Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Os espectadores de futebol devem poder regressar aos estádios?
Sim, com restrições
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 210 Director: Mário Lopes Quinta, 1 de Outubro de 2020
Evento recria regresso a Leiria dos soldados que partiram para a I Grande Guerra
Mais de mil figurantes dão vida à recriação histórica “Leiria há 100 anos”
Mais de mil figurantes vão dar vida à Leiria de outros tempos, em mais uma edição da recriação histórica “Leiria há 100 anos”, que se realiza nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, no coração da cidade, com entrada livre. Esta viagem no tempo vai decorrer no Largo Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo de Goa, Damão e Diu, Mercado de Sant’Ana. Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, das 14 às 24 h de sábado, e das 13 às 20 h de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
NOS distingue CHL na categoria 'Grandes Empresas e Instituições'
Centro Hospitalar de Leiria vence Prémio Inovação com plataforma de tele-reabilitação
A NOS, em parceria com o Global Media Group, acaba de revelar as empresas nacionais que se distinguiram pelas suas ideias revolucionárias e criativas na 3ª edição do Prémio Inovação NOS. O Centro Hospitalar de Leiria, a Barcelcom Têxteis e a Sun Concept são as grandes vencedoras da edição de 2018. O Prémio Inovação NOS foi atribuído no dia 28 de junho às soluções SWORD Health, plataforma de tele-reabilitação do Centro Hospitalar de Leiria, na categoria “Grandes Empresas e Instituições”, à Barcelcom Texteis, na categoria “Pequenas e Médias Empresas”, e à Sun Concept Catamanran 12.0, da Sun Concept, na categoria “Startups”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Pedrosa tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria
Novo presidente do IPL quer doutoramentos na Universidade Politécnica de Leiria
«Juntos faremos um ecossistema educativo, de investigação e de inovação, que levará o Politécnico de Leiria ainda mais longe», afirmou Rui Pedrosa na cerimónia em que tomou posse como presidente do Politécnico de Leiria, realizada no dia 15 de maio. Pedro Lourtie, presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria, destacou a importância de juntar todos os politécnicos na questão dos doutoramentos e na designação internacional das instituições: «Vamos continuar a luta, está a ser feito o caminho». Pedro Lourtie salientou os cinco anos de partilha de funções com Nuno Mangas e o bom entendimento entre ambos, e desejou a Rui Pedrosa toda a sorte para a nova função que agora inicia, e «pode contar com a solidariedade institucional do presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
29 de junho a 29 de julho,
Cistermúsica dedica edição de 2018 à Música sem Fronteiras
Vem aí mais uma edição do Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, um dos grande eventos do concelho de reconhecimento nacional e internacional. O mote da 26ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça é “Música Sem Fronteiras”, um tema muito pertinente numa época em que o espectro do nacionalismo ameaça de novo a Europa e o mundo, pelo que o Cistermúsica vinca a sua matriz universalista, celebrando a música de um mundo multicultural e sem fronteiras. O festival decorre de 29 de junho a 29 de julho, com espetáculos a ter lugar, sobretudo, nas noites de quinta, sexta e sábado, e nas tardes de domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do IPOM indica que 2/3 dos munícipes consultados concorda ou não se opõe à obra
Batalhenses estão satisfeitos com intervenção em frente ao Mosteiro e serviço de água
Num Estudo de Opinião realizado pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado (IPOM) telefonicamente para o Município da Batalha, com o intuito de facultar à Autarquia dados alusivos à perceção dos eleitores sobre questões relacionadas com gestão autárquica, quase metade dos inquiridos concorda com a intervenção realizada pelo Município na frente do Mosteiro: 43,7% concorda com a obra, 16,2% não concorda com o projecto e 14,7% acha não era necessária. Por sua vez, 25,4% não tem opinião sobre o assunto. Quando inquiridos sobre se tinham conhecimento sobre o projeto concretizado, mais de 84% dos batalhenses disse conhecer a obra em causa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pelo Município de Leiria
Fórum em Leiria reuniu consenso na abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil
O Teatro José Lúcio da Silva recebeu no dia 18 de junho, o “Fórum Aviação Civil em Monte Real – uma aposta para o desenvolvimento futuro da região”, que contou com intervenções de vários autarcas, empresários, deputados e sociedade civil, tendo os presentes mostrado união em torno deste projecto e da sua viabilidade. A abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil é considerada por todos como “uma alavanca para o desenvolvimento da região” e o investimento previsto de 20 milhões de euros é considerado “pouco significativo tendo em conta o que vai gerar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia espera um retorno superior a 600 mil euros diretos em 30 anos
Câmara da Nazaré aprova empreendimento turístico no Parque da Pedralva
A Câmara da Nazaré aprovou a abertura do Concurso Público para a concessão a privados do espaço destinado a campismo no Parque da Pedralva, pelo período de 30 anos. A parcela a concessionar insere-se numa área de equipamentos e serviços de apoio à população (próxima ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Nazaré), localizada junto à entrada principal da Capela de Nossa Senhora dos Anjos (Ermida de N. S. dos Anjos), com vista privilegiada sobre a costa. O espaço será ocupado por um empreendimento turístico construído de raiz do tipo de estabelecimento hoteleiro, constituído por 35 unidades de alojamento (quartos) e dois edifícios para serviços de apoio e receção aos turistas, e ainda por um quiosque, destinado à venda de bebidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BE solidário com enfermeiros
Enfermeiros do Hospital de Santarém em greve três dias contra falta de profissionais de saúde
Os enfermeiros do Hospital de Santarém decidiram fazer uma paralisação de três dias, em protesto contra a falta de profissionais nesta unidade de saúde. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), existem vários problemas associados à falta destes profissionais: “a diminuição do rácio por turno, o aumento exponencial do trabalho extraordinário, a abolição dos descansos, a não substituição de ausências por maternidade, por doença e ausências definitivas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Codornizes para todos os gostos de 31 de Maio a 3 de Junho no Landal
Festival Nacional da Codorniz espera mais
de 15 mil visitantes nas Caldas da Rainha
Pizza de codorniz, hambúrguer de codorniz, panadinhos, codorniz de escabeche, e muitas outras propostas…sem esquecer as tradicionais fritas e grelhadas. Tudo regado com os vinhos regionais, alguns produzidos mesmo ali, na localidade do Landal, fechando a refeição com o pão-de-ló e as peras rocha, também ali produzidos, embebidas nos vinhos da terra (peras bêbadas). Falamos do VIII Festival Nacional da Codorniz do Landal, nas Caldas da Rainha, que arranca no próximo dia 31 de Maio (quinta-feira) e até 3 de Junho (Domingo) promete um verdadeiro festim gastronómico com pratos à base de codorniz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Município de Ourém recebe Presidentes
das Repúblicas de Malta e de Portugal
Ourém vai receber no dia 16 de maio a visita da Presidente da República de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, momento que contará com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta receção à Presidente da República de Malta acontece na sequência da participação do Presidente da Câmara Municipal de Ourém no Fórum Turismo do Mediterrâneo, realizado em Malta, e onde Luís Miguel Albuquerque foi agraciado com o “Prémio Mediterrâneo de Turismo” pelas boas práticas de turismo executadas em Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prepara projeto de alojamento
Estudantes internacionais do Politécnico
de Leiria vão ter residência na Batalha
Câmara Municipal da Batalha está a desenvolver um projeto de reabilitação e adaptação de edifício para residência universitária de alunos internacionais do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), uma resposta a realizar em parceria e enquadrada no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES). Note-se que as instituições de ensino superior públicas e autarquias vão poder recorrer a um fundo de reabilitação de edifícios se os quiserem disponibilizar para residências universitárias, possibilidade prevista no referido plano nacional de alojamento, que na passada quinta-feira, dia 17 de maio, foi apresentado pelo Governo, em Coimbra, pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Prémio Dom Fuas”
Festas São Pedro abrem com reconhecimento de 25 empresas do concelho de Porto de Mós
Porto de Mós inaugurou as Festas São Pedro 2018, no dia 23 de junho, com uma cerimónia de homenagem a várias empresas concelhias, no âmbito da iniciativa “Prémio Dom Fuas”, este ano dedicado ao reconhecimento empresarial. Considerando que as empresas desempenham um papel da maior relevância no desenvolvimento do Município onde realizam a sua atividade, pelo aproveitamento de recursos endógenos, pelo valor acrescentado que adicionam aos produtos que transformam, pelos postos de trabalho que criam, pelo aumento de rendimento que geram nas famílias, pela possibilidade de fixação da população e pela capacidade de nos riscos encontrarem oportunidades, o Prémio Dom Fuas reconheceu o trabalho desenvolvido pelas 25 empresas líder e excelência do concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Congresso Nacional do PS decorre de 25 a 27 de maio
Juventude Socialista promete levar à Batalha três moções fraturantes
A Juventude Socialista (JS) vai apresentar três moções setoriais ao XXII Congresso Nacional do PS, na Batalha, relativas a temas emergentes e fraturantes na sociedade portuguesa. A primeira refere-se a um pacote de garantias laborais como seja a definição de um limite máximo de 35 horas por semana para todos os trabalhadores, a segunda à regulamentação da prostituição e a terceira aponta para um novo pacto para Ensino Superior concretizado através de medidas como a redução de propina do 1º ciclo, a uniformização das taxas e emolumentos e a criação de um plano nacional de habitação para estudantes deslocados, entre outras medidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área da concessão da Batalha
Câmara de Ourém exige avaliação de impacte ambiental para extração de gás de xisto
O Município de Ourém aprovou, na última reunião de Câmara, o envio de uma comunicação ao Ministério do Ambiente e Agência Portuguesa do Ambiente com o parecer elaborado pelos serviços municipais que defende a obrigatoriedade da avaliação de impacte ambiental no que ao projeto “Sondagem de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos por métodos convencionais na área da concessão da Batalha” diz respeito. Os projetos de extração subterrânea que compreendam sondagens de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos por métodos convencionais, exigem uma análise caso a caso para determinar se o projeto deve ser sujeito a uma avaliação de impacte ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra de remodelação e ampliação
Câmara de Torres Novas adjudica empreitada do Centro Escolar de Santa Maria
Foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Torres Novsas de 12 de junho a adjudicação da obra de remodelação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria à empresa Comporto - Sociedade de Construções, S.A, pelo valor de 2.199.307,06 euros acrescidos de IVA e com um prazo de execução da obra de 360 dias. A construção do centro escolar será faseada, sendo o objeto da 1.ª fase a remodelação e ampliação da escola básica e portaria. Na 2.ª fase será efetuada a remodelação e ampliação do jardim de infância, ginásio e exterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema Música sem Fronteiras
26º Cistermúsica assume matriz universalista
em oposição ao renascer dos nacionalismos
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que se intitula “o maior festival nacional de música clássica”, realiza-se este ano de 29 de junho a 29 de Julho, tendo como tema “Música sem Fronteiras”. Segundo o director artístico, Alexandre Delgado “numa época em que os nacionalismos regressam como ameaça planetária, o Cistermúsica vinca a sua matriz universalista, celebrando a música de um mundo multicultural e sem fronteiras”. Do programa fazem parte Ensemble Gilles Binchois, Quarteto Casals, Alexander Ghindin, Trio Pangea, Daniel Bernardes, as orquestras Estatal de Atenas, Filarmónica Portuguesa, Gulbenkian e Grupo Vocal Olisipo. Além da música, também a dança, teatro e cinema fazem parte do Festival, cujo orçamento é de 240 mil euros e conta com organização do Município de Alcobaça e da Academia de Música de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundador do PS tinha ligações a Leiria
22º Congresso Nacional do PS na Batalha começa com homenagem a Mário Soares
O 22º Congresso Nacional do PS teve início esta sexta-feira, dia 25 de maio, na Exposalão, na Batalha, com uma homenagem a Mário Soares, "senador e pai da democracia portuguesa" com uma sessão teatralizada e um vídeo com imagens e declarações do fundador e primeiro secretário-geral do PS, bem como da sua mulher, Maria Barroso, saudadas de pé com uma ovação de pé pelos congressistas. O Congresso prossegue até domingo, dia 27 de maio, não estando em causa a liderança de António Costa, reeleito em eleições diretas, no dia 12 de maio, com 96% dos votos dos militantes do PS, contra 4% de Daniel Adrião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras devem terminar no final de agosto
Parque Verde de Alcobaça vai ser inaugurado em setembro
O Município de Alcobaça prevê inaugurar durante o mês de setembro o Parque Verde da cidade. Segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, apesar de inicialmente estar previsto um período de obra de 14 meses, a autarquia aprovou um pedido de prorrogação do prazo, que termina em agosto, estando a obra a cargo da empresa Tecnorém a decorrer dentro do previsto. O edil revelou também que a autarquia já contratou a empresa que irá efectuar as escavações dos achados arqueológicos encontrados do Parque, esperando-se que estas comecem já com o parque aberto ao público. O Parque Verde representa um investimento de 2,2 milhões de euros, com apoio de 85%, de fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal apoia moção por unanimidade
Município da Batalha apoia candidatura
de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027
A Assembleia Municipal da Batalha declarou, no dia 27 de junho, por unanimidade, apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. A moção aprovada expressa total apoio e empenho no sucesso da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura “pela inequívoca dimensão regional deste projeto que, a concretizar-se, representará uma enorme mais-valia para cultura, criatividade e promoção das indústrias criativas de toda a região de Leiria e Oeste”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 de julho a 5 de agosto (de quinta a domingo)
Mercado Medieval de Óbidos adota a Água como tema genérico até 5 de agosto
O Mercado Medieval de Óbidos vai a Água como tema genérico, de 12 de julho a 5 de agosto, estando aberto de quinta a domingo. Fonte de superstição e do medo, de fertilidade e do imaginário, elemento fundamental na paisagem e bem constante em afazeres comuns, a água é uma força da natureza essencial à vida nos tempos medievos. Recurso natural presente no quotidiano dos diferentes estratos sociais, criou hábitos e culturas e foi presença marcante no imaginário do homem medieval na música, na pintura, no teatro, na literatura, nas narrativas de histórias e estórias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência Portuguesa do Ambiente alega não ter elementos suficiente para se pronunciar
Batalha tenta providência cautelar para anular parecer da APA sobre exploração de petróleo
Segundo parecer de 5 de junho de 2018 e agora divulgado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidiu que não consegue aferir a necessidade de uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) relativo ao projeto de Sondagem de Prospeção e Pesquisa de Hidrocarbonetos por Métodos Convencionais na Área de Concessão Batalha, e não se irá pronunciar. A Câmara da Batalha admite que tal decisão, embora nesta fase circunscrita à zona de Alcobaça (Aljubarrota), pode configurar um deferimento tácito do pedido de pesquisa, conforme ordena a lei, para que a empresa australiana Australis Oil & Gas proceda, sem entraves, à sondagem e posterior exploração de gás natural em toda a região, conforme o contrato de concessão assinado com o Estado português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e Município de Ourém firmam parceria
Protocolo para a criação da Startup Ourém
vai ser assinado esta quarta-feira
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém vão assinar esta quarta-feira, dia 20 de junho, pelas 12h00, nas instalações da Câmara Municipal, um protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais. A Nersant e a Câmara Municipal de Ourém vão formalizar esta semana o protocolo de colaboração aprovado em reunião de Câmara em janeiro, para apoiar o empreendedorismo deste concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Se a decisão da Caixa Geral de Depósitos não for revertida
Câmara de Pombal retira 7,1 milhões da CGD em protesto pelo fecho do balcão do Louriçal
O Município de Pombal anunciou esta quarta-feira, 6 de Junho, que irá transferir os saldos mantidos na Caixa Geral de Depósitos (CGD) para outros bancos, caso aquela entidade pública não reverta a decisão de encerrar o balcão existente na sede da Freguesia do Louriçal. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Diogo Mateus, durante a reunião daquele órgão. “A Câmara de Pombal deixará de trabalhar com a CGD até que esta situação seja revertida, ficando apenas as operações que têm estrita obrigação legal. Todo o montante restante será transferido para outras contas, de maneira a que esta dispensa da importância do território do Louriçal e do nosso concelho para a CGD tenha uma consequência”, anunciou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, 8 de junho
Ministro da Cultura assina protocolo
para a requalificação do Museu da Nazaré
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, estará esta sexta-feira, 8 de junho, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, para presidir à sessão de assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro que visa, entre outros, a requalificação do Museu da Nazaré, atualmente em mau estado de conservação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 350 mil euros
Requalificação do atual Museu da Nazaré vai arrancar mas já está previsto novo edifício
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, marcou presença no dia 8 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, na assinatura do protocolo entre a Câmara da Nazaré e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), que visa dar início à transferência de espólio e de funcionários do Museu Joaquim Manso para espaços da autarquia e à requalificação do edifício do Museu. O investimento ascende a 350 mil euros, sendo comparticipado pela DRCC em 200 mil euros e o restante pelo município da Nazaré. Prevê-se que as obras se iniciem em 2018 e estejam concluídas até final de 2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Presidente da República inaugura este sábado
a 55ª Feira Nacional de Agricultura
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura este sábado, 2 de junho, pelas 14h30, a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 10 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e que tem como tema o “Olival e Azeite”. Com a escolha desta temática pretende-se realçar o dinamismo de um sector que tem vindo a assumir nos últimos anos uma importância económica crescente, não só por uma maior e melhor produção, mas também pelo reconhecimento de qualidades do azeite e aumento do consumo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com muita animação no apoio à Seleção Nacional de Futebol
Miniestádio “Santarém Arena 2018” transmite jogos de Portugal no Mundial da Rússia
O Mundial de Futebol 2018, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho, vai ter ligação direta no Jardim da Liberdade, através do miniestádio “Santarém Arena 2018”, que assegura a transmissão de todos os jogos da caminhada da Seleção Portuguesa rumo à Final, como todos desejamos. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Santarém, conta com o apoio da Viver Santarém E.M., do W Shopping e de várias empresas privadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FIABA 2018 decorre até 3 de junho
Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha mostra o artesanato e gastronomia da região
A 28º FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha foi inaugurada no dia 30 de maio. Dinamizado pelo município da Batalha, o certame mostra ao visitante, até 3 de junho, o que de melhor se faz ao nível do artesanato e da gastronomia local. Mais de 60 artesãos, 17 tasquinhas e 10 produtores locais concelhios apresentam produtos de excelência do Concelho da Batalha, tais como o mel, o azeite, o vinho, os licores, a doçaria, entre outros. A animação está a cargo de “Us Sai de Gatas”, “David Antunes” e “Augusto Canário”, havendo ainda uma tenda electrónica para os mais jovens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 55 Universidades Seniores e 2200 seniores
Ministro da Segurança Social vai à Nazaré presidir a Encontro de Universidades Seniores
José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, preside esta quinta-feira, 7 de junho, na Nazaré, à sessão de Passagem do testemunho à Universidade Sénior que terá como missão organizar o Encontro Nacional de 2019. A Nazaré acolhe o maior encontro de sempre de Universidades Seniores do país. Estão confirmadas 55 Universidades Seniores e a presença de 2200 seniores. O XVII Encontro Nacional é uma organização do Município da Nazaré, RUTIS e Universidade Sénior da Nazaré, uma entidade de “Excelência” da Rede de Universidade da Terceira Idade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugal - Uruguai
Câmara da Marinha Grande transmite jogo
da Seleção Portuguesa em ecrã gigante
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai transmitir o próximo jogo da Seleção Portuguesa no Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018, em ecrã gigante, no Parque Mártires do Colonialismo, no dia 30 de junho (sábado), pelas 19 horas. Recorde-se que Portugal, de Ronaldo e Quaresma, campeão europeu de futebol, vai defrontar o Uruguai, de Suarez e Cavani, nos oitavos-de-final do Mundial 2018, organizado pela FIFA, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, na Rússia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de Melhor Museu do Ano atribuído ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira
Associação Portuguesa de Museologia premeia seis museus da Região Centro
O Turismo Centro de Portugal congratula-se, no dia 26 de maio, com os seis prémios para os museus da região, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, incluindo o de Melhor Museu do Ano, para o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, no concelho de Abrantes. Os outros museus distinguidos foram o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer); Museu de Leiria, Museu Municipal de Ourém; Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu da Faiança de Alcobaça Luís Pereira de Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré Qualifica lança operação de alienação
de 15 lotes da AAE de Valado dos Frades
A empresa Municipal Nazaré Qualifica abriu novo procedimento para a alienação de 15 lotes da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades. Constituída por 29,64 ha, divididos por 34 lotes, a AAE apresenta-se como um loteamento destinado à instalação de unidades empresariais para comércio, indústria e serviços, e outros equipamentos. Equipada com arruamentos, iluminação pública, saneamento, água, energia elétrica, rede de telecomunicações e rede de gás, a AAE oferece aos empresários todas as condições para a concretização dos seus investimentos e projetos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Folia volta à vila balnear do concelho de Torres Vedras
Carnaval de Verão de Santa Cruz junta 600 figurantes oriundos de diversas partes do País
O Carnaval de Verão está de volta a Santa Cruz no dia 23 de junho, sábado. O evento promete aquecer o verão, com cerca de 600 figurantes oriundos de diversas partes do país a desfilarem ao ritmo dos tambores, naquele que se constituiu como um “Encontro de Festas de Carnaval de Portugal”. A folia começa às 16h00, com Cabeçudos e Zés Pereiras a percorrerem as ruas de Santa Cruz, anunciando o desfile noturno que tem início às 21h30. Para terminar a noite em festa, um espetáculo de fogo de artifício vai encher de luz e cor o céu de Santa Cruz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido às “inúmeras falhas de energia no decurso das Festas da Cidade do Cartaxo”
Autarcas do cartaxo insatisfeitos com a EDP
Em ofício dirigido ao Diretor Regional da EDP, Miguel Santos, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro e Délio Pereira, presidente da União de Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta – freguesia que este ano assumiu a organização das Festas da Cidade com o apoio da Câmara Municipal –, dão nota das “inúmeras falhas de energia, em especial na iluminação pública”, que consideram ter prejudicado “o normal desenvolvimento”, do programa das Festas que decorreram de 21 a 24 de junho no centro da cidade do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita Mágica 2018
18 ilusionistas de 4 países fazem da Benedita
a capital nacional da magia de 25 a 26 de maio
A vila da Benedita irá receber, de 25 a 26 de maio, o 4º Festival Internacional de Ilusionismo – Benedita Mágica. Dos 18 mais conceituados ilusionistas nacionais e internacionais, destaque para a presença de nomes como David Sousa (Portugal), Francisco Mousinho (Portugal), Solange Kardinaly (Portugal), Hugo Maximiliano (Espanha), Juan Mayoral (Espanha), Mago Ruben (Espanha), Zheng Huang (China) e Jahn Gallo (Suécia). O evento é uma produção do Município de Alcobaça e da Associação Portuguesa de Ilusionismo que irá realizar também a sua Convenção 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro do Ambiente vai inaugurar o certame
Leiria acolhe Encontro Nacional de Veículos Elétricos nos dias 7 e 8 de julho
A cidade de Leiria vai acolher nos dias 7 e 8 de julho, a 6ª edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos. Ao longo de dois dias, no Parque de Estacionamento junto ao Estádio Municipal de Leiria, juntam-se num mesmo espaço concessionários que comercializam motociclos, scooters, bicicletas, quadriciclos, trotinetas, carros elétricos e híbridos Plug-in. O evento dirige-se ao público em geral com interesse nesta matéria, bem como aos proprietários de veículos elétricos. O evento pretende sensibilizar para a substituição de veículos de combustão por veículos eléctricos e conta com a organização da UVE – Associação de Utilizadores de Elétricos, com apoio do Município de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de maio a 3 de junho
Torres Novas espera receber mais de 75 mil visitantes na nona Feira de Época
Este ano com o tema «A Salvação do Corpo – Mestre António, físico-mor de D. João II», as Memórias da História permitem a todos os visitantes uma viagem no tempo, com uma recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. De 30 de maio a 3 de junho, o centro histórico da cidade de Torres Novas recua no tempo ao longo de cinco dias repletos de animação, num ambiente de festa, de cor e de sons da época. São esperados mais de 75 mil visitantes ao longo do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 1 de Janeiro de 2019
Câmara da Batalha encerra empresa municipal e estima poupar mais de 150 mil euros por ano
A Autarquia da Batalha vai propor a extinção da sua empresa municipal por não cumprir as regras impostas pela atual legislação aplicável à Sociedades Comerciais e no Regime Jurídico da Atividade Empresarial Local, que fixa limites aos capitais próprios e ao valor dos subsídios à exploração atribuídos pela Câmara da Batalha. Uma decisão que visa igualmente realizar uma nova organização municipal “centrada na qualidade do serviço aos cidadãos e promovendo a racionalização de algumas áreas, com destaque para a função Educação que na Batalha é uma competência descentralizada desde 2015 para o Município”, refere o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 56 mil euros
Alcobaça cria ponto de água para combate
a incêndios na Serra dos Candeeiros
