Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Lei deve proibir parentes de serem membros do mesmo Governo?
Sim, sempre
Não, critério deve ser a competênca
Não, mas deve haver limites
Não sei / talvez
Edição Nº 221 Director: Mário Lopes Quinta, 25 de Abril de 2019
Parceria entre Fenprof, Associação 25 de Abril e URAP com o apoio da Câmara de Peniche
Forte de Peniche homenageia heróis de Abril com 46 painéis pintados por crianças e jovens
A Fenprof, a Associação 25 de Abril e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses vão promover uma homenagem ao 25 de Abril e seus heróis, com a colaboração de crianças e jovens de 46 escolas do País. Os alunos irão criar painéis com uma dimensão da ordem dos 50 x 50 cm para um painel / mural, sendo intenção da Câmara Municipal de Peniche solicitar o contributo de técnicos de artes visuais e design, que garantirão a disposição de cada mosaico. É, ainda, intenção da edilidade que o painel / mural fique exposto em zona próxima da entrada do Forte de Peniche, ficando, dessa forma, associado ao Museu da Liberdade e Resistência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Vítima era natural do concelho de Coruche
PJ detém homem nas Caldas por homicídio qualificado, incêndio e profanação de cadáver
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, procedeu à identificação e detenção de um indivíduo do sexo masculino, português, com 31 anos de idade, por fortes indícios da prática dos crimes de Homicídio Qualificado, Incêndio e Profanação de Cadáver de indivíduo do sexo masculino, português, com 21 anos de idade, militar em Tancos e natural do concelho de Constância. O crime ocorreu no pretérito dia 15 de abril de 2019 na zona das Caldas da Rainha, tendo o cadáver da vítima sido encontrado numa zona de mato, sob um veículo automóvel, apresentando-se destruído por ação do fogo, tal como o próprio veículo em que se fazia transportar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Só ”fiéis” que pretendem orar podem entrar na Igreja gratuitamente
Assembleia Intermunicipal do Oeste contesta restrições à entrada no Mosteiro de Alcobaça
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste aprovou, por maioria, na reunião realizada no dia 16 de abril, uma moção intitulada “Na Salvaguarda do Interesse Económico e Turístico para a Região Centro”, contestando as restrições à entrada na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e defendem que “a porta da Igreja deve continuar aberta a todas as pessoas, sem restrições. Não aceitamos que a porta da Igreja seja fechada, ou que se mantenha aberta com entrada restrita e controlada por funcionários ou seguranças, que faz o escrutínio dos ”Fiéis” que pretendem orar, e, consoante a resposta deixam entrar ou não. Este procedimento viola o princípio da igualdade, plasmado no artigo 13º, nº2, da Constituição da República Portuguesa.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativas decorrem nos dias 24 e 25 de abril, em Leiria e Monte Real
Exposição na Base de Monte Real assinala
60 anos da primeira recruta da Força Aérea
523 recrutas integraram há 60 anos a primeira recruta ministrada por instrutores da Força Aérea Portuguesa (FAP), e realizaram o seu Juramento de Bandeira no dia 25 de abril de 1959. Para comemorar esta data histórica, no dia 24 de abril, pelas 18h00, é inaugurada uma exposição com o tema “A aviação militar portuguesa na Primeira Guerra Mundial – 1914-1918”, patente até dia 22 de maio no Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, em Leiria. No dia 25 de abril decorre uma missa de sufrágio pelos camaradas já falecidos, um almoço comemorativo, diversas atividades e uma visita guiada na Base Aérea N.º 5.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre diversas iniciativas de cariz cultural, histórico e desportivo
25 Abril no Cadaval evoca Júlio Fogaça,
figura histórica da política nacional
Para celebrar os 45 anos do 25 de Abril, o Município do Cadaval promove uma jornada de atividades com ênfase na apresentação de livro sobre o cadavalense Júlio Melo Fogaça, da autoria de Adelino Cunha, com apresentação no Cadaval por João Barroso Soares. A festividade incluirá atletismo infantil, concerto de piano, inauguração de exposição fotográfica sobre o 25 de Abril e homenagem aos Combatentes do Concelho. Júlio Fogaça nasceu em Alguber, no Cadaval, no ano de 1907 (falecido em 1980), que esteve na base da organização do Partido Comunista Português e que, de ‘74 a ‘76, viria a ser, também, presidente da Câmara Municipal do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio extraordinário de doze mil euros
Município concede apoio ao Clube de Ténis de Santarém para requalificar as suas instalações
O Município de Santarém vai conceder um apoio extraordinário de doze mil euros ao Clube de Ténis de Santarém de modo a requalificar o espaço para a prática da modalidade e assegurar as condições exigidas pela ITF para a realização do Torneio Internacional de Ténis – ITF – Women’s Championship Este evento realiza-se de 31 de agosto a 7 de setembro e conta com a participação de 100 tenistas internacionais, de vários escalões etários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Cineteatro
Porto de Mós homenageia Silva Marques
e inaugura exposição da Arquivo Ephemera
As Inauguração das Exposições “O Nascimento de uma Democracia” - cartazes de todos os quadrantes políticos e sindicais, referentes ao período de 74, 75 e 76 e “A Palavra é “Corte-Se”" - documentos e censura, do Arquivo Ephemera, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, ambas em memória de José Augusto da Silva Marques, tiveram lugar dia 23 de abril, no Cineteatro de Porto de Mós, com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós, Clarisse Louro e do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, seguido de uma Palestra, com o historiador José Pacheco Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desporto é o tema deste ano do Festival de Óbidos
Festival Internacional de Chocolate apresenta escultura em chocolate de Cristiano Ronaldo
Este ano o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos (FIC) regressa completamente renovado, num formato de 11 dias consecutivos, de 25 de Abril a 5 de Maio. O tema deste ano é o Desporto, que inspira a cenografia da cerca do Castelo e é o mote para as 10 esculturas em chocolate. O chef Abner Ivan chegou a Óbidos no princípio de Março e está, desde aí, a orientar uma residência artística pelo terceiro ano consecutivo, onde estão a ser produzidas sete esculturas pelos cinco pasteleiros de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral, que trabalham sob a orientação deste criativo chef chocolatier brasileiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de abril a 22 de maio
