Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 180 Director: Mário Lopes Sexta, 23 de Junho de 2017
Eleições legislativas 2015
Coligação Portugal à Frente vence mas perde deputados nos distritos de Leiria e Santarém
A coligação Portugal à Frente venceu as eleições no distrito de Leiria (48,4%), seguido do PS (24,8%), BE (9,7%) e CDU (5,1%). Contudo, a coligação PSD-CDS perdeu um deputado passando de 7 para 6, o PS manteve os três eleitos e o BE recuperou o deputado perdido em 2011. A Coligação PSD-CDS venceu também as eleições no distrito de Santarém (35,8%), seguido do PS (32,9%), BE (10,8%) e CDU (9,6%). Aqui, a coligação PaF perdeu dois deputados, passando de 6 para 4, tendo o PS mantido os três eleitos, a CDU mantido também o seu deputado e o BE recuperado o deputado perdido em 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Rio Maior, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche e Golegã
Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento integra cinco CAR da região
O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação é um dos 13 Centros de Alto Rendimento a nível nacional que integra agora a Nova Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento, em que a Fundação do Desporto passou a assumir a sua coordenação nacional e promoção internacional. Caldas da Rainha (badminton), Golegã (desportos equestres), Nazaré (surf, bodyboard, longboard) e Peniche (surf, bodyboard, longboard) são os outros Centros de Alto Rendimento da região a integrarem esta Nova Rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia disponibiliza verba de 30 mil euros
Orçamento Participativo da Batalha espera propostas até 15 de novembro
Começou no dia 12 de outubro, o período de recolha de propostas dos batalhenses para o Orçamento Participativo de 2016. O executivo municipal da Batalha deixou afeta uma verba de 30 mil euros, para o projeto mais votado pelos munícipes. Recorde-se que no ano anterior a proposta mais votada foi a da requalificação da antiga Escola António Cândido da Encarnação, mais concretamente a substituição de toda a caixilharia de madeira, que venceu com 692 votos de um total de 1244. Para Paulo Batista Santos, este processo “estimula os munícipes a serem mais ativos e participativos nas decisões do concelho”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 de outubro a 29 de novembro
Museu do Vinho de Alcobaça acolhe exposição “PortoCartoon 2015 - A Luz do Humor Mundial”
O Museu do Vinho de Alcobaça, de 16 de outubro a 29 de novembro, a exposição “PortoCartoon 2015 – A Luz do Humor Mundial”, uma mostra de trabalhos de alguns dos mais conceituados cartunistas mundiais. Recorde-se que o italiano Alessandro Gatto foi o vencedor do Grande Prémio do XVII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema "A Luz", com a obra denominada "Window" ("Janela"), voltando assim a conquistar o prémio que já havia ganho em 2012. O segundo prémio foi atribuído a Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia, com a obra "Safe Light" ("Luz Protetora"), e o terceiro a Andrei Popov, da Rússia, com "Lantern" ("Lampião").
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS local denuncia a situação no Hospital das Caldas
Doentes com Hepatite C das Caldas da Rainha continuam à espera do tratamento prometido
A Concelhia do PS das Caldas da Rainha revelou, no dia 20 de outubro, ter tido conhecimento da existência de uma lista de cerca de 20 doentes com Hepatite C que continua sem receber o medicamento inovador que os pode curar, apesar do seu tratamento se encontrar devidamente autorizado pelo INFARMED, uma vez que o referido medicamento não se encontra disponível no Hospital das Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede de Percursos Pedestres de Leiria
Percurso Pedestre desafia leirienses
a descobrirem Menino do Lapedo
Visitar o Vale do Lapedo e conhecer a história do “Menino do Lapedo” em Santa Eufémia é o desafio que o Município lança aos leirienses para dia 11 de outubro, domingo. Pelas 09h30, terá lugar em Stª Eufémia, Lapedo, o sexto percurso da Rede de Percursos Pedestres de Leiria, uma iniciativa do Município de Leiria em parceria com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, que terá como temática o Vale do Lapedo e o "Menino do Lapedo". O próximo percurso será o de Cortes|Maunça, a realizar no dia 13 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-candidato à presidência do Automóvel Clube de Portugal
PS apresenta António Raposo de Magalhães como novo apoiante no distrito de Leiria
A cabeça de lista do PS por Leiria, Margarida Marques, visitou na tarde desta quinta-feira, 1 de outubro a cidade de Alcobaça. A candidata fez um balanço da campanha ao Tinta Fresca, realçando “a recetividade muito positiva” com que foi recebida pela população do distrito, o que permite fazer “um balanço muito positivo, que nada tem a ver com os resultados em sondagens ou estudos de opinião.” A campanha no distrito de Leiria termina esta tarde com uma caravana que percorrerá todos os concelhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 29 outubro a 1 de novembro
Feira de São Simão 2015 traz a Alcobaça
os tradicionais frutos secos e passados
A secular Feira de São Simão remonta, em Alcobaça, ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), tendo já sido realizada em vários espaços da cidade de Alcobaça, tendo, desde 2012, lugar no Mercado Municipal, junto aos Paços do Concelho. Neste certame, que assinala a celebração do Dia de São Simão e do Dia de Todos-os-Santos, é tradição que as gentes da região venham à procura das passas, das castanhas, dos pinhões, das nozes e de muitos outros produtos típicos e muito apreciados nesta época do ano. Estarão ainda também em destaque os queijos, os enchidos, as compotas, os vinhos e outras iguarias, petiscos e animação para toda a família. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça, decorrerá de 29 de outubro a 1 de novembro e tem entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições são a 31 de Outubro
Rui Rocha anuncia candidatura à presidência
da Distrital de Leiria do PSD
Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansião, anunciou, no dia 27 de outubro, em Leiria, a candidatura à presidência da Distrital de Leiria do PSD. A Concelhia de Pombal do PSD, uma das maiores do Distrito de Leiria, anunciou já o seu apoio à candidatura do autarca, que já fazia parte da anterior direção presidida por Fernando Costa, às eleições se realizam no próximo sábado, 31 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lezíria do Tejo apresenta resultados do Estudo para o Apoio à Transição para Economia de Baixo Carbono
Municípios da Lezíria do Tejo poupam mais de meio milhão de euros com eficiência energética
No dia 29 de setembro foram apresentados, aos autarcas e técnicos dos Municípios associados da CIMLT, os resultados do Estudo para o Apoio à Transição para uma Economia de Baixo Carbono na Lezíria do Tejo. Através do Estudo para o Apoio à Transição para uma Economia de Baixo Carbono concluiu-se que existe um grande potencial de poupança na Lezíria do Tejo, sendo possível evitar, só nos pontos em que este Estudo incidiu, emissões de CO2 na ordem das 1.320 toneladas/ano. As medidas propostas pelo Estudo para os espaços estudados demonstram que poderão vir a ser poupados quase 3,5 milhões de kWh, o que significará uma economia de 535.000€ para os 11 Municípios da Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo assinado no final do Nazaré Pro 2015
Nazaré vai receber o Mundial de Bodyboard por mais quatro anos
As ondas da Praia do Norte convenceram os atletas de bodyboard e a APB - Association of Professional Bodyboarders, a nova organização mundial do bodyboard, que assinou um compromisso com a Nazaré Qualifica válido para os próximos 4 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, e que trará o Mundial de Bodyboard, de novo, a este concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 18 de outubro
Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve celebram um ano de boas colheitas
Celebrar as colheitas do ano de 2015, mostrar o que de melhor se produz a nível de gastronomia e vinhos da região, além das exposições de artesanato e atividades económicas, espetáculos musicais, colóquios e animação diversa, é o objetivo da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve, que se realiza no Cadaval, no Campo da Feira, até domingo, 18 de outubro. Cerca de 40 expositores de atividades económicas, vinho e artesanato, bem como 12 tasquinhas de associações locais, que mostram os petiscos regionais, prometem um dia bem passado no coração da Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Prisão Escola de Leiria recebe espetáculo final do projeto Ópera na Prisão
No dia 24 de Outubro vai ter lugar na Prisão Escola de Leiria (Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens), às 15h00, o espetáculo final do projeto Ópera na Prisão: Don Giovanni 1003, Leporello 2015. Uma orquestra, uma companhia de dança, 6 cantores profissionais, uma coreógrafa, 30 jovens reclusos e uma equipa de produção prisional, juntam-se em palco pela primeira vez em torno de uma partitura de Mozart.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
FOLIO encerrou esta segunda-feira após 11 dias repleto de inúmeros eventos
Mais de 30 mil visitantes afluíram à 1ª edição do Festival Literário Internacional de Óbidos
Aos números já antes divulgados (459 criadores, 200 autores, 154 sessões literárias, 56 ilustradores, 37 conferências, 36 espetáculos, 14 exposições, 13 livrarias, etc.), a organização do Festival Literário Internacional de Óbidos pode agora acrescentar com a máxima certeza os mais de 30 mil visitantes que afluíram a Óbidos para a primeira edição do FOLIO. Uma aposta corajosa, ambiciosa, mas indubitavelmente ganha por todos aqueles que acreditaram na afirmação de Óbidos, como Vila Literária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Participação do Governo nos Acordos Coletivos entre trabalhadores e autarquias declarada inconstitucional
Câmara Municipal do Sobral congratula-se com decisão do Tribunal Constitucional
No dia 7 de outubro, o Tribunal Constitucional declarou inconsti- tucional, através do acórdão 494/2015, a interferência do Governo nos acordos coletivos celebrados entre as autarquias e as estruturas sindicais representantes dos trabalha- dores. Segundo a Câmara de Sobral de Monte Agraço, “uma vez mais, comprovou-se que o atual Governo assume uma atuação de permanente confronto com a lei fundamental do nosso País.” Neste sentido, o poder local pode negociar com os sindicatos a redução dos horários semanais para 35 horas, sem intervenção do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Registo online dos utilizadores até 9 de outubro
Votação no Orçamento Participativo de 2015 termina no dia 12 de outubro
A Câmara Municipal da Marinha Grande relembra que o fim do prazo para votar nas propostas selecionadas, no âmbito do Orçamento Participativo de 2015, ocorre no dia 10 de outubro, sábado, pelo que, por essa razão, o mesmo será transferido para o primeiro dia útil seguinte, ou seja, segunda-feira, 12 de outubro. O registo na plataforma eletrónica do Orçamento Participativo deverá, no entanto, efetuar-se até às 23h59 de sexta-feira, dia 9 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Estamos muito longe da sustentabilidade que as contas municipais precisam”
Câmara do Cartaxo recupera contas mas reconhece: situação ainda é de emergência
A Câmara do Cartaxo anunciou uma recuperação das contas, mas reconhece que ainda está “muito longe da sustentabilidade que as contas municipais precisam.” Em relação a 31 de dezembro de 2014, a dívida voltou a reduzir, agora 1 milhão e 34 mil euros – a dívida a fornecedores diminuiu 319 mil euros (6,11%), a dívida ao estado e entidades públicas, diminuiu 135 mil euros (12,32%) e a outros credores, diminuiu 580 mil euros (6,48%), seguindo a tendência de final de 2014 – quando a dívida diminuiu 790 mil euros, o que aconteceu pela primeira vez desde 2007 (de 2008 a 2013 cresceu mais de 19 milhões de euros, 68%).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de considerar tratar-se de uma ingerência do Governo
Câmara de Azambuja aprova “IMI familiar”
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou na sua reunião ordinária de 6 de outubro a adesão ao designado “IMI familiar”. Recorde-se que se trata de uma proposta do governo relativa a um imposto que é municipal. O repto foi lançado pela administração central às autarquias de todo o país que, por sua vez, são livres de o aceitar ou não. A Câmara de Azambuja apesar de considerar que se trata de uma ingerência e de mais um fator de redução das receitas municipais, deliberou aderir à medida como forma de alívio da grande carga fiscal com que se debatem as famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 25 de outubro, em Tomar
Tradições, frutos secos e produtos locais
em destaque na Feira de Santa Iria
A Feira de Santa Iria começa em Tomar no dia 16 de outubro, prolongando-se até 26 de outubro. Destaque na edição deste ano para o espaço que volta a ser destinado aos produtores locais de vinho, mel e azeite, frente ao Convento de S. Francisco. O certame volta assim a ser uma mostra do melhor que se produz no concelho, em que se incluem igualmente os frutos secos, integrados na Feira das Passas, situada no mesmo espaço do ano passado, ao lado do Tribunal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
70 trabalhadores foram despedidos
PS critica “inércia da Câmara de Santarém” perante o encerramento da ex-Rical
Reunida na sexta-feira, 16 de outubro, para analisar a situação política, a Comissão Política Distrital de Santarém do Partido Socialista aprovou por unanimidade uma Moção sobre o encerramento da antiga fábrica da Rical, agora nas mãos da UNICER, criticando o que considera “passividade da Câmara Municipal de Santarém” perante a situação de desemprego em que ficaram mais 70 trabalhadores do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquias pagam água que não consomem
Municípios de Alcobaça e Óbidos continuam a pagar caudais mínimos de consumo de água
Alcobaça e Óbidos são os únicos municípios do Oeste que continuam obrigados a cumprir caudais mínimos por parte do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, tendo todos os restantes municípios ficado isentos deste compromisso após a extinção da empresa multimunicipal Águas do Oeste. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça revelou durante a reunião de Câmara de 14 de setembro que esta exceção se deve ao facto dos dois municípios serem os únicos do Oeste a não serem abastecidos exclusivamente pela Águas de Lisboa e Vale do Tejo, uma vez que parte do abastecimento de água aos munícipes é proveniente de nascentes de água existente nos respetivos concelhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Descubra Santarém enquanto prova Portugal” é o lema da 35ª edição
Festival de Gastronomia regressa a Santarém de 22 de outubro a 1 de novembro
É já esta quinta-feira que o concelho de Santarém recebe, pelo 35º ano consecutivo, o Festival de Gastronomia de Santarém. “Descubra Santarém enquanto prova Portugal” é o lema que resume este certame que decorre de 22 de outubro a 1 de novembro, na Casa do Campino de Santarém. A 35ª edição do FNG de Santarém, além dos habituais 11 dias de promoção das artes culinárias e dos seus produtos, traz novidades: A Praça do Petisco, uma volta ao conceito inicial do Festival que apresenta cinco tasquinhas que servirão petiscos de diversas regiões do país; Restaurante Lucky 13, um restaurante temático com serviço por marcação e todos os dias com um chefe diferente e dois seminários temáticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal, Leiria e Ourém integram projeto que junta 14 municípios
