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 15 e 16 de junho
Teatro-Cine de Torres Vedras recebe musical
"À Procura da Nova Terra do Nunca"
À Procura da Nova Terra do Nunca vai subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras nos próximos dias 15 e 16 de junho, pelas 21h30 e as 16h30, respetivamente. Este musical que será apresentado pela CruzaMenTes - Companhia de Música Teatral proporcionará uma “invulgar viagem pelo mundo da Disney, um novo argumento de bruxas, fadas, príncipes, princesas, mauzões e vilões. A curiosidade, o sonho, a audácia, transversal a todas as idades, desafiam a imaginação das personagens e dos espectadores na procura de respostas para os seus desejos e vontade de descobrir o mundo. Uma experiência intemporal, inesquecível, para gente crescida, a que os mais novos gostarão de assistir”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
”Um exemplo para o distrito e para o País”
Óbidos é o 1º concelho a ter unidades locais
de proteção civil em todas as freguesias
Foi esta terça-feira, dia 5 de Junho, apresentada, no auditório Casa da Música em Óbidos, a constituição de 7 Unidades Locais de Proteção civil. Segundo Carlos Guerra, comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do País a ter unidades locais de Proteção Civil em todas as freguesias”. Endereçando os parabéns ao executivo obidense, concluiu, afirmando que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o País”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor tem antecedentes criminais
PJ e GNR detêm homem suspeito de incêndio florestal em Rio Maior
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no desenvolvimento de investigação que iniciou de imediato, recolheu elementos de prova que esclareceram as circunstâncias em que ocorreram os incêndios florestais do dia 3 de junho, numa zona rural em Vale da Rosa - Rio Maior. O autor ateou dois incêndios em zona de mato e floresta junto a residências com recurso a chama direta. O mesmo é residente naquela localidade, tem 62 anos de idade, é ajudante de padeiro, com antecedentes criminais e foi detido no dia 5.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal promoveu duas visitas técnicas às obras em curso
Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras tem 10 obras em execução
A execução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Vedras continua a decorrer, com dez operações a serem executadas, de momento, na cidade. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, promoveu duas visitas técnicas às obras em curso, que decorreram na segunda e na quinta-feira, visitando os trabalhos que decorrem no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) e do Programa Encosta – Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1º Encontro decorre no dia 11 de junho na Escola Superior de Educação de Santarém
Investigadores e especialistas em Educação Assistida por Animais reúnem-se em Santarém
No dia 11 de junho, a Escola Superior de Educação de Santarém recebe o Encontro “Educação Assistida por Animais: da investigação à ação”, que reúne investigadores e especialistas da área e tem como objetivo dar a conhecer o que é e como se faz Educação Assistida por Animais. Pretendendo contribuir para uma maior perceção das potencialidades da Educação Assistida por Animais, nomeadamente nas áreas emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotora, este encontro tem, ainda, como objetivo fomentar o debate sobre o tema, refletindo sobre o seu contributo no desenvolvimento da autoestima, redução da ansiedade ou da solidão, entre outros aspetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré Dreams Handball – EBT de 14 a 16 de junho no Estádio do Viveiro
Etapa do circuito europeu de andebol de praia de clubes regressa à praia da Nazaré
A etapa do circuito europeu de andebol de praia de clubes regressa à praia da Nazaré já no fim de semana de 14 a 16 de junho. Depois do sucesso da Euro winners Cup, liga europeia de futebol de praia, o Estádio do Viveiro receberá o torneio de clubes de andebol de praia mais pontuado do circuito europeu EBT. Presentes estarão dezenas de equipas, portuguesas e estrangeiras, bem como alguns dos mais importantes elementos da European Handball Federation (EHF), como Marco Trespidi, George S. Bebetsos e Mario Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhado do ministro da Educação
Primeiro-ministro inaugura hoje requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha
A inauguração da Requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha irá ter lugar esta sexta-feira, 7 de junho, às 11h00, numa iniciativa que contará com a presença do primeiro-ministro. António Costa e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. A obra, orçada inicialmente em 15 milhões de euros pela Parque Escolar, foi concluída por 1/3 do desse valor pela Câmara Municipal da Batalha, mantendo-se o edificado anterior, tendo sido acrescentado apenas um novo pavilhão para as áreas sociais e administrativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peixe não possuía a medida mínima regulamentar de venda
GNR da Nazaré apreende 110 kg de pescada
e faz doação a várias IPSS
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 5 de junho, apreendeu 110 quilos de pescada, com o valor presumível de 1 100 euros, na Estrada das Matas – Nazaré. A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, tendo os militares abordado um veículo que fazia o transporte do referido pescado, que após verificação foi possível apurar que não possuía a medida mínima regulamentar de venda, nomeadamente 27 cm, o que culminou na sua apreensão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Programa Escolas Solidárias EDP distingue EPADRC e Externato Cooperativo da Benedita
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e o Externato Cooperativo da Benedita, foram distinguidas pelo programa Escolas Solidárias Fundação EDP, respetivamente com a categoria Revelação, atribuída às escolas que participam pela primeira vez e acrescentam algo novo ao projeto (até dez escolas), e Super Escola, grau atribuído às escolas que reúnam em simultâneo os atributos: ter, no mínimo, três inscrições no Escolas Solidárias; ter 70% de grau ‘distinções’ (incluindo Revelação) no seu historial de participação; demonstrar elevada performance e uma postura de inovação/melhoria contínua (avaliação feita pelo júri).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VII Cruzeiro Religioso do Tejo
Cardeal-Patriarca de Lisboa homenageia Senhora dos Avieiros na Azambuja
A Vila de Azambuja vai receber a visita do Cardeal-Patriarca de Lisboa por ocasião do VII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, de 10 e 14 de junho. D. Manuel Clemente presidirá à eucaristia a celebrar pelas 18h30 do dia 10 de junho, na Igreja Matriz, em honra a Nossa Senhora dos Avieiros. A celebração será o ponto alto da passagem deste evento ibérico pelo Concelho de Azambuja no feriado nacional, o dia das festividades. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à ponte entre a Vala Real e a Vala do Esteiro está programada para as 17h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor dá sessão de autógrafos na 89ª edição da Feira
José Alberto Vasco leva “Amores-Perfeitos e Outras Delícias” à Feira do Livro de Lisboa
O escritor alcobacense José Alberto Vasco vai dar uma sessão de autógrafos do seu novo livro “Amores-Perfeitos e Outras Delícias” na 89ª Feira do Livro de Lisboa. O evento decorrerá no sábado, 8 de junho, às 18 horas, no Espaço da Chiado - Grupo Editorial naquele importante certame. Esse espaço da atual editora daquele escritor prolonga-se dos pavilhões A44 a A50.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na ESECS, dia 14 de junho, a partir das 14h00
Pequenos heróis da tabuada disputam em Leiria final do campeonato Multipli
A final do Campeonato Nacional Multipli está marcada para sexta-feira, 14 de junho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e terá mais de uma centena de pequenos heróis da tabuada de todo o País e disputar o primeiro prémio: viagem à Disneyland Paris. A final terá início às 14h00, altura em que as crianças do ensino básico apuradas nas semifinais do continente, Açores e Madeira, irão dar provas da sua destreza e cálculo mentais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para melhorar a visitação e fruição pública da Lagoa
ICNF transfere gestão da Lagoa do Valado
para a Câmara da Nazaré
A Câmara da Nazaré vai assegurar a gestão da Lagoa de Valado dos Frades no âmbito de um protocolo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), aprovado por unanimidade na reunião de Câmara, na segunda-feira, 3 de junho. O acordo entre as duas entidades tem como fim a cedência (a título precário e oneroso) da gestão da área de visitação e fruição pública da Lagoa. O Município compromete-se a potenciar a sua “excecional aptidão enquanto espaço público de lazer e local privilegiado para o desenvolvimento de atividades turísticas, desportivas, lúdicas e pedagógicas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Presidente da República inaugura sábado Feira Nacional de Agricultura
