Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem é o principal responsável pelos incêndios?
A Proteção Civil
O Governo
As alterações climáticas
A falta de limpeza das matas
A excessiva plantação de eucaliptos
Os incendiários
Outro
Edição Nº 141 Director: Mário Lopes Sábado, 19 de Agosto de 2017
Dia 12 de agosto
Porto de Mós celebra 627 anos da Batalha de Aljubarrota
Pelo segundo ano consecutivo, vão realizar-se na vila de Porto de Mós as Comemorações da Batalha de Aljubarrota, que em 2012 comemora 627 anos. Assim, a autarquia de Porto de Mós, em parceria com as Juntas de São João e São Pedro, iRá promover no dia 12 de agosto, às 21h30, no Castelo de Porto de Mós a actuação musical do grupo de música klezmer “MELECK MECHAYA” que acompanhados pelo Grupo de Danças Ciganas as “PÁLINKA”, prometem animar e divertir o público presente. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Assembleia Municipal de Alcobaça
Autarquia quer que suiniculturas tenham novas regras na revisão do PDM
A Câmara Municipal de Alcobaça quer que as suiniculturas novas estejam apenas localizadas em zonas afastadas de habitações. O anúncio foi feito por Paulo Inácio durante a Assembleia Municipal de 31 de julho, no seguimento de um pedido de reconhecimento de Interesse Público Municipal por Leonel Adrião Ferreira, proprietário de uma suinicultura na freguesia de Évora de Alcobaça. A AM aprovou ainda a abertura dos concursos para os transportes escolares e fornecimento de refeições para o próximo ano letivo, além dos acordos para atividades de apoio à família e atividades de enriquecimento curricular.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de cerca de 200 mil euros
Biblioteca de Instrução e Recreio vai ter campo com relvado sintético
A BIR - Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades e a Câmara Municipal da Nazaré chegaram a acordo e a BIR vai finalmente ter um campo com relvado sintético. A promessa da CM Nazaré é de há muitos anos, mas a situação económica da autarquia não permitiu a sua concretização. Assim a BIR chegou-se à frente e propôs ajudar na implementação do relvado sintético no atual campo de jogos, ao invés da construção de um campo novo, proposta aceite pela autarquia. A obra irá iniciar-se o mais rápido possível, e terá um custo de cerca de 200 mil euros, repartidos pela BIR, CM Nazaré, Serviços Municipalizados da Nazaré e pela empresa municipal Nazaré Qualifica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concelho de Leiria
Linhas de água da Bacia Hidrográfica do Rio Lis vão ser reabilitadas
As Linhas de água do Concelho de Leiria da Bacia Hidrográfica do Rio Lis vão sofrer obras de conservação e reabilitação, numa extensão de 22 quilómetros. A intervenção foi apresentada no dia 2 de agosto, na Câmara Municipal de Leiria. A empreitada no valor de 183 mil euros, levará à realização de trabalhos de erradicação de vegetação invasora, limpeza do leito, desflorestação, poda seletiva, remoção de resíduos, desobstrução e desassoreamento das linhas de água localizadas nas freguesias de Leiria, Barosa, Parceiros, Azoia, Pousos, Santa Eufémia, Caranguejeira e Colmeias. Está igualmente contemplada a consolidação de margens, numa extensão de 15 metros, na Ribeira da Confraria, na Freguesia de Colmeias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Destinado à venda direta de produtos agrícolas e artesanais
“Mercado Ecorural do Oeste” vai ser implementado no Cadaval
O “Mercado Ecorural do Oeste” vai ser implementado no Cadaval. O projeto de cooperação interterritorial, surge de uma parceria da Leader Oeste com o Município do Cadaval e a Associação de Desenvolvimento da Região da Alta Estremadura. O Mercado Ecorural visa a dinamização da economia local, através da venda direta de produtos agrícolas e artesanais, que deverão ser de origem local ou regional. Nesse intuito, já abriram inscrições para atribuição de bancas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Cineasta Miguel Costa homenageia ceramista Ferreira da Silva
"Em Teu Corpo Meu Corpo" é o título de um documentário sobre Ferreira da Silva, uma das maiores referências da cerâmica portuguesa dos séculos XX e XXI, realizado pelo cineasta caldense Miguel Costa, que vai ser exibido no dia 12 de agosto, às 21h, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha. O documentário de 65 minutos, filmado em hd, em 2012, mostra imagens do artista a trabalhar, entrevistas e afirmações do homenageado sobre temas como o amor, a criação artística e Deus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
GNR efetua busca domiciliária e recupera material roubado em vários furtos no concelho
A GNR – Guarda Nacional Republicana de Alcobaça, informou em comunicado, que na noite de 31 de julho para 1 de agosto, procedeu à identificação de quatro indivíduos (residentes no Monte da Caparica), que estariam indiciados por vários furtos no concelho de Alcobaça, e que nessa noite efetuaram na Freguesia da Cela, um furto de material de construção nas obras do Centro Cénico da Cela e vários furtos de gasóleo, e furtaram a sede da Junta de Freguesia do Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Abiúl comemora 450 anos das Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves
Entre os próximos dias 3 e 6 de agosto, a Freguesia de Abiúl promove as Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves comemorando os 450 anos daquelas festas tradicionais. Destaque para as tradicionais Corridas de Touros, no dia 4 às 18h30 e no dia 5 às 19h e para a inauguração do Museu de Arte Sacra Paroquial do Abiul, no dia 6 de agosto, às 18h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida atraiu mil espectadores
Cistermúsica 2012 com record de audiência
A 20ª edição do Cistermúsica conheceu o seu grande encerramento, no dia 29 de julho, num espetáculo único que contou no Claustro D. Dinis no Mosteiro de Alcobaça com a prestação da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida em palco pelo célebre Maestro António Victorino d'Almeida, artista que deu igualmente oportunidade a toda a audiência de ouvir os seus dotes de comunicador, através dos seus sempre bem dispostos comentários às várias peças interpretadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de agosto
Telma Santos homenageada no Dia do Município de Peniche
A jogadora de badminton Telma Santos, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres, vai ser homenageada pela Câmara Municipal de Peniche, no dia 6 de agosto, Dia do Município, com Medalha de Mérito Municipal – Desporto. Desde 2006 que Peniche passou a comemorar o Dia do Município e a homenagear várias individualidades do concelho que têm contribuído para o seu desenvolvimento. Além de Telma Santos, também serão homenageados Fernando Silva, que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, e Luís Carvalho, atual diretor nacional e treinador de Telma Santos. A cerimónia terá lugar na Fortaleza de Peniche, a partir das 16h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de agosto
Alpinista João Garcia no IV Trail Noturno da Lagoa De Óbidos
O alpinista português João Garcia, que já escalou as 14 montanhas mais altas do mundo, acima de oito mil metros, vai correr os 50 km do ultra trail noturno da Lagoa de Óbidos. A 4 de agosto, cerca de 700 participantes estarão num dos maiores eventos desportivos, em relação ao número de atletas, do concelho de Óbidos. Os inscritos são 274 para a prova dos 50 km, 302 nos 26 km e 120 na caminhada de 9 km. A prova terá início pelas 21 horas no largo conhecido por “jogo da bola”, dentro das muralhas da vila.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Petições em defesa dos hospitais do Oeste discutidas no plenário
Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde dececionada com votação no Parlamento
Três petições, subscritas por dezenas de milhar de torreenses e caldenses, em defesa dos hospitais do Oeste foram discutidas no plenário da Assembleia da República, na quarta-feira, 25 de Julho. Em ambos os casos, tratava-se da defesa das diversas valências em risco de encerramento nos hospitais da região. Nas galerias marcaram presença dezenas de peticionários, membros das Comissões de Utentes e autarcas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudantes do Politécnico de Leiria empenharam-se em devolver recursos TIC à escola
Trabalho de alunos de curso profissional coloca Colégio da Cruz da Areia como Escola do Futuro
Cinco estudantes do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (IMRSI) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) devolveram ao Colégio da Cruz da Areia / Colégio Conciliar da Maria Imaculada (CCMI) a componente tecnológica que em 2005 o levaram a ser denominado como Escola do Futuro. Em apenas três meses, tempo correspondente ao estágio em contexto de trabalho do curso, os alunos recuperaram toda a componente tecnológica do colégio, que serve uma comunidade de 800 pessoas, estudantes, docentes e não docentes, mostrando-se o seu diretor pedagógico, Jorge Cotovio, «profundamente reconhecido pelo excelente trabalho desenvolvido».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José de Sousa considerado um exemplo a seguir
Ex-comandante dos bombeiros termina licenciatura aos 69 anos
No dia 20 de Julho, José de Jesus Sousa, muito conhecido na Marinha Grande (entre outras atividades) por ter sido comandante dos Bombeiros Voluntários do concelho durante 19 anos e vereador da autarquia de 1981 a 1985, apresentou na qualidade de aluno finalista do 3º ano de Gestão de Recursos Humanos do ISDOM, em provas públicas, o seu trabalho de Seminário de Projecto-Estágio, tendo assim terminado o seu curso e obtido o grau de licenciado. Desde Janeiro de 2007, é Gestor de Empresas – Auditorias para o Grupo Fertaper (em Portugal e Moçambique) e para o Grupo Cima.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
55ª edição tem tema livre
Concurso “Construções na Areia” a 8 de Agosto na praia da Nazaré
A Praia da Nazaré recebe no dia 8 de Agosto (4ª feira), a partir das 10h30, mais um concurso “Construções na Areia”, uma iniciativa do Diário de Notícias, que se realiza desde 1952 nas praias de Portugal. Podem concorrer crianças dos 6 aos 14 anos, que frequentem a praia e que se inscrevam previamente para a prova. Os interessados poderão fazer a sua inscrição junto do Posto de Turismo da Nazaré, instalado no edifício do Centro Cultural da Nazaré (antiga lota).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia da República
Deputados do PSD de Leiria rejeitam iniciativas do PCP e BE sobre reforma hospitalar do Oeste
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria rejeitaram, no dia 25 de julho, as iniciativas dos grupos parlamentares do PCP e Bloco de Esquerda sobre a reorganização hospitalar do Oeste. Maria da Conceição Pereira, Paulo Batista Santos, Laura Esperança, Valter Ribeiro, Fernando Marques e Pedro Pimpão recordaram que o Ministério da Saúde, no âmbito do acordo assinado com a “Troika”, tem o compromisso de melhorar o desempenho e aumentar o rigor na gestão dos hospitais, mas que nada está ainda decidido, pelo que consideram que “ambas as iniciativas limitam-se a negar qualquer reestruturação da rede hospitalar na Região Oeste e nessa medida não passam de meras proclamações ideológicas.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
SPAL cria troféus de finalistas das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®
As 7 Maravilhas® contam, pelo quarto ano consecutivo, com o apoio e parceria da SPAL. A reconhecida marca portuguesa de porcelanas volta a desenvolver os troféus para os 21 finalistas a concurso na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. A peça selecionada para troféu de finalista chama-se COIL e o design é da autoria da SPAL Studio, gabinete de design da SPAL. As linhas da peça seguem a harmonia e a jovialidade da imagem do projeto. Esta peça foi escolhida pela design original e marcante e pelo facto de dar expressão ao grafismo desenvolvido para a eleição em curso, integrando-se na perfeição forma e decoração.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio Nobel da Paz 1996
Bispo D. Ximenes Belo visita Santarém
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, recebeu, no dia 31 de julho, acompanhado de António Pinto Correia, presidente da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal, D. Carlos Ximenes Belo, Bispo de Timor, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na ocasião, o presidente da Câmara, enalteceu alguns dos feitos de D. Ximenes Belo que contribuíram para que fosse, em 1996, Prémio Nobel da Paz, fruto do seu trabalho em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça de Touros
Toureiro Francisco Mascarenhas e fadista Vicente da Câmara homenageados nas Caldas
A Praça de Touros das Caldas da Rainha foi palco de uma das grandes corridas desta temporada no domingo, 29 de Julho e, simultaneamente, da homenagem a Francisco de Mascarenhas, relevante figura do toureio nacional das Caldas da Rainha. Aos 84 anos, Francisco de Mascarenhas foi uma das maiores referências da tauromaquia, iniciando-se apenas com 9 anos de idade e dedicado grande parte da sua vida à arte equestre, quer como cavaleiro, quer como conselheiro de outros grandes nomes do toureio nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de quase 3,1 milhões de euros
Real Abadia Hotel: amores de Pedro e Inês inspiram hotel de charme em Alcobaça
Real Abadia Congress & Spa Hotel. Assim se chama o hotel temático único na região e no País, que está a ser construído em Capuchos, Alcobaça, e que deverá ser inaugurado em março de 2013. O Hotel de 4 estrelas conta com 26 quartos, 2 suites júnior, adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada e ainda 4 suites temáticas: Pedro e Inês, Romeu e Julieta, Adão e Eva e D. Quixote e Dulcineia; restaurante, bar, piscina interior e exterior, sauna, banho turco, salas de terapia e massagens, duas salas polivalentes para reuniões com capacidade para 70 pessoas, cada uma; biblioteca, uma loja e elevador panorâmico. O investimento é de quase 3,1 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Organização procura cerca de 100 figurantes
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota recria Batalha Real de 1385
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) em colaboração com a Associação Companhia Livre, irá realizar o evento “A Batalha Real – Quadros Vivos 2012”, no âmbito das Comemorações do 627º Aniversário da Batalha de Aljubarrota.A atividade consiste na recriação de quadros vivos da Batalha de Aljubarrota, onde participam diretamente cerca de 150 pessoas, onde os cerca de 100 figurantes, serão voluntários que se podem inscrever antecipadamente, e que participarão ativamente no evento, na preparação e execução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela revista britânica Condé Nast Traveller
Santa Cruz considerada uma das 50 melhores praias do mundo
Santa Cruz foi considerada uma das 50 melhores praias do mundo pela edição espanhola da prestigiada revista britânica de viagens de luxo Condé Nast Traveller. “A apenas meia hora de Lisboa", esta praia representa, de acordo com a mesma, "todo o encanto da costa portuguesa". A escolha das 50 melhores praias do mundo foi efetuada no âmbito de um artigo da referida publicação de turismo e viagens cujo objetivo era apurar quais as praias que podem ser consideradas "motivo de inveja" a nível internacional. Outras três praias portuguesas, da região do Algarve (Praia D. Ana, Praia do Amado e Praia do Alemão), fazem parte da lista das 50 melhores do mundo elaborada pela Condé Nast Traveller.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Membros do Conselho Geral tomaram posse
OurémViva sucede às empresas municipais Verourém, Ambiourém e Centro de Negócios
A tomada de posse do Conselho Geral da OurémViva, E.E.M. decorreu no dia 26 de julho com a apresentação dos seus membros e definição das competências deste órgão. A reunião foi dirigida pelo Conselho de Administração da OurémViva, E.E.M., composto pelo seu presidente José Manuel Alho e pela vogal Gisela Cid, e permitiu fazer uma apresentação geral do âmbito de atuação da empresa, o trabalho desenvolvido até ao momento e o que está em perspetiva para o futuro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Curso único na região
Externato da Benedita abre inscrições
para curso de Técnico de Informática de Gestão
O Externato Cooperativo da Benedita tem abertas inscrições para o ano letivo 2012/2013, para o curso profissional Técnico de Informática de Gestão. Segundo Deolinda Castelhano, o Externato solicitou a abertura de três cursos (Secretariado Multimédia e Informática de Gestão, Informática de Gestão e Técnico Multimédia), mas a DRELVT apenas autorizou a abertura de inscrições para um curso. O Externato Cooperativo da Benedita é assim “a única escola desta zona do País a dispor deste curso”, referiu Deolinda Castelhano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mercado de Sant`Ana regressa às origens
com venda de produtos da terra