Mercado de Sant’Ana inaugura exposição
sobre aviação da Primeira Guerra Mundial
É inaugurada esta quarta-feira, dia 23 de abril, às 18 horas, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, a exposição “A Aviação Militar Portuguesa na Grande Guerra 1914-1918”. Trata-se de uma mostra de documentos fotográficos que retratam os equipamentos aéreos ao dispor das forças militares portuguesas e que intervieram na Primeira Guerra Mundial. A exposição estará patente até ao dia 22 de maio, numa iniciativa conjunta do Município de Leiria, da Base Aérea N.º 5 e da Comissão Organizadora da Comemoração do 60.º Aniversário do Juramento de Bandeira da Recruta FAP 1/59.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Câmara Municipal de Ourém aprovou Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município
Foi aprovado por unanimidade, em reunião de câmara de 15 de abril, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município referente ao ano económico de 2018. A nota introdutória ao documento é aqui disponibilizada na íntegra: Este documento apresenta um resultado líquido positivo de cerca de 712 mil euros, o que contrasta com os resultados apresentados nos últimos 12 anos, em que o mesmo foi consecutivamente negativo e que contribuíram para a deterioração dos capitais próprios do Município em cerca de 36 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto vencedor receberá 30 mil euros
Substituição de telhado e pintura de Capela vence Orçamento Participativo da Batalha
O Projeto “Substituição de telhado e pintura da Capela Nossa Senhora do Rosário”, na localidade de Casais dos Ledos, Freguesia da Batalha, é o grande vencedor da presente edição do Orçamento Participativo da Batalha, tendo reunido 515 votos, num total de 1187 votos, o que constitui um novo recorde de participação. Submetido pela Comissão Fabriqueira da Capela dos Casais dos Ledos, o referido projeto pretende substituir o antigo telhado da capela, cuja construção remonta a 1919, por uma nova cobertura, mais resistente e com um comportamento térmico igualmente eficaz, o que gerará maior eficácia em termos energéticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 25 de abril, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria
Ivan Lins encerra 37.º Festival Música em Leiria com a Orquestra Filarmonia das Beiras
O cantor e compositor brasileiro Ivan Lins irá protagonizar o espetáculo de encerramento da 37.ª edição do Festival Música (FML), na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Para este concerto que junta Ivan Lins com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob orientação do maestro e diretor artístico do Festival, António Vassalo Lourenço, e com o Coro do Orfeão de Leiria, o músico convidou ainda Ana Lains, artista portuguesa com quem tem uma forte ligação musical e com quem colabora há vários anos, para uma celebração das culturas musicais brasileira e portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito fica sujeito a pulseira eletrónica
GNR do Bombarral detém homem por violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Bombarral, no dia 14 de abril, deteve um homem de 23 anos, no concelho de Bombarral, pelo crime de violência doméstica e utilização ilícita de fotografias. Na sequência da investigação que decorria há cerca de 15 dias, apurou-se que o suspeito enviava mensagens com fotografias seminuas da sua ex-namorada, de 21 anos, ameaçando-a de morte e de que iria expor as suas fotografias caso não reatasse a relação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a criação de um sistema de coroas
Assembleia Intermunicipal da do Oeste aprova recomendação sobre Passes Sociais
A Assembleia Intermunicipal da do Oeste aprovou, no dia 16 de abril, a moção elaborada pela Juventude Social Democrata com 22 votos a favor e 20 abstenções. A moção foi apresentada pelo presidente de Mesa Distrital da JSD Oeste, Carlos Cunha, que salientou, aquando da sua intervenção, a importância da recomendação enquanto forma de "acautelar os direitos dos Oestinos que se deslocam diariamente para Lisboa, e que veem uma diferença, em alguns casos, superior ao dobro dos preços praticados pelos concelhos vizinhos da AML, mas também para salvaguardar os direitos de todos os munícipes que não necessitam, ou por uma questão de incompatibilidade de horários não possam usufruir dos transporte públicos para a AML que a solução mais razoável é a implementação de um sistema de coroas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto PsiCom colabora com os Cuidados de Saúde Primários desde 2018
Centro Hospitalar de Leiria cria Unidade
de Saúde Mental Comunitária
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou a Unidade de Saúde Mental Comunitária do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM), na sequência das atividades já desenvolvidas em colaboração com os Cuidados Primários no âmbito do projeto Psiquiatria Comunitária – PsiCom, constituído em 2018, mas que teve o seu embrião em 2011, quando se iniciou no Centro de Saúde de Pombal a discussão mensal de casos clínicos com a presença conjunta de profissionais do CHL e dos cuidados saúde primários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Revolução dos Cravos
Município de Alcobaça celebra os 45 anos
do 25 de Abril com Dia Aberto do Desporto
Os 45 anos da revolução democrática do 25 de Abril serão assinalados em Alcobaça com um programa inteiramente dedicado à prática desportiva. Em paralelo com as tradicionais e solenes iniciativas, o Município de Alcobaça promove o Dia Aberto do Desporto com várias atividades gratuitas para toda a família em diferentes recintos desportivos da cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sandra Pereira desloca-se ao concelho de Peniche
2ª candidata da CDU ao Parlamento Europeu visita Serra D’el Rei
A 2ª Candidata na lista da CDU ao Parlamento Europeu, Sandra Pereira, visitará a Freguesia de Serra D’el Rei, no Concelho de Peniche, esta terça-feira, dia 23 de abril. A Candidata da CDU será recebida pelo presidente da Junta de Freguesia, Jorge Amador, realizará uma visita ao Jardim de Infância da Serra D’el Rei e outra ao Museu da Serra D’el Rei, D. Pedro I
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 de abril a 5 de maio
Feira do Livro de Tomar abre durante 12 dias
e traz 24 apresentações à Levada