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura este sábado, 8 de junho, pelas 12h00, a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 16, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e que tem como como tema central a “Vinha. O vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna. É um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área e uma forma de realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de junho é Dia de Camões
Camões volta a Constância de 8 a 10 de junho nas XXIV Pomonas Camonianas
Uma mostra de Ofícios d’ Época, a Chegada de Camões a Constância, o Percurso Viagem ao passado – Visitantes integram a festa, a Noite do Oriente, o Jantar do Povo e a Conferência O poeta em busca de si e da sua epopeia?, pelo Prof. Carlos Ascenso André, são algumas das novidades da edição deste ano das Pomonas Camonianas, um evento que vai decorrer em Constância nos dias 8, 9 e 10 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Restaurante do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort homenageia a excelência da região
Produtos do Oeste são protagonistas da carta do restaurante Emprata
Valorizar a exímia qualidade e diversidade dos produtos da região Oeste, bem como a sua história e contributo para o desenvolvimento local, é o grande objetivo do Emprata, que na carta em vigor faz de produtos como o peixe da costa de Peniche, a abóbora da Lourinhã, a ginginha de Óbidos, a Pera Rocha do Oeste, a Maçã de Alcobaça, o queijo de Maçussa, entre outros, os grandes protagonistas das confeções gastronómicas que se servem no restaurante do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Delegação da Assembleia Municipal de Ourém visitou o município homónimo brasileiro
Imagens de Santa Jacinta e São Francisco oferecidos à comunidade de Ourém do Brasil
O presidente da Assembleia Municipal de Ourém e o 2º secretário da Mesa participaram recentemente nas cerimónias de aniversário da cidade de Ourém, no Estado do Pará (Brasil). Esta foi uma visita institucional que contou com diversos momentos protocolares, de onde se destacam a receção pelo prefeito de Ourém, Valdemiro Júnior, a quem foi entregue a medalha de ouro da AMO e a visita a uma igreja católica cuja padroeira é Nossa Senhora de Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens fundaram Associação Cultural “Sonhos em Cena”
Ricardo Miguel e João Baptista publicam livro “Verso e Reverso dos Dias”
“Verso e Reverso dos Dias – Histórias, Pensamentos e Ideias de Dias Comuns” é o novo livro de João Nuno Baptista e de Ricardo Miguel, editado pela Chiado Editora. João Nuno Baptista, natural do Teixoso, edita, assim, o seu terceiro livro, desta vez em parceria com Ricardo Miguel, natural no Cadaval, professor na ETEO e Externato Cooperativo da Benedita. João Nuno Baptista e Ricardo Miguel apresentaram publicamente a obra no dia 12 de maio, na Casa do Artista – Galeria Raul Solnado. O livro estará à venda no começo de junho, mas já pode ser adquirido juntos de autores, sites da Chiado Editora e FNAC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Palestra decorre no dia 6 de junho, às 16h00 na ESECS, em Leiria
Politécnico de Leiria recebe conferência itinerante sobre a diversidade cultural na escola
A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria dinamiza no dia 6 de junho, quinta-feira, pelas 16h00, no auditório 1 da ESECS, uma conferência itinerante com o mote “Os desafios da diversidade cultural na escola: contributos das ciências da educação”. Aproximar, interagir e debater é o lema desta iniciativa, que pretende reforçar a comunidade científica das Ciências da Educação, e construir conhecimento mobilizável para intervir na área da Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Feira Nacional de Agricultura começa sábado
A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo que este ano tem como tema central a “Vinha e o Vinho” abre portas sábado, 8 de junho, e prolonga-se até 16 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. O vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna. É um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, a temperatura do vinho, entre outras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Jardim da Almuinha Grande
Ministro Eduardo Cabrita preside em Leiria
à cerimónia de entrega de 81 viaturas à PSP
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside esta quarta-feira, dia 5 de junho às 15h30, no Jardim da Almuinha Grande, Avenida 22 de Maio, em Leiria, à cerimónia de entrega de 81 viaturas, equipamento de proteção individual, armamento e material para fiscalização rodoviária à Polícia de Segurança Pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Arena Shopping
Concurso Banda Revelação Oeste abre candidaturas até dia 20 de junho
O Arena Shopping volta a organizar mais uma edição do Concurso de Bandas do Oeste, que irá decorrer de julho a setembro. As candidaturas acabaram de abrir e o desafio às bandas da região está lançado, para mais uma edição que tem como objetivo promover a música portuguesa e os jovens talentos da zona Oeste, sendo dedicado a todos os grupos musicais, que ainda não tenham trabalhos editados. As atuações serão avaliadas através de um reconhecido júri e pelo público em geral. O vencedor terá oportunidade única para gravar um EP num dos melhores estúdios do país e ainda um videoclipe e photoshoot profissional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa passa ainda por Lisboa, Vila do Conde e Viseu
‘Andebol e Cultura’ promove prática desportiva em Alcobaça e Batalha
A Federação de Andebol de Portugal irá levar a cabo, nos dias 8 e 9 de junho, uma iniciativa intitulada “Andebol e Cultura” que visa a promoção da prática desportiva e, simultaneamente, o contacto das crianças e jovens com o nosso património cultural, destinada a jovens atletas dos 8 aos 13 anos de idade. O objetivo é possibilitar a centenas de jovens um espaço de convívio desportivo, exaltando os valores do desporto, mas que consiga agregar um elemento cultural, provando que o Desporto e a Cultura podem andar de mãos dadas. O projeto piloto desta iniciativa teve lugar em 2018, junto ao Mosteiro de Alcobaça, e contou com um inegável sucesso junto dos jovens. Este ano, a iniciativa alarga-se a Lisboa, Vila do Conde, Batalha e Viseu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Beatriz Monteiro é a vencedora do concurso Crianças ao Palco 2019
Sair da Casca – Atividade de Educação no Concelho de Porto de Mós teve início no passado dia 1 de junho, Dia da Criança, com o concurso Musical “Crianças ao Palco”. Os 12 finalistas apurados ao longo dos últimos meses subiram ao palco para cantar e encantar o júri, composto por Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Alexandre Rodrigues, sócio fundador do Conservatório de Música e Artes do Centro, Cláudia Franco, cantora e compositora, e José Carlos Farinha, professor do quadro do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós na disciplina de Educação Musical.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para alunos inscritos no Ensino Universitário que apresentem carência económica
Município duplica valor das bolsas de estudo dos batalhenses na Universidade dos Açores
A Câmara Municipal da Batalha vai duplicar o valor das bolsas de estudo a atribuir aos jovens do Concelho que, no próximo ano letivo, optem pela Universidade dos Açores. A medida foi anunciada no âmbito de um intercâmbio escolar, que se encontra a decorrer até 26 de maio, na Ilha de Ponta Delgada, no Município de São Miguel. A medida de âmbito social, destina-se a alunos inscritos no Ensino Universitário que apresentem carência económica, visando estimular a escolha pela Universidade dos Açores, atendendo à qualidade reconhecida da sua oferta formativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista da Quercus distingue 93 praias do Centro de Portugal: 67 costeiras, 25 interiores e 1 de transição
Centro de Portugal é a região com mais praias com “qualidade de ouro”
. A região Centro de Portugal é aquela que apresenta este ano mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus. No total, são 93 as praias desta região distinguidas, entre as 375 zonas balneares nacionais que mereceram o galardão. Das 93 praias galardoadas no Centro de Portugal, 67 são costeiras, 25 são interiores e uma é de transição. Merecem destaque, pelo número, as 12 praias do concelho de Torres Vedras, as 11 de Peniche e as 9 da Figueira da Foz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém
Miguel Relvas orador em Ourém na conferência ‘2021- Um novo paradigma para o Poder Local’
A AMO (Assembleia Municipal de Ourém) vai levar a cabo no dia 28 de junho, pelas 17h30, no auditório cultural dos Paços do Concelho, uma conferência subordinada ao tema “2021- Um Novo Paradigma para o Poder Local”. São convidados para esta sessão, Miguel Relvas, ex-ministro adjunto e dos assuntos parlamentares, que liderou dossiês como a reforma autárquica do país, os órgãos de comunicação social públicos e a dinamização do emprego jovem; António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho e Presidente da Direção da ADREL (Associação de Estudos em Direito Regional e Local) e Albino de Almeida, Presidente da ANAM (Associação Nacional das Assembleias Municipais).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhada do secretário de Estado das Autarquias Locais
Secretária de Estado da Cultura visita Mosteiro de Alcobaça e Casa-Museu Vieira Natividade
