Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Governo deve tomar medidas mais enérgicas para conter a pandemia?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 168 Director: Mário Lopes Sexta, 30 de Outubro de 2020
Com a presença do ministro Miguel Poiares Maduro
Novo Espaço do Cidadão da Batalha
é um dos primeiros do País a ser inaugurado
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugurou no dia 14 de outubro, no Edifício dos Paços do Concelho da Batalha, o novo Espaço do Cidadão. O novo serviço de atendimento ao cidadão - um projeto piloto que permitirá a disponibilização de vários serviços públicos, através da implementação de um Balcão Multisserviços - resulta de um acordo entre a Câmara Municipal da Batalha e o Governo, que permite oferecer, entre outros, a possibilidade de revalidação da carta da condução, mudança de morada ou pedido de segundas vias, serviços até agora apenas disponíveis nas delegações do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
 
«A ESTM nasceu contra o vento, mas tudo o que nasce contra o vento, voa bem alto»
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar assinala 15 anos de ensino e investigação
«A ESTM nasceu contra o vento, mas tudo o que nasce contra o vento, voa bem alto» nas palavras de João Santos, antigo diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que assinalou no dia 15 de outubro, o seu 15.º aniversário, numa sessão que reuniu docentes, colaboradores, estudantes e convidados para fazer o balanço de 15 anos de atividade intensa na área do ensino e da investigação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pescadores e mariscadores vão poder aumentar rendimento da sua atividade
Ministro do Ambiente assina contrato de 6,5 milhões para dragagens na Lagoa de Óbidos
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, acompanhado pelo secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, presidiu, esta sexta-feira, dia 17 de outubro, na Câmara Municipal de Óbidos, à assinatura do Contrato de Financiamento entre o Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para um conjunto de intervenções na Lagoa de Óbidos, com vista à sua proteção e melhoria da qualidade ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Garrett McNamara and Team prontos para a ação
Ondas grandes e poderosas esperadas
esta quinta-feira na Praia do Norte
As previsões apontam para a entrada de uma grande ondulação na Praia do Norte já a partir de quinta-feira, 16 de outubro. São esperadas ondas grandes e poderosas. O big rider Garett McNamara e a equipa já estão na Nazaré e ansiosos por sentir de perto o poder do mar nazareno. “Quinta-feira vai ser grande. Pode não dar para surfar, mas valerá a pena observar o poder do mar na Praia do Norte”, afirma Garrett McNamara, surfista que fez história ao surfar a maior onda de sempre naquela praia, esta quarta-feira, na sua página pessoal de Facebook.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais 900 mil euros em relação a 2013
Câmara de Alcobaça aprova orçamento
de 36,9 milhões de euros
O Executivo municipal de Alcobaça aprovou, no dia 27 de outubro o orçamento para 2015, no valor de 36,9 milhões de euros, com os votos favoráveis dos eleitos do PSD, Paulo Inácio, Herminio Rodrigues e Inês Silva, as abstenções dos vereadores socialistas José Canha e Eugénia Rodrigues, e do vereador do CDS, Carlos Bonifácio, e o voto contra da vereadora da CDU, Vanda Marques. Também o orçamento dos Serviços Municipalizados foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD e CDS, as abstenções do PS e o voto contra da CDU.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Básica 2,3/S José Relvas
Alunos de Alpiarça manifestam-se contra cortes na Educação e atraso na colocação de docentes
Meia centena de alunos da Escola Básica 2,3/S José Relvas saíram à rua, no dia 23 de outubro, numa concentração à porta desta escola de Alpiarça. Os estudantes manifestaram-se contra os cortes na educação e o atraso na colocação dos professores. A organização alerta que os cortes previstos só podem agravar a situação da escola, onde chove no seu interior, os preços na cantina são muito elevados e a qualidade é fraca. Além disso, garantem que os cursos profissionais são os mais afetados, pois o atraso na colocação dos professores vai obrigar os alunos a ter aulas fora do período letivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos Vila Natal
Óbidos solta a magia do Natal esta sexta-feira
A magia vai começar em Óbidos, já na sexta-feira, 31 de outubro. Na Porta da Vila, a partir das 18h45, as muralhas vão transformar-se e acolher o evento Óbidos Vila Natal. Haverá desenhos de luz, trapezistas, personagens do nosso imaginário em andas, fogo e malabaristas. E como se isto não bastasse… no final, as luzes de Natal vão abraçar toda a vila. Esta é uma ação que marca o início de um dos eventos mais carismáticos do concelho de Óbidos e que, este ano, terá como tema “A magia”. Vai abrir portas dia 5 de dezembro e só vai terminar a 4 de janeiro. Óbidos vai, mais uma vez, recriar o misticismo e o espírito inerentes à época natalícia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame regressa ao Cadaval dia 22 de novembro
Festa das Adiafas celebra final das colheitas
e mostra produtos regionais
A Festa das Adiafas regressa ao Cadaval de 22 a 30 de novembro, para nove dias de exposições de artesanato e atividades económicas, gastronomia típica, animação musical e atividades equestres. O tradicional evento decorre no recém-ampliado recinto junto ao Campo da Feira e convida a brindar ao final das colheitas e celebrar os produtos regionais. O certame conta, este ano, com mais de 40 expositores de artesanato, atividades económicas e também de âmbito institucional, que marcarão lugar no pavilhão de exposições. Na vertente gastronómica, participam um total de 12 associações/coletividades do concelho, respetivamente dinamizando seis tasquinhas e seis restaurantes, revertendo a favor das referidas entidades e respetivo trabalho comunitário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico especialista realiza consultas em várias zonas do país
Henrique Pinto promove consulta de Nutrição Clínica em Leiria, Ourém e Caldas da Rainha
A nova consulta de Nutrição Clínica, disponível a partir do dia 20 de outubro no Centro Hospitalar de São Francisco, em Leiria, aposta no tratamento com base numa alimentação adequada a cada pessoa. Henrique Pinto, médico especialista em Nutrição Clínica, residente e figura ativa no associativismo da região, é responsável pela consulta, que estará brevemente disponível também noutras localidades do país, como Sesimbra, Estoril, Almada, Figueira da Foz, Ourém e Caldas da Rainha salienta que «tratar, prevenir e aconselhar constituem uma tríade imperiosa em nutrição clínica. A alimentação adequada é o principal instrumento dessa prática».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de novembro
TEDxYouth@Leiria 2014 quer pôr jovens a rir e partilhar ideias inspiradoras
Com o tema “Rir", a cidade de Leiria irá receber ”, no dia 8 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva a 2ª edição do TEDxYouth. Esta iniciativa, dedicada aos jovens dos 12 aos 18 anos, pretende reunir um conjunto de mentes brilhantes para partilhar ideias inspiradoras nas suas diferentes áreas: desporto, música, ciência e tecnologia, matemática, artes, negócios, empreendedorismo e entretenimento, prometendo lançar um marco na cidade e em especial nos jovens. Já estão confirmados oradores como a cantora Sofia Lisboa, vocalista dos Silence 4, o neurologista Fernando Rodrigues, a saxofonista Diana Catarino, o economista Luís Coelho, o oncologista Paulo Tavares, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para presidente da Federação Distrital de Leiria do PS
Tribunal Constitucional rejeita recurso
da candidatura de António Sales
O Tribunal Constitucional decidiu, em Acórdão datado de 15 de outubro, “não conhecer do objeto da ação de impugnação” intentada por Jorge Gonçalves, em nome da candidatura de António Sales. Nestes termos, mantém-se a decisão que, sobre este processo, foi tomada pela Comissão Nacional de Jurisdição, favorável a José Miguel Medeiros. A candidatura de Medeiros sublinha que “com este processo de impugnação que não teve acolhimento, a candidatura de António Sales pretendeu excluir todas as listas de delegados apresentadas pela candidatura de José Miguel Medeiros, o que é bem revelador da postura antidemocrática daquela candidatura.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Jovem da Praia do Pedrógão detido pela GNR por tráfico de estupefacientes
O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Leiria, no âmbito de um processo sobre tráfico de estupefacientes, realizou uma busca domiciliária, na Praia do Pedrogão - Leiria, no dia 23 de outubro, pelas 7h00, tendo sido detido um individuo do sexo masculino, de 20 anos, desempregado, pelo crime de Tráfico de Estupefacientes. No âmbito da busca, foram apreendidos 1822,5 gramas de Cannabis (erva), pronta a consumir, 1600 euros em dinheiro, um telemóvel, 1 balança de precisão e um computador portátil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Balanço do 1º ano do segundo mandato
Câmara Municipal de Alcanena reclama louros em três grandes áreas de intervenção
Decorreu, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, no dia 20 de outubro de 2014, uma Conferência de Imprensa, na qual a presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, acompanhada dos vereadores Maria João Gomez, Luís Pires e Hugo Santarém, efetuou um balanço do 1º ano do 2º mandato do atual executivo. Fernanda Asseiceira destacou três grandes áreas de atuação ao longo deste 1º ano de mandato: as comemorações do centenário da fundação do concelho, a situação económico-financeira da autarquia e o projeto de Reabilitação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais e ETAR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 14 de outubro
Ministro Miguel Poiares Maduro inaugura Espaço do Cidadão da Batalha
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugura esta terça-feira, dia 14 de outubro, às 17h, no Edifício dos Paços do Concelho, o Espaço do Cidadão da Batalha. A cerimónia contará ainda com uma intervenção do governante relativa ao novo quadro de financiamento europeu "Portugal 2020". Recorde-se que os Espaços do Cidadão são uma versão minimalista das lojas do cidadão, constituindo uma forma de garantir o acesso dos cidadãos a serviços do Estado e das autarquias em todos os concelhos do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Presidente da República visita segunda-feira
o Centro Equestre Internacional de Alfeizerão
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai efetuar uma visita oficial ao CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, no dia 13 de outubro, segunda-feira, fazendo-se acompanhar pelas entidades oficiais e um conjunto de empresários da região. O horário previsto para a chegada às instalações do CEIA será às 12 horas, efetuando uma visita guiada ao espaço, seguido de almoço com a sua comitiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Enquanto não se materializa o Centro de Mediação e Arbitragem Fundiária
Tribunal do Trabalho já funciona no Cadaval
Enquanto prosseguem as diligências para a implementação do Centro de Mediação e Arbitragem Fundiária, o edifício do Palácio da Justiça do Cadaval, que compreende também a conservatória concelhia, passou a acolher provisoriamente, desde início de setembro, o Tribunal do Trabalho de Torres Vedras. As restantes matérias judiciais passaram, no mesmo dia, a ser tratadas nas instâncias de Torres Vedras e Loures.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com 10 companhias portuguesas e estrangeiras
17ª festival “Marionetas na Cidade” traz 16 espetáculos este fim de semana a Alcobaça
A 17ª edição do festival “Marionetas na Cidade” já começou e as marionetas já ocuparam os vários recantos da cidade de Alcobaça. Até 12 de outubro, 10 companhias portuguesas e estrangeiras irão apresentar 16 espetáculos em vários espaços da cidade e do concelho, como “Inês de Castro”, dos SA Marionetas, “Prometeu”, de Marcelo LaFontana, ou “Volley”, pela companhia Chão d’Oliva/Fio de Azeite, entre muitos outros. O espetáculo inaugural ficou a cargo da companhia espanhola “El Patio” que apresentou no Cine-Teatro de Alcobaça “A mano”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O ensino superior em Portugal: entre as raízes ancestrais e as utopias viáveis”
Controvérsias: frequência do ensino secundário em Portugal é metade da média europeia
O ensino superior em Portugal: entre as raízes ancestrais e as utopias viáveis” foi o tema do mais recente debate do ciclo Controvérsias, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais, em Lisboa, no dia 22 de outubro, e que teve como oradores Pedro Lourtie e Luísa Cerdeira. O ciclo de seminários relacionados com as temáticas da Educação, Trabalho e Empreendedorismo para o Século XXI são dirigidos ao público em geral, funcionando igualmente como ação de formação para docentes e assistentes operacionais a desempenhar funções em estabelecimentos de ensino, culimará em novembro, com mais um debate, que deverá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, de acordo com a organização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reunião de Câmara de 7 de outubro
PS exige ser parte ativa na preparação do orçamento municipal de Alcobaça para 2015
O PS de Alcobaça, pela voz de José Canha, fez saber na reunião de câmara de 7 de outubro, que o município “atravessa um momento importante” com “a preparação do orçamento para 2015” pelo que quer ser “parte ativa deste processo” já que, segundo o vereador socialista, “o orçamento contempla as aspirações das pessoas do concelho” e , por isso, “todos os elementos do Executivo devem ser envolvidos”. Para o autarca, existem questões estruturais, como a dívida dos Centros Escolares e o processo das Águas do Oeste que deveriam estar “resolvidos até final do ano, de forma a permitir ao município planear o seu orçamento”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Pedidos de autorização devem ser feitos até 20 de Outubro
Famílias carenciadas podem colher azeitona nos olivais do Município de Tomar
Com o objetivo de valorizar os recursos naturais do Município e de apoiar as famílias carenciadas do concelho, a Câmara Municipal de Tomar vai autorizar a colheita gratuita de azeitona nos olivais que lhe pertencem, de acordo com as normas aprovadas em reunião do executivo. A prioridade na concessão da autorização de colheita será dada às famílias carenciadas e aos agregados familiares com maior número de elementos, sendo as informações prestadas avaliadas pelos Serviços de Ação Social do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Achados mais antigos têm 3700 anos
Arqueóloga da Universidade de Coimbra atesta valor dos espólios arqueológicos de Ourém
O depósito encontrado na década de 60 no Cabeço de Maria Candal, em Freixianda, foi o tema da conferência sobre arqueologia, que teve lugar no dia 9 de outubro no auditório dos Paços do Concelho. Perante uma plateia composta, na sua maioria, por alunos do ensino secundário, Raquel Vilaça, docente de Arqueologia e Artes na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, começou por explicar o que é a arqueologia, e transportou os presentes numa viagem no tempo, até há “3 mil anos atrás”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Santarém
Festival Nacional de Gastronomia promove gastronomia mediterrânica e património
