Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é responsável pelo conflito entre os motoristas e as empresas transportadoras?
Os motoristas
As empresas
O Governo
Outros
Não sei
Edição Nº 170 Director: Mário Lopes Terça, 20 de Agosto de 2019
Comparticipação FEDER, com 85% de investimento elegível
Município da Batalha contratualiza 1,5 milhões de euros em projetos comunitários
O Município da Batalha outorgou com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro contratos de financiamento para três projetos que envolvem uma comparticipação de 1,5 milhões de euros. A comparticipação financeira, assegurada pelo FEDER, é de 85% do investimento elegível e os projetos em causa referem-se à valorização ambiental da margem nascente do Rio Lena - Parque ecológico e parque de estacionamento periférico de apoio intermodal ao Centro Histórico da Vila, Eixo Circular ao Rio Lena e parque de autocarros para apoio do centro histórico turístico da Vila da Batalha e, ainda, requalificação paisagística da zona envolvente ao campo de futebol sintético.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Programa Centro 2020
Fundos comunitários para a Região Centro já estão aprovados pela Comissão Europeia
A Comissão Europeia aprovou, no dia 12 de dezembro, o Programa Operacional da Região Centro - Centro 2020 - para o período 2014-2020. O Centro 2020 terá uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 27% face ao atual período de programação (2007-2013) e corresponde a um valor de 925 euros por habitante da Região Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Inácio recusou proposta da CGD de redução de spread
Município de Alcobaça negoceia dívida de 34 milhões da construção dos Centros Escolares
O Município de Alcobaça recusou uma proposta da CGD – Caixa Geral de Depósitos para reduzir o spread sobre a dívida dos Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão de Évora de Alcobaça. A informação foi avançada por Paulo Inácio em reunião de câmara de 9 de dezembro, em resposta a Rogério Raimundo sobre a situação do Pavilhão de Évora e o impasse para a sua abertura. Recorde-se que a dívida em causa ronda os 34 milhões de euros, aos quais acrescem juros de mora e despesas da entidade credora Caixa Geral de Depósitos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo álbum de Paulo Furtado
The Legendary Tigerman leva álbum “True”
ao Fórum Fnac Leiria
The Legendary Tigerman apresenta, na segunda-feira, dia 8 de dezembro, às 21 horas, o álbum “True” no Fórum Fnac, no LeiriaShoping. Já considerado um dos álbuns incontornáveis de 2014, True é complexo e a espaços até orquestral. Eventualmente será o mais denso da carreira de Paulo Furtado. Mas é sobretudo um reencontro com os princípios de um artista que há muito eleva o, aparentemente, conceito singular de one man band. No Fórum FNAC, são apresentadas as canções que têm conquistado vida própria nas recentes digressões que já levaram True ao Brasil, México, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Bélgica, Holanda e Macau.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta de Alcobaça conquistou a medalha de ouro no Chile
Teresa Almeida conquista título de campeã
do mundo de Bobyboard
Teresa Almeida é a nova campeã do Mundo de Bobyboard, ao conquistar esta sexta-feira, dia 12 de dezembro, a medalha de ouro na competição que se disputou em Iquique, no Chile. A atleta alcobacense, de 22 anos, que compete pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, venceu as três adversárias que também chegaram à final, a brasileira Neymara Carvalho, a francesa Anne Cecile Lacoste e a venezuelana Yuleiner Gonzalez.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita à fábrica de ginja
Ministra da Agricultura visita “Frutóbidos”
e enaltece capacidade de inovação
“Tive a oportunidade de visitar, com alguma profundidade, uma empresa de excelência, que nos traz um produto de excelência, baseado nas nossas raízes, nas nossas tradições, com uma receita conventual.” Foi desta forma que Assunção Cristas falou, ontem, dia 10 de dezembro, da empresa Frutóbidos, que produz licor de ginja e que alargou, agora, a produção para outras áreas, como produtos alimentares e cosmética. A ministra da Agricultura enalteceu a “enorme vontade de inovar e de diversificar os produtos” desta fábrica do concelho de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Pino Urbano Modular” de sinalização reutiliza borracha de pneus inutilizados
Instituto Politécnico de Leiria conquista Prémio Valorpneu de Inovação 2014
Paulo Campos, investigador e membro do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), foi o vencedor do Prémio Valorpneu de Inovação 2014, com o projeto “Pino Urbano Modular”, coordenado por Artur Mateus, investigador e subdiretor do CDRsp. O conceito do trabalho vencedor alia a utilização da borracha reciclada a produtos para o espaço urbano, de forma a fazer uso das suas propriedades, bem como promover para uma maior responsabilidade ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modelo proposto pelo Governo
Câmara da Nazaré rejeita projeto de Sistema Multimunicipal de Água e Saneamento
A Câmara da Nazaré rejeitou, no dia 10 de dezembro, por unanimidade, o projeto Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, proposto pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, que solicitava uma posição das autarquias afetas até ao dia 11 de dezembro. Na deliberação conjunta, o Executivo fundamentou a sua posição argumentando que “o projeto não serve os interesses da população do concelho da Nazaré” e que o mesmo se constitui como “um ataque à autonomia do poder local e à gestão de proximidade de serviços básicos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quatro jovens detidos por tráfico de estupefacientes
Polícia de Segurança Pública apreende mais de 9 mil doses de droga na Marinha Grande
A Polícia de Segurança Pública deu cumprimento, no dia 17 de dezembro de 2014, pelas 14h30, na cidade de Marinha Grande, a nove mandados de busca domiciliária e três mandados de detenção fora de flagrante delito, no âmbito de uma investigação em curso pela prática do crime de tráfico de produto estupefaciente. Desta operação resultou a detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 de idade e a apreensão de oito telemóveis; três moinhos para moer canábis; duas balanças de precisão; 6 502 doses de haxixe; 2 246 doses de canábis; 330 doses de cocaína; 41 doses de heroína e 930 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campeã do Mundo de Bodyboard
Parlamento aprova voto de saudação
à atleta alcobacense Teresa Almeida
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria subscreveram, no dia 19 de dezembro, o voto de saudação à atleta Teresa Almeida, que venceu o Campeonato do Mundo de Bodyboard, no dia 12 de dezembro, no Chile, que contou com a participação de mais de 170 atletas de 27 países. Para além do título mundial Teresa Almeida, natural do Vimeiro, concelho de Alcobaça, havia já conquistado o segundo lugar no campeonato da Europa, disputado em Marrocos, em outubro último. No mesmo dia, a atleta foi também homenageada pela Assembleia Municipal de Alcobaça, tendo recebido a Medalha de Ouro do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maioria e oposição incomodadas com o atraso da empresa contratada
Atraso na conclusão das obras do Mercado
de Alcobaça prejudica vendedores locais
O atraso nas obras de requalificação do Mercado Municipal de Alcobaça foi questionado pelo líder da bancada do PS, no dia 19 de dezembro, que recordou que a empresa contratada CIP Construção, SA não cumpriu o prazo de 60 dias estipulado, para que a obra terminasse em novembro e também não cumpriu o segundo prazo concedido pela autarquia. Alguns deputados admitiram que a obra pode estar a decorrer apenas com um trabalhador ao serviço, para que não seja dada como parada e César Santos lembrou que os principais prejudicados são os vendedores locais, cujo número tem vindo a diminuir, uma vez que o edifício continua sem cobertura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Açores
Escola de Hotelaria de Fátima ganha 1º prémio em Festival Internacional do Chocolate
A Escola de Hotelaria de Fátima ganhou o primeiro prémio no Festival Internacional do Chocolate, realizado na Ilha Terceira, Açores, no dia 8 de dezembro, no âmbito da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo). Este evento, que contou com a presença de várias equipas em representação de escolas de hotelaria oriundas de diversos países europeus, foi promovido pela Escola Profissional da Praia da Vitória. No decorrer deste Festival foi dinamizado um concurso de confeção de peças em chocolate e que, de acordo com regras bem definidas, incentiva o conhecimento e a criatividade dos alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa 15 frações de apartamentos construídas em cima das arribas
Câmara intimada a cumprir sentença de nulidade em licenciamento na Mina do Azeiche
O Município de Alcobaça foi notificado pelo Ministério Público sobre a nulidade de todo o processo que envolveu o licenciamento de uma urbanização da Mina do Azeiche, na freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça. Segundo Paulo Inácio, o processo remonta a licenciamentos efetuados em 2000 e 2004, aquando da construção de 15 frações de apartamentos que se encontram habitados na sua maioria por espanhóis. O processo foi levantado na altura por moradores, que entretanto desistiram, mas o Ministério Público deu agora 60 dias ao Município de Alcobaça para cumprir a sentença já transitada em julgado e resolver a questão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Projeto In.Str junta agentes culturais e Câmara para apresentar programação cultural conjunta
Cerca de 40 agentes culturais estiveram na manhã de sábado, dia 13 de dezembro, em reunião com o município, para discutir um projeto de gestão cultural colaborativa. O Projeto, denominado In. STR incide sobre o Centro Histórico da Cidade e pretende afirmar-se pela inclusão de todos os agentes culturais interessados, nomeadamente os artistas, as associações e as instituições culturais, no respeito pelas diferenças e pelas especificidades, de todos e de cada um, mas também dos públicos e das suas necessidades, com destaque para os residentes do Centro Histórico. Pretende-se assim um In de Inclusão, mas também de interação, de intervenção, de Intercâmbio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos maiores swells do ano esperados esta quinta-feira
McNamara e Steudtner prontos para domar ondas gigantes na Praia do Norte
As previsões continuam a indicar a entrada de uma ondulação gigante, formada no Atlântico Norte, esperando-se, por esse motivo, um dos maiores swells do ano para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, o que vai, com toda certeza, proporcionar mais um bom espetáculo na Praia do Norte, na Nazaré. São esperadas ondas gigantes que farão as delícias dos big riders e surfistas esperados. O havaiano Garrett McNamara, detentor do recorde mundial do Guiness da maior onda alguma vez surfada (2011), bem como muitos outros surfistas de renome, tais como o alemão Sebastian Steudtner, anunciaram que estão a caminho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Ondas Gigantes esperadas na Praia do Norte no dia 11 de dezembro
As previsões meteorológicas apontam para a entrada de uma ondulação gigante durante a próxima semana, esperando-se um dos maiores swells do ano para quinta-feira, dia 11 de dezembro, o que vai, com toda certeza, proporcionar mais um bom espetáculo de surf nesta praia, da Nazaré. São esperadas ondas gigantes que farão as delícias dos big riders e surfistas esperados. Como já vem sendo hábito, os swells da Praia do Norte sobressaem dos do resto do país, atraindo atletas de topo, que estão sempre à procura das melhores condições para momentos de alta performance.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campeã Mundial de Bodyboard vai ser homenageada pelo Município de Alcobaça
Teresa Almeida recebida em apoteose
no Aeroporto de Lisboa
A campeã mundial de bodyboard Teresa Almeida chegou a Portugal ao fim da tarde de 16 de dezembro e foi recebida por mais de meia centena de amigos e familiares que a aguardavam no aeroporto da Portela, em Lisboa. A campeã não esperava uma receção tão efusiva e agradeceu o apoio de todos à sua chegada do Chile, onde se sagrou campeã, depois de superar a venezuelana Yuleiner Gonzalez, a francesa Anne Cecile Lacoste e a brasileira Neymara Carvalho. Dia 19 de dezembro, o Município de Alcobaça far-lhe-á durante a sessão da Assembleia Municipal uma homenagem e voto de louvor, que contará com a presença da atleta do Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Barroso foi à sessão defender a sua gestão municipal
Assembleia Municipal da Nazaré aprova Orçamento para 2015 com PSD dividido
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, já na madrugada do dia 31 de dezembro, o orçamento municipal para 2015, com 14 votos favoráveis, do PS e de três deputados da bancada do PSD, incluindo o líder de bancada e novo presidente da Concelhia do PSD da Nazaré, Joaquim Pequicho, e com 9 votos contra, do movimento Nazaré Viva, do Grupo de Cidadãos Independentes, CDU, Movimento Partido da Terra, Bloco de Esquerda e do ex-presidente da Câmara Municipal, Jorge Barroso. O Orçamento de 48, 9 milhões deverá ser revisto já em janeiro, de forma a seguir recomendações da Direção Geral das Autarquias Locais que, por terem chegado só em dezembro, não foram incluídas neste documento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Todos os concelhos da região vão dispôr desta app para telemóvel