O Município de Alcobaça inaugurou no dia 12 de junho, em Casal Vale Ventos, freguesia de Turquel, o ponto de água para abastecimento de helicópteros em combate a incêndios. A infraestrutura tem capacidade para 120 mil litros de água e está georreferenciada no CODIS, servindo assim não só o concelho de Alcobaça como também os concelhos limítrofes. O novo ponto de água resultou de candidatura conjunta da APFCAN – Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e da Câmara de Alcobaça ao PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, no âmbito da ZIF – Zona de Intervenção Florestal da Boa Memória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Verdes questionam encerramento de balcões
da CGD no Louriçal e Caldas da Rainha
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, sobre o possível encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósito, em Louriçal e Caldas da Rainha, ambos no distrito de Leiria. O parlamentar recorda que o encerramento destes serviços de proximidade é mais uma causa real para o agravamento das assimetrias regionais que afeta o nosso país e que é necessário combater.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos órgãos das várias estruturas concelhias tomaram posse
Manuel António Santos tomou posse como presidente da Concelhia do PSD de Pombal
Os novos órgãos do PSD e da JSD de Pombal para o biénio 2018-2020 tomaram posse no dia 12 de maio, num jantar que congregou cerca de 250 pessoas. Nesta iniciativa, que contou com a presença do secretário-geral do PSD, José Silvano, foi dada posse aos núcleos concelhios da JSD e do PSD, às MSD (Mulheres Sociais Democratas) e à Comissão Política de Secção do PSD. Manuel António Santos foi eleito pelos militantes, em eleições realizadas no dia 5 de maio, e é agora o líder da concelhia social-democrata. Juntamente com a sua equipa, o professor e ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia, promete “Olhar para o Futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santuário de Fátima felicita o seu bispo diocesano pela escolha e reconhece nela a deferência para com Fátima
Papa nomeia D. António Marto como Cardeal
O Papa anunciou este domingo, 20 de maio, no Vaticano, a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. O consistório para a criação de 14 novos cardeais eleitores está marcado para 29 de junho, no Vaticano. O responsável português junta-se assim a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente no Colégio Cardinalício. Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu desde então até 22 de Abril de 2006, data em que recebeu a nomeação para Bispo de Leiria-Fátima. Entrou nesta diocese no dia 25 de Junho de 2006. Como bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto recebeu no Santuário da Cova da Iria os Papas Bento XVI (2010) e Francisco (2017).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a Direcção Geral de Agricultura e a empresa Construções Pragosa
Ministro da Agricultura apadrinha assinatura
do contrato da obra do Regadio da Cela
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos apadrinhou no dia 18 de maio, na sede da Associação de Regantes da Cela, a assinatura do auto de consignação da obra de requalificação do Regadio da Cela, entre a Direção Geral de Agricultura e a empresa Construções Pragosa, responsável por executar a obra. A obra já se iniciou este mês e a primeira etapa é a execução da rede de rega, investimento de 3,5 milhões de euros. O projecto de modernização do Regadio da Cela é um investimento superior a 10 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após a ocorrência de mais um acidente mortal
Deputados do PSD apelam ao primeiro-ministro para requalificar o IC2 no concelho de Pombal
Após receberem a notícia de mais duas vítimas mortais no IC2, no troço que atravessa a freguesia de Vermoil, os deputados do PSD Pedro Pimpão, Teresa Morais, José António Silva e Margarida Balseiro Lopes entregaram, no dia 11 de maio, na Assembleia da República, um pedido de esclarecimento dirigido ao primeiro-ministro, em que se apela à intervenção urgente no Governo na requalificação do IC2 no concelho de Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrangendo todo o concelho
Unidade de Saúde Familiar Vitrius já iniciou actividade na Marinha Grande
A Unidade de Saúde Familiar Vitrius, instalada no Centro de Saúde da Marinha Grande, iniciou na sexta-feira, 11 de maio, a sua atividade, garantindo resposta assistencial a cerca de 14000 utentes, dos quais 1903, na sua maioria crianças e jovens, passaram a ter médico de família atribuído. A USF Vitrius, a 8.ª USF integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, é coordenada pela médica Delfina Jesus Carvalho, e reúne uma equipa multiprofissional constituída por 8 médicos, 8 enfermeiros e 5 assistentes técnicos, num total de 21 profissionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como Entidade Pública Empresarial
Governo integra o Centro Hospitalar do Oeste no sector Empresarial do Estado
A Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista congratulou-se esta sexta-feira pela aprovação em Conselho de Ministros de 10 de Maio de 2018 do Decreto-Lei que integra o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) no sector Empresarial do Estado como Entidade Pública Empresarial (EPE) O CHO é composto por três unidades Hospitalares situadas nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, servindo cerca de 300 000 utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal
Turismo do Centro e Nissan plantam 180 mil árvores no Pinhal de Leiria
Pelo simples facto de viajarem, os proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 vão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. Este é conceito da iniciativa LEAF4Trees, promovida pela Nissan, na sequência de um desafio lançado pelo Turismo do Centro de Portugal, e que conta com a parceria do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em conjunto, as três entidades preveem plantar cerca de 180.000 árvores na Mata Nacional do Pinhal de Leiria. O protocolo entre a Nissan Portugal e o ICNF assinado no dia 12 de maio, em Lisboa, contando com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contrato devia ter-se iniciado em abril
DGPC autoriza contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira a atuar no Mosteiro de Alcobaça
Os contratenores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira já têm autorização da DGPC – Direção Geral do Património Cultural para iniciar as suas atuações musicais no Mosteiro de Alcobaça. O processo, segundo os músicos, estava a arrastar-se desde janeiro, altura em que enviaram uma proposta à directora da DGPC para renovação de contrato, sem obtenção de resposta até à data. Contactada pelo Tinta Fresca, a DGPC referiu, no dia 15 de maio, que “se encontra concluída a tramitação legal” e que “estão actualmente reunidas as condições necessárias para que os dois contratenores iniciem funções”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Conferência Anual de Gestão reúne cerca de 250 participantes
ESTG analisa oportunidades e desafios de novas tecnologias nas empresas financeiras
“Fintech: Oportunidades e Desafios” é o mote da XXIII Conferência Anual de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), que se realiza esta quinta-feira, dia 17 de maio às 15h30, no auditório 1, do edifício B da ESTG/IPL. Com organização conjunta da licenciatura e mestrado em Gestão, mestrado em Controlo de Gestão, e mestrado em Finanças Empresariais, a edição deste ano conta com cerca de 250 participantes, onde se fala de desafios das Fintech, isto é, a inovação e o uso de novas tecnologias por empresas financeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 27 a 29 de julho
III Feira Internacional de Antiguidades atrai mais de 100 antiquários às ruas de Aljubarrota
A vila de Aljubarrota vai receber de 27 a 29 de julho a 3ª Feira Internacional de Antiguidades. Até ao momento estão inscritos mais de 80 feirantes, colecionadores e antiquários oriundos de Portugal, Espanha, França e Bélgica, irão ocupar as ruas da vila e disponibilizar, durante os três dias do certame, antiguidades, colecionismo e velharias. Além das antiguidades pode contar também com animação tradicional e espaços de tasquinhas e petiscos. O evento é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Aljubarrota e do Município de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XVI Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura
Pombal acolhe especialistas mundiais
da literatura infantojuvenil
Os caminhos da leitura vão dar a Pombal de 14 a 15 de Junho, para mais uma viagem pelo universo da literatura infantojuvenil, este ano com o Alto Patrocínio das Embaixadas da Argentina, Brasil, Espanha e França. O Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura vai já na sua 16ª edição, e traz ao Teatro-Cine de Pombal uma programação rica, com alguns dos melhores especialistas, autores, ilustradores e mediadores da leitura de Portugal, Brasil, Argentina, Espanha e França, que debaterão o papel da literatura e do livro no desenvolvimento dos mais novos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Resolução foi apresentado na Assembleia da República
BE pede ao Governo reforço e restruturação das urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo
O deputado Carlos Matias e restante Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda elaboraram um .Projecto de Resolução que apresentaram na Assembleia da República, no dia 30 de maio, que recomenda ao Governo o reforço e a restruturação do serviço de urgências do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O BE recorda que nos últimos anos e em diversos momentos, a Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Abrantes, integrada no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), entrou em rotura e que a reorganização do Centro hospitalar do Médio Tejo, em 2012, levou a uma substancial redução das valências existentes em Torres Novas e em Tomar e à concentração de serviços no polo de Abrantes
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após acordo com a Infraestruturas de Portugal
Câmara da Batalha recebe 7 km de estradas nacionais de zonas urbanas do Concelho
A Câmara Municipal da Batalha, na sua reunião desta segunda-feira, dia 04 de junho, deliberou por unanimidade receber para o domínio público rodoviário municipal cerca de 7 km de estradas nacionais que atualmente se encontram sob tutela da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), respetivamente as estradas EN356-2 (na extensão de 3,530 km), EN356 (3,140 km, incluindo a designada variante da vila da Batalha e rotundas); e EN1 (troço antigo, na extensão de 0,198 km).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ofício alerta Infraestruturas de Portugal
PSD da Lourinhã e exige medidas urgentes
para normalização da circulação na EN8-2
Jorge Faria de Sousa, presidente da Comissão política do PSD Lourinhã, Vanda Oliveira, Hernâni Santos, vereadores da Câmara Municipal da Lourinhã, eleitos pelo PPD/PSD, e Mafalda de Taborda Lourenço, líder da bancada do PSD na União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia estiveram, no dia 30 de maio, na sede das Infraestruturas de Portugal onde entregaram um ofício dirigido ao presidente do Conselho de Administração executivo daquela entidade, subscrito pelos autarcas do PSD da Lourinhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No livro/Cd “Alcobaça Terra do Amor”
José Fanha e Daniel Completo cantam histórias sobre o concelho de Alcobaça
O escritor José Fanha e o músico Daniel Completo têm percorrido o concelho de Alcobaça a apresentar o seu livro/CD “Alcobaça Terra do Amor”, que conta pequenas histórias ligadas ao concelho cisterciense. São dez canções onde se canta as histórias de D. Inês de Castro, da Padeira de Aljubarrota, do Porquinho de Alcobaça, da Chita, sobre os frades Gulosos e até sobre os Sapateiros da Benedita, onde se pretende celebrar as melhores características e qualidades do concelho de Alcobaça e da sua História. O livro/ é uma edição da Oficina Canto das Cores e conta com o apoio do município de Alcobaça. O custo é de 10 euros e está à venda na Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Jerónimo de Sousa e Assunção Cristas visitam domingo a 55ª Feira Nacional de Agricultura
Depois da confirmação da presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração da 55ª Feira Nacional de Agricultura este sábado, 2 de Junho, pelas 14h30, é a vez do secretário-geral do PCP e da presidente do CDS anunciarem a sua presença este domingo, dia 3 de Junho, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. Jerónimo de Sousa visitará o certame logo pela manhã, às 10h, enquanto Assunção Cristas escolheu o fim da tarde, 18h, para visitar a maior feira agrícola do País
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Classificação da Quercus
44 praias dos distritos de Leiria e Santarém e Região Oeste com Qualidade de Ouro em 2018
À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria Associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo “Qualidade de Ouro”, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. A Quercus classificou 40 praias nos distritos de Leiria e Região Oeste e quatro do distrito de Santarém com Qualidade de Ouro em 2018, menos quatro que no ano anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado da Indústria apoia projeto da Nersant e do Município de Ourém
Startup Ourém vai nascer ainda este ano
Foi assinado esta quarta-feira, 20 de junho, entre a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém, o protocolo de colaboração para a criação da Startup Ourém, estrutura de apoio ao empreendedorismo que terá como objetivo atrair e instalar neste concelho, novos projetos empresariais. A secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, esteve presente na cerimónia e aplaudiu a iniciativa. A assinatura do documento aconteceu durante as comemorações do feriado municipal de Ourém, pela mão da presidente da Direção da Nersant, Maria Salomé Rafael, e do presidente do Município Oureense, Luís Albuquerque, que oficializaram assim a parceria para a criação da Startup Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”
Cultura cisterciense celebrada em Alcobaça
nos dias 6, 7 e 8 de julho
Nos dias 6, 7 e 8 de julho celebra-se o legado e a cultura cisterciense no “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça. Historiadores e especialistas da cultura cisterciense estarão reunidos em Alcobaça, mais propriamente no Mosteiro de Cós e na Escola Secundária D. Inês de Castro durante 3 dias debatendo os vários aspetos da cultura da Ordem de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara manifesta-se em sintonia com a posição da Agência Portuguesa do Ambiente
Alcobaça não autoriza prospecção petrolífera sem avaliação de impacto ambiental
Na sequência das dúvidas suscitadas pelo Município da Batalha sobre um eventual deferimento tácito da prospecção petrolífera em Aljubarrota resultantes do parecer da Agência Portuguesa do Ambiente que declarou não ter elementos suficientes para aferir da necessidade de uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, garantiu ao Tinta Fresca que “após esclarecimentos obtidos junto da Agência Portuguesa do Ambiente, ficou assente que ambas as entidades exigem a elaboração da Avaliação de Impacto Ambiental” e que até lá “o Município não autoriza que se efetue qualquer intervenção”.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Peniche - 1ª Festa em Honra de S. João Baptista
Festa em honra de S. João Baptista valoriza
e recupera tradições na Ilha da Berlenga
É já no dia 16 de junho que os pescadores da Ilha da Berlenga em Peniche promovem a 1ª festa em honra de São João Baptista, num evento que pretende valorizar e recuperar as tradições berlengueiras ligadas ao São João Baptista, santo de devoção das gerações fundadoras desta pequena comunidade. O evento, organizado pelos pescadores da ilha da Berlenga, com o apoio institucional do Município de Peniche, da Paróquia de Peniche, do ICNF, da SPEA e patrocínios locais, vai decorrer no Bairro de Pescadores da Ilha da Berlenga e tem como objetivo a recolha de fundos para a construção de um nicho para a colocação do Santo Padroeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lista única obteve 99% por cento dos votos a favor
Pedro Machado reeleito para mais cinco anos como presidente do Turismo do Centro
A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu esta sexta-feira, 6 de Julho, a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato, que corresponde ao período 2018-23. O ato eleitoral, que determinou a composição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho de Marketing, realizou-se em três mesas de voto, situadas em Aveiro, Guarda e Leiria. A lista liderada por Pedro Machado foi a única a apresentar-se a sufrágio. Votou 57% do universo do colégio eleitoral. Dos votos expressos em urna, 99% votou a favor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 9 de junho
Nazaré elege candidata a Miss Portuguesa 2018
Elege-se este sábado, 9 de junho, a Miss Portuguesa Nazaré, num evento que irá decorrer no Cine-teatro, a partir das 21h00. A noite de glamour para o maior concurso de beleza, que se realiza no nosso país, será composta pelo desfile das candidatas (com as roupas especialmente selecionadas para a ocasião) e por momentos musicais. Perto de duas dezenas de jovens inscreveram-se nesta iniciativa que irá eleger uma miss e duas damas (simpatia e fotogenia). O júri será composto por 3 elementos da Câmara Municipal da Nazaré e 2 da organizadora do concurso. A jovem eleita a mais bonita da noite irá participar na final nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Benedita inaugura Unidade de Diálise
É já no dia 16 de junho, sábado, pelas 10h30, que o Centro Médico de Diálise da Benedita será inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. Estão convidadas várias individualidades, empresariais e políticas. A Unidade do Grupo H Saúde, que integra a Policlínica da Benedita, nasce após um estudo que mostrou a necessidade de implementação de um centro de diálise. Do estudo conclui-se um número elevado de utentes a fazer diálise num raio de 15km. São mais de 80 os utentes identificados no referido estudo, razão essa que levou à criação do centro, para o bem-estar das pessoas e uma economia de transportes, evitando assim custos e essencialmente a garantia do bem-estar daquelas que têm de realizar de 60 a 100 km, três vezes por semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor, cronista, político e criador da EPHEMERA
Pacheco Pereira é o próximo convidado
da Biblioteca Municipal de Leiria
Pacheco Pereira, professor, cronista, político e criador da EPHEMERA é o convidado da próxima tertúlia “Leiria Convida”, sábado, dia 16 de junho, às 17 horas, da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. Pacheco Pereira estará à conversa sobre a EPHEMERA, que tem como objetivo divulgar os espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos, objetos que pertencem ao seu arquivo pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições vão decorrer no dia 16 de Junho
Nélson Plácido lidera lista às eleições
para a concelhia do CDS-PP de Alcobaça
A concelhia do CDS-PP em Alcobaça vai realizar eleições no próximo dia 16 de junho. 160 militantes irão a votos para escolher o novo líder, estando a concorrer apenas uma lista liderada por Nélson Plácido. Luís Querido, actual presidente da concelhia não pode voltar a candidatar-se uma vez que atingiu o limite de mandatos. As eleições realizam-se na sede da concelhia, das 16 às 20h, podendo apenas votar os militantes com as quotas em dia. A acompanhar Nélson Plácido para a direcção da comissão política concelhia estão Mário Gonçalves e Pedro Cintra e para a mesa do plenário Ricardo Vigário e António Querido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destino turístico escolhido pelo Ministério da Saúde
Plano de Contingência Saúde Sazonal do Verão 2018 apresentado na Nazaré
A Direção-Geral da Saúde apresentou esta sexta-feira, dia 22 de junho, na Nazaré, o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2018, que estará em vigor até ao final de setembro. A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo; da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro. O presidente da Câmara, Walter Chicharro, agradeceu a escolha da Nazaré para a realização desta ação, que reforça a imagem de que “de um destino que está na moda”, também por força do desporto e de medidas que visam a promoção da segurança da população durante todo o ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 11 candidatas
Bianca Santo foi eleita a Miss Portuguesa Nazaré 2018
Bianca Santo foi eleita a Miss Portuguesa Nazaré 2018 numa noite de glamour que decorreu no Cine-teatro, com a organização da Câmara e da entidade Miss Portuguesa. A eleita será a representante do distrito de Leiria e da Região Oeste na final de Concurso de beleza português. 11 jovens candidataram-se ao prémio, tendo o júri (composto por 2 elementos da Câmara Municipal e 3 da organização da Miss Portuguesa) escolhido três finalistas da noite, pela sua beleza, simpatia e fotogenia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Esquininhas” 2018
Anselmo Ralph atua ao vivo na praia da Nazaré a 16 de junho
Anselmo Ralph dará um dos concertos do Programa “Esquininhas” 2018 na Nazaré, no dia 16 de junho. O espetáculo está marcado para as 22:00, no palco instalado no areal da Praia da Nazaré (junto ao Estádio do Viveiro). O “Esquininhas” é um evento de caráter cultural, da iniciativa da Autarquia, composto por vários concertos, que irão decorrer num percurso de esquinas da vila, num trajeto feito através das travessas que ligam as várias ruas da zona antiga da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Pavilhão de Vieira de Leiria recebe nome
de Albino Reis Paulo
Na sequência de uma recomendação apresentada na última Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, a Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, por unanimidade, no dia 14 de maio, atribuir o nome de “Albino Reis Paulo” ao Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vieira de Leiria. De acordo com a recomendação apresentada, Albino Reis Paulo foi “licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e sempre se entregou, de alma e coração”, à promoção da prática desportiva como complemento à “aquisição de hábitos de vida saudáveis, não se limitando aos seus alunos na experiência quotidiana, mas estendendo a sua influência a todos os que o rodeavam”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poupança representa uma redução de 65% nos custos com a fatura de energia elétrica
OesteSustentável instala iluminação LED
nos Paços de Concelho de Caldas da Rainha
A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com o Município de Caldas da Rainha instalou iluminação LED no Edifício do Paços do Concelho, no âmbito da fase piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, que permitirá evitar cerca de 28 toneladas de CO2 para atmosfera, representando assim uma poupança anual de cerca de 13 000 euros para o Município de Caldas da Rainha. Esta intervenção permite uma poupança estimada perto de 67 000 kWh ano, evitando cerca de 28 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual de cerca de 14 000 euros para o Município de Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio promove investigação sobre história local na região de Leiria
"Prémio Villa Portela" passa a ser suportado pela Câmara Municipal de Leiria
A promoção da investigação da história local e do património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém é o objetivo do “Prémio Villa Portela, que tem candidaturas abertas até 15 de outubro.Apresentado em conferência de imprensa esta quinta-feira, 10 de maio, este prémio, criado em 2010 por Ricardo Charters d'Azevedo, anterior proprietário da Villa Portela, passa a ser suportado pelo Município, no âmbito da passagem para a esfera autárquica do edifício Villa Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Dominguinhostoma posse esta quarta-feira
Novo presidente do Conselho Coordenador
dos Politécnicos toma posse em Leiria
O novo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, eleito a 2 de maio, tomará posse numa cerimónia agendada para o próximo dia 16 de maio, pelas 14h15, na Biblioteca José Saramago, sita no campus 2, do Politécnico de Leiria. Pedro Dominguinhos, presidente do Politécnico de Setúbal, foi eleito em reunião plenária, por unanimidade dos votos presentes, sucedendo assim a Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, na condução dos destinos do CCISP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lara Azeitona foi apurada em Torres Vedras
Aluna da Nazaré está na final do Concurso Nacional de Leitura
Lara Azeitona, aluna da Nazaré, foi apurada para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no dia 16 de maio em Torres Vedras, cidade que acolheu a Fase Intermunicipal do Oeste. As Bibliotecas do Oeste marcaram presença numa fase que contou com a participação de quatro alunos da Nazaré (Agrupamento de Escolas da Nazaré). A iniciativa integra o Plano Nacional de Leitura 2027, com a organização geral do CNL, ao longo de duas fases consecutivas: fase regional e fase nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
Henrique Sanchez: “Rede de carregamento
para veículos eléctricos não é suficiente”
A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, organizadora do 6º Encontro Nacional de Veículos Elétricos, na cidade de Leiria, nos dias 7 e 8 de julho. Ao longo de dois dias, no Parque de Estacionamento junto ao Estádio Municipal de Leiria, juntam-se no mesmo espaço concessionários que comercializam motociclos, scooters, bicicletas, quadriciclos, trotinetas, carros elétricos e híbridos Plug-in. A UVE conta atualmente com mais de 300 associados, que optaram por carros, motas ou bicicletas eléctricas. Fundada em Coimbra, está atualmente sediada em Lisboa, no Parque Tecnológico, Lispolis, local onde os interessados podem obter informações sobre veículos eléctricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 2014 e 2017 o CI iniciou 75 projetos de investigação em saúde
Centro de Investigação do Centro Hospitalar
de Leiria aumenta atividade em quase 80%
O Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CI CHL) aumentou a sua atividade em cerca de 80% entre 2014 e 2017, um valor «muito positivo e revelador da dinâmica e da referência que este centro hospitalar quer ser nesta área», destaca João Morais, coordenador do CI. Os ensaios clínicos cresceram 400%. O CI fechou o ano de 2017 com 44 projetos de investigação em desenvolvimento, envolvendo 150 investigadores. No total, de 2014 a 2017 o CI desenvolveu 75 projetos de investigação em saúde. Para além desta atividade, foi possível ao CHL entrar no circuito dos chamados projetos financiados no âmbito do programa Portugal 2020, participando em consórcios de investigação com instituições académicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do Dia Internacional dos Museus
Especialistas apelam para uma investigação aprofundada sobre a Chita de Alcobaça
Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Alcobaça promoveu, no sábado, dia 19 de maio, um debate sobre a Chita de Alcobaça, um dos maiores patrimónios do concelho cujas origens deverão ser objeto de uma investigação aprofundada. A história da Chita de Alcobaça está ainda por desvendar na sua plenitude. Conhecem-se possíveis influências estéticas e persistem até aos dias de hoje alguns registos, mas a sua génese está ainda envolta em algum mistério, o que torna necessário e pertinente um renovado foco sob o prisma da arqueologia industrial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paços do Municipio do Bombarral recebeu sessão de apresentação e divulgação
Julgado de Paz do Oeste sediado no Bombarral é o maior do País
O Salão Nobre do edifício dos Paços do Municipio do Bombarral acolheu esta segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, uma sessão de apresentação e divulgação do Julgado de Paz do Oeste. Com sede no Bombarral, trata-se do maior Julgado de Paz do País e o primeiro a ser criado no âmbito de uma comunidade intermunicipal, neste caso a Comunidade Intermunicipal do Oeste. A abertura da sessão, que coutou com a presença do(a)s presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, dos representantes do posto local da GNR e da delegação local da Ordem dos Advogados, coube ao presidente da Câmara, Ricardo Fernandes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Selo europeu certifica excelência do ensino na área da engenharia do Politécnico de Leiria
IPL recebe certificação europeia de qualidade em três cursos de Engenharia
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria acaba de receber o selo europeu EUR-ACE, uma marca de qualidade que certifica a excelência do ensino nos cursos de engenharia ministrados na Europa, para mais três cursos: licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, licenciatura em Engenharia Mecânica e mestrado em Engenharia Eletrotécnica. O selo europeu EUR-ACE, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, integra a credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Brincar de Rua ganha vida no Bairro dos Capuchos
