Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 171 Director: Mário Lopes Quarta, 19 de Junho de 2019
Em causa a gestão do litoral e do ordenamento da orla costeira
Secretário de Estado do Ambiente visita praias do concelho da Lourinhã
O secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, desloca-se esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, ao concelho da Lourinhã para uma visita de trabalho com representantes do Município, que visa questões relacionadas com a gestão do litoral e do ordenamento da orla costeira. Agendado para as 14h45, o périplo contempla seis praias da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e da Freguesia de Ribamar: Paimogo, Paia da Areia Branca, Peralta, Porto das Barcas, Porto Dinheiro e Valmitão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Administração atribui ganhos de produtividade ao funcionamento integrado dos Hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras
Centro Hospitalar do Oeste anuncia aumento de consultas e cirurgias em 2014
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registou, em 2014, um importante aumento da atividade assistencial relativamente ao ano anterior. Os dados já apurados relativamente aos 12 meses do ano anterior demonstram um aumento de 6.101 consultas externas realizadas (mais 4,6%) e um aumento de 224 nas cirurgias realizadas (mais 4%), comparativamente com o ano de 2013. Estes resultados são decorrentes da estratégia de gestão que tem sido levada a cabo nas unidades hospitalares do CHO, após a criação do Centro Hospitalar e que resultou da fusão dos antigos Centro Hospitalar do Oeste Norte e Centro Hospitalar de Torres Vedras, em 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de Leiria volta a desmentir alegado pagamento de “luvas” a José Sócrates
Grupo Lena garante só ter pago serviços técnicos a empresas de Carlos Santos Silva
O Grupo Lena emitiu esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, um comunicado, em que contesta “as notícias que vêm sendo sucessivamente publicadas, com informações falsas e situações que ainda estão em investigação apontadas como factos comprovados", que lhe imputam "crimes e práticas contrárias à lei”, relativamente a um alegado pagamento de “luvas” ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, pelo que decidiu prestar esclarecimentos, com vista a defender o seu bom nome e reputação. Entre 2005 e 2010, o Grupo Lena admite ter pago mais de três milhões de euros a José Santos Silva, amigo de Sócrates, mas apenas por serviços técnicos prestados pelas suas empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemoração dos trinta anos de carreira do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca
Companhia de Dança de Almada leva trilogia "Muito Chão" ao Cine-Teatro de Alcobaça
A Companhia de Dança de Almada apresenta, no dia 7 de fevereiro, sábado, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D'oliva Monteiro, o espetáculo "Muito Chão". "Muito Chão" encerra a trilogia de comemoração dos trinta anos de carreira do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca. Dela fazem parte as peças "Edzer" (África), "Casa do Rio" (Portugal) e por fim, "Muito Chão" (Índia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Dezembro
Nazaré gera mais notícias internacionais
do que Lisboa
De acordo com a empresa Cision, em Dezembro, a vila da Nazaré foi a localidade portuguesa que gerou mais notícias nos “media” internacionais. A Nazaré foi mencionada em 327 artigos sobre o Surf nas praias da vila, em meios de comunicação de países como a Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Polónia e Reino Unido. No mesmo período foram encontradas 258 referências à cidade de Lisboa no âmbito turístico, o que ajuda a perceber a dimensão deste fenómeno. As ondas da Nazaré fizeram-se sentir em mais de três dezenas de órgãos de comunicação social internacionais de grande circulação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo PS quer governação de proximidade
Câmara de Leiria inicia em Amor reuniões
de trabalho nas 18 freguesias do concelho
A Câmara de Leiria iniciou na quinta-feira, 8 de janeiro, em Amor, uma série de reuniões de trabalho intituladas de “Um concelho, 18 freguesias”, com o intuito de reforçar a proximidade com os eleitos autárquicos, monitorizar obras e discutir soluções futuras para cada um dos territórios. As reuniões de trabalho, nas quais marcam presença os vereadores com pelouro e o presidente do município de Leiria, têm uma periodicidade quinzenal e as freguesias vão ser percorridas por ordem alfabética.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com base na sua tese de doutoramento
António Valério Maduro apresentou livro
“Cister em Alcobaça”
António Valério Maduro apresentou, no dia 17 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu livro Cister em Alcobaça –Território, Economia e Sociedade (séculos XVIII-XX), que constitui uma síntese da sua tese de doutoramento concluída em 2007 na Universidade de Coimbra. Uma obra que Rui Rasquilho, ex-diretor e presidente da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, considerou “um primor de investigação, transcrita numa prosa escorreita e límpida”, o que muitas vezes não acontece em obras académicas. O historiador defendeu que esta obra pode ser considerada a continuação dos trabalhos de historiografia rural do Prof. Joaquim Vieira Natividade (1899-1969).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Macedo congratula-se pelo “trabalho de reconhecida qualidade” do CHL
Ministro da Saúde atribui Medalha de Ouro por Serviços Distintos a Centro Hospitalar de Leiria
«Temos grandes profissionais de saúde que mostram disponibilidade para ultrapassar as dificuldades, e dão saúde a quem está doente», destacou Paulo Macedo, ministro da Saúde, ao atribuir a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, ao Centro Hospitalar de Leiria, como prova de reconhecimento dos serviços relevantes prestados à Saúde Pública. O anúncio foi feito quarta-feira, dia 20 de janeiro, no final da sessão solene no auditório do Hospital de Santo André, que juntou profissionais de saúde e colaboradores do CHL, e personalidades de diversas entidades da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela revista Lux
Alcobacenses Paula Alves e Teresa Almeida nomeadas para Personalidade do Ano
As alcobacenses Paula Alves, gerente da Pastelaria Alcôa, e Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard estão nomeadas pela Revista Lux para a categoria de “Personalidade Feminina” de 2014, nas categorias de Negócios e Desporto, respetivamente. Paula Alves destacou-se ao vencer o prémio de Melhor Pastel de Nata, no Festival Peixe, em Lisboa, tendo anunciado recentemente a abertura de uma nova pastelaria, na antiga Casa da Sorte, no Chiado, em Lisboa. Por sua vez, Teresa Almeida alcançou em dezembro o título de campeã mundial de bodyboard, no Chile, tornando-se na segunda portuguesa a conseguir o feito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 4,8 milhões de euros
Governo aprova apoio financeiro transitório
de urgência à Câmara Municipal do Cartaxo
A Câmara Municipal do Cartaxo viu publicado, no dia 6 de janeiro, em Diário da República, o Despacho que aprova um apoio financeiro transitório de urgência (ATU) no valor de 4,8 milhões de euros, sob a forma de empréstimo da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF). O FTU destina-se a municípios que se encontrem em situação de rutura financeira. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, explicou que o ATU "destina-se exclusivamente ao pagamento de salários, a garantir a prestação de serviços públicos essenciais e ao cumprimento do serviço da dívida".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Turismo do Centro apresenta nova marca tendo a diversidade como atrativo turístico
A Entidade Regional Turismo do Centro anunciou no dia 30 de janeiro, em reunião extraordinária da Assembleia Geral, realizada no Cine-Teatro de Alcobaça, a criação de uma nova marca. A mesma será apresentada oficialmente na Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 25 de fevereiro, numa cerimónia presidida pelo ministro Miguel Poiares Maduro. Em declarações aos jornalistas, Pedro Machado adiantou que “esta marca é o resultado da história da identidade de uma região de 100 municípios, mais contemporânea, mais sofisticada e mais apelativa, que permite que todos os produtos, todas as marcas e que tudo o que as regiões têm de melhor possa ser apresentado e comunicado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro da Batalha é o segundo mais visitado do País
Mosteiros da Batalha e Alcobaça e Convento de Cristo aumentam nº de visitantes em 2014
O Mosteiro da Batalha foi o segundo monumento mais visitado do País em 2014 e o primeiro da região com 300.565 visitas, seguindo-se o Convento de Cristo em Tomar com 209.294 e o Mosteiro de Alcobaça com 187.499 visitantes. A exemplo do resto do País, os monumentos da região tiraram partido do bom ano turístico e registaram um aumento do número de visitantes, com destaque para o Convento de Cristo, em Tomar, com mais 18 mil visitantes (9,4%) do que em 2013. Também o Mosteiro da Batalha registou um aumento de mais de 16 mil entradas (5,6%) comparativamente a 2013, assim como o Mosteiro de Alcobaça, que registou em 2014 quase mais 11 mil visitantes (6,2%) que em 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministro da Saúde visitou unidade hospitalar de Leiria
Urgências no Hospital de Santo André têm tempo médio de espera de 1h20
O ministro da Saúde visitou, no dia 20 de janeiro, o Hospital de Santo André, em Leiria, e reconheceu que o problema do grande afluxo de doentes ao serviço de urgência dos hospitais e consequente alargamento dos temos de espera é um problema de difícil resolução, mas garante que o Governo está a adotar medidas excecionais para ultrapassar a falta de médicos, nomeadamente, o alargamento do horário dos centros de saúde e a contratação de médicos reformados. Também o Hospital de Santo André tem adotado medidas excecionais para resolver o problema das urgências, tendo conseguido, no último mês, um tempo médio de espera de 1h20.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Música, Dança e Teatro no centro do programa que também abre portas às artes plásticas e ao cinema
Centro Cultural do Cartaxo apresenta programa para o trimestre
A exposição coletiva – Lisboa 13.2 NE 1/500000 –, que tem inauguração marcada para o dia 24 de janeiro, às 21h30, abre o programa do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) para os próximos três meses. José Raposo Convida e Cartaxo Sessions continuam a marcar a programação do CCC. A primeira rúbrica decorre todos os últimos domingos de cada mês – 25 de janeiro, 22 de fevereiro e 29 de março – às 21h30, enquanto as Sessions vão marcar o mês de fevereiro com as bandas Asimov e Qwentin, a ocupar o palco do CCC no dia 21, a partir das 22h00.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a exclusão do Turismo do Centro da promoção de Portugal na revista Monocle
Alcina Gonçalves responde à indignação dos autarcas do Oeste: agora é tarde, Inês é morta!
A ex-vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça e atual empresária na área do turismo Alcina Gonçalves reagiu às noticias que deram conta da indignação de alguns autarcas do Oeste sobre a não inclusão da Região Centro do País e consequentemente da Região Oeste numa publicação internacional sobre Turismo, a Monocle, com publicidade paga pelo Turismo de Portugal. Sócia da empresa Lux Invicta – Turismo, Cultura e Património, admite que o Turismo do Centro tem razão em estar indignado, mas, “quanto aos autarcas do Oeste, é demasiado tarde para indignação. Deviam ter-se indignado antes da publicação da Lei 33/2013 que estabelece um novo regime jurídico para as regiões de Turismo, lei esta que coloca o Oeste no Centro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha contesta revogação da Quinta da Várzea como imóvel de interesse público
DGPC quer desclassificar um dos últimos solares da Região Centro
O Município da Batalha dirigiu à Direção Regional de Cultura do Centro uma contestação relativa à proposta de revogação do despacho de homologação como Imóvel de Interesse Público da Casa e Capela de São Gonçalo, na Quinta da Várzea, localizada na freguesia da Batalha e propriedade do Seminário Diocesano de Leiria. A posição do Município decorre da publicação, em Diário da República, do Aviso nr. 293/2014, e que sob proposta do Conselho Nacional de Cultura, da Direção Geral do Património Cultural, é proposta a revogação da classificação quer da casa e da Capela de São Gonçalo, localizadas na Quinta da Várzea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Rui Sena apresenta programação de janeiro
a março do Teatro Virgínia
O novo diretor artístico do Teatro Virgínia, Rui Sena, apresentou, no dia 6 de janeiro, em conferência de imprensa, a programação da nova temporada Janeiro a Março de 2015. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do vice-presidente, Luís Silva, e da vereadora da Cultura, Elvira Sequeira. Rui sena reafirma algumas das linhas a que se comprometeu, tais como dar continuidade à programação de qualidade que o Teatro generalizou na cidade de Torres Novas e na região, que o tornou uma referência a nível nacional, e anuncia que os espetáculos irão refletir uma diversidade que assenta também num equilíbrio entre as diferentes disciplinas artísticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programador júnior
Parque Tecnológico de Óbidos arranca com novo curso que promete emprego em 3 meses
Após o sucesso da última edição, o Parque Tecnológico de Óbidos e a Alphappl lançam um novo programa de formação "Be a Developer", destinado a recém-licenciados, estudantes do 12º ano, desempregados, ou a quem pretende requalificar as suas competências e ingressar no mercado de trabalho na área das novas tecnologias, como programador júnior, após 3 meses de formação. Passado apenas um mês do término da formação, dos 13 "recrutas" que participaram na primeira edição, 6 estão já empregados e 7 estão em fase de recrutamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha aceita mas impõe condições
Peniche, Nazaré e Arruda dos Vinhos recusam integrar mega empresa de água e saneamento
O ministro do Ambiente e Ordenamento do Território pediu um parecer fundamentado sobre a proposta de decreto-lei de criação do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, mas a maioria das autarquias da região ainda não respondeu. Contudo, três autarquias - Peniche, Nazaré e Arruda dos Vinhos - já se pronunciaram contra esta mega fusão, que junta quase uma centena de municípios, que se estendem de Foz Coa a Reguengos de Monsaraz, entre o Douro e o Guadiana. Caldas da Rainha foi o único município da região até agora a pronunciar-se favoravelmente à proposta do Governo, mas impõe condições.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração do monumento ao Carnaval vai ter lugar no dia 24
Carnaval de Torres Vedras dedicado ao amor
A inauguração do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras 2015 vai ter lugar no dia 24 de janeiro, sábado, às 17h00, na Praça da República. Esta ação, que marca o arranque do “Carnaval mais português de Portugal”, contará com a presença de representantes da Real Confraria do Carnaval, Ministros e Matrafonas, Fidalgos, Marias Cachuchas, Lumbias, Ribombar e Cabeçudos.O Carnaval de Torres Vedras 2015 tem como tema “O Amor” e decorrerá de 13 a 18 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos da EB1 Templários também colaboram
Município e Junta Urbana de Tomar recuperam Pinhal de Santa Bárbara
O Pinhal de Santa Bárbara, situado numa das colinas sobranceiras à cidade de Tomar, ao lado da Mata dos Sete Montes, vai ser recuperado com vista ao seu usufruto por parte da população local e dos turistas que visitam a cidade. Pouco conhecido, o espaço, que fica a caminho dos pavilhões da FAI, tem um encanto muito próprio, com um parque de merendas de onde se usufrui de uma vista fabulosa sobre a cidade. Assim, teve já início uma intervenção a duas fases, coordenada entre a Junta Urbana e o Município, que é o proprietário do Pinhal, com a desobstrução da sua entrada e caminhos, trabalho realizado pela Junta Urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Folia e Algazarra” tem como tema a Amazónia
Câmara de Alcobaça ignora polémicas e volta a celebrar Carnaval na tenda do Rossio
A “Folia & Algazarra” vai regressar, de 12 a 18 de fevereiro, à tenda gigante instalada na Praça 25 de Abril, em Alcobaça. Estão assim desfeitas as dúvidas sobre a animação do Carnaval no concelho de Alcobaça, uma vez que o município ponderou adotar este ano outro modelo. No entanto devido “às consequências muito boas do ponto de vista económico para Alcobaça”, a cidade vai voltar a ter animação por altura do Carnaval, que este ano será dedicada à “Amazónia”. O programa de animação prevê desfiles de Carnaval das crianças, dos idosos e a animação com Dj’s pela noite dentro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benjamin Sanchis destrona McNamara e entra no Livro de Recordes do Guinness
Surfista francês surfa onda de 33 m na Nazaré e bate recorde de 2011 de Garrett McNamara
O francês Benjamin Sanchis é o primeiro surfista do mundo a surfar uma onda gigante de 33 metros, entrando assim diretamente para o Livro de Recordes do Guinness. A façanha do atleta francês teve lugar no dia 11 de dezembro, na Praia do Norte, na Nazaré, dado serem esperadas ondas gigantes neste dia, que atraíram surfistas de todo o mundo. A Praia do Norte continua assim a ser considerada a melhor praia de ondas gigantes do mundo, graças ao efeito do Canhão da Nazaré. Sanchis ultrapassou o feito conquistado por Garrett McNamara em 2011 na mesma praia, quando surfou uma onda de 30 metros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais almoça com empresários no dia 4 de fevereiro