Chegada à 10ª edição na sequência actual (a mais longa de sempre), a Feira do Livro de Tomar começa ao final da tarde de 24 de abril com o regresso daquela que foi a primeira escritora a estar presente na edição inaugural do certame, Inês Pedrosa. Mas haverá muito mais autores a circularem pelo Centro Cultural da Levada ao longo dos doze dias da feira, oriundos de áreas tão diversas como a música (António Manuel Ribeiro), o cinema (Mário Augusto), o desporto (João Marreiros) ou o jornalismo (Leonete Botelho).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Emoções, artes e intervenção” dão mote a conferência internacional no dia 24 de abril
Politécnico de Leiria analisa intervenção das artes e das emoções nos processos de decisão
“Emoções, Artes e Intervenção” dão tema à conferência internacional que analisa, dia 24 de abril na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, de que forma as emoções são fundamentais nos processos de decisão, e que papel desempenham na ação humana. O encontro decorre das 09h00 às 20h30, no auditório 1 da ESECS. Equacionar a educação emocional dentro de um paradigma transversal a diversas áreas do saber, e como elemento potenciador do desenvolvimento do pensamento emocional é outro dos temas em análise, assim como perceber o papel da arte e da comunicação como expressão/ação das emoções, e problematizar o pensamento emocional e o seu papel no desenvolvimento humano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel já arrancou em Pataias
A assinatura do Auto de Consignação da empreitada de requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel, em Pataias, teve lugar no dia 8 de abril, na sede da União das Freguesias de Pataias\Martingança, com a presença do representante da Infraestruturas de Portugal e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. O autarca recordou ao Tinta Fresca tratar-se de uma obra que os pataienses aguardavam há muitas décadas, prevendo-se que esteja concluída até ao final deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Politécnico de Leiria, o melhor do País, o patinho feio do Governo”
Distrital de Leiria da JSD acusa o Governo
de desinvestir no Politécnico de Leiria
O Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos promoveu o estudo “O impacto económico dos institutos superiores politécnicos em Portugal”, onde procurou apreciar a importância e a repercussão que os Institutos Politécnicos têm nos territórios onde estão inseridos, designadamente ao nível socioeconómico. Neste estudo, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) assume a posição dianteira em praticamente todos os critérios avaliados, podendo-se concluir que globalmente está entre os melhores do país, senão o melhor do país, de acordo com os critérios apreciados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De âmbito nacional
Câmara de Torres Vedras propõe fundo de cariz intermunicipal de apoio a Moçambique
A Câmara Municipal de Torres Vedras propõe a criação de um fundo que vise apoiar a reconstrução da cidade de Beira, capital da província moçambicana de Sofala, devastada pelo ciclone Idai no passado mês de março. “Fundo Municipal H2O 5.10.15 Portugal-Província de Sofala, Moçambique” é a iniciativa que pretende juntar o apoio dos municípios portugueses, que poderão contribuir até ao dia 31 de dezembro. Em causa está a reposição e ampliação dos sistemas de abastecimento de água daquela cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biscoitos do Juncal, Pastéis de Mós e Bolos de Cabeça ou das Festas
Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal elege três doces de Porto de Mós
A Câmara Municipal de Porto de Mós entrou na corrida para a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal com 7 doces típicos do concelho. Após a primeira avaliação do grupo de jurados, 3 dos candidatos do concelho de Porto de Mós passaram à 2ª eliminatória: os Biscoitos do Juncal, na categoria de Biscoitos e Bolos Secos, os Pastéis de Mós, na categoria de Doce de Pastelaria e os Bolos de Cabeça ou das Festas, na categoria de Doces Festivos. De referir que o júri avaliou 907 doces de todo o país, tendo sido apurados, nesta primeira fase, 21 do distrito de Leiria, nomeadamente, de Alcobaça, Peniche, Alvaiázere, Caldas da Rainha, Leiria e Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sector funerário reunido para três dias de exposição, debate e negócios
Expo Funerária consagra “impressionante dinâmica do sector”
Entre os dias 12 e 14 de Abril, o sector funerário reuniu, na Batalha, mais de 60 empresas e 3250 profissionais para três dias de exposição, num ambiente marcado pelo debate e pelo desenvolvimento de negócios. Com os principais players nacionais e internacionais confirmados e a presença dos maiores especialistas do sector, a Expo Funerária abriu portas para uma edição de elevada qualidade e relevância, sustentada pela forte afluência de profissionais dedicados à atividade funerária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anteprojeto de reabilitação do antigo Mercado Municipal já foi aprovado
Câmara Municipal investe 4,8 milhões
na criação do Fórum Cultural de Ourém
Na Reunião de Câmara realizada a 15 de abril, foi aprovado por unanimidade o anteprojeto referente à reabilitação do antigo Mercado Municipal, para a edificação do Fórum Cultural de Ourém. Neste anteprojeto está prevista a integração de diferentes valências nesta infraestrutura, nomeadamente a de Biblioteca Municipal, Arquivo Municipal, espaços comerciais e de restauração, terminal rodoviário para 5 autocarros, parque subterrâneo com 43 lugares de estacionamento, bem como espaços exteriores de lazer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Corpo Nacional de Polícia
Equipa Policial Espanhola patrulha as cidades de Alcobaça e Peniche
Dando continuidade ao projeto das patrulhas conjuntas, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria contará em 2019 com a presença de quatro elementos do Corpo Nacional da Polícia (CNP) do Reino de Espanha, na cidade de Alcobaça (de 15 a 27 de abril) e de Peniche (de 15 a 30 de abril). Os polícias do CNP, com polícias da PSP, irão efetuar patrulhas conjuntas de proximidade e visibilidade, em zonas de interesse comercial, histórico, monumental e de lazer das referidas cidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições estão quase esgotadas
Leiria Run 2019 quer ser mais ecológica
Foi apresentada na quarta-feira, dia 17 de abril, a edição deste ano do Leiria Run, prova que irá percorrer, em corrida e caminhada, as ruas da cidade no próximo dia 4 de maio. O centro histórico continua a ser o palco deste evento noturno, que contará com um percurso de 12 quilómetros para os amantes do trail e outro de nove quilómetros para quem optar pela caminhada. No momento da apresentação, estavam inscritos 1.700 atletas para a caminhada e 700 para a corrida, estando as inscrições limitadas a um total de 3.500 participantes e abertas até 1 de maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia decorre de 27 de maio a 2 de junho