Turismo do Centro lança em Óbidos aplicação Just in Time Tourist
A aplicação móvel JiTT - Just in Time Tourist Óbidos será apresentada no dia 19 de dezembro, pelas 15h, na livraria da Adega (Espaço Ó). Nesta sessão, estarão presentes Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e os representantes da ICLIO, empresa responsável pelo desenvolvimento desta aplicação. O JiTT é uma aplicação móvel, única no mercado, que conta as histórias das cidades de acordo com o tempo disponível do utilizador.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ÓBIDOS LEGO® Fan Event 2014
Construções com peças LEGO vão colorir Óbidos este Natal
De 5 de Dezembro a 4 de Janeiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, Óbidos terá patente, na Galeria do Pelourinho, uma exposição muito diversificada de construções LEGO®, inserida no evento Óbidos Vila Natal. Será uma exibição muito divertida, onde estará, por exemplo, um Estádio da Luz gigante construído com mais de 150 mil peças e 5 mil mini figuras… e ainda milhares de peças distribuídas por duas Mega Cidades, Esculturas, Comboios, Displays de vários temas, entre o Star Wars, ou o Monster Fighters.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Morais coordena o novo Centro
Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria arranca com 36 projetos de investigação
«Um hospital que investiga é um hospital melhor», salientou João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do novo Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), apresentado sexta-feira, 5 de dezembro, na presença de dezenas de profissionais do CHL e de convidados ligados ao universo da investigação em saúde. Este novo Centro visa reforçar o incentivo ao crescimento de projetos de investigação e de inovação, e promover o fomento do conhecimento científico e tecnológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo do Centro exprime indignação por não inclusão no suplemento “Portugal: A Monocle Travel Guide”
Turismo de Portugal ignora Nazaré e Peniche na promoção de surf em revista internacional
O Turismo do Centro de Portugal manifestou indignação pela sua não inclusão no suplemento “Portugal: A Monocle Travel Guide”, publicado na prestigiada revista MONOCLE (com edições nas principais capitais mundiais), pago pelo Turismo de Portugal. De acordo com esta entidade, o Turismo de Portugal, I.P., pagou o suplemento “Portugal: A Monocle Travel Guide” e irá financiar, com 190 mil euros, a conferência Quality Live” da mesma publicação, mas não fez qualquer referência aos 100 Municípios e 7 sub-regiões que compõem o Turismo da Região Centro, onde se inclui a Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dados de 2013
91% dos doentes internados no Hospital de Stº André dá nota positiva aos serviços prestados
Os doentes internados no Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do centro Hospitalar de Leiria (CHL) voltaram, em 2013, a dar nota positiva ao serviço prestado por esta unidade. O Inquérito de Satisfação do Doente Internado do HSA, relativo ao ano de 2013, revelou que 91% dos utentes consideram a qualidade do serviço prestado muito boa ou boa. O mesmo inquérito mostra que 90,5% recomendariam o hospital a familiares, amigos ou colegas; e que uma média de 81% dos doentes internados que responderam ao questionário deu classificação de “Muito bom” ou “Bom” aos vários itens em análise.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovens médicos integram 12 especialidades do CHL já no próximo ano
Centro Hospitalar de Leiria reforçado em 2015 com 20 novos internos de formação específica
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai receber já no próximo ano 20 novos médicos internos para formação específica durante cinco anos, que reforçarão os recursos humanos das suas unidades hospitalares, e que se vêm juntar aos mais de 100 que atualmente recebem formação no CHL. Os jovens médicos integrarão 12 serviços do CHL, que englobam as especialidades de anestesiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, medicina física e reabilitação, oftalmologia, ortopedia, medicina interna, pediatria, psiquiatria, e cirurgia geral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Passagem de Ano promovida pelo Município de Alcobaça
Milhares de pessoas assistem a fogo de artifício na Baía de São Martinho do Porto
O Município de Alcobaça organizou, pelo quinto ano consecutivo, a passagem de ano junto à Baía de São Martinho do Porto, que teve como ponto alto o lançamento de fogo de artifício à meia-noite. Apesar da noite particularmente fria, com as temperaturas a aproximarem-se dos 0ºC, milhares de pessoas acorreram ao areal para assistir ao espetáculo piromusical, que iluminou a Baía, havendo ainda música e animação até ao raiar do novo ano. A organização foi da Câmara Municipal de Alcobaça, com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra da Agricultura ainda não pagou verba do Regadio da Cela que deveria ter avançado este ano
Projetos de regadio classificados de prioritários ou dependentes "do dinamismo do setor”
O projeto do Regadio dos Campos da Cela, no valor de 7 milhões de euros, que pretende potenciar um dos melhores solos da Região Oeste e do País, continua a aguardar que o Governo disponibilize a verba cuja candidatura ao PRODER para a reabilitação do aproveitamento hidroagrícola da Cela foi aprovada no início do ano. Assunção Cristas, ministra da Agricultura, aamite que “temos o plano estratégico dos regadios aprovado, uns estritamente prioritários e o caso do regadio do Vale do Lis é um deles”, mas “quanto a outros regadios vai depender um pouco do dinamismo do setor. Temos neste momento em Óbidos um regadio em marcha e os outros dependem do dinamismo do setor, mas nós temos verba no regadio para os apoiar.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Nazaré homenageou a campeã mundial de Bodyboard
Teresa Almeida: “A Praia do Norte tem a melhor onda do mundo”
Teresa Almeida, a jovem do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) que se sagrou campeã mundial, no Chile, ao vencer a final, disputada a quatro, nos campeonatos que decorreram naquele país, foi, homenageada, no dia 28 de dezembro, pela Câmara Municipal da Nazaré, numa sessão que decorreu na Biblioteca Municipal, e que contou com a presença de autarcas, atletas, familiares da atleta e dirigentes clubísticos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações prolongam-se durante 2015
Mosteiro de Alcobaça comemora 25 anos
de elevação a Património da Humanidade
Foi no dia 14 de dezembro de 1989 que o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Segundo os responsáveis do monumento o balanço é positivo, mas o futuro traz algumas preocupações, sobretudo, relacionadas com a necessidade da preservação constante, a ocupação dos espaços devolutos e a necessária instalação de condições de acessibilidade para pessoas com deficiências motoras. As comemorações prolongam-se durante 2015 e, embora o programa ainda não esteja totalmente definido, é certo que haverá concertos, exposições e colóquios internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal de Peniche exige medidas para superar as carências de médicos
Centro de Saúde de Peniche só tem 7 médicos para um universo de cerca de 27 mil utentes
O Centro de Saúde de Peniche dispõe atualmente de 7 médicos para um universo de cerca de 27 mil utentes. Em resultado, metade dos utentes estão sem médico de família. A fim de colmatar esta lacuna os médicos em função dão uma resposta meramente de recurso, não dando conta das necessidades efetivas de saúde da população. Esta situação acarreta consequências graves no nível de saúde da população e, não obstante o esforço dos profissionais envolvidos, não é possível obter os resultados práticos necessários, com prejuízo para a qualidade de saúde da população e dos próprios profissionais de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça já abriu inscrições
IV CIMCA garante prémios aos vencedores
e participação em festivais de música
Estão agendadas as datas do IV Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA): 22 a 27 de março de 2015 – são estes os dias em que o Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro torna a receber a quarta edição do evento. Nesse sentido, e já a partir de 11 de dezembro, estão oficialmente abertas as inscrições para esta competição que tem a divulgação da Música de Câmara como um dos seus principais objetivos e que encerrarão a 20 de fevereiro de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre a Ponte Rainha D. Amélia e a Palhota/Escaroupim
Cenário de cheias no Tejo testa capacidade de socorro entre Cartaxo e Salvaterra de Magos
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, conduziu, no dia 13 de dezembro, o exercício CANOA 2014, que envolveu cerca de 250 pessoas, até às 16h do mesmo dia. No Exercício Canoa 2014, que teve início pelas 9h, decorreu entre a Ponte Rainha D. Amélia e a Palhota/Escaroupim, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos, o posto de comando das operações, ficou sedeado em Valada, no Cartaxo. Cerca de 250 elementos ocuparam as margens e o leito do rio Tejo para testar respostas de socorro, em caso de cheia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência tem sede em Leiria e atua a nível nacional e internacional
Midlandcom completa 10 anos de atividade
com carteira de clientes consolidada
A Midlandcom – Consultores em Comunicação, Lda., assinalou, em novembro, 10 anos de atividade, com uma carteira de clientes consolidada e abrangência nacional, e recentemente apostando no mercado internacional. António José Laranjeira, diretor-geral da Midlandcom, salienta um percurso marcado por um «crescimento moderado mas seguro, e uma presença marcante no mercado». Criada em 2004, a Midlandcom tem sede em Leiria, e escritório em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Turismo de Portugal omitiu a Região Centro no suplemento da Revista “Monocle” dedicado a Portugal
OesteCIM indignada com exclusão da Região Centro de campanha publicitária internacional
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, reunido no dia 4 de dezembro, deliberou por unanimidade tornar pública a sua grande indignação e solidariedade com a posição tomada pela Entidade Regional de Turismo do Centro, face ao suplemento, pago pelo Turismo de Portugal, dedicado a Portugal na prestigiada revista “Monocle” que se carateriza pela ausência de qualquer referência à Região Centro de Portugal, uma das regiões portuguesas de maior riqueza e diversidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com valências de farmácia e casa mortuária
Junta de Freguesia da Cela inicia construção de um edifício polivalente
As obras para a construção de um edifício polivalente que albergará uma farmácia, a casa mortuária e os sanitários públicos da Freguesia da Cela arrancaram no início de dezembro. O investimento para a construção das duas infraestruturas rondará os 75 mil euros, estando prevista a conclusão da farmácia em abril e da casa mortuária em junho. Segundo Paulo Mateus, presidente de junta, esta era “uma obra há muito aguardada pela população”. A farmácia entrará em funcionamento assim que as obras terminem e terá o nome de Farmácia da Cela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Estrada que dá acesso à Ponte D. Luís já abriu ao trânsito
A circulação automóvel na Estrada da Estação, que efetua a ligação entre a cidade de Santarém e a Ponte D. Luís, numa extensão de 1.813 metros, já está restabelecida desde o início da tarde de sexta-feira, 19 de novembro. A empreitada de remodelação da EN 3-5 Eixo estruturante da Estrada da Estação foi adjudicada por cerca de 1,5 milhões de euros. Recorde-se que a Ponte D. Luís foi inaugurada em 17 de Setembro de 1881, sendo considerada na época, a maior da Península Ibérica, a terceira da Europa e a sexta do Mundo, ficando como um dos exemplares da arquitetura do ferro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Decreto-Lei 165/2014
Câmara de Ourém promove sessão informativa sobre nova lei de atividades industriais
A Câmara Municipal de Ourém vai promover uma sessão informativa sobre o novo diploma legal que poderá permitir a regularização ou ampliação de atividades industriais, pedreiras, pecuárias e operações de gestão de resíduos. A sessão terá lugar no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, no próximo dia 7 de janeiro, e terá início às 14h30 com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia vai ter de pagar mais de 600 mil euros em retroativos
Tribunal manda repor aumento de salários
aos trabalhadores da Câmara do Bombarral
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria julgou procedente a ação judicial que os trabalhadores da Câmara Municipal do Bombarral haviam interposto contra o Município, por ter considerado ilegal a deliberação deste órgão que considerou nula a decisão de reposicionamento remuneratório por opção gestionária. A concelhia do Partido Socialista do Bombarral congratula-se com a decisão recentemente proferida e espera “que o PSD saiba reconhecer, a tempo, o grave erro que cometeu e rapidamente repare esta situação, pagando aos trabalhadores da Autarquia o que lhes é devido."
