Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda que a "Geringonça" morreu?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 132 Director: Mário Lopes Quinta, 17 de Outubro de 2019
Cantor e guitarrista apresenta-se no dia 5 de Novembro
Raul Midón actua no Cine-Teatro de Alcobaça
O norte-americano Raul Midón apresenta-se no dia 5 de Novembro (sábado) às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro. “State of Mind” o tema que dá nome ao seu álbum de estreia, em 2005, deu a conhecer tudo o que o torna um artista especial: a sua voz carregada de soul e uma técnica de guitarra só ao alcance dos predestinados. Raul Midó, cantor-compositor e guitarrista, nasceu em 1966, no Novo México, mas reside em Nova Iorque. Cego desde a infância, Midó combina uma voz singular com guitarra, percussão, assumindo-se como um verdadeiro one-man-show. O seu estilo único mostra a influência de praticamente todos os géneros musicais que o precederam, incluindo jazz, blues, R & B , e folclore.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Numa iniciativa da Associação Protectora dos Animais do Cadaval
Loja social apoia animais abandonados
no Cadaval
A APAC – Associação Protectora dos Animais do Cadaval irá promover uma loja social de apoio aos cuidados para com os animais que tem a seu cargo. A iniciativa realiza-se em três fases, sendo que a primeira decorre já nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, na vila do Cadaval. Apoie esta causa, adquirindo artigos por preços a partir de um euro. A APAC continua a não poupar esforços no sentido de tentar garantir a assistência necessária aos animais que lhe chegam, como a própria refere, «abandonados e muito mal tratados pelos seus ex-donos».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por razões sociais
Câmara da Nazaré suspende pagamento
de estacionamento na Av. Manuel Remígio
O pagamento do estacionamento na Av. Manuel Remígio, na Nazaré, foi suspenso. A Câmara da Nazaré suspendeu o pagamento dos parquímetros, localizados na Av. Manuel Remígio, entre o cruzamento da avenida do Município e a rua dos Galeões, de segunda-feira a sábado inclusivé, exceto quando feriado, a partir deste mês até ao final de Março de 2012. A deliberação surge depois de uma proposta entregue pelos Serviços Municipalizados que referia a “situação económica atual e a preocupação do Município em criar as melhores condições de vida à população do concelho” para a alteração ao pagamento do estacionamento nesta avenida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Acompanhada por Bruno Santos, Filipe Melo, Bernardo Moreira e Bruno Pedroso
Cantora Joana Machado actua no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
Dia 5 de Novembro Joana Machado cantora e docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa, actua no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Neste concerto intimista, Joana Machado regressa às suas origens musicais na Pop, rock e R&B. Acompanhada por um quarteto composto pelos músicos Bruno Santos, Filipe Melo, Bernardo Moreira e Bruno Pedroso, a cantora interpreta temas da sua juventude e canções da actualidade, numa contínua busca pela beleza melódica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Integrado na 18.ª Semana Cultural da Golpilheira
Ribeiro e Castro, Paulo Batista Santos, Ribeiro Vieira e António Lucas debatem austeridade
A 18.ª edição da Semana Cultural da Golpilheira vai realizar-se de 5 a 13 de Novembro, organizada pelo Centro Recreativo local (CRG), com mais um programa variado e repleto de boas propostas. O desfile “Moda Golpilheira 2011” vai abrir o cartaz, no sábado 5, pelas 21h30, com a estilista Fátima Cruz a garantir uma das noites com mais tradição de sucesso nestas semanas culturais. A terça-feira, 8 de Novembro, reserva uma grande noite, a partir das 21h00. “Austeridade: que fazer deste Estado?” será o mote para um debate organizado em parceria pelo Jornal da Golpilheira e a Revista Invest, cujo director, João Paulo Leonardo, será o moderador de um elenco de luxo: Ribeiro e Castro, Paulo Batista Santos, Ribeiro Vieira e António Lucas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante três dias
Ourém acolheu 1º Congresso de História
e Património da Alta Estremadura
A importância do conhecimento da história e património para a identidade local e para o desenvolvimento regional, nomeadamente no que ao distrito de Leiria e concelho de Ourém diz respeito, constituiu o mote para a realização do 1º Congresso de História e Património da Alta Estremadura, que se realizou no último fim-de-semana de Outubro e contou com a participação de mais de uma centena de participantes ao longo dos três dias de trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa sucateira da Marinha Grande
GNR apreende 441 kg de cobre das linhas da PT e EDP e 80 kg de alumínio de cabo da EDP
Militares afectos à valência de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria procederam, no dia 31 de Outubro, no período compreendido entre as 8h15 e as 12h40, na área do município da Marinha Grande, a uma busca em “sucateira” suspeita de estar envolvida em actividades ilícitas relacionadas com o crime de receptação de metais. Na posse do respectivo mandado de busca, os militares cumpriram formalmente aquele acto, do qual resultou a apreensão de diversos artigos, que se presume estarem relacionados com aquele comércio, designadamente, 441 kg de cobre nu, das linhas da PT Comunicações e da EDP, e 80 kg de alumínio de cabo da EDP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento de Estado de 2012 penaliza o concelho
Nazaré pede revisão de critérios das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro
A Câmara da Nazaré pede a atribuição de um valor mais justo de Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), defendendo que este deve estar de acordo com a população que serve e não com a população residente. Para a Nazaré, “a população média anual que utiliza o concelho é de acordo com o Parque habitacional, 2,2 vezes a população residente, ou seja, 33 468 habitantes, e não 15 068 habitantes, com base nos quais o Município da Nazaré tem vindo a receber as transferências do FEF”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleitos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Leiria
Autarcas do PSD recusam responsabilidades no falhanço da hasta pública para venda do Estádio
Os eleitos do PSD na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal convocaram uma conferência de imprensa, no dia 31 de Outubro, em que contestam as posições da maioria PS-CDS-MILEI proferidas no final da hasta pública para a venda do Estádio Municipal de Leiria. Os autarcas sociais-democratas recusam qualquer responsabilidade no falhanço da hasta pública e acusam a maioria de terem descuidado todos os procedimentos legais para a prossecução deste objectivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Secretário de Estado do Ambiente manda encerrar Ponte das Tercenas
A Câmara Municipal da Marinha Grande interditou a circulação na Ponte das Tercenas, na Praia da Vieira, desde o dia 28 de Outubro, por determinação do secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, comunicada a 25 de Outubro pelo Instituto da Água (INAG). A medida é tomada face “à situação de debilidade estrutural” da Ponte, “tal como analisado e recomendado no relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, segundo refere o ofício do INAG.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcanena
Fernanda Asseiceira faz balanço de mandato de serviço público rigoroso,transparente e solidário
A Presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira, convocou uma conferência de imprensa, no dia 31de Outubro, para fazer um balanço dos dois anos de actividade da autarquia. “Continuamos a defender os princípios com que nos apresentámos às eleições de 2009, assumindo uma orientação de permanente diálogo e proximidade, e um conjunto de compromissos através de novas políticas: com mais energia, mais competência e mais dinamismo, e com a convicção plena de que o exercício da função autárquica é um serviço público que deve ser rigoroso, transparente e solidário”, referiu a autarca eleita na lista do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ALE inaugura um novo conceito de espaços de localização de empresas
Área de Localização Empresarial de Rio Maior inaugurada 11 anos depois de projectada
A 1ª Fase da Área de Localização Empresarial (ALE) de Rio Maior foi inaugurada no dia 28 de Outubro, pelo ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. A primeira ALE do País conta já com um investimento de 11,5 milhões de euros, para 19,76 hectares de área infra-estruturada e 21 lotes, mas continuará a expandir-se até aos 65 hectares e 76 lotes. Além da ALE, foi também inaugurado o Centro de Distribuição Nobre Alimentação SA, a primeira unidade já em laboração naquela área. Estiveram presentes na inauguração Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares; Isaura Morais, presidente da Câmara de Rio Maior; José Eduardo Carvalho, administrador da DEPOMOR e presidente da Associação Industrial Portuguesa; Rui Silva, administrador da Nobre Alimentação, além de outras individualidades locais e regionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 6 de Novembro em Santarém
Festival Nacional de Gastronomia leva sabores do Oeste à Casa do Campino
O Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza na Casa do Campino em Santarém, cumpriu a sua primeira semana de realização com um almoço temático da região gastronómica do Oeste, confeccionado pela Escola Profissional da Nazaré, sob a orientação do chefe Ricardo Raimundo. O repasto incluiu percebes, recheio de sapateira e amêijoa à Bulhão Pato da Costa da Nazaré, canja do mar, robalo da Nazaré com arroz de marisco, além das frutas como a maçã de Alcobaça e pêra rocha do Oeste e os doces como o pudim de São Bernardo, pão-de-ló de Alfeizerão e barquinho de sopa dourada. A refeição foi regada com os bons vinhos da região. O melhor da gastronomia, em Santarém, até 6 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara da Marinha Grande faz balanço
1ªs Conferências Internacionais de Design
foram um sucesso
As 1ªs Conferências Internacionais de Design, que decorreram de 22 a 30 de Outubro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, sagraram-se um sucesso, tendo sido visitadas e participadas por cerca de 9000 pessoas. O balanço é da Câmara Municipal da Marinha Grande que, no final do evento demonstra a sua satisfação pela forma como decorreu o certame, que exibiu projectos de inovação e vanguarda tecnológica e discutiu soluções para o futuro da indústria e do design.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entrega de Trabalhos até 5 de Dezembro
Pelouro da Cultura da Câmara de Porto de Mós promove 21º Concurso de Presépios
De 5 de Dezembro a 6 Janeiro, o Pelouro da Cultura do Município de Porto de Mós irá organizar o 21º Concurso de Presépios. À semelhança de anos anteriores, estão abertas as inscrições para a participação na 21º edição do concurso de presépios. Os trabalhos devem de ser entregues até dia 5 de Dezembro de 2011, no seguinte horário; 10 h às 12h30 e das 14h às 17h30, de terça a sábado no edifício do Espaço Jovem, situado no Jardim Municipal de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autor neo-realista nasceu há 100 anos
Santarém recebe sessão evocativa do escritor
Alves Redol
No ano em que se comemora o centenário do nascimento do escritor Alves Redol a Câmara Municipal de Santarém promove na Sala de Leitura Bernardo Santareno, dia 4 de Novembro, pelas 18h30, uma sessão evocativa de Alves Redol, por ocasião das comemorações nacionais do seu centenário. Produzida pelo Museu do Neorealismo, de Vila Franca de Xira, com a colaboração do historiador Hermínio Nunes, a exposição ficará patente ao público na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A abertura da exposição é seguida de um apontamento teatral evocativo de Alves Redol, pelo Veto – Teatro Oficina, do Círculo Cultural Scalabitano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Automobilistas do IC3 começam a pagar portagem a partir de 1 de Novembro
A partir do dia 1 de Novembro, a circulação nos três primeiros sublanços do IC3, entre a A23 e Tomar (Santa Cita), será sujeita à cobrança de portagens. O IC3, convertido em A13 no âmbito da Subconcessão Pinhal Interior, foi sujeito a obras de beneficiação ao nível dos pavimentos, dos equipamentos de segurança, da sinalização e das telecomunicações. Estará também disponível vigilância e assistência permanente (24 horas / 7 dias). Segundo a Estradas de Portugal, estas medidas permitem, por um lado, melhorar as condições de circulação e segurança e, por outro, assegurar a continuidade com os futuros lanços de auto-estrada a norte e, desta forma, a ligação da A23 à zona de Coimbra em perfil de contínuo de auto-estrada. Prevê-se que a A13 / IC3 entre Tomar e Condeixa esteja concluída até ao fim de 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Atleta da Benedita
João Silva é tricampeão europeu de Triatlo
O beneditense João Silva revalidou, no dia 29 de Outubro, o título de campeão europeu de triatlo de sub-23, em Eilat, Israel, subindo pela terceira vez ao lugar mais alto do pódio nos Europeus deste escalão, repetindo os êxitos de 2008 e 2010. A prova que decorreu sob grande calor e com vento intenso tinha, no final dos 1500 metros de natação, um grupo na liderança com cerca de 20 elementos onde se incluíam os cinco atletas portugueses. Com este feito, João Silva conquistou a 12ª medalha da carreira em provas internacionais individuais, num ano em que se tornou o primeiro português a vencer uma etapa do Mundial, ao vencer em Yokohama, no Japão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito das comemorações do centenário da I Constituição da República