Paulo Núncio apresenta em Leiria novidades fiscais do Orçamento de Estado 2015
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai receber no dia 4 de fevereiro (quarta-feira), o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, num almoço-debate com empresários, que decorrerá pelas 13h00, no Edifício NERLEI. Paulo Núncio vem falar sobre as novidades do Orçamento do Estado de 2015 nomeadamente da Reforma do IRS, temática que afeta todos os cidadãos, sobretudo as suas decisões de consumo e por essa via também a atividade empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 31 de janeiro
Marcelo Rebelo de Sousa participa no jantar comemorativo dos 40 anos do PSD de Alenquer
A comissão politica do PSD Alenquer promove um jantar comemorativo dos 40 anos da Fundação do PPD/PSD, no dia 31 de Janeiro (sábado) pelas 20 horas, na Quinta do Canavial, em Alenquer, com a presença do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do Partido Social Democrata, atual comentador político da TVI e potencial candidato à Presidência da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inês Silva e Rui Morais apresentaram a programação de janeiro a abril
Câmara e Cine-Teatro de Alcobaça apostam na captação de novos públicos
A programação principal para os primeiros quatro meses do ano do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro foi apresentada no dia 26 de janeiro, pela vereadora da Cultura do Município de Alcobaça, Inês Silva e pelo programador Rui Morais. Inês Silva revelou que pretende “articular a Cultura com outras áreas da Câmara”, chegando a novos públicos e com preços mais acessíveis. Dead Combo, companhia de Dança de Almada, Jigsaw e Pedro e os Lobos, Rão Kyao, D.A.M.A., Carminho, entre outros, sobem ao palco da principal sala de espetáculos de Alcobaça durante os meses de janeiro a abril de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara adere ao Programa Aproximar da Agência para a Modernização Administrativa
Cartaxo, Pontével e Vale da Pedra vão ter postos de atendimento ao cidadão
Cartaxo, Pontével e Vale da Pedra vão ter postos de atendimento ao cidadão que permitirão o acesso digital e especializado a inúmeros serviços da Administração Pública. Os novos Espaços do Cidadão serão instalados nas sedes das respetivas juntas de freguesia e resultam do protocolo que a Câmara Municipal assinou com a Agência para a Modernização Administrativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira pós-graduação em Informática de Segurança e Computação Forense
Politécnico de Leiria e Escola da PJ criam curso para combater crime informático
Informática de Segurança e Computação Forense é a aposta mais recente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), um curso de pós-graduação que tem como destinatários as forças de segurança e investigação nacionais para o combate ao crime baseado em tecnologias de informação e comunicação. Este curso, ministrado por um grupo de docentes especializados, será apresentada em Loures no dia 9 de janeiro, às 11h, na Escola da Polícia Judiciária, parceira do novo curso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Está confirmado
Este ano também vai haver Festival Bons Sons
Em 2015 vai haver Bons Sons, Festival que passa assim a ter uma periodicidade anual, foi anunciado no dia 11 de janeiro, no âmbito do Dia Aberto promovido pelo Sport Clube Operário de Cem Soldos (SCOCS) para comemorar o seu 33º aniversário, e que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas. O Festival decorrerá entre os dias 13 e 16 de Agosto naquela aldeia do concelho de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto pioneiro
Escola Profissional da Nazaré inicia formação especializada para o mercado brasileiro
A Escola Profissional da Nazaré assinou um protocolo de cooperação com a empresa Club do RH Networking Corporativo, sediada no Brasil. O objetivo desta formação, que será realizada nas instalações da EPNazaré, é qualificar e certificar empresários e profissionais de hotelaria, turismo e eventos do mercado brasileiro, que terão ainda a oportunidade de conhecer a Nazaré, enquanto produto e destino turístico. Esta iniciativa, para este público-alvo específico, assenta num projeto exclusivo e pioneiro, em parceria com o Club do RH Networking Corporativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de Passos Coelho não ter ouvido o pedido da autarquia para conceder tolerância de ponto
Presidente da República e primeiro-ministro convidados para o Carnaval de Torres Vedras
O Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, convidou o Presidente da República, Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, bem como todos os presidentes de câmara da Área Metropolitana de Lisboa (composta por 18 concelhos) a estarem presentes nos festejos do Carnaval de Torres Vedras. Recorde-se que todos os concelhos que integram a AML, bem como o Município de Torres Vedras, atribuíram tolerância de ponto aos seus funcionários, ao contrário do decidido pelo Governo. O Carnaval “mais português de Portugal” decorrerá de 13 a 18 de fevereiro de 2015 com o tema “O Amor”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Odete João, João Paulo Pedrosa e Jorge Gonçalves fazem um balanço “francamente negativo” dos dois anos de criação do Centro Hospitalar do Oeste
PS questiona Governo sobre atendimento nas urgências dos Hospitais de Alcobaça e Caldas
O Partido Socialista (PS) questionou esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, o Governo sobre as medidas que pretende tomar para suprir as carências do Hospital das Caldas da Rainha e Alcobaça, cujas condições de atendimento os deputados consideram ter-se agravado na época de Natal. Que medidas pretende o Ministério da Saúde tomar “para suprir as carências observadas [no Hospital das Caldas da Rainha e e Alcobaça] ” é o que pretendem saber os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Leiria, que esta sexta-feira questionaram o Governo sobre o agravamento das condições de atendimento aos doentes daquelas unidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Horário mais alargado permite um acompanhamento mais próximo do utente
Centro Hospitalar de Leiria apresenta novo espaço da Unidade de Dor
A Unidor – Unidade de Dor do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem um novo espaço para acompanhar os seus utentes, num horário mais alargado, entre as 8h30 e as 17h00. As instalações, localizadas no Hospital de Santo André (HSA), incluem três gabinetes médicos e de enfermagem, para realização de consultas de dor, tratamentos e técnicas terapêuticas, uma zona de espera dos utentes, e ainda um laboratório de Musicoterapia, que será brevemente dinamizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade permitirá colmatar a atual falta de resposta
Centro Hospitalar de Leiria cria em Alcobaça
a 1ª unidade de cuidados paliativos da região
O Centro Hospitalar de Leiria foi recentemente autorizado pelo ministro da Saúde a criar e desenvolver uma unidade de internamento de cuidados paliativos. Esta unidade, que ainda está em fase de estudo, irá funcionar no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, e permitirá colmatar uma grave falta de resposta na região ao nível dos cuidados paliativos. Recorde-se que o distrito de Leiria não dispõe de qualquer cama de internamento no âmbito dos cuidados paliativos e possui um elevado índice de envelhecimento da sua população – o segundo mais alto a nível nacional, a seguir ao Alentejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministério da Educação ainda não pagou as atividades extracurriculares
Alunos do distrito de Santarém sem aulas devido à falta de pagamento aos professores
Há alunos do distrito de Santarém que já deixaram de ter atividades extracurriculares porque o Ministério da Educação não está a transferir para os agrupamentos escolares as verbas necessárias para efetuar o pagamento dos salários ao professores. A situação arrasta-se desde o início do ano letivo. Na sequência destas informações veiculadas na imprensa regional, os deputados do PS enviaram um conjunto de perguntas ao Ministro da Educação para que a situação seja esclarecida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trânsito vai ser interrompido no local durante duas horas para carga e descarga
Exposição do Grupo Iberomoldes mostra modelo de carruagem à escala real
A Câmara Municipal da Marinha Grande irá proceder a uma interrupção de trânsito no troço na Rua Bernardino José Gomes, junto à Praça Guilherme Stephens, no próximo dia 2 de fevereiro (segunda-feira), entre as 15h00 e as 17h00, para descarga do modelo de uma carruagem de comboio em tamanho real. No dia 02 de março, entre as 10h00 e as 12h00, ocorrerá novo corte de trânsito, para recolha do protótipo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para a construção de equipamentos sociais
Câmara Municipal de Peniche apoia IPSS
com quase 1,3 milhões de euros
A Câmara Municipal de Peniche procedeu, no dia 4 de fevereiro, à assinatura de protocolos para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, para a construção de equipamentos sociais. São 5 projetos apoiados para 4 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sediadas no concelho, como forma de comparticipar a construção de equipamentos sociais que estão a ser desenvolvidos no Concelho de Peniche. Estes subsídios, que ascendem ao montante global de 1.267.310,72 €, destinam-se a apoiar a construção de 3 lares de Idosos, 1 creche e 1 lar residencial de apoio a pessoas com deficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Máximo diário ultrapassou os 10 mil visitantes pela primeira vez
Audiência do Tinta Fresca cresce 10% em 2014
O jornal Tinta Fresca aumentou as audiências durante o ano de 2014, ultrapassando os 2,45 milhões de visitas, mais 9,5% que no ano anterior (2,24 milhões), mantendo assim a tendência de crescimento dos últimos anos. De realçar também o novo máximo de audiência diária alcançado pelo jornal digital dos distritos de Leiria, Santarém e Região Oeste, no dia 8 de dezembro de 2014, com 10.545 visitas. Esta foi a primeira vez que a barreira dos 10 mil visitantes diários foi ultrapassada, consolidando assim o Tinta Fresca como um dos jornais regionais com maior audiência em Portugal.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De curto prazo
Assembleia Municipal da Nazaré aprova empréstimo de 600 mil euros
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na sessão de 30 de dezembro, um empréstimo de curto prazo, com 18 votos a favor do PS, PSD e GCI e MPT, 4 votos contra, da CDU e do movimento Nazaré Viva, e a abstenção do Bloco de Esquerda. O empréstimo no valor de 600 mil euros, visa aliviar a tesouraria da Câmara Municipal, muito pressionada na último ano devido à existência de penhoras quase diárias, devendo o reembolso total, a realizar em prestações mensais, estar concluído dentro de um ano. Espera-se que a entrada em vigor do PAEL - Programa de Apoio à Economia Local, no valor de 20,9 milhões de euros, que aguarda visto do Tribunal de Contas, possa normalizar a situação financeira na autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca dinamarquesa entregou à Arfai & IGM e Jomazé o “Supplier Award”
Empresas de Alcobaça distinguidas
com prémio de melhor fornecedor
Pelo segundo ano consecutivo, a empresa de cerâmica Arfai & IGM recebem o prémio do melhor fornecedor atribuído pela Kähler Design, que visa distinguir o trabalho e o e espírito de compromisso das empresas durante o último ano. A cerimónia de entrega do prémio decorreu dia 20 de Janeiro, nas instalações da Arfai & IGM, na presença de todos os colaboradores e da equipa de compras da marca dinamarquesa de acessórios de decoração. O Prémio foi igualmente atribuído ao parceiro estratégico da Arfai & IGM, a Jomazé. A cooperação estratégica e o forte alinhamento entre ambas as empresas terão sido fundamentais para o cumprimento dos objetivos definidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do 40º aniversário do PPD/PSD
Pinto Balsemão reinaugura sede do PSD
no Cadaval
A Comissão Politica do PSD do Cadaval promove, no dia 16 de Janeiro pelas 21 horas, uma cerimónia de reinauguração da sede Concelhia, com a presença de Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa e fundador do PSD, do deputado Duarte Pacheco e do vice-presidente do PSD, Matos Correia, seguindo-se uma sessão comemorativa do 40º aniversário do PPD/PSD, no auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de Óbidos, Batalha avança com projeto-piloto de descentralização na Educação
SPRC promove concentração frente à Câmara da Batalha contra municipalização da educação
A FENPROF considera que a transferência de competências, de responsabilidades e, mesmo, de tutela, em áreas do serviço público de educação, para as autarquias, tem sido feito “sob o maior secretismo, tendo em conta a gravidade das medidas que algumas câmaras e governo pretendem implementar, fazendo-o disfarçado de um pretenso processo de descentralização, mas que mais não é do que mais desresponsabilização, despedimentos de trabalhadores (entre os quais docentes) e privatização.” Assim, o SPRC/FENPROF irá realizar uma concentração de protesto junto à Câmara Municipal da Batalha, no dia 8 de janeiro (5.ª feira), a partir das 18 h, momento em que fará a entrega de uma petição com a assinatura de 70% dos docentes do concelho, rejeitando a aplicação desta medida neste município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares reuniram com administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo
Deputados do PS do distrito de Santarém acusam Paulo Macedo de querer destruir o SNS
Os deputados eleitos pelo círculo eleitoral do Distrito de Santarém reuniram, no dia 26 de janeiro, com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no âmbito da jornada nacional do Partido Socialista em defesa do Serviço Nacional de Saúde. O encontro foi aproveitado para apurar informação sobre temas que preocupam a bancada parlamentar, nomeadamente os tempos de espera nos serviços de urgências; os tempos de espera pelas primeiras consultas; a lista de espera para cirurgia; a articulação entre cuidados de saúde primários, hospitalares e cuidados continuados; as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o acompanhamento e acesso à medicação pelos doentes crónicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Oriundos do Pinhal de N. S. Nazaré
Câmara Municipal da Nazaré abre hasta pública para alienação de 8 veados
A Câmara Municipal lançou em hasta pública a alienação de 8 veados, de 15 que habitam no cercado do Pinhal de N. S. Nazaré, perto da Praia do Norte, no Sítio. Os animais (sete machos e uma fêmea) vão ser alienados “por o seu número ser demasiado elevado para o habitat onde estão inseridos”. De acordo com o procedimento, o preço mínimo por cada animal é de 150 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de mais de 443 mil euros
Secretário de Estado da Saúde inaugura Extensão de Saúde do Vimeiro
O novo edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro foi inaugurado no dia 5 de fevereiro, pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. A infraestrutura, que se encontra em funcionamento desde julho de 2014, é uma reivindicação do município de Alcobaça e mais um passo na melhoria dos cuidados de saúde de proximidade no concelho de Alcobaça. A obra teve um custo total de 443 mil de euros, com uma comparticipação de 400 mil euros (85%), pelo Programa Mais Centro, e de 71 mil euros (15%), pela ARSLVT. O projeto do edifício é da autoria da arquiteta Elisabete Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Água e Saneamento do Centro Litoral de Portugal
Ourém dá parecer favorável condicionado ao sistema multimunicipal de água e saneamento
A Câmara Municipal de Ourém aprovou por unanimidade um parecer favorável, mas condicionado, à criação do Sistema Multimunicipal de Água e Saneamento do Centro Litoral de Portugal. Esta nova entidade, criada pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, pretende agregar as empresas SimRia, Águas do Mondego e a Simlis (empresa que a autarquia de Ourém já integra).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No antigo Matadouro Municipal
Loja do Cidadão de Santarém é inaugurada
em julho
A Loja do Cidadão vai ser inaugurada em julho. O anúncio é feito, após reunião com vista à sua instalação, entre a Câmara de Santarém, a AMA - Agência para a Modernização Administrativa e as entidades parceiras que vão integrar o espaço: Autoridade Tributária e Aduaneira, Águas de Santarém, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, IPS - Instituto Politécnico de Santarém, NOS, GALP Energia, MEO e Tagusgás.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Câmara do Cartaxo pede autorização para aceder ao fundo transitório de urgência
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, na reunião de dia 19 de janeiro, solicitar autorização à Assembleia Municipal para contrair empréstimo junto da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), até ao valor de 4,8 milhões de euros, que terá uma taxa de juro prevista, correspondente ao custo de financiamento da República Portuguesa para o prazo máximo de 6 anos, acrescido do spread de 0,15%, e será contraído no âmbito de apoio transitório de urgência (ATU), que se destina a municípios em situação de rutura financeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguido do concerto pela Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, no Brasil.