“Caminhos de Fátima” quer retirar peregrinos das estradas nacionais
São cerca de cinco milhões os peregrinos que, anualmente, visitam o Santuário de Fátima. Muito deles, a maioria portugueses e quase sempre nos meses de maio e outubro, percorrem a pé as estradas que desembocam na Cova da Iria. A menos de dois anos de se assinalar os 100 anos das Aparições e com a visita prevista do Papa Francisco ao Santuário em maio de 2017, o projeto Caminhos de Fátima, apresentado no dia 1 de outubro, pretende estruturar, tornar mais seguro, certificar, interpretar e gerir todas as etapas deste percurso cultural e religioso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de outubro
CCC recebe debate sobre Comemorações dos 200 anos de elevação do Cartaxo a concelho
No dia 27 de outubro, terça-feira, às 21h30, o Centro Cultural do Cartaxo vai receber a sessão pública de apresentação da proposta de Plano de Atividades para as Comemorações dos 200 Anos de Elevação do Cartaxo a Concelho. Depois das reuniões de trabalho que tiveram lugar nas últimas semanas - com associações e coletividades, por um lado, e com a comunidade escolar por outro -, a Comissão para as Comemorações e a Câmara Municipal vão dar conta do trabalho desenvolvido, apresentando a sua proposta para o Plano de Atividades, que será colocado a debate e para o qual recolherão propostas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Meia centena de apoiantes estiveram presentes no jantar em Alcobaça
CDU aposta em Ana Rita Carvalhais para eleger primeiro deputado no distrito de Leiria
A CDU promoveu como ação de campanha, um jantar com a cabeça de lista por Leiria, Ana Rita Carvalhais, e com Vanda Furtado Marques e João Paulo Delgado, também candidatos, no Casal de Areia, Alcobaça. No jantar que juntou meia centena de apoiantes, Ana Rita Carvalhais apelou ao voto fora dos partidos habitualmente eleitos por Leiria, além de ter apresentado alguns compromissos para o distrito, como a modernização da Linha do Oeste, a construção de um novo hospital na região oeste e a “garantia de que, em dois anos, todos os utentes terão médico de família.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Álvaro Pereira pede suspensão de mandato
Paulo Vicente é o novo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Paulo Vicente é o novo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e Cidália Ferreira foi nomeada vice-presidente, desde o dia 22 de outubro de 2015, na sequência do pedido de suspensão de mandato apresentado por Álvaro Pereira. Recorde-se que o PS é atualmente o único partido com pelouros no Executivo marinhense, depois do rompimento da coligação com a CDU, em agosto desde ano. O PS possui dois eleitos na Câmara Municipal (Paulo Vicente e Cidália Ferreira), os mesmos que a CDU (Vítor Pereira e Alexandra Dengucho) enquanto o PSD (António Santos), o Movimento pela Marinha (Aurélio Ferreira) e o movimento Mais Concelho (Carlos Logrado) têm um vereador cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia nunca tinha trabalhado nesse sentido
Câmara de Tomar investe 900 euros e obtém meio milhão de euros em reembolso do IVA
O Município de Tomar conseguiu obter do Estado o reembolso de parte do IVA suportado desde 2009, num montante de 504.485,36 EUR. Esta importante receita foi conseguida graças à decisão da presidente da Câmara, Anabela Freitas, de solicitar um esforço acrescido da Divisão Financeira da autarquia, que trabalhou nesse sentido desde finais do ano passado para realizar algo que podia e devia ter sido feito há muito. Em relação aos anos anteriores a 2009, por já se encontrarem caducados, não é possível apurar os montantes perdidos durante décadas pela sua não execução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teresa Morais é uma das novidades do novo Governo
Cabeça de lista da coligação Portugal à Frente por Leiria é a nova ministra da Cultura
Teresa Morais, cabeça de lista da coligação Portugal à Frente pelo Círculo eleitoral de Leiria, é a nova ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania. A Professora da Faculdade de Direito de Lisboa, uma das oito caras novas do novo Governo anunciado esta terça-feira, 27 de outubro, era até agora secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. Assunção Cristas, nº4 da coligação Portugal à Frente por Leiria, indicada pelo CDS, também Professora da Faculdade de Direito de Lisboa, mantém a pasta da Agricultura e do Mar no novo Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso de “Cuidados Veterinários” da Escola Superior Agrária
Politécnico de Santarém possui o curso Técnico Superior Profissional mais procurado do País
O Instituto Politécnico de Santarém, instituição de ensino superior politécnico público, possui o curso Técnico Superior Profissional (TeSP) mais procurado a nível nacional, no ano letivo de arranque deste novo ciclo de estudos. O curso de Cuidados Veterinários, da Escola Superior Agrária, teve 47 alunos inscritos, o que o torna no mais procurado a nível nacional. Este curso prevê que o aluno, no fim do ciclo de estudos, consiga prestar serviços veterinários, desenvolvendo atividades no âmbito da saúde e do bem-estar de animais, de forma independente ou sob supervisão de um médico veterinário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique
Henrique Neto defende reorientação de Portugal para o Atlântico
«Esquecemo-nos de que somos uma nação euro-atlântica, quiseram confinar-nos à geografia da Europa e isso fez de nós um país periférico, foi um erro», assim começou o candidato presidencial Henrique Neto a sua preleção perante uma sala de desenho cheia de alunos da Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique, em Paço D’Arcos, Oeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edifício do primeiro fornecedor de eletricidade da região vai ser requalificado
Antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós promete tornar-se num polo cultural da região
O projeto de requalificação da antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós foi apresentado no dia 9 de outubro, no Cine-Teatro de Porto de Mós. A central termoelétrica, agora em ruínas, nasceu em 1927 e fechou em 1956, tendo sido decisiva para levar a eletricidade, pela primeira vez, aos concelhos da região, sendo alimentada pelo carvão extraído das minas da Bezerra e Alcanadas, no concelho de Porto de Mós. O projeto, que conhecerá o seu arranque no próximo ano, implicará um investimento total na ordem dos 4,5 milhões de euros e destina-se a colmatar uma necessidade antiga no domínio de vários serviços estratégicos da Câmara, na área cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adegas Cooperativas da Vermelha e de Alcobaça prometem bons vinhos em 2015
Produção de uvas na região cresce este ano em quantidade e qualidade
Decorreu de 26 de setembro a 3 de outubro o período de recolha de uva na Adega Cooperativa de Alcobaça, que este ano viu serem entregues pelos seus associados meio milhão de quilos de uva, 260 mil de uva tinta e 240 mil de uva branca, o que se traduz, segundo o enólogo Rodrigo Martins, numa boa produção e com maior qualidade. Por sua vez, a Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, continua a receber uvas por mais duas semanas, mas estima também que a produção seja melhor e maior que em 2014, prevendo um aumento que pode atingir os 50%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Alcobaça a Vila Franca de Xira
Oeste Sustentável realiza diagnósticos energéticos a 24 quartéis de bombeiros
A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável realizou diagnósticos energéticos a 24 quartéis de bombeiros do Oeste, Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira no âmbito do projeto “Eco Bombeiros – Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros”. O projeto, que está a ser implementado através do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC), da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) e promovida por um consórcio de Agências de Energia onde se integra a OesteSustentável abrange 61 quartéis de bombeiros, 16 dos quais na Região Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inseto pode afetar as produções agrícola e apícola, o ambiente e o próprio cidadão
Plano para controlo da “vespa velutina” vai ser apresentado no Cadaval
Integrando-se na Festa das Adiafas 2015, realiza-se, no dia 13 de outubro, a partir das 10h, no Cadaval (pavilhão multiusos municipal), uma sessão de formação sobre o Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal. Trata-se de uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, que representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola, para a segurança dos cidadãos e para o ambiente. A sessão é promovida pelo Município do Cadaval em parceria com a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária (Ministério da Agricultura e do Mar). Inscrições (gratuitas) até dia 8.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
18º Festival “Marionetas na Cidade”
Marionetas prometem brincadeira a sério
até domingo em Alcobaça
O 18º Festival “Marionetas na Cidade” arrancou no dia 12 de outubro, no concelho de Alcobaça. Com os espetáculos da semana dedicados às escolas e a decorrerem em lugares com a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, o Cine-Teatro de Alcobaça ou a Escola de São Martinho do Porto, foram centenas de crianças que com muito entusiasmo assistiram a alguns dos espetáculos que o grupo SA Marionetas, organizador do festival, preparou para esta semana. Mas, até domingo, dia 18 de outubro, muitos espetáculos, protagonizados por 11 companhias de teatro, ainda irão ter lugar em vários locais da cidade de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntamente com a Expocartaxo
Centenária Feira de Todos os Santos regressa
à cidade do Cartaxo
De 29 de outubro a 2 de novembro, todos os caminhos vão dar ao Cartaxo - à volta das bancas onde os frutos da época exibem cores e aromas, juntam-se as famílias, as crianças anseiam pela chegada aos carroceis e os amigos reencontram-se à volta da mesa e do vinho novo. Há mais de 350 anos que o Cartaxo recebe o final do mês de outubro com a azáfama dos feirantes a montar as suas bancas. O cheiro das primeiras castanhas assadas do ano, os frutos secos em longos tabuleiros, a água-pé e os vinhos premiados da região, a gastronomia tradicional e o artesanato, atraem visitantes vindos de todo o País - é a Feira de Todos os Santos que se afirma como espaço de celebração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Figuras de cerâmica gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
Rota Bordaliana é inaugurada este sábado
nas Caldas da Rainha
A Cerimónia de Inauguração da Rota Bordaliana – roteiro cultural e artístico que homenageia Rafael Bordalo Pinheiro e a tradição cerâmica das Caldas da Rainha – vai decorrer este sábado, dia 17 de outubro, pelas 10h30, numa sessão presidida pelo Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. A cerimónia irá realizar-se na Estação de Comboios das Caldas da Rainha, local de chegada de Bordalo Pinheiro quando se deslocava à cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Praça Damasceno Campos vai ser inaugurada no dia 30 de outubro na Benedita
A Praça Damasceno de Campos, no centro da vila da Benedita vai ser inaugurada no dia 30 de outubro, pelas 18h. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na reunião de Câmara de 12 de Outubro. Segundo o edil, estará presente Isabel Damasceno, atual vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro” e ex-presidente da Câmara Municipal de Leiria. De realçar que as obras tiveram início em janeiro deste ano, tendo como objetivo dar uma nova imagem àquele espaço da vila. Após a inauguração haverá porco no espeto e, à noite, um espetáculo ao vivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro José Lúcio da Silva
Humorista brasileiro Gregório Duvivier sobe
ao palco em Leiria com "Uma noite na Lua”
Gregório Duvivier apresenta, no dia 28 de outubro às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o espetáculo “Uma noite na Lua”. O humorista é o rosto do momento do humor brasileiro, actor pelo Porta dos Fundos, um dos canais do youtube com mais visualizações em todo o Mundo e presente na televisão portuguesa através do canal FOX. Gregório Duvivier, além de ator no coletivo Porta dos Fundos é um dos fundadores originais do canal e autor principal do grupo. Além do teatro, televisão e cinema, Gregório Duvivier destacou-se recentemente pela autoria de livros de grande sucesso no Brasil e em Portugal: "A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora", "Ligue os pontos - Poemas de amor e Big Bang" e "Put Some Farofa". Assina ainda uma coluna semanal no jornal Folha de São Paulo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento do Município para 2016
Câmara de Tomar aposta na habitação social e resolução do peso das dívidas de curto prazo
Um documento mais realista, apesar do impacto de processos herdados da anterior gestão; a inclusão da nova fiscalidade amiga das famílias e das empresas; a manutenção das apostas estratégicas dos dois anos precedentes e o reforço das políticas sociais, em especial no campo da habitação, são os grandes vetores do orçamento do Município de Tomar para 2016, que será discutido na sexta-feira em reunião de Câmara extraordinária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários anos encerrado
Pavilhão de Évora de Alcobaça vai ser entregue à Junta de Freguesia até 31 de maio
O pavilhão de Évora de Alcobaça está concluído há muito e devido a um impasse jurídico e político permanece encerrado, não podendo os eborenses e as populações usufruir deste equipamento desportivo que devia estar há muito ao seu dispor. O PS Alcobaça e os eleitos de Évora, bem como genericamente a população em geral, têm reclamado uma solução célere que desbloqueie a situação, no sentido de entregar a gestão do Pavilhão à Junta de Freguesia de Évora e consequentemente poder estar ao serviço da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coordenado por Ana Ferreira, Luísa Barbosa e Rui Ribeiro
Núcleo de Apoio à Candidatura de Sampaio
da Nóvoa constituído em Santarém
Um grupo de cidadãos e cidadãs de Santarém, reuniu-se no dia 19 de outubro, num restaurante desta Cidade, para assim dar início aos trabalhos com vista à organização do núcleo de apoio, bem como a calendarização de ações que sirvam os propósitos da candidatura a Presidente do Professor António Sampaio da Nóvoa. Este grupo coordenado por Ana Ferreira, Luísa Barbosa e Rui Ribeiro, com o apoio de Maria João Cardona e Jorge Bernardino, envolveu-se neste apoio, com a consciência do dever cívico tão necessário às mudanças que se iniciaram com o 25 de abril e que se anseiam para um país onde se perspetive um futuro de liberdade e justiça, considerando relevante o desafio de Sampaio da Nóvoa apontado na sua Carta de Princípios, apresentada no dia 25 de maio:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cumprindo a estratégia nacional de tratamento da doença
Centro Hospitalar do Oeste garante que irá tratar todos os doentes com Hepatite C