Câmara de Santarém distingue 5 personalidades com medalhas do município
A Câmara de Santarém entregou, no dia 26 de Outubro, a medalha de ouro do Município a quatro personalidades: Henrique de Barros e José Niza, a título póstumo, Rui Nabeiro e Luís Fleury Filho, e a medalha de prata a Elísio Summavielle. As condecorações foram entregues numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do centésimo aniversário da I Constituição da República Portuguesa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras 2011
Jangada de Acordeões: projecto ibérico explora novos universos musicais
Espanhóis e portugueses uniram-se para criar um projecto musical que renova as sonoridades do acordeão diatónico. Apresentam-se em estreia mundial no dia 4 de Novembro, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. “Jangada de Acordeões” será o 3.º concerto de Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras 2011. O objectivo inicial seria a partilha de repertórios tradicionais de cada uma das regiões representadas, bem como de repertório popular de baile que se produziu na viragem do século XIX para o século XX, associado à implementação do acordeão diatónico na Península Ibérica.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Isabel Madaleno apresenta na Benedita livro
"Os outros somos nós"
Isabel Madaleno apresenta, no dia 12 de Novembro pelas 16h, no pequeno auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, o livro "Os outros somos nós", editado pela Editora Vieira da Silva. Estarão presentes o crítico literário Correia da Fonseca, o apresentador Nuno Sardinha, a autora da capa, Margarida Madaleno. Isabel Madaleno nasceu na Benedita em 1947 e, aos 22 anos partiu para Lisboa onde se defrontou com um outro mundo tão diferente das estradas de terra batida, do cheiro a feno, das searas de trigo e onde os caminhos eram ainda iluminados pelo luar e pelas estrelas. Trabalhou durante 40 anos e estudou na área da sociologia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Câmara avança com criação do Parque Verde e quer requalificar o Jardim do Obelisco
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça convocou os jornalistas, no dia 21 de Outubro, para dar conta dos projectos urbanísticos da autarquia para a cidade de Alcobaça. Paulo Inácio aposta na criação de um Parque Verde e na requalificação do Jardim do Obelisco, integrado no Mosteiro de Alcobaça, propriedade do Estado. A Nova Alcobaça, um empreendimento privado que tem avançado apenas na componente dos arruamentos, foi a primeira paragem da comitiva, que contou ainda com a presença dos vereadores Hermínio Rodrigues e José Vinagre, do chefe de gabinete João Paulo Costa e do Adjunto Bruno Letra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ideia reforçada por oradores da 4ª tertúlia “Diálogos com a Região”
Turismo de Leiria/Fátima precisa ganhar escala
e dimensão
O Turismo de Leiria/Fátima necessita de ganhar escala e dimensão e para tal deve unir-se a outras regiões adjacentes ou até mesmo fundir-se com o Turismo do Oeste. Esta foi a mensagem deixada por vários oradores nas intervenções que fizeram na tertúlia com o tema “O Turismo e a Região – Ao Encontro de Novas Respostas”, a quarta do ciclo “Diálogos com a Região”, que decorreu no dia 27 de Outubro, no Edifício NERLEI.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Câmara quer visitantes a provarem deliciosos sabores de Outono e de Natal
Antigo mercado revitalizado em Constância
Os Sabores de Outono e os Sabores de Natal merecerão destaque especial nas duas próximas edições da Revitalização da Praça, iniciativas que decorrerão, em Constância, nos dias 6 de Novembro e 4 de Dezembro, respectivamente. O Município de Constância está a lançar o desafio aos seus munícipes que tenham para venda frutos secos, compotas, doces de época, licores ou outros produtos alusivos às temáticas, mesmo que ainda não tenham vindo vender, para que se inscrevam e participem na Revitalização da Praça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com descentralização de algumas actividades por algumas freguesias do Concelho
Santarém comemora Novembro, Mês de Santareno
Santarém volta a comemorar “Novembro, Mês de Santareno” - mês dedicado à memória do ilustre dramaturgo Bernardo Santareno. Este ano apostou-se na descentralização de algumas actividades por algumas freguesias do Concelho. A Biblioteca da Freguesia de Pernes/Sala de Leitura Maria Isabel de Mendonça Soares acolhe a exposição "Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário - Vida e Obra", de 5 a 14 de Novembro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 de Outubro a 2 de Novembro
Feira dos Santos e ExpoCartaxo voltam a dinamizar concelho do Cartaxo
A centenária Feira dos Santos está de regresso à cidade do Cartaxo. De 28 de Outubro a 2 de Novembro, os frutos secos e outros produtos da época, o artesanato, os vinhos e a gastronomia vão marcar presença nesta que é considerada uma das mais antigas feiras do País. Paralelamente à Feira dos Santos, realiza-se a ExpoCartaxo – de 28 de Outubro a 1 de Novembro – que, mais uma vez, vai permitir aos agentes empresariais do concelho e da região promoverem os seus produtos e serviços, representando um importante contributo para a divulgação e dinamização do tecido económico local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Considerando ser mais um “crime” no litoral português
Associação de Defesa da Nazaré contra projecto da Talassoterapia na praia da Nazaré
A ADN – Associação de Defesa da Nazaré manifestou publicamente, em Novembro de 2010, a sua posição sobre a construção de um centro de talassoterapia na praia da Nazaré, questionando-se especialmente a sua localização, em pleno areal, o que, a concretizar-se, se traduz num “crime” ambiental e urbanístico, contrário aos princípios orientadores das políticas de ambiente e ordenamento do território. Recentemente, foram iniciadas movimentações de obras no local do Restaurante Barra Bar (cuja instalação em 2003 não foi pacífica), tendo este sido desmantelado, e estando afixados cartazes que anunciam o mencionado projecto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até 1 de Novembro
Feira de S. Simão no centro da cidade ajuda pequeno comércio de Alcobaça
Os frutos secos, as castanhas, as nozes, os pinhões, as passas e as merendeiras são alguns dos atractivos para quem visitar a cidade de Alcobaça, até dia 1 de Novembro, e passar pela secular Feira de S. Simão, que se realiza pela segunda vez numa tenda colocada junto ao Mercado Municipal, uma aposta da autarquia que tem, segundo os organizadores, tido sucesso. A inauguração do evento realizou-se na manhã de 28 de Outubro, tendo estado presente o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e a restante vereação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ESTM e Câmara do Bombarral assinam Protocolo de Cooperação Técnica e Científica
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar estuda potencialidades turísticas do Bombarral
O Municipio do Bombarral e a ESTTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, com sede em Peniche, assinaram no dia 21 de Outubro, um protocolo de cooperação técnica e científica. Embora seja abrangente a várias áreas, a primeira acção a desenvolver no âmbito desta cooperação será um trabalho de investigação, no âmbito da Tese de Mestrado em Marketing e Promoção Turística, que incidirá sobre as potencialidades turísticas do concelho do Bombarral. O documento foi assinado no Salão Nobre os Paços do Municipio pelo presidente da autarquia, José Manuel Vieira, e pela directora da ESTTM, a bombarralense Teresa Mouga.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em hasta pública
Município da Nazaré aliena 11 veados
para Ourém e Portel
A Câmara da Nazaré alienou, no dia 27 de Outubro, por hasta pública, 11 veados do cercado do Pinhal de N. Sra. da Nazaré, por 3.050 euros. Os lotes 1 e 2, constituídos por um macho e duas fêmeas, cada, foram alienados por 2 mil euros a uma Quinta Rural, em Ourém, que pretende criar mais um «ponto de atracção turística à propriedade de 16 hectares», informou o empresário, que assistiu à sessão pública do concurso. O lote 3, constituído por cinco machos, foi alienado por 1.050 euros, a uma unidade hoteleira, localizada em Portel (Alentejo).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No ano em que se comemora o centenário de Alves Redol
Candidatura da Cultura Avieira a património imaterial da Unesco apresentado em Santarém
A apresentação do projecto de candidatura da Cultura Avieira a património imaterial nacional e da Unesco teve lugar no ano em que se comemora o centenário de Alves Redol. O vereador Vítor Gaspar esteve presente na conferência de imprensa, realizada no Instituto Politécnico de Santarém, onde estiveram também presentes os professores Teresa Serrano e João Serrano, o realizador de cinema Francisco Manso, o Professor da IADE Carlos Barbosa e o Almirante Vasco Saldanha, da Associação Tagus Universalis, com o objectivo de dar o desenvolvimento e o percurso do projecto de candidatura da cultura Avieira a património imaterial nacional e da UNESCO.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investidor não apresentou proposta de compra devido a acção popular interposta pelo PSD
Hasta pública para alienação do Estádio
de Leiria sem compradores
Ao contrário da expectativa da maioria da Câmara Municipal de Leiria, não foi entregue nenhuma proposta de participação na Hasta Pública de Alienação do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, no dia 27 de Outubro, pelo que a solução de venda da infra-estrutura para reduzir o serviço da dívida suportada pela Câmara Municipal de Leiria e Leirisport - que, no final de Setembro, representava um encargo diário de amortizações e juros no montante de 12.632,44 euros para os cofres da autarquia - fica agora adiada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com redução das taxas de IMI, IRS e derrama para 2012
Câmara das Caldas da Rainha baixa impostos
e reforça apoios sociais
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha aprovou, no dia 24 de Outubro, em reunião de Câmara, a redução das taxas de IMI, IRS e derrama para 2012, bem como o reforço de apoios sociais. Este “alívio” da carga fiscal dos contribuintes significará um decréscimo de mais de 2.650.000 euros nas receitas do município, reforçando ainda mais a política de redução de impostos e taxas municipais já praticada ao longo dos últimos anos no concelho. A razoável situação financeira da Câmara, com um dos menores índices de endividamento a nível nacional – 30% abaixo do limite máximo – permite a adopção destas medidas numa altura tão difícil e de grande sobrecarga fiscal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novo espectáculo “Só Nós 3 … Mais Canções”
Cine-Teatro de Alcobaça junta Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes
O novo espectáculo, “Só Nós 3 … Mais Canções” Tour 2011-2012, com Direcção Musical do Maestro Pedro Duarte, retoma todos os grandes êxitos das suas carreiras e os clássicos da música ligeira Portuguesa, introduzindo novas composições entretanto interpretados pelos três artistas e novos temas de outras gerações de compositores. Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes estão novamente juntos e o regresso de Só Nós 3 é finalmente uma realidade. Regresso que o Casino do Estoril mais uma vez transformou em convite e estreia. No dia 29 de Outubro (sábado) às 21h30, é a vez do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro receber o espectáculo de três dos mais consagrados músicos portugueses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
OesteCIM promove eficiência energética dos sistemas de iluminação do edifício-sede
Numa iniciativa conjunta, Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM e a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, apresentaram ao Conselho Executivo da OesteCIM, as primeiras medidas para a mitigação do consumo no edifício-sede da OesteCIM. A OesteCIM, em parceria com a OesteSustentável, tem vindo a desenvolver projectos de eficiência energética na Região Oeste, bem como sensibilizar e divulgar boas práticas e, neste sentido, foram apresentadas ao Conselho Executivo as medidas propostas para reduzir o consumo de energia, tornando o seu edifício um modelo de eficiência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Proposta vem ao encontro de reivindicações da Câmara da Nazaré
Orçamento de Estado altera Código Contributivo para Pesca Local e Costeira
O Orçamento de Estado (OE) para 2012 contempla a revogação do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social (aprovado pela lei 110/2009 de 16 de Setembro, alterada pela lei 119/2009 de 30 de Dezembro, que entrou em vigor pela lei 55A/2010 de 31 de Dezembro), para a Pesca Local e Costeira, com a equiparação contributiva das tripulações que constam do rol de tripulação. Se for aprovado, os proprietários das embarcações de pesca costeira e local, que constam do rol de tripulação, Nazaré, podem voltar a descontar para a segurança social de acordo com o valor global vendido em lota, na base dos 10%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca de Leiria faz balanço de dois anos de mandato
Raul Castro:“Não havendo dinheiro,
a alternativa é não fazer obras”
