Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Qual será o melhor presidente do PSD?
Rui Rio
Santana Lopes
Outro
Edição Nº 165 Director: Mário Lopes Terça, 23 de Janeiro de 2018
Investimento de 22 milhões de euros é o maior de sempre no concelho
Ministra da Agricultura apresenta projeto
do regadio das Baixas de Óbidos
A ministra da Agricultura e do Mar esteve presente, no dia 22 de julho, em Óbidos, na apresentação do projeto do regadio das Baixas de Óbidos, um investimento público de 22,2 milhões euros. “A água é um fator crítico” para a Agricultura e, por isso, a aposta do Governo em avançar com este projeto, afirmou Assunção Cristas. Para Humberto Marques, este “é um dia extraordinariamente importante para o nosso território, para Óbidos, para o Bombarral, para a Região e para o País”. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos recordou o muito tempo de espera dos agricultores por esta infraestrutura. “A História deste projeto circunscreve três gerações”, conta o autarca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Loja de produtos gourmet promete promover produtos agrícolas do concelho
Granja de Cister inaugurada em Alcobaça
A Granja de Cister foi inaugurada no dia 5 de julho, pela diretora regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, Elizete Jardim, e pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio. A nova loja de produtos gourmet da Cooperativa Agrícola de Alcobaça pretende ser uma âncora para os produtores agrícolas do concelho e assumir-se como uma montra do que melhor se produz no concelho, direcionada especialmente para visitantes e turistas. Os produtores selecionados pela Cooperativa comprometem-se a abrir as suas explorações aos visitantes, que a partir de agora terão à disposição três rotas de agroturismo: as rotas do vinho, do azeite e da maçã de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 22.2 milhões de euros
Governo aprova Rede de Rega de Óbidos
O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, aprovou o pedido de apoio para aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos, com um investimento elegível de 22,2 milhões de euros, a executar até final de 2018. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “depois de várias décadas de luta pela realização deste investimento público, altamente estruturante, uma vez que potencia em duas a três vezes o Produto Interno Bruto da Agricultura na região, nomeadamente na produção hortícola e frutícola, Óbidos recebe, finalmente, esta excelente notícia”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assunção Cristas quer rede de trabalho nacional
Ministra promete nova vida à Estação Fruteira Vieira Natividade e Mata Nacional do Vimeiro
A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, visitou no dia 11 de julho, a Mata Nacional do Vimeiro e a Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade, no concelho de Alcobaça. Acompanhada por técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a governante ficou a conhecer a diversidade florestal existente na Mata e a importância do local para o estudo e investigação das espécies, nomeadamente, de quercínias. Assunção Cristas admite também criar uma rede de trabalho para a fruticultura, que deverá ficar sedeada na Estação Fruteira Vieira Natividade. No final, Assunção Cristas participou ainda numa reunião com os autarcas do Oeste.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ministro Pedro Mota Soares inaugura novo lar do CEERIA este sábado
Abertura da Extensão de Saúde do Vimeiro reforça rede social do concelho de Alcobaça
O Município de Alcobaça entregou ao Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS - LVT), no dia 21 de julho, o novo edifício da nova Extensão de Saúde do Vimeiro. A cerimónia de entrega das chaves não coincidiu com a entrada em funcionamento das novas instalações, uma vez que faltava ainda instalar o sistema de telecomunicações, que deverá ficar operacional até ao final do mês. De referir que a Extensão de Turquel, que também pertence à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados D. Nuno, irá sofrer obras de requalificação até ao final do ano, devendo os seus utentes ser atendidos provisoriamente na Extensão de Saúde do Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra vai custar 430 mil euros
Reparação da VCI arranca sem custos
para a Câmara de Alcobaça
As obras de recuperação da VCI - Via de Cintura Interna de Alcobaça vão arrancar esta semana, sem custos para a Câmara Municipal. A informação foi dada por Paulo Inácio, na reunião de Câmara de 16 de julho. O edil explicou que os dois desmoronamentos que ocorrerem na infraestrutura, levando à interdição parcial de alguns lanços de estrada ao trânsito, serão reparados em simultâneo, “resolvendo a situação de uma vez por todas e de uma só vez”. Os custos da obra ascendem a cerca de 430 mil euros, repartidos pelas duas empresas construturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a um milhão de euros
Obras de estabilização das arribas da Praia
da Nazaré podem começar este ano
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi autorizada a celebrar um contrato de empreitada para a estabilização das arribas da Praia da Nazaré. A autorização foi publicada em Diário da República, através da portaria (N.553/2014), no dia 9 de julho. O valor da empreitada, autorizada pelo Ministério das Finanças e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, é de 1 milhão de euros, investimento que será repartido por dois anos, estando definido para 2014, o valor de 200 mil euros (+ iva) e para 2015, o valor de 800 mil euros (+ iva). As obras deverão ter início ainda este ano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para presidente da Federação Distrital de Leiria do PS
“Soares é fixe” voltou a ouvir-se na Nazaré
no almoço de apoio a José Miguel Medeiros
José Miguel Medeiros apresentou, no dia 12 de julho, na Nazaré, a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista. O antigo governador civil de Leiria e secretário de Estado da Proteção Civil no primeiro Governo de José Sócrates trouxe um trunfo de peso: o fundador do Partido, Mário Soares, que fez questão de vir à vila piscatória, onde sempre teve os maiores banhos de multidão, apoiar o amigo e camarada, que partilha consigo o apoio à candidatura de António Costa a secretário-geral do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado do Mar acredita que setor crie 15 a 30 mil postos de trabalho
Manuel Pinto de Abreu: “A economia do mar vai crescer 50% até 2020”
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD promoveu, no dia 9 de julho, em Alcobaça, uma conferência com o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. A conferência “Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento do Emprego – 2014-2020” foi antecedida de um jantar, que contou com a presença dos deputados Feliciano Barreiras Duarte, Maria da Conceição Pereira, Fernando Marques, Pedro Pimpão, Laura Maria Esperança e Valter Ribeiro, dos presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Batalha, do presidente da Comissão Política Distrital, Fernando Costa, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município da Batalha defende modulação no valor das portagens na A-19
Testes de ruído junto ao Mosteiro da Batalha revelam valores muito acima do limite legal
Num estudo realizado em abril deste ano pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), através do Laboratório de Ruído e Vibrações, é demonstrado que as medições de ruído ambiente no Mosteiro da Batalha revelam valores muito acima dos permitidos pela legislação, sendo os mesmos atribuídos, integralmente, à passagem de trânsito na Estrada Nacional localizada em frente ao monumento. Na zona do Mosteiro, nomeadamente em alguns espaços abertos do seu interior, os parâmetros previstos no Regulamento Geral do Ruído - Lden e Ln -, descritor das 24 horas e descritor noturno, não cumprem os valores regulamentares, já que, mediante o estudo, registaram-se 72 dB(A) para um limite legal de 65 dB(A) e 62 dB(A) para um limite de 55 dB(A), respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estacaria de suporte ao muro só encontrou terreno fixo a 22 metros de profundidade
Obras no passeio pedonal do Rio Alcoa enfrentam dificuldades técnicas
A Câmara Municipal de Alcobaça informou, na reunião de Câmara de 16 de julho, que as obras de reconstrução do muro no passeio pedonal do Rio Alcoa estão em andamento. Segundo Paulo Inácio “esta fase já poderia estar concluída, mas surgiram imprevistos técnicos”, como por exemplo a dificuldade em encontrar terreno fixo para poder colocar a estacaria de suporte ao muro, o que só se verificou aos 22 metros de profundidade. O presidente da Câmara Municipal recordou que a intervenção se efetuou em duas partes: uma primeira de reposição do saneamento, que foi concluída em menos de uma semana, e a segunda parte, que está agora em fase de obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Valor da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal reconhecido internacionalmente
A Fundação DOCOMOMO Ibérico aprovou a incorporação do conjunto edificado composto pela antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extração da Mina do Espadanal (Rio Maior) no Registo DOCOMOMO Ibérico – A Arquitetura da Indústria (Nível B). O conjunto arquitetónico composto pela fábrica de briquetes e pelo plano inclinado de extração da Mina do Espadanal foi edificado entre 1951 e 1955, afirmando-se enquanto importante exemplar de arquitetura moderna no contexto regional. Símbolo de modernidade industrial na sua época, mantém, passadas seis décadas, uma presença urbana incontornável na cidade de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Alcobaça
Ministro Pedro Mota Soares inaugurou
novas instalações do CEERIA
O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, inaugurou, no dia 26 de junho, na Quinta das Freiras, em Alcobaça, o Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial do CEERIA- Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça. As novas instalações, construídas num terreno doado pelos empresários Isidro e Alexandre Alves, representam um investimento de cerca de um milhão de euros, comparticipado em 90% pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH) da União Europeia.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Diogo Coelho acusa dirigentes do PS de saneamento político
Presidente da Concelhia de Pedrogão Grande expulso do PS por não cumprir estatutos
Diogo Coelho, presidente da Comissão Política Concelhia de Pedrogão Grande do Partido Socialista, foi expulso do Partido, na sequência de alegadas irregularidades cometidas no processo para a escolha do cabeça de lista à Câmara Municipal de Pedrógão Grande nas eleições de 2013 e de uma queixa apresentada pelo presidente da Federação Distrital de Leiria ao Conselho Nacional de Jurisdição do PS. A informação foi confirmada por João Paulo Pedrosa, que comentou apenas que "se não entendesse que os factos não fossem de grande gravidade não teria feito a queixa". Por sua vez, a atual vereadora de Pedrógão Grande, Margarida Guedes, considera que “foi uma expulsão justa, mas tardia.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições primárias para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro
Personalidades de Tomar anunciam apoio
a António Costa
Em conferência de imprensa realizada na Estalagem de Santa Iria, em Tomar, diversas personalidades desse concelho, militantes e simpatizantes do Partido Socialista, declararam, no dia 15 de julho, o seu apoio à candidatura “Mobilizar Portugal”, protagonizada por António Costa, candidato nas eleições primárias do PS. Recorde-se que a candidatura protagonizada por António Costa apresentará a sua base programática na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, pelas 21h, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de vagas é reduzido em 245 mas estreiam duas novas licenciaturas
Politécnico de Leiria abre 44 licenciaturas
com 1.895 vagas
O Instituto Politécnico de Leiria conta com 1.895 vagas para licenciaturas no ano letivo 2014/ 2015, uma redução de 245 lugares face ao ano letivo anterior. Ainda assim, dois novos cursos de licenciatura complementam a oferta do Instituto: Jogos Digitais e Multimédia e Tradução Técnica e Empresarial, ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, oferecendo agora o Instituto um total de 44 licenciaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca de Abrantes vai defrontar António Gameiro
Mª do Céu Albuquerque apresenta candidatura à Federação Distrital do PS de Santarém
Maria do Céu Albuquerque apresentou esta sexta-feira, 18 de julho, em Abrantes, a sua candidatura à Federação Distrital do Partido Socialista de Santarém. A presidente da Câmara Municipal de Abrantes anunciou a sua candidatura à liderança da Federação Distrital no dia 16 de julho, em Santarém, aquando do plenário de simpatizantes realizado no âmbito da candidatura de António Costa - Mobilizar Portugal. Esta será a primeira de várias sessões, que estão a ser calendarizadas, em todas as concelhias do distrito de Santarém. A autarca vai disputar a liderança da Distrital ao atual presidente, António Gameiro, apoiante de António José Seguro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antiga EB1 da Torre
Associação de Saúde Mental transforma ex-escola de Tomar em residência para doentes
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, e o vereador com o pelouro da Educação, Hugo Cristóvão, estiveram no dia 23 de julho, na Torre (União das freguesia de Casais e Alviobeira) para proceder à passagem do antigo edifício da Escola Básica daquela localidade para a Associação de Saúde Mental do Médio Tejo. Este é um dos edifícios escolares devolutos que o Município tem vindo a ceder a associações com vista a dar utilidade ao património municipal, evitando a sua degradação e contribuindo para a melhoria das condições de trabalho de organizações sem fins lucrativos com um importante papel na comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Concelhia de Pedrógão Grande não aceita expulsão do PS e recorre para o Tribunal Constitucional
Diogo Coelho acusa Seguro de permitir no PS métodos estalinistas para eliminar opositores
Diogo Coelho, presidente da Concelhia de Pedrógão Grande do Partido Socialista, promoveu uma conferência de imprensa, no dia 21 de julho, em Leiria, para rebater as acusações da Comissão Nacional de Jurisdição do PS, veiculadas pela imprensa, que culminaram com a pena de expulsão do Partido. O ex-presidente da Federação Distrital de Leiria da JS considera estar a ser vítima de um processo de perseguição política, sem precedentes, que visa o seu assassinato político enquanto militante e dirigente do PS e lembra que a notícia da sua expulsão surge poucos dias depois de ter manifestado o seu apoio público às candidaturas de José Miguel Medeiros à presidência da Federação Distrital de Leiria e de António Costa à liderança do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença da bastonária da Ordem dos Advogados
Ordem dos Advogados de Santarém inaugura instalações na ex-Escola Prática de Cavalaria
O Agrupamento de Delegações de Santarém da Ordem dos Advogados inaugurou no sábado, dia 5 de julho, as novas instalações da sua Sede, na antiga Escola Prática de Cavalaria, cedidas pela Câmara de Santarém. As novas instalações contam com uma nova sala que pode funcionar como auditório, espaço para formação, Sala de Exposições, entre outras iniciativas. A cerimónia contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Elina Fraga, bastonária da Ordem dos Advogados e Ramiro Matos, presidente da Delegação de Santarém da Ordem dos Advogados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
24 escolas do distrito de Leiria não devem abrir portas em setembro
Ministério da Educação manda encerrar 37 escolas do 1ºCiclo da região