O 34º. Festival Nacional de Gastronomia decorre de 17 de outubro a 2 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. A Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) e a Câmara de Santarém apostam nesta edição na promoção do património histórico-cultural da capital ribatejana e no aumento do número de tasquinhas em detrimento do número de restaurantes. Tendo como lema “Descubra Santarém enquanto prova Portugal”, o maior evento de divulgação da gastronomia portuguesa pretende, assim, aliar a gastronomia ao turismo, e dar a conhecer aos visitantes a riqueza histórica e cultural de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na noite de 1 de novembro
Ginásio Clube de Alcobaça promove 1ª Grande Reunião dos Antigos Atletas
Para todos aqueles que têm o “Ginásio no Coração!” eis o momento por que ansiavam: a Associação dos Veteranos do Ginásio Clube de Alcobaça (AVGCA) vai organizar no dia 1 de novembro, pelas 19h00, no Alcobaça Clube de Ciclismo (Casal Pereiro), a 1ª Grande Reunião dos Antigos Atletas do Ginásio Clube de Alcobaça, evento aberto na generalidade a toda a população, assim como aos adeptos locais, mas em especial a todos os antigos atletas ou ex-dirigentes que um dia passaram pelo clube.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anta do Vale da Laje, em Tomar
Mais antigo monumento funerário megalítico
a norte do Tejo já se encontra visitável
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, visitou na segunda-feira, 6 de outubro, a Anta do Vale da Laje, agora disponível para ser visitada por todos os interessados, em resultado dos trabalhos realizados pelo Município de Tomar, em colaboração com a União de Freguesias da Serra e Junceira. No decurso deste esforço conjunto procedeu-se recentemente à limpeza e desmatação do espaço da anta, um monumento megalítico de grande importância uma vez que é o mais antigo conhecido a norte do rio Tejo
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ansião
Criança furta material elétrico e eletrónico
o dia 23 de outubro, pelas 10h30, no concelho de Ansião, o Posto Territorial de Ansião do Destacamento Territorial de Pombal efetuou uma busca domiciliária que resultaram na apreensão de diverso material furtado e de 569 euros em numerário (notas BCE). No âmbito do processo de investigação e com base em diversas diligências foi possível apurar o responsável pelo cometimento do crime, um individuo menor de idade (menos de 14 anos), que tinha os bens no seu quarto e, por isso, foi identificado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para poder pagar salários e serviços inadiáveis
Município da Nazaré solicita apoio transitório
de 8,2 milhões de euros
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, com os votos da maioria socialista, um pedido de apoio transitório no valor de 8,2 milhões de euros, e que tem por base a “necessidade urgente de verbas que permitam ao município fazer face ao pagamento atempado de salários, serviço da dívida e, acima de tudo, manter o fornecimento de serviços essenciais à população”, explicou a autarquia. De acordo com a Câmara, na ausência deste apoio, há o risco de não conseguir fazer face àquelas despesas essenciais, já que as receitas previstas entre setembro deste ano e abril de 2015 totalizarão 3.938.685 euros, mas as despesas ascenderão a 6.174.444 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Igreja e Sacristia Nova
Ana Margarida Martinho apresentou livro sobre a história do restauro do Mosteiro de Alcobaça
“Uma obra de história e afetos”, assim classificou o Professor Virgolino Jorge o livro "Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Contributos para a história do restauro da Igreja e da Sacristia Nova (1850-1960)", de Ana Margarida Martinho, que teve lugar no dia 11 de outubro, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Estiveram presentes a vereadora da Cultura, Inês Silva, os diretores dos Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, Jorge Pereira de Sampaio e Joaquim Ruivo, respetivamente, a presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, e Filipe Themudo Barata, docente da Universidade de Évora e antigo professor da autora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a peça de teatro “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca
Casa da Cultura – Teatro Stephens reabre
no dia 25 de outubro
A reabertura da Casa da Cultura – Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, ocorrerá no dia 25 de outubro, pelas 21h. A requalificação da Casa da Cultura – Teatro Stephens pretende dar continuidade a um conjunto de intervenções de regeneração urbana recentemente realizadas, com vista à requalificação e animação do património edificado e ao desenvolvimento cultural, turístico e económico deste conjunto patrimonial de grande relevância nacional, o Património Stephens. A obra representa um investimento superior a dois milhões de euros, comparticipados em 85 % pelo QREN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golegã
XXXIX Feira Nacional do Cavalo começa
esta sexta-feira
A XXXIX Feira Nacional do Cavalo decorre este ano de 7 a 16 de novembro, na Golegã. O maior evento do País dedicado ao cavalo começa logo na manhã de sexta-feira, com o Concurso de Saltos de Obstáculos – Especial | Show Jumping, no HIPPOS - Centro Nacional de Alto Rendimento de Desportos Equestres. De tarde, inauguram-se três exposições: às 16h, no Largo do Arneiro, a Exposição de Pintura “Sem Toiros não há Lusitano”, de Sabine Marciniak, às 18h, na Casa-Estúdio Carlos Relvas, a exposição de fotografia “Visões – O interior do olho humano” e às 18h, na Associação Nacional de Turismo Equestre (ANTE), a exposição de pintura “Arte Equestre”, de Serrão de Faria, Marco Correia e Brás Gil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais regressa ao interior do Mosteiro
A cidade de Alcobaça recebe de 13 a 16 de novembro, a XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que este ano volta ao interior do Mosteiro de Santa Maria, após as obras que em, 2013, impediram o uso de alguns espaços do monumento Património da Humanidade. Assim, Barrigas de Freira, Pudim do Abade, Castanhas Doces, Cornucópias e muitos mais prometem deliciar quem visitar Alcobaça durante estes quatro dias. O orçamento é de 50 mil euros, a organização é do município de Alcobaça, que espera receber cerca de 50 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Automóveis abandonados deixam de pagar Imposto Único de Circulação
Quercus acusa Orçamento de Estado de premiar quem abandone o seu automóvel
A proposta de Orçamento de Estado, que se encontra em discussão na especialidade, prevê (página 229, alínea g)) que os automóveis abandonados, nomeadamente na via pública, deixem de pagar Imposto Único de Circulação (IUC). A proposta de Orçamento do Estado para 2015 contém uma alteração ao Código do IUC que visa isentar do pagamento deste imposto os veículos que forem abandonados, o que, para a Quercus, é um enorme retrocesso na política ambiental do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na zona anexa ao futuro hotel
Direção Geral do Património Cultural vai demolir edifícios anexos ao Mosteiro de Alcobaça
A Direção Geral do Património Cultural comunicou formalmente à Câmara Municipal de Alcobaça que foi adjudicada a obra que contempla a demolição de edifícios anexos no espaço do Mosteiro de Alcobaça, que albergaram serviços como a lavandaria e o refeitório do antigo lar residencial. A obra vai deixar em aberto o espaço entre a antiga Biblioteca e o Jardim do Obelisco, permitindo assim à população descobrir aquele espaço e perceber a sua importância. Esta obra terá início nos próximos dias e decorrerá até 30 de novembro, afetando o trânsito automóvel na Rua Silvério Raposo.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com Convívio Cultural na noite de 18 de outubro
Santarém escolhida para palco do 1º Encontro de Núcleos da Associação José Afonso
Santarém é o palco escolhido para o 1º Encontro de Núcleos da AJA - Associação José Afonso, que tem lugar no dia 18 de outubro, a partir das 10h30, na Quinta da Fonte Boa, na antiga Estação Zootécnica Nacional, no Vale de Santarém. No âmbito desta iniciativa, para além da apresentação dos novos núcleos recém-criados, tem lugar um Convívio Cultural, a partir das 21h30, no Auditório da Fonte Boa, para o qual se convidam os amigos da Associação José Afonso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IX Encontro de Enfermagem do CHL debate a “Violência ao longo do ciclo vital”
Teresa Morais: Estruturas de saúde são portas de entrada na deteção de casos de violência
«As estruturas de saúde são portas de entrada na identificação de casos de violência», destacou Teresa Morais, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, na sessão de abertura do IX Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), dedicado ao tema “Situações comuns, novas intervenções”. “Violência ao longo do ciclo vital” foi o mote do primeiro painel desta reunião científica, que teve lugar nos dias 16 e 17 de outubro, analisando as várias formas de agir em situações do quotidiano de quem presta cuidados de saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura da 37ª loja no distrito de Lisboa
Meu Super abre em Alenquer
O Meu Super, franchising alimentar da Sonae MC abriu no dia 16 de outubro a primeira loja em Alenquer, concretizando assim mais um significativo contributo para o desenvolvimento económico e social da região. Com 90m2, e uma vasta gama de produtos, a loja Meu Super Alenquer, vem reforçar a estratégia de expansão da insígnia. Procurando uma maior proximidade com os clientes, o Meu Super conta agora com 114 lojas, distribuídas por 17 distritos de Portugal continental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para ultrapassar barreiras burocráticas associadas à criação da Área de Localização Empresarial
Associação de Empresários da Benedita pede ajuda ao Presidente da República
No âmbito da visita do Presidente da República a uma empresa da Benedita, a Associação de Empresários da Benedita (ADEB), congratula ambos pela iniciativa. No entanto, lamenta que, apesar dos reconhecimentos sucessivos das empresas da região, continue à espera de uma Zona Industrial, que permita um crescimento organizado das empresas beneditenses. “Infelizmente, devido às sucessivas promessas ( após a compra do terreno há mais de nove anos) as nossas empresas têm baseado o seu crescimento numa incerteza que lhe limita as decisões para um futuro competitivo”, refere a ADEB, que é presidida pelo antigo vereador Bruno Ribeiro Letra.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Amianto e chuva no interior da EB 2, 3 D. Dinis levam deputados a questionar Nuno Crato
Os deputados socialistas eleitos pelo círculo de Leiria, Odete João, João Paulo Pedrosa e Jorge Gonçalves, questionaram o ministro da Educação e Ciência sobre as obras no pavilhão gimnodesportivo da EB 2, 3 D. Dinis, em Leiria. “Os alunos da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos D. Dinis, em Leiria, estão, desde o início do ano letivo, sem usar o pavilhão gimnodesportivo pelo avançado estado de degradação do mesmo. Chove no pavilhão e o piso está deteriorado, o que coloca em causa a segurança e a saúde dos alunos, professores e assistentes operacionais”, recorda-se na pergunta ao Ministro Nuno Crato.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República integra empresas do concelho de Alcobaça no Roteiro para uma Economia Dinâmica
Cavaco Silva elege Solancis e CEIA
como exemplo de capacidade empresarial
No âmbito do Roteiro para uma Economia Dinâmica, o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visitou no dia 13 de outubro, duas empresas do concelho de Alcobaça, que mostram grande capacidade empregadora: a Solancis, na Benedita e o CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão. A visita teve como objetivo dar a conhecer o tecido das PME’s com elevado potencial de crescimento. O Presidente foi acompanhado pela esposa, Maria Cavaco Silva, e pelo secretário de Estado da Economia, entre outros membros do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo com a Câmara do Cartaxo prevê passagem da EN 3-2 a estrada municipal
Estradas de Portugal vai construir nova ponte sobre o Rio Maior
A empresa pública Estradas de Portugal vai assinar um protocolo com a Câmara Municipal do Cartaxo, onde assume o compromisso de construir uma nova ponte sobre o Rio Maior, na zona da Ponte do Reguengo - Vale da Pedra, representando um investimento em obra superior a 1 milhão de euros. O documento de compromisso aprovado por unanimidade pelos membros da Câmara Municipal aguardava concretização desde 2009 e inclui a desclassificação da E.N. 3-2, da Cruz do Campo a Valada, numa extensão de 7,5 Km.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares da região de Leiria apelam a intervenção urgente das Estradas de Portugal no troço Leiria-Pombal
Deputados do PSD pedem requalificação
do IC2 para reduzir taxa de sinistralidade
O deputado Pedro Pimpão, em pergunta regimental também subscrita pela leiriense Laura Esperança, voltou a insistir esta semana na necessidade de se promover uma intervenção urgente no IC2 para evitar mais acidentes mortais nesta via. Esta intervenção dos deputados surge numa altura em que, nas últimas semanas, três acidentes rodoviários provocaram a morte de 3 jovens no troço do IC2 entre Leiria e Pombal, o que tem levado a uma consternação generalizada por parte da população e que levou, inclusivamente, ao lançamento de uma petição pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Ministro do Ambiente assina hoje protocolo entre a APA e o POVT
O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, estarão em Óbidos esta sexta-feira, 17 de outubro, pelas 13 horas, para a assinatura do protocolo entre a Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e o Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para a obra das dragagens na Lagoa de Óbidos. A cerimónia acontecerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contará também com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Óbidos e Caldas da Rainha, Humberto Marques e Tinta Ferreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de continuar a ter a menor taxa de desemprego em Portugal (10,5%)
Região Centro é a única do País onde a taxa de desemprego aumentou no 3º trimestre
De acordo com informação divulgada esta quarta-feira, 5 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre de 2014, a Região Centro foi a única do País onde aumentou a taxa de desemprego (+0,1%), apesar do seu valor (10,5%) continuar a ser bastante inferior aos 13,1% da média nacional. A Região Centro continuou, uma vez mais, neste trimestre, a ser a que, de entre as sete regiões do país, a que presenta a menor taxa de desemprego, sendo também a que está mais próxima da média dos 28 países da União Europeia (10,1%), no terceiro trimestre de 2014.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Construção teve início em julho
Novo Posto de Turismo de Fátima concluído
no final de 2014
Encontra-se em construção o Posto de Atendimento a Turistas de Fátima, na avenida D. José Alves Correia da Silva. A obra, da responsabilidade da empresa Nuno Roque, Unipessoal, Lda, pelo valor de 134,779 euros + iva, foi consignada no dia 21 de Julho e tem um prazo de execução de 180 dias. A construção implanta-se no local onde estava o posto de turismo demolido em consequência da obra de Requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A mãe das Meias Maratonas em Portugal
Meia Maratona da Nazaré celebra 40º aniversário no dia 9 de novembro
A Meia Maratona Internacional da Nazaré - Associação de Cultura e Desporto realiza no dia 9 de novembro, pelas 11 horas, a 40ª Meia Maratona da Nazaré, considerada a mãe das Meias Maratonas em Portugal. Com partida e chegada à Nazaré, a prova será composta por um percurso, quase integralmente plano, com a extensão de 21.097 metros, medida oficial segundo o traçado ideal do atleta de Meia Maratona, definido segundo os critérios da FPA/CNEC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Nacional de Jurisdição deu provimento ao recurso do candidato
José Miguel Medeiros vai assumir presidência da Federação Distrital de Leiria do PS
