Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O Estado deve deixar de financiar escolas privadas e cooperativas?
Sim
Não
Só escolas privadas
Não sei / talvez
Edição Nº 133 Director: Mário Lopes Segunda, 26 de Junho de 2017
Edição de 2011 inaugurada hoje
Óbidos Vila Natal aposta nas novas tecnologias da informação
O município de Óbidos, em parceria com empresa MakeWise - Engenharia de Sistemas de Informação, irá disponibilizar aos visitantes do evento Óbidos Vila Natal um conjunto de tecnologias de informação que, de forma complementar, tornarão a experiência do visitante ainda mais enriquecedora e interactiva. A inauguração de Óbidos Vila Natal decorre dia 8 de Dezembro com muitas surpresas. Uma delas é uma acção de conto, música e imagem, na cerca do Castelo, ao final da tarde. Esta é uma iniciativa da livraria Bichinho do Conto e do Conservatório de Música das Caldas da Rainha e que vai andar à volta das histórias de ursos… O espectáculo conta com voz de Mafalda Milhões e música (tuba) de Pedro Florindo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Leiria
Sérgio Godinho apresenta "Mútuo Consentimento" no Teatro José Lúcio da Silva
Sérgio Godinho apresenta, no dia 9 de Dezembro (sexta-feira), no Teatro José Lúcio da Silva, o seu novo álbum de originais. "Mútuo Consentimento" é o título do novo disco do “escritor de canções” e promete ser um dos mais importantes da sua discografia. No ano em que passam 40 anos da edição de "Os Sobreviventes", o primeiro longa duração da sua carreira, Sérgio Godinho olha em frente e apresenta-nos um disco constituído por 11 novas canções como só ele nos sabe oferecer. A mestria de descobrir a musicalidade das palavras, tão característica em Sérgio Godinho, pode ser reconhecida em temas como "Acesso Bloqueado", "Bomba-Relógio", "Eu Vou a Jogo" ou em "Em Dias Consecutivos".
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão de Leiria celebra Natal com espectáculos de música e dança
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) vai celebrar a quadra natalícia com a realização de uma série de espectáculos de música e dança nos próximos dias. Os espectáculos de Natal do OL CA, que se realizam nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, e são protagonizados por alunos e professores das escolas de música (EMOL) e dança (EDOL), pretendem assinalar a época festiva, espalhando o espírito natalício pela cidade com som e movimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para mostrar o trabalho produzido por alunos e professores
Academia de Música apresenta espectáculo
de Natal no Cine-Teatro de Alcobaça
Na tradição e à imagem de outros anos, a Academia de Música de Alcobaça (AMA) vai realizar no dia 10 de Dezembro, sábado, pelas 21h30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, mais um espectáculo de Natal este ano dedicado à obra “Cântico de Natal” de J. W. Peterson. Esta é uma iniciativa mais uma vez dedicada à quadra natalícia e profundamente integrado no espírito da época, num ano em que teremos a oportunidade de assistir a uma grande produção que aposta em mostrar o trabalho desenvolvido por alunos e professores ao longo dos primeiros meses do ano lectivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL e CGD renovam protocolo
IPL institui Prémio Caixa Geral de Depósitos
para os melhores alunos
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) reforçou recentemente a parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com a renegociação e reformulação do protocolo de colaboração existente entre as duas entidades. A formalização deste acordo decorreu na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, com a presença de convidados do IPL e da CGD, e dos signatários Nuno Mangas, presidente do Instituto, e Nuno Fernandes Thomaz, administrador do Banco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral do PS é convidado da secção local
António José Seguro visita Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande
Os socialistas da Marinha Grande realizam o habitual jantar na Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande no sábado, dia 10 de Dezembro, pelas 20h30, no Parque Municipal de Exposições. O convidado especial deste ano é António José Seguro, secretário-geral do Partido Socialista. Recorde-se que a XXII FAG – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande decorre de 30 de Novembro a 10 de Dezembro, tendo como objectivo divulgar o artesanato, a gastronomia, o folclore, a etnografia e a música popular portuguesa.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Recolhendo 90 toneladas de alimentos
Doações online do Banco Alimentar contra a Fome supera resultados da campanha de Maio
A campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome e que, à semelhança da campanha de Maio, decorreu também no canal online em www.alimentestaideia.net, concluiu ontem, dia 4 de Dezembro, a angariação de bens alimentares doados online, ultrapassando a quantidade de alimentos doados em Maio. Entre 24 de Novembro e 4 de Dezembro, foram doados online 90 toneladas de alimentos, por 3.135 doadores, perfazendo um total de 105.292,77 euros. O portal foi acedido por 91 países, destacando-se entre os principais doadores, além de Portugal, a Suíça, França, Brasil e Angola reflectindo o elevado envolvimento solidário além fronteiras, sobretudo pelos Portugueses residentes no estrangeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Tejo Wine Night promove fado e vinhos do Tejo
Com um cariz de ordem social, irá realizar-se no dia 9 de Dezembro (sexta-feira) a 1ª Tejo Wine Night, uma iniciativa conjunta da CVRTejo (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) e do restaurante El Galego, de Santarém. A iniciativa, que tem como tema principal os vinhos produzidos na região do Tejo, contará com um jantar seguido de uma noite de fados, flamenco, rumbas e sevilhanas e, pela noite dentro, os melhores hits dos anos 80 e 90. Uma parte do valor do jantar reverterá para a compra de um empilhador para o Banco Alimentar Contra a Fome de Santarém. Este evento pretende a dinamização e a promoção dos Vinhos do Tejo e está integrado no projecto "Festas da Liberdade, que terá lugar de 7 a 31 de Dezembro, na tenda multiusos presente no Jardim da Liberdade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Também conhecida por Feira de N. Sra. da Conceição
Cadaval recebe tradicional “Feira dos Pinhões”
Realiza-se esta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, no Campo da Feira do Cadaval, a tradicional Feira dos Pinhões, também conhecida por Feira de N. Sra. da Conceição, a qual constitui, ainda, um evento ímpar no Cadaval, pelo elevado número de visitantes e feirantes que acorre à vila por esta ocasião. Tendo em conta o dia de feriado em que sempre se realizou, a Feira dos Pinhões é também por muitos apelidada de Feira de N. Sra. da Conceição ou ainda de Feira de 8 de Dezembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
II Gala da Inclusão apoia Associação de Surdos da Alta Estremadura com 4500 euros
O presidente da delegação distrital de Leiria da Associação de Surdos da Alta Estremadura (ASAE), Hélder Chavinha, recebeu, no sábado à noite, 3 de Dezembro, um cheque com um apoio no valor de 4500 euros oferecido pelos patrocinadores que apoiaram a II Gala da Inclusão, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Câmara Municipal de Leiria, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa Óbidos Solidário
Campanha de Natal 2011 ajuda 100 famílias
do Concelho de Óbidos
A Campanha de Natal 2011, no âmbito do Programa Óbidos Solidário, vai abranger 101 famílias, num total de cerca de 250 indivíduos (adultos e crianças) e 52 crianças dos 0 aos 14 anos. A distribuição dos cabazes será realizada entre os dias 12 e 16 de Dezembro de 2011 e contará com o apoio efectivo das Juntas de Freguesia que, para além do apoio logístico, também colaboram com a cedência de bens alimentares para a constituição dos cabazes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Uma Fenda na Muralha” reeditado pela Caminho
Livro de Alves Redol apresentado na Nazaré
A reedição do livro de Alves Redol, “Uma Fenda na Muralha”, pela editora Caminho, foi apresentada, este sábado, 3 de Dezembro, na Nazaré. A sessão contou com a presença do filho do escritor, António Mota Redol, e de Diamantino Peixe, um dos pescadores que privaram com Alves Redol. António Mota Redol referiu que o pai lhe falou, várias vezes, em «medo e coragem», como os sentimentos com que mais conviveu durante a sua estada na Nazaré, em que aproveitou para escrever esta obra, onde retrata o quotidiano nazareno dessa época [1959].
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 10 de Dezembro
Tenor italiano Giovanni D’Amor apresenta “Música para Sonhar” no Cine-teatro de Ourém
“Música para Sonhar”, a proposta de Concerto para este Natal que irá realizar-se no sábado, dia 10 de Dezembro, no Cine-teatro Municipal de Ourém. O tenor italiano Giovanni D’Amore, fará, em Ourém, a ante-estreia da Tour 2012, deste grandioso espectáculo, com a direcção musical do Maestro Stefano Nanni. Giovanni D’ Amore, tenor de origem siciliana, naturalizado português, apresenta um reportório de canções clássicas italianas e internacionais, que faziam parte do reportório dos grandes tenores do século passado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Setúbal
Comendador Rui Nabeiro homenageado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho
No dia 2 de Dezembro, a Casa da Baía, em Setúbal recebeu o Jantar de Natal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), no qual foi homenageado o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Paulo Varanda, presidente da Câmara do Cartaxo, da AMPV e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) realizou perante vários autarcas, vereadores e amigos do Comendador o discurso de Homenagem, onde elogiou a vida, o percurso, o carácter humanista e a sua obra, bem como a dedicação em prol da sua terra – Campo Maior – e a forte aposta no sector vitivinícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Centro Municipal de Operações de Socorro promete agilizar resposta dos bombeiros
A funcionar desde 1 de Dezembro nas instalações dos Bombeiros Municipais de Leiria (BML), o Centro Municipal de Operações de Socorro veio garantir uma “resposta mais rápida e eficaz na prestação do socorro”, assegurou Artur Figueiredo, comandante dos BML, durante a cerimónia de apresentação daquele espaço, a que assistiram diversas individualidades. Artur Figueiredo explicou que, com a criação do Centro Municipal de Operações de Socorro, passou a ser possível ligar em rede a sala de operações às centrais de comunicações dos quatro corpos de bombeiros do Concelho: Municipais de Leiria e Voluntários de Leiria, Maceira e Ortigosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Formação decorre entre 20 e 23 de Dezembro
Academia de Música de Alcobaça com inscrições abertas para o 3.º Curso de Percussão
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) tem abertas as inscrições para o 3.º Curso de Percussão, que se realiza entre os dias 20 e 23 de Dezembro, no Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro, uma iniciativa que volta a contar com a direcção artística do músico alcobacense Manuel Campos (conceituado músico alcobacense que desde o início tem liderado esta acção de formação) e tem entre os seus formadores os percussionistas Miquel Bernat e Joaquim Alves.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
V Congresso Internacional de Turismo na ESTM
Politécnico de Leiria fortalece papel nas redes internacionais de investigação em turismo
«O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) viu com este Congresso reforçada a sua participação nas redes internacionais de investigação em turismo, potenciando a alta qualificação do seu corpo docente na área, e contribuindo para um melhor conhecimento deste fenómeno social e económico que é o turismo», salientou Paulo Almeida, professor do IPL responsável pela comissão organizadora do V Congresso Internacional de Turismo. O evento decorreu nos passados dias 23, 24 e 25 de Novembro na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do IPL, e contou com a participação de 10 oradores convidados e mais de 100 comunicações, em representação de 24 países.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro Cultural e de Congressos recebe bailado O Lago dos Cisnes
O mês de Dezembro no Centro Cultural e Congressos, Caldas da Rainha, será o mês dos grandes espectáculos. Depois dos Harlem Gospel Choir, o CCC apresenta, no dia 11 de Dezembro pelas 17 horas, o mundialmente famoso O Lago dos Cisnes. Considerado o mais espectacular dos bailados clássicos, repleto de romantismo e beleza, o Lago dos Cisnes é epítome dos bailados clássicos; a coreografia exige dos bailarinos destreza e aptidão técnica na representação das personagens da história.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Evento surge da qualidade dos projectos elaborados por alunos do IPL
Conferência 6 Sigma revela casos de sucesso
de empresas nacionais
A 4.ª Conferência 6 Sigma, que decorreu nos passados dias 25 e 26 de Novembro, revelou inúmeros casos de sucesso da aplicação desta metodologia em algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, o Banco Santander Consumer, a Bosch, EDP, Siemens, Lusiaves, Couro Azul e Instituto Politécnico de Leiria (IPL), entre outras. A conferência, este ano sob o tema “O poder das pessoas”, surgiu em 2008 com o objectivo de dar a conhecer a qualidade e resultados dos projectos elaborados por estudantes e ex-estudantes da Pós-graduação "6 Sigma ao Nível de Black Belt" do IPL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de Dezembro
Peniche recebe 9º Mostra Gastronómica da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Como já vem sendo um hábito, irá decorrer no dia 6 de Dezembro de 2011, mais uma Mostra Gastronómica (a nona), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. A organização da mostra, é da responsabilidade dos alunos do 3º ano das Licenciaturas em Gestão Turística e Hoteleira e de Restauração e Catering, no âmbito da unidade curricular de Gastronomia e Vinhos, ministrada pelos Professores Simão Oliveira e Miguel Moteo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Marinha Grande cede instalações
Confraria da Sopa do Vidreiro fixa sede
na Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934
A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um contrato de comodato com a Confraria da Sopa do Vidreiro para utilização da Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934, no dia 28 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O documento foi assinado por Álvaro Pereira, presidente da Câmara Municipal, e por Luís Guerra Marques, António Aires Rodrigues e Fernando Esperança Pereira, em representação da Confraria da Sopa do Vidreiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acordo com a autarquia foi celebrado há três anos
Deputado do PSD questiona Governo
sobre o novo quartel da GNR de Alcobaça
O parlamentar Paulo Batista Santos questionou o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, sobre o ponto de situação do projecto de um novo quartel que servirá de sede ao destacamento da GNR de Alcobaça e data prevista para o início das obras de construção. Recorde-se que em Fevereiro de 2009, foi assinado um protocolo entre a Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIE) do Ministério da Administração Interna, o Município de Alcobaça e a GNR, para a construção do novo quartel do destacamento da GNR de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de Dezembro
Sé de Santarém acolhe Missa do 7º Dia
em memória do vereador Vítor Gaspar
A Missa do 7º Dia, em memória do vereador Vítor Gaspar, terá lugar no dia 6 de Dezembro (terça-feira), às 18h, na Sé de Santarém. O vereador da Câmara Municipal de Santarém, que detinha os pelouros da Cultura, Património, Acção Social, Património Municipal, Habitação e Cultura e Turismo, e a presidência do Conselho de Administração da CUL.TUR - Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém faleceu no dia 29 de Novembro, de doença súbita. Em sua homenagem, Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém, decretou três dias de luto municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha “Natal para todos!”