O presidente da Câmara Municipal de Leiria convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa onde fez um balanço dos dois anos de governação da maioria PS-CDS. A diminuição da receita, o aumento da despesa, a execução de obras, a hasta pública do estádio Magalhães Pessoa, o aproveitamento de financiamento comunitário e os problemas no Centro Histórico foram alguns dos assuntos abordados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça
Fernando Santo visitou futura Cidade Judiciária
Fernando Santo, secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, visitou, no dia 26 de Outubro, as instalações onde vai ser instalada a futura Cidade Judiciária, acompanhado de Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, dos vereadores João Leite e António Carmo e de Ana D’ Avó, coordenadora da futura Fundação da Liberdade. A futura Cidade Judiciária vai ser implantada numa das alas da antiga Escola Prática de Cavalaria, prevendo-se a sua inauguração para Janeiro de 2012.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tendo incluído o “I Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa”
“Festa das Adiafas” voltou a projectar produção regional
A décima edição da “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, certame que uma vez mais contou com muito público visitante e com uma oferta de animação que incluiu gastronomia, espectáculos e exposições, realizou-se de 15 a 23 de Outubro, no Cadaval, que voltou, deste modo, a celebrar o final das colheitas e a divulgar toda a produção regional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado e líder parlamentar do Bloco de Esquerda
Luís Fazenda vem a Torres Vedras lançar debate sobre alternativas e respostas às crises
O deputado e líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, estará, no dia 12 de Novembro (Sábado), pelas 16h, no auditório municipal de Torres Vedras, para enunciar um conjunto de alternativas e respostas políticas às crises que seriamente ameaçam deixar Portugal na bancarrota. Para o Bloco de Esquerda, defender o Estado Social ou, simplesmente, para defender uma economia que crie emprego e mantenha o salário, é preciso confrontar a dívida, auditá-la, renegociar, recusar os pagamentos abusivos e a extorsão, recuperar o investimento. A chave da política de esquerda é combater a troika e a dívida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de 14 anos na autarquia
Paulo Caldas renuncia ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Cartaxo
Paulo Caldas apresentou, no dia 25 de Outubro, a renúncia ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Cartaxo. O independente Paulo Varanda, engenheiro civil e oficial do Exército, de 34 anos, vice-presidente da Câmara desde 2009, assume agora o cargo de presidente da Câmara, numa sucessão que já vinha sendo preparada há alguns meses. Recorde-se que Paulo Caldas assumiu o cargo aos 29 anos, em Janeiro de 2002, sendo na altura o mais jovem presidente de Câmara do País. Economista de formação, ingressou na autarquia aos 25 anos, como vereador, e regressa agora à banca, aos 39 anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Comissão de Defesa da Águas da Nazaré avança com abaixo-assinado contra a privatização
A recém-criada Comissão de Defesa das Águas da Nazaré está contra a privatização da Águas da Nazaré, já aprovada na Câmara e na Assembleia Municipal. A Comissão de Cidadãos, que tem como porta-voz António Varela, atendendo à situação que considera grave, decidiu chamar a população a pronunciar-se, avançando com um abaixo-assinado contra a privatização, promovendo debates e esclarecimentos em todas as freguesias deste concelho, tendo agendado o primeiro em Valado dos Frades, no dia 4 de Novembro, pelas 21h30, na Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) e ainda outras formas de luta que oportunamente serão divulgadas.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Leiria
Oikos promove colóquio sobre futuro do Rio Lis
O colóquio subordinado ao tema "Rio Lis: Passado, Presente e Futuro" vai realizar-se na quinta-feira, dia 3 de Novembro, pelas 20h30. A iniciativa decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, em Leiria, numa organização da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, que conta com o apoio da Câmara Municipal. Este colóquio terá como oradores Judite Vieira, sub-directora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), e Mário Oliveira, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL e da Oikos, sendo moderado por Nuno Carvalho, presidente da Direcção da Oikos. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parcerias para a Regeneração Urbana
Pombal: obras da Ponte Dona Maria concluídas
a 11 de Novembro
As obras de Recuperação da Ponte Dona Maria, na cidade de Pombal, vão estar concluídas no próximo Dia do Município, que se celebra no dia 11 de Novembro. A conclusão desta obra irá interditar ao trânsito a Rua da Fábrica Velha durante as próximas semanas. Pretende-se reabilitar esta rua com a construção de novos passeios e novo pavimento terminando assim os acessos à Ponte de Dona Maria. As obras de Recuperação da Ponte D. Maria, com um valor de mais de seiscentos mil euros, são financiadas em 80% pelo programa Mais Centro (QREN). Estas obras inserem-se no programa das Parcerias para a Regeneração Urbana (PRU) que, durante 2011 e 2012, irão modificar a paisagem urbana da cidade de Pombal com um conjunto de obras que totalizam mais de 13 milhões de euros de investimento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 de Outubro a 1 de Novembro
Feira de Santa Iria até ao fim do mês em Ourém
Começou no dia 25 de Outubro a centenária Feira de Santa Iria. Até ao fim do mês o recinto junto ao Mercado Municipal vai receber muitas diversões, com os habituais carrosséis e carrinhos de choque. O ponto alto do certame é no fim-de-semana com a habitual feira no espaço de feiras e mercados e a exposição no Centro de Negócios de Ourém, onde o visitante poderá encontrar os mais variados produtos, desde vestuário, artesanato, frutos secos, doçaria, mobiliário, para além dos postos de venda de farturas e pipocas. A animação musical está este ano a cargo dos Xaral´s Dixie, no sábado, e dos Amigos da Farra, no domingo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inauguração teve lugar no dia 21 de Outubro
Santarém recebe o melhor da Gastronomia portuguesa até 6 de Novembro
A Casa do Campino em Santarém recebe até 6 de Novembro o 31º Festival Nacional de Gastronomia. Almoços temáticos, tasquinhas, demonstrações culinárias, workshops, artesanato, doçaria e muita animação fazem parte do programa para quem decidir visitar Santarém. “Bacalhau na Broa”, “Papas de Sarrabulho”, “Cabrito Assado à Pastor” e “Tapas” são algumas das iguarias a não perder.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 11,5 milhões de euros
Primeira Área de Localização Empresarial
do País inaugurada em Rio Maior
A primeira Área de Localização Empresarial do País vai ser inaugurada em Rio Maior, no dia 28 de Outubro, por Miguel Relvas, ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares. O investimento da 1ª fase foi de 11,5 milhões de euros. O investimento em causa demorou 6 anos a ser implementado devido ao processo de tramitação de alteração de uso do solo. A sociedade gestora, DEPOMOR, é uma sociedade comercial de capitais privados, constituída por 14 accionistas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 28 Outubro a 1 Novembro
Feira de S. Simão regressa ao Mercado Municipal
Os frutos secos são a principal atracção da secular Feira de São Simão a decorrer de 28 de Outubro a 1 de Novembro, em Alcobaça. Os visitantes podem encontrar frutos típicos da época entre castanhas, pinhões, nozes, amêndoas e produtos alimentares regionais como queijos, enchidos e licores que estarão expostos em vários stands. O evento, a decorrer de sexta-feira a domingo, numa tenda junto ao mercado municipal, assinala a celebração do Dia de São Simão (quinta-feira, 28 de Outubro) e do Dia de Todos-os-Santos (1 de Novembro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Porto, Gondomar, Aveiro, Anadia, Fátima e Batalha
PSP prende quatro indivíduos em operação
de controlo de lojas de ouro
A Polícia de Segurança Pública de Leiria desenvolveu nos últimos 7 meses, uma investigação sobre cidadãos que, apesar de terem firmas legalizadas na compra e venda de ouro, frequentemente se dedicam à prática de ilícitos criminais na sua actividade, nomeadamente crimes de receptação, fraude fiscal, branqueamento de capitais, fuga a impostos, etc.. No dia 20 de Outubro, na sequência desse inquérito, a Polícia de Segurança Pública de Leiria, com a colaboração de inspectores tributários da Direcção de Finanças de Leiria,prendeu 4 indivíduos e recuperou centenas de peças em ouro e prata nas localidades de Leiria, Porto, Gondomar, Aveiro, Anadia, Fátima e Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre saúde no concelho de Rio Maior
Médicos da Extensão de Saúde de Alcobertas recusam redução de salário
No concelho de Rio Maior, as cerca de sete mil pessoas, um terço da população, que já estavam sem médico de família, ficaram, no dia 1 de Setembro, privadas também das consultas de recurso. Na mesma altura, encerrou a Extensão de Saúde da segunda maior freguesia do concelho – Alcobertas. Segundo a Câmara Municipal local, grande parte das consultas agora inviabilizadas estavam a ser asseguradas por uma empresa de prestação de serviços. Mas os médicos dessa empresa terão reduzido o seu horário de 108 para apenas 17 horas por semana, por não concordarem com um corte no pagamento de 35 para 25 euros por hora.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Linha do Oeste
Câmara de Leiria aprova Moção contra o fim do troço ferroviário Caldas - Figueira da Foz
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 18 de Outubro, uma Moção a propósito da eventual supressão do troço ferroviário entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz da Linha do Oeste, a ser enviada ao secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro. A Moção, aprovada por unanimidade, considera que o encerramento do troço entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz vai ter um impacto negativo para a população do Concelho de Leiria, bem como para a população da região, que deixa de poder usufruir deste meio de transporte alternativo e põe em risco a continuidade da própria Linha do Oeste;
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Zon North Canyon Show 2011
Garrett Mcnamara surfa em onda gigante
de 20 metros de altura
Foram três dias de ondas grandes na Praia do Norte, na Nazaré, bem aproveitados pelo extreme waterman Garrett McNamara e pelo norte-americano CJ Macias, no âmbito do projecto ZON North Canyon Show 2011, que decorre até ao final do mês de Novembro. A grande ondulação chegou no domingo, mas o grande pico foi atingido na segunda-feira, dia 17 de Outubro. Nesse dia, Garrett McNamara e CJ Macias apanharam uma onda com cerca de 20 metros, na modalidade de Tow-in (rebocado por mota de água). GMAC, como também é conhecido, conseguiu surfar ainda, na remada, uma onda com cerca de 15 metros, a maior do ano para o extreme waterman e a maior surfada desta forma em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia aprova voto de congratulação
Escolas de Caldas da Rainha bem classificadas nos rankings dos exames nacionais
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha aprovou, esta semana, um voto de congratulação a todas as escolas básicas e secundárias do concelho pela classificação obtida nos rankings dos exames nacionais dos ensinos básico e secundário, colocando as escolas secundárias em 9.º lugar (entre 271 concelhos) e as básicas em 18.º lugar (entre 290 concelhos).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sector da pesca artesanal pode estar em risco
Câmara da Nazaré pede audiência ao Governo por causa do sector da pesca
O Município da Nazaré vai solicitar, com carácter de urgência, uma audiência ao Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares por causa da situação do sector das pescas. O pedido de deve-se ao facto de existirem várias matérias, tuteladas por diferentes ministérios, que a Nazaré entende necessitarem de uma reacção urgente da administração central. A Câmara da Nazaré defendeu, no dia 18 de Outubro, em reunião do Executivo, a adopção de medidas de emergência para garantir a sustentabilidade do sector, bem como o equilíbrio das condições económicas e sociais de armadores, pescadores, comerciantes e consumidores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara cria Banco de Voluntariado Municipal
A implementação do Banco de Voluntariado Municipal e a adaptação das instalações do antigo Jardim Infantil de Ourém, para Centro Comunitário de Voluntariado, onde serão alojados os serviços a implementar no âmbito do Plano de Acção Voluntariado 2011: Banco de Ajudas Técnicas, Espaço de Comércio Social, Ateliers de voluntariado com 4 oficinas, Espaço de Educação/Formação (voluntariado docente) e Espaço de actividades para a Universidade Sénior, foi aprovada na última reunião de Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de recolha de livros “Partilhar Livros – Construir Leituras”
Bibliotecas de Alcobaça e Nazaré associam-se a projecto de cooperação com Moçambique