37 escolas da região integram a lista de 311 estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo que o ministério da Educação decidiu encerrar no mês de junho. Destas, 24 pertencem ao distrito de Leiria, 12 ao distrito de Santarém e uma escola pertence à Região Oeste do distrito de Lisboa. O concelho mais afetado é o de Leiria, com 10 escolas a encerrar, seguido de Alcobaça com 4 e Pombal com 3. O Sindicato dos Professores da Região Centro recorda que quase metade das escolas do País a encerrar é da Região Centro e acusa o Governo de promover mais um evidente ataque à Escola Pública e às populações do interior do País.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
A realizar nas quatro freguesias do Concelho
Câmara da Batalha investe 1 milhão de euros em novas obras articuladas com as freguesias
A Câmara Municipal da Batalha aprovou um programa de obras a realizar nas quatro freguesias do Concelho, a serem implementadas nos próximos meses, visando a concretização de alguns dos projetos acordados com os presidentes das Juntas de Freguesia. No global, prevê-se um investimento superior a um milhão de euros, repartidos por intervenções ao nível da rede viária (Estrada do Vale de Ourém, em São Mamede; Rua do Ribeirinho, ligação entre Cela/Brancas, na Batalha; Rua da Canoeira, na Golpilheira; e ligação rodoviária entre Alcanadas e Alqueidão da Serra, no Reguengo do Fetal), execução de passeios em vários pontos do Concelho e intervenções várias nas redes de águas pluviais e saneamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até domingo
Mercado Medieval revive cerco a Óbidos
Recomeçou esta quinta-feira, 31 de julho, o Mercado Medieval de Óbidos. Até domingo, dia 3 de agosto, os visitantes poderão mergulhar na História e vivenciar o cerco que a vila sofreu, em 1246, e que dá o mote ao evento deste ano. Recorde-se que o Conde de Bolonha, que será o futuro rei D. Afonso III, nas lutas de hegemonia que o opuseram ao seu irmão, o então rei D. Sancho II, foi o mandante do cerco de 8 meses que a vila viveu no século XIII. Neste conturbado período, a vila manteve-se fiel ao seu soberano.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ministro veio a Alcobaça promover os produtos da terra
Poiares Maduro mostra dotes culinários
e sentido de humor na Granja de Cister
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional foi o cozinheiro convidado este sábado, dia 12 de julho, da recém-inaugurada Granja de Cister, em Alcobaça. Miguel Poiares Maduro começou por visitar demoradamente a loja de produtos da terra do concelho de Alcobaça, mostrando-se bastante interessado e conhecedor das temáticas gastronómicas. Por fim, o ministro vestiu o avental e, na companhia do Chef Albano Lourenço, mostrou não só que sabe cozinhar, mas que tem um refinado sentido de humor, ainda desconhecido da maioria dos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Inovação Tecnológica da IBM
IBM e Politécnico de Tomar criam estágios
em Barcelona com emprego garantido
No âmbito do protocolo de cooperação entre a SoftINSA, empresa do Grupo IBM e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) com o suporte de Câmara Municipal de Tomar, para a criação de um Centro de Inovação Tecnológica (CENIT) na cidade, as entidades anunciam hoje a criação de uma bolsa de estágios para 10 alunos finalistas da Escola Superior de Gestão de Tomar, a ter lugar no Centro de Inovação Tecnológica da IBM em Barcelona, ao fim do qual os participantes terão entrada profissional garantida no CENIT em Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da ação climática
UE aprova 9,1 milhões de euros para projeto que explora a energia das ondas em Peniche
A Comissão Europeia concedeu, no dia 8 de julho, mil milhões de euros de financiamento a favor de 19 projetos destinados a combater as alterações climáticas no quadro do segundo convite à apresentação de propostas do programa de financiamento NER 300. O financiamento dos projetos provem das receitas resultantes da venda de licenças de emissão no âmbito do regime de comércio de licenças de emissão da UE. Este facto torna os poluidores a força motriz do desenvolvimento de novas iniciativas hipocarbónicas. Peniche (energia das ondas) e Beja (energia fotovoltaica) foram os dois projetos portugueses aprovados pela União Europeia destinados a combater as alterações climáticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresentou Rota Bordaliana
Figuras de cerâmica gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha inaugurou, no sábado, 5 de julho, o primeiro ponto da Rota Bordaliana, um percurso cultural e artístico que contará com cerca de 20 figuras de cerâmica, construídas à escala humana. O ponto de partida da Rota Bordaliana é a rotunda na Avenida 1º de Maio, em frente à estação de comboios, adornada com azulejos e rãs, destacando-se uma peça com 1,4 m, no centro do plano de água.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governante esteve também na festa de encerramento do XV Simppetra
Secretário de Estado da Cultura presente
na reabertura do Atelier-Museu António Duarte
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, esteve presente, no dia 19 de julho, nas Caldas da Rainha, na Festa de Encerramento da XV edição do Simppetra – Simpósio Internacional de Escultura em Pedra - e na reabertura do Atelier-Museu António Duarte, que sofreu obras de requalificação. Nesta deslocação às Caldas, o titular da Cultura visitou alguns dos espaços museológicos que integram o Centro de Artes - nomeadamente o futuro Museu Leopoldo de Almeida, presentemente em construção – falou com os escultores participantes nesta edição do Simppetra e registou a renovação de que foi alvo o Museu António Duarte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com as pastas das Florestas e do Desenvolvimento Rural e da Agricultura
Secretários de Estado visitam futura rede
de rega de Óbidos
Os secretários de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, e da Agricultura, José Diogo Albuquerque, vão visitar Óbidos, no dia 25 de julho, para a apresentação pública dos apoios, no âmbito do PRODER, para o projeto “Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos”. Recorde-se que, com um investimento elegível de 22,2 milhões de euros, a executar até final de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Surf Salva visita a praia da Nazaré no dia 23 de Julho
Instituto de Socorros a Náufragos ensina técnicas básicas de salvamento aos surfistas
O “Surf Salva” visita a praia da Nazaré na quarta-feira, dia 23 de julho. O objetivo do Instituto de Socorros a Náufragos, que desenvolveu este projeto de Responsabilidade Social, é reduzir o número de afogamentos, ao ensinar aos surfistas as técnicas básicas de salvamento, para que possam facilmente salvar vidas, e colaborar com as equipas de nadadores-salvadores. A primeira fase do projeto decorreu março, onde representantes de mais de 60 escolas de surf aprenderam as técnicas que irão ensinar durante todo o verão, por todo o país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira
Companhia S.A.Marionetas estreia o espetáculo “D.Sancho II, o Azarado”
A companhia S.A.Marionetas – Teatro Bonecos apresenta em estreia o espetáculo “D.Sancho II, o Azarado”, um original de Natacha Costa Pereira com manipulação de José Gil, Sofia Olivença Vinagre e Natacha Costa Pereira. Marionetas de Natacha Costa Pereira e os figurinos são de Sofia Olivença Vinagre. A estrutura cénica é de José Gil e a Produção da S.A.Marionetas. Na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira haverá representações todos os dias, no recinto do evento, de 31 de julho a 10 de agosto de 2014
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
19ª Festa de Verão alia o melhor da gastronomia à animação, etnografia e artesanato
Expotur reúne "grande família caldense" espalhada pelo mundo de 8 a 17 de agosto
A Expoeste – Pavilhão de Feiras e Exposições das Caldas da Rainha, abre as suas portas de 8 a 17 de agosto para acolher a 19ª edição da Expotur - Festa de Verão. O certame, com abertura marcada para 8 de Agosto às 18h, alia o melhor da gastronomia à animação, etnografia, artesanato e ainda uma mostra do associativismo das freguesias, numa organização conjunta da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Juntas de Freguesia, Coletividades e Associações do Concelho. 22 tasquinhas, 2400 lugares sentados e 117 pavilhões de exposição preenchem os 10.000 m2 do Pavilhão da Expoeste, atraindo às Caldas da Rainha cerca de 200 mil visitantes ao longo dos 10 dias do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Manuel Silva é o mandatário
António Sales lança candidatura à Federação de Leiria do PS para “dar voz à região”
António Sales apresentou no dia 28 de julho, na sede distrital, a sua candidatura à Comissão Politica da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista. A candidatura do médico, natural do Bombarral, tem como slogan “Afirmar o PS Projetar o Distrito” e pretende “dar voz à região”. Os líderes das concelhias de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Peniche e Porto de Mós apoiam a candidatura de António Sales, assim como os presidentes das Câmaras de Leiria, Raul Castro, e da Marinha Grande, Álvaro Pereira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Europeia acorda parceria com Portugal em prol do crescimento e do emprego em 2014-2020
Portugal recebe 26 mil milhões de euros da UE em fundos estruturais e de investimento
A Comissão Europeia adotou um acordo de parceria com Portugal, no qual se define a estratégia para otimizar a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da UE em todo o país. O acordo adotado no dia 30 de junho, abre caminho para o investimento de 21,46 mil milhões de euros ao abrigo da política de coesão, no período de 2014-2020 (preços correntes, incluindo o financiamento do objetivo de cooperação territorial europeia e a dotação da Iniciativa para o Emprego dos Jovens). Portugal recebe ainda 4,06 mil milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural e 392 milhões de euros para as pescas e o setor marítimo. Uma “pipa de massa”, nas palavras de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A iniciativa pretende auscultar o setor agrícola do País
Deputados do PSD iniciam no Cadaval
roteiro nacional sobre agricultura
Uma comitiva de deputados do PSD da Assembleia da República realizou, no dia 23 de julho, no Cadaval, uma sessão de trabalho integrada num roteiro que o partido do Governo está a encetar em torno da temática da Agricultura, no intuito de auscultar produtores e entidades do setor. A sessão de trabalho teve lugar no auditório da Adega Cooperativa do Cadaval, onde participaram, para além da comitiva de deputados, diferentes entidades com responsabilidades ao nível do setor agrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos meses de julho e agosto
Município do Cadaval promove beneficiação da rede viária nas diversas freguesias do concelho
Encontram-se em execução, em diversos pontos do concelho do Cadaval, uma série de alcatroamentos que pretendem dar continuidade à beneficiação e valorização da rede viária municipal. O rol de trabalhos em apreço encontra-se em curso entre os correntes meses de julho e agosto, distribuindo-se por diversas freguesias do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contact vai apresentar oferta de emprego nos dias 11 e 12 de agosto
Call Center quer recrutar 250 funcionários
A empresa Contact, call center nas Caldas da Rainha, está a recrutar colaboradores. Assim, dias 11 e 12 de agosto, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, com início às 14h30, vai ser feita uma apresentação da empresa e das condições de trabalho que tem para oferecer. A Contact pretende alocar cerca de 250 pessoas até final de outubro, um aumento que se prende com a necessidade do “crescente sucesso desta atividade”, diz a empresa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
UHF e Jorge Palma no 31º Festival do Vinho Português e 21ª Feira Nacional da Pêra Rocha
Está agendada para as 18 horas do dia 5 de agosto de 2014, terça-feira, a abertura do 31º Festival do Vinho Português e da 21ª Feira Nacional da Pêra Rocha, certames que irão decorrer na Mata Municipal do Bombarral até dia 10 do mesmo mês. Nesta edição, que decorre no ano em que se assinala o primeiro centenário da criação do concelho do Bombarral, o destaque do programa de animação integra duas referências da música nacional: UHF e Jorge Palma.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ao abrigo do Regulamento Municipal
Câmara de Rio Maior apoia recuperação
de habitações de famílias desfavorecidas
A Câmara Municipal de Rio Maior, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio à Melhoria das Condições Habitacionais de Estratos Sociais Desfavorecidos, concedeu apoios no valor total de 2196,39€ a duas famílias riomaiorenses para melhorias nas suas habitações. As duas famílias beneficiadas foram as selecionadas de entre 8 candidaturas entregues, sendo as restantes rejeitadas, na sua maioria, por a habitação a recuperar não ser propriedade dos candidatos, conforme estipula o referido regulamento. Os apoios foram entregues diretamente, na quarta-feira, dia 16 de julho, pela presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais, que recebeu as famílias alvo deste apoio municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde que a tutela passou para o Centro Hospitalar de Leiria
Crianças utentes do Hospital de Alcobaça
estão sem fisioterapia há quase um ano
Três mães de crianças que necessitam de efetuar fisioterapia regularmente, dirigiram-se à reunião de Câmara de Alcobaça para se queixarem de que os seus filhos deixaram de ter acesso a qualquer sessão de fisioterapia desde que o Hospital de Alcobaça passou da tutela do Centro Hospitalar do Oeste para o de Leiria. A situação, além de acarretar vários problemas para a saúde destas crianças, fez também com que neste momento já estejam 130 pessoas em lista de espera, entre adultos e crianças. Paulo Inácio desconhecia a situação, mas garantiu que irá falar diretamente com o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria, para “perceber o que se passa e ver o que se pode fazer”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com de 400 atletas de vários países
Santa Cruz Ocean Spirit 2014 arranca hoje
Está tudo a postos para o Santa Cruz Ocean Spirit 2014, que começa já hoje, 18 de julho. A 8ª edição do maior festival de desportos de ondas decorre entre os dias 18 e 27 de julho, na Praia do Centro, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. Este é um evento que já se realiza desde 2007 e que, desta vez, se desloca para uma praia mais próxima da aldeia, devido à falta de areal nas praias mais a sul – como a Praia do Mirante ou do Navio – resultante da forte agitação marítima registada no último inverno.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a adjudicação de duas unidades hoteleiras
Grupo Lena reforça internacionalização
com obras na Argélia de 60 milhões de euros
O Grupo Lena reforça a sua presença na Argélia com duas obras no valor global de 60 milhões de euros, adjudicadas pela Direção Central das Infraestruturas Militares, do Ministério da Defesa da Argélia. As empreitadas consistem na construção de uma unidade hoteleira de quatro estrelas na maior província argelina, Tamanrasset, e outra de três estrelas em Setif. Presente no mercado argelino desde 2005, o Grupo Lena conta com um portefólio de obras em diversas vertentes técnicas, tais como portos marítimos, infraestruturas hospitalares, vias de comunicação que representam mais de duzentos e cinquenta quilómetros de estradas e, mais recentemente, edifícios residenciais e parques de estacionamento. As principais obras realizadas ascendem a 117 milhões de euros, com recurso a meio milhar de colaboradores locais e quatro dezenas de expatriados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rede Nacional de Espaços do Cidadão
Espaço do Cidadão arranca no final de outubro nas instalações do Município da Batalha
