Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual dos partidos vai perder mais deputados nesta eleição para o Parlamento Europeu?
PDR
PS
PSD
BE
CDS
CDU
Edição Nº 215 Director: Mário Lopes Sexta, 24 de Maio de 2019
Autarquia manifesta preocupação sobre riscos atuais ao secretário de Estado das Florestas
Câmara da Marinha Grande notifica ICNF sobre a segurança nas estradas florestais
A Câmara Municipal da Marinha Grande reivindicou ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) medidas de segurança e interdição nas estradas florestais que foram afetadas pela queda de árvores, durante a tempestade Leslie, ocorrida no dia 13 de outubro. Durante a visita do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, ao Pinhal do Rei, ocorrida no dia 12 de novembro, o adjunto da Presidente da Câmara, Raul Testa, manifestou a preocupação da autarca com as estradas florestais, tuteladas pelo ICNF, cuja circulação pode oferecer perigo ou que se encontram cortadas devido à presença das árvores caídas no último temporal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Desenvolvimento da atividade turística justifica nova alteração
Município do Cartaxo altera Plano Diretor Municipal pela oitava vez
O Município do Cartaxo deu início ao período de discussão pública da 8.ª Alteração ao Plano Diretor Municipal (PDMC), cujo Relatório de Fundamentação e Parecer da CCDR-LVT pode ser consultado junto dos serviços municipais ou no site do Município. Promover o desenvolvimento económico, permitindo a criação de novas empresas e negócios, neste caso ligados à atividade turística, é o principal objetivo da alteração proposta pelo Município. A proposta de alteração já obteve parecer positivo da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O aviso publicado em Diário da República no final de outubro, determina que período de discussão pública decorre durante trinta dias, terminando a 17 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras desiste de candidatura própria
Oeste CIM apoia candidatura de Leiria
a Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá apoiar a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça durante a reunião pública de 11 de novembro. Paulo Inácio revelou que do diálogo entre os autarcas do Oeste resultou o abandono de uma eventual candidatura de Torres Vedras a favor de Leiria e que o apoio da Oeste CIM deverá ser formalizado esta quinta-feira, na reunião de autarcas do Oeste no Parque de Negócios de Alcobaça, que contará com a presença de Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
215 mil euros do Programa “Valorizar”
Torres Vedras vai receber financiamento
do Turismo de Portugal
A Câmara Municipal de Torres Vedras assinou, esta segunda-feira, 19 de novembro, um Acordo de Colaboração com o Turismo de Portugal que visa o financiamento da candidatura “Terras de Vinho e de Gente”. Em causa estão cerca de 215 mil euros que visam financiar a candidatura submetida pelo Município de Torres Vedras à linha de apoio à sustentabilidade do Programa “Valorizar”. A verba visa o apoio a iniciativas que decorrem no concelho de Torres Vedras e que se inserem no âmbito da promoção da vinha e do vinho do território, em vertentes como o conhecimento, gastronomia, cultura e arte. A execução do projeto irá realizar-se até ao final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FAG decorre de 1 a 9 de dezembro
Nilton abre 29ª Feira Nacional de Artesanato
e Gastronomia da Marinha Grande
A 29ª Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande vai decorrer de 1 a 9 de dezembro, nos Pavilhões 1 e 2 do Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande. O certame aposta na divulgação do Artesanato, Gastronomia, Folclore, Etnografia e Música Popular Portuguesa, contando com os apoios da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Instituto de Emprego e Formação Profissional. O preço de entrada varia entre os 2 e os 5 euros, conforme o espetáculo de animação. As receitas destinam-se, como habitualmente, à obra social da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão inaugural decorre no dia 5 de dezembro na ESAD das Caldas da Rainha
IPL apresenta Cátedra Unesco em Gestão
das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
O Politécnico de Leiria realiza no dia 5 de dezembro às 10h00, no auditório da Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), a sessão inaugural da Cátedra em “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, atribuída pela UNESCO, e cujo titular é o professor João Bonifácio Serra. A nova Cátedra, diretamente associada à (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, tem como objetivo desenvolver investigação e formação em gestão e políticas urbanas das artes e da cultura, em articulação com diversas organizações portuguesas e estrangeiras, nomeadamente para municípios da região e para universidades da América Latina e da África de língua portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animais furtados em São Martinho do Porto e Porto de Mós foram recuperados na Moita e Maceira
GNR de Leiria apreende 13 cães de raça potencialmente perigosa e 40 aves furtadas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, entre os dias 22 e 24 de novembro, nas localidades de Moita – Marinha Grande e Maceira, apreendeu 13 cães de raça potencialmente perigosos e recuperou 40 aves furtadas. No âmbito de uma investigação por furto de aves, ocorrido em novembro, nas localidades de São Martinho do Porto e Porto de Mós, foram realizadas duas buscas não domiciliárias, culminando na identificação de um homem. O suspeito furtava as aves que se encontravam em espaços exteriores às residências, nomeadamente varandas e anexos. Foram recuperados 32 periquitos ingleses, seis caturras e dois papagaios “amazona aestiva”, tendo sido restituídos aos legítimos proprietários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquias alertam para riscos ambientais e patrimoniais
Porto de Mós e Batalha emitem parecer contra projeto de prospeção de hidrocarbonetos
Terminou, no dia 27 de novembro de 2018, o período de consulta pública da Proposta de Definição de Âmbito do Estudo de Impacto Ambiental (PDA) para a Sondagem e Pesquisa de Hidrocarbonetos por Métodos Convencionais na Área de Concessão da Batalha. Face às preocupações já manifestadas relativamente a este assunto, Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós reforçou, em sede de consulta pública, a posição do Municipio contra a continuidade deste projeto. O Município da Batalha, em parecer desfavorável, suscitou também fortes reservas sobre o processo de perfuração, porquanto considera que “a concessão admite especificamente que possam vir a ser efetuados trabalhos de exploração de hidrocarbonetos nesta área, não ficando liminarmente arredada a hipótese de recurso à técnica de fracturação hidráulica para a sua realização.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Início da iluminações de natal conta com fogo de artifício
Caldas da Rainha acende árvore gigante
de 33 metros de altura este sábado
Caldas da Rainha já está em contagem decrescente para a inauguração das iluminações de Natal e da árvore gigante, este sábado, 24 de novembro, às 18 horas, na Praça 25 de Abril (em frente à Câmara Municipal). Além da inauguração das luzes está preparado um espectáculo musical, animação de rua e fogo de artifício. As cerca de 5 mil pessoas que habitualmente assistem ao espetáculo formam uma moldura humana espetacular tornando aquele momento muito especial para cidade. À impactante árvore de 33 metros de altura somam-se alguns milhões de microlâmpadas em led, são cerca de cinco quilómetros de iluminações distribuídos por 50 ruas, sete rotundas, praças e edifícios públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, dia 15 de dezembro
Paco Bandeira homenageia Bombeiros de Castanheira de Pera com concerto solidário
A Fundação INATEL e a Câmara Municipal de Castanheira de Pera, realizam um Concerto Social de homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, a ter lugar na Tenda de Natal, junto aos Paços do Concelho, no sábado, dia 15 de dezembro de 2018, pelas 21h30, com a participação especial do artista convidado Paco Bandeira. Recorde-se que o artista, com uma longa carreira de mais de 40 anos, viu a sua carreira abruptamente interrompida depois de ter sido acusado de violência doméstica. Nos últimos anos, tem realizado concertos sobretudo no estrangeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Natal na Batalha tem brilho”
Pista de Gelo, animação infantil, concertos
e desporto em destaque no Natal na Batalha
A Batalha volta a acolher, com dezenas de atividades, a quadra natalícia que se aproxima, realizando em parceria com a ACILIS, mais uma edição do programa “O Natal na Batalha tem brilho”. O arranque das atividades tem lugar já esta sexta-feira, 23 de novembro, com a ligação das iluminações natalícias em toda a Vila da Batalha, permanecendo em funcionamento até ao dia 6 de janeiro. O destaque da programação natalícia recai sobre a instalação, na Praça Mouzinho de Albuquerque, de uma pista de gelo natural com 200 metros quadrados em tenda coberta, a que se juntam diversos espetáculos dirigidos aos mais pequenos, com destaque para “O Reino do Gelo”, a 12 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo o modelo do Estado com os municípios
Batalha descentraliza património municipal para a gestão das freguesias e coletividades
“Da mesma forma que o Município da Batalha irá passar a gerir o património sem utilização do Estado, em consequência do processo de descentralização de competências, iremos propor a gestão de edifícios municipais devolutos para as freguesias ou coletividades locais”, adianta Paulo Batista Santos, presidente da câmara municipal da Batalha. Pretende-se, com a presente iniciativa, evitar a degradação do património imobiliário do Município que se encontra sem uso, devoluto ou abandonado, fomentando a respetiva recuperação, conservação e reutilização, permitindo o gozo e a fruição pública deste património e um uso mais eficiente destes recursos, valorizando-os.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrital do PSD de Santarém exige intervenção urgente do Governo
Estado das Barreiras de Santarém “ameaça segurança” da linha férrea e do seu tráfego
No seguimento de ter sido tornado público o parecer da Procuradoria-geral da República, que reforça mais uma vez a necessidade imperiosa de intervenção na consolidação das barreiras de Santarém, vem o PSD Distrital de Santarém exigir que o Governo através da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) desenvolva os procedimentos necessários tendo em vista a salvaguarda, a segurança e proteção de bens e sobretudo de vidas humanas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD acusam Governo de asfixiar financeiramente a instituição
Instituto Politécnico de Leiria pode paralisar se Governo não pagar 600 mil euros em atraso
Dezoito deputados do PSD manifestam preocupação pelas dificuldades manifestadas recentemente pelos órgãos de gestão deste Instituto Politécnico recordando que foi afirmado publicamente que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) poderá ter de “bloquear todas as aquisições de bens e serviços” até ao final do ano se não receber o devido reforço financeiro do Estado. Este alerta, partilhado pelo próprio presidente do IPL, consubstancia-se nas dotações orçamentais em atraso, nomeadamente faltarem ao IPL cerca de 600 mil euros relativos ao reforço das despesas imputadas ao Instituto Politécnico de Leiria fruto das alterações legislativas efetuadas pelo Governo. Esta verba em falta decorre apenas do cumprimento do Estado do Acordo de Legislatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Estratégico de Valorização Turística foi aprovado por unanimidade
Câmara de Santarém aprova Plano Estratégico com sete produtos turísticos
O Plano Estratégico de Valorização Turística para o Município de Santarém, apresentado no dia 3 de dezembro em sessão de Reunião de Câmara, foi aprovado por unanimidade pelo Executivo Municipal. Este Plano, elaborado pela THC – Tourism & Hospitality Consulting, Lda, numa parceria com o Município de Santarém e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um instrumento de apoio à definição das linhas orientadores para o setor do Turismo que procura potenciar a economia local, as infraestruturas e equipamentos instalados, os hábitos regionais e a cultura, através da dinamização da atividade turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rocha do Gronho - Óbidos
Falésia colapsa na Praia do Bom Sucesso
O Município de Óbidos, em Agosto deste ano, informou a Agência Portuguesa de Ambiente (APA), através da apresentação de imagens, para o perigo eminente em que se encontrava a Rocha do Gronho, localizada na Praia do Bom Sucesso, concelho de Óbidos. A APA tomou finalmente, na sexta-feira, 7 de dezembro, e após o agravamento da instabilidade da Rocha do Gronho, as medidas necessárias para a interdição daquela zona. Esta interdição foi efetuada pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, em consonância com a APA e com o impedimento de acesso decretado pela Capitania do Porto de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A Sul e a Norte
Município adjudica empreitada para execução de acessos mecânicos ao Castelo de Leiria
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 27 de dezembro, em reunião de câmara, a adjudicação da empreitada para a execução de infraestruturas para os acessos mecânicos ao Castelo de Leiria. A empreitada tem um custo de 1.596.226,19 euros, acrescido do IVA, sendo cerca de 900 mil euros provenientes de fundos comunitários enquadrados no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). Recorde-se que a Câmara Municipal tinha aprovado na reunião de 02 de outubro o projeto para a execução de dois acessos mecânicos ao Castelo de Leiria, um instalado a Norte do Castelo, a partir da Av. 25 de Abril, e outro a Sul, junto à Sé.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
3.500 utentes ganham médico de família
USF Villa Romana inaugurada em Rio Maior
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, vai inaugurar a nova Unidade de Saúde Familiar de Rio Maior – a USF Villa Romana. A cerimónia, que vai decorrer a 12 de novembro, pelas 11 horas, no centro de saúde local, contará com a presença de Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior. Com um total de 7.196 utentes, a criação desta USF permite dar médico de família a 3.563 cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atelier do Doce, Pastelaria Alcoa e Oportune Tempore
Júri do Concurso de Melhor Doce Conventual atribui três menções honrosas
Não houve 1ºPrémio na 20ª edição do Concurso de Melhor Doce Conventual da Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça, havendo apenas lugar a três Menções Honrosas: “Amor Meu”, do Atelier do Doce (Alcobaça), “Barriga de Freira”, da Pastelaria Alcoa (Alcobaça) e “Pão de Ló de Ovar”, da Oportune Tempore Unip. (Ovar). Por sua vez, “Figo com Vinho do Porto”, das Monjas Cistercienses (Rio Caldo) recebeu o Prémio da Melhor Compota. Para o Melhor Licor Conventual, o 1º Prémio de Qualidade foi para o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso), recebendo ainda o Licor de Framboesa, da Licores Abbatiale (Alcobaça) uma Menção Honrosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sítio arqueológico onde foi achado o Menino do Lapedo
Câmara de Leiria candidata Abrigo do Lagar Velho a Marca Património Europeu 2019
O Município de Leiria vai candidatar o Abrigo do Lagar Velho a Marca Património Europeu, que distingue sítios que representem um forte valor simbólico europeu e que confiram visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia. Apesar de esta iniciativa comunitária não envolver a atribuição de qualquer tipo de financiamento aos sítios ou aos Estados Membros, considera-se que os sítios distinguidos beneficiarão de maior visibilidade, uma vez que passarão a estar integrados na estratégia da UE de comunicação e de promoção da Marca do Património Europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oferta hoteleira dispara no concelho
Tomar lidera aumento na procura de visitantes portugueses na Airbnb
Tomar é o destino nacional com um maior crescimento na procura por parte dos viajantes portugueses através da plataforma Airbnb, segundo dados revelados recentemente. O concelho tem um aumento de 94%, à frente de Braga (67%) e Ponte de Lima (60%), revelou a autarquia. Números que vêm comprovar a dinâmica do movimento turístico e em particular o incremento das dormidas. O concelho de Tomar conta neste momento com 122 estabelecimentos de alojamento local, a que aquela plataforma se dedica, que correspondem a uma oferta superior a mil lugares. Destes, 43 entraram em funcionamento já este ano, mais de um terço do total.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Semana da Empregabilidade potencia oportunidades profissionais e networking entre empresas e estudantes
Politécnico de Leiria vai disponibilizar mais
de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio
O Politécnico de Leiria organiza a primeira edição da Semana da Empregabilidade, entre os dias 20 e 23 de novembro, dinamizada pela Bolsa de Emprego do Politécnico de Leiria, em colaboração com as cinco Escolas e respectivos gabinetes de estágio/empregabilidade. O evento passa em todas as escolas do Politécnico de Leiria, onde participam cerca de 70 empresas e instituições, que disponibilizam mais de 1.320 ofertas de emprego e/ou estágio profissional, e a oportunidade de networking entre empresas e estudantes candidatos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Origens remontam ao Terceiro milénio a.C
