Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 218 Director: Mário Lopes Terça, 17 de Setembro de 2019
Mobilidade gratuita e amiga do ambiente
Alcobaça vai ser a primeira cidade portuguesa com transportes públicos gratuitos
Alcobaça vai ser a primeira cidade portuguesa com transportes públicos gratuitos, anunciou, o presidente da Câmara Municipal durante a sessão da Assembleia Municipal do dia 25 de janeiro. Paulo Inácio espera arrancar com o projeto já este mês de fevereiro, colocando ao serviço do público um autocarro “Chita” totalmente elétrico. A circulação do minibus existe desde 2007, mas a adesão da população a este serviço de transporte prestado pela Rodoviária do Oeste dentro da cidade - batizado de “Chita”, em 2014, pelo atual Executivo - manteve-se sempre reduzida: uma frequência horária, a dimensão reduzida da cidade e os circuitos sinuosos podem explicar a pouca adesão popular ao serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Por proposta do Executivo
Assembleia Municipal de Alcobaça aceita sete transferências de competências do Estado
A Câmara Municipal propôs e a Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 25 de janeiro, as propostas de transferências da Administração Central de competências para os órgãos municipais no domínio da gestão das praias marítimas, fluviais e lacustres, vias de comunicação e património imobiliário público sem utilização. A Câmara Municipal decidiu ainda delegar na Comunidade Intermunicipal do Oeste as competências da Administração Central nos domínios da promoção turística, dos projetos financiados por fundos europeus e dos programas de captação de investimento, do apoio aos bombeiros voluntários e da justiça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção “Rios a Oeste das Serras de Aire e Candeeiros - Território, História e Património Ambiental aprovada por unanimidade
Assembleia Intermunicipal do Oeste alerta
para diminuição de caudal nos rios da região
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em reunião realizada no dia 19 de dezembro, aprovou por unanimidade, uma Moção intitulada “Rios a Oeste das Serras de Aire e Candeeiros - Território, História e Património Ambiental em que alerta para a diminuição e poluição que se está a notar no caudal dos rios da região, particularmente, nos concelhos de Alcobaça e Nazaré. Os deputados municipais recordam que “os rios devem ser entendidos como elementos ricos em vida, presentes no território, do qual emanam geologicamente e para o qual contribuem economicamente, ecologicamente, culturalmente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia prepara novos projetos para 2019 e candidata-se a fundos europeus
Câmara da Batalha reativa Área de Localização Empresarial de São Mamede
Apenas duas semanas depois de conhecido o novo aviso do Programa Operacional do Centro (Centro 2020), para apresentação de candidaturas de infraestruturas de acolhimento empresarial - AVISO N.º CENTRO-53-2018-19, publicado no passado dia 10 de dezembro, a Câmara deu início aos trabalhos de atualização dos estudos da Zona Industrial de São Mamede, um projeto interrompido desde 2006, e que o Município da Batalha pretende agora dinamizar, “porque é sustentável e existe uma forte procura de novas localizações empresariais”, refere o autarca Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parecer sobre o Relatório do Programa de Recuperação das Matas Litorais
Observatório do Pinhal do Rei emite parecer com recomendações ao Governo
O Observatório do Pinhal do Rei (OBPR), criado há um ano na sequência do incêndio de outubro de 2017, produziu um parecer sobre o Relatório do Programa de Recuperação das Matas Litorais da autoria da Comissão Científica. O documento foi enviado na terceira passada de janeiro ao primeiro-ministro; ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural; ao secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e ao presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia Formosa
Fogo de artifício lançado a partir de miradouro
é atração na Passagem de Ano em Santa Cruz
Milhares de pessoas rumaram a Santa Cruz para celebrar uma passagem de ano com cheiro a maresia. “Animação” foi a palavra de ordem da noite de 31 de dezembro, que ficou marcada pelo espetáculo de fogo de artifício lançado do miradouro da Praia Formosa. A multidão concentrou-se em locais como a Esplanada Antero de Quental, a envolvente à Azenha de Santa Cruz e o areal junto ao Penedo do Guincho para assistir a um espetáculo de cor que teve a duração de cerca de 15 minutos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes interpelaram o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Deputados do PSD exigem ao Governo reforço orçamental para o Politécnico de Leiria
A requerimento do Grupo Parlamentar do PSD, o ministro do Ensino Superior esteve esta quarta-feira, dia 23 de janeiro, em audição na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República sobre o incumprimento de Acordo de Legislatura e a situação do Instituto Politécnico de Leiria. Os deputados Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes interpelaram diretamente o ministro com a pasta do Ensino Superior sobre as dificuldades financeiras sentidas pelo IPL em virtude do não cumprimento do reforço orçamental por parte do Governo ao qual estava obrigado .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara aprova projetos de unidades de saúde de Alburitel, Olival e Sobral
Os projetos de execução das Unidades de Cuidados de Saúde de Alburitel, Olival e Sobral foram aprovados por unanimidade na reunião de Câmara de 21 de janeiro. Estes projetos representam um investimento superior a 735 mil euros e são uma ambição antiga das populações em causa. Importa referir que os projetos de execução das Unidades de Cuidados de Saúde dispõem de pareceres favoráveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e da Associação Nacional de Proteção Civil, garantindo o cumprimento das normas regulamentares aplicáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eduardo Cabrita debateu Segurança Interna, Proteção Civil e Descentralização na sede da CIMLT em Santarém
Ministro da Administração Interna inicia Roteiro MAI com autarcas da Lezíria do Tejo
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esteve esta sexta-feira, dia 18 de janeiro, reunido com os presidentes de Câmara da Lezíria do Tejo, na sede da CIMLT, naquela que foi a reunião de arranque do “Roteiro MAI”. A reunião contou também com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, e do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De interesse ambiental, cultural, para reabilitação urbana e desenvolvimento económico
Município de Azambuja investe 871 mil euros em imóveis com interesse municipal
O Município de Azambuja adquiriu, recentemente, um conjunto de imóveis com objetivos nas áreas da valorização ambiental, da rede de espaços culturais, da reabilitação urbana e do desenvolvimento económico. As aquisições totalizam um investimento na ordem dos 871 mil euros e os prédios localizam-se em Aveiras de Cima, em Manique do Intendente e em Vila Nova de S. Pedro. Na vila de Aveiras de Cima, a Câmara comprou o edifício do antigo cinema e um conjunto de casas adjacentes, por 495 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluído na digressão mundial do músico
Concerto junta ex-vocalista dos Supertramp
e Xutos & Pontapés na Feira de Leiria
O antigo vocalista dos Supertramp Roger Hodgson e os Xutos & Pontapés vão atuar em Leiria dia 11 de maio, num concerto internacional promovido pelo Município de Leiria, numa estratégia de reforço da programação da Feira de Leiria, com o objetivo de atrair novos públicos e promover a notoriedade do concelho. O concerto, que junta dois projetos sonantes da música nacional e internacional, terá um preço muito atrativo: 15 euros, podendo os bilhetes ser, desde já, adquiridos nos teatros de Leiria e na ticketline, dentro de poucos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maioria entra em funções a 1 de fevereiro
ARS de Lisboa e Vale do Tejo reforça centros
de saúde com 35 novos médicos de família
São 35 os novos médicos de família que vão reforçar os Cuidados de Saúde Primários da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). A colocação destes profissionais deriva do concurso lançado no final de 2018 e vai permitir que, até ao final de março, cerca de 60.000 utentes da Região ganhem médico de família.Todos os 26 clínicos que terminaram a 2ª época do Internado da Especialidade de Medicina Geral e Familiar na ARSLVT e participaram neste concurso permaneceram em Lisboa e Vale do Tejo, tendo a Região conseguido cativar 8 recém-especialistas oriundos de outras zonas do País e um especialista da Região que até agora não tinha vínculo ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia contra entraves ao desenvolvimento económico do concelho
Município do Cartaxo contesta hipótese
da REN ocupar 88% do seu território
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo expressou, em ofício enviado à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, a preocupação do Município quanto às imposições legislativas que determinam orientações estratégicas de âmbito nacional, à delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) no concelho. O autarca quer dar conta destas preocupações à governante, em audiência que solicitou, com caráter urgente. Pedro Magalhães Ribeiro insiste que “as orientações estratégicas e os critérios impostos para delimitação da REN, não podem fechar os olhos ao território e impedir o seu desenvolvimento económico e social”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após um pico de afluência de doentes
Centro Hospitalar de Leiria estabiliza funcionamento dos serviços de urgência
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) informa que, apesar de ainda se manter uma elevada procura nos serviços de urgência, foi já possível ultrapassar as dificuldades criadas por um elevado afluxo de doentes ao longo do fim de semana e do dia de segunda-feira, e, em menos de 24 horas, garantir a estabilização do funcionamento dos serviços, mesmo que ainda sobrecarregados. Esta situação, atípica e não previsível, que implicou um grande afluxo de doentes num curto período, acontece esporadicamente neste e noutros serviços do SNS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Catálogo disponível em www.ccdrc.pt,
CCDR do Centro promove 127 boas práticas
de envelhecimento ativo e saudável na região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) disponibilizou em formato digital um catálogo com 127 de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. Este catálogo, disponível em www.ccdrc.pt, permite que se conheçam melhor alguns dos projetos e iniciativas que se desenvolvem na região Centro no âmbito da qualidade de vida e do envelhecimento ativo, e que foram apresentados na primeira edição do Prémio de Boas Práticas que a CCDRC lançou nesta temática.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aeroporto Humberto Delgado, Linha do Oeste e IC11
Federação Regional do Oeste do PS apoia infraestruturas estratégicas para a região
A Comissão Política da Federação Regional do Oeste do Partido Socialista, reunida em Torres Vedras no dia 9 de janeiro de 2019, viu com agrado o anúncio do investimento no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que se assume como uma importante medida que irá dar resposta a uma procura cada vez maior da cidade de Lisboa e do território em que se insere e não tem dúvidas de que o investimento em causa, fruto do acordo assinado esta terça-feira entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal, irá beneficiar a Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca manifesta-se surpreendido e promete recorrer da decisão
Comissão Política do PS de Alcobaça retira confiança política ao vereador César Santos
A Comissão Política do PS de Alcobaça na sua reunião de 11 de janeiro aprovou uma proposta conducente à retirada da confiança política ao vereador César Santos, nº 2 da lista candidata à Câmara Municipal de Alcobaça nas últimas eleições autárquicas. A proposta foi aprovada com 16 votos a favor, um voto branco, não recolhendo nenhum voto contra. O presidente da Comissão Política do PS de Alcobaça, Rui Alexandre, justificou ao Tinta Fresca a decisão do órgão a que preside com o facto de César Santos ter mantido uma agenda política própria à revelia das diretivas da Comissão Política Concelhia, garantindo que esta só se norteia pelos interesses da população alcobacense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com aquisição de viatura para a “Escola Segura”
Câmara da Batalha inicia renovação da frota
de equipamentos e viaturas
O Município da Batalha está a renovar a sua frota de equipamentos e viaturas, otimizando os custos de manutenção e promovendo mais eficiência nas respostas às tarefas de administração municipal, representando um investimento global de 95 mil euros, sendo uma parte significativa com recurso ao sistema de locação por Renting com despesas de manutenção incluídas. Simultaneamente a autarquia decidiu alinear uma viatura pesada de mercadorias e cinco viaturas ligeiras de passageiros, com recurso a hasta pública agendada para o próximo dia 01 de fevereiro de 2019, pelas 10 horas, nos armazéns municipais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Constância e Abrantes
Presidente da Câmara de Constância pede nova ponte sobre o Tejo para o IC9
O presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, referiu esta quarta-feira, 16 de janeiro, à Antena 1, que no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030 está consagrada uma nova ponte sobre o rio Tejo entre Constância e Abrantes, não sendo ainda conhecida a localização exata da mesma. O autarca relembrou que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no dia 2 de agosto de 2016, no âmbito da cerimónia da assinatura do auto de receção provisória da empreitada da ponte de Abrantes referiu à comunicação social que “…o Governo está disponível para repensar o perfil do IC9 e a travessia a ele associada, não sendo de autoestrada, mas outro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lojas de Óbidos e Sobral de Monte Agraço vão fechar
Conselho Intermunicipal manifesta-se contra encerramento das lojas CTT no Oeste
O Conselho Intermunicipal do Oeste deliberou, por unanimidade, no dia 18 de janeiro, manifestar a sua preocupação com o encerramento das lojas CTT no Oeste, nomeadamente, nas lojas situadas em Óbidos e no Sobral de Monte Agraço, em linha com a posição veiculada na Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Realce que este encerramento constitui um constrangimento para as populações que perdem, em muito, com o desaparecimento deste serviço público, essencial ao normal funcionamento destes Concelhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município da Nazaré reforça ação de promoção em feiras de turismo
Nazaré participa em Madrid na FITUR a maior feira do setor turístico na Europa
O Município da Nazaré vai reforçar a sua ação promocional na FITUR, a maior feira do setor na Europa, que decorrerá de 23 a 27 de janeiro, em Madrid (Espanha). Trata-se do certame temático europeu que acolhe o maior número de visitantes (profissionais e público em geral) e representações de países. Os dados referem que em 2018 estiveram presentes 10.190 empresas expositoras e representados 165 países/regiões, que receberam a visita de 140.120 profissionais e 110.860 potenciais turistas à procura de novos destinos para férias e lazer (público em geral), tendo acolhido 7.856 jornalistas, responsáveis pela comunicação da oferta ali presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
CDU de Alcobaça contesta o encerramento
dos CTT em Pataias
A Coligação Democrática Unitária PCP/ PEV tomou posição, no dia 14 de janeiro, contra encerramento dos CTT em Pataias. A CDU de Alcobaça acusa a Administração dos CTT de ter adotado em 2018 “mais um pacote de medidas destinadas a garantir a distribuição de chorudos dividendos aos seus accionistas. Medidas que são consequência de um criminoso processo de privatização que o Governo PSD/CDS culminou, após longos anos de uma preparação que contou com o envolvimento do PS.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Início das obras no edifício terá lugar ainda em 2019
Espaços do Mercado Municipal de Leiria
com grande procura em hasta pública
A maioria dos espaços de venda do futuro Mercado Municipal de Leiria já está atribuída, na sequência da realização de uma hasta pública promovida pelo Município de Leiria que registou elevada procura. No caso dos talhos, foi atribuída a totalidade dos espaços (cinco), o mesmo acontecendo com as oito bancas de pescado disponíveis. Das oito lojas do Mercado a concurso, seis já estão atribuídas, o mesmo acontecendo com seis de um total de oito bancas de frutos secos e flores. Dos espaços para os produtos hortofrutícolas foram atribuídos dois dos 10 espaços previstos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Marques questiona Ministério da Saúde sobre o funcionamento e a avaliação do projeto