Juventude Popular de Alcobaça promove recolha e angariação de brinquedos e roupas
A Juventude Popular de Alcobaça, ciente das inúmeras famílias que passam dificuldades no concelho, pretende dar neste Natal um contributo de esperança e felicidade aos jovens e crianças mais necessitados, considerando que também têm o direito de se sentirem realizados nesta quadra, propícia à demonstração do amor ao próximo. Assim, a JP lança a campanha “Natal para todos!”, que consiste na recolha e angariação de brinquedos e roupas (preferencialmente de jovens), que por sua vez serão entregues à Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, que os encaminhará para os beneficiários locais do Banco Alimentar e do Rendimento Social de Inserção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude
Gala Carril Dourado homenageou forças vivas do concelho do Entroncamento
A Câmara Municipal do Entroncamento realizou a Gala Carril Dourado, no dia 30 de Novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal. Pelo sexto ano consecutivo, a edilidade homenageou clubes, associações, colectividades locais, personalidades e respectivos atletas que se destacaram na época de 2010/2011. A autarquia atribuiu a medalha de Ouro do Município ao Grupo Recreativo 1º de Outubro de 1911 (mais conhecido pelo nome de “O Parafuso”), como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de 100 anos de existência. A Gala contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, que prestou homenagem ao jornalista Antero Fernandes, em representação do Governo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande
FAG 2011: o melhor artesanato e gastronomia do País até 10 de Dezembro
A FAG 2011 – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande abriu portas no dia 30 de Novembro e prolonga-se até ao dia 10 de Dezembro. Promover o artesanato português, a gastronomia, a música e a etnografia, que são considerados os paradigmas da cultura popular portuguesa, é o objectivo deste certame, que segundo a organização espera mais uma vez fazer as delícias do público que o visita. A FAG é uma organização da ASCDCG - Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, uma IPSS do concelho, para a qual revertem as receitas do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Visita de trabalho ao Complexo Escolar dos Arcos
Secretário de Estado visita Óbidos e defende maior autonomia das escolas
O secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar defende uma maior aproximação entre o poder local e a Administração Central no que diz respeito à Educação. Uma afirmação que deixou Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, bastante confiante, uma vez que são declarações que vão ao encontro das ambições da autarquia de avançar com um projecto educativo municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Cineteatro de Alcobaça recebe I Gala do CEERIA
A I Gala do CEERIA- Comemoração dos 35 Anos de História do CEERIA e do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Testemunhos e Reconhecimentos decorrerá no dia 3 de Dezembro (sábado), pelas 21 horas, no Cineteatro de Alcobaça. A entrada é livre (levantamento de bilhetes a partir das 19h, no Cineteatro). O CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 3 de Dezembro de 1976.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estágio reúne alunos e professores para aperfeiçoamento musical
Flautas do Orfeão de Leiria brilham em Estágio de Natal
Alunos e professores do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) estarão reunidos no Estágio de Natal da Orquestra de Flautas, para dois dias de aperfeiçoamento musical em que a flauta será a protagonista. No âmbito deste estágio, que decorre nos dias 3 e 4 de Dezembro, será ainda realizado um concerto, que terá lugar no Auditório José Neto, no edifício sede do OL CA, a partir das 21h00 do dia 9 de Dezembro, com o objectivo de angariar fundos para a aquisição de novos instrumentos musicais.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Vereadores do PS já entregaram os pelouros
Coligação PSD-PS chegou ao fim em Tomar
A coligação PSD-PS chegou ao fim na Câmara e Assembleia Municipal de Tomar, depois dos deputados do PS terem chumbado, no dia 25 de Novembro, a proposta já aprovada na reunião da Câmara Municipal, de uma alteração orçamental para permitir a inclusão nas contas da autarquia da dívida de 6,5 milhões de euros à Parque T, resultante da indemnização pela cessação do contrato com a Parque T, empresa que explorava o parque de estacionamento subterrâneo situado nas traseiras dos Paços do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Habitantes do Médio Tejo também vão pagar
Novas portagens entram em vigor
no dia 8 de Dezembro
A partir do próximo dia 8 de Dezembro, terá início a cobrança de portagens aos utilizadores nos lanços e sublanços da A22, Concessão do Algarve, da A23, Concessão da Beira Interior, da A24, Concessão Interior Norte e da A25, Concessão Beiras Litoral e Alta, que liga Torres Novas às beiras. A circulação nestas vias está sujeita a um regime de cobrança de taxas de portagem com recurso ao sistema exclusivamente electrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Zona Industrial do Casal da Areia já regista 75% de ocupação
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou na sua reunião extraordinária de 29 de Novembro de 2011, a fixação da Taxa Municipal de Direitos de Passagem sobre conteúdos transmitidos através de redes e serviços de comunicações electrónicas - TMDP em 0,25%; aprovou a taxa de IRS – Imposto Sobre Rendimentos Singulares em 5%; aprovou a realização de uma auditoria externa aos SMAS – Serviços Municipalizados de Alcobaça; aprovou o Mapa de pessoal dos SMAS, bem como o pedido de isenção de taxas feito pela empresa Pelletsland Unipessoal, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 24 de Dezembro
Comércio tradicional da Nazaré promove animação de Natal
O comércio tradicional da Nazaré preparou um programa de animação de Natal, que vai decorrer entre os dias 17 e 24 de dezembro. A iniciativa “Juntos, por um Natal Feliz” é uma organização da ACISN – Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré, que conta com a colaboração do Município da Nazaré e de outras entidades. O objectivo da programação é atrair mais compradores e tornar o comércio tradicional mais atrativo, que, para isso, terá as portas abertas até mais tarde, em dias específicos, ainda a divulgar pela organização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Câmara decreta três dias de luto municipal
pela morte do vereador Vítor Gaspar
O presidente da Câmara de Santarém decretou luto municipal nos dias 30 de Novembro e 1 e 2 de Dezembro, pelo falecimento do vereador da Cultura, Vítor Gaspar, no dia 29 de Novembro. Moita Flores sublinha no seu despacho, que “Santarém perdeu um homem excepcional, fica mais pobre e a nossa autarquia enlutada. Em nome da Câmara Municipal de Santarém, envio os pêsames a todos os seus amigos e, em particular, aos funcionários que tiveram o privilégio de colaborar com este homem de excepcional qualidade que foi um exemplo de dedicação ao serviço público.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Missão empresarial decorre entre 4 e 8 de Dezembro
NERLEI acompanha empresas a Marrocos
Entre 4 e 8 de Dezembro, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria acompanha seis empresas do distrito de Leiria em missão empresarial a Marrocos. Integram a comitiva a Artifofo – Equipamentos Hospitalares e Farmacêuticos, Lda; a Caiado – Distribuidor de Material Eléctrico, SA; a Incentea – Tecnologias de Gestão, SA; a Omicom – Tectos e Interiores, Lda; a Sival – Gessos Especiais, Lda; a Vipex – Comércio e Indústria de Plásticos, SA; e a Digidelta Software – Análise e Programação Unipessoal, Lda.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vieira de Leiria
Miguel Carvalho: “Lúcio Tomé Feteira tinha tanto de vilão como de santo”
A apresentação nacional do livro “Lúcio Feteira: A História Desconhecida - Das Origens à Glória" (Volume 1)”, da autoria do jornalista Miguel Carvalho foi apresentado a nível nacional, no dia 26 de Novembro, no auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. O livro, editado pela QuidNovi, conta “a história de um homem que morreu à beira de celebrar 100 anos, idolatrado e odiado”. Estiveram presentes no lançamento do livro, o autor e os apresentadores da obra, Paulo Vicente, vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, e Francisco Oneto Nunes, antropólogo e investigador do ISCTE.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 de Dezembro a 8 de Janeiro
Presidente da Câmara de Leiria inaugura “Viagem do Pai Natal”
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, e o vereador da Educação, Gonçalo Lopes, inauguram quinta-feira, dia 1 de Dezembro, pelas 14h45, a Viagem do Pai Natal, que tem início com um Flash Mob Dance, durante o qual, bailarinos e bailarinas, de todas as escolas de dança do Concelho vão invadir a Praça Rodrigues Lobo. A partir daqui, o Pai Natal não vai parar! Entre os dias 1 de Dezembro de 2011 e 8 de Janeiro de 2012, Leiria recebe esta iniciativa, organizada pela autarquia, com a colaboração das crianças do concelho e de muitas e muitas pessoas e entidades.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Desde 1968 que a vila celebra iniciativa inédita no País
Alenquer inaugura Presépio de Portugal
É já esta quinta-feira, 1 de Dezembro, que Alenquer inaugura o seu presépio. A iniciativa, inédita e que remonta a 1968, tornou conhecida a localidade de Alenquer como Presépio de Portugal, muito devido à sua disposição na encosta das figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem, de São José e dos Reis Magos. O presépio de figuras monumentais – a maior com cerca de seis metros e a mais pequena com metro e meio de altura – foi concebido, segundo o seu autor, o pintor Álvaro Duarte de Almeida, de acordo com a figuração da pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 94 milhões de euros
Câmara Municipal de Leiria aprova orçamento reduzido para 2012
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 29 de Novembro, o orçamento municipal para 2012, com o voto contra do PSD e a abstenção da vereadora independente Blandina Oliveira. O orçamento para 2012 ascende a 94 milhões de euros, uma redução de 13% face aos 107,9 milhões de 2011. A principal crítica da oposição prende-se com a alegada ausência de prioridades no documento, mas Raul Castro afirma que a prioridade vai para as obras co-financiadas por fundos comunitários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca faleceu esta terça-feira de ataque cardíaco
Câmara de Santarém manifesta profundo pesar pela morte do vereador Vítor Gaspar
A Câmara de Santarém manifesta profundo pesar pela morte do vereador Vítor Gaspar, que faleceu esta terça-feira, 29 de Novembro, ao final da tarde, vítima de doença súbita. Vitor Manuel da Costa de Oliveira Gaspar tinha 45 anos, nasceu na Ribeira de Santarém e residia em S. Domingos-Santarém. Licenciado em Matemáticas Aplicadas, exerceu a profissão de professor de Matemática na Escola Secundária do Cartaxo. O Corpo vai estar em Câmara Ardente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, a partir das 15h de quarta-feira, onde permanece até dia 1 de Dezembro, quinta-feira, saindo às 11h dos Paços do Concelho, em direcção ao Convento de S. Francisco, onde será prestada uma última Homenagem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 50 candidaturas aprovadas
Município da Batalha atribui mais de 135 mil euros ao Associativismo
O Município da Batalha outorgou no sábado, 27 de Novembro, no VI Fórum do Associativismo do Concelho, apoios financeiros superiores a 135 mil Euros, dirigidos às associações concelhias que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo. O montante contratualizado dirige-se a apoiar a prática Desportiva (Federada e não Federada) e ao desenvolvimento de Actividades Regulares, num total de mais de 50 candidaturas submetidas ao programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 7 de Dezembro
“Gostar de Constância” assinala os 175 anos
de Notável Vila da Constância
“Gostar de Constância”, assim se denomina a iniciativa que vai ter lugar no dia 7 de Dezembro, às 21h, no Cine-Teatro Municipal, um evento que assinala os 175 anos de Notável Vila da Constância. 7 de Dezembro de 1836, há precisamente 175 anos, foi a data em que, por Decreto da Rainha D. Maria II, Punhete de então deu lugar à Notável Vila da Constância. A Câmara Municipal pretende assinalar, de forma singela, mas digna, esta efeméride, que há quase dois séculos rebaptizou a vila, pretendendo-se que a iniciativa venha a integrar a programação anual do município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barreiras Duarte atribui a crise à perda de valores
«O Orfeão de Leiria é um exemplo inspirador
a seguir por instituições de todo o País»
Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, foi o convidado para a Oração de Sapiência que assinalou a abertura oficial do ano lectivo no Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes, no dia 26 de Novembro. Na sua intervenção, que teve como tema “O Papel da Arte e da Cultura em Tempos de Crise”, o governante atribuiu a crise actual à perda de valores, como a seriedade, o trabalho, o sacrifício e o respeito pelo mérito e alertou para a falta de cultura dos jovens portugueses, ao mesmo tempo que enaltecia «o excelente trabalho do Orfeão de Leiria no serviço que presta à sua comunidade ao proporcionar uma grande oferta cultural e artística aos seus alunos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
“Mercadinho do Gorjão” de Natal promove troca de livros e brinquedos
“Nada se compra, nada se venda, mas tudo se troca”. Este é o lema do “Mercadinho do Gorjão”, que se vai realizar na manhã do dia 3 de Dezembro, sábado, numa edição especial de Natal. Organizada pelo Município do Bombarral, a actividade destina-se a crianças até aos 10 anos de idade e tem como principal objectivo promover a troca de livros e brinquedos entre os petizes, incentivando assim a partilha, algo cada vez menos usual na sociedade em que vivemos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-presidente da Junta de Freguesia deixou obra na vila nazarena
Pavilhão da Vila de Valado dos Frades recebe nome de Amável dos Santos Pereira
Valado dos Frades prestou, este domingo, 27 de Novembro, homenagem a Amável dos Santos Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia, recentemente desaparecido, com a atribuição do seu nome ao Pavilhão Gimnodesportivo da vila. O dia, em que a Orquestra Juvenil assinalou os 20 anos de existência com o lançamento do seu terceiro disco, "20 anos - Nova Geração", contou com a presença de autarcas, ex-autarcas, familiares de Amável dos Santos Pereira, e de muitos populares. Tanto o Pavilhão Gimnodesportivo da vila como a Orquestra Juvenil de Valado dos Frades foram algumas das "obras" deixadas pelo ex-autarca.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Durante o mês de Dezembro
Câmara de Torres Vedras promove campanha “Este Natal…ganhe com o comércio tradicional”
Para que o seu Natal seja mais alegre a Câmara Municipal de Torres Vedras, em conjunto com parceiros locais, organizou para este ano a campanha “Este Natal… Ganhe com o Comércio Tradicional”. Durante o mês de Dezembro há muitos motivos para visitar a cidade de Torres Vedras e deixar-se invadir pelo espírito desta Quadra. Admire a Árvore de Natal que dá cor à Praça da República e faça as suas compras ao ritmo de músicas que fazem parte de uma “banda sonora” típica desta época. Para tornar o centro histórico da cidade mais dinâmico e divertido, foram instalados 55 postos de iluminação com tecnologia laser que vão criar efeitos de bolas coloridas nas fachadas dos edifícios. Habilita-se ainda a ganhar um automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República congratula-se com decisão da UNESCO
Fado elevado a Património Cultural Imaterial da Humanidade
O Presidente da República congratulou-se, no dia 27 de Novembro, com a decisão da UNESCO de designar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Numa mensagem a propósito da decisão tomada pelo Comité Internacional da UNESCO, reunido em Bali, na Indonésia, o Presidente felicitou todos os que estiveram envolvidos na candidatura do Fado a este reconhecimento internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo
Paulo Inácio pede a munícipes que comprem prendas de Natal no concelho de Alcobaça
A Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo realizou-se na cidade de Alcobaça nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, na Biblioteca Municipal e zona de confluência dos rios Alcoa e Baça. A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, e da vice-presidente da Câmara da Nazaré, Mafalda Tavares. Paulo Inácio defendeu que os Contratos Locais de Desenvolvimento Social têm obtido resultados desde há 50 anos, potenciando o empreendedorismo das populações, como aconteceu no final dos anos 60 na Benedita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Exposição mostra Colégio Nun’Álvares
nos 80 anos da sua fundação
Registos fotográficos do estabelecimento de ensino por onde passaram figuras de relevo, como o já falecido actor Camacho Costa, o jornalista Appio Sottomayor ou o ministro Miguel Relvas, entre muitos outros, vão aquecer a alma dos antigos alunos no seu encontro anual. Assinalando o 80º aniversário da fundação do Colégio Nun’Álvares (CNA), realiza-se entre os dias 1 e 16 de Dezembro, nas antigas instalações daquele estabelecimento de ensino e na actual Escola Básica 2, 3 Nuno Álvares Pereira, uma exposição com base no espólio fotográfico da Associação de Antigos Alunos do CNA. Em breve estarão também disponíveis na internet no âmbito do projecto Memória Digital de Thomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Academia de Santo Amaro recria a fábula de La Fontaine
Musical infantil ‘A Cigarra e a Formiga’ promete deslumbrar público no Cine-Teatro de Alcobaça
O Musical Infantil "A Cigarra e a Formiga, da Academia de Santo amaro, vai estar no Cine-Teatro de Alcobaça, no dia 17 de Dezembro, sábado, com duas sessões - uma às 14h30 e outra às 18h30. Da autoria de João Duarte Costa, o musical conta com um elenco em que pontificam os actores Bruno Pópulo, Cláudia Ferreira, Isabel Martins, Joana Aires, Joana de Carvalho, João Nascimento, Marta Gorgulho, Tiago de Almeida e Vanessa Silva e o torreense Sérgio Paulo, ex-colaborador do Tinta Fresca, que assim faz a sua estreia no teatro como actor profissional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara Municipal aprova licenciamento
de hotel rural de 4 estrelas
A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 18 de Novembro, por unanimidade, o pedido de licenciamento para um projecto de construção de um loteamento turístico de 4 estrelas, nomeadamente um Hotel Rural, a construir na freguesia da Cela. O Executivo municipal aprovou por unanimidade a aquisição, no valor de mais de 101 mil euros, de três prédios urbanos situados junto ao Pelourinho e ao Monumento da Padeira de Aljubarrota, que se encontram “em ruínas”. O Executivo aprovou ainda o calendário para a Época Balnear 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para ajudar o filho de Carlos Martins
Casa do Benfica de Peniche promove recolha
de medula óssea
A propósito da campanha a favor de Gustavo, filho do jogador da Selecção Nacional de futebol Carlos Martins, vai decorrer, no dia 1 de Dezembro de 2011, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Casa do Benfica, uma recolha de medula óssea. A Câmara Municipal de Peniche está solidária e apoia esta iniciativa promovida pela Casa do Benfica e pelo Centro de Histocompatibilidade do Centro – Coimbra com a colaboração de entidades de Peniche: Associação de Dadores Benévolos de Sangue, Associação de Motociclismo e 102FM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto
Lúcia Serralheiro promove pré-lançamento
do livro “Mulheres em grupo contra a corrente”
Lúcia Serralheiro promove, no dia 1 de Dezembro pelas 15h30, na Livraria Bulhosa Books & Living na Rua de Ceuta 88, no Porto, o pré-lançamento do livro “Mulheres em grupo contra a corrente”, editado pela Evolua Edições. A professora e escritora da Benedita conta neste livro a história da Associação Feminina Portuguesa para a Paz, que desenvolveu a sua actividade até de 1936 a 1952, ano em que foi encerrada pela PIDE
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bruno Oliveira, Rui Neves, José Ferraz, Hélder Novo e Pedro Silva
Pilotos de Ourém apresentam viaturas e equipas
Os pilotos de Todo-o-Terreno oureenses Bruno Oliveira, Rui Neves, José Ferraz, Hélder Novo e Pedro Silva foram recebidos, no dia 23 de Novembro, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca. Uma recepção onde foram apresentadas as equipas e viaturas que participarão, no fim-de-semana seguinte, na prova 24horas TT Fronteira. Na ocasião Paulo Fonseca manifestou o agrado pela projecção que estes oureenses dão ao concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Axi Muniain e Pablo Garcia disputaram prova de surf na Nazaré
Bascos vencem prova de ondas grandes North Canyon Tow in Trials
Axi Muniain e Pablo Garcia (País Basco/Espanha) venceram o North Canyon Tow In Trials presented by Wavejet, prova disputada esta quarta-feira na Praia do Norte. Esta dupla garantiu assim a presença na competição internacional de ondas grandes que vai ter lugar no último trimestre de 2012 na Nazaré, a primeira do género em Portugal. As duplas portuguesas Ramon Laureano e António Silva, André Pedroso e Ivo Santos e ainda Paulo do Bairro e Pedro Monteiro ficaram nas quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. Apesar das boas prestações não conseguiram conquistar um lugar na final. Todas as equipas apresentaram-se em alto nível na Praia do Norte, onde as maiores ondas surfadas chegaram a atingir cerca de 32 pés (cerca de dez metros) in the face of the wave.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra garante identidade cultural do concelho com casa cheia
XIII Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça recebeu 45 mil visitantes
Os segredos foram revelados. Quatro dias de intensos sabores que agitaram paladares e movimentaram a cidade. As quatro salas, os claustros e toda a zona envolvente ao Mosteiro foram palco de animação diária, entre concertos musicais, workshops de cozinha, encenações teatrais de um “Portugal conventual”, recriações de cânticos e de cenários medievais alusivos à História de Portugal, demonstrações de doçaria conventual, animação de rua entre muitas outras. Cerca de 45 mil pessoas responderam ao convite da Autarquia e desfrutaram das delícias gastronómicas que “decoraram” os 37 expositores de representação nacional e internacional (Espanha, França e Bélgica).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Waterman Garrett McNamara promove limpeza da Praia do Norte
Garrett McNamara promove este sábado, dia 26 de Novembro, uma acção de limpeza da Praia do Norte, no âmbito do projecto ZON North Canyon Show 2011. A iniciativa de recolha de resíduos decorre a partir das 14h30. Os participantes no evento terão a oportunidade de estar perto do extreme waterman durante esta acção de limpeza, de levar para casa um postal autografado, ficando, ainda, habilitados a jantar com Garrett McNamara. O ponto de encontro é às 14h30 no Norpark.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Armazém das Artes promove 4 exposições e concerto com Sérgio Carolino e Sérgio Barradas
O Armazém das Artes inaugura no dia 26 de Novembro, pelas 16 horas, as exposições “Eu Silvino Villa Nova – Homenagem a Silvino Villa Nova”, “Pratos da Guerra, Pratos de Paz”, Armando Menezes – Pintura e “Da Válvula ao Transistor – Núcleo Museológico”. As exposições estarão patentes ao público até 26 de Fevereiro. De referir que às 18 h terá lugar o concerto “Surrealistic Discussion”, protagonizados por uma dupla improvável: Sérgio Carolino (Tuba) e Sérgio Barradas (Acordeão). No mesmo dia logo às 9 h da manhã, a formadora Carina Jordão orienta a oficina "Brincar aos Cientistas", para crianças dos 5 aos 8 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreendimento projectado há 30 anos aguarda financiamento
Secretário de Estado admite reprogramar verbas para o regadio das baixas de Óbidos
O secretário de Estado da Agricultura admitiu, no dia 23 de Novembro, numa visita que fez à Barragem do Arnóia, no concelho de Óbidos, avançar com um projecto de regadio das baixas de Óbidos, aguardado pelos agricultores desde 1978, se a reprogramação das verbas comunitárias do PRODER permitir financiar a obra. José Diogo Albuquerque afirmou que, até final do ano, vai ser feita “uma reprogramação do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural - e nesse quadro ver o que é possível financiar ou não”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em três fases
Tomar investe mais de 280 mil euros em apoios aos alunos do ensino básico
Entre subsídios a alunos carenciados para aquisição de livros e material escolar e fornecimento de refeições a todos os alunos do ensino básico do concelho, a Câmara Municipal de Tomar prevê para este ano lectivo um investimento que supera os 280 mil euros.A segunda fase de atribuição de subsídios de estudo (livros e material escolar) aos alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Tomar está concluída. Cerca de 2500 euros serão agora atribuídos, somando-se aos 10,6 mil euros euros aprovados na 1ª fase, perfazendo um total de mais de 13 mil euros. A atribuição de subsídios avança para uma 3ª fase, uma vez que faltam analisar 29 processos dos 529 que se candidataram a apoio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar conferência organizado por Telma Curado – Revisores Oficiais de Contas
Camilo Lourenço regressa a Leiria para debater o estado da economia nacional
A consultora financeira Exchange e o jornalista de economia Camilo Lourenço estão de regresso a Leiria para participar num jantar conferência organizado pela sociedade de revisores oficiais de contas TCC – Telma Carreira Curado, SROC. O evento pretende debater o estado da economia portuguesa sob o tema “O que esperar do orçamento de estado 2012?”, e terá lugar na Quinta das Silveiras, no Alto Vieiro, em Leiria, a partir das 19h30 do dia 29 de Novembro, terça-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de Novembro