Projeto de Valorização do Castro do Zambujal inaugurado em Torres Vedras
O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal, em Torres Vedras, foi inaugurado este sábado. 1 de dezembro. Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, e David Santos, sub-diretor geral do Património Cultural, marcaram presença na inauguração da intervenção, que teve como objetivo a salvaguarda e conservação do sítio, assim como o acesso e fruição do seu património cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Metade dos premiados foram formados na EHF
Ex-alunos da Escola de Hotelaria de Fátima vencem Jovem Talento da Gastronomia 2018
Três dos seis ex-alunos finalistas da 7ª edição do Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia 2018, venceram, no dia 5 de dezembro, nas suas categorias: Andreia Carreira, em Pastelaria Espiga, Filipa dos Santos, na Cozinha com Arroz Bom Sucesso e Ricardo Ruivo, na Cozinha Makro. Esta foi a 7ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia que percorre o país à procura do futuro de Portugal, a competição mais importante para os jovens nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar e Pastelaria/Padaria!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até domingo
XX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais inaugurada hoje em Alcobaça
De 15 a 18 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça é mais uma vez mais palco da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais um evento que prima pela sua originalidade, qualidade e identidade. A Doçaria Conventual de Alcobaça, legado dos Monges e das Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que, em cerca de oito séculos de permanência na região, deixaram na nossa memória a dedicação à terra, à arte, à agricultura e também à doçaria conventual. São famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Imagem de Nossa Senhora foi entregue ao Santo Padre
Papa recebe hoje carta sobre classificação do Culto a N. S. da Nazaré a Património Mundial
O grupo de peregrinos da Nazaré da Nazaré entregou esta quarta-feira, dia 14 de novembro, ao Papa Francisco a pretensão da classificação do culto e devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco. Está cumprido o objetivo de entregar a imagem ao Santo Padre e de solicitar o apoio à candidatura que queremos apresentar à Unesco. Foi um momento muito emocionante”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça assume-se como capital da doçaria conventual
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça celebra 20 anos
A XX Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais vai realizar-se de 15 a 18 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma edição que reflete a adesão crescente das pastelarias locais à doçaria conventual, que têm vindo a aprimorar as suas técnicas e a recuperar receitas antigas, estando previstos um recorde de 12 representantes de Alcobaça em 2018. De Portugal, mas também da Bélgica, Espanha e França virão as 17 delegações convidadas, a maioria repetentes, por reconhecerem na Mostra de Alcobaça uma importância única no panorama da doçaria nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Rio Nabão alvo de nova descarga poluente
O Rio Nabão foi alvo de mais uma descarga poluente. Os seus efeitos tornam-se particularmente visíveis junto à ilha do Mouchão, em Tomar, na zona do estádio desportivo e jardim infantil, com formação de espuma densa de cor amarelada. O Bloco de esquerda, através do deputado Carlos Matias, recorda que não é, contudo, a primeira vez que tal acontece. Já em novembro de 2016, na sequência de um outro forte derrame poluidor ocorrido na altura, e em reposta à pergunta n.º 1471/XIII/2ª do BE, o Ministério do Ambiente informou nada ter “sido detetado de menos correto no funcionamento das ETAR de Seiça e do alto do Nabão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Requalificação de campo de jogos e zona verde na Pedrulheira vence Orçamento Participativo
A proposta 4 relativa à requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde, no lugar da Pedrulheira, na Marinha Grande, apresentada por Ana Marta Duarte, foi a vencedora do Orçamento Participativo 2018, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira, 9 de novembro, pelas técnicas do OP, na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira, que destacou a importância desta iniciativa “para apelar e incentivar a uma postura mais participativa da população no processo de desenvolvimento do seu concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Classificação do Culto a N. S. da Nazaré entregue no Vaticano
Peregrinos nazarenos entregam ao Papa candidatura a Património da Humanidade
Um grupo de peregrinos da Nazaré, composto pelo padre Paolo Lagatta, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, o presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha, entre outros membros da Paróquia de Nossa Senhora das Areias da Pederneira, vai ser recebido pelo Santo Padre, Papa Francisco, na próxima quarta-feira, 14 de novembro, durante a Audiência Geral que se realizará no Vaticano. Após a Bênção Apostólica a todos os presentes, será entregue ao Papa Francisco a pretensão de candidatar o Culto e a Devoção ao Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Administração Interna escolhe a vila por ser o símbolo dos grandes desafios nacionais
Governo entrega 47 novas viaturas à GNR junto ao Mosteiro da Batalha
O Ministério da Administração Interna promoveu, no dia 4 de dezembro, uma cerimónia de entrega de 47 viaturas destinadas às componentes do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente) e GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR, no Largo da Vitória, junto à entrada principal do Mosteiro da Batalha. A cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
AIRO promove nas Caldas da Rainha
1º Congresso sobre Alojamento Local
A AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste promove o primeiro congresso realizado em Portugal sobre Alojamento Local, no dia 11 de dezembro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha Face ao apoio às atividades empresariais e de entre inúmeros empreendedores e empresários que a AIRO tem apoiado do setor do turismo este é um evento necessário à região e ao país na dinamização da atividade e esclarecimento aos empresários. Neste sentido, no período da manhã deste dia, a AIRO irá dinamizar uma sessão com cerca de 30 empresários e empreendedores do setor do turismo. Esta ação é no âmbito do Tourism Startup Program um programa de aceleração dinamizado pela AIRO em parceria com o Turismo de Portugal, OesteCIM e ESTM/IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal do Oeste manifesta apoio à candidatura
Alcobaça, Torres Vedras e Sobral já integram candidatura Leiria Capital Europeia da Cultura
A Comunidade Intermunicipal do Oeste declarou oficialmente o seu apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Reunidos no Parque de Negócios de Alcobaça, no dia 15 de novembro, num ambiente de amizade e fraternidade, os autarcas do Oeste manifestaram esse apoio na presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Alcobaça, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço foram os primeiros municípios a assinar a adesão à Capital Europeia da Cultura, acordos que irão ainda ser ratificados nas reuniões das respetivas Câmaras Municipais. O Município de Torres Vedras deixou assim cair a hipótese de uma candidatura própria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente
Segurança e qualidade em Pediatria juntam especialistas no Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebe as primeiras Jornadas da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente (SPQSD), na próxima sexta-feira, 14 de dezembro. A segurança do medicamento será a grande protagonista, neste debate alargado que juntará dezenas de especialistas de todo o País, e que pretende pôr o holofote na qualidade e segurança na prestação de cuidados a crianças e adolescentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca reforça plano de expansão
Loja Worten chega a Porto de Mós com mais tecnologia e serviços
A Worten chega a Porto de Mós oferecendo uma experiência de loja enriquecedora, com uma vasta oferta de produtos tecnológicos e serviços especializados. Inaugurada no dia 13 de dezembro, a Worten está agora mais próxima dos habitantes da vila de Porto de Mós e das populações residentes no distrito de Leiria, apresentando as principais tendências de mercado em primeira mão e o melhor da tecnologia, sempre ao melhor preço. Neste novo espaço, com 300 m2, o cliente também pode contar com um atendimento personalizado e especialista por parte de uma jovem equipa composta por oito vendedores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
28.novembro.2018, 15h00, junto à Escola Básica Vale Aveiras
Secretária de Estado da Educação inaugura Jardim de Infância de Aveiras
O Município de Azambuja vai proceder à inauguração oficial do designado Jardim de Infância Vale Aveiras, ato que contará com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. A cerimónia terá lugar no dia 28 de novembro de 2018, quarta-feira, pelas 15h00, e o equipamento localiza-se junto à sede do agrupamento, a Escola Básica Vale Aveiras. Este estabelecimento de ensino pré-escolar em Aveiras de Cima é um projeto do Município de Azambuja, cofinanciado pela União Europeia através do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020. A obra representa um investimento global superior a 513 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 330.754,30 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 a 31 de dezembro
Passagem de Ano na Nazaré vai ter três noites de festa
A Nazaré vai festejar a Passagem de ano 2018-2019 com três noites de música ao ar livre, ao longo da marginal. A cantora Rosinha atuará no dia 29 de dezembro, às 22h30. Os Expensive Soul subirão ao palco do evento no dia 30, às 22h30. A noite de sábado contará, ainda, com a atuação das bandas de Hugo Piló & Máquinas Quentes, e Usados com Garantia. O último dia do ano será festejado com a Banda Magma; Rich e Mendes, e os DJ’s Paulo Mendes; MarkSound; Pedro Miranda e Zabz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com capacidade de processar 10 milhões de kg de fruta
Produtores de Maçã de Alcobaça criam consórcio industrial na ALE do Valado
Três organizações de produtores de Maçã de Alcobaça IGP, concretamente a Campotec SA, a Frutalvor CRL e a Narcfrutas CRL e um especialista e uma entidade também da produção com competências na área do I&D, desenvolveram em conjunto um projeto industrial para processamento preferencial de Maçã de Alcobaça IGP. Tem como o objectivo principal produzir alimentos saudáveis a partir de maçã e outros produtos agrícolas produzidos pelos seus membros. E como objectivo secundário utilizar e aproveitar a fruta feia mas de igual qualidade interna, que o mercado em fresco descarta cada vez mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presépio de Filipe Ferreira regressa ao Edifício da Resinagem
Presépio tradicional português inaugurado
no centro histórico da Marinha Grande
O Presépio de Filipe Ferreira regressará por mais um ano ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 19ª edição. Este ano o Presépio ocupará uma área de cerca de 40 metros quadrados será composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus. A inauguração do Presépio está marcada para 1 de dezembro às 15 h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dupla de pianistas abre festival a 23 de março no Teatro José Lúcio da Silva
37º Festival Música em Leiria com PaGaGnini, Mário Laginha, Pedro Burmester e Ivan Lins
O irreverente quarteto de cordas espanhol PaGaGnini e a dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester juntam-se a Ivan Lins e à Glenn Miller Orchestra, entre os nomes confirmados para a 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), o mais antigo festival de música do País a realizar-se de forma ininterrupta. O grupo PaGaGnini atua a 30 de março, no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), e a dupla de pianistas irá protagonizar, na mesma sala de espectáculos, a 23 de março, o concerto que marca o arranque daquela que será a edição mais ampla de sempre deste festival organizado pelo Orfeão de Leiria que decorre até ao dia 25 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteto Pedro Cordeiro venceu o concurso de conceção para o Topo Norte do Estádio
Topo Norte do Estádio de Leiria recebe Centro de Negócios e Centro Associativo Municipal
O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, 27 de novembro, a atribuição da elaboração do projeto de arquitetura e especialidades do Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria para Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal ao vencedor do concurso de conceção aberto para aquele espaço, o arquiteto Pedro Cordeiro. Além do vencedor, que recebe um prémio de 7500 euros foram atribuídos prémios aos segundo e terceiro classificados, com os montantes de 300 e 1500 euros, respetivamente. Está prevista a instalação de um Centro de Negócios naquele espaço, numa área de 17.500 m2, e do Centro Associativo Municipal, numa área de 5.700 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo apoia a prática de atividade física
ARS e Câmara do Cadaval assinam protocolo para criação de uma Academia de Mobilidade
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e a Câmara Municipal do Cadaval, representadas pelos seus mais altos dirigentes, assinam esta quara-feira, 28 de novembro, nos Paços do Concelho Cadaval, um protocolo para a criação de uma Academia de Mobilidade. A incomparável transformação do perfil etário da população, especialmente no aumento da esperança média de vida, o envelhecimento demográfico, e consequente aumento de comorbilidades tem influenciado significativamente a visão dos cuidados de saúde. Dentro dos inúmeros fatores que podem contribuir para a melhoria da saúde, a prática de atividade física assume um papel fundamental nos diferentes níveis de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD da Batalha acusa PS de falta de sentido de responsabilidade
PS e CDS ausentam-se da Assembleia durante aprovação do Orçamento Municipal da Batalha
O Partido Social Democrata (PSD) da Batalha regista com satisfação a aprovação por unanimidade dos presentes dos documentos relativos ao Plano e Orçamento do Município da Batalha para o ano de 2019, onde se evidencia uma forte aposta no investimento e a manutenção da opção de uma política fiscal mais favorável para as famílias e empresas locais, representando a devolução de impostos cerca de um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Wi-fi de acesso público vai estar em vários pontos estratégicos da Região Oeste
OesteCIM inicia processo de modernização administrativa nos Municípios do Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste vê a prestação de serviços online e a desmaterialização de processos como fundamentais para o crescimento da Região. Para a OesteCIM, será essencial haver um alinhamento dos 12 Municípios para conseguir uma solução tecnológica comum que possibilite a libertação de recursos e a redução de custos, através da partilha de serviços. Principal promotora do Projeto Oeste Digital 3.0, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a OesteCIM pretende melhorar os serviços online prestados aos cidadãos através de várias tipologias de investimento, tais como acesso wi-fi público, gestão de backups e desenvolvimento de um Sistema de Informação Territorial do Oeste apoiado em tecnologia SIG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento municipal na ordem dos 160 mil euros
Município de Azambuja iniciou pavimentação
na “Estrada do Campo” (EN 3-3)
O Município de Azambuja iniciou, no dia 22 de novembro, trabalhos de pavimentação na Estrada Nacional 3-3, vulgarmente conhecida como “Estrada do Campo”. A obra tem uma duração prevista de 4 dias e tem como objetivo a beneficiação e conservação de um troço daquela via que se apresentava bastante degradado. Esta intervenção representa um investimento municipal na ordem dos 160 mil euros. A execução dos trabalhos implica a supressão da circulação automóvel de forma faseada, situação devidamente sinalizada. O Município de Azambuja agradece a compreensão pelos incómodos causados e apela a todos os cidadãos o respeito pela sinalização que identifica os trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“In Music” são organizadas pelo Município de Leiria
Leiriense Mickael Faustino promove Ciclo
de palestras musicais no Teatro Miguel Franco
“In Music” é um ciclo de seis palestras musicais organizadas pelo Município de Leiria em colaboração com o músico leiriense Mickael Faustino, que começam já este domingo, dia 25 de novembro, às 16 horas, no Teatro Miguel Franco e que vão decorrer, mensalmente, até abril. Tendo como mote a evocação histórica das manifestações e estilos da música erudita até aos dias de hoje, o “In Music” conta com a participação de conceituados músicos e compositores que, ao longo de seis meses, irão conduzir os espetadores numa visita musical através dos tempos, com a apresentação de novas perspetivas da música clássica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de requalificada e modernizada
Biblioteca Municipal de Leiria reabre cafetaria com acervo para leitura durante café e lanches