Nos dias 24 e 25 de agosto, o Mercado Sant`Ana, em Leiria, vai voltar a ser um espaço de comercialização de produtos agrícolas, com a iniciativa “Mercado da Terra”, onde será possível ver e adquirir produtos da terra. Os visitantes poderão adquirir produtos hortícolas, frutas, plantas aromáticas, azeite, vinho, licores, mel, plantas ornamentais, biscoitos, pequenos frutos, queijos e doces. Paralelamente, estão previstas conferências, que abordarão temas relacionados com agricultura biológica, oportunidade do regresso à terra, nutrição com tradição e empreendedorismo no mundo rural.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com aposta no conhecimento, tecnologia e marketing
Vinhos de Alcobaça iniciam novo ciclo
O colóquio “Vinhos de Cister - dos Coutos de Alcobaça ao século XXI”, realizado no dia 28 de julho, no Parque de Negócios, foi claro nas conclusões: a região tem condições para produzir bons vinhos, sobretudo, vinhos brancos, devido à proximidade do mar, mas tem de apostar no conhecimento, na tecnologia e no marketing. Os oradores reconheceram ser injusta a má fama criada pelos vinhos de Alcobaça nas últimas décadas, dado que os solos e o clima são os mesmos do tempo dos monges de Cister, quando se produzia vinho de qualidade, embora admitam ser necessário profissionalizar todo o ciclo do vinho, da produção à comercialização. A Quinta dos Capuchos é uma das primeiras empresas do concelho a atingir a excelência neste setor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Expoeste – Caldas da Rainha
Expotur-Festa de Verão espera 150 mil visitantes de 4 a 15 de Agosto
A Expotur –Festa de Verão, considerada o maior acontecimento Turístico e Cultural de toda a Região Centro do País, levado a efeito no Verão, vai realizar-se, de 4 a 15 de Agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expoeste, nas Caldas da Rainha. Organizado conjuntamente pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do Concelho das Caldas da Rainha, este evento apresenta uma mostra da gastronomia popular levada a efeito pelas associações e colectividades onde se podem saborear pratos que o nosso povo confeccionava nos séculos passados como por exemplo os famosos Xíxaros (leguminoso de origem árabe) com respos, bacalhau com tiborna, queixadas assadas no forno, enguias e mariscos da lagoa, entre tantas outras especialidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para Setembro
Assembleia Municipal Alcobaça adia decisão sobre reorganização de freguesias
A Assembleia Municipal de Alcobaça, na sua sessão de 20 de julho, adiou para o mês de setembro a tomada de posição sobre o processo de reorganização administrativa das freguesias, tendo também chumbado a proposta apresentada pelo deputado do Bloco de Esquerda, Adelino Granja, para a realização de um referendo municipal sobre o tema. No entanto, e apesar de não tomar qualquer decisão, o assunto foi discutido em Assembleia tendo provocado alguns momentos calorosos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 a 5 de agosto
Tasquinhas da BIR animam Valado dos Frades
A 20ª edição das Tasquinhas da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades (BIR) tem lugar já de 2 a 5 de agosto, em Valado dos Frades, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo da vila. Atividades culturais, desportivas e recreativas, como o paintball e o torneio de futsal; e o espaço criança com pintura de t-shirts e insufláveis vão animar o recinto das Tasquinhas, onde o público poderá apreciar as especialidades da gastronomia local, com destaque para os enchidos de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Burlões efetuaram várias tentativas de burla no concelho
GNR de Alcobaça alerta população para burla com contadores da EDP na Boavista
A GNR de Alcobaça está a alertar a população para o fato de se deslocarem pelo concelho, numa carrinha Renault Kangoo branca, dois indivíduos, entre os 25 e os 40 anos, que se fazem passar por técnicos da EDP, e que tentam entrar em casa das pessoas, informando-as de que os contadores da luz irão mudar e oferecendo-se para os mudar, em troca de 150€, para que o cliente não fique sem energia elétrica. Segundo a GNR, este método já causou uma vítima, na localidade de Boavista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Convento de S. Francisco recebeu Desfile
de Moda com Ambiente - Dia dos Avós
O Convento de S. Francisco encheu, no dia 26 de Julho, para assistir ao Desfile “Avós na moda com o Ambiente”, no âmbito da comemoração do Dia dos Avós. A iniciativa que contou com a presença, do vereador António Valente, da chefe de Divisão do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria João Cardoso e com a chefe da Divisão de Saúde e Ação Social, Elisabete Filipe, foi desenvolvida com o Grupo Interinstitucional de Apoio a Idosos do Concelho de Santarém, envolvendo diretamente a participação de 11 instituições. Esta iniciativa teve como objetivo promover a relação inter-institucional, o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações, assinalando o Dia dos Avós, com a participação de 320 idosos e crianças.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretária de Estado reuniu com Executivo municipal da Marinha Grande
Teresa Morais pede a autarcas para combater
28 mil casos de violência doméstica
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e os deputados do Partido Social Democrata eleitos por Leiria, Paulo Batista Santos e Laura Esperança, deslocaram-se à Câmara Municipal da Marinha Grande, na manhã de sexta-feira, 27 de julho, para reunir com o presidente Álvaro Pereira e o vice-presidente Paulo Vicente, dada a ausência por férias da vereadora Cidália Ferreira. O encontro teve como objetivos a apresentação de medidas de combate à violência doméstica, por parte da representante do Governo, e o pedido de intervenção e respostas urgentes a dossiês considerados prioritários para o concelho, por parte dos representantes da Câmara Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pelo Orfeão de Leiria
Jean-Sébastien Béreau dirige Orquestra
do Estágio Internacional no Mosteiro da Batalha
ean-Sébastien Béreau dirige o derradeiro concerto da Orquestra do 9.º Estágio Internacional de Orquestra, num momento memorável que acontece no dia 29 de julho, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, às 18h. O conceituado maestro dirige cerca de uma centena de jovens músicos, que integraram o Estágio Internacional de Orquestra de 2012, e que irão desta forma mostrar ao público o trabalho desenvolvido durante as duas semanas de Estágio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dedicado à vida de D. Sancho I
S.A.Marionetas apresenta em estreia mundial
a peça “O Povoador”
A companhia S.A.Marionetas apresenta em estreia mundial “O Povoador” um original de Rui Sousa, José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, no dia 2 de Agosto em Santa Maria da Feira, integrado na Viagem Medieval 2012. Esta nova produção conta a vida de D.Sancho I, filho de D.Afonso Henriques. Mais uma vez a S.A.Marionetas aborda a história de Portugal numa produção em teatro de marionetas de cariz medieval, onde as marionetas e os atores/marionetistas interagem com o público. São marionetas esculpidas em madeira, que se apresentam numa estrutura móvel, acompanhadas por músicos, marionetistas e atores. Tudo isto numa versão divertida, onde se conta a história do segundo rei de Portugal, D.Sancho I, O Povoador.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mestrado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Politécnico de Leiria abre mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) irá abrir no próximo ano letivo um novo mestrado, em Gestão de Sistemas de Informação Médica, recentemente aprovado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. O mestrado, que se realiza em parceria com Faculdade de Medicina da Universidade do Porto funcionará em horário pós-laboral nas instalações da ESTG. Aos seus diplomados será concedido o grau académico de Mestre pelo IP Leiria e pela Universidade do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, Tomar e Sardoal
Autarcas do Médio Tejo querem redução
do preço das portagens na A23 e A13
Os autarcas do Médio Tejo deliberaram na reunião do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, realizada no dia 20 de Julho, comunicar que, tendo tomado conhecimento da recente publicação da Portaria n.º 211/2012 de 13 de Julho, que refere que a partir de 1 de Outubro de 2012, entrará em vigor um novo regime de descontos e/ou taxas de portagem reduzidas, solicitar ao governo a melhor intervenção nesta matéria no sentido de serem minimizados os graves constrangimentos que se têm vindo a fazer sentir nesta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de Percussão deixa gárgulas do monumento de boca (ainda mais) aberta
Mosteiro de Alcobaça vibra ao som de Simantra: a percussão também é um instrumento divino
O Simantra Grupo de Percussão surpreendeu na sua atuação no Mosteiro de Alcobaça, no dia 14 de julho, ao percorrer vários espaços do monumento Património da Humanidade. A espectativa era grande, afinal, não é todos os dias que um grupo de percussão atua dentro de um conjunto arquitetónico associado à vida monástica, mas Fernando Chaib, Leandro Teixeira e Ricardo Monteiro passaram com distinção no teste. A espiritualidade não esteve afastada da performance artística do Simantra, pelo contrário, foram quase duas horas de singular beleza e sensibilidade musical, que muito honraram o Cistermúsica e o legado erudito dos monges cistercienses no cenóbio alcobacense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lançamento do Zêzere Arts – Festival de Ópera e Canto Lírico 2012
Ópera anima domingo no Convento de Cristo
Se na manhã de domingo, 29 de julho, enquanto visita o Convento de Cristo de Tomar, for surpreendido pela inesperada melodia de uma conhecida ária de ópera, saiba que se trata do lançamento do II Zêzere Arts, o Festival de Ópera e Canto Lírico que decorre de 5 a 18 de Agosto, entre Ferreira do Zêzere e o Convento de Cristo em Tomar. O recital que deverá ocorrer pelas 11 horas, junta a soprano Bárbara Barradas e o pianista Brian MacKay, director artístico do festival. O evento que nasce no centro de Portugal, em 2011, reúne este ano cantores e músicos oriundos do Reino Unido, Inglaterra, Itália, Irlanda, França, Hungria, México e Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ponte Parque Infantil e Parque Infantil da Ponte dos Caniços
Mais dois parques infantis reabertos em Leiria
A Ponte Parque Infantil, junto às Galerias Jardins do Lis, e o Parque Infantil da Ponte dos Caniços, ambos em Leiria, foram reabertos no dia 25 de julho, depois de terem sofrido algumas intervenções, por forma a cumprirem o que a Lei determina nesta matéria. No caso da Ponte Parque Infantil, os equipamentos que se encontram no espaço foram adaptados às novas exigências legais. Já o piso do Parque Infantil da Ponte dos Caniços, que anteriormente era coberto por aparas de madeira, foi substituído por areia, matéria-prima que permite a sua remoção, limpeza e manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Praia fluvial do Agroal inaugurou novos
equipamentos de apoio
De 24 de julho a 15 de setembro, a praia fluvial do Agroal conta com uma nova cafetaria de apoio. O espaço foi apresentado no dia 23 de julho à população e representa “o culminar de um conjunto significativo de investimentos que têm vindo a ser feitos e que muito dignificam uma das jóias da coroa do concelho” afirmou José Manuel Alho, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém. Resultante de um investimento de cerca de 298 mil euros, apoiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, a obra contemplou a requalificação de dois edifícios de apoio à piscina. Um com balneários, sanitários e sala de primeiros socorros, no rés-do-chão e uma cafetaria no 1º piso. O segundo edifício acolhe uma sala polivalente, com painéis interpretativos, de apoio à cafetaria, mais duas salas no piso superior. Os equipamentos e mobiliário da cafetaria rondaram os 15 mil euros.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Ministério da Administração Interna desiste de construir novo quartel por falta de verbas
Destacamento da GNR em Alcobaça vai ser alojado em imóvel a requalificar
O Ministério da Administração Interna (MAI) informou a Câmara Municipal de Alcobaça de que já não vai construir o Destacamento Territorial da GNR na Quinta das Freiras, por falta de verbas do QREN. A alternativa passa por colocar o Destacamento que iria agrupar os postos de Alcobaça, Benedita, Pataias e São Martinho do Porto, num prédio devoluto da cidade, dado que o Governo só terá fundos comunitários em projetos de regeneração urbana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Jovens caldenses lançam projeto turístico
“Free Walking Tours”
“Vem conhecer a nossa cidade e surpreende-te com tudo o que esta tem para te oferecer!” …O convite é lançado desta forma simples e informal, e por isso mesmo, apelativa. O fenómeno das “Free Walkging Tours” chegou às Caldas da Rainha através da “TAKE IT – Free Walking Tours”, um projeto desenvolvido por estudantes locais que decidiram transformar as suas férias académicas num programa turístico e empresarial, com o qual pretendem contribuir para a promoção e desenvolvimento da sua cidade, Caldas da Rainha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro fim de semana com muito desporto e animação
Santa Cruz Ocean Spirit entra na “onda”
Pé na areia já a partir de hoje. É o arranque da 6.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit (SCOS) que decorrerá de 27 de julho a 5 de agosto na praia do Mirante, em Santa Cruz. A par da noite que marca a inauguração do maior festival de desporto de ondas do país e que ficará a cargo do Dj Hallux Makenzo, aguarda-se com grande expetativa o arranque das competições desportivas. O Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski (CNKW) abre este ano o Santa Cruz Ocean Spirit.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara lança Oferta Pública para alienação de 7 animais
Veados da Nazaré à venda por 150 euros
A Câmara Municipal da Nazaré vai alienar sete veados, animais residentes no cercado do Pinhal de N. Sra. da Nazaré, através do processo de Oferta Pública. A deliberação foi aprovada esta segunda-feira, 23 de julho, em reunião do Executivo camarário. Cada animal é colocado à venda pelo preço mínimo 150 euros. Os sete integram o conjunto de cervídeos que, desde 2005, residem naquele cercado, junto à Praia do Norte. A sua alienação fica a dever-se ao crescimento exponencial da população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Região Oeste
Cláudia Horta Ferreira reeleita presidente
do Departamento das Mulheres Socialistas
A instalação dos órgãos do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Oeste teve lugar no dia 18 de julho, na sede da Federação em Torres Vedras. Foi reeleita para o lugar de presidente, para o biénio 2012-2014, Cláudia Horta Ferreira, militante da concelhia de Torres Vedras, que indicou duas vice-presidentes, Liseta Almeida, de Alenquer, e Graça Guerra, da Lourinhã, as duas consideradas “exemplos de cidadãs que têm dedicado a sua vida ao serviço público, sempre com elevados princípios morais e dando o exemplo de seriedade e dedicação que se quer que todos os políticos coloquem em prática na sua vida do dia-a-dia e no exercício de todas as funções que desempenhem.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lurdes Machado e Lino Pereira ganham novas competências
Presidente da Câmara Municipal de Leiria redistribui pelouros
Na sequência da devolução dos pelouros que tinham sido delegados ao vereador António Martinho, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, passou a exercer funções também na área do Desporto. Os restantes pelouros foram distribuídos aos vereadores Lino Pereira e Lurdes Machado. Além de desempenhar funções nas áreas da Ação social, Saúde, Habitação social, Segurança, Cemitérios, Acessibilidade para deficientes e eliminação de barreiras arquitetónicas, Parques infantis e Ligação às freguesias, a vereadora Lurdes Machado assumiu ainda a pasta da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Já ao vereador Lino Pereira foram atribuídas funções relacionadas com uma das áreas que já tutelava: o Trânsito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Alcobaça
Orquestra Filarmonia das Beiras e Maestro Victorino d'Almeida fecham Cistermúsica
A 20ª edição do Cistermúsica conhece no domingo, dia 29 de julho, pelas 18h, o seu grande encerramento, num espetáculo único que contará no Claustro D. Dinis no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como o Claustro do Silêncio, com a prestação da Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida em palco pelo Maestro António Victorino d'Almeida. Este concerto de entrada livre tem a colaboração do Festival Grande Orquestra de Verão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investigados pela Polícia Judiciária
Distrital de Leiria do PS condena acusações
contra autarcas de Castanheira de Pera
Na segunda-feira, dia 23 de Julho, o jornal Correio da Manhã publicou uma notícia detalhada sobre uma alegada queixa no Ministério Público contra o presidente da Câmara e dois vereadores de Castanheira de Pera, que alegam desconhecer totalmente a existência dessa queixa ou, sequer, do seu conteúdo. O Partido Socialista acha profundamente lamentável esta atitude e vem publicamente expressar a sua solidariedade ao autarca, cuja seriedade e honradez conhece e rejeitar totalmente que estas sejam postas em causa nos órgãos de comunicação social, sem que os visados conheçam as acusações que lhes são imputadas para que se possam defender.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Alcobaça