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Vida Ativa é direcionado para desempregados inscritos nos serviços de emprego
Nersant divulga novo projeto de formação
para desempregados
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, convocaram os desempregados da região, para estarem presentes na sede da associação em Torres Novas, com o intuito de conhecerem as condições de participação na Medida Vida Ativa, projeto de formação que lhes é direcionado. Ao longo do dia 22 de dezembro, a Nersant e o Serviço de Emprego de Torres Novas, dinamizaram a realização de diversas sessões de esclarecimento relativamente ao Vida Ativa, projeto de formação exclusivamente dirigido a desempregados inscritos nestes serviços de emprego (subsidiados ou não). Ao todo, realizaram-se 4 sessões, onde estiveram presentes cerca de uma centena de desempregados da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na zona do Barracão / Meirinhas
Deputados do PSD defendem nó de acesso
à A1 equidistante de Leiria e Pombal
Os deputados do PSD, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, interpelaram o ministro da Economia e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, apelando para a necessidade de se promover a construção do nó de acesso à Autoestrada nº1 (A1) no IC2 junto às localidades de Barracão e Meirinhas, situadas no limite dos concelhos de Leiria e Pombal. Pedro Pimpão, Feliciano Barreiras Duarte, Fernando Marques, Laura Esperança, Valter Ribeiro e Conceição Pereira juntam-se às vozes dos autarcas e empresários da região, destacando os benefícios para a economia e para a diminuição da sinistralidade rodoviária no IC2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teresa Morais inaugura novo centro de apoio à vítima de violência doméstica
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, esteve, no dia 4 de dezembro, nas Caldas da Rainha a inaugurar o Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (GAVVD). Este Gabinete irá funcionar no serviço de Ação Social da Câmara Municipal, durante o horário de funcionamento normal (9h-12h30/14h-17h30) e será composto por uma equipa multidisciplinar, com apoio social, jurídico e psicológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de vários contratempos
Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré vai estar concluído até ao final do ano
Realizou-se, no dia 22 de dezembro, uma visita técnica ao Centro de Alto Rendimento de Surf da Nazaré (Carsurf), obra que ficará concluído até ao final do ano. A visita, que contou com a presença de membros da gestão da Câmara (PS) e responsáveis da firma CORDIVAIS – Engenharia, lda, a quem foi adjudicada a conclusão dos trabalhos de construção do Carsurf, pelo preço base de 298.051,40 euros (inclui IVA), no âmbito do Concurso Público Urgente lançado pela Câmara, recentemente, serviu para se efetuar uma “avaliação à forma como está a decorrer esta fase de trabalhos” de finalização da obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teresa Almeida é atleta do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré
Câmara da Nazaré homenageia campeã mundial de Bodyboard
A sessão de homenagem da Câmara Municipal da Nazaré à atleta Teresa Almeida, a jovem do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) que se sagrou campeã mundial, no Chile, ao vencer a final, disputada a quatro, nos campeonatos que decorreram naquele país, realiza-se este sábado, 27 de dezembro, às 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré. A atleta venceu os campeonatos disputados no Chile, quebrando um jejum de 16 anos em que o título feminino não vinha para Portugal. O título mundial é o ponto mais alto da carreira da atleta portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Concerto de Ano Novo da Banda dos Bombeiros de Torres Vedras
Herman José atua com uma banda filarmónica pela primeira vez em Torres Vedras
Em 2015 a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras volta a primar pela originalidade e convidou uma grande figura do meio artístico português para partilhar o palco da Fedszta de final de no. A escolha recaiu sobre Herman José, que subirá ao palco com quatro músicos seus e os cerca de 65 músicos torrienses da banda, numa produção inédita no que toca a espetáculos com aquele artista, que nunca atuou com uma banda filarmónica
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a abstenção de PS e CDS
Assembleia Municipal de Alcobaça aprova Orçamento para 2015
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 19 de dezembro, o Orçamento para 2015 com 19 votos a favor, da bancada do PSD, 11 abstenções, das bancadas do PS e do CDS, e 3 votos contra, da bancada da CDU. O Orçamento para 2015 – 36,9 milhões de euros - traduz um aumento de 830 mil euros relativamente a 2014 e um decréscimo de 5 milhões face a 2013. Falta de estratégia é a principal crítica dos partidos da oposição à Câmara Municipal, mas a maioria PSD refuta a acusação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Largo do Seminário
Câmara de Santarém promete uma memorável Festa de Passagem de Ano
A Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário), em Santarém, é o palco escolhido para receber o Grupo Omega Music que promete dar música para todos, no dia 31 de dezembro, antes (a partir das 23h) e depois do incontornável e espetacular Fogo de Artifício da meia noite, num espaço que conta com as tradicionais comidas e bebidas das grandes festas ao ar livre. O Grupo Omega Music, composto por sete músicos: baterista, baixista, guitarrista, teclista, vocalistas, acordeonista e bailarinas, promete fazer uma viagem pelos grandes êxitos da música nacional, ligeira e popular, bem como pelos ritmos brasileiros, africanos e latino-americanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Ondas gigantes atraem surfistas de renome mundial à Praia do Norte
A Praia do Norte prometia espetáculo e as ondas não desapontaram. Surfistas de ondas gigantes, de várias nacionalidades, estiveram esta quinta-feira, 11 de novembro, na Praia do Norte, na Nazaré, para desafiarem o mar, no dia para o qual todas as previsões apontavam para o maior swell do ano. No total, 16 surfistas, entre os quais o big rider havaiano Garrett McNamara, o britânico Andrew Cotton e o português Hugo Vau, da equipa North Canyon Project (2014); o australiano Ross Clarke-Jones, acompanhado por Sérgio Cosme; o alemão Sebastian Steudtner e o britânico Tom Butler, entre outros acorreram a esta praia para experimentarem o power da ondulação do canhão da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Coros do Centro Cultural Scalabitano lançam duplo CD
2014 é um ano especial para os Coros do Centro Cultural Sacalabitano, com o lançamento da sua primeira produção discográfica: “III Encantus”. A ideia de gravar um CD surgiu em 2013, como forma de registar para a posteridade o trabalho artístico realizado nos últimos anos, bem como os temas natalícios tão importantes nesta época, conjugando as vozes: inocentes dos infantis, as irreverentes dos juvenis e as maduras do Coro adulto. O lançamento deste trabalho terá lugar dia 12 de dezembro, pelas 21h30, no Círculo Cultural Scalabitano, decorrendo neste momento a pré-aquisição deste duplo CD podendo a mesma ser efetuada na sede do CCS de 2.ª a 6.ª feira entre as 14h e as 20h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ADEB lança ação de dinamização para atrair mais visitantes na época natalícia
Benedita constrói árvore de natal com sapatos
A ADEB - Associação Desenvolvimento Empresarial da Benedita, numa tentativa de dinamizar o comércio da Benedita e atrair mais visitantes, promoveu uma ação de dinamização, a qual passou pela construção de uma árvore de natal com sapatos. Esta ideia surgiu quer pela Benedita ter tradição no fabrico de calçado quer pela tradição de Natal da prenda no sapatinho. Devido à grande adesão e à qualidade do calçado recolhido procedeu-se também à doação, a instituições de solidariedade, dos sapatos em bom estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrito de Leiria conta com 17 membros nos órgãos nacionais da JSD
Margarida Balseiro Lopes eleita secretária-geral da JSD Nacional
O XXIII Congresso Nacional da JSD realizado em Braga nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro elegeu o seu novo líder, Simão Ribeiro, que terá ao seu lado como secretária-geral, Margarida Balseiro Lopes, presidente da JSD Regional de Leiria. A Moção de Estratégia Global “Portugal nas tuas Mãos”, subscrita e apresentada por Simão Ribeiro, defende uma reflexão sobre o papel das ordens profissionais e a proibição dos estágios não remunerados, com exceção dos de natureza curricular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição de Jaime Roxo decorre até 11 de janeiro
Maior Presépio Animado do País já abriu portas na Cela
O Maior Presépio Animado do País abriu as suas portas no dia 7 de dezembro, na freguesia da Cela, no concelho de Alcobaça. Além das figuras clássicas do presépio mais de 150 figuras interpretam o dia a dia da época de Jesus Cristo, podendo encontrar-se lenhadores, carpinteiros, latoeiros, padeiras, agricultores, soldados, animais a trabalhar, entre muitas outras imagens que alimentam os mais de 500 m2 de exposição que aguardam o visitante até 11 de janeiro, no Salão da Associação Sócio Cultural e Desportiva da Bica, todos os dias das 14 às 20h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"Largarem Barques e Remes"
Carnaval da Nazaré 2015 já tem mote
O Carnaval da Nazaré 2015 já tem mote. Após uma reunião com os grupos de carnaval, realizada na terça-feira, 16 de dezembro, foi aprovado o mote "Largarem Barques e Remes". Fazendo jus à tradição, o carnaval da Nazaré tem como tema principal (o chamado “mote”) uma expressão nazarena. E, uma vez dado o mote, tem início a agitação dos foliões. Começam-se a escrever marchas inspiradas no tema (para o concurso da Marcha Geral do carnaval 2007), e marchas para cada um dos múltiplos grupos carnavalescos. As salas de carnaval agendam os seus bailes e os grupos atarefam-se nos preparativos para máscaras e carros alegóricos, a pensar nos desfiles de domingo e terça-feira gordos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal dá parecer negativo à proposta do Ministério do Ambiente
Peniche recusa aderir a Sistema Multimunicipal Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo
A Câmara Municipal de Peniche decidiu, no dia 9 de dezembro, por unanimidade, envolvendo os membros do executivo eleitos pela CDU, pelo PSD e pelo PS dar parecer negativo ao processo de criação do Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo. Os autarcas rejeitam o processo que levou à apresentação da presente proposta de Decreto-Lei, considerando ter sido desenvolvido no desrespeito e à revelia das atribuições e competências do Poder Local e, em consequência, manifestam a sua recusa em aderir e integrar o proposto Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 13 e 14 de dezembro
Museu do Vidro celebra 16 anos com programa de atividades destinado às famílias
O Museu do Vidro, situado no Jardim Stephens, no centro tradicional da Marinha Grande, comemora o seu 16º aniversário, através de um programa de atividades destinado às famílias, que decorre nos dias 13 e 14 de dezembro. A participação é gratuita. A comemoração do aniversário integra visitas às oficinas de fabrico manual de vidro, ateliês infantis de produção de peças artísticas em vidro, espetáculos de dança e exposições no Museu do Vidro e Núcleo de Arte Contemporânea.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Companhia SA Marionetas estreia peça
"Por este rio acima" de Fausto Bordalo Dias
A companhia SA Marionetas apresenta, no dia 27 de Dezembro às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João d´Oliva Monteiro, em estreia nacional, a peça “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias. A S.A.Marionetas pretende com esta criação homenagear duas obras-primas da cultura portuguesa - A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e o disco Por este rio acima, de Fausto Bordalo Dias, através do teatro de marionetas,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Génese do trabalho partiu de um convite do Marquês de Pombal
Pedro Tavares atribui “1º Plano de Urbanização de Alcobaça” ao inglês William Elsden
O Engenheiro Pedro Tavares foi o orador convidado do Mosteiro de Alcobaça para a conferência que teve lugar na Sacristia Manuelina, no dia 22 de novembro, sobre “William Elsden e Alcobaça 1775”. William Elsden foi um Engenheiro Militar de origem inglesa, trazido para Portugal pelo Conde de Lippe, tendo vindo a casar em Portugal. Fez diversos trabalhos de nomeada em Portugal, nomeadamente na Biblioteca da Ajuda e elevação do Aqueduto das Águas Livres, na Universidade de Coimbra e na criação do Jardim Botânico nesta cidade. Foi mandado a Alcobaça pelo Marquês para atender às “cosas da Livraria e do Colégio”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara Municipal realoja família monoparental no Bairro Social de Alfeizerão
A política de habitação social do Município de Alcobaça assenta na melhoria da qualidade de vida das famílias mais desfavorecidas e em condições habitacionais mais vulneráveis. Neste contexto a Câmara Municipal vai proceder à entrega de chaves de habitação social, realojando uma família monoparental no Bairro Social de Alfeizerão (Casal da Ponte), em fogo de tipologia 3 – T3. A cerimónia de entrega está agendada para o dia 9 de dezembro, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De referir que neste bairro residem, até agora, 11 famílias, de entre as quais, três foram realojadas em março deste ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos maiores empregadores do distrito de Santarém
Faleceu o empresário e benemérito Joaquim José Louro Pereira
Joaquim José Louro Pereira faleceu esta quarta-feira, dia 31 de dezembro. O empresário de Amiais de Cima, que há vários meses lutava contra a leucemia, era um dos maiores empregadores do distrito de Santarém, ocupando uma posição de liderança no fabrico de mobiliário, sofás e colchões, com uma forte exportação para o mercado internacional, detendo as marcas Lusocolchão e Lourini. Foi distinguido pelo Presidente da República, pelo seu sentido empreendedor, com o grau de comendador na Classe de Mérito Industrial, e pelo Município de Santarém, com a Medalha de Ouro da Cidade. A Câmara Municipal de Santarém decretou três dias de luto municipal, nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de janeiro
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Dia Municipal da Educação