O Município da Batalha acordou com o Governo, através da Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa, a adesão à Rede Nacional de Espaços do Cidadão, um projeto piloto que irá permitir a disponibilização de vários serviços públicos, através da implementação de um Balcão Multisserviços, oferecendo aos cidadãos, entre outros, a possibilidade de revalidação da carta da condução, mudança de morada ou pedido de segundas vias, serviços hoje apenas disponíveis nas delegações do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia recebe relatos de “situações dramáticas vividas no hospital de Abrantes”
Moção em Defesa do Serviço Nacional de Saúde aprovada pela Câmara Municipal de Constância
Pela Defesa do Serviço Nacional de Saúde, assim se intitula a Moção aprovada, por unanimidade, pelo Executivo Municipal de Constância, na reunião do dia 17 de julho. A tomada de posição sobre o Serviço Nacional de Saúde, surge num altura em que para além da aprovação da Portaria nº 82/2014, é cada vez mais notório que os cuidados de saúde primários são insuficientes no Médio Tejo, cuja falta de médico de família e a difícil articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares dificultam ganhos em saúde, provocando sofrimento acrescido nos utentes e familiares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença de Mário Soares
José Miguel Medeiros apresenta candidatura à presidência da Distrital de Leiria do PS
O ex-deputado José Miguel Medeiros apresenta no sábado, dia 12 de julho às 12h30, no Restaurante S. Miguel, na Nazaré, a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista. O antigo governador civil de Leiria e secretário de Estado da Proteção no primeiro Governo de José Sócrates tenta assim recuperar o cargo que já ocupou e conta para já com um apoio de peso: Mário Soares, fundador do PS, ex-primeiro-ministro e ex-Presidente da República, que já confirmou a sua presença neste almoço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca preparou lulas salteadas com compota de tomate
Paulo Inácio foi cozinheiro por um dia
na Granja de Cister
A Granja de Cister realizou mais uma iniciativa “Na cozinha com…” que contou com o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, que com a supervisão do Chef Carlos Silva, demonstrou as suas habilidades culinárias e preparou para os presentes “Lulas salteadas com compota de tomate”. Dia 8 de julho, terça-feira será a vez de Manuel Castelhano, se aventurar na cozinha da Granja de Cister e preparar para os presentes duas entradas: “Entrada de Dobrada” e “Morcela com Maçã”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Figuras gigantes dão a conhecer trabalho e história de Bordalo Pinheiro
Município das Caldas da Rainha apresenta
este sábado a Rota Bordaliana
Grandes… muito grandes! É imediatamente a palavra que ocorre quando se olha para as figuras de cerâmica que irão integrar a Rota Bordaliana. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apresenta publicamente este sábado, 5 de julho, às 11h30, o primeiro ponto de um percurso que certamente apaixonará os fãs da estética bordaliana mas não só: considerando a escala das figuras, cerca de 20, que irão estar espalhadas por vários locais da cidade, nomeadamente penduradas ou afixadas em prédios, ninguém ficará indiferente!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intitulado “Départ”
Guitarrista Hugo Trindade apresenta primeiro Cd no 17º Festival de Jazz de Valado dos Frades
O guitarrista alcobacense Hugo Trindade apresentou no dia 27 de junho, na BIR – Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades, o seu mais recente trabalho, intitulado “Départ”, e primeiro como compositor. O concerto integrado no 17º Festival de Jazz de Valado dos Frades, juntou cerca de uma centena e meia de pessoas, e foi dividido em duas partes: a primeira onde Hugo Trindade e a sua banda apresentaram o novo álbum e uma segunda onde se puderam escutar temas já conhecidos do público, de autores como Mário Delgado, Carlos Bica e Mário Laginha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ASAE poderá atuar
Alojamento local da Nazaré sensibilizado para necessidade de proceder ao registo da atividade
A Câmara da Nazaré e a Associação de Proprietários e Inquilinos de Alojamento Particular Turístico da Nazaré efetuaram, no dia 10 de julho, uma sessão de esclarecimentos sobre as alterações legislativas aplicadas ao setor, tendo apelado aos proprietários para efetuarem o registo das unidades de alojamento particular junto dos serviços da autarquia. Em caso de incumprimento com alguns dos requisitos, a ASAE poderá aplicar uma coima que vai dos 1.000 euros aos 3.740,98 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vieira Norte, Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros
Agência Portuguesa do Ambiente desaconselha banhos em cinco praias da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que as praias Vieira Norte (a norte da foz do rio Lis), Samouco, Concha, Valeiras e Água de Madeiros (na área situada no concelho da Marinha Grande) não são consideradas como águas balneares, pela Agência Portuguesa do Ambiente e, por isso, desaconselha-se a sua utilização. A identificação, gestão, monitorização e classificação da qualidade das águas balneares é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente que, anualmente, publica em portaria as praias consideradas balneares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agrupamento D. Sancho I apresenta projeto musical inovador
Small Band trouxe blues, jazz e bossa nova
ao átrio da Câmara Municipal do Cartaxo
O diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I trouxe sete alunos e dois maestros voluntários, outras tantas partituras e instrumentos e ocupou de surpresa o átrio da Câmara Municipal do Cartaxo com a música da Small Band - nome escolhido em alternativa à designação Big Band, associada às grandes bandas jazz que fizeram sucesso, em especial nos Estados Unidos da América, nos anos 20 do século passado. A tarde do dia 1 de julho foi a escolhida para uma iniciativa que pretendeu ser uma surpresa oferecida ao presidente da Câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, que "por compromisso do Município não pôde estar connosco no dia que a nossa Small Band fez a sua apresentação mundial", ironizou, divertido, Luís Bruno Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
13º membro
Município de Tomar adere à Artemrede
A Câmara Municipal de Tomar é, desde 6 de Junho, o mais recente membro da Artemrede - Teatros Associados. Esta data coincide com a aprovação pela Assembleia Geral da Artemrede da adesão do Município de Tomar. A Cidade Templária é agora o 13º membro de facto da Artemrede, associação que, ao longo da sua existência, tem promovido uma estratégia de afirmação e valorização cultural com resultados muito positivos em concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente, em Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Santarém, Sesimbra e Sobral de Monte Agraço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
40 anos de democracia / 40 anos de PSD
Marcelo Rebelo de Sousa participa em jantar/ conferência em Alcobaça
No âmbito das comemorações 40 anos de democracia / 40 anos de PSD a Comissão Politica da Secção de Alcobaça irá organizar um jantar/conferência, no dia 13 de setembro de 2014 (sábado) pelas 20 horas, no Hotel Santa Maria, em Alcobaça, que contará com a presença do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político na TVI e ex-presidente do Partido social Democrata.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
91% de pessoas responderam que gostam de trabalhar neste Centro Hospitalar
Centro Hospitalar de Leiria inspira-se no Google e quer ser o melhor do País para trabalhar
«Com pouco temos feito sempre muito, e isso deve-se ao empenho dos nossos profissionais», salientou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no balanço da apresentação dos resultados do segundo inquérito de satisfação dos profissionais, relativo a 2012, pela primeira vez aplicado às três unidades – Leiria, Pombal e Alcobaça. «Nós somos verdadeiramente diferentes, e isso ficou refletido nas respostas ao inquérito, que, muito embora nos deem indicadores positivos importantes, dão-nos também informação fundamental sobre o que devemos melhorar e mudar, porque ninguém duvida que temos capacidade de fazer melhor», explicou Helder Roque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de novos protocolos
Município de Ourém reforça verbas no apoio aos bombeiros do concelho
O Município de Ourém e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Ourém, Caxarias e Fátima assinaram novos protocolos a vigorar entre 2014 e 2017 que refletem um reforço das verbas em 6% relativamente aos antigos contratos. Os protocolos foram celebrados no dia 4 de julho e representam um investimento da Câmara Municipal superior a 600 mil euros, só para despesas de funcionamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Santa Cruz Ocean Spirit 2014 chega ao fim
com a maior enchente de sempre
Chegou ao fim a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, que decorreu na Praia do Centro, Santa Cruz, Torres Vedras. Neste último dia do maior evento de desportos de ondas da Europa, ficaram a conhecer-se os vencedores da Taça de Portugal of Surfing Montepio e da 3ª etapa do Circuito Magicam 2014. Sábado à noite, a Aldeia Neptuno recebeu 9.500 pessoas, a maior enchente de sempre desde a primeira edição do evento. A noite começou com os AIMATYOU a abrir o palco principal a partir das 22h30. Mas, o cabeça de cartaz desta noite foi NBC. O músico de Torres Vedras trouxe ao palco do Santa Cruz Ocean Spirit 2014 hip-hop nacional. DJ Guga foi o convidado que se seguiu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 de Agosto de 2013
Batalha de Aljubarrota comemora 629 anos
A Batalha de Aljubarrota festeja mais um ano de história, com as comemorações alusivas à data que marcou um dos dias mais importantes para Portugal – 14 de Agosto de 1385. Este dia vai ser lembrado, como habitual, com cerimónia militar no local da Batalha, missa campal e deposição de flores junto ao Monumento de Nuno Álvares Pereira. Para marcar esta data haverá, ainda, uma animação desenvolvida por um grupo de arqueiros (de arco medieval) que farão uma visita guiada pelo campo a todos os visitantes. Aqui será explicado, na “primeira pessoa” tudo o que aconteceu naquele dia para que Castela fosse derrotada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida dirigida a pensionistas idosos
Município de Óbidos avança com programa
de comparticipação de medicamentos
O Município de Óbidos tem vindo a desenvolver um conjunto de políticas sociais tendentes ao reforço da coesão social da comunidade local, nomeadamente por meio do fomento da qualidade de vida dos munícipes em geral e do apoio às famílias menos favorecidas em particular. O Programa de Comparticipação de Medicamentos tem como objetivo apoiar a aquisição de medicamentos com receita médica do SNS, a pensionistas idosos, com mais de 65 anos, ou dependentes, com doença grave ou crónica, e que se encontrem em situação de comprovada carência económica, residentes há mais de 2 anos e recenseados no concelho de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto de Resolução 1100/XII
Deputados recomendam ao Governo medidas de proteção ao Mosteiro da Batalha
O Grupo Parlamentar do PSD apresentou o Projeto de Resolução nr. 1100/XII/3ª em que recomenda ao Governo que a empresa de capitais públicos EP - Estradas de Portugal, S.A., concessionária da Rede Rodoviária Nacional, diligencie os maiores esforços no sentido de finalizar os projetos necessários para a concretização de medidas que minimizem os impactos ambientais do ruído, trepidação e gases poluentes gerados pelo excesso de tráfego no troço do IC2 de veículos sobre o Mosteiro da Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No intuito da melhoria de segurança e acessibilidade para peões
Via pedonal ciclável vai avançar entre Cadaval
e Casal Cabreiro
Vai avançar, a breve trecho, a execução da via pedonal ciclável de acesso à sede de concelho – Cadaval/Casal Cabreiro, que vem proporcionar maior segurança, permitindo uma melhor acessibilidade naquela que é a principal ligação entre aglomerados densamente povoados. O caminho a implementar, nesta 1ª fase, irá da Rotunda dos Reis (Cadaval) até Casal Cabreiro (entroncamento com a Rua dos Casais de Montejunto), prevendo-se, no futuro, o acréscimo de troço até Chão de Sapo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até setembro
Ascensor da Nazaré iniciou horário alargado esta sexta-feira
O ascensor da Nazaré começou, esta sexta-feira, dia 11 de julho, a funcionar em horário alargado, para responder ao acréscimento de procura, que se verifica, todos os anos, por esta altura, época de férias para muitos. De 11 de julho a 14 de setembro, o ascensor funcionará das 7h00 às 2h00 da madrugada. O horário de funcionamento só voltará a sofrer alteração no dia 15 de setembro, altura em que abrirá portas às 7h00 para encerrar às 24h00. O ascensor completa 125 anos de existência no dia 28 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através da deputada Marisa Matias
Falta de água na vila da Marmeleira chega
ao Parlamento Europeu
Os problemas no abastecimento de água em Vila da Marmeleira, concelho de Rio Maior, já chegaram ao Parlamento Europeu, através da deputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, e por iniciativa do movimento «Projecto de Cidadania. Segundo denuncia este movimento, “com o início do mês de Junho começou a nova época de falta de água em Vila da Marmeleira, fazendo-se particularmente sentir numa zona central da povoação (...) na qual se situa o bairro social. (…) as obras realizadas pela Câmara Municipal na véspera das últimas eleições autárquicas permitiram melhorar a situação de alguns moradores (...). Mas o problema subsiste”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Combate ao tráfico de produto estupefaciente
PSP da Marinha Grande apreende 519 doses
de heroína e 19 doses de cocaína
Na sequência de um processo em investigação direcionado ao crime de tráfico de produto estupefaciente, a Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra de Marinha Grande, no dia 3 de julho de 2014, deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária naquela cidade. Na sequência foram detidos três cidadãos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos na faixa etária compreendida entre os 30 e os 40 anos de idade.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Projeto “Praça de Todos”
Politécnico de Leiria cria ementas inclusivas nos restaurantes da Praça Rodrigues Lobo
“Praça de Todos” é o novo projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) que disponibiliza em braille e em linguagem pictográfica as ementas dos estabelecimentos de restauração da Praça Rodrigues Lobo, o que permite o acesso aos menus por públicos diferentes. A iniciativa, pioneira em Portugal, conta com a adesão de todos os espaços de restauração desta Praça e foi lançada no próximo dia 4 de julho, na Praça Rodrigues Lobo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova pauta aduaneira angolana apresentada a empresários ribatejanos
Nersant promove sessão em Torres Novas
sobre empreendedorismo em Angola
A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou em Torres Novas uma sessão subordinada ao tema “Empreendedorismo em Angola”, onde foi apresentado o universo empresarial e as oportunidades de negócio deste país. Esta sessão, que contou com dezenas de empresários da região, teve como objetivo abordar as principais oportunidades de negócio em Angola para as empresas portuguesas, assim como as alterações introduzidas pela entrada em vigor da nova pauta aduaneira, que constitui um importante fator na definição da estratégia de abordagem ao mercado Angolano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre de 10 de julho a 3 de agosto
Mercado Medieval de Óbidos: haverá túneis por baixo de Óbidos?