Bruno Fonseca já tem dador de medula óssea
Bruno Fonseca, o professor de Alcobaça vítima de Leucemia, anunciou, através da rede social Facebook, no dia 24 julho, que já encontrou um dador de medula óssea, de nacionalidade portuguesa. O transplante, ainda sem data marcada, deverá ser realizado no mês de Agosto. Até lá, Bruno Fonseca deverá ter alta e regressar para junto da família. A conselho médico, não poderá receber visitas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Lar ilegal de idosos tinha arsenal de armas
Militares do Destacamento Territorial de Pombal da Guarda Nacional Republicana, executaram, pelas 9h40 do dia 24 de Julho, no concelho de Pombal, uma busca a uma residência onde supostamente funcionava ilegalmente um lar de idosos. Esta ação resultante de investigação em curso permitiu confirmar as suspeitas onde se encontravam 4 idosos de sexo feminino, com idades compreendidas entre os 77 e 84 anos de idade. Foram ainda apreendidas 14 armas de fogo (09 caçadeiras e 5 espingardas) e 2 armas fabrico artesanal calibre desconhecido, 25 munições 6,35mm, e cerca 2000 cartuchos diversos calibres, em virtude de se encontrarem indevidamente acondicionadas de fácil acesso e indocumentadas. ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jovem escritor natural de S. Jorge, Porto de Mós,
David Faria apresenta no CIBA livro “Vidas duplas ou a ilusão dos sonhos”
David Faria, um jovem escritor natural de S. Jorge, Porto de Mós, apresenta, no dia 29 de julho, domingo, às 21 horas, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), o seu livro “Vidas duplas ou a ilusão dos sonhos”. O que nos leva a tornar a casa? A saudade. O conforto. O local onde nos recolhemos das batalhas travadas. A casa é o nosso refúgio, mas o que é a nossa casa? Para Dom Nuno Alvares Pereira foi o convento, o refúgio aos seus medos, o lugar onde se pôde encontrar com a sua crença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Nazaré congratula-se com medidas de apoio à segurança nas embarcações de pesca
Barcos da pesca artesanal vão passar a ter sistema GPS
A Câmara Municipal da Nazaré congratulou-se, na segunda-feira, dia 23 de julho, em reunião do Executivo camarário, com a entrada em vigor, no dia 20 de julho, da portaria n.º 219/2012 de 19 de julho, que estabelece o regulamento do regime de apoio às ações coletivas relativas à melhoria das condições de segurança a bordo das embarcações. O Executivo camarário tinha solicitado, no final do ano passado, junto do Ministério da Agricultura e Mar, apoios para a aquisição de equipamento das embarcações de pesca local e costeira com um Sistema de Sinalização por GPS, os rádio–baliza, para permitir a rápida localização de barcos em dificuldades no mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sobretudo nas freguesias de Bidoeira de Cima e Coimbrão-Praia do Pedrógão
Câmara de Leiria aprova moção contra mau serviço da Televisão Digital Terrestre
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 24 de julho, uma sobre a Televisão Digital Terrestre no Concelho de Leiria: no texto aprovado, a autarquia lembra que “as emissões de televisão são um negócio altamente lucrativo para as empresas emissoras e para os fornecedores de equipamentos complementares. Assim, este negócio deveria pressupor a garantia de um serviço de qualidade, até pelos avanços constantes da tecnologia.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Canha apoia José Acácio Barbosa e Jorge Agostinho
Nova Concelhia do PS de Alcobaça concede voto de confiança aos atuais vereadores
José Canha tomou posse como presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça, no dia 13 de julho, numa sessão que contou com a presença de João Paulo Pedrosa, presidente da Federação de Leiria do Partido Socialista, em representação do Secretariado Nacional do partido. Além de José Canha, tomou também posse como presidente da assembleia geral de militantes, António Aniceto. Esta tomada de posse resultou das eleições de 15 de junho, em que José Canha saiu vencedor com 54 votos favoráveis contra os 28 obtidos pela outra lista, encabeçada por Luís Guerra Rosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hacker tenta corromper a votação para eleger as 7 Maravilhas – Praias de Portugal®
7 Maravilhas bloqueia fraude na votação
As 7 Maravilhas® acabam de detetar e bloquear, no dia 24 de julho, uma tentativa de fraude no sistema de votação online para eleger as 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. Um hacker colocou recentemente e de forma sistemática milhares de votos em 7 das 21 praias a concurso. A organização, em conjunto com os auditores da PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda (PwC), detetaram a fraude e intensificaram a segurança do sistema de votação. Houve uma tentativa de votação massiva por parte de um único IP dinâmico, que pertence à ZON TV CABO, que votou sistematicamente nas praias de Odeceixe, Guincho, Lagoa do Fogo, Porto Santo, Albufeira do Ermal, Tróia-Mar e Praia Fluvial de Loriga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cistermúsica 2012
Moscow Piano Quartet e Cristiano Holtz atuam no Mosteiro de Alcobaça e no Convento de Cós
Ainda antes do Cistermúsica conhecer, na tarde de domingo, o seu Concerto de Encerramento, o festival recebe no dia 27 de julho, sexta, pelas 22h, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, um espetáculo do Moscow Piano Quartet, formação composta pelos intrumentistas Alexei Eremine (piano), Alexei Tolpygo (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrikh Elessine (violoncelo). No sábado, dia 28 de julho, pelas 22h00, o Convento de Santa Maria de Cós, um dos espaços mais carismáticos do festival e habituado a receber alguns dos seus principais eventos, acolhe o cravista Cristiano Holtz, músico nascido no Brasil radicado há muitos anos em Portugal. Ambos os concertos têm entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vinhos de Alenquer, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Cartaxo e Rio Maior distinguidos
Vinhos portugueses premiados no concurso “Selezione Del Sindaco”
O Forte de S. Julião da Barra recebeu, no dia 20 de julho, a cerimónia de entrega dos prémios, a Portugal, do concurso internacional “La Selezione del Sindaco”. Produtores nacionais e municípios receberam prémios em cerimónia que contou com a presença de Paolo Benvenuti, diretor do concurso e Paulo Varanda, presidente da RECEVIN e AMPV. A Sociedade Agrícola Casal do Conde, com sede no Cartaxo, recebeu uma das Medalhas de Prata para o seu Casal do Conde DOC Tejo de 2011, Touriga Nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PSD vão apresentar um voto de pesar pelo falecimento do ilustre leiriense
Câmara Municipal de Leiria atribui nome
de José Hermano Saraiva a praça
O historiador José Hermano Saraiva, falecido recentemente, vai ter uma praça em Leiria com o seu nome. A deliberação foi aprovada, no dia 24 de julho, por unanimidade, em reunião de Câmara Municipal de Leiria. Com uma área aproximada de 4.800 m2, a praça em causa localiza-se na margem direita do Rio Lis, junto à ponte Hintze Ribeiro, e reúne um conjunto de funções recreativas e de lazer, ao permitir o usufruto desta zona ribeirinha de alta qualidade, a pé ou de bicicleta. Este parque foi executado ao abrigo da candidatura EPA1 - Requalificação da margem direita do Rio Lis entre Santo Agostinho e a ponte Afonso Zúquete, apoiada pelo FEDER. Na Assembleia da República, os deputados do PSD vão apresentar um voto de pesar pelo falecimento do Professor José Hermano Saraiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Digressão mundial 2012
S.A.Marionetas participa nas comemorações oficiais do 350º Aniversário do “Mr.Punch”
A Companhia S.A.Marionetas continua sua a digressão mundial 2012, depois de vir da China do Festival Mundial em Chengdu e de Macau, vai participar de 26 a 30 de Julho, nas comemorações oficiais do 350º Aniversário do “Mr.Punch” na cidade de Lincoln, em Inglaterra. O Teatro D.Roberto foi convidado para representar Portugal pela mão da S.A.Marionetas. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças - “O Barbeiro” e “A Tourada”. Pretende-se assim, não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche
Mostra Internacional de Rendas de Bilros põe centenas de rendilheiras a trabalhar ao vivo
A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 26 a 29 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento, que pretende enaltecer a importância da mulher rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros, irá contar com a maior participação de comitivas estrangeiras de sempre, facto que o torna no acontecimento mais emblemático desta índole, ao nível Europeu. Portugal, Bélgica, França, Inglaterra, República Checa, Malta, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Polónia, Brasil, entre outros países, irão exibir a sua arte, durante todo o fim de semana, partilhando técnicas e exemplos de boas práticas associados a este saber- fazer ancestral.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 a 15 de Agosto, na Vila da Batalha
Mickael Carreira, Pedro Abrunhosa, Suzana e Tony Carreira nas Festas da Batalha
Alguns dos principais nomes da música nacional voltam a integrar o cartaz das Festas da Batalha, que decorrem de 11 a 15 de Agosto. A presente edição dos festejos traz consigo a alteração do local dos concertos, a realizar no antigo Campo de Futebol da Vila, junto ao Mosteiro, introduzindo também o conceito das entradas pagas, ainda que a valores simbólicos, de quatro euros para todos os concertos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mercado Medieval de Óbidos 2012
Mais de 35 mil pessoas passaram por Óbidos
para celebrar D. Afonso V e Isabel de Coimbra
O Mercado Medieval de Óbidos recebeu, nos primeiros quatro dias, mais de 35 mil visitantes. Um número que vai ao encontro das expetativas da organização que, este ano, está a recriar as cerimónias esponsais de D. Afonso V e D. Isabel de Coimbra, abordando a temática do casamento na Idade Média. Também o assalto ao castelo, na sexta-feira, assim como as ceias medievais, todos os dias do evento, têm sido apostas ganhas, num dos eventos mais emblemáticos de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a perda de valências do Hospital das Caldas da Rainha
PS das Caldas quer faixas negras nas janelas em defesa dos serviços de saúde
Perante as informações de perda iminente de valências e Serviços do Centro Hospitalar Oeste Norte que preconiza o relatório final sobre a reorganização hospitalar, como a Cirurgia Convencional Programada, para além de Ortopedia e do aumento de número de utentes para a Obstetrícia, Pediatria e serviço de urgência (que actualmente já são exíguos para a respectva área de influência) vindo de outras unidades hospitalares, os socialistas caldenses consideram “inaceitável e um atentado ao bem-estar e à saúde dos caldenses o que querem fazer com o Hospital de Caldas”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo, 29 de julho
Mosteiro promove visita guiada à exposição bibliográfica e de pintura "Cister e Alcobaça”
Cister e Alcobaça - Exposição Bibliográfica" é a exposição que decorre na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça. A mostra contempla a obra bibliográfica sobre Cister e Alcobaça, com destaque para vários exemplares oriundos do Mosteiro, ainda do séc. XVI. A par são apresentadas algumas esculturas e pinturas das reservas do Mosteiro de Alcobaça, da autoria de Domingos Vieira Serrão, Simão Rodrigues, Baltazar Gomes Figueira e Bento Coelho da Silveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médicos deixam alguns conselhos
Centro Hospitalar Leiria-Pombal alerta utentes para cuidados a ter com o calor
Numa altura em que as pessoas estão mais expostas ao sol e ao calor, os profissionais do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), deixam alguns conselhos aos seus utentes para se protegerem e cuidarem da sua Saúde, procurando assim servir cada vez melhor a população, prevenindo eventuais problemas que possam surgir associados a esta época do ano. João Coucelo, diretor clínico do CHLP, salienta que «nesta altura, as pessoas passam mais tempo ao ar livre, vão à praia ou fazem passeios e desporto, e todas estas atividades implicam cuidados acrescidos, especialmente em crianças, idosos e outros dependentes, para que todos possam usufruir de uma relação saudável com o sol, e aproveitar o verão».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca escreve carta aberta aos leirienses
Raul Castro: “A velocidade da crise tem sido superior à velocidade de recuperação”
O presidente da Câmara Municipal de Leiria escreveu uma Carta Aberta aos munícipes, dando conta do atual estado do Município. Raul Castro reconhece que as expectativas elevadas que o PS trazia foram seriamente abaladas quando se deparou com uma realidade financeira do Município de Leiria bem mais complicada do que esperava, devido, nomeadamente, às dívidas à banca, a fornecedores e outros, que ascendiam a cerca de 110 milhões de euros. Apesar de todos os esforços para recuperar a saúde financeira da autarquia, o edil admite que a velocidade da crise tem sido superior à velocidade de recuperação e, por isso, “há necessidade de corajosamente assumir decisões”, nomeadamente, a extinção da empresa municipal Leirisport.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Rio Maior, Faro, Figueira da Foz, Palmela e Valongo alvos de auditoria
Câmara de Rio Maior faz balanço positivo
da auditoria do Tribunal de Contas
Notícias veiculadas na comunicação social nos últimos dias dão conta de uma auditoria do Tribunal de Contas a cinco municípios: Faro, Figueira da Foz, Palmela, Valongo e Rio Maior. Segundo a autarquia, apesar dos títulos falarem em irregularidades em todos eles, certo é que, cingindo-se ao ano de 2009, as irregularidades detetadas no Município de Rio Maior são de pequena relevância e já se encontram sanadas, relativas a suplementos remuneratórios. Tendo a auditoria abrangido todo o ano de 2009, a mesma visou 10 meses do mandato do executivo anterior – liderado por Silvino Sequeira – e dois meses do atual – presidido por Isaura Morais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 27 de julho
Real Abadia - Congress & Spa Hotel apresentado em Alcobaça
A oito meses da inauguração do Real Abadia Congress & Spa Hotel, um 4 estrelas no concelho de Alcobaça, é tempo de dar a conhecer aquele que é um hotel temático considerado único na região e no País. Na apresentação pública agendada para as 16 horas de sexta-feira, dia 27 de julho, será revelado o projeto e o conceito que está na base desta unidade hoteleira e que se fundamenta na história e cultura locais para atrair os turistas. O Real Abadia prevê que a data de abertura ocorra em Março de 2013 e representa um investimento total de 3,1 milhões de euros, aliando capitais próprios e financiamento do QREN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agricultura foi o tema em debate no Conselho Regional
JSD Regional de Leiria quer mais medidas
para relançar a agricultura em Portugal
Neste trimestre que a Comissão Política Regional de Leiria da JSD decidiu dedicar à temática da agricultura, e depois do brainstorming subordinado ao mesmo tema que se realizou em Pombal, no dia 23 de Junho, a estrutura decidiu dedicar o Conselho Regional, que se realizou em Leiria, no dia 14 de julho, também à agricultura, debatendo e propondo medidas. Mais de três horas a debater os problemas da agricultura em Portugal, a fazer o diagnóstico do que existe e a analisar bons exemplos, serviram de base para os jovens social - democratas reconhecerem “as importantes medidas que este governo tem apresentado para relançar a agricultura em Portugal, considerando, contudo, que ainda não chegam.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XXVII Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro
Marina Frutuoso de Melo vence Grande Prémio BP Gas com prize money de 5.750 euros
O XXVII Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro terminou, no dia 22 de julho, com a atribuição do Grande Prémio BP Gas. A competência e destreza de inúmeros cavaleiros nacionais e internacionais foi acompanhada com entusiasmo por milhares de pessoas que se deslocaram ao Centro Hípico do Hotel Golf Mar para assistir ao último dia de provas. A portuguesa Marina Frutuoso de Melo foi a grande vencedora do Grande Prémio BP Gas, uma prova de duas mãos diferentes ao cronómetro, com obstáculos a 1,45m, conquistando, assim, um prize money de 5.750 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PS alertam ministra da Agricultura para minimizar risco ambiental
Bom Sucesso: abate de milhares de árvores provoca assoreamento da Lagoa de Óbidos
Os deputados socialistas eleitos por leiria questionaram a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre a intenção do Governo intervir para minimizar os efeitos da desflorestação decorrente do abate de milhares de árvores para a construção das infraestruturas de um empreendimento urbanístico no Bom Sucesso que está a provocar um acelerado processo de assoreamento na Lagoa de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 10 vez(es).