Câmara do Cadaval inaugura Escola Básica e Requalificação Urbana da Aldeia de Figueiros
A Câmara Municipal do Cadaval promove no domingo, dia 27 de Novembro, pelas 15h, a cerimónia de inauguração da nova Escola Básica de Figueiros e da Requalificação Urbanística da Aldeia de Figueiros. O acto inaugural é aberto a toda a população e terá início junto à Ponte do Rio Arnóia (Figueiros). De referir que quer a construção da nova Escola Básica de Figueiros, quer a Requalificação Urbanística da Aldeia de Figueiros constituem projectos co-financiados pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Distrito de Leiria
UGT de Leiria satisfeita com adesão à greve
A União UGT de Leiria apelou a uma forte mobilização e participação dos trabalhadores e trabalhadoras nesta Greve Geral e considera que a resposta dada pelo distrito de Leiria foi “de grande responsabilidade cívica, de adesão, de combate e de esperança num futuro melhor.” A adesão revelou-se muito significativa, sobretudo no sector público, ainda que no sector privado a greve também se faça sentir fortemente, com o encerramento de muitas e importantes empresas do distrito. Destaque para o encerramento de muitas Escolas e Agrupamentos (Peniche, Nazaré, Caldas, Marinha Grande, etc.) e, no sector bancário, também se confirmou uma adesão muito razoável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professores aderem à greve geral
FENPROF: principais cidades portuguesas
sem aulas
Segundo a FENPROF, a Greve Geral de 24 de Novembro contou com uma forte adesão dos professores, educadores e investigados portugueses que, em muitos casos, supera os valores verificados há um ano. A Federação Nacional de Professores adianta que “o número de escolas encerradas é muito elevado o que, inclusivamente, impede que, com rigor, se possa, durante o dia de hoje avançar com uma percentagem de greve. Contudo, das escolas onde é possível ter uma informação correcta dos números, conclui-se que a maioria se situa entre os 60% e os 85%. Há excepções, para cima, como para baixo, mas a maioria está naquele intervalo, o que tem um grande significado.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase
Ponte Velha de Peniche reabre aos utentes
A circulação na Ponte Rodoviária, vulgarmente conhecida por Ponte Velha, na cidade de Peniche, foi retomada no, dia 22 de Novembro. Trata-se de uma importante obra integrada na Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada). Concluída a reabilitação da Ponte Velha, a Câmara Municipal de Peniche e a empresa construtora decidiram abrir a via à utilização dos utentes, enquanto decorrerão, por mais alguns meses, as restantes intervenções integradas na mesma empreitada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 24 de Novembro
Greve Geral une CGTP e UGT na contestação às políticas do Governo
Decretada pelas duas centrais sindicais – CGTP e UGT - Portugal enfrenta hoje, 24 de Novembro, aquela que poderá ser a maior greve geral de sempre. Pelas 16 horas, haverá concentração de trabalhadores, na Rotunda do Vidreiro, na Marinha Grande. Segundo a CGTP, o Orçamento de Estado apresentado na Assembleia da República terá como consequências que, no final de 2012, o país terá produzido menos 5,1 mil milhões de euro, comparando com 2011 e a dívida do país terá crescido 8.000 milhões de euros relativamente a 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Árvore exótica já representa 23% da floresta portuguesa
Dia da Floresta Autóctone: Quercus preocupada com avanço das plantações de eucalipto
O “Ano Internacional das Florestas” comemora-se no dia 23 de Novembro, o Dia da Floresta Autóctone, data estabelecida para promover a importância da conservação das florestas naturais na Península Ibérica. De acordo com a Quercus, as plantações de eucalipto – espécie exótica introduzida em Portugal - já ocupam mais de 23% da área florestal no nosso País, e acarretam impactes ambientais consideráveis sobre o território, nomeadamente uma maior erosão do solo, a alteração do regime hídrico, perda de biodiversidade, alteração da paisagem, para além de facilitarem a propagação dos incêndios florestais de forma muito mais significativa do que as florestas constituídas por espécies autóctones.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema Voluntariado e Cidadania Activa
VI Fórum do Associativismo do Concelho da Batalha marcado para 26 de Novembro
O Município da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia realizam a VI edição do Fórum do Associativismo do Concelho da Batalha. O encontro terá lugar no sábado, 26 de Novembro, a partir das 14h30, nas instalações da Zona Desportiva da Batalha – Sala de Formação dos Balneários. Voluntariado e Cidadania Activa é a temática escolhida para este ano, enquadrada no tema escolhido pela União Europeia para 2011: Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Livro "Santarém Ilustrada” lançado na Igreja
do Santíssimo Milagre
A igreja do Santíssimo Milagre foi palco no dia 19 de Novembro, do lançamento da obra "Santarém Ilustrada” de Luís Montês Matoso, com transcrição do texto e estudo introdutório de Martinho Vicente Rodrigues, editado pela Junta de Freguesia de Marvila. Perante uma plateia repleta, Ricardo Gonçalves, vice-presidente da Câmara de Santarém, congratulou-se pela edição de uma obra tão importante para Santarém, tal como Carlos Marçal, Presidente da Junta de Freguesia de Marvila e do Padre Manuel Borges, da Paróquia de Marvila. Luís Montês Matoso projectou e escreveu “Santarém Ilustrada” na 1.ª metade do século XVIII, obra que aguardou por publicação, 273 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto tem duas fases
Município da Lourinhã abre Loja Social
Atento ao actual contexto de crise socioeconómica, cujas consequências atingem as famílias mais vulneráveis, o Município da Lourinhã abriu, oficialmente, no dia 23 de Novembro, uma Loja Social. Esta resposta de cariz social visa atenuar as dificuldades e necessidades imediatas das famílias e indivíduos, que revelem vulnerabilidade económica, através da distribuição de bens de várias espécies e de serviços. Numa primeira fase, a Loja Social atribuirá roupas, calçado e outros equipamentos para o lar, dispondo ainda de serviços diversos como banhos para indivíduos autónomos, nos balneários do Estádio Municipal, e uma lavandaria para idosos carenciados e sem-abrigo. Para a segunda etapa encontra-se prevista a abertura do refeitório.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jorge Mangorrinha preside à Comissão Nacional
Comemorações do Centenário do Turismo também chegam à Região Oeste
As Comemorações do Centenário do Turismo iniciaram-se no início de 2011 e vão prolongar-se até Maio de 2012. O arquitecto Jorge Mangorrinha preside à Comissão Nacional das Comemorações e traça aqui um balanço das comemorações, que também chegaram à Região Oeste. Para o início do próximo ano está prevista a realização inédita em Portugal de um encontro técnico e científico sobre Talassoterapia, a realizar na Nazaré, a propósito da construção, em curso, do centro de talassoterapia nos antigos Banhos Quentes, para além do restauro do filme "Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo", de 1929, de Leitão de Barros, entre outras iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Associação de Casal Galego busca apoio
para ajudar idosos carenciados
A Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego, organizadora da Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia (FAG) da Marinha Grande, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada a 19 de Março de 1941, tem a seu cargo uma importante obra social bastante, prestando apoio domiciliário a 56 utentes, a que se somam 25 utentes no centro de convívio da Associação e a 12 utentes do Centro de Dia. Contudo, o apoio recebido, nomeadamente, da Segurança Social, é insuficiente para responder às necessidades dos utentes, nomeadamente, idosos, pelo que a IPSS conta com as receitas da FAG para minorar as dificuldades financeiras. A presidente da Direcção da Associação, Liliana Prior, retrata aqui o quotidiano da instituição e os desafios que enfrenta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Presidente da Câmara revela motivo da ausência prolongada da vereadora da Educação
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, informou o Tinta Fresca que a vereadora da Educação e da Cultura, Mónica Baptista, se encontra ausente já há algumas semanas devido a uma “gravidez de risco”. Segundo o autarca, Mónica Baptista “está a trabalhar normalmente efectuando despachos, virá às reuniões executivas e deliberativas” mas “está limitada a sua presença física em eventos ou iniciativas em virtude desta situação”. Recorde-se que a ausência da vereadora já tinha sido questionada pelos vereadores da oposição, tendo na ocasião o presidente Paulo Inácio apelado ao bom senso de todos para a situação em causa.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Poupando 30 mil euros
Autarquia de Leiria cancela iluminação de Natal
Dificuldades económicas e financeiras obrigaram a Câmara Municipal de Leiria a cancelar as iluminações de Natal este ano, o que se traduz numa poupança de 30 mil euros em relação ao ano passado. Apesar disso, a Autarquia vai assinalar esta quadra com diversas actividades. Entre os dias 1 de Dezembro e o dia 8 de Janeiro, a cidade será embelezada com uma árvore de Natal na Praça Goa, Damão e Diu, e com esculturas feitas com materiais reciclados por alunos de dez estabelecimentos de ensino do concelho, que aceitaram o desafio de participar na Incentivarte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
North Canyon Tow in Trials Presented By Wavejet pode realizar-se já na quarta-feira
Surfistas voltam às ondas grandes da Nazaré
O North Canyon Tow In Trials presented by Wavejet pode realizar-se na próxima quarta-feira, dia 23 de Novembro, na Praia do Norte, na Nazaré. As previsões indicam que as condições podem ser as ideais para a realização da prova. Contudo, a confirmação só será no próprio dia pela organização da prova. Equipas de Tow In Surf (surf rebocado por motas de água) vão enfrentar o poder das ondas da Praia do Norte. A equipa vencedora vai ter entrada directa na competição internacional de ondas grandes que vai ter lugar no último trimestre de 2012 na Praia do Norte, a primeira do género em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Processo tem início já no dia 27 de Novembro
7 Maravilhas vão eleger melhores praias
de Portugal em 2012
As 7 Maravilhas® anunciaram, no dia 21 de Novembro, que vão continuar a promover os grandes valores da identidade nacional, com a eleição em 2012 das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”. As candidaturas começam ainda em Novembro e a escolha das mais maravilhosas praias do nosso país volta a estar nas mãos dos portugueses, com um modelo de selecção e votação semelhante aos adotados em edições anteriores. O processo para eleger as “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” tem início a 27 de Novembro, com a abertura da fase de candidaturas num site criado para o efeito. Todas as praias a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cantor lança campanha de solidariedade “Gorro de Natal”
André Sardet inaugura Óbidos Vila Natal 2011
André Sardet vai inaugurar o Óbidos Vila Natal e fazer o lançamento da Campanha de Solidariedade “Gorro de Natal” que, este ano, vai apoiar a Associação “Olha-te”, um projecto que apoia doentes com cancro. Este é o lado mais solidário de um evento que, à semelhança de outros anos, pretende animar famílias inteiras, de norte a sul do País, com o vasto conjunto de iniciativas programadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência no âmbito do projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça”
Filomena Leonardo explica Inscrição do Mosteiro de Alcobaça como Património da Humanidade
O projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça” pretende dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça bem como o património móvel e edificado que lhe está associado. A próxima conferência é subordinada ao tema “O Processo de Inscrição do Mosteiro de Alcobaça na Lista do Património da Humanidade”, proferida pela técnica superior Filomena Leonardo, irá decorrer no dia 22 de Novembro às 15 horas, na Sacristia Nova” e tem como objectivo dar a conhecer o processo de classificação do Monumento, os critérios aplicados e respectiva justificação
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Raul Castro propõe disciplina de Educação Cívica vocacionada para o Ambiente
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, defendeu, no dia 19 de Novembro, a introdução da disciplina de Educação Cívica no sistema de ensino desde o 1º ano de escolaridade, durante a sessão de abertura do 3º Encontro Nacional do Projecto Rios, que está a decorrer até ao final do dia no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Raul Castro afirmou que a disciplina de Educação Cívica devia ter como principal objectivo alertar para a necessidade de respeitar o Ambiente. “A educação deve começar logo pelo 1º ano do ensino básico para salvaguardarmos o futuro de todos nós”, justificou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de Novembro a 10 de Dezembro
Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia
da Marinha Grande quer atrair 20 mil visitantes
Com o objectivo de divulgar o artesanato, a gastronomia, o folclore, a etnografia e a música popular portuguesa, o Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, acolhe de 30 de Novembro a 10 de Dezembro a XXII FAG – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande. Liliana Prior, presidente da Direcção da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, entidade promotora da FAG 2011, com uma obra social relevante na localidade, para a qual revertem as receitas das entradas, revela as novidades de uma das mais importantes feiras nacionais de artesanato e gastronomia do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente do PS do Cartaxo indignado com declarações do novo presidente da Câmara
Pedro Ribeiro desmente que não queira ser candidato nas próximas eleições autárquicas
Pedro Magalhães Ribeiro entrou em rota de colisão com o recém-empossado presidente da Câmara Municipal depois de Paulo Varanda ter afirmado, em entrevista a um jornal local que o presidente da Concelhia do PS do Cartaxo não estaria interessado em assumir a presidência da Câmara Municipal. O ex-vice-presidente da Câmara manifesta o seu “repúdio e indignação" por Paulo Varanda ter produzido declarações que considera falsas sobre as suas intenções políticas, sem o ter consultado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de Novembro no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro
Concerto de aniversário do Ressurgimento da Banda de Alcobaça apresenta novo disco
A Banda de Alcobaça celebra no dia 30 de Novembro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, os seus 26 Anos do Ressurgimento num concerto que será marcado pelo lançamento de um disco ao vivo que inclui parte do repertório que a caracterizou ao longo dos últimos anos. Gravado no Cine-Teatro de Alcobaça no dia 19 de Março, durante o Concerto Comemorativo dos 25 Anos do Ressurgimento da Banda de Alcobaça, este disco sublinha ainda o trabalho de cerca de nove anos do maestro Rui Carreira, que aqui propõe o registo de um programa onde são abarcados, resumidamente, os muitos géneros, épocas, estilos e compositores tocados ao longo deste tempo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputados do PS enviam respostas do Governo
Ministério responde que menos enfermeiros
não vão afectar serviços de saúde em Ourém
Após a visita realizada ao Centro de Saúde de Ourém, no âmbito da situação que consideraram “dramática” no apoio ao sector de saúde no Concelho de Ourém, os deputados do PS, Idália Serrão, António Serrano e João Galamba, enviaram as respostas obtidas junto do Ministério da Saúde.Este considera que o fim destes contratos não colocará em causa a prestação de cuidados de saúde no Município, dado que o funcionamento dos serviços será assegurado com uma gestão cuidada do grupo de profissionais dos vários Centros de Saúde (CS) que integram aquele ACES, com a partilha dos recursos humanos e dando prioridade aos cuidados de saúde inadiáveis, .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 26 de Novembro
Alcobaça recebe Feira de Emprego, Formação
e Empreendedorismo
No âmbito do Projecto "Mais Participação, Mais Cidadania, Mais Desenvolvimento", com enquadramento na Acção “Oficina do Empreendedor”, inserida no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2011 uma Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo na cidade de Alcobaça, na Biblioteca Municipal e zona de confluência dos rios Alcoa e Baça. Esta iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de Alcobaça, do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo de Alcobaça e do IEFP – Centro de Emprego de Alcobaça, bem como de outros parceiros institucionais do Projecto Mais, sendo que estes se farão representar no evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós, Batalha e Leiria
Variante da Batalha abriu ao tráfego
A Estradas de Portugal abrir ao tráfego, este sábado, 19 de Novembro, o lanço do IC 2 - Variante da Batalha (A19) que integra a Subconcessão Litoral Oeste. O lanço do IC2 - Variante da Batalha, que atravessa os concelhos de Porto de Mós, Batalha e Leiria, tem uma extensão de aproximadamente 14 km e três nós de ligação à rede viária envolvente, designados por Nó de S. Jorge, Nó da Batalha e por Nó da Azóia. Este lanço constitui uma alternativa ao IC 2, oferecendo aos utentes melhores condições de circulação e eficiência nas acessibilidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Adjunto profere Oração de Sapiência e inaugura novas salas de dança
Feliciano Barreiras Duarte abre novo ano lectivo no Orfeão de Leiria
Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, será o convidado de honra na abertura do ano lectivo 2011/2012 do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), que decorre no dia 26 de Novembro, sábado, pelas 17h. O secretário de Estado irá proferir a Oração de Sapiência neste evento que assinala oficialmente o início das actividades das escolas de dança (EDOL) e de música (EMOL) do Conservatório de Artes, e inaugurar as novas salas de dança do edifício sede do OL CA, situado na Avenida 25 de Abril, em Leiria, onde decorrerá toda a cerimónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 27 de Novembro
Academia de Música de Alcobaça encerra ciclo de concertos para bebés no Cine-Teatro
A Academia de Música de Alcobaça (AMA) encerra na manhã do dia 27 de Novembro, domingo, pelas 11h, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, o ciclo de Concertos para Bebés “À Procura dos Sons”, apresentando aquela que será a última das suas propostas temáticas: “Espaço de Sons”. “Espaço de Sons” será o último de quatro espectáculos que durante o ano de 2011 visaram estimular os bebés através da música convidando-os a subir ao palco no meio de um ambiente interactivo
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nuno Mangas anuncia criação de Fundo de Apoio ao Estudante
Mário Soares: “Austeridade demasiado severa pode não ser compatível com o progresso”
«Estou muito satisfeito com o que se passa nas nossas universidades e politécnicos, estamos a criar excelentes professores, profissionais e técnicos», afirmou Mário Soares durante a Oração de Sapiência que proferiu na cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2011/2012 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que decorreu quinta feira, dia 17 de novembro. O ex-Presidente da República referiu ainda à actual crise económica, defendendo que «a austeridade demasiado severa pode não ser compatível com o progresso, que é essencial ao crescimento»,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Director regional visitou escolas do concelho de Alcobaça
DREL quer mais obras de manutenção e menos escolas novas
O director regional da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DREL-LVT) , José Alberto Duarte, visitou, no dia 16 de Novembro, as escolas de São Martinho do Porto, D. Pedro I e Frei Estevão Martins, no concelho de Alcobaça. A visita foi acompanhada pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e Hermínio Rodrigues, respectivamente, pela directora da Escola, Ilda Pereira, pela subdirectora Rosário Besteiro e pela adjunta da direcção Raquel Oliveira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto “Horta Maior”
Câmara de Rio Maior promove Hortas Urbanas
Em harmonia com o desenvolvimento sustentável do Município e com a crescente preocupação na promoção da qualidade de vida da população de Rio Maior dada a actual conjectura social e política, a Câmara Municipal de Rio Maior decidiu potenciar, junto das zonas urbanas, espaços de agricultura tradicional através da criação de hortas urbanas. Neste âmbito, o Projecto “Horta Maior - Hortas Urbanas de Rio Maior” visa criar um novo espaço de produção agrícola familiar, onde serão proporcionadas as condições essenciais para a implantação de pequenas hortas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto “Cordão comVida”
Jovens voluntários de Gaeiras distribuem13 mil peças de roupa por famílias mais carenciadas
Cerca de 13 mil peças de roupa vão ser distribuídas pelas famílias mais carenciadas do concelho de Óbidos e às instituições Abraço, Casa do Gil e Associação a Minha Casa, do Olho Marinho, Óbidos, no âmbito do projecto “Cordão comVida”, dinamizado pelo JVG – Jovens voluntários de Gaeiras, e apoiado pelo Município de Óbidos e pela Junta de Freguesia de Gaeiras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mosteiro de Alcobaça
XIII Mostra de Doces e Licores Conventuais adoça boca dos portugueses até domingo
A XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais foi inaugurada no dia 17 de Novembro, no Mosteiro de Alcobaça, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Oeste, António Carneiro, dos presidentes das Câmaras Municipais do Oeste, da sub-directora do Igespar, Ana Bívar, e do director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, entre outros. O vencedor do Melhor Doce foi a Pastelaria A Pousadinha, de Tentúgal, com “Trouxas do Mondego”, e o vencedor do Melhor Licor foi o Mosteiro de Singeverga, de Roriz, Santo Tirso, com o Licor de Singeverga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Plano de Pormenor para o golfe de São Martinho do Porto obtém parecer favorável
O Plano de Pormenor para o golfe de São Martinho do Porto já obteve parecer favorável, segundo o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. A notícia foi transmitida de forma oficiosa pela vice-presidente da CCDR, aguardando-se agora a comunicação formal que a Comissão Nacional de Reserva Ecológica que deu parecer favorável na reunião de 15 de Novembro. “Estamos a aguardar a comunicação do ponto de vista formal, mas penso que é uma grande notícia. Haja agora empreendedorismo, porque para o primeiro grande passo que era da responsabilidade do município foi dado com parecer favorável”, concluiu Paulo Inácio
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 a 25 de Novembro
Santarém acolhe Feira de Tecnologias da Saúde
Santarém acolhe de 23 a 25 de Novembro, a Feira das Tecnologias da Saúde, organizada pelo Conselho Técnico dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do Hospital de Santarém, órgão oficial que representa, dentro da instituição hospitalar, todas as profissões das Tecnologias da Saúde, e conta com o apoio da Câmara de Santarém. Esta Feira tem lugar no Jardim da Liberdade, entre as 10h e as 17h, e tem como objectivo dar a conhecer à população em geral e à comunidade estudantil do 3º Ciclo e 10º, 11º e 12º anos, em particular, as diferentes profissões do universo das Tecnologias da Saúde.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais
Pastelaria A Pousadinha de Tentúgal vence prémio Melhor Doce com Trouxas do Mondego
O vencedor do Melhor Doce da XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que decorre de 17 a 20 de Novembro, no Mosteiro de Alcobaça, foi a Pastelaria A Pousadinha, de Tentúgal, com “Trouxas do Mondego”. Receberam a Menção Honrosa a Pastelaria Alcoa, com “Encharcada” e a Pastelaria A Casinha dos Montes, com “Sopa Dourada”. Por sua vez, o vencedor do Melhor Licor foi o Mosteiro de Singeverga, de Roriz, Santo Tirso, com o Licor de Singeverga. A Menção Honrosa David Pinto & Companhia, Lda, com “Licor de Ginga de Alcobaça” e “Licor de Eucaliptine ouro”, da Abadia Cisterciense de Oseira (Espanha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Zona Especial de Protecção da Villa Romana de Rio Maior em consulta pública durante 30 dias
Tendo o Governo concordado com a fixação da Zona Especial de Protecção (ZEP) da Villa Romana de Rio Maior, o Projecto de Decisão relativo ao assunto foi enviado para publicação no Diário da República e pode agora ser consultado no site da CMRM. A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis, e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRCLVT), Avenida Infante Santo, nº 69, 1º, 1350-177 Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
IC36 já abriu ao tráfego automóvel
A abertura ao tráfego do lanço do IC 36 (A8), que integra a Subconcessão Litoral Oeste, teve lugar no dia 16 de Novembro, às 18 horas. O lanço do IC 36, que agora entra em funcionamento, tem uma extensão de 6,6 km e desenvolve-se a sul da cidade de Leiria, entre o Nó do IC 2 / IC 36 e o Nó de Pousos, passando pelo Nó de Cortes e apresenta-se como uma importante ligação da A8 à A1, oferecendo aos utentes uma alternativa nas ligações ao norte e sul do País. A Subconcessão do Litoral Oeste foi adjudicada à AELO – Auto-estradas do Litoral Oeste em Janeiro de 2009.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barra Talasso financia restauro do filme de Leitão de Barros
Cinemateca recupera documentário de 1929 'Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo'