No âmbito das eleições da Federação Distrital de Leiria do PS, a Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ) decidiu, no dia 13 de outubro, o último recurso pendente, apresentado por José Miguel Medeiros, dando provimento ao mesmo. Nos termos do Acórdão, deve a Comissão Organizadora do Congresso (COC) proclamar “os resultados eleitorais constantes das atas das Assembleias de Voto de Alcobaça, Óbidos e Pombal e dos atos eleitorais de 5 de setembro de 2014, porquanto não foram objeto de qualquer protesto ou reclamação nas respetivas assembleias de voto, consolidando-se em consequência na ordem jurídica eleitoral”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dívida total é 4,8 vezes superior à receita
Câmara do Cartaxo aprova recurso a apoio
de urgência de 11 milhões de euros
A Câmara Municipal do Cartaxo, na reunião extraordinária de dia 31 de outubro, aprovou o recurso ao regime transitório de urgência, previsto no Fundo de Apoio Municipal (FAM), para autarquias que se encontrem em situação de rutura financeira e impossibilitadas de cumprir pontualmente as suas obrigações. Pedro Magalhães Ribeiro apela à união das forças políticas em prol da credibilização do município junto de credores e instituições públicas que permita estabilidade financeira no futuro. O Cartaxo, com uma dívida apurada em dezembro de 2013 próxima dos 54 milhões de euros e valor médio da receita cobrada de 11 milhões, apresenta dívida total 4,8 vezes superior à receita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na primeira reunião após a tomada de posse
Secretariado Distrital do PS critica degradação dos serviços públicos no distrito de Santarém
O Secretariado Distrital de Santarém do PS foi eleito pela Comissão Política Distrital no dia 17 de outubro, em Vila Nova da Barquinha e iniciou funções na segunda-feira, 27 de outubro, analisando a situação política no distrito. Desta análise resultou um comunicado em que a Federação do PS lamenta a situação extrema a que a atual maioria que governa o País conduziu os setores da Saúde, da Educação e da Justiça no Distrito de Santarém. António Gameiro, presidente da Federação, assume a liderança da equipa que integra Anabela Azenha, Anabela Freitas, Fernanda Asseiceira, Francisco Dinis, Hugo Vieira, Isabel Costa, José Alho, José Martins, La Salette Marques, Manuel Afonso, Mário Balsa, Nuno Ferreira, Ricardo Segurado, Sónia Sanfona e Teresa Aranha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Casa da Cultura – Teatro Stephens reabriu com espetáculo memorável
Memórias revisitadas e emoções partilhadas marcaram o espetáculo “Palco de Memórias”, encenado por Norberto Barroca com colaboração plástica de Mário Dias Garcia, na reabertura da Casa da Cultura – Teatro Stephens, no dia 25 de outubro, na Marinha Grande. 120 pessoas, entre atores, músicos, bailarinos, técnicos e outros, fizeram desfilar três séculos da vida social, económica e cultural marinhense, num espetáculo singular de cerca de três horas, que bem poderia ser visto por todos os marinhenses ou não estivéssemos a falar da sua identidade, forjada na indústria vidreira, no mar e no Pinhal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência Vicentina do Santíssimo Salvador do Mundo dá apoio a cerca de duas centenas de pessoas
Número de famílias carenciadas continua
a aumentar no Bombarral
Com o agravamento da situação económica do País, são cada vez mais as famílias com necessidade de recorrerem às entidades de solidariedade social, como é o caso da Conferência Vicentina do Santíssimo Salvador do Mundo do Bombarral, que hoje presta apoio a mais de duas centenas de pessoas. Constituída no já longínquo ano de 1943, a Conferência Vicentina é atualmente presidida por Nuno Ferreira, que é acompanhado na direcção por Fernando Santos (vice-presidente) e Laura Rodrigues (secretária). Se em tempos eram cerca de cinco dezenas as pessoas que necessitavam de ajuda desta instituição, como recordou o dirigente, hoje em dia são mais de duas centenas e “com tendência para aumentar”, lamenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a constituição das Comissões Sociais de Freguesia
Presidentes das Juntas de Santarém unidos
no combate à pobreza e à exclusão social
Realizou-se, no dia 22 de outubro, na Casa do Brasil, uma reunião com os presidentes da Junta de Freguesia do concelho de Santarém sobre as Comissões Sociais de Freguesia com o objetivo de sensibilizar e esclarecer qualquer dúvida sobre a criação deste órgão da rede social. A reunião realizou-se no âmbito do programa da Rede Social - Programa que incentiva os organismos do setor público (serviços desconcentrados e autarquias locais), instituições solidárias e outras entidades que trabalham na área da ação social, a conjugarem os seus esforços para prevenir, atenuar ou erradicar situações de pobreza e exclusão e promover o desenvolvimento social local através de um trabalho em parceria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com encenação de Norberto Barroca
Produção com cerca de 120 pessoas marca reabertura no Teatro Stephens
Cento e vinte e uma pessoas, entre atores, músicos, técnicos, entre outros, estão envolvidas na produção da peça “Palco de Memórias”, encenada por Norberto Barroca, cuja estreia está marcada para o dia 25 de outubro, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, assinalando-se assim a reabertura oficial daquele equipamento municipal. O público em geral terá oportunidade de assistir gratuitamente à exibição daquela peça de teatro, que conta com a chancela de qualidade do reconhecido encenador marinhense Norberto Barroca e a colaboração plástica de Mário Dias Garcia, entre 25 e 29 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro do design e da engenharia
Design Center - Semana do Design da Marinha Grande decorre até sábado
O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande está a decorrer até 11 de outubro, no centro tradicional da cidade. O certame exibe projetos de inovação e discute soluções para o futuro da indústria e do design. A entrada é gratuita. A inauguração do certame ocorreu no dia 3 de outubro, na Casa da Cultura e foi participada por mais de uma centena de pessoas, entre as quais a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), o presidente da Câmara; o presidente da Assembleia Municipal, a vice-presidente do Ayuntamiento de San Ildefonso La Granja, vereadores da Câmara, representantes dos parceiros, entre outras entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 11 de outubro
Câmara de Torres Novas e ed. Caleidoscópio lançam livro inédito de Maria Lamas
O Município de Torres Novas e a editora Caleidoscópio vão lançar este sábado, dia 11 de outubro, a obra A lenda da borboleta, da autoria de Rosa Silvestre (pseudónimo de Maria Lamas). A sessão de lançamento terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, pelas 16 horas. Não se conhece (até hoje) a data de produção da maquete de A lenda da borboleta, nem as condições ou os objetivos da sua criação. No entanto, segundo o testemunho da proprietária (Maria Leonor Machado de Sousa, neta de Maria Lamas), podemos situar a criação deste trabalho na década de 30 do século XX.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 de outubro a 2 de novembro
34º Festival Nacional de Gastronomia convida: visitem Santarém enquanto provam Portugal
A inauguração da 34ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) realizou-se na sexta-feira, dia 17 de outubro, na Casa do Campino. Entre as várias edilidades que se associaram ao evento, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os vereadores Susana Pita Soares, Luís Farinha e Inês Barroso, assim como António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), fizeram as honras da casa na receção a Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, que se deslocou à capital do Ribatejo para enaltecer a grandeza do único festival gastronómico português de âmbito nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Prof. Virgolino Jorge promove visita ao antigo abastecimento de água ao Mosteiro da Batalha
O Prof. Virgolino Ferreira Jorge promove, no dia 23 de outubro às 10 horas, a visita guiada ao antigo abastecimento de água ao Mosteiro da Batalha. Esta visita pretende mostrar o importante contributo dos mosteiros para o conhecimento hidrotécnico medieval. Os participantes, em número limitado a 30 pessoas, deverão trajar fato de trabalho informal (calças e ténis), pois a visita inclui o reconhecimento do sistema adutor, num trajeto rural de cerca de 900 m.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Escola Superior de Artes e Design conquista três prémios no Concurso Educacional Sqédio
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, conquistou três prémios no Concurso Educacional Sqédio 2014: o Prémio Criatividade, o Prémio Professor e o Prémio Instituição. Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Centro Hospitalar do Oeste inaugurou instalações da Unidade de Saúde da Mulher
As novas instalações Unidade de Saúde da Mulher do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), um projeto multidisciplinar que visa a melhoria do acompanhamento da mulher ao nível da valência de Ginecologia e Obstetrícia na Unidade de Torres Vedras e que tem como objetivo reforçar a importância desta área no Centro Hospitalar foram inauguradas no dia 15 de outubro. A cerimónia de inauguração, realizada esta quarta-feira, contou com a presença de Carlos Miguel, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de elementos da equipa do Rotary Club de Torres Vedras e de Carlos Sá, presidente do Conselho de Administração do CHO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Feira Nova de Santa Iria conta já com mais
de 50 expositores confirmados
Entre 25 e 30 de outubro Ourém vai receber muita animação, diversão e surpresas com mais uma edição da Feira Nova de Santa Iria. O Parque da Cidade António Teixeira prepara-se para ganhar um novo colorido com a presença dos habituais carrosséis, carrinhos de choque e muito mais. Nos dias 25 e 26 de outubro o Centro de Negócios acolhe um certame onde os visitantes encontrarão os mais variados produtos e serviços, além de tasquinhas dinamizadas por associações locais, animação musical, espetáculos variados e muitas surpresas. O Centro de Negócios de Ourém conta já com mais de 50 expositores confirmados, três espaços de restauração e uma programação variada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 de outubro a 9 de novembro
Al.Creative mostra trabalhos de autores
e criativos do concelho de Alcobaça
Durante três fins de semana de 24 a 26 de outubro, de 31 de outubro a 2 de novembro e de 7 a 9 de novembro, Alcobaça vai receber a primeira edição do Al.Creative, evento que procura juntar “os criativos” do concelho que ao longo do ano vão mostrando o seu trabalho em diferentes áreas como poesia, literatura, pintura ou música, e que tem como objetivo “estimular a cultura, promover a criatividade e dar visibilidade aos talentos que temos”. A organização é de um grupo de pessoas do concelho que se juntou para partilhar o gosto pela leitura e que decidiu lançar o desafio à Junta de Freguesia de Alcobaça, fazendo assim com que os munícipes deste vasto concelho visitem a cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião de 4 de novembro
Município de Azambuja mantém valores de IMI, Derrama e TMDP
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, em sessão ordinária no dia 4 de novembro, as propostas relativas à fixação de taxas de IMI, Derrama e Direitos de Passagem a liquidar em 2015. Assim, no próximo ano, os valores do Imposto Municipal sobre Imóveis manter-se-ão em 0,80%, para os prédios rústicos, e em 0,40%, para os prédios urbanos; o valor da Taxa Municipal de Direitos de Passagem, aplicada às empresas que oferecem serviços de telecomunicações eletrónicas a clientes finais na área do Município, será de 0,25%; e o valor da Derrama, a aplicar sobre o lucro tributável sujeito a imposto relativo ao rendimento de pessoas coletivas (IRC) , continuará a ser de 1,5%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo Professor Hermínio Joaquim de Matos
Santarém recebe conferência sobre “Terrorismo e Extremismo Religioso no Século XXI”
Na 39ª Sessão da Assembleia de Investigadores, a realizar no dia 23 de outubro, pelas 18h30, no Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão /Casa de Portugal e de Camões, em Santarém, será proferida a comunicação “Terrorismo e Extremismo Religioso no Século XXI: A al-Qaeda e o Estado Islâmico na Senda de um Califado Global”, pelo Professor Hermínio Joaquim de Matos, chefe de polícia Nacional, investigador e docente do Centro de Investigação (ICPOL) do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e Diretor Executivo do mesmo instituto. A Sessão tem a duração de 01h30 e a entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Manuel Terreiro e Adega Coop. do Cartaxo premiados como Empresário e Empresa do Ano
A Expocartaxo, que decorreu no Pavilhão Municipal de Exposições, promoveu um dia dedicado ao tecido empresarial do Concelho. Para além do Dia Aberto às Empresas, iniciativa que levou instituições, autarcas e comunicação social, a conhecer a Verso Move, a Agrotécnica e a Quinta Casal do Conde, foram ainda entregues prémios que distinguiram o Empresário e a Empresa do Ano 2013 - tudo no dia 31 de outubro. Os prémios referem-se ao trabalho desenvolvido em 2013 e este ano foram entregues a Manuel Terreiro, como Empresário do Ano e à Adega Cooperativa do Cartaxo, como Empresa do Ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura de procedimentos concursais para integração de profissionais no CHO
Centro Hospitalar do Oeste vai integrar 119 profissionais no quadro de pessoal em 2014
No final de 2014, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) terá mais 119 profissionais integrados no seu mapa de pessoal, pertencentes às categorias profissionais de enfermagem e de técnicos de diagnóstico e terapêutica. Segundo o Conselho de Administração, “este número é demonstrativo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CHO para dar estabilidade aos profissionais da Instituição, compromisso que foi assumido pela atual Administração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Moinho das Castanholas acolhe mostra fotográfica “Entre Caminhos”
O Museu Municipal do Cadaval promove, de 8 a 21 de novembro, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Entre Caminhos”, da autoria de Acácio Xisto. A mostra itinerante, que aborda alguns dos pontos de interesse patrimonial do Oeste, abre oficialmente ao público dia 8 (sábado), pelas 15h00. A exposição é composta por cerca de 30 trabalhos fotográficos da autoria de Acácio Xisto, jovem de 21 anos (Carvalhal, Bombarral), amante de fotografia e atualmente colaborador da Cooperativa Agrícola do Sanguinhal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Thierry Ferreira regressa da China
entre a escultura e o pensamento
Thierry Ferreira acaba de regressar de Pingtan (Província de Fujian, China), onde participou nas comemorações da inauguração, no dia 11 de outubro, do Parque de Exposição Internacional de Escultura da cidade, que integra uma réplica em bronze da escultura de sua autoria, “Cubic”. A obra do escultor de Alcobaça revela uma reflexão sobre a arte pública contemporânea, confrontando-a com a história da arte. Thierry Ferreira descreve esta obra como «contrariedade da tendência da escultura vertical, que potencia à exaustão a ideia de três dimensões, podendo por isso ser colocada em qualquer posição, forçando assim o espectador a sentir necessidade de visualizar todas as faces da escultura. Mais do que um instrumento político, a escultura é pensamento».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Auditório do Centro de Estágios de Rio Maior
Comissão de Gestão Local do Centro de Alto Rendimento constituída no dia 5 de novembro