Riachos
Bênção do Gado espera adesão de mais de 100 mil visitantes
As tradições rurais repetem-se e saem à rua, a partir de 19 de julho e até ao dia 30 de julho, a festa que acontece de quatro em quatro anos na vila de Riachos, no concelho de Torres Novas vai começar: a Bênção do Gado. A Festa da Bênção do Gado retoma uma tradição rural cuja origem se perde na memória do tempo e revela a marca identificadora desta terra e destas gentes. Esta iniciativa espera uma adesão de mais de 100 mil visitantes, com destaque para os provenientes das diversas comunidades emigrantes de Riachos em países como França, Suíça, Inglaterra, Canadá, Angola e Moçambique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o tema “Vinhos de Cister - dos Coutos de Alcobaça ao século XXI”
Vinhos de Alcobaça promovidos em encontro
no Parque de Negócios
A Ordem de Cister (1153-1834) desenvolveu a cultura da vinha e produziu vinhos de qualidade reconhecida pelos estrangeiros que visitaram o Mosteiro de Alcobaça. A partir da segunda metade do século XIX, a vinha conheceu os problemas do oídio e da filoxera provocando alterações no povoamento vinhateiro e no fabrico do vinho. Nos últimos anos surgem notas de recuperação, comprovando-se a excelência das condições edafoclimaticas da região de Alcobaça para a produção de vinhos de qualidade, que agora integra a Região Vitícola de Lisboa. Assim, na perspetiva de promover Alcobaça e o seu potencial, surge, no dia 28 de julho (sábado) o evento Vinhos de Cister – dos Coutos de Alcobaça ao Século XXI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Cafetaria do Agroal inaugurada no dia 23 de julho
A inauguração da Cafetaria do Agroal vai ter lugar na segunda-feira, dia 23 de julho, pelas 19h. O Centro de Interpretação do Agroal/Alto Nabão, no espaço do antigo Parque Aventura, localizado no Agroal, a poucos quilómetros do limite do concelho de Ourém, encontra-se integrado na Rede Natura 2000, no Sítio Sicó-Alvaiázere. Este espaço é ainda complementado com uma rede de dois circuitos pedestres, um de 8km e outro de 2km de extensão, que permitirão ao visitante encher o olhar com a diversidade de fauna e flora, e com a abundância de água que criou uma diversidade de condições de habitats que sustêm uma complexa biodiversidade, destacando-se a existência da lampreia-de-riacho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Grupo de Teatro de Riachos estreia-se durante
a Bênção do Gado
O Grupo de Teatro de Riachos apresenta a peça “Povoação Vende-se”, no dia 27, sexta-feira, às 22h, na Casa do Povo de Riachos. Este espetáculo é o culminar de um ciclo de formação que teve início em Fevereiro de 2011, com o Curso de Iniciação ao Teatro orientado por Hugo Gama, que contou com as oficinas de Iniciação ao Teatro, Teatro Físico e Gestual, Contrução de Máscaras e Criação de Personagens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Historiador nasceu em Leiria em 1919
Município de Leiria lamenta morte
de José Hermano Saraiva
O Município de Leiria lamentou, no dia 20 de julho, a morte de José Hermano Saraiva. O Professor, escritor e apresentador de programas históricos na televisão desde 1970 era natural de Leiria e, apesar de a sua vida ter sido passada fora desta cidade, nunca perdeu a oportunidade de demonstrar publicamente o carinho que sempre nutriu pela terra onde nasceu. Em comunicado, o Município reconhece que “Leiria e o País muito lhe devem. O conhecimento da História das nossas terras também se deve ao imenso trabalho deste grande divulgador e homem do saber.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nu Soul Family confirmado
Santa Cruz Ocean Spirit promete animação noturna para 50 mil pessoas
Com Neptuno já presente de vigia à praia do Mirante, em Santa Cruz, onde decorrerá o Santa Cruz Ocean Spirit 2012, o que se quer é animação garantida. Durante o dia os desportos de ondas fixam todos os olhares no mar, durante a noite serão as atuações dos Djs e os concertos a trazer milhares de pessoas até à areia. O programa para o primeiro fim-se-semana (27, 28 e 29 de julho) conta com Hallux Makenzo; Valter Carvalho, Afonso Vilela, irmãos Pedro e Ricardo Guedes e Gonzo; SUGUS (Dj Guga) e concurso de Djs; apresentamos o cartaz do Santa Cruz Ocean Spirit para o início da semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 12 restaurantes da cidade
Alcobaça recebe iniciativa “Alcobaça à Mesa - Fins de semana gastronómicos”
Alcobaça vai receber a iniciativa “Alcobaça à Mesa - Fins de semana gastronómicos” de 28 de julho a 26 de Agosto, com o intuito de divulgar os produtos da região. Durante cinco fins de semana, ao lado dos Vinhos de Alcobaça, da Maçã de Alcobaça e da Ginja de Alcobaça pode encontrar a melhor da gastronomia local em 12 restaurantes aderentes: Adega Típica “A Mãe”, Cervejaria O Cantinho , Parque dos Monges, Restaurante A Curva , Restaurante Adega Alegre, Restaurante António Padeiro, Restaurante Corações Unidos, Restaurante Frei Bernardo, Restaurante O Marujo, Restaurante Pizzaria Rotunda, Restaurante Saburoso e Restaurante Trindade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento decorre até 12 de Agosto
Assalto ao Castelo anima segunda noite
do Mercado Medieval de Óbidos
Começou na quinta-feira à tarde, mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos. E se no primeiro dia foi dia de “noivado” entre D. Afonso V e D. Isabel de Coimbra, o segundo dia está reservado para o assalto ao castelo. Animação, gastronomia e recriação histórica são os ingredientes de um dos eventos mais emblemáticos de País, sendo, sem dúvida, um dos ícones de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projeto liderado pelo Município de Santarém reúne entidades da Administração Pública
Sustentabilidade da Atividade Pecuária discutida em Santarém
O Município de Santarém, pela sua visão estratégica na procura da sustentabilidade, lidera o Projeto “Cooperação para a Sustentabilidade da Atividade Pecuária” assumido pela DADS - Divisão do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o qual foi aprovado na reunião do Executivo Municipal no dia 12 de Março de 2012, contando já com os seguintes parceiros: Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Benavente, Cartaxo, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Montemor-o-Novo, Torres Vedras e Santarém; Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Tejo; GNR-Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente - Direções Regionais de Agricultura e Pescas do Alentejo, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
Espetáculo infantil “A Borboleta Julieta” encerra Secção Júnior e Famílias do Cistermúsica
Sempre a pensar nas crianças e famílias o Cistermúsica encerra no dia 22 de julho, domingo, pelas 11h00, a secção Júnior e Famílias com um espetáculo no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro especialmente dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos: “A Borboleta Julieta”. Esta é uma iniciativa que conta com Direção Musical e as vozes de Maria João Costa e Ana Carlota Silvério, dupla a quem se junta em palco as presenças de Hugo Trindade (guitarras), António Casal (percussão), Ricardo Conceição (saxofone, teclado e voz), Camila Moreira (movimento e dança) e Jónatas Silvério (design e cenário).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Federação está contra contra a extinção das regiões de turismo do Oeste e de Leiria/Fátima
Distrital de Leiria do PS acusa Governo
de querer acabar com a marca Fátima
A Federação Distrital do Partido Socialista de Leiria considera que a extinção das regiões de turismo do Oeste e de Leiria/Fátima, decisão que o governo PSD/CDS se prepara para tomar é “mais uma machadada na economia do nosso distrito..” Também recusa que Fátima, uma marca turística conhecida em todo o mundo, acabe e seja substituída por uma marca chamada “Centro”. “Alguém, no seu perfeito juízo consegue ver ganhos de promoção turística substituindo Fátima por Centro? É o absurdo da decisão política levada ao extremo da irracionalidade”, conclui.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Tim e Companheiros da Aventura e Pete Tha Zouk
Oeste Summer Festival quer ser o primeiro festival de verão da Região Oeste
A Quinta do Vale da Cela, em Alfeizerão, Alcobaça, vai receber no dia 11 de agosto o Oeste Summer Festival, evento que conta no seu cartaz com Trava Línguas, Tim e Companheiros da Aventura (Vitorino e João Gil), Pete Tha Zouk, Dj Paulo G e Dj Luzzo. O objetivo da organização foi fazer um cartaz o mais abrangente possível de forma a atrair um público mais diversificado. As portas do evento abrem às 18h, estando previsto o início do festival para as 22h. Já se encontram à venda as pulseiras de acesso ao festival, com um preço de 12 euros, nos pontos de venda antecipada,15 euros no local, no dia do festival e na bilheteira online.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª fase de candidaturas a licenciatura decorre até 10 de agosto
Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do IP Leiria auxilia estudantes nas candidaturas
O Instituto Politécnico de Leiria volta a dispor este ano de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, o único no distrito onde os estudantes podem efetuar a sua candidatura presencial, auxiliados pelos técnicos do Gabinete, ou esclarecer dúvidas sobre o processo da candidatura. Nuno Mangas, presidente do IP Leiria, explica que «este Gabinete visa prestar um serviço de proximidade e é o único no distrito que assegura apoio a quem se quer candidatar ao ensino superior, seja para efetuar a própria candidatura (que pode ser feita online nos computadores do Gabinete), seja para auxiliar na procura da instituição e/ou curso que se pretende, ou para esclarecer dúvidas pontuais».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quarteto de percussão é uma das maiores apostas do Cistermúsica 2012
Psappha Percussion Ensemble traz sons
do México ao Mosteiro de Alcobaça
Considerados um dos maiores destaques da atual edição do Cistermúsica e uma das suas mais importantes presenças internacionais: o Psappha Percussion Ensemble chega diretamente do México para se apresentar na noite do próximo dia 22 de julho, sábado, pelas 22h00, no Mosteiro de Alcobaça, num concerto de entrada livre que terá lugar no Claustro D. Afonso VI, com Direção de Diego Rojas, e que incluirá obras de autores como Samuel Barber, Steve Reich, Thierry de Mey, Nigel Westlake, Nebojsa J. Zivkovic, Héctor Infanzón, Aldo Rodríguez e Ed Argenziano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
João Lucas tomou posse como vereador do PSD
João Lucas, atual administrador da empresa municipal STR-Urbhis, tomou posse no dia 19 de julho, como vereador do PSD na Câmara Municipal de Santarém. Esta tomada de posse, durante uma reunião extraordinária do Executivo, deveu-se ao pedido de suspensão de mandato apresentado recentemente por Moita Flores, tendo Ricardo Gonçalves assumido o cargo de presidente da Câmara, com novas competências delegadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre entre os dias 8 e 12 de agosto
Rão Kyao abre Festival do Vinho Português
e Feira Nacional da Pera Rocha
O conceituado músico e compositor português Rão Kyao vai estar no Bombarral no dia 8 de agosto, quarta-feira, para a abertura do XXIX Festival do Vinho Português e a XIX Feira Nacional da Pera Rocha. Os certames, que se realizam novamente em simultâneo, têm lugar entre os dias 8 e 12 de agosto na Mata Municipal e irão contar com um programa de animação que se destaca pela sua diversidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém, Tomar e Ferreira do Zêzere também foram palco das chamas
Incêndios no concelho de Alcobaça obrigam a corte do IC2
Vários focos de incêndio que deflagraram nas localidades de Moleanos, Covão do Milho e Portela Nova provocaram na tarde do dia 17 de julho, o corte do IC2, durante uma extensão de 1,5 km. Os incêndios não colocaram habitações em risco, tendo consumido área de pinhal, eucaliptal e mato. Com temperaturas próximas dos 40º C, os incêndios só foram dominados por volta das 23h, tendo as ações de rescaldo e vigilância ocorrido durante toda a noite e o dia seguinte. Estiveram no local 145 bombeiros, 45 viaturas e dois meios aéreos. Também nos concelhos de Ourém, Ferreira do Zêzere e Tomar deflagram vários incêndios nos dias 17 e 18 de julho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Padre Duarte Morgado celebra Missa Nova
com distinção perante mais de mil pessoas
Mais de mil pessoas assistiram, no dia 15 de julho, à Missa Nova do padre Duarte Morgado, na Igreja do Mosteiro de Alcobaça. O novo padre, formado no Seminário dos Olivais, não podia ter sido mais bem recebido na sua terra natal ou não fosse Duarte Morgado admirado na cidade pela sua humildade e simpatia. Para a posteridade fica uma das maiores manifestações de religiosidade a que a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça já assistiu e uma prestação virtuosa do padre Duarte Morgado, perante cerca de duas dezenas de padres e uma enorme plateia, com destaque, na primeira fila, para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e para o diretor do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Mercado Medieval inaugurado no dia 19 Julho
O Mercado Medieval irá decorrer de 19 Julho a 12 Agosto 2012 (aberto de 5ª feira a Domingo) na Vila de Óbidos, no antigo campo de treino de cavaleiros e escudeiros deste reino. É num ambiente tosco que o visitante começa a viagem no tempo… por entre tabernas de comes e bebes, artesãos e mercadores oriundos dos 4 cantos de Portugal. Um pouco por todo o mercado é possível avistar bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes divertir as gentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Museu Nacional do Vinho já foi incorporado