Governo aprova sob forma de projeto-piloto
a comparticipação em tratamentos termais
A deputada do PS Margarida Marques, eleita pelo círculo eleitoral de Leiria, questionou o Ministério da Saúde, ao abrigo do regimento parlamentar, sobre a comparticipação dos tratamentos termais prescritos nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A parlamentar quer saber as razões que levaram o Governo a optar por um projeto-piloto sobre comparticipação nos tratamentos termais e quer garantias de que não há qualquer dúvida relativamente à importância de comparticipação neste tipo de tratamentos e de que o que está em causa não é senão a definição do mecanismo de reembolso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Guilherme d’Oliveira Martins, esteve presente na assinatura do acordo
Câmara de Azambuja e IP assinaram acordo
para intervenção na Estrada Nacional 3
O Município de Azambuja e a empresa Infraestruturas de Portugal, S.A. assinaram, hoje, dia 9 de janeiro, o acordo de colaboração relativo a uma intervenção na Estrada Nacional 3, com vista à redução da sinistralidade nesta via. O ato teve lugar no Salão nobre dos Paços do Concelho, em Azambuja e contou com as presenças do presidente da autarquia, Luís de Sousa, do secretário de Estado das Infraestruturas – Guilherme d’Oliveira Martins e do presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Guilherme d’Oliveira Martins aposta na redução da sinistralidade
Secretário de Estado das Infraestruturas apresenta empreitada na EN3 em Azambuja
O Município de Azambuja e a empresa Infraestruturas de Portugal, S.A. vão assinar, no dia 09 de janeiro, às 10h45, o acordo de colaboração relativo a uma intervenção na Estrada Nacional 3, com vista à redução da sinistralidade nesta via. O ato terá lugar pelas 11h00, no Salão nobre dos Paços do Concelho, em Azambuja e contará com as presenças do presidente da autarquia, Luís de Sousa, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Projetos... Interações de VIDA... em Educação Inclusiva"
Ministro do Ensino Superior participa na sessão sobre Educação Inclusiva na ESE de Santarém
Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, participaram no dia 30 de janeiro, na iniciativa “Projetos... Interações de VIDA... em Educação Inclusiva", no Auditório da ESES – Escola Superior de Educação do IPS – Instituto Politécnico de Santarém. Perante uma plateia cheia de alunos, docentes, patrocinadores e voluntários, Maria Potes Barbas, coordenadora da formação em “Literacia Digital para o Mercado de Trabalho”, apresentou os objetivos deste Projeto Inovador e Pioneiro em Educação Inclusiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de janeiro
Médicos ‘diagnosticam’ amor de Pedro e Inês em tertúlia no Museu de Leiria
Um cardiologista, uma gastroenterologista, uma ginecologista/obstetra e um pediatra fazem, dia 12 de janeiro, sábado, o ‘diagnóstico’ ao amor de Pedro e Inês, no Museu de Leiria, que recebe a tertúlia “Pedro e Inês sem fim”, com um programa que evoca um dos episódios da história portuguesa mais divulgados no mundo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Leiria e da Associação Amigos de D. Pedro e D. Inês. O programa tem início às 16:30, com receção aos convidados, seguindo-se a projeção, às 17:00, do documentário “Pedro e Inês sem fim”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estruturas do PSD acusam Governo de tomar medidas que discriminam a região
Distritais do PSD acusam PS de penalizar mobilidade das populações de Leiria e Oeste
As Comissões Políticas Distritais de Leiria e do Oeste, reunidas em Torres Vedras, no dia 27 de dezembro, denunciam o que consideram “abandono da região pelo governo do Partido Socialista, o agravamento das acessibilidades com o atraso e os erros de decisão no investimento na Linha do Oeste e a insuficiente rede de transportes públicos em muitos concelhos de Leiria e do Oeste e a injusta medida do governo PS que só contempla a redução do preço dos passes sociais para os residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrangendo 12 escolas do Concelho
Câmara da Marinha Grande alarga rede wi-fi
a todas as áreas das escolas do concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande adquiriu recentemente equipamento de rede (fixo e wireless) para 12 escolas do Concelho, das quais, oito foram alvo de obras para as dotar de uma rede estruturada, que já existia nas restantes escolas anteriormente intervencionadas. Refira-se que as escolas e jardins-de-infância sempre estiveram dotadas com acesso à internet, no entanto esta estava, por vezes, confinada a um espaço (divisão/sala). A autarquia dotou as escolas de equipamentos que levem a internet, quer por cabo, quer por wireless, a todos os espaços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant junta-se à AIP e AEP na divulgação do Finance for Growth
Ministro Adjunto e da Economia apresenta
em Santarém projeto de capacitação para PME
A Nersant - Associação empresarial da Região de Santarém acolhe na região a apresentação do Finance for Growth, programa de informação e capacitação da AIP - Associação Industrial portuguesa e da AEP - Associação Empresarial de Portugal que visa sensibilizar as PME para o mercado de capitais e para outras fontes de financiamento. O projeto vai ser apresentado no Santarém Hotel, na capital de distrito, no dia 7 de fevereiro, com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant decorre de 8 a 16 de junho
Feira Empresarial da Região de Santarém promove networking empresarial no CNEMA
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém vai voltar a realizar a Fersant - Feira Empresarial da Região de Santarém, de 8 a 16 de junho, no CNEMA, em Santarém, em conjunto com a Feira Nacional da Agricultura. O certame, que comemora na próxima edição o seu 30º aniversário, é muito mais do que uma feira empresarial onde os agentes económicos do Ribatejo podem promover os seus produtos ou serviços. A Fersant, atualmente um espaço de networking empresarial que traz cada vez mais oportunidades para aqueles que nela participam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obstrução afeta o perímetro hidroagrícola da Cela
Município da Nazaré e APA assinam acordo para desassoreamento da foz do Rio Alcoa
O Município da Nazaré e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram um contrato interadministrativo de cooperação para o desassoreamento da embocadura da foz do Rio Alcoa, em terrenos do domínio hídrico, situados na área do Município da Nazaré. O acordo estabelece a participação de cada uma das entidades na limpeza da foz, que tem como fim a redução dos riscos para pessoas e bens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização do Festival aposta em Luís Figueiredo, Cláudia Franco e Paulo Bernardino
Festival Música em Leiria leva novos talentos
a Pombal e às grutas de Mira de Aire
A organização do Festival Música em Leiria acaba de revelar novas confirmações para a sua 37ª edição, com novos espetáculos em Pombal e em Porto de Mós. Luís Figueiredo, responsável pelos arranjos da canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral, apresenta o seu mais recente disco “Kronos/Penélope” em Pombal, no dia 5 de abril, e Cláudia Franco vai dar a conhecer, em estreia absoluta, o seu novo trabalho, numa sala de espetáculos incomum, nas grutas de Mira de Aire, em Porto de Mós, no dia 12 de abril. Também aqui atuará ainda Paulo Bernardino com Augusto Baschera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida da CDU foi aprovada pela Assembleia da Nazaré
CDU da Nazaré apoia projeto “Circuitos Curtos de Abastecimento de Pescado”
Tendo em conta as notícias veiculadas pelos responsáveis do executivo da Câmara Municipal da Nazaré, sobre o início de conversações com os Pescadores objectivando a criação de “circuitos curtos de abastecimento de pescado”, a CDU anuncia a sua concordância atendendo a que “valorizamos imenso o arranque deste processo que será, se bem conduzido, uma mais-valia inegável para a nossa frota, caracterizada por pequenas embarcações de pesca local e costeira, detidas por microempresas de carácter familiar, sem grandes possibilidades de criar, isoladamente, circuitos alternativos de abastecimento de pescado, potenciando dessa forma os rendimentos de pescadores e empresas de pesca.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar do Executivo ter maioria socialista
Município de Azambuja rejeita transferência
de competências da Administração Central
O Executivo Municipal de Azambuja reuniu no dia 17 de janeiro, em sessão extraordinária, para deliberar sobre o conjunto de competências que a Administração Central pretende transferir para as Autarquias Locais e para as Entidades Intermunicipais. As duas propostas em apreciação foram aprovadas por unanimidade, no sentido de rejeitar essa transferência de competências, em 2019. As razões desta posição prendem-se com o conjunto de fortes implicações financeiras, humanas e organizacionais de um processo desta natureza e com a ausência de conhecimento das condições efetivas dessa transferência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa Nacional de Investimento 2030
Batalha reclama nó de ligação do IC9 à A1
em São Mamede
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) tem como objetivo ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras. Recorde-se que o Governo apresentou na Assembleia da República o Plano Nacional de Investimentos até 2030, tendo agendado a sua discussão para o próximo dia 31 de janeiro, através da apresentação de um projeto de resolução do Partido Socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“A luz da noite – Já são 7 horas?” vai ter lugar nos dias 24 e 26 de janeiro
Finalistas da ESAD das Caldas da Rainha interpretam peça no Teatro da Rainha
Estudantes finalistas da licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria sobem ao palco do Teatro da Rainha nos dias 24 e 26 de janeiro, pelas 21h30, para apresentar a peça “A luz da noite – Já são 7 horas?”. Sob a direção de Rita Durão, 11 estudantes finalistas apresentam a criação coletiva de uma colagem de textos de Luigi Pirandello e Ramón del Valle-Inclán, num espetáculo que resulta da coprodução da ESAD.CR e do Teatro da Rainha. A entrada está sujeita a reserva de lugares, através do e-mail: aluzdanoite2019@hotmail.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leira
Governo vai priorizar obras mais urgentes
na Escola Afonso Lopes Vieira
O Ministério da Educação revelou que vai priorizar “as obras consideradas mais urgentes” na Escola do 3º Ciclo e Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, “encontrando-se em análise, de resto, a possibilidade de uma intervenção infraestrutural ser considerada no âmbito da reprogramação de fundos referente ao programa Portugal 2020”. Em resposta a uma pergunta feita no passado mês de outubro pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria – Odete João, Margarida Marques e António Sales –, a tutela reconheceu as “necessidades apresentadas” pela escola em questão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR deteta descargas ilegais de resíduos
na Ribeira dos Milagres
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Leiria, nos dia 16 e 17 de janeiro, detetou duas descarga de águas residuais, na Ribeira dos Milagres e os seus afluentes, provenientes de explorações agropecuárias, no concelho de Leiria. No decorrer de uma ação de avaliação e monitorização da Bacia Hidrográfica do Rio Lis, os militares detetaram descargas de águas, com resíduos industriais, sem qualquer tratamento sanitário, efetuadas diretamente para um afluente daquele rio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano
Câmara da Nazaré reabilita Largo da Fonte Velha junto ao Museu no Sítio
A reabilitação do Largo da Fonte Velha, junto às instalações do Museu da Nazaré, no Sítio, teve início esta segunda-feira, 21 de janeiro, estimando-se em 90 dias o prazo de execução da obra. Este Largo, assim como o da Praça de Touros (já requalificado); o Largo da Misericórdia (também conhecido como Largo do Cemitério, na Pederneira); o Mercado Municipal; a Av. do Município; a Av. Vieira Guimarães; a Rua Sub-Vila e a 4ª fase da Marginal da Nazaré integram o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, contratualizado entre o Município da Nazaré e a CCDR Centro (com o apoio global 3.450.000/FEDER).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaz contemplou um rol variado de atividades, abertas à comunidade
Mérito de alunos e autores de concurso literário distinguidos no Feriado Municipal do Cadaval
Para festejar o 121.º Aniversário da Restauração do Concelho, o Município do Cadaval premiou, recentemente, o mérito escolar e desportivo, bem como os vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho. As comemorações incluíram inauguração da mostra de pintura do conterrâneo Jorge Romão e atribuição do nome do antigo presidente da Câmara João Corrêa ao pavilhão multiusos municipal, entre outras atividades. A entrega dos prémios municipais de mérito escolar e mérito desportivo (referentes ao transato ano letivo), decorrida no dia 12 de janeiro, foi um dos enfoques do programa de celebração do Feriado Municipal, este ano repartido por dois dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reis foram apresentados em baile de Ano Novo
Henrique Maranhão e Mónica Piló são os Reis do Carnaval 2019 da Nazaré
Henrique Maranhão e Mónica Piló formam o casal Real do Carnaval 2019 da Nazaré. Os Reis foram apresentados no Baile de Ano Novo. Ambos são figuras regulares dos bailes, dos desfiles e das brincadeiras de carnaval há décadas e a sua escolha teve em conta essas e outras características, tais como a alegria que espelham com esta festa popular ou o envolvimento na construção de adereços para a participação dos grupos. A próxima grande manifestação de rua pelo Carnaval da Nazaré terá lugar com a Festa do São Brás, a 3 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto “Juntos” pela APPACDM Santarém e pela Associação Salvador
Seleccionador Nacional de Futsal Jorge Braz "apadrinha" Torneio Solidário em Santarém
"A cidade de Santarém recebeu no dia 22 de dezembro, o Torneio de Futsal Solidário “W Shopping-Santarém”, no âmbito do projeto “Juntos” pela APPACDM Santarém e pela Associação Salvador, que contou com a presença do selecionador nacional da modalidade, campeão europeu em título, Jorge Braz. A organização deste evento solidário, a cargo do Campeonato Amador de Futsal do Ribatejo (CAFR), contou com a parceria da Associação Salvador, APPACDM, União de Freguesias da Cidade de Santarém e Câmara Municipal de Santarém, que “Juntos” proporcionaram um excelente momento desportivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Circuito com as melhores ondas e nas melhores praias de Portugal está de volta
Circuito de Surf do Centro arranca em Peniche nos dias 2 e 3 de fevereiro
É já nos dias 2 e 3 de fevereiro, que a Capital da Onda, Peniche, recebe a primeira etapa do Circuito de Surf do Centro, com o Rip Curl Peniche 2019. Os melhores surfistas sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, sub 16 feminino e sub 18 feminino competirão nas praias de Peniche pela conquista das vagas nas finalíssimas nacionais. As inscrições estão abertas até às 12h de dia 1 de fevereiro no site da Federação Portuguesa de Surf.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 20 de janeiro
Eclipse total da Lua observável no Centro Ciência Viva de Constância
O Centro Ciência Viva de Constância vai estar a funcionar na noite de 20 para 21 de janeiro para acompanhar o eclipse total da Lua, com observações e registos de imagens das diferentes fases do fenómeno. Às 3h30 da madrugada da segunda-feira, dia 21, a Lua começará a esconder-se na sombra que a Terra projeta no espaço, ficando completamente eclipsada às 4h40. Às 5h40 terminará a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente livre às 6h50.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ARU da Golpilheira será a terceira do Município
Batalha decide criar nova Área de Reabilitação Urbana (ARU) para o lugar da Golpilheira
No âmbito da estratégia municipal de incentivo à reabilitação urbana e recuperação do edificado em degradação ou devoluto, o Município da Batalha vai avançar com delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do lugar da Golpilheira e sede de freguesia que integra o concelho da Batalha. “Pese embora tratar-se de uma freguesia relativamente recente, foi criada a 1 de Janeiro de 1985 a partir da freguesia da Batalha, trata-se de um lugar que remonta aos primórdios do município e que conheceu um forte crescimento urbano nos últimos dois séculos, cujo edificado regista níveis preocupantes de degradação e torna-se urgente criar um programa específico para apoio e estímulo à reabilitação”, defende o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total superior a 90 mil euros