No seguimento do comunicado de imprensa do PS das Caldas da Rainha intitulado «Doentes com Hepatite C continuam à espera nas Caldas da Rainha», e de notícias vindas a público em alguns órgãos de comunicação social, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informou, no dia 21 de outubro, que está a cumprir a estratégia nacional definida para o tratamento da Hepatite C, e tem estado a realizar todas as diligências necessárias para garantir que os doentes são tratados no tempo adequado. O CHO esclarece que até ao momento, encontram-se ao abrigo do programa de financiamento centralizado da Hepatite C um total de 44 doentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Rua Araújo Guimarães
Câmara de Alcobaça adquire lojas armazéns Vazão para instalar o futuro Museu da Rádio
A Câmara Municipal de Alcobaça assinou esta segunda-feira, dia 5 de outubro, um contrato-promessa para a aquisição de 5 lojas (4 no rés-do-chão e 1 na cave) dos antigos armazéns - conhecidos por “armazéns Vazão” – na Rua Araújo Guimarães, em Alcobaça, onde será instalado o futuro Museu da Rádio. O investimento de cerca de 280.000€ tem como intuito constituir “uma estrutura museológica ímpar no contexto nacional dada a diversidade e antiguidade das peças que compõe o espólio de rádios e outros equipamentos radiofónicos na posse da autarquia”, explica o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Restaurantes celebram versatilidade deste ingrediente
Outubro é mês do feijão nas mesas de Tomar
Os dias mais curtos e as brisas de Outono que começam a soprar convidam a mais e melhores momentos à mesa de um bom restaurante. É a pensar nisso que o Município de Tomar, em colaboração com os restaurantes do concelho, preparou mais uma edição da mostra gastronómica Todos com o Feijão, o Feijão com Todos, a decorrer no mês de outubro. Aos fins de semana e também no dia 20, em que a cidade celebra a sua padroeira, Santa Iria, 22 restaurantes apresentam um menu especial em que a mais famosa das leguminosas dá a conhecer toda a sua versatilidade, de tal ordem que permite fazer uma refeição com entradas, sopa, prato principal e sobremesa sempre com base no feijão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
4.ª edição
Festival do Vinho de Torres Vedras vai decorrer de 30 de outubro a 13 de novembro
O Festival do Vinho de Torres Vedras realizar-se-á de 30 de outubro a 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, integrado no programa comemorativo das Festas da Cidade. Esta é a 4.ª edição deste festival que contará com a participação de 11 produtores de vinho do Concelho de Torres Vedras, um espaço permanente dedicado à mostra e venda de vinhos, provas, concurso e uma mostra de uvada. O Festival do Vinho de Torres Vedras assume-se como mais uma forma de celebração do S. Martinho, da vinha e do vinho, elementos fundamentais que traduzem a vivência deste concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esta sexta-feira
José Bento dos Santos apresenta em Alenquer "Quinzena da Codorniz e do Torricado"
No âmbito do alargado programa “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, decorrerá esta sexta-feira, dia 9 de outubro pelas 17 horas, no salão nobre dos paços do concelho em Alenquer, a apresentação pública da Quinzena da Codorniz e do Torricado, conduzida pelo Engº. José Bento dos Santos. Numa sala cheia de história, haverá oportunidade de conhecer os pratos que todos os chefes presentes, dos restaurantes alenquerenses que aderiram à Quinzena, terão para apresentar, dando assim enfoque a uma combinação única de produtos endógenos do concelho, acompanhados também pelos melhores vinhos de Alenquer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinte anos depois
Banda Gualdim Pais recebe medalha da cidade
Vinte anos depois, a Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais recebeu a medalha de ouro da cidade de Tomar. A entrega do galardão fora decidida pela Câmara Municipal na sequência da vitória da filarmónica no concurso da RTP "À volta do coreto", em 1995. Porém, apesar dessa intenção, a outorga nunca se chegou a concretizar. Agora, e aproveitando o concerto comemorativo desses vinte anos, a presidente da Câmara entregou o galardão a Carlos Joaquim, presidente da Assembleia Geral e também ele um dos músicos que há vinte anos fez parte da formação vitoriosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia homenageou “Palco de Memórias”
Teatro Stephens assinalou primeiro aniversário da reinauguração
Durante o mês de outubro, a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, tem apresentado espetáculos de música, teatro e visitas guiadas ao edifício com o objetivo de assinalar o seu primeiro ano de atividade, após a grande requalificação de que foi alvo pela Câmara Municipal. O ponto alto da comemoração do 1º aniversário ocorreu no dia 25 de outubro, numa cerimónia que homenageou os intervenientes na peça “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca e exibida há um ano, no âmbito do programa da reabertura daquela sala de espetáculos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diferendo opunha a empresa concessionária do abastecimento de água e a Câmara Municipal
Tribunal arbitral limita a 58% aumento do preço da água no concelho de Ourém
O tribunal arbitral acaba de se pronunciar no diferendo que opunha a concessionária do abastecimento de água ao concelho de Ourém e a Câmara Municipal, tendo decidido que o aumento daquele bem essencial se cifrará em 58%, anunciou a autarquia, que manifesta a sua satisfação por este valor estar longe dos inicialmente exigidos e que viriam a ser gradualmente reduzidos, em função da intransigência da administração municipal, no sentido de pugnar pelos interesses dos seus munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 15 e 25 de outubro
Festival Literário Internacional de Óbidos 2015 vai contar com 459 criadores
Entre 15 e 25 de outubro, o Festival Literário Internacional de Óbidos 2015 contará com 459 dos melhores criadores, 154 sessões literárias, 56 ilustradores, 37 conferências, 36 espetáculos e 14 exposições. O melhor da cultura lusófona e mundial estará em Óbidos, que será, nestes 11 dias, o local em que tudo acontece. O Folio Autores, a Folia, o Folio Educa, o Folio Ilustra e o Folio Paralelo são as componentes que se transformam e redimensionam o espaço de Óbidos, distribuindo atividades pelo território e demonstrando as infinitas ligações que a literatura permite. Autores, editores, alunos, professores e artistas são chamados a participar e todos os temas são possíveis: arte, cultura, política, educação ou até o quotidiano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de acidente, surfista brasileira volta à praia das ondas gigantes
Maya Gabeira regressa à Praia do Norte
para surfar a onda da sua vida
Depois ter recuperado de lesões difíceis, Maya Gabeira está de volta ao que mais gosta e vai tentar capturar a sua onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré. Conhecida por ser uma das surfistas mais corajosas, a carioca regressou à Nazaré, para voltar a enfrentar as ondas gigantes do Canhão da Nazaré, as mesmas que lhe pregaram um valente susto, em 2013, no famoso wipeout, onde valeu a ajuda do mentor e colega de tow-in Carlos Burle, que também se encontra na vila da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco quilómetros mais felizes do planeta são em Leiria no próximo domingo
Leiria recebe última edição 2015 da Color Run
Depois de passar por Coimbra, Cascais, Braga e Porto/Matosinhos, a edição de 2015 do The Color Run® regressa à cidade de Leiria no domingo, dia 18 de outubro, com partida às 16h00. A correr, caminhar ou dançar, em família, individualmente ou com grupo de amigos são muitas as formas de percorrer os “os cinco quilómetros mais felizes do planeta”. Neste evento há regras complicadas e a velocidade não deve ser uma prioridade porque no final o que conta é ficar o mais colorido possível e ser feliz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duarte Pacheco foi reeleito para a Assembleia da República
Coligação Portugal à Frente vence Legislativas no Oeste com mais sete mil votos que o PS
No dia 12 de outubro na sede distrital do PSD em Torres Vedras os candidatos pela Coligação Portugal à Frente - Oeste, Duarte Pacheco, Jorge Faria de Sousa, Eugénia Correia e João Pedro Gomes, fizeram em conferência de imprensa, a análise dos resultados das Eleições Legislativas do dia 4 outubro. Fazendo um balanço positivo, a Coligação Portugal à Frente – que reelegeu Duarte Pacheco (PSD) para a Assembleia da República - realça que venceu as eleições no Oeste, tendo cerca de mais de 7 mil votos de diferença em relação ao PS que este resultado, em percentagem, foi superior quer à média nacional quer ao distrito de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Bloco de Esquerda manifesta solidariedade
com os trabalhadores da Rical/Unicer
O Bloco de Esquerda manifestou, no dia 20 de setembro, a sua solidariedade com os trabalhadores da Rical/Unicer, rejeitando as intenções de despedimento e de encerramento da fábrica de Santarém. O Bloco, através das suas Comissões Concelhia e Distrital de Santarém, com a presença do deputado eleito Carlos Matias, reuniu com a Comissão de Trabalhadores da Unicer e com Sindicatos do sector. Esta segunda-feira, o Bloco reuniu também com responsáveis da empresa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes”
Acervo do futuro Museu da Rádio de Alcobaça já ultrapassa as 5000 peças
O “Espólio Coleção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes”, adquirido pelo Município, em maio de 2009, pelo então presidente da Câmara Municipal, Gonçalves Sapinho, ao colecionador natural da Cela, José Madeira Neves, foi sujeita a uma primeira contabilização, efetuada pelo Museu das Comunicações em 2009, que registou 847 objetos. Porém numa recente investigação desenvolvida pelo Serviço de Museologia da Câmara Municipal de Alcobaça, foram identificados 5331 objetos. Neste significativo acervo podemos encontrar, entre outros: • 414 rádios, • 587 microfones, • 151 gravadores, • 125 telefones, • 407 discos metálicos, • 67 discos perfurados, • 1104 discos de vinil, • 42 fonógrafos, • 13 gramofones, • 83 rádios transmissores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia de Rendição de Comando realiza-se hoje
Coronel Vasco Martins é o novo comandante
do Comando Territorial de Leiria da GNR
No dia 14 de outubro, vai ter lugar a rendição de comando do Comando Territorial de Leiria, através de uma cerimónia militar que terá início pelas 10h30, no quartel sede, sito no Largo de Santo Estevão, n.º 13, Leiria. A cerimónia será presidida pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republica, Tenente-General Manuel Mateus Costa da Silva Couto e contará com a presença de diversas autoridades autárquicas, judiciais, administrativas, religiosas, militares e das Forças e Serviços de Segura do Distrito, com o objetivo de dar posse ao novo Comandante do Comando Territorial de Leiria, Coronel de Infantaria Vasco Afonso Saldanha Martins que a partir daquela data passará a assumir a responsabilidade de conduzir a segurança do distrito, no que diz respeito à zona de responsabilidade desta Guarda.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Assembleia Municipal aprovou impostos municipais para o ano de 2016
Município da Lourinhã alivia carga fiscal
A Assembleia Municipal da Lourinhã aprovou, no dia 25 de setembro, os impostos municipais para o ano de 2016. A taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2016 a vigorar no Município da Lourinhã, vai continuar abaixo do limite máximo fixado por lei (0,50%), mantêm-se em 0,36% para os prédios urbanos. O Município da Lourinhã sublinha que tem a terceira taxa de IMI mais baixa da zona Oeste (12 Municípios). Sensível à atual crise financeira que as famílias têm de enfrentar, especialmente aquelas com dependentes a seu encargo, o Executivo propôs uma redução gradual da taxa, consoante o número de dependentes do agregado familiar. Assim, foi deliberada uma redução do IMI em 5% para as famílias com um dependente a cargo, 7,5% para as famílias com dois dependentes a cargo e de 15% para as famílias com três ou mais dependentes a cargo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Partido Nacional Renovador quer projetar a marca Leiria a nível internacional
João Pais do Amaral lidera lista do PNR
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
João Pedro Pais do Amaral, ex-candidato pelo partido à Câmara Municipal de Alcobaça nas últimas eleições autárquicas, é o cabeça de lista PNR – Partido Nacional Renovador pelo Círculo Eleitoral de Leiria. O candidato aponta como principais questões a resolver no distrito, a reestruturação da Linha do Oeste e consecutivo alargamento para combater a desertificação, a abertura da Base Aérea de Monte Real a companhias low-cost por forma a rentabilizar a base e desenvolver o turismo, a criação de um gabinete distrital que promova internacionalmente a marca Leiria e a problemática do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, considerada “um elefante branco.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Vídeomapping assinala 25 anos do Mosteiro de Alcobaça como Património Mundial
De 19 a 22 de novembro, a cidade de Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria vão receber mais uma edição dos Doces e Licores Conventuais. Este ano uma das novidades é a apresentação de uma projeção vídeomapping na fachada do Mosteiro. A informação foi avançada por Paulo Inácio, na reunião de Câmara de 12 de outubro. Segundo o edil “já temos por escrito uma comparticipação importante da Região de Turismo do Centro para fazermos uma projeção vídeomapping no Mosteiro durante os dias dos Doces Conventuais, que faz, de alguma forma, o encerramento das comemorações dos 25 anos do Património da Humanidade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha organizada pela Missão Continente e Cruz Vermelha Portuguesa
Banco Local de Voluntariado de Alcobaça recolhe cinco toneladas de alimentos
O Município de Alcobaça, através do Banco Local de Voluntariado, colaborou no passado domingo, 18 de outubro, na Campanha de Recolha de Alimentos organizada pela Missão Continente e Cruz Vermelha Portuguesa. No Concelho de Alcobaça foram angariados 4.888 quilos de produtos alimentares e bens de primeira necessidade. De referir ainda que, a nível nacional (16, 17 e 18 de outubro), mais de 6 mil voluntários da Missão Continente em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, angariaram o equivalente a 200 mil refeições, que serão distribuídas por mais de 10 mil famílias com carências alimentares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia do Norte
Jared Houston é o vencedor do Nazaré Pro
Jared Houston, atleta de Cape Town, África do Sul, venceu, este domingo, 4 de outubrohoje, o Nazaré Pro 2015 – 5ª etapa do Circuito Mundial de Bodyboard que decorreu na Praia do Norte desde 29 de setembro. Tristan Roberts, também da África do Sul, terminou em segundo, em terceiro ficou Amaury Lavernhe e, em quarto lugar Pierre-Louis Costes. Numa manhã em que o temporal se abateu sobre a costa, os atletas deram o seu melhor nas ondas da Praia do Norte e disputaram, com grande empenho, os quartos-de-final, as meias-finais e as finais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois do vinho e do mel
Carta de Azeites Sabores de Tomar lançada
na Feira de Santa Iria