no Património do Estado
O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território reafirmou a intenção de ceder o Museu Nacional do Vinho à Câmara Municipal de Alcobaça. Na sua comunicação, o Ministério dirigido por Assunção Cristas reafirma que, nos termos da lei, a cedência do Museu obriga a uma transferência de propriedade do Instituto do Vinho e da Vinha para o património do Estado, tutelado pelo Ministério das Finanças, que por sua vez, o cederá à Câmara de Alcobaça. Esta cedência foi autorizada no dia 18 de julho, através do despacho n.º 9669/2012, no qual o prédio misto denominado Olival Fechado é incorporado no património do Estado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dirigindo-se ao Governo, Autoridade da Concorrência e Banco de Portugal
Deputado questiona eventual concorrência desleal dos bancos na venda de imóveis
O deputado do PSD e vice-presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Paulo Batista Santos, suscitou, no dia 18 de julho, a intervenção do Governo, do Banco de Portugal e da Autoridade da Concorrência a pretexto das denúncias concretizadas pela Associação Portuguesa dos Utilizadores e Consumidores de Serviços e Produtos Financeiros (SEFIN), de práticas ilegais dos bancos na venda de imóveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia aberto
Academia de Dança de Alcobaça promove Workshops de Cursos Livres no dia 21 de julho
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) promove no sábado, dia 21 de julho, no Clube Alcobacense (local de instalações da ADA), um conjunto de Workshops de Cursos Livres que se desenrolarão durante todo o dia, naquela que é mais uma iniciativa inserida no "Verão com Música e Dança 2012". Aproveitando a habitual interrupção letiva nesta época, esta nova série de atividades formativas inclui Workhops de Dança Criativa, Iniciação ao Movimento, Jazz Kids, Hip Hop Kids, Contemporâneo, Jazz, Hip Hop e Postura e Alongamento (consultar programa abaixo) e estão abertos à população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência/Urgência
Hospitais de Peniche e Tomar em vias
de perder Serviço de Urgência Básica
A Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência/Urgência propõe a extinção dos Serviços de Urgência Básica nos Hospitais de Peniche e Tomar. De acordo com a proposta, divulgada no dia 16 de julho, ficarão com Serviços de Urgência Básicos os hospitais de Torres Vedras, Alcobaça, Pombal, Coruche e Torres Novas, este também com a valência de Atendimento Pediátrico. Com Serviços de Urgência Médico Cirúrgicos, permanecerão os Hospitais de Leiria, Caldas da Rainha, Santarém e Abrantes. O Hospital de Torres Vedras perde assim a valência de Urgência Médico Cirúrgica, enquanto o Hospital de Coruche ganha o Serviço de Urgência Básica, de que não dispunha até agora.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Direito de resposta
Artemrede contesta motivos invocados pelo Município de Alcobaça para saída da associação
No seguimento da notícia publicada a 9 de Abril de 2012 pelo Tinta Fresca, sobre a eventual saída do município de Alcobaça da Artemrede, a associação, sediada em Santarém, vem, por este meio, exercer o seu direito de resposta. Segundo a Atemrede, "o custo de participação na Artemrede foi sempre, para qualquer Associado, muito menor do que o retorno obtido em bens e serviços. No caso de Alcobaça, o valor da quota paga pelo município totaliza anualmente 32 520,00 € (e não 40 000,00 como noticiado). De 2005 a 2010 este município obteve um retorno na ordem dos 150%, ou seja, por cada euro investido recebeu 1,50 € em bens e serviços (programação, comunicação e formação)."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Duo Liz e Otto Pereira atuam no Cistermúsica
Pataias e S. Martinho do Porto acolhem jovens músicos premiados
Uma das grandes apostas do Cistermúsica tem sido a descentralização e este ano não será diferente: dia 20 de julho, sexta, pelas 22h00, a Igreja Matriz de Pataias recebe o Duo Liz, a dupla vencedora do 2º Prémio do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) na Categoria Júnior em 2011, formada pelos jovens instrumentistas Eva Mendonça (flauta) e Ricardo Alves Pereira (guitarra). Também no domingo, dia 22 de julho, pelas 21h30, outro novo valor da música, Otto Pereira, vencedor do Concurso de Interpretação do Estoril no ano passado, recebe Carta Branca para um concerto na Igreja Matriz de São Martinho do Porto, acompanhado ao piano por João Crisóstomo, onde se apresentará com obras de Ludwig van Beethoven, Manuel de Falla, Arvo Pärt e Maurice Ravel. Ambos os concertos têm entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plantações de cannabis sucedem-se
GNR apreende droga na Benedita e Ansião
Militares do Núcleo Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pombal da Guarda Nacional Republicana apreenderam, no dia 16 de Julho, em Ansião, 215 plantas de cannabis a um cidadão norte-americano. No dia 15 de Julho, na Benedita, militares do Posto da Guarda Nacional Republicana local apreenderam várias doses de produto estupefaciente (haxixe), após uma fiscalização de trânsito, tendo sido apreendidas 96 doses de haxixe, dissimuladas num maço de tabaco. No dia 6 de Julho, também na Benedita, militares do Posto Territorial de Benedita da Guarda Nacional Republicana apreenderam diversas substâncias e munições ilícitas, na sequência da investigação de um processo de violência doméstica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 de julho a 12 de agosto
“VI Festiv’Álvaro - Verão ‘12” leva teatro
à Praia da Vieira
A Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, concelho de Marinha Grande, recebe o VI Festiv’Álvaro, no próximo fim-de-semana. O festival de teatro irá fazer subir ao palco do Auditório António Campos, situado na Avenida dos Pescadores, grupos amadores e semiprofissionais de vários locais do País. A iniciativa decorre de 22 de julho a 12 de agosto, sob organização do Teatresco - Grupo de Teatro e o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande. Serão apresentados sete peças de teatro em sessões para jovens e adultos e espetáculos infantis e dois espetáculos de dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Windy Summer Sessions 2012
Praia da Gamboa recebeu Regata de Kite-Surf Peniche-Berlenga-Peniche
Depois da falta de condições de vento mínimas no dia anterior, no domingo, dia 15 de julho, já com vento NW a rondar os 20 nós, finalmente, foi possível aos 13 kite-surfers presentes largarem as suas asas ao vento, fazendo-se ao mar a caminho de uma das 7 Maravilhas de Portugal, a Ilha da Berlenga. Com ondulação de Norte a rondar os dois metros e com o vento a soprar forte, o nível de exigência física, técnica e de navegação foi bastante elevado, levando a alguma dispersão no grupo, com os surfistas a necessitarem corrigir com frequência o seu rumo à ilha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de obter a reforma
Moita Flores suspende mandato em Santarém por doença e obrigações literárias
O presidente da Câmara Municipal de Santarém pediu a suspensão do mandato pelo período de 90 dias, alegando doença e obrigações literárias. Moita Flores não esteve presente na reunião, mas não deixou de responder à oposição, que o acusa de ter trocado Santarém por Oeiras. Foi no seu blogue “Projétil” que o autarca admitiu que “vai fazer um ano que me foi diagnosticado um problema de divertículos e pólipos intestinais" e que, além dos seus 59 anos, "ao longo dos últimos nove meses tive três internamentos e períodos difíceis de convalescença.” O edil recorda que viveu sempre no limite com toda a intensidade, sem olhar a horas nem a noites, nem a cansaços”, mas que os médicos o obrigaram a agora parar, sob pena da sua saúde se deteriorar irreversivelmente.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”
Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho lançam livro conjunto sobre Cister
O livro “O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”, de Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho, foi apresentado no dia 7 de julho, no Parque de Negócios de Alcobaça, perante cerca de uma centena de pessoas. O livro, de 140 páginas, com uma tiragem de mil exemplares, revela mais alguns episódios da passagem dos monges de Cister pelos Coutos de Alcobaça. A edição é do CEPAE – Centro do Património da Estremadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
35.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras
Ricardo Mestre vence Troféu Joaquim Agostinho
Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira) ganhou, no dia 15 de julho, pelo segundo ano consecutivo, o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, depois de uma exibição de luxo, pessoal e da equipa, na terceira e última etapa da prova, uma ligação de 165,3 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e o Parque Eólico da Carvoeira. Nas restantes classificações, Sérgio Ribeiro confirmou a posse da camisola por pontos e o colega de equipa César Fonte fez o mesmo quanto às metas volantes. O russo Mikhail Antonov, muito activo ao longo da jornada, recuperou a camisola da montanha, e José Gonçalves venceu com superioridade a classificação da juventude. A Onda-Boavista impôs-se por equipas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa mensal de exposição, troca e venda de artigos
Cadaval vai acolher 4ª Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo
A 4ª Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo do Município do Cadaval, evento que tem congregado mensalmente, ao quarto sábado de cada mês, no centro da vila, dezenas de participantes provindos dos distritos de Lisboa e Leiria, em especial da região Oeste, vai realizar-se no dia 28 de julho. Uma multiplicidade de artigos de artesanato, velharias, antiguidades e colecionismo podem ser encontrados nesta recém-criada feira, cujo intuito é valorizar os referidos géneros enquanto «exemplos vivos do passado», vindo, ao mesmo tempo, proporcionar a exposição, troca e venda ocasional dos mesmos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal e da Escola Prática de Cavalaria
Batalha acolhe evocação a Mouzinho
de Albuquerque
.No dia 21 de junho, sábado, às 17h30, a Praça Mouzinho de Albuquerque, acolhe mais uma homenagem a Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, numa iniciativa da Câmara Municipal e da Escola Prática de Cavalaria. A evocação, que marca o 115º aniversário da Batalha de Macontene, pretende homenagear o nascimento deste ilustre militar considerado um dos batalhenses mais destacados de todos os tempos e que a Arma de Cavalaria adotou como patrono.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 de agosto a 2 de setembro
Festival do Tomate, Azeite e Alho volta
aos restaurantes do concelho de Santarém
A gastronomia está em festa na cidade e no concelho de Santarém de 1 de agosto a 2 de setembro, com mais uma edição do Festival do Tomate, Azeite e Alho, no âmbito da iniciativa “Sabores e Saberes do Ribatejo”. A organização é da Cul.Tur – Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e o evento conta com a adesão de 9 restaurantes. Polvo à lagareiro, cabrito no forno, caldeirada de bacalhau, açorda de tomate com bacalhau frito, arroz de marisco e tamboril, massa à barrão, lulas de tomatada, massada de cherne e lombo de porco atomatado são alguns dos muitos pratos que fazem parte do cardápio desta iniciativa, que tem como objetivo promover a gastronomia local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"O monge detetive na Abadia de Alcobaça"
Vanda Furtado Marques, Isabel Neto e Flávia Grilo apresentam novo livro infanto-juvenil
Vanda Furtado Marques e Isabel França Neto apresentaram, no dia 8 de julho, na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça o seu último livro intitulado "O monge detetive na Abadia de Alcobaça". A sessão, muito concorrida, contou a presença de cerca de duas centenas de pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de ver e ouvir as autoras de livros infantis, onde se inclui a jovem ilustradora Flávia Grilo, e ainda de ver a excelente exposição de pintura e escultura das reservas do Mosteiro de Alcobaça, que estará patente ao público até 26 de Agosto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceiro maior município da Dinamarca
Municípios de Torres Novas e Aalborg juntos
em parceria europeia na área da educação
Durante dois anos, os municípios de Torres Novas e Aalborg, na Dinamarca, vão estar ligados numa parceria bilateral na área da educação, apoiada pela Comissão Europeia ao abrigo da ação Comenius Regio, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. O objetivo é discutir e promover uma maior participação e cooperação dos País com a escola, fomentando a criação de ambientes escolares mais inclusivos e participados, e favorecendo um entendimento comum europeu acerca deste papel que os pais podem desempenhar na componente social da escola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Pedro Canavarro eleito Académico Efetivo
de Belas-Artes
A Academia Nacional de Belas-Artes, reunida em plenário, na sessão académica de 12 de junho, elegeu Pedro Canavarro para Académico Efetivo dessa Academia, onde era, até agora, Académico Correspondente. Pedro Canavarro é trineto do parlamentar liberal Passos Manuel e foi fundador da Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém. Politicamente, foi presidente do Partido Renovador Democrático e eurodeputado por este partido, nos anos 80. Atualmente, é presidente da Fundação Passos Canavarro e diretor da Casa Museu Passos Canavarro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntando 100 participantes