Câmara do Cartaxo adjudica obras do Pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3 de Pontével
O procedimento de contratação necessário à adjudicação das obras de reparação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de Pontével, entrou esta semana em fase final, com a minuta do contrato já aprovada. Da decisão de contratar, proferida por despacho do Presidente da Câmara no final de 2018, vai resultar um investimento total superior a 90 mil euros para “devolver àquele espaço a dignidade que perdeu depois de 20 anos sem qualquer manutenção, e criar melhores condições para a prática desportiva dos nossos alunos, técnicos e professores”, referiu o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerca de 1800 utentes estão sem médico desde outubro
PS acusa ACES Oeste Norte de não cumprir promessa de médico em Évora de Alcobaça
O Secretariado do Partido Socialista de Alcobaça, reuniu no dia 4 de Janeiro, para apreciar a falta de médico no Centro de Saúde de Évora de Alcobaça, situação que se arrasta há demasiado tempo. Esta falta de médico que afecta cerca de 1800 utentes, grande parte deles idosos e com dificuldades em se deslocar a outras unidades de saúde concelho, é do conhecimento da ARSLVT-ACES Oeste Norte que até à data não apresentou qualquer solução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para atendimento de situações de doença aguda
Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral reforça equipas de saúde contra a gripe
O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral reforçou o número de profissionais na consulta de atendimento complementar destinada a situações de doença aguda, nomeadamente com sintomatologia respiratória e gripe. A medida, implementada há cerca de duas semanas, visou dotar as unidades de saúde do ACeS PL com mais médicos e enfermeiros, de forma a garantir uma resposta mais efetiva dos Cuidados de Saúde Primários e maior rapidez no atendimento, evitando desnecessárias deslocações às urgências hospitalares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
29 centros de saúde vão ter horário alargado
Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo reforçam horários
Numa altura em que as urgências hospitalares começam a sentir maior pressão e afluência de utentes devido ao frio, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) divulga o reforço do alargamento do horário dos centros de saúde durante a semana e ao fim de semana.Em horário alargado durante a semana vão funcionar 29 centros de saúde, ao sábado 45 e ao domingo 34, tendo em conta a esperada afluência neste período de inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a elaboração de um Atlas que reunirá toda a informação sobre as cidades termais
Rede Europeia de Cidades Termais prepara
candidatura europeia nas Caldas da Rainha
Esta sexta-feira, 11 de janeiro, vai acontecer nas Caldas da Rainha um encontro de dirigentes e técnicos da Rede Europeia de Cidades Termais (European Historic Thermal Towns Association - EHTTA). O objectivo dos trabalhos é preparar uma candidatura para obter financiamento por parte da Comissão Europeia Comissão Europeia para a elaboração de um Atlas que reunirá toda a informação sobre as cidades termais permitindo estudos, comparações e considerações sobre este património.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moção do PS aprovada por unanimidade
Assembleia Municipal da Marinha Grande recusa instalação de mais poluidores no Rio Lis
A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou por unanimidade, no dia 20 de dezembro, uma moção sobre "Poluição do Rio Lis" apresentada pelo Partido Socialista. A Assembleia Municipal deliberou “recusar a instalação de quaisquer outros usos poluidores, para além dos que já existem, seja através de equipamentos ou de explorações animais, no leito e vale do Rio Lis, bem como das áreas envolventes à ETAR-Norte ou qualquer outras que já de si são uma sobrecarga ambiental para a nossa região.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Câmara da Batalha decide receber novas competências no âmbito da descentralização
A Câmara da Batalha decidiu aceitar a transferência da totalidade das novas competências a receber da Administração Central do Estado, as previstas neste primeiro pacote da designada descentralização. Em reunião ordinária, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, com votos favoráveis dos eleitos do PSD, PS e do CDS, todas as propostas em matéria de descentralização apresentadas pelo presidente da Câmara, o social-democrata Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da reunião de 15 de janeiro
Município de Azambuja assume iluminação
da rotunda do nó da A1 em Aveiras de Cima
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua reunião ordinária de 15 de janeiro, a ratificação do acordo de gestão celebrado entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal no sentido de assegurar uma melhor iluminação na rotunda que liga a vila de Aveiras de Cima à EN366 e ao nó de acesso à autoestrada A1. Este acordo é o culminar de um longo processo negocial com vista à melhoria das condições de segurança de circulação de veículos e de pessoas naquele importante ponto rodoviário do concelho de Azambuja. A conservação, manutenção e consumos de energia dos equipamentos de iluminação ali instalados são, assim, transferidos para a responsabilidade do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12 ninhos vão ser destruídos por empresa especializada
Detetados ninhos de vespa asiática
no concelho da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande identificou a existência de ninhos de Vespa “velutina” ou asiática (“Vespa velutina nigrithorax”), espécie predadora da abelha europeia. Até ao momento foram detetados e reportados à Câmara Municipal da Marinha Grande um total de doze ninhos de Vespa velutina ou asiática, 9 dos quais na freguesia da Marinha Grande e 3 na freguesia de Vieira de Leiria, localizados maioritariamente em árvores de grande porte (20 a 25 metros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domínio de praias marítimas, fluviais e lacustres; apoio a bombeiros voluntários; estacionamento público; gestão do património imobiliário público sem utilização
Câmara da Nazaré aceita quatro transferências de competências do Estado
A Câmara da Nazaré remeteu para a Assembleia Municipal as suas propostas sobre a transferência de competências do Estado para a Autarquia, que acontecem no âmbito do alargamento da participação dos municípios na gestão dos serviços públicos. De acordo com a deliberação, a Nazaré está disponível para receber competências no domínio das praias marítimas, fluviais e lacustres; apoio aos bombeiros voluntários; gestão do património imobiliário público sem utilização e estacionamento público, rejeitando as restantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei lançou o convite para aplicação de Renda de Bilros
Jovens estilistas criam coordenados inspirados na história de D. Pedro I e D. Inês de Castro
A Vila de Serra D’El-Rei lançou o convite aos jovens estilistas de Modatex de Lisboa, Porto e Aves para a elaboração de coordenados inspirados na magnífica história de D.Pedro I e D. Inês de Castro com aplicação de Renda de Bilros. No dia 15 de janeiro, os responsáveis pelos polos de Modatex, Rendilheiras e autarcas da Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei escolheram, entre dezenas de trabalhos elaborados, 15 que vão estar em destaque no desfile da Mostra Internacional de Renda de Bilros de Serra D’El-Rei no próximo mês de Maio. Uma iniciativa criadora da Junta de Freguesia, através da aplicação da Renda de Bilros na Moda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta a notícia veiculada pelo Jornal de Leiria
Câmara da Marinha Grande desmente ser obstáculo ao desenvolvimento empresarial
A Câmara Municipal da Marinha Grande desmentiu, no dia 11 de janeiro, as notícias veiculadas na quinta-feira pelo Jornal de Leiria relativamente à ligação entre este município e os seus empresários. “Contrariamente à informação veiculada, não há uma maioria de empresários que acusem os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande de falta de vontade de ajudar e de serem um entrave à evolução industrial do concelho. Nem sempre é possível conformar 100% das necessidades dos empresários com as exigências legais que temos que cumprir e os técnicos da Câmara Municipal da Marinha Grande são exemplares no cumprimento das suas funções”, refere a edilidade em comunicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Natal de Natal e Uma Aventura em Alcobaça – Edição de Natal
Atividades de Natal do Município de Alcobaça mobilizam cerca de 600 crianças
Durante quadra natalícia, o Município de Alcobaça proporcionou um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas com vista à dinamização da pausa letiva. Ao todo foram mobilizadas 584 crianças do concelho, distribuídas pela programação de Natal da Biblioteca Municipal e pela edição da iniciativa “Uma Aventura em Alcobaça”. Para a vereadora da Educação, Inês Silva, “estes dados relativos à adesão das crianças do concelho a estas atividades são muito relevantes e atestam a sua pertinência em particular nestes períodos de pausa letiva durante os quais as famílias têm de se articular para que os seus filhos possam ser devidamente acompanhados. O Município de Alcobaça irá dar continuidade a este trabalho de serviço público desenhado para suprir carências identificadas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constituída pelas Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento
Assembleia Municipal da Marinha Grande aprova proposta de Orçamento para 2019
A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, no dia 20 de dezembro a proposta de Documentos Previsionais para o ano 2019, constituída pelas Grandes Opções do Plano, Mapa de Pessoal e Orçamento. A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, congratula-se com a aprovação dos Documentos Previsionais para 2019 que denotam “a preocupação do executivo em dar continuidade ao plano de atividades municipal e plano de investimentos decorrentes, cuja execução orçamental no ano 2018 foi superior à dos anos anteriores, numa preocupação com a melhoria das condições do nosso Concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença dos ministros Maria Manuel Leitão Marques e Pedro Siza Vieira
Governo apresenta em Alvaiázere concurso para a revitalização do Pinhal Interior
A sessão de apresentação do concurso Parcerias para o Impacto para a Revitalização do Pinhal Interior terá lugar esta sexta-feira, dia 11 de janeiro, às 15h, no Centro Municipal de Cultura de Alvaiázere. A sessão contará com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. O concurso, que estará aberto até dia 28 de fevereiro de 2019, vai destinar 1 milhão de euros a projetos de inovação social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior, os mais afetados pelos incêndios de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Debate sobre “Criatividade e educação”
Dia Municipal da Educação de Alcobaça junta youtuber, escritor, empresário e bióloga
No âmbito da comemoração do Dia Municipal da Educação, a Câmara Municipal de Alcobaça irá dar início a uma série de conversas em torno da Educação com os mais diversos protagonistas. Considerando a ‘criatividade’ como um elemento fundamental para a Educação e, consequentemente, para a superação dos problemas com os quais nos vamos deparando, a primeira conversa subordinada ao tema “Criatividade e Educação” irá decorrer no dia 11 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelas 18h, contando com a presença de: Radu Caraus (Youtuber), Nuno Matos Valente (Escritor), Marco Galinha (Empresário) e Ana Pêgo (Bióloga Marinha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Recentemente restaurado
Museu Municipal do Bombarral expõe retábulo de Baltazar Gomes Figueira até ao mês de abril
As duas pinturas mais significativas do património artístico existente no concelho do Bombarral encontram-se em exposição, desde o dia 7 de dezembro de 2018, no Museu Municipal. Trata-se do Retábulo de São de Brás, obra da autoria do pintor Baltazar Gomes Figueira pertencente à Ermida de São Brás, e a pintura "Santa Justa e Santa Rufina", de Josefa d'Óbidos, pertencente à Capela da Columbeira. A Mostra, que inclui ainda uma pintura de Josefa d’Óbidos, vai estar patente até abril de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 2 de fevereiro
Alcobaça recebe bluesman Jack Broadbent
em exclusivo na região
Alcobaça recebe este sábado, dia 2 de fevereiro, o bluesman Jack Broadbent em exclusivo na região. O talentoso cantor e compositor que tem deixado públicos fascinados com os seus espetáculos ao vivo e com o seu estilo inigualável de tocar slide guitar, regressa a Portugal para apenas dois imperdíveis concertos, um dos quais no Cine-Teatro de Alcobaça. Nascido na Inglaterra rural numa família onde a música era uma presença constante, Jack Broadbent aponta as suas influências para John Lee Hooker, Peter Green, Jimi Hendrix, Robert Johnson e Crosby, Stills, Nash & Young.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vice-presidente faz um balanço positivo para o trabalho em rede, a nível social
Natal no Cadaval fez-se de atividades lúdicas, sem esquecer a solidariedade
Parece que veio ontem e já se despediu mais uma quadra natalícia, a qual, no Cadaval, voltou a englobar animação e fantasia a condizer. A vereadora com os pelouros da Cultura e Ação Social faz um balanço do que foram as atividades natalícias. Mas, aproveitando o espírito fraterno da ocasião, Fátima Paz comenta ainda o trabalho de intervenção social concelhio. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal faz um balanço muito positivo da animação natalícia no Cadaval. «A Praça da República foi um espaço central da vila bastante animado, pois atraiu muitas crianças e respetivas famílias às atividades promovidas, talvez sendo o ano com maior afluência nos últimos cinco anos», avança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Pista de gelo na Praça Guilherme Stephens angariou cerca de 6400 euros para associações
A Pista de Gelo Solidária, que esteve instalada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, de 2 de dezembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019, apresentou uma receita de 6.426.16 euros. A totalidade da verba angariada reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, do Industrial Desportivo Vieirense e da Associação S. Silvestre. Este ano, verificou-se um aumento significativo no número de entradas gratuitas, na sequência da apresentação de talões de compras de valor igual ou superior a 15 euros realizadas no comércio tradicional do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de fevereiro
"Temporada Darcos 2019" apresenta concerto em Torres Vedras com Artur Pizarro
A "Temporada Darcos" regressa com uma programação que conta com a participação de destacados solistas portugueses e três orquestras estrangeiras. No dia 2 de fevereiro, sábado, às 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras recebe o primeiro concerto que tem como protagonistas a orquestra polaca Huberman Philharmonic e o pianista português Artur Pizarro, que interpretará o Concerto nº 3 de Rachmaninoff, sob a direção de Nuno Côrte-Real. A Huberman Philharmonic, cujo nome homenageia Bronislaw Huberman (1882-1947), violinista e ativista que fundou a Palestine Philharmonic Orchestra (1936), provém da cidade da Virgem Negra, ligada à história de uma Polónia sofrida mas persistente na fé.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XX Concurso de Vinhos do Tejo e XXXV Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo
Concursos de Vinhos do Tejo e do Concelho
do Cartaxo abrem inscrições para 2019
As inscrições para as edições de 2019 do Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e do Concurso de Vinhos do Tejo, que decorrem há 35 e há 20 anos, respetivamente, estão abertas e os produtores podem inscrever os seus vinhos até ao próximo dia 8 de fevereiro. As amostras serão recolhidas de 8 a 15 de março. • Em 2018, o concurso voltou a crescer quer em vinhos, quer em produtores - 56 produtores apresentaram 113 vinhos a concurso. • Os concursos são organizados pela Câmara Municipal do Cartaxo, que divulga os resultados no decorrer da Festa do Vinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração terá lugar dia 9 de fevereiro
Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2019 vai chamar-se “Grande Galo Zé...”