Associações de estudantes do concelho de Alcobaça oferecem espetáculo aos professores
No âmbito da comemoração do Dia Municipal da Educação, que terá lugar domingo, dia 11 de janeiro de 2015, o Município de Alcobaça e as Associações de Estudantes das escolas do concelho apresentarão um grande espetáculo, uma criação inédita das Associações de Estudantes. O espetáculo realizar-se-á em duas sessões (17h ou 21h), atendendo ao número de docentes. No final, estes serão presenteados com uma surpresa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Concerto dos Reis reúne Coro Municipal
da Lourinhã e Grupo Coral da Jobra
A Igreja do Convento de Santo António recebe às 15h30, do dia 4 de janeiro de 2015, o Concerto dos Reis. Como manda a tradição, esta iniciativa musical reúne o Coro Municipal da Lourinhã com uma formação convidada, que, nesta edição, é o Grupo Coral de Jobra, proveniente da localidade de Branca, concelho de Albergaria-a-Velha. Este evento emblemático da agenda do Coro Municipal da Lourinhã, é habitualmente marcado por um programa musical alusivo à quadra, interpretado num clima de partilha e harmonia que envolve os grupos participantes e a própria assistência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão comemorativa dia 7 de janeiro
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
de Leiria assinala 25 anos de atividade letiva
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, assinala os seus 25 anos de atividade letiva numa sessão comemorativa que decorre no dia 7 de janeiro de 2015, a partir das 10h00, no auditório 1 do edifício B. «Perante uma data tão significativa, que assinala um percurso de sucesso, é com o maior prazer que convidamos os nossos estudantes, colegas e amigos a comemorar connosco o aniversário da Escola», salienta Pedro Martinho, diretor da ESTG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sucedendo a João Paulo Costa
Valter Ribeiro eleito presidente da Concelhia
de Alcobaça do PSD
A Secção do PSD/Alcobaça, em Assembleia Eleitoral, elegeu os membros da Comissão Politica e Mesa do Plenário para o mandato de 2014-2016 no dia 12 de dezembro. Valter Ribeiro que, desde 2006 foi vice-presidente da Comissão Politica da Secção do PSD/Alcobaça, foi eleito presidente da Comissão Politica, encabeçando a única lista que se apresentou neste ato eleitoral. Nos últimos anos Valter Ribeiro, além de delegado distrital pela Secção de Alcobaça, tem igualmente representado a Secção em diversos Congressos Nacionais do PSD. Assume atualmente funções como deputado na Assembleia da República e, desde 2001, presidente da Junta de Freguesia de Pataias,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cuidados e dicas de prevenção são fundamentais para evitar o contágio da gripe
Centro Hospitalar de Leiria reforça alerta da DGS sobre chegada de gripe muito agressiva
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) alerta para os cuidados a ter na prevenção da gripe, tão frequente nesta altura do ano, reforçando as recomendações que têm sido salientadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), para os cuidados e dicas que ajudam os utentes a prevenir a infeção e a evitar o contágio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Federação de Santarém do PS elogia empresas e critica ação do Governo no Alviela e PNSAC
O Secretariado Distrital de Santarém do PS reuniu, no dia 15 de dezembro, em Alcanena, nas instalações do Partido Socialista e analisou a situação política na região, com enfoque nos temas do Ambiente e Economia. O Partido Socialista critica o Governo pelo que considera “a sua inação perante o gravíssimo problema de poluição que continua a afetar o rio Alviela” e analisou a situação do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, lamentando que os serviços registem “uma significativa regressão estrutural, tendo em conta o objetivo estratégico da área territorial, que durante anos se preocupou em ser também agente e parceiro para o desenvolvimento regional numa metodologia de proximidade.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com quase 2500 pequenos participantes
Alenquer recebeu a maior concentração de Reis Magos Solidários 2014
A manhã foi passada a cantar, dançar e jogar, mas a iniciativa teve também um cunho social: cada participante contribuiu com alimentos, que encheram vários carrinhos de supermercado estimando-se que perfaçam tonelada e meia, e vão agora ser distribuídos por quem deles precisa. Cerca de mil pessoas assistiram, nas bancadas, ao coro formado pelas crianças. E dois milhares e meio de vozes pequeninas e alegres têm um efeito extraordinário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
20 mil euros disponíveis para estudantes carenciados
Município da Batalha exige trabalho voluntário em troca de bolsas de estudo
O Município da Batalha vai disponibilizar 20 mil euros em bolsas de estudo, aos alunos carenciados do concelho matriculados no ensino superior no Ano-Letivo de 2014-2015. O montante em causa, respeita a renovações e a atribuição de novas bolsas, após o período de apresentação das candidaturas que decorreu de 1 de Setembro a 15 de Outubro do corrente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
6,3 milhões de euros
Assembleia Municipal de Constância aprova Orçamento Municipal para 2015
A Assembleia Municipal de Constância aprovou, no dia 22 de dezembro, o Orçamento Municipal para 2015, no valor de 6.314.260 euros, um documento que foi aprovado no Órgão Executivo em 29 de outubro, o qual se revela bastante rigoroso porque espelha os recursos do município, segundo a presidente da autarquia, Júlia Amorim. Apesar do condicionamento gerado pela indefinição relativa aos fundos comunitários, o orçamento 2015 teve em conta o planeamento estratégico que a autarquia está a definir com vista à preparação do novo quadro de investimentos comunitários. Um planeamento que se desenvolve em sintonia com as macroestruturas onde o município se insere – a CCDR Centro – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Centro e a CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ator natural do Cartaxo faleceu aos 73 anos
Pedro Magalhães Ribeiro: "António Montez prevalecerá como referência cultural no País”
O ator António Montez faleceu esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, com 73 anos de idade. Natural do Cartaxo, onde nasceu em 1941, a última vez que subiu ao palco na sua terra natal, foi em 1969, ao lado de Raul Solnado, na peça A Preguiça, no Cine-Teatro Ribatejo. Em 2010, foi o convidado da rúbrica do Centro Cultural do Cartaxo, José Raposo Convida, durante a qual relembrou os tempos de infância e juventude - os vizinhos, a avó e a mãe, mulheres marcantes na sua vida, e o avô Júlio Montez, médico do Cartaxo que ficou conhecido como "pai dos pobres", pela ajuda prestada a todos os que o procuravam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Jornalista Armindo Vieira apresenta livro
"Pedreiras - A sua história e outras histórias"
O livro "Pedreiras - A sua história e outras histórias", da autoria do jornalista Armindo Vieira, será apresentado no dia 20 de dezembro, pelas 15 horas, no Salão Paroquial das Pedreiras. A sessão insere-se na comemoração dos 90 anos da criação da freguesia das Pedreiras. Trata-se de uma obra que resume a história da freguesia das Pedreiras, com particular destaque para as indústrias da pedra e do barro, principais fontes de rendimento da freguesia, para além de falar um pouco do património construído e cultural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa no Bombarral foi promovida pela Associação Cinófila do Oeste
Para especialista mundial em educação canina, o cão treinado é quase uma pessoa com 4 patas
A Associação Cinófila do Oeste promoveu no dia 15 de novembro, no Auditório Municipal do Bombarral, um colóquio sobre treino canino que contou com a presença de dois dos maiores especialistas do mundo nesta matéria: os italianos Paolo Picariello e Massimo Giunta. Antes do início do colóquio, os dois oradores convidados foram recebidos no salão nobre do edifico dos Paços do Município pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de em 2014 ter criado as Comissões Sociais de Freguesia
Município de Alcobaça quer criar observatório do apoio social em 2015
O Município de Alcobaça pretende criar em 2015 um observatório social. A informação foi avançada na reunião de câmara de 9 de dezembro pela vereadora da Ação Social, Inês Silva. A vereadora referiu que após a criação das Comissões Sociais de Freguesia, este será o passo seguinte para conhecer as carências e dificuldades no apoio prestado às famílias do concelho e aumentar a eficácia dos serviços atualmente prestados, tanto pela autarquia quer pelas associações e instituições sociais do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vocalista dos Silence 4
Sofia Lisboa apresenta na Loja CTT de Leiria livro “Nunca Desistas de Viver”
Sofia Lisboa estará presente esta sexta-feira, dia 19 de dezembro, na Loja CTT de Leiria, pelas 15h30, para uma sessão de autógrafos no âmbito de lançamento do livro “Nunca Desistas de Viver”. Às vezes, um simples telefonema pode partir uma vida ao meio. - Sofia, há qualquer coisa esquisita com as suas análises. Foram nove palavras apenas, num domingo radioso, de um Verão que chegava ao fim. Iria começar um longo Outono para Sofia Lisboa, e um Inverno sem fim. Antes do telefonema, a vocalista dos Silence 4 não tinha tudo o que queria. Mas tinha muito: um passado que ainda lhe emoldurava as paredes com discos de ouro e platina, e muitas recordações gloriosas de palcos e tournées.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Tropelias, Sonhos e Manias”
Escritora Selma Santos apresenta livro
de histórias infantis no Bombarral
“Tropelias, Sonhos e Manias” é o título do mais recente livro da autoria de Selma Santos, apresentado no dia 6 de dezembro de 2014 no Auditório Municipal do Bombarral. Depois da publicação da obra de poesia “Poemas? Não, é só imaginação”, a escritora bombarralense apresentou agora uma obra dedicada aos mais novos, com histórias, ilustradas por Sónia Gomes, que foi buscar à sua infância. A abertura da sessão esteve a cargo de Paulo Cosmelli, que falou um pouco sobre a Chiado Editora, que nasceu há cinco anos atrás “num quarto de Lisboa” e que hoje é “a maior editora de autores contemporâneos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na noite de 20 de dezembro no Concerto de Natal
Banda Sinfónica de Alcobaça lança novo CD
Depois da recente conquista, no mês passado, do 1º Prémio na Segunda Secção do Filarmonia D’Ouro – Concurso Internacional de Bandas em Santa Maria da Feira, a Banda Sinfónica de Alcobaça (BSA) volta a casa e ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro para um Concerto de Natal que se realizará já no sábado, dia 20 de dezembro, às 21h30. No espetáculo será ainda assinalado pelo lançamento de um novo CD e pela comemoração dos 29 Anos do Ressurgimento da Banda. De Alcobaça
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dar a conhecer o projeto Paris-Ásia a potenciais fornecedores e clientes
NERLEI recebe apresentação de investimento de empresário da Diáspora
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no dia 19 de dezembro, no Edifício NERLEI, pelas 9h, o Encontro de “Investimento da Diáspora – Apresentação do Projeto Paris-Ásia Business Center”, conforme programa. O Paris-Ásia Business Center é um polo de atividades empresariais que se desenvolve numa área de 200.000 m2 integrando uma multiplicidade de atividades internacionais. Localizado a 20 minutos do centro de Paris e a 5 minutos do Aeroporto Charles De Gaulle, apresenta-se como um verdadeiro ponto de encontro e de promoção de trocas comerciais entre o ocidente e o oriente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Náutico de Constância
“Gostar de Constância” homenageia Bombeiros, Tupperware e padre Ilídio
Em 2011 realizou-se pela primeira vez a atividade "Gostar de Constância", que foi muito bem acolhida pela comunidade e, por isso, a Câmara Municipal decidiu prosseguir, transformando-a numa das iniciativas culturais regulares organizadas pelo município. Para a edição deste ano que terá lugar no Centro Náutico de Constância, às 15h, serão homenageados os Bombeiros Voluntários de Constância que vão comemorar 90 anos em maio que vem, a Tupperware que há muitos anos contribui para o desenvolvimento económico do concelho e, em especial, da freguesia de Montalvo, e o padre Ilídio que durante 30 anos serviu dedicadamente a paróquia de Santa Margarida da Coutada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alice Vieira, Afonso Cruz e Richard Zimler, entre outros
Escritores participam em coletânea de poesia para apoiar a leitura nas prisões
Um conjunto de escritores aceitou o desafio de colaborar com o projeto “A Poesia não tem grades” e contribuiu com um texto original para a coletânea “O lado de dentro do lado de dentro”. Através dos mais diversos ângulos de visão e com distintas abordagens, a palavra “dentro” serviu de mote a um conjunto de obras que, através da poesia, da prosa e da fotografia se constituem num livro cujas vendas vão reverter inteiramente para os projetos de promoção da leitura e intervenção artística em meio prisional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereadora Anabela Graça e deputada Odete João visitam unidades de ensino estruturado
Município de Leiria manifesta preocupação
com a educação especial no concelho
A vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Anabela Graça, em conjunto com a deputada Odete João, visitaram, no dia 15 de dezembro, as unidades de ensino estruturado da Cruz d'Areia, da Correia Mateus e de Marrazes, dando continuidade ao trabalho desencadeado pelo Município de Leiria no âmbito da Educação Especial. O objetivo desta ação foi conhecer in loco as dificuldades sentidas pelos profissionais de educação especial e identificar soluções em conjunto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 28 de dezembro
Presépios de Sal: a grande atração de Natal
das Salinas de Rio Maior
O Natal chegou às Salinas de Rio Maior e a 3ª edição dos Presépios de Sal também. Assim até 28 de dezembro, quem visitar a “Aldeia dos Presépios de Sal” pode deliciar-se com os cerca de 30 presépios que se encontram espalhados pelas pequenas casas de comércio, e que pretendem animar a durante os fins de semana do período das festas natalícias. Além dos presépios haverá também a boa gastronomia, artesanato, música e muita animação de rua para pequenos e graúdos, com a presença do Pai Natal, renas, duendes, bonecos de neve, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita do Ministro da Saúde visitou a unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste
Urgência do Hospital das Caldas da Rainha vai ser alargada e requalificada
O ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo, deslocou-se à unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) no dia 3 de dezembro. Em reunião com o Conselho de Administração, foram abordadas as várias matérias da gestão hospitalar, do equilíbrio económico e financeiro, com realce para a atividade assistencial em geral e para o Programa de Prevenção da Gripe Sazonal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-presidente da Assembleia Municipal
Câmara Municipal de Leiria aprova voto de pesar pela morte do ex-deputado Ferreira Júnior
O Executivo da Câmara Municipal de Leiria deliberou na reunião de quarta-feira, dia 16 de dezembro, atribuir um Voto de Pesar aos familiares do Dr. José Ferreira Júnior pelo seu falecimento, na madrugada de segunda-feira, dia 15. Referência para Leiria pela sua atividade profissional cívica e política, tendo sido um dos fundadores do PPD, o Dr. José Ferreira Júnior foi ao longo da sua vida, médico pneumologista, presidente da Assembleia Municipal e Deputado, muito estimado no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara critica "cheque em branco" que foi passado à Cartágua no anterior mandato
Câmara do Cartaxo recusa aumento de 5%
no preço da água proposto pela Cartágua
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, propôs ao Executivo, na sua reunião de dia 15 de dezembro, "não aprovar a proposta de revisão de tarifário, para o ano de 2015, conforme apresentada pela empresa concessionária", tendo proposto também, enviar à Cartágua uma proposta de tarifário alternativa, formulada pelos serviços municipais, que contém apenas o aumento obrigatório de acordo com a inflação - Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estatística, que é de 1,66%. A proposta foi aprovada com os votos a favor do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD) e com as abstenções do Paulo Varanda-Movimento pelo Cartaxo (PV-MPC).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento total de cerca de 2.25 milhões de euros
Parques de Sintra recebe aprovação da candidatura a cofinanciamento para 5 projetos
A Parques de Sintra recebeu recentemente a aprovação da candidatura a cofinanciamento para 5 projetos: 4 projetos candidatados ao POR Lisboa (Programa Operacional Regional) e 1 projeto candidato ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), todos a decorrer em 2015, maioritariamente no primeiro semestre. Os projetos aprovados serão implementados em 2015, são a reabilitação do Picadeiro da Ajuda para espetáculos de Arte Equestre, a recuperação da Quinta da Amizade/ Villa Sassetti, música nos Palácios de Sintra, Pena e Queluz, visita conjunta às áreas naturais de Sintra e Mafra e proteção contra espécies invasoras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Largarem Barques e Remes”
Concurso para a Marcha de Carnaval da Nazaré aberto até 12 de janeiro
Está aberto o Concurso para Marcha Geral do Carnaval da Nazaré 2015, que tem como mote "Largarem Barques e Remes". Os trabalhos concorrentes, que devem constar de letras e música originais, devem ser entregues até às 19h00 do dia 12 de janeiro, na Câmara Municipal da Nazaré. Os interessados devem fazer chegar os seus trabalhos gravados com arranjo musical em cassete/CD, com a respetiva letra e música. A Câmara Municipal da Nazaré adquire a Marcha vencedora, pelo valor de 250 euros, ficando detentora dos direitos reservados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edições Universitárias Lusófonas
Investigador Jorge Mangorrinha lança dois livros sobre o Festival RTP da Canção
Jorge Mangorrinha, investigador das Caldas da Rainha na área do Turismo, lançou recentemente dois livros sobre o Festival RTP da Canção: Festival RTP da Canção: Uma História de 50 Anos (1964-2014) e Festival RTP da Canção: Uma Cronologia Ilustrada (1964-2014). Meio século de canções para a Eurovisão foi objeto de uma linha de investigação científica, pioneira no contexto português, coordenada pelo Professor Doutor Jorge Mangorrinha. Esta investigação foi desenvolvida no quadro da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e teve como parceiros logísticos a Hemeroteca Municipal de Lisboa, a Rádio e Televisão de Portugal e a Sociedade Portuguesa de Autores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval debateu Gestão da Água
2ª Conferência Oeste Evolui incidiu na temática dos recursos hídricos
A segunda edição da Conferência Oeste Evolui, que este ano foi dedicada ao tema «Gestão da Água: desafios para um futuro sustentável», realizou-se recentemente, no Cadaval. A iniciativa, que constituiu uma parceria da empresa Plio com o município cadavalense, permitiu demonstrar a urgência de adotar medidas e hábitos com vista à efetiva poupança de água. O conjunto de intervenientes foi unânime em considerar a Água como um recurso escasso e um bem comunitário, impondo-se uma mudança geral de paradigma – poupar água, promovendo não só uma gestão mais eficiente como um consumo sustentável e responsável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
m|i|mo inaugura mostra de fotografia “A Criança sob o Olhar de Eduardo Teixeira Pinto”
A Câmara Municipal de Leiria e o m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento inaugura este sábado, dia 3 de janeiro, pelas 16 horas, a exposição de fotografia “A Criança sob o Olhar de Eduardo Teixeira Pinto”. Eduardo Da Costa Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto era avesso a homenagens e distinções. Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, de que faz também parte uma vasta coleção de máquinas fotográficas, algumas das quais dignas de catalogação museológica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Volume de negócios triplicou em três anos
Região Centro tem 46 empresas gazela
A Região Centro tem 46 empresas gazela. Esta é uma das conclusões de um estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que, pelo terceiro ano consecutivo, identifica este tipo de empresas. Mais de 71% das empresas gazela da Região Centro encontram-se concentradas em quatro setores de atividade económica, que correspondem às atividades da construção (19,6%), comércio, indústria transformadora e transportes e armazenagem, com 17,4% cada.O volume de negócios das empresas gazela 2014 da Região Centro cresceu de forma significativa (287%) entre 2010 e 2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deliberações da reunião de 30.dezembro de 2014
Câmara de Azambuja atribui 30.500 euros
às IPSS do Concelho
A Câmara Municipal de Azambuja vai atribuir uma verba global de 30.500 euros em subsídios às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Esta atribuição foi uma das deliberações da última reunião ordinária de 2014 da vereação, realizada na terça-feira, 30 de dezembro. Trata-se de um apoio financeiro referente à atividade desenvolvida por estas instituições durante o ano que agora termina. Os valores são apurados de acordo com as valências de apoio social em funcionamento bem como com o número de utentes servidos por cada uma dessas IPSS. Para as que apresentam menor volume de atividade foi definido o valor mínimo de mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Orquestra Jazz de Matosinhos, Carlos Bica e Azul encerram programação de 2015 do Virgínia
Para encerrar um ano rico em parcerias, estreias e concertos, a Orquestra Jazz de Matosinhos convidou Carlos Bica & AZUL feat. Frank Möbus e Jim Black para três espetáculos em dezembro, o último dos quais (dia 20) no Teatro Virgínia, em Torres Novas. Na primeira vez que se cruza em palco com o trio AZUL, do contrabaixista português Carlos Bica, a OJM vai apresentar novos arranjos para músicas retiradas do vasto reportório do coletivo que conta já com cinco álbuns editados. Quase 20 anos volvidos sobre a edição de "Azul", o primeiro trabalho do trio que ainda hoje é considerado pela crítica como um dos melhores discos nacionais de jazz de sempre, Carlos Bica, Frank Möbus (guitarra) e Jim Black (baterista) continuam a surpreender e ao vivo dão provas da sua genialidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante a Passagem de Ano
Câmara da Nazaré abre concurso público para venda de bebidas no areal da Praia
Está aberto o concurso público para a ocupação de oito lugares/stands para a venda de bebidas no areal da Praia da Nazaré durante o evento “Passagem do Ano 2014-2015”. A deliberação para a abertura do Concurso foi tomada no último Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica, E.M, Unipessoal, Lda, realizado a 24 de novembro. As propostas devem ser entregues até às 17 horas do dia 15 de dezembro, realizando-se o ato público de abertura das propostas no dia 16, às 15 horas, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rui Unas é a voz de companhia deste guia
Guia turístico inovador para aplicações móveis conta a(s) história(s) de Leiria
A apresentação do Just in Time Tourist – Leiria terá lugar esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, pelas 11 horas, no Moinho de Papel, em Leiria. O Just in Time Tourist (JiTT) é uma aplicação móvel que permite ao utilizador criar o seu roteiro de acordo com o tempo que tem para visitar uma cidade. O Just in Time Tourist - Leiria, que tem a voz do ator e apresentador Rui Unas, oferece uma visita histórica e cultural pela cidade em função dos interesses e disponibilidade do utilizador, bem como uma agenda de eventos e informações úteis como, por exemplo, indicação de hotspots de acesso à internet ou serviços de multibanco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 170 propostas foram enviadas à Autarquia
Batalha submete à votação 10 projetos finalistas do Orçamento Participativo
Já são conhecidos os 10 projetos finalistas do Orçamento Participativo da Batalha, sendo possível aos munícipes durante o próximo mês de janeiro, votar na proposta mais meritória. As votações podem ser efetuadas através da página web do Município da Batalha (www.cm-batalha.pt), no Facebook da Autarquia ou de forma presencial, no Município da Batalha, para todos os que não tenham acesso à Internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para responder a vários pedidos apresentados à Câmara Municipal
Câmara Municipal da Nazaré abre concurso
para atribuição de 6 fogos de habitação social
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, na sexta-feira, 19 de dezembro, a abertura do concurso para a atribuição de seis fogos camarários no Bairro de Habitação Social do Rio Novo, que estão atualmente desocupados. A abertura do concurso para a atribuição das habitações de renda social do Município, visa responder a vários pedidos apresentados à Câmara Municipal por famílias carenciadas deste bem, junto do Gabinete de Ação Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Instituto Português de Oncologia de Lisboa
Tomar adere ao 6.º Peditório Nacional de Pilhas e Baterias para ajudar o IPO
O Município de Tomar aderiu ao 6.º Peditório Nacional de Pilhas e Baterias para ajudar o IPO, numa iniciativa da Ecopilhas, da RFM, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Instituto Português do Desporto e Juventude. A presidente Anabela Freitas já deu o primeiro contributo. E até 31 de Dezembro poderá deixar também as suas pilhas e baterias usadas no pilhão que está à disposição dos munícipes no Balcão Único de Atendimento, no edifício dos Paços do Concelho, e assim ajudar o IPO com o seu contributo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atouguia – Ourém
Campanha arqueológica na Capela de São Sebastião revela achados dos séc. XV a XVIII
De 4 a 14 de agosto de 2014, a capela de São Sebastião, em Atouguia, foi alvo de uma campanha arqueológica contou com a participação de 16 voluntários, jovens e adultos, ao abrigo do programa municipal “Férias Arqueológicas”. As escavações realizadas neste templo do município trouxeram novos e interessantes dados sobre a sua história, com destaque para os seguintes: foram encontrados materiais arqueológicos como cerâmicas (do século XVI ao século XVIII) e moedas (do século XV ao início do século XVIII), que apontam para uma baliza cronológica entre final do período medieval e o final da época moderna (1453-1789).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com atribuição de medalhas a personalidades
que se destacaram
Cartaxo celebrou 199 anos de elevação
a concelho
O Município do Cartaxo celebrou no dia 10 de dezembro, no Centro Cultural do Cartaxo, os 199 anos de Elevação do Cartaxo a Concelho. No ano em que se assinalaram 40 anos do 25 de Abril de 1974, as Medalhas e Diplomas de Mérito Municipal foram atribuídos a personalidades que se destacaram pelo seu envolvimento político, participação na afirmação da liberdade e da democracia e resistência à ditadura. Também uma empresa que completou 40 anos de atividade em 2014, recebeu Medalha e Diploma de Mérito Municipal, por ser exemplo de como a criação de riqueza e de emprego são também a concretização dos princípios de Abril, quando à iniciativa empresarial se alia a responsabilidade social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alfeizerão
Município de Alcobaça entrega chave
de habitação social a jovem mãe
A Câmara Municipal de Alcobaça entregou no dia 9 de dezembro mais uma chave de habitação social, realojando desta forma uma família monoparental, constituída por Soraia Romão e os seus dois filhos de 8 anos, que passaram agora a habitar um fogo T3, no Bairro Social de Casal da Ponte, Alfeizerão. A munícipe vivia com os dois filhos numa casa arrendada em São Martinho do Porto, que não conseguia manter, devido às fracas condições económicas, pelo que foi realojada pela autarquia. Soraia Romão mostrou-se satisfeita com a entrega da casa e salientou que “é o início de uma nova fase”, uma vez que tem estado desempregada e irá iniciar ainda este mês o seu novo emprego numa fábrica em Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Gabinete Médico-Legal e Forense do Médio Tejo tem novo coordenador
O novo coordenador do Gabinete Médico-Legal e Forense do Médio Tejo, localizado em Tomar, é apresentado esta quinta-feira, dia 11 de Dezembro, às 11h30, nas instalações do Hospital Nossa Senhora da Graça. Na reunião estarão presentes João Pinheiro, vice-presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP, e César Santos, o novo coordenador, cujo currículo aqui reproduzimos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por António Manuel Monteiro