Através das bibliotecas escolares e municipais dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, o projecto “Partilhar Livros – Construir Leituras” pretende recolher livros oferecidos pela comunidade escolar e em geral, numa campanha que teve início a 17 de Outubro e prolonga-se até ao dia 30 de Novembro de 2011. Os livros serão enviados para Moçambique com vista a instalar duas bibliotecas em Moçambique: uma Biblioteca Municipal em Namaacha, que servirá todas as escolas da região e uma Biblioteca Escolar numa escola secundária em Maputo, onde será dada formação aos futuros responsáveis pelo seu funcionamento em Moçambique.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcaria – Porto de Mós
Mil voluntários plantam milhares de árvores
na Serra de Aire
Cerca de mil voluntários de todo o País estiveram presentes no dia 22 de Outubro, em Alcaria, no concelho de Porto de Mós, para uma campanha de plantação de milhares de árvores na Serra de Aire. A iniciativa, promovida pela Fundação Floresta Unida, com a colaboração da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Alcaria, insere-se no programa “400 Million Trees”, um projecto ambicioso que tem por objectivo a plantação de 400 milhões de árvores com 30 anos de gestão, em áreas públicas ou comunitárias, até 2030.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
5ª edição da Bienal de Arte Experimental de Alcobaça
Rabiscuits regressa de 28 a 30 de Outubro
A 5ª edição do Rabiscuits - Bienal de Arte Experimental de Alcobaça vai ter lugar de 28 a 30 de Outubro, na cidade de Alcobaça. De forma metafórica e ao mesmo tempo linear, o Rabiscuits designa-se como uma espécie de bienal em 3D, não só pela sua forma envolvente no espaço mas principalmente pela sua filosofia de Dinamização, Descentralização e Democratização da Arte (os 3 Ds). Consulte aqui o programa da edição de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Escola Profissional celebrou 19.º aniversário
A Escola Profissional de Rio Maior (EPRM) comemorou 19 anos de existência no dia 20 de Outubro. O principal evento deste dia de aniversário foi o hastear da “Bandeira Verde”, galardão atribuído pelo Programa Eco-Escolas e que simboliza o compromisso da EPRM para com as melhores e mais sustentáveis práticas ambientais. Durante a tarde teve lugar nas instalações da escola uma sessão solene que contou com as intervenções da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e do director Pedagógico da EPRM, Luciano Vitorino.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 a 30 de Outubro
Alcanena, Minde e Torres Novas acolhem
3ª edição do Festival Materiais Diversos
Alcanena, Minde e Torres Novas acolhem a 3ª edição do Festival Materiais Diversos que abre as portas ao público a 21 de Outubro, na vila de Minde. A edição de 2011 é mais compacta e mais centrada nos trabalhos, nas escolhas e nas palavras dos artistas. O festival encerrará em Alcanena após 10 dias totalmente preenchidos com espectáculos de dança, teatro e música – dois dos quais são desenvolvidos com a comunidade local –, uma estreia mundial, o alargamento da programação a novas áreas artísticas (instalação e cinema) e um conjunto diário de encontros e conversas entre artistas e público do FMD2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fotografia do momento foi entregue ao primeiro-ministro
Mohave Oil & Gas já conseguiu obter gás
em Aljubarrota
A empresa Mohave Oil & Gas Corporation já começou a perfurar o solo de Aljubarrota e conseguiu mesmo extrair gás durante os testes, que ainda prosseguem. O presidente da Câmara de Alcobaça aproveitou mesmo a deslocação de Pedro Passos Coelho a Leiria, no dia 15 de Outubro, para lhe entregar uma fotografia onde se vê o gás a arder no cimo da plataforma, que já alcançou os 2600 metros de profundidade, garantiu uma fonte da autarquia ao Tinta Fresca. A confirmar-se a existência de hidrocarbonetos no local, a empresa canadiana deverá investir 60 milhões de euros no concelho de Alcobaça, em ano e meio.
Esta notícia foi comentada 7 vez(es).
SINTAP considera que venceu a liberdade sindical
Tribunal obriga Câmara Municipal de Pombal
a pagar salários a delegado sindical
Após a ameaça de suspensão do pagamento do vencimento de um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública da Câmara Municipal de Pombal, o SINTAP interpôs uma providência cautelar que teve acolhimento e a decisão foi favorável ao Sindicato. Assim, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria decidiu suspender o acto administrativo (decisão da Câmara Municipal) no sentido de não ser possível, por violação da Lei Sindical, suspender o pagamento do vencimento ao sindicalista Ângelo Monforte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Helena Sarmento apresenta Fado Azul
no Teatro Sá da Bandeira
Com o repertório de Fado Azul, o seu primeiro disco, Helena Sarmento actua, no dia 22 de Outubro (sábado), às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira. Nas palavras de Fernando Dacosta, que prefacia o álbum, «Helena Sarmento afirma-se, pelo estilo próprio, voz singular, repertório original, comunicabilidade envolvente, uma referência nesse movimento já irreversível. O seu presente CD coloca-a, a partir de agora, na primeira linha dos fadistas fadados para puxar-nos o futuro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plano de Pormenor já está concluído
Câmara de Alcobaça investe 15 milhões na Área de Localização Empresarial da Benedita
A Feira do Gado da Benedita, a Reforma Administrativa, o fim da Linha do Oeste para transporte de passageiros, a Área de Localização Empresarial da Benedita, o Museu do Vinho, e os Centros Escolares foram alguns dos temas da reunião de Câmara de Alcobaça de 17 de Outubro. O Executivo municipal aprovou, por unanimidade, o Plano de Pormenor da Área de Localização Empresarial da Benedita, que vai ser agora apresentado a todas as entidades, para que sejam emitidos os pareceres. A autarquia pretende avançar com as infra-estruturas necessárias à instalação da ALEB, em 7 fases, investindo no projecto 15 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 2 de Novembro até 1 de Abril
Santarém abre II Ciclo para dar a ouvir órgãos históricos da cidade restaurados em 2009
A cidade de Santarém inicia no dia 2 de Novembro, um novo ciclo de música para dar a ouvir novamente o som dos seis órgãos históricos restaurados em 2009, que envolveram um milhão de euros de investimento e cujas obras tinham sido iniciadas há onze anos pelo mestre Dinarte Machado, especialista em organaria portuguesa do século XVIII, que este ano comemora 25 anos de carreira. Trata-se do II Ciclo de órgão de Santarém organizado pela Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém com o apoio da Diocese de Santarém, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e do Conservatório de Música de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não ter em conta a realidade social das escolas
Sindicato dos Professores da Região Centro contesta rankings das escolas
O Sindicato dos Professores da Região Centro considera que os rankings de escolas são uma farsa, visam denegrir a imagem da escola pública e agravam as condições de desenvolvimento das escolas que vivem mais dificuldades . O SPRC considera que “fomos bombardeados com a sazonal intoxicação pública a propósito da publicação de rankings de escolas a partir dos resultados dos exames nacionais. Trata-se de uma divulgação, que sujeita a critérios inevitavelmente subjectivos de quem os elabora, estabelece uma relação directa entre os resultados e a natureza das escolas a que os alunos pertencem.”
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Câmara diminui despesa corrente e mantém investimento elevado
Câmara do Cartaxo anuncia redução do prazo
de pagamento a fornecedores
Apesar dos momentos difíceis que o país atravessa e das limitação financeiras que continuam a afectar a actividade das autarquias locais, a Câmara Municipal do Cartaxo tem vindo a reduzir gradualmente o prazo de pagamento a fornecedores, assim como a diminuir a sua despesa corrente, sem deixar de continuar a concretizar investimentos no concelho. Fazendo uma análise aos dados financeiros do primeiro semestre de 2011, a Câmara Municipal demorava 237 dias a pagar aos fornecedores à data de 30 de Junho. Comparativamente a 31 de Março, houve uma diminuição de 32 dias e, em relação a 31 de Dezembro do ano passado, verificou-se uma diminuição de 110 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intervenientes na reunião do CERL são unânimes
Resolução do problema do financiamento da economia não é fácil e exige “cumplicidade”
Os intervenientes na reunião do Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL), órgão consultivo da Direcção da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, que decorreu no dia 13 de Outubro, são unânimes no que se refere à questão da resolução do problema do financiamento da economia, sobretudo das empresas. É difícil, poderá ainda agravar-se, exige “cumplicidade” entre todos os agentes (governo, banca, associações empresariais, etc) mas é urgente que se faça algo, caso contrário tudo poderá estar em risco neste processo de recuperação do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Alcobaça é comigo" é o terceiro livro de José Eduardo Reis Oliveira
“Alcobacense profissional” apresenta livro
no Parque dos Monges
José José Eduardo Reis Oliveira (JERO) apresentou, no dia 9 de Outubro", no Parlatório do Parque dos Monges, em Chiqueda, Alcobaça, o seu livro “Alcobaça é comigo". Na mesa estiveram o padre Carlos Jorge, da Paróquia de Alcobaça, Madalena Tavares, técnica superior da Câmara Municipal de Alcobaça, e o economista Carlos Gomes, perante uma plateia com cerca de uma centena de pessoas, entre os quais o tenente-general Tomé Pinto, o historiador António Maduro, a jornalista Piedade Neto e o designer Marco Ferreira, autor do grafismo do livro, que intervieram na sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inscrições até 11 de Novembro
Meia Maratona Internacional da Nazaré de volta à estrada no dia 13 de Novembro
A grande “festa do atletismo de estrada” volta às ruas da Nazaré já no dia 13 de Novembro, com a 37ª edição da Meia Maratona Internacional da Nazaré. A mais antiga prova da distância em Portugal, com uma extensão de 21.097 metros, pretende juntar milhares de entusiastas da corrida na Marginal da Nazaré, num espírito de competição saudável. Este ano, e pela primeira vez, realiza-se, em simultâneo à Meia Maratona, o 4º Campeonato da Europa Open – Deficiência Intelectual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara vai promover o pastel de feijão no certame
8ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras começa no dia 27 de Outubro
A 8.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras vai decorrer entre os dias 27 de Outubro e 12 de Novembro. A edição deste ano do evento centrar-se-á em duas iniciativas nucleares: o já consolidado Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (que manterá o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as actuações de acordeonistas em restaurantes e cafés, tendo como novidade uma homenagem à consagrada acordeonista Eugénia Lima); e a Festa das Freguesias, que terá uma dimensão ampliada, decorrendo no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras com 12 tasquinhas e um programa de animação mais intenso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Son a dorecção de José Gil
União da Marioneta Portuguesa abre sede
em Alcobaça
cerimónia de abertura da sede da UNIMA Portugal - União da Marioneta Portuguesa bem como do Centro de Documentação UNIMA Portugal na cidade de Alcobaça decorreu no dia 15 de Outubro. Nesta cerimónia esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, todo o executivo do município e ainda Jacques Traudeu, secretário-geral da UNIMA Internacional, que veio de Montreal (Canada) propositadamente para esta cerimonia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município da Nazaré discorda do fim de serviços na linha do Oeste
Comboios entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz param ao fim de 114 anos
A Câmara Municipal da Nazaré manifestou, esta segunda-feira, 17 de Outubro, a sua “apreensão e discordância” relativamente à desactivação do serviço de transporte de passageiros na Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, até ao final do ano. A autarquia recorda que “o Plano Estratégico dos Transportes considera o transporte ferroviário estratégico e que se trata de um meio ambientalmente sustentável e a privilegiar", não compreendendo, assim, a razão da Linha do Oeste estar em vias de ser desactivada.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
“O melhor da região” até 23 de Outubro
Festa das Adiafas celebra no Cadaval
fim das vindimas e da colheita da fruta
A vila do Cadaval celebra até dia 23 de Outubro (domingo) mais uma “Festa das Adiafas”, numa organização do município do Cadaval. O certame, dedicado aos produtos e actividades da região, volta a incluir o “Festival Nacional de Vinho Leve” e a reunir gastronomia típica, exposições, tertúlias, actividades equestres e espectáculos. A novidade principal deste ano são as diferentes ofertas das tasquinhas, incluindo uma Eco-Tasquinha. O orçamento ascende a cerca de 50 mil euros, representando uma redução de 20 mil euros em relação a 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras 2011
Acordeões do Mundo regressam a Torres Vedras de 27 de Outubro a 12 de Novembro
É o aguardado regresso dos dias musicais à cidade de Torres Vedras, em que o som que se difunde pelo ar é o do acordeão. De 27 de Outubro a 12 de Novembro acontece o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo. Doces acordes invadem espaços de convívio da cidade, através da realização de Merendas do Acordeão ou de Concertos. Ociclo de concertos terá início no dia 28 de Outubro, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, com Korrontzi [País Basco].