Foi lançada publicamente, no espaço dos produtores locais da Feira de Santa Iria, a Carta de Azeites Sabores de Tomar. Trata-se da terceira carta deste género lançada pelo Município em colaboração com os produtores, depois daquelas que foram feitas para o vinho e para o mel. O objetivo é promover os produtos do concelho, sob a designação genérica de Sabores de Tomar, e que tem passado pela realização de iniciativas como a presença na Feira de Santa Iria com stands próprios ou a Mostra de Sabores de Tomar que decorreu durante a Festa dos Tabuleiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 24 de outubro
Cartaxo elege o Rei e a Rainha das Vindimas
No dia 24 de outubro, sábado, às 21h30, o palco do Ateneu Artístico Cartaxense vai receber o espetáculo final da Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo. Os candidatos e candidatas, representando cada uma das 6 freguesias do concelho, vão desfilar e dar-se a conhecer ao júri e ao público, num espetáculo que encerra um percurso que se iniciou há algum tempo, com os jovens a cumprir um conjunto de provas - visita guiada às suas freguesias, prova de palco e prova escrita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados da votação anunciados
Requalificação do pavilhão da FAE vence Orçamento Participativo da Marinha Grande
A requalificação do pavilhão desportivo no edifício da FAE (Parque Municipal de Exposições) é a proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) 2015, tendo obtido 273 votos. Os resultados da votação do OP 2015 foram anunciados na Assembleia Participativa realizada na noite de 27 de outubro, no Auditório do Edifício da Resinagem. Este ano, votaram 946 pessoas, número superior ao total de 484 votos registados no ano passado. A verba disponibilizada para a execução do OP 2015 é, tal como no ano passado, de 100.000,00 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas e empresários visitaram o concelho
Delegação de Cabo Verde manifesta na Batalha interesse no cultivo de plantas por hidroponia
No decurso do Protocolo de Cooperação assinado entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e a Associação de Municípios do Fogo e da Brava (Cabo-Verde), em maio do corrente ano, a Batalha recebeu, no dia 20 de outubro, uma comitiva de autarcas e empresários. A visita procurou estreitar as relações de cooperação institucionais e empresariais entre Cabo-Verde e a Batalha, tendo os participantes visitado as instalações da Hortoflorícola de Santo Antão, uma das principais referências do país ao nível da produção de plantas, utilizando a técnica da hidroponia (processo agrícola que utiliza reduzidas quantidades de água).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doentes esperam três meses pelo tratamento
PS volta a contestar atraso no tratamento de doentes do Hospital das Caldas com Hepatite C
A Concelhia do PS das Caldas da Rainha emitiu novo comunicado, no dia 26 de outubro, em que reitera o que já havia denunciado na semana passada: a exisas suas vidas. Esperam muito mais do que outros doentes nas mesmas circunstâncias noutros pontos do país.tência de doentes infetados com a Hepatite C que esperam pelo tratamento que pode salvar. O PS/Caldas sabe, que em média esse tempo situa-se no prazo máximo de 30 dias. No hospital de Caldas da Rainha há doentes à espera há cerca de três meses, desde a autorização final dada pelo INFARMED e o início do tratamento, e foi esta situação que denunciamos publicamente e que reiteramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de outubro
Villa Tejo Nature & Spa Hotel apresentado
em Constância
Villa Tejo Nature & Spa Hotel, assim se intitula o empreendimento que vai ser apresentado no Centro Náutico de Constância, na terça-feira, 13 de outubro, às 16h30. Promovido pela Vila Poema, Sociedade de Gestão Hoteleira, Lda, o Villa Tejo Nature & Spa Hotel é composto por três corpos que se interligam em forma de «V», projetando vistas para a envolvente natural, o que lhe permitirá estabelecer uma cumplicidade com o meio onde se integra, contribuindo de forma inegável para a sua valorização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para a Presidência da República
Henrique Neto acusa Marcelo Rebelo de Sousa de estar a ser favorecido na comunicação social
A candidatura de Henrique Neto à Presidência da República saúda a anunciada candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 9 de outubro, esperando que “a assunção do que há muito se sabia venha colocar um ponto final na enorme, desproporcional e escandalosa diferença de oportunidades de acesso aos meios de comunicação social entre o até agora apenas putativo candidato e esta candidatura.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CHO aposta na Modernização Administrativa para benefício de Utentes e Profissionais de Saúde
Centro Hospitalar Oeste candidata-se ao SAMA 2020 com projeto de 1,4 milhões de euros
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) apresentou uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), tendo em vista a obtenção de financiamento que possibilite a implementação de novas ferramentas para a modernização administrativa nesta unidade de saúde. O resultado da candidatura do CHO, submetida no decorrer deste mês de setembro, será conhecido no final deste ano. Este projeto representa um investimento total de cerca de 1.4 milhões de euros, co-financiado em 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante (cerca de 209 mil euros) pelo orçamento próprio do CHO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobre Cister e a conquista de Ceuta
Alcobaça recebe conferências com Pedro Barbosa, Maria Alegria Marques e Rui Rasquilho
O Mosteiro de Alcobaça promove, no âmbito do Ciclo de Conferências Estudos Monásticos Alcobacenses, duas conferências a realizar no dia 17 de outubro, a partir das 15 horas, na Sala do Capítulo. A primeira, com o Professor Pedro Gomes Barbosa, da Universidade de Lisboa, é subordinada ao tema “Alcobaça antes de Cister” e, a segunda, com a Professora Maria Alegria Marques, da Universidade de Coimbra, é subordinada ao tema “Releituras sobre os primórdios de Cister em Alcobaça.” Também o Rotary Club de Alcobaça promove um jantar/Conferência, desta vez sob o tema "A Conquista de Ceuta, 600 anos Depois", com o historiador Rui Rasquilho, a ter lugar no dia 23 de outubro, (sexta-feira), no Hotel Santa Maria em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Freguesia é a maior produtora de aves do País
Landal promove Festival Nacional da Codorniz
dias 9, 10 e 11 de Outubro
Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no Landal, realiza-se a V edição do Festival Nacional da Codorniz. E faz todo o sentido porque é aqui, nesta freguesia do concelho das Caldas da Rainha, que se produz 75 por cento das codornizes consumidas a nível nacional. A pensar na maior divulgação deste alimento e na promoção deste negócio muito importante para a economia e população da localidade, entendeu a Junta de Freguesia organizar o I Festival Nacional da Codorniz, em Setembro de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a conclusão da primeira auditoria contabilística às contas do município
PS acusa anterior executivo da Nazaré de ter praticado uma gestão irresponsável
O Secretariado da Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista da Nazaré emitiu um comunicado, no dia 13 de outubro, onde vem comunicar a conclusão da primeira auditoria contabilística às contas do município de Nazaré, no qual se expressam inconformidades relativas à gestão, que corresponde ao período de 2002 a 2013. “Estas inconformidades, para além de atestarem total irresponsabilidade política por quem geria os destinos deste município, à época, certificam irregularidades que este Secretariado considera Muito Graves, como são caso de pagamentos de cerca de 2 milhões de euros de despesa não autorizada, nem sequer registada ou cabimentada”, defende.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta mais generosa do PS não foi aprovada
IMI familiar em Alcobaça vai ter desconto
entre 5 e 10%
O PS Alcobaça pretende ver desagravado o IMI das famílias e a carga fiscal, que considera excessiva, em particular, numa altura em que as famílias passam dificuldades e fragilidades acrescidas. Considerando que o poder local deve, e pode, contribuir para a resolução deste problema, o PS propôs em reunião de Câmara a implementação do “IMI familiar” sendo mais um passo na estratégia de redução da carga fiscal sobre as pessoas e as famílias, e dos agregados familiares com rendimentos mais baixos. Assim, propôs que fosse aprovado a seguinte redução: redução de taxa até 10 % para um dependente a cargo, 15 % para dois e 20 % para três.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Dia Mundial da Alimentação
Leiria lança Programa de Educação Alimentar
e Vida Saudável para mais de 6.000 alunos
O Dia Mundial da Alimentação comemorou-se esta sexta-feira, 16 de outubro, e, em Leiria, a Câmara Municipal assinala a data através da apresentação de um conjunto de ações a desenvolver ao longo do ano letivo 2015/2016, no âmbito do seu Programa de Educação Alimentar e Vida Saudável. O programa abrange 64 Jardins de Infância e 69 escolas do 1º ciclo, num total de 6170 alunos, promovendo dez projetos ao longo deste ano letivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa científica assinala 10 anos e reúne profissionais para partilha de conhecimentos
Encontro de Enfermagem do CHL debate acessibilidade e qualidade em saúde
"10 anos… Razões para continuar” é o tema que assinala o décimo aniversário do Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorre nos dias 8 e 9 de outubro, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), e reúne profissionais para partilha de conhecimentos. Esta iniciativa, que junta cerca de 250 participantes, traz a debate a acessibilidade, equidade, qualidade e políticas de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mafalda Macedo coroada no Pavilhão Municipal de Alenquer
Rainha das Vindimas de Alenquer pertence à União das Freguesias de Carregado e Cadafais
A Rainha das Vindimas de Alenquer foi eleita, no dia 10 de outubro, no Pavilhão Municipal de Alenquer. Este ano o título foi para Mafalda Macedo, de 22 anos, da União das Freguesias de Carregado e Cadafais. A escolha do júri para nova rainha das vindimas recaiu na candidata da União das Freguesias de Carregado e Cadafais. Dele fizeram parte Dora Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Alenquer, José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Tavares da Silva, produtor da Quinta da Chocapalha, Ana Sabino, estilista e Tó Romano, diretor da Central Models.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa alemã é o maior comprador pelo quinto ano consecutivo
Lidl adquire 20 milhões de Maçãs de Alcobaça
e duplica volume de compras em 2015
O Lidl Portugal é mais uma vez a cadeia de distribuição que mais Maçã de Alcobaça embalada comprou e vendeu no decorrer da campanha de comercialização 2014/2015. Este é o quinto ano consecutivo que a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) distingue a cadeia de distribuição alemã, que na campanha deste ano alcançou 2,5 milhões de Kg de Maçã de Alcobaça, o equivalente a 20.000.000 de maçãs, quase o dobro das vendas da campanha anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca tomarense representa herança cultural judaica
Anabela Freitas convidada a intervir em Israel em importante conferência internacional
A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, vai apresentar uma comunicação este domingo, dia 18 de outubro, na 30ª edição da International Mayors Conference, que vai decorrer em Telavive, Israel. Esta conferência, organizada pelo American Council for World Jewry, pelo American Jewish Congress e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, é um importante encontro internacional de lugares fortemente marcados pela herança judaica, pelo que o convite feito à autarca tomarense é um importante testemunho do peso que Tomar e a sua Sinagoga têm cada vez mais no contexto internacional do judaísmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato presidencial considera ligeira a decisão do atual Presidente da República
Henrique Neto critica decisão de Cavaco Silva de não participar na celebração do 5 de Outubro
Henrique Neto considera a decisão do Presidente da República de não participar nas Comemorações do 5 de Outubro, “para mais evocando razões de incompreensível ligeireza e no último ano do seu mandato, revela em toda a sua extensão a decadência da qualidade da representação democrática do nosso regime político. Para Henrique Neto, “esta decisão do Presidente da República de minimizar a importância da data fundadora da República não pode impedir os portugueses de o fazerem da forma mais veemente e livre”, pelo que conclui com um “Viva a República!”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
PSP detém 4 homens por suspeita de roubo
na zona do Parque do Avião
A Polícia de Segurança Pública procedeu, no dia 20 de outubro, pelas 8 horas, à interceção e detenção de 4 homens, com idades compreendidas entre os 16 e 29 anos de idade, em flagrante delito, suspeitos da prática do crime de roubo e posse de arma ilegal. Os detidos procederam à subtração de vários pertences a duas vítimas de sexo masculino, na zona do Parque do Avião, sito nesta cidade de Leiria, com recurso a arma branca e a ameaças graves contra a vida, sendo que, no decurso das diligências foi também possível apreender uma arma de fogo (pistola) devidamente municiada que estava na posse de um dos detidos. Foram subtraídos um telemóvel smartphone, tabaco, chaves de uma viatura entre outros pertences de menos relevância, tendo a quase globalidade dos artigos sido recuperada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com lançamento de livro e espetáculo multimédia
Celebrações dos 500 anos do Foral Manuelino de Porto de Mós encerram no dia 24 de outubro
A 18 de Fevereiro de 1515, D. Manuel I atribuía à Vila de Porto de Mós o Foral Novo, reforçando a sua importância e autonomia administrativa. 500 anos passados sobre esta data, a Câmara Municipal de Porto de Mós celebrou durante vários meses e com diversas atividades culturais este marco histórico. No dia 24 de Outubro terá, então, lugar a cerimónia de encerramento das comemorações, pelas 19h00, na Praça da República da qual fará parte o lançamento do livro "Forais de Porto de Mós", da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na freguesia de Azóia
GNR apreende veículos roubados em sucateira de Leiria
Na tarde do dia 30 de setembro de 2015, na freguesia de Azóia - Leiria, o Núcleo de Proteção do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, com a colaboração do Núcleo de Investigação Criminal, ambos do Destacamento Territorial de Leiria, realizou uma ação de fiscalização a um operador de gestão de veículos em fim de vida, onde foi verificada a existência de veículos furtados e suspeitos de viciação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma vez concluídas as respetivas empreitadas de requalificação
Município do Cadaval vai inaugurar escolas
de Alguber e da Murteira
O Município do Cadaval vai promover, a breve trecho, as inaugurações das requalificações das escolas básicas de Alguber e da Murteira, respetivamente dias 24 e 31 de outubro, pelas 16 horas. Os dois estabelecimentos de ensino, que passaram a integrar o pré-escolar, encontram-se a funcionar desde o arranque do ano, garantindo melhores condições para a prática letiva. Os dois atos inaugurais serão presididos por José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, e decorrerão nos dois referidos sábados, com o intervalo de uma semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lena Automóveis celebra 17 anos com crescimento assinalável em vendas e resultados