“Muy Nobre e Sempre Leal” Vila de Óbidos será o mote para o Mercado Medieval, que se realiza de 10 de julho a 3 de agosto, num evento aberto de quinta-feira a domingo. Entre a História e a Lenda, Óbidos faz uma viagem ao passado e recria o ambiente de outros tempos. Após longos e sucessivos cercos, foi crescendo a ideia de que estes só seriam possíveis através de uma rede de túneis secretos que permitiriam o abastecimento dos habitantes da vila nestes momentos de cerco, apesar de, a nível arqueológico, não existirem nenhumas indicações nesse sentido. Esta ideia dos túneis tornou-se mais evidente na tradição oral pelo nome segundo o qual os obidenses ainda hoje são conhecidos: os toupeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Granja de Cister
Ministro Miguel Poiares Maduro confeciona prato com produtos da região de Alcobaça
A Granja de Cister, que abriu as portas a 5 de Julho, é uma loja única dos produtos da terra, originários da região de Alcobaça, numa aposta direta do produtor ao consumidor. Agregando uma oferta regional de produtos de excelência, a Granja de Cister é um projeto inovador da Cooperativa Agrícola de Alcobaça que reúne e promove num único espaço produtos como a fruta e hortícolas, os vinhos e licores, azeite, queijos e enchidos e ainda doces e sabores com origem nos produtos da terra. Para o último dia da semana inaugural, sábado 12 de julho, a rubrica Na Cozinha com… contará com a presença do ministro Poiares Maduro, que confecionará um prato com produtos da região de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador foi reeleito para o cargo
Lopes Candoso eleito presidente da Comissão Política Concelhia de Rio Maior do PSD
A sessão de tomada de posse dos eleitos para integrar, durante o biénio 2014-2016, a Comissão Política Concelhia e a Mesa da Assembleia da Secção de Rio Maior do PSD teve lugar no dia 21 de Julho de 2014. A nova composição dos órgãos dirigentes locais resultou do ato eleitoral de 5 de Julho, que teve como resultado uma vitória da Lista A, com 40 votos a favor, para a Mesa da Assembleia de Secção e uma vitória, igualmente da Lista A, com 37 votos a favor e 3 abstenções, para a Comissão Política de Secção. João Lopes Candoso e Isaura Morais foram reeleitos para a presidência da Comissão Política Concelhia e da Mesa, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar de Gala decorrerá no Museu do Vinho de Alcobaça
Gabriel Antão, Pedro Costa e Músicos do Tejo fecham 22ª edição do Cistermúsica
Serão vários os pontos de interesse para o próximo e derradeiro fim de semana da atual edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça: a começar pelo primeiro Recital de Trombone e Piano, de Gabriel Antão e Pedro Costa, vencedores do Concurso Internacional de Interpretação do Estoril em 2013, que terá lugar no Museu do Vinho de Alcobaça, sexta-feira, dia 25 de julho, às 19h00, atuação que antecederá um inédito Jantar de Gala do festival sob o sugestivo título “Sinfonia de Sabores – O verão visitado entre a serra e o mar”, iniciativa aberta ao público mediante inscrições prévias e cujo preço (€20) inclui igualmente o acesso ao espetáculo anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com entrega dos prémios Publituris
Mosteiro de Alcobaça recebe em setembro
a Gala Anual do Turismo
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai receber, no dia 19 de setembro, a Gala Anual do Turismo, evento organizado pela revista Publituris. São esperadas entre 500 a 700 pessoas ligadas ao setor, desde grupos hoteleiros, agências de viagens, transportadores aéreas e investidores nacionais e internacionais, numa noite que irá atribuir os prémios Publituris aos que mais se destacaram no último ano na área do turismo. “Será uma oportunidade única para mostrar o melhor do concelho de Alcobaça”, salientou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o verão
Câmara de Santarém dá incentivos à instalação de esplanadas no Centro Histórico
A Câmara de Santarém decidiu dar continuidade ao incentivo ao comércio local, efetuado nos últimos anos, relativamente à suspensão do pagamento da taxa municipal de ocupação de via pública para instalação de esplanadas no Centro Histórico, patente até dia 30 de setembro. Esta medida, que tem como objetivo incentivar a estada no Centro Histórico nos dias de Verão, é aplicada há quatro anos, de modo a incentivar a atividade económica local, através da isenção do pagamento de taxas de Ocupação de Via Pública com esplanadas, às entidades que pretendam instalá-las num espaço limite de 25 m2.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Sobral de Monte Agraço aprova moção contra Fundo de Apoio Municipal
A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço aprovou por unanimidade, em sede de reunião de Câmara, no dia 8 de julho de 2014, uma Moção relativa ao Fundo de Apoio Municipal (FAM). A Câmara Municipal de Sobral considera que este fundo constitui uma nova escalada na retirada de recursos da adiministração local, na destruição de políticas de emprego públicos e na penalização das populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Rua General Queiroz abre à circulação na próxima sexta-feira
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha tornou público, no dia 15 de julho, que a Rua General Queiroz – que sobe do Largo da Rainha para a Praça da Fruta – vai ser aberta à circulação na próxima sexta-feira, 18 de julho, ao final do dia. A conclusão da intervenção nesta artéria nevrálgica facilitará a normalização da circulação nesta zona da cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Solidariedade, deficiência, envelhecimento e ambiente
Centro Comunitário de Ourém desenvolve iniciativas para jovens voluntários
Entre 30 de junho e 4 de Julho o Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém promoveu a “Semana do Voluntariado Jovem”, iniciativa onde um grupo de 15 jovens realizou várias atividades relacionadas com solidariedade, deficiência, envelhecimento e ambiente. Alguns dias depois (7 de julho) decorreu o workshop “Droga e Bullying” enquadrado nas atividades do “Clube de Voluntariado Jovem”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota
“Aljubarrota Medieval” promove história ao vivo de 14 a 17 de agosto
“Aljubarrota Medieval”, evento que evoca a vitória na batalha que marcou o destino da nacionalidade, garantindo a independência de Portugal, vai realizar-se de 14 a 17 de agosto, na vila de Aljubarrota. Durante quatro dias, tem a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S. Jorge. Destaca-se este ano, no dia 16, uma grandiosa recriação da Batalha de Aljubarrota, com centenas de participantes vindos de vários os pontos de Portugal. Fica desde já convidado para assistir à história ao vivo!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR, Miguel Araújo, Lena d´Água, Cavaliers
of Fun e The Gift animam Feira de São Bernardo
A cidade de Alcobaça recebe de 20 a 24 de agosto a Feira de S. Bernardo. A edição de 2014 deste certame anual traz algumas novidades, sendo uma delas a deslocação de todos os componentes do evento para junto do MercoAlcobaça, com a colocação dos carrosséis e outros divertimentos nas traseiras do Merco. Além disso, a participação da Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, em desfile no dia 20; os concertos com GNR, Miguel Araújo, Lena D´Água, Cavaliers of Fun e The Gift, bem como o Circuito de Ciclismo de S. Bernardo, no dia 20 e a prova de Perícia Automóvel no dia 24, prometem animar quem visita Alcobaça nestes dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado do Mar preside ao encerramento
Made in Cister realiza conferência sobre Pescas na Nazaré
O “Made In Cister”, uma iniciativa editorial do semanário Região de Cister, realiza no próximo sábado, 2 de agosto, na Lota do Porto de Pesca da Nazaré, uma conferência sobre “Pescas”, que contará com vários oradores e com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, no encerramento dos trabalhos. Os trabalhos têm início às 16h00, seguindo-se a apresentação da “História da Pesca na Região”, por Dóris Santos (16h30); as apresentações de João Paulo Delgado, da Mútua dos Pescadores – Nazaré (16h45); Luís Silvério, da Associação de Comerciantes do Pescado (17h05) e José Apolinário, da Docapesca (17h25).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal subscreveu protocolo com o CIMLT
Bombeiros Municipais do Cartaxo recebem
18 mil euros de equipamento de proteção
Os Bombeiros Municipais do Cartaxo vão receber cerca de 18 mil euros de equipamento, no âmbito do protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - CIMLT, que adquiriu o equipamento no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Património (POVT) do QREN 20007/2013 - Eixo Prioritário II- Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos, Regulamento Específico "prevenção e Gestão de Riscos naturais e Tecnológicos- Ações Materiais".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
CENCAL inicia cursos especiais de verão para ceramistas, criativos e técnicos
O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas da Rainha, já iniciou, no mês de julho, a sua agenda de cursos de cerâmica de verão para profissionais, ceramistas, criativos, técnicos de empresas, pequenos empresários e outros interessados, na área da cerâmica criativa e que podem aumentar o potencial deste material nobre tão característico do nosso país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato apresentou moção na Glória do Ribatejo
António Gameiro: 'Eleições para a Federação
nada têm que ver com a disputa nacional do PS'
António Gameiro, recandidato à liderança da Federação de Santarém do PS, encontrou-se no dia 25 de julho com militantes socialistas na Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos para apresentar as bases programáticas da moção “Santarém no Rumo Certo”. Além de apresentar as suas linhas estratégicas para o Distrito, António Gameiro foi também ouvir a opinião dos militantes, uma vez que “quer um processo de construção de uma estratégia para o distrito assente na participação de todos”. O candidato deixou claro que está no terreno “em nome próprio e não porque há uma disputa nacional e um dos candidatos exige que alguém o represente numas eleições que nada têm que ver com a questão nacional”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação “Riscos Naturais no Médio Tejo – Prevenção e Gestão – Aquisição de EPI”
Bombeiros do concelho de Ourém recebem novos equipamentos de proteção individual
O Serviço Municipal de Proteção Civil entregou novos equipamentos de proteção individual (EPI) aos Bombeiros Voluntários de Ourém, Caxarias e Fátima, ao abrigo do acordo de parceria celebrado com a CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Os novos equipamentos foram entregues no dia 15 de julho e o momento contou com a presença do presidente Paulo Fonseca e dos restantes vereadores da Câmara Municipal de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Ponto Verde distribuiu mais de 1.550 ecobags no concelho
65,6% dos lares de Ourém separam os seus resíduos de embalagem
A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Ourém, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 1.590 lares, 65,6% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas. Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 1.554 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com IncertusTrio, Teatro O Bando , Fussion Percussion Duo, Pulsat Percussion Group e Hopkinson Smith
Cistermúsica entra na reta final com sete grandes concertos em apenas cinco dias
À entrada do penúltimo fim de semana do Cistermúsica, o festival começa agora a concentrar todas as suas forças finais na Programação Principal e oferece já a partir de quarta-feira, dia 16 de julho, quarta-feira, na Igreja Matriz de Évora de Alcobaça, às 21h30, o primeiro de três Recitais de Flautas pelo IncertusTrio, Vencedores do 1ºPrémio da Categoria Júnior do III Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), proposta que se repete no dia seguinte, 17 de julho, quinta-feira, à mesma hora, na Igreja Matriz de Pataias e finalmente a 18 de julho, sexta-feira, às 18h00, no Forte de São Miguel Arcanjo na Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Núcleo de Arte Contemporânea abriu as portas fora de horas para receber os vizinhos
Perto de três dezenas de pessoas aderiram, na sexta-feira, à iniciativa integrada no programa de aproximação do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), em Tomar, comunidade, intitulada "A minha rua no NAC" e que consistiu num convite aos residentes no centro histórico da cidade para uma visita guiada ao museu, que decorreu à noite, com acompanhamento especial da Professora Cristina Azevedo Tavares, traduzindo uma boa forma de conhecer melhor aquele espaço museológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
À empresa Soltráfego
Câmara de Ourém adjudica implementação do sistema integrado de mobilidade de Fátima
A Câmara de Ourém aprovou, por unanimidade, na reunião desta terça-feira, 15 de julho, a adjudicação da implementação do sistema integrado de mobilidade de Fátima, à empresa Soltráfego - Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações, SA. O investimento, na ordem dos 820 mil euros, prevê a reorganização do tráfego, o estacionamento e a mobilidade na cidade santuário. O prazo de execução é de 90 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
14 – Uma Vida nos tectos do Mundo
Alpinista João Garcia apresenta último livro
na Fnac de Leiria
Quarta-feira dia 23 de julho às 18h30, o alpinista João Garcia vem à Fnac de Leiria, no LeiriaShopping, apresentar o seu mais recente livro:14 – Uma Vida nos tectos do Mundo. Da Antártida à Oceânia, de Chamonix a Kathmandu, João Garcia correu o mundo sempre à procura de chegar mais longe e mais alto, até onde fosse humanamente possível. Esta é a sua história, uma vida de risco e sobrevivência, uma odisseia de aventuras, apresentada no Fórum FNAC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 a 27 de julho
Castelo de Leiria recebe Mercado Medieval
em tempos D'El Rey D. Dinis
O Castelo de Leiria vai receber, nos dias 25, 26 e 27 de julho, o Mercado Medieval, intitulado "Em tempos del Rey D. Dinis". O Mercado Medieval permite ao visitante uma viagem pelo tempo revivendo momentos únicos de história e magia entre reis, cavaleiros, damas, princesas e donzelas. No Castelo de Leiria será possível revisitar locais privilegiados de negócio de mercadores, artesãos e artífices, que exibem o seu produto artesanal para atrair clientes. As feiras eram locais de negócio com forte expressão no período medieval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Técnicos já estão a identificar os prédios devolutos
Município de Alcobaça quer criar gabinete
para os Centros Históricos
A Câmara Municipal de Alcobaça está a identificar os prédios devolutos do centro histórico da cidade. O trabalho que está a ser efetuado em parceria com a Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, decorre há cerca de um mês. Segundo Paulo Inácio “os proprietários estão a ser contactados por um técnico da Câmara para saber a disponibilidade de reabilitação ou arrendamento”. O objetivo da autarquia é criar um gabinete próprio e alargar aos vários centros históricos do concelho o levantamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Cinema Etnográfico
CinANTROP – Ourém quer valorizar cinema documental no concelho
O Município de Ourém recebeu, no penúltimo fim de semana de julho, o CinANTROP - Festival Internacional de Cinema Etnográfico, com sessões que decorreram na Casa do Administrador e no Torreão do Castelo, e que teve como objetivo estimular a exibição pública de curtas-metragens originais e contribuir para a preservação e divulgação da identidade das comunidades. Segundo a organização, a realização “foi ao encontro das expectativas”, sobretudo porque se trata de uma “área (cinema documental) ainda sem grande expressão”, mas que o Município, através da Divisão de Ação Cultural, pretende fomentar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 12 e 19 de julho
Meia Maratona da Nazaré organiza espetáculo de apoio à Rádio Nazaré
“Todos pela Rádio” é o nome do espetáculo que vai subir aos palcos do Cineteatro da Nazaré no sábado, 12 de julho, e da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades, no dia 19, numa organização da Meia Maratona Internacional da Nazaré – Associação de Cultura e Desporto. Os espetáculos têm início marcado para as 22 horas. Produzido por Ana Maria Mendes, “Todos pela Rádio” é um espetáculo de variedades com música e dança, folclore e as famosas rábulas da vida quotidiana nazarena. As receitas revertem integralmente para apoio à Associação Meia Maratona Internacional da Nazaré, proprietária da Rádio Nazaré, cuja atividade atravessa um período difícil em termos de sustentabilidade financeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Granja de Cister
Cooperativa Agrícola de Alcobaça lança livros de Joaquim Vieira Natividade
O espaço da loja Granja de Cister, inaugurado a 5 de julho, continua a promover o que de bom de faz e produz no concelho de Alcobaça. No dia 7 de julho realizou-se o lançamento de dois livros de Joaquim Vieira Natividade, em homenagem ao grande investigador agronómico alcobacense e “pai ideológico da Cooperativa Agrícola de Alcobaça”: “Os Monges Agrónomos do Mosteiro de Alcobaça” e “Associações Agrícolas – Palavras ditas no dia das Associações Agrícolas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Consulta de Imunoalergologia na Unidade de Caldas da Rainha