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Armando Nascimento Rosa vence Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno 2011
O júri do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno 2011, constituído por Carmen Santos, actriz e encenadora, Fernando Dacosta, escritor, dramaturgo e jornalista, José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores e Vicente Batalha, presidente do Instituto Bernardo Santareno, anunciaram, no dia 17 de Outubro, em conferência de imprensa, o nome do vencedor do Prémio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
CIBA celebrou 3º aniversário
Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota ultrapassa cinquenta mil visitas anuais
O CIBA - Centro de Interpretação Batalha de Aljubarrota comemorou no dia 11 de Outubro, o seu 3º aniversário. Quase 140 mil pessoas visitaram o CIBA nos três primeiros anos, o que deixou os seus responsáveis muito satisfeitos, os quais consideram que apesar do sucesso do projecto, o CIBA “ainda tem muito para crescer”. O CIBA recebeu de 11 de Outubro de 2008 até 11 de Outubro de 2011 136094 visitantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 15 de Outubro
Mais de mil pessoas participam na vigília
pela saúde em Ourém
Mais de um milhar as pessoas responderam à convocatória realizada pela Comissão criada para defender os serviços básicos de saúde, no dia 15 de Outubro na vigília em frente aos Paços do Concelho. Lutar contra o fecho das extensões de saúde e protestar pela falta de médicos foram os principais objectivos que trouxeram a Ourém pessoas oriundas de diversas freguesias do concelho, munidas de velas e cartazes com palavras de ordem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Outubro
Encontro para a Competitividade do IAPMEI
tem lugar em Pombal
O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P. e a Câmara Municipal de Pombal, vão realizar a 1ª Sessão de Trabalho com Empresas do Concelho de Pombal, no âmbito da iniciativa Encontros para a Competitividade do IAPMEI, que terá lugar no dia 19 de Outubro de 2011 pelas 14 horas, na Biblioteca Municipal de Pombal. Nesta sessão de trabalho vão ser debatidos, com os empresários, um conjunto de aspectos específicos relacionados com a atractividade empresarial, num ambiente que irá facilitar a partilha de experiências e a identificação das oportunidades de crescimento das empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Ana Pereira orienta formações de fotografia
no Armazém das Artes
Ana Pereira promove, nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, formações de fotografia no Armazém das Artes. As temáticas são Introdução à fotografia digital – da luz à forma, A Narrativa Fotográfica, Entre o documental e a manipulação digital, o mosteiro como mote e A caixa mágica de luz. Ana Pereira nasceu em 1974, no Songo, Moçambique, mas viveu em Alcobaça de 1979 até 1992. Vive no Porto desde 1993 e é fotógrafa profissional desde 1998.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 15 a 24 de Outubro
Peniche recebe campeões do Surf mundial durante o campeonato Rip Curl Portugal
Peniche recebe de 15 a 24 de Outubro, pelo 3º ano consecutivo o famoso campeonato de surf Rip Curl Portugal. Este campeonato atrai 34 dos melhores surfistas internacionais, que irão competir nas melhores ondas das praias de Peniche, entre os quais Kelly Slater, Owen Wright e Mick Fanning, que estiveram presentes na sessão de apresentação, que decorreu no novo Centro de Alto Rendimento de Surf.Estiveram ainda presentes António José Correia e Jorge Amador, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, respectivamente, Marcelo Rebanda, adjunto do secretário de Estado do Turismo, e José Farinha, director-geral da Rip Curl Portugal, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto inovador Barra Talasso abre em Junho
Centro de Talassoterapia faz renascer
“banhos quentes” na Nazaré
Está a iniciar-se, na Nazaré, a construção de um inovador Centro de Talassoterapia, de características únicas no litoral português. Com inauguração prevista para Junho de 2012, Barra Talasso é um investimento do Grupo Miramar que pretende recuperar a tradição dos antigos “Banhos Quentes” que, durante décadas, atraíram milhares de turistas à praia da Nazaré, em busca de alívio para o reumatismo através de tratamentos com água do mar aquecida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Arruda dos Vinhos
14.ª Festa da Vinha e do Vinho promove vinhos, gastronomia e artesanato da região
Terra de raízes marcadamente agrícolas, dedicada à cultura da vinha e do vinho, Arruda dos Vinhos recebe, de 28 de outubro a 1 de novembro a 14.ª Festa da Vinha e do Vinho, no pavilhão multiusos, onde se pretende divulgar e promover os vinhos, a gastronomia e o artesanato da região. No recinto, vários restaurantes promovem uma mistura de odores e sabores tão característicos da gastronomia portuguesa, aliada aos bons vinhos do concelho. Um conjunto de espetáculos que pretende atingir as várias gerações, anima o espaço e garante ao visitante momentos de prazer e diversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Passos Coelho admite que aproveitou a crise para reduzir salários de funcionários públicos
O presidente do PSD esteve presente em Leiria, no dia 15 de Outubro, no Encontro de Nacional de Presidentes de Câmara do PSD e dos membros dos Órgãos Nacionais dos ASD, que analisou o Documento Verde da Reforma da Administração Local. Pedro Passos Coelho gastou a maior parte do seu tempo a justificar as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, que passam, nomeadamente, pelo corte do subsídio de férias e de Natal aos funcionários públicos durante 2012 e 2013, admitindo que esta opção correspondeu a um objectivo político pré-determinado: equiparar o salário médio do sector privado ao do sector público, apesar deste ser mais qualificado.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Espaço é dedicado a Júlio César Machado e Anrique da Mota
Museu do Bombarral inaugurou a nova sala
de exposição
O Museu Municipal do Bombarral conta desde o dia 1 de Outubro, com uma sala de exposição dedicada a Júlio César Machado e Anrique da Mota, duas personalidades da cultura portuguesa com fortes ligações ao concelho do Bombarral. A inauguração do novo espaço, onde até há pouco tempo estava instalado o Posto de Turismo, aconteceu no dia em que se assinalou o 176º aniversário do nascimento de Júlio César Machado e contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais alguns familiares de Anrique da Mota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Hospital de Santo André
Hélder Roque defende articulação de cuidados de proximidade em benefício dos utentes
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André, Hélder Roque, defendeu a reorganização das instituições de saúde da região de Leiria, durante a palestra de abertura do VI Encontro de Enfermagem deste hospital, no dia 13 de Outubro. «As unidades de saúde devem funcionar de forma articulada, com uma política de saúde centrada no cidadão, e com uma estratégia de planeamento e desenvolvimento para toda a região, elaborada por um órgão único de gestão», sublinhou Helder Roque, acrescentando ainda que «o cidadão deve estar no centro do sistema de saúde e os médicos devem ser colocados onde eles fazem falta, com correcção das assimetrias entre regiões e instituições de saúde».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2.º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro
II Encontro de Arquitectura e Urbanismo – ciclo de conferências termina a 21 de Outubro
O II Encontro de Arquitectura e Urbanismo – ciclo de conferências, terminará no dia 21 de Outubro, sexta-feira, com a realização do 2.º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro – Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras, que terá lugar às 21h, no Auditório do Edifício Paços do Concelho [Praça do Município – Torres Vedras].