A empresa Barra Talasso, S.A., promotora do novo centro de talassoterapia em construção na Nazaré, estabeleceu um protocolo com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema para o restauro do documentário “Nazaré, Praia de Pescadores e Zona de Turismo”, de 1929, realizado por Leitão de Barros. A obra restaurada foi exibida no dia 14 de Novembro, na Cinemateca, em Lisboa, integrada no ciclo “Abrir os Cofres – Imagens de Portugal”, organizada em colaboração com a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Programa Mais Centro promove visita ao Agroal
O Programa Mais Centro (Programa Operacional Regional do Centro) promoveu, no dia 11 de Novembro, uma visita ao Agroal, no concelho de Ourém. Uma visita com o objectivo de verificar in locco, o investimento realizado na praia fluvial e no Centro de Interpretação do Parque Natureza. Presentes nesta visita estiveram Alfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e Isabel Damasceno, gestora do Programa Mais Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Rui Zink apresenta na Livraria Arquivo livro
“O amante é sempre o último a saber”
O escritor Rui Zink apresenta, no dia 23 de Novembro (quarta-feira) às 18h30, na Livraria Arquivo, em Leiria, o seu último livro intitulado “O amante é sempre o último a saber”. História de desencontros e da possibilidade de encontros felizes, O Amante é sempre o último a saber, fala-nos de um mundo em mudança, onde o amor toma novas qualidades e a esperança é a última a morrer. Três anos depois de O Destino Turístico, Rui Zink regressa com um romance que no põe perante questões com que, cedo ou mais tarde, todos nos confrontamos. Por vezes cedo e tarde, por vezes mesmo a tempo. O amor é uma dança incurável. E uma cura para o mal que nos mata.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
No “Atelier 19 – Fotografia”
Jorge Ricardo e Aline Duarte apresentam trabalho artístico sobre a Olaria de Alcobaça
Criado para a Mostra de Arte Experimental, o Rabiscuits 2011, o projecto “A Fábrica”, de Jorge Ricardo e Aline Duarte, pode ser apreciado no “Atelier 19 – Fotografia”, em Alcobaça. A Fábrica” pretende apresentar “uma abordagem artística e estética ao património industrial da cidade de Alcobaça”. Segundo os autores, “resgata para o tempo de hoje uma memória ainda muito presente na comunidade local, que o desenvolvimento urbanístico quer apagar do futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Trio de solistas e trio de câmara abrem ciclo
“A Guitarra no Outono”
A edição deste ano do ciclo de concertos “A Guitarra no Outono”, do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, arranca já no sábado, dia 19 de Novembro, com um concerto duplo protagonizado por três solistas de guitarra e um trio de câmara, alunos e professores do Orfeão. O espectáculo de entrada livre terá lugar no Auditório José Neto, no Orfeão, a partir das 16h. A primeira parte do concerto estará a cargo dos guitarristas Hugo Ferreira, João Resende e João Paulo Lopes, enquanto a segunda parte será da responsabilidade do trio de câmara composto por Ana Lopes, na voz, Ilda Coelho, na guitarra, e por João Pedro Fonseca, na flauta transversal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto é de dois jovens da Benedita
Parque Verde da Cidade de Alcobaça
já tem projecto vencedor
“Uma feliz coincidência!”. Foi assim que Paulo Inácio se referiu ao anunciar que o projecto vencedor do concurso público internacional para a recolha de ideias para a Concepção do Parque Verde da Cidade de Alcobaça pertence a dois jovens naturais da Benedita, Sérgio Guerra e Hugo Pimenta. Segundo o autarca, os três primeiros classificados foram decididos pelo júri por unanimidade. Após a sessão procedeu-se à inauguração da exposição dos trabalhos admitidos ao “Concurso de Ideias para o parque Verde da Cidade de Alcobaça”, que está patente até 30 Novembro na galeria da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de Educação
Óbidos considerado o “Melhor Município
para se estudar” do País
O Ensino do Futuro entregou, no dia 14 de Novembro, ao início da tarde, em Lisboa, o 1º lugar, na categoria “O melhor município para estudar”, ao projecto “Escolas D`Óbidos - Uma Educação Criativa”. O galardão foi entregue pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, numa cerimónia que teve lugar no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vencedores do Prémio Santareno de Teatro apresentados em Santarém
Manuela Maria e Camilo de Oliveira distinguidos com o Prémio Santareno de Teatro
O vereador com o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Santarém, Vitor Gaspar e o presidente do Instituto Bernardo Santareno, Vicente Batalha, apresentaram, no dia 14 de Novembro, em Santarém, os vencedores de 2011 do Prémio Santareno de Teatro, nas suas diversas categorias. Os prémios anunciados nesta conferência vão ser entregues na VI Grande Gala Bernardo Santareno que tem lugar no dia 20 de Novembro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da responsabilidade da Igreja Nova Aliança
Refeitório Social abre portas nas Caldas
Abriu portas na terceira semana de Novembro um refeitório social, nas Caldas da Rainha. A iniciativa é da responsabilidade da Igreja Nova Aliança. O Refeitório funcionará nas instalações da própria Igreja - na Rua da Praça de Touros, nº 57 r/chão - que possui condições logísticas para tal, sendo um espaço acolhedor com todos os meios de segurança e higiene. Neste Refeitório será servida uma refeição diária entre as 12h e as 14h, havendo a possibilidade dos utentes levarem para casa a refeição.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
No âmbito da Reavalição da Rede Nacional de Emergência e Urgência
Câmara da Nazaré pede reforço do SAP
A Câmara da Nazaré vai solicitar o reforço de funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), designadamente o alargamento do horário, e o encaminhamento das urgências diretamente para o Hospital de Leiria. Para o Município “está em causa a importância da saúde para um destino turístico, que contribui para o Produto Interno Bruto”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
GNR promoveu acção de sensibilização em Turquel
Burlões atacam em todas as frentes
O Posto da GNR da Benedita promoveu no dia 10 de Novembro, no Salão Paroquial de Turquel, uma acção de sensibilização contra burlas e furtos a idosos. Esta acção integra-se no Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, que visa garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas e ajudar a prevenir e a evitar situações de risco. A acção de sensibilização contou com a presença de mais de 30 idosos e foi desenvolvida pelo 2º Sargento Nélson Baptista, comandante do Posto de GNR da Benedita e pelo cabo Carlos Martins.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Vieira de Leiria
Jornalista Miguel Carvalho apresenta em livro retrato de Lúcio Tomé Feteira
O livro “Lúcio Feteira: A História Desconhecida - Das Origens à Glória" (Volume 1)”, da autoria do jornalista Miguel Carvalho e publicado pela editora QuidNovi, terá a sua primeira apresentação nacional em Vieira de Leiria. A sessão decorrerá no dia 26 de Novembro (sábado), às 16h30, no auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. Paulo Vicente, vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, e Francisco Oneto Nunes, antropólogo e investigador do ISCTE, apresentarão a obra. A sessão de apresentação do livro conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chuva marcou final da prova
Pedro Cruz e Ana Ferreira vencem 37ª Meia Maratona Internacional da Nazaré
Pedro Cruz, da equipa J. Cruz Irmãos, venceu a 37ª Meia Maratona Internacional da Nazaré, que se realizou este domingo, 13 de Novembro, ao cortar a meta com 01:09:09. O atleta disse, no final, que «as condições [de corrida] foram difíceis nos cinco últimos quilómetros, devido às más condições meteorológicas», mas teceu rasgados elogios à organização da prova e ao percurso, que «é bom», disse. Em femininos, a primeira a cortar a meta foi Ana Ferreira, do Grupo Desportivo Estreito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Doce sabor” experimentado por milhares
Pastéis de Feijão “Serra da Vila” vencem Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras
Foram milhares os que se deliciaram com o sabor desta iguaria típica torriense, na 1.ª edição do Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras, que decorreu de 28 de Outubro a 12 de Novembro. Além da exposição que explicava a história, processo de fabrico e certificação deste doce, os visitantes do pavilhão multiusos da Expotorres puderam participar em workshops culinários, onde se explicava e experimentava a confecção do pastel; e foram também conhecidos os vencedores dos 3 concursos promovidos no âmbito do festival. Nesta iniciativa estiveram envolvidos 22 produtores locais, representantes de 24 marcas de Pasteis de Feijão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alenquer
Milhares de pessoas celebraram nas ruas
a cultura da vinha e do vinho
Milhares de pessoas assistiram, no dia 13 de Novembro, em Alenquer, a um desfile etnográfico relativo à cultura da vinha e do vinho. O desfile contou com a presença de mais de 500 figurantes, em representação de 16 freguesias do concelho. Nele foram recriadas as diferentes etapas da produção do vinho, assim como as actividades relacionadas com a vinha, tais como a cestaria, a tanoaria e a taberna. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Alenquer, insere-se na estratégia autárquica local de divulgação da cultura etnográfica associada à produção de vinho no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” em debate
Peniche recebe V Congresso Internacional
de Turismo de Leiria e do Oeste
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai receber o V Congresso Internacional de Turismo de Leiria e do Oeste, que vai avaliar a competitividade dos destinos turísticos tendo em conta a sustentabilidade dos territórios. Com o tema genérico “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” o Congresso, que reúne 22 países, decorre durante os dias 23, 24 e 25 de Novembro nesta escola do IPL, com o objectivo de promover o debate e troca de experiências no âmbito do turismo nacional e internacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 6 de Novembro
Rio Maior celebrou 175 anos de Concelho
O Feriado Municipal do Concelho de Rio Maior foi assinalado, pela Câmara Municipal, com um conjunto de iniciativas comemorativas do Dia do Concelho, fundado no dia 6 de Novembro de 1836. A Programação foi composta por um vasto leque de manifestações culturais e lúdicas, que tiveram como objectivo fundamental satisfazer os vários públicos deste concelho e possibilitar a participação de todos os munícipes nos festejos propostos pela autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
S. Pedro de Moel
Rotary Club da Marinha Grande elege Engº Domingos Granja como Profissional do Ano 201
O Rotary Club da Marinha Grande elegeu o Engº Domingos Granja como o seu Profissional do Ano 2011: A cerimónia de Reconhecimento terá lugar no dia 19 de Novembro durante um jantar aberto à população marinhense, que se realizará no Hotel Mar e Sol em S. Pedro de Moel, pelas 20h. Mais do que dar cumprimento ao que está instituído pelo Rotary Internacional, a distinção de um profissional de reconhecido mérito no seio das suas comunidades, o Rotary Club da Marinha Grande faz questão de, anualmente, prestar condigna e pública homenagem àqueles profissionais que, pelo seu esforço e pelo seu exemplo, contribuem para o engrandecimento e para a projecção do bom nome do Concelho.
Esta notícia foi comentada 4 vez(es).
Santarém
Aurélio Lopes e Bertino Martins lançam livro sobre a Mulher Ribatejana
A apresentação pública do livro "Campinas; a mulher do Ribatejo, o canto e a dança", de Aurélio Lopes e Bertino Martins, realiza-se em Santarém, sexta-feira, dia 25 de Novembro, pelas 21h30, no Fórum Mário Viegas (Centro Cultural Regional de Santarém). Segundo os autores, o livro constitui uma importante contribuição (a contribuição possível, afinal) para o desmitificar de um equívoco que persiste há décadas no Ribatejo e, fruto de uma inevitável mudança cultural (que vai inclusive corrompendo as naturais condições de pesquisa), ameaçava eternizar-se.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Maior cooperativa agrícola do País celebra 80 anos no próximo ano
Cooperativa Agrícola de Alcobaça reinaugura loja depois de obras de requalificação
A Cooperativa Agrícola de Alcobaça inaugurou, no dia 5 de Novembro, a sua loja, depois de ter sofrido obras de requalificação. Na cerimónia, foram homenageados com o estatuto de 'Sócio Benemérito', o ex-presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, recém-falecido, e o actual presidente da Assembleia Geral, Januário Pereira, pelo papel determinante que tiveram na história da Cooperativa. Perante cerca de três centenas de associados, o presidente da direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça recordou que esta requalificação acontece depois da ruptura financeira da instituição e representa o corolário de um trabalho de modernização iniciado há cinco anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Requalificação da Escola Chora Barroso prevista para o terceiro trimestre de 2012.