Leiria tem o 1º ponto de partilha de jogos, brinquedos e livros infantis/ juvenis do País
Foi inaugurado no dia 22 de junho, em Leiria o primeiro ponto de partilha de jogos, brinquedos e livros infantis/ juvenis. Fruto da ideia duma mãe - que se inspirou num projeto de partilha de livros infantis que viu no Canadá - o projeto foi acolhido pela equipa do programa Brincar de Rua e ganhou vida no Bairro dos Capuchos (Leiria), com a colaboração da comunidade: uma amiga doou um armário antigo, que foi restaurado e adaptado pela equipa de carpintaria da Câmara Municipal de Leiria; uma papelaria local (a Americana) doou alguns materiais que foram depois usados para embelezar o exterior - "obra" tomada a cargo pelas crianças que formam a comunidade do Grupo Comunitário de Brincar dos Capuchos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 17 de junho
Jerónimo de Sousa visita Pedrogão Grande no dia em que se assinala um ano dos incêndios
No próximo dia 17 de Junho, Domingo, o PCP deslocará ao Distrito de Leiria uma extensa delegação integrada pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa (que estará presente na parte do pograma realizado em Pedrogão Grande), por vários dirigentes nacionais PCP, Deputados à Assembleia da República, dirigentes regionais do Partido e especialistas na área da protecção civil. A delegação do PCP terá encontros com várias corporações de bombeiros, com o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Leiria, com o presidente da Câmara de Pedrogão Grande e com variadas Associações de Agricultores, de defesa do Mundo Rural e de Defesa da Floresta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião teve lugar no dia 15 de junho
Conselho Municipal da Juventude da Nazaré prepara plano de ação
O Conselho Municipal da Juventude reuniu, pela primeira vez, desde a sua reativação, no dia 15 de junho. Ao longo deste mandato, irá ser a ligação política da juventude do Concelho aos órgãos do município relativamente a matérias que digam respeito a esta faixa etária da população. Na próxima reunião de trabalho, que ficou agendada para 12 de julho, o Conselho irá votar o seu Regimento de funcionamento, o Plano de Atividades e constituir equipas de trabalho (temporárias) para as diferentes áreas de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo Centro de Portugal ocupa um espaço destacado no certame
Região Centro é o destino nacional convidado na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa
O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai estar em grande destaque na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa 2018, que se realiza na FIL - Feira Internacional de Lisboa, de 23 de junho a 1 de julho. A organização da FIA distinguiu a região como Destino Nacional Convidado desta que é a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda na Europa, num sinal de reconhecimento da vitalidade dos seus artesãos e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhado de dirigentes regionais do Partido
Deputado do PCP Bruno Dias visita concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande
Segunda-feira, dia 28 de maio, uma Delegação do PCP integrada pelo deputado Bruno Dias e dirigentes regionais do PCP, visitará os concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande. Esta visita começará por um contacto com utentes da Linha do Oeste e com a Comissão de Utentes da Linha do Oeste, tema sobre o qual a DORLEI do PCP emitiu um comunicado no dia 16 de maio. Em seguida haverá um encontro com Mariscadores na Lagoa de Óbidos que recentemente exigiram a intervenção do Governo e autoridades competentes para desbloquear a ligação desta lagoa ao mar e sobre o qual a DORLEI do PCP também tomou posição a 23 de maio . O dia terminará na Marinha Grande com encontros com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a Comissão Popular "O Pinhal é nosso" e visita ao Pinhal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Jovens Cientistas de Leiria marcam presença
na Mostra Nacional de Ciência
A Fundação da Juventude reúne na 12ª Mostra Nacional de Ciência os 100 melhores projetos, os quais envolvem 265 jovens cientistas e 64 professores de 41 instituições de ensino. Aberta ao público em geral e com acesso livre e gratuito, a Mostra Nacional de Ciência realiza-se de 31 de maio a 02 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa coorganização da Fundação da Juventude, da Ciência Viva e do Município do Porto. O Distrito de Leiria participa com 8 projetos científicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com mais de 60 intervenções até domingo
II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses junta especialistas em Alcobaça
O concelho de Alcobaça recebe de 6 a 8 de julho o “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses”, onde se celebra o legado e a cultura cisterciense. Mais de 60 conferencistas, oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, França e Itália vão debruçar-se sobre a relação da Ordem de Cister com a história, património e arte, agricultura e indústria, espiritualidade e turismo cultural. O “II Congresso Internacional de Mosteiros Cistercienses” é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça que conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas do Cartaxo veem satisfeita a sua reivindicação pública
Extensão de saúde de Valada reabre a 6 de julho
O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria), comunicou ao Município do Cartaxo, na sexta-feira, dia 29 de junho, que a Extensão de Saúde de Valada vai “reabrir no dia 6 de julho, sexta-feira”, informou Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que vinha insistindo na “necessidade de reabrir esta valência de saúde, o quanto antes”. Os autarcas viram, assim, satisfeita a reivindicação traduzida na tomada de posição pública do dia 27 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça Clube de Ciclismo conquista Ouro e Bronze nos Campeonatos Nacionais
Guilherme Mota é o novo campeão nacional
de contra-relógio no escalão de juniores
Mais um título de Campeão Nacional foi alcançado por um atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, num feito alcançado pelo promissor ciclista Guilherme Mota, que este sábado, 30 de junho, se sagrou Campeão Nacional de Contra-Relógio da época de 2018 no escalão de juniores. Além da medalha de ouro, a formação alcobacense alcançou ainda a medalha de bronze na prova de Contra-Relógio no escalão de cadetes, que foi alcançada por Rodrigo Paiva, um atleta de apenas 14 anos do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que ficou em 3º lugar, destacando-se como o melhor atleta de primeiro ano no escalão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Procedimento foi concluído
Município de Constância adquire o edifício
do Cineteatro por usucapião
Está definitivamente concluído o processo de justificação (usucapião), com vista a regularizar o registo, a favor do Município de Constância, do edifício do Cineteatro Municipal de Constância, na Conservatória do Registo Predial. O prédio ficou registado com o n.º 1554 da freguesia e concelho de Constância. Encontrando-se o processo de inscrição do Cineteatro concluído, o Município anuncia que poderá muito em breve proceder à candidatura para reabilitação do edifício, junto do Centro 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadriceira - Freguesia do Turcifal – Torres Vedras
Feira da Paisagem destaca paisagem protegida local das Serras do Socorro e Archeira
No dia 10 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, a Cadriceira (Freguesia do Turcifal) acolhe a realização da primeira edição da Feira da Paisagem. Esta é uma iniciativa que contempla um programa diversificado de atividades para os visitantes usufruírem e vivenciarem a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira. A Feira da Paisagem contará com bancas de produtos naturais, gastronomia local, artesanato, entre outros, bem como animação musical, jogos tradicionais e passeios na natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento foi entregue à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Carta Gastronómica do Ribatejo contém registo histórico de 557 receitas populares
A Carta Gastronómica do Ribatejo foi entregue pela Confraria Gastronómica do Ribatejo (CGR) à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), no dia 7 de junho, durante a FNA 2018, que está a decorrer no CNEMA, em Santarém. Este projeto, que se iniciou em 2015, através da assinatura de um protocolo de parceria entre a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), a Confraria Gastronómica do Ribatejo e a Câmara Municipal de Santarém (CMS), culminou com a entrega do documento que contém o registo histórico de 557 receitas populares do Ribatejo, dos municípios da Lezíria, fruto de um trabalho de pesquisa e recolha de informação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
China, Rússia, Suíça, Brasil, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos
Grupo jornalistas estrangeiros visita o Centro de Alto Rendimento da Nazaré
Um grupo de jornalistas, repórteres de imagem e opinion makers visitou o Centro de Alto Rendimento da Nazaré por iniciativa do Instituto do Desporto. O grupo, composto por profissionais da área da comunicação vindos de vários países (China, Rússia, Suíça, Brasil, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos) estiveram acompanhados de elementos da Federação do Desporto na visita às instalações, onde recolheram informações sobre o seu funcionamento e oferta complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programação foi apresentada durante a Feira Nacional da Agricultura
“Verão In. Str… é um Espanto!” 2018 reforça animação no centro histórico de Santarém
Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro internacional de artistas plásticos, o centro histórico com portas abertas às quintas-feiras à noite durante dois meses, passando por seis palcos em diferentes espaços até a um mini-autocarro com um novo percurso e mapa interativo, são algumas das novidades do “Verão In. Str… é um Espanto!” 2018. A programação foi apresentada esta quinta-feira dia 7 de junho, durante a Feira Nacional da Agricultura, dia dedicado ao Concelho e à Cidade, e contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso e do vereador Ricardo Rato. Não faltaram também os mecenas e parceiros da iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Verba ronda os 400 mil euros
Município aprova entrega de verbas da madeira ardida à freguesia de Pataias e Martingança
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no dia 29 de junho, por maioria, a proposta da Câmara Municipal em atribuir à União de Freguesias de Pataias e Martingança, o valor proveniente das vendas em leilão da madeira ardida naquela freguesia, durante o incêndio de 15 de outubro. Segundo o presidente da câmara, Paulo Inácio, “cabia ao município receber 60% da verba angariada” e isto “é o mínimo que se devia fazer”, porque “é de elementar justiça que se tome esta decisão” uma vez que “aquelas populações viveram um horror histórico que precisa desta medida do município”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pondo em causa a prontidão e resposta dos meios de combate
Reservatórios de combate a incêndios da Serra de Montejunto alvo de furto
Foram, recentemente, alvo de furto diversos componentes dos dois reservatórios de apoio ao combate a incêndios por meios aéreos, que o Município do Cadaval construíra em 2011, em Montejunto. A Câmara está já a diligenciar a reposição daqueles pontos de água, de modo a não perigar os meios de combate, estando o assunto, também, já em fase de investigação pelas autoridades competentes. Segundo informa o Serviço Municipal de Proteção Civil, foi retirado do reservatório denominado “Quartel”, que havia sido reparado em maio após ter sido vandalizado, o “saco” de PVC responsável pela estanquicidade do reservatório, através da retirada de uma das chapas da sua estrutura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobre "Desenvolvimento Local e Economia Solidária"
Centro de Desenvolvimento Comunitário
do Landal promove conferência este sábado
A Conferência "Desenvolvimento Local e Economia Solidária" vai decorrer já este sábado, dia 23 de junho, pelas 14h45, na sede da entidade promotora, o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, instituição social localizada na sede de freguesia do Landal, na confluência dos concelhos de Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior. António Sales, deputado do PS na Assembleia da República, encerrará esta conferência que contará com mais de 20 oradores. Mais informações em https://www.facebook.com/events/884538188421043/
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programação multidisciplinar e diversificada a partir de 23 de junho
Festival Sete Sóis Sete Luas traz a Pombal sons e tradições do Mediterrâneo e da Lusofonia
Pombal é novamente palco de mais uma edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, que traz este ano uma programação rica, diversificada e multidisciplinar. Nesta edição, o público poderá apreciar as notas musicais do Sul de Itália, com a atuação de Mimmo Epifani, ou sentir a paixão contida no flamenco de Juan Pinilla, de Espanha, mas também poderá apreciar as cores do street artist italiano Eron. Uma proposta cultural que não se esgota aí, e que oferecerá ao pombalenses a oportunidade de se pode enredar nas tramas do circo acrobático de Les P’tits Brás, de França, que trará a Pombal o espetáculo Triplette, ou maravilhar-se com os efeitos pirotécnicos do teatro de rua da companhia francesa Karnavires. Uma programação de qualidade e repleta de grandes artistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Garantia da vereadora das Operações Urbanísticas Rita Coutinho
Município promete respostas em 48 horas
sobre reabilitação de edifícios em Leiria
O Município de Leiria lançou um canal de comunicação privilegiada com os interessados na reabilitação de imóveis, através do qual é garantida resposta às questões colocadas num prazo de 48 horas. A novidade foi apresentada pela vereadora das Operações Urbanísticas da Câmara Municipal de Leiria, Rita Coutinho, na conferência "Reabilitação Urbana", promovida pelo Semanário Região de Leiria, que decorreu sexta-feira, 25 de maio, no Edifício Moagem Heritage, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima By Segway Rent & Tours
Grupo Rodoviária do Tejo inaugura em Fátima serviço de aluguer de Segways
O Grupo Rodoviária do Tejo vai inaugurar, no dia 26 de Junho, pelas 11 h, no Posto de Turismo de Fátima, um serviço de aluguer de Segways. Fátima by Segway é um conceito moderno de mobilidade urbana partilhada, para ser experienciada individualmente ou em grupo, para usufruto da comunidade, em complemento às soluções de mobilidade existentes e em total harmonia com a rede de transportes públicos nacionais. Este novo serviço de mobilidade urbana é um sistema pioneiro a nível nacional e o primeiro deste género a operar na zona centro do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidade regional Turismo Centro de Portugal foi eleita a melhor entidade regional de turismo.
Centro de Portugal conquista prémios AHRESP
A região Centro de Portugal saiu amplamente premiada na edição deste ano dos Prémios AHRESP, que foram entregues no dia 31 de maio, na gala que decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio foi recebido por Pedro Machado, que o partilhou com as várias personalidades presentes na cerimónia. “O ano de 2017 foi um ano sensível para a região Centro de Portugal. O trabalho de partilha foi uma das armas que utilizámos para conseguirmos terminá-lo da forma como terminámos e pensarmos com otimismo no futuro”, sublinhou o presidente do Turismo Centro de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os estudantes do ensino secundário e superior
Biblioteca Municipal de Leiria cria Espaço Exame nos meses de junho e julho
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, disponibiliza de 1 de Junho a 31 de Julho, o Espaço Exame. Este espaço informal foi especialmente criado para os estudantes do ensino secundário e superior, durante a época de exames, com boas condições de trabalho, visando o sucesso escolar/académico. A Biblioteca Municipal de Leiria, “Casa dos Livros”, é um local de leitura, intervenção cultural, estudo e investigação com um acervo de mais de 100.000 livros, filmes e música.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 24 de junho
Encontro Nacional de Infantis em Andebol
leva 1200 atletas à vila da Batalha
A vila da Batalha vai receber de 21 a 24 de junho, a edição 2018 do Encontro Nacional de Infantis de Andebol, uma iniciativa da Federação de Andebol de Portugal, em parceria com a Associação de Andebol de Leiria e o Batalha Andebol Clube e com o apoio do Município. A iniciativa prevê a presença de 1200 atletas, divididos entre 24 equipas femininas e 32 masculinas. Além da vertente desportiva, o evento pretende também valorizar a formação, promover hábitos de vida saudável e a aquisição de valores fundamentais ao crescimento e formação dos jovens enquanto parte da sociedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto vence terceira edição do Prémio Inovação NOS na categoria Grandes Empresas
Telerreabilitação do CHL: a parceria inesperada entre um hospital público e uma startup
O projeto de Telerreabilitação desenvolvido pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de ser anunciado como vencedor na categoria Grandes Empresa na 3ª edição do Prémio Inovação NOS. Este projeto, pioneiro no País, consiste numa plataforma de telerreabilitação para a patologia osteoarticular crónica do joelho e do ombro, uma solução integrada para reabilitar utentes com uma das patologias crónicas mais comuns, bem como uma das principais causas de dor e incapacidade nos adultos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medalha de Ouro nos Jogos do Mediterrâneo
Assembleia Municipal de Alcobaça aprova voto de louvor à triatleta Melanie Santos
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no dia 29 de junho, por unanimidade, um voto de louvor à triatleta Melanie Santos, que no dia 23 de junho, conquistou a medalha de ouro para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, ganhando no sprint com o tempo 1:04.52 horas, deixando a espanhola Anna Contreras em segundo lugar e a italiana Federica Parodi em terceiro lugar. A prova disputou-se no circuito urbano de Altafulla, província de Tarragona, Espanha. A proposta de voto de louvor foi apresentada pelo deputado Eduardo Marques (PSD) e recebeu a concordância de todos os deputados presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Margarida Marques considera desadequada existência de edifícios do IEFP dispersos
Deputada do PS exige um espaço apropriado para Serviço de Emprego e Formação de Leiria
A deputada do PS Margarida Marques perguntou ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social quais são os planos para dar uma identidade aos Serviços de Emprego e Formação de Leiria, uma vez que se trata de uma instituição cujos profissionais desenvolvem um trabalho excelente, mas, estando repartida por vários estabelecimentos, não vê favorecido o seu desempenho. “É de extrema importância que o IEFP, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria possa ter um espaço para o Serviço de Emprego e Serviço de Formação, para melhorar a imagem e maximizar a eficiência e a eficácia”, defendeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-ministro da Saúde e x-presidente do Conselho Económico e Social
Ex-ministro Luís Filipe Pereira convidado
para seminário da D. Dinis Business School
“A necessidade de Estratégia nas PME’ s” é o tema do seminário que a D. Dinis Business School irá promover no próximo dia 6 de junho, às 18h00, no Ed. Nerlei em Leiria. Luís Filipe Pereira, ex-ministro, ex-presidente da CES (Conselho Económico e Social) é o convidado que irá partilhar a sua vasta experiência com os presentes neste seminário, dinamizado em parceria com a Nerlei. O convidado desempenhou inúmeras funções empresariais de alto nível e exerceu diversos cargos oficiais. É docente universitário, desempenha cargos em Associações Nacionais e Internacionais e dedica-se a administração e Consultoria de empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Praia da Vieira recebe festa de abertura
da época balnear
A tradicional sardinhada e animação cultural regressam ao Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, no último fim de semana de junho, para assinalar a abertura da época balnear. A organização pertence à Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e associações da freguesia. Consulte aqui o programa de abertura da época balnear.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de junho
Cidade das Crianças vai nascer no Cartaxo
A Câmara Municipal em parceria com empresas, associações, comerciantes e coletividades, vai voltar a fazer nascer uma pequena cidade no centro do Cartaxo. Das 10h00 às 19h00 as crianças e jovens são os convidados de honra desta cidade onde a alegria e a imaginação vão andar à solta e são as únicas obrigações a cumprir pelos pequenos habitantes. Não vale apena ficar espantado se no próximo dia 2 de junho, sábado, encontrar pequenas crianças a salvar gente em perigo, ainda que imaginário, carros de polícia com condutores que não chegam aos pedais, minúsculos ourives a fazer joias valiosíssimas, futebolistas em ascensão, cientistas a inventar a salvação do mundo ou artistas plásticos baixinhos, mas cheios de talento – porque tudo é possível num dia em que as crianças tomam conta da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia disponibiliza Minibus gratuito aos idosos
Câmara de Santarém lança Projeto Mobi.Sénior
A Câmara de Santarém lançou o Projeto Mobi.Sénior, que vai permitir à população sénior e a pessoas em situação de dependência, usufruir de um Minibus, gratuitamente, com paragens fixas nos principais serviços públicos e estabelecimentos comerciais da Cidade, de modo a facilitar a sua mobilidade entre as áreas residenciais da Cidade mais desfavorecidas em termos de transportes públicos. Este projeto experimental que tem a duração de 6 meses, foi aprovado por unanimidade, na reunião do Executivo de dia 18 de junho, teve início no dia 16 de julho e está patente até final do ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Banda de Alcobaça
Geek Daddies lançam videoclipe impróprio de rock responsável e humor com crítica social
O tamanho não importa! Os Geek Daddies, um duo transformado em colectivo, abraçaram as alterações climatéricas e deram imagem ao seu alter ego com um videoclipe de 118 milímetros, perdão, segundos. Esta banda de Alcobaça há muito que nos habituou ao seu estilo impróprio de rock responsável™ e ao seu humor emanado de criticas sociais. O seu videoclipe não desilude. Nele acompanhamos um papá totó, desaforido, em busca de si. Nessa viagem cheia de simbolismo, o pai perde-se, deparando-se com personagens que o (des)orientam. Os Geek Daddies são isso mesmo. Devaneantes, incertos, Existencialistas, mas sempre ligados ao mundo pelo cordão umbilical da sua família.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 21 de julho
João Só canta o amor em S. Martinho do Porto
João Só, o bom rebelde, está de volta às canções e aos palcos, trazendo antigas e novas baladas, com o tema do amor sempre presente. Terá oportunidade de o ver e ouvir, ao vivo, junto à emblemática baía de São Martinho do Porto, no sábado, dia 21 de julho, pelas 22h, na Avenida Marginal. Mais um grande concerto promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça em pleno verão em São Martinho do Porto. Numa vilas mais emblemáticas de Portugal, conhecida pela calma das águas da baía, pelo ambiente familiar, pelas casas e ruelas pitorescas e pelas paisagens paradisíacas sobre o oceano Atlântico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santana Lopes é um dos oradores do fórum promovido pelo Município de Leiria
Estudo sobre abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil apresentado em Leiria
O Município de Leiria promove esta segunda-feira, dia 18 de junho, às 21 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, o “Fórum Aviação Civil em Monte Real – uma aposta para o desenvolvimento futuro da região”, que contará com intervenções dos presidentes das câmaras Municipais de Leiria e da Marinha Grande, Raul Castro e Cidália Ferreira, respetivamente, do presidente da Comunidade Intermunicipal de Coimbra, João Ataíde, do tenente-general José Tareco, do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, e de Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 1 de Julho
Jerónimo de Sousa participa na Foz do Arelho na festa de verão do PCP
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, deslocar-se-á este domingo, dia 1 de julho, à Foz do Arelho para participar na “Festa de Verão”, uma das maiores iniciativas anuais da Organização Regional de Leiria do PCP que reúne todos os anos várias centenas de pessoas. A Festa do Verão do PCP realiza-se todos os anos num amplo e aprazível espaço ao ar livre, nas margens da Lagoa de Óbidos, junto ao Penedo Furado. Conta com diversos espaços e actividades como manhã infantil para os mais pequenos; momentos musicais; espaços de venda de artesanato, de produtos regionais como azeite e queijos da região, venda de livros, quermesse e bar com doçaria variada e a tradicional ginja de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
‘Contágio’ é o tema da 22ª edição que vai propagar cultura por toda a cidade
Caldas Late Night enche ruas com arte
O Caldas Late Night está de regresso às Caldas da Rainha para a sua 22ª edição. Nos dias 24, 25 e 26 de Maio este evento artístico e cultural convida todos os caldenses a mostrar trabalhos e projetos pessoais nas ruas da cidade ou nas próprias casas. Com o tema ‘Contágio’, a edição deste ano vai ter um roteiro caldense para que a população percorra a cidade com mini-mapas na mão, com atividades a começar à tarde e a prolongarem-se pela noite dentro, em vários estabelecimentos do município, à semelhança do que aconteceu nos pré-eventos que decorreram nos meses de Fevereiro, Março e Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autorização depende da ACES Lezíria
Autarcas do Cartaxo pedem reabertura imediata da Extensão de Saúde de Valada
A Câmara Municipal do Cartaxo assumiu a execução das obras de requalificação da Extensão de Saúde de Valada, que eram da responsabilidade do Ministério da Saúde, de forma a evitar o encerramento dos serviços de saúde em Valada. O presidente da Câmara, Pedro Magalhães Ribeiro e a presidente da Junta de Freguesia, Margarida Abade, não compreendem porque é que o Ministério da Saúde ainda não reabriu a Extensão de Saúde de Valada, uma vez que as obras foram concluídas no dia 4 de abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médicos terminaram a especialidade já este ano com notas a atingir os 19,8 valores
Centro Hospitalar de Leiria forma 15 médicos internos com classificações de excelência
Os médicos internos da formação especializada do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) têm conquistado notas excelentes nos exames de especialidade, com valores a atingir a 19,8, e uma média de 19,4 valores dos 15 internos que se sujeitaram a exame na primeira época de 2018. O CHL é uma instituição com idoneidade formativa de longa data. Em 2005 contava apenas com 24 internos, mas são já centenas os formandos que por aqui passaram: só entre 2015 e 2018 o CHL recebeu 150 médicos internos do ano comum, e 81 médicos da formação especializada (cujo internato dura em média 5 anos), tendo à data um total de 116 médicos internos da formação especializada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Danish BH Dream e Palletways Verallia Azuqueca vencem Torneio de Andebol de Praia
A “Team Derma Sun7-The Danish BH Dream” venceu a competição feminina. Os espanhóis Palletways Verallia Azuqueca foram os vencedores masculinos do Torneio de Andebol de Praia, que se disputou na Nazaré, durante o último fim de semana de junho. A vencedora feminina derrotou as espanholas BM Playa Algeciras que, com este resultado, ficaram com o 2º lugar da competição. Já os espanhóis Palletways Verallia Azuqueca conseguiram a vitória após shootout sobre a equipa de Espinho, os EFE Tigres, segundos classificados da competição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carlos Martins prometeu diligenciar para resolver os problemas ambientais do concelho
Secretário de Estado visita Marinha Grande
com Rio Lis e Arte Xávega na agenda
A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, reivindicou junto do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, medidas urgentes do Governo para a resolução de questões relacionadas com a requalificação das zonas costeiras e ribeirinhas do concelho. O encontro decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara, Carlos Caetano, e do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 1,7 milhões de euros