Centro Hospitalar do Oeste cria especialidade de Imunoalergologia nas Caldas da Rainha
Os utentes da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) têm a partir de 4 de julho de 2014, disponíveis consultas da especialidade de Imunoalergologia. De entre as principais atividades do serviço destacam-se a consulta programada e o trabalho em articulação com o Serviço de Urgência e com os serviços de internamento das unidades hospitalares do CHO.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Portugal, Espanha, França, Bélgica, Finlândia, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia e Canadá
ScalabisCup 2014 traz a Santarém ginástica
de trampolins de uma dezena de países
A terceira edição da ScalabisCup – Competição Internacional de Ginástica de Trampolins está a decorrer até este sábado, dia 6 de julho, no Pavilhão Municipal de Santarém e conta com a participação de dez países: Portugal (representado por todos os clubes, de norte a sul do País), Espanha, França, Bélgica, Finlândia, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia e Canadá. O objetivo da Prova é fidelizar cada vez mais os ginastas e os clubes à modalidade, e como Santarém é capital de Distrito, deve afirmar-se como referência na ginástica de trampolins.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Dóris Santos, Luís de Matos e Carlos Baptista
Sport Clube Escolar Bombarralense apresenta livro sobre os 100 anos da coletividade
O Sport Clube Escolar Bombarralense apresentou, no dia 28 de junho, o livro “Bombarralense – 100 anos ao serviço do desporto”. Com coordenação da historiadora bombarralense Dóris Santos e co-autoria de Luís de Matos e Carlos Baptista, o livro apresenta-nos os momentos de glória e as figuras ilustres que marcam a vida deste clube Centenário. Perante uma plateia de várias dezenas de pessoas, entre antigos e actuais dirigentes e atletas do clube, a abertura da sessão esteve a cargo de José Manuel Vieira, presidente da Mesa da Assembleia-geral do clube e presidente da Câmara Municipal do Bombarral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com início no dia 12 de julho
Município promove Mercadinho de Alcanena
no segundo sábado de cada mês
O Município de Alcanena vai promover o Mercadinho de Alcanena, que decorre no próximo dia 12 de julho, sábado, das 10:00h às 18:00h, na Praça Marechal Carmona. Esta iniciativa terá lugar no segundo sábado de cada mês, das 10:00h às 18:00h, na Praça Marechal Carmona, sendo que o horário e local poderão sofrer alterações. O Mercadinho de Alcanena pretende valorizar o meio rural e a sua população, dinamizando e consolidando as atividades económicas locais de agricultura, comércio e de artesanato, através da prática de uma agricultura sustentável, com controlo da produção e rastreabilidade, garantia de saúde, higiene e segurança alimentar, qualidade e genuinidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”
Vinhos Quinta da Badula de Rio Maior premiados com Medalha de Ouro em Itália
Isaura Morais deslocou-se recentemente a Roma para receber, em conjunto com a enóloga Élia Vitorino, a Grande Medalha de Ouro do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, prémio atribuído ao vinho Quinta da Badula Reserva 2010. Este prémio, a que se junta ainda uma medalha de prata com o vinho Quinta da Badula Colheita Selecionada 2012, volta a mostrar a qualidade dos vinhos riomaiorenses, sendo fator facilitador da sua comercialização e possível exportação. Portugal arrecadou 3 grandes medalhas de ouro, num total de 7 atribuidas, tendo as outras 2 sido entregues à Casa da Passarela, do concelho de Gouveia, e à Granacer, de Reguengos de Monsaraz.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Torres Vedras
Crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 fazem aula de surf na Praia de Santa Cruz
No dia 5 de julho de 2014, os utentes da Consulta de Diabetes da Criança e do Adolescente do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) tiveram a oportunidade de participar numa aula de surf na Praia do Mirante, em Santa Cruz. Ao longo de duas horas, as crianças e adolescentes portadores de diabetes tipo 1 tiveram a oportunidade de praticar um desporto radical de ondas, ao mesmo tempo que partilharam experiências num contexto informal e descontraído.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Município assina protocolo com Regimento de Engenharia nº1 para limpeza de linhas de água
É assinado esta segunda-feira, dia 14, pelas 11h, no edifício dos Paços do Município, o protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal da Lourinhã e o Regimento de Engenharia nº1 que vai proporcionar a limpeza, desmatação, desobstrução e desassoreamento de linhas de água no concelho da Lourinhã. As operações, a cargo daquela unidade do Exército Português, estendem-se por um período calculado de 16 semanas e numa extensão de 10 mil metros do curso do Rio Grande, 4 mil metros do Rio das Águas dos Mouros e 750 metros do Rio Alcabrichel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dinamizada pela Professora Ana da Silva
Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém apresenta Programa Europa Criativa 2014 - 2020
A Tertúlia do Instituto Politécnico de Santarém vai apresentar os subprogramas de financiamento artístico e cultural do Programa Europa Criativa 2014 - 2020, na Tertúlia, esta terça-feira, 15 de julho, das 17h às 18h30. Trata-se de uma sessão, dinamizada pela Professora Ana da Silva, com a finalidade de difundir informação essencial sobre o Programa Europa Criativa da União Europeia, junto de profissionais dos sectores cultural e criativo e de professores/as e estudantes. O programa Europa Criativa congrega os anteriores programas Cultura, MEDIA e MEDIA Mundus (2007-2013), iniciou a 1 de Janeiro de 2014 e estará em vigor até 31 de Dezembro de 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sexta-feira, dia 18 de julho
Espaço cultural “Atrás das Artes” inaugurado em Torres Novas
O espaço Atrás das Artes é inaugurado na sexta-feira, dia 18 de julho, das 18 às 20 horas, em Torres Novas. Nas antigas instalações da oficina de caldeiraria de cobre de Abílio Pereira Reis, está a nascer um novo espaço no centro histórico de Torres Novas, agora transformada num belíssimo espaço para eventos, decorado com "Vintage Industrial". É um espaço de memória da atividade metalúrgica que aí decorreu desde os anos 20 até aos anos 90 do século passado e que agora, ambiciona tornar-se num espaço de encontros e convívios. A sala para eventos tem uma área 250 m2 com área de apoio de catering e cafetaria, aptos para a realização de conferências, workshops, lançamento de produtos, festas e outros eventos culturais e empresariais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
AgroCluster Ribatejo e Inovcluster apoiam fileira do Agro-Negócio
Santarém recebe I Congresso Internacional
da Fileira do Agronegócio
O Agrocluster Ribatejo e o Inovcluster encontram-se a desenvolver um projeto de apoio à fileira Agro-Alimentar, com o objetivo de promover a inovação e a internacionalização das empresas ligadas ao agro-negócio (tecnologias e serviços associadas à envolvente de toda a fileira agroindustrial). O projeto, baseado numa rede de cooperação, com vista ao aumento da sua competitividade, está já sustentado num diretório de mais de mil empresas classificadas de acordo com uma nomenclatura específica do Agronegócio, disponível no portal www.agro-negocio.pt. No próximo mês de setembro, dias 25 e 26, vai ter lugar o "I Congresso Internacional da Fileira do Agronegócio", no CNEMA - Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
JSD Oeste participou no 40º aniversário da JSD
Presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste defende voto obrigatório e voto eletrónico
No dia 12 de Julho, decorreu em Leça da Palmeira, distrito do Porto, as comemorações do 40º aniversário da JSD, com o lema "40 anos a dar voz à Juventude". Nesta iniciativa participaram dirigentes, militantes da JSD, e ainda o presidente do PSD e primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. A JSD Regional Lisboa-Área Oeste esteve representada por militantes e dirigentes de várias concelhias, como foi o caso do presidente da JSD Regional Lisboa-Área Oeste, Jorge Faria de Sousa, o presidente de Mesa do Conselho Regional e secretário-geral da JSD de Arruda dos Vinhos, Carlos Cunha, a presidente da JSD Cadaval, Carolina Correia Sousa, e o Presidente da JSD Lourinhã, Tiago Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidata apresenta manifesto
Maria de Luz Lopes recandita-se à liderança das Mulheres Socialistas do Distrito de Santarém
Maria da Luz Lopes é recandidata à liderança das Mulheres Socialistas do Distrito de Santarém. A atual Presidente do DFMS - Departamento Federativo das Mulheres Socialistas divulgou um manifesto onde assume as suas motivações pessoais e políticas para apresentar a candidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para a Federação de Santarém do PS
António Gameiro anuncia apoios
em todo o distrito de Santarém
O atual presidente da Federação de Santarém do PS esteve na quarta-feira, dia 30 de julho, à noite, em Ourém, onde recebeu o apoio do presidente da Câmara, Paulo Fonseca, e do líder da Concelhia, João Heitor. “Sei que estou em casa, mas a minha gente é de todo o Ribatejo”, afirmou António Gameiro, que é natural do concelho de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa municipal
Concelho de Alcobaça recebe obras na VCI,
EN 8-6 e sistema de fornecimento de água
Após as obras de renovação do sistema de fornecimento de água que decorreram nas freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Cela e Bárrio, os Serviços Municipalizados de Alcobaça encontram-se a repor o pavimento na estrada Vestiaria / Bárrio / Cela passando de seguida para a Avenida João de Deus, em Alcobaça. Estas obras, que visaram melhorar a rede de abastecimento de água - orçamentada em 3 Milhões de euros - foram financiadas em 85% por fundos comunitários, sendo que para a reposição dos pavimentos afetados foi acionada o valor da garantia da obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça Sousa Oliveira e na Marginal
Nazaré recebe novo mobiliário urbano
Foi instalado na Praça Sousa Oliveira, na Nazaré, um novo mobiliário urbano, composto por bancos e papeleiras, que substituem o anterior, já bastante degradado e antiquado. “Foi preocupação, da Câmara Municipal, implantar neste espaço público equipamentos que, além de satisfazer as necessidades dos habitantes e visitantes, sejam também um elemento estético”, informou a autarquia.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Diretor de três televisões e quatro rádios comunitárias da Dinamarca esteve no Bombarral
Experiência dinamarquesa inspira criação
de rádio comunitária no Bombarral
Rui Monteiro, CEO da Aarhus Global Media, na Dinamarca, esteve esta quinta-feira, dia 24 de julho de 2014, no Bombarral para partilhar a sua experiência e os seus conhecimentos ao nível dos media comunitários. A sua passagem pela vila bombarralense surgiu no âmbito de uma palestra sobre esta temática, promovida pela ES Associação e pelo Município do Bombarral, com o intuito de fomentar o interesse na criação de uma rádio comunitária no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 16 de julho
António Costa apresenta em Santarém bases programáticas aos militantes e simpatizantes
António Costa, candidato às eleições primárias do Partido Socialista, apresenta as suas bases programáticas aos militantes e simpatizantes do distrito de Santarém na quarta-feira, dia 16 de julho, pelas 21h, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém. Todos os militantes e simpatizantes do PS, bem como a comunicação social, estão convidados a assistir ao evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Forte de S. Miguel Arcanjo vai estar aberto até 16 de setembro
O Forte de S. Miguel Arcanjo, monumento militar maneirista localizado no extremo do Promontório do Sítio da Nazaré, a sede oficial do North Canyon Show, projeto do Município da Nazaré protagonizado pelo extreme waterman Garrett McNamara, vai estar aberto até 16 de setembro. Além de uma vista privilegiada sobre a costa, o edifício apresenta ao público três exposições, uma de carácter documental, outra fotográfica e uma de escultura. “O Forte de S. Miguel Arcanjo, o Guardião da Memória”; “North Canyon: Nazaré raízes de Mar” e a exposição de escultura, da autoria de Adália Alberto, são as três exposições temporárias que se encontram naquele local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa decorre de 15 de julho a 15 de setembro
Programa Ciência Viva no Verão em Alcobaça com inscrições abertas
Desde 2004 que o Pelouro do Ambiente do Município de Alcobaça participa no Programa Ciência Viva no Verão, com atividades de divulgação e sensibilização ambiental centradas no património natural concelhio. Esta iniciativa, que decorre de 15 de julho a 15 de setembro, tem como missão a promoção da cultura científica e tecnológica, área em que o Programa Ciência Viva tem centrado a sua atividade, permitindo conhecer de perto vários domínios da ciência e seu impacto na vida quotidiana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bilhete custa 3 euros
Município de Alcobaça lança circuito turístico do Mosteiro de Alcobaça ao Convento de Cós
O Município de Alcobaça e a União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes lançaram no dia 9 de julho, o Circuito Turístico que levará os visitantes do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ao Convento de Cós. Assim os turistas que pretendam efetuar este trajeto, deverão adquirir o bilhete de 3 euros na bilheteira do Mosteiro de Alcobaça e terão ao dispor uma carrinha de 9 lugares, que inclui seguro, o transporte de ida e volta e a visita guiada ao Convento de Cós. As crianças até aos 6 anos não pagam. A União de Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes pretende com este projeto dinamizar o comércio local e divulgar o artesanato, pelo que irá abrir ao público uma lojinha de produtos regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos entre os 15 e os 18 anos conhecem a realidade industrial da Região
Politécnico de Leiria organiza Semana da Indústria dedicada a jovens de todo o País
O Instituto Politécnico de Leiria, em conjunto com a Fórum Estudante, organiza a primeira semana temática Leiria In – Semana da Indústria, uma iniciativa dedicada a 50 jovens estudantes do ensino secundário, oriundos de todo o país. Esta iniciativa, apresentada no dia 7 de julho, conta com a parceria das câmaras municipais de Leiria e Marinha Grande, da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, da ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura e da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontro junta participantes com diabetes tipo 1
Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria junta jovens diabéticos em fim de semana radical
O serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) organiza um fim de semana radical, destinado a 14 adolescentes diabéticos, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, seguidos na consulta de Pediatria no Hospital de Santo André (HSA). Entre 11 a 13 de julho, os jovens ficam alojados na Land’s Hause, em Pataias, com a supervisão médica de sete técnicos do CHL, entre pediatras, enfermeiras, internos de pediatria e dietista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autora cadavalense
Elsa Nunes edita primeiro livro de poesia
na Biblioteca Municipal do Cadaval
Encontra-se disponível, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o livro de poesia “Mistérios da alma”, recentemente apresentado publicamente naquela instituição. Trata-se de um trabalho de Elsa Nunes, autora oriunda do concelho, mais precisamente da localidade da Murteira, que pode ser adquirido também através da biblioteca cadavalense. O trabalho, editado por "Poesia Fã Clube", consiste no primeiro de muitos que a poetisa pretende vir a publicar em nome próprio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Pinhal de Leiria até domingo
Pinhal das Artes leva milhares de crianças a mergulhar na natureza e no mundo das artes
Milhares de crianças já visitaram o Pinhal das Artes, que se prolonga até domingo, dia 6 de julho, no Lugar das Árvores, em S. Pedro de Moel. Com os primeiros dias dedicados às creches e jardins de infância, crianças de todo o País invadiram o Pinhal de Leiria e participaram nas mais de 500 performances dedicadas às crianças dos 0 aos 5 anos e seus familiares. Esta sétima edição, tem mais artistas, mais espetáculos, mais Tendinhas e Cantinhos, esperando este ano cerca de 10 mil visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de "Sopas e não Só" contribui para obras de Igreja
Peniche recebe 2º Festival de Sopas
este fim de demana
Peniche vai ser palco nos dias 5 e 6 de Julho de 2014 do 2º Festival de Sopas. O evento organizado pela Paróquia de Peniche vai decorrer no Pátio da Escola Secundária de Peniche e tem como objetivo a angariação de fundos para a obra da Igreja de São Pedro, em Peniche. Nesta 2ªedição, além da degustação de sopas poderá também apreciar outros sabores locais como a sardinha e chouriço assado, os típicos caracóis e saladas variadas. O festival conta ainda com animação ao longo dos dois dias, donde se destaca os grupos "Cantar d'Amigos" e "Vozes do Musical".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Espetáculo “Fado na Praça“ é uma das novidades