Cartaz da Festa dos Tabuleiros 2015 apresentado na Charola do Convento de Cristo
O cartaz oficial da Festa dos Tabuleiros de 2015 vai ser apresentado na Charola do Convento de Cristo de Tomar, no próximo sábado, dia 17 de janeiro, às 16H00. A Comissão da Festa dos Tabuleiros tinha já feito o pré anúncio da edição deste ano da Festa Grande de Tomar, num cartaz que homenageava o arquiteto tomarense José Inácio Costa Rosa. O lançamento do cartaz oficial, no próximo sábado é seguido do “Concerto para Tomar” da Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais no Brasil, que celebra os seus 15 anos de existência numa tour por Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Museu Ativo” vai abranger as 18 freguesias
Seniores convidados a serem embaixadores em Leiria do Moinho do Papel e Agromuseu
“Museu Ativo” é o programa com o qual a Câmara Municipal de Leiria pretende desafiar os “jovens” com mais de 55 anos, das freguesias do concelho de Leiria, a visitarem o Agromuseu Municipal Dona Julinha e o Moinho do Papel, assumindo-se como ‘embaixadores’ destes espaços culturais junto de gerações mais novas. “Proporcionar à população sénior do concelho estas visitas é uma forma de desta conhecer e apreciar os equipamentos culturais do município, bem como sair destas visitas como ‘embaixadores’ na divulgação da sua experiência junto dos filhos, netos e amigos”, explica o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Soc. Artística Musical dos Pousos inaugura Centro de Documentação Esmeraldina Lopes
A SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos inaugura esta sexta-feira, dia 23 de janeiro, pelas 21h30, o Centro de Documentação Esmeraldina Lopes, numa das salas da sua sede. O Centro de Documentação, em articulação com o projeto P-SAMP (projeto em construção de partilha multimédia do acervo SAMP) é composto por várias ordens de registos: partituras musicais, cartazes e programas de concertos, fotografias e vídeos SAMP, e ainda documentos externos que foram sendo incorporados, como as doações de acervos e coleções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diretora clínica do CHL alerta para a necessidade de usar corretamente as urgências
'É fundamental não esquecer que devemos ir às urgências apenas em casos realmente urgentes'
«É fundamental não esquecer que devemos ir às urgências apenas em casos realmente urgentes», alerta Maria do Carmo Rocha, diretora clínica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), reforçando a necessidade de usar corretamente os serviços hospitalares, prevenindo assim os contágios e o agravamento de situações mais simples, e facilitando o funcionamento destes serviços no atendimento aos casos urgentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 26 de janeiro a 18 de março
Posto de Turismo de Santarém encerra
para obras de requalificação
O Posto de Turismo de Santarém encerra de 26 de janeiro a 18 de março, para trabalhos de remodelação e beneficiação. O serviço, que reabre a 19 de março, encontra-se, neste momento, no 1º andar do Palácio Landal. Com esta requalificação, a Câmara Municipal visa uma modernização da imagem e adquirir caraterísticas necessárias de forma a atingir uma melhoria do serviço de acolhimento e informação que o Posto de Turismo presta aos visitantes de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Marinhense, Benfica e Beneditense
Estádio Municipal de Alcobaça inaugura relvado sintético
A inauguração do relvado sintético do Estádio Municipal de Alcobaça vai decorrer no domingo, dia 8 de fevereiro. Logo pelas 9horas, haverá o jogo de iniciados masculinos do campeonato Distrital Ginásio Clube de Alcobaça B vs A.C. Marinhense B. Às 11 horas, realiza-se o jogo de veteranos masculinos Ginásio Clube de Alcobaça vs Sport Lisboa e Benfica, a que se segue, pelas 12h30, um Almoço de Porco no espeto, aberto à população e gratuito. A encerrar o programa, realiza-se pelas 15horas, o Jogo de seniores masculinos do campeonato Distrital da Divisão de Honra Ginásio Clube de Alcobaça vs A. Beneditense C. Desporto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de convidado pela instituição
Paulo Fonseca aceita vice-presidência da Câmara Comércio e Indústria Portugal-Turquia
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, foi convidado pelo presidente da Câmara de Comércio Portugal – Turquia, Rui Paias Couto, para ocupar o cargo de vice-presidente desta associação. O convite foi aceite e anunciado aos membros da Câmara, na última reunião do executivo. Para o autarca, este convite é muito honroso e simboliza “o reconhecimento de um trabalho de vários anos na senda da internacionalização do Município de Ourém” concretizada com a “implementação de uma consciência global que hoje é fundamental para os Povos, as empresas e as instituições públicas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipamento integrado no projeto da valorização ambiental da margem nascente do Rio Lena
Vila da Batalha ganha 60 lugares gratuitos
de estacionamento
A Vila da Batalha passou a contar com um novo parque de estacionamento gratuito, com capacidade para 60 viaturas, localizado na célula B, junto ao jardim do Lena e contíguo à Avenida dos Descobrimentos. O novo parque de estacionamento está enquadrado no projeto “Valorização Ambiental da Margem Nascente do Rio Lena - Parque Ecológico e Parque de Estacionamento Periférico de Apoio Intermodal ao Centro Histórico e Turístico da Vila da Batalha”, intervenção apoiada pelo Programa Mais Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Junta de Freguesia do Vimeiro assaltada
A Junta de Freguesia do Vimeiro foi assaltada na madrugada de 8 de janeiro, tendo os larápios furtado do seu interior dois portáteis, 200 euros em dinheiro e destruído algumas portas e mobiliário. A informação foi avançada ao nosso jornal pelo presidente da Junta, Daniel Subtil, segundo o qual os ladrões “arrombaram a porta exterior do edifício e outras duas portas interiores até chegaram ao material furtado”. A GNR foi chamada ao local e o caso está a ser acompanhado pelo seu Núcleo de Investigação Criminal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência para a Modernização Administrativa
Cinco freguesias do concelho de Santarém vão ter “Espaços de Cidadão”
A autarquia de Santarém protocolou com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a criação de cinco “Espaços do Cidadão”, nas Juntas de Freguesia do Concelho que, na condição de mais de 2.000 fregueses, aceitaram a proposta. A saber: Juntas de Freguesia de Alcanede e de Vale de Santarém, União das Freguesias de Azoia de Cima e Tremês, de Romeira e Várzea e de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar-debate com secretário de Estado do Desenvolvimento Regional realiza-se no dia 11 de fevereiro
Nersant apresentou sistemas de incentivos empresariais a 800 empresas do Ribatejo
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, levou a efeito esta semana, um road show distrital, onde apresentou os sistemas de incentivos ao investimento empresarial disponíveis no âmbito do Portugal 2020. Cerca de 800 empresários estiveram presentes nas reuniões, tendo ficado a conhecer as linhas gerais dos sistemas de incentivos que estão para chegar. A realização destas sessões culmina num jantar-debate com empresas da região e onde vai estar presente o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O amor está no ar”
Carnaval de Torres Vedras 2015 inicia desfiles na véspera do Dia de S. Valentim
O Carnaval “mais português de Portugal” é em Torres Vedras, de 13 a 18 de fevereiro e promete ser o mais “arrebatador” de sempre. O “Amor” é o tema deste ano e os foliões prometem “fidelidade absoluta” a este que é considerado o mais espontâneo Carnaval do país. O “compromisso” está assumido e são esperadas cerca de 350 mil pessoas que, durante 6 dias e 5 noites, se vão “render” aos encantos desta grande festa. O Carnaval de Torres Vedras 2015 tem um orçamento de 500 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoiada pela Comissão Europeia
Região Centro vai ter unidade de investigação sobre envelhecimento
O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, um projeto para o desenvolvimento de uma unidade de investigação em Coimbra, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foi um dos projetos selecionados para financiamento pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020. A Comissão Europeia anunciou, no dia 30 de janeiro, oficialmente, a lista dos 31 projetos apoiados para preparação e desenvolvimento de Institutos de Investigação de Excelência em regiões de convergência, dos quais quatro são portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incluindo cinco chineses
Número de voluntários do concelho de Leiria mais do que duplicou num só ano
O número de participantes no Banco Local de Voluntariado de Leiria (BLVL) mais do que duplicou no último ano. Entre 2008 e 2013 encontravam-se inscritos 106 voluntários. Este número é atualmente de 215 voluntários, denotando-se que a cidadania ativa e responsável passou a ser um dado presente no quotidiano de muitos cidadãos. “O BLVL é um programa que tem vindo a manifestar uma crescente recetividade, principalmente nas camadas mais jovens, ao permitir o exercício de uma cidadania ativa no desenvolvimento de ações de solidariedade social”, explica a vereadora da Câmara de Leiria responsável pelo Desenvolvimento Social, Ana Valentim.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 60 candidaturas foram submetidas à Câmara Municipal
Associativismo da Batalha recebe 300 mil euros de apoios
O Município da Batalha deliberou atribuir na primeira fase de apoios às associações concelhias cerca de 300 mil euros (€281.498,00), destinados a auxiliar a concretização de mais de 60 candidaturas submetidas à Câmara Municipal, entre financiamento de atividade desportiva, realização de atividades culturais e ou a intervenção física de algumas obras. O montante em causa será disponibilizado através de contratos-programa aos dirigentes associativos na sexta-feira, 16 de janeiro, nas instalações do Centro Cultural e Desportivo da Quinta do Sobrado e Palmeiros, Freguesia da Batalha, na presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande – concelho industrial: uma marca de referência
Câmara Municipal da Marinha Grande aprova Programa de Apoio ao Investimento Industrial
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou na sua reunião de 22 de janeiro, o Programa de Apoio ao Investimento Industrial (PAII) para o ano de 2015, que prevê a isenção ou redução de taxas municipais e prazos reduzidos de apreciação das operações urbanísticas relativas a unidades industriais. Num momento em que se registam inúmeras dificuldades económicas e sociais e em que, cada vez mais, é importante criar incentivos à criação de postos de trabalho, a Câmara Municipal da Marinha Grande entende que não pode ficar indiferente à realidade, cabendo-lhe nas vertentes em que pode intervir adotar medidas que facilitem e promovam o investimento privado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Patriota atouguiense foi fuzilado durante as Invasões Francesas
Paulo Ferreira apresenta livro histórico
"As Lides do Talaya" em Atouguia da Baleia
A 25 de janeiro de 1808, em Mafra, foi fuzilada a primeira vítima oficial dos exércitos napoleónicos: Jacinto Correia. É sobre este patriota atouguiense o enfoque da conversa que vai ter lugar no dia 24 de janeiro, sábado, pelas 16h, no CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, na apresentação da obra “As Lides do Talaya”, de Paulo Ferreira. Jacinto Correia Leitão (Zambujeira do Mar, 30.09.1759 – Mafra, 25.01.1808) casou na Atouguia de Baleia com Umbelina Rosa, em 30 de maio de 1785, e residiu na Azenha de Baixo (ou Azenha do Penteado), onde nasceram 7 dos seus 8 filhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Fólio” pretende celebrar a lusofonia
Município de Óbidos investe 600 mil euros na criação de Festival Internacional de Literatura
A Câmara Municipal de Óbidos e a Óbidos Vila Literária irão realizar, de 15 a 26 de outubro, um Festival Literário Internacional (Fólio 2015), com a participação de meia centena de escritores nacionais e internacionais e que porá em destaque efemérides ligadas à literatura e aos países lusófonos. A sua primeira edição, apresentada no dia 11 de janeiro, pretende “afirmar Óbidos no circuito nacional e internacional como uma vila literária”, através de um evento que colocará em evidência “efemérides ligadas a países como o Brasil ou as ex-colónias”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
INOV.POINT
Tecnopolo do Vale do Tejo promove concurso de projetos empresariais
Até 13 de fevereiro está a decorrer o 3º Concurso de Projetos Empresariais INOV.POINT. Esta iniciativa do TAGUSVALLEY – Tecnopolo do Vale do Tejo pretende reforçar o tecido empresarial da região e incentivar o surgimento de iniciativas empreendedoras de base tecnológica no Médio Tejo. O concurso destina-se a ideias de negócios nos setores Agroalimentar, da Metalomecânica, Energia e Tecnologias de Informação e Comunicação. Podem concorrer pessoas singulares, maiores de 18 anos, bem como coletivas constituídas há menos de três anos, com objetivo de explorar um projeto inovador ou de base tecnológica com aplicabilidade no mercado, a implementar no Médio Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Jantar-conferência
Embaixatriz dos Estados Unidos promove
em Leiria programa Connect to Success
A empresa aps promove um jantar conferência, no dia 16 de janeiro, a partir das 19h30, no Matilde Noca Restaurante, nos Marrazes, em Leiria, com a presença da embaixatriz Kim Sherrie Sawyer e de elementos da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, com vista à divulgação do programa Connect to Success e à promoção de oportunidades de negócio com os Estados Unidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche e Nazaré também estão na lista das 12 melhores
Melhor onda de 2014 foi surfada no concelho
de Óbidos
A zona do Béltico, também conhecida por Belgas, no concelho de Óbidos, tem a melhor onda de 2014. A onda foi surfada, em outubro passado, pelo norte-americano Kolohe Andino e foi considerada, pela revista STAB australiana, a melhor do ano. O atleta fez um tubo, seguido de um aéreo, tendo a mesma onda sido capa da norte-americana Surfing Magazine, a revista mais prestigiada de surf, a par da Surfer, também dos EUA. Segundo Kolohe Andino, esta foi “a melhor onda” da sua vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cabo Verde
Ourém lança campanha para ajudar desalojados
da erupção vulcânica na Ilha do Fogo
O Município de Ourém, que se encontra geminado com o Município de São Filipe (Ilha do Fogo) desde 1999, vai lançar uma campanha de solidariedade para ajudar os desalojados da erupção vulcânica nesta ilha. Desta forma o Município de Ourém associa-se à Embaixada da República de Cabo Verde e à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, apelando que todos possam ajudar esta população, através da doação de bens, como roupas, produtos alimentares não perecíveis, material escolar e outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara e Assembleia Municipal aprovaram o orçamento
Dívida total do Município do Cartaxo é 4,8 vezes superior à receita anual
A Câmara e Assembleia Municipal do Cartaxo aprovaram o orçamento para 2015 que inclui valores recebidos do Plano de Apoio à Economia local (PAEL) - que só em outubro recebeu visto do Tribunal de Contas (TC). O Orçamento é de 49,9 milhões, menos 27 milhões do que EM2014 - o que representa uma redução de 37%. O presidente explica que 60% do orçamento é dívida "quando apenas 40% dos valores em orçamento estão disponíveis para garantir o pagamento a trabalhadores e assegurar os serviços essenciais à população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mira Amaral e Augusto Medina presentes em Torres Novas
Nersant debate “Oportunidades de negócio e financiamento à inovação e internacionalização”
A NERSANT recebe sessão da AIP no dia 22 de janeiro, pelas 09h30 Mira Amaral e Augusto Medina vão explicar "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacionalização" em Torres Novas. A NERSANT- Associação Empresarial da Região de Santarém e a AIP - Associação Industrial Portuguesa vão realizar no dia 22 janeiro, em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento sobre "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacio- nalização" para os mercados de Angola, Brasil e Cabo Verde. Mira Amaral e Augusto Medina vão intervir na sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois do primeiro-ministro ter concedido tolerância de Ponto no Natal e Passagem de Ano
Câmara de Torres Vedras apela ao Governo para retomar tolerância de ponto no Carnaval
Fundamentando-se no facto de o Governo, no findo ano de 2014, ter alterado a sua postura de não dar tolerância aos funcionários públicos em datas festivas, como foi o caso da tolerância de ponto decretada para a véspera de Natal e de Ano Novo, mas também pela importância para a economia regional e preservação da Tradição, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em reunião de 13 de janeiro de 2015, deliberou por unanimidade sugerir ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que retome a Tradição de sempre e determine a tolerância de ponto para todos os funcionários públicos, para a terça-feira de Carnaval, isto é, dia 17 de fevereiro de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inês Zuber promove visitas e reuniões no distrito de Leiria
Deputada do PCP visita a Docapesca da Nazaré
No âmbito da sua atividade parlamentar, a Deputada do Partido Comunista Português (PCP) ao Parlamento Europeu, Inês Zuber, está a promover um conjunto de visitas e reuniões no distrito de Leiria. Nesse sentido, irá acontecer no dia 30 de Janeiro, sexta-feira, às 16 horas, uma reunião na sede do IPTM – Docapesca da Nazaré, entre a referida deputada e as várias entidades e associações locais, com ligação ao mar e às pescas, entretanto convidadas, para auscultação das suas futuras ações e de algumas reivindicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessões de informação nas escolas assinalam Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório
Enfermeiros do Hospital de Stº André mostram às crianças o trabalho no bloco operatório
Duas equipas de enfermeiros perioperatórios do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), mostraram quem são e o que fazem num bloco operatório, aos alunos do primeiro ciclo de oito escolas do concelho de Leiria. As sessões de informação, que decorreram entre os dias 7 e 9 de janeiro, deram a conhecer as funções de cada um dos enfermeiros em ambiente cirúrgico, no âmbito do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala a 15 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com compromisso para o crescimento verde
Escolas de Santarém, Alpiarça e Almeirim formam docentes para sustentabilidade
A Educação para a Sustentabilidade foi o tema da Ação de Formação Acreditada dinamizada, no dia 14 de janeiro, com os formadores Sofia Santos e Carlos Cupeto, na Casa de Portugal e de Camões, para professores dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça e Santarém, com o objetivo de que escolas e professores fomentem, junto das crianças e dos jovens, a importância da criação de uma nova geração de líderes que devem ter respeito pelos recursos naturais, pelas pessoas e pelo futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugal será o país anfitrião
Ministra da Agricultura apoia presença lusa
na feira internacional Fruit Logística Berlin 2015
O Ministério da Agricultura e do Mar, a Portugal Fresh e a Lidl Portugal convidam a conhecer o trabalho desenvolvido em conjunto no setor hortofrutícola e na exportação de produtos genuinamente portugueses, como é o caso da Pera Rocha. Neste encontro, será ainda apresentado pela primeira vez o programa da feira internacional Fruit Logística Berlin 2015, onde Portugal será o país anfitrião. O encontro realiza-se esta quinta-feira, dia 29 de janeiro às 15h, na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, e conta com a presença da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora, e do Diretor Geral de Compras da Lidl Portugal, Pedro Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 municípios assinam Protocolo em Lisboa
Leiria, Torres Vedras, Tomar e Coruche já preparam adaptação às alterações climáticas
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, esteve presente, no dia 15 de janeiro, no seminário de lançamento do projeto ClimAdaPT.Local - Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas que decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Na ocasião, foi celebrado protocolo entre o consórcio do ClimAdaPT.Local e cada uma das 26 autarquias beneficiárias, entre as quais se encontram Tomar, Leiria, Torres Vedras e Coruche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar do Oeste e ACES Oeste Norte e Oeste Sul divulgam programa de prevenção para o período de inverno
Cuidados hospitalares e primários do Oeste com medidas de prevenção para surto de gripe
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e os Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) do Oeste-Norte e Oeste-Sul adotaram um conjunto de medidas para fazer face ao surto de gripe sazonal, no âmbito do programa de contingência dos cuidados de saúde da região Oeste para o período de inverno. No âmbito da informação para a saúde e da disponibilização de informação útil aos utentes, as três instituições têm divulgado, através de diversos meios (cartazes, folhetos, vídeos institucionais, portais da internet e órgãos de comunicação social), informação sobre a gripe sazonal, a importância da vacinação, a importância da utilização da Linha de Saúde 24.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apelo dirigido ao ministro da Saúde e laboratórios farmacêuticos
Médicos internistas defendem criação urgente de plano nacional para a Hepatite C
Numa altura em que a hepatite C e o seu tratamento estão na ordem do dia, o Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) defende que é urgente e obrigatório estabelecer um plano nacional para a hepatite C para garantir a equidade de acesso ao tratamento da doença e para pôr fim às decisões individuais de cada hospital. “Não pode prever-se com segurança a evolução de cada doente, pelo que todos devem ser considerados candidatos ao tratamento, embora a dificuldade de acesso à melhor terapêutica possa impor a priorização dos mais graves”, explica o secretariado do NEDF.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V jornadas Consolidação, Crescimento e Coesão
Teresa Morais alerta em Torres Vedras que alternativa à austeridade é um novo resgate
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, começou a sua intervenção nas V jornadas Consolidação, Crescimento e Coesão, que decorreram no dia 29 de janeiro em Torres Vedras (distrital Lisboa AO), relembrando o caminho percorrido pelo Executivo desde 2011 e o sentido de responsabilidade demonstrado nestes três anos. “Não vamos esquecer que quando assumimos o Executivo já havia uma década de subida permanente do desemprego, de 3,9% em 2000, para 12,9%, em 2011”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carnaval das Caldas da Rainha promete muita folia, diversão e… afeto!