O lançamento da “primeira pedra” da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras corresponde à inauguração do Monumento do Carnaval, que decorre no dia 9 de fevereiro, sábado, às 19h00, na Praça da República. "Grande Galo Zé...” é o nome do Monumento que estará de pé em pleno centro da cidade até ao final dos festejos carnavalescos e que será o baluarte de um tema que faz jus ao nosso país, já que “Made in Portugal” é o mote dos festejos carnavalescos deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projetos P.A.R.U. cofinanciados pela União Europeia
Casa da Juventude de Azambuja e Posto
de Apoio ao Visitante em fase de conclusão
As obras do novo Posto de Apoio ao Visitante e da futura Casa da Juventude, ambas na vila de Azambuja, encontram-se em fase de conclusão. Trata-se de dois projetos integrados no PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, submetido pelo Município de Azambuja e aprovado com apoio financeiro comunitário. Ambos os projetos são comparticipados pela União Europeia em 85%, através do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Posto de Apoio ao Visitante, com um custo global de 137.231,27 euros, foi cofinanciado em 116.646,58 euros. Por sua vez, a obra da Casa da Juventude, com o valor de 376.798,97 euros, foi cofinanciada em 320.278,87 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Noites de 28, 29, 30 e 31 de dezembro prolongam-se até às 6h
Bares da Nazaré vão ter horário alargado
para festejos da Passagem de Ano
Os bares do concelho vão estar abertos até tarde a partir desta sexta-feira, 28 de dezembro, até ao primeiro dia de janeiro de 2019. A Câmara Municipal autorizou o alargamento do horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de bebidas do concelho (bares) nas noites de 28, 29, 30 e 31 de dezembro, até às 06h00 do dia seguinte. À semelhança de anos anteriores, a medida visa corresponder à maior procura destes locais pelos residentes e visitantes, e apoiar o tecido económico neste período de grande afluxo de turistas para a Nazaré, onde a festa da Passagem de Ano se estende por três dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cruz Vermelha disponibiliza alojamento para pessoas que residam em condições habitacionais precárias
Município de Leiria toma medidas preventivas em relação à vaga de frio
O Município de Leiria tomou um conjunto de medidas preventivas em resposta à vaga de frio que está a atingir a região. O plano de ação está a ser desenvolvido em articulação com a Cruz Vermelha e Centro de Acolhimento, no sentido de serem acionadas medidas de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Enquanto decorrer a vaga de frio, a Cruz Vermelha de Leiria disponibiliza alojamento para pessoas que residam em condições habitacionais muito precárias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Biblioteca Municipal desafia crianças
a dormirem com os livros durante uma noite
A Noite na Biblioteca, assim se denomina a atividade que vai decorrer na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill - BMAO, em Constância, na noite de 25 para 26 de janeiro, a qual consiste num convite, a 15 crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, para passarem uma noite na Biblioteca. Em cada edição de A noite na Biblioteca, haverá uma temática diferente, sendo que nesta primeira, o tema será o Inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora infanto-juvenil regressou ao Bombarral
Escritora Alice Vieira desafia alunos da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
A escritora e jornalista Alice Vieira esteve esta quarta-feira, dia 23 de janeiro de 2019, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, para uma manhã de conversa e partilha com os alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade. A iniciativa foi dinamizada pela Biblioteca Escolar deste estabelecimento de ensino e incluiu também uma minifeira do livro dedicada à autora convidada. Com a boa disposição que a carateriza, Alice Vieira foi parca em palavras na sua introdução, optando por passar de imediato a palavra aos alunos, que não perderam a oportunidade de colocar as mais diversas questões sobre a vida e a obra da escritora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada relativa à quarta parte da ampliação da Zona Industrial está concluída
Zona Industrial da Marinha Grande já tem saída norte em funcionamento
Encontra-se concluída a empreitada relativa à quarta parte da ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande (ZIMG) e rede viária da saída norte, o que representou um investimento de cerca de 200 mil euros. Os trabalhos foram adjudicados por cerca de 180 mil euros. Esta empreitada surgiu da necessidade de criar uma saída a norte da ZIMG, cuja construção ocorreu em 1992 a sul do aglomerado da Marinha Grande, em Casal da Lebre, e que detinha uma única saída dos seus 59 lotes, na Rua de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cova das Faias
GNR detém suspeito de tráfico de droga
no concelho de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, dia 21 de janeiro, um homem com 20 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Cova das Faias, concelho de Leiria. O detido, com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma, encontra-se nas instalações da GNR e será presente esta terça-feira no Tribunal Judicial de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Época de 2019 da patinagem artística arrancou no Bombarral
Gala de Abertura da Associação de Patinagem de Leiria reuniu mais de 400 de patinadores
Mais de quatro centenas de patinadores participaram esta sábado, dia 19 de janeiro de 2019, na Gala de Abertura de Época da Patinagem Artística, promovida pela Associação de Patinagem de Leiria e pelo Sport Clube Escolar Bombarralense. O evento desportivo teve lugar no Pavilhão Municipal do Bombarral, cujas bancadas estiveram completamente lotadas para assistir a este grande espetáculo, no qual participaram os vários clubes que dinamizam a patinagem artística no distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Município prepara regulamento para lançar Prémio Literário Afonso Lopes Vieira
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 22 de janeiro, a abertura de um processo de consulta pública a uma proposta de Regulamento Municipal de Atribuição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, um concurso literário nas modalidades de literatura infantil, poesia e novela e conto com um prémio de cinco mil euros. Com este projeto, o Município visa instituir um prémio que tem como objetivo “homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura Afonso Lopes Vieira, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lavandaria do autarca está localizado em espaço da Junta
BE exige esclarecimentos sobre negócio
do presidente da Junta em A-dos-Cunhados
O Bloco de Esquerda de Torres tomou conhecimento da envolvência do autarca Nuno Cosme, presidente da União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira numa alegada ilegalidade correspondente à utilização de eletricidade da rede da EDP, sem contador próprio, num negócio que detém com o irmão e que corresponderá a uma lavandaria na sede da freguesia, mais propriamente nas instalações do antigo mercado de A-dos-Cunhados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa eventuais danos ambientais e paisagísticos
Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré lança petição pública contra “zipline”
O Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré emitiu um comunicado, no dia 21 de janeiro, dirigido à população da Nazaré e demais interessados que, após interpelação em reunião de Câmara, tomou conhecimento da existência da candidatura de uma empresa ao concurso para a construção do “zipline” no promontório da Nazaré. ~ Segundo o Movimento Cívico, “a enorme onda de apoio à causa irá continuar até que o processo do “zipline” seja definitivamente encerrado, pedindo aos interessados que manifestem o seu apoio a esta causa, assinando a petição em ou em papel, assinando a folha que poderão descarregar na página de Facebook do Movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Política da administração passa pelo fecho de balcões
Município de Sobral de Monte Agraço contesta intenção de encerramento da Loja dos CTT
Realizou-se no dia 16 de janeiro, uma reunião ordinária da Câmara Municipal, na qual o presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino manifestou a total oposição face ao encerramento do posto de CTT em Sobral de Monte Agraço. Na senda do encerramento de dezenas de Lojas dos CTT, um pouco por todo o país, foi manifestado ao Município, por parte da administração dos CTT, a intenção de encerrar a Loja CTT de Sobral de Monte Agraço. O Executivo considera que as alterações profundas na lógica de funcionamento deste serviço público decorre, essencialmente, da desresponsabilização do estado central que, por decisão de vários governos e em várias etapas, concretizou-se para privados a gestão de um serviço público essencial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival organiza dois espetáculos irreverentes a não perder
Trio Petit Gatô e Plataforma Displaced trazem dança, jazz e bossa nova ao “Música em Leiria”
A dança da Plataforma Displaced e a exuberante variedade musical do trio Petit Gatô são as mais recentes confirmações da 37.ª edição do Festival Música em Leiria, o mais antigo festival de música do País a realizar-se de forma ininterrupta. A decorrer entre os dias 23 de março e 25 de abril, a edição de 2019 do Festival Música em Leiria, organizada pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, será a mais ampla de sempre, levando espetáculos de música clássica e jazz a dez concelhos do distrito de Leiria, que, além das salas da capital de distrito, onde atuará a Plataforma Displaced, a 31 de março, se estende à Marinha Grande com os Petit Gatô, a 13 de abril, à Batalha, a Porto de Mós, a Pombal, a Ansião, a Alvaiázere, a Castanheira de Pera, a Figueiró dos Vinhos e a Pedrógão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereadores do PSD enviam carta ao ministro da Administração Interna
PSD Peniche exige reforço de meios policiais após onda de assaltos violentos
“O Estado não pode continuar a falhar em Peniche!” Esta foi a mensagem central da carta que os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Peniche, Filipe Sales e Cristina Leitão enviaram ao Ministro da Administração Interna a propósito da recente e crescente onda de assaltos violentos no concelho, que tem gerado grande preocupação entre as pessoas. “Ao Estado compete, nas suas mais básicas funções, garantir a segurança da população e sentimos que isso não está a acontecer. É preciso um reforço de meios em Peniche, tanto para a PSP como para a GNR”, reitera Filipe Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara do Cartaxo manifesta pesar pela morte do ex-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho
Faleceu o engenheiro João Carvalho Ghira especialista em vitivinicultura
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães expressou, no dia 25 de janeiro, em seu nome pessoal e em nome do Município do Cartaxo, as mais sentidas condolências pelo falecimento de João Carvalho Ghira. Engenheiro agrónomo, natural do Cartaxo e figura de destaque no mundo vitivinícola, João Carvalho Ghira foi distinguido com o prémio “Personalidade do Vinho” durante a Festa do Vinho do Cartaxo de 2009. Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Estremadura e de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos
Batalha, Alcobaça e Marinha Grande lideram
em estudo sobre qualidade da governação local
A Fundação Francisco Manuel dos Santos publicou um estudo sobre a Qualidade da governação local em Portugal, da autoria de António Tavares e coordenação de Luís de Sousa. O estudo avaliou cinco dimensões cruciais para avaliar a qualidade da governação local: participação dos cidadãos e prestação de contas por parte dos seus representantes, estabilidade política, eficácia governamental, acesso aos mercados públicos e regulação da concorrência e observância dos elementares princípios do Estado de Direito na governação local e prevenção da governação ilícita, vulgo corrupção. Batalha, Alcobaça e Marinha Grande aparecem em destaque no estudo sobre qualidade da governação local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Expensive Soul foram cabeça de cartaz
Nazaré recebe Novo Ano com fogo de artifício
e música
A Nazaré recebeu o Novo Ano com fogo de artifício e música. A festa de rua fez-se por toda a marginal, com milhares de pessoas a circular entre os palcos, e a contemplarem, à meia-noite, mais um grande espetáculo de fogo de artifício. Vários Dj animaram a noite nazarena, que teve início com o concerto da Banda Magma. A multidão de milhares de pessoas respondeu ao convite para estar presente em três dias de festejos de despedida de 2018 e boas vindas a 2019, junto ao mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o triénio 2019/2021
Vítor Rodrigues é o novo presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Vítor Rodrigues é o novo presidente da direção nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), para o triénio 2019/2021. Vítor Rodrigues é licenciado em Medicina e Doutorado em Saúde Pública. Atualmente, é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, nas áreas pedagógicas da Medicina Preventiva, Epidemiologia e Economia da Saúde, sendo Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Social daquela Faculdade. Na LPCC, e desde 1975, tem exercido atividades sobretudo na área da educação para a saúde e do rastreio do cancro da mama. Tem integrado diferentes direções regionais do Núcleo do Centro e nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diana Policarpo integra o “lote” de seis artistas plásticos finalistas ao prémio nacional
Licenciada da ESAD está na corrida ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP
Diana Policarpo, diplomada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, é uma das finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. O lote de finalistas é composto por outros cinco jovens artistas, candidatos ao galardão que pretende revelar novos valores da criação nacional no domínio das artes plásticas. A exposição do Prémio inaugura a 15 de maio, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o ano letivo de 2018/2019
Câmara da Marinha Grande atribui 80 mil euros para apoiar alunos carenciados do 1º Ciclo
A Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito das suas competências ao nível da Ação Social Escolar e Educação, procedeu à atribuição de apoios financeiros aos três agrupamentos de escolas do concelho para o ano letivo de 2018/2019, num total de 80.350 euros. Deste valor e, relativamente à primeira fase do ano letivo, foi atribuída a verba total de 22.030 euros para apoiar alunos carenciados das escolas do 1º CEB e Jardins de Infância dos Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e Nascente e do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com o Ministério da Agricultura
Suinicultores criam prémio para promoção do ambiente a ser atribuído na gala Porco D'Ouro
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores - FPAS assinou, no dia 10 de janeiro, no Montijo, na presença do secretário de Estado de Alimentação e Veterinária, Luís Medeiros, Vieira, um protocolo que permite a criação do Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, uma das distinções a ser atribuída no evento anual Porco D'Ouro, a gala que distingue os melhores produtores a nível nacional e que este ano será realizada a 21 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De António, Sofia e Martim Areal