Mercado Ribeirinho de Constância vai decorrer de 11 a 13 de julho
De 11 a 13 de julho, Constância recebe no POMTEZE o Mercado Ribeirinho, uma feira de produtos locais, artesanato, turismo de interior, hortofrutícolas e plantas, cinema, música, atividades de desporto e aventura, gastronomia tradicional e muita animação. No âmbito do Mercado Ribeirinho de Constância, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e a Câmara Municipal de Constância organizam em parceria um espetáculo de fado na Praça Alexandre Herculano, no dia 11 de julho, a partir das 22h00, envolvendo os estabelecimentos comerciais ali situados com o objetivo de dinamizar o centro histórico da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com balanço positivo
Orçamento Participativo da Marinha Grande conclui período de apresentação de propostas
Terminou em 30 de junho o período de apresentação de propostas, no âmbito do Orçamento Participativo 2014. A Câmara Municipal da Marinha Grande recebeu 42 propostas que vão ser, no corrente mês e até ao final de agosto, analisadas por uma comissão técnica, à luz dos critérios previstos no regulamento. Residentes, trabalhadores e estudantes no concelho aderiram ao desafio lançado pelo Município. A Câmara Municipal faz um balanço positivo desta primeira fase, pois para além dos que participaram, apresentando propostas variadas, muitos outros - cerca de 112 - registaram-se no sítio da Internet do Orçamento Participativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Consórcio retoma obras de infraestruturação
da ALE de Valado dos Frades
Foram retomados os trabalhos de infraestruturação da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, depois da gestão (PS) da Câmara ter desbloqueado vários aspetos de um processo que esteve estagnado durante algum tempo, nomeadamente o pagamento ao Consórcio Externo Vibeiras, S.A./MotaEngil S.A., responsável pela obra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro Hospitalar do Oeste
OesteCIM manifesta profunda preocupação com degradação dos serviços hospitalares no Oeste
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), em reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no dia 3 de julho de 2014, deliberou por unanimidade, manifestar a sua profunda apreensão com a Reorganização do Centro Hospitalar do Oeste. Assim, o Conselho Intermunicipal (CI) da OesteCIM manifesta publicamente profunda preocupação com a degradação dos serviços prestados no Centro Hospitalar do Oeste, situação esta que se agrava, pelo facto de estarmos em plena época balnear com uma grande afluência de pessoas à Região e estranheza e inquietação pelo facto de ainda não ter sido nomeado o Conselho Consultivo do Centro Hospitalar do Oeste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Indivíduo foi detido pela GNR
Alegado ladrão de bicicletas em Porto de Mós
é preso em Leiria
No dia 8 de julho de 2014, pelas 19h40, o Posto Territorial de Porto de Mós do Destacamento Territorial de Leiria, junto ao Estádio Municipal de Leiria efetuou a detenção de um individuo do sexo masculino, de 21 anos, português, por furto de duas bicicletas no valor de aproximadamente 11500€. O furto ocorreu na zona de Posto de Mós no fim-de-semana passado, o indivíduo foi constituído arguido, prestou TIR e foi restituído à liberdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
144 estudantes terminam os cursos de licenciatura em saúde
Finalistas despedem-se da Escola Superior de Saúde de Leiria com cerimónia de final de ano
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria despede-se dos seus finalistas em mais uma tradicional cerimónia de encerramento do ano letivo. No evento que “lança” oficialmente os jovens para uma nova etapa da sua vida educativa e/ou profissional, os estudantes de Enfermagem, Dietética, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional farão pela primeira vez o juramento da sua área profissional. Assinalando ainda as suas quatro décadas, a ESSLei homenageia 144 estudantes finalistas este sábado, dia 26 de julho, a partir das 14h, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hans Gros New Investigator Award atribuído pela primeira vez a um português
Investigador de Leiria distinguido nos EUA
na área da Biomecânica do Desporto
Pedro Morouço, investigador do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) e docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), foi distinguido nos Estados Unidos da América com o prémio Hans Gros New Investigator Award pela Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto. Este galardão visa premiar os melhores jovens investigadores desde 1990, que interligam a ciência aplicada com a aplicação prática, e é atribuído pela primeira vez a um investigador português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor apresentou no Bombarral uma coletânea jurídica que reúne a legislação criada no âmbito da CPLP
Feliciano Barreiras Duarte defende novo rumo para a CPLP
Maria de Belém Roseira esteve esta terça-feira, dia 15 de julho de 2014, no Bombarral para apresentar a nova coletânea jurídica da autoria de Feliciano Barreiras Duarte. O autor bombarralense, professor universitário e deputado à Assembleia da República reúne, nesta coletânea, a legislação criada no âmbito da CPLP, dividindo-a em quatro obras: “As Constituições Jurídico-Políticas dos Estados-Membros da CPLP”, “As Leis da Imigração dos Estados-Membros da CPLP”, “As Leis da Nacionalidade dos Estados-Membros da CPLP” e “Os Acordos Internacionais e Internos da CPLP”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na ausência de audiência com Ministro
Comissão Municipal entrega Carta Aberta sobre o Hospital de Peniche no Ministério da Saúde
Desde outubro de 2011 que a Comissão Municipal de Acompanhamento do nosso Hospital, encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Peniche, tem vindo, sem sucesso, a solicitar uma audiência ao ministro da Saúde. Na ausência de qualquer resposta à sua última comunicação datada de 23 de junho de 2014, a Comissão Municipal de Acompanhamento do Hospital S. Pedro Gonçalves Telmo de Peniche decidiu endereçar uma Carta Aberta ao ministro da Saúde, que foi entregue no dia 22 de julho, no Ministério, na Av. João Crisóstomo n.º 9, em Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoiante de António José Seguro
António Sales lança candidatura à presidência da Federação Distrital de Leiria do PS
António Sales irá apresentar, na segunda-feira, dia 28 de Julho pelas 20h15, na sede Distrital do PS de Leiria, na Rua Machado Santos n.º 6, em Leiria, a sua candidatura à Comissão Politica da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista. Na conferência de imprensa estará presente o primeiro signatário da moção “Afirmar o PS, Projetar o Distrito”, António Lacerda Sales, médico ortopedista. O até agora presidente da Comissão Política Concelhia de Leiria deverá defrontar, no dia 5 de setembro, José Miguel Medeiros, ex-deputado e ex-governador civil de Leiria, a única candidatura apresentada até ao momento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praia de Vale Frades
Município da Lourinhã e ARH iniciam ciclo
de derrocadas controladas em arribas instáveis
No âmbito da estratégia de gestão do risco costeiro, o Município da Lourinhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Tejo, iniciou, no mês de julho, um ciclo de derrocadas controladas nas arribas que apresentam maior instabilidade geológica. Os primeiros trabalhos tiveram lugar na Praia de Vale Frades, numa ação articulada com a Autoridade Marítima Local / Capitania do Porto de Peniche, que se traduziu no deslizamento controlado de material instável. Ao antecipar a queda destas blocos rochosos, salvaguardou-se a segurança dos banhistas e frequentadores desta praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à alteração do PDM - Delimitação de Aglomerados Rurais
Alteração da Carta da REN beneficia munícipes do concelho de Santarém
A publicação da Alteração da Carta da REN, decorrente da Alteração do PDM - Delimitação de Aglomerados Rurais traz, finalmente, benefícios para os munícipes afetados pelas mesmas, permitindo repor a realidade dos factos à data da elaboração do PDM, assumindo as construções já existentes para além de permitir também que se construa nos espaços intersticiais, inseridos nos aglomerados rurais, agora sem a condicionante REN. Esta alteração, publicada pela Portaria 144/2014 de 15 de julho, no Diário da República, teve em conta o território já ocupado à data da elaboração do PDM e cuja existência não foi considerada aquando da elaboração da Carta de Ordenamento e das Cartas da RAN e da REN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
“Os Verdes” questionam Governo
sobre poluição no Rio Tejo
A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sobre uma situação de flagrante poluição no Rio Tejo, detetada por ativistas do PEV na zona de Santarém. No dia 27 de Junho, ativistas dos Verdes verificaram uma situação de flagrante poluição, visível no rio Tejo, na zona de Santarém. O rio apresentava a superfície em nítido estado de degradação, com extensas manchas oleosas e partículas flutuantes, como há muito não se observava.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santa Cruz Ocean Spirit
Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes vencem Circuito Nacional Pro Junior 2014
O primeiro dia de Santa Cruz Ocean Spirit 2014 deu este sábado, 19 de julho, a conhecer os grandes vencedores do Circuito Nacional Pro Junior 2014, campeonato que premeia os melhores surfistas nacionais com menos de 21 anos. Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes sagraram-se assim campeões deste circuito que terminou na praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras. A praia de Santa Cruz recebeu ainda as dezenas de atletas que se inscreveram no Internacional de Skimboard. O dia de sábado viu serem realizadas as seguintes baterias: meias finais da categoria sub- 14 (faltando apenas realizar-se a final); meias finais de sub-18 (faltando apenas realizar-se a final); os quartos de final da categoria Sénior (faltando apenas realizar-se as meias e final); round 1 da prova feminina, e round 1 do Open (masculino).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sete espingardas e um revolver
PSP de Leiria apreende oito armas de fogo
a acusado de violência doméstica
A Polícia de Segurança Pública deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão, no dia 17 de julho, pelas 19 horas, a uma residência no concelho de Leiria, no âmbito de uma denúncia por violência doméstica. Foram apreendidas sete espingardas e um revolver, com respetivos estojos e documentação, a um cidadão com 46 anos de idade, que foi constituído arguido e submetido a termo de identidade e residência. Os autos serão enviados para a entidade judiciária competente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Adelino Mota faz o balanço da 17º edição do Festival
Festival de Jazz de Valado dos Frades deve regressar ao formato das duas semanas
O 17º Festival Jazz de Valado dos Frades encerrou no dia 28 de junho, com a atuação de Joel Silva e a sua banda. O festival que decorreu de 2 de maio a 28 de junho, recebeu no palco da BIR – Biblioteca de Instrução e Recreio nomes como André Fernandes Quinteto, “Brainstorming”, Quarteto do Olhar, Mariana Norton e Hugo Trindade, que apresentou na BIR o seu primeiro trabalho “Départ”. Em declarações ao Tinta Fresca, Adelino Mota organizador do festival, faz um balanço do mesmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
ATL promovidas pela Câmara Municipal registam “enorme procura”
A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Maria da Conceição Pereira, visitou, no dia 31 de julho, as Atividades de Tempos Livres promovidas pela Autarquia. O Município organiza estas Atividades há já duas décadas e, como refere a autarca, “é um serviço com enorme procura. A dificuldade é darmos resposta a todas as solicitações. Até porque é uma oferta muito diversificada, com muitas atividades, muita participação, acompanhada por técnicos com formação específica.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em flagrante delito
PSP detém na área de Marinha Grande suspeito de vários furtos em interior de residências
O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra da Marinha Grande - Divisão Policial de Leiria, deteve, no dia 31 de julho de 2014, em flagrante delito, um cidadão com 34 anos de idade, do sexo masculino, quando praticava o furto numa residência, estando o mesmo indiciado como suspeito em vários inquéritos em curso por furto em residência, na cidade de Marinha Grande.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a colaboração de todos
Praias e arribas de Peniche cada vez mais seguras
No dia 25 de julho de 2014, procedeu-se à derrocada controlada de três blocos em risco de queda existentes nas arribas da costa norte do concelho de Peniche, nomeadamente na zona da praia do Pico da Mota. Esta ação foi levada a cabo pela Agencia Portuguesa de Ambiente e pela Câmara Municipal de Peniche que, no âmbito de uma monitorização constante das arribas de Peniche, detetaram, monitorizaram e procederam à derrocada controlada dos blocos em questão, prevenindo assim acidentes na zona em apreço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de julho a 30 de setembro
33 scooters contam em Tomar a história
de um veículo que marcou o século XX
Scooters antigas de coleção particular, de João Seixas, foram "descobertas" pelo MUDE, Museu do Design, em Lisboa, que lhes dedicou recentemente uma interessante exposição. Agora, parte da coleção vai estar exposta em Tomar, num espaço galardoado internacionalmente pela intervenção arquitetónica de interiores, a Casa dos Cubos, integrando 33 modelos, desde os que nos são mais familiares, como a Vespa ou a Lambretta, até versões mais incomuns, que impressionam pelo tamanho (grande ou pequeno), pelas formas ou pelos apetrechos como um side-car. Um todo que é marcado por uma preocupação de enquadramento histórico, e que terá entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com inscrições na fachada
Biblioteca Municipal da Marinha Grande alvo
de vandalismo em espaço público
O edifício da Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situado em pleno centro da cidade e pertencente ao conjunto edificado da antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, foi alvo de vandalismo, no início desta semana. Foram feitas inscrições numa das fachadas do imóvel e em candeeiros de iluminação pública, junto ao Arquivo Municipal. A Câmara Municipal da Marinha Grande lamenta os atos de vandalismo que, recorrentemente, são praticados no espaço público. Os custos que estas práticas acarretam, classificadas como intoleráveis e incompreensíveis, são elevados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do Engenheiro Raul Mesnier du Ponsard
Ascensor da Nazaré comemora 125 anos
O Ascensor da Nazaré comemorou, na segunda-feira, 28 de julho, os 125 anos de existência. Para assinalar a data, a Câmara e os Serviços Municipalizados ofereceram aos visitantes, turistas e utilizadores deste meio transporte, que liga o Sítio à Praia há mais de um século, música acompanhada de bolo de aniversário. A Dixie Naza Jazz atuou na Gare do Sítio, onde está exposta uma réplica do ascensor, uma obra da autoria de um artista local, João Bexiga, e fez a viagem de ascensor com música, que se fez ouvir, também, na Gare da Praia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Agosto, em Tomar
Descobre as "altas cenas" que podes fazer
nas férias de Verão com a promoção ambiental
O mês de Agosto não vai ser "seca" para ninguém em Tomar com as actividades promovidas pelo Centro de Interpretação Ambiental, da Proteção Civil Municipal. Vai haver um conjunto de oito iniciativas diferentes, dedicadas às crianças e jovens entre os 3 e os 15 anos. Todas as atividades são gratuitas e decorrem entre as 10 e as 12 horas da manhã. Todavia, é obrigatória a inscrição prévia, sendo que as sessões terão um mínimo de cinco e um máximo de quinze participantes cada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Ponto Verde distribuiu, através da Missão Reciclar, mais de 6.200 ecobags no município de Leiria
76,3% dos lares de Leiria separam os seus resíduos de embalagem
A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Leiria, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 6.687 lares, 76,3% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas. Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 6.204 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Neon Run encheu o Parque D. Carlos I
Corrida noturna mais louca e colorida do País junta 600 participantes nas Caldas da Rainha
O Parque D. Carlos I foi palco da corrida noturna mais louca e colorida de Portugal, numa organização conjunta da Prosperignition e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. No dia 19 de Julho, cerca de 600 pessoas participaram na “Neon Run Caldas da Rainha” e percorreram os 5 km de distância da prova a correr e a caminhar, sempre com muita animação! Entre luzes, som, cores e lasers, quem participa na Neon Run só tem um objectivo: divertir-se!