Dia, 29 de maio, foi dado um importante passo para o arranque definitivo da abertura ao público da Casa-Museu Vieira Natividade. Na sequência da reunião anterior, promovida pelo PS Alcobaça no Ministério da Cultura, em 11 de março de 2019, com a secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, a deputada pelo círculo de Leiria Margarida Marques, representantes da família e outros ativistas, a secretária de Estado da Cultura deslocou-se a Alcobaça, no dia 3 de junho, para conhecer as condições atuais da Casa-Museu, conforme tinha prometido, acompanhado do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL vai apresentar mestrado em Prescrição do Exercício Físico e Promoção da Saúde
Politécnico de Leiria cria app Movida de saúde
e exercício físico ao serviço da comunidade
O Politécnico de Leiria apresenta esta quarta-feira, 5 de junho, às 11 horas, o projeto MOVIDA, no campus 5, que se localiza junto ao Hospital de Santo André, em Leiria. A plataforma MOVIDA – MOnitorização da atiVIDAde física – implementa um programa de eHealth na comunidade, que prescreve atividade física e faz a monitorização do progresso do utilizador. A atividade física prescrita é individualizada, como se de uma receita se tratasse, e é recebida na app do utilizador, para que a possa realizar de uma forma acompanhada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para promover as tradições gastronómicas e culturais do concelho
Confraria da Espiga avança na Chamusca
Na Quinta-Feira de Ascensão, dia 30 de maio, o Município da Chamusca deu mais um passo para a criação da Confraria da Espiga. No Almoço da Espiga, realizado após a Entrada de Toiros, a vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Cláudia Moreira, entregou simbolicamente o ramo da espiga, que recebeu em 2018 das mãos do presidente da Câmara Municipal, a um grupo de mulheres que fica agora com a missão de dar continuidade ao trabalho de constituição formal da Confraria da Espiga, uma confraria que terá o objetivo de promover as tradições gastronómicas e culturais do concelho da Chamusca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 400 mil euros
Câmara da Marinha Grande transfere Registos
e Notariado para o Edifício Atrium
A Câmara Municipal oficializou, no dia 28 de maio, o passo decisivo para a a transferência dos serviços do Instituto de Registos e do Notariado (IRN) para o Edifício Atrium, na Marinha Grande. A assinatura do acordo de cooperação com o IRN para as obras do espaço teve lugar na presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, da presidente do Instituto de Registos e Notariado, Filomena Rosa e do presidente do Conselho Diretivo de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, Joaquim Carlos Rodrigues, que assinou o contrato de arrendamento das instalações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova valência do CHL entra em funcionamento no mês de junho
Centro Hospitalar de Leiria cria Equipa
de Cuidados Paliativos Pediátricos
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) formalizou a constituição de uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCP-Pediátricos), que entra em funcionamento já em junho. A nova equipa, composta por um médico, três enfermeiros, um técnico de serviço social e um psicólogo clínico, tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos doentes com doença crónica complexa e apoio aos seus familiares e/ou cuidadores informais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito ficou em prisão preventiva
GNR de Alcobaça prende jovem por violência doméstica e atentado à segurança rodoviária
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 28 de maio, deteve um homem de 26 anos, pelo crime de violência doméstica e atentado à segurança rodoviária, no concelho de Alcobaça. No âmbito da investigação, os militares apuraram que ao longo da relação a vítima, uma mulher de 26 anos, ex-companheira do suspeito, era injuriada e ameaçada de morte com recurso a uma arma de fogo. Os militares apuraram ainda que no dia 24 de maio, o suspeito, perseguiu a vítima, com o seu veículo, tendo este arremessado um objeto contra o vidro traseiro do veículo da vítima, partindo-o, sendo que de seguida embateu, propositadamente, no veículo da vítima, provocando um despiste na A19.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão Solene decorre no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém
Politécnico de Santarém comemora 39 anos
no dia 6 de junho
No dia 6 de junho, quinta-feira, o Instituto Politécnico de Santarém comemora o 39º Aniversário, com a realização de uma Sessão Solene, que terá lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, a partir das 15h30. O evento tem início com um momento musical, a cargo do Grupo Coral do IP Santarém, que precede a abertura da Sessão pelo presidente do Instituto Politécnico de Santarém, o Professor Coordenador José Mira Potes. Segue-se a intervenção do representante das Associações de Estudantes e dos presidentes das Câmaras Municipais de Rio Maior e de Santarém, Isaura Morais e Ricardo Gonçalves, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 2014 que o Município optou por não promover abates de animais recolhidos
Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO)
da Nazaré esgotou capacidade
O Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) da Nazaré esgotou a sua capacidade de recolha e alojamento. A Autarquia tem realizado obras de adaptação do espaço, mas a capacidade de acolhimento de animais abandonados terminou. Desde início de 2014, antes da implementação da Lei 27/2016, de 23 de agosto, que o Município optou por não promover abates de animais recolhidos no Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de Junho, Dia de Camões, às 17 horas
Prof. Carlos Ascenso André profere conferência na Casa-Memória de Camões em Constância
Celebrando o 10 de Junho, Dia de Camões, a Associação Casa-Memória de Camões em Constância promove uma conferência sobre o nosso épico e a sua obra pelo Prof. Doutor Carlos Ascenso André que terá lugar no auditório da Casa-Memória pelas 17 horas. O Prof. Carlos Ascenso André é um dos mais conceituados camonistas portugueses. Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tradutor, ensaísta e poeta, é investigador associado do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e tem vasta e reconhecida obra publicada com destaque para O poeta no miradouro do mundo – leituras camonianas (2008).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proprietários dos terrenos abrangidos devem contactar a Câmara Municipal
Limpeza de faixas de gestão de combustível
já arrancou no concelho do Cadaval
A Câmara Municipal do Cadaval informa que, a partir de 1 de junho de 2019, decorrerão, nas freguesias de Alguber e Lamas/Cercal, operações ligadas à execução das Faixas de Gestão de Combustível, nos termos definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Se for proprietário de terrenos abrangidos, deverá dirigir-se ao Gabinete Técnico Florestal da autarquia. Os trabalhos vão abranger as Freguesias de Alguber e União das Freguesias de Lamas e Cercal, definidas como prioritárias no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após apresentação pública da biografia de Sophia
José Rodrigues dos Santos apresenta ‘Amante do Governador’ na Biblioteca de Tomar
A Biblioteca Municipal de Tomar teve o privilégio de receber a primeira apresentação pública após o lançamento do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen”, que constitui a primeira biografia da poeta que foi uma das vozes maiores da literatura portuguesa do século XX. Esta segunda-feira, dia 3 de Junho, será a vez da presença de José Rodrigues dos Santos, um dos mais mediáticos jornalistas portugueses mas também figura incontornável das tabelas de vendas de livros no nosso país. “A Amante do Governador”, um romance histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, é o último livro do escritor e apresentador do Telejornal da RTP:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Concurso Leiriphoto divulga vencedores
na Ludoteca do Jardim da Almuinha Grande
Os vencedores do concurso Leiriphoto são anunciados no dia 5 de junho, às 17 horas, na Ludoteca do Jardim da Almuinha Grande, momento em que é também inaugurada a exposição com todas as fotografias avaliadas. O Leiriphoto teve como tema “À Procura da Liberdade” e desafiou os alunos das escolas secundárias a ilustrarem frases alusivas ao conceito de liberdade. As fotografias foram analisadas por um júri constituído por fotógrafos e jornalistas a convite do Município, que selecionou os três primeiros lugares desta 1ª edição, tendo tido como critérios a originalidade, a criatividade e a coerência com a frase ilustrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das oito corporações de bombeiros contempladas a nível nacional
REN entrega viatura aos Bombeiros Voluntários da Batalha
A REN – Redes Energéticas Nacionais, entregou uma viatura aos Bombeiros Voluntários da Batalha, uma das oito corporações de bombeiros contempladas a nível nacional com uma viatura entregue pela REN, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais e à prevenção de incêndios florestais. A cerimónia de entrega das chaves das viaturas aos comandantes das corporações de Bombeiros, que se realizou nas instalações da REN, em Sacavém, na quinta-feira, dia 30 de maio, contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e do presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Marta Soares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial da Criança