Câmara de Marinha Grande aprova anteprojeto do interface de transportes e terminal rodoviário
O anteprojeto da construção do Centro de Interface de Transportes Urbanos e do Terminal Rodoviário da Marinha Grande, localizados no Largo 26 de Março, na Marinha Grande, foi aprovado pela Câmara Municipal, no dia 11 de junho. O Município da Marinha Grande pretende construir no antigo “Parque da Móbil”, um Centro de Interface de Transportes Urbanos, prevendo estacionamentos, passeios e ciclovia, posto de abastecimento para carros elétricos, paragem de autocarros para os serviços da TUMG e parque de estacionamento de táxis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa do Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Domingo é dia de Tomar no Convento de Cristo com entradas gratuitas, Tabuleiros e animação
É já este domingo, dia 1 de Julho, que se realiza a iniciativa Tomar no Convento de Cristo, no âmbito das acções de promoção dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo naquele que é o monumento mais visitado da região. Entre as 10h30 e as 18 horas, haverá lugar para um conjunto de actividades de animação cultural, centradas na maior parte no Claustro da Micha, bem como a mostra e venda de artesanato e produtos locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Celebrações do Dia Internacional dos Museus movimentam mais de um milhar de visitantes
O Município de Alcobaça organizou durante três dias, de 18 a 20 de maio, um vasto programa de comemorações enquadradas no Dia Internacional dos Museus e no seu mote principal: Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O conjunto das atividades programadas envolveu e dinamizou mais de 1000 visitantes que puderam apreciar a riqueza do património não apenas museológico como também industrial do concelho, com destaque para a masterclass dedicada aos vidrados industriais no Museu Raul da Bernarda e para o colóquio sobre a Chita de Alcobaça no auditório da Biblioteca Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR recupera duas águias de asa redonda juvenis em Monte Redondo
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção (NPA) de Leiria, no dia 18 de maio, em Monte Redondo, recuperou duas Águias de Asa Redonda juvenis. As duas aves foram encontradas por um cidadão num eucaliptal, tendo-as entregue no Posto Territorial de Monte Redondo. Posteriormente, os militares do NPA encaminharam as aves para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputada do PS visitou a Escola
Margarida Marques defende requalificação urgente da Escola D. Pedro I de Alcobaça
A deputada do PS eleita por Leiria, Margarida Marques, quer saber se o Ministério da Educação tem intenção de intervir na escola D. Pedro I no sentido de melhorar as suas condições de funcionamento. E solicita ao Ministério a confirmação de que não há intenção de modificar a rede pública de escolas em Alcobaça nos próximos anos. As questões de Margarida Marques surgem depois de ter visitado a Escola D. Pedro I, do agrupamento de escolas Cister, a convite da presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviços Municipalizados efectuaram a obra
Reabertura do Ascensor da Nazaré está prevista para 15 de maio
O Ascensor da Nazaré deverá retomar o normal funcionamento na terça-feira, dia 15 de maio. O serviço foi suspenso por motivos de segurança depois de se ter verificado a queda de blocos de pedra da arriba para o túnel. Após a deteção da queda de pedras, apesar destas terem ficado retidas numa rede protetora, a primeira entidade a quem foi comunicada a suspensão de atividade do Ascensor, e explicados os motivos, foi a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ser a entidade que tutoria a área de arriba sobranceira ao túnel”, explica Orlando Rodrigues, vereador na Câmara e vogal dos Serviços Municipalizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Feira Rural está de regresso a Santa Cruz
Em 2018 a Feira Rural apresenta uma grande novidade com cheiro a maresia! A primeira edição da Feira Rural de Santa Cruz realiza-se no dia 19 de maio, sábado, junto ao Mercado Municipal de Santa Cruz. Ao terceiro sábado de cada mês (exceto julho e agosto), vai poder visitar e fazer as suas compras na Feira Rural de Santa Cruz com a mesma frescura e qualidade de sempre. Será possível visitar bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato junto do Mercado Municipal de Santa Cruz, que neste dia funcionará até às 17h00, enquanto no interior do Mercado Municipal juntos dos operadores desse espaço, vai encontrar a venda de frutas e produtos hortícolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PCP promete lutar contra a decisão da CP de suprimir comboios inter-regionais
CP suprime ligações inter-regionais directas entre Caldas da Rainha e Coimbra
Perante a possível decisão da CP de suprimir as ligações inter-regionais directas, entre as Caldas da Rainha e Coimbra já a partir de 1 de Junho, a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP expressa, em comunicado, a sua “frontal oposição a tal decisão que a ser concretizada representaria um grave passo no sentido da degradação da Linha do Oeste e seria o corolário da dramática falta de composições a diesel na Linha do Oeste, que tem levado a CP a suprimir diariamente, desde Janeiro de 2017, diversos comboios e a substituir estes por ligações em autocarro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola de Alcobaça tem a primeira mulher presidente
Maria do Carmo Martins: água, apoio técnico, experimentação e conhecimento são apostas
É a primeira mulher a liderar a Cooperativa Agrícola de Alcobaça. Maria do Carmo Martins tem 44 anos e é Engenheira Agrónoma com mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural. A nova presidente da direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça tomou posse em janeiro de 2018, para um mandato de três anos. Em entrevista ao Tinta Fresca, Maria do Carmo Martins fala do passado da Cooperativa e da recuperação que foi feita nos anteriores mandatos, e aborda também os novos projectos e as preocupações da direcção que lidera para os próximos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duas escolas do concelho de Ourém vão ter 508 alunos em estágio
Escolas Insignare colocam 46 estudantes
em estágio em oito cidades europeias
No início do mês de junho, 317 alunos dos 2º e 3º anos das Escolas INSIGNARE, Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), encontrar-se-ão a frequentar os seus estágios. Destes, 46 irão para 8 destinos Europeus: Reino Unido (Belfast, Glasgow), Espanha (Barcelona, Bilbao, San Sebastian), Itália (Foligno, Forli) e França (Bordéus) e os restantes em diversas empresas de Norte a Sul do País. No mês de julho iniciam-se os estágios dos alunos de 1º ano, iniciando o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho 191 alunos de ambas as Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para prestar serviços de administração central ao nível empresarial
Câmara de Porto de Mós aprova protocolo
para a criação do Espaço Empresa
Foi aprovado em reunião de Câmara de 10 de maio, por unanimidade, a assinatura de Protocolo da Câmara Municipal de Porto de Mós com a Agência para a competitividade e Inovação (IAPMEI), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com o objeto de definir regras para a instalação e funcionamento do “Espaço Empresa” no concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande
Politécnico de Leiria entrega 100 bicicletas elétricas no arranque do projeto U-Bike
O Politécnico de Leiria vai entregar as primeiras 100 bicicletas elétricas do projeto U-Bike, que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica, aos estudantes e colaboradores selecionados. A entrega decorrerá no dia 4 de junho nos diversos campi do Politécnico de Leiria, nomeadamente em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, dos respetivos presidentes de Câmara e dos vários parceiros regionais e nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estão previstas novas ações do curso que dá acesso ao Cartão de Aplicador
Curso da Nersant de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos foi um sucesso
Terminou esta semana a terceira edição do curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos ministrado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém. Neste momento, os 15 participantes no curso encontram-se já habilitados a comprar e empregar fitofármacos. Ao longo de cerca de 1 mês, 15 participantes integraram a formação da Nersant de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, com o objetivo acederem ao Cartão de Aplicador, licença legal exigida para a aplicação e compra deste tipo de produtos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Riomaiorense Palhatiko é o palhaço anfitrião
Rio Maior recebe 4ª edição do PalhaçArte - Encontro de Palhaços e Artes do Circo
De 1 a 3 de junho, Rio Maior será a cidade anfitriã, e o riomaiorense Palhatiko o palhaço anfitrião, da 4ª edição do PalhaçArte - Encontro de Palhaços e Artes do Circo de Rio Maior. Todas as crianças têm o direito de brincar e sorrir! E porque dia 1 de Junho é o dia delas, não queremos apenas sorrisos… preferimos gargalhadas, e o PalhaçArte vai andar nas escolas a espalhar animação e receber palmas! No sábado, 2 de junho, o dia começa às 10h30 com espetáculos de artes circenses, palhaços e magia no Jardim Municipal. Para um final de tarde muito divertido em família, às 18H00, o momento alto deste evento, a Gala PalhaçArte reúne um elenco de luxo no palco do Cineteatro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Missão Empresarial decorre entre 18 e 21 de junho
Nerlei leva à Suíça empresas de cerâmica utilitária, TIC, tecnológicas e de inovação
Considerado um dos mercados mais sofisticado e exigente de Europa, que privilegia produtos de qualidade e inovadores, a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza pela primeira vez uma Missão Empresarial à Suíça, que decorrerá entre 18 e 21 de junho. As empresas que integram esta Missão Empresarial desenvolvem atividades nos sectores da cerâmica utilitária, TIC e desenvolvimento tecnológico e de inovação. Estas empresas vão ter reuniões individuais com empresas suíças em diversas cidades, nomeadamente Zurique, Lausanne, Genebra e Berna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esperam-se três recordes do mundo no Impossibility Challenger
Impossibility Challenger junta 14 recordistas mundiais em Leiria de provas não-olímpicas
Desafiar o impossivel! 14 recordistas, internacionais e nacionais vão realizar 23 recordes e tentar bater 11 recordes mundiais! Recordistas de muitos países irão tentar transcender as barreiras do impossível durante a 24ª edição do Impossibility Challenger, na cidade de Leiria em Portugal, nos dias 9 e 10 de junho. Os recordes mundiais servem como uma plataforma para qualquer um estabelecer um novo recorde mundial ou recorde pessoal em disciplinas não-olímpicas. O objetivo do Impossibility Challenger é simplesmente inspirar as pessoas a experimentar a alegria que surge ao desafiar o aparente impossível aumentar as suas próprias capacidades e a autoconfiança e também compartilhar inspiração com os outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dispositivo operacional de defesa da floresta contra incêndios
Plano Operacional Municipal de Sobral
de Monte Agraço aprovado para 2018
No âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, realizada no dia 30 de maio, foi aprovado o POM 2018 - Plano Operacional Municipal. Este é um documento de carácter, eminentemente, operacional e que incorpora os meios e recursos disponíveis, assim como o dispositivo operacional de defesa da floresta contra incêndios. Neste âmbito salienta-se o reforço dos meios, com a disponibilização de mais uma viatura no serviço municipal de proteção civil e a alocação de um meio aéreo à zona do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto da Católica-CESOP apresentado a 14 de junho
Torres Novas acolhe apresentação do Índice
de Sustentabilidade Municipal
O projeto “Territórios Sustentáveis” desenvolvido pela (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa) e uma rede de autarquias-piloto visa promover a ligação entre câmaras municipais tendo em vista a existência de territórios mais sustentáveis e um dos seus objetivos é elaborar o Índice de Sustentabilidade Municipal. Da rede de autarquias-piloto fazem parte Alenquer, Chamusca, Mação, Santarém, Torres Novas e Torres Vedras. A apresentação da primeira versão do Índice de Sustentabilidade Municipal, no dia 14 de junho, pelas 14 horas, no Teatro Virgínia, em Torres Novas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado no “Bom Dia Cerâmica”
II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça vai decorrer nos dias 2 e 3 de junho
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Competição europeia decorre até domingo
Euro Winners Cup na praia da Nazaré
entra nos oitavos de final
A Euro Winners Cup termina já este domingo, 3 de Junho, na Nazaré e já são conhecidas as equipas que passaram aos oitavos-de-final. A competir pelo título de Campeão da Europa estarão os melhores clubes europeus de futebol de praia, com equipas masculinos e femininas. Depois do último jogo do dia, realizou-se o sorteio que ditou os encontros para a próxima ronda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
GNR faz ação de sensibilização em São Bento sobre uso correto e legal do fogo
O Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana (GNR) em articulação com as autarquias e seus gabinetes técnicos florestais, tem promovido ações de sensibilização sobre o uso correto e legal do fogo, nomeadamente no que há realização de queimas e queimadas diz respeito. Assim, o concelho de Porto de Mós recebeu a acção, no dia 30 de maio, em São Bento, com a participação de elementos do GIPS, da GNR, do SMPC, do GTF e da Junta de Freguesia de São Bento, que estiveram no local a fazer demonstrações práticas sobre como executar estes trabalhos de forma segura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de Protocolo com o ICNF
Câmara da Azambuja cria Parque Biológico
e Ambiental em Aveiras de Baixo
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, vai estar no Concelho de Azambuja, nesta quarta-feira dia 20 de junho. O governante testemunhará a assinatura de um protocolo entre o Município de Azambuja e o ICNF e marcará presença no evento “UM DIA NO CAMPO…”, promovido pela autarquia, que mobilizará cerca de 1300 crianças e idosos numa mega-atividade de sensibilização para as questões ambientais. O palco do evento será o espaço dos antigos viveiros localizados na Estrada Nacional 366, junto a Aveiras de Baixo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto acolhe final da Taça
de Portugal Stand Up Paddle Race
A baía de São Martinho do Porto acolhe, no dia 8 de julho, a “1ª Taça de Portugal de SUP Race por clubes”. Mais uma prova de cariz nacional de Paddle que São Martinho acolhe, reforçando a potencialidade natural da baía para os desportos náuticos tanto de lazer como profissionais. Em plena época balnear, nas águas calmas da baía de São Martinho do Porto (galardoada mais um ano com a Bandeira Azul!) as centenas de participantes desta prova irão proporcionar um fantástico espetáculo desportivo para todos os veraneantes que costumam frequentar a “concha azul”. Esta prova de Stand Up Paddle é promovida pela ASUPP - Associação de Stand UP Paddleboarding de Portugal, pela Federação Portuguesa de Surf e pela Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 24 de junho
Batalha concentra 1200 atletas no Encontro Nacional de Infantis em Andebol
De 21 a 24 de junho, a Batalha recebe o maior evento desportivo nacional da modalidade do Andebol, envolvendo a participação de escalões infantis. São mais de 1200 atletas oriundos de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas que, para além da participação em dezenas de jogos, estarão envolvidos num amplo programa de atividades lúdicas e culturais. O Encontro Nacional de Infantis em Andebol apostará numa matriz solidária, traduzindo-se na angariação de verbas para os Bombeiros Voluntários da Batalha através da doação de um euro pela venda de artigos de merchandising associados ao evento, bem como na promoção de uma alimentação saudável, com distribuição gratuita de fruta pela Autarquia da Batalha
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SIPO 2018 decorre de 25 de julho a 11 de agosto
Semana Internacional de Piano de Óbidos 2018 dedica programa a Debussy e Vianna da Motta
O programa da SIPO 2018, que decorre de 25 de julho a 11 de agosto, segue o mesmo conceito pedagógico dos anos anteriores, facto que até agora tem provado atrair tanto os alunos das master classes, como o público assistente. Os participantes das master classes têm dado especial importância ao facto da SIPO lhes permitir uma formação continuada com excelentes pedagogos. Este ano, a SIPO consagra uma parte do seu programa ao compositor francês Claude Debussy, comemorando o centenário da sua morte. Da mesma forma, outra parte do programa será dedicada ao pianista e compositor português José Vianna da Motta, comemorando os 150 anos do seu nascimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AKI e Leroy Merlin avançam no processo de convergência em Portugal
Loja AKI de Torres Vedras reabre ao público com a marca Leroy Merlin
A Leroy Merlin abre esta sexta-feira, 8 de Junho, a sua 13.ª loja em Torres Vedras, reforçando a sua presença no Distrito de Lisboa, mais concretamente na Região Oeste. Esta loja vem trazer uma maior oferta aos torrienses, ao nível da variedade, serviços e soluções nas áreas de bricolage, construção, decoração, casa de banho, cozinha e jardim. A loja de Torres Vedras, até ao momento uma loja AKI, abre portas como Leroy Merlin, representando um marco de união e cooperação entre as duas insígnias, pertencentes ao mesmo grupo (ADEO) já desde 2003.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Lezíria Inspiring the Future”
CIMLT apresenta Plano Integrado e Inovador
de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) apresenta, no dia 14 de junho, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020 e promovido pela CIMLT. O evento irá decorrer no Convento de São Francisco, em Santarém, entre as 9h00 e as 13h30, sendo a sua entrada livre. O presente projeto, piloto e inovador em Portugal, encontra-se a decorrer em 10 Municípios da Lezíria do Tejo: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12 praias da região nomeadas pela associação Zero
Torres Vedras é o concelho do País com mais praias sem qualquer poluição
Torres Vedras é o concelho português com mais praias sem poluição, com sete praias onde não foi detetado qualquer indício de poluição nas análises efetuadas às águas durante as últimas três épocas balneares. As praias do Amanhã, Centro, Física, Mirante, Navio, Pisão e Santa Helena são as praias torrienses que colocam o Concelho no topo da classificação nacional. Seguem-se os concelhos de Grândola, com quatro praias sem poluição, e Aljezur e Tavira, com três. Quanto aos concelhos limítrofes a Torres Vedras, Areia Sul e Peralta, na Lourinhã, e S. Lourenço, em Mafra, são as praias que alcançaram a classificação. A Marinha Grande apesenta duas praias (Pedras Negras e Praia Velha) e Tomar uma (Montes).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Raquel Tavares, Fernando Daniel, Aurea e Matias Damásio atuam nas Festas São Pedro
Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 23 de junho e 1 de julho. Ponto de encontro de amigos e familiares, a festa em honra do patrono do concelho de Porto de Mós, São Pedro, é dedicada sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições, sendo um arraial popular que prima pela união de gerações! Rico e repleto de animação, o programa de 2018 promete grandes momentos culturais, desportivos e gastronómicos, não fossem as Tasquinhas um dos principais pontos de atração das Festas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5 a 8 de julho no Jardim das Rosas
Sara Tavares, Fernando Daniel, Raquel Tavares e Tiago Bettencourt nas Festas do Almonda
O município de Torres Novas organiza as Festas do Almonda, de 5 a 8 de julho, no Jardim das Rosas. As Festas do Almonda assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, data que se celebra a 8 de julho. O programa é preenchido por várias propostas artísticas e desportivas, distribuídas por vários dias de festa, em fins de tarde e noites de julho que se assumem como um convite para ouvir e dançar boa música, assistir a uma peça de teatro em família, percorrer um caminho na Serra ou simplesmente desenhar com muita atenção as flores vermelhas do jardim, no coração da cidade e na margem do rio Almonda que dá o nome ao evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso concelhio envolveu 15 projetos locais
Disciplina de Educação Cívica no Cadaval promove Empreendedorismo na Escola
O Município do Cadaval promoveu, no ano letivo 2017/18, mais uma edição do Concurso Empreendedorismo na Escola, que contou com um total de 15 projetos submetidos por alunos de três turmas locais do 7.º ano de escolaridade. A iniciativa, que remonta a 2014/15, mantém o objetivo de promover o empreendedorismo junto da comunidade escolar. Do conjunto de projetos concelhios a concurso este ano, resultaram cinco trabalhos finalistas, por seu turno apresentados recentemente em cerimónia promovida no auditório municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Novo plano de sinalização altera circulação rodoviária nas ruas junto ao Hospital da CUF
A implementação do novo plano de sinalização que vai alterar a circulação rodoviária na envolvente do Hospital da CUF, em Santarém, está agendada para o próximo domingo, dia 20 de maio, ao início da manhã, por forma a minimizar eventuais transtornos na circulação rodoviária. A circulação passa a ser realizada em sentido único, na rua Zeferino Silva, no sentido descendente, e na rua de Moçambique, no sentido ascendente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria
Ministério da Educação reúne com as CPCJ
do Distrito de Leiria
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria irá realizar esta sexta-feira, dia 18 de maio de 2018, em Leiria, no auditório do m|i|mo, o encontro de representantes do Ministério da Educação com as CPCJ do distrito de Leiria, subordinado ao tema "O papel do professor/educador como membro da CPCJ", com o apoio do Município de Leiria e da Comissão Nacional de Proteçãod de Crianças e Jovens. Este Encontro contará com a presença de Teresa Espírito Santo, da Equipa Técnica da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e encerrará com uma atividade cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros
Deputados do PS eleitos por Leiria fazem balanço positivo do mandato
Os deputados do PS – Partido Socialista eleitos por Leiria, António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros fizeram no dia 14 de maio, em conferência de imprensa, o balanço da sua actividade como deputados na primeira metade da legislatura e a apresentação das prioridades para a 2ª fase do mandato que terminará em Outubro de 2019. Educação, Saúde, Infraestruturas, Ambiente e Cultura foram os temas mais abordados, com a Linha do Oeste, o Aeroporto de Monte Real, a requalificação do IC8 e do IC2, IP6 e a necessidade de colocar mais meios humanos nos centros de saúde em principal destaque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Wolf Rock Fest na Boavista é o novo festival de rock no concelho de Alcobaça
Um grupo de jovens lobos da Boavista teve a feliz ideia de lançar as bases de mais um festival de rock no concelho de Alcobaça. Chama-se Wolf Rock Fest e terá honras de abertura em 23 de junho, realizando-se na Associação Recreativa da Boavista, a partir das 22 horas. As bandas em palco serão Bad! e The Shrink Age, havendo ainda lugar para um dj/ set do duo Feiticeiros do Rock (Carlos Tinta & Lourenço Sousa). Haverá ainda algum merchandising das bandas à venda, bem como alguma literatura sobre rock.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Exposição “100 anos de Carvão na Batalha” distinguida nos prémios nacionais da APOM
A Exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, patente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha conquistou uma Menção Honrosa nos Prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuídos no Museu dos Coches, em Lisboa. A concretização da mostra, inaugurada em 2015, envolveu um grupo heterogéneo de pessoas e instituições, que aborda uma atividade de manifesta importância como a exploração carbonífera que marcou fortemente a economia regional na primeira metade do século XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18, 19, 20 e 21 de maio
União de Freguesias comemora 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila
O Executivo da União das Freguesias de Pataias e Martingança comemora o 34º Aniversário da Elevação de Pataias a Vila, nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio de 2018, no Largo do Cruzeiro, em Pataias. Do cartaz consta uma Feira do Livro, Exposições, Tasquinhas das Associações, o XV Encontro de Colecionismo Carlos Salvador (19 de maio), o XII Passeio Pedestre (20 de maio) e a inauguração do Parque de Lazer, junto às piscinas, com Burricada – Passeio de Burros, exercícios de máquinas de fitness, animação para as crianças e Eletronic Jam Sessions.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2º- aniversário
Bombarral comemora adesão ao movimento “Cidade dos Afetos”
A cerimónia de adesão do Município do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” teve lugar no dia 19 de maio de 2016, nos Claustros do Palácio. Iniciado pelas Câmaras Municipais do Barreiro e de Caldas da Rainha e pelas Unidades de Saúde Pública Arnaldo Sampaio e Zé Povinho, este movimento pretende mobilizar toda a comunidade para o desenvolvimento de atividades que apliquem a componente afetiva, de modo a promover o bem-estar e estilos de vida saudáveis. A comemoração da adesão do Bombarral ao movimento “Cidade dos Afetos” terá lugar de 18 a 22 de maio, com várias actividades
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IFRRU 2O2O – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana
Cartaxo apresenta instrumento financeiro
para regeneração urbana
O IFRRU 2O2O – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana, esteve em debate em sessão pública organizada pelo município do Cartaxo. Dina Ferreira, vogal executiva da comissão diretiva da estrutura de gestão do IFRRU, recordou que “para o financiamento é indispensável o parecer positivo do município” para além de “apenas os imóveis localizados dentro das ARU poderem ser financiados”. Pedro Magalhães informou que nos próximos três anos, o Município do Cartaxo vai investir 5,4 milhões de euros de fundos comunitários, dentro das Áreas de Reabilitação Urbana, para a reabilitação do espaço público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reflorestar Tomar
Projeto de reflorestação ganha Orçamento Participativo Jovem de Tomar
Reflorestar Tomar - Atividades de sensibilização e de reflorestação das áreas afetadas pelos fogos, utilizando espécies autóctones foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem para 2018, cujos resultados finais foram apresentados no dia 28 de maio, na reunião de Câmara. As preocupações com o meio ambiente e com o bem-estar dos animais estiveram no centro das preocupações dos 284 jovens votantes tomarenses que, curiosamente, o fizeram de forma esmagadora nas assembleias de voto e não pela internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Festas do Império do Divino Espírito Santo
de Alenquer encerram este fim de semana
O fim de semana de Pentecostes marca como é tradição o encerramento das Festas do Império do Divino Espírito Santo em Alenquer, que vão decorrer entre sexta-feira 18 de maio e domingo 20 de maio. As origens do Culto do Espírito Santo em Alenquer, desde o século XIV e o seu percurso até à atualidade, já estão patentes numa série de painéis ao longo da calçada Francisco Carmo (a calçadinha para os alenquerenses).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Fernanda Mateus
PCP promove 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita
O Partido Comunista Português realiza o 12º Jantar Comemorativo da Comissão de Freguesia da Benedita no sábado, dia 19 de maio, a partir das 20 horas, no restaurante O Paraíso. O orador convidado è Fernanda Mateus, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra ‘Fratelli Toso 1910-1970’ assinala o Dia Internacional dos Museus
Marinha Grande recebe mostra sobre os 60 anos da fábrica italiana de vidro de Murano
A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia Internacional dos Museus (DIM) através de um conjunto de atividades dirigido à população, que decorre de 18 a 25 de maio, com o objetivo de divulgar os espaços museológicos da cidade e cujo ponto alto ocorre no dia 18 de maio, com a “Noite dos Museus”, que inclui a inauguração da exposição “Fratelli Toso” e o concerto do Quarteto D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no Museu do Vidro. O Dia Internacional dos Museu é celebrado a 18 de maio, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM) que, este ano, escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval e Alenquer