A Desmor, empresa pública municipal com objetivos definidos na promoção e gestão do fenómeno desportivo em Rio Maior, e a Câmara Municipal de Rio Maior, irão receber, no próximo dia 5 de novembro, pelas 16h, no auditório do Centro de Estágios de Rio Maior, a cerimónia de assinatura do protocolo de constituição da Comissão de Gestão Local do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com os votos a favor dos três eleitos da CDU
Câmara de Constância aprova orçamento
de 6, 3 milhões de euros para 2015
A Câmara de Constância aprovou, no dia 29 de outubro, um orçamento de 6.314.260,00€ para 2015, com os votos a favor dos três eleitos da CDU e a abstenção dos dois vereadores do PS, um documento que considera bastante rigoroso porque espelha os recursos do município, segundo a presidente da autarquia, Júlia Amorim. Apesar do condicionamento gerado pela indefinição relativa aos fundos comunitários, o orçamento 2015 teve em conta o planeamento estratégico que a autarquia está a definir com vista à preparação do novo quadro de investimentos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Frutos secos, produtos alimentares regionais, arte e artesanato
Feira de São Simão abre hoje no Mercado Municipal de Alcobaça
A Feira de São Simão abre esta quinta-feira, dia 30 de outubro, no Mercado Municipal de Alcobaça, prolongando-se até ao dia 2 de novembro. Esta Feira em honra de São Simão, remonta, em Alcobaça, ao reinado de D. Manuel I (1495-1521). Já passou por vários espaços: Rossio, Quinta da Gafa, Quinta Cova da Onça, MercoAlcobaça e, desde 2012, realiza-se no Mercado Municipal, junto aos Paços do Concelho, com a venda dos tradicionais frutos secos, passados e outros produtos alimentares regionais, muito apreciados nesta época, que este ano estarão envolvidos num cenário de cor outonal, com artesanato e duas exposições artísticas de autores locais: Thierry Ferreira e Renato Silva, Vera Luís, Nuno Henriques; António Paulino e Júlia Ramalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de São Simão já abriu ao público
Cestas típicas da Castanheira podem fazer reduzir uso dos sacos de plástico em Alcobaça
Foi inaugurada ao final do dia 30 de outubro, mais uma edição da Feira de São Simão, no Mercado Municipal de Alcobaça. Assim pode deslocar-se para adquirir os frutos secos e passados e produtos típicos da época ou visitar uma exposição de artesanato do concelho ou duas exposições artísticas de autores locais: Thierry Ferreira e Renato Silva, Vera Luís, Nuno Henriques; António Paulino e Júlia Ramalho. Também a animação não faltará com a presença de grupos tradicionais e cantores do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coimbra
Agência Espacial Europeia lança incubadora
de empresas em Portugal
O Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, vai gerir e implementar em território nacional o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA). O objetivo é apoiar empresas que apliquem tecnologia do Espaço na Terra em setores como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana. A partir do dia 5 de novembro, passa a existir em Portugal o Business Incubation Center da Agência Especial Europeia (ESA BIC Portugal), que visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para outros setores, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Workshop decorre no dia 29 de outubro, às 9h30
Reabilitação do património edificado em análise no Mosteiro da Batalha
“Caracterização do Património edificado: conhecer para intervir” é o mote do workshop que se realiza no dia 29 de outubro, no Mosteiro da Batalha. Esta iniciativa, dirigida a estudantes, engenheiros, arquitetos e outros profissionais da área, visa divulgar técnicas não intrusivas de caracterização e inspeção dos edifícios e monumentos. A iniciativa é organizada em parceria pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, pela Universidade de Aveiro, pelo Grupo Dryas Octopetala, pela Câmara Municipal da Batalha e pelo Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição temporária que encerra a 31 de outubro acolheu momento protocolar entre Diocese de Leiria-Fátima e Santuário de Fátima
Manuscritos das Memórias da Irmã Lúcia passam a estar à guarda do Santuário de Fátima
A Diocese de Leiria-Fátima e o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima assinaram esta tarde de 7 de outubro um protocolo com vista ao depósito no Santuário dos manuscritos originais da Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Memórias da Irmã Lúcia, propriedade da Diocese e avaliados por ambas as instituições como “importante documentação para o estudo e memória da história e mensagem de Fátima”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarta-feira, na Levada
Batalha de La Lys inspira acordo entre Instituto de História Contemporânea e Câmara de Tomar
Vai ser assinado na quarta-feira, dia 22 de outubro, pelas 11 horas, na Levada de Tomar - Moinho da Ordem, um protocolo entre a Câmara Municipal de Tomar e o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A cerimónia inclui ainda duas preleções: "Património cultural e museológico, cidadania e história: a Levada de Tomar", por Graça Filipe, responsável técnica do Projeto do Museu da Levada de Tomar; e "IHC: estudo, formação e disseminação da história contemporânea", pela presidente daquele instituto, Fernanda Rollo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca “Oeste Portugal” volta a estar presente no Moche Rip Curl Pro Portugal 2014
A marca “Oeste Portugal” volta a estar presente, no Moche Rip Curl Pro Portugal 2014, que se realiza entre os dias 12 e 23 de outubro, na Praia de Supertubos, em Peniche. A participação da OesteCIM e dos seus 12 municípios integrantes é realizada no âmbito da campanha de Promoção da marca “Oeste Portugal” associada ao Moche Pro Portugal by Rip Curl 2014 e resulta de uma parceria entre a OesteCIM, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudantes manifestaram-se em Torres Novas e Alpiarça
JCP saúda a luta dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico no dia 23 de outubro
A Juventude Comunista Portuguesa saudou, no dia 24 de outubro, a luta dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico no dia 23 de outubro. “Cada vez mais se acentuam os resultados da política de direita praticada pelos sucessivos Governos PSD e PS, com ou sem CDS, nas escolas do nosso país, política esta assente em cortes atrás de cortes no financiamento da Educação, com o objetivo de destruição da Escola Pública”, refere o comunicado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Contenção Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo
O horror já chegou ao Cartaxo!
Depois de mais de 200 filmes inscritos, é o momento da Seleção Oficial que compõe a competição da Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo, dentro de longas e curtas-metragens, documentários e filmes de animação vindos de Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, Islândia, Estados Unidos da América, Canadá, China, França e México. A Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo vai decorrer nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro no Centro Cultural do Cartaxo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro quer apurar responsabilidades
Presidente da Câmara reclama urgência
na auditoria às contas do Cartaxo
Na reunião da Câmara Municipal do Cartaxo do dia 29 de setembro, Pedro Magalhães Ribeiro deu nota ao Executivo de que enviou novamente "pedido de informação ao Tribunal de Contas, ao secretário de Estado do Orçamento e ao secretário de Estado da Administração Local sobre a auditoria ao município do Cartaxo, que aqui deliberámos por unanimidade". O edil insiste na sua necessidade e afirma que cumpridas todas as diligências acordadas com outras forças políticas, a auditoria pode iniciar-se logo que as entidades inspetivas, às quais já foi enviada documentação, decidam.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade junta o CHL, o ACES Pinhal Litoral e o ACES Oeste Norte
Instituições de saúde do distrito de Leiria criam Unidade Funcional da Qualidade em Saúde
O Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E. (CHL), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte formalizaram, na segunda-feira, 20 de outubro, a Unidade Funcional da Qualidade em Saúde de Leiria, integrando diversos níveis de proximidade e a globalidade dos cuidados de saúde. A Unidade conta com a representação das Comissões da Qualidade e Segurança do Doente das três instituições, num total de 13 unidades de saúde de sete concelhos, e visa agilizar o acesso aos cuidados de saúde e promover a uniformização de cuidados, tendo como elemento central o utente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Faleceu o presidente da Junta de Freguesia
de Calvaria de Cima
Faleceu esta terça-feira, 21 de outubro, o presidente da Junta de Freguesia de Calvaria de Cima. "Fomos surpreendidos pela notícia do falecimento do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Calvaria de Cima, José Manuel da Silva Mouco. O seu desaparecimento constitui uma perda inegável para o Concelho de Porto de Mós e especialmente, para a Freguesia de Calvaria de Cima. Fazemos questão de elogiar as suas qualidades pessoais, como cidadão e como autarca", referiu João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação empresarial apoiou a candidatura de 100 projetos ao PAECPE
Nersant prevê 1,8 milhões de investimento
com a criação de novas empresas no Ribatejo
Sendo o incentivo ao empreendedorismo e à inovação uma das atividades da Nersant, esta associação empresarial tem vindo a apoiar os desempregados da região a criar o seu próprio emprego. Este apoio, totalmente gratuito, tem ocorrido sobretudo no enquadramento do PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional e para o qual a associação é entidade acreditada para a prestação deste serviço. Só este ano, a associação já apoiou a elaboração de 100 candidaturas a este programa, num investimento previsto que ronda 1 milhão e 800 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida
Estudantes da Escola Profissional de Ourém realizam intercâmbio em França e Inglaterra
Na senda da estratégia da INSIGNARE em possibilitar experiências internacionais aos seus alunos, 20 jovens da Escola Profissional de Ourém, das turmas de Gestão, Informática e Design, acompanhados por 4 professoras, regressaram no dia 24 de outubro, da sua viagem a Eastbourne, no sul de Inglaterra. Entre os dias 13 e 24 de outubro os alunos ficaram alojados em casa de famílias dos alunos do Sussex Downs College, a escola Inglesa envolvida neste intercâmbio, o que lhes possibilitou o contacto direto com diferentes culturas escolares e vivências familiares, desenvolvendo relações interpessoais de convívio e amizade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reconhecimento Interdistrital dos Profissionais do Ano
Rotários de Portugal realizam em Alcobaça a cerimónia de entrega de prémios profissionais
O Reconhecimento Interdistrital dos Profissionais do Ano do Distrito 1960 (Sul) e do Distrito1970 (Norte), vai ter lugar no dia 25 de outubro, às 17 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, numa iniciativa inédita dos dois Governadores portugueses, António da Silva Mendes e Fernando Laranjeira. O Distrito 1960 vai reconhecer o mérito profissional da Professora Doutora Maria Manuel Mota e o Distrito 1970 vai reconhecer o Dr. Luís Portela, CEO da empresa farmacêutica BIAL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelos problemas na Justiça e Educação
Federação Distrital da JS de Santarém exige responsabilidades políticas ao atual Governo
A Comissão Política Distrital da Juventude Socialista de Santarém reuniu, no dia 11 de outubro, no concelho de Almeirim. No centro das atenções esteve o estado da Educação e da Justiça no nosso país. O órgão máximo da estrutura jovem socialista distrital deliberou, por unanimidade, repudiar com veemência os graves incidentes políticos que o atual Governo tem protagonizado. “O nosso Governo, de coligação PSD – CDS, tem prejudicado em muito a vida dos portugueses ao longo dos últimos três anos. Infelizmente, as últimas semanas têm sido reflexo disso mesmo, com especial ênfase nos pilares da Educação e da Justiça”, afirma Tiago Preguiça, presidente da JS de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Companhia das Lezírias vai receber “girassol alegre”
'Os Verdes' entregam galardões ambientais nas Jornadas Ecologistas no Distrito de Santarém
Prosseguem no Distrito de Santarém as Jornadas Ecologistas promovidas pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, com um conjunto de iniciativas programadas para a próxima semana, a partir do dia 20 de outubro. Depois da mobilidade e do património, temas assinalados em iniciativas anteriores, o PEV abordará os seguintes temas na próxima semana: agricultura e florestas, áreas protegidas e combate a poluições diversas. Assim, “Os Verdes” atribuirão um “girassol alegre” ou um “girassol triste”, conforme os locais visitados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa das Peles promove passagem de modelos no dia 1 de novembro
ExpoCartaxo mostra dinâmica empresarial do concelho de 30 de outubro a 02 de novembro
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém vai voltar a organizar a ExpoCartaxo, mostra do tecido empresarial deste concelho que se realiza a par da tradicional Feira dos Santos, iniciativa do município local. O certame realiza-se de 30 de outubro a 02 de novembro. O certame tem como objetivos promover o tecido empresarial e a capacidade económica do concelho do Cartaxo e da região, assumir-se como o principal encontro anual das empresas do concelho, bem como pretende ainda criar um espaço de lançamento, promoção e divulgação de produtos e serviços desta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
PSP de Alcobaça detém dois jovens por posse de 124 doses de haxixe
No dia 24 de outubro, pelas 12h45, a Polícia de Segurança Pública deteve, na cidade de Alcobaça, dois cidadãos, ambos com 18 anos de idade, em virtude de terem na sua posse produto estupefaciente, denominado “Haxixe”, suficiente para a confeção de 124 (52+72) doses individuais, que valeriam cerca de 150 euros. O produto estupefaciente foi apreendido e os detidos serão presentes às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
OesteCIM recusa restrição do Programa Leader a Municípios de Baixa Densidade
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste, OesteCIM, reunido a 23 de outubro último, deliberou por unanimidade tornar pública a sua grande preocupação pelo movimento que começa a surgir no sentido de vir a desenvolver-se um mapa territorial para a aplicação no futuro do programa comunitário conhecido por “Programa Leader”, fazendo-o coincidir com o mapa dos Municípios de Baixa Densidade. Os autarcas do Oeste consideram que tal desenho ou opção será inaceitável por desigual, uma vez que inúmeros municípios que não são de baixa densidade têm áreas ou freguesias de caracter rural e de baixa densidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo Municipal do PSD da Lourinhã visita as Cesaredas
Moradores queixam-se da indústria extrativa no planalto das Cesaredas
O Grupo do PSD da Assembleia Municipal da Lourinhã tem tido conhecimento de diversas queixas relacionadas com a indústria extrativa no Planalto das Cesaredas e que foram relatadas, designadamente, por moradores na última sessão da Assembleia Municipal. Para um melhor conhecimento sobre a situação, e para um contacto direto com a população, o Grupo do PSD da Assembleia Municipal irá estar na Associação das Cesaredas no dia 8 de Novembro pelas 15h00. Este ação insere-se no compromisso que os autarcas eleitos assumiram de levar a Assembleia Municipal ao encontro das pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática
Terá o ensino da Matemática, em Portugal, começado em Óbidos?