Tomar recebe conferência Memórias do Azeite dos templários aos nossos dias
Memórias do Azeite - Do consolo de uma candeia à solene convicção dos seus predicados alimentares" " é o tema da próxima conferência integrada no ciclo de palestras sobre "O quotidiano na Idade Média" (parceria entre a ADIRN - Festa Templária e o Convento de Cristo). Será apresentada pelo engenheiro agrónomo António Manuel Monteiro, na segunda-feira, dia 15 de dezembro, às 15h30, na cozinha dos frades do Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa de Natal para crianças carenciadas
“Natal é Magia” no Estádio Municipal de Leiria
A Câmara Municipal de Leiria irá promover, esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, para cerca de 200 crianças do concelho de Leiria uma festa de Natal designada de "O Natal é Magia", a realizar no Estádio Municipal. Esta iniciativa, que teve a sua primeira edição no ano transato é dirigida a crianças em situação de vulnerabilidade social e pretende proporcionar aos mais pequenos uma tarde repleta de atividades, com insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, teatro, escalada e obviamente presentes oferecidos pelo Pai Natal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 2012
Rotas, percursos e teatro de rua em Leiria
já cativaram 4231 pessoas de todo o País
Em Leiria, a “Rota dos escritores em Leiria”, a “Rota do Crime do Padre Amaro”, os “Percursos (Re)Conhecer Leiria” , os “Percursos Visite Leiria” e o “Teatro de Rua” cativaram já mais de 4 mil visitantes de todo o País. A Câmara Municipal de Leiria considera que estas iniciativas municipais são a confirmação de que a memória histórica e cultural de uma região é sempre um atrativo para o público. Com início em 2012 “A Rota dos Escritores em Leiria” e os “Percursos (Re)Conhecer Leiria” foram as duas primeiras iniciativas a testemunharem esse interesse, com um total de 1400 visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rogério Raimundo solicita tomada de posição
Câmara de Alcobaça quer eletrificação
da Linha do Oeste
RogéRaimundo entregou ao presidente Paulo Inácio, no dia 9 de dezembro, a tomada de posição da CDU sobre a Linha do Oeste e solicitou à Câmara Municipal de Alcobaça que tome uma posição sobre a atual situação da linha férrea. Segundo o vereador, que substituiu Vanda Marques nesta reunião, “é importante que a câmara tome uma posição sobre o assunto”, já que “não há sinais de obra” e “não podemos adormecer, temos que continuar a solicitar a eletrificação da linha, além de outras melhorias e mais horários”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovidas pela CSIA e Câmara Municipal
Auditório de Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe Jornadas de Empreendedorismo
As Jornadas de Empreendedorismo irão decorrer no Auditório de Biblioteca Municipal de Alcobaça no dia 15 e 16 de Dezembro. A Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria (ACSIA) classifica a ação de grande importância para os empresários, nomeadamente, o Financiamento aos Pequenos Negócios da parte da manhã e Licenciamento e a Fiscalização da parte da tarde no dia 15, com um painel de oradores de maior importância, onde se destaca a representante da ASAE, Maria de Lourdes Gonçalves, e da DGAV, Miguel Lamela. No dia 16, falar-se-á de Turismo e Desenvolvimento local, com a presença de um painel de oradores da maior importância para o financiamento, licenciamento e novos desafios no Turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Militante do PCP
Fuga de Dias Lourenço da Cadeia do Forte
de Peniche assinala 60º Aniversário
Assinala-se a 17 de dezembro o 60º aniversário da Fuga de António Dias Lourenço (1915-2010) da “Cadeia do Forte de Peniche” (1954-2014). Fuga de António Dias Lourenço da Cadeia do Forte de Peniche – 1954-2014 assinala 60º Aniversáriio. Preso político, militante do Partido Comunista Português, António Dias Lourenço evade-se numa noite fria de dezembro do “Segredo”, cela de isolamento instalada no Baluarte Redondo da Fortaleza de Peniche, protagonizando uma fuga particularmente arriscada em direção à Liberdade, que pela heroicidade deve ser relembrada enquanto exemplo de resistência efetuada por milhares de portugueses contra o regime fascista do Estado Novo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Convento S. Francisco recebe Fórum Cidadão
e Gala Biomomento
No dia 18 de dezembro, a Câmara Municipal de Santarém realiza o "Fórum Cidadão", no Convento de S. Francisco, que, atendendo à atual conjuntura económica e financeira que o País atravessa, será direcionado para o tema do empreendedorismo, com a exemplaridade dos empreendedores do BIOMOMENTO, pretendendo-se com esta iniciativa contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de uma cultura empreendedora a nível local. Nesta data, o Município de Santarém assinala o culminar de dois anos do Fórum Cidadão, no âmbito da Agenda 21 Local de Santarém, e do Biomomento, projetos estratégicos para a Sustentabilidade Local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“The North Canyon Project by Garett McNamara and team”
Biblioteca Municipal da Nazaré abre ponto
de venda de artigos North Canyon
Já entrou em funcionamento o ponto de venda de artigos North Canyon, que se localiza na Biblioteca Municipal da Nazaré (Av. Grupo Desportivo os Nazarenos). O ponto de venda dispõe de sweats, tshirts, canecas e dois dos dvd’s do projeto. A nova coleção foi colocada à venda, pela primeira vez, durante a realização do evento exploração de ondas grandes na Praia do Norte 2014, designado por “The North Canyon Project by Garett McNamara and team”, em que, para além da equipa oficial, composta por McNamara, Hugo Vau, Kealli Mamala e Andrew Cotton, contou com a presença de dezenas de atletas, vindos de vários países, como a Austrália, Inglaterra, Havai ou Brasil, entre outros, que também quiserem experimentar o “power” das ondas do Canhão da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal organiza programa de eventos que visa promover o comércio tradicional
Cartaxo Terra de Natal oferece atividades
que celebram a época natalícia
A Câmara Municipal do Cartaxo, com o apoio dos comerciantes, coletividades e associações do concelho, preparou um vasto programa de atividades para celebrar a época de Natal. Desde 29 de novembro, que o Natal saiu à rua no Cartaxo, primeiro, com a caminhada do Programa Viver Mais Viver Melhor, e depois com o Mercadinho de Natal que abriu neste dia e se vai repetir todos os sábados, entre as 10h00 e as 13h00 e onde se podem adquirir presentes originais produzidos localmente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 13 de dezembro
Estúdio Municipal de Dança de Peniche apresenta bailado “O Quebra-Nozes”
Realiza-se sábado, dia 13 de dezembro, pelas 21h30, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2.3 – D. Luís de Ataíde, o tradicional espetáculo de Natal do Estúdio Municipal de Dança de Peniche. Neste espetáculo será apresentada uma adaptação do bailado “O Quebra-Nozes”, com música do compositor Piotr Tchaikovsky. Trata-se de uma oportunidade para os alunos deste equipamento municipal apresentarem publicamente o aprendizado e conteúdos programáticos adquiridos ao longo deste primeiro período letivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoiado por fundos europeus
Município de Tomar integra projeto de adaptação às alterações climáticas
O Município de Tomar é um dos integrantes do projeto ClimAdaPT.LOCAL, que ganhou o concurso "Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas", lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente no âmbito do programa AdaPT, apoiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (MFEEE 2009-2014). O Projeto ClimAdaPT.LOCAL irá decorrer até Abril de 2016 e tem como principais objetivos elaborar 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, formar 52 técnicos municipais nestes domínios, criar uma plataforma web que apoie a adaptação às alterações climáticas ao nível local e sensibilize os cidadãos para estes desafios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Ascensor vai parar para manutenção em janeiro durante 72 horas
O Ascensor da Nazaré irá parar de 5 a 7 de janeiro para ser alvo de operações de manutenção, que são necessárias ao seu bom funcionamento, podendo, contudo, as viagens entre a Praia e o Sítio serem retomadas antes da data prevista. Em alternativa, os Serviços Municipalizados da Nazaré colocam ao serviço dos passageiros daquele transporte a viagem por autocarro, dentro dos horários já habituais, durante o período em que o centenário Ascensor irá estar fora de serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com possíveis perturbações de abastecimento nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro
Águas da Azambuja procede a desinfeção
de reservatórios de água
Nos dias 6, 7, 8 e 9 de Janeiro de 2015 vão decorrer trabalhos de limpeza e desinfeção de vários reservatórios de abastecimento de água, nomeadamente às Freguesias de Azambuja e Vila Nova da Rainha. Alerta-se para o facto dos trabalhos poderem provocar algumas falhas no abastecimento de água aos referidos locais nos períodos indicados. A empresa municipal Águas de Azambuja compromete-se a realizar as intervenções com a maior brevidade possível, de modo a minimizar os inconvenientes daí causados, agradecendo desde já a compreensão dos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apenas 55 municípios podem contratar recursos humanos
Câmara da Batalha reforça quadro de pessoal em 2015 com mais 27 funcionários
A Câmara Municipal da Batalha vai aumentar o quadro de pessoal em 2015, em virtude das suas contas se encontrarem equilibradas bem como, por observância do artigo 62º da Lei do Orçamento de Estado para 2015, o nível dessa despesa não ser superior a 35% da média da receita corrente líquida cobrada nos últimos três exercícios. Registe-se que apenas 55 autarquias (de um total de 308) poderão proceder a contratação de pessoal, sendo que 85 estão mesmo obrigadas a cortar com despesas de pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de trabalhos de manutenção
Piscinas Cobertas do Cartaxo vão reabrir
no dia 5 de janeiro
A Câmara Municipal do Cartaxo informa que as piscinas cobertas vão reabrir ao público na segunda-feira, dia 5 de janeiro. A intervenção que tem estado a decorrer nas piscinas municipais, durante os últimos meses, visa a reposição das condições legais exigidas de acordo com a diretiva CNQ 23/93, assim como, a garantia de que os utentes deste equipamento desportivo o podem frequentar em segurança. Os trabalhos, a decorrer durante todo o ano de 2014, que contemplaram também as piscinas descobertas, consistiram na reparação do sistema de tratamento do ar e na substituição de alguns equipamentos eletromecânicos – bombas, filtros, tubagens, válvulas e caldeiras – para além de diversos trabalhos de serralharia, carpintaria e pintura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo do Centro Hospitalar de Leiria distinguido com Prémio da Sociedade Portuguesa de Pediatria
Infantários da região de Leiria exigem documentos em situações que a Lei não prevê
O estudo “Infantários – atitudes e práticas no processo de inscrição e na doença”, realizado por uma equipa do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi distinguido com o Prémio Dr. Nicolau da Fonseca e venceu o primeiro prémio da melhor comunicação oral, apresentada em novembro na XVII Reunião da Secção de Pediatria do Ambulatório da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Esta investigação, da autoria dos médicos Ema Grilo, Nina Abreu e Pascoal Moleiro, revela que os infantários da região de Leiria exigem documentos em situações que a Lei não prevê.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na União de Freguesias de Marteleira e Miragaia
Novos órgãos da JSD da Lourinhã tomam posse
A tomada de posse dos novos elementos para os órgãos concelhios da JSD da Lourinhã decorreu no dia 20 de dezembro, na União de Freguesias de Marteleira e Miragaia. A equipa mantém a liderança do presidente, Tiago Oliveira, que tomou posse pela segunda vez, e é composta por um misto de renovação e continuidade. O evento foi também um jantar solidário, em que todos os participantes levaram alimentos não perecíveis, e em que foi possível juntar uma quantidade considerável de alimentos que foi entregue a uma IPSS do concelho da Lourinhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Living Statues DJS, DJs Pedro Nobre e Nuno Lorenzo
Homens-estátua animam Festa de Passagem
de Ano na Praia de Paredes da Vitória
A União de Freguesias de Pataias e Martingança promove a Festa de Passagem de Ano 2014-2015 na Praia de Paredes da Vitória. Além do magnifico fogo, e animação dos DJs Pedro Nobre e Nuno Lorenzo, a surpresa vem dos L.S.D - Living Statues DJs, com a presença do Staticman, recordista mundial de imobilidade em suspensão. É um conceito de performance altamente inovador que mistura as técnicas de estátua viva com as técnicas de Dj. Foram considerados o grupo revelação do último Boom Festival e assistir aos seus sets é hilariante, desde Donna Summer até Quim Barreiros passando por Carbon, Based Lifeforms tudo pode acontecer... Mega Tenda transparente com aquecimento e entradas grátis na Praia de Paredes da Vitória, a Capital do Fim de Ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadavalenses voltam a distinguir-se em artes marciais
Escola de Kempo/Kajukenbo do Cadaval soma 15 títulos só em 2014
A Escola de Kempo/Kajukenbo do Cadaval alcançou recentemente, em Vagos (Aveiro), mais dez medalhas de prata e bronze com a sua participação no Campeonato Nacional Interestilos. A funcionar há pouco mais de um ano, a referida escola cadavalense soma já 15 títulos nacionais e internacionais e prepara-se para o Campeonato Mundial de Artes Marciais, agendado para março próximo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cela - Alcobaça
Maior Presépio Animado do País já recebeu mais de duas mil pessoas
Mais de duas mil pessoas já visitaram o Maior Presépio Animado do País que se encontra em exposição até 11 de janeiro, no Salão da Associação Sócio Cultural e Desportiva da Bica, na Freguesia da Cela, Alcobaça. Mais de 500m2 de exposição aguardam o visitante, que pode observar mais de 150 figuras que interpretam o dia a dia da época, como lenhadores, carpinteiros, latoeiros, padeiras, agricultores, soldados, animais a trabalhar e as tradicionais personagens principais do presépio, entre muitas outras. A entrada tem um preço simbólico de 1,5 euros, e a verba reverte na totalidade para a manutenção e melhoria do presépio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa as alterações ao PDM de Ourém e ao Plano de Urbanismo de Fátima
Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo recebido nos Paços do Concelho de Ourém
As alterações ao Plano Diretor Municipal de Ourém e ao Plano de Urbanismo de Fátima, foram os temas em destaque na visita que o presidente da CCDR-LVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo), João Manuel Pereira Teixeira, efetuou ao concelho de Ourém na quarta feira, dia 10 de dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 9 de janeiro
Maior Presépio tradicional da Marinha Grande conta com mais de 600 figuras
Filipe Ferreira, de 25 anos, é o autor do maior Presépio tradicional da Marinha Grande. Como vem sendo hábito ao longo dos anos, por mais um ano, no exterior da casa nº 41 da Rua dos Carreirinhos, na Comeira - Marinha Grande, está patente de 30 de Novembro de 2014 a 9 de Janeiro de 2015 um Presépio, numa área de mais de 12 metros quadrados, e com mais de 600 figuras. Mantendo sempre a essência de um Presépio, que é o Nascimento de Jesus, não poderiam faltar os usos, costumes e tradições portuguesas, podendo ser visto este ano no Presépio, um pequeno mercado com barraquinhas (venda de cerâmicas, frutas, plantas e artesanato), uma tasca, uma pastelaria, entre outros ofícios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro da Batalha
Toque militar ´Silêncio' recorda todos os caídos da I Guerra Mundial
Em 27 de Julho de 2014, aniversário do último dia de paz na Europa antes do início da Grande Guerra, uma onda musical propagou-se a todo o mundo. Sob proposta de Itália e a partir de uma ideia do jornalista e escritor Paolo Rumiz, nesse mesmo dia, trompetistas das numerosas nações envolvidas no conflito, entoaram o toque militar do “Silêncio”, recordando todos os caídos. Uma homenagem expressa na única língua universalmente aceite e reconhecida: a música. A produção, a cargo da RAI, tendo como produtor delegado a RTP, teve lugar na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha neste ano de 2014.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Distrital de Leiria da JSD homenageia antigos presidentes
A JSD Distrital de Leiria organizou, no dia 20 de dezembro, o seu tradicional Jantar de Natal nas Caldas da Rainha e homenageou, também, todos os antigos presidentes desta estrutura. No jantar dos homenageados, onde estiveram presentes mais de 50 pessoas, marcaram presença Pedro Pimpão (2010-2012), Fernando Silva (2006-2010), Daniel Rebelo (2004-2006), Hugo Oliveira (1999-2006), Feliciano Barreiras Duarte (1995-1996), João Carlos Barreiras Duarte (1986-1995) e Pedro Faria (1981-1983). Ainda, estiveram presentes Laura Esperança e Maria Conceição Pereira, Deputadas à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Leiria e o Presidente do PSD Distrital/Leiria Fernando Costa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª Gala da Loja Social da Nazaré
Câmara da Nazaré entrega donativos à 'Casinha'
e à Loja Social
A Câmara Municipal entregou na sexta-feira, dia 19 de dezembro, durante a 1ª Gala da Loja Social da Nazaré, donativos, no valor total de 600 euros, a duas Instituições que prestam serviço na área social, no concelho. Os dois cheques, cada um no valor de 300 euros, foram entregues à Confraria Nossa Senhora da Nazaré e à Loja Social da Nazaré. A verba foi reunida durante o concerto dos “Deolinda”, no evento “Nazaré em Festa” 2014.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhamento especializado permite a autonomia do doente com ostomia
Consulta de estomaterapia do Centro Hospitalar de Leiria apoia doentes ostomizados
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) realiza consultas de estomaterapia na Consulta Externa do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, que pretendem apoiar doentes ostomizados (que foram sujeitos a uma intervenção cirúrgica que implica a criação de uma abertura para o exterior para saída de fezes ou urina, por exemplo), para garantir a sua independência nas atividades diárias. Este acompanhamento especializado dá continuidade aos cuidados prestados no internamento, e integra o projeto APOIAR – Assistência a Pessoa com Ostomia: Independência, Autonomia e Recuperação, que dispõe de uma equipa de enfermeiros com formação em estomaterapia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Paulo Kellerman, André Pereira e Helena Faustino
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira leva escritores a Estabelecimento Prisional de Leiria
Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, os escritores Paulo Kellerman, André Pereira e Helena Faustino, estarão presentes no Estabelecimento Prisional de Leiria, no âmbito do programa “Janelas para o Mundo”. Este programa resulta de uma parceria entre a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV) e aquele estabelecimento prisional e tem como objetivo principal o estímulo da leitura na comunidade presidiária, como forma de enriquecimento pessoal e cultural dos reclusos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maratonista do Clube de Atletismo da Barreia
Câmara de Leiria atribui voto de louvor à atleta Sara Brito
A Câmara Municipal de Leiria deliberou na reunião de dia 16 de dezembro, atribuir um Voto de Louvor à atleta do Clube de Atletismo da Barreia, Sara Brito, que na época desportiva de Atletismo 2013/2014 se evidenciou ao conseguir 12 títulos de campeã, cinco de vice-campeã e 29 vitórias em 30 provas realizadas. Com este voto de louvor, pretende o Município que fique registada a sua gratidão, apreço e reconhecimento à maratonista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Teresa Morais leva “mimos” de Natal às crianças internadas na Pediatria do Hospital Santo André
Teresa Morais, Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, vai fazer a sua já tradicional visita de Natal ao Serviço de Pediatria do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do Centro Hospitalar Leiria (CHL), na sexta-feira, 19 de dezembro, pelas 14 horas. Este é já o sexto ano consecutivo que Teresa Morais visita a pediatria do HSA durante a quadra natalícia, distribuindo presentes por todas as crianças e jovens internados naquele serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha «Vamos Gravar essa ideia»
Reciclagem de CD/DVD finalmente com solução no Ribatejo e Estremadura
A Campanha «Vamos Gravar essa ideia» contou com a colaboração preciosa da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, que foi responsável pela escolha do nome e tendo também elaborado o texto base para a Portaria n.º 75/2014, publicada pelo secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos. A reciclagem deste fluxo de resíduos é já há muito tempo ansiada pela Quercus. Esta Campanha ganhou viabilidade quando a Chronopost – uma empresa de transporte postal/encomendas – se ofereceu para montar a título não lucrativo uma rede que permitisse a recolha mais localizada e próxima deste resíduo em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seminário decorre na Nersant em Torres Novas
Mira Amaral explica portunidades de negócio e financiamento à inovação e internacionalização
A Nersant- Associação Empresarial da Região de Santarém e a AIP – Associação Industrial Portuguesa vão realizar no próximo mês de janeiro, em Torres Novas, uma sessão de esclarecimento sobre as "Oportunidades de Negócio e Financiamento à Inovação e Internacionalização" para os mercados de Angola, Brasil e Cabo Verde. Mira Amaral é um dos convidados a intervir na sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Frutóbidos, Amoreira
Ministra da Agricultura visita fábrica de Ginja d’Óbidos
A ministra da Agricultura visita esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, na Amoreira, concelho de Óbidos, a fábrica “Frutóbidos”, produtora da famosa ginjinha de Óbidos. Assunção Cristas vem visitar aquela unidade industrial que, segundo a Frutóbidos, é “pioneira na produção do tradicional licor de ginja d’Óbidos”. Ainda segundo aquela empresa, a Frutóbidos “orgulha-se de ter obtido as certificações ISSO 9001, ISSO 22000 e Unidade Produtiva Artesanal Reconhecida”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão analisa vantagens e desafios da 'gestão por processos'
“Gestão por processos: Partilha de conhecimento e experiências” é o tema do terceiro seminário promovido pela coordenação do mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), que decorre hoje, dia 10 de dezembro, pelas 19h00, no anfiteatro 0.1, do edifício D, da ESTG do IPL. Esta iniciativa, aberta ao público, integra um ciclo de conferências temáticas associadas aos conteúdos lecionados na unidade curricular de Seminário de Gestão I.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A inaugurar “nas próximas Festas da Cidade”.
Santarém vai ter Memorial de Homenagem a ex- Combatentes do concelho na Guerra Colonial
Santarém vai ter um Memorial de Homenagem aos ex-Combatentes da Guerra Colonial das freguesias do Concelho. O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 16 de dezembro, numa conferência de imprensa que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia Scalabitana e dos elementos que constituem a Comissão do Memorial: Coronel António Garcia Correia, Carlos Marçal, presidente da União de freguesias da Cidade de Santarém, Coronel Joaquim Correia Bernardo, Arnaldo Rios Vasques e José Correia, presidente da Liga dos Combatentes de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria da comunidade local
Mostra de Presépios e Árvores de Natal decorre até 6 de janeiro no Bombarral
O Município do Bombarral tem patente uma mostra de Presépios e Árvores de Natal com uma centena de presépios e cerca de meia centena de árvores de Natal, que reúne trabalhos da autoria das juntas de freguesia, das associações e instituições de solidariedade social locais, dos utentes dos Universitários 50+, das crianças da catequese e dos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho. A mostra, encontra-se patente numa das lojas e ao longo da Rua do Comércio, foi inaugurada no dia 5 de dezembro e marcou o arranque das festividades natalícias no Bombarral, que se vão prolongar até dia 6 de janeiro de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Teatro Virgínia desafia comunidade torrejana para integrar elenco de novo espetáculo
O Teatro Virgínia volta a desafiar a comunidade torrejana para integrar o elenco de um novo espetáculo a apresentar no palco do Virgínia em Janeiro: Mima-Fatáxa. Mima-Fatáxa apresenta-se como um projeto participativo que parte de uma atualização da vitalidade das ideias e da linguagem do primeiro Modernismo, numa reflexão sobre o lugar da palavra pública em Portugal, através de três textos centrais da obra de Almada Negreiros. Assim, procuram-se 25 participantes da comunidade local, maiores de 16 anos com disponibilidade para o integrar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Livro infanto-juvenil do autor leiriense
Paulo Kellerman apresenta “O Céu das Mães” na Biblioteca Municipal de Leiria
No sábado, dia 20 de dezembro, às 17 horas, o escritor leiriense Paulo Kellerman apresenta o seu livro infanto-juvenil “O Céu das Mães”, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, que contará com a apresentação de Tina Azinheiro, educadora de infância, fotógrafa e contadora de estórias. As ilustrações são da autoria de Rute Reimão, numa estória cujo tema principal é a perda de um ente querido muito especial, sendo a personagem, uma criança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Requalificação da Praça Damasceno Campos avança no início de janeiro
O Município de Alcobaça vai avançar no início de janeiro com as obras de requalificação da Praça Damasceno Campos, na Benedita. Embora Paulo Inácio classifique a intervenção de “minimalista” esta passa por retirar o monumento central da Praça, da autoria do escultor alcobacense José Aurélio, sendo depois todo o espaço calcetado, bem como a rua paralela, tornando assim o espaço mais aberto e propício a esplanadas. A intervenção deveria avançar já no mês de dezembro, mas atendendo à época natalícia, e por forma a não prejudicar o comércio da zona, o município decidiu só avançar em janeiro com as obras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa parceria do município com diferentes entidades
Cadaval recebe animação na quadra natalícia
O Cadaval enfeitou-se para receber o Natal 2014, estando a vila a acolher um rol de atividades a condizer com a quadra festiva, numa parceria do município com diversas entidades locais. Em curso até dia 31 do corrente mês de dezembro, está patente, no centro da vila, uma Mostra de Árvores de Natal, elaboradas, com recurso a materiais recicláveis, pelas escolas de 1.º ciclo bem como pelos jardins-de-infância do concelho aderentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado à Assembleia Constituinte e fundador do PSD
Assembleia da República aprova voto de pesar pelo falecimento de José Ferreira Júnior
O líder parlamentar da Bancada do PSD, Luís Montenegro, e os deputados social democratas eleitos pelo Distrito de Leiria Feliciano Barreiras Duarte, Fernando Marques, Maria da Conceição Pereira, Pedro Pimpão, Laura Esperança e Valter Ribeiro propuseram, no dia 19 de dezembro, na Assembleia da República, um Voto de Pesar pelo falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Municipal de Leiria José Ferreira Júnior, ocorrido no dia 15 de dezembro, aos 86 anos de idade. A Assembleia da República exprimiu o seu pesar pela morte do médico leiriense e Fundador do PSD e expressou à sua família as mais sentidas condolências.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No MASE - Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima
Museu da Presidência inaugura exposição de presépios da coleção de Maria Cavaco Silva
O Museu da Presidência da República abriu ao público, no dia 19 de dezembro, em parceria com o MASE - Museu de Arte Sacra e Etnologia e a LaMASE - Liga dos Amigos do MASE, a exposição temporária “Contemplar a Glória – Representação da Natividade na Arte Contemporânea”, no Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, em Fátima. A mostra integra cerca de 40 presépios da coleção de Maria Cavaco Silva, selecionando-se os exemplos mais significativos da arte presepista contemporânea. Trabalhos de conceituados autores que possuem já obras no Santuário de Fátima, como os de Siza Vieira, Cristina Leiria, Clara Menéres, José Aurélio, entre outros, estarão em exposição até ao dia 25 de janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para crianças carenciadas do concelho