A cafetaria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, foi objeto de um processo de requalificação com o objetivo de a modernizar e tornar mais acolhedora para todos os utilizadores e visitantes. Este espaço, que é muito mais do que um serviço de apoio, tem à disposição do público um acervo, para uma leitura durante o café e lanches. Na requalificação deste espaço uma das apostas foi a nova iluminação mais eficiente e sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado do Desporto
19º Congresso Nacional de Gestão do Desporto abre hoje na Escola Superior de Rio Maior
A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto - em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organiza nos dias 29 e 30 de novembro, o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, com o tema “Capacitação das Organizações Desportivas – Melhor Gestor, Melhor Desporto”. A sessão de abertura, que marca o arranque oficial deste congresso, tem lugar pelas 14h30, e conta com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e da embaixadora deste evento, a atleta olímpica Susana Feitor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo bilateral
Torres Vedras apoia a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
A Câmara Municipal de Torres Vedras assinou um protocolo que visa apoiar a candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. O documento foi assinado esta quarta-feira, 14 de novembro, com a Câmara Municipal de Leiria e tem como objetivo fomentar uma rede de cidades que irão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento. A par de Torres Vedras, também a Câmara Municipal de Alcobaça formalizou o apoio à candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Caxarias
Câmara Municipal de Ourém aprova projeto
de execução do Centro Escolar da Carvoeira
O projeto de execução do futuro Centro Escolar da Carvoeira, em Caxarias, foi apresentado e aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 10 de dezembro. Este projeto definido pelo atual executivo camarário defende a integração do novo centro escolar na Escola Básica 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, num investimento estimado de quase 1 milhão e 700 mil euros que será agora sujeito ao respetivo processo de candidatura para obtenção de financiamento comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após fuga com condução perigosa
GNR detém dois homens por furto em empresa de Évora de Alcobaça e condução perigosa
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Benedita, deteve esta terça-feira, dia 11 de dezembro, dois homens de 21 e 38 anos, por furto em estaleiro de uma empresa e condução perigosa, na localidade de Casais de Charneca – Évora de Alcobaça. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de uma empresa, em que um funcionário surpreendeu os suspeitos, tendo estes encetado uma fuga do local, os militares prontamente efetuaram diligências no sentido de os localizar, acabando por os intercetar no IC2, junto à localidade de Candeeiros - Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Orçamento de Estado para 2019
Torres Vedras apresenta proposta de apoio
à redução tarifária nos transportes públicos
A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou uma proposta sobre o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos previsto na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2019. Pretende-se, desta forma, garantir equidade de tratamento entre cidadãos que se deslocam diariamente para Lisboa nos seus movimentos pendulares entre o local de residência e o local de trabalho ou estudo - nomeadamente entre a NUT III do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa - uma vez que os problemas de mobilidade são os mesmos ou mais agravados devido a uma oferta mais reduzida e menos diversificada, nomeadamente na Linha do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival encerra este domingo
Mais de cem pessoas no Concerto de Órgão
e Trompa do Festival de Órgão de Santarém
Mais de cem pessoas assistiram esta sexta-feira, dia 16 de novembro, ao Concerto de Órgão e Trompa, com Daniel Nunes, no Órgão e Edgar Barbosa, na Trompa, no âmbito do FÓS - Festival de Órgão de Santarém, na Igreja de S. Nicolau. Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Joaquim Ganhão, Joaquim Ganhão, responsável pelos bens culturais da Diocese de Santarém e Diretor do Museu Diocesano, e Mário Rebelo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, assistiram ao Concerto que contou com a interpretação de temas de “Quatro séculos de Música – Do Renascimento ao Romantismo”, de Manuel Rodrigues Coelho (1555-1635), a Francisco Correa De Arauxo (1584-1654), passando por George Frederic Handel (1685-1759), Camille Saint-Saens (1835-1921) e Joseph Haydn (1732-1809).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valor de 0,75 para empresas com um volume de negócios anual inferior a 150 mil euros
PSD contesta aplicação da derrama a pequenas empresas e comerciantes tomarenses
A maioria socialista do executivo camarário de Tomar aprovou a introdução de uma taxa do imposto municipal derrama em 2019 com um valor de 0,75 para empresas com um volume de negócios anual inferior a 150 mil euros, ou seja, a esmagadora maioria das empresas instaladas no concelho. O PSD manifesta, em comunicado, o seu desacordo com o fim da isenção até agora em vigor, pois “para além do impacto financeiro que terá junto das PME e comerciantes tomarenses, é um sinal que contraria aquela que deveria ser a atuação municipal junto do tecido empresarial: incentivar e apoiar.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD mobilizado para a recandidatura autárquica de Filipe Sales
Luís Marques Mendes critica “queixinhas
do presidente da Câmara” de Peniche
Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD e atual Conselheiro de Estado, foi o convidado do jantar que assinalou a apresentação dos novos órgãos da concelhia do PSD Peniche no dia 9 de Novembro. Para além dos militantes, marcaram presença muitos simpatizantes do partido e candidatos nas listas encabeçadas por Filipe Sales em 2017. Em sala cheia e num ambiente descontraído, o jantar assinalou, nas palavras do vereador do PSD, o “retomar das iniciativas públicas depois de um ano em que decidimos dar algum descanso às pessoas” porque, explicou “ninguém gosta de um estilo de campanha eleitoral permanente” nem que se ande “sempre com as eleições na boca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De pequenas empresas e particulares
Município da Nazaré oferece depósito gratuito para resíduos de construção até 1 m³
O silo das oficinas municipais da Nazaré está a receber resíduos de pequenas obras de construção e demolição. O depósito é gratuito para volumes até 1 m³, ficando as restantes quantidades abrangidas pelo pagamento de taxa em vigor. A medida surge no âmbito da política ambiental do Município e tem como objetivos fazer o encaminhamento correto de entulhos (originário de pequenas empresas e de particulares); a qualificação ambiental e reduzir custos com a recolha deste género de lixo, muitas vezes largado em matas ou terrenos públicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 2 de dezembro
Torres Novas promove Festival Gastronómico das Couves com Feijões
De 23 de novembro a 2 de dezembro, o Município de Torres Novas organiza o I Festival Gastronómico das Couves com Feijões. Esta iniciativa pretende contribuir para a afirmação e preservação de um dos pratos que compõem a gastronomia típica torrejana. Durante este período, o prato pode ser degustado em 29 estabelecimentos aderentes do Concelho de Torres Novas, sob as mais variadas formas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo conta com apresentação de Júlio Isidro
Guitarrista Phil Mendrix vai ser homenageado no Centro Cultural do Cartaxo
O guitarrista Filipe Mendes – reconhecido entre profissionais e admiradores pelo nome que adotou, Phil Mendrix –, figura incontornável da história do rock em Portugal, vai ser homenageado no Centro Cultural do Cartaxo no dia 8 de dezembro, sábado, num espetáculo com início marcado para as 21h00 e que conta com muitos amigos em palco. A sala a que Phil Mendrix trouxe, por diversas vezes, o seu virtuosismo, vai receber o espetáculo de homenagem ao músico, recentemente desaparecido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Costa
Primeiro-ministro visita hoje aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira
O primeiro-ministro visita esta sexta-feira, 9 de novembro, o aproveitamento hidroagrícola das baixas de Óbidos e Amoreira. António Costa preside à sessão de Consignação da Empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira Óbidos | Bombarral, nos Paços do Concelho do Bombarral, na qual estará também presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Luís Capoulas Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo entre o Município e o Instituto Politécnico de Tomar
Centro de Estudos em Fotografia de Tomar abre terça-feira na Casa dos Cubos
O Município de Tomar e o Instituto Politécnico local celebram no dia 20 de novembro, pelas 18 horas, o protocolo de cooperação que cria o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), que se instala no edifício da Casa dos Cubos, em Tomar. Este Centro de Estudos tem como principal objetivo aprofundar a relação antiga destas Instituições com a Cultura Fotográfica, nomeadamente através dos Arquivos Fotográficos Históricos e Contemporâneos, mas também através da formação em Fotografia no ensino superior, que já acontece no Instituto Politécnico de Tomar há mais de 30 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Azambuja e o Carregado
Plataforma EN3 promove ação de protesto
pela segurança dos peões na EN3
A plataforma EN3 é um movimento de cidadãos interessados em melhorar as condições de circulação na Estrada Nacional 3, nomeadamente no troço entre Azambuja e o Carregado onde se localizam inúmeras plataformas logísticas. Esta estrada tem sido fustigada por inúmeros acidentes, alguns com vítimas mortais. A plataforma EN3 tem desenvolvido algumas ações para que o assunto possa ser resolvido ou pelo menos minimizado. A ação mais visível aconteceu no dia 15 de maio onde iluminámos com milhares de velas as bermas da estrada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aveiro, Castelo de Bode - Médio Tejo, Ílhavo, Murtosa, Oeste e Vagos
Federação europeia certifica Estações Náuticas do Centro de Portugal
Seis estações náuticas localizadas no Centro de Portugal receberam, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, a importante certificação Estação Náutica de Portugal. A certificação foi entregue durante o Business2Sea/Fórum do Mar, encontro de três dias que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A partir de agora, as estações náuticas de Aveiro, Castelo de Bode - Médio Tejo, Ílhavo, Murtosa, Oeste (esta em vários núcleos) e Vagos estão certificadas de forma oficial, integrando uma rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre o quilómetro 33.7 e 35.8
Infraestruturas de Portugal põe traço contínuo no IC8 a pedido do Município de Pombal
A comunicação por parte da Infraestruturas de Portugal (IP), de que irá proceder à colocação de um duplo traço contínuo no troço do IC8, entre o quilómetro 33.7 e 35.8, é tida pelo presidenta da Câmara Municipal de Pombal como “um passo positivo para aumentar os níveis de segurança daquele troço”, afirmou Diogo Mateus na última reunião do Executivo. Diogo Mateus lembra que esta Comunicação é “ uma reação ao pedido que o Município tinha formalizado há quase dois meses, para que se procedessem às melhorias das marcações longitudinais no IC8”, na sequência de uma sucessão de acidentes com vitimas mortais naquela zona do itinerário complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atribuídos pela ERSAR e jornal Água & Ambiente
Águas de 16 concelhos da região conquistam selos de qualidade para consumo humano
A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e o jornal Água & Ambiente distinguiram 16 serviços municipalizados e empresas de tratamento e distribuição de água potável foram distinguidas com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano 2018". Na edição de 2018 as entidades gestoras da região premiadas com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" foram Águas da Azambuja, Águas de Alenquer, Águas de Ourém, Águas de Santarém, Águas do Lena, Águas do Ribatejo, CM de Constância, CM de Ferreira do Zêzere, CM de Marinha Grande, CM de Óbidos, CM de Pombal, CM de Sobral de Monte Agraço, Luságua Alcanena, SM de Alcobaça, SMAS de Leiria e SMAS de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
“Vinhos de Lisboa - Rua Augusta de Natal” promove produtos endógenos do Oeste
Até domingo, dia 9 de dezembro, Lisboa acolhe a 3ª edição dos Vinhos de Lisboa na edição “Rua Augusta de Natal”, uma organização da Comissão Vitivinícola de Lisboa e da Comunidade Intermunicipal do Oeste. O evento, no quais os Municípios do Oeste participam desde a primeira edição em 2016, conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa e pretende ser uma mostra das potencialidades culturais e gastronómicas deste território que beneficia da proximidade à capital. Os municípios têm oportunidade de promover os seus vinhos, a cultura, os produtos endógenos e identitários que, no conjunto, fazem desta região um destino turístico de excelência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
4º Caldas Street Food Fest traz novos conceitos de comida de rua, cocktails e doces
Começa esta quinta-feira, 6 de dezembro, ao final da tarde, a 4ª edição do Caldas Street Food Fest. Até domingo é possível conhecer e saborear novos conceitos de comida de rua, cocktails e doces, propostos pelas dezenas de foodtrucks estacionadas na Avenida 1º de Maio, bem no centro das Caldas da Rainha. O evento faz parte do Programa de Animação de Natal das Caldas da Rainha e decorre a poucos metros da árvore de Natal gigante, que é um dos elementos natalícios mais característicos da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Humorista atua dia 15 de dezembro
Salvador Martinha com a “Cabeça Ausente”
no Cine-Teatro de Alcobaça
Sábado, dia 15 de dezembro, Salvador Martinha irá apresentar o espetáculo “Cabeça Ausente”, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, pelas 21h30. Salvador Martinha está de volta para falar sobre o seu défice de atenção. Todos os dias o diálogo repete-se: -Salvador, estás a ouvir? Salvador? Salvador, não estás cá, pois não? Pronto, já estás ausente. Estavas a pensar em quê? Onde estavas? -Ah, desculpa. Não estava aqui. Cabeça ausente é um share location do seu pensamento alheado. Em que pensa Salvador Martinha quando desliga do mundo? Porque desliga tanto e ao mesmo tempo está tão ligado? Sobre medo e sobre verdade. Para rir, claro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal
Município da Marinha Grande tem nova imagem para criar identidade corporativa marinhense
A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, esclareceu que “a marca que criámos reflete a nossa identidade Marinhense no amor pela nossa terra, no orgulho pelo nosso território e pela nossa gente, na nossa capacidade de, como povo, conduzirmos o barco na linha da frente em inovação tecnológica, mas também na nossa vivência com base nos valores humanos”. Fazendo alusão “ao povo lutador e trabalhador” e ao facto deste ser “um território com identidades vincadas mas unidas por aquilo que é ser Marinhense, a presidente declarou que “somos uma terra de muita história industrial, de enorme sensibilidade social e com um largo futuro tecnológico pela frente. Temos um território limitado pelo mar mas os nossos horizontes espraiam-se sempre para além deste”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Convento de Cristo recebe mostra retrospetiva do Atelier Aires Mateus
“Aires Mateus – Arquivo 1998 – 2018”, a exposição que percorre os últimos 20 anos do Atelier Aires Mateus, inaugura no dia 23 de novembro, às 18 horas, no Convento de Cristo, em Tomar. Para esta retrospetiva, os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes, nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo. Esta exposição de Arquitectura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade Unesco, exposições dos arquitectos Souto de Moura e Carrilho da Graça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Funcionária identificada pela GNR do Valado
por furto no estabelecimento em que trabalhava
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, no dia 27 de novembro, identificou uma mulher de 21 anos, por suspeita de furto em interior de estabelecimento de restauração e bebidas, no concelho da Nazaré. Na sequência de uma denúncia por furto em interior de estabelecimento, ocorrido no dia anterior, dia 26 de novembro, em que foram levados 700 euros em numerário, uma bolsa e um cheque, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação da suspeita, funcionária do próprio estabelecimento, e na realização de uma busca a um veículo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de 15,8 milhões de euros mantém o investimento estrutural definido para o concelho
Câmara Municipal de Pedrógão Grande aprova “orçamento de rigor”
As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2019 do Município de Pedrógão Grande foram aprovadas por maioria no dia 31 de outubro, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e abstenção dos eleitos do PSD. Em relação ao Orçamento, no valor de 15,8 milhões de euros, realce para o facto de representar um aumento da receita corrente relativamente ao ano anterior de 1,36%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Limpeza da Praia da Légua acompanhada
por equipa de reportagem para TV austríaca