'Toma Afecto!' é o mote do Carnaval das Caldas
“Toma Afeto” é a assinatura deste ano do Carnaval das Caldas, conhecido pelo seu estilo trapalhão e satírico, a que se junta a temática da “Cidade dos Afetos”. Caldas da Rainha e o Barreiro são duas cidades que aderiram ao movimento “Cidade dos Afetos. Um projeto promovido pelas Delegações, Centros de Saúde e Escolas dos respetivos concelhos, inicialmente destinado à comunidade escolar, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e bem-estar. A recetividade e os resultados alcançados com as várias ações desenvolvidas levaram os promotores [do Projeto “Cidade dos Afetos”] a saltar do universo das escolas para a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 23 de fevereiro
Deputado João Paulo Pedrosa visita quatro IPSS do concelho de Alcobaça
O PS Alcobaça convidou o deputado João Paulo Pedrosa, membro da Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, para visitar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. O parlamentar socialista irá visitar quatro IPSS - Misericórdia de Alcobaça, Centro de Bem Estar Social da Maiorga, Centro Cénico da Cela e Centro Paroquial da Vestiaria, no dia 23 de Fevereiro, e, no final, fará o balanço da visita, com as carências, preocupações, necessidades e projetos de cada instituição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia do PS reuniu com Executivo da Freguesia
Junta de Freguesia da Benedita dedica mandato à recuperação das estradas
Na continuação do ciclo de reuniões que está promover com todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Alcobaça que o Partido Socialista tem vindo a realizar, reuniu desta vez com a Junta de Freguesia da Benedita. O ponto mais forte desta reunião foi o balanço deste primeiro ano de mandato, pois, e apesar da experiência autárquica do presente de junta, este novo mandato encerrava novos desafios, nomeadamente, a debilidade financeira herdada do executivo anterior e questões recursos humanos por resolver.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aprovado em reunião de Câmara
Concelho de Tomar vai ter um provedor
do munícipe
A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na sua reunião de segunda-feira, 19 de janeiro, o projeto de Regulamento do Estatuto do Provedor do Munícipe do Concelho de Tomar. O provedor do munícipe assumirá a missão de mediador entre o munícipe e os diferentes órgãos e serviços municipais, sendo designado mediante proposta do presidente da Câmara a submeter à aprovação do executivo camarário e, posteriormente, à aprovação também da Assembleia Municipal, garantindo-lhe assim uma dupla legitimidade, ao ser sufragado pelos dois órgãos democraticamente eleitos do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós
Lusofruta comemora 50 anos de existência
Já circula por todo o País a nova imagem da Lusofruta – Cooperativa Agrícola do Concelho de Porto de Mós. Uma ação que surge no ano em que a Cooperativa comemora 50 anos de existência, marcados pelo apoio à atividade agrícola no concelho. A Câmara Municipal fez questão de se associar a estas comemorações assumindo os custos relativos à conceção da ideia, desenvolvida pela empresa “Entre Sentidos” , bem como os custos da publicidade impressa no camião, contribuindo assim para a dignificação da Cooperativa Agrícola (Lusofruta) e divulgação do concelho de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais
Cartaxo melhora indicadores financeiros e paga mais dívida em 2014
De acordo com informação enviada ao Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais (SIIAL) o Cartaxo pagou mais 74% de dívida, em 2014, do que tinha pago em 2013. No ranking de municípios que mais dívida pagaram, publicado pelo Diário de Notícias, o Cartaxo aparece em terceiro lugar no país – com mais 10,9 milhões de euros pagos. O presidente da Câmara confirma os números e afirma que “pagámos mais 10,9 milhões de euros de faturas que aguardavam há anos” e “pela primeira vez em 10 anos reduzimos o endividamento total”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de alojamento local está localizada na Praia da Areia Branca
Casal dos Patos recebeu o primeiro certificado de utilizador da Marca Lourinhã
João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, entregou, no dia 9 de janeiro, o primeiro certificado de utilizador da Marca Lourinhã a Christel e Peter Hahn, os proprietários da unidade de alojamento local "Casal dos Patos", localizada na Praia da Areia Branca. O representante máximo da autarquia deu os parabéns ao casal de proprietários, que se fez acompanhar pela gestora do empreendimento Halyna Malik, enaltecendo o trabalho de qualidade que, há mais de três décadas, têm vindo a desenvolver na defesa do turismo concelhio e na captação de visitantes estrangeiros. Referiu ainda a importância da entrega do primeiro certificado a uma empresa que dá cartas numa área de extrema relevância para a economia local - o turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria
GNR fiscaliza acampamento de ciganos
em Porto de Mós
O Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana procedeu, no dia 8 Janeiro, no período entre as 9 e as 12 horas, na Zona Industrial da Amarela, Porto de Mós, a uma Ação de Fiscalização inopinada a acampamento de comunidade de etnia cigana, no âmbito do SEPNA em colaboração com Posto Territorial de Porto de Mós e Destacamento de Intervenção. Estiveram envolvidos um efetivo de 12 militares e 2 guardas florestais, os quais emitiram 15 Autos de Noticia por contraordenação, 25 notificações de infrações ambientais e a apreensão de 8 Aves autóctones
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceira maior escola do género em Portugal
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria celebra 25º aniversário com 4600 alunos
«No futuro devemos continuar a afirmar-nos como uma escola de sucesso através da participação plural, do debate de ideias de toda a comunidade académica e no contributo de todos para o desenvolvimento de uma escola onde todos nos orgulhemos de trabalhar», afirmou Pedro Martinho, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que assinalou, no dia 7 de janeiro, 25 anos de atividade. O aniversário foi assinalado numa sessão que reuniu docentes, colaboradores, estudantes e convidados para fazer o balanço de um quarto de século de atividade na área do ensino e da investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Diva Cobra é a sucessora de Carlos Coutinho
na Empresa Municipal Desmor
A reunião da Câmara Municipal de Rio Maior de 9 de Janeiro ficou marcada pela confirmação da saída de Carlos Coutinho do cargo de Presidente do Conselho de Administração da empresa pública municipal DESMOR, EEM SA, cargo que ocupou durante os últimos 5 anos com enorme sucesso, reconhecido pelos vereadores de todas as forças políticas com assento na Câmara Municipal que votaram favoravelmente, e por aclamação, um Voto de Louvor e Reconhecimento por todo o seu trabalho em prol daquela empresa e do concelho de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Reis Magos encerram o Natal Penicheiro
A Festa de Encerramento do Natal Penicheiro terá lugar este domingo, dia 4 de janeiro, da parte da tarde. Assim, entre as 14h30 e 15h30, haverá Desfile de Grupos de Cantares e Ranchos Folclóricos Locais que partirão do Hospital, PSP, antiga Guarda Fiscal e da GNR, tendo como ponto de chegada o Quartel da Associação dos Bombeiros Voluntários de Peniche. Entre as 15h30 e as 17h30, decorrerá o tradicional Sorteio de Senhas e a Chegada dos Reis Magos, no Quartel dos Bombeiros. No local, estarão presentes bancas com produtos tradicionais das coletividades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo a tradição
80 mil pessoas marcaram presença na Nazaré na festa de despedida de 2014
Milhares de pessoas estiveram na Nazaré para festejar a passagem de ano 2014-2015 e participar no evento de rua, com música e fogo de artifício, organizada pela Câmara Municipal e Nazaré Qualifica. As estimativas oficiais apontam para cerca de 80 mil pessoas que se deslocaram, de vários pontos do país e do estrangeiro, para a festa, que é já "uma tradição", segundo afirmaram muitos dos que ali brindaram a chegada de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marionetas em vidro na Marinha Grande
S.A. Marionetas apresenta no Teatro Stephens espetáculo multimédia “Por este rio acima”
A Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande, vai ser palco do espetáculo “Por este rio acima”, pela companhia S.A. Marionetas Teatro & Bonecos, no dia 17 de janeiro (sábado), pelas 21h30. Com esta criação cuja estreia nacional ocorreu no dia 27 de dezembro, em Alcobaça (localidade onde está sedeada esta Companhia), a S.A. Marionetas pretende homenagear as duas obras-primas da cultura portuguesa: “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e o disco “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Marginal da Nazaré
Grupos de Carnaval saem à rua na Nazaré
a 7 de Fevereiro
Está em marcha mais um Carnaval à moda da praia. Os grupos carnavalescos "Bicicletas", "Trotinetas", “Alberquêras”; “Penantes da Sakanagem" e “Tenantas” saem já no Sábado Magro, 7 de fevereiro, às ruas da Nazaré, com a sua habitual boa disposição, cumprindo uma tradição de longa data: o anúncio da chegada do Carnaval à praia da Nazaré, em que participarão mil pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidos pela Câmara da Nazaré e Junta de Freguesia de Famalicão
Rails de proteção colocados no ponto mais perigoso da Estrada da Serra da Pescaria
Foram instalados rails de proteção na estrada da Serra da Pescaria, em Famalicão, empreitada que foi executada pela Firma Victor Soares, há uma semana. Numa extensão de 92 metros, os rails foram instalados do lado direito (subida), delimitando a estrada e tornando-a mais visível para os condutores (através de refletores), especialmente durante as horas de menos luz, e mais segura, em particular em dias de chuva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-presidente do PSD foi eleito na Expocentro
Marques Mendes encerra comemorações
dos 40 anos do PSD em Pombal
Marques Mendes, antigo ministro e ex-líder do PSD, estará em Pombal no 24 de janeiro, para o encerramento das comemorações dos 40 anos do PSD, num jantar que terá lugar no Restaurante Litoral, pelas 20 horas, naquela que será uma oportunidade para ouvir um dos mais reputados comentadores políticos nacionais. O convite endereçado pela Comissão Política Concelhia, marca o regresso de Marques Mendes a Pombal, com quem tem uma relação afectiva, uma vez que foi precisamente nesta cidade que foi eleito líder Social-Democrata, no congresso realizado na Expocentro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia garante que não haverá qualquer intervenção municipal ao nível da gestão de professores
Município da Batalha integra projeto-piloto
de descentralização na Educação
O Município da Batalha está a trabalhar com o Ministério da Educação tendo em vista a descentralização de competências na área da Educação, com vista a um reforço da autonomia do projeto educativo do Agrupamento de Escolas da Batalha e no objetivo estratégico de promoção da qualidade da aprendizagem das crianças e dos jovens. O Município da Batalha encontra-se na fase de planeamento estratégico, através da atualização do Projeto Educativo Municipal/Carta Educativa, em estreita colaboração com o agrupamento de escolas, demais comunidade educativa e com o apoio da Rede de Escolas de Excelência, um projeto nacional liderado pelo Professor David Justino e pela equipa da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de "Sopas e não Só" contribui para obras de Igreja
III Festival de Sopas de Peniche 2015 espera duas mil pessoas
Peniche é palco nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2015 do 3º Festival de Sopas, que vai disponibilizar aos visitantes cerca de 800 litros de sopa,desde as típicas sopas de Peniche, peixe e marisco, passando pela sopa de pedra e bacalhau até às tradicionais sopas de caldo verde e canja. O evento, organizado pela Paróquia de Peniche, com o apoio do Município de Peniche, vai decorrer no Pavilhão Polivalente e tem como fim a angariação de fundos para a obra da Igreja de São Pedro, recentemente reaberta ao público.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Granjas da Maçã pretende criar mais dinâmica e economia de escala
Freguesias de Alfeizerão, Cela e Vimeiro criam associação para rentabilizar equipamentos
Foi assinado no dia 12 de janeiro, na Junta de Freguesia de Alfeizerão o protocolo de parceria entre o Município de Alcobaça e a Associação de Freguesias Granjas da Maçã (que engloba as freguesias de Alfeizerão, Cela e Vimeiro), e visa promover e desenvolver de forma integrada as áreas socioeconómicas das referidas freguesias, dando-lhes ganhos em termos de economia de escala, reforço de meios e maior capacidade de intervenção junto das populações. O protocolo prevê ainda que o município atribua uma verba mensal de cerca de 5 mil euros e que a Associação preste auxílio no âmbito da proteção civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este fim de semana
Peniche acolhe estágio da seleção nacional
de juvenis de natação pura
Peniche será o local escolhido para o estágio nacional de juvenis de natação pura. A realização deste estágio, nos dias 17 e 18 de janeiro, resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Câmara Municipal de Peniche e a Associação de Natação de Leiria e contará com 29 atletas convocados, 12 clubes, 4 diretores técnicos e 4 técnicos da FPN. Os atletas participantes pernoitarão no Centro de Alto Rendimento e o treino terá lugar na Piscina Municipal de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A remeter ao embaixador de França em Portugal
Câmara Municipal de Leiria aprova voto de pesar pelas vítimas do terrorismo em França
A Câmara Municipal de Leiria deliberou por unanimidade na sua reunião de 13 de janeiro atribuir um “profundo voto de pesar pelas vítimas dos recentes atos terroristas perpetrados na cidade de Paris, bastião da liberdade, fraternidade e multiculturalismo, que acolhe, também, milhares de portugueses, onde se incluem muitos leirienses.” A edilidade recorda que “todos devem assumir que o ódio e a violência não são a solução de coisa alguma.” Por isso, “o Município de Leiria associa-se ao mais profundo pesar por estes bárbaros acontecimentos estando com todos aqueles que, na grandiosa manifestação de domingo, em Paris, deram uma lição ao mundo de que não devemos ter medo do terrorismo e da barbárie, devendo cultivar os valores da tolerância, da solidariedade e da liberdade.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelhia reuniu com a deputada Odete João
PS Alcobaça quer discutir a educação no concelho e rever Plano Municipal de Educação
O PS Alcobaça está preocupado com a educação no concelho. Neste âmbito realizou uma reunião, no dia 24 de janeiro em Alcobaça, que contou com a presença da deputada Odete João, vice líder da bancada do partido socialista na Assembleia da República e membro da Comissão parlamentar da educação, para uma reunião com os autarcas socialistas do concelho. Em debate a municipalização educação, mas foram abordados também os constrangimentos e problemas das escolas do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Real Abadia Congress & Spa Hotel
Academia de Música de Alcobaça promove Masterclasse de Piano com Nuno Caçote
É um dos principais destaques da Semana Aberta 2015 da Academia de Música de Alcobaça (AMA) que se avizinha: o consagrado pianista Nuno Caçote será o nome que no dia 28 de fevereiro estará no Real Abadia Congress & Spa Hotel para orientar a 4ª Masterclasse de Piano, iniciativa dirigida a alunos de piano de todos os graus e níveis com qualquer idade e cujas inscrições se encontram já abertas (o prazo encerra a 21 de fevereiro e está limitada ao número de vagas disponíveis).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa “Um concelho, 18 freguesias”,
Câmara de Leiria e freguesia do Arrabal reúnem para “alinhar estratégias” de trabalho
A Câmara de Leiria realizou esta quinta-feira no Arrabal uma reunião de trabalho inserida na iniciativa “Um concelho, 18 freguesias”, com o intuito de reforçar a proximidade com os eleitos autárquicos, monitorizar obras e discutir soluções futuras para cada um dos territórios. A presidente da Junta de Freguesia do Arrabal, Helena Brites, explicou, no final da reunião, que “deu para alinhar estratégias, obviamente”, mas que é necessário estar consciente de que “aquilo que cada um de nós consegue para as freguesias é diretamente proporcional ao esforço que fazemos, à pressão que exercemos e à constante comunicação”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto europeu Marlisco
Exposição internacional em Leiria alerta
para perigos da poluição marinha
Marlisco, "Lixo marinho: um problema global" é a exposição internacional, que está patente ao público no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), em Leiria, e que tem como objectivo alertar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo marinho. O que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as medidas que podemos adotar para combater este problema são as questões abordadas nesta exposição que está no CIA até 28 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto inaugural previsto para março de 2016
Órgão da Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai ser restaurado
O Santuário de Fátima informou, no dia 29 de janeiro, que o Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, construído pela firma Fratelli Ruffatti e inaugurado em 1952, se encontra a ser objeto de uma intervenção de restauro pela firma de organaria Mascioni Organi, de Azzio/Cuvio, em Itália. Esta intervenção tem como horizonte a celebração do Centenário das Aparições de Fátima. O concerto inaugural está previsto para o dia 20 março de 2016, Domingo de Ramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conselho Municipal de Segurança reuniu em Santarém
Concelho de Santarém regista diminuição
dos índices de criminalidade e sinistralidade
Segundo o Conselho Municipal de Segurança, que reuniu no dia 20 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os índices de criminalidade na cidade de Santarém e no Concelho, diminuíram em 2014 face a 2013, segundo dados apresentados pela PSP – Polícia de Segurança Pública e pela GNR – Guarda Nacional Republicana. Em termos de área ardida, o número de ocorrências e de área ardida também diminuiu, embora se pretenda reduzir ainda mais o número de ocorrências, prevendo-se a realização de ações de sensibilização junto das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hospital de Dia assinala Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