Festa de Natal solidária junta 200 crianças no Estádio Municipal de Leiria
O Estádio Municipal de Leiria encheu-se de muita animação e cor, na quinta-feira, dia 18 de dezembro, com a festa infantil "O Natal é Magia", na qual participaram cerca de 200 crianças do concelho. Organizada pela Câmara Municipal de Leiria, esta iniciativa, que contou com o apoio da ACILIS, teve a sua primeira edição em 2013. Nela colaboraram também a Funny Jump, Nel Pé d' Atleta, Os Malmequeres, Agrupamento de Escuteiros nº 776 de Cruz d' Areia e voluntários do Banco Local de Voluntariado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Câmara procura solução para litígio entre proprietário do terreno e Sport Lisboa e Cartaxo
A Câmara Municipal do Cartaxo está empenhada em encontrar solução para litígio que opõe autarquia a proprietário do terreno onde está inserido o Campo das Pratas. Dois contratos assinados em 2007 pela autarquia com o proprietário do terreno estão em tribunal - num deles o proprietário pede a entrega do imóvel livre de pessoas e bens e no outro solicita o pagamento de indemnização de meio milhão de euros à Câmara. Os dois contratos foram aprovados quer pela Câmara Municipal, quer pela Assembleia Municipal em 2007.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nersant Business 2014
Encontro internacional de negócios da Nersant originou 2,5 milhões de euros de exportações
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, acaba de fazer o balanço do Nersant Business 2014, encontro internacional de negócios realizado na região entre os dias 24 e 26 de novembro e que abrigou a realização de mais de 1100 reuniões de negócio entre empresas portuguesas e estrangeiras. O valor das exportações ascende já a mais de dois milhões e meio euros. Após a realização do Nersant Business, a Nersant efetuou um inquérito de satisfação a todas as empresas estrangeiras presentes no evento, com o objetivo de perceber o impacte do evento na região do Ribatejo, mas também de assegurar, nas próximas edições, um evento mais eficaz para os negócios das empresas da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos Órgãos Concelhios já tomaram posse
JSD de Sobral de Monte Agraço renasce
no feminino
No dia 26 de dezembro decorreu a tomada de posse dos novos órgãos concelhios da JSD do Sobral de Monte Agraço. A nova equipa é liderada pela presidente Joana Botelho Correia, e composta por Maria Margarida Pinheiro, Mónica Rebelo Abranches, Patrícia Gomes Pereira e Ana Marta Penedo. As intervenções sublinharam a relevância do papel dos jovens na sociedade e na política, enquanto principais agentes de mudança e de pensamento para o futuro não só no concelho, mas sobretudo no país e até mesmo na Europa. Depositando esperança na JSD de Sobral de Monte Agraço composta por uma equipa renovada, com força e com garra, foi assim que se designaram na tomada de posse.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11 janeiro de 2015
Reitor do Santuário apresenta conferência sobre a peregrinação e a experiência da fé
Intitulada «A quem iremos?», a peregrinação e a experiência da fé, a segunda conferência do ciclo temático iniciado este mês de dezembro está agendada para 11 de janeiro de 2015, domingo, e estará a cargo do Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas. A conferência iniciará às 16 horas, no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, e está aberta à presença de todas as pessoas interessadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado do PSD participou no debate sobre Política de Juventude e Solidariedade Intergeracional
Pedro Pimpão: “Combate ao desemprego jovem deve continuar a ser uma prioridade nacional”
O PSD agendou para o dia 11 de dezembro um debate sobre Política de Juventude e Solidariedade Intergeracional. O deputado da região de Leiria Pedro Pimpão fez a intervenção principal no debate exclusivo sobre Políticas de Juventude na Assembleia da República. O parlamentar destacou o empenho do Governo neste sector e recordou que vão ser investidos mais 1.300 milhões de euros em políticas de juventude.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
36 coletividades contempladas
Câmara de Azambuja atribui 35 mil euros
às coletividades do Concelho
O Município de Azambuja procedeu, no dia 19 de dezembro, no Auditório Municipal - Páteo Valverde, à entrega dos subsídios anuais às coletividades de índole sociocultural do Concelho. Esta atribuição foi uma das deliberações da última reunião ordinária da vereação, realizada no dia 16. Trata-se de um apoio financeiro referente à atividade desenvolvida por estas instituições durante o ano 2013 nas vertentes cultural, desportiva e recreativa. e acordo com o regulamento municipal de apoio ao associativismo e apresentando todas as formalidades legalmente exigidas, são 36 as coletividades contempladas. O valor global dos subsídios a distribuir ascende a € 35.591,95 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma das feiras mais antigas e mais concorridas da região
Tradicional “Feira dos Pinhões” anima Cadaval no feriado
Realiza-se no feriado de 8 de dezembro, no Campo da Feira do Cadaval, a tradicional Feira dos Pinhões, evento ímpar na região pelo elevado número de visitantes e feirantes que acorre à vila nesta ocasião. Esta edição do evento contará ainda com um total de 30 expositores, presentes no pavilhão multiusos situado nas imediações da feira. Tendo em conta o feriado religioso em que decorre, a Feira dos Pinhões é também por muitos apelidada de Feira de N. Sra. da Conceição ou ainda de Feira de 8 de Dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
12 meses de mais e melhores cuidados e doentes mais responsáveis
Sociedade Portuguesa Medicina Interna formula 12 votos para a saúde dos portugueses em 2015
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), sociedade que reúne os médicos internistas que diariamente estão presentes nas urgências, nas enfermarias de Medicina, nas unidades de cuidados intermédios ou especiais, nos cuidados intensivos, nas consultas externas e nos hospitais de dia dos hospitais, desejam a todos os portugueses um feliz ano novo e deixam 12 votos para que em 2015 haja mais e melhor Saúde em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Causa de mais de um milhão de consultas por ano nos EUA
Uso incorreto de lentes de contacto pode provocar infeções oculares graves
A utilização de lentes de contacto para a correção de erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) é cada vez mais frequente, quer por motivos estéticos, quer pelo facto de poderem ser usadas em situações em que os óculos se tornam incómodos (na prática desportiva, por exemplo). No entanto há cuidados no seu manuseamento que são indispensáveis, pois uma aplicação incorreta pode provocar infeções e outro tipo de lesões oculares graves, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação Empresarial dinamiza medida Vida Ativa
Nersant inicia formação para desempregados em toda a região
No âmbito do Vida Ativa, medida do Instituto do Emprego e Formação Profissional que tem como objetivo integrar os desempregados inscritos nos centros de emprego, em ações de formação profissionalizantes, a Nersant vai arrancar com a dinamização destes cursos, já em dezembro. A Nersant celebrou no dia 25 de novembro, um Acordo de Cooperação com o IEFP para desenvolver um conjunto de ações integradas na Medida Vida Ativa, em toda a região do Ribatejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município e alunos do 4 º ano recordaram o dia 1 de dezembro de 1640
Bombarral assinalou o Dia da Restauração da Independência
O Município do Bombarral, respondendo a um desafio lançado pela associação AHP - Aldeias Históricas de Portugal, assinalou, na manhã do dia 1 de dezembro de 2014, o Dia da Restauração da Independência. Este importante momento da história de Portugal foi recordado no Bombarral com a deposição de uma coroa de flores junto de um dos monumentos mais emblemáticos da vila, situado no Largo dos Aviadores, erigido em memória de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Edição comemorativa dos 30 anos da Blitz recorda Bar Ben
Uma edição especial, celebrando os 30 anos da revista Blitz, que começou por ser um jornal semanário, chegado às bancas em 6 de novembro de 1984, recordou, em novembro deste ano, precisamente 30 anos depois, o que de mais importante se passou em Portugal na área pop/rock durante essas três décadas, recordando também os anos de ouro da movida alcobacense e o papel neles desempenhado pelo Bar Ben. Nessa edição espacial da Blitz são apresentados 30 retratos de figuras marcantes da música portuguesa das últimas três décadas, 30 entrevistas com músicos destacados da nossa praça e um top dos 30 melhores discos nacionais desde 1984, que inclui Vinyl dos The Gift.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Fonseca visitou os espaços escolares
Câmara de Ourém e associações de pais realizam melhorias nas escolas do concelho
Dando continuidade à política de excelência na área da educação, estão a ser realizadas diversas intervenções em alguns estabelecimentos escolares do concelho com o objetivo de valorizar e aumentar os espaços de recreio e, consequentemente, a qualidade das atividades lúdicas das crianças. Estas melhorias, que contaram com a ajuda financeira da comunidade educativa, nomeadamente das associações de pais, contemplaram a colocação de sombreamento no espaço exterior dos Centros Escolares Beato Nuno e Cova da Iria, sendo neste último também colocado um parque infantil. No Centro Escolar Ourém Nascente o espaço exterior foi melhorado, com a colocação de um espaço relvado e um parque infantil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Edição de Dezembro da revista científica “Nutrition Bulletin” conta com uma avaliação de um grupo de especialistas na área
Especialistas mundiais em ciências da saúde concordam sobre benefícios dos adoçantes
Uma equipa multidisciplinar de especialistas independentes e líderes mundiais formados por Sigrid Gibson, o professor Adam Drewnowski, professor James Hill, professora Eeva Widström, professora Hely Tuorila e a professora Anne Raben1 reuniram-se no Congresso da Associação Internacional de Adoçantes (ISA) que se realizou este ano e aproveitou a oportunidade para participar numa análise aos benefícios dos adoçantes sem ou com baixas calorias com base em pesquisas científicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio para recolha de resíduos recicláveis no Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha
Valorsul entregou cheque à secção de atletismo dos Bombeiros do Bombarral
A Valorsul entregou à secção de atletismo dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, no dia 11 de dezembro, o valor monetário relativo aos resíduos recicláveis recolhidos no âmbito do 31.º Festival do Vinho Português e da 21.ª Feira Nacional da Pera Rocha, certames que obtiveram uma vez mais a classificação de eco-evento. Promovida pela entidade responsável pela gestão dos resíduos da região Oeste, a iniciativa teve como principal objectivo a redução do impacto ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada dos resíduos, tarefa desempenhada pelos elementos da secção de atletismo bombarralense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado realiza a sua tradicional visita de Natal
Teresa Morais oferece livros e mimos a crianças internadas na Pediatria do Hospital de S. André
Teresa Morais, Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, ofereceu na tarde de sexta-feira, dia 19 de dezembro, livros e mimos às crianças internadas no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na sua já tradicional visita de Natal, que realiza desde 2009. Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, e Bilhota Xavier, diretor do serviço de Pediatria, foram os anfitriões desta visita, que contou ainda com a presença de Laura Esperança, deputada da Assembleia da República, eleita pelo círculo de Leiria do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Estádio Municipal
"II Fórum Melhorar a Escola" debateu em Leiria a importância do recreio escolar
Cerca de 120 assistentes operacionais a exercer funções nos jardins de infâncias e escolas do 1.º ciclo do concelho, participaram no "II Fórum Melhorar a Escola – A importância do recreio escolar", organizado pelo Município de Leiria a 19 de dezembro, no auditório do Estádio Municipal de Leiria. Esta ação de formação, integrada no Projeto Educativo Municipal, contou com a presença da psicóloga escolar Martina Konigstedt que interveio sobre a temática “O recreio: um novo olhar sobre um velho espaço”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa deixa algumas recomendações
Alimentação nas festas natalícias causa ansiedade
Com a chegada do Natal e do Ano Novo regressam os excessos alimentares associados a estas épocas festivas, uma situação que pode provocar ansiedade e preocupação com o controlo de peso. O alerta é da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa que deixa algumas recomendações para que possa desfrutar dos prazeres desta época sem consequências para a saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiros - Cabo Verde
Município da Azambuja lança campanha
de apoio a população da Ilha do Fogo
O Município de Azambuja acaba de lançar uma campanha pública de apoio à população do Município de Mosteiros, no arquipélago de Cabo Verde. A iniciativa prende-se com a situação vivida nas últimas semanas naquele país africano, com as contínuas erupções do vulcão da Ilha do Fogo a provocarem a destruição de algumas habitações e equipamentos em várias localidades, e a colocarem em perigo muitas mais vilas e aldeias. Recordando que o Município de Azambuja tem um acordo de geminação com o Município de Mosteiros, localizado exatamente na Ilha do Fogo, a autarquia vem apelar ao espírito solidário dos munícipes azambujenses em geral e de quem se queira associar para uma campanha de ajuda àquela população que, há bem pouco tempo, viveu dias igualmente difíceis devido ao surto do vírus ébola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Frio pode agravar sintomas da DPOC
Dr. Nuno Pires
Filhos do Descontentamento
Joaquim Vitorino
Transplante lamelar de córnea. A mudança radical de um paradigma
Prof. Joaquim Neto Murta
O Bacalhau e o Natal, uma tradição feliz e saudável!
Mensagem de Natal da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior
Isaura Morais
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o