No dia 24 de novembro foi realizada uma ação de limpeza de praia, na praia da Légua, onde foram recolhidos 260 kg de lixo marinho com a ajuda de 20 voluntários. A iniciativa inseriu-se na programação da 10ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, uma iniciativa comunitária que decorreu de 17 a 25 de novembro e que se destina a destinada a chamar à atenção das comunidades locais e nacionais, dos consumidores, trabalhadores, estudantes e outros grupos populacionais para o problema dos resíduos urbanos e sensibilizar para a sua redução e prevenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por falta de disponibilidade orçamental
Politécnico de Leiria suspende aquisições
e cabimento de despesas
A Presidência do Politécnico de Leiria comunica que emitiu um despacho para suspensão de aquisições e cabimento de despesas, pelo facto de não ter disponibilidade de tesouraria, resultante do não reforço orçamental pelo Governo de cerca de 630 mil euros para fazer face a alterações legislativas, o que traduz o não cumprimento do acordo estabelecido com as Instituições de Ensino Superior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Mouchão, Mouriscas
Oliveira de Abrantes com 3350 anos candidata a Árvore Europeia do Ano 2019
A Oliveira do Mouchão, em Mouriscas, é finalista ao concurso nacional que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano, tendo sido indicada pela Câmara Municipal de Abrantes (CMA). A UNAC – União da Floresta Mediterrânica é o organizador do concurso nacional. O concurso da Árvore Europeia do Ano surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. Desde então, o número de países envolvidos no concurso cresceu de 5 para 13. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio garante “proveitos importantes em termos de projeção e de prestígio”
Alcobaça formaliza apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
Foi assinado esta quinta-feira, da 15 de novembro, no Parque de Negócios de Alcobaça, um protocolo de colaboração que efetiva o apoio dos Municípios de Alcobaça e Torres Vedras à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027. A assinatura decorreu no âmbito da assembleia da OesteCIM e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro. Recorde-se que em fevereiro de 2018, o Município de Leiria anunciou o alargamento da candidatura à escala regional, envolvendo autarquias, associações e instituições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agrónomo e produtor de vinhos
“Cidade Europeia do Vinho 2018” recordou Jaime Batalha Reis
Jaime Batalha Reis esteve em destaque no dia 30 de novembro, dando mote a duas atividades que decorreram no âmbito da “Cidade Europeia do Vinho 2018” em Torres Vedras. O Colóquio sobre Jaime Batalha Reis contou com moderação de António Carneiro e decorreu no Auditório dos Paços do Concelho. “Uma personagem de vulto que tem um papel importante no século XIX no nosso território, não só torriense mas também nacional”, afirmou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a sessão de abertura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paleontólogos portugueses descobrem achados em Tentúgal
Mais antigo crocodilo fóssil é português
e tem 95 milhões de anos
Uma nova espécie de crocodilo fóssil de Portugal muda o que os cientistas pensavam sobre a origem dos crocodilos. Os répteis semelhantes a crocodilos, os crocodilomorfos, existiam desde os primórdios dos dinossauros. No entanto, os verdadeiros crocodilos, pertencentes ao clado Crocodylia, como a nova espécie com cerca de 95 milhões de anos encontrada em Tentúgal, mostra que, afinal, a origem dos verdadeiros crocodilos tem mais 20 milhões de anos, segundo o estudo dos paleontólogos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola de formação dos Bombeiros de Fátima inaugurada no dia 15 de dezembro
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima inauguração a sua escola de formação este sábado, dia 15 de dezembro. Por razões de ordem logística, a sessão solene inicia às 17 horas no quartel dos Bombeiros, na avenida D. José Alves Correia da Silva, com a entrega de insígnias a Infantes e Cadetes com formatura, seguindo-se a inauguração e visita ao espaço no local onde funcionará a escola de formação, na antiga escola do primeiro ciclo da Lombo d´Égua. Após a devida readaptação e remodelação dos espaços interiores e exteriores do edifício municipal, cedido aos Bombeiros de Fátima, para este objetivo em específico, a escola de formação receberá o nome do primeiro comandante dos Bombeiros de Fátima, António da Costa Pereira, e dará formação nos níveis cadetes, infantes e estagiários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Obras no perímetro de rega da Cela avançam
a bom ritmo
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, testemunhou na manhã de sexta-feira, 7 de dezembro, o ritmo avançado dos trabalhos da primeira fase de requalificação do perímetro de rega da Cela, uma obra com um orçamento global de 10 milhões de euros, adjudicada pelo Ministério da Agricultura com recurso a fundos comunitários. A primeira fase incide sobre a rede de rega seguindo-se a melhoria das acessibilidades, a criação de um açude e de uma rede elevatória. O perímetro de rega da Cela tem uma extensão de 20 km, 8 dos quais estão já intervencionados no âmbito do respetivo projeto de requalificação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto
Mais de 300 congressistas debateram em Rio Maior a gestão nas organizações desportivas
A APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, em parceria com a Câmara Municipal de Rio Maior e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, organizaram o XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto nos dias 29 e 30 de novembro, que teve lugar no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O congresso, que na sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e da Juventude João Paulo Rebelo, centrou o debate na importância de capacitar as organizações desportivas para a importância de terem melhores gestores, colocando a formação como fundamental para garantir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com a qualidade que se exige.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Museu do Vidro celebra 20 anos com entradas gratuitas durante o mês de dezembro
O Museu do Vidro celebra, este ano, o seu 20.º aniversário, através de um programa comemorativo que decorre durante o mês de dezembro, que pretende evocar duas décadas do único espaço museológico do País dedicado à indústria vidreira. O programa comemorativo foi organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o objetivo de proporcionar ao público de todas as idades um contacto com o Museu do Vidro, a arte e a indústria vidreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Milhares de visitantes celebraram XX Mostra Internacional dos Doces & Licores Conventuais
Para celebrar os 20 anos da Mostra Internacional de Doces e Licores, preparou-se um espetáculo de vídeo mapping “Uma História Doce”, produzido pelo atelier OCUBO, e a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI. De 15 a 18 de novembro, dezenas de milhares de pessoas visitaram Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça numa forte dinâmica de promoção da marca Alcobaça e da Doçaria Conventual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Município apoia com 626 mil euros construção de quartel dos Bombeiros Voluntários de Fátima
A Câmara Municipal de Ourém aprovou um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima para a aquisição de terrenos onde será edificado o novo quartel da corporação. O documento foi aprovado na reunião de Câmara de 19 de novembro e prevê a atribuição de um apoio financeiro até 500 mil euros e a doação de um terreno camarário avaliado em 126 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a Medalha de Ouro
Bolo Rei da pastelaria Flor de Aveiro premiado no 7º Concurso Nacional de Bolo Rei
O Bolo Rei confecionado pela Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro ganhou a Medalha de Ouro do 7º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português que se realizou no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, no dia 20 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção. O Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português pretendeu ser uma forma de motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos, que permitem manter a qualidade, a tipicidade e a diferença do Bolo Rei Tradicional, além de divulgar os genuínos Bolos Rei Tradicionais Portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação de Sensibilização
Surfistas de ondas grandes frequentam ação sobre medidas de segurança na Praia do Norte
A Câmara Municipal, a Capitania do Porto da Nazaré e vários atletas de ondas grandes que se encontram na vila reuniram, no dia 26 de novembro, numa ação de sensibilização sobre a prática de surf Praia do Norte durante o inverno (de novembro até finais de fevereiro). A entrada de ondulação grande na costa atrai, cada vez mais, dezenas de atletas conhecedores das condições únicas desta praia e outros menos experientes com as correntes e a rebentação das enormes massas de água, atraídos pela espetacularidade e a possibilidade de superarem as suas metas competitivas com a ondulação proporcionada pelo canhão submarino da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia espera mais de 500 mil visitantes
Mercadinho, street food e comboio animam Natal das Caldas da Rainha
Há muito para aproveitar no Natal das Caldas da Rainha: desde a decoração, com as luzes e a árvore iluminada, ao mercadinho para fazer compras, passando pelas barraquinhas de street food onde pode fazer uma pausa e comer qualquer coisa e, ainda, para os mais novos, o comboio e o Pai Natal. O concurso para escolher a melhor árvore de Natal será já no dia 3 de Dezembro, em colaboração com as escolas da cidade, e no dia 6 começará o Mercadinho de Natal. O comboio começará a percorrer as ruas da cidade no sábado seguinte, dia 8. As barraquinhas de street food, instaladas na Av. 1º de Maio, estarão na rua entre os dias 6 e 8 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador do CDS da Câmara Municipal de Alcobaça enviou exposição à Infraestruturas de Portugal
Carlos Bonifácio alerta IP para degradação do IC2 entre o Alto da Serra e Alcoentre
O vereador do CDS da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, enviou uma exposição ao presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, dando conhecimento da mesma ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao secretário de Estado das Infraestruturas, dando conta de que “a situação em que se encontra o IC2, entre a Zona do Alto da Serra no Concelho de Rio Maior e Alcoentre no Concelho da Azambuja atingiu um patamar de degradação insustentável.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para ação social
Atlas inaugura instalações cedidas pela Câmara Municipal da Marinha Grande
A Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento inaugurou no domingo, 18 de novembro, as suas novas instalações, cedidas pela Câmara Municipal, localizadas no Edifício Ivima, na Marinha Grande. No local com a área de 60,42 m2 cedido por um período de dois anos, renovável anualmente, em regime de comodato, vai funcionar o gabinete de apoio e atendimento aos beneficiários e voluntários dos projetos “Velhos Amigos” e “Escolas Solidárias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Bandeira Azul
Pombal distinguido como Município mais Azul da Região Centro
O Município de Pombal foi distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa e Agência Portuguesa do Ambiente como o Município + Azul da Região Centro, prémio atribuído pela excelente pontuação que o município alcançou nas atividades de educação ambiental desenvolvidas na época balnear 2018. A distinção foi entregue no decorrer da reunião regional da Bandeira Azul, onde foi feito um balanço da época 2018 e foi dado início à preparação da época balnear de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Célia Sousa nomeada pela Associação cabo-verdiana “Colmeia”
Docente do IPL é Embaixadora da Boa Vontade por trabalho em prol da inclusão em Cabo Verde
Célia Sousa, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), acaba de ser distinguida como “Embaixadora da Boa Vontade da Associação Colmeia”, pelo trabalho desenvolvido em Cabo Verde em prol da Inclusão e da Acessibilidade. A docente tem vindo a colaborar com a Associação Colmeia desde 2014, tendo essa relação contribuído para que o governo cabo-verdiano considerasse a Inclusão área de desenvolvimento prioritária, estando neste momento Célia Sousa a desenvolver um projeto para a inclusão e acessibilidade, financiado pelas Nações Unidas, como consultora do governo de Cabo Verde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
“Natal na Cidade” vai ter Comboio Turístico, Pista de Gelo e Presépio de Areia
O “Natal na Cidade” é um evento organizado pelo Município de Rio Maior em parceria com a AECRM, que decorre de 1 a 26 de dezembro, e pretende envolver a comunidade na celebração da quadra natalícia, promover as potencialidades turísticas do concelho, atrair visitantes e fomentar e dinamizar o comércio local. No Jardim Municipal, teremos a Chegada do Pai Natal; Comboio Turístico; Pista de Gelo; Presépio de Areia; Mercadinho de Natal; Globo de Neve; Carrosséis; Insufláveis; Neve Artificial; Iluminação e Sonorização Natalícias e Animações Diversas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Miguel Viegas visitou Leiria, Pombal e Bombarral
Deputado do PCP no Parlamento Europeu realizou jornada no Distrito de Leiria
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, participou, no dia 17 de novembro, numa ação de contactos no Distrito de Leiria. Pela manhã, o deputado do PCP visitou o Mercado Municipal de Leiria onde contactou com a população e os vendedores daquele Mercado, junto dos quais recenseou um conjunto de opiniões relativas às insuficientes condições no Mercado Municipal de Leiria, ao impacto das grandes superfícies comerciais no comércio local do Concelho e ainda as difíceis condições de escoamento dos produtos agrícolas, que considera ser “fruto das consequências do desinvestimento da política de Direita na pequena e média agricultura e da política agrícola comum da União Europeia.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas debateram temática da Saúde no Oeste
Federação Regional do Oeste defende criação de novo Hospital do Oeste
A Federação Regional do Oeste (FRO) do Partido Socialista (PS) organizou um debate importante para a Região Oeste, com dois convidados especialistas no tema da Saúde, para partilhar conhecimentos e experiência sobre esta matéria de interesse nacional e regional. O encontro realizou-se em Torres Vedras, com a presença de Miguel Carpinteiro e Nelson Baltazar. Os socialistas e demais convidados disseram presente, dando o seu contributo e reafirmando a necessidade que é sentida há vários anos: um novo Hospital na Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria
Rede REAL lança campanha de combate
à violência doméstica
A rede REAL (Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria) foi criada em 2017 e tem como objetivo principal uma melhor articulação das respostas - a nível distrital - no combate à violência. Esta rede que reúne, de forma inovadora, Municípios e Organizações Não Governamentais em estreita articulação com a Administração Central, lançou, no dia 25 de novembro, uma campanha de combate à violência doméstica, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, sob o tema: Amar é Real! A campanha, que durará 16 dias, pretende consciencializar a comunidade para um problema transversal a todas as idades e estratos sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Marinha Grande reproduz alerta da Direção Regional de Agricultura do Centro
Praga africana afeta citrinos da Região Centro
A Câmara Municipal informa que foi detetada no concelho da Marinha Grande a praga “Trioza erytreae”, vulgarmente conhecida como “psila africana dos citrinos”, estando, por isso, proibida a comercialização de citrinos. Esta praga agrícola é provocada por um inseto picador-sugador da família “Triozidae”, originário da África subsariana, e causa danos graves nos citrinos. A Direção Regional de Agricultura do Centro emitiu um alerta para proprietários de citrinos isolados e pomares onde se estabelecem medidas de combate e controlo desta praga, salientando a proibição da entrada no país de material de propagação de citrinos provenientes de países onde seja conhecida a existência de “Tryoza eritreae” ou “psila africana dos citrinos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Sales congratula-se com bons resultados do Centro Hospitalar de Leiria
Deputado do PS acusa Fernando Costa
de denegrir imagem do Hospital de Leiria
O deputado do PS eleito por Leiria e coordenador do PS em matérias de Saúde na Assembleia da República (AR) congratulou-se com o galardão atribuído ao Centro Hospitalar de Leiria EPE, que está no ranking ‘A excelência dos Hospitais 2018’, uma avaliação realizada pela consultora Iasist. O segundo lugar foi-lhe atribuído na categoria C à frente do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures (PPP), sendo o primeiro lugar do Hospital de Cascais (também PPP). “São excelentes notícias para o distrito, sobretudo numa altura de crítica fácil ao Serviço Nacional de Saúde”, afirmou o também presidente da Federação do PS de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após denúncia pública