Centro Hospitalar de Leiria promove animação dedicada aos seus utentes
O Hospital de Dia do Hospital de Santo André (HSA), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), comemorou de forma especial o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinalou esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro. Os profissionais do Hospital de Dia promoveram para os seus utentes uma manhã animada e cheia de surpresas, que fez deste um dia diferente na vida destas pessoas e das suas famílias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano de 2014
Câmara Municipal da Azambuja reduz dívida
em cerca de 12%
A Câmara Municipal de Azambuja concluiu o ano 2014 com resultados que considera muito positivos no que se refere à gestão económica e financeira. A dívida global da autarquia – onde se inclui o passivo da empresa municipal EMIA, entretanto extinta – foi reduzida em cerca de 12%, situando-se no final de 2014 abaixo dos 17,5 milhões de euros, contra os 20 milhões que rondava um ano antes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jornadas Ecologistas do PEV no Distrito de Lisboa
“Os Verdes” atribuem dois “Girassóis Alegres” e dois “Girassóis Tristes” na Lourinhã
As Jornadas Ecologistas promovidas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” prosseguem no Distrito de Lisboa, com um conjunto de iniciativas programadas para este sábado, 17 de janeiro, na Lourinhã. Depois de terem estado em Sintra, “Os Verdes” abordarão, na Lourinhã, os seguintes temas: transportes públicos, ordenamento do território, cultura, património e produção local. As iniciativas do PEV contarão com a participação do Deputado ecologista José Luís Ferreira, assim como com a presença de outros dirigentes de “Os Verdes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio logístico substitui apoio financeiro direto
Carnaval no concelho de Tomar continua a ter apoio do Município
Dado o teor de algumas informações vindas a público, nas quais se faz crer que o Município de Tomar não apoia este ano a realização do Carnaval no concelho, a edilidade esclarecer que o Município de Tomar informou atempadamente as duas coletividades que habitualmente organizam atividades carnavalescas, a ACR da Linhaceira e a Associação TomarIniciativas, que os apoios para as suas atividades de Carnaval seriam este ano dados através do programa de apoio ao associativismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria promove sessões de capacitação
Leiria procura empreendedores
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, no âmbito da promoção do empreendedorismo no território, estão a desenvolver mais uma edição das sessões de capacitação, destinadas a apoiar os empreendedores que pretendam construir, trabalhar e concretizar ideias de negócio. Assim, está agendada uma sessão em Leiria na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, nos dias 27 e 28 de janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Serviço garante maior descentralização e mais proximidade à Administração
Espaço do Cidadão na Batalha já atendeu mais de 365 utentes
O Espaço do Cidadão da Batalha, inaugurado há quatro meses, e instalado no edifício dos Paços do Concelho já atendeu mais de 365 utentes, o que se traduz numa média de 10 atendimentos diários, se descontarmos os fins de semana e feriados, números que, segundo a autarquia, revelam uma assinalável procura deste serviço em termos locais. Registe-se que o Município da Batalha acordou com o Governo, através da Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa, a adesão à Rede Nacional de Espaços do Cidadão, que permite a disponibilização de vários serviços públicos, através da implementação de um balcão multisserviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A 18 de janeiro
“Diabo na Cruz” apresenta novo disco
em concerto no Teatro Stephens
No dia 18 de janeiro (domingo), pelas 21h30, vai realizar-se um concerto do grupo “Diabo na Cruz”, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande. Nesta atuação, a banda apresenta o seu terceiro e mais recente disco, intitulado “Diabo na Cruz”, editado no final de 2014. Do novo disco já se conhecem “Vida de Estrada”, e mais recentemente “Ganhar o Dia”, músicas de avanço, que inundaram as rádios e se tornaram rapidamente em novos sucessos da banda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Biblioteca Municipal de Leiria recebe tertúlia do 3.º volume dos Cadernos de Estudos Leirienses
A tertúlia de colaboradores e público à volta dos temas tratados no 3.º volume dos Cadernos de Estudos Leirienses, que foi apresentado na Nazaré a 6 de Dezembro, terá lugar no dia 17 de janeiro, sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Leiria (ao Terreiro). Volume excecional de 432 páginas, este 3.º Caderno conta com a colaboração de 23 investigadores e insere ainda três transcrições, um fac-simile, evoca o escultor Joaquim Correia (Marinha Grande), chama a atenção para o Museu Joaquim Manso (Nazaré), dá notícias culturais e elenca livros sobre a região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até ao dia 6 de fevereiro
Município recolhe contributos para a revisão
da Carta Educativa da Lourinhã
O Município da Lourinhã iniciou no final de 2014 o processo de revisão da Carta Educativa da Lourinhã (CEL) - instrumento estratégico para o planeamento da rede de equipamentos educativos concelhios, que surge, igualmente, como um documento orientador das políticas educativas desenvolvidas pela autarquia e por todos os que detêm responsabilidades na área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma verba de 50 mil euros
Câmara Municipal da Lourinhã lança Orçamento Participativo
Um elevado número de pessoas assistiu, no dia 7 de janeiro, à apresentação pública do Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL), numa clara demonstração de participação cívica, que fez jus ao próprio lema do projeto "Pelo seu concelho, participe". O Salão Nobre dos Paços do Município acolheu esta sessão, conduzida por João Duarte de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, no decurso da qual foi dado a conhecer o OPL, "enquanto polo dinamizador e promotor de debate, que potencia a partilha de ideias" e a participação comunitária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Maceira
Automobilista atropela ciclista em Leiria
e põe-se em fuga
O Comando Territorial de Leiria da GNR recebeu, no dia 5 de Janeiro, pelas 14h50, uma comunicação sobre uma vítima mortal que estaria junto à Estrada Nacional 356 - Cerca - Maceira ao 2,9 Km, individuo do sexo masculino com 45 anos. Deslocaram-se ao local militares do Posto Territorial de Leiria e o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Trânsito de Leiria (NICAV), por suspeita de ter ocorrido um acidente de viação com fuga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para melhorar os hábitos de alimentação das crianças e jovens
Câmara de Leiria apresenta Programa de Educação Alimentar às associações de pais
A Câmara de Leiria apresentou às associações de pais de Leiria o Programa de Educação Alimentar que está a funcionar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico no concelho de Leiria, com o qual se pretende melhorar os hábitos de alimentação das crianças e jovens, intervindo no quotidiano na escola e em casa, promovendo a adoção de comportamentos saudáveis. Este foi um dos pontos discutido no IV Encontro das Associações de Pais do concelho de Leiria que serviu para debater questões essenciais no âmbito do trabalho desenvolvido em conjunto nas escolas e que contou com a participação de 40 dirigentes de associações de pais e encarregados de educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com entrega de Pastéis de Feijão ao Presidente da República
Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras visita o Palácio de Belém
A Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras desloca-se ao Palácio de Belém, em Lisboa, no dia 7 de fevereiro, sábado, a partir das 11h30. Esta Embaixada, composta por cerca de 2 centenas de foliões, deixará, pelas mãos dos Reis do Carnaval de Torres Vedras, um convite ao Presidente da República para uma visita ao Carnaval “mais português de Portugal”. Ao meio-dia, haverá uma arruada em frente aos Pastéis de Belém, com momento de troca com Pastéis de Feijão de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Votação final registou 1244 votos no mês de janeiro
Requalificação da Escola António Cândido da Encarnação vence Orçamento Participativo
Dos 10 projetos/ideias submetidos à votação ao longo de todo o mês de janeiro, quer através do portal do Município da Batalha, quer presencialmente nas instalações da Autarquia, o projeto mais votado pelos munícipes foi a requalificação da antiga Escola António Cândido da Encarnação, mais concretamente a substituição de toda a caixilharia de madeira. O projeto em causa recolheu 692 votos, de um total de 1244, e será implementado pela Autarquia da Batalha após a respetiva validação técnica a orçamental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Concerto de “Noiserv” esgota Teatro Stephens
O músico David Santos, mais conhecido por Noiserv, atuou na Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, em concertos esgotados. Em cada atuação, durante cerca de 1h30, Noiserv tocou, cantou, encantou e interagiu com o público no intervalo de cada tema, mostrando o seu sentido de humor e postura descontraída. Noiserv exibiu a sua faceta de multi-instrumentista, bem conhecida dos fãs, e apresentou-nos um autêntico concerto “one-man show”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produção da companhia cadavalense aposta na juventude
Grupo Gente Gira estreia revista “É Cadaval, ninguém leva a mal!”
O Grupo Gente Gira estreia dia 13 de fevereiro, pelas 21h30, no cine-auditório do Cadaval, a revista “É Cadaval, ninguém leva a mal!”, com exibições em fevereiro e março. A companhia teatral cadavalense promete homenagear a revista, apresentando um grupo de gente jovem, cheio de vontade de divertir o público. É encarando a revista à portuguesa como «forma de evasão e divertimento, roubando sorrisos ao caricaturar o país que a viu nascer» que Ricardo Miguel, presidente do Grupo Gente Gira, apresenta a mais recente produção – “É Cadaval, ninguém leva a mal!”. Dando ênfase à realidade local, a nova revista não esquecerá, como sempre, as habituais críticas à atualidade nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Hospital de Santarém e no Centro Hospitalar do Médio Tejo
Deputados do PS de Santarém querem saber data de início do tratamento para a hepatite C
Na audição do dia 4 de fevereiro de 2015, em sede de Comissão Parlamentar de Saúde, a deputada Idália Serrão questionou o ministro da Saúde sobre um conjunto de matérias relacionadas com o estado da Saúde no distrito de Santarém, para as quais não obteve qualquer resposta. Cuidados de saúde primários em deficit e a contribuir em larga escala para o excesso de utentes e consequente aumento do tempo de espera nas urgências hospitalares; anuncio do Ministro da Saúde, na manhã da sua vinda a esta audição, de investimento de 40 milhões de euros no tratamento do cancro; obras no bloco operatório do Hospital de Santarém, foram alguns dos assuntos abordados no tempo regimental disponível para o efeito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Procissão Penitencial da Ordem Terceira
Procissão da Rapaziada antecipa Semana Santa
em Óbidos
A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, em Óbidos, realiza-se no próximo dia 22 de fevereiro, domingo, com início às 15 horas. Esta cerimónia religiosa dá início às celebrações pascais na vila de Óbidos e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da Quaresma que se inicia. A tradição desta Fé já vem do tempo em que a vila de Óbidos pertencia à Casa das Rainhas. É uma manifestação religiosa com raízes culturais e humanas, muito rara no País, realizando-se nesta região somente em Mafra e Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de mais de 400 pessoas
Câmara Municipal agradece com almoço apoio dos voluntários do Mercado Medieval de Óbidos
Mais de 400 pessoas participaram, no dia 31 de janeiro, num almoço de confraternização, no seguimento da realização do Mercado Medieval de Óbidos. Foi a primeira vez, em 13 anos, que “se fez uma festa assim”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, para quem este encontro serviu para “agradecer a todos, sem exceção, pela construção de uma grande marca do concelho”. Humberto Marques garantiu que o sucesso do Mercado Medieval de Óbidos se deve, “em particular, às associações, mas também a todas as pessoas do concelho que se juntam, que se esforçam, que abdicam da sua vida pessoal para servir as suas terras”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação Regional Oeste reuniu com a Federação Distrital de Leiria
JS da Região Oeste manifesta preocupação
com a permanência de jovens na região
A Juventude Socialista, realizou no mês de Janeiro, o primeiro encontro de concelhias da área da CIM-Oeste (Comunidade Intermunicipal do Oeste). O encontro decorreu em Peniche, com a presença das concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Lourinhã, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, bem como a Federação Regional Oeste e a Federação Distrital de Leiria. O encontro teve como objetivo identificar e debater problemas que afetam os jovens dos 12 municípios da região oeste e reforçar ligações entre as várias estruturas de jovens socialistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ACES Médio Tejo comunica decisão por e-mail
Câmara de Ourém apresenta voto de protesto contra nova redução de horários na saúde
O presidente Paulo Fonseca anunciou na reunião de Câmara de 6 de janeiro a intenção do Ministério da Saúde em reduzir os horários dos serviços de saúde no concelho de Ourém. Foi através de e-mail enviado pelo ACES Médio Tejo que a Câmara Municipal de Ourém tomou conhecimento da intenção de reduzir o horário de funcionamento das consultas de recurso no Centro de Saúde de Ourém (menos 10h/semana, ou seja, o horário de funcionamento passa a ser das 10h às 20h), e das extensões do concelho de Ourém (Olival, Rio de Couros, Seiça e Urqueira) em menos 20h/semana no total das quatro extensões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo no Bombarral aborda as questões da emigração
Peça “Brumário” subiu ao palco do Teatro Eduardo Brazão
Manuel Henriques e Lynn Vargas Monge trouxeram ao palco do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, no domingo, dia 18 de janeiro de 2015, a peça de teatro “Brumário”. Como explicaram, no final da representação, os autores e intérpretes da peça, esta surge de uma encomenda do Teatro-Cine de Torres Vedras para a criação de um espectáculo em torno de questões relativas à emigração e suas políticas na actualidade europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movimento Ourém Vivo faz rodar candidatos para preparar novos autarcas
Teresa Marques substitui vereador Vítor Frazão na Câmara Municipal de Ourém
Teresa Marques substitui o vereador Vítor Frazão desde o dia 6 de janeiro. Para promover a “Escola Autárquica” que visa preparar outras pessoas para as autarquias, o MOVE – Movimento Ourém Vivo iniciou um sistema de rotatividade para que vários candidatos possam assumir as funções de vereador e assim, familiarizarem-se com estas funções autárquicas. Nesse sentido, “”para permitir a rotatividade doutros Movistas, nestas funções autárquicas, Teresa Marques anunciou que irá renunciar também a partir do dia 31 de Outubro do corrente ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ribeira de Seiça esteve na géneses da luta pela conservação da natureza e do ambiente
Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus celebra 25 anos
O Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus comemorou, no dia 13 de janeiro, o seu 25º aniversário. O grupo de jovens cidadãos ativistas que em finais de 1989, na sequência do estudo efetuado pelo Eng.º Pedro Cortes sobre a ribeira de Seiça, tinha intenção de criar um "Grupo Ecológico de Ourém", para o estudo e preservação da ribeira de Seiça, e também a inventariação do património cultural do concelho de Ourém. Uma vez que as preocupações ambientais eram também regionais e globais, movidos pelo princípio "Pensar Globalmente, Agir Localmente", pouco tempo depois foi formada em Janeiro de 1990 uma delegação da jovem Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que mais tarde e passou a denominar-se Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus, assumindo a luta ecologista na área de intervenção da região do Ribatejo e Estremadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ato será precedido pela assinatura de acordo de cooperação
Biblioteca Escolar de 1.º Ciclo do Cadaval vai ser inaugurada no dia 21 de janeiro
Inaugura, na próxima quarta-feira, dia 21, pelas 11h30, a Biblioteca Escolar de 1.º Ciclo, instalada na EB1+JI do Cadaval. Uma hora antes e no mesmo contexto, a Biblioteca Municipal acolhe a assinatura de um acordo de cooperação, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Município do Cadaval e o Agrupamento de Escolas. A preceder a inauguração da recém-implementada Biblioteca Escolar de 1.º Ciclo, decorrerá, pelas 10h30, na Biblioteca Municipal, a assinatura de um acordo de cooperação enquadrador da criação e desenvolvimento de uma Rede de Bibliotecas Escolares no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Orquestra Típica Scalabitana lança DVD no Concerto de Ano Novo
O Concerto de Ano Novo da Orquestra Típica Scalabitana terá lugar este sábado dia 24 do corrente, no Convento de S. Francisco em Santarém, pelas 21h30. O Concerto servirá também para o lançamento do DVD do Concerto Comemorativo do 68º Aniversário da OTS em Março do passado ano. O Concerto de Ano Novo, terá a participação especial do tenor Carlos Guilherme e da soprano Hélia Castro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Câmara requalifica o Largo Cândido dos Reis