MIA 2019 promete levar 93 músicos esquisitos
a Atouguia da Baleia
Pelo décimo ano consecutivo, músicos de todo o mundo vão reunir-se num festival único que abrange as várias faces da música experimental contemporânea. Concertos, workshops e jam sessions num verdadeiro congresso com quase uma centena de improvisadores vindos de 20 países. O 10º Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia – MIA 2019 – irá realizar-se entre 27 de maio e 2 de junho no Auditório da Sociedade Filarmónica daquela vila histórica do concelho de Peniche, sob a organização da Zpoluras – Associação Cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Endividamento diminuiu mais de 700 mil euros em 2018
Prestação de Contas do Município de Porto
de Mós aprovadas sem qualquer voto contra
Decorreu esta segunda-feira, dia 15 de abril, reunião de câmara extraordinária para aprovação das contas de 2018. Aprovadas sem qualquer voto contra, as contas do Município de Porto de Mós melhoraram substancialmente em relação ao ano anterior. Em relação à execução das receitas, estas foram superiores a 95%, ligeiramente inferior aos 96% de 2017. No que toca às despesas, estas tiveram uma execução superior a 83%, contrastando com os perto de 87% do ano 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça em destaque com 7 doces concorrentes
47 doces da região apurados para o concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal
Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® já foram apurados 420 candidatos. Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP1. Alcobaça é o concelho da região com mais doces apurados (7), seguindo-se Peniche (5) e Torres Novas (4). Porto de Mós, Ourém, Lourinhã, Ferreira do Zêzere, Rio Maior e Alvaiázere surgem com três doces apurados cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Beiras e Serra da Estrela, Oeste, Coimbra, Aveiro e Castelo Branco são as sub-regiões com mais procura
Centro de Portugal com milhares de turistas
no fim de semana da Páscoa
O fim de semana da Páscoa vai ser globalmente positivo para a atividade turística no Centro de Portugal, que vai registar taxas de ocupação elevadas. Essa é a indicação que resulta de um inquérito feito às unidades hoteleiras e de turismo em espaço rural, conduzido pelo Turismo Centro de Portugal nos últimos dias. Os dados, recolhidos até ao dia 17 de abril, mostram que a procura para estes dias é grande em todo o território do Centro de Portugal, com a taxa de ocupação a atingir, na globalidade da região, os 76% na sexta-feira e os 71% no sábado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Jorge Letria debate o “O 25 de Abril com o público escolar
Leiria festeja 25 de Abril com programa alargado de atividades
Desporto, exposições, teatro, música, literatura, arruada, mostra etnográfica, demonstrações cinotécnicas, jogos infantis e a tradicional sessão solene são algumas da atividades promovidas pelo Município de Leiria para assinalar os 45 anos do 25 de Abril. A sessão solene decorre no Teatro Miguel Franco, às 15:00, sendo este ano o orador convidado o Tenente-General Fernando Serafino. A atuação musical fica a cargo do Jardim Escola João de Deus. Após a sessão solene, realiza-se, às 17:00, uma mostra etnográfica da região de Leiria e Alta Estremadura (iniciativa da AFRL-AE), no Jardim Luís de Camões. Às 18:30, no Mercado de Sant’Ana, atua o Tea-to – Grupo de Teatro de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cimeira junta cerca de 250 produtores de festivais de todo o mundo
Festival de Música de Alcobaça foi eleito membro da European Festivals Association
O Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça foi eleito membro da European Festivals Association (EFA), depois de aprovação pelo respetivo Conselho e após votação favorável pela Assembleia Geral, que reuniu no Hotel Palace do Estoril, esta segunda-feira, 15 de abril, no âmbito do Arts Festival Summit 2019, o encontro anual da EFA. A cimeira decorreu pela primeira vez em Lisboa, entre os dias 14 e 17 de abril, e junta cerca de 250 produtores de festivais de todo o mundo. Quer o Cistermúsica, quer o Gravíssimo!, festivais do universo de produção da Academia de Música de Alcobaça, e ambos detentores do selo de reconhecimento europeu EFFE, estão representados nesta edição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação de formação realiza-se na Biblioteca José Saramago
Politécnico de Leiria comemora dia 'Girls in ICT' com formação em Cibersegurança
O Politécnico de Leiria junta-se ao Centro de Nacional de Cibersegurança para assinalar o dia “Girls in ICT” [Tecnologias de Informação e Comunicação], que se comemora no próximo dia 24 de abril, a partir das 14 horas, através de uma ação de formação em “Ciber-higiene e boas práticas de cibersegurança”, na Biblioteca José Saramago, no campus 2, em Leiria. A iniciativa parte da International Telecommunications Union (ITU), comemorada em vários países, com o intuito de promover cursos, profissões e atividades relacionadas com as novas tecnologias, junto de jovens e públicos femininos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Se vierem a verificar dificuldades de abastecimento de combustível da frota
Rodoviária do Oeste alerta os passageiros
para a possível alteração à oferta
A gerência da Rodoviária do Oeste emitiu, no dia 17 de abril, um comunicado onde coloca os passageiros do serviço de transportes coletivos públicos da Região de sobreaviso para a possível alteração à oferta se se vierem a verificar dificuldades de abastecimento de combustível da frota. A informação refere-se à greve dos motoristas do transporte de matérias perigosas “e consequentes dificuldades no abastecimento de combustíveis” que poderá forçar a empresa “a fazer alterações à nossa oferta de transporte”. A gerência da empresa assegura que tentará avisar os clientes atempadamente de eventuais alterações que possam ocorrer nos seus serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Crise energética motiva ativação do Plano
Municipal de Emergência
O Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil de Torres Vedras foi ativado esta quarta-feira, dia 17 de abril às 21h45. Em causa está a crise energética reconhecida pelo Governo que levou à declaração da situação de alerta em todo o território de Portugal Continental. O plano foi ativado pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras, reunida na noite de quarta-feira e define prioridades para a utilização de combustíveis, visando o fornecimento de bens e serviços essenciais à sobrevivência humana, nomeadamente:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com presença do realizador José Carlos de Oliveira