Município de Tomar nega responsabilidades sobre alegados maus tratos a animal
Confrontados com um conjunto de interpelações diretas, bem como de notícias em alguns órgãos de comunicação social sobre uma situação à qual o Município de Tomar é em primeira instância estranho, a Câmara Municipal de Tomar esclarece que a veterinária municipal de Tomar encontra-se há largos meses de baixa médica e que o Município não tem de momento qualquer relação contratual com outro veterinário, socorrendo-se da indicação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária quando estão em causa assuntos de sua competência, estando a desenvolver procedimentos para contração de novo técnico desta área para as matérias de competência municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de novembro a 6 de janeiro
Torres Vedras e Santa Cruz recebem campanha de Natal dirigida ao Comércio Tradicional
De 23 de novembro a 6 de janeiro, o programa “Este Natal a rua é sua! Compre no Comércio Tradicional” convida toda a família a vivenciar o espírito natalício que se faz sentir nas ruas de Torres Vedras e Santa Cruz. Música, teatro, oficinas, iluminação de Natal e dança são algumas das iniciativas que dão forma a este programa que irá animar as ruas destas duas localidades. Ao longo do mês de dezembro, as Bandas Filarmónicas do Concelho vão desfilar pelo centro histórico de Torres Vedras, levando a música até ao coração da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda-feira, 3 de dezembro, na ESTG
IPL recebe 'encontro com cidadãos' para falar dos desafios da União Económica e Monetária
O Politécnico de Leiria recebe segunda-feira, 3 de dezembro, entre as 11h00 e as 12h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o “Encontro com os cidadãos” que debate “Os desafios da União Económica e Monetária”. A iniciativa, que promove o debate em torno do futuro da Europa, conta com a participação de Maria João Rodrigues, deputada do Parlamento Europeu, e Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego
Auditório da Batalha recebe apresentação
da nova fase do programa de apoio SI2E
A apresentação pública do balanço da primeira fase do SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, bem como o lançamento da segunda fase do referido programa terá lugar sexta-feira, 23 de novembro, às 17h no Auditório Municipal da Batalha. O SI2E é um programa que visa estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e, por essa via promover, o desenvolvimento e a coesão económica e social do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Engenheiro silvicultor e investigador
Câmara de Alcobaça celebra o nascimento
de Joaquim Vieira Natividade com 2 atividades
Para assinalar a data de nascimento de Joaquim Vieira Natividade e os 50 anos da sua morte, a Câmara de Alcobaça promove, duas atividades para relembrar uma das mais ilustres personalidades do século passado que muito honra a memória alcobacense. Uma personalidade ímpar do mundo científico, um humanista empreendedor que se tornou numa marca de exigência e de excelência que perdura na nossa memória coletiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Óbidos
Painéis de S. Vicente restaurados estão de volta ao Museu Municipal de Óbidos
Terminou, no dia 6 de novembro, a segunda fase da recuperação do património móvel de Óbidos ao abrigo do protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Óbidos, com o regresso dos "Painéis de São Vicente", de oficina de Garcia Fernandes, ao acervo do Museu Municipal de Óbidos. A intervenção nas seis tábuas referentes ao antigo retábulo da Capela de São Vicente (atual Igreja de São João Baptista/Museu Paroquial) permitiu resolver problemas de união da diferentes tábuas de pintura sobre madeira, através de novos elementos de fixação, na parte de trás, bem como, a retificação das junções e limpeza e consolidação da camada cromática, derivada da progressiva separação das tábuas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para patrulhamento da costa
Mercedez-Benz associa-se à Nazaré no reforço do conceito de destino seguro
A reputada marca alemã Mercedes-Benz voltou a associar-se à Nazaré numa iniciativa dedicada à segurança, com a cedência de uma pick-up Classe X totalmente adaptada às necessidades da equipa de nadadores-salvadores. O acordo, celebrado entre a Nazaré Qualifica e a Mercedes-Benz Portugal, com validade até à abertura da próxima época balnear (2019), visa o reforço de meios da equipa que efetua o patrulhamento da praia durante o inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 15 de dezembro
Porto da Nazaré recebe ação para pescadores sobre os riscos da exposição prolongada ao sol
Decorre este sábado, 15 de dezembro, às 10h00, no Armazém 33 do Porto da Nazaré, uma ação de sensibilização para a “Prevenção de comportamentos de risco de exposição solar”, dirigida à comunidade piscatória. Para além das explicações dos riscos pela exposição prolongada e desprotegida aos raios solares, serão realizados rastreios de pele e avaliação dos riscos. A participação na ação é gratuita, mas obriga à inscrição, junto do Capmar: capmar@cm-nazare.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até ao dia 21 de janeiro
Edição 2018 do Orçamento Participativo de Pombal arranca dia 12 de dezembro
A edição 2018 do Orçamento Participativo (OP) de Pombal arranca este dia 12 de dezembro com a fase de apresentação de propostas, que decorre até ao dia 21 de janeiro de 2019. Com o arrancar desta nova edição, o Município mantém a sua aposta na promoção do OP como forma de promover uma cultura de participação e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento e no futuro do concelho, assumindo-se o OP como um projeto que incentiva e fomenta a participação para uma cidadania ativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em resposta a notícia da TVI
Centro Hospitalar de Leiria desmente abandono de família com criança falecida
Face à notícia veiculada na TVI quarta e quinta-feira, 12 e 13 de dezembro, e noutros meios, a propósito do falecimento de uma criança no Centro Hospitalar de Leiria, o Conselho de Administração classifica como falsas as declarações presentes na peça da estação televisiva, tendo já sido publicamente desmentidas pelo diretor do Serviço de Pediatria, no dia 13 de dezembro ao meio-dia, em conferência de imprensa, e pela família, através das redes sociais e junto dos serviços do CHL, demarcando-se da reportagem;
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com “Te Deum”, de Marc-Antoine Charpentier
Orfeão de Leiria celebra Natal com atuação dos Coros na igreja do Convento da Portela
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes vai oferecer à cidade um concerto de Natal com a Orquestra Sinfónica de Leiria, o Coro do Orfeão de Leiria e ainda o Coro de Câmara também do Orfeão, que levarão o “Te Deum” de Marc-Antoine Charpentier, à igreja do Convento da Portela (Franciscanos), em Leiria. O concerto, que acontece no próximo domingo, dia 16 de dezembro, às 16h00, tem entrada gratuita e terá também transmissão na rádio Antena 2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concorreram cerca de 140 contos, num concurso aberto a autores lusófonos
Vanessa Mendes Martins vence 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho
Foi tornado público, no passado dia 1, o elenco de vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, atribuído pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Associação Gritos da Minha Dança, entidade detentora da memória da escritora e da Casa Museu Fernanda Botelho, localizada na aldeia da Vermelha, no Concelho do Cadaval. Os autores dos contos laureados são oriundos de Portugal e Brasil. Na categoria de adultos, o conto vencedor do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho foi atribuído ao conto “Espelho”, de Vanessa Mendes Martins, Condeixa-a-Nova (Portugal) . Na categoria juvenil, o conto vencedor foi “Carta de uma joaninha – Morte em Troia”, de Maria Ferreira de Andrade, Estoril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do deputado José Luís Ferreira
PEV insiste na requalificação da EN 238
entre Sertã, Ferreira do Zêzere e Tomar
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, sobre o estado de degradação e perigosidade da Estrada Nacional 238 (EN 238), a principal ligação da Sertã com Ferreira do Zêzere e Tomar, uma via que é utilizada diariamente, sobretudo, por veículos de transportes de mercadorias, mas também de passageiros, onde têm ocorrido sucessivos desmoronamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto OesteSustentável com evitando 3,59 ton de CO2
Iluminação LED permite à ESAD em Caldas da Rainha poupar mais de mil euros por ano
A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, em parceria com o IPL no âmbito do projeto “LEDifícios do Oeste” conduziu à instalação de lâmpadas LED na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha. Através desta medida, 11 dos municípios do Oeste já possuem edifícios dotados de equipamentos de iluminação eficientes. Esta intervenção permite uma poupança estimada de 8657 kWh/ano, evitando cerca de 3,59 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual 1164,10 euros para o Município de Caldas da Rainha e uma redução de 63% nos custos correspondentes com eletricidade tendo um retorno do investimento municipal na ordem dos 15 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal cria Programa Revitalizar e Rejuvenescer
Torres Vedras aprova benefícios fiscais
para jovens que adquiram imóveis nas ARU
O executivo municipal de Torres Vedras aprovou, no dia 14 de novembro, em Reunião de Câmara, o Programa Revitalizar e Rejuvenescer – PR2. Este programa visa atrair jovens para as Áreas de Reabilitação Urbana – ARU do concelho de Torres Vedras, através do alargamento dos incentivos fiscais ao nível do Imposto Municipal sobre Imóveis - IMI, do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis - IMT e das taxas urbanísticas. Os benefícios abrangem os indivíduos entre os 18 e os 35 anos que adquiram prédios urbanos que sejam objeto de ações de reabilitação, em zonas do concelho de Torres Vedras já reconhecidas, ou a ser reconhecidas, como ARU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes
Livro “Leiria – Cidade e Diocese” premiado pela Academia Portuguesa da História
A Academia Portuguesa da História acaba de distinguir com vários prémios dez obras de autores nacionais editadas em 2018. Entre elas conta-se “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”, da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes, que foi contemplado com o Prémio História Francisco da Gama Caeiro, no valor de 1.500 euros. Este trabalho de 224 páginas, em formato A4 e capa dura, é uma edição da Textiverso, editora de Leiria, n.º 45 da sua colecção “Tempos & Vidas”, com data de Maio de 2018, e foi apresentado no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria, no dia 26 de Maio de 2018. Constitui uma “Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Restauração da Diocese, 1918-2018”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novas ferramentas de teste e medida são essenciais para que o 5G arranque em 2019
Investigadores do IPL concluem: dispositivos rádio atuais não servem exigências da rede 5G
Os dispositivos rádio atuais não suportam os requisitos da rede de quinta geração (5G), concluiu uma equipa de investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT) do Politécnico de Leiria. «Testes e medidas condicionam avanços nos telemóveis e estações base da 5G das comunicações móveis, prevista para 2019. Novos equipamentos e metodologias de teste são determinantes para o sucesso das redes 5G», defende a equipa. A rede 5G oferece maior conetividade e velocidades mais rápidas, porém precisará de novos equipamentos (telemóveis) e estações base para que o utilizador possa usufruir dela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volta Nacional do Secundário passou pelo Oeste
JSD pesa mochilas dos alunos da Região Oeste e propõe aulas mais digitais
No dia 5 de novembro, a Volta Nacional do Secundário da Juventude Social Democrata marcou presença no Oeste, nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Lourinhã e Torres Vedras, visitando o Externato João Alberto Faria, Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, Escola Secundária Madeira Torres e a Escola Secundária Henriques Nogueira. Numa iniciativa designada “Não estás farto de andar com os livros às costas?”, a JSD pesou as mochilas dos alunos de todas as escolas em que passou, com o intuito de procurar saber qual é a média de peso que os alunos carregam às costas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de dezembro
Feira dos Pinhões traz a tradição ao Cadaval
no feriado consagrado à Imaculada Conceição
A tradicional feira dos pinhões regressa ao Cadaval dia 8 de dezembro, sendo esta a mais participada das feiras locais, em termos de feirantes e de visitantes, oriundos de dentro e fora do concelho. Nesse feriado nacional religioso acontece, em paralelo, a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, com atividades junto ao recinto da feira. A Feira dos Pinhões, também designada Feira 8 de Dezembro ou Feira de N. Sra. de Conceição, regressa ao Cadaval no feriado religioso consagrado à Imaculada Conceição, decorrendo das 8h00 às 17h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gel Pack é um produto biodegradável
Empresa testa em Pombal agente retardante para sistemas aéreos de combate aos incêndios
A Nemoto Portugal, em parceria com a lluka College, empresa sediada no Japão, e com a colaboração do Município de Pombal, agendou a demonstração de um novo agente retardante biodegradável a ser utilizado em sistemas aéreos de combate aos incêndios, para o dia 14 de dezembro, no Pavilhão da Expocentro em Pombal. Recorde-se que nos últimos anos se tem verificado um aumento significativo do número de ocorrências de incêndios florestais, bem como da dimensão da área ardida. As condições meteorológicas constituem parte integrante do comportamento dos incêndios. É expectável um agravamento no futuro destas condições, principalmente nas regiões do mediterrâneo, como é o caso do nosso território continental, assim como Espanha, ltália e Grécia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Nuno Figueiredo recebe Prémio Nacional
de Poesia Actor Mário Viegas
O poeta e ficcionista Nuno Figueiredo, recebeu, no dia 10 de novembro, o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, atribuído pelo Centro Cultural Regional de Santarém, pela obra “Epifanias”, que mereceu a preferência do júri da quarta edição deste Prémio instituído para obras inéditas, no domínio da poesia, contou com 243 obras concorrentes, oriundas de Portugal, Brasil, França, Reino Unido e São Tomé e Príncipe. O júri, presidido por Tiago Torres da Silva, da Sociedade Portuguesa de Autores, e que conta ainda na sua constituição com Manuel Freire, Vicente Batalha, Domingos Lobo e Maria da Purificação, destaca o “estilo de escrita inovador” de Nuno Figueiredo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Liga Europeia e Euro feminino de clubes
Futebol de praia na Nazaré distinguido
com prémio “Melhor Evento do ano”
O evento Nazaré Euro Beach Soccer League e Euro Women's Beach Soccer Club em 2018 foi distinguido com o prémio do Melhor Evento do Ano pela Beach Soccer. “O investimento no futebol de praia tem sido bem-sucedido, quer na dinamização económica do concelho, quer na afirmação nacional e internacional, quer na promoção deste desporto fantástico”, diz Walter Chicharro sobre o prémio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de novembro
Campanha Black Friday promove bilhetes Óbidos Vila Natal a metade do preço
No dia 23 de novembro, pode aproveitar a oportunidade de adquirir bilhetes com um desconto de 50 por cento. Esta campanha é exclusivamente para a compra online dos ingressos, com o máximo de 4 (por compra), e a promoção incide sobre o bilhete geral do evento. Na sua XIII edição, o Óbidos Vila Natal oferece aos seus visitantes momentos de magia, música, circo comédia, teatro e marionetas, com várias sessões de espetáculos ao longo do dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No edifício que foi sede do CRIO - Centro de Recuperação Infantil Oureense
Nersant e Município Oureense celebram contrato de empreitada para a Startup Ourém
A Câmara Municipal de Ourém celebrou no dia 7 de novembro, o contrato de empreitada de obras públicas referente ao início dos trabalhos para a criação da Startup Ourém, parceria entre a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Município. Recorde-se que a Nersant e o Município de Ourém assinaram no dia 20 de junho um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Vamos Iluminar Óbidos” com a participação especial dos Anjos
Árvore de Natal de 9 m inaugurada em Óbidos com 80 mil leds de luz
O Município de Óbidos convida toda a população a vir acender as luzes de Natal da Vila de Óbidos, a 16 de dezembro, pelas 19 horas, na Porta da Vila. Naquele que será um momento repleto de magia, a comunidade é convidada a formar um cordão humano, trazendo a sua própria luz (uma vela, lanterna, tocha…), para simbolicamente acender os mais de 80 mil leds de luz, distribuídos pela árvore de Natal de 9 metros, pela muralha do Castelo e pelo trilho mágico da Rua Direita, até à entrada do recinto do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
20 mil pessoas passaram no Pavilhão Multiusos da Expotorres
Inovação marcou a 15ª edição das Festas
da Cidade de Torres Vedras