Grupo Lena anuncia aumento de resultados
em 80% no setor automóvel
O Grupo Lena assinala 17 anos de presença no setor automóvel, com um crescimento de resultados em 80% a agosto, face ao período homólogo de 2014. O ano de 2015 trouxe uma retoma significativa no setor e a Lena Automóveis destaca-se com uma performance de franca melhoria. De janeiro a agosto de 2015, face a igual período do ano passado, a Lena Automóveis cresceu 46% em vendas, um acréscimo no volume de negócios na ordem dos 67% (de 22,3 milhões de euros para 33,5 milhões de euros) e aumentou os resultados em mais 80%, de 179 mil euros para 330 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Redes alumni de todo o país juntam-se no II Encontro Nacional
IPL e Universidade do Porto discutem papel das redes digitais na aproximação a antigos alunos
A Rede IPLeiri@lumni, a rede de antigos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria, e o Gabinete Alumni da Universidade do Porto reúnem redes de antigos estudantes de todo o país, num encontro que pretende discutir estratégias de comunicação e a utilização das redes digitais no relacionamento e interação com este público. O II Encontro Nacional de Redes de Antigos Estudantes decorre na próxima sexta-feira, 30 de outubro, na Universidade do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Câmara e Junta de Santa Catarina da Serra e Chaínça discutem investimento na freguesia
Educação, proteção civil, saúde, segurança, área social e economia foram alguns dos dossiês abordados esta quarta-feira durante o encontro entre os executivos da Câmara de Leiria e da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça. As redes viárias e o saneamento básico (que tem uma taxa de cobertura acima dos 90%), cujo investimento nos últimos dois anos foi superior a 1,5 milhões de euros, foram outros dos assuntos abordados e que motivaram algumas das visitas ao “terreno” para analisar investimentos realizados nos últimos anos e debater possíveis soluções para alguns dos problemas com os quais se confronta a freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha organiza evento que decorre a 10 de outubro no Auditório da Instituição “Pimpões”
19º Encontro Regional de Dança conta com participação da Academia Dança de Alcobaça
Mais uma vez, a Academia de Dança de Alcobaça (ADA) regressa este ano ao 19º Encontro Regional de Dança, uma iniciativa organizada pela Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, com a colaboração da Câmara Municipal local, e que decorrerá no Auditório da Instituição “Pimpões” situado naquela cidade. Para além da ADA, que marca presença já pela quarta edição consecutiva, e da entidade organizadora, contam-se ainda entre os participantes várias escolas de dança oriundas de Leiria, Lisboa, Marinha Grande e Peniche, cujos alunos subirão ao palco no dia 10 de outubro, sábado, às 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento Municipal para 2016 foi aprovado por unanimidade
Batalha projeta investimentos de 29 milhões
de euros até 2020
A Câmara Municipal da Batalha aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2016, no valor de 10,5 milhões de euros, verba idêntica à aprovada em 2015, num documento que projeta investimentos plurianuais até 2020, de 29 milhões de euros. "As grandes prioridades de investimento para 2016 têm a ver com a Educação, através da requalificação dos equipamentos escolares e novos projetos formativos, os projetos em curso no âmbito da modernização administrativa, apoio social e valorização ambiental, intervenções de regeneração urbana nas sedes das freguesias e a requalificação das áreas de localização de empresarial na Batalha e São Mamede”, disse esta segunda-feira o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
6ª edição
Mini Maratona e Caminhada Solidária de Leiria vai realizar-se este domingo
O Rotary Club de Leiria e Rotaract Club de Leiria com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria e ADAL convidam a participar na 6ª Mini Maratona e Caminhada Solidária de Leiria (evento de corrida e caminhada em ambiente urbano na cidade de Leiria), que decorrerá na manhã do dia 11 de outubro de 2015, com concentração no Estádio Municipal de Leiria a partir das 8h00, partida prevista para as 10H00 e termina na Praça Rodrigues Lobo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividade integrada na componente de apoio à família
Xadrez passa a estar disponível nas Escolas
da Batalha
O lúdico tem vindo a desempenhar um importante papel no contexto escolar, como uma prática agradável de auxílio à aquisição de competências escolares. Neste particular, segundo vários especialistas, o Xadrez fomenta a elaboração de decisões, o pensamento crítico e lógico, proporciona estratégias para resolver os problemas assim como fortalece a capacidade de resistência. À semelhança do que ocorre noutras atividades desportivas, uma iniciação precoce ao xadrez pode ajudar a que a criança desenvolva competências nesse jogo que se estendam a outros tipos de atividade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas sobem hoje ao palco
Hoje, dia 10 de outubro, às 21h, a prova de Expressão e Comunicação, que terá lugar na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, vai ter como tema a Igualdade de Oportunidades. A Prova é pública e a entrada é livre, sujeita apenas à lotação da sala. Esta é a última prova antes do espetáculo final que o Ateneu Artístico Cartaxense vai receber no dia 24 de outubro, sábado, às 21h00, e que encerrará com a coroação do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Porto de Mós com bons resultados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local. A Ordem apoia desde a primeira edição, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o trabalho pioneiro de investigação desenvolvido pelos professores universitários, João Carvalho (Coordenador), Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge. De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014, Porto de Mós destaca-se em vários pontos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de Investigação do IPL coordenou estratégia de desenvolvimento
Projeto de estratégia de desenvolvimento local Terras de Sicó vai receber 4,5 milhões de euros
Ana Lopes, Ana Sargento, Eduarda Fernandes e Jacinta Moreira, docentes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), e investigadoras do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS) do IPL, constituíram a equipa que coordenou o projeto “Terras de Sicó – Estratégia de Desenvolvimento Local”, aprovado recentemente pela Comissão de Avaliação de candidaturas ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária, e contemplado com perto de 4,5 milhões de euros, no âmbito do quadro comunitário 2014-2020.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Serviço de Cardiologia do CHL assume a organização do evento em 2015
Jornadas de Cardiologia do Centro analisam prevenção/prática clínica na área cardiovascular
O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) organiza este ano as Jornadas de Cardiologia do Centro, que analisam, entre os dias 22 e 24 de outubro, a prevenção e a prática clínica na área cardiovascular, no Hotel Villa Batalha. O programa do encontro científico integra diversos painéis, onde junta especialistas oriundos dos vários serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da zona centro do país, para abordar inovações terapêuticas, patologias específicas da área cardíaca e casos clínicos em ambiente hospitalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma família síria já está em São Martinho do Porto
Câmara de Alcobaça admite receber refugiados mas aguarda por pedido das entidades oficiais
O acolhimento de refugiados por parte do Município Municipal de Alcobaça foi levantado na reunião de Câmara de 14 de setembro, pelo vereador Rogério Raimundo, que defendeu que a autarquia deve dar um sinal de recetividade, apesar dos problemas de habitação que admite existirem no concelho. Em resposta, o presidente da Câmara Municipal adiantou ainda não ter sido ainda contactado pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, mas garantiu que “o povo de Alcobaça é um povo solidário e ninguém fica indiferente ao sacrifício daquela gente nem às imagens de crianças mortas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Génese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal
Alenquer recebe Congresso Internacional
do Espirito Santo
O Congresso Internacional do Espirito Santo será realizado em Alenquer, no dia 17 de outubro, pelas 11 h, no Convento de S. Francisco, com uma plêiade de prestigiados estudiosos nacionais e estrangeiros que aceitaram intervir no congresso. Este evento científico promovido pela Câmara Municipal de Alenquer e a Confraria de Santa Isabel em parceria com o CLEPUL da Universidade de Lisboa, a CIDH da Universidade Aberta, o CECH da Universidade de Coimbra, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e em cooperação com outras prestigiadas instituições nacionais e estrangeiras, visa celebrar importantes efemérides centenariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
CHL, ARS e IPL assinam acordo de cooperação para implementação de projeto sobre diabetes
O Centro Hospitalar de Leiria assina esta segunda-feira, dia 19 de outubro às 12h, no Hospital de Santo André um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Politécnico de Leiria, para o desenvolvimento do projeto DARE+ – Diabetes: + apoio pelos Responsáveis Escolares. O novo programa visa promover a aproximação entre os Cuidados Hospitalares, os Cuidados de Saúde Primários e a Academia, contribuindo para que o aluno com diabetes tipo 1 possa progredir normalmente no ambiente escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homenagem ao final das colheitas atrai anualmente muitos visitantes
Cadaval recebe a Festa das Adiafas
de 10 a 18 de outubro
Arranca já no próximo sábado, dia 10, o certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, o qual decorrerá até dia 18 de outubro, na vila do Cadaval. Uma vez mais, a iniciativa volta a reunir gastronomia variada, exposições de artesanato e atividades económicas, espetáculos musicais, colóquios e animação diversa. Conheça o programa e venha brindar ao final das colheitas e ao mundo rural!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Tabaco e Outros Malefícios”
Curso de Expressão Dramática leva peça de Chekhov ao Centro Cultural do Cartaxo
No dia 3 de outubro, sábado, às 21h30, o palco do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) recebe, em reposição, o exercício final dos alunos do Curso de Expressão Dramática que, este ano, levaram à cena a peça O Tabaco e Outros Malefícios, numa versão adaptada do monólogo de Anton Chekhov. Na peça criada por Nuno Crespo - orientador do Curso de Expressão Dramática -, a partir de uma versão adaptada do monólogo de Anton Chekhov, várias atrizes dão voz e corpo a uma só mulher que, servindo-se de uma conferência para alertar sobre os malefícios causados pelo tabaco, vai revelar, em tom de confidência, as agruras e os dissabores de uma vida banal em que, nem o casamento, as filhas e os bens materiais parecem atenuar a sua frustração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Politécnico de Leiria apresenta manual ilustrado dedicado aos peixes das Berlengas
“Peixes das Berlengas – manual ilustrado da ictiofauna da Berlenga” é o título do novo livro da autoria de Telma Costa, Teresa Mouga, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro, que junta a arte da ilustração científica com a biologia marinha, com base no património natural da Reserva da Biosfera das Berlengas, reconhecida pela UNESCO. A nova obra será apresentada no dia 6 de outubro, pelas 17h30, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Criação do Aeroporto de Leiria – com adaptação da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil – e protecção da orla costeira do Oeste são bandeiras
Pedro Pimenta é o cabeça de lista do MPT
pelo Círculo Eleitoral de Leiria
O Partido da Terra - MPT apresenta-se nestas eleições Legislativas com a ambição de “levar o bom senso e espírito de compromisso à Assembleia da República” afirmando que “é preciso Fazer Diferente pela Felicidade dos Portugueses.” O cabeça de lista pelo Circulo Eleitoral de Leiria é Pedro Ricardo Soares Pimenta, que lidera uma equipa que se compromete a defender medidas concretas que reflectem preocupações e anseios das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Cineteatro Municipal de Ourém
Escola Profissional de Ourém comemora
25 anos com cerimónia no Cineteatro Municipal
A Escola Profissional de Ourém comemorou, no dia 1 de outubro, o seu 25º aniversário. Este emblemático momento, foi partilhado num ambiente familiar e intimista onde foram distinguidos os alunos da primeira turma e os seus professores, colaboradores e personalidades que fizeram parte da sua história. A cerimónia realizou-se no Cineteatro Municipal de Ourém, tendo sido precedido por uma Missa de Memória e de Agradecimento, que teve lugar na Igreja Paroquial de Ourém e que foi celebrada por um dos ex-alunos da EPO, Pe. Patrício Oliveira, que se tornou sacerdote após a conclusão do curso profissional de Gestão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo Plano Diretor Municipal já entrou em vigor
Pedrógão Grande tem novo PDM
No dia 19 de setembro de 2015, entrou em vigor o novo P.D.M. – Plano Diretor Municipal de Pedrógão Grande, um instrumento de trabalho que contribui para o crescimento económico, social e turístico, permitindo almejar novos horizontes para um desenvolvimento sustentável do concelho. Na elaboração deste P.D.M. pretendeu-se uma objetividade a longo prazo, capaz de ir ao encontro dos problemas decorrentes da interioridade, o que se traduz em ganhos e em exequibilidade no que toca ao aproveitamento dos recursos internos, bem como, de sectores por explorar que constituem novas oportunidades para a dinamização económica de Pedrógão Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Mata dos Sete Montes
Município de Tomar vai promover recuperação da Charolinha
O Município de Tomar vai promover a recuperação da Charolinha da Mata dos Sete Montes, ao abrigo do protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar na área da conservação e restauro. Devidamente autorizado pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que tem a tutela daquele espaço, esta intervenção insere-se na estratégia do Município para a valorização do património histórico e paisagístico do concelho, a exemplo do que também já foi realizado na recuperação da Anta do Vale da Laje, em parceria com o Politécnico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição do Festival da Abóbora realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro
Produção de abóbora na Lourinhã representa 53% da produção nacional
A segunda edição do Festival da Abóbora Lourinhã e Atalaia realiza-se de 30 de outubro a 1 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Atalaia, com mostras gastronómicas, exposições, workshops, concursos e muita animação. Organizada pela Freguesia de Lourinhã e Atalaia, esta iniciativa visa promover e valorizar a produção deste fruto e das suas diferentes utilizações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordeões do Mundo 2015
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras começa dia 27 de outubro
Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão terá a sua 12.ª edição de 27 de outubro a 14 de novembro, integrado no programa das Festas da Cidade de Torres Vedras 2015. Dos quatro concertos que se realizarão no Teatro-Cine de Torres Vedras, passando pelas 19 Merendas do Acordeão, este festival promete cruzar a tradição e o social por influência da música, tornado a Cidade de Torres Vedras mais viva. Este é, simultaneamente, um encontro único de sonoridades oriundas de várias culturas e géneros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Candidatura conjunta da ACCCRO à Medida “Comércio Investe” foi aprovada
A candidatura apresentada pela Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO), em Abril do corrente ano, à Medida “Comércio Investe” - Projetos Conjuntos - 2ª Fase, do IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação, foi aprovada. A cerimónia oficial de apresentação e assinatura dos contratos de adesão ao Projeto Conjunto irá decorrer no dia 28 de outubro, pelas 10 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Nª Srª Pópulo, em Caldas da Rainha, e contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, e de José Vale, do IAPMEI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Homem foi constituído arguido por suspeita de ofensa à integridade física e falta de habilitação para conduzir
Condutor sem carta atropela polícia em Leiria
A Polícia de Segurança Pública procedeu, no dia 20 de outubro, pelas 11h15, à identificação e constituição de arguido de um homem com 25 anos de idade, interveniente numa situação de tentativa de atropelamento de um polícia, numa artéria desta cidade de Leiria. O suspeito desrespeitou a ordem de paragem do polícia e acelerou em direção deste, que teve de se desviar para a berma, tendo sido atingido num braço e mão pela viatura em fuga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame do final das colheitas voltou a atrair visitantes de dentro e fora do concelho
Agricultura esteve em foco na Festa das Adiafas 2015 no Cadaval
Despediu-se a 18 de outubro, no Cadaval, o certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, que voltou a reunir, durante nove dias, gastronomia, exposições de artesanato e de atividades económicas, espetáculos musicais e animação diversa. Em evidência, este ano, estiveram cinco momentos de conversa dedicados ao setor agrícola. O pavilhão de exposições e zona exterior do recinto juntaram cerca de 40 expositores de artesanato e atividades económicas. O pavilhão gastronómico reuniu, por seu turno, 12 associações locais, que dinamizaram restaurantes e tasquinhas com pratos e petiscos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surfistas das grandes ondas já estão na Nazaré
Forte ondulação esperada na Praia do Norte este fim de semana
As previsões apontam para a entrada de uma grande ondulação já a partir deste sábado, dia 23 de outubro, e que pode oferecer condições fantásticas para o arranque da nova época de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré. De acordo com as previsões, é esperada uma ondulação de proporções significativas, a partir de hoje mantendo-se para os próximos dias, o que faz crescer as expectativas dos vários big riders que já se encontram na Nazaré e outros que preparam a chegada para breve, todos em busca da onda perfeita. À espera dos disparos do canhão estão, entre outros, os brsileiros Carlos Burle, Maya Gabeira e Alemão de Maresias, Rafael Tapia, Garrett McNamara, o português António Silva, Sebastian Staudtner e Ross Clarke-Jones, nomes conceituados deste desporto de fortes emoções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho da Lourinhã
“Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho” na aldeia das Cesaredas
"As conversas são como as cerejas. E os contos? Serão como as castanhas?" Na segunda edição da iniciativa "Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho" é a vez da aldeia das Cesaredas receber esta festa comunitária, assente na promoção da identidade e cultura locais. Ao longo da celebração, o São Martinho vai ser festejado à boa maneira tradicional e em boa companhia, com um passeio pedestre, oficinas de saberes locais e um magusto com baile, tendo como ponto alto uma sessão de contos com António Fontinha, Cláudia Fonseca e contadores locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
MOLDPLAS - salão industrial de exposição de máquinas
ExpoSalão recebe exposição de máquinas
para a indústria dos moldes e plásticos
A maior exposição de máquinas para a indústria dos moldes e plásticos MOLDPLAS vai decorrer de 28 a 31 de outubro, na Batalha. Com cerca de 200 expositores, este salão industrial conta com uma exposição de máquinas com um valor estimado em mais de 120 milhões de euros, distribuído pelos 3 pavilhões, ocupando a área total da ExpoSalão. A MOLDPLAS destina-se a profissionais do sector e funcionará todos os dias entre as 10h e as 20h. São esperados mais de 5 000 visitantes por dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Nova de Gaia
Filme Região de Leiria - Terra de Maravilhas premiado em festival internacional de turismo
Na sexta-feira, 23 de outubro, em Vila Nova de Gaia, o filme Região de Leiria - Terra de Maravilhas, do nosso território, do nosso património, da nossa cultura, foi premiado por duas vezes no VIII ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo. Nesta 8ª edição do ART&TUR quebrou-se o recorde de participação, com 54 países a competirem pelo prémio de melhor filme turístico de entre 256 filmes, evidenciando deste modo o carácter internacional deste festival. O festival é composto por 2 competições, uma Nacional e outra Internacional, que pretendem exibir, promover e premiar as melhores obras de cinema audiovisual e multimédia que realcem e promovam eficazmente o Turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Teatro Sá da Bandeira apresenta primeira edição do Ciclo Criação & Linguagem
De 7 a 14 de novembro, em Santarém, o Teatro Sá da Bandeira apresenta a primeira edição do Ciclo Criação & Linguagem. Idealizado por Pedro Barreiro e Rui Lopes, este ciclo de encontros tem na sua origem uma intenção muito clara: criar uma plataforma que reúna artistas e pensadores e que proporcione um cruzamento entre as mais diversas áreas da criação artística. Para esta primeira edição, convidámos Rui Tavares (historiador/cronista do Público), Celso Martins (crítico de arte do Expresso/professor), Rui Catalão (autor/dramaturgo), João Pedro George (sociólogo/autor), Joana Sousa (cineasta/performer) e Fernando Brito (artista plástico/professor).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Primeira grande ondulação da época esperada esta terça-feira na Praia do Norte
Esta terça-feira, dia 27 de outubro, chega a primeira grande ondulação da época à Praia do Norte. Apesar das condições de vento não serem as ideais, os Big Wave Riders estarão em alerta para esta ondulação. À espera dos disparos do canhão estão, entre outros, Pedro Scooby, Burle, Maya e Alemão Maresias, Rafael Tapia, Garrett McNamara, António Silva, Sebastian Staudtner e Ross Clarke-Jones, nomes conceituados deste desporto de fortes emoções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total na ordem dos 4,5 milhões de euros
Requalificação da antiga central termoelétrica de Porto de Mós apresentada esta sexta-feira
A apresentação pública do projeto das obras de requalificação do edifício da antiga Central Termoelétrica de Porto de Mós, bem como, das funções polivalentes na área cultural que o mesmo edifício irá acolher, vai realizar-se esta sexta-feira, dia 9 de outubro Trata-se de um momento de inegável significado social e importância histórica para Porto de Mós e para a Região. O projeto conhecerá o seu arranque no próximo ano, implicará um investimento total na ordem dos 4.500.000€ e destina-se a colmatar uma necessidade antiga no domínio de vários serviços estratégicos da Câmara, na área cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Alcanena e Minde
Câmara de Alcanena promove sessões de esclarecimento sobre áreas de reabilitação
Terá lugar este sábado, dia 10 de outubro de 2015, às 15 h, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Alcanena – Janela Aberta à Reabilitação, que terá como oradores os Arquitetos Sérgio Simões e Nídia Brígida. Às 18 h, na Junta de Freguesia de Minde, terá também lugar uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Minde – Reabi(li)tar Minde, que terá como oradores o Arquiteto Sérgio Simões, Engº João Rodrigues e Dra. Andreia Rosário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modernização não é suficiente
JP de Leiria defende duplicação, eletrificação
e correção do traçado da Linha do Oeste
A Juventude Popular-Distrital de Leiria, ao longo do último ano e meio, tem perpetuado esforços no sentido de requerer a modernização e atualização da Linha do Oeste, prova disso tem sido a utilização dos meios de comunicação social e ainda reuniões com o deputado do CDS/PP eleito pelo círculo de Leiria. Nos últimos meses, os jornais regionais tem falado na modernização da Linha do Oeste e como a modernização total do traçado estará pronta no ano de 2021. A JP admite que, “a priori, esta modernização trar-nos-ia uma redução significativa no tempo de viagem e um aumento no nível de conforto. Por conseguinte, a linha estaria adaptada à realidade do séc. XXI podendo o estudante ou o empresário trabalhar com o mínimo de conforto durante o seu trajeto.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
ExpoSalão recebe 5.ª edição da Tecnipão e 10.ª edição do Salão profissional da Embalagem
É já nesta sexta-feira, 9 de outubro que a ExpoSalão, Centro de Exposições da Batalha, abre as portas à 5.ª edição da Tecnipão – Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria e Confeitaria, a par da 10.ª edição do Salão profissional da Embalagem.O evento apresenta-se com uma grande dimensão, quer ao nível do espaço ocupado, quer ao nível do número de expositores, com cerca de 170 empresas numa área de 16 000 m2 e afirma-se como a feira de excelência do sector em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizado pelo Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica do Município de Alcobaça
Seminário na Biblioteca Municipal de Alcobaça analisa problemática da violência nas relações
"[Entre] Laços e Afetos – Perceções sobre Violência nas Relações” foi o tema central do seminário promovido pelo GAVVD – Gabinete de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica do Município de Alcobaça, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Alcobaça, no dia 22 de outubro. Inserido na campanha “Juntos Contra a Violência – O Coração é que bate, as mãos dão afeto e carinho”, que durante o mês de outubro tem vindo a ser dinamizada pelo GAVVD, com diversas iniciativas no concelho de Alcobaça, o seminário reuniu 12 oradores de excelência que, ao longo de quatro painéis, discutiram problemáticas relacionadas com a Violência nas Relações
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Convento de Cristo assina dia 2 de novembro protocolo com Universidade da Beira Interior
O Diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, e o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), António Carreto Fidalgo, assinam no dia 2 de novembro, às 16h30, no Convento de Cristo, um protocolo de cooperação, com vista ao desenvolvimento de projetos de investigação científica, à organização conjunta de seminários, colóquios, conferências e exposições, à elaboração de estágios e à realização de cursos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Nuno Franco e Beatriz Costa são Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo
O Ateneu Artístico Cartaxense recebeu, no dia 24 de outubro, a Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo - onze jovens subiram ao palco para representar as seis freguesias do concelho no concurso que nasceu em 1988 por iniciativa do programa "Tudo em Festa" da Rádio Cartaxo, tendo por mentor Vítor de Sousa, que hoje dá nome ao Prémio Simpatia. Nuno Franco e Beatriz Costa, ambos da União de Freguesias de Ereira e Lapa, foram coroados Rei e Rainha das Vindimas 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Antropólogo Aurélio Lopes profere conferência "De Mãe de Deus a Rainha do Céu"
Dia 22 de Outubro, ás 18h30 horas, o antropólogo Aurélio Lopes estará presente na Sala de Leitura Bernardo, em Santarém, para realizar uma conferência respeitante ao peculiar percurso de ascensão de Maria na hagiologia católica. Denominar-se-á "De Mãe de Deus a Rainha do Céu" e seguirá uma perspetiva simultaneamente histórica e antropológica, daquilo a que poderemos chamar a insólita valorização de uma personagem inicialmente insignificante, num processo milenar de valorização. Personagem que se há-de tornar, afinal, na divindade mais importante do cristianismo moderno. Os "comos", os "quandos" e os "porquês" de uma afirmação feminina num religião particularmente misógina. A prodigiosidade da virgindade e a ambivalência da maternidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa do PSD
Assembleia de Freguesia de Alcobaça aprova proposta de Orçamento Participativo para 2016
Os eleitos pelo PSD para a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, apresentou na Assembleia de Freguesia que se realizou no dia 30 de Setembro, uma proposta para inclusão no orçamento para 2016 de uma rúbrica destinada ao Orçamento Participativo. Em coerência com um dos compromissos assumidos aquando das eleições autárquicas, entenderam os membros do PSD na AFAV, ter chegado o momento de por fim à indefinição do executivo da Junta de Freguesia que volvidos dois anos desde a tomada de posse resistiu à criação desta forma de participação cívica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 30 de outubro
Feira Nova de Santa Iria volta a realizar-se
em Ourém
O Parque da Cidade António Teixeira e o Centro de Negócios de Ourém voltam a ser o palco da Feira Nova de Santa Iria, evento que decorre entre os dias 24 e 30 de outubro. Este evento centenário traz todos os anos um novo colorido à cidade de Ourém, com a presença dos habituais carrosséis, carrinhos de choque, postos de venda de farturas, pipocas e muito mais. Nos dias 24 e 25 de outubro o Centro de Negócios acolhe um certame onde os visitantes encontrarão os mais variados produtos e serviços, além de tasquinhas dinamizadas por associações locais, animação musical, espetáculos variados e muitas surpresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro de poesia
Zaida Paiva Nunes apresenta 'Sonhos' em Leiria
A Folheto Edições apresenta o livro de poesia “Sonhos”, de Zaida Paiva Nunes este domingo, dia 18 de outubro, pelas 16h30, lugar na Sempraudaz – Associação Cultural, Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), n.ºs 11/13, Leiria (Centro Cívico de Leiria). A apresentação do livro será da responsabilidade de Adélio Amaro e Óscar Martins. Haverá um apontamento musical com Beatriz Sá Vieira que intervirá tocando guitarra clássica e um apontamento poético pelas vozes de Isabel Soares e David Teles Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"But I just found out that my house is in flames"
Colectivo a9)))) apresenta em Leiria livro
de André Catarino
O Colectivo a9)))) em associação com Isabel Baraona e André Catarino, edita o livro "But I just found out that my house is in flames", em plenos festejos de Há Música na Cidade. O livro com desenhos do artista de André Catarino, tem edição limitada a 200 exemplares, que podem ser assinados pelo autor no dia 3 de outubro, às 18 horas na Livraria Arquivo, em Leiria. A exposição com os desenhos do livro será inaugurada às 15h30. na Sede do coletivo a9)))), em Leiria, também no dia 3 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5ª etapa do circuito mundial de bodyboard