Quatro dias de programação convidam crianças e famílias a brincar em Pombal
O Município de Pombal promove este ano quatro dias de animação nas Comemorações do Dia Mundial da Criança, que decorrerão de 31 de maio a 3 de junho sob o mote “Vamos Brincar Juntos!”, com entrada gratuita. Destinada a crianças dos zero aos 17 anos, a proposta programática decorrerá durante o fim-de-semana, e permitirá às famílias pombalenses uma animação diversificada, centrada nas crianças, e através da qual se pretende criar um ambiente com propostas variadas e lúdicas no Jardim do Cardal, no Jardim das Tílias e no Largo da Biblioteca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Requalificação visa tornar o monumento mais acessível e funcional
Castelo de Leiria fecha dois anos para obras
de 3,8 milhões mas continua a ter visitas
O Castelo de Leiria vai estar fechado ao público a partir do dia 3 de junho para a realização de obras de requalificação do espaço, tendo o Município de Leiria apresentado esta sexta-feira, 31 de maio, um conjunto de iniciativas com o objetivo de manter a ligação da comunidade ao mais emblemático monumento do concelho durante a intervenção, estimada em cerca de dois anos. Um programa de visitas guiadas, uma exposição e a possibilidade de efetuar uma visita 3D ao Castelo foram algumas das iniciativas anunciadas pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, que apresentou, em conferência de imprensa, os principais pontos da intervenção no monumento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Toy e Mónica Sintra são cabeças de cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha
FIABA traz à Batalha gastronomia tradicional, artesanato de qualidade e música popular
A 29ª edição da FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha foi inaugurada esta quinta-feira, dia 30 de maio, pelo residente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, acompanhado pela vogal da CCDR do Centro, Isabel Damasceno. O certame, que inclui a Mostra do Mundo Rural, realiza-se de 30 de maio a 2 de junho, no Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro da Batalha. Mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas de associações locais e 10 produtores locais divulgarão alguns dos produtos de excelência deste território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Praia Limpa! Mais Segura”
Município de Pombal promove ação de limpeza da praia do Osso da Baleia
O Município de Pombal promove este sábado, dia 1 de junho, a ação de limpeza da Praia do Osso da Baleia, denominada “Praia Limpa! Mais Segura”, atividade que integra o Programa de Atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2019. Serão mais de 400 os participantes, dos sete agrupamentos de escuteiros do concelho de Pombal e da CERCIPOM, que ajudarão a limpar cerca de 2 mil metros da praia, numa ação em que o Município tem como parceiros as Juntas de Freguesia do Carriço, Almagreira, Redinha e Vila Cã, da Valorlis, da Padaria Dionísio e da Sodiguia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto social “Face to Face” envolve jovens do Lar Santa Isabel e alunas do CSOL
Orfeão de Leiria reúne jovens e seniores
num espetáculo de dança e teatro
O projeto social “Face to Face”, dinamizado pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), vai levar ao palco jovens do Lar de Santa Isabel, de Leiria, e alunas do Conservatório Sénior do Orfeão de Leira (CSOL), através da peça “Histórias de arremedilhos e de histriões que não sabem arremedar”. O espetáculo, que reúne dança e teatro, será apresentado em primeira mão nas VII Jornadas de Economia Social, com o tema "O papel das artes performativas na inclusão social", no dia 14 de junho, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e no dia 28 de junho dá-se a conhecer à comunidade em geral, a partir das 21h30, no OLCA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Campo Seguro – Fase I
GNR intensifica patrulhamento nas explorações agrícolas
A partir deste sábado e até ao dia 31 de julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), vai intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, dando ainda especial atenção aos acidentes com veículos agrícolas (tratores) e possíveis situações de tráfico de seres humanos. Durante a operação, a GNR vai promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Utentes vão poder tratar de assuntos relacionados com o seu dia-a-dia enquanto cidadãos
Centro Hospitalar de Leiria abre primeiro Espaço Cidadão Solidário da zona centro
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai abrir o primeiro Espaço Cidadão Solidário numa unidade de saúde na zona centro, disponibilizando aos seus utentes os serviços digitais que lhes permitirão tratar de vários assuntos do seu dia-a-dia enquanto cidadãos. O protocolo que define o CHL como um dos cinco hospitais-piloto a receber o projeto no País foi assinado no dia 17 de maio, no âmbito do encontro “Simplex+ Chave Móvel Digital na Saúde”, na presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e da Ministra da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Criança
Festa do Desporto Federado realiza-se este fim de semana em Alcobaça
Para assinalar o encerramento da época desportiva de algumas das modalidades federadas do concelho de Alcobaça, o Município irá dedicar dois dias (1 e 2 de junho) à celebração do desporto concelhio com diversas demonstrações de várias associações desportivas do concelho nos principais equipamentos desportivos municipais da cidade de Alcobaça. A iniciativa insere-se igualmente nas comemorações do Dia Mundial da Criança, pelo que as demonstrações realizadas ao longo do próximo fim de semana, serão levadas a cabo exclusivamente por atletas de formação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A mais castiça do Ribatejo! 30 de maio a 03 de junho
Dois secretários de Estado marcam presença
na Feira de Maio de Azambuja
É já esta tarde de 30 de maio que terá início a edição número 200 da Feira de maio de Azambuja. A cerimónia de inauguração terá lugar pelas 17h00 na Praça do Município e, além das autoridades locais, contará com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves. Outro dos momentos mais solenes da feira acontecerá na manhã de domingo, dia 02 de junho, também na Praça do Município, devidamente engalanada e repleta de campinos e público. Tendo como convidada de honra a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional – Dra. Maria do Céu Albuquerque, às 09h30 realizar-se-á mais uma Homenagem ao Campino, este ano na pessoa de Fernando Ganhão (campino da Companhia das Lezírias).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 de julho a 4 de agosto
Mercado Medieval de Óbidos 2019 promete fogo, festa e folgança
A XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos decorre de 18 de julho a 4 de agosto, aberto de quinta-feira a domingo, na Cerca do Castelo de Óbidos. Esta, outrora usada como campo de treino de escudeiros e cavaleiros ao serviço d’el Rei, irá remeter a um passado onde se invoca costumes ligados ao quotidiano dos povos medievos, sendo este ano o Fogo o mote para o assentar dos arraiais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Presidente da Câmara assina contrato-programa de Requalificação do Parque Desportivo de Abiul
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, assinou esta quinta-feira, dia 30 de maio, na Secretaria de Estado da Valorização do Interior, em Castelo Branco, o contrato-programa no âmbito do “Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais”. A assinatura decorre no seguimento da candidatura que o Município apresentou para o financiamento das obras de requalificação do Parque Desportivo de Abiul, projeto cujo concurso de empreitada se encontra a decorrer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a Incredible Family
Filarmónica de Pontével anima festa do 14.º aniversário do Centro Cultural do Cartaxo
Incredible Family, da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, dá corpo musical ao Concerto Comemorativo do 14.º Aniversário do Centro Cultural do Cartaxo. A Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (SFIP) está a criar o espetáculo inédito que vai estrear no palco do Centro Cultural do Cartaxo, no dia 10 de junho, segunda-feira, feriado nacional, às 17h00. A pouco mais de duas semanas do dia em que o Centro Cultural do Cartaxo celebra 14 anos de vida, a SFIP ainda não quer revelar tudo o que o espetáculo reserva. Apesar do segredo que mantém, garante que como qualquer festa de aniversário que se preze, os convidados vão ser muitos e vão ser como qualquer Incredible Family que se junta para tocar e cantar os Parabéns a outro membro da família – neste caso, ao CCC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Codorniz é estrela de Festival Gastronómico que decorre no Landal até domingo