Museu Carlos Reis e Galeria Neupergama inauguram exposição Areal3 em Torres Novas
O Museu Carlos Reis e a Galeria Neupergama, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentam Areal3 - Uma exposição de António, Sofia e Martim Areal que terá lugar na Praça do Peixe, em Torres Novas, até 10 de março, e será composta por um total de 34 obras de desenho, pintura, fotografia e escultura, sendo que a inauguração teve lugar este sábado, dia 26 de janeiro. São três gerações de artistas da mesma família, que se juntam nesta mostra, tendo parte das obras de António Areal sido cedidas pela Fundação Calouste Gulbenkian, assim como por alguns colecionadores privados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com encenação de Pedro Oliveira
O Nariz Teatro apresenta em Leiria a peça “Libelinhas” de Paulo Kellerman
O Nariz Teatro apresenta no dia 12 de janeiro, sábado, às 22 horas, na sua sala da Rua Tenente Valadim, 67, em Leiria, a peça “Libelinhas”, de Paulo Kellerman. A encenação é de Pedro Oliveira, contando com a interpretação de Ana Moderno, Bruno Jerónimo, Liliana Gonçalves, Sónia Ramalho, Tânia Chavinha, Vânia Jordão e fotografia de Carla de Sousa. Um grupo de amigos reúne-se com a intenção de organizar um plano de apoio aos refugiados. Entre seriedade e riso, tensões e debates, cumplicidades e antagonismos, confissões e indiferenças, embrenham-se nos seus próprios problemas e as boas intenções vão-se revelando inconsequentes, tão bonitas quanto fugazes. Tal como o voo das libelinhas: a sua beleza cativa e seduz mas não deixa rasto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Ana Batista, Fátima Nalha e Sandra Batalha
Tertúlia Festa Brava de Azambuja vai debater
a Tauromaquia no feminino
A Tertúlia Festa Brava, sedeada em Azambuja, abre as atividades de 2019 com a realização de um colóquio subordinado ao tema “Tauromaquia – uma visão no feminino”. O evento tem entrada livre e está marcado para o fim de tarde do dia 11 de janeiro, sexta-feira, pelas 19h30, nas instalações da tertúlia, na Travessa do Matadouro.Para partilharem a sua experiência e a sua perspetiva relativamente ao universo taurino, estão convidadas quatro mulheres com ligações distintas a esse universo. São elas Ana Batista – cavaleira tauromáquica profissional, Fátima Nalha – presidente da direção do Clube Taurino Vilafranquense, e Sandra Batalha – ligada à área da comunicação social taurina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande
Assembleia Municipal aprova 9 transferências de competências da Administração Central
A Assembleia Municipal de Pedrógão Grande aprovou no dia 22 de janeiro a Transferência de Competências da Administração Central para a Administração Local, conforme proposta do Executivo. A Lei-Quadro de transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, aprovada pela Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto, estabelece que se admite a concretização da transferência de competências de forma gradual, já a partir de 2019, mediante comunicação por parte dos municípios à Direção-Geral das Autarquias Locais, após prévia deliberação dos seus órgãos. De realçar que a partir de 2021 a transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais deixa de ser opcional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura obteve o 1º lugar do Concurso
Praia da Nazaré reconhecida como “Praia Mais Acessível” de 2018
A Praia da Nazaré foi classificada como a mais acessível do país na época balnear de 2018. Das 11 candidaturas admitidas pelo júri nacional do Prémio “Praia Mais Acessível”, criado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a do Município da Nazaré foi a que acolheu a unanimidade das votações, tendo obtido o 1º lugar do Concurso. A entidade responsável pela distinção elogiou o empenho demonstrado pelo Município na implementação e dinamização do Programa Praia Acessível – Praia para todos!”, promovendo a igualdade de oportunidades e a acessibilidade por todos em águas balneares do concelho, nomeadamente através da significativa melhoria e inovação na oferta de acessibilidades da praia da Nazaré levada a efeito na época balnear transata”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para profissionais, doentes e famílias
Dia Mundial de Luta Contra o Cancro assinalado com conferência no Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai dinamizar mais uma edição da iniciativa “Reagir”, que arranca no dia 4 de fevereiro, segunda-feira, Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, com uma conferência destinada a profissionais, doentes e as suas famílias, em que se falará sobre “Conviver com o cancro”. Esta palestra, que acontece pelas 12h00, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, tem acesso livre, e contará com as intervenções de Gabriela Sousa, diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra, e Ângela Coelho, membro da Direção Clínica da Unidade de Cuidados Continuados da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores
Instalações do edifício sede da Universidade Sénior remodelada na Nazaré
A Universidade Sénior assinalou, no dia 3 de janeiro, com um Porto de Honra, as obras de remodelação no edifício sede (antiga Escola Primária do Bairro dos Pescadores), que contou com a presença da coordenação do projeto, professores e alunos. Parte da decoração apresentada no interior do edifício é da autoria dos alunos, e foi elaborada no âmbito das disciplinas de artes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
PEV quer retirada de coberturas com amianto no Agrupamento de Escolas de Cister
A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério da Educação, sobre o facto de em três escolas de Alcobaça (Frei Estevão Martins, Pataias e D. Pedro I), pertencentes ao agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, ainda persistirem estruturas em fibrocimento, visivelmente degradadas, o que gera preocupações em relação ao risco de libertação de partículas de amianto. Na sua Pergunta, a deputada Heloísa Apolónia refere que, em 2014, foi publicada a listagem dos edifícios públicos que contêm amianto, ao nível nacional e por Ministérios, tendo sido identificadas no distrito de Leiria mais de uma dezena de escolas, cujos edifícios terão, designadamente, coberturas compostas por placas de fibrocimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Singular do Plural” vai estar patente 1 e 28 de fevereiro na Biblioteca José Saramago
Sérgio Aires inaugura no Politécnico de Leiria exposição de fotografia sobre etnia cigana
O Politécnico de Leiria inaugura esta sexta-feira, dia 1 de fevereiro, pelas 18h00, a exposição fotográfica “Singular do Plural”, da autoria de Sérgio Aires. Durante todo o mês de fevereiro, o público pode visitar gratuitamente esta mostra fotográfica na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria. Na sinopse desta exibição pode ler-se que «mais do que um livro feito de testemunhos na primeira pessoa, “Singular do Plural”, representa um espaço de liberdade e de autodeterminação. Representativo quanto ao género, partilha de testemunhos que atravessam o país de norte a sul, testemunhos de homens e mulheres de etnia cigana dos 18 aos 65 anos que reclamam o direito à igualdade, que neste século, não é possível não reconhecer à pessoa humana».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 7 de janeiro
Centro de Arbitragem do Sector Automóvel promove mediação em Santarém
O CASA – Centro de Arbitragem do Sector Automóvel de Lisboa com sede em Lisboa, e competências a nível nacional, realiza sessões de mediação, conciliação e Julgamentos Arbitrais de processos. Em Santarém vai realizar uma mediação de conflitos, no âmbito de processos de reclamação, envolvendo munícipes do Concelho, no dia 7 de janeiro, das 10h30 às 12h30, na Ex EPC – Escola Prática de Cavalaria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de junho
Batalha recebe concerto único em Portugal com RusselI Watson, o “Tenor do Povo”
A Batalha vai receber em 2019 grandes concertos e produções musicais, com a presença já confirmada de reputados artistas internacionais. Depois do concerto único de Lloyd Cole, realizado a 6 de julho do ano transato, no Claustro Real do Mosteiro da Batalha, no presente ano será a vez do conceituado artista britânico Russell Watson atuar na Batalha, a 21 de junho, sexta-feira, às 21h30, para um concerto único, repleto de simbolismo, com entrada gratuita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para obras pontuais
Município de Santarém atribui mais de 400 mil euros às juntas de freguesia do Concelho
O Município de Santarém atribui mais de quatrocentos mil euros de apoios às juntas de freguesia do Concelho. A decisão já foi aprovada nas reuniões de Câmara e da Assembleia Municipal, nos dias 10 e 19 de dezembro, respetivamente. Todos os meses o Município transfere verbas no âmbito da delegação de competências para as freguesias. No entanto, apenas permitem a realização de pequenas reparações de conservação e manutenção corrente de espaços e estradas municipais. Para a realização de obras de maior dimensão, o Município tem apoiado pontualmente todas as freguesias do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Revista internacional de jazz
Cd "Interchange" de César Cardoso integra lista da revista “Downbeat” dos melhores de 2018
Numa altura em que são elaboradas várias listas dos melhores discos de Jazz de 2018, o álbum "Interchange", do músico leiriense César Cardoso, foi selecionado pela revista internacional de jazz “Downbeat”, com um dos melhores da atualidade. “Esta escolha é um grande orgulho para mim e tenho de agradecer a quem me ajudou a tornar o disco especial, muito obrigado Bruno Santos, Demian Cabaud, André Sousa Machado e Miguel Zenón. Se há uma lista onde gostaria de estar presente é sem dúvida nesta da Downbeat, que é "a" revista de Jazz. Fica agora a responsabilidade de fazer mais e melhor, mas é isso mesmo que me move todos os dias. Obrigado a todos.“, comentou o músico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaz concilia iniciativas de cariz diversificado abertas à comunidade
Celebrações do Feriado Municipal do Cadaval vão contar com dois dias festivos
Realizam-se, nos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. A celebração do Feriado Municipal iniciar-se-á, este ano, dia 12 (sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal do Cadaval, com a Inauguração da Exposição de Pintura “Ímpetos.2”, da autoria do painhense Jorge Romão, que ficará patente de 14 de janeiro a 1 de fevereiro (segunda a sexta, 8h30 às 17h30). Recorde-se que, já em agosto, o autor havia exposto na sua terra-natal uma mostra a que dá, assim, continuidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concertos em Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande
Música em Leiria leva ‘Os Músicos de Bremen’ pelo WindDidaticQuintet ao norte do distrito
A nova confirmação do Festival Música em Leiria, o WindDidaticQuintet, vai rumar a norte do distrito de Leiria numa edição inédita do ciclo Concertos Didáticos, com cinco espetáculos de entrada gratuita em Ansião e Pedrógão Grande, no dia 29 de março, e em Alvaiázere, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no dia 5 de abril. Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o grupo WindDidaticQuintet irá apresentar a sua versão da obra, contada por uma flauta transversal, um oboé, um clarinete, um fagote e uma trompa, num espetáculo narrado por Nádia Gomes, pela professora do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes (OLCA).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde final de setembro de 2018
Câmara de Santarém poupa 66% ao instalar cerca de 6300 luminárias com tecnologia LED
A Câmara de Santarém já instalou, desde final de setembro de 2018 até agora, cerca de 6300 luminárias com tecnologia LED, o que corresponde a cerca de 78% da obra executada. No total, vão ser instaladas 8100 novas luminárias, repartidas pelos 7737 pontos de luz a intervencionar, que representam cerca de 33% do total da rede de IP no Concelho, que contempla mais de 24.000 luminárias. Com esta intervenção, estima-se uma poupança média de 66% do consumo, verificando-se poupanças superiores a 70%, numa fase de testes. Em valor absoluto, a poupança no consumo energético é superior a 250.000 €.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob a coordenação de Joaquim Ferreira e Marli Vitorino
Campus Neurológico de Torres Vedras lança Manual do Cuidador da Pessoa com Parkinson
O Campus Neurológico apresenta, no dia 26 de janeiro de 2019, com início às 14h30, na sala de conferências do Campus Neurológico em Torres Vedras, o seu primeiro livro Manual do Cuidador da Pessoa com Parkinson. Este manual insere-se num conjunto de iniciativas educacionais direcionadas para os familiares e cuidadores da pessoa com Parkinson, fundamentado nas diversas áreas de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundos disponíveis vão ser utilizados para dotar de meios financeiros novos projetos para 2019
Batalha encerra o ano de 2018 com um saldo orçamental positivo de 1,2 milhões de euros
A Câmara Municipal da Batalha registou em 2018 um montante superior a 15 milhões de euros ao nível da execução orçamental, o que revela um forte esforço no investimento, e encerra o ano com um saldo global transitado para 2019 no valor de 1.163.143,61 €, conforme o mapa de fluxos de caixa e o Resumo Diário de Tesouraria do dia 28/12/2018. Tendo em conta a sua especificidade no que se refere à utilização do saldo pela administração local, esta componente da receita pode ser disponibilizada para o cálculo dos fundos disponíveis e utilizada pela Câmara Municipal da Batalha para dotar de meios financeiros novos projetos para 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Visitas guiadas no Convento de Cristo passam
a realizar-se todos os domingos
As visitas guiadas em Língua Portuguesa ao Castelo Templário e Convento de Cristo, em Tomar, vão ser retomadas no domingo, dia 13 de janeiro, passando a ser realizadas todos os domingos. As visitas ao complexo monumental, que abrange o Castelo Templário e o Convento de Cristo, começam às 11H00 e têm uma duração aproximada de duas horas. O ponto de encontro é na Cafetaria do Castelo, junto ao parque de estacionamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com enquadramento no regulamento Pró-Leiria
Município de Leiria apoia IPSS com 500 mil euros em 2018
O Município de Leiria atribuiu meio milhão de euros em apoios a instituições que atuam na área do apoio social e solidariedade, revelou esta segunda-feira, 14 de janeiro, a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim. A atribuição dos diversos tipos de auxílios às entidades e organismos legalmente constituídos, designadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou outras que prossigam fins de interesse municipal, visa promover o desenvolvimento de projetos ou atividades concretas em áreas de interesse municipal, como as de natureza social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas
IPL e IPT integram INOV C 2020 para projetos inovadores em Portugal