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por iniciativa da empresa Águas do Oeste
ETAR da Nazaré abre portas à Engenharia
no Verão
A ETAR da Nazaré vai abrir portas aos visitantes no dia 23 de julho, por iniciativa da empresa Águas do Oeste que se associa, uma vez mais, ao projeto Engenharia no Verão, promovido pelo Centro de Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, realizando visitas a algumas das suas infraestruturas de tratamento de águas residuais. Os interessados vão poder conhecer algumas das estações de tratamento de águas residuais da Águas do Oeste, que têm extrema importância na qualidade de vida das populações e do ambiente, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da água dos recursos hídricos e das praias da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conversas de Arqueologia Medieval
Arqueólogos falam de descobertas em Óbidos
Inserido na programação do Mercado Medieval de Óbidos 2014, realizou-se, no dia 12 de julho, o evento Conversas de Arqueologia Medieval, com… Marco Liberato e Helena Santos, dedicado ao tema “Entre o Islão e a Cristandade - A cultura material na Estremadura Medieval”. Com estas Conversas, pretende-se divulgar junto da comunidade o património arqueológico que o Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos tem vindo a identificar e recolher em trabalhos arqueológicos e que constitui uma parte integrante da nossa identidade e memória coletiva. O evento foi organizado pelo Serviço de Arqueologia, com apoio da Óbidos Criativa E.M..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre até dia 10 de Agosto
18ª edição da Feira do Livro de Peniche abre portas esta sexta-feira
Durante quase um mês, a Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai organizar mais uma festa do livro na cidade de Peniche. A edição deste ano será a 18ª edição da Feira do Livro vai iniciar-se a 18 de julho e irá prolongar-se até dia 10 de agosto. O local onde a feira irá decorrer será no Clube Recreativo Penichense e estará aberto diariamente entre as 16h e as 23h30. Este ano contará, pelo segundo ano consecutivo, com mais um pequeno espaço descentralizado, no Largo do Município, espaço que terá sobretudo promoções e algumas novidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia recorda tratar-se de propriedade privada
Câmara Municipal recusa falta de atenção aos problemas ambientais do Areeiro de Rio Maior
A Câmara Municipal de Rio Maior vem, por esta forma, esclarecer publicamente a situação em que se encontra a pedreira “Condessinha 2”, mais conhecida por Areeiro de Rio Maior e suas lagoas, de forma a evitar a especulação já existente em torno deste assunto, provocada por alguns artigos publicados na comunicação social local e regional. A Câmara Municipal adianta que mais não pode fazer do que continuar a acompanhar a evolução da situação junto das entidades competentes, nomeadamente a DRE-LVT, “salvaguardando da melhor forma possível os interesses dos munícipes, sem nos esquecermos de que estamos perante uma situação do domínio privado, pois o terreno possuí um legitimo proprietário, não tendo por isso a autarquia qualquer forma de intervenção no processo escolhido pelo mesmo para a recuperação do espaço em causa, após a obtenção do respetivo licenciamento pela entidade competente.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
GNR prende traficante com 5 quilos de haxixe
No dia 16 de Julho de 2014, pelas 23h45 na Rua Poeta José Ferreira Ventura - Carvalho, área do Posto Territorial do Bombarral/Destacamento Territorial da GNR de Caldas da Rainha, foi detido por militares do Posto, um individuo de nacionalidade Portuguesa, de 34 anos, por posse e tráfico de substâncias estupefacientes, concretamente, de 5,28 g de haxixe. De referir que os factos resultaram de comportamento suspeito no ato de uma ação de fiscalização rodoviária, acabando por se confirmar as suspeitas e consequente detenção do condutor da viatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia
OesteSustentável apoia formação em Óbidos para técnicos de Agências de Energia
A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) com o apoio da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste vai realizar no dia 22 de julho, pelas 15h00 uma Sessão de Formação para técnicos de Agências de Energia, no âmbito do PPEC (Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia) 2013/2014 a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 300 mil euros
Câmara da Marinha Grande assegura construção de reservatório da Estação
A Câmara Municipal tem em curso a construção do reservatório de água apoiado da zona da Estação, na Marinha Grande. A empreitada representa um investimento de 259.993,33 euros, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de 150 dias. O objetivo é aumentar a capacidade de armazenamento e, deste modo, garantir o abastecimento de água de forma regular e adequada, quer em termos de quantidade, quer ao nível da pressão de serviço, eliminando os constrangimentos verificados nesta zona de abastecimento, nas horas de ponta, especialmente, no período estival.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
30% dos consumidores tencionam adquirir viagens e lazer nos próximos meses
Portugueses contam gastar 770 euros nas férias fora de casa
Nem todos os portugueses pensam fazer férias fora do local de residência neste Verão, mas aqueles que o vão fazer admitem gastar, em média, cerca de 770€. Esta é uma das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que revela ainda a diferença de valores no orçamento disponibilizado para férias entre consumidores que vão fazer férias dentro do país e consumidores que vão viajar para o estrangeiro. Aqueles que pensam ficar pelo território nacional contam gastar aproximadamente 673 euros, enquanto os portugueses que vão passar férias no estrangeiro admitem gastar mais do dobro, cerca de 1.446 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo terceiro ano consecutivo
Instituto Politécnico de Tomar mantém propinas para o ano letivo 2014/2015
O Instituto Politécnico de Tomar decidiu manter os valores das propinas para o ano letivo 2014/15. Atendendo à atual conjuntura económica e os seus efeitos nas famílias portuguesas, o estabelecimento de ensino irá manter os valores das propinas do ano letivo anterior: 950 euros. O IPT anuncia ainda a criação de um programa de incentivos e prémios de mérito para os melhores estudantes do ensino secundário a candidatarem-se na primeira escolha a este estabelecimento de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bar móvel movido a pedais
BICIBAR chega para animar marginal da Nazaré
O BICIBAR chegou para animar a marginal da Nazaré. Trata-se de um novo conceito de passeio turístico, que alia os pedais ao divertimento enquanto se desfruta de uma bebida fresca e que promete tornar inesquecível qualquer festa de aniversário, despedida de solteiro, ou simples convívio entre amigos, servindo também como meio de promoção de eventos empresariais e institucionais, meio de publicidade e, claro, de animação turística. Além de saudável e divertido, o BICIBAR é 100% ecológico, uma vez que é movido pela pedalada dos participantes, sendo tudo o resto (iluminação, refrigeração e música) fornecido por energia solar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CDS-PP elogia trabalho de Assunção Cristas
Distrital do CDS congratula-se com construção da Rede de Rega das Baixas de Óbidos
A Comissão Política Distrital de Leiria do CDS-PP congratulou-se, no dia 2 de julho, pela visita da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, a Óbidos, onde anunciou a construção da Rede de Rega das Baixas de Óbidos, que há muito era esperada pelos agricultores da região. “Finalmente e após anos de espera, esta obra no valor de 22,2 milhões de euros vai concretizar-se, beneficiando a agricultura no território de Óbidos, mas também numa vasta zona do concelho do Bombarral e é um investimento que em muito vem contribuir para o desenvolvimento agrícola e possibilitando o aumento substancial da capacidade produtiva dos solos", adianta a Distrital de Leiria do CDS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma rota tecida por mãos de Rendilheiras de Peniche e da Europa
Peniche recebe Mostra Internacional de Rendas de Bilros de 24 a 27 de julho
A Câmara Municipal de Peniche irá realizar, de 24 a 27 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento pretende valorizar a mulher rendilheira e a sua arte, apresentar novos usos e aplicações da Renda de Bilros e permitir a partilha de experiências entre artesãs dedicadas a este saber-fazer. O evento contará com a participação de mais de uma centena de rendilheiras a trabalhar ao vivo e com a presença de 16 delegações estrangeiras provenientes de países como a Suíça, Polónia, Estónia, Bélgica, França, Inglaterra, República Checa, Rússia, Itália, Espanha e País de Gales, que orgulhosamente exibirão diferentes técnicas e produtos associados a este tipo de artesanato têxtil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Praia da Consolação arranca com trabalhos
de estabilização das arribas
As Arribas da praia da Consolação vão ser alvo de uma intervenção de estabilização promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente que será iniciada até ao final do mês de julho, prevendo-se a sua conclusão até ao fim do ano de 2014. A empreitada, adjudicada à empresa Tecnasol - FGE – Fundações e Geotecnia, S.A. pelo montante de 600.000,01 euros acrescidos de IVA (738.000,01 euros), estende-se ao longo de cerca de 800 metros de costa, desde o lado norte do Promontório da Consolação até à zona do Carreiro da Freira. A fiscalização da empreitada foi adjudicada à Proman – Centro de Estudos e Projetos, S.A., sendo coordenada pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Operação KRUID III”
PSP intensifica combate ao tráfico e consumo de estupefacientes em Leiria
No seguimento da operação de combate ao tráfico e consumo de estupefacientes na cidade de Leiria, iniciada no ano letivo 2013/2014, sob o nome de “Operação KRUID”, e chegado o final da “Operação KRUID III”, a Policia de Segurança Pública de Leiria, através da Divisão Policial de Leiria, no período de 12 de maio a 15 de julho de 2014, deteve/identificou 9 cidadãos suspeitos de tráfico de produto estupefaciente, presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Leiria e apreendeu 278 doses de Haxixe, 44 doses de Liamba, 37 doses de Heroína e 4 doses de Cocaína.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa que decorre de 27 a 31 de agosto com direção artística dos consagrados Sérgio Carolino e Hugo Assunção já tem inscrições abertas
Gravíssimo! 2014: está de volta o Festival e Academia Internacional de Metais Graves
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) torna a promover entre os próximos dias 27 e 31 de agosto aquele que é já um verdadeiro acontecimento musical no domínio dos instrumentos de metais graves que entra agora na sua 4ª edição e renova a direção artística dos consagrados músicos alcobacenses Sérgio Carolino e Hugo Assunção. Com inscrições abertas, o Gravíssimo! realiza-se na AMA e no Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro, sendo um evento destinado especialmente aos estudantes de música de Conservatórios, Escolas Profissionais, Academias, Institutos Politécnicos e Universidades, acolhendo ainda a participação de músicos amadores interessados em desenvolver o seu nível técnico e artístico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento foi entregue quarta-feira no TAF de Leiria
Câmara do Cartaxo intenta providência cautelar contra o encerramento das escolas
A Câmara Municipal do Cartaxo avançou com a entrega de uma Providência Cautelar contra o Despacho do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar que dita o encerramento das escolas do 1º ciclo dos Casais da Amendoeira e dos Casais Lagartos. A documentação foi entregue na quarta-feira, dia 23 de julho, no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Leiria. Com a entrega do pedido seguiu, também, o Manifesto Público "Pela Defesa das Nossas Escolas", que reúne os fundamentos para a manutenção dos estabelecimentos de ensino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião em três anos
Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar decide criação de voluntários nesta área
Realizou-se na terceira semana de julho, no quartel dos Bombeiros de Tomar, a primeira reunião deste ano da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC). Esta comissão, que integra os representantes do Município, das Juntas de Freguesia e das diversas autoridades civis e militares, deve reunir, de acordo com a Lei, com uma periodicidade semestral, para além das reuniões extraordinárias em situações de emergência. Há três anos que esta Comissão não reunia, pelo que foi longa a ordem de trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo Cetelem questionou os consumidores sobre a quem recorrem para pedir dinheiro
Homens optam por pedir empréstimo na banca tradicional, mulheres preferem família e amigos
No seu mais recente estudo, o Observador Cetelem questionou os portugueses sobre a quem recorreriam caso sentissem necessidade de pedir empréstimo. Os dados revelam que a maioria dos homens (33%) recorreria à banca tradicional para pedir dinheiro emprestado, enquanto as mulheres preferem fazê-lo junto de familiares e amigos (29%). De uma forma geral, e à semelhança de 2013, a maioria dos portugueses continua a preferir pedir ajuda à banca (31%) ou à família e amigos (25%). Ainda assim, a preferência pela banca e pela família era ligeiramente mais expressiva no ano passado, uma vez que reuniam 39% e 27% das escolhas dos inquiridos, respetivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
GNR prende três indivíduos em Pombal
por furto em café de Colmeias
O Comando Territorial de Leiria foi contactado, na madrugada do dia 9 de Julho de 2014, pelas 02h50, informando que estariam alguns indivíduos e assaltar um estabelecimento comercial em Rua Poeta Daniel Rodrigues - Colmeias - Leiria tendo seguido de imediato para o local uma patrulha do Posto de Leiria. Tendo informado todas as patrulhas do Distrito para os dados sobre a viatura em que seguiam os indivíduos, pois os mesmos já se tinham posto em fuga, foram intercetados na zona de Pombal pelo Destacamento Territorial de Pombal. Foram detidos três indivíduos portugueses, todos do sexo masculino, de 21, 29 e 32 anos, por tentativa de furto no interior de estabelecimento comercial (café), através de arrombamento de porta com pé de cabra. Os meliantes não conseguiram levar nada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas querem que a zona de lazer funcione todo o ano
Câmaras de Ourém e Tomar discutem projetos para a Praia Fluvial do Agroal
A Praia Fluvial do Agroal recebeu no dia 2 de julho uma reunião de trabalho que juntou vários representantes do Município de Ourém e do Município de Tomar, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca e a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas. A reunião teve como objetivo discutir os problemas do Agroal e definir soluções conjuntas que valorizem esta praia fluvial enquanto património natural e atração turística que anualmente recebe milhares de visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pedro Magalhães Ribeiro é o mandatário
António Gameiro recandidata-se à Federação de Santarém do PS com regionalização na agenda
O líder da Federação de Santarém do PS apresentou, no dia 7 de julho, a sua recandidatura na capital do Distrito, perante uma plateia de representantes de todos os concelhos. Marcaram igualmente presença a maioria dos presidentes de Câmara eleitos pelo PS nas últimas autárquicas. De resto, o mandatário da candidatura é precisamente um desses presidentes: Pedro Magalhães Ribeiro, do Cartaxo, que além de elogiar a capacidade de trabalho e o sentido de liderança de António Gameiro, apontou como prioridade do próximo mandato federativo o “fortalecimento da região” e a “demarcação do centralismo lisboeta”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento do Emprego – 2014-2020”
Distrital de Leiria do PSD organiza conferência em Alcobaça com Manuel Pinto de Abreu