Terá sido em Óbidos lecionada uma das primeiras cadeiras de Matemática? A hipótese foi avançada ontem, 15 de outubro, pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, no 7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática. Celeste Afonso falava na sessão de abertura do 7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática, que decorre, em Óbidos, até 19 de outubro e que junta quase duas centenas de participantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entidades assinam protocolo que integra parceria em investigação e formação
IPL e Mosteiro da Batalha firmam cooperação para conservação do património edificado
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Mosteiro da Batalha celebraram recentemente um protocolo de cooperação na área da reabilitação e conservação do património edificado, onde se comprometem disponibilizar as suas instalações e equipamentos para promover a troca de informação científica e técnica, na realização de ações conjuntas, atividades de carácter técnico-científico e de investigação, ensino, seminários, workshops, formação de recursos humanos, visitas de estudo e outras iniciativas públicas. Neste acordo, o IPL colabora ainda na realização de estágios no âmbito das suas formações, em áreas e números a fixar anualmente para o ano letivo seguinte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com intervenções na Piscina Municipal e Escola Básica do Engenho
Câmara Municipal da Marinha Grande seleciona duas propostas para o Orçamento Participativo
A Câmara Municipal da Marinha Grande selecionou duas propostas para o Orçamento Participativo.A votação das propostas admitidas ditou a seleção de 2 projetos que serão incluídos no orçamento camarário para 2015. A votação decorreu entre 1 e 15 de Outubro e contou com a participação de 484 votantes. As propostas que reuniram maior número de votos foram a n.º 3: referente à Piscina Municipal da Marinha Grande - qualidade da água e ar, saúde e ambiente, com 191 votos, e n.º 7: relativa à requalificação de espaços na Escola Básica do Engenho e zona de recreio (na Marinha Grande), que obteve 136 votos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 18 de outubro
Rita Red Shoes apresenta "Life Is a Second of Love" no Cineteatro Rio Maior
Rita Red Shoes apresenta o álbum "Life Is a Second of Love" no dia 18 de outubro, às 21h30, no Cineteatro de Rio Maior. Desde a revelação, em 2007, com o tema “Dream On Girl”, Rita Redshoes tem habitado o nosso imaginário com as canções ímpares de “Golden Era” (2008) e “Lights & Darks” (2010). Em 2014, a songwriter dos sapatos vermelhos regressou às canções com o disco “Life Is A Second Of Love”, o seu terceiro trabalho de originais que a confirmou como uma das mais talentosas compositoras contemporâneas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tartaruga Chelidra serpentina
GNR recolhe tartaruga-mordedora no centro
da Vieira de Leiria
No dia 11 de outubro, a GNR recolheu uma tartaruga que se encontrava a vaguear no centro da Vila de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande. Após a sua recolha foram enviadas fotografias do espécime para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Um biólogo daquele instituto informou tratar-se de um exemplar de "Chelidra serpentina“ - tartaruga- mordedora, referindo que se trata de uma espécie exótica de risco ecológico conhecido, vulgo "invasora", ressalvando que é uma espécie perigosa no seu manuseamento. Uma vez que a força das mandibulas é extremamente forte e poderá causar graves danos ao corpo humano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
GNR detém cinco mulheres por furto de bens alimentares em supermercado de Meirinhas
No dia 21 de outubro, pelas 13h15, em Meirinhas - Pombal, foi comunicado ao Posto Territorial de Pombal que tinha ocorrido um furto em interior estabelecimento por cinco indivíduos de etnia cigana do sexo feminino, entre os 25 e os 50 anos. De imediato se deslocaram para o local as patrulhas do Destacamento Territorial de Pombal, que após seguimento, detiveram as mesmas. O modus operandi baseava-se numa estratégia em que, enquanto uma delas efetuava uma compra, as outras introduziam a mercadorias nos sacos que ocultavam através das saias. Todos os artigos alimentares, apreendidos representam o valor comercial de 300 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arruda dos Vinhos
17.ª Festa da Vinha e do Vinho promove vinhos, gastronomia e paisagem do concelho
De 30 de outubro a 2 de novembro o Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos recebe a 17.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, um certame que pretende promover os vinhos, a gastronomia e a paisagem do concelho, aliados ao artesanato e a muita animação. No recinto, 14 restaurantes e tasquinhas promovem uma mistura de odores e sabores característicos da gastronomia local e regional, aliada aos bons vinhos, um ex-libris do concelho. Um conjunto de espetáculos, que pretende atingir as várias gerações, anima o espaço e garante ao visitante momentos de prazer e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para Alcobaça e Marinha Grande
Conselho Municipal de Educação preocupado com saída de alunos da Nazaré
O Conselho Municipal de Educação da Nazaré esteve reunido para analisar várias questões relacionadas com a escola, e deliberou criar um Observatório que irá verificar os motivos que estão a levar à saída de vários alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho para outros, existentes em concelhos vizinhos, nomeadamente em Alcobaça e na Marinha Grande. A reunião contou com a participação dos vários agentes educativos, que compõem o conselho restrito do Conselho Municipal de Educação.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com o Alto Comissariado para as Migrações
Câmara de Santarém entre as 40 primeiras que assinam o Programa Mentores para Imigrantes
A autarquia Scalabitana assinou, no dia 28 de outubro, um protocolo de cooperação para implementação do “Programa Mentores para Imigrantes”, na Assembleia da República, no âmbito da sessão de apresentação pública deste Programa. O protocolo foi assinado com o Alto Comissariado para as Migrações, IP, desenvolvido em parceria com o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, numa experiência-piloto, cofinanciada pelo FEINPT - Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, e visa o desenvolvimento de uma estratégia inovadora para o acolhimento e integração dos imigrantes com base no voluntariado e na responsabilidade social empresarial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marmeleiro
Abandono de resíduos em aviário de Tomar causa graves problemas ambientais
A Quercus foi alertada relativamente ao abandono de resíduos da exploração do Aviário do Marmeleiro, em Tomar, mas as autoridades não resolvem o problema que está a contaminar as terras e águas e a provocar um problema de saúde pública com a proliferação de moscas na localidade do Marmeleiro. Os resíduos e subprodutos constituídos por dejetos das galinhas e cadáveres são abandonados num terreno, atrás das instalações do aviário, sem qualquer impermeabilização, contaminando os solos e colocando em risco a qualidade das águas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 9 de Novembro, na Casa dos Cubos
Tomar recebe a primeira Feira do Mel, Vinho
e Marmelada
Vai decorrer nos dias 7 a 9 de Novembro, na Casa dos Cubos, em Tomar, a primeira edição da Feira do Mel, Vinho e Marmelada, que se integra na celebração do Dia Europeu do Enoturismo. A iniciativa começa na sexta-feira, dia 7, com a inauguração às 19h00, prolongando-se até às 22 com degustações diversas. A Feira do Mel, Vinho e Marmelada é organizada pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar, contando com o apoio da Canto Firme, ADIRN, Associação de Apicultores do Centro de Portugal, produtores de vinho do concelho e restantes entidades participantes. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Santarém
Centro de Investigação assina protocolo
com Real Irmandade do Santíssimo Milagre
O CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, valência da Câmara de Santarém criada tendo como base e ativo a doação feita pelo Professor Joaquim Veríssimo Serrão à Câmara Municipal de Santarém, e a Real Irmandade do Santíssimo Milagre assinaram um protocolo de colaboração no dia 27 de outubro. O protocolo, válido pelo período de três anos automaticamente prorrogado por iguais períodos, tem como objetivo institucionalizar a cooperação cultural entre as duas entidades, segundo programas anuais que contemplem estudos sobre os temas que são seus objetivos comuns, tendo em conta o planeamento conjunto e a execução dessas atividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para tomar conhecimento da realidade do setor
JSD Regional de Lisboa-Área Oeste reúne
com Associação de Produtores de Pera Rocha
A JSD do Cadaval e a JSD Regional Lisboa-Área Oeste reuniram, no dia 11 de outubro, com o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Aristides Sécio, na sede da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), no Cadaval, para fazer o balanço da campanha deste ano. Entre os temas discutidos, estiveram as dificuldades sentidas pelos produtores para o escoamento dos produtos (muito devido ao embargo imposto pela Rússia aos produtos provenientes da União Europeia), a regulação deste mercado, a investigação e desenvolvimento ao serviço desta atividade, nomeadamente no que respeita à conservação e pós-colheita, e a formação profissional no setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parceria entre ADIRN e Convento de Cristo
Investigador em gastronomia abre ciclo
de palestras sobre quotidiano na Idade Média
A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e o Convento de Cristo de Tomar vão promover um ciclo de conferências sobre o quotidiano medieval, integrado na Festa Templária 2015. A palestra “À volta da mesa na Idade Média”, apresentada pelo investigador de Cultura e História da Alimentação Virgílio Nogueiro Gomes, marca o início do ciclo de conversas e acontece já no próximo dia 29 de outubro, quarta-feira, às 15h30, no Convento de Cristo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior
IPT promove curso superior profissional
de Conservação e Restauro no Sardoal
Decorre no dia 27 de Outubro, pelas 11 horas, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a Sessão que marca o início do Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Produção Artística para a Conservação e Restauro, resultado do protocolo assinado entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Município do Sardoal. A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Castelo de Alcobaça
União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria atribuiu prémios do concurso Alcobaça Florida
A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria atribuiu, no dia 4 de outubro, no Castelo de Alcobaça, os prémios do concurso Alcobaça Florida. Ricardo Manuel Augusto Mendes, da Vestiaria, foi o vencedor do prémio Casa Mais Florida, enquanto Jorge Pereira de Sampaio e a sua mãe, Maria do Céu Sampaio, da Rua Frei Fortunato, receberam o prémio Rua Mais Florida . O prémio Janela Mais Florida foi para Diana Miguel, da loja “Miguel Antiques”, enquanto a Padaria Santa Marta, de Casais da Vestiaria, recebeu uma Menção Honrosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encerramento conta com a Orquestra de Sopros da Orquestra Metropolitana de Lisboa
Mês da Música na Lourinhã decorre em outubro
Em outubro celebra-se o Mês da Música na Lourinhã, com um amplo e atrativo programa que celebra diversos géneros e tendências musicais, com especial destaque para grupos e músicos do concelho. Do fado à música filarmónica, do popular ao erudito, passando pelo pop / rock, bossa nova e jazz, o calendário da iniciativa é, assumidamente eclético, com o objetivo de ir ao encontro de toda a comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11 e 12 de outubro
Docente do Instituto Politécnico de Tomar
é o Comissário do Lisboa Open House
Fernando Sanchez Salvador, docente da Unidade Departamental de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é o Comissário do Lisboa Open House que, na sua 3.ª Edição, abre as portas de 27 novos locais num total de 70 espaços, nos dias 11 e 12 de outubro. Esta edição é marcada por um extenso programa de percursos e visitas comentadas, desde o Parque das Nações a Algés, da beira Tejo às Avenidas Novas, da Mouraria a Benfica, numa seleção baseada na importância cultural e arquitetónica e, na diversidade de tipologias e épocas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cozinha e Produção Alimentar, Intervenção Social e Comunitária e Projeto de Moldes
Politécnico de Leiria apresenta novos cursos técnicos superiores profissionais
O Instituto Politécnico de Leiria abre no dia 17 de outubro as candidaturas para os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com três ofertas: Cozinha e Produção Alimentar, Intervenção Social e Comunitária e Projeto de Moldes. CTeSP são uma nova modalidade de ciclo de estudos superiores, agora disponíveis no IPLeiria, não conferentes de grau académico, e que têm a duração de quatro semestres letivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Nuno Lobo Antunes profere palestra sobre hiperatividade e défice de atenção
A Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira em Alcanena, em colaboração com a Clínica PIN – Progresso Infantil, irá promover, no dia 15 de outubro de 2014, às 19h30, uma Palestra sobre a Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) que será apresentada pelo Dr. Nuno Lobo Antunes e pela Dr.ª Ana Rodrigues. Esta Palestra abordará as causas, as consequências e as soluções para a PHDA incluindo a apresentação do livro “Mais Forte do que Eu!” da sua autoria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CCISP organiza II Fórum Internacional na ESTG
Leiria recebe reunião entre politécnicos portugueses e universidades polacas
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) organiza, de 11 a 14 de outubro, o II Fórum Internacional CCISP/KRPUT, que junta representantes das universidades tecnológicas polacas, membros do KRPUT – Konferencja Rektorów Polskich Uczelni Technicznych, dos institutos politécnicos membros do CCISP, e ainda representantes de empresas portuguesas com atividade na Polónia, e empresas polacas com atividade em Portugal, entre outros convidados ligados ao ensino superior, às empresas e à sociedade civil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Portugal 2020” com verba de 25 mil milhões de euros
Associação Bombarral Sustentável esclarece empresários sobre os fundos comunitários
O Auditório Municipal do Bombarral acolheu no dia 26 de setembro uma sessão de esclarecimento sobre a temática dos fundos comunitários “Portugal 2020”. Promovida pela Associação Bombarral Sustentável, a iniciativa teve por finalidade esclarecer os empresários do concelho acerca dos apoios que poderão obter junto da União Europeia no período entre 2014 e 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escritor José Luís Peixoto apresenta “Galveias” na Livraria Arquivo