O Largo Cândido dos Reis, junto ao Parque Subterrâneo da Nazaré, foi alvo de intervenções que tiveram como objetivo a beneficiação e melhoria de um espaço público, que todos passaram a usufruir em maiores condições de conforto. A reparação do piso, colocação de novo mobiliário urbano e tratamento das árvores existentes no local foram as principais intervenções num dos principais pontos de passagem de milhares de pessoas, especialmente durante o verão. Também uma Fonte na Pederneira, que se encontrava degradada, foi alvo de conserto. Foi restaurada, pintada, e embelezada com floreiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
CIMRL promove formação para profissionais dos 10 municípios associados
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria realizou, desde abril de 2014, uma série de ações de formação multidisciplinares, com o objetivo de fomentar a modernização dos serviços autárquicos e a atualização de conhecimentos de novos normativos legais, através da qualificação contínua dos seus recursos humanos. Para 2015 está já em preparação um novo projeto de formação, decorrendo de momento o levantamento das necessidades de formação identificadas pelos municípios associados da CIMRL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarto percurso pedestre do concelho do distrito de Santarém
Percurso Pedestre “Na Rota do Javali” inaugurado no Sardoal
Na Rota do Javali é o quarto percurso pedestre, de uma rede inicial de quatro, a ser inaugurado no Concelho de Sardoal. A abertura oficial será este domingo, dia 18 de janeiro, sendo o ponto de encontro no largo da Igreja de Andreus, às 9 horas da manhã. O percurso tem 10,5 km, duração aproximada de duas horas e meia e um grau de dificuldade nível II ou seja, fácil. A participação nesta atividade é gratuita e não se encontra sujeita a inscrição. Recorde-se que, em setembro passado, já foram inaugurados dois percursos desta rede: A Via Romana, em Valhascos, e O Trilho do Pastor, em Sardoal, e que em dezembro último foi aberto oficialmente Do Pão ao Vinho, entre a Lapa (Cabeça das Mós) e Entrevinhas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aniversário da Restauração do Concelho – 13 de Janeiro
Cadaval vai comemorar 117º aniversário
da restauração do concelho
O Cadaval celebra, no dia 13 de janeiro, o seu Feriado Municipal, assinalando o 117.º Aniversário da Restauração do Concelho. O cartaz comemorativo inclui, entre diversas atividades culturais, a reabertura oficial do Museu Municipal, uma vez instalado no edifício da biblioteca. As comemorações avançam de manhã, com o Hastear da Bandeira, pelas 09h30, junto aos Paços do Concelho, momento acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval e participado por diversos representantes dos órgãos municipais e de outras entidades locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Perto de 13 mil visitaram exposição “Construções em peças de legos”
Patente ao Público de 29 de novembro a 28 de dezembro, no edifício Banco de Portugal, a exposição “Construções em peças de legos”, foi visitada por cerca de 13 mil pessoas. Esta iniciativa que entre muitas outras tem animado a época natalícia de Leiria nos últimos anos e que tanto tem agradado aos visitantes de todas as idades, mostrou uma vez mais que as construções em lego são intemporais e continuam a atrair o interesse e o entusiasmo de todos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
'Educação para o Desenvolvimento Sustentável' em debate na Casa de Portugal e de Camões
A Casa de Portugal e de Camões (antigo Presídio Militar), acolhe no dia 14 de janeiro, a partir das 18h00, o Seminário “A Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para os Professores e Alunos - O Papel do Distrito de Santarém na dinamização da Discussão Pública”, promovido pelo Centro de Formação da Lezíria do Tejo, em parceria com a autarquia scalabitana, a Universidade de Évora e a empresa K-Evolution (representada pelos Professores Doutores Carlos Cupeto e Sofia Santos, com trabalhos de investigação na área).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Instalação dos órgãos de Freguesia de Vila Chã de Ourique mantém impasse político
O bloqueio político na freguesia de Vila Chã de Ourique manteve-se, após mais uma convocatória no início de janeiro para a eleição do segundo vogal do executivo e subsequente instalação do órgão executivo para, de seguida e de acordo com a lei, proceder à legítima eleição da mesa da Assembleia de Freguesia. Os eleitos pelo PSD e pelo Movimento Paulo Varanda – Pelo Cartaxo, em posição concertada, deliberaram não comparecer e, assim, inviabilizar a eleição do segundo vogal do órgão executivo. O PS Cartaxo, perante o impasse e depois de ter participado na tentativa de um acordo que viabilizasse o normal funcionamento das instituições democráticas da freguesia, reitera que não prescinde de formar um executivo com dois elementos do PS e um da oposição
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação Musical dos Alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão
Alunos da Academia de Música de Alcobaça realizam apresentação no Real Abadia Hotel
O Real Abadia Congress & Spa Hotel, considerado um dos melhores espaços turísticos do Concelho de Alcobaça, volta a acolher no sábado, dia 24 de janeiro, pelas 22h, uma Apresentação Musical levada a cabo por Alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão que terá entrada livre. Esta formação, com origem na Disciplina de Conjuntos Instrumentais lecionada pelos professores Rui Ramos e Sandra Pinto, reinaugura desta forma a rubrica “Noite da Academia de Música de Alcobaça” que durante o ano de 2015 terá um conjunto de novas datas e apresentações (a anunciar brevemente).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Situação financeira do Município de Óbidos
Humberto Marques anuncia comissão técnica para baixar taxas e impostos
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos anunciou que vai ser criada uma comissão técnica para analisar todas as taxas e impostos. Será uma comissão “suprapartidária e independente, para verificar a possibilidade de baixar as taxas e impostos, sem colocar em causa as boas contas, nem mesmo a supressão das necessidades do concelho, a partir de novos investimentos”, revelou. Humberto Marques, que falava na sessão solene do Feriado Municipal, que se realizou no passado dia 11 de janeiro, acredita “que a população do nosso concelho nos pediu, e continua a pedir, que façamos obras e que tenhamos boas contas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município apresentou uma estimativa de receita prevista de 11,3 milhões de euros
Batalha apresenta taxa de execução orçamental próxima dos 95%
Em 2014, de acordo com a informação da execução orçamental disponível, o Município da Batalha apresentou uma taxa de execução orçamental na ordem dos 95%, para uma estimativa de receita prevista de 11,3 milhões de euros apresentada no Orçamento Municipal do ano transato, o que representa uma melhoria de 3% face ao ano de 2013. A Lei de Finanças Locais estabelece como regra orçamental uma taxa de 85% de execução da receita prevista no orçamento respetivo, pelo que se regista o cumprimento do requisito legal e uma excelente performance orçamental, só possível com o nível de ajustamento da programação do orçamento à receita efetiva própria determinada no cálculo dos fundos disponíveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 16 de janeiro
Esquadra de Alcobaça celebra 65º aniversário com concerto da Banda Sinfónica da PSP
1950 o ano em que Alcobaça recebe a Polícia de Segurança Pública. O despacho ministerial da criação de um posto policial em Alcobaça data de 11 de Janeiro, pese embora, a inauguração tenha ocorrido a 16. O mesmo ficou instalado no Palacete da Gafa, atuais instalações da Câmara Municipal de Alcobaça. No sentido de assinalar condignamente esta data, associando-nos às comemorações dos 25 anos de Elevação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça a Património da Humanidade, que contam com o Alto Patrocino do Presidente da República, e reforçando junto da comunidade local e regional o papel que tem vindo a ser desempenhado em prol da segurança pública, irá decorrer um concerto musical a cargo da Banda Sinfónica da PSP, em 16 de janeiro, pelas 21h, na igreja do Mosteiro de Santa Maria em Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Secretário de Estado da Saúde inaugura edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro
O novo edifício da Extensão de Saúde do Vimeiro vai ser oficialmente inaugurado no dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pelas 10 horas, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. Recorde-se que o novo equipamento, que pertence à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados D. Nuno, do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, entrou em funcionamento no final do mês de julho de 2014, aguardando desde então para ser oficialmente inaugurado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado Pedro Pimpão congratula-se pela reabertura do processo de beatificação
Beatificação da fundadora do Convento do Louriçal pode promover Turismo Religioso
Na audição regimental ao secretário de Estado da Cultura, no dia 14 de janeiro, na Assembleia da República, Pedro Pimpão, parlamentar da região de Leiria considerou que o processo de beatificação da fundadora do Convento do Louriçal pode potenciar o património histórico-cultural da freguesia e beneficiar do importante fluxo turístico do eixo Leiria/Fátima. A nível mundial, o turismo religioso movimenta entre 300 e 330 milhões de pessoas por ano, gerando receitas superiores a 15 a 18 mil milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo previsões do Observador Cetelem
Portugal pode ser em 2015 o país com maior crescimento no mercado mundial automóvel
O mais recente estudo do Observador Cetelem revela que Portugal é o país que apresenta um maior crescimento no mercado de veículos particulares novos (VPN) e, de acordo com as previsões, continuará a sê-lo em 2015. Este ano, o mercado nacional deverá chegar às 150 mil unidades e apresentar um crescimento de 7,1%, aumento bastante superior aos restantes países analisados. No top de países com previsão de maior crescimento em 2015 estão, depois de Portugal, a China e a Holanda com variações de 5,6% e 5,1%, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Fátima, Freixianda, Olival e Caxarias
Concelho de Ourém vai receber quatro Espaços do Cidadão
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, e o secretário de Estado para a Administração Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, assinaram no dia 16 de Janeiro, um protocolo com vista à instalação de quatro espaços do cidadão no concelho de Ourém, mais concretamente, nas vilas de Freixianda, Olival, Caxarias e na cidade de Fátima. O autarca adiantou que o próximo passo será ter uma Loja do Cidadão em Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao mau tempo
Percurso interpretativo na Lagoa de Pataias adiado para os dias 8 e 9 de fevereiro
Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2015 (esta atividade, inicialmente prevista para os dias 1, 2 e 3 de fevereiro, foi adiada devido ao mau tempo). O objetivo passa por conhecer a Lagoa de Pataias, compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais, identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Percurso Interpretativo na Lagoa de Pataias comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas
Integrado nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas o Município de Alcobaça irá promover um percurso interpretativo na Lagoa de Pataias, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2015. Os objetivos são conhecer a Lagoa de Pataias e compreender as suas funções sociais, económicas e ambientais e identificar impactos negativos no ecossistema e compreender como podem ser minimizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casais da Serra - Landal - Caldas da Rainha
GNR deteta descarga de efluentes suinícolas para a linha de água do Rio Arnoia
O Núcleo de Proteção e Ambiente do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR detetou, no dia 16 de Janeiro de 2015, no período entre as 14h30 e as 16h30, em virtude de uma denúncia de descarga de efluentes suinícolas para a alinha de água do Rio Arnoia - A dos Francos - Caldas da Rainha, a origem da mesma numa exploração agropecuária (suinicultura) situada na localidade de Casais da Serra, freguesia do Landal, concelho de Caldas da Rainha. O efetivo, composto por dois militares, elaborou um Auto de Noticia por Contraordenação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PLIP e “Mil brinquedos, mil sorrisos” premiados pelo MIES
Projetos inclusivos do IPL distinguidos pela inovação e empreendedorismo social
O projeto de Leitura Inclusiva Partilhada – PLIP e a campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos” do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) foram distinguidos pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social – MIES na categoria ES+, como iniciativas de alto potencial em inovação e empreendedorismo social. A apresentação pública das entidades e dos projetos vencedores decorreu no dia 21 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa iniciativa internacional com cerca de 400 participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Emílio Estrelinha treina Seleção Nacional
de Natação - Juvenis
Emílio Estrelinha, diretor técnico das Piscinas Municipais da Nazaré e membro do Departamento Técnico Regional da Associação de Natação do Distrito de Leiria, foi convocado a participar como técnico da Seleção Nacional de Juvenis no âmbito do Meeting Internacional de Lisboa, que se realiza este fim-de-semana (7 e 8 de fevereiro). O Meeting Internacional de Lisboa afirma-se cada vez mais como uma competição de referência no panorama nacional e internacional, fazendo parte dos calendários LEN e FINA, nesta última como evento de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Kazan, na Rússia, a ter lugar entre 24 de Julho e 9 de Agosto próximos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Mary Bento e Gama Diniz apresentam livro “História do quadro branco”
O livro “História do Quadro Branco”, da autoria de Mary Bento e ilustrações de Gama Diniz, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, no dia 7 de fevereiro (sábado), pelas 15h00. A entrada é livre. A “História do Quadro Branco” não é mais do que uma metáfora que simboliza a necessidade do ser humano pertencer a uma família, a um grupo e a uma sociedade, com quem se identifique e se potencie/crença como indivíduo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nuno Crato realça “empenho, exigência e rigor do ensino superior politécnico”
Joaquim Mourato reeleito como presidente
do Conselho Coordenador dos Politécnicos
«O CCISP continuará a afirmar a qualidade das instituições politécnicas e do serviço que prestam», afirmou na quarta-feira, dia 28 de janeiro, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Joaquim Mourato, na cerimónia de tomada de posse para o segundo mandato como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). O atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) foi reconduzido para dois anos de mandato à frente do órgão representante dos 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas não integradas portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Este domingo
Bailes de Rua do Carnaval da Nazaré 2015 “Largarem Barques e Remes”
Realiza-se já este domingo, 1 de fevereiro, o primeiro Baile de Carnaval de Rua, na Praça Sousa Oliveira, que será animado pelos músicos Guilherme Azevedo (voz) e Ricardo Caneco (Teclas). A animação faz parte da Programação oficial do Carnaval 2015, que tem como mote “Largarem Barques e Remes”. Terá início a partir das 15h30. Além deste Baile de Rua, outro está programado para o dia 8 de fevereiro, domingo, com os músicos Francisco Taveira (voz) e Mário João. O Carnaval na Nazaré distingue-se pela sua espontaneidade e pela forma profunda como é vivida pelas gentes locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De forma a melhorar o conforto dos utentes
Piscinas Municipais da Nazaré iniciam obras de manutenção para melhorar eficiência térmica
As Piscinas Municipais da Nazaré têm estado a ser alvo de obras de manutenção que tiveram como objetivo a melhoria do isolamento térmico do equipamento, a funcionar há algumas décadas, quase ininterruptamente. Otimizar a eficiência energética das piscinas municipais cobertas e, ao mesmo tempo, o conforto dos utilizadores daquele equipamento municipal foram alguns dos motivos desta empreitada, que provocou a suspensão de algumas atividades durante cerca de um mês.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 de abril e 3 de maio
Festival de Chocolate de Óbidos 2015 vai ser inspirado no Amor
A próxima edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre de 16 de abril a 3 de maio (aberto de quinta a domingo) é inspirada no Amor. Esta edição pretende ser a viragem no Festival Internacional de Chocolate para o maior envolvimento da comunidade local, à semelhança do que aconteceu no Óbidos Vila Natal. A organização pretende também descentralizar algumas atividades, nomeadamente com programação noutras localidades do Concelho de Óbidos, assim como um novo figurino em termos dos espaços a ocupar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na categoria de desporto
Teresa Almeida eleita Personalidade Feminina 2014 pela Revista Lux
Teresa Almeida foi eleita a Personalidade Feminina 2014 pela Revista Lux, na categoria de desporto. As vencedoras, nas 13 categorias deste prémio, foram divulgadas no dia 4 de Fevereiro. Na sua página oficial no Facebook, a atleta do CDAN – Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, que se sagrou Campeã Mundial Bodyboard ISA, no Chile, agradeceu a distinção e a todos os que votaram para esse efeito. Com 22 anos, a atleta do Vimeiro (concelho de Alcobaça), que compete pelo Clube da Nazaré, é a segunda portuguesa a alcançar o título.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Pombal, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande
40 mil utentes não têm médico de família
no ACES do Pinhal Litoral
Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista repudiam o encerramento do polo de Famalicão, inscrito na Unidade de Saúde Familiar Global, da Nazaré. Numa outra reunião, mas com os representantes distritais da Ordem dos Médicos foi dado a conhecer problemas que condicionam a prestação dos cuidados de saúde. “Mais de 40 mil utentes não têm médico de família no ACES do Pinhal Litoral”, que abrange os concelhos de Leiria, Pombal, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande, alertam os profissionais de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem
Câmara de Ourém volta a recrutar professores voluntários
Estão abertas as inscrições para professores motivados para a realização de trabalho voluntário com crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos. Este projecto – “Tempo para ensinar…tempo para aprender!” - tem como objetivo favorecer o sucesso escolar na aquisição de competências ao nível da leitura e da escrita, em crianças do 1.º ciclo do ensino básico que revelam dificuldades de aprendizagem e cujas famílias não possuem recursos para colmatar estas desvantagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arte contemporânea de criadores europeus
Delegação do projeto European Glass Experience visita a Marinha Grande
Uma comitiva composta por mais de uma dezena de pessoas representantes das entidades envolvidas no projeto "European Glass Experience", visitarão a Marinha Grande de 12 a 14 de janeiro, no âmbito da exposição homónima, que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), desde o dia 13 de dezembro. A deslocação à capital do vidro portuguesa tem como objetivos divulgar o projeto EGE, a indústria vidreira da Marinha Grande, o património e a produção artística europeia e promover o encontro entre as entidades envolvidas no referido projeto europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Última reunião descentralizada do mandato
Executivo Municipal de Azambuja reúne em Vila Nova da Rainha
A primeira reunião ordinária do ano da Câmara Municipal de Azambuja terá lugar no dia 13 de janeiro, pelas 17h, em Vila Nova da Rainha. Com esta sessão, o Executivo conclui o périplo de reuniões descentralizadas em todas as freguesias do concelho, no atual mandato autárquico, sendo realizada na sede da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso. À semelhança das anteriores, esta ação tem o objetivo de estreitar a proximidade entre os eleitos e a população. Refira-se que o presidente e os vereadores estarão na sede da Junta de Vila Nova da Rainha no período da tarde, onde além do contacto com os eleitos da freguesia, estarão disponíveis para um atendimento aos munícipes que o pretendam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Linha de transportes urbanos
Câmara das Caldas apresenta plataforma de informações turísticas e conteúdos no TOMA
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresenta esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, pelas 15 horas, uma plataforma de apoio à mobilidade urbana, informação e divulgação multimédia nos transportes públicos urbanos TOMA. Trata-se de uma plataforma para unificar as informações fornecidas ao munícipe e visitante, sendo que neste momento a plataforma que gere a APP do cityguide é a mesma para o projeto do TOMA. Enquanto circula no Toma, o utilizador poderá visionar nos monitores conteúdos turísticos e publicitários georreferenciados bem como informações visuais e sonoras sobre a paragem e próximas paragens, com vocalização computorizada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Professor Alexandre Caldas apresenta livro
na 45ª Assembleia do CIJVS
A próxima Assembleia de Investigadores do CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, tem lugar no próximo dia 15 (quinta-feira) e conta com a apresentação do novo livro de Alexandre Caldas: “Construir as regiões da Inovação e Conhecimento / Uma Visão de Futuro para a Região do Oeste, Ribatejo e Alentejo”. A sessão com entrada livre, tem lugar às 18h30, no CIJVS – Casa de Portugal e de Camões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V Ciclo de Conferências
Teóloga Isabel Varanda abordou em Fátima tema da presença de Maria na Igreja
Isabel Varanda, teóloga e docente da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, foi a primeira conferencista do V Ciclo de Conferências que se propõe abordar, a um ritmo mensal, até abril de 2015, o tema do corrente ano pastoral, “Santificados em Cristo”. A conferência de janeiro, no dia 11, estará a cargo do Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que refletirá sobre o tema «A quem iremos?». A peregrinação e a experiência da fé. As cinco conferências do V Ciclo decorrem no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, com início às 16 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
Rancho Flores do Campo faz 50 anos
O Rancho “Flores do Campo” de Valado dos Frades está a comemorar 50 anos de existência e, no próximo sábado, 10 de janeiro, marca a data juntamente com a população.As comemorações têm início às 11h00, com a celebração eucarística e bênção de graças pelos 50 anos; a que se seguirá a Romagem ao cemitério, com descerramento de placa de homenagem a sócios falecidos, às 12h00, e o Almoço Convívio, em que participarão os atuais componentes do grupo folclórico, dirigentes e antigos elementos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ação decorre dia 13 de janeiro
NERLEI organiza workshop para capacitar empresas a potenciar as vendas em feiras
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no dia 13 de janeiro de 2015, pelas 9h00, no Edifício NERLEI, em Leiria, um workshop subordinado ao tema “Como Ter mais Sucesso de Vendas em Feiras”. A sessão terá como formadores técnicos especializados e tem como objetivo capacitar as empresas a terem melhores resultados nas suas participações em feiras nacionais e internacionais. Com um total de 8 horas de formação, das 9-13h e das 14-18h, este será um workshop muito prático e focado nas metodologias e ações que melhores resultados trazem nos períodos antes, durante e pós feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arrabal foi a primeira
Biblioteca Municipal vai dar palco às 18 freguesias de Leiria durante três anos
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira vai transformar-se no palco das 18 freguesias do concelho de Leiria, num programa que se prolonga até 2017 e que pretende assumir-se como uma mostra social, cultural e associativa de cada um dos territórios. A Rota das Freguesias do Concelho é composta por uma exposição no átrio da Biblioteca Municipal, contendo uma caracterização histórica e socioeconómica da freguesia, e uma tarde cultural preparada para marcar o dia de estreia, com conferências, música, gastronomia, entre outras atividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
População revoltada exige reabertura do Polo da Unidade de Saúde Familiar de Famalicão
Foi aprovada por unanimidade, em Assembleia Municipal, decorrida a 30 de dezembro, a moção da população de Famalicão que exige a reabertura do polo da Unidade de Saúde Familiar local em regime de permanência, encerrado desde 2011 por falta de médico e de pessoal administrativo. O documento foi apresentado pelo presidente da Junta de Famalicão, freguesia onde “corre um abaixo-assinado para resolver o problema que afeta a população que tem que se deslocar à Nazaré para ser atendida pelo médico”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleitos recentemente novos órgãos sociais
Adega Cooperativa da Vermelha busca novos mercados
Após recentemente ter elegido os novos órgãos sociais, a Adega Cooperativa da Vermelha, agora liderada por Rui Soares, está atualmente empenhada em alcançar novos mercados internacionais e, ao mesmo tempo, em consolidar os mercados onde já está inserida. Como resultado do ato eleitoral interno levado a efeito a 23 de novembro último, com base em duas listas candidatas, a Adega Cooperativa da Vermelha (ACV) tem como novo presidente da direção Rui Soares (Sobrena), também vereador da Câmara municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
PSP detém homem com haxixe suficiente
para a confeção de 1.300 doses individuais
A Polícia de Segurança Pública deteve, no dia 3 de janeiro de 2015, pelas 13 h, na cidade de Peniche, um homem com 33 anos de idade, em virtude de ter na sua posse produto estupefaciente, denominado “Haxixe”, suficiente para a confeção de 1.300 doses individuais, que valeriam cerca de 390 euros. O produto estupefaciente foi apreendido e o detido será presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Projeto “Barrigas de Amor” chama famílias
e grávidas ao Teatro Miguel Franco
No sábado, dia 31 de janeiro, entre as 13h45 e as 18 horas, o Teatro Miguel Franco recebe o encontro “Barrigas de Amor | Vamos ser Pais”, o maior evento dirigido às famílias e às grávidas e que tem como objetivo incentivar a natalidade em Portugal. Esta iniciativa é promovida pelo projeto Barrigas de Amor, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria. O Barrigas de Amor nasceu em 2007 com o objetivo de apoiar as famílias e as grávidas face à baixa natalidade que se verificava no país nessa altura e que ainda hoje se mantém. Para tal, criou um evento anual especialmente dedicado à grávida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 16 de janeiro
Instituto Politécnico de Santarém acolhe Espaço Orbis Inovação e ação de blended marketing
A ESGT - Escola Superior de Gestão e Tecnologia, do Instituto Politécnico de Santarém vai acolher o espaço Orbis Inovação e ação de blended marketing, a partir do próximo dia 16 de janeiro, às 15h30. Ao longo desta semana estão a ser desenvolvidas algumas ações de “marketing de guerrilha” e blended marketing, relacionadas com a época das Descobertas e do Romantismo, em colaboração com os alunos ESGT, do Politécnico de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Representando a Casa do Povo
Ginastas do Cadaval medalhados com ouro, prata e bronze no campeonato distrital
A Casa do Povo do Concelho do Cadaval conquistou no dia 10 de janeiro, mais um conjunto de medalhas de ouro, prata e bronze, obtidas no Campeonato Distrital de Duplo Mini Trampolim e Tumbling, realizado em Mem Martins (Sintra). O Município do Cadaval manifesta-se, uma vez mais, reconhecido pelos resultados obtidos e pelo tenaz empenho por parte do treinador Duarte Baltazar, alunos e respetivos pais, assim como pelo espírito de perseverança da Casa do Povo em manter e levar por diante a ginástica de competição no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa internacional envolve mais de 20 países com a atribuição de 194 bolsas
IPL e NERLEI participam no projeto Erasmus Mundus “Cruz del Sur” rumo à América Latina
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria participam no projeto internacional de Erasmus Mundus “Cruz del Sur – Fortalecimento da internacionalização da universidade para alcançar um desenvolvimento integral na América Latina”. Esta cooperação internacional prevê, entre 2015 e 2018, a atribuição de 194 bolsas a cidadãos latino-americanos e europeus, sendo 142 bolsas de mobilidade da América Latina para a Europa, e 52 no sentido inverso, no âmbito das licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal e Cruz Vermelha reconhecidas pelos projetos Educação Parental e Espaço Solidário-Coração Vermelho
Trabalho social no Cartaxo recebe duas distinções nacionais
Dois projetos desenvolvidos no Cartaxo, na área do apoio social, foram reconhecidos como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 21 de Janeiro. A Câmara Municipal e a Cruz Vermelha do Cartaxo foram reconhecidas por projetos de empreendedorismo na área social. Educação Parental e Espaço Solidário-Coração Vermelho, são os projetos de cada uma das instituições, que figuram no MIES - Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Exposição de Américo Frias homenageia artista oureense a título póstumo
Foi apresentada ao público na sexta-feira, 9 de janeiro, a exposição "Homenagem à Minha Velha Ourém" de Américo Frias. Com esta mostra, o autor pretendia homenagear a sua "Velha Ourém", através da pintura de diversos aspetos da Vila Medieval. A sua súbita partida dias antes da inauguração transformou esta exposição numa mais que merecida homenagem da Vila Medieval e do Município a Américo Frias, que deixa uma marca indelével na cultura oureense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pinto Balsemão inaugurou o mesmo espaço em 1981
Militante nº 1 reinaugura sede do PSD
do Cadaval
O Fundador do Partido Social Democrata, Francisco Pinto Balsemão descerrou esta sexta-feira, 16 de janeiro, a placa de reinauguração da sede do PSD do Cadaval (após aquisição do imóvel e profundas obras de remodelação). Um momento emotivo e cheio de significado, já que foi o mesmo Militante nº 1 que inaugurou este mesmo espaço em 10 de maio de 1981. A reinauguração da sede contou ainda com a presença dos Autarcas do PSD do Cadaval e do Oeste, do vice-presidente do PSD, José Matos Correia e do secretário-adjunto Lélio Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desempenho em 2014
Activos da Crédito Agrícola Gest crescem 26.2% e ultrapassam os 2 mil milhões de euros
Em 2014, a Crédito Agrícola Gest, S.A. (CA Gest), sociedade gestora de activos do Grupo Crédito Agrícola, reforçou a sua posição no mercado nacional de fundos de investimento mobiliário e de gestão de patrimónios com um crescimento dos activos sob gestão na ordem dos 26.2%, tendo o volume de negócios atingido perto de 2.4 mil milhões de euros, superando assim o crescimento do mercado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Academia de Música de Alcobaça
Michael Lauren: verdadeira autoridade da bateria orienta Masterclasse em Alcobaça
A Academia de Música de Alcobaça acolhe no próximo dia 6 de fevereiro, sexta-feira, das 14h30 às 16h30, a Masterclasse de um dos maiores e mais consagrados talentos da bateria no nosso país: o norte-americano Michael Lauren. Intitulada “Fundamentos Rítmicos”, esta atividade tem as suas inscrições abertas e promete partilhar a singular experiência de um músico que já atuou em palco com artistas como Paul Anka, Chuck Berry, Charles Brown, Tom Jones, entre muitos outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na presença do diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares
Biblioteca Escolar inaugurada no Cadaval
A Biblioteca Escolar de 1.º Ciclo, instalada na EB1+JI do Cadaval foi inaugurada, no dia 21 de janeiro, momentos após ter sido assinado, na Biblioteca Municipal, um protocolo de instalação do referido equipamento, entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Município do Cadaval e o Agrupamento de Escolas. O protocolo foi firmado entre o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte, o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, e o diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Luís Mendes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com vista à angariação de fundos
Associação Protetora de Animais do Cadaval promove 1.º Passeio TT Solidário
A APAC – Associação Protetora de Animais do Cadaval promove dia 8 de fevereiro (domingo), a partir das 8h30, no Cadaval, o 1.º Passeio TT Solidário “Rota das 4 Patas” com vista à angariação de fundos a favor dos cuidados para com os animais por ela apoiados. A associação prevê que este evento de beneficência venha a contar com cerca de 120 jipes e aproximadamente 300 pessoas, revertendo as receitas a favor da APAC, nomeadamente para alimentação e demais cuidados para com os animais por si acolhidos e apoiados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro bienal reúne investigadores, estudantes e empresários
IPL organiza 6º Congresso Nacional
de Biomecânica
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) organiza, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB), a sexta edição do Congresso Nacional de Biomecânica. Este encontro bienal, que se realiza nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Palace Hotel em Monte Real, junta investigadores, estudantes e empresários, e visa promover a investigação, o desenvolvimento, a aplicação e a intervenção da Biomecânica, através da divulgação de trabalhos desenvolvidos, e dos avanços científicos e tecnológicos apurados e aplicados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro evento público terá lugar na Festa de Carnaval Noturno da Benedita
Voluntários criam Associação Benedita Solidária para combater pobreza e exclusão
A Associação Benedita Solidária foi recentemente criada por um grupo de voluntários, surgindo no âmbito do trabalho desenvolvido pela comissão social de freguesia (CSF), constituída pelas instituições de apoio social local, escolas, Junta de Freguesia e Município, após se identificar a necessidade de prestar apoio financeiro de forma imediata aos pedidos de ajuda que se fazem sentir e para os quais nem sempre existe uma resposta célere. O primeiro evento público, com vista à angariação de fundos, terá lugar na Festa de Carnaval Noturno da Benedita, onde estará presente com uma venda/tasquinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Ascensor em manutenção pode retomar funcionamento em breve
A atividade do Ascensor da Nazaré tem estado suspensa para manutenção do equipamento, podendo retomar o seu normal funcionamento até ao final da semana, caso estejam reunidas todas as condições para esse efeito. De acordo com a empresa que está a efetuar os trabalhos de manutenção, a Liftech, a intervenção em curso, sobre um dos freios de carril, obrigou à sua desmontagem e a uma intervenção de “grande complexidade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o Ensino Superior
Número de bolsas de estudo atribuídas este ano pelo Município de Tomar aumenta mais de 50%
A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na sua reunião de 2 de Fevereiro, a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior para o ano letivo 2014/2015. Foram atribuídas 19 novas bolsas e renovadas 12 das que haviam sido atribuídas no ano passado, num total de 31 bolsas. Este número poderá ainda sofrer alterações, uma vez que os candidatos excluídos têm agora um prazo para apresentação de elementos que possam permitir a reapreciação dos processos. Em relação ao ano passado, trata-se de um aumento significativo, uma vez que tinham sido atribuídas um total de 20 bolsas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Idoso ficou gravemente ferido
GNR prende dois homens considerados perigosos por assalto a idoso de Porto de Mós
O Núcleo de Investigação Criminal de Leiria do Destacamento Territorial de Leiria, no âmbito de um processo-crime por roubo agravado, praticado na madrugada de 20 de janeiro de 2015, na zona de Porto de Mós, deteve, fora de flagrante delito, dois indivíduos do sexo masculino, de 34 e 43 anos de idade. Após diligências de investigação foram solicitados mandados de Buscas para as residências do suspeitos ao Tribunal Judicial de Porto de Mós, que de imediato foram passadas, o que permitiu a realização de duas Buscas Domiciliarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inovadora aventura motociclista vai decorrer de 23 a 26 de setembro 2015