Serra de Montejunto recebe Semana da Floresta de 11 a 18 de maio
A 17ª Semana da Floresta decorre na serra de Montejunto, de 11 a 18 de maio, aberta ao pré-escolar e 1.º ciclo do Cadaval e Alenquer, numa organização conjunta dos Municípios do Cadaval e de Alenquer. As atividades decorrem de manhã das 10h às 12h00 e à tarde das 14h às 16h00, sendo o ponto de partida junto ao Centro de Interpretação Ambiental / Polo de Receção Turística (Serra de Montejunto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Mariano Gago homenageado em Leiria
IPL comemora o Dia Nacional dos Cientistas
na conferência ‘Os caminhos do conhecimento’
Leiria foi a cidade eleita pela Agência Ciência Viva para a comemoração nacional do Dia Nacional dos Cientistas, que se assinala no dia 16 de maio, quarta-feira, às 9h30, no Teatro José Lúcio da Silva. O Politécnico de Leiria participa no evento, que visa celebrar e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa, com a conferência “Os Caminhos do Conhecimento, o legado de José Mariano Gago”, que reúne investigadores, artistas, empresários, políticos, professores e estudantes para um debate sobre o conhecimento para um futuro comum.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Marques apresentou a “Triste Vida a de Moisés Jacinto”
Escritor do Bombarral publica primeiro livro
aos 93 anos
O bombarralense António Marques apresentou, aos 93 anos, o seu primeiro romance, intitulado “Triste Vida a de Moisés Jacinto”. A apresentação teve lugar no sábado, dia 5 de maio de 2018, no Auditório Municipal do Bombarral, e ocorreu perante uma plateia composta por familiares e muitos amigos do autor, que não quiseram deixar de marcar presença neste momento tão especial. Ao presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, coube fazer a abertura da sessão, tendo afirmado ser uma “enorme honra e um prazer imenso presenciar a apresentação pública da obra do senhor António Marques”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 25 e 26 de maio
Festival Internacional de Magia leva a magia
e o ilusionismo à Benedita
A vila da Benedita será pela 4ª vez consecutiva o local escolhido para a realização do Festival Internacional de Magia, um dos mais importantes eventos nacionais dedicados ao ilusionismo. A programação do Benedita Mágica distribui-se pelo Centro Cultural Gonçalves Sapinho e pela Praça Damasceno de Campos, nos dias 25 e 26 de maio, trazendo à freguesia do concelho de Alcobaça alguns dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais nas artes da ilusão. Destaque para a presença de nomes como David Sousa, Francisco Mousinho e Solange Kardinaly (Portugal), Hugo Maximiliano (Espanha), Juan Mayoral (Espanha), Mago Ruben (Espanha), Zheng Huang (China) e Jahn Gallo (Suécia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR apreende 1 811 artigos contrafeitos
na Praia do Pedrogão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Leiria, identificou, dia 24 de junho, na sequência de uma operação de fiscalização a recintos de venda ambulante, dez homens, entre os 18 e os 71 anos, e instaurou catorze processos crime por venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos contrafeitos, no concelho de Monte Redondo. Na operação, realizada no mercado semanal do Levante, no Pedrogão, foram apreendidos 1 811 artigos, cujo valor ascende a 24 638 euros, nomeadamente, 1 476 artigos de vestuário; 235 pares de sapatilhas; 46 relógios; 28 óculos; 14 artigos de marroquinaria; dez perfumes e dois conjuntos de fios e brincos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 20 de maio
Principais livrarias e alfarrabistas da região levam livros, animação e Cultura à Batalha
A 17ª edição da Feira do Livro da Batalha, realiza-se de 17 a 20 de maio, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha. A iniciativa conta com a participação das principais livrarias da região que a que se juntam alfarrabistas. À venda e com descontos significativos, podendo mesmo chegar aos 50%, estará uma vasta seleção de publicações para todos os leitores, incluindo os géneros infantil, romance e temas da atualidade e em áreas de conhecimento distintas como a Economia, a História, a Geografia e a Filosofia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Jovem detido pela GNR em flagrante no Couto
a vender moto 4 furtada em Alfeizerão
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, deteve, no dia 18 de maio, em flagrante delito, na localidade de Couto – Caldas da Rainha, um homem de 21 anos, por furto de veículo e recetação de material furtado. No âmbito de uma investigação por furto de veículos, que decorria há cerca de dois meses, os militares surpreenderam o suspeito a tentar vender uma moto 4, que tinha furtado em Alfeizerão, no mês de abril deste ano. No decorrer das diligências foi realizada uma busca num armazém, tendo sido recuperadas peças de veículos furtados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo presidente da concelhia do CDS-PP
Nélson Plácido promete “oposição responsável e ponderada” do CDS em Alcobaça
Nélson Plácido, ex-candidato à junta de freguesia de Évora de Alcobaça, foi o escolhido pelos militantes do CDS-PP em Alcobaça para ser o novo líder da concelhia, nas eleições de 16 de junho. A acompanhar Nélson Plácido na lista única para para a direcção da comissão política concelhia estão Mário Gonçalves e Pedro Cintra e para a mesa do plenário Ricardo Vigário e António Querido. As eleições para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu estão entre as principais preocupações da nova direcção concelhia do CDS para os próximos dois anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Núcleo Nersant de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal
Feira empresarial de Abrantes é para continuar e realiza-se em Constância no próximo ano
O Núcleo Nersant dos concelhos de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal inaugurou, no dia 22 de junho, a primeira edição da Feira Empresarial de Abrantes, onde reuniram um conjunto de empresas destes quatro territórios. Nos discursos de inauguração, ficou a promessa de voltar no próximo ano, desta vez em Constância. Quem o disse foi o presidente deste Núcleo Nersant, Vítor Mendes, que começou por dar os parabéns a todas as empresas presentes por "estarem com a Nersant", acrescentando que esta iniciativa nasceu da necessidade "de promover as nossas empresas e o que de melhor elas fazem".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na 130ª sessão no Parlamento Europeu
Presidente da Câmara da Batalha participa
no Comité Europeu das Regiões em Bruxelas
O presidente da Câmara Municipal da Batalha integra a representação nacional à próxima reunião plenária do Comité Europeu das Regiões, a também designada Assembleia da União Europeia (UE) dos representantes regionais e locais, que realiza a 130ª sessão nos próximos dias 4 e 5 de julho, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Em agenda, no primeiro dia, representantes das associações nacionais de autoridades locais e regionais debaterão com os membros do Comité das Regiões (CR) sobre o futuro da Europa. O Sr. Gernot Blümel, ministro federal da Chancelaria Federal para a UE, Artes, Cultura e Media discutirá as prioridades da Presidência Austríaca do Conselho da União Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria dos alunos Alexandre Jorge e Luísa Montez
‘Projeto Visit Mós’ vence 4º Concurso de Ideias de Porto de Mós
Decorreu, no dia 17 de maio, a Final Municipal da 4ª Edição do Concurso de Ideias, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. A concurso estiveram 9 ideias de negócio, propostas por alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, da Escola Secundária de Mira de Aire e do Instituto Educativo do Juncal. O júri do concurso foi composto pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, por Paulo Sobreira, coordenador do Departamento de Apoio Técnico da Nerlei, Célia Volante, sócia-gerente do Restaurante Dom Abade, Pedro Custódio, diretor-geral da empresa Manulena e Sílvia Pestana, coordenadora da Assimagra – Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Alunos de Artes do 12º ano decoram Consulta Externa de Pediatria do Hospital de Pombal
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de inaugurar as novas pinturas da Consulta Externa de Pediatria do Hospital Distrital de Pombal (HDP). A obra de arte é um projeto dos estudantes da turma de Artes do 12.º ano da Escola Secundária de Pombal, que ao longo de três meses mas com um projeto desenvolvido durante todo o ano letivo desenharam e pintaram nas paredes do hospital. Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL, não hesitou em classificar a agora renovada área da consulta como «um espaço de arte, mais amigável», agradecendo aos jovens «o espírito de solidariedade». Na inauguração das decorações estiveram presentes, além de Bilhota Xavier, diversos membros da equipa da consulta de Pediatria, Fernando Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Pombal, e Ana Sêco, professora coordenadora do projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio Literário do Médio Tejo 2017
António Lúcio Vieira apresenta em Constância livro “25 Poemas de Dores e Amores”
António Lúcio Vieira é um poeta ribatejano, de Torres Novas, que venceu, há poucos meses, o Prémio Literário do Médio Tejo 2017 na categoria Poesia. Para a Direção da Casa-Memória de Camões, “António Lúcio Vieira é um poeta de rara sensibilidade e notáveis recursos estilísticos, merecedor do nosso apreço e do nosso acolhimento à sua obra poética”. Assim, a Casa-Memória de Camões receberá, no seu auditório, no domingo, 27 de maio, pelas 16 horas, uma sessão de apresentação do seu livro 25 Poemas de Dores e Amores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o projeto “Reunir memória, recriar futuro”
Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste candidata ao Orçamento Participativo Portugal
O projeto “Reunir memória, recriar futuro” apresentado pelas doze bibliotecas municipais que integram a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Nazaré, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) passou à fase de votação no Orçamento Participativo Portugal. O projeto integra duas componentes de acesso à informação e ao conhecimento, e tem como objetivo contribuir para a valorização coletiva, cultural e identitária, dos 12 Municípios do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de maio
Secretário de Estado das Autarquias inaugura Feira de Maio de Azambuja
É já nesta quinta-feira, dia 24 de maio, que arranca a edição 2018 da Feira de Maio de Azambuja. A inauguração oficial do certame contará com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, como convidado de honra, e terá lugar na Praça do Município, com início às 17h. Na sequência da cerimónia decorrerá a abertura dos Pavilhões do Artesanato e das Atividades Económicas e do espaço gastronómico “Praça das Freguesias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
José Aurélio leva ao Centro de Artes exposição "Um homem pensa porque tem mãos"
O Centro de Artes das Caldas da Rainha inaugurou, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a exposição "O homem pensa porque tem mãos", do escultor José Aurélio. Esta é a primeira exposição temporária realizada no Museu Leopoldo de Almeida que inaugurou a 15 maio 2017. José Aurélio é um dos nomes mais importantes da escultura portuguesa da segunda metade do século XX, aluno na ESBAL de Leopoldo de Almeida, com trabalho de destaque no campo da arte pública, na medalhística mas também com um contributo de vulto na divulgação da arte contemporânea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Escola da Portela das Padeiras vai ser ampliada e requalificada
A Escola Básica 1 e Jardim de Infância da Portela das Padeiras vai ser ampliada e requalificada, de modo a dotá-la de mais salas de aula e novas instalações sanitárias, uma delas para pessoas com mobilidade reduzida. A obra vai ser consignada no dia 2 de julho e tem prazo de execução de 180 dias. Esta intervenção, que tem como objetivo melhorar as condições de conforto e de aprendizagem dos alunos neste estabelecimento, de forma a facultar-lhes condições escolares idênticas às existentes nos novos centros escolares do Concelho, prevê a construção de mais 2 salas de aula, mais 1 instalação sanitária para o sexo feminino, de acordo com o estipulado na Carta Educativa, 2 salas para jardim-de-infância e 4 salas para ensino básico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa recebe Concerto Ensemble Darcos
A Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa abre a todos as suas portas para a participação nas comemorações da Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras / Alenquer 2018. Inserido no programa Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras / Alenquer 2018, irá realizar-se dia 23 de Junho, às 18 horas, na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, o concerto Ensemble DARCOS com o intuito de aproximar o mundo das adegas com o mundo da música. O programa incidirá na música da cena “História do Soldado”, de Igor Stravinski, com influências de jazz e ambiente circense, sobe a direção do Maestro Nuno Côrte-Real e com narração do ator Paulo Pires.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro apresentado esta quarta-feira
“Actas da Câmara Municipal do Concelho da Pederneira:1898 a 1912” apresentado na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré apresenta no próximo dia 27 de junho, às 15h30, o livro “Actas da Câmara Municipal do Concelho da Pederneira:1898 a 1912”, numa sessão que decorrerá no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). Ao publicar as “Actas da antiga Câmara Municipal do Concelho da Pederneira”, a Autarquia coloca ao dispor da população um importante instrumento para o conhecimento de factos relevantes da história recente do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa Turismo de Portugal
Portugal promove-se em Nova Iorque
com as Ondas da Nazaré
O Turismo de Portugal vai lançar uma campanha promocional na Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde faz uma grande referência às ondas da Nazaré. A iniciativa, “Onda Digital”, é inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa, esta sexta-feira, dia 15 de junho, às 10h locais, contando com as presenças de vários convidados, entre os quais o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, assim como dos surfistas que figuram no Guinness World Records, com as maiores ondas algumas surfadas no mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleias participativas vão debater as propostas
Alunos do 1º Ciclo do Cartaxo e Pontével votam Orçamento Participativo Escolar 2018
Nas assembleias participativas do Orçamento Participativo Escolar 2018, que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, os alunos do 1.º Ciclo vão apresentar projetos e votar as propostas de cada escola. Nas assembleias participativas que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, nos dias 18 e 19 de junho, segunda e terça-feira, respetivamente, vai haver muito espaço para o debate democrático. Os alunos estão prontos para apresentar as suas ideias e têm tudo pensado para garantir que os colegas lhes vão dar os votos que precisam para verem o seu projeto vencer o Orçamento Participativo Escolar 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PEV quer retirada de coberturas com amianto na Escola Básica 2/3 D. Dinis
A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação sobre a quebra de parte de uma das coberturas nos blocos de aulas, da Escola Básica 2/3 D. Dinis, em Leiria, ficando esta estrutura mais deteriorada e, eventualmente, com risco de libertação de partículas de amianto. Na sua Pergunta, Heloísa Apolónia recorda que em 2015, os alunos da Escola Básica 2/3 D. Dinis, em Leiria, e as respetivas famílias fecharam a escola a cadeado, numa ação de protesto, pela demora na requalificação do pavilhão gimnodesportivo, cuja cobertura era composta por placas de fibrocimento contendo amianto, e pretendiam uma intervenção da tutela para a sua remoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de concertos gratuitos ao ar livre
12ª edição das Tocatas de Verão vai decorrer
de 27 de junho a 7 de julho no Cadaval
A 12ª edição das Tocatas de Verão, ciclo de concertos gratuitos ao ar livre, vai decorrer de 27 de junho a 7 de julho, pelas 21h30, no auditório externo da Câmara Municipal do Cadaval, numa parceria do Município com a Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval. Participam a Banda e a Orquestra Juvenil da Escola de Música da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, Grupo de Acordeões da Musiforma, Grupo Vilar a Cantar e Grupo Coral do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Piscinas da Maceira vão abrir ao público
na próxima segunda-feira
As Piscinas Municipais da Maceira vão voltar a abrir ao público na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, numa cerimónia agendada para as 16 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul castro. Refira-se que esta infraestrutura foi alvo de obras de melhoramento, num investimento de cerca de 150 mil euros, que contemplou, nomeadamente, a instalação de bombas circuladoras, instalação de 15 painéis fotovoltaicos, Com uma nova imagem, a gestão das piscinas passará para responsabilidade da Junta de Freguesia da Maceira, de acordo com contrato de cedência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cardiologista Catarina Ruivo recebeu o prémio em noite de aniversário da Nerlei
Centro Hospitalar de Leiria entrega “Prémio
de Investigação José Ribeiro Vieira”
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) entregou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira” ao projeto encabeçado por Catarina Ruivo, médica interna de Cardiologia da instituição, na noite em que se assinalou o 33º aniversário da Nerlei – Associação Empresarial Região de Leiria, 26 de junho. O evento contou com dezenas de convidados, representantes de instituições e de empresas. Num dia de festa e de celebração da cooperação entre instituições e entre empresas da região de Leiria, Jorge Santos abriu o evento com uma intervenção emocionada, em que lembrou que em 2017 a Nerlei não assinalou o seu aniversário devido aos violentos incêndios no distrito. Por isso, quis que esta ocasião fosse, antes de mais, uma homenagem à força e resiliência das pessoas afetadas pelos incêndios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourem
Escola de Hotelaria de Fátima recebe ministra do Turismo da Jordânia
A ministra do Turismo da Jordânia, Lina Annab, esteve de visita ao concelho de Ourém e almoçou, no dia 25 de maio, na Escola de Hotelaria de Fátima. A visita para além do contacto com as potencialidades gastronómicas dos nossos alunos visou também a possibilidade de futuros intercâmbios entre os nossos alunos e formadores dos dois países. As áreas em debate, para além dos cursos na área da Hotelaria, foram também as do Turismo e da Animação Turística, fundamentais para a estruturação regional da oferta turística, áreas em que a especialização e competências da Escola muito agradaram à Governante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações decorrem de 28 de junho a 1 de julho
Bombarral comemora 104 anos com 1ª edição do Mercado Oitocentista
O Município do Bombarral comemora, entre os dias 28 de junho e 1 de julho de 2018, os 104 anos da criação do concelho. Um dos pontos altos das comemorações dos 104 anos do concelho do Bombarral acontecerá no fim de semana de 30 de junho e 1 de julho com a realização da primeira edição do Mercado Oitocentista. O evento, que envolve várias associações do concelho, pretende recordar um dos períodos áureos da história do Bombarral, e terá por isso lugar na Avenida da Estação, que na altura era o centro nevrálgico em termos económicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos 650 anos da morte de D. Pedro
Museu de Leiria recebe peça “Pedro e Inês – Uma história de amor”
O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e a Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês comemoram os 650 anos da morte de D. Pedro, com uma peça de teatro inclusiva, seguida de debate, na tarde do dia 29 de maio, no Museu de Leiria. Muitos portugueses têm uma escolha limitada de espetáculos, porque não veem, não ouvem, têm mobilidade condicionada ou dificuldades de compreensão. Para estes cidadãos esta é a oportunidade de serem protagonistas culturais nas artes performativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa foi promovida pela Conferência Vicentina S. Salvador do Mundo, do Bombarral
Pastelaria “Arcadas do Jardim” vence concurso “Doce Vicentino”
A pastelaria “Arcadas do Jardim”, concelho de Peniche, venceu o concurso de criação do “Doce Vicentino”, promovido pela Conferência Vicentina S. Salvador do Mundo, do Bombarral. A apresentação do doce vencedor, escolhido entre os seis que se apresentaram a concurso, aconteceu no dia 19 de maio de 2018, no Auditório Municipal do Bombarral. A difícil tarefa de escolher o bolo que irá ter a “missão” de representar as Conferências de São Vicente de Paulo coube a Catarina Saraiva (Atelier do Doce - Alfeizerão), Paulo Santos (Forno do Beco - Caldas da Rainha) e Nuno Correia (Fábrica Côroa (pastel de feijão) - Torres Vedras).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Análise ao tráfego permite identificar onde param mais as viaturas na A1
Automobilistas da A1 utilizam mais a estação
de serviço de Aveiras e menos a de Leiria
A A1 é a maior autoestrada nacional, fazendo a ligação entre as duas principais cidades do nosso país, Lisboa e Porto, o que a torna uma das mais importantes vias nacionais. Por isso, é uma das que maior tráfego contabiliza diariamente - de acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), são vários os sublanços com um tráfego médio diário a rondar as 100 mil viaturas -, dispondo de seis zonas com estações de serviço. Foi para a hora de abastecer que a PSE – Produtos e Serviços de Estatística decidiu olhar, numa tentativa de identificar, nesta Fórmula A1, qual a estação de serviço que mais condutores leva às ‘boxes’.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duo aborda facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra
Cordis dá concerto no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré será o palco do concerto do grupo Cordis, formado por Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa), no dia 6 de julho, sexta-feira, às 21h30. O piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa cruzam-se com paixão e intensidade, mostrando, através de uma nova abordagem estética, facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra. É desta forma que os dois instrumentos se fundem num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores. O resultado é uma fusão surpreendente de raízes e modernidade, tradição e inovação, traduzidos em pinturas musicais capazes de conduzir o ouvinte por novas e apaixonantes viagens. Do coração. Com alma. Para o espírito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rita Guerra apresenta espetáculo “Acústico”
na Benedita
Rita Guerra regressa, em julho, ao concelho de Alcobaça para apresentar o seu novo espetáculo “Acústico”, um formato mais intimista em trio - Rita Guerra, piano e voz, Gonçalo Santos, percussão e Marco Reis na Guitarra. O concerto está previsto para sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 21h30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita (Alcobaça). A artista neste espetáculo percorre as histórias e as canções mais emblemáticas da sua carreira, aquela que é unanimemente considerada uma das maiores intérpretes nacionais. À voz única de Rita Guerra, junta-se a mestria dos seus músicos e a interação e cumplicidade com o público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta de Mafalda de Taborda Lourenço
PSD da Lourinhã quer copos ecológicos reutilizáveis em todas as festas da freguesia
A bancada do PSD na Assembleia da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, pela mão da sua coordenadora, Mafalda de Taborda Lourenço fez chegar à Mesa e ao Executivo uma proposta de recomendação que visa generalizar a disponibilização gratuita de copos ecológicos reutilizáveis em todas as festas, festivais e eventos da freguesia. A autarca considera que "o concelho da Lourinhã, com 12 km de costa atlântica, tem que ter uma especial e redobrada preocupação com boas práticas ambientais, sendo exigível a todas as autarquias que desenvolvam ações e implementem medidas e parcerias que reflitam a preocupação de todos com o ambiente e que posam geram poupanças de recursos."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Serra D’El- Rei celebra Elevação a Vila com exposição sobre Amores de D. Pedro e D. Inês
A Serra D’El-Rei registou uma forte mobilização com cidadãos, amigos e visitantes que participaram nas comemorações do Aniversário de Elevação à categoria de Vila.Em terra conhecida pelos Amores de D. Pedro e Inês de Castro (Exposição a decorrer no Museu de Serra D’El-Rei, D.Pedro I), as festividades começaram com a marcante iniciativa sobre os os Ofícios Medievais no período compreendido entre o século 11/14. À tarde, o destaque foi para a Abertura da Exposição de Fotografia de Amália Rodrigues(no dia da passagem do 98º aniversário do seu nascimento). Esta Exposição está patente ao público nos meses de julho e agosto no Museu local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa internacional decorre em São Francisco, EUA
Nerlei leva empresários da Região de Leiria
a Programa Executivo de Silicon Valley
Pela primeira vez, a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria leva um grupo de empresários a participar no Programa Executivo Internacional em Silicon Valley, em São Francisco, Estados Unidos da América, programa para gestores de topo e para empresas onde a inovação estratégica desempenha um papel fundamental. O grupo de empresários de sete empresas da Região de Leiria vão em Missão Empresarial, entre 8 e 13 de julho, tendo a oportunidade de integrar um Programa Premium e Intensivo e participar em visitas e interações com empresas líderes como a Google, Facebook, Plug and Play, Intel, Autodesk, Carbon, Runway, entre outras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Euro Beach Soccer League
Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha são as vencedoras do 1º dia do EBCL na Nazaré
Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha entram a ganhar na Euro Beach Soccer League (EBCL). Onze equipas estão em competição nesta importante jornada de seleções, que se discute no Estádio do Viveiro, na Praia da Nazaré, até domingo, 8 de julho. Portugal já tem assegurada a sua presença na Super Final, que terá lugar na Sardenha, Itália. Do primeiro dia de competição, destaque para as vitórias alcançadas pelas equipas da Noruega, Sérvia, Bulgária, Portugal e Espanha sobre os seus adversários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AMARE tem autoria da artista plástica Maria de Fátima Silva
Museu do Vinho de Alcobaça acolhe exposição inspirada em Pedro e Inês
O Museu do Vinho de Alcobaça vai acolher, na Adega dos Balseiros, a exposição AMARE da artista plástica Maria de Fátima Silva. A exposição é composta por uma séries de trabalhos inspirados na trágica, mas romântica, história de D. Pedro I e D. Inês de Castro em resultado “dum enlevar doce e sentimento poético do Amor em si, enquanto gerador da Vida e da procura incessante de significados na iconografia dos túmulos.” AMARE partilha a essência do espírito animador da vida de todos nós: Sentimento e Pensamento, Amor e Ideia. A exposição estará patente entre 8 de julho e 26 de agosto, com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
S da Batalha, ES de Figueiró dos Vinhos, Instituto Educativo do Juncal e Externato da Benedita
Programa escolas solidárias da Fundação EDP distingue quatro escolas do distrito de Leiria
Mais de 800 alunos e professores de escolas de todo o país celebraram, no Teatro Camões, em Lisboa, um ano letivo dedicado a projetos de solidariedade e de cidadania, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O programa Escolas Solidárias Fundação EDP mobilizou 513 escolas, públicas e privadas, gerais e profissionais, do 2.º ciclo ao ensino secundário, envolvendo mais de 50 mil alunos e professores no ano letivo 2017/18. No distrito de Leiria, a EBS da Batalha e a ES de Figueiró dos Vinhos foram premiadas na categoria Revelação, o Instituto Educativo do Juncal na categoria Distinção e o Externato Cooperativo da Benedita na categoria Super Escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Covilhã
CCDRC promove final regional do Concurso
de Ideias de Negócio nas Escolas