Mostra fotográfica de Alfredo Cunha e tertúlia dirigida a alunos assinala 25 de Abril na Batalha
O Município da Batalha vai assinalar o 45.º aniversário do 25 de abril com a realização de uma exposição evocativa da “revolução dos cravos”, através de fotografias históricas da autoria de Alfredo Cunha. As imagens, de grande beleza estética e particular importância documental no contexto da história do nosso país, foram realizadas precisamente no dia 25 de abril de 1974, nas ruas de Lisboa, pelo grande fotógrafo Alfredo Cunha. A exposição ficará patente ao público na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, de 22 a 26 de abril, podendo ser visitada diariamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não possuir a medida regulamentar de venda
GNR apreende mais de uma tonelada de pescada na Marinha Grande
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, dia 17 de abril, na localidade da Marinha Grande, apreendeu 1 110 quilos de pescada. A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, tendo a pescada, com o valor presumível de cerca de 11 mil euros, sido apreendida por não possuírem a medida regulamentar de venda, neste caso, de 27 centímetros. Desta ação resultou ainda na identificação de um homem, de 42 anos, e na elaboração do respetivo auto de contraordenação, a que corresponde uma coima que poderá atingir o valor de 37 500 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trio Petit Gatô e Orquestra de Estágio de Sopros de Leiria atuaram na Marinha Grande e Leiria
Claudia Franco, Paulo Bernardino e Augusto Baschera encheram as grutas de Mira de Aire
No âmbito da 37ª edição do Festival Música em Leiria, as grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, encheram-se para o concerto duplo protagonizado por Claudia Franco, que apresentou em primeira mão o seu disco “Praia Verde”, e pela dupla Paulo Bernardino e Augusto Baschera, na sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de abril. Também a Marinha Grande recebeu no Teatro Stephens, o espectáculo do Trio Petit Gatô, com um repertório composto por jazz, bossa-nova e música francesa, no sábado, dia 13 de abril. O concerto da Orquestra de Estágio de Sopros de Leiria, no domingo, dia 14 de abril, encerrou o fim de semana de espetáculos do Festival Música em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, sob a direção do maestro Rui Carreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
David Antunes associou-se à Festa da Briosa
900 crianças e jovens de 36 clubes participam na 7ª edição do Santarém Cup
A Sessão de Abertura do Santarém Cup teve lugar na noite de quarta-feira, dia 17 de abril, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, e contou com a participação de 900 crianças e jovens de 64 equipas e 36 clubes que participam na 7ª edição do Santarém Cup, que decorre até sábado, dia 20 de abril. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém participou na cerimónia de abertura, em que deu as boas vindas a todos os participantes deste torneio de Futebol e desejou uma boa competição aos atletas, clubes e à Associação Académica de Santarém, organizadora deste torneio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Greve dos motoristas de materiais perigosos mantém-se por tempo indeterminado
Governo decreta requisição civil mas já falta combustível na maioria dos postos
O Governo decretou a requisição civil para os motoristas de materiais perigosos, que iniciaram uma greve por tempo indeterminado no dia 15 de abril, mas apenas os serviços mínimos serão garantidos pelos trabalhadores. A greve foi convocada pelo recém-criado Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas e a adesão tem sido quase total, levando ao esgotamento de gasolina e gasóleo na maior parte dos postos de abastecimento em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas é natural de Pombal
Almirante Silva Ribeiro participa em Pombal
nas celebrações dos 45 anos do 25 de Abril
O pombalense Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, irá presidir às Comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril, numa sessão evocativa sob o tema “As Forças Armadas ao Serviço da Paz e Segurança no Mundo”, que decorrerá no Teatro-Cine de Pombal, às 11h15 do dia 25. As comemorações do 25 de Abril arrancam no dia 24, com o concerto dos Capitão Fausto, que apresentarão ao público de Pombal o seu novo trabalho, A Invenção do Dia Claro. O espetáculo tem hora marcada para as 21h30, no Teatro-Cine.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de abril
Espaços museológicos de Leiria assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, vai ser assinalado nos espaços museológicos do Município de Leiria com atividades especiais e entradas gratuitas para os visitantes. Nesta data, será possível visitar gratuitamente o Castelo, Moinho do Papel, m|i|mo – museu da imagem em movimento e Museu de Leiria. No Castelo de Leiria, das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às16:00, haverá oficinas pedagógicas e visitas guiadas temáticas, com os temas "O Scriptorium do Castelo" e "O Castelo de Leiria e os Campos do Lis”, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Espaço Cidadão inaugurado na Serra D’El-Rei
Jorge Amador, presidente da Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei e Luís Goes Pinheiro, secretário de Estado da Modernização Administrativa, inauguraram, no dia 15 de abril, hoje, o Espaço Cidadão de Serra D’El-Rei. Este Espaço Cidadão do concelho de Peniche permitirá a prestação de serviços de atendimento ao público, permitindo também a poupança de tempo útil aos cidadãos de Serra D’El-Rei e localidades mais próximas. As pessoas que vivem numa zona rural têm menos oportunidades e menos proximidade no acesso a estes serviços públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 de abril a 16 de junho
Central da Confluência dos Rios recebe instalação 'Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural´
A Central da Confluência dos Rios recebe esta quinta-feira, dia 18 de abril, a instalação multimédia temporária “Alvão em Alcobaça: Paisagem Rural”. Domingos Alvão foi aprendiz na Casa Biel. Guardou desse tempo a noção de espaço no fotografar, um olhar panorâmico sobre o meio. A partir dos anos trinta muitas das fotografias que são assinadas por si, (rubrica-carimbo da Casa Alvão) são de facto executadas pelo seu sócio Álvaro de Azevedo, de tal modo adaptado ao estilo Alvão que dificilmente hoje se distinguem as autorias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo de Recriação Encenada “Esta é a Madrugada que eu esperava”
Parada Chaimite palco em Santarém do Recital a Ary dos Santos