A 15ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras decorreu entre 27 de outubro e 11 de novembro com um programa que integrou 80 atividades em áreas como cultura, desporto, vinhos e gastronomia. A edição deste ano contou com várias novidades, em que se destaca o formato renovado das Tasquinhas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas.” No que toca à animação musical, o destaque foi para as atuações de Miguel Gameiro e Fábia Rebordão. A aposta neste formato das Festas da Cidade vai continuar, com a edição do próximo ano a contar com as atuações de Susana Félix e Raquel Tavares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca convida comerciantes para reunião de trabalho
Câmara propõe criação da Associação
de Comerciantes do Concelho do Cartaxo
Para encerrar o ciclo de reuniões que decorreram este ano em todas as freguesias, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo volta a convidar comerciantes para trabalho conjunto. Balanço das oito reuniões, freguesia a freguesias, criação da Associação de Comerciantes do Concelho do Cartaxo e animação de Natal, vão estar na ordem de trabalhos da reunião. Pedro Magalhães Ribeiro convidou os comerciantes de todo o concelho para uma reunião de trabalho a decorrer no Centro Cultural, no dia 20 de novembro, terça-feira, às 21h00. Na ordem de trabalhos estarão a criação de uma associação de comerciantes do concelho, a recolha de propostas para a construção de um programa de animação de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
32ª edição
Feira do Livro regressa a Constância
de 20 a 25 de novembro
A Feira do Livro vai voltar a Constância já na próxima semana, de 20 a 25 de novembro, um evento que terá lugar no Cineteatro Municipal, organizado pelo município, através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill. Centenas de livros, Contadores de Histórias, Encontros com Escritores e com Ilustradores, Teatro, um Workshop para famílias, entre muitos outros eventos farão da 32ª edição da Feira do Livro mais um grandioso evento cultural do concelho de Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na abertura do ano letivo
IPL anuncia como prioridade alterar designação para Universidade Politécnica de Leiria
Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, afirmou ser o desígnio para a instituição, e que «se tivesse uma única prioridade, seria a da alteração da designação para Universidade Politécnica de Leiria», para uma denominação «condizente com a missão e plenitude funcional do Politécnico de Leiria, determinante e diferenciadora, sem preconceitos». Na sessão solene de abertura do ano letivo, Rui Pedrosa deixou ainda claros os vários constrangimentos de ordem orçamental que poem em causa a sustentabilidade da instituição, nomeadamente um deficit orçamental para 2019 fruto das alterações legislativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Centro Hospitalar ministra curso de suporte avançado de vida em Insuficiência Cardíaca
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) disponibiliza o curso de Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca (SAVIC), promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), e que integra um programa nacional para formação médica no âmbito da Insuficiência Cardíaca. O curso, frequentado por 21 médicos de Medicina Interna e de Cardiologia do CHL, consiste numa formação prática, com o objetivo principal de sistematizar procedimentos para melhorar o tratamento daquela doença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No encerramento do projeto de Internacionalização da Rede de Centros de Alto Rendimento
Ministro da Educação preside em Rio Maior
a sessão sobre Centros de Alto Rendimento
A Fundação do Desporto promove na sexta-feira, dia 16 de novembro, no Rio Maior Sports Centre, dois eventos (CAR). Durante a manhã, na “Sessão de Encerramento Institucional do Projeto” estarão presentes o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, estando também presentes muitos convidados internacionais, especialistas na gestão e promoção internacional de Centros de Alto Rendimento. Ao longo da manhã, em várias comunicações, vão intervir alguns responsáveis dos CAR, abordando as estratégias futuras para o processo de promoção e divulgação internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com dois projetos desenvolvidos no âmbito da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
Estudantes do Politécnico de Leiria integram os 11 finalistas dos Prémios PlayStation 2018
“Keg Wars” e “Advanced Override” são dois dos 11 jogos finalistas dos Prémios PlayStation 2018, desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria. Os dois jogos dos estudantes da ESTG serão apresentados ao júri final do concurso da PlayStation, bem como à imprensa especializada e ao público em geral no espaço PlayStation, durante a Lisboa Games Week, na FIL, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho
Especialistas internacionais focam importância do enoturismo no Museu do Vinho de Alcobaça
Uma das conclusões extraídas do Colóquio Ibero-americano de Património Cultural do Vinho, no dia 10 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça, sob o tema “Enomemórias & Enoturismo: Os Territórios Culturais do Vinho. Paisagem, Museus, Comunidade” foi que os diversos agentes envolvidos no setor (entidades governamentais, produtores e operadores turísticos) devem saber trabalhar em concertação para valorizar e rentabilizar o chamado enoturismo, dado ser o vinho um dos maiores patrimónios nacionais. Outra conclusão foi que esta vertente do setor turístico, em exponencial crescimento a nível global, depende da capacidade e no investimento na preservação do património vinhateiro que cada região consegue realizar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Baltazar Gomes Figueira é o autor do retábulo
Bombarral recebe conferência e exposição sobre o recém-restaurado Retábulo de São Brás
Realiza-se no dia 7 de dezembro de 2018, pelas 15h, no Auditório Municipal do Bombarral, uma conferência proferida pelo historiador de arte Vítor Serrão, intitulada "Baltazar Gomes Figueira e Josefa d'Óbidos: Da génese ao esplendor da pintura protobarroca no Bombarral", a que se seguirá a inauguração da exposição homónima no Museu Municipal do Bombarral (Palácio Gorjão), que contará com o mencionado retábulo e ainda com a pintura "Santa Justa e Santa Rufina" de Josefa d'Óbidos, pertencente à Capela da Columbeira (Bombarral).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Nacional de Exposições recebeu a Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios
Avisan trouxe 19 mil visitantes a Santarém
A Avisan - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que se realizou no Centro Nacional de Exposições em Santarém, entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, recebeu 19.000 visitantes. O evento registou a presença de 88 expositores diretos e reuniu exemplares das mais variadas espécies, entre aves, répteis, animais domésticos, exóticos e recebeu exposições internacionais de cães e gatos. Com a presença de criadores nacionais e internacionais, a Avisan foi um ponto de encontro de milhares de visitantes e contou com uma programação diversificada, atrativa e representativa do sector.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terça-feira, 4 de dezembro
Ministro da Administração Interna entrega mais de 50 viaturas à GNR na Batalha
O Largo da Vitória, junto à entrada principal do Mosteiro da Batalha, recebe esta terça-feira, 4 de dezembro, às 10h30, a cerimónia de entrega de 52 viaturas destinadas às componentes do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente) e GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR. A cerimónia será presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do comandante-geral da GNR, tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Enguia europeia é uma espécie considerada em perigo
GNR detém quatro pescadores na Nazaré
por pesca ilegal de meixão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental das Caldas da Rainha, deteve, dia 4 de dezembro, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 32 e 42 anos, por pesca ilegal de meixão, no concelho da Nazaré. No âmbito de ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram quatro indivíduos, em flagrante delito, a procederem à pesca desta espécie através do manuseamento de uma arte de pesca intitulada “capinete ou arca”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 7 de dezembro
Município de Alcobaça promove sessão de homenagem a Vítor Martins e Cavém
No dia 7 de dezembro, pelas 17h00, o Município de Alcobaça irá promover uma sessão de homenagem Vítor Martins e Cavém, duas referências históricas nacionais ligadas ao concelho de Alcobaça que representaram o S.L. Benfica e a seleção nacional. Vítor Martins, natural de Alcobaça, foi seis vezes campeão nacional pelo S.L. Benfica, conquistou duas Taças de Portugal e foi internacional A por Portugal em diversas ocasiões. Trabalha atualmente ao serviço do clube da Luz na área de prospeção de mercado. Domiciano Cavém nasceu em Vila Real de Santo António mas residiu e trabalhou em Alcobaça durante vários anos, tendo falecido em 2005.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na antiga Escola Prática de Cavalaria
Ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém aprovada pelo Alentejo 2020
Foi aprovada mais uma candidatura, ao Alentejo 2020, do Município de Santarém, para a requalificação e adaptação de um edifício permitindo a ampliação do Centro de Inovação Empresarial de Santarém (CIES) no montante de 117 841,08 (financiado pelo FEDER a 85%). Com a prossecução deste investimento o CIES contará com novos espaços: 12 salas de incubação com áreas a variar entre 10,42 e 29,58 m2; 1 auditório com capacidade de 80 lugares; 2 salas de formação com capacidade de 30 pessoas/sala e será uma resposta à procura crescente de novos espaços de incubação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junta de Freguesia de Abrã recebe 2ª sessão a 23 de novembro
Abitureiras é a segunda freguesia do concelho de Santarém a conhecer a Carta Arqueológica
A Junta de Freguesia de Abitureiras acolheu esta noite, dia 9 de novembro, a Sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Abitureiras. A Carta Arqueológica, apresentada por António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém que lidera a equipa que nos últimos anos realizou o levantamento que permite a apresentação da Carta Arqueológica de Santarém que identifica 461 sítios arqueológicos, contou com a participação de António Silva Branco, presidente da Junta de Freguesia e restantes membros do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Viatura com 20 anos está em excelentes condições de funcionamento
Câmara da Batalha doa autocarro ao Município de São Miguel em Cabo Verde
A Câmara da Batalha vai doar ao Município de São Miguel, localizado na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, uma viatura de transporte de passageiros, nos termos da decisão tomada unanimemente, em Reunião de Executivo. Com a oferta desta viatura, que apesar de ter cumprido cerca de duas décadas de serviço de transporte de alunos deste concelho, se encontra em excelentes condições de funcionamento, a Câmara da Batalha pretende consolidar os laços de cooperação e amizade com o Município de São Miguel, num processo de reforço das relações institucionais encetada em 2016, através da subscrição de um protocolo de colaboração entre as duas autarquias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No auditório do Hospital de Santo André
Centro Hospitalar de Leiria dinamiza primeiras Jornadas de reabilitação cardíaca e respiratória
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza esta segunda-feira, 19 de novembro, a no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, as primeiras Jornadas de Reabilitação Cardíaca e Respiratória, com o tema “Continuidade de seguimento nos Cuidados de Saúde Primários”, e que pretende fortalecer a ligação entre os cuidados diferenciados hospitalares e os cuidados de proximidade. Organizadas pelos serviços de Medicina Física e de Reabilitação, Cardiologia e Pneumologia, as jornadas abordarão temas como os programas de reabilitação cardíaca e de reabilitação respiratória do CHL, o exercício físico no doente cardíaco, a educação para a saúde do doente com doença pulmonar obstrutiva crónica, a ansiedade no doente respiratório, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diretor de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria
João Morais eleito presidente da Federação
das Sociedades de Cardiologia lusófonas
João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), foi recentemente eleito presidente da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa, para um mandato de um ano até setembro de 2019. «Liderar esta Federação é um motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade, já que transporto a bandeira da lusofonia», revela João Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Candidatura da Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede já foi aprovada
O Município de Santarém viu aprovada mais uma candidatura ao Alentejo 2020, no domínio da Competitividade e Internacionalização, para o Projeto “Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede”. O valor elegível apurado (987.281,20) tem uma comparticipação FEDER no montante de 839.189,02. A candidatura “Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede” preconiza um investimento localizado no Norte do Concelho de Santarém numa área de intervenção de aproximadamente 56,5ha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Num espirito construtivo e de confiança com o trabalho desenvolvido pelo Executivo
Orçamento municipal de Porto de Mós aprovado sem qualquer voto contra
Decorreu na sexta-feira, 30 de novembro, a Assembleia Municipal, com o objetivo de discutir e votar o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2019, assim como discutir e votar os Acordos de Execução e Contratos Interadministrativo entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia. O Orçamento apresentado, no valor de 21.333.087€ representa um aumento superior a 300 mil euros, em relação a 2018. Este aumento deve-se, essencialmente, a um crescimento na receita, ao nível dos impostos diretos, como o IMI e o IMT, assim como um aumento das transferências do Estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 9 de dezembro, a partir das 17h00
Alunos do Orfeão de Leiria organizam concerto de Natal no Teatro José Lúcio da Silva
Os alunos da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), a partir das 17h00 do dia 9 de dezembro, para celebrar a quadra festiva com um concerto de Natal. O espetáculo conta com a participação de todos os alunos da EMOL, e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na instituição pelos jovens talentos ao longo dos últimos meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para utilizadores a partir dos 5 anos
Câmara de Santarém disponibiliza Pista de Gelo natural no Jardim da Liberdade
Santarém disponibiliza este ano uma Pista de Gelo natural, de utilização gratuita, para aprendizes, entusiastas ou “mestres” das pistas de gelo, dos 5 anos de idade, inclusive, até à anciania. Até agora, já passaram mais de mil utilizadores pela Pista de Gelo. Esta Pista de Gelo natural, montada no Jardim da Liberdade, até dia 31 de dezembro, está aberta a todos os que, de forma ordeira queiram usufruir dela, nesta quadra Natalícia, e funciona de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 19h00, e às sextas e sábados, das 10h00 às 22h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, encerra às 15h00. A Pista está fechada no Dia de Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Violência no namoro debatida nas escolas do concelho de Alcobaça
Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 novembro), o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD) da Câmara Municipal de Alcobaça realizou no Externato Cooperativo da Benedita (23 de novembro) e na Escola Secundária Inês de Castro - ESDICA (26 de novembro) ações de informação e de sensibilização sobre Violência Doméstica e Violência no Namoro, para cerca de 500 alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio “Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional”
Campanha do Turismo do Centro triunfa nos Prémios Internacionais de Viagem e Turismo
A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International Travel & Tourism Awards”, atribuídos em Londres. A campanha recebeu o Gold Award, equivalente ao primeiro lugar, na categoria “Best National Tourism Board / Destination Marketing Organisation Campaign” (Melhor Campanha de Entidade Turística ou de Destino Nacional). A candidatura do Turismo Centro de Portugal derrotou concorrentes tão fortes como os Estados Unidos. A gala de atribuição de prémios decorreu na noite de terça-feira, 6 de novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR recupera material furtado em residência
de Aljubarrota
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, no dia 10 de novembro, identificou dois homens, com 29 br>e 34 anos, por suspeita de furto em interior de residência, no concelho de Aljubarrota. No seguimento de uma denúncia por furto em interior de residência, os militares encetaram diligências que culminaram na identificação dos suspeitos e na localização dos bens furtados no interior de um armazém, tendo sido realizada uma busca ao seu interior e posteriormente à residência de um dos suspeitos. Este ação permitiu apreender e recuperar diversos armários, bancadas, eletrodomésticos de cozinha, um corta-relvas e três candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apreendidas 2 302 doses de heroína, 177 de haxixe e 166 de cocaína