Estão em curso as obras de requalificação da Escola Básica Dr. António Chora Barroso, em Riachos, que permitirão a adaptação do equipamento às novas exigências legais no âmbito técnico. Nesse sentido, decorrem trabalhos relativos a isolamento, substituição de redes eléctricas, da caixilharia de alumínio e das portas, bem como da cobertura. O projecto de requalificação da E.B. de Riachos prevê o alargamento do bloco administrativo e a criação de mais gabinetes, de uma sala em formato de anfiteatro, a reformulação de salas de aula com novo equipamento, num investimento total de cerca de 3 milhões de euros. Esta obra tem conclusão prevista para o 3º trimestre de 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Casa-Museu João Soares inaugura exposição
da Colecção de António Pedro Vicente
João Lopes Soares, Patrono da Casa-Museu a que dá o nome, foi uma figura destacada do movimento republicano, tendo desempenhado diversas funções públicas após a implantação da República, e um pedagogo eminente, distinguindo-se pela participação activa em relevantes projectos educativos. Assinalando o 133º aniversário do seu nascimento, a Fundação Mário Soares inaugura, no dia 17 de Novembro, às 18 horas, na Casa-Museu . Centro Cultural João Soares, uma exposição da Colecção António Pedro Vicente. Constituída por centenas de peças, a Colecção António Pedro Vicente, propriedade da Fundação Mário Soares, retrata de forma exemplar de uma época em que a propaganda política conhecia verdadeiro esplendor, representando ou satirizando acontecimentos e protagonistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Concurso “O mais genuíno Pastel de Feijão de Torres Vedras 2011” já tem finalistas conhecidos
Os cinco finalistas do concurso “O mais genuíno Pastel de Feijão de Torres Vedras - 2011” já são conhecidos. Carmitas, Maria Adelaide, Serra da Vila, Sotopal e Trigo Dourado. Uma destas marcas ganhará o prémio do “mais genuíno Pastel de Feijão de Torres Vedras” do 1.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras. Este anúncio aconteceu no dia 6 de Novembro, no local onde decorre o referido festival (no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Amílcar Coelho é o novo presidente
UGT inaugura Pólo de Atendimento de Leiria
A União Geral de Trabalhadores (UGT) de Leiria inaugurou, no dia 4 de Novembro, na inauguração o Pólo de Atendimento de Leiria - Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 107, 2º Esq., actual sede distrital do Sindicato dos Professores da Zona Centro, cerimónia para a qual foi convidado José Manuel Meirinho, secretário nacional Executivo da UGT. Na sequência do Congresso Extraordinário, realizado em 7 de Junho de 2011, a União UGT-Leiria tem vindo a organizar as suas actividades tendo como novo presidente e secretário executivo o professor Amílcar Coelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Ano Internacional da Floresta” é mote de seminário
Politécnico de Tomar, APAS Floresta e Parque Tecnológico de Óbidos debate futuro da floresta
O seminário “Gestão do Território – Uma Perspectiva Florestal”, numa organização do Instituto Politécnico de Tomar, APAS Floresta e Parque Tecnológico de Óbidos, realiza-se no dia 18 de Novembro, pelas 10h, nas Gaeiras, sendo o debate acolhido por esta última entidade. Este seminário surge no âmbito da comemoração do Ano Internacional da Floresta, com o objectivo de avaliar, através de uma discussão alargada, as necessidades assim como os principais problemas da fileira florestal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra de artes e afins é promovida pelo Atelier Arte e Expressão
Maga está de volta nas Caldas da Rainha
A Maga é uma mostra de artes e afins, promovida pelo Atelier Arte e Expressão de Caldas da Rainha, tratando-se de um evento que encerra o seu principal enfoque na ilustração. Este ano, o evento irá acontecer de 8 a 18 de Dezembro, prometendo diferentes acontecimentos e, claro, usando vários dos espaços que a cidade oferece, entre os quais a mostra colectiva, na Galeria dos Silos, urban art e outro tipo de mostras em tempo real e exposições, instalações e performances, bem como concertos e lançamento de fanzines, em vários dos espaços da cidade, públicos, privados e comerciais
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 a 30 de Novembro
Biblioteca Municipal de Porto de Mós promove exposição “Memórias de Saramago”
A exposição de Novembro da Biblioteca Municipal de Porto de Mós homenageia o escritor português José Saramago sob o título “Memórias de Saramago” e estará patente de 2 a 30 de Novembro. Filho e neto de camponeses sem terra, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione, como data do nascimento, o dia 18. Casou com Pilar del Río em 1988 e em Fevereiro de 1993 passou a dividir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lazarote, no arquipélago de Canárias. Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Porto de Mós
Festival Cultural e Gastronómico de São Bento realiza-se a 19 e 20 de Novembro
O Festival Cultural e Gastronómico de São Bento realiza-se a 19 e 20 de Novembro, nesta freguesia do concelho de Porto de Mós. A organização promete animação cultural e recreativa e a melhor gastronomia num evento que está cada vez mais enraizado na freguesia. Integrado no programa, a Associação Cultural e Recreativa Pedras Soltas organiza uma caminhada nocturna para revelar a beleza de São Bento à noite, às 21horas, junto ao Salão Paroquial de São Bento. As inscrições já estão abertas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Estudo sobre o Hospital Termal apresentado no dia 16 do de Novembro
A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha vão realizar no dia 16 do de Novembro, quarta-feira, pelas 21 horas, no auditório da Câmara Municipal, uma reunião pública com o autor do estudo “Estudo de Avaliação, Gestionária, Económica e Financeira sobre o Hospital Termal das Caldas da Rainha, visando um Modelo de Gestão Autónoma “, Dr. Sérgio Palma Brito, para discussão do mesmo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doces de “Maçã de Alcobaça” vão ser comercializados por empresa da região
Doces de maçã exportados para EUA e Austrália com a marca “Maçã de Alcobaça”
No âmbito de promover o consumo de Maçã de Alcobaça e dos produtos regionais, a APMA – Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça aprovou uma parceria de cooperação com uma empresa da região para, pela primeira vez, serem produzidos doces de maçã comercializados sob a designação e marca “Maçã de Alcobaça”. Este novo produto enquadra-se no projecto de recuperação, identificação e criação de produtos de matiz regional, em que a Maçã de Alcobaça é o ingrediente determinante. O Doce de Maçã de Alcobaça - “Quinta do Vale da Rosa” da empresa CisterDoce Lda, é o exemplo da importância deste projecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 11 de Novembro
Cine-teatro de Porto de Mós recebe conferência sobre a Reforma da Administração Local
Jorge Gaspar, chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, João Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Paulo Batista Santos, deputado do PSD, e João Paulo Pedrosa, deputado do PS, são os oradores convidados para a conferência A Reforma da Administração Local – O futuro das freguesias, no dia 11 de Novembro (sexta-feira), às 21 horas, no Cine-teatro de Porto de Mós. Os organizadores são o jornal O Portomosense e a Rádio Dom Fuas Fm, órgãos de comunicação social do concelho de Porto de Mós, que pretendem criar um espaço de diálogo e debate sobre as mudanças anunciadas para a organização do poder local, que permita informar e esclarecer os cidadãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Mário Soares convidado do Instituto Politécnico de Leiria para a Abertura Solene do Ano Lectivo
Mário Soares será o convidado do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para proferir a Oração de Sapiência na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2011/2012, que decorrerá no dia 17 de Novembro, a partir das 15h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL. A cerimónia tem início com a intervenção do presidente do IPL, Nuno Mangas. Segue-se a intervenção do representante das Associações de Estudantes do IPL, a entrega dos diplomas aos estudantes a quem foi atribuída Bolsa de Mérito no ano lectivo 2010/2011, e um momento musical. “Que futuro para esta nossa Europa” será o tema da Oração de Sapiência de Mário Soares, que encerrará a cerimónia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida anunciada pelo Governo
NERLEI discorda de encerramento da Linha do Oeste a passageiros
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria manifesta a sua discordância com a medida anunciada pelo Governo que prevê encerrar ao tráfego de passageiros a Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e a Figueira da Foz. Esta discordância da NERLEI insere-se numa política de defesa de interesses do distrito, da região e do País. Além disso, a Associação não pode deixar de manifestar o seu desagrado pelo sinal, em sentido contrário, que esta medida dá no que respeita a uma política de transportes sustentável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo
Acordeonista Eugénia Lima vai ser homenageada em concerto em Torres Vedras
No âmbito do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, o Teatro-Cine de Torres Vedras vai acolher no dia 11 de Novembro às 21h30, um concerto de homenagem a Eugénia Lima. Para muitos considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre, Eugénia Lima é grandemente responsável pela difusão da música de acordeão em Portugal, principalmente nos meios rurais, com especial incidência em concelhos da região Oeste como Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Mafra, o que a tornou uma autêntica “lenda viva” nesta zona de Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sucedendo a Paulo Caldas
Paulo Varanda tomou posse como presidente da Câmara Municipal do Cartaxo
Paulo Varanda tomou posse, no dia 9 de Novembro, como presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, na sequência da renúncia ao cargo por parte de Paulo Caldas, que esteve 14 anos na autarquia cartaxeira, dos quais dois como vice-presidente a tempo inteiro. Para atingir os seus objectivos, o novo presidente conta com os vereadores Pedro Gil, Rita Gameiro e Fernando Martins – que entra agora para a equipa do Executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal, Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Santarém, Óbidos e Nazaré
XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais apresenta-se em cidades da região
Depois da apresentação oficial à comunicação social da XIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que decorreu a 31 de Outubro, os doces voltam a estar na agenda do dia. Com o aproximar do arranque do maior evento do concelho de Alcobaça, 17 de Novembro, a doçaria conventual sai à rua para revelar alguns dos seus segredos. Para os que nunca visitaram o evento ou ainda não conhecem os pormenores da edição de 2011, encontrarão de 12 a 13 de Novembro, nos centros das cidades de Pombal, Coimbra, Leiria (12), Caldas da Rainha, Santarém e nas vilas de Óbidos e Nazaré (13), monges cistercienses a revelar alguns dos “segredos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Equipa vai ser liderada pelo Engº Nelson de Oliveira
Câmara das Caldas encomenda estudo
sobre a sustentabilidade da Linha do Oeste
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou encomendar um estudo que aponte soluções para a melhoria e sustentabilidade da Linha do Oeste, contribuindo desta maneira para a defesa da sua continuação. Na opinião da autarquia, o encerramento parcial é a condenação à morte da Linha do Oeste e um grave prejuízo para a economia e população. Neste entendimento, o Executivo caldense, que reuniu na segunda-feira, 7 de Novembro, tomou a iniciativa de contratar e assumir os custos deste estudo que considera “muito relevante e urgente” pela importância de que se reveste a Linha do Oeste no sector do transporte de pessoas e para a economia do concelho e da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Orfeão convida pais e filhos a descobrir
“Selva Musical”
O Orfeão de Leiria - Conservatório de Artes vai realizar um novo ateliê integrado no projecto Zero|Cinco, em que pais e crianças são convidados a desbravar a “Selva Musical” com música, jogos, ritmo e movimento. O ateliê destina-se a crianças entre os zero e os cinco anos, e tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento das suas competências físicas, intelectuais, pessoais e relacionais. A iniciativa realiza-se no sábado, dia 12 de Novembro, na sala polivalente do Orfeão, na Avenida 25 de Abril, em Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Garrett Mcnamara surfou na Praia do Norte
a maior onda de sempre
Garrett McNamara voltou a fazer história ao surfar a maior onda de sempre. Esta onda foi apanhada por McNamara na Praia do Norte, na Nazaré, no decorrer do projecto ZON North Canyon Show 2011, e está estimada em cerca de 90 pés (cerca de 30 metros). Garrett McNamara estava a fazer Tow In com os surfistas Andrew Cotton (UK) e Al Mennie (Irlanda) na Praia do Norte, quando apanhou esta onda gigante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Coros do Orfeão de Leiria, S. Pedro de Aradas e Viva Voz juntos em concerto
O Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de S. Pedro de Aradas, de Aveiro, e o Coro Viva Voz, de Santa Catarina da Serra, estarão juntos em concerto no dia 12 de Novembro, sábado, na Igreja de S. Pedro, em Leiria, pelas 18h. O evento surge de um convite do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) que pretende celebrar o intercâmbio entre as organizações artísticas, privilegiando a troca de saberes e experiências. A direcção artística dos coros estará a cargo dos maestros Pedro Miguel, Manuel Sarrico e Rita Seco, que irão dirigir o Coro do Orfeão de Leiria, o Coro de S. Pedro de Aradas e o Coro Viva Voz respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª Central de Cogeração/Trigeração da região Centro a entrar em funcionamento
Hospital de Santo André poupa 1,5 milhões
de euros de energia em 10 anos
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou no dia 8 de Novembro, no Hospital de Santo André (HSA), a primeira Central de Cogeração/Trigeração da Região Centro a entrar em funcionamento. Este investimento da administração do HSA vai permitir diminuir em 30% o consumo energético e poupar em 10 anos cerca de 1,5 milhões de euros. A Central de Cogeração / Trigeração representa um investimento de 2,7 milhões de euros, suportados na íntegra pelo Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH). ,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ministra do Ambiente homologa documento
Vão começar as dragagens na Lagoa de Óbidos
“Finalmente!” Foi desta forma que Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território comentou a assinatura do acto de consignação da empreitada de dragagens da Lagoa de Óbidos, que decorreu esta manhã, dia 8 de Novembro, na Foz do Arelho. Trata-se de uma obra que vai começar de imediato, orçada em 1,8 milhões de euros, com 70 por cento de comparticipação comunitária, e que terá a duração de 4 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apresentação Pública marcada para 15 de Novembro
“Concurso de Ideias para o Parque Verde da Cidade de Alcobaça” revela trabalhos premiados