José Luís Peixoto apresenta, no dia 19 de outubro, domingo, pelas 17 horas, na Livraria Arquivo, em Leiria, o seu último livro “Galveias”. O novo livro do escritor, que completou 40 anos no mês de setembro, é uma homenagem à localidade alentejana onde nasceu, no distrito de Portalegre, cuja interioridade e identidade pretende retratar e defender. O novo livro foi lançado no dia 10 de outubro, com a chancela da Quetzal, do Grupo Bertrand Círculo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações oficiais dos 500 anos do Foral manuelino
Antiga Casa da Câmara da Pederneira acolhe reuniões do Executivo da Nazaré até dezembro
Até 15 de dezembro, as reuniões de Câmara da Nazaré vão realizar-se na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira. A próxima reunião, agendada para segunda-feira, dia 13, já irá decorrer naquele edifício. Valorizar o património local e dignificar a relevância histórica do local, um edifício patrimonial e identitário, são alguns dos objetivos desta iniciativa, que descentraliza, ao mesmo tempo, as reuniões do executivo para o local estão a decorrer, desde o início deste mês, as comemorações oficiais dos 500 anos do Foral manuelino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segunda edição
Prémio Internacional Books&Movies 2014 sobe para 5 mil euros
Pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Internacional Books&Movies é instituído pelo Município de Alcobaça, com o objetivo de estimular, divulgar e premiar a criatividade no âmbito do roteiro de viagens, escrito ou filmado. Este ano, o regulamento sofreu duas alterações significativas: o prémio anual é atribuído às modalidades de forma alternada (roteiro escrito nos ímpares e video em anos pares) e o valor pecuniário foi acrescido para 5 mil euros. Assim, em 2015, o Prémio dedica-se exclusivamente à modalidade do roteiro escrito, subordinado ao tema "Dê Lugar ao Amor". Recorde-se que na primeira dição o júri decidiu não atribuir o Prémio por os trabalhos apresentados não terem qualidade suficiente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"A Professora de Português. Da marca grande até ao culminar do sonho"
Afonso Souto Vargas apresenta livro
na Casa do Brasil
O auditório da Casa Pedro Álvares Cabral | Casa do Brasil vai ser palco, dia 11 de outubro pelas 15h30, do lançamento do livro "A Professora de Português. Da marca grande até ao culminar do sonho", de Afonso Souto Vargas, cuja apresentação fica a cargo de três oradores convidados, Pedro Canavarro, José Miguel Noras e Maria Alzira Almeida. "As fases marcantes e distintas de parte do percurso que reflete a vida de um homem na singularidade que caracteriza o caso em apreço e da mulher, entendida no plural e não, obviamente, no todo, mas tão-somente na estreita correlação direta do envolvimento que com aquele mantém, dão corpo ao enredo tripartido", pode ler-se na sinopse da obra
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orientada pela Psiquatro/Tempos Brilhantes
Município da Nazaré promove formação e coaching em empreendedorismo
A Junta de Freguesia da Nazaré recebe no dia 22 de outubro uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de formação e coaching em empreendedorismo para desempregados ou pessoas em situação de transição. Este programa tem como objetivo desenvolver competências ao nível do empreendedorismo aos participantes, para que possam iniciar um processo de mudança no sentido de criar uma empresa, posto de trabalho, novos objetivos ou um novo projeto de vida, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento local e da própria região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Tecnológico de Óbidos
Arrisca C 2014 – Concurso premeia melhores Ideias e Panos de Negócio
O lançamento da 7ª edição do Arrisca C, Concurso de Ideias e Planos de negócio, onde o Parque Tecnológico de Óbidos participa enquanto jurado, vai decorrer no próximo dia 10 de outubro, a partir das 15h00, no espaço Lounge da Casa das Caldeiras, perto da Associação Académica de Coimbra. O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 68 mil euros em bens destinados à Ilha da Brava
Cabo Verde recebe ajuda humanitária
da Batalha
A organização não governamental para o desenvolvimento Santa Maria da Vitória, com sede na Batalha, com o apoio da Autarquia e de diversas empresas da região, vai expedir para a Ilha Brava (Vila nova Sintra), Cabo- Verde, mais de 68 mil euros em ajuda humanitária. Os bens contentorizados, que serão transportados ainda no mês de outubro para aquele país africano, incluem materiais de construção, madeiras, sanitários, roupa, calçado, colchões, materiais para bebés e ainda, mais de 1000 livros escolares, entre outros materiais.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Oriunda de Alegrete- Rio Grande do Sul
Comitiva Brasileira visita Santarém e faz romagem ao túmulo de Cabral
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e o cônsul honorário do Brasil, Joaquim Botas Castanho, receberam, no dia 23 de outubro, uma Comitiva vinda da cidade de Alegrete - RS no Brasil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A visita a Santarém teve como principal objetivo visitar a Igreja da Graça onde está a sepultura de Pedro Álvares Cabral, em campa rasa, constituída por uma laje retangular simples gravada com inscrições em caracteres góticos, assim como a Casa do Brasil, onde Cabral morou a partir de 1503 até 1520, o ano da sua morte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para supervisionar o funcionamento do serviço
Câmara da Nazaré cria Grupo de Apoio
às Refeições Escolares
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou a constituição de um Grupo de Apoio às Refeições Escolares cujo papel será o de supervisionar o funcionamento deste serviço. De acordo com a proposta, que foi aprovada pelo executivo camarário, na última reunião de Câmara, “o Grupo deverá ser constituído por uma equipa multidisciplinar afeta aos serviços de educação, que periodicamente e sem aviso prévio se deslocará aos refeitórios escolares com o intuito de auditar o seu funcionamento”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
“Abril à mesa” é tema da 1ª Conversa “Portugal à Mesa” no Festival Nacional de Gastronomia
“Abril à mesa” é o tema da 1ª Conversa “Portugal à Mesa” que vai ter lugar no âmbito do 34ºFestival Nacional de Gastronomia, no dia 17 de outubro, às 17h00, na Casa do Campino, 1º dia do Festival. conceituados chefes de cozinha e Sérgio Carrinho, que foi Presidente da Câmara da Chamusca, são os participantes desta 1ª Conversa, que tem como objetivo que os convidados contem as suas experiências de vida e a sua história, relativamente ao 25 de Abril, data emblemática que determinou a passagem para o regime democrático, e, em particular, à gastronomia de Abril. A organização do certame pretende com esta iniciativa, assinalar as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, para além de Santarém ser a Capital da Liberdade, tendo em conta que Salgueiro Maia saiu de Santarém com as suas tropas para derrubar o regime ditatorial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 1 de novembro
Mary Bento apresenta em Alcobaça
“A história do quadro branco”
Mary Bento apresenta, no dia 1 de novembro, pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro “A história do quadro branco”. A história deste livro não é mais do que uma metáfora que simboliza a necessidade do ser humano ser pertença de uma família, de um grupo e de uma sociedade, com quem se identifique e se potencie/cresça como indivíduo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro
Figuras públicas juntas à mesa em Santarém falaram de “Artes na Arte” da Gastronomia
Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro juntaram-se à mesa para falarem de “Artes na Arte” da Gastronomia, no dia 1 de novembro, no Salão Nobre da Casa do Campino, na 3ª Conversa “Portugal à Mesa”, iniciativa integrada na 34ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. Esta iniciativa, moderada por Camilo Lourenço juntou estes ilustres convidados: um político, um escritor e professor, um jornalista, um empresário, um radialista que, de uma forma bem-humorada, falaram da arte da Gastronomia e da sua importância, demonstrando que Portugal apesar de pequeno é igualmente grande na arte que é cozinhar, faltando-nos apenas capitalizar tudo o que temos de bom.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prevenção e combate à criminalidade em espaços de diversão noturna
PSP apreende quase 500 doses de droga
em Leiria
No dia 1 de novembro, entre as 0h e as 12h, a Polícia de Segurança Pública realizou uma operação direcionada ao combate ao tráfico e consumo de produto estupefaciente, no âmbito de um evento musical realizado em Leiria. Nesta ação foram detidos cinco homens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos de idade, indiciados pela prática do crime de posse / tráfico de produto estupefaciente e identificados 28 homens e 3 mulheres, sendo 18 pela posse de produto estupefaciente, tendo sido apreendido no total 332 doses de “Haxixe”, 50 doses de “Liamba”, 44 doses de “Cocaína” e 49 doses de ecstasy (MDMA).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Espaço “Oeste Portugal” reforça presença junto dos melhores surfistas do mundo
Começou, no dia 15 de outubro, a décima etapa do WCT, Moche Rip Curl Pro Portugal 2014, na praia de Supertubos, em Peniche. A marca Oeste Portugal volta a estar representada com o espaço “Oeste Portugal”, um espaço amplo, representativo de todos os Municípios da Região. Mais uma vez o visitante poderá usufruir de conforto e bem estar, apreciando a vista privilegiada para o mar, ao mesmo tempo que entra em contacto com os vários produtos que identificam a Região Oeste Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
JSD da Área Oeste reuniu com a Associação
de Horticultura do Oeste
A JSD Regional Lisboa-Área Oeste reuniu, no dia 25 de Outubro, com o presidente da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO), Eng.º António Gomes, na sede da Louricoop, na Lourinhã. Entre os temas discutidos, estiveram as dificuldades sentidas pelos produtores para o escoamento dos produtos (muito devido ao embargo imposto pela Rússia aos produtos provenientes da União Europeia), a recente intempérie que afetou cerca de 500 hectares de produção hortícola, a lacuna existente na área da investigação e desenvolvimento ao serviço do setor, a necessidade de formação profissional e a promoção da marca "Produto do Oeste".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento “Linhas Cruzadas”
Bordados de Óbidos adquirem nova roupagem
“Desenvolvimento comunitário é isto mesmo: é pegar na identidade, na tradição, procurar olhar para aquilo que nós temos de melhor, que é o nosso capital intelectual, seja das gerações mais passadas, ou das mais jovens, e transpô-lo, traduzindo riqueza para o concelho e, sobretudo, apostando no talento das pessoas.” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos resumiu o evento “Linhas Cruzadas”, que decorreu no dia 25 de outubro, na Porta da Vila, em Óbidos. Uma iniciativa que pretendeu dar uma nova roupagem aos tradicionais bordados de Óbidos, que, nesta noite, tiveram novas aplicações e abordagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Bicicleta de rodas elípticas vai ser apresentada no Festival Bike Portugal
A empresa Autoforese vai apresentar ao público, pela primeira vez, a ELIP – a Bicicleta de Rodas Elípticas - no Festival Bike Portugal, que se realiza entre 17 e 19 de Outubro, no CNEMA, em Santarém. O objetivo é promover a ELIP e testar a sensibilidade do público para esta novidade. A ELIP participará, também, no 7º Mega Passeio Lisboa/Santarém. Além do veículo em exposição durante o certame o público poderá ver as bicicletas a circular por todo o espaço do Festival Bike e até experimentar esta nova forma de pedalar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sessão ABC Moçambique centra-se nos setores do agroalimentar e da metalomecânica
Nersant traz AICEP ao Ribatejo para esclarecer internacionalização para Moçambique
No dia 28 de outubro, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a AICEP vão levar a efeito em Santarém, a sessão "ABC Moçambique", que pretende facultar informação às empresas sobre os processos de internacionalização para Moçambique. A sessão irá abordar estes processos para os setores agroalimentar e da metalomecânica. As indústrias eletro e metalomecânica portuguesa, bem como a indústria agroalimentar nacional, podem vir a ter oportunidades de negócio interessantes em território moçambicano, dada a necessidade que este país sente em relação a este tipo de serviços.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No parque do Mercado Municipal
Dia de São Martinho celebrado em Alcobaça com um Magusto Sénior
Na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, pelas 14h30 no parque do Mercado Municipal, realiza-se mais uma edição do Magusto Sénior. Organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça e pelas Instituições de Apoio ao Idoso do Concelho, é uma festa para todos os que desejarem celebrar esta data e conviver em ambiente de festa. Para além da tradicional castanha assada e da água-pé, o Magusto conta ainda com um desfile onde participam os utentes das Instituições de Apoio ao Idoso. Caso as condições meteorológicas não sejam as favoráveis a atividade realizar-se-á no pavilhão MercoAlcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Escola Superior de Desporto realiza Dia Aberto do Conhecimento em Gestão do Desporto
No dia 04 de Novembro, terça-feira, às 09:00h horas vai ter lugar o Dia Aberto do Conhecimento em Gestão do Desporto, a realizar no Auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Esta iniciativa, parceria entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e IAPMEI, pretende dar a conhecer os centros de conhecimento e competências da Escola Superior de Desporto de Rio Maior na integração com os modelos de negócio, inovação e internacionalização das PME´S portuguesas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Contenção na sexta, sábado e domingo
Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo decorrem até domingo
A Área de Contenção – Encontros Internacionais de Cinema Fantástico de Horror do Cartaxo decorre até domingo, no Cartaxo. O mais recente acontecimento cinematográfico do País vai decorrer de 31 de Outubro a 2 de Novembro no Centro Cultural do Cartaxo e é uma organização da Área de Serviço – Associação Artística do Cartaxo com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo. Para além de uma grande selecção de filmes em competição vindos dos quatro cantos do mundo, o público vai ter a oportunidade de ver, no Centro Cultural do Cartaxo, alguns dos grandes clássicos do cinema de Horror organizados em retrospectivas e ciclos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
D.Dinis, Business School
Murteira Nabo deixa 10 recomendações
para o sucesso na internacionalização
O economista Murteira Nabo foi o convidado para a Aula Aberta de lançamento do Mini-MBA promovida pela D.Dinis, Business School, que se realizou no dia 6 de outubro, no Edifício NERLEI, em Leiria. O Senior Partner da SAER falou sobre o tema “Internacionalização da Economia: Desafios e Riscos”, partilhando a sua longa experiência na área da economia e política, nomeadamente enquanto ex-presidente não executivo da Galp Energia, ex-presidente executivo da PT ou ex-ministro do Equipamento Social. Além de partilhar a sua visão sobre a atual situação global e os riscos que ameaçam a economia, as empresas e os países, o economista partilhou ainda dez recomendações para o sucesso na internacionalização:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