O 9º Festival Nacional da Codorniz do Landal, concelho das Caldas da Rainha, arranca esta quinta-feira, 30 de maio, e promete um verdadeiro festim gastronómico com pratos à base de codorniz até domingo. Escabeche de codorniz, codorniz recheada, coxa de codorniz com vinho da região, croquetes e hamburgers, asinhas e muitos mais são alguns dos pratos que será possível provar no Festival da Codorniz de Landal. A carne desta ave é rica em proteínas e aminoácidos essenciais e pobre em gorduras, sendo cada vez mais consumida. As formas de confeção, das mais tradicionais às abordagens da nova cozinha, não param de surpreender a cada edição deste certame. E para tal contam com a colaboração dos chefes da Escola de Hotelaria do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 5 milhões de euros
Obras de urbanização e infraestruturas da ALE de Valado dos Frades em fase de conclusão
Estão em curso as últimas intervenções do Plano de obras de urbanização e infraestruturas da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades. O Município da Nazaré, promotor deste investimento na ordem dos 5.132.025,60€ (com comparticipação financeira da União Europeia/FEDER no valor de cerca de 1.7 milhões), estima concluir a infraestruturação do parque, que compreende todos os pormenores de embelezamento do local e pequenos alcatroamentos, dentro de dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 1 de junho
Capital da Onda recebe a mítica travessia
entre a ilha da Berlenga e a cidade de Peniche
É já no dia 1 de junho que a Capital da Onda recebe a mítica travessia entre a Reserva da Biosfera da Unesco, a ilha da Berlenga e a cidade de Peniche na edição de 2019 da Berlenga Ocean Challenge. A Berlenga Ocean Challenge realiza-se em Canoagem de Mar, Remo de Mar e Stand Up Paddle. A travessia está inserida na edição de 2019 do Peniche Paddle Series que se realiza de 27 de maio a 1 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de julho, terça-feira, na Nerlei
Empresários reúnem em Leiria para promover
a competitividade das PME
A cidade do Lis recebe a 2 de julho o Link Lab do projeto AEP Link, uma iniciativa que visa colocar os empresários da região a debater e a promover a competitividade das PME. O encontro decorrerá na NerleI, das 9h00 às 15h00, e contará com a participação de mais de meia centena de empresários. O projeto AEP Link percorre o Norte, Centro e Alentejo para promover a cooperação e a coopetição no tecido empresarial português, através do estímulo em três domínios críticos de competitividade: economia digital, inovação e investimento. As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas em www.aeplink.pt ou através do e-mail aeplink@aeportugal.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala da APOM ocorreu no Teatro Miguel Franco, em Leiria
Museu de Leiria e m|i|mo foram premiados pela Associação Portuguesa de Museologia
O Museu de Leiria ganhou esta sexta-feira o prémio “Projeto Internacional” na gala de entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), numa cerimónia no Teatro Miguel Franco, em Leiria, em que o m|i|mo – museu da imagem em movimento – obteve uma menção honrosa. No caso do Museu de Leiria, foi premiado o trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional e a exposição na Croácia comemorativa dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, enquanto no caso do m|i|mo foi premiado trabalho de Museologia da exposição do Mimo "Nós e os outros".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abstenção atingiu os 72%
PSD vence em Pombal com mais 11% que o PS mas Concelhia lamenta elevada abstenção
O PSD ganhou as Europeias no Concelho de Pombal, com 35,20% dos votos, o que correspondeu à escolha por parte de 4904 eleitores. Já o Partido Socialista, foi o segundo mais votado, a uma distância de quase 11%. Este foi um cenário muito diferente daquele que se verificou a nível nacional e também no total global do distrito de Leiria. Pombal foi um dos concelhos do distrito que mais contribuiu com votos para o PSD, fazendo parte do grupo de sete em que esta foi a força partidária mais votada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 1 e 2 de junho
Município de Alcobaça dedica fim de semana
no Parque Verde ao Dia Mundial da Criança
Em Alcobaça, as comemorações do dia Mundial da Criança (1 de junho) estendem-se por todo o fim de semana (1 e 2 de junho) com um vasto programa de atividades ao ar livre, no recém-inaugurado Parque Verde da cidade. Os dias serão preenchidos com Jogos Tradicionais, Peddy Papper, Balão de Ar Quente, Exploratório de Ciência Viva, Hora do Conto, Oficinas, Pinturas Faciais e sessões de Yoga para Famílias. Estarão ainda instalados alguns espaços temáticos como o “Espaço Pequenos e Agricultores” ou o “Espaço Adota e Socializa”, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com doação de um cheque da marca à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha
Prio inaugura posto nas Caldas da Rainha
A Prio, empresa com capital 100% Português, inaugurou oficialmente um novo posto de abastecimento de combustível localizado na EN 360, km 7, Lugar da Charneca. A Prio prevê que este posto reforce o estatuto de operadora de referência no distrito de Leiria. Durante a cerimónia de inauguração, a Prio oficializou a entrega de um donativo de 250€ à Associação Humanitária dos Bombeiros das Caldas da Rainha. Tal como tem sido hábito noutras inaugurações, a Prio procura estar ao lado das populações e daqueles que as protegem. Neste posto destaca-se o pagamento automático disponível 24h/dia e ainda a loja Hiper Mini Market com oferta de Jogos Santa Casa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Domingo é dia de Tomar no Convento de Cristo
É já este domingo, dia 2 de Junho, que se realiza a terceira edição da iniciativa Tomar no Convento de Cristo, no âmbito das ações de promoção dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo naquele que é o monumento mais visitado da região. Entre as 10h30 e as 18 horas, haverá lugar para um conjunto de atividades de animação cultural, bem como para a mostra e venda de artesanato e produtos locais, centradas no Claustro da Micha e espaços adjacentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Propostas podem ser entregues até 5 de julho
Concurso Público para espaços e exploração
de atividades nas Festas do Sítio aberto já abriu
Está aberto o Concurso Público para a atribuição de espaços e exploração de atividades no recinto das Festas do Sítio, que terão lugar de 07 a 15 de setembro, no Parque Atlântico do Sítio da Nazaré. A participação nos procedimentos poderá efetuar-se mediante entrega direta ou por carta registada com aviso de receção até ao dia 5 de julho de 2019. Os interessados deverão entregar o boletim de candidatura devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos solicitados (*).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha
FIABA traz à Batalha gastronomia tradicional, artesanato de qualidade e animação variada
Na sua vigésima nona edição, a FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, a que se junta a Mostra do Mundo Rural, realiza-se de 30 de maio a 02 de junho, no Largo Cónego Simões Inácio, nas imediações do Mosteiro da Batalha. O certame, conta com a participação de mais de 60 artesãos de todo o país, 17 tasquinhas representativas do associativismo concelhio e 10 produtores locais que divulgarão alguns dos produtos de excelência deste território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Casca de Noz” apresentado no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
Miguel Araújo volta ao concelho de Alcobaça
a solo e mais intimista
Depois do memorável concerto com a sua banda em 2017 na Benedita, Miguel Araújo regressa no próximo dia 13 de junho ao concelho, desta feita no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, num registo a solo e mais intimista, apelidado de “Casca de Noz”. «“Casca de Noz” serei eu sozinho no palco, à deriva, por entre guitarras, ukeleles, um piano e as minhas canções. As que sou eu que canto e as que fiz para serem cantadas por outros. E as que vierem a propósito na altura, dos autores que são a raíz de tudo aquilo que eu faço. “Casca de Noz” é a imagem dessa embarcação frágil, que pode colapsar e afundar a qualquer momento. Mas também é a expressão que os anglófonos usam quando querem recorrer ao poder da síntese", escreve o cantautor nortenho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para o Parlamento Europeu 2019
PSD da Batalha preocupado com abstenção pede novo relacionamento com os cidadãos
O Partido Social Democrata (PSD) do concelho da Batalha avalia com a maior preocupação os valores elevados de abstenção nas eleições para o Parlamento Europeu e considera que deve suscitar uma urgente reflexão dos diversos agentes políticos no sentido de compreender este alheamento dos eleitores e sobretudo motivar uma maior proximidade da ação política junto dos cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Quinzena Gastronómica do Polvo
Lourinhã comemora o Dia Mundial da Criança com “Polvos, os Troca-Tintas”
A Quinzena Gastronómica do Polvo, no município da Lourinhã, celebra a 11ª edição, de dia 23 de maio a 2 de junho, onde o elemento principal de todas as receitas é o polvo. São mais de 60 receitas confecionadas pelas duas dezenas de restaurantes aderentes, onde a tradição é aliada à modernidade. No âmbito do projeto “INTERREG Cephs&Chefs- Octopus, Squid, Cuttlefish - Sustainable Fisheries and Chefs”, a Universidade de Aveiro estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal da Lourinhã com o objetivo de participar em vários eventos relacionados com a Quinzena Gastronómica do Polvo, entre os quais a atividade educativa “Polvos, os troca-tintas!”, que se engloba nas comemorações do dia mundial da criança, 2 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conversa realiza-se na quinta-feira, dia 30 de maio