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Conferência no âmbito do projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça”
Carina Santos e Elizabete Jorge apresentam “Técnicas de Construção na Época Medieval”
O projecto “Às terças no Mosteiro de Alcobaça” pretende dar a conhecer a história do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça bem como o património móvel e edificado que lhe está associado. A próxima conferência, subordinada ao tema “Técnicas de Construção na Época Medieval”, proferida pelas técnicas superiores Carina Santos e Elizabete Jorge, irá decorrer no dia 18 de Outubro às 15 horas, na Sacristia Nova” e tem como objectivo explicar as técnicas construtivas do monumento, bem como as oficinas necessárias, as ferramentas utilizadas, e os materiais aplicados. Seguir-se-á uma visita às coberturas e às torres do Mosteiro de Alcobaça. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 14 de Outubro
Apanha e comercialização de Mexilhão interditada na Lagoa de Óbidos
O capitão do Porto de Peniche, Luís Tomás, por solicitação do Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, decidiu, no dia 14 de Outubro, interditar a apanha e comercialização de Mexilhão, na Lagoa de Óbidos, em virtude da obtenção de resultados positivos nas análises de biotoxinas DSP. As violações ao edital constituem contra-ordenações, puníveis nos termos da lei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vicente Moura reuniu com João Leite com vista à implementação de projectos desportivos em Santarém
Projecto da “Cidade Desportiva” apresentado publicamente em breve
Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal reuniu no dia 12 com João Leite, vereador do Desporto da Câmara de Santarém, na Scalabisport, com vista à implementação de projectos desportivos em Santarém. A reunião de trabalho, seguida de visita ao Complexo Aquático Municipal para além de João Leite foi acompanhada por Catarina Maia, vereadora da Câmara de Santarém, Luís Arrais, presidente do Conselho de Administração da Scalabisport e por Vítor Varejão, adjunto do presidente da Câmara de Santarém que apresentaram alguns projectos relacionados com o Desporto em Santarém, nomeadamente o “Desporto é Solidário” e o projecto da “Cidade Desportiva” que em breve, será apresentado publicamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Cinco lotes do Parque Empresarial de Valado dos Frades adjudicados
Foram adjudicados cinco lotes do Parque Empresarial de Valado dos Frades, no âmbito da 2ª fase do Concurso público para a alienação de lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, correspondente a 40.880 m2. De acordo com a Entidade Empresarial Municipal, Nazaré Qualifica, «a área adjudicada, nas duas fases de venda, corresponde a 35% do total da área disponível do Parque». Esta é uma boa notícia, num momento de dificuldades na economia nacional, pois reflecte o interesse deste investimento para as necessidades de negócio dos empresários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 14 e 15 de Outubro
XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento da OIKOS decorrem em Leiria
“Património(s) e Turismo” é o tema das XVII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento, promovidas pela Oikos (Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria), com a colaboração do Município de Leiria, entre outras entidades, e que terão lugar nos dias 14 e 15 de Outubro (sexta-feira e sábado), no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 Outubro a 6 de Novembro
31º Festival Nacional de Gastronomia aposta em almoços temáticos
A Casa do Campino, em Santarém, recebe, de 21 de Outubro a 6 de Novembro, o 31º Festival Nacional de Gastronomia, o único evento que reúne o melhor da gastronomia portuguesa, este ano sob o tema “O País à Sua Mesa”. O orçamento do Festival é de 430 mil euros, o que representa uma redução de 20% face a 2010. Almoços temáticos dedicados a alguns produtos regionais como o pão, a caça e o peixe, entre outros, artesanato, doçaria, as habituais tasquinhas e muita animação aguardam o visitante.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir do dia 17 de Outubro
Parque de Estacionamento do Centro Cultural Mercado Sant`Ana encerra durante um mês
A Câmara Municipal de Leiria informa que o Parque de Estacionamento do Centro Cultural Mercado Sant`Ana será encerrado no dia 17 de Outubro, pelo período previsível de um mês, para a realização de trabalhos decorrentes da empreitada de “Execução da Cobertura do Largo Interior do Mercado Sant`Ana”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Secretário de Estado do Desporto e Juventude presente nas Jornadas da Juventude 2011
O secretário de Estado do Desporto e Juventude irá estar presente nas VIII Jornadas da Juventude de Rio Maior, no dia 21 de Outubro. Alexandre Mestre irá acompanhar o Workshop “Bombeiro por um dia” que irá decorrer pelas 10h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, e de seguida o Workshop em Cianatopia, com António Palmeira, no Pavilhão Multiusos. As Jornadas da Juventude são uma organização da Câmara Municipal de Rio Maior através do Pelouro da Juventude / RM Jovem, e irão realizar-se de 18 a 22 de Outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia decretou três dias de luto municipal
Morreu o ex-presidente Pereira Júnior
da Câmara Municipal de Óbidos
A Câmara Municipal de Óbidos informa a população que faleceu, no dia 13 de Outubro, cerca das 17 horas, na clínica São João de Deus, em Lisboa, o anterior presidente da autarquia, José António Pereira Júnior, que esteve à frente da Câmara Municipal de Óbidos entre 1980 e 2001. O Executivo Municipal apresenta publicamente as sentidas condolências à família e enaltece, uma vez mais, o sentido de serviço público e de entrega ao desenvolvimento do concelho de Óbidos durante os mais de 20 anos em que presidiu aos destinos da autarquia obidense.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro
1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura marcado para Ourém
O 1.º Congresso de História e Património da Alta Estremadura, uma organização conjunta do Centro do Património da Estremadura (CEPAE), do Município de Ourém e do Centro de Formação "Os Templários", terá lugar em Ourém nos dias 28, 29 e 30 de Outubro. Serão desenvolvidas as seguintes temáticas: Arqueologia; História; História da Arte; Património Cultural; Património Natural. Está concluído, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), o processo de acreditação do 1º Congresso de História e Património da Alta Estremadura. Os docentes que participarem no congresso, com duração de 15 horas, ficarão com 0,6 créditos. Para isso apenas terão de se inscrever no site do Congresso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigo presidente da Câmara de Rio Maior
Faleceu João Afonso Calado da Maia
A bandeira do Município de Rio Maior foi colocada a meia haste, no dia 13 de Outubro, em homenagem a João Afonso Calado da Maia, figura pública riomaiorense que exerceu diversas funções sociais, culturais, económicas, associativas e públicas - nomeadamente a de presidente da Câmara Municipal de Rio Maior durante 11 anos. Nasceu a 8 de Novembro de 1917, na freguesia de São Martinho, em Sintra. Foi advogado e notário (Rio Maior e Batalha).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 30 de Outubro
Câmara da Marinha Grande promove Conferências Internacionais de Design
As 1ªs Conferências Internacionais de Design decorrerão de 22 a 30 de Outubro de 2011, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande e integram-se na segunda fase da Bienal de Artes Plásticas e Design Industrial. Esta iniciativa, da responsabilidade da autarquia da Marinha Grande, tem como objectivo potenciar o design de produto enquanto factor de competitividade e desenvolvimento da região. O orçamento é de 79.841 euros, sendo comparticipada em 80% pelo QREN, ou seja em 63.872 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Centro Escolar Capitão Salgueiro Maia inaugurado no dia 11 de Outubro
O Centro Escolar Salgueiro Maia foi inaugurado no dia 11 de Outubro, por Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, acompanhado por Abílio Mota Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de S. Salvador, António Pina Braz, director do Agrupamento de Escolas D. João II, Maria João Miranda, coordenadora do Centro Escolar Salgueiro Maia, e Executivo da Câmara de Santarém. A concepção e construção deste Centro Escolar foram adjudicadas ao consórcio das empresas Secal/Eco-Edifica/Asibel, com um custo total de 2.679.787,11 euros com IVA, com comparticipação comunitária do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1.713.596,80 euros, com uma área de intervenção de 6 800,00m².
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de Alenquer e do Cacém
Televisão Digital Terrestre chega hoje à Nazaré
A Nazaré entra, no dia 13 de Outubro, na rede da televisão digital. O concelho é a terceira zona piloto, escolhida pela ANACOM, para a transição da televisão analógica para a televisão digital. A mudança está a ser feita de forma faseada, estando previsto que, em 26 de Abril de 2012, estejam encerrados todos os emissores e retransmissores do País. Depois de Alenquer, a 12 de Maio, e do Cacém, a 16 de Junho, chegou a vez do concelho da Nazaré perder o sinal analógico já na quinta-feira, dia 13 de Outubro. Os moradores que não tenham televisões recentes, televisão paga ou não tenham assegurado a migração até à data do desligamento vão deixar de ter televisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Doce de origem conventual
Junta lança concurso de ideias para construção de um monumento ao biscoito do Louriçal
A Junta de Freguesia do Louriçal irá levar a cabo um concurso de ideias para a construção de um monumento ao biscoito do Louriçal, ícone da gastronomia local, regional e nacional. Esta iniciativa surge depois da mesma ter sido aprovada na última reunião da Assembleia de Freguesia, em Setembro último. O concurso é aberto ao público em geral até ao final do presente ano, onde irão ser avaliados diversos critérios, como criatividade, estética e mérito técnico. Os candidatos terão liberdade para escolher o local da vila do Louriçal onde pretendem que seja erigido o monumento, como uma praça, rotunda, largo, etc…
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
M.A.U. , Man and Unable, Soulbizness, Farilhões da Berlenga e Dj Peter F
RockOeste 2011 levou mais de seis centenas
de pessoas ao Bombarral
Mais de seis centenas de pessoas vibraram no dia 1 de Outubro com a actuação das três bandas convidadas do RockOeste 2011, evento que teve lugar no Anfiteatro Municipal do Bombarral, integrado no Centenário do Sport Clube Escolar Bombarralense. M.A.U. , Man and Unable, Soulbizness, Farilhões da Berlenga e Dj Peter F foram os artistas em destaque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 15 de Outubro
Pedro Passos Coelho participa em Leiria
em encontro nacional de autarcas do PSD
O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encerra o Encontro de Nacional de Presidentes de Câmara do PSD e dos membros dos Órgãos Nacionais dos ASD que decorrerá no dia 15 de Outubro em Leiria, no Hotel Eurosol. Este encontro terá ainda a participação, entre outros, do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, bem como dos presidentes de câmara eleitos pelo PSD de todo o País. Trata-se de uma iniciativa conjunta da direcção nacional dos Autarcas Sociais-Democratas e da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, que terá como agenda o Documento Verde da Reforma da Administração Local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 12 de Outubro a 1 de Novembro
Campeões do Mundo presentes no Sumol Nazaré Special Edition 2011
O período de espera da prova, que vai ter lugar na Praia do Norte, começa na quarta-feira, 12 de Outubro, e decorre até ao dia 1 de Novembro. Amaury Lavernhe, campeão do mundo de bodyboard, Pierre Louis Costes, vice-campeão do mundo, Jeff Hubbard, campeão do mundo em 2006 e 2009, e Dudu Pedra, um dos mais reconhecidos big wave riders da actualidade, vão estar presentes no Sumol Nazaré Special Edition 2011. Pela primeira vez na história deste campeonato, que está integrado no calendário da International Bodyboard Association (IBA), vão estar em prova 24 atletas e não 20 como em edições anteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 18 a 22 de Outubro
Rio Maior acolhe as VIII Jornadas da Juventude
Rio Maior acolhe, de 18 a 22 de Outubro, as VIII Jornadas da Juventude. A edição de 2011 tem uma forte componente pedagógica, com a aposta em vários workshops, mas também exposições, actividades desportivas, encontro de Tunas, Feira Jovem, Concurso RM Rock e muita animação. O orçamento das Jornadas da Juventude de Rio Maior é de 12 mil euros, e a organização está a cabo da autarquia, da DESMOR, contando ainda com o apoio do Instituto Português da Juventude, de associações de estudantes e de vários bares do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Catarina Ribeiro eleita Rainha das Vindimas 2011
Catarina Ribeiro, de 17 anos, da freguesia de Vila Chã de Ourique, foi eleita Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2011 na noite de 8 de Outubro, no decorrer de um espectáculo no Ateneu Artístico Cartaxense que teve como tema o Fado. Cristiana Borges, de 16 anos, representante da freguesia do Cartaxo, foi eleita 1.ª Dama de Honor e acumulou ainda o Prémio Vítor de Sousa, que distingue a candidata mais simpática e é atribuído pelas concorrentes. Ana Margarida Vila, de Vale da Pinta, foi eleita 2.ª Dama de Honor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Museu de Arte Sacra e Etnologia celebra 20 anos