dias 8 e 9 de novembro
Canil Intermunicipal de Torres Novas promove campanha de adoção de animais
Nos próximos dias 8 e 9 de novembro, o Canil Intermunicipal de Torres Novas, que engloba também os municípios de Alcanena, Entroncamento e Barquinha, vai promover mais uma campanha de adoção de animais de companhia. A campanha decorrerá entre as 11h e as 17h, no Jardim das Rosas. Estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adoção responsável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
105 empresas estrangeiras já confirmadas
no Nersant Business 2014
A 3.ª edição do Nersant Business, encontro internacional de negócios promovido pela Nersant, está a chegar novamente ao Ribatejo. A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, está neste momento a organizar a 3.ª edição do Nersant Business, iniciativa pioneira em Portugal e que se tem afirmado no país como um ponto de encontro entre empresários portugueses e estrangeiros. Na primeira edição, que aconteceu em 2012, estiveram na região delegações de seis países, sendo esse número alargado para 10 delegações estrangeiras na edição passada. Este ano, o evento já tem formalmente inscritos 14 países, num total de 105 empresas presentes, e aguarda ainda a formalização da inscrição de outros países que já manifestaram interesse em estar presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Azambuja aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2015
Orçamento do Município da Azambuja cresce 1,5% em 2015
O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, em sessão extraordinária, o Orçamento para o ano 2015 e as Grandes Opções do Plano (2015/2018) que incluem o Plano de Atividades Municipais e o Plano Plurianual de Investimentos. O Orçamento do Município para o próximo ano é de 13.345.746 milhões de euros, contra 13.145.726 milhões em 2014. Na conjuntura atual que ainda é de grande constrangimento financeiro, e a par do esforço de consolidação das Finanças Municipais, as prioridades de investimento para o ano 2015 são os sectores da Educação, do Ambiente e Saneamento, da Modernização Administrativa e Reorganização dos Serviços, e das Relações com as Juntas de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 700 euros
Câmara das Caldas atribui 45 bolsas de estudo para o ensino superior
Está a decorrer até ao dia 18 de Novembro o período de candidatura às bolsas de estudo destinadas a alunos do ensino superior atribuídas pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha. As bolsas de estudo são uma iniciativa do Município com o objetivo de incentivar os jovens na prossecução dos seus estudos, proporcionando-lhes formação superior, numa perspetiva de igualdade de oportunidades. Para o ano lectivo 2014/2015 serão atribuídas 45 Bolsas de Estudo – mais 10 do que no ano anterior - destinadas a alunos carenciados que frequentam o Ensino Superior fora do Município e residam neste concelho há mais de 5 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Olga Paula nomeada Conselheira Local da Igualdade
Município de Rio Maior assina protocolo pela igualdade de género
O Município de Rio Maior e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinaram, no dia 22 de outubro, um protocolo no sentido do desenvolvimento, por parte da Autarquia, de práticas que visem promover o desenvolvimento integrado da perspetiva de género e de igualdade entre mulheres e homens. As medidas a implementar darão origem a um plano local de igualdade de género que implementará as medidas necessárias para promover os objetivos expressos no protocolo. Para este efeito foi nomeada uma Conselheira Local da Igualdade papel que caberá à nomeada, Olga Paula, ex-presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de São João.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Rapper D8 confirma presença no TEDxYouth
Diogo Valente, mais conhecido como D8, é o orador “surpresa” do TEDxYouth@Leiria que terá lugar no próximo dia 8 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Tendo-se apresentando como o jovem revelação do programa da SIC “Factor X”, o rapper de 17 anos irá estar em palco para inspirar os jovens com a sua música e história de vida. Diogo Valente que acaba de lançar o seu primeiro álbum intitulado “Prefácio” efetuará algumas revelações e surpreenderá o público com uma atuação inédita em Leiria.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“Pelo seu relevante contributo e colaboração na organização, dinamização e sucesso
Câmara da Marinha Grande aprova voto
de louvor a parceiros do Design Center
A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou por unanimidade, na sua reunião ordinária de 2 de outubro, um voto de louvor e agradecimento aos parceiros do Design Center – Semana do Design da Marinha Grande. A decisão foi tomada “pelo seu relevante contributo e colaboração na organização, dinamização e sucesso da Semana do Design da Marinha Grande, que muito engradece e prestigia a Marinha Grande e reforça a sua marca de referência e a pujança da sua economia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa
Município da Lourinhã adota sistema
de pagamentos eletrónicos
O Município da Lourinhã e a Agência para a Modernização Administrativa, I.P, designada por AMA, assinaram, no dia 14 de outubro, um protocolo que estabelece o sistema de pagamentos eletrónicos a utilizar pelo Município da Lourinhã, na cobrança de taxas relativas ao Licenciamento Zero e ao Sistema de Indústria Responsável, através do Balcão do Empreendedor e ainda os mecanismos de atualização de taxas e outros conteúdos informativos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No hipermercado Continente
Cruz Vermelha Portuguesa promove Campanha de Recolha de Alimentos em Alcobaça
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, decorrerá uma Campanha de Recolha de Alimentos, no hipermercado Continente de Alcobaça, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa, inserida no âmbito do projeto de responsabilidade social da marca "Missão Sorriso", à qual o Município de Alcobaça, através do Banco Local de Voluntariado de Alcobaça, se associará. Esta ação de recolha de alimentos reverterá a favor das famílias do concelho com necessidades mais urgentes. Participe e dê o Seu contributo!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré está a comemorar “500 anos do Foral da Pederneira”
A Nazaré está a comemorar os 500 anos do Foral da Pederneira, com um vasto programa de iniciativas culturais que irão decorrer até ao próximo dia 26, na Pederneira. O próximo evento realiza-se no dia 18, sábado, com a atuação do Coro da Câmara Municipal da Nazaré na Praça Bastião Fernandes – Pederneira, às 21h30. Nazaré está a comemorar “500 anos do Foral da Pederneira”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarto episódio de ciclo de espetáculos para crianças dos 3 aos 7 anos no Cine-Teatro de Alcobaça
Gato Berlioz visita a Ásia na sua próxima viagem musical a 26 de outubro
No dia 26 de outubro, domingo, às 16h30, o Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro volta a acolher mais um episódio das aventuras do Gato Berlioz que desta vez parte “À Descoberta da Música na... Ásia”. Produzido pela Academia de Música de Alcobaça, este é o quarto episódio de um ciclo de espetáculos dirigidos a crianças dos 3 aos 7 anos onde estas são convidadas a participar e a interagir com os intérpretes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra temporária do Núcleo de Arte Contemporânea
Jaime Silva expõe "Cadernos de Sombras"
em Tomar até final do ano
A segunda exposição da galeria NAC.2, no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar, é inaugurada no dia 18 de outubro, pelas 16 horas. Trata-se de uma mostra de desenho de Jaime Silva, intitulada "Cadernos de Sombras", composta por 182 desenhos em formato A5, executados entre os anos de 2008 e 2010. A novel galeria acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua coleção, que permite reconstituir parte significativa da História da Arte Portuguesa do século XX aos nossos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
11 e 12 de Outubro
Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras apresenta Espaço Tradição e Comunidades
A Associação de Jovens Voluntários das Gaeiras, Óbidos, dinamiza um espaço de partilha e preservação do património imaterial. No âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Óbidos, esta associação, que preza o empreendedorismo e empowerment social, junta a comunidade em torno da música, do saber, da gastronomia e da partilha. Este será o ano zero de um projeto que se pretende que cresça e crie sinergias no espaço internacional, solidificando uma perspetiva de crescimento global, de valorização do(s) território(s) e da(s) pessoa(s). O Espaço Tradição e Comunidades, decorrerá nos dias 11 e 12 de Outubro, no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras, tendo, em permanência, atividades no local e por todo o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Último fim de semana do mês recebe feira franca e mostra empresarial
Pavilhão Municipal de Exposições recebe Feira de Todos os Santos e Expocartaxo 2014
De 30 de outubro a 2 de novembro, o Cartaxo recebe a centenária Feira de Todos os Santos e a mostra empresarial Expocartaxo 2014. A feira franca vai trazer ao Cartaxo as bancas coloridas dos vendedores de fruta da época, os carrinhos de venda de castanhas assadas e os tabuleiros repletos de frutos secos, numa feira que marca o início do outono, mas onde também se podem comprar ferramentas, doces tradicionais ou as roupas quentinhas a preços mais "em conta", para o inverno que se aproxima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
PSP detém jovem com mais de 60 doses
de droga junto a uma escola
A Polícia de Segurança Pública deteve, junto de um estabelecimento de ensino da cidade das Caldas da Rainha, no dia 20 de outubro, pelas 11h20, um cidadão com 18 anos de idade, em virtude de ter na sua posse um produto estupefaciente, denominado “Haxixe”, suficiente para a confeção de 47 doses individuais e “Liamba” suficiente para a confeção de 15 doses individuais, que valeriam cerca de 71 euros. O produto estupefaciente foi apreendido, juntamente com um moinho próprio para moer tabaco ou outras substâncias. O detido será presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do 40º aniversário do 25 de abril
Livro “Militares e política: o 25 de abril” apresentado na Fortaleza de Peniche
No dia 25 de outubro será apresentado, pelas 17h, na Fortaleza de Peniche, o livro “Militares e política: o 25 de abril“. Lançada no dia 28 de maio no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), a obra assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa e foi organizada por Luísa Tiago de Oliveira, docente desta instituição. Em Peniche, para além da apresentação da obra, a cargo de Jacinto Godinho (jornalista da RTP e professor universitário), será projetado o documentário "Assalto à sede da PIDE/DGS", da autoria do mesmo, numa versão alargada que inclui a libertação dos presos de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Da participação na cultura à cultura da participação” é o mote deste encontro
ESECS é a anfitriã do V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), é a anfitriã da quinta edição do Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural, com o tema “Da participação na cultura à cultura da participação”, entre os dias 16 e 19 de outubro. A iniciativa bianual, organizada pela Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), visa contribuir para o avanço da teoria e prática em animação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 31 de outubro a 1 de fevereiro
Ourém recebe projeto sobre o escritor
Hans Christian Andersen
O Município de Ourém vai receber o projeto “Hans Christian Andersen… o Rapaz que queria ser actor, cantor e bailarino…”, uma iniciativa do designer Niels Fischer com o objetivo de divulgar a obra de Hans Christian Andersen na sua forma original, generosa e sem fins lucrativos. Em Ourém, o projeto conta com a participação de 38 instituições do concelho e artistas plásticos com atuação em áreas educativas, culturais e sociais que dinamizarão atividades ligadas à literatura, às artes plásticas, escultura, instalações de rua, tapeçarias, teatro, música e dança, entre outras. A exposição poderá ser visitada de 31 de outubro de 2014 a 01 de fevereiro de 2015, em vários locais da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de outubro
Município de Alcobaça entrega computadores portáteis às escolas do concelho
O Município de Alcobaça realiza esta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma cerimónia de entrega dos computadores portáteis às escolas do concelho. A entrega destes equipamentos pretende colmatar a necessidade de atualização dos equipamentos informáticos, dotando as escolas com meios para processamento de dados de modo mais célere e eficaz, numa altura em que o Município está a implementar o novo serviço de pagamento por Multibanco das refeições escolares e prolongamentos, com o objetivo de servir o melhor possível toda a comunidade escolar envolvida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Diversidade de profissionais e procedimentos no bloco operatório
II Jornadas Perioperatórias do Centro Hospitalar de Leiria junta 150 profissionais de saúde
“Transdisciplinaridade em ambiente cirúrgico” é a temática em discussão nas II Jornadas Perioperatórias do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorrem nos próximos dias 6 e 7 de novembro, e visam promover o debate sobre práticas de enfermagem no bloco operatório. «Este é um serviço onde há uma relação intrínseca e constante das atividades desenvolvidas em simultâneo pela equipa multidisciplinar presente, que se completam para o atendimento do doente cirúrgico com segurança e qualidade», explica Margarida Jordão, enfermeira chefe do Bloco Operatório do CHL, e membro da comissão organizadora do encontro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara recebe Opera Romana Pelligrinaggi
Foi num ambiente caloroso que a Opera Romana Pelligrinaggi, foi recebida na segunda- feira, dia 13 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho. A Opera Romana Pelligrinaggi é uma atividade da vigararia de Roma, “um departamento da Santa Sé, cujo serviço assenta num modelo único, de referência para aqueles que querem descobrir a beleza e a profundidade da peregrinação em viagem”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Bike 2014
Passeio das Duas Pontes com quase 600 inscritos para pedalar domingo em Santarém
A segunda edição do Passeio das Duas Pontes, que a Federação Portuguesa de Ciclismo promove no próximo domingo, 19 de outubro, em Santarém, está a superar todas as expectativas, com quase 600 inscritos, duplicando a participação do ano passado. Esta iniciativa vai permitir o convívio sobre rodas entre ciclistas profissionais, amadores e paraciclistas, de diferentes gerações e de ambos os sexos. O percurso terá 23 quilómetros, que serão percorridos em ritmo moderado, de modo a que ninguém perca a roda do pelotão, começando às 10h30, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), Santarém, seguindo até Almeirim e regressando ao local de partida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programação dos 500 anos do Foral da Pederneira