GNR detém sete pessoas em Leiria por tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve, no dia 12 de novembro, sete homens com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos, por tráfico de estupefacientes e por posse de armas proibidas, no concelho de Leiria. No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há oito meses, foi dado cumprimento a cinco mandados de buscas domiciliárias e sete em veículos, que resultaram na apreensão de 2 302 doses de heroína, 177 doses de haxixe, 166 doses de cocaína, 31 doses de liamba, seis veículos, três armas de fogo, 61 munições, 12 telemóveis, nove artigos em ouro, oito televisões, dois tablets e duas consolas, duas balanças de precisão, uma câmara de filmar e 10.686 euros em numerário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cabo Verde
Câmara da Marinha Grande coopera com Loja Social no Tarrafal
Os vereadores da Câmara Municipal do Tarrafal, de Cabo Verde, Eva Lopes e David Soares, estiveram na Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, no dia 7 de novembro. Os autarcas reuniram com o adjunto da presidente da Câmara da Marinha Grande, Raul Testa, com o chefe da Divisão de Desenvolvimento para a Cidadania, Pedro Jerónimo, e técnicos da autarquia. Esta visita inscreveu-se na iniciativa da Câmara do Tarrafal de manutenção de contactos regulares com os Municípios com quem mantém relações de amizade e de cooperação, em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com ofertas para clientes nos dias 15 e 17 de novembro
Bricomarché reabre nas Caldas da Rainha
O Bricomarché das Caldas da Rainha reabre no próximo dia 15 de novembro com um novo conceito de loja, mais adaptado às necessidades dos seus clientes. A loja do Bricomarché das Caldas da Rainha vai festejar a reabertura com todos os seus clientes através de duas ofertas surpreendentes. No dia 15 deste mês, todos os clientes que realizem compras nesta superfície comercial serão surpreendidos com a oferta em talão da totalidade do valor do IVA dos produtos adquiridos. No dia 17 de novembro, por cada 100€ de compras a loja irá oferecer 20€ em talão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votos do PSD foram suficientes
Câmara de Pombal aprova orçamento de 38,3 milhões de euros para 2019
A Câmara Municipal de Pombal aprovou por maioria (PSD), com os votos contra dos vereadores da oposição (NM-PH e PS), o orçamento para 2019 no valor de 38,3 milhões de euros, documento que será agora remetido à Assembleia Municipal para apreciação e votação. A proposta apresentada apresenta uma poupança corrente de 7.7 milhões de euros, que resulta da arrecadação de uma receita corrente de 33 milhões de euros, em contrapartida de uma despesa corrente de 24 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha inicia ações de formação
em Moçambique e Açores
O Teatro da Rainha inicia, entre 18 de novembro e 7 de dezembro, duas acções de formação: em Moçambique, numa parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, e nos Açores, Ilha Terceira, em colaboração com a CrossOver, na Escola Tomás de Borba. Moçambique é o retomar do fio de acções anteriores, o Teatro da Rainha vai fazer em Maputo, com alunos do Curso de Teatro da Universidade Eduardo Mondlane e as Companhia de Teatro Locais, um projecto duplo sobre escritas: uma Oficina de Escrita Teatral, orientada por Joseph Danan e Luís Varela e uma Oficina de Encenação orientada por Fernando Mora Ramos e António Afonso Parra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL aposta em projetos de cooperação além-fronteiras
Politécnico de Leiria promove projetos de inclusão em Cabo Verde e no Brasil
O Politécnico de Leiria está a promover as boas práticas para a inclusão social além-fronteiras, através da equipa do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, que está em Cabo Verde. Célia Sousa, coordenadora do CRID, considerado um modelo de boas páticas internacional no que toca a inclusão, sendo-lhe reconhecido um know-how e trabalho feito únicos a favor da sociedade, está em Cabo Verde como consultora do governo cabo-verdiano, a dar formação a docentes, em tecnologias de apoio na educação inclusiva, no âmbito de um projeto para a inclusão e acessibilidade financiado pelas Nações Unidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro de Artes Plásticas “Times and Movements of the Image”
IPL e UNL promovem conferência internacional centrada na imagem em movimento
“Times and Movements of the Image” é o mote para a conferência internacional de Artes Plásticas, que a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa dinamizam nos dias 15 e 16 de novembro. Este encontro promete apresentações que mostram as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, discussões sobre a questão da perenidade do projeto artístico e a imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem esquecer a relação com as disciplinas artísticas mais tradicionais, como a pintura, o desenho e a escultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de Pedro Filipe Soares entende que documento podia ser mais ambicioso
Líder parlamentar do BE faz em Torres Vedras balanço positivo do Orçamento de Estado
O Bloco de Esquerda de Torres Vedras, organizou no dia 24 de novembro na sua sede, um debate sobre o tema “Orçamento de Estado de 2019 - O que quer o Bloco?”. O debate contou com a presença de Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco e membro da Mesa Nacional, que procurou esclarecer os presentes sobre muitas das medidas já conquistadas pelo partido para o Orçamento de Estado do próximo ano, bem como muitas outras em cima da mesa e ainda em discussão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Posto Territorial da GNR de Caldas da Rainha
Jovem detido por violência doméstica e posse ilegal de arma nas Caldas da Rainha
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, no dia 23 de novembro, deteve um homem, de 28 anos, pelo crime de violência doméstica e posse ilegal de arma, no concelho de Caldas da Rainha. No âmbito da investigação pelo crime de violência doméstica, que decorre desde o mês de agosto, onde o suspeito agredia fisicamente a companheira, também de 28 anos, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e realizada uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de uma caçadeira de calibre 12, para a qual o suspeito não tinha licença de uso e porte de arma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Grupo Fatias de Cá organiza passagem de ano com teatro na Destilaria da Brogueira
O grupo de teatro Fatias de Cá fará, como habitualmente, a sua passagem de ano na Destilaria da Brogueira, em Torres Novas e convida os espectadores a juntarem-se à festa e a entrarem em 2019 a ver teatro. Serão apresentadas cenas de Os Relvas (segundo Alves Redol), antecedidas por um jantar. Sobre a peça: Os Relvas, senhores de vastas propriedades de lavoura e de vastas gentes no Ribatejo, com as suas quezílias familiares, romances proibidos e intrigas contra a indústria, são apanhados no remoinho trágico que desembocará no regicídio e na implantação da República Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12.ª Grande Exposição de Presépios da Vila das Gaeiras
Presépios da Terra Santa feitos em madeira de oliveira são novidade em Óbidos
São, ao todo, mais de 1800 presépios, de 85 expositores, que irão estar expostos na edição de 2018 da Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras. Este ano, uma das novidades é a exposição de “presépios, feitos por famílias cristãs, da Terra Santa, em madeira de oliveira”, anuncia a Junta de Freguesia das Gaeiras, organizadora desta mostra. A autarquia adianta que “a grande diversidade de materiais tem sido, ao longo dos últimos 11 anos, a grande referência da nossa exposição”, acrescentando que “algumas das peças têm um tamanho fora do comum, principalmente os presépios em escultura de madeira”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da Escola de Hotelaria de Fátima
Insignare assina protocolo com a Trivalor
na área da alimentação hospitalar
A Insignare – Associação de Ensino e Formação, assinou quarta-feira, dia 7 de novembro, um protocolo com a Trivalor SGP, no sentido de cooperação institucional entre ambas as entidades de forma a promover iniciativas de aprendizagem, nas componentes de formação prática em contexto de trabalho ou teórica, com vista à elevação dos níveis de qualificação dos alunos. Serão organizadas e ministradas iniciativas nas múltiplas áreas de formação da Insignare, tendo por objetivo uma melhor integração dos alunos no mercado de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 8 a 22 de dezembro
Mercadinho de Natal anima o Cartaxo
Ecofeira, artesanato, animação musical e muitos produtos para preparar a sua ceia de Natal ou decorar toda a casa para receber a família, são as propostas do Mercadinho de Natal. De 8 a 22 de dezembro, quem visitar o Mercado Municipal do Cartaxo, vai encontrar o que já é habitual – pessoas muito simpáticas para o receber, em bancas e lojas que oferecem quase tudo o que é preciso para esta época festiva. O mercadinho de Natal vai ainda receber a primeira Ecofeira do Cartaxo. Organizada pela Associação Free to Be com o apoio da autarquia, a Ecofeira reúne, no fim de semana de 15 e 16 de dezembro, uma oferta bem variada de produtos, oficinas e atuações, que não quererá perder.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quatro funcionários do gás feridos com gravidade
Explosão de gás em residência de estudantes do IPL causa 6 feridos em Peniche
Face ao incidente ocorrido na manhã desta sexta-feira, 7 de dezembro, uma explosão com gás junto à residência de estudantes do Instituto Politécnico de Leiria em Peniche, a Presidência da Instituição comunica que não foram afetados pelo acidente quaisquer membros da comunidade estudantil ou quaisquer colaboradores desta residência e que a referida explosão decorreu no seguimento de trabalhos efetuados por uma empresa de manutenção numa área técnica no exterior da residência da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Acorreram ao local corporações de bombeiros de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras e dois helicópteros do INEM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 17 de novembro
CNEMA recebe Tecfresh – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas
A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza pela segunda vez e que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, abre na próxima 5ª feira, 15 de novembro, e prolonga-se até sábado 17 de novembro pretendendo ser um ponto de encontro entre profissionais do sector. O objetivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto aborda “O Fim da Ideia de Guerra”
Mosteiro da Batalha recebe primeira audição mundial do concerto “Metanoia”
A primeira audição mundial do concerto “Metanoia”, da autoria de Emanuel Dimas de Melo Pimenta vai ter lugar no dia 17 novembro às 19 horas, em três espaços do Mosteiro da Batalha. Igreja – Violoncelo: Audrey Riley; Sala do Capítulo – Emanuel Pimenta (Projeção vídeo); Adega dos Frades – Soprano: Laetitia Grimaldi; Adega dos Frades – Celebração da Paz, com pão, vinho e queijo. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividades decorrem durante o mês de novembro
Centro Hospitalar de Leiria sensibiliza comunidade para a problemática da Diabetes
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes durante o mês de novembro, com atividades de sensibilização junto da comunidade. A diabetes é considerada por muitos como uma das epidemias do século XXI, mas que em grande parte pode ser evitada através de escolhas de vida mais saudáveis. Segundo o último Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, estima-se que mais de um milhão de portugueses com idade entre os 20 e os 79 anos tem diabetes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora é natural de Alcobaça
Teresa Lino Vicente lança novo livro de poesia intitulado “Sonhos e Maresia”
Teresa Lino Vicente, poetisa natural de Alcobaça, lançou um novo livro de poesia intitulado “Sonhos e Maresia”, com chancela da Emporium Editora. “São um conjunto de textos poéticos e poemas onde se mistura o verdadeiro com o fictício e se entrelaçam. Com o mar por perto, salpicando de água e sal todos os momentos em que dei asas aos meus sonhos e os transferi para o papel, mostrei que, podemos idealizá-los só para nós e os que se sonham acordados são sempre sonhos bons. E estes foram meus...!”, escreve a autora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma romagem à Praça com o seu nome
PSD de Torres Vedras assinalou os 38 anos do desaparecimento de Sá Carneiro
No dia em que se assinalaram 38 anos do desaparecimento do primeiro-ministro de Portugal, no dia 4 de dezembro de 2018, e líder do PPD/PSD, vítima de um acidente de aviação (ou atentado, segundo algumas versões) em Camarate, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, a Comissão Política Distrital do PSD Lisboa Área Oeste cumpriu a tradição e prestou a sua homenagem a Francisco Sá Carneiro, na Praça com o seu nome na cidade de Torres Vedras. Recorde-se que Sá Carneiro liderou um governo da Aliança Democrática, que congregava PSD, CDS e PPM, durante o ano de 1980.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Oficinas Criativas de Educação pela Inovação da Lezíria do Tejo já arrancaram
Decorreu, no dia 5 de dezembro, o arranque das Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, no âmbito do PIICIE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo. Nas Oficinas Criativas de Educação pela Inovação, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar e projetar atividades aliciantes, assentes no “saber fazer”, que serão postas em prática no Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Filipe Ferreira
Presépio Tradicional da Marinha Grande
já recebeu mais de três mil visitantes
Da autoria de Filipe Ferreira, um jovem marinhense de 29 anos, o Presépio Tradicional, inaugurado no dia 1 de dezembro e exposto no Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Marinha Grande já contou, até este domingo com mais de três mil visitantes de várias localidades da região centro. Um Presépio com mais de 40 metros quadrados, considerado um dos maiores da região, composto por mais de mil peças, muitas delas em movimento e dezenas de peças e acessórios criados pelo autor continua a ser o ex-libris da época natalícia na Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Titular é o professor João Bonifácio Serra
IPL apresentou missão da Cátedra em Gestão das Artes, Cultura, Cidades e Criatividade
Para Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, a Cátedra UNESCO em “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade” atribuída ao Politécnico de Leiria «afirma todo este território, que funciona em rede, destaca o que de bom existe aqui em termos culturais e artísticos, e de produção de conhecimento, e que fazemos questão de colocar ao serviço da sociedade». Rui Pedrosa preconiza para a Cátedra UNESCO, que tem sede na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), a missão de gerar uma nova centralidade ao serviço de uma rede alargada de players na região e no País, porque deve ser um projeto aglutinador que mobiliza o território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Av. do Bom Amor carece de requalificação urgente
Deputados do BE alertam para problemas de segurança rodoviária EN 349 em Torres Novas
A Avenida do Bom Amor, na EN 349, em Torres Novas, é considerada um ponto negro de segurança rodoviária, devido ao elevado índice de sinistralidade, incluindo vítimas mortais que ocorrem nesta via. É assumido pela autarquia e pelas Infraestruturas de Portugal a necessidade de proceder a obras de reabilitação da via que visam sobretudo aumentar a segurança rodoviária através da construção de rotundas e colocação de semáforos. Porém, essas obras nunca mais avançam e os deputados Carlos Matias e Heitor de Sousa, do Bloco de Esquerda, alertam, no dia 7 de dezembro, que “a população está indignada pela demora numa obra reconhecida como urgente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bilhetes para concerto já estão à venda
Paulo de Carvalho leva ao Teatro Virgínia concerto integrado na tour "Informal"
Paulo de Carvalho vem a Torres Novas para um espetáculo integrado na tour Informal no próximo dia 9 de fevereiro. O concerto terá lugar às 21h30 no Teatro Virgínia e os bilhetes já se encontram à venda. Paulo de Carvalho, nome incontornável na história da música portuguesa apresenta a tour "Informal" com o apoio da Associação Mutualista Montepio, onde poderão ser ouvidos os êxitos de sempre intervalados por histórias inéditas contadas na primeira pessoa e num ambiente intimista, acompanhado pela pianista Michele Ribeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 19 de dezembro
Vale do Paraíso (Azambuja) organiza festa em honra de Nossa Senhora do Paraíso
A Freguesia de Vale do Paraíso, no Concelho de Azambuja, prepara-se para cumprir a tradição anual dos seculares festejos em honra de Nossa Senhora do Paraíso. Neste ano, a festa vai ser vivida entre os dias 14 e 19 de dezembro, com destaque para a missa e procissão dedicadas à padroeira na tarde de terça-feira, dia 18. Os festejos são organizados pela Confraria de Nossa Senhora do Paraíso e contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, do comércio local e da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Mercado Municipal de Torres Vedras
Federação Regional do Oeste marca presença na Ação «3 anos de Governação Socialista».