A apresentação do Roteiro do Museu de Arte Sacra e Etnologia e da Liga de Amigos do MASE, no dia 13 de Outubro, marcam o arranque das comemorações do vigésimo aniversário deste museu dos Missionários da Consolata, em Fátima. Assim, pelas 17h30, efectuar-se-á a apresentação do Roteiro do Museu por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, historiador de arte e distinguido com o Prémio Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, atribuído pela Academia Portuguesa da História.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República inaugurou o Parque Central do Município
Cavaco Silva: "O Cartaxo é um concelho que conseguiu avançar no sentido do progresso"
Apesar das críticas lançadas pela oposição social-democrata, que anunciou a sua ausência da cerimónia, por considerar esta obra supérflua, centenas de pessoas receberam, no dia 7 de Outubro, Cavaco Silva, que se deslocou ao Cartaxo para a inauguração do Parque Central. O Presidente da República citou uma passagem de “Viagens da Minha Terra” para apelar à união e ao trabalho em conjunto para ultrapassar os tempos difíceis. “Não percamos tempo com querelas inúteis, não se faça nada que possa dividir os portugueses”, citou, referindo-se a uma personagem do livro, proprietário de um café do Cartaxo, que apelava: “Trabalhemos!” Cavaco Silva fez suas estas palavras, acrescentando que “também nós temos de trabalhar mais e melhor, com qualidade, para aumentar a produtividade e competitividade.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Fonseca encabeça movimento da sociedade civil pela manutenção dos serviços de saúde no Concelho de Ourém
Câmara de Ourém classifica cortes nos serviços de saúde como 'humilhação' para os oureenses
A comissão criada para defender os serviços de saúde básicos à população de Ourém reuniu, 6 de Outubro de 2011, com todos os presidentes de Junta do Concelho. No final desta reunião ficou decidido o envio de uma carta ao primeiro-ministro, dando conta da falta de resposta do Ministro da Saúde (a quem foi enviada uma carta há mais de um mês), a concretização de um abaixo-assinado que percorrerá todas as freguesias do Concelho de Ourém, de modo a reforçar com clareza a indignação colectiva dos oureenses, e realização uma vigília, dia 14 de Outubro, às 19h30, junto ao Centro de Saúde de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa alienação do Estádio Municipal de Leiria
Eleitos pelo PSD de Leiria avançam com acção popular para travar hasta pública
Os deputados da Assembleia Municipal e os vereadores da Câmara Municipal de Leiria eleitos pelo PSD entregaram no início de Outubro, via internet “uma acção popular” com o objectivo de tentar travar o processo de hasta pública com vista à alienação do Estádio Municipal de Leiria. O PSD acusa a Câmara Municipal de Leiria de estar a cometer “irregularidades, senão mesmo ilegalidades” no âmbito do processo. Por sua vez, em resposta às declarações do PSD, o PS garante que “são infundadas as acusações”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tertúlias de Outubro nas Caldas da Rainha
Centro Cultural convida escritor Ricardo Dias Felner e botânico António Flor
O escritor Ricardo Dias Felner irá apresentar o seu romance "Herói no Vermelho", no dia 22 de Outubro às 17h30, no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas das Rainha. Por sua vez, o botânico António Flor, que estudou nos últimos quinze anos a flora e vegetação das serras-calcárias do centro oeste português, nomeadamente, da Serra de Aire e Candeeiros, irá falar sobre o seu trabalho no dia 29 Outubro às 17h30, no mesmo espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cravo bem temperado - Manjar afinado”
Óbidos acolhe VIII Temporada de Cravo
A VIII edição da Temporada de Cravo de Óbidos, com o tema “Cravo bem temperado – Manjar afinado”, realiza-se entre 22 de Outubro e 26 de Novembro. No total são cinco concertos que decorrem nos Museus Paroquial e Municipal de Óbidos e também no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. O evento tem como objectivo divulgar a música, sobretudo da época Barroca, tendo como ponto de partida o instrumento mais emblemático desta época, o cravo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Ruca ao vivo no Teatro José Lúcio da Silva
O Teatro José Lúcio da Silva é palco no domingo, 16 de Outubro, às 15h30 e às 18h30, do espectáculo “Ruca ao Vivo – a festa surpresa”. A mãe do Ruca faz anos e tinha planeado fazer um jantar em família, mas ele decide surpreendê-la e organiza uma festa surpresa. O Ruca decide fazer um concerto para a sua mãe e cria uma banda com a ajuda dos seus amigos e da sua irmã Rosita. Dirigido a crianças maiores de três anos, o preço dos bilhetes é de 20 euros para a 1ª plateia; 50 euros para o bilhete família (4 bilhetes para a 1ª plateia) e 16 euros para os restantes lugares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Henrique Neto apresentou em Leiria “Uma Estratégia para Portugal”
“O TGV de mercadorias não serve para nada”
Henrique Neto apresentou, no dia 6 de Outubro, na Livraria Arquivo, em Leiria, o seu mais recente livro intitulado “Uma Estratégia para Portugal”. A obra do empresário da Marinha Grande e ex-deputado do PS, editada pela Lua de Papel, foi apresentada pelo ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha. Henrique Neto garante que Portugal não precisa de uma ferrovia com velocidade alta, uma vez que a média de velocidades na Europa neste sector de transportes é de apenas 18 km/h, já que são os problemas burocráticos a causar a morosidade na entrega das mercadorias e não a velocidade dos comboios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IGESPAR e Direcção Regional de Cultura não responderam às questões postas pelo Tinta Fresca
Abóbada do Celeiro dos Frades desaba
mas responsáveis recusam comentar incidente
Uma abobada do Celeiro dos Frades, inserido na área de protecção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, ruiu recentemente. Contactados pelo Tinta Fresca, o IGESPAR confirmou o sucedido, mas escusou-se a tecer qualquer comentário, remetendo-nos para a Direcção Regional de Cultura Lisboa e Vale do Tejo, que também não se mostrou disponível para fornecer informações sobre o incidente que terá ocorrido quando se realizava uma intervenção no local. Leonel Rosa, presidente da ADEPA- Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça, lamenta o incidente.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Candidatura efectuada pelo Município ao POVT assegura mais 433 mil euros de financiamento
Quartel dos Bombeiros Voluntários da Batalha vai ser requalificado
Uma candidatura efectuada pelo Município da Batalha ao Programa POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território assegura uma verba de mais de 433 mil Euros aos Bombeiros Voluntários da Batalha, tendo por base a execução de diversas obras de requalificação do Quartel. A candidatura efectuada, prevê que com a execução das obras a efectuar, a associação humanitária fique dotada de melhores condições de trabalho para toda a corporação, designadamente no que toca à segurança e à higiene do pessoal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O Equilíbrio Ambiental e a Valorização Económica”
Vila de Porto de Mós recebe conferência
sobre a indústria de extracção da pedra
O semanário Região de Leiria, em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós, promove uma conferência sobre a Indústria da Pedra, no dia 13 de Outubro, entre as 14h30 e as 18h, no Edifício Espaço Jovem, em Porto de Mós. Os tempos, difíceis e instáveis, estão a fragilizar o sector da extracção da pedra e o consumo nacional tornou-se motivo de preocupação entre os empresários e os respectivos parceiros económicos. A crise no sector da construção agudizou-se e veio agravar a situação. Nesta conferência, estarão presentes Miguel Goulão, da ASSIMAGRA, Valdemar Rodrigues, professor universitário, He Ding, da República Popular da China, Ricardo Filipe, da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa e Manuel Duarte, Técnico do PNSAC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido à falta de verbas
Ministério da Saúde aposta em Unidades Móveis de Saúde no Médio Tejo
Os deputados Vasco Cunha, Carina João, Nuno Serra e Isilda Aguincha dirigiram um requerimento ao ministro da Saúde, no dia 31 de Agosto, sobre a situação de carência de médicos no distrito de Santarém. Em resposta, o Ministério da Saúde informa que foi solicitada junto da Comissão Directiva do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro a abertura de um aviso de candidatura ao Regulamento Específico de Saúde, do Eixo 3 – Consolidação e Qualificação dos Espaços sub-Regionais para financiamento, entre outros projectos, de aquisição de Unidades Móveis para Prestação de Cuidados de Saúde nos concelhos do Médio Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de mais de 140 artesãos de todas as regiões do País
Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas
de Pombal decorre de 13 a 16 de Outubro
É já a 18ª edição de uma das melhores Feiras de Artesanato do País, que vai ter lugar no Expocentro, em Pombal, entre os próximos dias 13 e 16 de Outubro. A 18ª Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal conta com a participação de mais de 140 artesãos de todas as regiões do País, estando representadas as técnicas mais genuínas do trabalho artesanal em barro, madeira, cabedal ou têxtil, numa variedade de peças que ilustram bem as nossas tradições seculares. As tasquinhas, que acolhem milhares de visitantes, estarão representadas com a gastronomia do concelho de Pombal, confeccionada por associações das freguesias que compõem o concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Amável Pereira faleceu recentemente
Pavilhão Gimnodesportivo de Valado dos Frades recebe nome de antigo presidente de Junta
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou, no dia 4 de Outubro, a proposta da Junta de Freguesia de Valado dos Frades para a atribuição do nome de Amável dos Santos Pereira ao Pavilhão Gimnodesportivo daquela vila. A cerimónia de homenagem ao antigo presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, recentemente desaparecido, será realizada em Novembro, em data ainda a definir. Amável Pereira deixou o seu nome ligado ao desenvolvimento da freguesia e à instalação de vários equipamentos que contribuíram para a melhoria das condições de vida dos habitantes, como o Pavilhão Gimnodesportivo, a Escola de Música e Orquestra Juvenil, o Centro Cultural, a ligação dos esgotos à rede geral e o parque de merendas, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Curso de Iniciação ao Teatro abre portas a novos elementos em Riachos
O Curso de Iniciação ao Teatro 2011/2012, com direcção de Hugo Gama, vai ter início a 15 de Outubro, na Casa do Povo de Riachos, dando continuidade ao projecto de sensibilização e envolvimento da comunidade na prática do teatro. A segunda edição do curso visa prosseguir o trabalho desenvolvido desde Fevereiro, com o intuito de criar um grupo de teatro em Riachos e realizar um espectáculo em Junho ou Julho do próximo ano. O curso terá uma duração anual e será composto por três módulos estruturais: Iniciação ao Teatro, Máscara e Exercício Final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1ª Campanha Nacional de divulgação
Narcóticos Anónimos lançam número verde
Os Narcóticos Anónimos iniciaram, no dia 4 de Outubro, a sua primeira campanha divulgação a nível nacional, dando grande relevo ao seu número verde 800 20 20 13, linha de ajuda com chamadas gratuitas. Esta campanha irá terminar em Dezembro próximo e pretende dar a conhecer ou a relembrar que, este número existe há mais de 20 anos para ajudar todos aqueles que querem parar de consumir drogas ou usufruir dos serviços que Narcóticos Anónimos dispõe para a sociedade. Esta linha de ajuda funciona de 2ª a 6ª feira das 20h30 às 22h30 (excepto feriados), com atendimento directo efectuado por voluntários membros de Narcóticos Anónimos.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Hasta pública para venda do Estádio Municipal marcada para 27 de Outubro
A hasta pública para alienação de dois lotes do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, livres de quaisquer ónus ou encargos, vai decorrer a partir das 10 horas do dia 27 de Outubro, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Leiria (CML). As propostas deverão ser entregues na Divisão de Aprovisionamento e Património da Câmara Municipal de Leiria ou por correio até ao dia 26.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal preocupada com situação da saúde no concelho
Hospital de Alcobaça está “a fechar aos poucos”
A Assembleia Municipal de Alcobaça, reunida no dia 30 de Setembro, cumpriu minuto de silêncio em memória de Gonçalves Sapinho, depois de ter recebido um voto de pesar enviado pela Assembleia Municipal de Caldas da Rainha. O ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e fundador do PSD foi recordado por vários membros da Assembleia pela integridade e empenho que colocava nas suas causas. O IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, a derrama, as arribas do litoral do concelho, o Hospital de Alcobaça e do Centro de Saúde de Pinhal Fanheiro, os transportes urbanos e a reforma administrativa das autarquias foram os outros assuntos em destaque.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 23 de Outubro
Feira de Santa Iria traz tradição a Tomar