Tiago Pitta e Cunha defende sustentabilidade
do oceano em palestra na ESTM de Peniche
O presidente executivo da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, é o convidado para uma conversa sobre a sustentabilidade do oceano e as potencialidades económicas do mar no âmbito das “Palestras às quintas”, que decorre esta quinta-feira, dia 30 de maio, às 15h00, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. Estas “conversas” são dinamizadas no âmbito das comemorações dos 20 anos da ESTM, têm entrada livre e decorrem até ao final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações do seu 108.º aniversário
Quartel do Carmo recebeu mais de 30 mil visitantes durante um mês
De 23 de abril a 25 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) acolheu o evento “O Carmo aGuarda”, abrindo as portas do Quartel do Carmo ao público, em Lisboa, no âmbito das comemorações do seu 108.º aniversário. Neste evento de entrada livre, e as pessoas tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Guarda e outros espaços emblemáticos do quartel, como a sala General Afonso Botelho (salão nobre), a varanda sobre o Rossio, o gabinete do Comandante-Geral e ainda o espaço onde decorreram as negociações de rendição do Professor Marcelo Caetano, no dia 25 de abril de 1974. Nos corredores do quartel, esteve também patente uma exposição temporária, alusiva ao armamento histórico utilizado pela GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para o Parlamento Europeu
PS vence à tangente no distrito de Leiria
e com folga em Santarém e Oeste
O PS venceu à tangente as eleições para o Parlamento Europeu no distrito de Leiria e com folga em Santarém e Oeste. No distrito de Leiria, o PS (27,6%) venceu o PSD por apenas 259 votos (27,4%), sendo o BE a terceira força com 9,5%, seguido do CDS (7,0), do PAN (4,7%) e da CDU (4,5%). De registar uma clara diferença entre o norte do distrito, onde o PSD venceu (à exceção de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera), incluindo a capital de distrito, Leiria, Batalha e Porto de Mós e o sul do distrito, onde o PS venceu mesmo em bastiões sociais-democratas como Caldas da Rainha, Alcobaça e Óbidos. Já no distrito de Santarém, o PS obteve 34,2%, seguido do PSD com 20,5%, do BE com 9,9%, CDU com 8,0%, CDS 5,7% e PAN com 3,9%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 31 maio a 2 de junho
Sobral de Monte Agraço celebra 500 anos
do foral manuelino com Mercado Quinhentista
No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral para Montagraço, atribuído por D. Manuel I a 20 de Dezembro de 1518, estão a decorrer várias atividades artísticas e eventos que retratam Sobral de Monte Agraço do século XVI e a sociedade quinhentista portuguesa nos seus múltiplos aspetos: da música ao teatro, passando pelo cinema, recriações históricas, literatura, exposições, concertos. Neste sentido no mês de maio encontram-se a decorrer uma exposição sobre Literatura Renascentista, haverá o concerto Regina Coeli Laetare, Alleluia! a 30 de maio, o Mercado Quinhentista | Festa do Pão e uma Assembleia Municipal evocativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comédia do encenador Pedro Gil
Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade em cena no Cine-Teatro de Alcobaça
Sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro no próximo sábado, 1 de junho, a peça “Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade”, uma comédia do encenador Pedro Gil, trazida a cena pela companhia Barba Azul. Há um par de anos atrás Pedro Gil visitou o Museu do Aljube, antiga prisão do Aljube, onde o seu avô esteve preso pelo regime salazarista. Numa das paredes da exposição deparou-se novamente com os cinco nãos do Estado Novo em letras garrafais: Não discutimos a pátria, Não discutimos a autoridade, Não discutimos a família, Não discutimos o trabalho e Não discutimos Deus. Subitamente veio-lhe à cabeça a ideia de fazer um Don Juan, paixão antiga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Habitação localizada na cidade servia para a prostituição
PJ detém mulher e idoso por crime de lenocínio em Torres Novas
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu, no dia 24 de maio, à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio. O crime em investigação tem vindo a ser praticado há vários anos, numa habitação localizada na cidade de Torres Novas, por uma mulher de 33 anos, sem profissão que, com intenção lucrativa e de forma profissional, vem fomentando o exercício da prostituição por parte de outras mulheres, tarefa que contava com o auxílio material do segundo detido, um homem de 67 anos de idade que, neste contexto, prestava serviço de segurança à atividade e executava outras tarefas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 1 de junho
Carros e motas americanas juntam em Pombal mais de 5 mil pessoas
Mais de 5 mil pessoas são esperadas em Pombal a partir das 10 horas deste sábado, dia 1 de junho, para o 3º Encontro de Motas & Carros Americanos. O evento que se realiza pelo terceiro ano consecutivo terá em exposição motas e carros americanos antigos, que chegarão a Pombal vindos de todos os pontos de Portugal, mas também de outros países, nomeadamente, dos Estados Unidos da América.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com prazo de execução de 30 dias
Câmara da Marinha Grande reabilita ciclovia
em São Pedro de Moel
A Câmara Municipal da Marinha Grande alerta a população para os constrangimentos de circulação, decorrentes da reabilitação da ciclovia, em São Pedro de Moel, em curso desde a semana passada. A obra foi adjudicada por 64.460,00€, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de 30 dias. Estão compreendidos trabalhos de desmatação e remoção dos prumos, corte e arranque do pavimento danificado, arranque de raízes existentes e aplicação de camada de solos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Escola Superior de Artes e Design analisa abordagens contemporâneas do design
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria vai dinamizar o “Co.D 2019 – Comunicar Design”, entre os dias 28 e 30 de maio. «Queremos lançar um olhar panorâmico às diferentes abordagens contemporâneas, não só de quem faz design, mas também sobre quem o pensa e organiza, quer enquanto arquivo, quer na forma da crítica e ensaio», destaca a organização do evento, constituída pelos docentes João Maio Pinto, João Vinagre e Marco Balesteros, e pelos estudantes finalistas da licenciatura em Design Gráfico e Multimédia da Escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Escuteiros propõem celebrar o Dia de Portugal com caminhada na Mata Nacional do Vimeiro
"Caminhar pela mata nacional do Vimeiro é a sugestão do Agrupamento de Escuteiros local, para a manhã do feriado 10 de junho. Para comemorar o dia de Portugal nada melhor do que ficar a conhecer parte deste património nacional, que começou por pertencer aos monges cistercienses e está hoje em dia a cargo do Estado. Pretende-se acima de tudo uma manhã bem passada em contacto com a natureza e as paisagens fantásticas da mata. Uma oportunidade também para descobrir a herança deixada por Vieira Natividade, que lá realizou trabalhos de investigação da Estação Experimental do Sobreiro entre 1930 e 1950.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa do concelho decorre até 2 de junho
Carminho atua hoje na Semana da Ascensão
na Chamusca
Foi formalmente inaugurada este sábado, dia 25 de maio, a Semana da Ascensão na Chamusca, a festa maior do concelho que decorre até ao dia 2 de junho. Na sua intervenção de inauguração, o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, referiu que “o objetivo da Feira da Ascensão é mostrar o que de melhor se faz no nosso concelho”. “Para além do nosso programa de música, que é bastante apetecível, temos algumas e boas novidades. Desde logo, o Jardim Social onde toda a Divisão de Intervenção Social dinamiza um espaço intergeracional. Aqui está também o espaço da Educação que tem sido o nosso foco principal, o ponto de viragem no desenvolvimento do nosso território”, salientou Paulo Queimado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Machado recebeu galardão nos Prémios AHRESP
Presidente do Turismo do Centro distinguido como Personalidade do Ano
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foi homenageado ontem à noite pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que lhe atribuiu o prémio Excelência – Personalidade do Ano 2018, na gala dos Prémios AHRESP. O evento decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A gala dos Prémios AHRESP distingue anualmente os Melhores do Ano nos setores da Hotelaria, Restauração e Promoção Turística, em Portugal. Pedro Machado dedicou o prémio aos “amigos, colegas do Turismo Centro de Portugal e todos quantos contribuem com espírito e ação positivos para uma região Centro e um Portugal melhor”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