Japonesa Ayaka Susuki é a grande vencedora da competição feminina do Nazaré Pro 2015
Ayaka Susuki venceu a competição feminina do Nazaré Pro 2015. Susuki bateu, na final, a campeã, Isabel Sousa. Numa final intensa, a japonesa fez uma onda sem resposta da brasileira, obtendo 7.50 e ficando com o título. O tour, que decorre até domingo, na Praia do Norte, conta com a participação dos melhores atletas do mundo na modalidade, que virão, alguns pela primeira vez, experimentar o poder das ondas da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto foi finalista no concurso mundial Tourism Innovation Competition
Estudante da ESTM utiliza fotografia digital
para medir o comportamento dos turistas
Fabiana Baumann, estudante do mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), é a autora de um dos projetos finalistas do concurso mundial Tourism Innovation Competition, promovido pelo The Lisbon MBA e pelo Turismo de Portugal. No seu trabalho, a estudante consegue recolher fotografias partilhadas na rede social Instagram por turistas que visitaram Lisboa, e analisa o seu conteúdo, determinando os locais, as vivências e as imagens que mais marcam os turistas que escolhem a capital portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Biblioteca promove apoio gratuito ao estudo para alunos do 5º ao 10º ano
Para apoiar os alunos e as famílias após as aulas, o Município de Leiria volta a promover este ano letivo o Programa "Liga-te à biblioteca", que terá início no dia 20 de outubro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. Trata-se de um projeto de apoio ao estudo para alunos do 5.º ao 10.º ano de escolaridade, acompanhado por professores voluntários, todos os dias úteis, das 16 às 19 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial do Animal
Animais saem à rua para fazerem valer
os seus direitos
A Rua Batalhoz, no Cartaxo, recebeu a marcha em nome dos direitos dos animais que a Associação de Proteção aos Animais Abandonados do Cartaxo (APAAC), organizou no dia 3 de outubro. Logo a partir das 10h00, animais e donos começaram a juntar-se para iniciar a celebração do Dia Mundial do Animal. Gatos, cães, iguanas, porcos da índia e periquitos juntaram-se na Praça 15 de Dezembro, numa concentração que quis lembrar, aos humanos, que respeitar os seus direitos deve ser mais do que palavras de circunstância - é necessário que cada um tome para si a preocupação de os cumprir todos os dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 23 de outubro
Missão político-empresarial de Cabo Verde visita a Região de Leiria
Uma Missão Politico Empresarial de Cabo Verde visita a Região de Leiria, no período de 17 a 23 de outubro, em sequência do protocolo de Cooperação assinado entre a CIMRL e a Associação de Municípios do Fogo e da Brava em maio de 2015.Assim, durante a próxima semana, a CIMRL e os seus municípios recebem um grupo de 12 empresários e autarcas das Ilhas do Fogo e Brava, para que sejam exploradas/ desenvolvidas diversas formas de cooperação e daí resultarem ideias, projetos, boas práticas, potencialidades e oportunidades de investimentos existentes e ainda fortalecer os laços de parceria já existentes nestas duas regiões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa material informático
PSP identifica mulher suspeita da prática de furto em estabelecimento de saúde de Alcobaça
A Polícia de Segurança Pública procedeu, no dia 12 de outubro, pelas 14h42, à identificação de uma mulher com 41 anos de idade, suspeita de ser a autora de um furto ocorrido no dia 7 de outubro, num estabelecimento de saúde, na cidade de Alcobaça. Os bens furtados foram recuperados e entregues à sua legítima proprietária, que os havia avaliado em cerca de 600 euros, nomeadamente, uma bolsa de transporte de computador, um computador portátil, um telemóvel, um disco externo e uma pen de banda larga. A suspeita foi constituída arguida e sujeita a Termo de Identidade e Residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival decorre até 18 de outubro
18º Festival 'Marionetas na Cidade' começa
dia 12 de outubro
A companhia alcobacense de teatro S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos convida toda a comunidade para se divertir e apreciar o 18º Festival “Marionetas na Cidade”, um dos mais carismáticos eventos do concelho de Alcobaça, que arranca na próxima segunda-feira, 12 de outubro. Durante 7 dias, até 18 de outubro, vamos poder apreciar o trabalho de 11 companhias de teatro que encenarão 12 espetáculos, num total de 25 apresentações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"O Nosso Intrude" atrai, todos os anos, milhares de pessoas
“Seca Fates d’Oleade” é o mote do Carnaval
da Nazaré 2016
“Seca fates d’oleade”, ou por outras palavras, “és um maçador (a)”, é o que a Nazaré propõe como mote de Carnaval para 2016. O mote foi aprovado por unanimidade pelos grupos de carnaval, que estiveram presentes na reunião preparatória desta folia. Como é tradição, o Carnaval da Nazaré tem como tema principal uma expressão nazarena, o chamado mote, que, uma vez dado marca o arranque da preparação para uma das mais aguardadas festas para a Nazaré, que este ano se realiza no início do mês de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Rui Rasquilho apresenta “Poemas Escolhidos” no Armazém das Artes
As Edições Escafandro promovem, no Armazém das Artes, em Alcobaça, no dia 24 de Outubro, pelas 16h30, o Recital de Poesia de Lauro Moreira, antigo Embaixador do Brasil junto à CPLP, seguido da apresentação da obra “Poemas Escolhidos”, de Rui Rasquilho. Reunir vários livros de poemas, não todos, para organizar uma poesia escolhida ou completa é um desiderato antigo e complicado. O autor guardou apenas um critério, o gosto discutível, sobretudo do escritor leitor. Todos os versos foram, enfim, quase todos, escritos em Brasília, na mesma varanda larga sob as árvores vislumbrando réstias do lago mais além.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de pintura na Nazaré
Artur Franco expõe “Nazaré a Aguarela”
na Galeria Municipal Paul Girol
“Nazaré a Aguarela” é o título da exposição de pintura que Artur Franco traz à Galeria Municipal Paul Girol de 3 a 31 de outubro. Natural de Leiria, cidade onde nasceu em 1950, Artur Franco revelou, desde muito novo, uma excecional predisposição para desenho e pintura é já um nome conhecido e reconhecido no mundo das artes plásticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte com vidro laminado
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu
do Vidro recebe obra de Javier Gómez
O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Retrospetiva”, do artista espanhol Javier Gómez, no dia 31 de outubro (sábado), pelas 16h00. A entrada é livre. Javier Gómez é o mais conhecido e reconhecido artista espanhol, a nível internacional, a utilizar o vidro laminado como material plástico e artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Empreitada para reconstrução da Cascata
do Mouchão de Pernes já foi consignada
A empreitada para intervenções complementares à reconstrução da Cascata do Mouchão de Pernes já foi consignada e prevê intervenções na levada da margem direita do Rio Alviela e na ilha do Mouchão de Pernes, incluindo os acessos pela margem direita e pela margem esquerda. Esta intervenção, que surge na sequência da celebração do protocolo entre a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Município de Santarém, foi consignada à empresa Oliveiras, S.A., pelo valor de 174.868,49 ?+IVA, e tem um prazo previsto de execução de 70 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intercontinental Cup
Seleção Nacional de Futebol Praia convoca
três atletas nazarenos
Os nazarenos Bruno Henriques, Bruno Novo e Jordan Santos foram convocados pelo Selecionador de futebol de praia, Mário Narciso, para a abordagem à Intercontinental Cup, que vai decorrer no Dubai (Emirados Árabes Unidos), entre os dias 3 e 11 de novembro. O destaque, nesta convocatória, vai para a estreia absoluta do nazareno Bruno Henriques, jogador do SC Braga, nas escolhas de Mário Narciso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo de stand-up comedy
Riso Minhoto assinala em Alcobaça o Dia Mundial da Terceira Idade
O Dia Mundial da Terceira Idade será assinalado esta quarta-feira, 28 de outubro, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, pelas 14h30, com um espetáculo de stand-up comedy do grupo Riso Minhoto. José António Fernandes Gomes, João Manuel Vilas e José Barbosa da Costa são os humoristas de serviço.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De 30 de outubro a 2 de novembro
Banco Local de Voluntariado de Alcobaça apoia peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro
De 30 de outubro a 2 de novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove mais uma edição do seu peditório nacional com vista ao apoio na luta contra a doença. O Banco Local de Voluntariado do Município e Alcobaça dá uma vez mais o seu contributo para esta causa com ações de sensibilização no terreno em vários locais concelhios: freguesias, paróquias, alguns hipermercados, Mercado Municipal de Alcobaça, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição
Festival Alcobaça In Jazz apresenta 2 concertos no fim de semana de 30 e 31 de outubro
A 2ª edição do festival Alcobaça In Jazz decorre no fim de semana de 30 e 31 de outubro no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro com duas propostas de luxo. Na sexta-feira, dia 30, às 22 h, apresenta-se o Special Quartet, uma das mais importantes formações de jazz espanholas. O grupo apresenta uma sólida base jazzística mas procura outros estilos como o rock ou o funk através da improvisação. No seu repertório constam clássicos do jazz que a banda desconstrói procurando novas formas de expressão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta vai ser apreciada pela Assembleia Municipal
Câmara da Marinha Grande reduz IMI até 20% em função do número de dependentes
A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 15 de outubro, submeter à aprovação da Assembleia Municipal a redução da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios destinados a habitação própria e permanente em função do número de dependentes que compõem o agregado familiar. Foi ainda aprovada como proposta a fixação da taxa de IMI para os prédios urbanos em 0,3%, respeitante ao ano de 2015 a liquidar no ano de 2016 e que corresponde ao mínimo legal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora de Rio Maior
Elvira Baptista apresenta livro “Um novo olhar” na Biblioteca Municipal da Nazaré
Elvira Baptista apresenta no sábado, dia 31 de outubro, às 15h30, o seu livro “Um novo olhar”, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. O livro da autora de Rio Maior pretende “consciencializar” o leitor sobre os processos de mudança, durante os quais a resistência ocorre diversas vezes, mas onde a força de vontade para obter o crescimento, o que exige alterações por parte das pessoas envolvidas, se torna essencial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pousos- Leiria
SAMP promove concerto na Sessão Solene
de Abertura do Ano Letivo
A Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), Leiria, convida toda a comunidade e amigos a estar presentes na Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016, a realizar no próximo sábado, dia 31 de outubro, às 21h00, no Auditório Barão de Viamonte (Sede SAMP). Neste dia, os Professores da Escola de Artes SAMP vão oferecer um concerto com um programa que percorre a História da Música do Renascimento ao século XX. A SAMP é uma Instituição de Utilidade Pública fundada em 1873. Teve como primeiro presidente o Barão de Viamonte, figura de realce na política nacional, pertencente aos partidos regenerador e progressista, e por duas vezes Governador Civil do Distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valorizando o seu Património e a sua história
CDU de Alcobaça defende Plano e Orçamento com participação dos autarcas e da população
A CDU de Alcobaça defende um Plano e Orçamento para 2016 (e seguintes) com participação de todos, dos autarcas e da população. As Actividades Mais Relevantes e o Plano Plurianual de Actividades da Câmara e dos Serviços Municipalizados devem ter um conjunto de sessões públicas preparatórias. A CDU sublinha que “não quer um orçamento “participativo” para brincar aos projetos até 300 mil euros ou menos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Interpretação Ambiental
Quercus promove em Leiria wokshop “Monitorização e Conservação de Rios”
Realiza-se no dia 24 de outubro, sábado, no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), um workshop subordinado ao tema “Monitorização e Conservação de Rios” organizado pela Quercus em parceria com o Município de Leiria. Os rios são uma fonte de vida permanentemente sujeita a várias ameaças que promovem a degradação dos sistemas ribeirinhos e da biodiversidade envolvente. O Workshop de Monitorização e Conservação de Rios alerta para esta realidade e para a necessidade de reverter os respetivos efeitos nocivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com painel de debate sobre responsabilidade social das empresas
Nerlei e Atlas agendam jantar-conferência sobre papel da felicidade no bem-estar e negócios
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a ATLAS - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento organizam no dia 28 de outubro um jantar-conferência, que se realiza no Ed. NERLEI, pelas 19h30. O conferencista convidado é José António Pereira da Silva, professor catedrático na Universidade de Coimbra que irá fazer uma intervenção sobre "O contributo da felicidade para a saúde e os negócios".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro internacional encerra hoje com visitas a empresas
Nersant Business gera mais de 650 reuniões de negócios com empresários de todo o mundo
O Nersant Business 2015 fechou no final do segundo dia o ciclo de reuniões de negócio no Hotel dos Templários, em Tomar. No total foram realizados mais de 650 reuniões entre empresários portugueses e empresários dos 17 países que se fizeram representar no encontro internacional de negócios. O evento encerrou esta quarta-feira, 21 de outubro, com a realização de visitas às empresas da região. É organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém e já vai na sua quarta edição, sendo uma das maiores mostras de networking internacional em Portugal e uma referência no que diz respeito ao apoio à internacionalização das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Pós-graduação em Cuidados Paliativos tem nova edição na Escola Superior de Saúde
A contextualização dos cuidados paliativos em Portugal, desde a sua criação aos desafios de hoje, será o tema central das conferências de abertura do curso de pós-graduação em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (ESSL/IPL). A sessão de abertura terá como conferencistas Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, e Lourenço Marques, fundador da primeira unidade de tratamento de dor e cuidados paliativos do hospital do Fundão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 8 de outubro
Centro Cultural Regional de Santarém promove Evocação a Carlos Paredes
O CCRS - Centro Cultural Regional de Santarém promove uma Evocação a Carlos Paredes, com participação de Luísa Amaro e Gonçalo Lopes na Guitarra portuguesa e a colaboração de Ricardo Gama, Hugo Martinho e João Limeiro, do Conservatório de Música de Santarém. A sessão terá lugar no dia 8 de outubro (quinta-feira), às 21h30, no Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em São Martinho do Porto