50º Encontro dos Descobrimentos promoveu negócios internacionais em Ourém
Integrado no programa do 50º Encontro dos Descobrimentos “Portugal no Brasil – Brasil em Portugal”, Ourém recebeu no dia 7 de julho empresários e entidades oficiais de diversas nacionalidades, nomeadamente portugueses, brasileiros, romenos e finlandeses, para participar num momento denominado “Rodada Internacional de Negócios”. Este evento com organização do GAPAE – Gabinete de Apoio e Promoção da Atividade Empresarial, um serviço resultante da conjugação de esforços entre o Município de Ourém e a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, decorreu no Centro de Negócios de Ourém, contou cerca de 100 participantes e criou a oportunidade aos mesmos de divulgarem as suas atividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 17 de julho
Mercados de Espanha e Brasil em análise
na NERLEI
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar no dia 17 de julho, nas suas instalações, em Leiria, dois seminários. O primeiro, tem início às 9h30, e é sobre “Oportunidades de Negócio em Espanha”, pelas 14h30 terá lugar o segundo sobre “Oportunidades de Negócio no Brasil”. Estas ações integram o projeto Choose Portugal 2012 que a NERLEI está a dinamizar no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME – projetos conjuntos do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Promovida pela ALT-Sociedade de História Natural
Ciência Viva no Verão em Torres Vedras
com atividades de Paleontologia e Biologia
Este ano a ALT-Sociedade de História Natural aderiu ao programa Ciência Viva no Verão, no âmbito da Geologia (Paleontologia) e da Biologia. As atividades, que decorrem nos meses de Julho e Agosto, promovidas em Torres Vedras são “Caminhando com dinossauros... uma viagem ao Jurássico de Torres Vedras” (Paleontologia), “O meu primeiro caderno de campo de Biologia, Flores alternas ou opostas?”, “Descobrir vida nas rochas - Praia de Santa Rita” e “Descobrir vida nas rochas - Praia do Guincho” (Biologia).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com obras de Handel e Francisco António Almeida
Ensemble D. João V traz música do período barroco ao Mosteiro de Alcobaça
Depois da atuação, na noite anterior, do Simantra Grupo de Percussão, o Mosteiro de Alcobaça volta a receber durante o fim de semana mais um concerto do Cistermúsica 2012: no domingo, dia 15 de julho, pelas 18h, o Ensemble D. João V, um projeto constituído por um grupo de músicos com larga experiência dedicado a interpretar e a divulgar a música do Período Barroco utilizando instrumentos de época, subirá ao palco com um programa composto por obras de G. F. Handel e Francisco António de Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Trilhos do Almonda 2012 e Porta da Almedina com lotação esgotada
Trilhos do Almonda 2012 foi mais uma vez um sucesso, com trilhos fantásticos. Nesta 3ª edição o percurso foi em sentido contrário ao ano anterior sendo a prova praticamente toda na montanha. No percurso houve bons abastecimentos e no final fruta fresca e isotónico para recuperar a energia despendida. Em simultâneo decorreu no domingo, 8 de julho, junto à Porta da Almedina, no Castelo de Tomar, uma evocação histórica do Desfazer do Cerco de 1190. A iniciativa da associação cultural Templ’Anima, com o apoio da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo - Delegação Templários, contou com uma visita à Pedra dos Cavalos e à Cruz da Rosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Próximo workshop realiza-se no dia 21 de Julho
Artistas caldenses participam na co-criação
da Marca Caldas da Rainha
No âmbito do projecto da construção da Marca Caldas da Rainha, tem vindo a ser desenvolvido um conjunto de workshops, organizados e desenvolvidos pelo Prof. Américo Mateus, responsável pelo Ideas(R)evolution, projecto desenvolvido na UNIDCOM – unidade de investigação em design, marketing e comunicação do IADE e parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a AIRO. Esta ferramenta revolucionária de gestão activa de marcas propõe definir o rumo certo a seguir pelas marcas, quer sejam organizações, futuros empregadores ou territórios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 14 de julho
Simantra Grupo de Percussão monta laboratório artístico no Mosteiro de Alcobaça
O Simantra Grupo de Percussão, grande vencedor do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” em 2011 atua, no dia 14 de julho (sábado), pelas 22h, em vários espaços do Mosteiro de Alcobaça, fazendo do monumento Património Mundial, um verdadeiro laboratório artístico. Para além da interpretação de obras de compositores como Carlos Stasi, Carlos Contreras (ambos do Brasil), Thierry de Mey (Bélgica), Toru Takemitsu (Japão) e John Cage (EUA), sem esquecer a participação do músico convidado Luiz Ferreira, este concerto será marcado ainda pela exploração do grupo, através da sua música e dos diferentes temas previstos no programa, de vários espaços do Monumento Património da Humanidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
16ª Feira do Livro de Peniche
Peniche recebe festa do livro até 7 de Agosto
A 16ª edição da Feira do Livro de Peniche, dinamizada pela Associação Juvenil de Peniche, abriu no dia 13 de Julho. Durante quase um mês, a Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai organizar a festa do livro na cidade de Peniche, que irá prolongar-se até dia 7 de Agosto. O local onde a feira irá decorrer será no Clube Recreativo Penichense e estará aberto diariamente entre as 15h e as 23h30. O evento tem como principal objetivo possibilitar um contacto direto com o livro à população que se deslocar à feira e, possibilitar ainda, o acesso a livros com vários descontos. A feira conta com a presença de cerca de 36 editoras, com alguns milhares de títulos de vários géneros literários. Os descontos variam entre os 8% e 50% em diversas editoras nacionais, para além de promoções a partir de 1€, haverá também livros noutras línguas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Domingo às 16 horas
Padre Duarte Morgado realiza Missa Nova
no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
A Missa Nova do padre Duarte Nuno Morgado realiza-se domingo, 15 de julho, pelas 16h, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Segue-se jantar partilhado no pavilhão MercoAlcobaça. Duarte Morgado, de 24 anos, que realizou toda a sua formação cristã na Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, foi ordenado padre no dia 1 de julho de 2012. Aluno do Seminário dos Olivais, em Lisboa, foi ordenado diácono no dia 27 de novembro de 2011, pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Francisco Rodrigues Lobo, Acácio Paiva, Afonso Lopes Vieira, Eça de Queiroz e Miguel Torga
Rota dos Escritores de Leiria homenageia escritores que “sentiram” a cidade
Para todos aqueles que residem em Leiria bem como para quem visita a cidade atraído pela sua beleza e história, a Rota dos Escritores de Leiria é uma oportunidade criada pelo Município para dar a conhecer uma importante faceta da cidade marcada por cinco grandes nomes da literatura nacional. A primeira visita guiada decorre no sábado, dia 14 de julho, pelas 16 horas, com início na Sé de Leiria. Francisco Rodrigues Lobo, Acácio Paiva e Afonso Lopes Vieira, que nasceram em Leiria, e Eça de Queiroz e Miguel Torga, que viveram na cidade, são agora carinhosamente relembrados pelo Município, que quer partilhar, através da Rota dos Escritores de Leiria, a vida e obra destes homens que tiveram também um papel muito importante na divulgação de Leiria com a sua obra literária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com peso aproximado de 11,5 kg
GNR apanha produtor da Benedita a regar 256 plantas de cannabis
Militares do Núcleo Investigação Criminal do Destacamento Territorial das Caldas da Rainha da Guarda Nacional Republicana apreenderam, pelas 16h do dia 12 de Julho, na Benedita, concelho de Alcobaça, várias plantas de cannabis, uma planta proibida por ser a base do haxixe. Esta ação resultou de denúncia anónima, que depois de ter sido confirmada permitiu vigiar a cultura tendo sido possível detetar o seu responsável quando se preparava para regar as cerca de 256 plantas de cannabis com peso aproximado de 11,5 kg. As plantas foram apreendidas e o suspeito com 54 anos, sexo masculino, nacionalidade portuguesa, ficou sujeito a termo de identidade e residência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia assume que não tem dinheiro para obras
Câmara de Leiria suspende construção
de estradas e centros escolares
Raul Castro anunciou, na reunião de Câmara de 10 de julho, que a autarquia suspendeu os projetos de execução da Variante dos Capuchos, da Estrada 1038 (Colmeias), da Marginal do Pedrógão, do Centro Cultural dos Marrazes e dos Centros Educativos de Barreira, Maceira, Parceiros e Marrazes. O presidente da Câmara Municipal de Leiria assume assim que não tem dinheiro para novas obras e que a autarquia não conseguiu o acesso à “Bolsa de Mérito da Execução Municipal”, que aumentaria a percentagem de financiamento do QREN.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras
Plataforma Oestina de Comissões de Utentes quer ser ouvida pelo ministro da Saúde
Milhares de pessoas marcharam no dia 7 de julho (sábado) à noite, em simultâneo nas cidades de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras, em defesa da qualidade e da equidade no acesso aos cuidados hospitalares na região, numa iniciativa promovida pela Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde. Os membros da Plataforma fizeram o balanço da iniciativa, concluindo que foram plenamente alcançados os objectivos de esclarecimento das populações e de grande mobilização cívica em torno da causa que defendem. A Plataforma aguarda agora resposta do ministro Paulo Macedo ao pedido de audiência que lhe foi endereçado no dia 8 de junho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reabilitação do 6.º troço, afluente do Rio das Patas, Vale de Santarém
Câmara de Santarém promove nova ação
do projeto “Reabilitar Troço a Troço”
A Câmara Municipal de Santarém, através da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover, no dia 13 de julho, a partir das 10h, mais uma ação do Projeto “Reabilitar Troço a Troço (RTT) – Envolver para Agir na Sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, com a reabilitação do 6.º troço – afluente do Rio das Patas, no Vale de Santarém. A ação conta com a presença de Pedro Teiga, especialista em Reabilitação de Rios, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que vai desenvolver o projeto Rios - projeto internacional de participação pública - que tem a metodologia de incentivar os cidadãos a adotar troços de rios de 500 m.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Tecnológico de Óbidos
Empresa Innovation Makers apresenta nova solução para área de vending
A Innovation Makers, empresa do Parque Tecnológico de Óbidos, lançou a mais recente solução Track ‘n Pay, desenvolvida internamente de raiz, que tem como foco o mercado das máquinas de venda automática. Esta solução está enquadrada em duas frentes, cada vez mais importantes nesta área, nomeadamente a desmaterialização do pagamento e a gestão e monitorização remota do parque de máquinas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Cultural Gonçalves Sapinho recebe IV Sarau Cultural do CEERIA
O IV Sarau Cultural do .CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça vai ter lugar no dia 14 de julho, no Grande Auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Integram o programa a peça "Almanzor: Mais uma História de Amor", pelo grupo de teatro do CEERIA e as participações musicais de Filipe de Moura, GleeClub – ECB e Trava Línguas Duo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras visam melhorar acessibilidades e atendimento
Hospital de Santo André inicia requalificação da Consulta Externa
A Consulta Externa e os Exames Especiais do Hospital de Santo André, unidade de Leiria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal, será alvo de obras de requalificação, com a duração prevista de um ano, a iniciar no dia 16 de julho, e a terminar em agosto de 2013. Esta intervenção tem como objetivo de melhorar a acessibilidade, o atendimento e a prestação de cuidados aos utentes. A obra compreenderá diversas fases, que envolverão alternadamente os diversos setores de consultas e exames de diagnóstico da Consulta Externa, e que serão sempre previamente comunicadas à comunidade e aos utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
VCI, EN 8-6 e IC9
Presidente da Estradas de Portugal em Alcobaça para analisar problemas rodoviários do concelho
O presidente da EP – Estradas de Portugal, António Ramalho, visitou no dia 10 de julho, o concelho de Alcobaça, com vista a verificar, no local, alguns dos problemas rodoviários com que os habitantes deste concelho se têm vindo a deparar, no sentido de em conjunto com a autarquia procurar encontrar as melhores soluções para os referidos problemas, nomeadamente em relação à EN 8-6 que liga Benedita a Alcobaça, em relação à VCI e ao IC9, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Biblioteca Municipal da Nazaré
Amílcar Coelho apresenta livro Enigma de Cister – O Espaço entre o Visível e o Invisível
O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré é palco, já no dia 21 de julho, pelas 16h, da apresentação do Livro Enigma de Cister – O Espaço entre o Visível e o Invisível, da autoria de Amílcar Coelho. O livro, que resulta de uma pesquisa realizada pelo autor sobre os cistercienses, «é um contributo para uma melhor compreensão da identidade do projeto original de Cister bem como no que se refere à formação do espaço desta ordem religiosa.»