A Federação Regional do Oeste (FRO) esteve no Mercado Municipal de Torres Vedras, no dia 1 de dezembro de 2018, com militantes e simpatizantes do PS a assinalar os três anos de governação central. Na mesma semana em que o Partido Socialista (PS) comemorou três anos de Governo, o Parlamento aprovou o Orçamento de Estado (OE) para 2019. Quatro anos de legislatura, quatro orçamentos. O PS “cumpriu as principais metas a que se propôs no seu programa de Governo, respeitando as posições conjuntas com o PCP, o BE e o PEV, assim como os compromissos internacionais do país”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Avisan 2018
Santarém recebe Exposições Internacionais de Cães e Gatos
A Avisan 2018 – Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, certame que decorre entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco de Exposições Internacionais de Cães e Gatos. A 25ª Exposição Canina Nacional de Santarém e a 19ª Exposição Canina Internacional de Santarém decorrem a 01 e 02 de dezembro, respetivamente. A 8ª Exposição Internacional de Gatos de Santarém realiza-se a 01 e 02 de dezembro e é organizada pelo Clube Português de Felinicultura, único órgão reconhecido oficialmente em Portugal, detentor do Livro de Origens Português e membro da Federação Internacional Felina – FIFe, maior órgão Felino a nível mundial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domiciano Cavém e Vítor Martins
Craques do futebol português e do Benfica homenageados pelo Município de Alcobaça
Domiciano Cavém e Vítor Martins, duas figuras históricas do futebol português e do Sport Lisboa e Benfica, intimamente ligadas ao concelho de Alcobaça, foram alvo de uma sessão de homenagem promovida pelo Município, realizada na sexta-feira, 7 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal. A cerimónia contou com a presença de familiares, amigos e de personalidades como António Simões, José Augusto, Mário João, Hilário, Eurico Gomes e João Malheiro. Vítor Martins, natural de Alcobaça, foi seis vezes campeão nacional pelo S.L. Benfica, conquistou duas Taças de Portugal e foi internacional A por Portugal em diversas ocasiões. Domiciano Cavém nasceu em Vila Real de Santo António, mas residiu e trabalhou em Alcobaça durante vários anos, tendo falecido em 2005.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
10º Concurso Nacional de Mel vai realizar-se no CNEMA a 8 de março
A 10ª edição do Concurso Nacional de Mel e a 7ª edição do Concurso Nacional de Embalagens de Mel, que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 8 de março. Como novidade para esta edição, a organização vai premiar com medalha de Ouro, Prata e Bronze, os melhores méis monoflorais, desde que atinjam as pontuações mínimas referidas no Regulamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Direcionada à fileira casa, materiais de construção e agroalimentar
Nerlei traz a Leiria 19 importadores do Canadá, EUA e Reino Unido
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar uma Missão Inversa do Canadá, EUA e Reino Unido, ação que decorrerá entre 27 e 30 novembro de 2018, e que trará a Leiria 19 importadores destes mercados. Esta ação é especialmente direcionada para empresas portuguesas com atividade ligada à fileira casa, materiais de construção e agroalimentar, dado que os importadores que vêm a Leiria estão interessados em comprar este tipo de produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de novembro
Centro Cultural da Nazaré recebe palestra sobre “Economia / Turismo – Marca Praia do Norte”
O Município da Nazaré e o Centro de Comunicações da CCOceanos realizam na sexta-feira, dia 23 de novembro, às 18h00, no Centro Cultural da Nazaré, a 3ª. Palestra LiveStream. Dedicada ao tema “Economia/Turismo – marca Praia do Norte”, a comunicação deste miniciclode debates relacionados com os oceanos, com curadoria da jornalista Nysse Arruda, contará com os oradores Walter Chicharro, Cristina Luz, Pedro Pisco e Dino Casimiro. Entrada livre no Centro Cultural da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
Fernando Rosas fala sobre a I República
no Leiria Convida
O Leiria Convida de sábado, dia 24 de novembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, tem como convidado Fernando Rosas, historiador, professor, comentador e autor. Esta tertúlia terá como tema central o livro “A Primeira República- 1910-1926- como venceu e porque se perdeu”, no qual o autor apresenta uma reflexão revista e aprofundada dos fatores que estiveram na base do sucesso da Primeira República e dos que contribuíram para a sua derrota em 1926.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em associação com a empresa Merck
Associação dos Diabéticos promove na Batalha formação na área da Neuropatia Diabética
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e Merck promovem, no dia 21 de novembro, na Batalha, no Hotel Vila Batalha, às 14h00, uma formação na área da Neuropatia Diabética. Dirigida a médicos de medicina geral e familiar a formação decorre de Norte e Sul do país. A APDP e Merck já promoveram formação para cerca de 400 médicos de medicina geral e familiar. Prevê-se que a Neuropatia Diabética atinja mais de 50% da população diabética
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”
Museu do Vinho de Alcobaça exibe exposição sobre os 200 anos do nascimento de Karl Marx
Em 2018, assinala-se o II centenário do nascimento de Karl Marx (nascido a 5 de maio de 1818), personalidade incontornável não apenas na história do pensamento económico, filosófico e político da humanidade, mas também na contribuição que, pela sua práxis, deu a todos os que pretendem compreender e participar na ação transformativa do mundo. O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe, neste âmbito, a exposição “Legado, intervenção, luta. Transformar o mundo”, dedicada à sua figura, patente entre os dias entre os dias 22 e 30 de novembro. A exposição, promovida pelo Partido Comunista Português, é composta por 15 painéis com informação histórica sobre a figura e o pensamento do filósofo alemão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após busca domiciliária por furto numa associação recreativa
GNR de Alcobaça detém homem na Cela por cultivo e tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça, no dia 18 de novembro, deteve um homem, com 43 anos, por cultivo e tráfico de estupefacientes, na localidade de Cela – Alcobaça. No âmbito de uma investigação por furto nas instalações de uma associação recreativa, os militares encetaram diligências que permitiram identificar o suspeito. Na sequência das diligências realizada uma busca domiciliária à sua residência, onde foi recuperado o material furtado, nomeadamente, colunas e um sistema de som. Durante a busca os militares ainda detetaram e apreenderam: 1 532 doses de folhas de cannabis, 105 doses de haxixe e um telemóvel. O detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande parte do espólio pertence atualmente ao acervo camarário
Biblioteca Municipal do Cadaval exibe coleção de conceituado pintor angolano Roberto Silva
Estará patente, de 1 a 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal, a exposição póstuma da coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”. A inédita mostra exibirá o espólio daquele que representa um dos maiores pintores angolanos, tendo o mesmo residido no Cadaval. A exposição inaugura dia 30 de novembro, pelas 18horas. Na exposição a realizar na Biblioteca Municipal vão estar expostas 26 obras originais do pintor, 24 das quais pertencentes ao acervo camarário e duas cedidas por particulares, para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comitiva representa Portugal na conferência internacional Pontes Europa-China
Politécnico de Leiria constrói pontes científicas e culturais na China
Sandrina Milhano, diretora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, esteve em Pequim, na China, encabeçando uma comitiva composta por nove professores e investigadores na Conferência Internacional Pontes Europa-China, um evento organizado a cada dois anos pelo Politécnico de Leiria e os seus parceiros no Oriente, a Beijing Language and Culture University e o Instituto Politécnico de Macau. O evento decorre de forma rotativa em cada uma das instituições parceiras, e promove a partilha de saberes, recursos e experiências académicas, formativas e tecnológicas, motiva o desenvolvimento das relações entre os dois continentes, e estimula a construção de pontes entre o Oriente e Portugal, a Europa e os países de língua portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escola renovada melhora condições de ensino para alunos da Bidoeira de Cima
A Escola da Bidoeira de Cima abriu portas à comunidade esta quinta-feira, 13 de dezembro, numa cerimónia que celebrou a aposta do Município de Leiria na melhoria das condições de aprendizagem, através de um forte investimento na requalificação e equipamento da EB Bidoeira de Cima. "A freguesia da Bidoeira tem hoje, ao nível da educação, um estabelecimento de educação e ensino que reúne todas as condições para a construção de um projeto de escola inovador de ambientes de aprendizagem diferenciadores", destaca a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha conta com Hugo Vau, Fernando Pimenta, Francisco Lufinha, Joana Pratas e Teresa Almeida
Campeões de modalidades náuticas promovem em Peniche o consumo de carapau
Hugo Vau (surfista de ondas gigantes), Fernando Pimenta (campeão do mundo em canoagem), Francisco Lufinha (kitesurf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard) deslocam-se esta quarta-feira, 21 de novembro pelas 14h00, à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, onde falará com os alunos sobre a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar. A visita insere-se na Campanha de Promoção do Consumo de Carapau, uma iniciativa da Docapesca, que está a percorrer várias escolas de todo o País, com a participação de cinco campeões de modalidades náuticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro
Ourém Natal com Natal no Mercado de Fátima, desfile da chegada do Pai Natal e Pista de Gelo
O Ourém Natal 2018 contará com uma oferta cultural variada entre 7 de dezembro e 6 de janeiro e que contempla, entre outras atrações, uma Pista de Gelo, o espetáculo “As aulas da Sónia”, o Natal no Mercado de Fátima, um desfile aquando da chegada do Pai Natal, entre muitas outras atividades. Em 2018 as animações e decoração serão divididas entre as cidades de Ourém e Fátima e envolverão vários setores da sociedade civil, entre os quais a comunidade educativa, associativa e cultural e têm, entre outros objetivos, o de ajudar a dinamizar o comércio local das duas cidades do concelho de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aniversário é assinalado de 3 a 6 de dezembro, no campus 2 do Politécnico de Leiria
Escola Superior de Saúde comemora 45 anos
de ensino e formação
A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria comemora os seus 45 anos de 3 a 6 de dezembro. Na segunda-feira, dia 3, os 45 anos de ensino e formação da Escola são assinalados formalmente, na sessão solene que tem início às 15h00, e onde se irá refletir o presente e o futuro da Saúde. A cerimónia é ainda palco de uma homenagem à Dra. Lígia Pedrosa, antiga professora da instituição. No dia 4, terça-feira, Constantino Sakellarides, doutor em Saúde Pública e antigo diretor geral da saúde, profere uma palestra que tem como tema os 40 anos da Declaração de Alma-Ata da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, pela Organização Mundial de Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo junta Câmara, Federação Portugal de Triatlo e atleta
Câmara das Caldas apoia triatleta João Pereira na qualificação para Jogos Olímpicos de 2020
Apoiar o triatleta caldense João Pereira na qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do seu trabalho desportivo é um dos principais objectivos do protocolo de colaboração, assinado no dia 27 de novembro, e que junta o Município das Caldas da Rainha, Federação de Triatlo Portugal (FTP) e o atleta. A “excelência do percurso e os resultados desportivos” – João Pereira é campeão da Europa e fez 5º lugar nos Jogos Olímpicos - tornam-no num dos maiores “embaixadores desportivos a nível local e nacional, projectando também o nome das Caldas da Rainha” afirmou o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Grupo Gente Gira promove noite de fados para angariação de fundos para nova revista de 2019
O Grupo Gente Gira, do Cadaval, promove uma noite de fados no dia 1 de dezembro, no Pavilhão Municipal do Cadaval, para angariação de fundos para o seu novo projeto, a nova revista de 2019, comemorativa dos 25 anos de existência do grupo. A sessão conta com atuação dos fadistas Nadi Tomaz, Joana Baeta, Luís Filipe Fortunato, Cristina Luz e Valentim Matias, acompanhados à guitarra portuguesa por Joaquim Rocha e à viola por Hélder Lopes. A apresentação estará a cargo de Catarina Florêncio (91 FM). A ementa do jantar, conta com caldo verde, chouriço, carne frita, arroz doce, coscorões, café d’avó e bebidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre os dias 1 e 8 de dezembro
Tomar Natal com pista de gelo, estátuas vivas e muita animação
Uma pista de gelo sintético na Praça da República, entre os dias 1 e 8 de Dezembro, vai ser a grande atração do Tomar Natal, programa de animação e de promoção do comércio local que se prolonga até dia 23 em vários pontos da cidade. A abertura será no próximo sábado às 10 horas, com uma arruada pela Banda da Nabantina. A pista de gelo abre também a essa hora, funcionando dia 1 das 10 às 20 horas, dia 2 das 10 às 21h30, dias 3 a 7 das 18 às 21h30 e dia 8 das 10 às 16h30 e a sua utilização custa 3 euros por cada 20 minutos. Ainda no sábado, entre as 10 e as 20 horas, a Corredoura recebe o Mercado da Estrelinha. Às 11h30 abre na Casa Vieira Guimarães a árvore solidária “Juntos pelos Nossos”, que ali ficará até 7 de Janeiro. E às 15 horas o Pai Natal chega de charrete às ruas da cidade, desde a Praceta Raúl Lopes até à Praça da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
Francisco Fleming vence GP do 6º concurso
do Torneio de Outono do CEIA
A pista indoor do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão recebeu mais de 200 binómios para participarem no CSN A/C que decorreu entre os dias 23 a 25 de Novembro. Este que foi o sexto concurso do 2º Torneio de Outono, que decorre entre 12 de Outubro e 16 de dezembro no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão. O torneio é constituído por, 8 CSN A/C (12 a 14, 19 a 21 e 26 a 28 de outubro; 9 a 11, 16 a 18 e 23 a 25 de novembro; 7 a 9 e 14 a 16 dezembro), num total de 24 dias de provas. A competição foi liderada pelo Coronel António Lopes Mateus e as pistas estiveram a cargo do chefe de pista, José Corte Real dos Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Baseado no seu livro mais recente
Daniel Sampaio profere conferência no Cartaxo sobre Pais e Adolescentes no Tempo da Internet
Daniel Sampaio vai estar no Cartaxo para uma Conferência que terá no seu livro mais recente - Do Telemóvel para o Mundo-Pais e Adolescentes no Tempo da Internet -, o tema principal. O psiquiatra e terapeuta familiar, Daniel Sampaio, reconhecido publicamente pelo seu percurso profissional e extensa obra publicada, sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, será o orador da Conferência Pais e Adolescentes no Tempo da Internet, que decorrerá no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 28 de novembro, quarta-feira, com início às 14h30. A participação na Conferência é gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Convento de S. Francisco
Santarém recebe Noite de Fados Solidária
pela APPACDM e Associação Salvador
"O Convento de São Francisco, em Santarém, vai ser palco para uma Noite de Fados Solidária, na sexta-feira, dia 30 de novembro. Esta iniciativa reverte a favor do projeto “Juntos pela APPACDM Santarém e pela Associação Salvador”. Em palco, a partir das 21h30, vão estar os fadistas Casimira Alves, Diogo Carapinha e Inês Linares, acompanhados por Bruno Mira na Guitarra Portuguesa, Pedro Pinhal na Viola de Fado e Fernando Maia na Viola Baixo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com concertos, espetáculos de dança, magia, circo comédia, teatro, marionetas, ateliês e exposições
Espírito festivo invade Óbidos Vila Natal durante cinco semanas
O espírito festivo vai invadir o Óbidos Vila Natal durante cinco semanas, com concertos, espetáculos de dança, magia, circo comédia, teatro, marionetas, ateliês, exposições e, claro, muita animação dentro do recinto, naquele que é um vasto e intenso programa de animação, especialmente pensado para as crianças e famílias. O Óbidos Vila Natal decorre de 30 de Novembro a 6 de Janeiro, estando aberto todos os dias, com horários ajustados de modo a possibilitar a visita de todas as famílias. O bilhete de entrada geral tem o valor de 5€ para as crianças e 7€ para os adultos, existindo descontos para grupos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 15 e 16 de dezembro
Conferência Internacional em Leiria assinala 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo
Os 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo vão ser comemorados em Leiria com um programa que visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e a Direção-Geral do Património Cultural. Uma conferência internacional em Leiria, uma exposição em Zagreb, na Croácia, a produção de um documentário, a realização de trabalho científico e de investigação são algumas das iniciativas previstas no programa que se estende entre 2018 e 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Hospital de Dia de Psiquiatria do CHL dinamiza encontro do grupo anti-estigma doença mental
O Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza já na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, a partir das 9 horas, o primeiro Encontro do Grupo Anti-Estigma da Doença Mental, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. «O evento visa partilhar conhecimentos na área da Saúde Mental, e divulgar iniciativas que pretendem combater o estigma e preconceito associado às doenças mentais», explica Cláudio Laureano, diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santo Padre envia mensagem com bênção apostólica
Empresa Fatirosarium oferece ao Papa terços de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto
Com data de 9 de novembro, a Fatirosarium - Rosarium recebeu uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano com uma mensagem do Santo Padre Francisco, na qual o Papa agradece a oferta dos terços dos Santos Jacinta Marto e Francisco Marto e envia a sua bênção apostólica. Na missiva, assinada pelo assessor para os Assuntos Pessoais, Mons. Paolo Borgia, é referido que “Sua Santidade o Papa Francisco acolheu com grande satisfação e enlevo a significativa homenagem que a Fatirosarium lhe quis prestar com a dádiva de dois terços por ela criados para honrar a memória dos Santos Francisco e Jacinta Marto”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na localidade do Ramalhal
GNR de Torres Vedras prende três homens por caçarem junto a jardim de infância
O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Torres Vedras, deteve, dia 22 de novembro, três homens, com idades compreendidas entre os 38 e os 63 anos, por exercício de ato venatório em local proibido, na localidade do Ramalhal -Torres Vedras. Após uma denúncia de que alguns caçadores estariam a caçar na proximidade de um jardim de infância, os militares deslocaram-se de imediato para o local e depararam-se com um cartucho de caça nas imediações da creche e com os suspeitos escondidos entre os arbustos, com as respetivas armas municiadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição “Do Desenho à Peça”
Museu do Vinho de Alcobaça exibe trabalhos finais de alunos do Cencal
De 23 de novembro a 9 de dezembro, a Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça acolhe a exposição “Do Desenho à Peça”, uma mostra de trabalhos finais de formandos do Cencal Alcobaça a frequentar os cursos Técnico de Pintura e Decoração Cerâmica e Técnico de Modelação Cerâmica. O Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, procurando dar resposta às necessidades de profissionais qualificados por parte das empresas da região, reforçou as suas instalações oficinais em Alcobaça, ministrando cursos para jovens e adultos bem como para ativos de empresas com o objetivo de aumentar as competências na área da cerâmica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Menino do Lapedo em destaque no Museu
de Arqueologia em Zagreb
A descoberta e o trabalho arqueológico, científico e museológico desenvolvido em torno do Menino do Lapedo vão estar em destaque no Museu de Arqueologia em Zagreb, na Croácia, que apresenta, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, a exposição “The Lapedo child and other stories from the Lagar Velho rock-shelter, Leiria, Portugal”. Esta exposição integra-se ainda num evento mais alargado que envolve outra mostra – desta vez relativa à Arte do Vale do Côa – e que se intitula Two major archives of Portugal’s Prehistory: the Côa and the Lagar Velho Archaeological Sites. A exposição, que será inaugurada dia 2 de dezembro, no Archaeological Museum in Zagreb conta dez mil anos da História de sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior que encontraram no Abrigo do Lagar Velho abrigo e proteção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia quer impulsionar a modalidade no concelho
Câmara das Caldas assina protocolo com atleta olímpico João Pereira e Federação de Triatlo
No dia 27 de novembro (terça-feira), pelas 10 h, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha vai assinar um protocolo de cooperação com a Federação de Triatlo de Portugal e o atleta olímpico e caldense João Pereira. Trata-se de uma iniciativa que prevê iniciar ciclo de promoção e desenvolvimento da modalidade de triatlo nas vertentes de formação desportiva federada e escolar, bem como na promoção de eventos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A vacinação reduz o número de casos e de mortes por pneumonia
Dr. Vasco Barreto
Posição do CDS sobre os documentos previsionais do Municipio de Alcobaça para 2019
Carlos Bonifácio
Pela Conclusão da IC3/A13
Tiago Carrão
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o