As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril prosseguem em Santarém com destaque para o Recital a Ary dos Santos, Espetáculo “Esta é a Madrugada que eu Esperava”, apresentação do livro “Pezarat Correia Do Lado Certo da História”, homenagem a Salgueiro Maia, Almoço Festivo do 25 de Abril, Encontro de Coros, Homenagem ao Padre Nuno/Xico Nuno e apresentação de livro de Helena Pato. As comemorações do 45º aniversário do 25 de Abril em Santarém, prosseguem no dia 18 de abril, às 21h30, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, com um Recital de Poesia de Homenagem a Ary dos Santos, com Domingos Lobo e Manuel Coelho, do Grupo de Jograis "U...Tópico" - Trovadores Defensores da Poesia e Prosa Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Requalificação desta zona da cidade vai decorrer no âmbito do Programa VivaCidade
Câmara Municipal do Cartaxo vai requalificar Praceta do Progresso
O Auditório Municipal da Quinta das Pratas vai receber a reunião de trabalho de apresentação do Projeto de Requalificação da Praceta do Progresso. Residentes, autarcas e técnicos municipais, vão participar na reunião que tem início marcado para as 19h30 desta terça-feira, dia 16 de abril, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas. A reunião está aberta a todos os interessados em “tomar decisões sobre os equipamentos e as medidas a implementar para requalificar esta área da cidade”, referiu Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos candidatos da CDU ao Parlamento Europeu João Pimenta Lopes, João Delgado e Isabel Souto
CDU manifesta-se contra “diversão radical”
no Promontório da Nazaré
Os candidatos da CDU ao Parlamento Europeu, João Delgado (PCP) e Isabel Souto (PEV) deslocaram-se na tarde de sábado, 13 de Abril, à Nazaré, para uma visita ao Sítio da Nazaré no âmbito da pré-campanha eleitoral para o Parlamento Europeu. No decorrer da visita e dos contactos com a população reuniram com elementos do Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré, que está a organizar e a conduzir uma importante luta contra a instalação de um "Zipline" (tirolesa) desde o Sítio da Nazaré até à praia da Vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 3 milhões de macieiras são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas
Pomares de Maçã de Alcobaça iniciam floração e exibem espetáculo extraordinário na natureza
Os pomares de Maçã de Alcobaça entraram em floração e proporcionam um espetáculo extraordinário na Natureza. São mais de 3 milhões de macieiras e mais de 3 biliões de flores que são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas. Tal fenómeno garante a sobrevivência de milhares de abelhas e outros insetos carnívoros úteis (sirfideos e outros) e graças a estes fenómenos proporciona-se alimento "maçã" para cerca de 25% dos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarta-feira, dia 17 de abril
Rede Cultura 2027 apresenta na Nazaré candidatura a Capital Europeia da Cultura
A Rede Cultura 2027 virá apresentar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 à Nazaré na quarta-feira, 17 de abril, durante o Conselho Municipal da Cultura, que reunirá na Biblioteca Municipal, às 21h30. A estrutura criada para preparar a Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, projeto que reúne 25 municípios de três comunidades intermunicipais, virá apresentar-se, debater ideias e o lugar da participação dos Agentes e Projetos Culturais locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema Património e Paisagem Rural
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado em Alcobaça no dia 18 de abril
O Município de Alcobaça associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Em 2019, o tema proposto é Património e Paisagem Rural. A escolha deste tema radica em grande parte nos “Princípios relativos à Paisagem Rural enquanto Património”, adotados pela Assembleia Geral do ICOMOS em 2017, no entendimento de que as zonas rurais são paisagem, e de que paisagem é, também, património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acusado de incêndio florestal
Proprietário perde controlo de queimada
e é detido pela GNR das Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no dia 12 de abril, em flagrante delito, um homem de 28 anos, pela prática do crime de incêndio florestal, no concelho de Caldas da Rainha. Após o alerta de um incêndio florestal, os militares identificaram o seu autor, apurando que o incêndio teve origem na realização de uma queima de sobrantes, em que o suspeito acabou por perder o seu controlo, propagando-se a uma área de mato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
156 museus representam todo o território nacional,
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha integra Rede Portuguesa de Museus
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) integra formalmente a Rede Portuguesa de Museus (RPM), no decurso da cerimónia realizada no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no dia 4 de abril, e que contou com a presença da ministra da Cultura. A RPM, criada em 2000, é uma importante estrutura, tutelada da Pela Direção-Geral do Património Cultural, que reúne os principais museus e espaços museológicos do país, que visa incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os museus da Rede, que conta com 156 museus representando todo o território nacional
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala do Desporto homenageou promotores da atividade desportiva
Secretário de Estado da Juventude e Desporto incentiva na Nazaré à prática desportiva regular
Atletas, dirigentes, treinadores e associações foram homenageados, no dia 30 de março, pelo Município da Nazaré, na II Gala do Desporto. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, abriu a cerimónia, ao nível dos discursos, e falou da importância do incentivo em “conciliar as carreiras desportivas com carreiras académicas. É fundamental ter uma prática desportiva regular. O desporto contribui para a nossa saúde e faz-nos bem enquanto sociedade, porque pode ser um veículo de transmissão de valores.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ana Catarina Mendes e Adolfo Mesquita Nunes debatem os limites da liberdade de expressão
A Biblioteca Municipal de Leiria recebe esta segunda-feira, dia 15 de abril, às 21 horas, um debate sobre a existência de limites da liberdade de expressão e sua intensidade. Serão oradores, Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do Partido Socialista, e Adolfo Mesquita Nunes, ex-deputado e militante do CDS-PP. O moderador será Raul Testa, do Clube de Debates de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado nas Fests do Concelho