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a reorganização das freguesias, os mega-agrupamentos e o Hospital de Alcobaça
CDU/Alcobaça acusa PSD local de solidariedade com medidas impopulares do Governo
A CDU do concelho de Alcobaça realizou no dia 5 de julho, no restaurante “Rei dos Grelhados”, em Évora de Alcobaça, mais um jantar das conversas públicas do partido, onde foram abordados temas que preocupam a coligação PCP-PEV como a reorganização das freguesias, os mega-agrupamentos, a Lei dos Compromissos e o Hospital de Alcobaça, entre outros. Marcaram presença no jantar o vereador Rogério Raimundo, o deputado municipal João Paulo Raimundo e a nº 2 da listas das últimas autárquicas Vanda Furtado Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Mosteiro de Stª Maria da Vitória recebe colóquio “A Capela dos Sousas no Mosteiro da Batalha”
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, recebe, nos dias 13 e 14 de outubro de 2012, o Colóquio/Atelier “Da Investigação à Comunicação nos Monumentos - A Capela dos Sousas no Mosteiro da Batalha”. A organização é do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Centro do Património da Estremadura (CEPAE). O Mosteiro da Batalha consagrou-se, em grande medida, como panteão régio, de D. João I a D. João II. Esta realidade levou a que quase se esquecesse ter sido esta também a última morada não apenas dos frades pregadores que o habitaram em vida, mas ainda de uma aristocracia de corte. O testemunho mais notável de um tão interessante aspeto da história portuguesa é a Capela dos Sousas, cujo património cobre um arco temporal de três séculos (XV a XVII).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após o fim da coligação com o CDS
PS não vai formar nova coligação na Câmara de Leiria
Apesar da insistência do PSD, o vereador do CDS recusou explicar na sessão de Câmara Municipal de Leiria as razões que o levaram a devolver os pelouros, nomeadamente, o do Desporto, remetendo os interessados para uma conferência de imprensa a realizar nesse mesmo dia às 20 h, na sede do CDS. Contudo, após a reunião de Câmara, António Martinho revelou aos jornalistas os dois principais motivos que o levaram a sair da coligação com o PS, ambos relacionados com a proposta de extinção da Leirisport: não terem sido acautelados os postos de trabalho de cerca de 90 trabalhadores da empresa municipal e não ter sido informado do agendamento da proposta de extinção da Leirisport na reunião de Câmara, apesar de ser do seu pelouro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caixa Agrícola possui 14 balcões do mar à lezíria
Caixa de Alcobaça comemora 100º aniversário com exposição e livro sobre a instituição
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça comemorou no dia 6 de julho, o seu centésimo aniversário. Fundada a 28 de Janeiro de 1912, a Caixa de Alcobaça é uma das mais antigas do País e conta com 14 balcões espalhados pelos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Rio Maior e Santarém. O aniversário foi assinalado com o descerramento de uma placa evocativa, uma sessão solene, o lançamento de um livro sobre a instituição e inauguração de uma exposição evocativa da Caixa de Alcobaça, que estará patente na sede do banco, até 15 de setembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntamente com o Oceanário de Lisboa
Museu da Batalha entre finalistas dos Prémios Turismo de Portugal
Decorreu no dia 26 de Junho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Cerimónia de Entrega dos Prémios Turismo de Portugal, numa iniciativa que visou distinguir os projectos turísticos que mais contribuíram para o desenvolvimento e prestígio do sector em 2011. O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) candidatou-se ao Prémio “Novo Projecto Público”, tendo ficado entre os finalistas, junto com o Oceanário de Lisboa. Nesta categoria saiu vencedor o Chalet e Jardim da Condessa D’Elda, promovido por “Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.”, tendo sido a menção honrosa atribuída ao projecto de Valorização das Ruínas Romanas de Tróia, promovido pela Troiaresort – Investimentos Turísticos, S.A.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Praça Viva
António Pinto Bastos traz fado a Monte Real
A programação do Praça Viva Leiria 2012, em Monte Real, prossegue na sexta-feira, dia 13 de julho, com as Festas da ACD Serra de Porto Urso e no dia 14, pelas 21h30, com a atuação de Nuno Teixeira & Friends, no Cine Teatro. A grande atração do dia 18 de julho, pelas 21h30, é o “Fado à conversa com António Pinto Bastos", no Cineteatro de Monte Real, num inovador formato em espetáculos de fado, a decorrer num ambiente e ritmo descontraídos, seguindo um guião pré-definido e pensado para uma duração de uma hora e meia, evoluindo fruto da conversa à mesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Programa “Biologia no Verão” aborda tema
“A Biodiversidade do Vale do Zêzere”
A Câmara Municipal de Constância, através do Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, disponibilizam a todos os amantes da natureza e das caminhadas através do programa Biologia no Verão um percurso guiado de observação e interpretação da natureza. Assim, no dia 15 de julho, vai decorrer um percurso bastante panorâmico que acompanha a partir da foz, o troço final do rio Zêzere. Aqui o rio corre num vale encaixado, onde facilmente passamos da vegetação ribeirinha tipicamente atlântica para outra de características mediterrânicas que cobre a encosta da margem esquerda. Esta é uma das zonas do concelho de Constância com maior biodiversidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à opção do PS de extinguir a Leirisport
Vereador António Martinho entrega pelouros
na Câmara Municipal de Leiria
O vereador António Martinho, eleito pelo CDS, entregou, no dia 9 de Julho, os pelouros que ocupava na Câmara Municipal de Leiria, nomeadamente, o Desporto. Em causa está a decisão de Raul Castro de extinguir a empresa municipal Leirisport, presidida até agora por António Martinho, o que poderá levar ao despedimento de uma centena de trabalhadores. A decisão deverá ser tomada esta terça-feira, na reunião da Câmara Municipal de Leiria. A renúncia do vereador do CDS coloca em causa também a governabilidade da autarquia, já que o PS dispõe apenas de 4 vereadores, a que se juntou a meio do mandato a vereadora independente Isabel Gonçalves, eleita pelo PSD, número insuficiente para garantir a maioria, numa vereação de 11 elementos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parélios duram apenas alguns segundos
Astrónomo amador regista fenómeno atmosférico raro no concelho do Bombarral
Um fenómeno atmosférico raro ocorreu no concelho do Bombarral no dia 1 de julho, tendo sido presenciado por Joaquim Vitorino, astrónomo amador natural da freguesia do Pó. Trata-se de cristais de gelo na alta atmosfera, que são projetados num ângulo de 60 graus nas nuvens mais baixas, provocando os sois fantasmas, áurea e arco-íris, como neste caso. O termo técnico é sandog (parélio, em Português). No passado estes fenómenos eram vistos como um prelúdio de grandes acontecimentos, negativos ou positivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Encontros para a Competitividade
IAPMEI e Câmara promovem Sessão de Trabalho com empresas do Concelho de Alcobaça
O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a Câmara Municipal de Alcobaça, organizam a 1ª Sessão de Trabalho com empresas do Concelho de Alcobaça, no âmbito da iniciativa Encontros para a Competitividade, que terá lugar no dia 11 de julho, no Parque de Negócios de Alcobaça. Nesta sessão de trabalho dos Encontros para a Competitividade serão debatidos aspetos específicos relacionados com atividade empresarial de Alcobaça, num ambiente que irá facilitar a partilha de experiências e a identificação das oportunidades de crescimento das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mercado Medieval de Óbidos 2012
Ceias Medievais regressam para reviver
a história num ambiente único
As Ceias Medievais são, mais uma vez, uma das grandes apostas do Mercado Medieval de Óbidos 2012, que inaugura na quinta-feira, dia 19 de julho. Trata-se de um repasto rico em iguarias num ambiente único, onde a música e a dança são uma constante, não esquecendo as pitorescas encenações recriadas por bobos e as místicas criaturas que cospem fogo. Refeições onde provará iguarias de outros tempos, regadas com aromáticos vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por larga maioria
João Paulo Costa e Bruno Letra vencem eleições no PSD em Alcobaça e Benedita
João Paulo Costa voltou a vencer as eleições para Concelhia do PSD de Alcobaça. Com um universo de 237 militantes com quotas pagas e habilitados a votar, marcaram presença no sufrágio do dia 6 de julho, 119 militantes. A lista de João Paulo Costa recebeu 115 votos para a Comissão Política, registando-se ainda 4 votos brancos; Para a Mesa do Plenário, a lista única obteve 116 votos, registando-se 3 votos brancos. João Paulo Costa mostrou-se muito satisfeito com o elevado número de votantes, uma vez que “não é normal uma lista única ultrapassar os 100 votos”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Bactéria legionella provoca 3º encerramento em 2012
PS de Caldas exige investigação a sucessivos encerramentos do Hospital Termal
O Partido Socialista das Caldas da Rainha admite ter recebido com surpresa a notícia sobre a suspensão dos tratamentos termais no Hospital Termal das Caldas. O PS exige agora uma investigação criteriosa para apurar as causas do encerramento devido à presença da bactéria (legionella) na água termal e quais as medidas tomadas para evitar este flagelo sistémico e quer saber os efeitos das medidas de austeridade no controlo de qualidade da água termal, a maior riqueza que a Rainha D. Leonor deixou aos caldenses.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Dhafer Youssef Quartet fecha 'Música em Leiria': música do mundo com o céu como limite
O Festival Música em Leiria terminou no dia 30 de junho, com um memorável concerto do Dhafer Youssef Quartet, que encantou as centenas de espetadores presentes no Teatro José Lúcio da Silva. O cantor tunisino cativou o público com a sua voz potente e aveludada e a sua simpatia e espontaneidade, contando ainda com três acompanhantes de altíssima qualidade, provenientes de culturas distintas: o estoniano Kristjan Randalu, ao piano, o britânico Phil Donkin, no baixo, e o holandês Chander Sardjoe, na bateria. A 30ª edição do "Música em Leiria" encerrou assim com chave de ouro, contabilizando milhares de espectadores em dez concertos de grande qualidade.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entre os dias 26 e 29 de julho
Renda de bilros reúne centenas de rendilheiras de todo o mundo a trabalhar ao vivo em Peniche
A Câmara Municipal de Peniche irá promover, de 26 a 29 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento, que pretende enaltecer a importância da mulher Rendilheira e da arte de tecer a Renda de Bilros, irá contar com a maior participação de comitivas estrangeiras de sempre, facto que o torna no acontecimento mais emblemático desta índole, ao nível Europeu.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de julho
Óbidos recebe workshop sobre acessórios
que completam o Traje Medieval
No âmbito do evento Mercado Medieval de Óbidos, realiza-se dia 13 de julho, a partir das 20h30, na EPIC- Espaço de Promoção da Inovação e Criatividade, um workshop sobre acessórios que completam o Traje Medieval. Neste workshop, aliando os conhecimentos na área da história do traje à criatividade, propõe-se elaborar acessórios que completam o Traje Medieval. Toucados, cintos e bolsas podem fazer toda a diferença.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
mIiImo dá-se a conhecer no LeiriaShopping
O mIiImo-museu da imagem em movimento “muda-se” temporariamente para o LeiriaShopping, a partir de segunda-feira, dia 9 de julho, até dia 17 de agosto, com o objetivo de dar a conhecer o museu a novos públicos. Esta presença materializa-se em vitrines/expositores com espólio representativo da coleção do mimo: pré-cinema, cinema e fotografia, a mascote do museu, o “mimoso” e diversas oficinas pedagógicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
São Pedro de Moel
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira oferece circuito museológico aos visitantes
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, apresenta aos visitantes um circuito museológico dos bens artísticos e culturais daquele espaço. Trata-se de um circuito interpretativo bilingue (em português e inglês) dos elementos aplicados ao longo de vários anos pelo poeta Afonso Lopes Vieira nos edifícios da sua casa em São Pedro de Moel e evocada a sua relação com a vida e obra do escritor, que se apresentam um pouco por todos os espaços exteriores e interiores dos edifícios, que convidam a passear e a conhecer os recantos desta casa voltada ao mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrada no projeto In_AGRI
Fileira do Peixe realiza primeira sessão
de trabalho em Peniche
A primeira sessão de trabalho da Fileira do Peixe, integrada no projeto In_AGRI, decorre quarta-feira, dia 11 de julho, decorre, das 10 às 17 horas, em Peniche, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. Com esta sessão pretende-se estabelecer o diálogo entre os diferentes agentes da cadeia de valor do peixe, representados por organizações de produtores individuais e cooperativas de produtores, unidades industriais, empresas de comercialização e grande distribuição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 29 de Setembro em Alcanena, Minde e Torres Novas
Festival Materiais Diversos 2012 vai juntar
13 criadores portugueses e 9 do Brasil
A 4ª edição do Festival Materiais Diversos vai cruzar mais de 7.000 quilómetros nos palcos de Alcanena, Minde e Torres Novas. 13 criadores portugueses e 9 criadores do Brasil apresentam os seus mais recentes trabalhos nas áreas da dança, do teatro, da performance e da música – a contemporaneidade artística é celebrada no Ano do Brasil em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PT lança solução interativa web, mobile e televisão
Canal MEO Autarquias arranca em Santarém
MEO para Autarquias é nome da nova solução interativa multiplataforma da Portugal Telecom (PT), televisão, web e mobile, apresentada na terça-feira, 3 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, numa cerimónia onde estiveram presentes, entre outros, Francisco Moita Flores, presidente da autarquia e os vereadores João Teixeira Leite, Luísa Féria e Maria Teresa Azoia e ainda Carlos Alves Duarte, administrador executivo da PT.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Casa da Cultura de Mira de Aire
Organizações debatem estratégia regional de adaptação e mitigação às alterações climáticas
Com organização conjunta da Comissão Nacional da Unesco, Cruz Vermelha Portuguesa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/CCIAM-SIM e Câmara Municipal de Porto de Mós, realiza-se nos dias 6 e 7 de Julho, na Casa da Cultura de Mira de Aire, o Seminário Porto de Mós 2012 - Turismo, Ordenamento do Território, Biodiversidade e Energia no contexto das Alterações Climáticas. O seminário conta com as presenças de Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, António de Almeida Ribeiro, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, e Luís Barbosa, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como criar jogos 2D e 3D para os equipamentos móveis da Apple
ESTG de Leiria organiza summer school
sobre jogos para plataformas Apple
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) organiza de 24 a 28 de Julho a International Summer School on iOS Game Development, para quem deseja começar a desenvolver jogos 2D e 3D para as plataformas móveis da Apple (iPad, iPhone, iPod Touch) ou aprofundar conhecimentos nesta área. A summer school é aberta a todos os interessados – alunos, informáticos ou público em geral, com ou sem experiência em desenvolvimento de iOS – sendo no entanto necessário ter conhecimentos mínimos de programação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque dos Monges recebeu jantar-conferência
Tiago Caiado Guerreiro e Camilo Lourenço: duas visões diferentes do mesmo País
Camilo Lourenço e Tiago Caiado Guerreiro trouxeram a Alcobaça, no dia 4 de julho, duas visões muito diferentes do País: o fiscalista traçou um panorama sombrio da economia portuguesa devido ao elevado nível de fiscalidade sobre as empresas, que afasta os investidores, enquanto o jornalista económico considerou que o País está no caminho certo, apostando nas exportações, que têm aumentado significativamente. O jantar-conferência subordinado ao tema “como resistir e aproveitar a crise?” trouxe uma centena de pessoas ao Parque dos Monges, numa organização da empresa PinkGest.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Passos Coelho admite alargar corte de subsídios a privados
Tribunal Constitucional declara inconstitucional corte de subsídios a funcionários e pensionistas
O Tribunal Constitucional declarou, no dia 5 de julho, inconstitucional o corte de subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas, para os anos de 2012, 2013 e 2014. O Tribunal verificou que esta medida se traduzia numa imposição de um sacrifício adicional que não tinha equivalente para a generalidade dos outros cidadãos que auferem rendimentos provenientes de outras fontes, tendo concluído que a diferença de tratamento era de tal modo acentuada e significativa que as razões de eficácia na prossecução do objetivo de redução do défice público que fundamentavam tal opção não tinham uma valia suficiente para a justificar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 587 mil euros
Cartagua recomeça remodelação da rede
de abastecimento do Cartaxo
A Cartagua, Águas do Cartaxo S.A., recomeça esta semana as obras de renovação das redes de abastecimento que estavam paradas desde o final de Maio. Por ocasião das Festas Municipais do Cartaxo e por motivos de possíveis congestionamentos de tráfego, a Cartagua suspendeu, a pedido da Câmara Municipal do Cartaxo, as obras de remodelação da rede de abastecimento. Estando já concluída a remodelação referente ao sector Norte da cidade, que corresponde a 40% da obra, recomeçam agora as obras no sector Este, nas ruas compreendidas entre a antiga Estrada Nacional 3, a Rua 5 de Outubro, Rua José Tagarro, a Travessa Barreto e o Parque de Bombeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Vanda Furtado Marques apresenta livro