USF Fonte do Rei inicia consultas de saúde
a mais de 10 mil utentes da Maceira
A Unidade de Saúde Familiar Fonte do Rei, do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL), começou a funcionar no dia 24 de maio, em Maceira, concelho de Leiria, prestando cuidados assistenciais a cerca de 10.140 utentes, estando preparada para inscrever, a curto prazo, mais 360 utentes, que passam a ter médico de família atribuído.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em vários espaços da cidade
Santarém Cultura promove peça “Hamlet” e
Dia Mundial da Criança - Famílias ao Convento
O Teatro Sá da Bandeira, no dia 25 de maio, às 21h30, recebe Hamlet, a mais recente criação coletiva da Companhia do Chapitô - a 36ª do seu repertório - segue as linhas mestras do texto original do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare, mas propõe uma reflexão despretensiosa, mordaz e pejada de humor sobre vários aspetos da realidade física e social. No dia 1 de junho, vai ser comemorado o Dia Mundial da Criança, das 14h às 20h, no Convento de São Francisco. Famílias ao Convento é o convite para este dia tão especial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição deste ano prevê uma verba de 447 mil euros
Orçamento Participativo de Leiria recebe
41 propostas
O Orçamento Participativo de Leiria de 2019/2020 contou com a apresentação de 41 propostas nas áreas de educação, cultura, juventude e desporto, espaço público e espaço verde, mobilidade e segurança dos cidadãos, ambiente, saúde e energia e requalificação dos equipamentos urbanos. Quase metade das sugestões dos munícipes que participaram nesta iniciativa é de execução na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, estando as restantes distribuídas um pouco por todo o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo emprega atualmente 230 pessoas
Município de Marinha Grande homenageia empresa Molde Matos no 50º aniversário
A empresa Molde Matos e o seu líder, o empresário Joaquim Matos, foram homenageados pelo Município da Marinha Grande no dia 17 de maio, no Auditório da Resinagem, pelo contributo da empresa e do empresário para o desenvolvimento económico do concelho. Num jantar seguido de homenagem, que reuniu mais de uma centena de pessoas, a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, afirmou que “conhecemos a força, a perseverança, o conhecimento, o arrojo, a vontade e o querer que está na liderança desta empresa, deste empresário, deste nosso amigo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela PSP
Homem detido em flagrante delito em Peniche pelo crime de roubo por esticão
No dia 23 de maio de 2019, pelas 11h10, a Polícia de Segurança Pública, através da Esquadra Complexa de Peniche, procedeu à detenção em flagrante delito, de um homem, com 53 anos de idade, pela prática do crime de roubo. O suspeito com recurso ao método de esticão, retirou à vítima uma mulher com 62 anos de idade, a carteira que esta trazia na mão e colocou-se em fuga. Nas imediações encontrava-se um Polícia em patrulhamento à cidade de Peniche, que ouviu os gritos de pedido de auxílio da vítima, encetando de imediato perseguição ao suspeito, intercetando-o e recuperando a carteira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Agência Investir Torres Vedras leva projetos do concelho a encontro de cidades inteligentes
A Agência Investir Torres Vedras esteve presente na “Portugal Smart Cities Summit”, a conferência nacional de cidades inteligentes que decorreu entre os dias 21 e 23 de maio, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa. No expositor, que divulgou o território e as suas oportunidades de investimento, estiveram representados os projetos TORRES INOV-E, Torres Vedras LabCenter, EcoCampus e Espaço Empresa. Recorde-se que a Agência foi inaugurada em março, no Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste e tem como objetivo fomentar a criação de emprego e a fixação de empresas no território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CDS promoveu jantar-comício em Alcobaça com Assunção Cristas
Nuno Melo: “PS faz publicidade enganosa
ao dizer que devolve rendimentos às famílias”
Assunção Cristas, Nuno Melo, Pedro Mota Soares e os deputados Telmo Correia e Nuno Magalhães e ainda a futura cabeça de lista do CDS pelo distrito de Leiria às eleições para a Assembleia da República Raquel Abecassis estiveram presentes esta quarta-feira, dia 22 de maio, num jantar-comício em Alcobaça. A sala encheu com algumas centenas de apoiantes, entre os quais o presidente da Concelhia de Alcobaça, Nelson Plácido, e o vereador do CDS na Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio. Os socialistas foram o principal alvo da campanha para as eleições para o Parlamento europeu, mas também comunistas e bloquistas não escaparam às críticas contundentes de Assunção Cristas, Nuno Melo e Adolfo Mesquita Nunes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Politécnico de Leiria leva ao Festival Impulso filmes premiados no DocLisboa
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria dará palco a filmes premiados nas últimas edições do DocLisboa – festival de cinema dedicado ao documentário –, durante o Festival Impulso, que decorre entre os dias 23 e 25 de maio, no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. A ESAD.CR exibe cinco filmes que passaram pelo DocLisboa: “A minha banda e eu”, “Barulho, eclipse” – inclui apresentação e conversa com Paulo Gomes (produtor e diretor de fotografia) –, “Celeste”, “Phil Mendrix” – integra apresentação e conversa com Paulo Abreu (realizador) –, e “Punk is not daddy”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produzida pela SP Televisão em parceria com a SIC
Novela da SIC “Flor de Sal” está a ser gravada na Nazaré
A Nazaré está a ser um dos principais cenários de gravação da próxima novela da SIC. A protagonista da história é “nazarena”, mas há mais personagens da novela com residência na vila. “Flor de Sal”, nome da novela que está a ser produzida pela SP Televisão em parceria com a SIC, as duas principais referências das produções independentes de ficção produzidas no nosso país, irá mostrar algumas das principais referências identificativas da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem"
Torres Vedras recebe festa Oeste Infantil
de 28 de maio a 1 de junho
"É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem" é o mote d' A Grande Festa da Criança – Oesteinfantil deste ano, que completa três décadas de existência. A iniciativa decorrerá de 28 de maio a 1 de junho, como já é hábito, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, possibilitando a crianças dos 3 aos 12 anos divertirem-se num universo feito à sua medida onde poderão usufruir, em mais de 40 ateliês interativos, de experiências lúdico-pedagógicas variadas, com o devido acompanhamento. No seu decorrer vão ser ainda dinamizadas várias outras atividades de animação de caráter lúdico e educativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Jovens de Leiria apresentam projetos de ciência e investigação na Mostra Nacional de Ciência
A Fundação da Juventude reúne na 13ª Mostra Nacional de Ciência os melhores 97 projetos, os quais envolvem 247 jovens cientistas, de 43 instituições de ensino. Seis dos projectos serão apresentados por jovens de Leiria. Ciências do Ambiente, Biologia, Engenharias e Ciências Sociais são as áreas que reúnem o maior número de participações. Aberta ao público em geral e com acesso livre e gratuito, a Mostra Nacional de Ciência realiza-se de 30 de maio a 01 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa coorganização da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e do Município do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CDU promoveu comício-festa na Marinha Grande
João Ferreira: “PS, PSD e CDS defendem
os interesses de Bruxelas em Portugal”
A CDU organizou um comício-festa de âmbito distrital, no dia 21 de maio, na Praça Stephens na Marinha Grande, juntando, segundo a organização, cerca de 400 pessoas. João Ferreira criticou duramente os partidos à sua direita, afirmando que “para defender os interesses de Bruxelas em Portugal já lá temos os deputados do PS, do PSD e do CDS. Bem podem agora vir atirar culpas uns sobre os outros sobre as dificuldades com que se debate a nossa floresta. A verdade é que todos têm culpa no cartório, seja por aquilo que fizeram cá ou pelo que fizeram no PE ou pelo que não fizeram cá e pelo que não fizeram no PE, nomeadamente, apoiando muitas das propostas e iniciativas apresentadas pelos deputados da CDU.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Leiria acusa Executivo de não desbloquear principais reivindicações da região
Raul Castro descontente com o Governo
pede mais investimento público em Leiria
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, pediu esta quarta-feira, dia 22 de maio, uma maior aposta por parte do Governo na cidade e na região, lamentando a falta de investimento público em alguns setores. Na cerimónia solene das comemorações do Dia do Município, o autarca afirmou que “somos, em diversas áreas, uma região do interior à beira mar plantada” e exemplificou com o setor ferroviário, a abertura do aeroporto de Monte Real à aviação civil e a transformação do Instituto Politécnico de Leiria em universidade.