GNR faz buscas domiciliárias em Torres Vedras e detém homem por furtos a residências
Na manhã do dia 30 de setembro de 2015, no concelho de Torres Vedras, o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, realizou várias buscas domiciliárias, tendo detido um indivíduo e identificado outros quatro, por se encontrarem indiciados pela prática de crimes de furto em interior de residências. Esta ação resulta de uma investigação delegada nesta Guarda, iniciada há cerca de um ano, onde foi possível apurar que a suspeita da autoria de um ilícito executado em S. Martinho do Porto - Alcobaça, recaia sobre um grupo de indivíduos que se dedicavam à prática de crimes de furto em interior de residências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campeonato do Mundo de Surf
Município de Peniche desenvolve em parceria ações de sustentabilidade ambiental
A organização não-governamental de ambiente COGE3, apoiada pelo Município de Peniche, estará presente durante o Moche Rip Curl Pro Portugal 2015, que decorre entre 20 e 31 de outubro, atuando no domínio da sensibilização ambiental através de palestras, na praia dos Supertubos. A par disso, estarão todas as manhãs a recolher microplásticos nas diversas praias do Município de Peniche, onde o público também poderá participar. No Centro de Alto Rendimento e no stand do Município de Peniche, na Praia dos Supertubos, estarão expostas diversas fotografias tiradas pela organização, relacionadas com a atividades de limpeza de praias em Espanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa CA Nota 20 mantém-se este ano lectivo
Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça premeia desempenho escolar
O Crédito Agrícola de Alcobaça distinguiu três alunas, entre o 9.º e o 11.º ano, pelo desempenho escolar alcançado no ano letivo 2014/2015 e anuncia a continuidade do programa CA Nota 20 para este ano letivo. A nível nacional estão a ser premiados 120 alunos pelos bons resultados escolares, num montante total de 25 mil euros. O programa CA Nota 20 atribuiu aos 20 melhores alunos de cada ano escolar, desde o 3º Ciclo ao ensino secundário e clientes do Crédito Agrícola, prémios monetários com valores entre os €100 e os €1.000.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento aproximado de 145 mil euros
OesteCIM entrega equipamento a associações de bombeiros voluntários da Região Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM procedeu, no dia 15 de outubro, à entrega dos Fatos (Casacos e Calças) aos Bombeiros Voluntários da Região Oeste, encontrando-se em fase de conclusão o compromisso assumido pelos Municípios da Região Oeste, de equipar 50% do Quadro de Ativos e Quadro de Comando das Corporações de Bombeiros da Região Oeste, com capacetes, cogulas, luvas, fatos e botas, tendo sido admitido, posteriormente, no âmbito desse quadro, um ajustamento às necessidades de cada corporação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na peça "Universo Branco"
Teatrinho de Santarém promove aos domingos encontros com extraterrestres
O Teatrinho de Santarém apresentará no Fórum Actor Mário Viegas, aos domingos, nos dias 1, 8 e 15 de Novembro, pelas 16h, o seu novo espetáculo "Universo Branco", preferencialmente destinado à infância. A viagem de uma nave espacial enviada da Terra com seres humanos, tem como destino um planeta branco, algures num universo longínquo. O encontro com extraterrestres é amistoso e até divertido, resultando uma aceitação mútua das diferenças de comportamento, numa partilha de saberes que a todos valoriza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Data: 6 NOVEMBRO (sexta-feira – Feriado Municipal)
Cineteatro Municipal de Rio Maior recebe Exposição de Fotografia de Maria Schiappa
O Município de Rio Maior continua a promover o projeto cultural “A Arte Está Aqui”, que tem como princípio a divulgação de artistas e respetivas obras, através da realização de exposições. Neste âmbito será inaugurada no dia 6 de novembro às 21H00, no Cineteatro Municipal, uma exposição de fotografia, da autoria da artista Maria Schiappa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a aquisição de 20 computadores
Câmara da Nazaré renova o Parque Informático nas Escolas do 1º Ciclo
A Câmara da Nazaré procedeu à substituição de grande parte do equipamento informático nos estabelecimentos de ensino básico do concelho, durante o mês de outubro. Foram adquiridos 20 computadores destinados a substituir equipamentos desatualizados, para as salas do 1.º ciclo e do pré-escolar (Jardim de Infância do Bairro dos Pescadores). Com a aquisição de 20 computadores. As escolas do 1º ciclo do concelho possuem, a partir de agora, de um parque informático renovado e atualizado, bem como qualidade do acesso às tecnologias de informação e comunicação, indispensáveis no ensino de hoje.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença dos presidentes das Câmaras de Mafra, Sobral de Monte Agraço e de Torres Vedras
Dia Nacional das Linhas de Torres comemorado no Convento de Mafra
No dia 20 de outubro comemorou-se, pela primeira vez, o recém-criado Dia Nacional das Linhas de Torres. A cerimónia comemorativa decorreu na Sala dos Atos Académicos do Convento de Mafra e teve início com um concerto do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica do Exército, procedido da intervenção presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, que salientou todo o trabalho que tem sido realizado para a salvaguarda, recuperação e divulgação das Linhas de Torres pelos seis municípios da Rota Histórica das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), com a colaboração do Exército Português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 de outubro a 8 de novembro
Grupo Desportivo “Os Nazarenos” comemora 91 anos com exposição
De 17 de outubro a 8 de novembro, o Centro Cultural da Nazaré (edifício da antiga lota) recebe a exposição comemorativa dos 91 anos de existência do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”. A exposição sobre os alvinegros pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30; e aos sábados, das 15h00 às 18h00. Encerra ao domingo. Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar e Ourém
Zona de Intervenção florestal de Seiça vai ter melhores condições de defesa contra incêndios
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Tomar deu um parecer positivo à integração de mais áreas de mosaicos de parcelas de gestão de combustível, no planeamento das ações referentes ao 1.º eixo estratégico do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o período 2013-2017. A reunião incidiu na Zona de Intervenção florestal (ZIF) de Seiça, que integra a freguesia da Sabacheira, para além de Seiça, Alburitel e Piedade (todas do concelho de Ourém).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Artistas André Banha e Orlando Franco criam novas leituras de espaço no Convento de Cristo
O Convento de Cristo, em Tomar, vai acolher entre os dias 17 de outubro e 31 de dezembro, a exposição “Caixa - considerações sobre o lugar”, da dupla de artistas André Banha e Orlando Franco, com curadoria de Catarina da Ponte. Esta mostra surge no âmbito do ciclo de exposições de Arte Contemporânea, coproduzidas pelo Projecto Travessa da Ermida, em Belém, e pelo Convento Cristo, em Tomar, que visa levar a Arte Contemporânea a este emblemático monumento da história de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patrono da Biblioteca vai ser homenageado
José Luís Peixoto e Quintino Aires associam-se ao 18º aniversário da Biblioteca de Tomar
A Biblioteca Municipal de Tomar vai abrir-se ainda mais à comunidade no próximo mês de novembro, a propósito da comemoração do 18º aniversário em edifício criado de raiz. A ocasião servirá também para homenagear António Cartaxo da Fonseca, patrono daquela casa que enriqueceu com a doação de mais de cinquenta mil livros, muitos dos quais preciosidades da vida literária portuguesa. O escritor José Luís Peixoto e o sexólogo Quintino Aires são duas das figuras mais conhecidas que irão passar pela Biblioteca de Tomar ao longo do próximo mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Museu da Cerâmica inaugura exposição CENCAL 2014/15 – Cerâmica e Vidro
A inauguração da Exposição CENCAL 2014/15 Cerâmica e Vidro realiza-se no dia 8 de outubro, pelas 17 horas, na sala de exposições temporárias do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha, que reúne trabalhos dos formandos realizados em cerâmica e vidro durante este período. Esta exposição constitui uma mostra do trabalho realizado ao longo de um ano de atividades nas instalações do CENCAL das Caldas da Rainha, Marinha Grande e Alcobaça, nas áreas de especialização do CENCAL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Monges, cavaleiros e reis iniciam hoje descoberta dos Mosteiros Património Mundial
O projeto "Era uma vez… monges, cavaleiros e reis à descoberta dos Mosteiros Património Mundial do Centro” arranca dia 8 de outubro, em Alcobaça. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Municípios de Alcobaça, Tomar e Batalha que consiste numa visita temática no Mosteiro de Alcobaça, ao Convento de Cristo e ao Mosteiro da Batalha. Inspirados pelo imaginário da Idade Média, os alunos do 4.º ano dos concelhos envolvidos terão a oportunidade de descobrir os três Monumentos - Património Mundial da Humanidade da Região Centro e participar em ateliers alusivos às personagens emblemáticas de cada monumento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escola Superior de Saúde de Leiria lança livro
e apresenta pós-graduação em Terapia da Mão
“Talas e dispositivos de compensação na reeducação do membro superior” é o tema do novo livro da autoria de António Duarte, João Paulo Torres, docentes da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSL) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), e Marco Mendonça e Stephanie Rodrigues, recém-licenciados do curso de Terapia Ocupacional da ESSL, que será lançado no dia 9 de outubro, às 19h, na Biblioteca José Saramago, em Leiria. A nova obra conta com a parceria da editora Papa-Letras e da Escola ESSL, que realiza no mesmo evento a sessão de abertura da primeira edição da pós-graduação em Terapia da Mão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação pública decorre hoje
Universidade da Terceira Idade da Azambuja abre as portas no dia 12 de outubro
A UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja já nasceu e terá a sua apresentação pública hoje, dia 9 de outubro, pelas 16h00, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, em Azambuja. A sessão contará com as presenças do presidente da autarquia, Luís de Sousa, do provedor da Santa Casa da Misericórdia local, Manuel Ferreira, e do presidente da Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), Luís Jacob. Este projeto começou a ganhar forma com a parceria entre o Município e a Misericórdia de Azambuja, e a sua concretização é o culminar de um ano de trabalho de uma equipa técnica multidisciplinar das duas entidades. A adesão à iniciativa superou todas as expectativas e são já mais de centena e meia os seniores (com mais de 50 anos) inscritos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental
Portugal é dos países mais ansiosos da Europa: 16,5 % dos portugueses sofrem de ansiedade
A ansiedade é a doença mental mais prevalente na população portuguesa, afetando 16,5 por cento das pessoas, segundo um estudo epidemiológico nacional realizado em 2013 pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de uma reação normal do nosso organismo, ativada em situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Apesar de natural, deve ser uma situação passageira. Quando a ansiedade se torna crónica passa a ser considerada uma doença mental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo dia 18 de Outubro
Fundação Inatel apresenta ópera 'Dido e Eneias' na Igreja Matriz da Golegã
Fundação Inatel apresenta ópera “Dido e Eneias” na Igreja Matriz da Golegã A apresentação pública da ópera “Dido e Eneias”, de Henry Purcell, terá lugar na Igreja Matriz da Golegã, pelas 16h do domingo dia 18 de Outubro. Iniciativa de entrada livre. A Fundação INATEL tem como fins principais a promoção das melhores condições para a ocupação dos tempos livres, desenvolvendo um conjunto de atividades de entre as quais se salientam o apoio e a promoção da criação e fruição cultural, bem como da prática da atividade física e desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
João Antunes apresenta no Hospital Santo André livro "Estórias de um Missionário"
A Folheto Edições promove a apresentação do livro "Estórias de um Missionário", da autoria de João Antunes, no dia 15 de outubro, do corrente mês de outubro, às 12 horas, no auditório do Centro Hospitalar de Leiria (Hospital de Santo André). No livro o autor pretende relatar a sua experiência adquirida em duas idas a Moçambique como missionário leigo voluntário. O produto da venda reverte a 100% para a Conferência de S. Vicente de Paulo dos Marrazes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moçambique
Câmara de Leiria recebe presidente
do município de Nampula
A Câmara de Leiria recebeu esta quinta-feira, 8 de outubro, o presidente do município de Nampula. O autarca de Nampula encontra-se na região de Leiria até domingo, uma presença que se justifica sobretudo pelo objetivo de captação de investimento, estando prevista a visita a diversas instituições e a espaços culturais do concelho. O presidente da autarquia, Raul Castro, e os vereadores reuniram com Mahamudo Amurane, tendo abordado áreas como a Educação, Obras Municipais e Modernização Administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
30.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos decorre até domingo
A 30.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos, em Torres Novas, decorre na praça 5 de outubro, em pleno coração da cidade, de 8 a 11 de outubro e terá entrada gratuita. O certame, a que se junta a 24.ª edição da Feira Internacional dos Frutos Secos e a 13.ª Feira do Figo Preto, produto de identidade local com vários anos de tradição no concelho de Torres Novas, tem como objetivo principal dinamizar e dignificar o setor dos frutos secos e passados, a preservação dos saberes e sabores associados aos frutos secos, com principal destaque para a tradição, cultura e património torrejanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante 12 meses
Massimo Esposito promove em Constância ateliê de pintura e desenho
Constância foi o local escolhido por Massimo Esposito para ministrar um ateliê de pintura e desenho, com a duração de 12 meses e com o objetivo de aproximar a população à arte, potenciando a criação artística dentro da comunidade, conferindo ao município uma maior visibilidade ao nível cultural. Massimo Esposito é pintor, retratista, artista gráfico, pintor de azulejos, entre outras atividades artísticas que atualmente desenvolve, conta com cerca de 20 anos de experiência no ensino da arte e com um trabalho reconhecido em Itália, Brasil e Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
A eleição das meias vitórias
Mário Lopes
OPINIÃO
Tromboembolismo venoso afeta dez milhões em todo o mundo
Drª Celeste Dias
Luaty Beirão
Henrique Neto
“Disciplinados”, os Portugueses foram votar
Joaquim Vitorino
Posição sobre as taxas do Imposto Municipal de Imóveis para 2016 no concelho de Alcobaça
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o