Uma solução à base de algas aumenta a durabilidade de maçãs processadas. Este projeto visa a otimização do processo de desidratação do extrato e a determinação do seu tempo de prateleira. O projeto, em desenvolvimento no Politécnico de Leiria foi um dos 15 contemplados com uma Bolsas de Ignição financiados pelo INOV C 2020, um projeto suportado por fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro está preocupado com os cuidados de saúde primários no concelho
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo pede audiência à ministra da Saúde
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, endereçou um pedido de audiência à Ministra da Saúde, com caráter de urgência, para dar conta das preocupações da autarquia com os cuidados de saúde primários no concelho. O autarca afirma “a nossa firmeza na reivindicação de soluções é tão profunda, quanto a nossa disponibilidade para trabalhar com a administração central”, tal como, “já fizemos no passado, chamando à Câmara Municipal, responsabilidades que cabiam ao Ministério da Saúde para resolver problemas que se arrastavam há demasiado tempo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Polidesportivo Municipal da Lourinhã acolheu a iniciativa
Alunos receberam kits de educação ambiental para aumentar a reciclagem na Região Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde, entregou, no dia 9 de janeiro, kits de educação ambiental a uma turma de cada um dos 12 municípios da Região Oeste. Este projeto entregará o total aproximado de 4000 kits a alunos do 4º ano de escolaridade da Região Oeste e faz parte do conjunto de iniciativas realizadas e previstas no âmbito do protocolo celebrado em 2018, em vigor até 2021.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inspiração constitui “dádiva de outrem” para o autor painhense
Jorge Romão estreia segunda mostra de pintura no Feriado Municipal do Cadaval
O autor painhense Jorge Romão irá estrear, por ocasião do Feriado Municipal do Cadaval, a sua recém-concebida coleção de pintura “Ímpetos.2”, que reúne cerca de 40 quadros, dando continuidade à exposição que em agosto passou pelo Painho. A mostra inaugura dia 12, pelas 15h30, ficando patente na Biblioteca Municipal até 1 de fevereiro, seguindo depois para Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelos resultados obtidos em 2018
Atletas e associações desportivas de Alcobaça homenageados nos Paços do Concelho
Como forma de reconhecimento pelo trabalho, esforço e dedicação, representando e honrando os pergaminhos desportivos do concelho, a Câmara Municipal de Alcobaça recebeu esta segunda-feira, dia 14 de janeiro, mais um conjunto de atletas e representantes de associações desportivas que, em 2018, obtiveram resultados desportivos dignos de registo e de reconhecimento público. Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, assumiu a sua “admiração por estes atletas e instituições que alcançaram feitos desportivos de dimensão nacional e internacional, projetando o nome de Alcobaça a uma escala global."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artista multifacetado nasceu em Leiria
Município apresenta livro “José Luís Tinoco
- os ateliers” no Banco de Portugal de Leiria
O Município de Leiria apresenta dia 19 de janeiro, às 16:00, o livro “José Luís Tinoco - os ateliers”, uma obra que resulta da exposição antológica que decorreu de maio a setembro de 2018 na Galeria de Arte – Banco de Portugal. Nascido em Leiria há 86 anos, José Luís Tinoco é um artista multifacetado, tendo sido homenageado pela Câmara Municipal de Leiria com uma exposição antológica que apresentou, para além de peças do acervo do Museu de Leiria, a sua produção artística desde 1953 de arquitetura, filatelia, ilustração, composição musical e letras de canções, com relevo para a sua produção atual de pintura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Além de posse ilegal de armas
GNR detém 4 pessoas por 22 furtos em Pombal, Leiria, Santarém, Tomar e Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve, dia 16 de janeiro, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, por furtos qualificados e detenção ilegal de armas, no concelho de Leiria. Todos os detidos têm antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, tendo um deles já cumprido pena efetiva de prisão durante sete anos, encontrando-se, neste momento, em pena suspensa pelo período de cinco anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Marco Galinha, Nuno Valente, Radu Caraus e Ana Pêgo
Relação entre criatividade e educação debatida no Dia Municipal da Educação de Alcobaça
Qual o papel do sistema educativo na abordagem à criatividade dos alunos? Será a criatividade inata ou construída pelo contexto social? Onde se manifesta a criatividade e quais os principais métodos para a potenciar? Estes e outros temas foram debatidos no dia 11 de janeiro, em que se comemorou o Dia Municipal da Educação. O tema “Criatividade e Educação” foi dissecado ao longo de duas horas de uma salutar troca de experiências e de ideias entre os convidados – o empresário Marco Galinha, o escritor Nuno Valente, o youtuber Radu Caraus e a bióloga marinha Ana Pêgo – e o público presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Saldo vai ser usado em investimentos infraestruturais solicitados pelas Juntas de Freguesia
Câmara de Porto de Mós com saldo positivo em 2018 superior a 2,5 milhões de euros
Na reunião de Câmara desta quinta-feira, 17 de janeiro, ficou conhecido publicamente o saldo orçamental referente ao ano de 2018. Com um nível de Execução Orçamental em linha com os anos transatos, com o incremento do IMI Familiar e com uma redução de dívida, aproximadamente, de 470 mil euros em relação a 2017, o Município conseguiu passar para o ano de 2019 um saldo de 2.524.110,50€. Segundo a edilidade, “este saldo demonstra, no essencial, a boa gestão que o Executivo Municipal de Porto de Mós tem seguido desde que tomou posse, cumprindo desta forma o seu compromisso de imprimir uma nova dinâmica ao concelho, seja ao nível cultural como infraestrutural, e ao mesmo tempo gerir com maior eficiência os recursos financeiros disponíveis.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Periquito-dorso-vermelho e melro preto
GNR identifica homem em Santa Catarina por detenção ilegal de espécie cinegética e exótica
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no dia 16 de janeiro, identificou um homem, com 64 anos, por detenção de uma ave de espécie cinegética, “Turdus merula”, e uma ave exótica, “Psephotus haematonotus”, em cativeiro, no concelho de Caldas das Rainha. No decorrer de uma ação de patrulhamento os militares detetaram a existência de uma ave de espécie cinegética em cativeiro (melro preto), no anexo de uma residência e uma ave exótica, um periquito-dorso-vermelho Red Rumped, sem a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão de entrega realiza-se dia 21 de janeiro na ESTG
Politécnico de Leiria atribui diploma a militares da GNR em Análise Digital Forense
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria atribui diplomas no dia 21 de janeiro a 12 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), pela conclusão do curso em Análise Digital Forense. Os militares, provenientes dos núcleos de investigação de Lisboa, Porto, Faro e Coimbra, vão receber o seu certificado do curso que decorreu na ESTG entre os dias 1 de fevereiro e 29 de junho de 2018. A sessão de entrega, que se inicia pelas 9h30, no mini-auditório da ESTG, conta com a presença de Carlos Capela, diretor da ESTG, e de um representante institucional da GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desafios e objetivos apresentados a parceiros da região
Cutelarias de Santa Catarina e Benedita lançam parcerias para reforçar cluster mundial
Afirmar o seu posicionamento como principal cluster de cutelarias a nível nacional é o grande objetivo das oito empresas da região que em maio de 2018 se juntaram para criar a marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita”. No âmbito desta associação empresarial informal, as cutelarias pretendem agora desenvolver e cimentar parcerias com entidades oficiais e centros de formação e de investigação com vista a partilhar dificuldades e promover objetivos e potencialidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apenas 21 órgãos de comunicação social foram contemplados
CCDR aprova 227 mil euros de incentivos para a comunicação social da região centro
A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas e dos Incentivos do Estado à Comunicação Social na Região Centro aprovou, no dia 14 de janeiro, 21 candidaturas, relativas a 2018, que representam um investimento de 415 mil euros e uma comparticipação do orçamento de Estado de 227 mil euros. Na Região Centro, 60 publicações beneficiam do Incentivo à Leitura de Publicações Periódicas, sendo que 26 beneficiam de majoração por se encontrarem em territórios da baixa densidade e duas referem-se a informação especializada. Em 2018, o montante de comparticipação validado aos operadores postais foi de 1,2 milhões de euros, correspondendo a 7,5 milhões de exemplares expedidos (97,3% para território nacional).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com quadros do pintor Afonso Nu e vídeos de Ariel Roque Pinheiro
Centro Cultural Grandella em Aveiras de Cima recebe exposição “Contra-Mnemónica”
O Município de Azambuja vai organizar uma exposição intitulada “Contra-Menmónica” na Biblioteca do Centro Cultural Grandella, em Aveiras de Cima. A mostra será composta por cerca de duas dezenas de telas do pintor Afonso Nu e dois vídeos de Ariel Roque Pinheiro. A inauguração está marcada para sábado, 19 de janeiro, pelas 16h00, ficando patente até dia 16 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça regressa à cidade
Carnaval de Alcobaça 2019 dedicado ao Circo
Já se preparam as máscaras e as farpelas, organizam-se os grupos e ensaiam-se novas músicas: estamos em contagem decrescente para o Carnaval de Alcobaça! É muito antiga a tradição carnavalesca por todo o concelho, passando o espírito do Carnaval de geração em geração. Durante vários dias têm lugar festejos carnavalescos por todo o concelho que animam toda a comunidade e quem nos visita. Este ano, sob o tema o Circo, a Autarquia promove, na tenda junto ao Mosteiro de Alcobaça, um programa dedicado a todos os públicos, que reúne habitualmente milhares de foliões em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assinou o protocolo
Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já se encontra em funcionamento
Já se encontra a funcionar no Fórum Munícipe do Edifício dos Paços do Concelho o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Pombal. Com a entrada em funcionamento, o GAE passa, a partir de agora, a prestar um conjunto de serviços aos emigrantes pombalenses espalhados pela diáspora. Relembre-se que o protocolo que regula a cooperação entre o Município e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas foi assinado no dia 9 de novembro de 2018, em Pombal, na presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sala da Assembleia Municipal com plateia cheia para assistir à conferência
Santarém debate “Residência alternada - matar o casal conjugal, fazer nascer o casal parental"
Joaquim Manuel Silva, Juiz de Juízo de Família e Menores de Mafra, apresentou, no dia 11 de janeiro, na Sala da Assembleia Municipal de Santarém, a Conferência “Residência alternada - Matar o casal conjugal, Fazer nascer o casal parental", perante uma plateia cheia, composta por advogados, juristas, psicólogos, médicos, assistentes sociais, educadores sociais, a que se juntou Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém. A conferência foi moderada por Ramiro Matos, advogado e presidente da Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados, que apresentou o conferencista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 10 mil visitantes
Museu do Vinho de Alcobaça regista em 2018
a maior afluência desde a reabertura
O Museu do Vinho de Alcobaça atingiu em 2018 uma afluência recorde de 10.602 visitantes, o maior registo desde a reabertura ao público, em julho de 2013. Este é o primeiro ano que os museus alcobacenses superam os 10 mil visitantes, registando o Museu do Vinho de Alcobaça um aumento de 46% relativamente a 2017. O ano de 2018 representa também 28% do total de visitantes desde a sua reabertura, suplantando o ano de 2016 que registava o anterior recorde (8.067 visitantes).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para instalação de pórticos
Ponte Rainha Dona Amélia fecha ao trânsito
na manhã do dia 17 de janeiro
A Câmara Municipal do Cartaxo informa que no dia 17 de janeiro, quinta-feira, das 8h00 às 13h00, vão decorrer trabalhos na Ponte Rainha Dona Amélia, para instalação de pórticos, estruturas que visam impor o cumprimento da sinalização rodoviária que proíbe a circulação a veículos com mais de 3,5 toneladas. Os pórticos serão colocados em cada uma das entradas da ponte, num trabalho coordenado entre os Municípios do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, com vista ao reforço das medidas de prevenção e segurança de circulação na infraestrutura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da companhia Hotel Europa
Centro Cultural do Cartaxo recebe apresentação da peça documental “Amores Pós-Coloniais”
A companhia Hotel Europa vai estar no Centro Cultural do Cartaxo para a apresentação informal da peça documental, Amores Pós-Coloniais. Uma oportunidade de conhecer, em primeira mão, o trabalho desenvolvido na residência artística que decorreu em Pontével, no final do ano passado, com recolha de testemunhos junto da comunidade daquela freguesia. Depois da apresentação no palco do CCC, de entrada livre, a peça documental sobe ao palco da Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, onde estará durante o mês de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Fundo Social Europeu
Portugal Inovação Social destina 1 milhão
de euros para revitalizar o Pinhal Interior
A Portugal Inovação Social abriu, no dia 8 de janeiro de 2019, um concurso ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que vai destinar 1 milhão de euros a projetos de inovação social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios do Pinhal Interior, mais afetados pelos incêndios de 2017. Este concurso insere-se nas ações previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Estas iniciativas deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legumes produzidos no concelho podem juntar-se ao Cabaz
Município e Pescadores da Nazaré estudam criação de Cabaz de Peixe
O Município e a Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré iniciaram conversações com vista à criação de um “cabaz de peixe”, semelhante ao que existe em outros concelhos portugueses com atividade piscatória. O objetivo da proposta de criação de um cabaz de peixe fresco, pescado na costa pelas embarcações locais, a que poderão juntar-se os legumes produzidos pelo concelho, “é criar circuitos curtos de venda por intermédio e apresentar um preço mais competitivo para o comprado”, explica Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha
Projeto "Memórias da Lagoa de Óbidos" convida população a contar as suas histórias
“Faça História partilhando a sua”. É desta forma que uma equipa de investigadores convida a comunidade local para colaborar na realização de um projecto dedicado a conhecer a história e a preservar a Lagoa de Óbidos. O projecto Memórias da Lagoa de Óbidos conta com a colaboração das instituições e de todos os cidadãos que queiram partilhar as suas memórias, fotografias, objectos e outros testemunhos deste lugar único que é património de todos nós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De cinco escolas