Esta notícia foi comentada [NumComentarios] vez(es).
Com apreensão de 249 plantas de cannabis
GNR detém três suspeitos em Alcobaça
por produção de droga num Bunker
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, dia 22 de maio, um homem e duas mulheres, com 21, 19 e 48 anos, respetivamente, por cultivo e tráfico de estupefacientes, no concelho de Alcobaça. Desta ação, resultou, nomeadamente, a apreensão de 249 plantas de cannabis, um sistema sofisticados de produção artificial das plantas, 22 lâmpadas de aquecimento e 20 ventoinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa inclui a Romaria a São Martinho
ExpoÉgua começa esta quinta-feira na Golegã
e I Encontro de Vinhos do Tejo é novidade
A XXI ExpoÉgua terá início esta quinta-feira, dia 23 de maio, na Golegã. Assim como a XVIII Romaria a São Martinho. Uma das novidades desta edição será o I Encontro de Vinhos do Tejo. “Na Capital do Cavalo, nesta edição da ExpoÉgua, dão-se início às Comemorações dos 500 anos do Foral concedido à Golegã, em 1520, por D. Manuel I, facto que será assinalado no percurso da Romaria a São Martinho, numa expressão de cultura local, através de um acto de fé, corroborado numa peregrinação a cavalo, na qual com a tradição, os Romeiros, com a sua indumentária, que lhes confere uma identidade própria, partem da Capela de São Martinho, ao Arneiro da Feira”, refere o presidente da Câmara Veiga Maltez.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do Professor Joaquim Eusébio
Livro sobre os azulejos da Igreja do Convento do Louriçal vence prémio nacional
O Município de Pombal congratula-se pelo prémio atribuído ao livro “Os Ciclos dos Azulejos da Igreja do Convento do Louriçal”, da autoria do Professor Joaquim Eusébio e que foi editado pelo Município de Pombal. Este trabalho académico foi galardoado na categoria Prémio História de Arte, naquela que foi a 10.ª edição dos Prémios SOS Azulejo 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa
BE questiona Governo sobre fecho da EN114 em Santarém durante 5 anos
O Bloco de Esquerda, através dos deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, vem questionar o governo sobre a pertinência do encerramento da EN114, em Santarém durante 5 anos, num processo que se continua a arrastar, com claro prejuízo dos muitos utilizadores regulares, sem que se saiba se as obras da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal estão ou não concluídas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituições de ensino superior são novas parceiras na proteção do património
Politécnico de Leiria integra rede nacional
para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica
O Politécnico de Leiria integra a recém-criada Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM). Esta rede pretende potenciar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior no âmbito da promoção e salvaguarda da dieta mediterrânica, bem como fomentar a articulação com outras entidades que já têm essa responsabilidade, de forma a contribuir para uma abordagem multidisciplinar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 31 de maio
1ª Semana do Porco Malhado de Alcobaça junta 18 restaurantes do concelho
De 24 a 31 de maio, realiza-se a primeira edição da Semana do Porco Malhado, uma iniciativa da Associação de Agricultores da Região de Alcobaça (AARA), com o apoio do Município de Alcobaça, que pretende divulgar e sublinhar a importância do porco "Malhado de Alcobaça", como uma raça autóctone da região e como um dos nossos produtos gastronómicos com maior expansão. Aderiram a esta iniciativa 18 restaurantes do concelho que, durante o evento, irão incluir, nas suas ementas diárias, uma refeição onde o Malhado de Alcobaça é o principal ingrediente. Confira a lista dos restaurantes que irão participar na Semana do Malhado de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para o Parlamento Europeu
Assunção Cristas e Nuno Melo participam hoje em jantar-comício em Alcobaça
A presidente do CDS, Assunção Cristas, e o cabeça de lista do Partido às eleições para o Parlamento Europeu, Nuno Melo, são esperados esta quarta-feira, dia 22 de maio, num jantar comício no Hotel de Santa Maria, em Alcobaça. O CDS elegeu apenas um eurodeputado em 2014, quando concorreu coligado com o PSD, mas as sondagens mais recentes apontam para a probabilidade de eleger dois nestas eleições para o Parlamento Europeu, que terão lugar este domingo, dia 26 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 50%
Município propõe à Docapesca baixar rendas dos armazéns de aprestos no Porto da Nazaré
O Município da Nazaré propôs à Docapesca a reavaliação das taxas cobradas pelos armazéns ligados à pesca no Porto da Nazaré, e a sua redução em 50%. Na proposta apresentada em reunião de Câmara, aprovada por unanimidade, o executivo camarário defende que o sector das pescas constitui uma matriz cultural a preservar, considerando que é “interesse geral que não se coloquem novas e crescentes dificuldades ao natural desenvolvimento da atividade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos 700 anos da Ordem de Cristo
Mosteiro da Batalha recebe colóquio “A Ordem de Cristo e o Infante D. Henrique “
O Colóquio A Ordem de Cristo e o Infante D. Henrique vai ter lugar este sábado, 25 de Maio de 2019, Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, com um painel especializado de investigadores. A Sessão de Abertura conta com intervenções de Joaquim Ruivo, diretor do Mosteiro da Batalha, Luís Aires de Barros, presidente da Sociedade de Geografia e Paulo Baptista dos Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assinatura do protocolo decorre na XI Quinzena Gastronómica do Polvo
Câmara da Lourinhã e Universidade de Aveiro colaboram na investigação sobre cefalópedes
A Quinzena Gastronómica do Polvo, no município da Lourinhã, festeja a 11ª edição, de dia 23 de maio a 2 de junho e regressa com receitas inovadoras onde o elemento principal é o polvo. O evento convida a saborear toda a delicadeza e sabor do polvo, em mais de 60 receitas confecionadas pelas duas dezenas de restaurantes aderentes que aliam a tradição à modernidade. Com esta iniciativa, a autarquia pretende dinamizar e promover o concelho a nível turístico, assim como a gastronomia da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Isabel Rio Novo apresenta em Leiria biografia de Agustina Bessa-Luís
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebe, no dia 25 de junho, às 17 horas, a apresentação do livro “O Poço e a Estrada – Biografia de Agustina Bessa-Luís”, de Isabel Rio Novo. O percurso de uma das maiores figuras da cultura contemporânea portuguesa é reconstituído a partir de uma pesquisa extensiva, com base em entrevistas, testemunhos, documentários, registos oficiais e textos epistolares, estabelecendo a autora pontes com a obra literária de Agustina Bessa-Luís.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Sejamos um nadinha mais claros a propósito do admirável mundo novo (da esmagadora maioria) controlado pela IA
Valdemar Rodrigues
A regra é: mover-se mais e sentar-se menos
Dr. Pedro Marques da Silva
Opinião sobre temas da reunião de Câmara do Município de Alcobaça de 13/05/2019
Carlos Bonifácio
Filhos do Tabaco: Crianças condenam cada vez mais o ato de fumar
Drª Ana Raquel Marques
Hipertensão arterial: o que todos devemos saber
Dr. Fernando Pinto
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o