A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD organiza no dia 9 de julho, quarta-feira, às 21horas, no auditório do Your Hotel & SPA, na Fervença, Alcobaça, a conferência “Estratégia de Fomento Industrial para o Crescimento do Emprego – 2014-2020”, que será proferida por Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar. Antes da conferência, haverá em Alcobaça uma reunião de trabalho entre a Comissão Política Distrital de Leiria e a Comissão Política da Secção de Alcobaça do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira etapa decorre na Ericeira
Circuito de Surf do Centro junta Nazaré, Peniche e Ericeira
O Circuito de Surf do Centro, um dos mais antigos circuitos regionais em Portugal, está de volta ao panorama competitivo. Ericeira, Nazaré e Peniche unem-se para receber o Circuito Regional de Surf do Centro, sendo que a primeira etapa é já nos dias 12 e 13 de Julho, na Ericeira. A Federação Portuguesa de Surf, o Ericeira Surf Clube, o Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e o Peniche Surfing Clube, unem-se na organização das 3 etapas que se vão realizar, já a partir do próximo fim de semana, na Ericeira, depois em Peniche, nos dias 25 e 26 de outubro, e, por fim, na Nazaré, nos dias 22 e 23 de novembro.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entre os 20 e os 24 anos de idade, que saiba cantar e dançar
Série da RTP “Água de Mar” procura jovem talento para integrar elenco
A produção da Série da RTP 1 “Água de Mar”, está à procura de um novo talento para integrar o elenco e lança o repto: "Para a série procuramos um jovem ator com idade entre os 20 e os 24 anos de idade, que saiba cantar e dançar, com boa imagem, energético e vontade, com disponibilidade total. Os candidatos devem enviar foto de cara e corpo inteiro, data de nascimento e CV (se aplicável) para candidaturas.am@coraleuropa.pt"
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Modalidade tem escolas nas Caldas da Rainha, Lisboa e Óbidos
Arte marcial Tang Soo junta em Portugal 600 atletas para disputar o Campeonato Mundial
O Campeonato Mundial de Tang Soo Do - Portugal 2014, que reúne 600 atletas e acompanhantes de todo o mundo, disputa-se este ano em Lisboa, anunciou esta sexta-feira, 4 de julho, a Associação Portuguesa de Tang Soo Do. Esta modalidade (“Tang Su Dô”) é uma arte marcial originária da Coreia, que significa, em tradução literal, “a arte de defesa e ataque com a mão vazia”. Os atletas portugueses têm obtido bons resultados nas competições internacionais, nomeadamente diversas medalhas de ouro e o 1º lugar por equipas no Campeonato Mundial realizado em 2008 em Orlando, nos EUA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portal Inovador
Nersant lança portal para a internacionalização das empresas do Ribatejo
Já está online o portal www.exportribatejo.com, portal criado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, com o objetivo de alavancar os processos de internacionalização das empresas da região. O portal disponibiliza um serviço de informação online permanente sobre mercados e apoio à internacionalização de PME. As empresas associadas da Nersant já podem efetuar o seu registo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à previsão meteorológica que anunciava precipitação durante o período do espetáculo
Concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça adiado para o dia 13 de julho
O Concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça previsto para domingo, 6 de julho, às 11h00, no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi adiado por motivos de previsão meteorológica que anuncia precipitação durante o período do espetáculo, razões às quais a organização do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça é totalmente alheia. Pelo facto, a Direção do festival pede as mais sinceras desculpas, referindo que este Concerto se realizará no dia 13 de julho em horário a anunciar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
10ª Edição decorre no Instituto Politécnico de Tomar
BM EX.I.T.E. Camp sensibiliza jovens raparigas em Tomar para a importância da tecnologia
A IBM Portugal e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) recebem no campus do IPT, de 8 a 11 de julho, 30 jovens raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, para participarem na 10ª edição do EX.I.T.E. (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia). “A tecnologia é o futuro!” é o mote desta edição do EX.I.T.E. Camp 2014, um programa desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo com o objetivo de motivar jovens raparigas para a Ciência, a Matemática e a Engenharia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 3 de agosto
Centro Ciência Viva de Constância realiza
a XXI Astrofesta
Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, sexta, sábado e domingo, o Centro Ciência Viva de Constância irá realizar a XXI Astrofesta. Palestras sobre variados temas, mini-curso de astronomia, observação do sol, observações noturnas, workshops de holografia e momentos musicais, integram a oferta que o Centro Ciência Viva de Constância, dedicado à Astronomia, terá durante estes três dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de se ter despistado
Jovem de Pombal detido por conduzir à noite sem luz e não possuir carta de condução
O Posto Territorial da Guia do Destacamento Territorial de Pombal da GNR, no âmbito do serviço normal às ocorrências, realizou, no dia 11 de Julho de 2014, pelas 0h35, uma fiscalização a um veículo que se cruzou com a patrulha, pois o mesmo circulava sem qualquer tipo de dispositivo de iluminação, tendo o mesmo iniciado uma fuga e posteriormente entrado em despiste, sendo intercetado na localidade de Guia. Do acidente rodoviário resultaram danos no veículo, tendo o condutor, um rapaz de 19 anos, sido detido por condução sem habilitação legal, tendo na sua posse um bastão de madeira de 81 centímetros e uma catana de 50 centímetros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Helder Roque congratula colaboradores no 2º ano de acreditação do Hospital de Santo André
«Vamos todos, com o nosso potencial, demonstrar que somos bons profissionais e que trabalhamos com qualidade. Vamos mostrar que somos diferentes e o mérito será sempre nosso», apelou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), no agradecimento que deixou aos colaboradores na cerimónia que assinalou o segundo aniversário da acreditação do Hospital de Santo André (HSA) pela Joint Commission International (JCI), a 10 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para o serviço StreetView
Google regressa na quarta-feira para atualizar imagens sobre Nazaré
Regressa na quarta-feira, 16 de julho, à Nazaré, a equipa da Google, que anda fotografar locais de interesse turístico para o serviço StreetView. O objetivo é manter as informações destas imagens inseridas no google maps atualizadas. Desta feita, a operação decorrerá durante a manhã, na praia da Nazaré. Recentemente, o Automóvel do StreetView andou na Nazaré, e também por vários outros destinos em Portugal, a recolher imagens para o seu serviço StreetView, com o objetivo de manter atualizadas as informações destas imagens inseridas no google maps.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
SAMP leva bel canto a reclusos de Leiria
Teatro Miguel Franco recebe Ópera na Prisão
A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) promove, no dia 19 de julho às 15 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a Ópera na Prisão fora da Prisão D. Giovanni 1003, Leporello 2015. Mozart anda a visitar o Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens) desde janeiro. Entre a vacaria e a adega nascem árias e duetos. Das torres de vigia descem contracantos barrocos, que sobem depois em formato Rap para algumas das celas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia da Areia Branca é o principal palco para estes concertos
Noites de agosto com muita música na Lourinhã
Com um programa que promete animar as noites de verão, o Município da Lourinhã, oferece um atrativo calendário musical para o mês de agosto, que privilegia músicos do concelho. A Praia da Areia Branca (PAB) é o principal palco para estes concertos, de acesso livre, que decorrem em vários pontos da localidade, com o objetivo de dinamizar a atividade dos diferentes espaços comerciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carro construído do zero replica um Fórmula 1
Estudantes do Politécnico de Leiria alcançam quarta posição na Formula Student
Uma equipa de estudantes do Instituto Politécnico de Leiria alcançou o quarto lugar na Formula Student UK, uma competição automóvel internacional que decorreu entre 9 e 13 de julho em Silverstone, Inglaterra, e na qual participaram 106 equipas de 38 países, num total de cerca de 3.000 estudantes de todo o mundo. A Formula Student consiste numa competição internacional em que os estudantes do ensino superior são desafiados a constituir equipas e construir um veículo de competição do tipo Fórmula 1 a partir do zero, aplicando os conhecimentos que vão adquirindo ao longo do percurso académico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra a cargo da Câmara Municipal da Nazaré
Abriu o “Mercadito” de Valado dos Frades
Abriu na penúltima semana de julho semana passada o “Mercadito de Valado dos Frades”, um espaço de venda legumes, fruta e peixe fresco de produtores locais, localizado na Rua Padre Garcia. A obra, concluída no atual mandato, deverá funcionar diariamente, estando o regulamento do seu funcionamento em fase de conclusão na Câmara Municipal, informou o presidente da Junta de Freguesia, Rui Manuel Amaro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maria Beatriz Dias bate dois recordes regionais
Nadadora da Viver Santarém estabelece nova marca nos 200 m costas e estilos
Nos passados dias 23, 24, 25, 26 e 27 de Julho de 2014, teve lugar o Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, na Piscina do Jamor - Lisboa – Piscina de 50m, na qual participaram 3 nadadores da Empresa Municipal Viver Santarém na categoria de Juvenis, entre cerca de 120 Clubes e 850 nadadores.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“Dar Voz à Região – Uma Estratégia para o Distrito de Leiria”
Candidatura de José Miguel Medeiros promove conferência em Leiria
A Candidatura de José Miguel Medeiros à Federação Distrital de Leiria do PS, promove, no dia 29 de Julho, terça-feira, às 10h30, no Hotel EUROSOL, em Leiria, a conferência Dar Voz à Região – Uma Estratégia para o Distrito de Leiria. Serão oradores Joaquim Guardado, João Vasconcelos, Rui Pedrosa, Fernando Lopes, com moderação de Nuno Morgado. O encerramento conta com as presenças de Francisco Assis, deputado do Parlamento Europeu, e José Miguel Medeiros, candidato a presidente da Federação Distrital de Leiria do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Armazém das Artes
Município de Alcobaça homenageia mentor
da Exposição Hans Cristian Andersen
A Exposição Hans Cristian Andersen - que até à data já recebeu cerca de 5000 visitantes - inaugurou a 31 de maio (inserida na programação do Books & Movies) e estará patente até dia 3 de agosto, em Alcobaça, no Armazém das Artes. Esta exposição, em Portugal, é uma iniciativa particular de Niels Fischer e tem como objetivo único a divulgação da obra de Hans Christian Andersen, na sua forma original. Para o encerramento (dia 3 de agosto, pelas 17h), o Município preparou um programa que pretende homenagear Niels Fischer - responsável pela ideia, design, organização e financiamento desta exposição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Ciência Viva
XXI Astrofesta termina domingo em Constância
Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, sexta, sábado e domingo, o Centro Ciência Viva de Constância irá realizar a XXI Astrofesta. Palestras sobre variados temas, mini-curso de astronomia, observação do sol, observações noturnas, workshops de holografia e momentos musicais, integram a oferta que o Centro Ciência Viva de Constância, dedicado à Astronomia, terá durante estes três dias. Ao longo do dia, decorrerão visitas guiadas ao parque exterior, observações do Sol no laboratório de Heliofísica, sessões de planetário e visitas à exposição Astropintura de Luís de Carmo. Consulte aqui o Programa da Astrofesta 2014.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
NERSANT abre oferta formativa para empresas com estagiários do passaporte emprego 3i
Tendo as empresas beneficiárias do Passaporte Emprego 3i a obrigatoriedade de prestar formação profissional aos estagiários que albergam, ao abrigo deste programa, a Nersant decidiu abrir uma oferta formativa adequada ao cumprimento deste requisito. Com o objetivo de possibilitar o cumprimento da obrigatoriedade das empresas beneficiárias dos Passaportes Emprego 3i, de proporcionarem formação profissional ao(s) seu(s) estagiário(s), e verificando a associação que até ao momento há um elevado número de empresas que ainda não cumpriram este requisito, a Nersant vai realizar, durante o mês de setembro, diversas ações de formação que respondem a esta necessidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
Concurso “Dinossauros na areia” desafia crianças e jovens dos 6 aos 14 anos
As crianças e jovens dos 6 aos 14 anos estão convidadas a participar num concurso de construções inovador, que decorre no próximo dia 13 de agosto. Trata-se da iniciativa Dinossauros na Areia - um desafio aliciante organizado pelo Município da Lourinhã e pelo GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, que decorre, a partir das 09h30,junto à Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca. O objetivo é que das mãos de pequenos construtores nasçam esculturas em areia alusivas à temática dos dinossauros, ou não fosse essa a imagem que marca a Lourinhã - o seu legado paleontológico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
GNR prende suspeito de furtos em S. Martinho por condução perigosa e posse ilegal de arma
O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR localizou, no dia 29 de julho, pelas 16h10, em Tornada, Caldas da Rainha, uma viatura suspeita de ter efetuado vários furtos em interior de residência no dia anterior, na zona de São Martinho do Porto, Alcobaça, tendo sido referenciada na terça-feira, dia 29 julho, tendo de imediato as patrulhas do Posto Territorial de São Martinho do Porto saído no seu encalço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de dia 1 de Agosto
Transportes Urbanos de Tomar vão passar
pelo Convento de Cristo
A partir de sexta-feira, dia 1 de Agosto, a Linha Verde dos Transportes Urbanos de Tomar (TUT) vai incluir a passagem pelo Convento de Cristo, de forma a facilitar a circulação dos inúmeros turistas que se deslocam àquele monumento. Assim, a Linha Verde, cujo trajeto começa no Terminal Rodoviário, fará um pequeno desvio em relação ao trajeto atual com uma paragem no Terreiro D. Gualdim Pais (junto à entrada para o Castelo e Convento), regressando depois pelo mesmo caminho e parando frente à entrada da Mata dos Sete Montes, prosseguindo de seguida o seu percurso habitual para o Bairro Nossa Senhora dos Anjos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Parque Mártires do Colonialismo
Câmara da Marinha Grande adjudica exploração de estabelecimento de restauração e bebidas
A Câmara Municipal da Marinha Grande adjudicou a exploração de um estabelecimento de restauração e bebidas, situado no Parque Mártires do Colonialismo, na Marinha Grande, na sequência da realização da hasta pública, no dia 25 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O valor base de licitação era de 200,00 euros e a exploração do estabelecimento foi adjudicada à empresa Gasogasgest - Gestão de Postos de Abastecimento, Lda, pelo valor de mil euros, que corresponde à renda mensal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Osteoartrose afeta mais de 2 milhões de pessoas
Dr. Augusto Faustino
Porquê votar em António Costa nas Primárias do PS?
Rui Alexandre
A falta de visão tem sempre consequências!
Carlos Bonifácio
Operação Verão Seguro – Chave Direta
Capitão Pedro Miguel dos Santos Rosa
S. Pedro do Silval mudou feição, mas não a tradição!
Lúcia Serralheiro
O Fiador: Direitos e Deveres
João Poseiro
As razões do apoio a António José Seguro
João Paulo Pedrosa
Uma bengala para a coligação
Joaquim Vitorino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o