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove esta quinta-feira, dia 7 de junho, pelas 14h30, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, a quinta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2018”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem. A entrega dos prémios será feita pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo​
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
PCP saúda luta dos trabalhadores da empresa Sumol + Compal
O Partido Comunista Português saudou, em comunicado, os trabalhadores da Sumol+Compal que realizaram esta quarta-feira, dia 6 de junho, com grande êxito, uma importante jornada de luta com uma greve que paralisou a unidade de produção de Pombal e uma manifestação nas ruas daquela cidade em que participaram cerca de uma centena de trabalhadores. Valorizando as recentes vitórias da luta destes trabalhadores, o PCP considera que a Sumol-Compal tem todas as condições económicas e financeiras para garantir uma mais justa distribuição da riqueza criada na empresa, nomeadamente por via do aumento dos salários e da diminuição dos horários de trabalho para 35h semanais, para todos os trabalhadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apreensão de haxixe, cannabis, cocaína e MDMA
GNR detém 6 homens em Peniche em operação de prevenção da criminalidade
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, no dia 17 de junho, na sequência de uma operação de prevenção da criminalidade, deteve seis homens, entre os 18 e os 50 anos, no concelho de Peniche, dos quais três por tráfico de estupefacientes, dois por condução de veículo com taxa crime de álcool no sangue e um por posse de arma proibida. Na operação, para além dos detidos, foram ainda identificados quatro indivíduos por consumo de estupefacientes e apreendido 237 doses de haxixe; 32 doses de cannabis; três doses de cocaína; três doses de MDMA; uma arma proibida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio
Fundação Montepio entrega viatura adaptada
à Santa Casa da Misericórdia de Leiria
A Santa Casa da Misericórdia de Leiria foi uma das 21 instituições que receberam esta quarta-feira, 4 de Julho, uma viatura especialmente adaptada às suas necessidades, no âmbito da 11.ª edição da Frota Solidária da Fundação Montepio. A cerimónia de entrega da Frota, que reuniu instituições de solidariedade social de Portugal Continental e Ilhas, decorreu em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, e contou com a presença do presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio, António Tomás Correia, e do vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Feliciano Gaspar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
CIMRL reúne no Castelo de Porto de Mós
A sessão ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria terá lugar esta sexta-feira, dia 6 de julho, no Castelo de Porto de Mós, pelas 10h00, a convite do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala. Após a realização da reunião de trabalho haverá, ainda, oportunidade para a comitiva conhecer a exposição “Primeira Pedra”, patente nas ruas da vila de Porto de Mós até outubro próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro digital foi concebido para a comunidade pela Unidade de Nutrição e Dietética
Centro Hospitalar de Leiria cria e-book gratuito com conselhos para combater a obesidade
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou recentemente o e-book “Na luta contra a obesidade”, que apresenta conselhos e estratégias para prevenir e combater a obesidade. O livro digital é gratuito, e pode ser descarregado do site e na página de Facebook do CHL. Concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o livro pretende clarificar algumas dúvidas nomeadamente as relacionadas com as chamadas “dietas da moda”, e faz recomendações para manter o peso saudável, com sugestões de “Marmitas 5S”, o conceito criado pelas nutricionistas e dietistas do CHL, que são ementas Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade do Centro Hospitalar de Leiria
Hospital Distrital de Pombal inaugura nova decoração na Consulta Externa de Pediatria
O Hospital Distrital de Pombal (HDP), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), inaugura esta quarta-feira, dia 20 de junho, às 16h00, a nova decoração do espaço da Consulta Externa de Pediatria, um projeto concretizado por alunos da Escola Secundária de Pombal do 12º ano Turma C. «À semelhança do Hospital de Santo André, em Leiria, e do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, quisemos humanizar e tornar mais bonita e confortável a área da consulta externa destinada às crianças, através da decoração das paredes com novas pinturas, que ajudem as crianças e adolescentes e seus acompanhantes a encontrar um ambiente mais amigável e dissuasor dos muitos medos ainda hoje associados aos cuidados de saúde», explica Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria do CHL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de bem-estar no trabalho foi o que assegurou mais votos
Criação de ginásio vence Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria
Os colaboradores do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) elegeram o ginásio como a sua ideia favorita no âmbito do Orçamento Partilhado, uma iniciativa pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. O projeto foi o mais votado, e será executado no segundo semestre de 2018. Depois de várias semanas de campanha interna, estiveram a votos 12 ideias, tendo o ginásio, um projeto submetido pela Comissão de Humanização, conseguido 119 votos. O projeto foi uma ideia do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem, de imediato apoiada pelo Conselho de Administração, que disponibilizou 20 mil euros mais IVA para a ideia mais votada pelos colaboradores. A campanha foi intensa e dinâmica, e votaram cerca de 500 colaboradores ao longo de uma semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Falta 1 mês para o arranque do Santa Cruz Ocean Spirit
Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa a Santa Cruz de 20 a 29 de julho
O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas está de regresso a Santa Cruz de 20 a 29 de julho, trazendo consigo novidades quanto ao seu formato, mas continuando a salvaguardar aquilo que está na sua génese: os desportos de ondas. Esta é já a 12.ª edição deste festival e arranca de hoje a um mês. Consigo promete trazer cerca de 250 participantes que irão representar 15 seleções nas três modalidades lhe dão forma: surf, bodyboard e longboard. O destaque vai para a seleção portuguesa, que se sagrou campeã europeia em Marrocos, em 2016, nos escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-18 feminino, tendo recebido ainda o título por seleções, assim como para a presença das seleções francesa, espanhola e marroquina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Embarque à descoberta do oceano com o Oceanário de Lisboa”
Praia de Paredes recebe o Vaivém Oceanário a 25 de junho
De 25 de junho a 1 de julho, o Vaivém Oceanário vai estar na praia de Paredes, em Alcobaça. O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa, convida os professores, os alunos e o público em geral a compreender como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual e o nosso papel na sua conservação, através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas. O Vaivém tem como objetivo envolver de forma ativa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma verba de 25 mil euros
Apresentação de propostas para o Orçamento Participativo da Nazaré já começou
Teve início, no dia 18 de junho, o período para os munícipes apresentarem as suas propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018 da Nazaré, um instrumento de grande relevância na estratégia governativa da Câmara Municipal. Em 2016, o projeto vencedor contemplou parte do valor necessário para a execução da expansão do Canil Municipal, e em 2017 o projeto vencedor contemplou a Reabilitação das instalações da Associação Beneficente Valadense. Este ano, com uma verba de 25 mil euros, o Orçamento Participativo irá concretizar mais um projeto indicado pela sociedade civil, e que tem como finalidade o aumento da qualidade de vida no Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXIII Pomonas Camonianas
Constância presta homenagem a Camões
nos dias 9 e 10 de junho
Nos dias 9 a 10 de junho, Constância recebe as XXIII Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância. Constância tem com Camões uma muito antiga e arraigada relação de afeto, fundada na plurissecular tradição de que o épico terá vivido na vila durante algum tempo, aqui tendo escrito parte da sua produção poética. Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões que visa perpetuar a memória do poeta em Constância e transformar-se, a prazo, num Centro de Estudos Camonianos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo
Líderes do CDS-PP e PCP criticam negociações da PAC e realçam papel decisivo da agricultura
A 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao dia 10 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como tema o “Olival e Azeite” distinguiu hoje os produtos premiados nos Concursos Nacionais e contou com a visita dos líderes do CDS-PP e PCP, Assunção Cristas e Jerónimo Sousa, respetivamente. Ao final do dia, a Presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, marcou presença no evento realçando a dimensão da Feira Nacional de Agricultura, um evento que é um exemplo do “empenho dos produtores e das organizações de agricultores”. A centrista acrescentou que Portugal tem “hoje uma agricultura avançada e sofisticada, o que se deve à capacidade de trabalho, ao empenho e à resiliência dos agricultores.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 10 de junho
Tomar recebe espetáculo de vídeoarte
Flux Tomar - Rota de Luz
Flux Tomar – Rota de Luz tem início esta quarta-feira e prolonga-se até domingo. Este festival de luz e videoarte ilumina locais emblemáticos da cidade templária, uma iniciativa do Município de Tomar e do Turismo Centro de Portugal, produzida pelo ateliê OCUBO. De 7 a 10 de junho, entre as 21h30 e as 0 h, os visitantes são convidados a integrar um percurso imersivo multimédia e a assistir a criações artísticas de luz e vídeo. As projeções no Complexo Industrial da Levada, na Igreja de S. João Baptista e no Convento de Cristo contam histórias sobre a riqueza patrimonial de Tomar, tendo a luz como matéria-prima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Linha do Oeste, Lagoa de Óbidos e Pinhal de Leiria na agenda do deputado do PCP
Bruno Dias testemunha chegada de comboio
da Linha do Oeste com 1h20 de atraso
No dia 28 de maio, segunda-feira, uma Delegação do PCP integrada pelo deputado Bruno Dias e dirigentes regionais do PCP, visitou os concelhos de Caldas da Rainha e Marinha Grande. A visita começou com um encontro com a Comissão de Utentes da Linha do Oeste e com utentes desta linha. A delegação do PCP constatou uma vez mais os inúmeros problemas com que se confrontam os utentes deste serviço público e foi informada que nesse dia uma delegação da Comissão de Utentes entregava na Assembleia da República uma petição com mais de 6400 assinaturas exigindo ao Governo a modernização e requalificação da Linha do Oeste, substituição ou manutenção do material circulante e a modernização da via.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 200 mil euros
Espaço de restauração da Marinha Grande reabre no Jardim Luís de Camões
Reabriu, no dia 30 de maio, o estabelecimento de restauração e bebidas do Jardim Luís de Camões, situado na Avenida D. Dinis, no Centro Tradicional da Marinha Grande. O edifício municipal foi alvo de requalificação por parte da Câmara, através de um investimento de cerca de 200 mil euros e vai agora ser gerido pela empresa a quem foi adjudicada a sua exploração. A obra visou a adequação deste espaço às normas legais e regulamentares de salubridade e segurança contra risco de incêndio, correção de deficiências físicas e funcionais de utilização, renovação das infraestruturas, materiais de revestimento e arranjos exteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Selecção das representantes de cada freguesia aconteceu no dia 19 de maio
Miss Flor 2018 vai ser conhecida no Bombarral
no dia 16 de Junho
Já são conhecidas as candidatas a Miss Flor 2018, a qual irá ser conhecida no dia 16 de junho, realizando-se no Anfiteatro Municipal do Bombarral o desfile das 10 concorrentes a esta distinção. A escolha das finalistas ocorreu no dia 19 de maio, na sede do Sport Clube Escolar Bombarralense, com a presença de várias centenas de pessoas a apoiar entusiasticamente as suas candidatas favoritas. Com uma larga tradição no concelho, a Miss Flor é uma iniciativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, que conta, na organização, com a colaboração dos(as) voluntários(as) Elsa Gomes, Sónia Penteado e Ricardo Franca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Pigs Rock Festival leva bandas emergentes
à aldeia de Moinhos de Carvide
A Pigs on Spetayde, associação juvenil sem fins lucrativos, sediada em Moinhos de Carvide, no concelho de Leiria, organiza há 12 anos um festival de música pop/ pop-rock com o intuito de promover a localidade pela angariação de público das mais diversas idades, mas maioritariamente jovem, para assim conhecerem a aldeia. As receitas adquiridas são para o financiamento de edições posteriores bem como para o apoio de projectos sociais locais. Os convidados da edição de 2018, que decorre nos dias 8 e 9 de Junho, são “69 Graus”, com o convidado especial Filipe Pinto (Lisboa), Tri-Rex, com a convidada especial Irina (Leiria-Lisboa), Killimanjaro (Barcelos), Stone Dead (Alcobaça), Voodoo Marmalade (Lisboa) e Café Central (Leiria).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
55ª Feira Nacional de Agricultura/65ª Feira do Ribatejo
Presidente da República destaca papel do azeite na economia nacional
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou este sábado, 2 de Junho, a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 10 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central o “Olival e Azeite”. Durante a tarde, o Presidente da República visitou vários espaços, cumprimentou os muitos visitantes que se deslocaram ao primeiro dia da maior e mais antiga feira do setor Agrícola e ainda teve oportunidade de participar numa prova de azeites com crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Minde – Alcanena
Salvador Sobral canta hoje no no JazzMinde
A Organização do Jazzminde 2018 promove, nos dias 1, 2 e 3 de Junho, a 14ª edição do Festival de Jazz Minde, em Minde, no concelho de Alcanena, já considerado um dos melhores festivais de jazz da zona centro do País. É um evento com um ambiente muito sui generis, numa vila com uma língua própria – o Minderico, e realizado numa antiga fábrica de têxteis desativada, por onde já passaram grandes músicos nacionais e internacionais, que apresenta 2 palcos, um interior e outro exterior, com duas bandas por concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comendador radicado em França
Câmara da Batalha decreta três dias de luto municipal pelo falecimento de Batista de Matos
A Câmara Municipal da Batalha decretou três dias de luto municipal pelo falecimento súbito, este domingo, dia 1 de Julho,, do Comendador José Batista de Matos. Natural de Alcanadas – Concelho da Batalha, José Batista de Matos era um dos emigrantes lusos mais conhecidos em França, país onde chegou em abril de 1963, instalando-se na cidade de Champigny, nos arredores de Paris. Com 84 anos de idade, José Batista de Matos era considerado um dos rostos da emigração portuguesa, tendo o Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, dedicado a este batalhense um espaço com uma imagem que ilustra o momento em que pela mão do agora falecido, foi pendurada uma bandeira vermelha numa grua num protesto contra a manifestação de apoio ao General de Gaulle.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“PS em Movimento”
Maria da Luz Rosinha e Ana Pinho participam em colóquio do PS na Lourinhã
Integrada no périplo “PS em Movimento” por todo o País, a Federação Regional do Oeste do Partido Socialista promoveu, no dia 29 de Junho, na Lourinhã, um colóquio com a presença da deputada Maria da Luz Rosinha, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e de Ana Pinho, secretária de Estado das Habitação. A sessão contou ainda com as presenças do presidente da Federação Regional do Oeste do PS, Carlos Bernardes e do presidente da JS da Lourinhã, Brian Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centro histórico da cidade
Festa Templária leva Tomar à Idade Média
de 5 a 8 de julho
A Festa Templária de 2018 decorre em Tomar entre os dias 5 e 8 de Julho. No cenário histórico e natural que acolheu a sede da Ordem do Templo em Portugal, será feita a recriação do cerco ao castelo em 1190, bem como o sempre espectacular cortejo nocturno. Feira de artesanato alusivo à época, petiscos nas tasquinhas, jantar real no Convento de Cristo e visitas culturais complementam o programa que conta ainda com recriações no centro histórico de danças medievais e ofícios. O programa cultural da Festa inclui ainda o seminário “A Ordem do Templo e a Defesa Territorial”, que terá lugar no Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Augusto Ferreira deu uma aula de História
Professor co-fundador da escola da Linhaceira deu uma aula no Convento de Cristo
Com uma recriação do professor que teve um papel determinante na criação da escola primária local, há um século atrás, o Centenário das Escolas na Linhaceira esteve este domingo, 1 de Julho, presente na iniciativa Tomar no Convento, que levou ao monumento Património da Humanidade vários exemplos do que de melhor se faz na cultura do concelho. O professor António Augusto Ferreira deu uma aula de História, falando aos presentes da sua própria vida, desde o nascimento no Sardoal em 2 de Dezembro de 1878, a toda a dedicação à causa do ensino, começando por Alvega, no concelho de Abrantes, até às Caldas da Rainha onde criou um colégio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso premiou “Acrolea” como a melhor embalagem dedicada ao “Azeite, transparente como o vidro”
Estudante da ESAD vence Verallia Design Awards com garrafa de azeite inovadora
Paulo Oliveira, estudante do mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria, foi o grande vencedor do concurso Verallia Design Awards, com o seu projeto de design inovador intitulado “Acrolea”. Com o tema “Azeite, transparente como o vidro”, o desafio lançado aos participantes da 5ª edição desta competição foi criar uma garrafa de azeite diferente, em vidro, que valorize o seu interior e conteúdo, e se distinga das demais já existentes no mercado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant e Agrocluster dinamizam Bio-Ware
Bóia luminosa biodegradável de pesca noturna vence concurso de bio-ideias de negócio
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Agrocluster Ribatejo, ao abrigo do projeto Bio-Ware, dinamizaram na região um concurso de ideias de negócio onde desafiaram a comunidade a apresentar ideias empresariais biológicas. Neste que foi o segundo concurso realizado ao abrigo do projeto, os promotores atribuíram o 1.º prémio ao projeto MARLight, que tem como objetivo a produção e comercialização de balizas flutuantes biológicas para a pesca noturna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município de Alcobaça propõe aperitivos a Caminho do Books & Movies
Alcobacense Rosalina Silva traz a macrobiótica à Granja de Cister
A 5ª edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça realiza-se em outubro, mas o Município tem já preparados alguns aperitivos A Caminho do Books & Movies para aguçar o apetite para o grande encontro de Cultura do concelho de Alcobaça. No dia 7 de julho, pelas 15h, na Granja de Cister, lança o convite para confecionar snacks saudáveis, sem adição de açúcar nem lacticínios, com Rosalina Silva do Instituto Macrobiótico Português (IMP). Rosalina Silva é natural de Alcobaça. Iniciou o seu caminho no estudo da Filosofia Macrobiótica em 2008, e, desde então, aplica esses princípios na sua vida, com a sua família e amigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema “O mar que respiramos”
Paredes da Vitória e São Martinho do Porto acolhem atividades da Bandeira Azul
Sob o tema “O mar que respiramos”, as atividades da Bandeira Azul deste ano em Paredes da Vitória e São Martinho do Porto pretendem promover a biodiversidade do oceano, que é essencial a toda a vida do planeta terra. As atividades previstas vão no sentido de mudar hábitos e consciencializar para a importância da reciclagem e da reutilização dos desperdícios; perceber o ciclo do plástico no ambiente e seus efeitos nocivos na cadeia alimentar; perceber que o mar encerra um enorme potencial em termos económicos e turísticos; cuidar e preservar o mar que respiramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pequena criminalidade tem preocupado autarcas
Município de Alcobaça estuda a instalação
de videovigilância na cidade
O município de Alcobaça está a estudar a possibilidade de instalar um sistema de videovigilância na cidade de Alcobaça. Alguns problemas relacionados com pequenos crimes, ou até mesmo questões de bullying e roubo entre adolescentes, têm levado a que o executivo municipal liderado por Paulo Inácio pondere a instalação de câmaras de vigilância em locais como o centro histórico ou o parque da Cova da Onça. O processo está em fase de estudo e Paulo Inácio pretende ter reunidas as informações para poder apresentar o dossier sobre a matéria à secretária de Estado da Administração Interna, no dia 6 de agosto, durante uma visita ao concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Professor Saul António Gomes orienta Roteiro Leiria Judaica
O Professor Saul António Gomes, investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, será o guia, este sábado, 7 de Julho, entre as 10h30 e as 12h30, do Roteiro Leiria Judaica, que terá como ponto de encontro o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia. O limite máximo é de 50 participantes. A actividade é gratuita, tendo como público-alvo: todos os públicos
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional da Máscara Ibérica
Comitiva brasileira de São Caetano de Odivelas visitou a Nazaré
Uma comitiva liderada pelo Prefeito de São Caetano de Odivelas (Brasil), Mauro Chagas, acompanhado pelos Rei Mumbá, grupo que participou no Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), realizou, no dia 25 de maio, uma visita aos Paços do Concelho da Nazaré, onde foi recebido pelo Presidente da Câmara, Walter Chicharro. O culto a Nossa Senhora da Nazaré e a visita de conhecimento à vila portuguesa para onde se deslocam cada vez mais surfistas (especialmente durante a época de ondas grandes) e turistas brasileiros (é a primeira nacionalidade de visitantes ao Forte da Nazaré e os terceiros aos balcões de informação turística, segundo dados 2018 dos Postos de Turismo locais) foram algumas das razões desta visita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra de pintura
Carlos Saramago inaugura na galeria Paul Girol exposição “A exaltação do surrealismo”
Carlos Saramago é o artista plástico convidado para a exposição de julho na Galeria Municipal Paul Girol (edifício da Biblioteca Municipal). “A exaltação do surrealismo” é o título da mostra que ficará neste espaço de 30 de junho a 28 de julho. Com 30 anos de carreira na pintura, grande parte dos quais dedicados a perpetuar momentos, imagens e espaços da Nazaré (como retratista e caricaturista), Carlos Saramago já levou a sua arte a vários locais de divulgação, dentro e fora do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Serra D’El-Rei recebe peça de grande dimensão executado pelas Rendilheiras
O espaço público junto ao Fórum da Serra, na Serra D’El-Rei é o primeiro do concelho a receber uma peça de grande dimensão executado pelas Rendilheiras. Uma Renda e 4 Bilros (é com 4 que se inicia o percurso nesta arte) de grande dimensão. Este trabalho foi realizado nos últimos cinco meses pelas mulheres desta vila. Trata-se de uma excelente peça de Arte Urbana. Neste momento os visitantes de Serra D’El-Rei podem ainda ver uma Exposição sobre trabalhos desde o início do século XX nesta freguesia do concelho de Peniche, no novo Museu de D.Pedro I.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valoriza-te 2018 destina-se a jovens com idades entre os 16 e os 18 anos
Programa de verão promove contacto de jovens de Leiria com o mundo empresarial
O programa Valoriza-te teve início ontem, dia 28 de Junho, pelas 10:30, com a sessão de acolhimento aos jovens seleccionados, em que participaram representantes do Município de Leiria, NERLEI e ACILIS, bem como de pais e encarregados de educação. A sessão decorreu em dois momentos formativos, referentes ao atendimento ao cliente, a cargo de Paula Morais e à forma como podemos ajustar as nossas capacidades e usar ferramentas para superar diversos desafios, por João Vaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Azambuja e Alcoentre
Município de Azambuja reforça verbas
para os Bombeiros Voluntários
Foi assinado, no dia 29 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o aditamento ao Protocolo de criação dos Grupos de Intervenção Permanente, das corporações de Bombeiros de Alcoentre e Azambuja, celebrado entre a Câmara Municipal e as Associações Humanitárias. Este aditamento visa dotar as referidas associações de meios para enfrentar a época de incêndios que nos últimos anos tomou proporções devastadoras. Desta forma, o Município de Azambuja compromete-se a transferir para cada uma das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e de Alcoentre a verba anual de 122.220,00€, repartida em doze mensalidades, mais 2.000,00€, que em 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal prepara Reconhecimento
Alcobaça vai reconhecer estabelecimentos e entidades de interesse histórico,cultural e social
A Câmara Municipal de Alcobaça deliberou, na reunião do executivo camarário do passado dia 14 de maio, desencadear o procedimento para a elaboração do “Regulamento Municipal de Reconhecimento de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local”. Este regulamento tem por objeto a definição de regras relativas ao reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local e que se destacam pelas suas características únicas e reconhecido valor para a identidade do território do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diana Santos e Joel Oliveira foram os vencedores
Câmara Municipal de Alcobaça entrega prémios do Photo Paper
Realizou-se no dia 14 de maio, durante a reunião de câmara pública, a entrega dos prémios às três melhores equipas classificadas no concurso de Photo Paper, inserido nas comemorações do 25 de Abril. Os vencedores da competição foram Diana Santos e Joel Oliveira (Equipa11), seguidos de Mariana Pedroso, Inês Pedroso e Pedro Almeida (Equipa3) e Paula Santos e Isabel Silva (Equipa 12). O vereador do Desporto João Santos destacou a "grande adesão a esta prova, que nos motiva para continuar a criar novas oportunidades de dinamização da comunidade através de atividades com uma forte componente desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR apreende seis aves selvagens em Amor
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, apreendeu, no dia 23 de maio, em Amor, seis aves de espécies autóctones que se encontravam em cativeiro. No âmbito de uma operação de fiscalização os militares detetam e apreenderam cinco lugres (Spinus Spinus) e um pintarroxo (Linaria Cannabina), os quais se encontravam num viveiro, propriedade de um homem de 73 anos. As aves foram entregues pelos militares do NPA no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, para posterior encaminhamento para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 30 de maio
Cadaval recebe 8ª Temporada do Compositor Franz Schubert
A Associação Filarmónica e Cultural do Concelho do Cadaval.promove, de 24 a 30 de maio, a 8ª Temporada do Compositor Franz Schubert, com uma exposição alusiva, com biografia, retratos, gravuras, caricaturas, obras do compositor e projecção de filmes sobre Schubert e, dia 27 às 15h30, a Audição “Músicas e Histórias de Schubert”, com atuações e comentários dos alunos da Escola de Música e da Orquestra Juvenil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Artigos estavam à venda
GNR apreende 400 t-shirts contrafeitas
no mercado semanal de Porto de Mós
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Porto de Mós, apreendeu esta sexta-feira, dia 25 de maio, 400 t-shirts contrafeitas, no mercado semanal de Porto de Mós. No âmbito de uma operação de policiamento e fiscalização no mercado semanal de Porto de Mós, os militares detetaram e apreenderam as peças de vestuário contrafeitas, as quais estavam expostas para venda, cujo valor total ascendia os 2.000 euros. Foi identificado um homem de 63 anos, detentor da mercadoria, sendo os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Taralhoucos dos Asfalto” organizaram a 10ª “Grande Concentração de Motorizadas e Motas Antigas”