.Município de Leiria promove projeto que leva musicoterapia a 37 alunos do concelho
O Município de Leiria está a promover o projeto “O som das Emoções”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, que leva a musicoterapia a 37 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo que frequentam a salas dos Centros de Apoio à Aprendizagem da EB Dr. Correia Mateus, EB Cruz D’Areia, EB Coimbrão, EB Colmeias e EB Maceira. As sessões decorrem em contexto não verbal, em que a música, a dança e as expressões serão os mediadores das diversas técnicas a implementar durante cada sessão: canção de boas vindas, audição/entoação com ou sem mímica de cantos rítmicos e melódico com reprodução vocal e instrumental, estimulação individualização de cada criança, canção de despedida
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Município apresenta livro que junta 11 autores com contos sobre o património do concelho
O Município de Leiria vai apresentar, dia 19 de janeiro, às 15:00, no Museu de Leiria, o livro “Leiria - património em palavras – a medida certa do tempo”, uma obra com a participação de onze autores leirienses, que foram desafiados a escreverem contos tendo como ponto de partida elementos identitários do património do concelho. Nesta obra, em que os contos são apresentados em português, inglês e francês, participam os autores Elsa Margarida Rodrigues, Ana Moderno, Sílaba Súbita, Paulo Kellerman, Vanda Balão, João Paulo Silva, Ana Vale, Fernando José Rodrigues, Miguel Clemente, Sandrine Cordeiro e Luís Mourão
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
6º Prémio Internacional Books & Movies 2019 - Roteiro de Viagem Escrito vale 5 mil euros
No âmbito da 6ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, a Câmara Municipal de Alcobaça promove mais uma edição do Prémio Internacional Books & Movies. Em 2019, estará a concurso a modalidade de Roteiro de Viagem Escrito, subordinado ao tema "Dê Lugar ao Amor", podendo os concorrentes entregar os seus trabalhos até ao dia 30 de junho de 2019. O prémio consubstancia-se na atribuição do valor pecuniário de €5.000,00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Cadaval recebe cerimónia
Entrega do 2º prémio literário Fernanda Botelho vai decorrer no Feriado Municipal do Cadaval
A cerimónia de entrega do 2º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal do Cadaval, vai ter lugar no dia 13 de janeiro às 15 h, na Biblioteca Municipal do Cadaval. Depois da receção, haverá lugar a uma performasnce de dança “Balado Galático”, por Mariana Rosa Scarpa. Pelas 15h45, terá lugar a apresentação dos livros “Esta Noite Sonhei com Brueghel” (2017) e “A Gata e a Fábula”, da Editora Abysmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
BE insurge-se contra a transferência dos CTT de A dos Cunhados para a Junta de Freguesia
O Bloco de Esquerda insurgiu-se no passado mês de setembro contra o encerramento da loja dos CTT de A dos Cunhados, solidarizando-se com o movimento de populares que surgiu e lutou contra o fim de mais este serviço público de proximidade. Na altura, foi noticiado na imprensa local que o presidente da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, a par com o executivo camarário, teriam há já vários meses conhecimento da intenção dos CTT de encerrarem esta loja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro e Oeste Circular
Alunos do 4º ano das escolas da Região Oeste recebem kits de educação ambiental
A Comunidade Intermunicipal do Oeste vai entregar, no dia 9 de janeiro, kits de educação ambiental a alunos dos 12 municípios da Região Oeste. Em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica, o Oeste aposta na sensibilização e consciencialização dos mais jovens para a reciclagem de resíduos, confirmando o seu posicionamento entre aqueles que assumem a liderança no combate às alterações climáticas. A iniciativa conta com o apoio da ERP (European Recycling Platform) e da Novo Verde e foi desenvolvida em linha com o Acordo de Paris e com o compromisso de neutralidade carbónica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 7 e 8 de fevereiro
Palácio de Congressos de Toledo vai receber
o III Fórum Ibérico do Tejo
O III Fórum Ibérico do Tejo vai realizar-se nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019, no Palácio de Congressos de Toledo, Espanha. A organização é da Câmara Municipal de Toledo, com a colaboração da Confraria Ibérica do Tejo e da Universidade de Castilla - La Mancha. Estão convidados os 40 presidentes das Câmaras Municipais da bacia hidrográfica do "Tejo Português", assim como os ministros do Ambiente de Portugal e de Espanha, assim como inúmeras outras entidades oficiais e decisores públicos e privados dos dois países. As inscrições terminam a 4 de Fevereiro de 2019 e podem ser confirmadas para o site bilingue do III Fórum: https://forotajo.es/pt/entrada/. Aí pode igualmente encontrar informações mais detalhadas sobre o evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“RiseUPAgainstOppression” está patente na ESSL de 9 a 23 de janeiro
Politécnico de Leiria recebe mostra itinerante pelos direitos das mulheres
A Escola Superior de Saúde (ESSL) do Politécnico de Leiria recebe de 9 a 23 de janeiro a exposição “RiseUPAgainstOppression”, que estará patente no piso 1. A ESSL será a primeira instituição a receber a exposição promovida pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, e que percorrerá o País. Esta mostra denuncia a limitação dos direitos fundamentais e da dignidade humana, e da exploração da mulher, nomeadamente através da prostituição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrega das candidaturas até ao final de janeiro
II Gala do Desporto da Nazaré homenageia dirigentes, treinadores e atletas a 30 de março
A II Gala do Desporto do Município da Nazaré irá decorrer no dia 30 de março, no Cine-teatro da vila, a partir das 21h00. Até ao final do mês de janeiro deverão ser entregues as candidaturas das associações, clubes e coletividades do concelho, ou de atletas, treinadores e agentes desportivos naturais ou residentes no concelho há mais de 5 anos às categorias a premiar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 6 de dezembro
Teatro Cine de Pombal recebe Concerto de Reis com a Filarmónica Artística Pombalense
O Teatro Cine de Pombal recebe este domingo, 6 de dezembro, às 16 horas, o Concerto de Reis com a Filarmónica Artística Pombalense, sob a direção do maestro Mário Teixeira. A entrada é gratuita. A reserva do bilhete deve ser feita através do telefone 236210542 ou do endereço electrónico teatrocine@CM-Pombal.pt . A emissão será transmitida em direto pela 97 FM – Rádio Clube de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada do PSD é natural da Marinha Grande
Margarida Balseiro Lopes questiona Governo sobre reflorestação do Pinhal de Leiria
A deputada à Assembleia da República e presidente da Juventude Social Democrata Margarida Balseiro Lopes entregou uma pergunta no Parlamento, no dia 30 de janeiro, dirigida ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, sobre a Reflorestação Pinhal de Leiria. A parlamentar do PSD começa por recordar que, entre os dias 16 e 17 de outubro de 2017, diversos incêndios atingiram 36 concelhos da região Centro, provocando 49 mortos e cerca de 70 feridos, tendo destruído total ou parcialmente perto de 1.500 casas e cerca de meio milhar de empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Suspeito tem antecedentes criminais
GNR de Pombal identifica suspeito de furto
de medicamentos em farmácias do concelho
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, identificou, dia 29 de janeiro, um individuo, com 51 anos, por ser suspeito de furto de medicamentos em farmácias, no concelho de Pombal. No âmbito de uma investigação por furto de medicamentos em farmácias ocorridos entre novembro de 2018 e janeiro de 2019, a GNR apurou que o suspeito aguardava pela chegada dos fornecedores, os quais, antes da abertura das farmácias, deixavam as encomendas no exterior das mesmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CEO da La Redoute Portugal
Paulo Pinto assume presidência da D. Dinis Business School
A Escola de Negócios de Leiria que tem como fundadores promotores a Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria) e o Instituto Politécnico de Leiria conta com um novo presidente do conselho da administração, nomeado pela Nerlei. Paulo Pinto, CEO da La Redoute Portugal, além de presidente da D. Dinis Business School é ainda vice-presidente da ACEPI – Associação para a Economia Digital, membro da direção da Nerlei, sócio-fundador da Start-up Leiria. Orador em diversos seminários sobre a temática do comércio digital e presentemente integra o corpo docente da Formação de Executivos da Nova SBE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Almeirim e Vila Nova da Barquinha
Distrital de Santarém da JS exige inclusão
do IC3 no Plano Nacional de Investimentos
A Juventude Socialista do distrito de Santarém, aprovou por unanimidade, no dia 26 de janeiro, em reunião de comissão política realizada no Entroncamento, a proposta de inclusão da conclusão do IC3 no Plano Nacional de Investimentos 2030. A proposta de votação do tema em discussão foi apresentada pelo vice-presidente Nuno Mira, justificando a necessidade deste investimento pela importância da conclusão do IC3, entre Almeirim e Vila Nova da Barquinha, como crucial para o desenvolvimento da região e principalmente para o concelho da Chamusca que se encontra com graves constrangimentos de trafego na Ponte Isidro dos Reis, mais conhecida por Ponte da Chamusca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 12 e 19 janeiro
Cineteatro de Rio Maior recebe a peça
“A Vida não Chega”
RG – Projeto de Teatro Comunitário, A Beleza das Pequenas Coisas – Associação Cultural e a Câmara Municipal de Rio Maior promovem, nos dias 12 e 19 janeiro (sábado), às 21h30, a peça “A Vida não Chega”. Do elenco fazem parte Rui Germano (Encenação); Cláudia Arroja (Assistente de Encenação); Anabela Henriques, Ana Jorge, Ana Carolina, Cátia Freitas, Cristina Esteves, Gustavo Arroja, Hermínio Gonçalves, Inês Mariano, Isabel Vasconcelos, Luísa Monteiro, Maria João Almeida, Marina Santos, Miguel Santos, Nélia Vitorino, Sandra Ribeiro, Solla. “A Vida não Chega”, com encenação de Rui Germano, aborda questões como a constante procura pela felicidade, a depressão nos mais jovens e os seus impactos numa vida feliz e plena.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma grandiosa festa dos livros e da leitura
Cineteatro Municipal de Constância recebe Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura
No próximo dia 18 de janeiro, às 18h00, o Cineteatro Municipal de Constância recebe a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional da Leitura, que vai na sua 13ª edição, e tem como principal objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. Destinado aos alunos do 1º ciclo ao secundário o CNL está dividido em quatro fases: escolar, municipal, intermunicipal e nacional, sendo que esta última decorrerá em 25 de maio de 2019 em Braga. A participação no Concurso é totalmente livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Meirinhas
Câmara de Pombal promove sessão informativa sobre reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos
No âmbito das obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos das linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017, o Município promoveu no Salão das Colectividades de Meirinhas uma sessão de informação, esclarecimento e sensibilização juntos dos proprietários de terrenos confinantes com os cursos de água, apelando para a importância das intervenções que estão a decorrer, e da necessidade da manutenção e preservação dos ecossistemas ribeirinhos. A apresentação surge na sequência daquelas obras, que representam um investimento de 54 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental e que resulta do protocolado assinado entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados do Observador Cetelem revelam
28% dos portugueses vão aproveitar os saldos e gastar em média 179 euros nas compras
Até fevereiro decorre a época de saldos e cerca de 28% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem pretendem aderir, fazendo algumas compras para si ou comprar presentes de Natal tardios e a preços mais económicos. Em média contam gastar 179 euros. Os tradicionais saldos de inverno têm início logo após o Natal e este ano são 28% os portugueses que vão aproveitar para fazer algumas compras pessoais (25%) ou de presentes de Natal tardios (3%); um crescimento de 3 pontos percentuais face a igual período do ano passado. Importa relembrar que estes valores têm vindo a crescer de forma sustentada nos últimos anos, se em 2014, este número não ultrapassou os 19%, em 2015 chegou aos 20% e em 2016 atingiu os 23%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de fevereiro
Mercado Municipal de Tomar celebra em festa três anos de reabertura
Completam-se no dia 28 de janeiro três anos da reabertura do Mercado Municipal de Tomar. Para comemorar a efeméride, o Município realizará uma iniciativa no sábado seguinte, dia 2 de fevereiro, que incluirá um bolo de aniversário, a ser cortado às 9h30. Depois disso, a manhã será animada em todo aquele espaço com o grupo de gaiteiros Os Patos Bravos. Uma boa ocasião para visitar o Mercado. Afinal de contas, para quê ir mais longe, se tem qualidade e frescura ali bem no centro da cidade?
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convite para a "Tertúlia - À Mesa Com..." Ana Paula Amendoeira
Círculo Cultural Scalabitano organiza tertúlia com a diretora regional de Cultura do Alentejo
O Círculo Cultural Scalabitano organiza a primeira tertúlia no novo ciclo de tertúlias, "À Mesa com...", no dia 18 de janeiro, às 20 horas, no restaurante Adiafa, onde os convidados abordarão várias temáticas das diferentes áreas do saber. Nesta tertúlia estará presente Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, que vem conversar sobre o trabalho desenvolvido pelas direções regionais e particularmente sobre o caso da Direção Regional do Alentejo. De caminho, oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre uma realidade de que o distrito de Santarém está excluído, bem como para conhecer melhor os modelos e sistemas de funcionamento destes órgãos descentralizados do Ministério da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sons Vadios que reúne canções de Natal e cantares de Reis tradicionais da Galiza e Portugal
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré acolhe espetáculo "do Natal aos Reis"
No dia 4 de Janeiro, pelas 21 horas, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, situado no Sítio da Nazaré, vai acolher o espetáculo "do Natal aos Reis", nova proposta artística da Sons Vadios que reúne canções de Natal e cantares de Reis tradicionais da Galiza e Portugal. Um momento musical destinado a todas as idades e de entrada livre. Com uma sonoridade exclusivamente acústica e recorrendo a múltiplos instrumentos, a execução musical fica a cargo dos portugueses Catarina Moura (voz, percussões), César Prata (guitarra, tounguedrum, dulcimer, adufe, voz) e do galego Ariel Ninas (sanfona, sinos, adufe, voz, harmónica).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 2018
Praia da Nazaré reconhecida como “Praia Mais Acessível” de 2018 .