Constância recebe Grandioso Cortejo Fluvial
no dia 22 de abril
No dia 22 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Feriado Municipal. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar. Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Frederico Morais vence o Pro Santa Cruz etapa de qualificação da Liga Mundial de Surf
Frederico Morais foi o vencedor do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House, etapa de categoria 3000 do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril. Esta foi a primeira vez que um português conquistou o primeiro lugar da competição, que decorreu nas águas de Santa Cruz pelo quarto ano consecutivo. O surfista sagrou-se vencedor este sábado, depois de ter enfrentado o marroquino Ramzhi Boukhiam, numa bateria em que cada um surfou sete ondas. Frederico Morais recebeu 3000 pontos a contar para o QS, ao somar um total de 13.60 pontos (em 20 possíveis) na final, enquanto o adversário ficaria pelos 10.34.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha da Cruz Vermelha Portuguesa
Município de Ourém associa-se à “Operação Embondeiro por Moçambique”
O Município de Ourém associou-se à campanha da Cruz Vermelha Portuguesa “Operação Embondeiro por Moçambique”, ação que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e consiste na criação de um fundo de emergência para auxiliar as vítimas do ciclone tropical Idai. Esta catástrofe assolou as populações da Beira (Moçambique) e afetou quase dois milhões de pessoas que necessitam de ajuda humanitária e do apoio de todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste é integralmente abrangida
Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel aprovado em Conselho de Ministros
O Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel (POC-ACE), aprovado em Conselho de Ministros a 14 de março, foi publicado esta quinta-feira, dia 11 de abril, em Diário da República. A costa do concelho de Torres Vedras passa, assim, a ser abrangida por este programa, que compreende um total de 224 km de orla costeira. O POC-ACE assume-se como um único programa especial que resulta da fusão dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira de Alcobaça-Mafra, Cidadela-Forte de São Julião da Barra e Sintra-Sado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Publicamente” conta com Adelino Granja, Joana Silva, Manuela Neves e Paulo Barbosa
Rádio Cister debate casamento gay em Emissão Especial do 25 de Abril
A tradicional Emissão Especial 25 de Abril do Publicamente da Rádio Cister continua a afirmar-se como um autêntico clássico da rádio nacional. Este ano, essa sempre muito aguardada emissão será apresentada no sábado 27 de abril, entre as 12 e as 13 horas, sendo, como habitualmente, transmitida em direto. Será mais uma vez será editada, realizada e apresentada por Piedade Neto e José Alberto Vasco, tendo como tema em debate: “Casamento Gay: do nem pensar ao agora sim”. Os convidados em estúdio serão: Adelino Granja, Joana Silva, Manuela Neves e Paulo Barbosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática
CIMLT inaugura em Santarém 1º Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens do País
A cerimónia oficial de inauguração do primeiro Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) em Portugal. decorreu no dia 12 de abril, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em Santarém. O CTEM, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), consiste num autocarro transformado, no qual serão desenvolvidas atividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos Professores, tendo como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação do novo álbum "Do Avesso"
António Zambujo conquistou Santarém com um concerto intimista
O novo álbum de António Zambujo, "Do Avesso", produzido por Filipe Melo, Nuno Rafael e João Moreira, foi apresentado esta sexta-feira, dia 12 de abril, no Teatro Sá da Bandeira. A sala de espetáculos do Teatro Sá da Bandeira encheu-se para ouvir a voz suave do artista, que convidou o público a celebrar as canções mais recentes, como a que dá nome ao álbum, “Do Avesso”, “Se já não me queres”, “Catavento da Sé”, “Amor de Antigamente”, e os novos arranjos dos temas que já se tornaram clássicos na sua carreira. António Zambujo voltou ao palco para dois encores, onde tocou “A tua frieza gela”, “Até ao Fim”, “Pica do 7”, a pedido do público, que estava maravilhado, tocou “Foi Deus” e “Jogo de Sedução”, terminando a atuação com a música ”Readers Digest”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Ministério Público acusa Carlos Bernardes
de plágio em tese de doutoramento
O Ministério Público requereu o julgamento em Tribunal Singular de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, pela prática de um crime de contrafação. Carlos Bernardes doutorou-se em Turismo em 2015 com a tese “As linhas de Torres Vedras: um destino turístico estratégico para Portugal”, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, mas, segundo o Ministério Público, em muitos dos excertos usados na tese não foram citados os autores, pelo que se presume serem da autoria do doutorando, o que configura o crime de plágio. A pena pode ir até 3 anos de prisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com três nomeações cada em 2019
Concelhos de Caldas da Rainha e Alcobaça
em destaque nos prémios 5 Estrelas Regiões
13 sítios, monumentos ou empresas dos distritos de Leiria, Santarém e Oeste foram distinguidos nos Prémios Cinco Estrelas Regiões. Destaque na “Cultura e Lazer”, para o Dino Parque – Parque de Dinossauros da Lourinhã, Parque dos Monges – Alcobaça e Feira do Cavalo da Golegã, em “Sítios e Património”, para o Museu da Cerâmica, praia da Foz do Arelho, Reserva Natural das Berlengas, Óbidos, Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo. Premiado na Hotelaria foi o Your Hotel & SPA Alcobaça, enquanto na “Gastronomia”, foram as Cavacas e Bolinhas das Caldas – Fábrica das Cavacas das Caldas e no ramo “Automóvel”, a Benecar - comércio automóvel da Benedita, em Alcobaça. Na “Saúde, foi distinguida a clínica de medicina dentária Smylis - Lisboa. Leiria e Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Emoções à Flor da Pele”
Jovem Inês Sofia apresenta no Bombarral livro sobre a experiência do bullying
A jovem Inês Sofia, de apenas 14 anos de idade, apresentou este domingo, dia 7 de abril de 2019, o seu primeiro romance, intitulado “Emoções à Flor da Pele”, uma obra, publicada pelas Edições Vieira da Silva, que tem como pano de fundo a problemática do bullying. O livro “Emoções à Flor da Pele” apresenta-nos a história de dois adolescentes, abordando temas como o amor, o racismo ou o bullying, uma problemática que “fez parte da minha infância e da minha adolescência”, como referiu Inês Sofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Campo de Ténis de Valado dos Frades inicia requalificação