Motas antigas passearam pelo Bombarral do Paul até à Delgada
Mais de sete dezenas de motas participaram domingo, dia 10 de junho de 2018, na 10ª “Grande Concentração de Motorizadas e Motas Antigas”, promovida pelos “Taralhoucos dos Asfalto”, dos Baraçais. Apesar das condições climatéricas não terem sido as mais convidativas a realizar um passeio de mota, a adesão à iniciativa foi bastante positiva, acabando mesmo por superar as expectativas da organização. Quem se associou uma vez mais a este evento foi o vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Nuno Vicente, acompanhado da sua Vespa S50, datada de 1968.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a participação dos militares do Distrito de Leiria no conflito
16º Caderno de Estudos Leirienses apresentado em Leiria com a temática da 1ª Grande Guerra
O 16º Caderno de Estudos Leirienses foi apresentado no dia 9 de junho, no Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, tendo como tema “Os militares do Distrito de Leiria na 1ª Grande Guerra, em França e em África”. A apresentação da obra com a chancela da editora Textiverso, contou com a presença de uma centena de pessoas, tendo como oradores o editor Carlos Fernandes, o Professor Saul António Gomes, o coronel Ismael Alves e o major Marto Silva. De referir que Fleming de Oliveira e Zulmira Marques apresentaram dois artigos de fundo sobre o tema da revista e a participação de Alcobaça no conflito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arquiteto Tiago Batista assina o projeto
Torres Vedras recebe três milhões de euros para requalificação da EB de Freiria
Foi assinado, no dia 14 de junho, o Acordo de Colaboração entre o Município de Torres Vedras e o Ministério da Educação para as obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica de Freiria. O acordo, assinado por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta e da Educação, contempla a atribuição de três milhões de euros para a intervenção, que serão transferidos para o Município até 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Docente do Politécnico de Leiria tem-se afirmado com investigação na área da biomecânica
Pedro Morouço é o 1º português na direção da International Society of Biomechanics in Sport
Pedro Morouço acaba de ser reeleito para o mandato de 2018/2020 da direção da International Society of Biomechanics in Sport. O docente e investigador do Politécnico de Leiria é o primeiro português a exercer o cargo, contribuindo para colocar Portugal nos lugares cimeiros da investigação mundial em biomecânica do desporto. O investigador foi reeleito depois de ter já ter exercido funções diretivas na sociedade entre 2016 e 2018, e viu agora a relevância do seu trabalho de investigação na área ser reconhecida pelos seus pares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir desta sexta-feira, dia 29 de junho
Assembleia Municipal de Torres Novas vai transmitir sessões em direto via Internet
As sessões da Assembleia Municipal de Torres Novas passam a ser transmitidas online em direto no canal do Youtube do Município de Torres Novas, sendo a primeira reunião a ser transmitida esta sexta-feira, dia 29 de junho, a partir das 21 horas. Esta medida pretende aproximar os eleitos dos cidadãos, possibilitando que estes acompanhem um dos momentos mais importantes da atividade municipal. O acesso a esta transmissão pode ser feito no canal Youtube do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 2 de junho
Lourigym traz à Lourinhã mais de 430 ginastas de 13 clubes de todo o País
No dia 2 de junho, a partir das 16h00, o pavilhão José António dos Santos (Hóquei Clube da Lourinhã) é, uma vez mais, o palco privilegiado para a 9.ª edição do sarau de ginástica Lourigym, que promete ser um espetáculo pleno de movimento, ritmo, beleza e cor. De, a iniciativa é organizada pelo Município da Lourinhã, em colaboração com Luís Morais (ex-ginasta), trazendo mais de 430 ginastas de 13 clubes de todo o país, com várias exibições e esquemas gímnicos. Da dança contemporânea, à ginástica rítmica, passando pelo tumbling e pelos saltos de mini trampolim, o evento promete a aliança entre a vertente performativa e as componentes atlética e de movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor do Instituto Politécnico de Leiria
Paulo Almeida recebe medalha de mérito educativo do Município das Caldas da Rainha
O Município das Caldas da Rainha distinguiu o professor Paulo Almeida com a Medalha Municipal de Mérito Educativo no Dia do Município. O diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria foi distinguido por unanimidade com o galardão do município que distingue as personalidades ou entidades que se distinguem nos vários campos de atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bio-Ware
Nersant e Agrocluster alertam para vantagens da bioeconomia no setor agroflorestal
No dia 7 de junho, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Agrocluster Ribatejo, promotores "Bio-Ware", estiveram na Startup Santarém a apresentar soluções inovadoras de valorização agrícola, florestal e industrial. Esta foi a 4.ª e última Mesa Redonda realizada ao abrigo do projeto, que pretende promover conceitos de bioeconomia e economia circular na região. A Economia Circular pretende substituir o modelo tradicional de Economia Linear, em que a produção e o consumo assentam numa cadeia que passa por extrair recursos, produzir bens e depositar resíduos. Ao longo desta cadeia, os níveis de desperdício são significativos, havendo uma perda de valor económico e ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hotel Travel Report 2018 da momondo
Mais de metade dos portugueses faz férias cá dentro
A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, analisou os dados das pesquisas sobre hotéis e constatou que o alojamento é um dos itens essenciais sempre que pensamos em viajar. De acordo com o primeiro Hotel Travel Report realizado pela momondo.pt cerca de metade dos portugueses prefere o conforto de um hotel às outras opções existentes no mercado, sendo que 51% dos hotéis pesquisados ficam situados em território nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Serra do Socorro
Memórias de Baco no céu de Torres Vedras junta observação astronómica,vinhos e palestra
Memórias de Baco no céu de Torres Vedras é uma sessão de observação astronómica com prova de vinhos e palestra, a ter lugar no dia 23 de junho de 2018, sábado das 21h00 à 01h00, na Serra do Socorro. Esta atividade integra o programa Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer. Nas noites de verão, período em que amadurecem as uvas que produzirão o saboroso vinho da região, no alto do céu paira a Coroa que o Baco, ébrio de vinho e orgulho por mais uma conquista amorosa, retira da cabeça e lança ao céu, de onde não voltará por interveniência de divindades dispostas a interromper tão imoral devaneio. A palestra será apresentada pelo astrónomo Prof. Máximo Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
IPS recebe conferência de gestão e tecnologia direcionada à criação de valor em saúde
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, ministrado em parceria pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia e pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, está a organizar a Conferência Gestão & Tecnologia - Criação de Valor em Saúde, que irá decorrer no dia 29 de junho no Convento de São Francisco, em Santarém. Este é um evento de elevada importância para as Organizações de Saúde, onde se irá promover a partilha do conhecimento e da experiência de profissionais das áreas da Gestão, da Saúde e da Tecnologia com o objetivo de facilitar a abertura de novos horizontes que possam contribuir para a qualidade dos serviços prestados neste setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Grande Festa da Criança - Oeste Infantil regressa de 5 a 9 de junho à Expotorres
A Grande Festa da Criança - Oeste Infantil regressa de 5 a 9 de junho à Expotorres, em Torres Vedras. “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos” é o tema desta edição, que reunirá todas as idades num espaço de diversão e muitas surpresas! Com o tema “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos”, esta edição do Oeste Infantil coloca nas mãos das crianças o sentido de responsabilização pelo papel que têm na sustentabilidade do planeta, através da consciencialização para a mudança de comportamentos, valores e atitudes indutores de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No centenário do nascimento de Manuel Vieira Natividade
Deputada Margarida Marques apela à abertura da Casa-Museu Vieira Natividade
No ano em que se comemora o primeiro centenário da morte de Manuel Vieira Natividade (1918/2018), a deputada do PS Margarida Marques perguntou ao Ministério da Cultura quando irá abrir a Casa-Museu Vieira Natividade, em Alcobaça, dado que há 26 anos que o Estado português assumiu a responsabilidade da sua abertura ao público. A socialista eleita pelo círculo de Leiria recordou a importância de Manuel Vieira Natividade, “um dos mais notáveis homens da ciência e da cultura de Alcobaça, na transição do século XIX para o século XX”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Centro de Investigação do CHL lança debate sobre multi-resistência antimicrobiana
"Resistir até morrer. Ou matar? - o multi-problema da multi-resistência antimicrobiana" é o mote da conferência do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CI/CHL), que decorre no próximo dia 21 de junho, às 12h00, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. Sónia Gonçalves Pereira é a oradora convidada desta sessão. Licenciada em Biologia, no ramo da Microbiologia, e mestre em Geociências, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Sónia Pereira é docente no Instituto Politécnico de Leiria. É doutorada em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e investigadora no grupo de pesquisa de micobatérias moleculares e microbiomas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
Nazaré Beach Soccer Cup traz centenas de jogadores internacionais à Praia da Nazaré
O pontapé de saída do Nazaré Beach Soccer Cup dar-se-á já esta sexta-feira, 25 de maio, prolongando-se até domingo. A competição juntará centenas jogadores internacionais, alguns dos quais campeões mundiais, como Bruno Xavier, Peremitin, Krash, Shishin, Datinha, ou Mauricinho. O Estádio do Viveiro da Praia da Nazaré vai ser o palco de uma enorme exibição de talentos, com equipas de topo e jogadores bem conhecidos do público: Stankovic or Palmacci (Catania), Ozu, Llorenç and Ott (Falfala Kfar Qassem), Rafinha and Borsuk (Artur Music), Gori and Ramacciotti (Viareggio), e muitos mais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assumindo a vice-presidência
Luís Castelhano eleito para a Associação Nacional de Assembleias Municipais
A Câmara Municipal de Alcobaça felicita Luís Félix Castelhano, presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, pela sua eleição para o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, cujo 1º congresso decorreu este sábado, 19 de maio, em Mafra. Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, “é uma honra para o concelho de Alcobaça a presença do presidente da Assembleia Municipal neste órgão nacional. Luís Félix Castelhano dará seguramente o seu melhor contributo com a solenidade e retidão com que preside às assembleias locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
GNR detém homem em Fanhais por furto
em residência
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Valado de Frades, deteve, no dia 24 de junho, um homem, com 33 anos, por furto em interior de residência, em Fanhais – Nazaré. No seguimento de uma denúncia de cidadãos, sobre um indivíduo a deambular junto a residências na localidade de Fanhais, com características idênticas a um suspeito de no dia anterior ter furtado uma residência naquela localidade, os militares encetaram de imediato diligências no sentido de o localizar. O suspeito ao aperceber-se da presença dos militares tentou fugir, vindo a ser abordado, numa zona de pinhal, camuflado na vegetação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Projeto municipal “Comer Bem é Fixe” leva
alunos a visitar o Regadio da Cela
No âmbito do projeto de educação alimentar Comer bem é ser fixe!, e de forma a comemorar o Dia Nacional da Agricultura, nos dias 15 e 16 de maio, 5 turmas do 1º ciclo do ensino básico foram visitar os Campos Agrícolas da Cela para contactarem com os produtores agrícolas e conhecerem a origem de alguns alimentos. Esta ação conta com o apoio da Associação de Beneficiários da Cela e da Confederação dos Agricultores de Portugal. O projeto municipal Comer bem é ser fixe! pretende promover junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente um comportamento positivo relativo à alimentação, com um forte incentivo à adoção de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
3ª mostra de música alternativa Maiorga Indie vai realizar-se no dia 7 de julho
A 3ª edição do Maiorga Indie, uma mostra de música alternativa que se realiza em Maiorga, localidade situada a 4 km da cidade de Alcobaça, no dia 7 de julho, e que começa a ser uma referência na zona Oeste, depois do sucesso obtido nas duas edições anteriores. O cartaz deste ano aposta em “projectos novos feitos por veteranos” e que continuam bem vivos e dinâmicos na cena musical portuguesa como é o caso de Fast Eddie Nelson, agora em formato quarteto com elementos dos Peste & Sida e Quartet of Woah e que já actuou em quase todos os palcos nacionais, The Brooms com elementos dos Lulu Blind, Act-Ups e Gasoleene (da mítica editora DIY BeeKeeper) e que apresentam um novíssimo disco, Democrash do eixo Caldas da Rainha-Lisboa com elementos dos saudosos Red Beans e ainda os Conjunto!Evite, projeto dos filhos de Tim dos Xutos & Pontapés e que esteve no Festival Reverence 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição do CityHack decorre de 2 e 3 de junho
Maratona tecnológica de 24 horas Hackaton regressa a Tomar
A segunda edição do CityHack, projeto promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pelo Município de Tomar, vai decorrer nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Complexo Cultural da Levada, nesta cidade. Trata-se de uma maratona tecnológica de 24 horas — também conhecida por Hackaton — que pretende incentivar os estudantes mais arrojados a criar soluções para desafios reais. O CityHack 2018 destina-se a estudantes de ensino superior, que não tenham medo de um desafio, em que o objetivo é responder a problemas reais e encontrar soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, em áreas como: Saúde e Bem-Estar; Turismo e Cultura; Mobilidade, Eficiência Energética, Economia Local, Associativismo e Ação Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ESTM/IPL discute tendências na inovação, qualidade e sustentabilidade dos sistemas alimentares na CISA
Conferência dedicada ao setor agroalimentar junta academia e empresas da área
No dia 24 de maio, quinta-feira, a partir das 9h45, ocorre na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), em Peniche, a nona edição da CISA – Conferência de Inovação e Segurança Alimentar, dedicada ao tema “Inovação, qualidade e sustentabilidade dos sistemas alimentares: novas tendências no setor”. Este ano a CISA pretende ser um veículo de disseminação de investigação aplicada e de discussão de temáticas relacionadas com a segurança e inovação alimentar, bem como de promoção da interação entre a academia e os atores do setor alimentar, num evento que reúne cerca de 150 participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Marinha Grande
GNR prende homem e mulher por furtos em residências de Porto de Mós, Batalha e Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, no dia 17 de maio, deteve uma mulher e um homem, de 47 e 33 anos respetivamente, por furto em interior de residências, na Marinha Grande. No âmbito de uma investigação de furtos qualificados, que decorria há cerca de quatro meses, nos concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e realizadas cinco buscas domiciliárias e uma busca num estabelecimento comercial, nas localidades de Maceira e Batalha, tendo sido apreendido, nomeadamente, um veículo; 27 peças em ouro; 10 peças em prata; um portátil e oito relógios de marca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até dia 13 de julho
Loja do Cidadão de Santarém acolhe exposição de fotografia da jovem Rita Valério
A Loja do Cidadão de Santarém acolhe a Exposição de Fotografia de Rita Valério, até dia 13 de julho. Esta exposição, inaugurada no dia 13 de junho, contou com a participação de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, Abílio Mota Ribeiro, secretário da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Rita Valério, autora das fotografias da Exposição e finalista do Curso Profissional de Técnico de Multimédia na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e João Jorge, seu colega de Curso, Luís Filipe Cordeiro, coordenador da Loja do Cidadão de Santarém, docentes da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e familiares de Rita Valério.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do 104º aniversário da criação do Município
Buddha Eden convida munícipes do Bombarral a visitarem de descapotável o jardim budista
No âmbito do 104º aniversário da criação do Município do Bombarral, os munícipes do concelho vão ter oportunidade de visitar gratuitamente o Buddha Éden, podendo deslocar-se até ao maior jardim oriental da Europa de autocarro panorâmico. Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com a Bacalhôa e a Rodoviária do Tejo, entidades que desta forma se associaram à autarquia nas comemorações de mais um aniversário do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2ª edição
'Bom Dia Cerâmica' celebra património material e imaterial do setor no concelho de Alcobaça
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorre este ano em dois momentos complementares, que irão ocorrer nos 18, 19 e 20 maio (no Museu Raul da Bernarda) e, posteriormente, a 1, 2 e 3 de junho (no Mercado Municipal), com múltiplas atividades ligadas à cerâmica. Incluído neste evento ocorre ainda, entre 2 e 3 de junho, o II Encontro Nacional de Cerâmica em Alcobaça, cujo objetivo primordial é estabelecer uma reflexão sobre a realidade inerente ao património material e imaterial da cerâmica com a participação de investigadores, artistas, industriais e empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe espetáculo audiovisual ‘Speaking of Chance’
Lloyd Cole, Luís Fernandes e André Gonçalves
com estreia mundial no Teatro Sá da Bandeira
Lloyd Cole, Luís Fernandes e André Gonçalves apresentam “Speaking of Chance”, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, dia 27 de maio, às 18h00. “Speaking of Chance” é um espetáculo audiovisual de André Gonçalves, Lloyd Cole e Luís Fernandes, cuja estreia mundial acontece em Portugal. O uso do termo “aleatoriedade” no contexto da composição musical disseminou-se a propósito da música dos séculos XX e XXI, através de nomes como John Cage, Pierre Boulez, Brian Eno ou Morton Feldman. Contudo já W.A. Mozart, de certa forma, recorria a este conceito nas suas improvisações. É esta herança que serve como ideia basilar para “Speaking of Chance”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para residentes distantes do Tribunal
Tribunal de Santarém disponibiliza sistema de videoconferência
O Tribunal Judicial da Comarca de Santarém vem dar conhecimento à população da existência, nos vários Palácios de Justiça dos Núcleos que compõem o Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, de equipamentos de videoconferência que podem ser utilizados sempre que a deslocação ao local do julgamento ou tomada de declarações seja distante ou onerosa. Para o efeito, devem os/as interessados/as requerer nos processos a utilização dessa faculdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR detém dois homens em Turquel por tráfico de estupefacientes
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Posto Territorial de Alcobaça e Benedita, deteve, no dia 11 de maio, em flagrante delito, na localidade de Turquel, dois homens de 19 e 40 anos, por tráfico de estupefacientes. Os militares, no decorrer de uma ação de patrulhamento preventivo, abordaram dois ocupantes de um veículo, que adotaram um comportamento suspeito na presença dos militares, tendo estes na sua posse 29 doses de heroína e 11 doses de crack. Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Município envolve escolas e comunidade
nas comemorações do Dia Mundial da Terra
No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra, tendo o Município de Alcobaça, através do pelouro do Ambiente, realizado diversas atividades de carácter ambiental nos dias 19, 20 e 21 de abril envolvendo escolas e restante comunidade. Ao todo participaram mais 300 de pessoas nas sessões de cinema ECO, nas ações de limpeza de praia “Clean up Days”, e no percurso interpretativo pelo Vale da Ribeira do Mogo. Destaque para a adesão de 5 Eco-Escolas de Alcobaça, com alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valores dos apoios mantêm-se, à exceção dos Bombeiros Voluntários de Santarém
Município de Santarém assina protocolos com Associações de Bombeiros Voluntários locais
O Município de Santarém assinou, no dia 10 de maio, três protocolos de cooperação com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho, de modo a dar continuidade aos protocolos atualmente em vigor, uma vez que as Associações de Bombeiros Voluntários, conforme disposto no art.º 46.º da Lei de Bases da Proteção Civil, são agentes da proteção civil e parceiros indispensáveis do Município no levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos coletivos, assumindo a proteção e o socorro de pessoas e bens em perigo quando situações de acidente grave ou catástrofe ocorrem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo dados da Direção-Geral das Autarquias Locais
Câmara de Alcobaça regista prazo médio
de pagamento a fornecedores de 5 dias
De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais), o Município de Alcobaça registou, no 4º trimestre de 2017, um Prazo Médio de Pagamento (PMP) a fornecedores de 5 dias. Deste modo, a autarquia conseguiu reduzir significativamente esta média face aos valores do final de 2016 que se situavam nos 14 dias. No distrito de Leiria, Alcobaça é apenas igualada pela capital distrital o que “reflete todo um trabalho de reequilíbrio orçamental e financeiro realizado nos últimos anos”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio anual promove o desenvolvimento da atividade científica dentro da instituição
Centro Hospitalar de Leiria lança “Prémio
de Investigação CHL - José Ribeiro Vieira”
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira”, que distingue trabalhos de investigação realizados na instituição, e visa estimular a atividade científica do CHL. O novo galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscritos nas escolas do concelho
Câmara da Batalha aprova transporte gratuito para todos os alunos até ao 12º ano
A Câmara Municipal da Batalha pretende alargar os transportes gratuitos a todos os alunos que frequentam as escolas do Concelho da Batalha, uma medida de apoio às famílias e que representa um investimento municipal superior a 30 mil euros. Esta medida consta em proposta de Regulamento a apreciar na próxima reunião do executivo municipal e a aprovar em definitivo pela Assembleia Municipal, com o objetivo de entrar em vigor no ano letivo de 2018/2019.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Agricultura 2018
Uso de "barrete de campino" dá entrada grátis
no "Dia do Município de Santarém"
O "Dia do Município de Santarém", 7 de junho, na Feira Nacional de Agricultura, foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, dia 15 de maio, pelas 15h30 na Sala dos Azulejos dos Paços do Concelho. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Inês Barroso e Jorge Rodrigues, e Vasco Gracias, director-executivo do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), fizeram a apresentação dos principais destaques para o "Dia de Santarém".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
International Wine & Spirit Competition 2018 e Vinhos de Portugal 2018
Adega da Vermelha divulga nove vinhos premiados em dois concursos de 2018
A Adega da Vermelha obteve nove vinhos premiados nos concursos International Wine & Spirit Competition 2018 e Vinhos de Portugal 2018, dos quais sete Medalhas de Prata (Mundus Alicante-Bouschet (Red) 2015; Mundus Reserva (Red) 2013; Mundus Aragonez (Red) 2015; Mundus Merlot (Red) 2016; Mundus (White) Verdelho e Moscatel Graúdo 2015; Mundus (White) Branco Leve Seleccionado 2015; Mundus Regional Branco (White) 2016) de duas Medalhas de Bronze (Munditus Regional Reserva Tinto (Red) 2014; Mundus Regional (White) Branco Leve Seleccionado 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
GNR recupera Águia de Harris ferida
em Atouguia da Baleia
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, recuperou, no dia 11 de maio, em Atouguia da Baleia - Peniche, uma Águia de Harris. Após uma denúncia da existência de uma ave ferida na via pública, os militares de imediato a recolheram, tendo-a encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Montejunto, possibilitando o devido acompanhamento médico-veterinário, para posteriormente ser devolvida ao seu habitat natural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados do Observador Cetelem Exercício e Alimentação Saudável
Portugueses gastam menos em bens para a prática de exercício do que em medicamentos
85% dos portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem gastam por ano, em média, 146 euros em bens essenciais para a prática de exercício físico, como vestuário ou calçado, o que representa um custo mensal de cerca de 12 euros. Este representa metade do valor gasto pelos portugueses em medicamentos. Apesar se estar a assistir a uma nova vaga de motivação para a prática de exercício físico, parece evidente o desinteresse generalizado da maioria dos portugueses pelo exercício físico, com menos de um terço a afirmarem que praticam exercício físico com regularidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Portugal Sou Eu” associa-se ao evento a convite da Câmara Municipal de Benavente
Festival do Arroz Carolino vai decorrer
de 18 a 20 de maio em Benavente
A 2ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas vai decorrer entre os dias 18 e 20 de maio, no parque ribeirinho da vila ribatejana. Já no final desta semana, o “Portugal Sou Eu” vai estar no Festival do Arroz Carolino com um espaço institucional para prestar esclarecimentos às empresas sobre o processo de adesão e oferecer aos visitantes merchandising, com o objetivo de sensibilizar para a importância do programa. Para além do espaço institucional, o “Portugal Sou Eu” também estará presente nos showcookings, através da cedência de equipamento de cozinha da Meireles e com os produtos da Minho Fumeiro, da Loja do Sal e da Quinta dos Olmais, qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AQUApaper de Abrantes
Aventura em canoa está de volta à Albufeira de Castelo do Bode
Percorrer a Albufeira de Castelo do Bode em canoa sob a orientação de um mapa é o desafio que a TAGUS – Associação para ao Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior propõe para o dia 23 de junho. O AQUApaper de Abrantes está de volta e promete “divertir sem poluir” com muitas pistas e jogos a partir da Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Num pequeno paraíso de águas límpidas do Zêzere vai acontecer o evento lúdico de canoagem, que articula a metodologia da orientação e dos rallys paper. Descobrir os cantos e recantos de uma das maiores e mais belas albufeiras do país é o desafio da TAGUS em parceria com a ACLAMA – Associação Cultural “Os Amigos de Martinchel”, o Hotel Segredos de Vale Manso e a Cabana do Rio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sensibilização dentro e fora de portas para apoiar os utentes com esta doença auto-imune
Centro Hospitalar de Leiria quer ser o primeiro hospital amigo do doente celíaco
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) quer ser o primeiro hospital amigo do doente celíaco. Para o efeito, o CHL acaba de lançar o projeto “CHL 1º hospital amigo do doente celíaco” que prevê ser uma plataforma de sensibilização para os profissionais de saúde e para a comunidade, além de constituir-se como um apoio para os seus doentes celíacos, e de garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tem à disposição alimentos aptos à sua condição, e encontra profissionais que entendem a sua patologia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"A noite que nenhuma mão alcança"
Carlos Lopes Pires lança livro de poesia
na Casa-Museu João Soares