A Praia da Nazaré foi classificada como a mais acessível do país na época balnear de 2018. Das 11 candidaturas admitidas pelo júri nacional do Prémio “Praia Mais Acessível”, criado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a do Município da Nazaré foi a que acolheu a unanimidade das votações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio de fundos europeus
Câmara da Batalha investe 1,7 milhões de euros no Plano Municipal de Reabilitação Urbana
«O Plano Municipal de Obras de Reabilitação da Batalha é um referencial dos principais investimentos de reabilitação urbana da Vila da Batalha promovidos pela Câmara Municipal no horizonte do ano 2020, data em que se assinala 520 anos da criação da Vila da Batalha. Recorde-se que parte significativa das obras aqui apresentadas estão enquadradas na Área de Reabilitação Urbana da Vila da Batalha e são complementares ao Plano de Ação de Regeneração Urbana da Batalha (PARU), candidatado pelo Município ao Portugal 2020, aprovado e contratualizado, com mais de 2 milhões de euros de financiamento comunitário para projetos em curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 09 de janeiro
Município de Leiria promove hasta pública
para atribuir espaços do Mercado Municipal
A Câmara Municipal de Leiria promove, no dia 09 de janeiro de 2019, pelas 9h30 horas, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Leiria, uma “hasta pública para atribuição de espaços do Mercado Municipal de Leiria”. O edital pode ser consultado no sítio do Município na Internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR identifica homem por suspeita de roubo em residência de idosa no concelho de Óbidos
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, identificou, no dia 23 de janeiro, um homem, com 24 anos, por suspeita de roubo em residência, no concelho de Óbidos. No âmbito de uma investigação por roubo em interior de residência, ocorrido em junho de 2018, de onde foi subtraído um televisor e arrancados uns brincos com violência física, a uma idosa de 80 anos, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação do suspeito. O suspeito, com antecedentes criminais por furto e roubo, foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições a preços reduzidos até 10 de fevereiro
Ricardo Araújo Pereira orador no I Congresso Internacional sobre a morte e condição humana
O período de inscrição para participação a preços mais vantajosos no I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição” foi alargado até 10 de fevereiro, de forma a permitir a todos os interessados a possibilidade de participarem a um preço mais em conta. Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), o Congresso Internacional realiza-se de 21 a 24 de fevereiro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após nova atualização de dados do setor segurador
Seguradoras pagam 101 milhões com 38 mil sinistros registados na tempestade Leslie
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) fez um novo apuramento dos danos cobertos por contratos de seguro, em consequência da tempestade Leslie, que assolou Portugal entre os dias 12 e 14 de outubro de 2018. De acordo com o inquérito promovido pela APS, junto das empresas de seguro suas associadas, registaram-se mais de 38.000 sinistros cobertos por apólices de seguros, a que corresponde um valor agregado de danos de 101 milhões de euros, dos quais mais de 60 milhões já se encontram efetivamente pagos, e o restante está provisionado, aguardando informação necessária ao processamento das indemnizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com danças de salão, quizomba, flamenco e hip-hop
Alunos de Apolo da Azambuja comemoram
7º aniversário com gala de dança
A Associação Dancitrauteia, mais conhecida do público como Escola de Dança Alunos de Apolo Azambuja, vai comemorar o seu sétimo aniversário. A efeméride será assinalada este sábado, dia 5 de janeiro, pelas 21h, com um evento muito especial para todos os amantes da dança. A passagem da primeira meia dúzia de anos de atividade vai ser celebrada no salão dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, numa gala em que poderão ser apreciados estilos bastante variados. Para além das diversas disciplinas das danças de salão, estão igualmente anunciadas exibições de quizomba, de flamenco e de hip-hop.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Igreja de São Vicente
Concerto de Ano Novo traz a Abrantes a voz de Filipa Passos e o piano de Francisco Sassetti
O Município de Abrantes inaugura a agenda cultural de 2019 com o tradicional Concerto de Ano Novo – ciclo de concertos Bravo Abrantes, este ano com Filipa Passos acompanhada ao piano por Francisco Sassetti. O concerto realiza-se dia 06 de janeiro, pelas 18h00, na Igreja de São Vicente, com entrada livre. O espetáculo terá duas partes. Serão interpretados clássicos como, entre outros, Exsultate, Exsultate, jubilate, de Mozart; Vocalise, de Rachmaninov; Rejoice, Messias, de Haendel; Ave Maria, de Caccini; Una voce poco fa, Rosina, de Rossini e Mein Herr Marquis, Adele — “Die Fledermaus”, de Strauss.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Igreja de Picassinos recebe Concerto de Ano Novo com Grupo Coral Anima Choralis
A Comissão da Igreja de Picassinos convida toda a comunidade para um Concerto de Ano Novo, a realizar no próximo dia 12 de Janeiro pelas 21h na Igreja de Picassinos, este concerto será proporcionado pela magnífico Grupo Coral Anima Choralis da Maceira - Leiria. Com este Concerto pretende-se marcar o início do novo ano 2019, ano em que a Igreja de Picassinos celebra 20 anos da sua inauguração e dedicação a Santo António e tem ainda por objetivo abrir a Igreja a toda a comunidade, trazendo-lhes alguns momentos culturais e proporcionando ocasiões de confraternização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com o CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção
Município de Tomar entrega kits de Jogos Tradicionais e Xadrez às escolas do 1.º ciclo
Reconhecendo o importante papel dos Jogos Tradicionais, quer enquanto atividade lúdica e educacional, quer enquanto meio de preservação dos valores associados à memória e à cultura popular, o Município de Tomar encetou em 2015, em parceria com o CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção, um projeto pioneiro no país na dinamização regular destes jogos nos jardins de infância do concelho. Já em 2018, em articulação com o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, esta modalidade foi alargada às turmas de 1.º ciclo deste agrupamento, inserida na atividade DivertidaMente, que além dos Jogos Tradicionais contempla as atividades de MasterMind, Jogos de Tabuleiro e Xadrez.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
História adaptada a partir do livro de Orlando Cardoso
Município leva projeto “Leiria a Ler” a 600 crianças do pré-escolar
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira levou ao Jardim de Infância da Guimarota a história baseada na “Lenda da Zarah”, dando assim início à edição 2019 do projeto “Leiria a Ler”, que vai envolver 600 crianças. Esta história, adaptada a partir do livro de Orlando Cardoso, pretende levar às nossas crianças, a herança cultural da nossa cidade, bem como potenciar o incentivo à leitura através de diferentes abordagens e perspetivas, complementando o trabalho que já se desenvolve nas escolas. Até ao dia 13 de junho serão visitadas 22 salas de educação pré-escolar abrangendo cerca de 600 crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque de Astronomia vai observar também Vénus e Júpiter
Centro Ciência Viva de Constância observa eclipse total da Lua
O Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia vai estar aberto na noite de 20 para 21 de Janeiro, entre as 3 h e as 7 h, para acompanhar o eclipse total da Lua, com observações e registos de imagens das diferentes fases do fenómeno. Às 03:30 da madrugada de segunda-feira, dia 21, a Lua começará a esconder-se na sombra que a Terra projecta no espaço, ficando completamente eclipsada às 04:40. Às 05:40 terminará a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente destapada às 06:50.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant dá a conhecer IFRRU 2020
Instrumento de financiamento para reabilitação urbana apresentado na Startup Santarém
É promotor de um investimento em reabilitação urbana ou está a pensar fazê-lo? O seu edifício carece de reabilitação? A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai promover em fevereiro uma sessão de apresentação do IFRRU 2020, instrumento financeiro que conjuga recursos públicos dos Programas Operacionais do Portugal 2020, empréstimos do BEI e do CEB e, em igual montante, recursos da banca comercial. Conheça o IFRRU 2020 - Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas, numa sessão a decorrer no dia 19 de fevereiro, pelas 16h00, na Startup Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lei para uso da canábis para fins recreativos não passa no Parlamento Português
Médicos Católicos pedem maior sensibilização e formação para os malefícios da droga
O Parlamento Português chumbou, no dia 17 de janeiro, a legalização da canábis para fins recreativos. A Associação dos Médicos Católicos Portugueses – AMCP congratula o Parlamento pelo resultado da votação, por ser um sinal positivo e de esperança de um maior empenhamento dos organismos públicos com vista a um país sem droga. “Seria agora a ocasião propícia para as entidades e organismos públicos estudarem meios de investir de forma mais assertiva e concertada em campanhas de sensibilização e formação que alertem e avisem os mais jovens para os malefícios das drogas”, sublinha o presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses, o psiquiatra Pedro Afonso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização apela à partilha pessoal das “Memórias sobre a Lagoa de Óbidos”
INATEL da Foz do Arelho recebe iniciativa
"Dias da Memória da Lagoa de Óbidos"
No contexto do projecto do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos, no qual participam as Câmaras Municipais de Óbidos e Caldas da Rainha, o Conselho da Cidade e a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), realiza-se a iniciativa "Dias da Memória da Lagoa de Óbidos", no fim de semana de 26 e 27 de Janeiro, no INATEL da Foz do Arelho (Caldas da Rainha). Os Dias da Memória da Lagoa de Óbidos integram o projecto "Memórias da Lagoa de Óbidos", que conta com a colaboração das instituições e de todos os cidadãos que queiram partilhar as suas memórias, fotografias, objectos e outros testemunhos deste lugar único que é património de todos nós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inclui 24º Troféu Nacional / 5º Concurso Internacional de Acordeão
23ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2019” vai decorrer de 18 a 26 de maio
A Associação de Acordeão de Portugal, o Município de Alcobaça, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça vão levar a efeito a 23ª Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2019”, de 18 a 26 de maio, na qual se integra o 24º Troféu Nacional e, paralelamente, o 5º Concurso Internacional de Acordeão nos dias 24 (Concerto), 25 e 26 de Maio/2019. A organização convida todos os acordeonistas, professores, simpatizantes, público em geral, a colaborarem connosco no sentido de podermos, novamente, proporcionar aos nossos jovens acordeonistas (e não só) a possibilidade de poderem aferir conhecimentos, desenvolverem competências, desfrutarem de momentos inesquecíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das edições mais participadas de sempre
17.º Passeio Todo-o-Terreno de Alguber juntou cerca de 500 amantes da modalidade
O Grupo Motard “Falcões do Montejunto” faz um balanço muito positivo do 17.º Passeio Todo-o-Terreno – Motos e Quads, realizado no passado dia 13 de Janeiro, em Alguber. Constituindo uma das mais participadas edições, o evento envolveu cerca de 500 participantes, ficando prometido novo megapasseio em 2020. Quase cinco centenas de entusiastas, oriundos de diversos locais do país, acorreram, a 13 de janeiro, à aldeia de Alguber (apelidada de “Aldeia TT”) no intuito de participar numa das maiores concentrações nacionais de todo-o-terreno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR identifica suspeito por furto de material
de construção em Vermoil
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, no dia 21 de janeiro, identificou um individuo, com 25 anos, por suspeita de furto em interior de um anexo de uma residência, na localidade de Vermoil, concelho de Pombal. No âmbito de uma investigação por furto de material relacionado com a construção civil, ocorrido na semana anterior, os militares realizaram duas buscas domiciliárias, uma em Vermoil e outra em Pombal, tendo recuperado pavimento flutuante, um martelo pneumático, uma rebarbadora, entre outras ferramentas, num valor estimado de 1 800 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Propostas serão agora analisadas pela Comissão Técnica de Análise
Orçamento Participativo de Pombal conta
com 18 propostas apresentadas
A edição 2018 do Orçamento Participativo de Pombal, cujo prazo de apresentação de candidaturas terminou às zero horas desta terça-feira, contou com a apresentação de 18 propostas de diferentes áreas temáticas, sendo que metade das propostas apresentadas têm uma amplitude que abrange todo o território do concelho. As áreas de Acão Social e Educação e Juventude foram aquelas que tiveram mais propostas apresentadas, num total de quatro propostas em cada um destas áreas temáticas. Na área Desporto foram apresentadas três propostas, e nas áreas Protecção Ambiental e Energia, Infraestruturas viárias, Trânsito e Mobilidade e Turismo, Comércio e Promoção Económica foram apresentadas duas propostas cada. A área Cultura e eventos teve uma proposta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio reconhece trabalho no contexto da economia e da responsabilidade social
Fundação INATEL premeia Orfeão de Leiria na “Gala de Reconhecimento Social”
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) será um dos galardoados na “Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social”, em que a Fundação INATEL destaca a importância do trabalho desenvolvido no campo da intervenção social de organizações com um papel relevante no campo das políticas sociais. O OLCA irá receber o Prémio CCD, que distingue os Centros de Cultura e Desporto, parceiros da Fundação INATEL em múltiplas iniciativas, pela atividade desenvolvida ao longo do ano e que tenha sido especialmente relevante no contexto da economia e da responsabilidade social, já que foi uma das três instituições a nível nacional com maior pontuação, por deliberação do júri do concurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reunião em Castelo Branco afina estratégia comum para o interior do país
Coesão do território junta Turismo do Centro e Secretaria de Estado da Valorização do Interior
O Turismo Centro de Portugal e a nova Secretaria de Estado da Valorização do Interior reuniram-se em Castelo Branco, na segunda-feira, dia 20 de janeiro, num encontro muito produtivo e em que ficou evidente a sintonia de estratégias. Na reunião, Pedro Machado e Jorge Loureiro, da direção do Turismo Centro de Portugal, apresentaram os contributos decisivos que o Turismo pode fornecer à estratégia da Secretaria de Estado. Ao longo do encontro ficou patente que as duas entidades perseguem um objetivo comum: a valorização dos territórios mais afastados dos centros de decisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Catabrisa e Companhia Nacional de Bailado são os próximos eventos do Santarém Cultura
A programação do Santarém Cultura continua com Catabrisa, da Companhia Instável, no sábado 26 janeiro, às 17h, numa sessão para famílias, no Palácio Landal. No dia 30 de janeiro, o Teatro Sá da Bandeira exibe duas sessões de cinema, gratuitas, do filme “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”. Uma das sessões é às 14h00, com prioridade para o público escolar, e a segunda sessão é às 21h30 para o público geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coligação Democrática Unitária – PCP/ PEV
CDU de Alcobaça preocupada com segurança e acessibilidades no concelho
A CDU, nas várias sessões da Assembleia Municipal de Alcobaça, tem, de forma coerente, consequente e preocupada, tentado sensibilizar o executivo camarário, para a problemática das acessibilidades, fundamental para a segurança dos munícipes, a começar no seu edifício sede, onde por exemplo, na última reunião de câmara, houve atribuição de medalha a uma desportista alcobacense da APD.Leiria. Algumas medidas são da sua exclusiva competência, como o rebaixamento do lancil, junto às passadeiras, permitindo que utilizadores de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé, ou outros indivíduos com deficiência motora, ou visual, possam circular em segurança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
O Governo do descaso
Mário Lopes
OPINIÃO
A Hipoteca do Futuro pelos Foguetes do Presente
Tiago Carrão
O novo Programa Estratégico de Reabilitação Urbano (PERU)
Carlos Bonifácio
Mudar Alcobaça, mas para melhor
Luís Guerra Rosa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o