O Município de Alcobaça promoveu um concurso público internacional de recolha de ideias para a concepção do Parque Verde da Cidade de Alcobaça. Os concorrentes dispuseram de um prazo de 60 dias para a entrega das propostas, que terminou no dia 11 de Outubro, e onde foram apresentados a concurso 11 trabalhos. A apresentação pública dos trabalhos premiados e a inauguração da exposição dos trabalhos admitidos, irá realizar-se no dia 15 de Novembro, pelas 15 horas, no auditório da biblioteca municipal de Alcobaça. Na exposição estará patente o Relatório Final do Júri e pode ser visitada até ao dia 30 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golegã
Primeiro-ministro visita Feira Nacional do Cavalo
O primeiro-ministro, visita no dia 12 de Novembro (sábado) às 12 horas, a XXXVI Feira Nacional do Cavalo, Feira de São Martinho e XIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano. Pedro Passos Coelho será recebido às 12h, pelas entidades oficiais, na Praça do Cavalo (na entrada da Vila). Segue-se uma deslocação em Carro de Cavalos para o Largo da Feira e visita ao certame. Às 13h30, decorrerá um Almoço Oficial, no Palácio do Pelourinho. Pelas 15 horas, o primeiro-ministro inaugura a Delegação do Ribatejo do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, com a presença de diversos embaixadores dos Países Árabes em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Praia da Vieira
Deputado do PSD questiona Governo sobre urgência na reabertura da Ponte das Tercenas
O deputado social-democrata Paulo Batista Santos, eleito pelo círculo de Leiria, questiona o secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso Paulo, sobre as razões que levaram o Governo a considerar que a situação de reconstrução da Ponte das Tercenas, na Praia da Vieira, não reveste uma situação de verdadeira urgência. Recorde-se que a Ponte das Tercenas, localizada junto à foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, foi interditada recentemente, por apresentar uma situação de debilidade estrutural, e na sequência de um despacho do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da livraria Loja 107
António Barreto participa em Café Literário
nas Caldas da Rainha
A livraria Loja 107 promove, no dia 19 de Novembro, sábado, pelas 17h50, no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, no seu próximo Café Literário com a presença do Professor António Barreto, sociólogo, investigador e actual presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, proprietária da Pordata, a maior base de dados portuguesa da sociedade portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 6 de Novembro
Escola de Dança e Artes de Óbidos inaugurada em antiga escola primária
A Escola de Dança e Artes de Óbidos foi inaugurada no dia 6 de Novembro. No edifício da antiga escola primária de Óbidos, junto à vila, cresce agora um novo espaço dedicado à Dança, ao Teatro, Artes Plásticas, Literatura e Musica, com foco essencial no desenvolvimento da cultura, dedicado às crianças e à população do concelho. A cerimónia de inauguração da Escola de Dança e Artes de Óbidos contou com a presença do conhecido músico Nuno Feist.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Público esgotou duas sessões do espectáculo
Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes deixam público de Alcobaça em êxtase
Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes actuaram no dia 29 de Outubro, em concerto duplo no Cine-Teatro de Alcobaça, onde apresentaram o novo espectáculo “Só Nós 3 ... Mais Canções”. Temas como “Meninos de Huambo”, “Amélia dos Olhos Doces” e “Adeus Tristeza” fizeram as delícias de todos os que esgotaram o grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça e ovacionaram por várias vezes três dos maiores cantores portugueses das últimas décadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vanessa Pereira é a primeira mulher portuguesa presente na mítica prova
Triatleta do Cadaval disputou prova “Ironman”
do Hawai
A triatleta Vanessa Pereira (Rocha Forte, Cadaval) participou, recentemente, no Ironman do Hawai, tornando-se na primeira mulher portuguesa a estar presente e a finalizar a mítica prova de triatlo longo. Esta façanha constitui a consagração da jovem atleta, que soma já diversos títulos, tais como o de Bi-Campeã Nacional, Vice-Campeã da Europa e Campeã Mundial de Distância Longa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 17 a 19 de Novembro
Santarém : Curso da Sociedade Portuguesa de Biofísica dedicado às nanociências para a Vida
A Sociedade Portuguesa de Biofísica vai realizar o seu 10º Curso, dedicado ao tema - Nanociências para a Vida, de 17 a 19 de Novembro, na Casa do Brasil, em Santarém. A edição deste ano é dedicada ao tema Nanosciences for Life - tema ligado a problemáticas atuais como as Nanotecnologias e a Nanomedicina. O curso, que conta com a participação de cerca de 55 participantes, tem apoio da Câmara de Santarém e realiza-se nesta cidade desde 1998.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Artesãos criam Associação de Artesanato
e Ofícios Tradicionais de Alcobaça
A AAOTA - Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça foi constituída no dia 31 de Outubro. Com 11 sócios fundadores, mas já com 70 sócios efectivos, a Associação pretende “pesquisar o mais possível sobre as tradições da nossa região, utilizar as nossas artes para as divulgar, fazer parcerias com entidades públicas e privadas, para que se possa levar o artesanato ao maior número possível de pessoas”. A sede funcionará provisoriamente na sede das Juntas de Freguesia de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Estrutura quer ajustamentos no Plano Estratégico de Transportes para o distrito e região centro
Regional de Leiria da JSD contesta fim da Linha do Oeste para passageiros
Na sequência da apresentação da Proposta de Orçamento de Estado para 2012 que prevê, irrefutavelmente, um ano de austeridade e sacrifício para todos os portugueses no sentido de, compreensivelmente, conseguir o país cumprir com as metas estabelecidas pelo Memorando de Entendimento com a Troika, foi apresentado, paralelamente, um Plano Estratégico de Transportes cujo conteúdo, no que ao Distrito de Leiria e região centro diz respeito, gera algumas reservas por parte da Comissão Política Regional de Leiria da JSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golegã
Feira Nacional do Cavalo registou no domingo
a primeira enchente
O segundo dia da feira de S. Martinho registou a primeira enchente, se bem que ainda longe da afluência esperada para o próximo fim-de-semana. No dia 5 de Novembro, foi também o dia em que a RTP regressou ao S. Martinho levando as cores e os sons da Golegã a todo o mundo com a transmissão do programa “A festa é nossa”, conduzido por Júlio Isidro. Ao longo da tarde passaram pelo palco Quinta do Bill, Teresa Tapadas, Mónica Sintra e Maxi. Foram também entrevistados vários agentes culturais e económicos presentes na feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira central de trigeração num hospital da zona centro do País
Central de Cogeração do Hospital de S. André reduz em 30% o consumo energético
O Hospital de Santo André (HSA) vai garantir, ao longo dos próximos dez anos, uma diminuição de 30% no consumo energético, o que corresponde a 1,5 milhões de euros. Esta diminuição resultará da produção própria de energia térmica e eléctrica, através de uma Central de Cogeração / Trigeração, a primeira numa unidade hospitalar da zona centro de Portugal, que já está pronta a funcionar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
Liga Portuguesa Contra o Cancro promove formação para professores em Leiria
A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro (LPCC - NRC) organiza acções de formação sobre “Cancro: Sensibilização e Prevenção”, dirigidas a professores do 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário das escolas da Zona Centro. Este projecto, integrado nas celebrações dos 70 anos da LPCC, conta com a colaboração da Direcção Regional de Educação do Centro e irá decorrer a 30 de Novembro, das 14h30 às 18h30, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, para os professores das escolas deste Distrito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia quer vender património directamente aos potencias compradores
Câmara de Santarém lança Bolsa Imobiliária
A Câmara Municipal de Santarém disponibiliza no seu Portal uma Bolsa Imobiliária on-line com o objectivo de vender imóveis por negociação directa. A BIS oferece, neste momento, três oportunidades de negócio: o edifício da “Antiga Direcção de Estradas do Distrito de Santarém”, o Bairro 16 de Março e o Lote 19 Bica Choufrina. Para aceder à Bolsa Imobiliária de Santarém - BIS basta visitar o portal www.cm-santarem.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
CEERIA lançou primeira pedra do futuro lar residencial e centro de actividades ocupacionais
O CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça lançou, no dia 29 de Outubro, a primeira pedra do futuro lar residencial e centro de actividades ocupacionais, na Quinta das Freiras, em Chiqueda. O edifício, que deverá ser inaugurado dentro de dois anos, representa um investimento de 1,6 milhões de euros, dos quais 973 mil provenientes de fundos comunitários, através do programa Programa Operacional Potencial Humano (POPH), e 640 mil de fundos próprios e da comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara aprova acordo com o consórcio LOC sobre o IC9
Os vereadores do Município de Ourém aprovaram, na última reunião de Câmara, uma proposta de acordo com o consórcio Litoral Oeste Construções (LOC). O referido acordo resolve o conflito designado por “caso 23 – Passagens estreitas em Gondemaria e restantes”. Esta proposta surge no seguimento do reatar de negociações, solicitado pelo consórcio, após a intenção, assumida publicamente, da autarquia de avançar com uma providência cautelar
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano Estratégico dos Transportes
Deputados do PSD eleitos por Leiria defendem sustentabilidade da Linha do Oeste
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria solicitaram esclarecimentos ao Governo sobre a anunciada desactivação, até ao final de 2011, do serviço de transporte de passageiros na Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz. Os parlamentares recordam que a Linha do Oeste, embora seja uma das linhas do panorama ferroviário Português que mais estão esquecidas e onde o investimento nos últimos foi significativamente reduzido, trata-se de uma linha férrea que percorre grande parte da costa litoral de Portugal, servindo localidades de grande massa populacional e de grande actividade industrial e agrícola.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 31 de Outubro
Hospital de Alcobaça inaugurou Unidade
de Cirurgia Ambulatória
A Unidade de Cirurgia Ambulatória do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira de Alcobaça foi inaugurada no dia 31 de Outubro. Esta nova Unidade vem permitir maior celeridade de resposta às necessidades dos doentes, com diminuição das listas de espera e libertação do bloco operatório do Hospital das Caldas da Rainha para realização de maior número de intervenções de cirurgia convencional. A equipa da Unidade de Cirurgia Ambulatória é constituída por 3 médicos, 6 enfermeiros, 2 assistentes operacionais e um técnico administrativo e funcionará das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras
Especialistas debatem Vinho da Estremadura
A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, em Runa, Torres Vedras, recebe, no dia 10 de Novembro pelas 15h, um encontro subordinado ao tema Vinho da Estremadura. Nesta acção serão abordadas várias temáticas como: a utilização de castas não tradicionais e a adopção de novas tecnologias na vitivinicultura do Oeste; ou o aumento da exportação dos vinhos desta região. No âmbito desta actividade decorrerá ainda uma prova de água-pé.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 31 de Outubro
Nazaré apela à manutenção de funcionamento da USF Nazareth – Pólo de Famalicão
O Executivo camarário da Nazaré vai apelar às entidades competentes na área da saúde para a manutenção do funcionamento da USF Nazareth – Pólo de Famalicão. Segundo uma moção aprovada em reunião Câmara, no dia 31 de Outubro, o funcionamento da Unidade de Saúde Familiar Nazareth – Pólo de Famalicão tem-se “afigurado muito precário, seja por encerramentos temporários, ou pela falta de prestação de cuidados essenciais de saúde”. O Executivo camarário não aceita que “se pondere encerrar a extensão de saúde em Famalicão, medida que a ser levada a cabo, contraria os princípios preconizados na reforma da saúde”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Golegã
XXXVI Feira Nacional do Cavalo já começou
Amazonas, cavaleiros e cavalos, estão de regresso à Golegã. Começa esta sexta-feira a XXXVI Feira Nacional do Cavalo, XIII Feira Internacional do Cavalo Lusitano e tradicional Feira de S. Martinho, ponto de encontro para criadores e aficionados. Entre 4 e 13 de Novembro, a Capital do Cavalo, será a capital do mundo equestre, onde não faltarão as tradicionais tasquinhas, a água-pé e a castanha assada. O programa é composto por várias provas equestres, exposições, lançamento de livros, debates, romaria a S. Martinho, etc.. Consulte aqui toda a programação do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ana Margarida Martinho profere conferência sobre acervo de Manuel Vieira Natividade
A conferência subordinada ao tema “Manuel Vieira Natividade através do seu Acervo Documental”, proferida pela Técnica Superior Ana Margarida Martinho, irá decorrer no dia 8 de Novembro, pelas 15 horas, na Sacristia Nova do Mosteiro de Alcobaça. A palestra tem como objectivo divulgar os estudos de Manuel Vieira Natividade nas áreas da Arqueologia, História e Etnografia, que contribuíram decisivamente para a conservação e salvaguarda do património dos antigos coutos de Alcobaça. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara já escolheu as empresas que vão executar a obra
Freguesias de Leiria vão ser pavimentadas
Nos próximos três meses, vão decorrer intervenções ao nível da pavimentação, limpeza e regularização das vias em estado mais degradado em todas as freguesias do Concelho de Leiria. O objectivo é melhorar as condições de segurança das vias de comunicação. O concurso público prevê a pavimentação de cerca de 141.435,00 m2, distribuídos ao longo das 29 freguesias do Concelho de Leiria. A deliberação, aprovada no dia 2 de Novembro em reunião de Câmara Municipal de Leiria, define como preço base do concurso 747.997,70 euros (inclui IVA). O critério de adjudicação foi o preço mais baixo. As obras serão executadas pelas empresas Asibel – Construções SA e Construções J.J.R & Filhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
XIII Mostra de Doces e Licores Conventuais promove o melhor da doçaria portuguesa
Toucinho-do-céu, barrigas de freira, ovos-moles, castanhas de ovos, divina gula, pudim de azeite e mel, pão de rala, papos de anjo, pão-de-ló de Alfeizerão, queijadas, além de chocolates, marmeladas, licores, bombons, biscoitos, bolachas, prometem fazer as delícias de todos aqueles que visitarem a XIII Mostra de Doces e Licores Conventuais., que decorre de 17 a 20 de Novembro, no Mosteiro de Alcobaça. A Mostra, poderá ser visitada na Sala dos Monges, Refeitório, Sala do Capítulo e Sala das Conclusões, onde marcam presença cerca de 40 expositores nacionais e internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Terrorismo social não, obrigado
Mário Lopes
OPINIÃO
OE 2012: reflexo do momento constituinte que vivemos
Filipe Matias Santos
No tricentenário da morte do beato português Padre José Vaz (1651/1711)
Domingos Soares Rebelo
Para que serve uma juventude partidária?
Micael Sousa
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o