1.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road apresentado no domingo na Batalha
Grande novidade no calendário de atividades para 2015 da Federação de Motociclismo de Portugal, o 1.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road será apresentado no domingo, dia 1 de fevereiro, no decorrer do Salão dos Campeões, na Exposalão Batalha. Maratona de descoberta e aventura, de prazer de condução e gastronomia, de paisagens deslumbrantes e intenso convívio, que ligará Bragança ao Barlavento algarvio, ao longo de 3 etapas com término nas Termas de Monfortinho, em Moura e, finalmente, em Lagos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do presidente Ricardo Gonçalves
Câmara de Santarém inaugura espaço desportivo na Secundária Dr. Ginestal Machado
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e Inês Barroso, vereadora da Educação, acompanhados por Carlos Marçal e Carlos Catalão, da União de Juntas da Cidade de Santarém, Manuel Lourenço e Conceição Anjos, da Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Alfredo Amante, Chefe de Divisão da Educação e Juventude e de Ana Molinar, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, estiveram presentes na inauguração do espaço exterior desta escola, destinado à prática da atividade física, nomeadamente um campo de basquetebol 3x3 e quatro pistas para corridas de velocidade (40m).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Socialistas querem consignar verbas da Derrama à criação de emprego
PS de Alcobaça manifesta preocupação
com a criação de emprego no concelho
O PS Alcobaça acredita que a estabilização dos mercados mundiais e europeus, acompanhado de uma descida drástica do preço do petróleo, poderá levar à retoma do crescimento do consumo privado na Europa e ditar que 2015 seja o ano de viragem na economia europeia, e por contágio, também em Portugal. Para os socialistas alcobacenses, o crescimento económico é hoje um imperativo para a economia Portuguesa, uma demanda nacional que deve envolver todos, investidores, trabalhadores, governo, e naturalmente as autarquias locais e a Câmara de Alcobaça não deve, nem pode, isentar-se deste desígnio nacional, vital para o País e para qualquer economia regional e local.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Cartaxo
Grupo do PS na Assembleia de Freguesia de Pontével contesta ter deixado dívidas em excesso
O Grupo do PS da Assembleia de Freguesia de Pontével emitiu um comunicado, no dia 27 de janeiro, que pretende repor o que considera a verdade sobre as dívidas da Junta de Freguesia de Pontével à data de 15/10/2013, que corresponde à sua saída. Com base nos documentos fornecidos pelo atual executivo, solicitados há alguns meses, o PS afirma poder “provar que o atual presidente de Junta só diz o que lhe convém e não a verdade toda.” Segundo a sua versão, “a divida era de 70 mi l euros e como hoje se prova, tendo em conta os documentos fornecidos e analisados, os quais já prevíamos, estes resultados eram de 65.490.65 euros.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Freguesias de Souto da Carpalhosa e Monte Redondo
Câmara de Leiria corta água para higienização de reservatórios de Assenha e Monte Redondo
A Câmara Municipal de Leiria informa que, nos dias 20, 22 e 28 de janeiro terão lugar diversas interrupções no fornecimento de água, nas Freguesias de Souto da Carpalhosa (Assenha, Camarneira, Chã da Laranjeira, São Bento, São Miguel e Pendedo) e de Monte Redondo (Monte Redondo, Lezíria, Montijos, Paço, Santo Aleixo e Braçal), devido a trabalhos de higienização de reservatórios de Assenha e Monte Redondo (Zona Alta), respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Chefes Ivo Brandão e Samuel Mota partilham experiências na Escola de Hotelaria de Fátima
A Escola de Hotelaria de Fátima recebeu os seus ex-alunos Ivo Brandão e Samuel Mota, hoje profissionais de reconhecida qualidade na área da restauração e com um percurso profissional interessante para partilhar. Numa sessão realizada dia 12 janeiro, destinada aos alunos do 2º e 3º anos da área da cozinha/pastelaria, e moderada pelo diretor, Francisco Vieira, estes profissionais enalteceram a importância da aprendizagem realizada na escola como o primeiro passo para a criação da sua identidade de futuros profissionais de restauração e fundamental na definição do seu percurso futuro, nomeadamente nas aquisição dos conceitos de disciplina, rigor e métodos e técnicas de trabalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"As noites do Ateneu"
Núcleo de Arte Contemporânea de Tomar inaugura exposição de António Viana
Vai ser inaugurada no sábado, dia 24 de Janeiro, pelas 16 horas, uma exposição de pintura e desenho de António Viana na galeria NAC.2, situada no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar. A mostra integra treze pinturas e doze desenhos, datados entre 2003 e 2010 e reunidos sob o título "As noites do Ateneu". Esta galeria acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua coleção, e no qual António Viana é um dos artistas representados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acréscimo de 36% no número de candidaturas apoiadas
Câmara de Leiria aumenta comparticipação
de medicamentos a famílias carenciadas
No ano de 2014 foram formalizadas 583 candidaturas ao Programa de Comparticipação em Medicamentos a Famílias Carenciadas, abrangendo um total de 1278 indivíduos, registando-se um maior apoio prestado pelo município de Leiria. Das candidaturas apresentadas 356 foram deferidas, tendo sido abrangidos 744 indivíduos, sendo que o montante imputado ao Programa no ano transato foi de 75.000,00€. Comparativamente ao ano de 2013, no ano de 2014 verificou-se um aumento de 212 de candidaturas, o que equivale a um acréscimo de 36%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Deputados do PS questionam Governo sobre atendimento dos utentes no Hospital das Caldas
Os deputados socialistas de Leiria questionaram, no dia 13 de janeiro, o ministro da Saúde sobre as dificuldades de atendimento no serviço de urgência do Hospital das Caldas da Rainha, com particular incidência na época de Natal e início do ano. Em pergunta ao Governo, os deputados Odete João, João Paulo Pedrosa e Jorge Manuel Gonçalves consideram que “passados mais de dois anos sobre a criação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), o balanço sobre as condições de acesso dos utentes da região das Caldas da Rainha aos cuidados de saúde hospitalares é francamente negativo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atividade intergeracional pretende preservar a identidade do povo
Rio Maior recebe VI Convenção Nacional
de Jogos Tradicionais
A cidade de Rio Maior vai receber nos dias 28 e 31 de janeiro, a VI Convenção Nacional de Jogos Tradicionais, iniciativa organizada pela CPCCRD - Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, através da sua estrutura descentralizada para o Distrito de Santarém, a FCCRDDS - Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém, que conta com o apoio do IPJD e do Município de Rio Maior. Segundo a organização os Jogos Tradicionais são uma identidade cultural do nosso país que urge conhecer, preservar inventariar e promover por forma a assegurar a sua continuidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Pedro Pimpão participa em diversas sessões escolares do Parlamento dos Jovens
O parlamentar da região de Leiria Pedro Pimpão vai participar, tal como tem acontecido todos os anos, em diversas sessões escolares do Parlamento dos Jovens. Nestes termos, no próximo dia 12 de janeiro, o deputado participará de manhã, pelas 9h, na sessão do ensino básico na Escola Marquês de Pombal e no período da tarde, pelas 14h, na sessão do secundário na Escola Secundária de Pombal. Dia 19 de Janeiro, no período da manhã o deputado deslocar-se-á às Meirinhas para participar na sessão escolar do Colégio João de Barros e dia 23 de Janeiro estará presente na Guia, na sessão escolar da Escola C+S da Guia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem divulga estudo sobre intenções de consumo para o Natal
Só 19% dos portugueses esperam pelos saldos para comprar presentes
O estudo do Observador Cetelem sobre as intenções de compra dos portugueses no Natal revela que a maioria dos consumidores não esperou pela época de saldos para comprar os presentes. Face a 2013, o número dos que esperam pelos saldos diminuiu, tendo passado dos 33% para os atuais 19%. Tal como no ano passado, são as mulheres que apresentam o hábito mais vincado de aguardar pelas promoções pós-Natal: 26% contra 12% dos homens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade na última Reunião do Executivo
Regulamento para criação do Conselho Municipal de Desporto aprovado em Santarém
O Regulamento para criação do Conselho Municipal de Desporto - CMD foi aprovado por unanimidade na última Reunião do Executivo, que teve lugar no dia 5 de janeiro. A proposta de regulamento apresenta como fundamento principal, "uma participação alargada dos agentes do sistema desportivo local, com vista à geração de uma estratégia concertada de desenvolvimento desportivo para o concelho." Entende a autarquia que, pela proximidade a estes agentes, é o órgão de poder que mais facilmente poderá desenvolver condições para uma efetiva participação dos cidadãos na definição de planos de intervenção municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do PEPAL
Município de Sobral de Monte Agraço abre candidaturas para estágios
No âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), o Município de Sobral de Monte Agraço, submeteu a sua candidatura com 6 estágios nas seguintes áreas: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Electrotécnica, Ação Social, Turismo e Administração Local; aguardando ainda a aprovação dos mesmos. O Programa de Estágios Profissionais na Administração Local destina-se a jovens à procura do primeiro emprego ou que sejam desempregados à procura de novo emprego; com 29 anos de idade inclusive e que possuam uma qualificação superior (licenciatura).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
TUMG reforçam qualidade e serviços
Transportes urbanos da Marinha Grande alargam área de serviço
A empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG) aumentou o nível de serviço prestado no segmento dos transportes urbanos, de modo a abranger novas localidades e novos locais de maior procura de mobilidade alternativa. Desde o dia 2 de janeiro de 2015, foram implementadas alterações. No âmbito das alterações que visam incrementar a mobilidade e tendo em vista o aumento do conforto e uma maior segurança dos passageiros, a empresa municipal TUMG vai proceder à instalação de novos abrigos, de modo a melhorar significativamente as condições de espera dos utentes dos transportes urbanos na cidade da Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinado aos idosos do concelho
Baile de Fantasia abre o Carnaval das Caldas
São muitos os eventos promovidos a pensar na população sénior das Caldas da Rainha mas a “Festa de Carnaval - Baile de Fantasia” promete ser dos mais animados e participados. O “Baile de Fantasia” vai realizar-se no dia 12 de Fevereiro, a partir das 14h00, na Expoeste, numa organização do Município das Caldas da Rainha e Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa. O objetivo é proporcionar aos idosos do concelho e utentes do Cartão Municipal do Idoso uma tarde bastante divertida, com convívio e muita alegria, num ambiente de Baile de Carnaval, onde não faltarão lembranças aos grupos mascarados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Desconstruções Construtivas traz 15 artistas plásticos ao Palácio Landal
A exposição de Arte Contemporânea - Desconstruções Construtivas, é inaugurada no dia 5 de fevereiro, às 15h30, no Palácio Landal, em Santarém, e conta com os trabalhos e a presença dos quinze artistas plásticos participantes e com performances de Rebecca Moradalizadeh e de Ricardo Cardoso de Seia. Desconstruções Construtivas pretende dar a conhecer ao público as mais recentes criações da arte contemporânea portuguesa. Andreia Mateus, Andreia Santana, Diogo Caetano Oliveira, Joana Bernardo, João Rolaça, Lucy Pereira, Manuel Mendonça, Mirjam, Nuno Alexandre, Patrícia Virgílio de Almeida, Rebeca Moradalizadeh, Ricardo Cardoso, Rita Luiz, Rita Ruivo e Vieira Pereira
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em parceria com a CPCJ e a OurémViva
Município de Ourém forma para a intervenção em situações de crise
O Município de Ourém, em parceria com a CPCJ e a OurémViva levou a cabo um ciclo de formação sobre intervenção em crise, que teve como principal objetivo preparar uma equipa técnica de intervenção psicossocial, no Município, que esteja devidamente capacitada e organizada para uma resposta adequada neste tipo de situações. A última sessão, subordinada ao tema “Intervenção Psicossocial em situações multivítimas” surge na sequência de três workshops realizados anteriormente: “Situações de violência doméstica” (no final de 2013); “Crises de ansiedade/ataques de pânico; e “Morte inesperada, notificação de morte e início do processo de luto”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um Recital de Guitarra
Temporada de concertos no Mosteiro
da Batalha arranca no dia 14 de fevereiro
O início da temporada de concertos no Mosteiro da Batalha terá lugar no dia 14 de fevereiro às 11h00 – Auditório, com um Recital de Guitarra, pela classe da Profª Ilda Coelho (Orfeão De Leiria) - Entrada Livre. No Dia 18 de Fevereiro às 19 horas, na Igreja – realiza-se o concerto com Naugatuck Hs Chamber Singer (Nova Iorque - Dir. Mahlon Peterson) - Entrada Livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Estágios do Complexo Desportivo
Federação Internacional de Triatlo promove encontro de treinadores em Rio Maior
O Complexo Desportivo de RioMaior voltou a ser escolhido para mais uma iniciativa da Federação Internacional de Triatlo (International Triathlon Union – ITU), após a realização, em setembro de 2013, de um estágio designado ITU Development U23 & Junior World Camp. Desta vez, nos dias 28 e 29 de janeiro, no Complexo Desportivo de Rio Maior, decorreu um encontro de treinadores de triatlo da Federação Internacional, designado ITU Coaches Education Meeting. Mais de uma dezena de profissionais, oriundos de países como a França, Alemanha, Espanha, Hungria, Eslovénia, Inglaterra, mas também do Brasil, regressaram a Rio Maior, numa sessão onde também se registaram intervenções de outros técnicos, via Skype.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários furtos idênticos no mesmo local
GNR de Pombal impede furto de gasóleo
junto ao estaleiro da Câmara Municipal
Uma patrulha do GIPS da Unidade de Intervenção da GNR, sedeada em Pombal, foi alertada, no dia 29 de janeiro, cerca das 17 horas, para um furto de gasóleo de veiculo, que estaria a ocorrer nas imediações do estaleiro da Câmara Municipal de Pombal. A patrulha deslocou-se ao local, tendo reparado que no exterior das instalações, se encontrava um indivíduo a furtar gasóleo de uma viatura ali estacionada, para recipientes. A viatura que foi alvo de furto, encontrava-se com o depósito de combustível aberto e o chão estava contaminado com muito gasóleo. Foi constituído arguido um individuo masculino, de 30 anos, residente em Pombal e com antecedentes criminais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Observador Cetelem analisa o mercado mundial automóvel
Taxa de motorização muito próxima da saturação em Portugal e na Europa
Com uma taxa de motorização média de 582 veículos ligeiros por 1.000 habitantes em 2012, o mercado automóvel europeu encontra-se próximo da saturação, à semelhança do que acontece nas restantes zonas desenvolvidas. Em Portugal, onde a taxa de motorização é de 540 veículos por 1.000 habitantes, a tendência é para manter o equipamento, fenómeno que tem sido favorecido pela resistência do crescimento económico. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de fevereiro
Escolas e IPSS participam em desfile
de Carnaval no Cartaxo
Crianças e jovens, adultos e instituições, estão já a preparar as máscaras para participarem no tradicional desfile que abre o Carnaval no Cartaxo. O desfile junta comunidade escolar e IPSS numa festa que percorre o centro da cidade e é promovida pela Câmara Municipal. No dia 13 de fevereiro, a partir das 10h30, as ruas do Cartaxo vão encher-se com as cores dos fatos e das máscaras de centenas de participantes. Venha ver os pequenos e os grandes foliões, ou traga o seu melhor fato de Carnaval e acompanhe o desfile vestido como a sua imaginação lhe ditar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrantes
Sampaio da Nóvoa abre ciclo de formação
da Federação Distrital de Santarém da JS
António Sampaio da Nóvoa, antigo Reitor da Universidade de Lisboa, é o orador convidado da primeira sessão da “Academia de Formação Política e Cívica”, uma iniciativa dinamizada pela Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista, a ter lugar no sábado, dia 17 de janeiro, pelas 15h30m, no Edifício Pirâmide em Abrantes. Aberto a toda a população, bem como à comunicação social, esta iniciativa conta com o apoio da JS e do PS de Abrantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com equivalência ao 12º ano de escolaridade.
FOR-MAR abre inscrições na Nazaré para cursos do setor das pescas
Estão abertas as inscrições para os cursos do Plano de Atividades 2015 do FOR-MAR, que irão decorrer no Polo da Nazaré. No total, estão previstas 39 formações, que irão decorrer ao longo do ano, entre as quais a de Pescador; Diário de Pesca Eletrónico; Marinheiro de 2ª classe; Operações de Manobra em embarcações do Tráfego Local; Segurança e Saúde no trabalho a bordo das embarcações; eletromecânico de refrigeração e climatização; Segurança Marítima; Língua Inglesa – comunicações marítimas; eletromecânico de refrigeração e climatização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Portugal 2020: uma oportunidade
Jorge Faria de Sousa
A Pirâmide de Maslow e Políticas Autárquicas
Carlos Cunha
Viver com Pacemaker
Dr. Carlos Morais
A dívida pública é um veneno letal
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o