O campo de ténis de Valado dos Frades, situado junto do Pavilhão Gimnodesportivo da vila, está a ser requalificado por iniciativa da Câmara da Nazaré. A intervenção corresponde a um investimento de 27.808,00€ na melhoria das condições e no aumento do conforto do equipamento desportivo para todos os seus utilizadores. Está a ser colocado um novo pavimento, com as respetivas marcações de campo de ténis, e será colocada uma nova rede de vedação, com as características próprias para a realização desta atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Garantia da Câmara Municipal
Carnaval da Nazaré ocupou espaço editorial avaliado em 1,6 milhões de euros
A edição 2019 do Carnaval da Nazaré foi objeto de referência nos media em 84 notícias, o que desencadeou mais de 3,6 milhões de impressões e a ocupação de um espaço editorial avaliado em 1,6 milhões de euros. A televisão foi determinante em alguns dos resultados alcançados, tendo desencadeado mais de 2,8 milhões de impressões, o que ao nível do desempenho financeiro contribuiu com 97%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campo Seguro
Projeto de segurança para os campos agrícolas apresentado no Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convidou forças de segurança, autarcas, agricultores, cooperativas agrícolas, municípios e freguesias com as quais o Cartaxo partilha limites de território, associações e instituições representantes de agricultores, para a apresentação pública do projeto Campo Seguro. A sessão é aberta a toda a população. O Auditório Municipal da Quinta das Pratas, vai receber, no dia 17 de abril, quarta-feira, às 21h30, a apresentação pública do Projeto Campo Seguro, que passará a vigorar no concelho do Cartaxo. Valada e Vila Chã de Ourique, pela extensão e características dos seus campos agrícolas, serão as duas primeiras freguesias a ver o Campo Seguro aplicado no terreno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD Oeste denuncia desproporção de verbas
Oeste só vai receber 2% da verba de Lisboa para subsidiar passes sociais na região
A Comissão Política Distrital do PSD Oeste criticou, no dia 10 de Abril, a política governativa de mobilidade, transportes públicos e passes sociais. O Governo socialista criou o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) que conta com uma dotação de 104 milhões de euros provenientes do Orçamento de Estado. Contudo, desse montante global, o Governo afetou 70% para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), que recebe assim cerca de 73 milhões de euros ao passo que todas as Comunidades Intermunicipais do país vão receber apenas cerca de 15 milhões de euros, cabendo à OesteCIM um valor que ronda 1 milhão e 300 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com João Pimenta Lopes, Isabel Souto e João Delgado
Candidatos da CDU visitam este sábado Nazaré, Marinha Grande e Pombal
Candidatos da CDU ao Parlamento Europeu irão realizar uma visita à Nazaré, este sábado, dia 13 de abril, englobada nas ações de pré-campanha agendadas pela CDU para o distrito de Leiria. Será uma ação de campanha e, ao mesmo tempo, a forma de se inteirarem da conhecida intenção do Executivo Municipal da Nazaré da autorização de construção de um empreendimento na arriba da Nazaré, numa zona do Promontório, para a descida de pessoas suspensas num cabo aéreo fixo, desde o Sítio da Nazaré e até uma zona a sul do Centro Cultural da Nazaré, anunciada como Zipline Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dinamizado pela CCDR do Centro
Oeste, Médio Tejo e Leiria integram projeto piloto em compras públicas circulares
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinou, no dia 8 de abril, um protocolo com 14 entidades regionais para um projeto piloto que visa incrementar a circularidade nas compras públicas. As compras públicas circulares apresentam-se como um processo que permite às entidades publicas adquirir produtos, bens e serviços que tenham um impacto ambiental reduzido, procurando a diminuição de consumos de energia e materiais, evitando os impactos negativos e a produção de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação do Programa teve lugar no Castelo
Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós vão decorrer de 14 a 21 de abril
O programa das Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós foi apresentado, no dia 8 de abril, publicamente, no Castelo de Porto de Mós. A Semana Santa inicia no próximo dia 14 de abril, com a celebração do Domingo de Ramos e decorre até 21 de abril, Dia de Páscoa. As Celebrações da Semana Santa de Porto de Mós procuram, sobretudo, permitir a quem participa e assiste, viver de forma intensa as cenas da vida de Cristo, neste período. É por este motivo que os momentos altos da semana – Domingo de Ramos e Via Sacra – são recriações que contam com a participação ativa da população e de grupos de crianças e jovens, orientados pelo Grupo de Teatro Leirena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prelúdio de Ideias em 9 Andamentos
Rede Cultura 2027 debate nas Caldas da Rainha Arquitectura e Artes Plásticas
Caldas da Rainha é a cidade que se seguinte na rota do Prelúdio de Ideias em 9 Andamentos, o conjunto de encontros descentralizados que a Rede Cultura 2027 está a promover até junho. Arquitectura e Artes Plásticas: os espaços, os materiais, as formas e os nossos Lugares' é o tema da reflexão, que vai decorrer no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no sábado, dia 13 de abril, das 15h às 19h. Serão oradores Maria da Conceição Jardim Pereira, vereadora da Cultura na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Inês Moreira, arquitecta e curadora, Samuel Rama, membro do conselho estratégico da Rede Cultura 2027 e Fernando Brízio, designer e professor na ESADCR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Ex-Escola Prática de Cavalaria
Chaimites “Bula” de Salgueiro Maia podem ser visitadas este domingo em Santarém
Três chaimites tipo “Bula”, modelos conduzidos pela Coluna de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa, na noite de 24 de Abril de 1974, podem ser visitadas pelo público, no próximo domingo, dia 14 de abril, das 15h00 às 16h30, na Parada Chaimite, na Ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém. A população e todos quantos visitam Santarém têm a oportunidade de ver e visitar estes carros militares, com importância e simbolismo histórico no contexto da Revolução dos Cravos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o