"O monge detetive na Abadia de Alcobaça"
Vanda Furtado Marques, escritora de livros infantis de Alcobaça, apresenta, no dia 8 de Julho, no centro de Exposições do Mosteiro de Alcobaça o seu próximo livro intitulado "O monge detetive na Abadia de Alcobaça". Este livro juvenil associa os fatos históricos ao fantástico, relatando a vida de um jovem noviço da Ordem de Cister, que sonha ser um grande aventureiro. Filipe de Vasconcelos, assim se chama o monge, irá passar por grandes peripécias e perigos e encontrar um pergaminhos secreto, um tesouro medieval e até ajudar a salvar o Rei de Portugal. Este livro ira desenrolar-se entre o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Arouca e Coimbra. O livro foi escrito em parceria com Isabel França Neto e ilustrado por Flávia Grilo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Praça Dr. Manuel de Arriaga
Câmara da Nazaré abre propostas ao concurso para concessão de bancas de artesanato
A sessão pública de abertura das propostas ao Concurso para a “Concessão de exploração de sete bancas na Praça Dr. Manuel de Arriaga”, por um período de 5 anos, decorreu na terça-feira, 3 de julho. O júri anunciou que irá analisar as propostas que cumprem as regras do Concurso, e informar, posteriormente, os candidatos da sua decisão. Sobre as bancas que não forem atribuídas nesta fase do concurso, o júri informou que irá abrir um novo processo com vista à sua atribuição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A ação de sensibilização permitiu desmistificar o conceito
Saúde mental debatida no Cadaval
A Câmara Municipal do Cadaval promoveu, a 27 de junho, a ação de sensibilização “O social da Saúde Mental: do mito à realidade”, a qual permitiu demonstrar a uma vasta plateia que a Saúde Mental é um conceito abrangente, que afeta o bem-estar coletivo, sendo também influenciado pela conjuntura social. Esta ação teve como público-alvo profissionais nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Saúde e comunidade em geral, tendo sido moderada por Eugénia Correia, vice-presidente e vereadora do pelouro da Ação Social do município cadavalense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações do 98º aniversário do concelho do Bombarral
Parque de Lazer inaugurado na freguesia
do Pó
A inauguração do Parque de Lazer do Pó marcou as comemorações do 98º aniversário do concelho do Bombarral, que ocorreram na sexta-feira, dia 29 de junho. O momento foi presenciado por muitos populares locais, que fizeram questão de se associar à inauguração deste espaço, que é já uma referência desta freguesia do concelho bombarralense. Esta obra teve um investimento global de 156 mil euros, comparticipada em 60% pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, cabendo ao município do Bombarral cerca de 63 mil euros. O parque de lazer conta com espaços de merenda, um parque infantil, instalações sanitárias e vários espaços verdes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade
Ópera “Páris e Helena” estreia em Portugal
no XX Cistermúsica
O Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro recebe no dia 7 de julho, em estreia absoluta, a Ópera “Páris e Helena” de Christoph Willibald Gluck, uma Ópera em 5 atos, estreada em 1770, que relata a história de amor e sedução entre Páris e Helena, um dos mais apaixonantes mitos da antiguidade e que até hoje continua a inspirar variadas manifestações artísticas. Além deste espetáculo, a programação do Cistermúsica continua no dia 8 de julho, às 18h, com Capella Durienses, no Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orquestra Filarmonia das Beiras atua no Teatro José Lúcio da Silva
Maestro António Victorino d`Almeida leva
Grande Orquestra de Verão a Leiria
O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será palco no dia 12 de julho (quinta-feira), pelas 21h30, do festival Grande Orquestra de Verão, com a atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do Maestro António Victorino d`Almeida. Na sua globalidade este festival Grande Orquestra de Verão, que decorrerá de 14 de Junho a 30 de Setembro, promoverá 21 concertos, com seis orquestras, em 16 distritos do País. Este projeto, liderado pelo Maestro António Victorino d'Almeida, é encarado pela Secretaria de Estado da Cultura como "uma festa de música sinfónica" para "promover o gosto pela música, a diversificação de públicos" e pretende mostrar "o lado mais informal da música sinfónica".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 26 de junho
Praias da Lourinhã recebem galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro
Com o início da época balnear, oficialmente aberta no dia 15 de junho, decorreram no dia 26 de junho as vistorias de atribuição do galardão Bandeira Azul e Praia Acessível, realizadas por representantes da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo, representantes da Administração Regional de Saúde, representantes da Turismo do Oeste e da Capitania do Porto de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Laureados do Concurso Jovens Talentos do Orfeão de Leiria
Jovens músicos do Orfeão de Leiria mostram
talento em concerto
Os jovens laureados do Concurso Jovens Talentos 2012, iniciativa do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, que decorre entre 2 e 5 de julho, irão mostrar todo o seu talento e valor artístico no concerto final deste Concurso, de entrada livre, no dia 5 de julho, quinta-feira, às 21h30, no Auditório José Neto, no Orfeão. O Concurso Jovens Talentos é uma iniciativa da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) e tem vindo, ao longo dos anos, a mostrar o talento dos jovens músicos leirienses matriculados na EMOL, premiando-os pelo seu mérito e técnicas musicais, e preparando-os para uma carreira profissional na música. Todos os anos o Concurso recebe a participação de centenas de músicos nas diversas classes instrumentais e de música de câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado à mesma hora
Marcha pelos Nossos Hospitais junta utentes em Peniche, Caldas e Torres Vedras
Sábado, dia 7 de Julho, a partir das 21h, vai realizar-se em simultâneo nas três cidades oestinas de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras a “Marcha pelos Nossos Hospitais”. Esta marcha em defesa dos Hospitais do Oeste é uma iniciativa conjunta das Comissões de Utentes de Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche, no âmbito da Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com seminário, Feira de Oportunidades e lançamento de um livro sobre a instituição
Cooperativa Agrícola de Alcobaça comemora
80 anos com balanço muito positivo
A Cooperativa Agrícola de Alcobaça comemorou nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, o seu 80º aniversário, com um programa que incluiu a realização do seminário “Cooperativismo e Desenvolvimento Rural”, no dia 29, e de uma Feira de Oportunidades nos dias 30 de junho e 1 de julho. Destaque também, no dia 29, para o lançamento de um livro com a história da Cooperativa, da autoria de Luís Peres Pereira e colaboração de António Maduro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar de ainda se desconhecerem todas as regras
Ministério da Educação ameaça diretores
que se enganem no cálculo de horários-zero
O MEC deu, aos diretores a semana em curso para indicarem quem são os docentes que deverão ficar com horário-zero e ameaça responsabilizá-los por eventuais erros, mesmo sabendo da impossibilidade de ser feito um apuramento rigoroso da componente letiva a atribuir a cada docente. Para a FENPROF, a nota informativa da DGAE/MEC constitui um verdadeiro insulto às escolas e a quem as dirige.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições no dia 6 de julho
Bruno Letra apresenta lista à liderança
do Núcleo da Benedita do PSD
Bruno Ribeiro Letra apresentou a sua lista candidata à liderança do Núcleo do PSD na Benedita. Segundo o candidato, que desempenha atualmente o cargo de assessor do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o objetivo da candidatura passa por reforçar a estrutura do Núcleo da Benedita que integra a Concelhia de Alcobaça do PSD, de forma a olhar mais de perto os problemas daquela vila. As eleições realizam-se no dia 6 de julho, das 18h às 20h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola do IP Leiria tem 58% dos docentes com grau de Doutor
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria lidera ranking de docentes doutorados
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) lidera o ranking das escolas superiores de educação com mais docentes com grau de doutor. Os doutoramentos realizados ao longo do ano letivo 2011/12 permitiram à ESECS alcançar e ultrapassar o objetivo de mais de metade do seu corpo docente medido em ETI (professores equivalente a tempo integral) ser constituído por doutores, sendo esta percentagem atualmente de 58%.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Autarcas reúnem para concluir que não conseguem governar as suas autarquias
Lei dos Compromissos paralisa autarquias
do Médio Tejo
Os autarcas do Médio Tejo reunidos no dia 29 de Junho, na reunião do Conselho Executivo, confrontados com as graves implicações resultantes da aplicação na Administração Local, da Lei Compromissos, viram-se legalmente impedidos de deliberar qualquer assunto constante da ordem de trabalhos, sendo obrigados a terminar a reunião sem tomar uma única decisão. Todos, sem exceção, confirmaram que a sua atuação está a ser condicionada de uma forma absurda com a aplicação desta Lei, impedindo-os de exercer as funções que são da sua responsabilidade e as competências que lhes foram confiadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares do PSD de Leiria questionam Governo
Deputados defendem participação de privados na abertura a tráfego civil da base de Monte Real
Deputados social-democratas de Leiria defendem junto do Governo a abertura ao tráfego civil de passageiros e mercadorias da base aérea de Monte Real, em Leiria, "numa visão de parceria com os privados e de otimização dos recursos públicos", preconizam os parlamentares. Os seis deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria subscreveram uma pergunta parlamentar dirigida ao secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, onde referem "o eventual interesse de privados na viabilização da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Eduardo Brazão
Maria do Céu Guerra e Adérito Lopes levam peça "D. Maria, a Louca" ao Bombarral
A peça de teatro “D. Maria, a Louca” vai subir ao palco do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, no dia 7 de julho, sábado, pelas 21h30. Com texto do brasileiro António Cunha, “Dona Maria, a Louca” retrata os dias que antecederam a ida da rainha portuguesa para o Brasil. A encenação é de Maria do Céu Guerra, que encabeça o elenco de atores, ao lado de Adérito Lopes. Século XVIII, a Europa encontra-se em guerra. As tropas de Napoleão avançam pela península ibérica. A família real portuguesa não vê alternativa senão fugir rumo à sua mais próspera colónia, o distante Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”
Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho apresentam livro no Parque de Negócios
O livro “O Céu, a Pedra e a Terra”– Os Cistercienses em Alcobaça”, de Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho, vai ser apresentado no dia 7 de julho (sábado) às 15 horas, no Parque de Negócios de Alcobaça (junto à Cooperativa Agrícola). Evento contará com uma degustação de vinho dos Capuchos, da antiga Granja de Chiqueda, dos Coutos de Alcobaça. Os vinhos da Quinta dos Capuchos foram premiados com medalhas de Ouro e Prata no Concurso Mundial de Bruxelas 2012. Na ocasião será apresentado o novo vinho intitulado “Vício.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
OPEN, Incubadora D. Dinis e Centro Incubador das Caldas da Rainha
Incubadoras da região participam no II Encontro Nacional de Incubadoras de Empresas
Debater o papel das incubadoras na promoção do empreendedorismo é o objectivo central do II ENI – Encontro Nacional de Incubadoras de Empresas, que irá juntar no Curia Tecnoparque, nos dias 5 e 6 de Julho, promotores, gestores e técnicos das incubadoras nacionais. Organizado por iniciativa da RIERC – Rede de Inovação e Empreendedorismo da Região Centro, rede da qual a OPEN, a Incubadora D. Dinis e a o Centro Incubador das Caldas da Rainha fazem parte, este encontro irá reunir incubadoras de todo o País, tendo em vista a partilha de experiências e o reforço do trabalho em rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Alcobaça espera (e desespera) desde 2007 que o Governo lhe ceda a tutela do Museu
Estado deixa espólio do Museu Nacional
do Vinho em risco por falta de manutenção
A Câmara Municipal de Alcobaça e o Ministério da Agricultura acordaram a cedência da tutela do Museu Nacional do Vinho para a autarquia, por um período mínimo de 30 anos, passando esta a pagar uma renda anual de 20 mil euros. Paulo Inácio revelou ao Tinta Fresca que tem exercido uma enorme pressão junto do Governo para que a transferência do Museu para a tutela da autarquia ocorra rapidamente, nomeadamente, porque receia que o espólio do Museu, que não sofreu qualquer manutenção nos últimos cinco anos, desde o seu encerramento em julho de 2007, se tenha deteriorado. O autarca admite que a Câmara Municipal de Alcobaça não tem acesso ao espólio, pelo que desconhece o estado em que o mesmo se encontra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Paulo Fonseca alerta Assembleia Municipal:
“Lei dos compromissos vai fazer parar tudo”
Um dos principais pontos discutidos na última reunião da Assembleia Municipal de Ourém, foi a recente publicação do decreto-Lei n.º 127/2012 de 21 de junho, na sequência da lei n.º 8/2012 de 21 de fevereiro, mais conhecida por “Lei dos Compromissos e Pagamentos em Atraso”, uma lei que, segundo Paulo Fonseca, “vai fazer parar tudo”. Para Paulo Fonseca, “a cegueira do atual governo é estonteante. Médicos, hospitais, freguesias, tribunais e agora os Municípios. Só as despesas e os contratos que foram celebrados antes do dia 21 de junho é que terão continuidade, até, ao término da sua validade. Todas as novas aquisições não são permitidas. É o descalabro completo, e para o qual procuramos soluções e alternativas”, lamentou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Jardim das Rosas recebe Festa da Cerveja
de 5 a 8 de julho
Entre os dias 5 e 8 de julho decorrerá no Jardim das Rosas a Festa da Cerveja, uma iniciativa apoiada pelo Município de Torres Novas e que resulta da cooperação entre cinco coletividades do concelho: Rancho Folclórico de Torres Novas, Clube Desportivo de Torres Novas, Núcleo Sportinguista de Torres Novas, União Desportiva e Recreativa da Zona Alta e Banda Operária Torrejana. Ao longo dos quatro dias estas associações terão em funcionamento um serviço de tasquinhas e haverá muita animação num programa que inclui também o XXXIV Festival de Folclore do Rancho de Torres Novas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclo de espetáculos musicais gratuitos ao ar livre
IX Tocatas de Verão animam noites do Cadaval
Numa parceria da Câmara Municipal do Cadaval e Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, realiza-se, de 29 de junho a 14 de julho, a nona edição das Tocatas de Verão, ciclo de espetáculos noturnos que reunirão, na vila do Cadaval, música orquestral, jazz e rock, no intuito de proporcionar à comunidade, de forma gratuita, uma oferta musical diferenciada. O programa das Tocatas retoma-se dia 7 (sábado), pelas 21h30, na Praça da República, atuando neste dia a Orquestra Sinfónica Juvenil da Associação Musical de Cabanas de Torres, seguida pelo Quarteto de Jazz da Escola do Hot Clube de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Nazaré Open Summer dá boas-vindas ao Verão
no areal da praia da Nazaré
Muita música e diversão à beira-mar são as apostas do evento “Nazaré Open Summer”, que se realizará no areal da praia da nazaré, já no dia 7 de julho, com o objetivo de dar as boas-vindas ao verão e promover o espírito da noite nazarena, para esta altura do ano, de chegada de milhares de turistas. A iniciativa, promovida pela AREBIRI eventos, tem a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, Nazaré Qualifica, e a chancela da 94FM rádio. A festa com Sérgio Delgado, Eurico Lisboa, McGuy H, House Gang Deejays, e o concerto Fade Out, tem início às 22h00 e promete uma noite bem animada no areal da praia. A entrada para o evento “Nazaré Open Summer” é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça comemora 100º aniversário
José Fernando Maia Alexandre: “A situação na região é menos gravosa que no resto do País”
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça comemora em 2012 o seu 100º aniversário. Com 14 balcões localizados nos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Rio Maior e Santarém, é uma das Caixas de Crédito mais antigas do País, nascidas após a Implantação da República de 1910. Há mais de 20 anos à frente dos destinos da instituição, José Fernando Maia Alexandre considera que, apesar das dificuldades económicas e dos problemas de desemprego, que a situação na região é menos gravosa do que no resto do País. Proximidade, estabilidade e credibilidade são as palavras de ordem da Caixa de Alcobaça, que, ao contrário da generalidade da banca nacional, tem maior volume de depósitos que de créditos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Princípios, Os Fins e as Ervas Rasteiras
Valdemar Rodrigues
O Congresso: apontamentos
Rui Rasquilho
O Estado somos nós, mas só quando dá jeito!
Micael Sousa
Poupar … Nas férias
Inês Tristão Ouro
Gás Natural – Fonte energética das próximas décadas
Domingos Soares Rebelo
Praia de Supertubos – uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal"
António José Correia
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o