Coro da Câmara Municipal da Nazaré atua
na Pederneira
O Coro da Câmara Municipal da Nazaré dá um concerto no domingo, dia 19 de outubro, às 21 horas, na Praça Bastião Fernandes, na Pederneira, local que poderá vir a ser alterado em caso de tempo instalável (para a antiga Casa da Câmara da Pederneira). A atuação integra a Programação dos 500 anos do Foral da Pederneira, cujas comemorações se estenderão até ao dia 26.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Camilo Lourenço modera conversa sobre "Artes na Arte" no Festival Nacional de Gastronomia
Gastronomia junta Rui Zink, Júlio Magalhães, Manuel Serrão,Paulino Coelho e Poiares Maduro
A 3ª Conversa "Portugal à Mesa", que tem como moderador, Camilo Lourenço, junta à mesa, Manuel Serrão, Rui Zink, Paulino Coelho, Júlio Magalhães e Miguel Poiares Maduro, para falarem das "Artes na Arte", e da influência da arte da profissão de cada um, na arte da Gastronomia, no próximo dia 1 de novembro, às 17h00, no Salão Nobre da Casa do Campino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Bóia Monican2 recolocada ao largo da Nazaré
A recolocação da bóia “Monican 2”, equipamento de monitorização e de previsão das condições oceânicas, irá decorrer no dia 28 de outubro, ao largo da Nazaré, por uma equipa do do Instituto Hidrográfico. O equipamento tinha sido recolhido, para a resolução de um problema técnico. Na quarta-feira (29 Outubro) prevê-se a re-colocação da segunda bóia oceânica (MONICAN1) ao largo das Berlengas/Farilhões. Aí já não há verdadeiramente problemas com artes de pesca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Portugal 1914-1918”
Município de Ourém associa-se ao programa
que assinala os 100 anos da I Guerra Mundial
O Município de Ourém associou-se ao programa “Portugal 1914-1918” promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, que tem como intuito sensibilizar a população em geral para a importância da memória e da sua preservação. A história é feita de pessoas, compreendendo as suas dimensões individuais e coletivas, por isso o programa “Portugal 1914-1918” incentiva à participação direta de todos os cidadãos para recordar e conhecer melhor a história da Primeira Guerra Mundial que marcou a História de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o voto favorável dos vereadores do PS
Câmara da Nazaré aprova orçamento de 48,8 milhões de euros
A Câmara da Nazaré aprovou na sexta-feira,31 de outubro, um orçamento de 48.8 milhões de euros para 2015. Trata-se, segundo explicou o presidente da Autarquia, Walter Chicharro, de um “Orçamento que tem que ter em conta aquilo que foi o passado”. O Orçamento e as Grandes Opções do Plano, que são a conclusão da ALE de Valado dos Frades, a criação de um observatório socioeconómico para identificar debilidades e virtudes do tecido económico; realizar estágios de emprego e formação profissional destinados a jovens, criar um gabinete de apoio ao empresário, aposta num turismo menos sazonal e promover o comércio tradicional, entre outros, foram aprovados pela maioria socialista com os votos contra dos vereadores da oposição: PSD e Grupo de Cidadãos Independentes pelo concelho da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 4 a 6 de novembro
Cinema Francês faz a festa em Leiria
A 15ª Festa do Cinema Francês chegou a Leiria esta terça-feira, dia 4 de novembro. Os dois filmes de animação Le Père Frimas de Youri Tcherenkov e l’Oeil du loup de Hoël Caouissin marcam o início deste evento com sessão marcada para as 10h30 e 14h30, respetivamente, no Teatro Miguel Franco (Rua Dr. Américo Cortez Pinto).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abrantes
Estrada Nacional 118 reabre ao trânsito
em Alvega
A Câmara Municipal de Abrantes informou, no dia 15 de outubro, que estão reunidas as condições para circulação de trânsito, em ambos os sentidos, na EN 118 na localidade de Alvega, com a validação das entidades de fiscalizadoras competentes. Contudo, e porque decorrem ainda trabalhos complementares nas áreas adjacentes, os utentes em circulação na via deverão respeitar as regras de trânsito em vigor e a sinalização temporária que possa ainda persistir. Recorde-se que a obra foi da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Abrantes e constou na requalificação de diversas infraestruturas nomeadamente de águas de abastecimento, de águas residuais e pluviais, de eletricidade e comunicações, bem como substituição da pavimentação, num investimento de meio milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2500 produtos de higiene pessoal e doméstico recolhidos
Banco Local de Voluntariado de Alcobaça promove angariação de produtos de higiene
Nos dia 4 e 5 de outubro o Banco Local de Voluntariado do Município de Alcobaça, em parceria com o Hipermercado Continente de Alcobaça, realizou uma Ação de Sensibilização com o intuito de angariar produtos de higiene. Durante os dois dias, 22 voluntários do Banco Local de Voluntariado recolheram cerca de 2500 produtos de higiene pessoal e doméstico, que irão ser distribuídos pelos Bancos Alimentares do Concelho de Alcobaça, que posteriormente serão encaminhados de acordo com as necessidades mais urgentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Feira Nova de Santa Iria abre este sábado
A sessão de abertura da edição de 2014 da Feira Nova de Santa Iria terá lugar este sábado, dia 25 de outubro, às 18h00, no Centro de Negócios de Ourém. Este momento contará com a presença da presidente da empresa municipal OurémViva, Lucília Vieira. Este fim de semana, dias 25 e 26, haverá exposições e tasquinhas, mas os divertimentos permanecerão no Parque da Cidade António Teixeira até ao dia 30 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão recebe seminário "Sistemas Integrados em Gestão"
“Sistemas Integrados em Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Energia” é o tema em destaque no seminário organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a empresa SGS Portugal, e que se realiza no dia 29 de outubro. Salientar a importância da implementação de sistemas integrados, e apresentar o projeto para a abertura de uma nova pós-graduação nesta área, uma parceria da ESTG e da SGS, são os objetivos principais deste seminário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Municípios querem construir uma plataforma conjunta de promoção turística
Ourém e Lourdes concretizam geminação
Uma delegação de Ourém deslocou-se recentemente a Lourdes para a conclusão do processo de geminação que oficializa a aproximação entre estes dois municípios. O documento foi assinado no dia 25 de outubro, pelo presidente do Município de Ourém, Paulo Fonseca, e pela presidente do Município de Lourdes, Josette Bordeu. Como referiu Paulo Fonseca, esta geminação só “peca por ser tardia”. Ainda que a colaboração entre Ourém e Lourdes já se verificasse no passado, esta geminação visa construir uma colaboração que contrarie a diminuição de peregrinos e construir uma plataforma conjunta de promoção turística, nomeadamente nos Estados Unidos, América Latina e Ásia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Escuteiros de Caxarias convidam população
a provar “Sabores de Bacalhau”
O Agrupamento de Escuteiros de Caxarias convida a população a marcar presença no “Sabores de Bacalhau”, evento que se realiza no próximo sábado, dia 8 de novembro, e pretende ser uma referência regional. O “Sabores de Bacalhau” realiza-se no salão do Manjar Central, com a participação de nove restaurantes e da Escola de Hotelaria de Fátima. Os “chefs” Marlene Vieira, Alexandre Silva e João Sá vão estar a fazer “show cooking”, cabendo-lhes, ainda, eleger o melhor prato de bacalhau que os restaurantes e a escola presentes confecionarão. O escanção Sérgio Antunes tem a responsabilidade das provas de vinho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro José Lúcio da Silva
Clã apresentam álbum “Corrente” em Leiria
Os Clã apresentam álbum “Corrente”, esta quinta-feira, 6 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Os Clã estão de volta com novo álbum – Corrente – e nova digressão. É o regresso dos Clã aos palcos, seu elemento natural, onde sabemos que iremos encontrar o rigor, a irreverência e a energia desta banda, reconhecida pela excelência das suas apresentações ao vivo. Mas é também o regresso dos Clã com novas canções, feitas em colaboração com os seus cúmplices Carlos Tê, Sérgio Godinho, Arnaldo Antunes, Regina Guimarães e John Ulhoa e ainda com os novos parceiros Nuno Prata e Samuel Úria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Unidos na Diversidade” é a temática do Dia Mundial da Terapia Ocupacional
Escola Superior de Saúde mostra potencial da Terapia Ocupacional em populações especiais
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria assinala o Dia Mundial da Terapia Ocupacional no dia 27 de outubro, com uma exposição e atividades diversas, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Instituto. “Unidos na Diversidade” é o mote da efeméride mundial e desta iniciativa do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde, que visa unir os estudantes e docentes do curso, a comunidade académica em geral, os parceiros institucionais, bem como os utentes dessas entidades e autoridades do poder institucional e local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
EICEL1920 realizou a quarta Ação Voluntária
de Conservação do Património Mineiro
A EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitetónico, realizou, em setembro de 2014, a IV Ação Voluntária de Conservação do Património Mineiro, concretizando uma intervenção de grande relevância na antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. Os trabalhos contaram com a participação de cerca de uma dezena de associados e com a colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior, que disponibilizou para o efeito uma máquina retroescavadora e os serviços do respetivo motorista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 16 a 19 de outubro
Museu Municipal de Azambuja comemora 10º aniversário
O Museu Municipal de Azambuja “Sebastião Mateus Arenque” vai comemorar o seu 10º aniversário com quatro dias de atividades abertas ao público. Recordando o dia inaugural, em 2004, o programa começa a 16 de outubro (quinta-feira) com uma sessão solene e a apresentação de uma retrospetiva das principais iniciativas e projetos desenvolvidos ao longo desses dez anos de existência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 18 outubro, 1 e 15 novembro
CIBA promove workshop sobre conservas, xaropes e licores
Será a 3ª vez que o Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota (CIBA) promove/desenvolve iniciativas gastronómicas contando com o Chef José Marques da Cruz como formador. Desta vez os temas são Conservas de Ervas Aromáticas, Frutos e Legumes; Compotas, Marmeladas, Geleias e Chutneys; Xaropes e Licores, em cada uma das sessões a decorrer nos respetivos sábados das 14h às 18h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 22 de novembro
“D. Duas Roupinho – o mítico” em exposição no Centro Cultural da Nazaré
“D. Fuas Roupinho – o mítico” é o tema da exposição, bibliográfica e documental, que o Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) irá apresentar ao público de 1 a 30 de novembro. Além da mostra, irão realizar-se três palestras com Adriano Monteiro sobre esta personagem, nos dias 8, 15 e 22 de novembro, das 17 às 18 horas. A mostra é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré e do Eng.º Adriano Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de quase 180 mil euros
Obras de Ampliação do Novo Cemitério
de Porto de Mós inauguradas a 2 de novembro
Dia 2 de novembro decorrerá a cerimónia de inauguração das obras de Ampliação do Cemitério Novo de Porto de Mós, que terá início às 11h00 com a Missa dos Fiéis Defuntos. De seguida, pelas 12h30 será a cerimónia de inauguração do local que sofreu a intervenção. Esta é a 1ª fase das obras de alargamento do Cemitério Novo de Porto de Mós, uma empreitada que teve o valor de €145.675,15 (+IVA) e que inclui a aplicação de 80 sepulturas pré-fabricadas em betão, arranjos em calçada nos espaços circundantes, melhoria do sistema de iluminação e criação de uma ligação à parte do cemitério já existente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Histórico do associativismo alcobacense
Faleceu o benemérito Francisco André
Faleceu, no dia 28 de outubro, terça-feira, vítima de doença do foro cardiológico Francisco André, com 86 anos de idade e membro da direção da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. O contabilista maiorguense iniciou a sua atividade na Santa Casa da Misericórdia na década de 70, como secretário e tesoureiro da instituição. O velório decorre na Igreja da Misericórdia em Alcobaça, onde o compro se encontra em câmara ardente, sendo celebrada a missa de corpo presente esta quarta-feira, dia 29 de outubro, pelas 15h, pelo Bispo D. José Traquina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para os alunos do pré-escolar
Câmara de Alcobaça e SUMA lançam campanha de educação e sensibilização ambiental
O Município de Alcobaça, em parceria com a SUMA, iniciou a 27 de outubro, a campanha “Medidas de Cidadania”, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Município de Alcobaça em matéria de Educação e Sensibilização Ambiental nos Estabelecimentos de Educação e Ensino (EEE). Esta campanha tem, especificamente, como público-alvo, os alunos do pré-escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mundo do Poupinhas” ensina os mais novos a poupar e gerir o dinheiro
Câmara de Santarém ensina Literacia Financeira às crianças através da prática de jogo didático
A Câmara de Santarém continua a promover ações para ensinar os mais novos a poupar e a gerir dinheiro, dirigidas ao 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Concelho, tendo abrangido mais de setecentos alunos, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade. Estas ações, promovidas em parceria com o GOEC – Gabinete de Orientação ao Consumidor Endividado, pretendem sensibilizar os alunos para a Literacia Financeira, através da prática do jogo o “Mundo do Poupinhas”, em contexto de sala de aula, levando-os a perceber a necessidade de Poupar e Gerir o dinheiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Erasmus+ tem Linhas de financiamento para as Linhas de Torres
Arruda, Torres Vedras e Sobral recebem ação de sensibilização para novo programa Erasmus
Nos dias 15, 22 e 29 de Novembro em Arruda dos Vinhos, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, a Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e o Centro de Informação Europe Direct Oeste (EDIC Oeste) organizam três workshops dedicados ao programa Erasmus+, sob o tema Linhas de financiamento para as Linhas de Torres. Inscrições gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade das salas: http://www.europedirect-oeste.pt/inscricao. Os interessados podem inscrever-se nos workshops que desejarem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Sócrates, a Troika e os informáticos: não há governos maus!
Mário Lopes
OPINIÃO
Mulheres em idade avançada são mais afetadas pelo AVC
Dr.ª Maria Teresa Cardoso
As Caldas numa Rede de Cidades Termais?
Jorge Mangorrinha
Estenose lombar afeta 10% da população
Dr. Paulo Pereira
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o