O livro de poesia "A noite que nenhuma mão alcança", da autoria de Carlos Lopes Pires, 25.º livro de literatura deste escritor leiriense, psicólogo de formação, vai ser lançado no dia 30 de junho, às 16h00, na Casa-Museu João Soares, em Cortes - Leiria. A apresentação será feita por Carlos Fernandes, responsável pela Textiverso, editora que produziu o livro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, dia 24 de junho
Museu da Lourinhã celebra 34º aniversário
com “Mercado de Produtos Locais"
O Museu da Lourinhã celebra mais um aniversário, o 34º, no dia 24 de junho (domingo). A entrada no Museu é gratuita e está aberto à hora de almoço. Como modo de assinalar esta efeméride, vamos realizar uma sessão comemorativa, pelas 15h do dia 24, no Museu. Da sessão consta ainda a inauguração das exposições temporárias “O Colecionismo - Uma pequena homenagem aos doadores do Museu da Lourinhã” e "Um Museu em Playmobil", bem como um “Mercado de Produtos Locais”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Hélia Castro, Ema Viana e Carlos Guilherme como solistas
Gala Lírica e Orquestra Filarmonia das Beiras abrem “Verão In. Str…é um espanto!“
O palco do Auditório do CNEMA recebe, no dia 15 de junho, às 21h30, a Gala Lírica com Hélia Castro (Soprano), Ema Viana (Mezzo-soprano), Carlos Guilherme (Tenor) e a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço), num espetáculo que marca a antestreia do “Verão In. Str… é um Espanto! “. Para entrada na Gala que tem entrada livre, as reservas podem ser efetuadas através do e-mail: turismo@cm-santarem.pt e os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo de Santarém, até dia 14 de junho, às 18h00 e, no dia do Concerto (dia 15), no CNEMA, a partir das 20h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Augusto Santos Silva celebra Dia Mundial dos Oceanos no Politécnico de Leiria
Governo quer liderar agenda internacional
da preservação sustentável dos oceanos
«Precisamos de agir em todas as frentes no que se relaciona com a preservação sustentável dos oceanos. Devemos ser protagonistas e líderes do tema na agenda internacional», afirmou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, em Peniche, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. A conferência teve como mote “Oceanos: sensibilizar para agir, proteger para valorizar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido quer evitar a privatização da escola
Bloco de Esquerda lança petição em defesa da Escola Profissional de Salvaterra de Magos
O Bloco de Esquerda defende que a oferta de ensino profissional no concelho de Salvaterra de Magos não pode ser colocada em causa por uma eventual privatização total da Escola Profissional, conforme pretende a maioria PS na Câmara Municipal. Para o BE, a importância da EPSM para Salvaterra de Magos é demasiadamente grande para que venha a ser entregue a 100% a privados, sujeitando-a a conjunturas económicas e a interesses particulares, pelo que elaborou uma petição a ser entregue na sessão da Assembleia Municipal onde o tema vai ser abordado, defendendo que manter a EPSM na esfera municipal é o único garante da continuação da EPSM no concelho de Salvaterra de Magos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Esquininhas 2018”
Anselmo Ralph sobe ao palco na Praia Nazaré para concerto neste sábado
Anselmo Ralph vai estar na Nazaré, no próximo sábado, dia 16 de junho, para um dos concertos do “Esquininhas 2018”. O concerto será no palco da Praia Nazaré, às 22h00, e a entrada é gratuita. O evento “Esquininhas” é organizado pela Câmara da Nazaré. Composto por 7 concertos, com a duração de cerca de 45 minutos cada, que decorrerão em diversas ruas da vila, irá levar a música a alguns dos espaços públicos mais emblemáticos para os nazarenos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais antiga prova de estrada do país acontece a 23 de setembro
Corrida do Tejo juntou mais de 50 atletas
em Peniche
Mais de 50 corredores juntaram-se ontem, ao final da tarde, numa corrida-treino especialmente preparada pela organização da mítica Corrida do Tejo e do grupo “Peniche a Correr” e que contou ainda com a presença da atleta Ercília Machado. O objetivo foi levar aos penichenses o espírito de convívio da mais antiga prova de estrada do país, que se realiza anualmente em Oeiras e este ano acontece a 23 de setembro. Os participantes puderam ainda ficar a conhecer melhores dicas e conselhos técnicos e físicos para que possam melhorar a sua performance de forma saudável, numa sessão orientada pelo parceiro GFD Running.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“A Rainha das Rosas” destacado pelas boas-práticas na acessibilidade cultural
Livro inclusivo criado por crianças de Leiria distinguido com prémio Acesso Cultura
O livro multiformato “A Rainha das Rosas” acaba de ser distinguido com o prémio Acesso Cultura 2018, categoria Acessibilidade Integrada. Criado de raiz pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e 96 crianças do concelho, “A Rainha das Rosas” é um livro único, que tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, e ainda as versões áudiolivro, para crianças cegas, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Maria Augusta Trindade Ferreira lança livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese"
A Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, no dia 16 de junho, sábado, às 16h30, o livro "História da Vila de Alcobaça - Uma hipótese", da autoria de Maria Augusta Trindade Ferreira, ex-directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A apresentação será feita pelo historiador Rui Rasquilho, também ex-director do Mosteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No 5º aniversário
Borboletário Tropical de Santa Margarida organiza visitas noturnas gratuitas
O Borboletário Tropical do Parque Ambiental de Santa Margarida vai comemorar o seu 5º aniversário com visitas noturnas gratuitas. Nos dias 1, 2 e 5 de junho às 20h30 propomos-lhe vir descobrir o Borboletário durante a noite. A visita terá uma duração média de 1h15 e é adequada para toda a família. A inscrição é obrigatória e o número de participantes limitado. Poderá realizar a sua inscrição através do endereço eletrónico parqueambiental@cm-constancia.pt ou do telefone 249736929.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
22ª edição da Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2018”
Melhores acordeonistas internacionais atuam em Alcobaça de 2 a 10 de junho
Alguns dos maiores acordeonistas internacionais vão marcar presença na 22ª edição da Semana Internacional do Acordeão “Alcobaça 2018”, na qual se integra o 23º Troféu Nacional e, paralelamente, o 4º Concurso Internacional de Acordeão nos dias 8 (Concerto), 9 e 10 de Junho/2018. A iniciativa é uma organização conjunta do Município de Alcobaça, Associação de Acordeão de Portugal, Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e o Mosteiro de Alcobaça e representa uma excelente oportunidade de conhecer grandes especialistas assim como jovens talentos emergentes deste instrumento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gala municipal reúne participantes deste programa de Leiria, Caranguejeira, Maceira e Bajouca
Estádio Municipal de Leiria recebe gala
do Viver Activo
O Estádio Municipal de Leiria recebe, no dia 6 de junho, a segunda gala do Viver Activo de 2018, uma iniciativa do Município de Leiria que junta os participantes deste programa de Leiria, Caranguejeira, Maceira e Bajouca. O programa tem início às 15:00, com baile de gala, seguido da cerimónia com entrega de prémios aos utentes galardoados do Viver Activo, às 16h30, e de jantar com noite de fados, às 19 horas. Esta gala serve para reunir, em ambiente festivo, técnicos, funcionários e utentes do programa Viver Activo, que comemora o seu 19.º aniversário, tal como para felicitar os utentes que participaram no programa durante o ano letivo de 2017/2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à elevada procura
Concerto de Lloyd Cole no Mosteiro da Batalha obriga à abertura de pacote extra de ingressos
Face ao elevado número de contactos recebidos para o Concerto Lloyd Cole, a Câmara Municipal da Batalha disponibilizará no endereço (http://reservas.cm-batalha.pt/) um pacote extra de bilhetes de acesso ao concerto, este domingo, 3 de junho, a partir das 15h00. Registe-se que o concerto acústico com o consagrado músico inglês, decorrerá no dia 6 de julho, sexta-feira, às 21h30, no Claustro Real do Mosteiro da Batalha, estando inserido nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural. Lloyd Colle considerado um dos músicos mais influentes de todos os tempos e conta com uma forte ligação afetiva de várias décadas ao nosso País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da “Cidade Europeia do Vinho 018 - Torres Vedras/Alenquer”
Caixa de Crédito Agrícola de Torres Vedras lança concurso “Wine Discoveries
No âmbito do programa “Cidade Europeia do Vinho 018 - Torres Vedras/Alenquer”, foi lançado o concurso “Wine Discoveries - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras”. Este concurso pretende premiar ideias de negócio associadas às áreas da Viticultura, Enologia e Enoturismo. Visa promover e divulgar o espírito empreendedor na região, associado à exploração e definição de ideias que possam contribuir para o enriquecimento e desenvolvimento das áreas ligadas à produção de uva, produção e conservação de vinho e destas ao enoturismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
Marco Oliveira vence no CEIA Grande Prémio do Concurso de Saltos Nacional A/C
Decorreu nos dias 25,26 e 27 de maio, na pista outdoor do CEIA - Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, o Concurso de Saltos Nacional A/C. Os percursos estiveram a cargo do chefe de pista José Corte Real dos Santos. Com obstáculos colocados a 1.45, o GP, Grande Prémio disputado no domingo contou com a participação de 11 binómios. Contudo, apenas 3 conjuntos disputaram o desempate. Marco Moreira Oliveira na sela de Upercut Kervec venceu a prova em (34.45s.). Gonçalo Ribeiro Pinto com Virtuose des Biches classificou-se em segundo lugar em (34.70s.). O terceiro lugar foi para o conjunto Magda Morgado Soares/Decoltaire T, que fez o percurso do desempate em (35.27s.).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Hospital de Santo André
Encontro de Doença Celíaca do CHL ensina a viver sem glúten
O doente celíaco está no foco do I Encontro de Doença Celíaca do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorre quinta-feira, dia 7 de junho, no auditório do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria. O período da manhã destina-se essencialmente a profissionais de saúde, mas os utentes estão convidados a assistir aos painéis da tarde, onde se inclui a apresentação de projetos relacionados com o doente celíaco, seguindo-se um workshop de culinária, onde serão partilhadas receitas isentas de glúten, pela mão da Associação Portuguesa de Celíacos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural e de Congressos
Caldas da Rainha recebe este sábado o anúncio dos prémios World Press Cartoon
O World Press Cartoon, o maior evento de desenho de humor na imprensa internacional, está de novo nas Caldas da Rainha. O salão de projecção mundial que todos os anos selecciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo, abre agora, também, as suas portas às publicações online. O anúncio dos prémios terá lugar no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 2 de Junho, às 21h30, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Semana da Criança centrada no musical e livro infantil "Flor e o Maior Tesouro da Terra"
A Câmara Municipal de Alcobaça promoveu mais uma edição da “Semana da Criança”, este ano centrada no projeto que resultou num musical e num livro de literatura infantil, intitulados "Flor e o Maior Tesouro da Terra", envolvendo cerca de 4000 alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo do concelho de Alcobaça. “Flor e o Maior Tesouro da Terra”, um projeto de Inês Silva e Filipe De Moura, pretende valorizar a Serra dos Candeeiros, os vales suspensos e a água que nela se encontra, o tesouro mais precioso do mundo. Deste projeto resultou um livro da autoria de Inês Silva, vereadora da Cultura de Alcobaça, e no musical de autoria, composição, encenação e participação do músico alcobacense, Filipe De Moura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orquestra-escola do Hot Clube de Portugal presente no Jazz em Dia de Festa>
Big Band Júnior homenageia Bernardo Sasseti no aniversário do Centro Cultural do Cartaxo
O Centro Cultural do Cartaxo assinala 13 anos de vida. Para celebrar o aniversário, convidou a Big Band Júnior (BBJ) a trazer ao palco o seu mais recente projeto – um repertório 100% português, constituído essencialmente por temas de Bernardo Sassetti, arranjados para big band por músicos portugueses e complementado por composições e arranjos de outros músicos portugueses. O concerto está marcado para as 21h30 de dia 9 de junho, próximo sábado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré
Equipa de Intervenção Permanente da Nazaré entrou em funções nos Bombeiros
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré já dispõe de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). A prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios, ou outras intervenções no âmbito da proteção civil são algumas das suas funções. Destacando a importância das EIP, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Joaquim Morais, refere que, com a criação desta equipa, “passam a existir cinco bombeiros em permanência no quartel para ocorrer a qualquer urgência e emergência”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre até quinta-feira, em São Bento
Politécnico de Leiria rastreia a obesidade
em crianças no município de Porto de Mós
Estudantes e docentes da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria abrem “guerra” à obesidade infantil, com uma ação de sensibilização a decorrer em São Bento, Porto de Mós, com crianças do primeiro ciclo de escolaridade. A atividade de “avaliação antropométrica das crianças do primeiro ciclo do ensino básico residentes no concelho de Porto de Mós” prevê rastrear 882 crianças. A ação decorre no âmbito da Semana da Educação, uma iniciativa do Município de Porto de Mós, que conta com a colaboração dos estudantes e docentes da licenciatura em Dietética e Nutrição da ESSL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Bom Dia Cerâmica proporciona reaproximação entre o património industrial e a comunidade
A 2ª edição do Bom Dia Cerâmica transformou, este fim de semana de 1 a 3 de junho, o Mercado Municipal de Alcobaça num polo de intenso debate em torno das questões essenciais e atuais relacionadas com a atividade da cerâmica. Organizada e promovida pelo Município de Alcobaça, a iniciativa procurou proporcionar uma reaproximação entre o histórico setor e a comunidade, através de mesas-redondas, projeções de filmes, exposições artísticas, momentos de lazer, exposições de cerâmica artística, oficinas e demonstrações de “cerâmica viva”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Augusto Santos Silva e Ana Paula Vitorino participam em conferência dedicada à proteção da vida marinha
Governo e Politécnico de Leiria assinalam
em Peniche o Dia Mundial dos Oceanos
“Oceanos: sensibilizar para agir, proteger para valorizar” é o mote da conferência que celebra o Dia Mundial dos Oceanos, que decorre sexta-feira, dia 8 de junho, a partir das 9h30, em Peniche, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participam na sessão de abertura da conferência, organizada pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), em parceria com o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) e o Politécnico de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vereadores do PS propõem concurso de ideias para rotundas de Alfeizerão e Fervença
Os vereadores do PS Partido Socialista na Câmara de Alcobaça, Cláudia Vicente e César Santos, propuseram na reunião de câmara pública de 14 de junho, ao executivo municipal liderado por Paulo Inácio, um concurso de ideia para embelezar o interior de duas das rotundas do concelho de Alcobaça, a rotunda de acesso à A8, na freguesia de Alfeizerão e a rotunda da Fervença, na freguesia da Maiorga. Na proposta apresentada os vereadores defendem que haja um debate quanto ao objecto ou formas :
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militares detetaram 15 infrações
GNR realiza fiscalização a operadores de gestão de resíduos em Maceira e Vieira de Leiria
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Leiria, no dia 28 de maio, realizou duas ações de fiscalização a operadores de gestão de resíduos, nas localidades de Maceira e Vieira de Leiria. No âmbito da operação de fiscalização a operadores de gestão de resíduos, nas localidades de Cerca - Maceira e Passagem - Vieira de Leiria, os militares detetaram 15 infrações, referentes a não impermeabilização do espaço; existência de resíduos hospitalares e resíduos contaminados sem autorização; falta de afixação de placas de informação; não cumprimento com a especificações da licença provisória; derrame de óleos para o solo; extintores fora de validade; falta de gestão de combustíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso de Ideias de Negócio é uma das primeiras ações desenvolvidas
AgriEmpreende potencia criação de negócios agroalimentares no Ribatejo e na região Centro
O AgriEmpreende é um projeto inovador que potencia a geração de novas ideias de negócio, a criação de novos produtos e a concretização de novas empresas da fileira agroalimentar no Ribatejo e na Região Centro. Uma das primeiras ações é o 1º Concurso de Ideias de Negócio, que já foi lançado e prevê prémios monetários, entre outros, para os vencedores. O projeto tem como entidade líder o Agrocluster e como copromotor o InovCluster. Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster Ribatejo, líder do projeto, realça que "esta iniciativa vai afirmar a vocação empreendedora destas duas regiões e dotá-las das condições técnicas e estruturais essenciais para promover o empreendedorismo inovador e qualificado na fileira agroalimentar".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Pombalíadas e Torneio Jovem de Xadrez mobilizam crianças de toda a freguesia
Na sexta-feira, dia 25 de maio, na zona desportiva de Pombal, tiveram lugar as Pombalíadas com cerca de 150 participantes do 1º ciclo em 4 atividades distintas. Dança/Ginástica, Andebol, Atletismo e Futebol colocaram em disputa 12 troféus que as escolas disputaram entre si com garra, ânimo e num espírito de diversão e alegria. Esta iniciativa inovadora contou com a adesão de todas as escolas do 1º ciclo da freguesia de Pombal, numa estreita parceria com os Agrupamentos de Escolas de Pombal e Gualdim Pais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola de Alcobaça aceitou o desafio da Growithu
Granja de Cister e EPADRC criam projeto
‘Horta Solidária’
O projeto ‘Horta Solidária’ nasceu pela mão da Granja de Cister/Cooperativa Agrícola de Alcobaça, numa ação integrada na sua atividade de promover circuitos turísticos na região em contexto agrícola, e que decorreu do desafio da Growithu para desenhar uma atividade de voluntariado cujo objetivo final fosse a doação de produto hortícola a pessoas e organizações da região de Alcobaça. Partindo deste desafio, a Granja de Cister em conjunto com a EPADRC - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, deram inicio à coordenação e operacionalização da atividade de construção da Horta Solidária que contou com o apoio de 300 colaboradores do grupo empresarial Marsh & McLennan Portugal que, em regime de voluntariado, montaram a Horta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Pavilhão de Macau do Jardim-Horto de Camões recebe concerto dos Tintinnabvlvm
O próximo concerto dos Tintinnabvlvm no Jardim-Horto de vai ter lugar sábado, 23 de junho, às 18 horas. Música do tempo de Camões (e também alguma medieval) vai poder ser apreciada no cenário magnífico do Pavilhão de Macau do Jardim-Horto de Camões em Constância. Os executantes são os jovens que constituem o grupo Tintinnabvlvm, da Associação CICO de Constância com quem a Associação Casa-Memória de Camões tem um protocolo de cooperação no âmbito do desenvolvimento sociocultural local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modernização Administrativa
Processos de licenciamento de obras já podem ser entregues no portal do Município de Pombal
Já é possível a entrega desmaterializada de pedidos de licenças de obras no Portal do Município de Pombal, opção que vem reforçar o leque de serviços online que a autarquia tem à disposição dos cidadãos no seu sítio na Internet. Esta nova funcionalidade permite a entrega online de pedidos de licenciamento de obras e edificações e é valida para a entrega das peças de arquitetura e das da especialidade dos projetos de obras a licenciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com grupos de Portugal, Espanha e Argentina
Rancho Folclórico dos Soutos recebe Festival de Folclore Internacional da Caranguejeira
O Rancho Folclórico dos Soutos - Caranguejeira (Região Leiriense-Alta Estremadura) organiza anualmente o FFICA - Festival de Folclore Internacional da Caranguejeira 2018, um dos mais considerados festivais da região de Leiria, sempre com muito público, atraído pelo belíssimo anfiteatro natural do Parque Natural da Barroca da Gafaria-Caranguejeira, pela emblemática representação etnográfica e, naturalmente, pela qualidade das danças e cantares dos grupos nacionais e estrangeiros que nele têm participado. Este ano, o FFICA - Festival de Folclore Internacional da Caranguejeira 2018 terá lugar no dia 14 de Julho e é subordinado ao tema "O Peditório para as Almas".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ricardo Campos vence 1ª edição do concurso
Docente do IPT lidera equipa de investigação vencedora dos Prémios Arquivo.pt 2018
Ricardo Campos, docente do Instituto Politécnico de Tomar é o responsável da equipa de investigação que desenvolveu uma plataforma agregadora de notícias, que possibilita aos utilizadores aceder a informações contextualizadas, com recurso a uma linha do tempo, e criar narrativas temporais sobre diferentes assuntos. A entrega decorreu no dia 3 de julho, no Encontro Ciência 2018, na sessão plenária “Novas fronteiras da era digital na Europa e no Mundo”, que contou com a presença do comissário para a Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
55ª Feira Nacional de Agricultura
Prémio de Melhor Jovem Agricultor atribuído
a Manuel Grave
O Eurodeputado Nuno Melo, deputados e organizações de agricultores marcaram presença hoje nas Conversas de Agricultura, ciclo de colóquios e seminários que contou hoje com 8 ações, e que se realiza durante a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de junho. O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2018”, iniciativa que tem como objetivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi hoje atribuído a Manuel Maria Costa Grave, sócio gerente da Gravera, Lda., no âmbito do 7º Seminário “A Importância dos Jovens Agricultores na União Europeia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fórum Inovação Get Innovation dia 21 de junho, na Startup Santarém
Nersant e Instituto Politécnico de Santarém dedicam dia às fábricas inteligentes
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Instituto Politécnico de Santarém, vão levar a efeito o Fórum Inovação Get Innovation, que terá como tema central as “Smart Factories e o Estado da Arte”. O evento é o culminar de um trabalho realizado por ambas as entidades no que diz respeito à promoção de conceitos relacionados com a indústria 4.0. Get Innovation - A Caminho da Indústria 4.0. Assim se denomina o projeto financiado pelo Alentejo 2020 que a Nersant e o IPSantarém têm vindo a dinamizar na região de Santarém, com o objetivo de preparar o tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto teve início a 2 de junho
“Ourém Mais Limpo” recolheu cerca de 500 toneladas de resíduos
A Câmara Municipal de Ourém deu início no dia 2 de junho ao projeto “Ourém Mais Limpo”, iniciativa que permitiu recolher cerca de 500 toneladas de resíduos espalhados por todo o concelho. Este projeto de natureza ambiental e responsabilidade social reuniu cerca de 5 centenas de voluntários que contribuíram para a promoção de atitudes de sustentabilidade ambiental e para práticas de proteção do território que nos rodeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos integram o Festival
1º Festival Literário Internacional do Interior junta escritores de várias nacionalidades
Tem início sexta-feira, 15 de junho o 1º Festival Literário Internacional do Interior (FLII), que irá decorrer em 11 concelhos da região, incluindo Pedrógão Grande. Esta primeira edição terá como tema “Palavras de Fogo” - em homenagem às vítimas dos incêndios florestais – e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. O FLII é uma iniciativa da Arte-Viva Cooperativa Artística e Editorial que além de Pedrógão Grande congrega ainda os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Sertã, Penela, Lousã, Miranda do Corvo, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua e terá como grupo coordenador os escritores Ana Filomena Amaral e José Luís Peixoto, e a Profª. Fátima Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas.
Programa alimentar no Cadaval apoia famílias socioeconomicamente desfavorecidas
Realizou-se, no dia 4 de junho, a segunda sessão da Ação de Acompanhamento “Otimização e Gestão do Orçamento Familiar”, enquadrada no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas – Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas. O referido programa alimentar está a abranger um total de 90 munícipes do Concelho do Cadaval. A candidatura camarária a este programa alimentar (aprovada em 2017) contempla, para além da distribuição de géneros alimentares a famílias desfavorecidas, um conjunto de ações de acompanhamento, a ter lugar no auditório municipal, onde se insere a mais recentemente realizada, que abordou o tema: “Otimização e Gestão do Orçamento Familiar”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curta-Metragem do realizador de Leiria compete em Huesca
Bruno Carnide participa em Festival de Cinema qualificador dos Óscares da Academia
Bruno Carnide, realizador de Leiria, viu a sua última curta-metragem, «Fugiu. Deitou-se. Caí.», selecionada para o Festival Internacional de Cine de Huesca (Espanha) - Festival de Cinema com 46 anos de existência e que é, também, qualificador dos Óscares da Academia norte-americanos. Dos mais de 2.000 filmes em competição, «Fugiu. Deitou-se. Caí.» foi um dos 78 selecionados sendo, também, o único representante português:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da antiga Região de Turismo do Centro
Turismo do Centro lamenta desaparecimento
de Joaquim Correia Moniz
É com enorme pesar que a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal lamenta o desaparecimento de Joaquim Correia Moniz, presidente da antiga Região de Turismo do Centro durante dois mandatos, entre 1986 e 1993, que morreu hoje aos 78 anos. O Turismo Centro de Portugal presta uma sentida homenagem de reconhecimento público ao homem que foi o segundo presidente da então Região de Turismo do Centro, cargo que desempenhou com brilhantismo durante sete anos, durante os quais se evidenciou pelo trabalho em prol do desenvolvimento do turismo na região e no país. Na mesma altura, presidiu igualmente ao secretariado das regiões de turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e de Terrenos Municipais
Câmara de Santarém inicia limpeza de terrenos e faixas de gestão de combustível da rede viária
A Câmara de Santarém iniciou no início de julho a Limpeza de Terrenos e faixas de gestão de combustível da rede viária municipal, nomeadamente das Faixas de Gestão de Combustível da rede secundária na rede viária municipal no Concelho, numa área de 113,51ha e da Limpeza de terrenos municipais e faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados urbanos, numa área de 58,33 ha, prevista no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e de Terrenos Municipais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por medida cautelar
GNR apreende quatro armas em Pombal por suspeita de violência doméstica
O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Pombal, no dia 2 de julho, identificou um homem com 56 anos, por suspeita de crime de violência doméstica, no concelho de Pombal. Na sequência de uma denúncia por violência doméstica, exercida pelo suspeito sobre a sua esposa e filha, através de supostas agressões físicas e ameaças, os militares apreenderam, por medida cautelar, três espingardas, uma carabina e várias munições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Doença mental aumenta dependência do tabaco
Drª Tânia Silva
Pressão arterial alta é fator de risco para o enfarte
Dr. Pedro Farto e Abreu
Não gosto de “certa” linguagem…
Fleming de Oliveira
O pólen e o Centro de “Boas Vindas” no Mercado Municipal
Carlos Bonifácio
Das "crises" do estado-empresa e da empresa-estado
Valdemar J. Rodrigues
Fumadores têm maior risco de desenvolver demência
Manuela Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o