A tradicional Feira de Santa Iria decorre em Tomar entre os dias 14 e 23 de Outubro. Ponto alto será no dia 20, com a evocação do martírio de Santa Iria através do lançamento de pétalas ao rio pelas crianças do concelho. A Feira das Passas, com maior número de vendedores, decorrerá na Praça da República. Este ano a Feira de Santa Iria não vai ter Poço da Morte. Aos 81 anos, Henrique Amaral abandonou aquele que fora o seu modo de vida desde tenra idade. A Feira de Santa Iria de 2010 foi uma das suas últimas actuações, rodando na vertical em alta velocidade de olhos tapados ou cruzando-se com outra moto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valter Ribeiro e Paulo Batista Santos entregaram requerimento no Parlamento
Deputados do PSD questionam Governo sobre hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça
Os deputados Valter Ribeiro e Paulo Batista Santos questionaram o secretário de Estado da Cultura se o Governo pondera assegurar a abertura ainda em 2011 do concurso público internacional para as obras de adaptação do Claustro do Rachadouro e instalação de uma unidade hoteleira, nos termos do anunciado pelo IGESPAR, I.P., em Maio deste ano. Os parlamentares do PSD recordam que, nos termos do programa do XIX Governo Constitucional, o turismo é um factor estratégico para o desenvolvimento nacional e assente em conteúdos culturais de valorização do destino Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de mais de um milhão de euros
Santarém inaugura Conservatório de Música
O Conservatório de Musica de Santarém foi inaugurado dia 6 de Outubro, pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas. O Conservatório de Música de Santarém, situado em pleno centro histórico de Santarém no denominado “Palácio João Afonso”, sofreu obras de remodelação cujo investimento foi de mais de um milhão de euros, comparticipados em 80% pelo FEDER e o restante pelo município de Santarém. Estiveram presentes na inauguração, além de Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura, Francisco Moita Flores, Ricardo Gonçalves, Vítor Gaspar, João Leite e Luísa Féria, presidente e vereadores da Câmara Municipal de Santarém, respectivamente, e Maria Beatriz Martinho, presidente da direcção do Conservatório de Música de Santarém, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cinco empresas apresentaram propostas criativas
Parque Temático do Jurássico vai ser criado
no pinhal municipal da Lourinhã
Cinco empresas responderam ao “desafio” lançado, em Agosto, pelo Município da Lourinhã e apresentaram as suas propostas criativas para o parque temático do jurássico - um equipamento que vai combinar a vertente museológica “com uma forte componente ao ar livre”. Este novo complexo vai reunir o património paleontológico até agora patente no Museu da Lourinhã, conferindo condições condignas e adequadas à investigação científica, acondicionamento e exibição do acervo existente. A instalar no pinhal municipal, numa área total de 36,7 hectares, o equipamento será uma alavanca decisiva para a projecção nacional e internacional do património jurássico do concelho – que já é uma referência para cientistas e paleontólogos de todo o mundo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 9 de Outubro
José Eduardo Reis de Oliveira apresenta livro "Alcobaça é comigo"
"Alcobaça é comigo" é o 3º livro de José Eduardo Reis de Oliveira, que pretende recordar algumas figuras que marcaram certas épocas da terra onde nasceu e onde tem vivido a maioria dos seus 71 anos. São 30 histórias de Alcobaça como poderiam ser mais. De diversos tons e sabores. Umas sérias, outras brincalhonas e outras entre o sério e brincalhão. "Alcobaça é comigo" é apresentado no dia 9 de Outubro (domingo), pelas 15H, no Parlatório do Parque dos Monges, em Chiqueda, Alcobaça. O painel de apresentação é de luxo: Padre Carlos Jorge, da Paróquia de Alcobaça, Madalena Tavares, técnica superior da Câmara Municipal de Alcobaça, e Carlos Gomes, da Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Troca gratuita de livros escolares
Biblioteca Municipal do Cadaval adere a “Banco do Livro Escolar”
A Biblioteca Municipal do Cadaval está a promover a reutilização dos manuais escolares usados, recebendo-os e disponibilizando, em contrapartida, outros livros académicos, gratuitamente, a quem deles necessite. A iniciativa resulta da adesão, por parte da referida instituição, ao movimento nacional “Banco do Livro Escolar” (divulgado via Facebook), o qual promove a troca de livros escolares entre famílias do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Taxas para 2011 aprovadas em Assembleia Municipal
Nazaré mantém taxas reduzidas de IMI e IRS
A Nazaré manteve em 2% a comparticipação do Município na taxa do IRS para o ano fiscal de 2011, fixando, assim, em 3% a redução da carga fiscal de IRS para a população com residência fiscal no concelho da Nazaré. A proposta, que foi aprovada na sexta-feira, 30 de Setembro, pela Assembleia Municipal, deverá representar um benefício de cerca de 200 mil euros para os contribuintes residentes na Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Outubro a Dezembro
Galeria dos Paços do Concelho de Tomar recebe exposição de José de Guimarães
A inauguração da exposição do consagrado artista plástico José de Guimarães terá lugar no dia 16 de Outubro às 16 horas, na Galeria dos Paços do Concelho de Tomar. Impressões de viagem podia ser o título desta exposição de fotografia, feita quase de encomenda, no Japão, pelo Centro Nacional de Cultura. O que o CNC fez foi convidar quatro artistas e um poeta para empreenderem quatro viagens ao Oriente. A José de Guimarães coube o Japão, país-arquipélago do nosso imaginário exótico, onde o artista da Árvore Azul de Tomar “plantou” uma longa série de obras de arte pública.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Social-democratas vão estar ausentes da cerimónia
PSD do Cartaxo critica presença de Cavaco Silva na inauguração do Parque Central
O Presidente da República vai inaugurar no dia 7 de Outubro, o Parque Central do Cartaxo, uma obra desde a primeira hora envolta em polémica. A Comissão Politica Concelhia do PSD Cartaxo, reunida 3 de Outubro, anunciou que a inauguração não contará com a presença dos vereadores e membros da Assembleia Municipal eleitos pelo PSD, pois “ninguém compreenderia que após tantos anos de denúncias sobre a irresponsabilidade da gestão política e financeira do ainda presidente de câmara, os social-democratas do concelho pactuassem com uma cerimónia que servirá acima de tudo para enaltecer uma forma de fazer política sem rigor e que penaliza o futuro.”
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Por causa do aumento do IVA
Nazaré reduz custos na iluminação pública desligando metade das luminárias
A Câmara da Nazaré tomou, no dia 4 de Outubro, novas medidas para reduzir a factura da electricidade com a iluminação pública. O Executivo camarário decidiu desligar uma em cada duas luminárias da iluminação pública, ficando a Marginal da Nazaré de fora da medida. Trata-se da reacção do Município à nova taxa do IVA para a energia eléctrica, que passou dos 6% para os 21%, no passado dia 1 de Outubro. “Esta alteração (taxa do IVA) traduz-se num aumento anual da despesa com energia eléctrica de cerca de 100 mil euros”, lê-se no documento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame regional inclui Festival Nacional do Vinho Leve
“X Festa das Adiafas” arranca dia 15 no Cadaval
A “Festa das Adiafas” regressa ao Cadaval de 15 a 23 de Outubro, numa organização do município do Cadaval. O certame, dedicado aos produtos e actividades da região, volta a incluir o “Festival Nacional de Vinho Leve” e a reunir gastronomia típica, exposições, actividades equestres e espectáculos, onde a eleição da Rainha das Adiafas é um dos momentos altos da animação. Consulte aqui o programa “Festa das Adiafas” e do “Festival Nacional de Vinho Leve” 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal e Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo vão gerir o espaço
Canil Municipal do Cartaxo inaugurado
no dia 3 de Outubro
O Canil Municipal do Cartaxo foi inaugurado no dia 3 de Outubro, na Zona Industrial de Vila Chã de Ourique. A estrutura tem vindo a ser beneficiada com novas valências, estando hoje preparada para dar resposta às necessidades em termos de protecção e tratamento de animais abandonados ou em risco de todo o concelho do Cartaxo. A APAAC – Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo é a entidade responsável pela gestão do Canil, em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo. Vladimiro Elvas, presidente da direcção desta associação, enalteceu este trabalho feito em conjunto, afirmando que, da realidade que conhece, este “é o único centro de recolha de animais que funciona em parceria com uma Câmara Municipal”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de Outubro
Academia de Dança de Alcobaça inaugura Ciclo de Workshops “3D – 3 Meses, 3 Danças”
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) inaugura, no dia 8 de Outubro, um Ciclo de Workshops dedicados a vários géneros de dança e dirigidos por alguns dos melhores bailarinos nacionais na sua área, entre os quais Kelly Nakamura (Contemporâneo), Bruno Sky Fly (Breakdance) e Hugo Marmelada (Newstyle). São estes os nomes contemplados nesta iniciativa de formação, intitulada “3D – 3 Meses, 3 Danças”, que terá lugar todos os meses até ao final do ano e se apresenta com o objectivo de partilhar ao vivo, e a “três dimensões”, a arte e a diversidade da dança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 8 de Outubro
Teatro-Cine de Torres Vedras recebe oficina
de iniciação ao teatro para jovens
O Académico de Torres Vedras vai proporcionar, no dia 8 de Outubro, a partir das 10h, no Teatro-Cine de Torres Vedras, uma oficina de iniciação ao teatro para jovens com idades entre os 14 e os 18 anos. Esta iniciativa orientada por Ana Almeida incluirá: exercícios básicos de preparação do actor; jogos teatrais, improvisação e criação de personagem; jogos e exercícios sensoriais de dinâmica de grupo e auto-conhecimento; trabalho sensorial; análise de uma cena/construção de personagem; e uma apresentação final.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NERLEI agenda reunião para 13 de Outubro
Conselho Empresarial da Região de Leiria reúne para debater dificuldades de acesso ao crédito
Na sequência do alerta público já efectuado em final de Junho, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai convocar o Conselho Empresarial da Região de Leiria (CERL) – órgão consultivo da Direcção onde estão representadas todas as associações sectoriais do distrito de Leiria, bem como entidades e empresas representativas dos diferentes sectores de actividade – para debater a dificuldade de acesso ao crédito, o seu custo e a relação entre o sistema bancário e as empresas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Municípios de Santarém, Rio Maior, Azambuja, Almeirim e Alpiarça vão ser parceitos
Cartaxo lança candidatura a Cidade Europeia
do Vinho 2012
O Município do Cartaxo apresentou uma candidatura à Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) – que compreende 9 países e cerca de 800 municípios europeus – no âmbito do Concurso Cidade Europeia do Vinho 2012. Este concurso vai permitir seleccionar, até final de Novembro, a Cidade Europeia do Vinho 2012. Esta candidatura tem também a particularidade de envolver os municípios e regiões geminadas e parceiras do Cartaxo na Roménia, Polónia, China, Brasil, Marrocos, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Espanha, França, Itália e Reino Unido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto da Fundação Champalimaud
BE recomenda a Governo suspensão dos fundos QREN para construção do biotério na Azambuja
A Fundação Champalimaud pretende construir, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Lisboa, um biotério com 25 mil gaiolas para produzir animais para experimentação animal em terrenos cedidos pelo município da Azambuja, o maior de Portugal e um dos maiores da Europa com fins comerciais. O custo total ascende a 36 milhões de euros, com uma participação de 75% provenientes do QREN (27 milhões de euros). O Bloco de Esquerda propõe a suspensão das verbas do QREN afectas ao projecto de biotério da Fundação Champalimaud, até à conclusão de um estudo sobre as necessidades de animais para fins de experimentação científica e sobre a rede nacional de biotérios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convento de S. Miguel das Gaeiras
TEDxJovem Óbidos: jovens debatem mundo
que vão herdar
O Convento de S. Miguel das Gaeiras, actual incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, encheu-se no dia 1 de Outubro, para receber o TEDxJovem Óbidos, um evento feito de jovens para jovens, num ambiente de partilha de conhecimento e experiências. O evento, que teve como tema principal “O Mundo que vamos herdar”, dividiu-se em três painéis: Profissões - outros horizontes menos óbvios; Dar a volta a infâncias imperfeitas e o painel final, Ciência e Tecnologia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos Jardins do Palácio de Belém
“Big Band” do Município da Nazaré participa
nas comemorações do 5 de Outubro
A Big Band do Município da Nazaré actua hoje nos Jardins do Palácio de Belém, em Lisboa, num concerto integrado nas cerimónias comemorativas do 101º aniversário da República. Diversos concertos e exposições marcam o 5 de Outubro, data da implantação da República, em Lisboa. A “Big Band” do Município da Nazaré sobe ao palco do Pátio dos Bichos às 11h30, por onde passarão outros convidados do Presidente da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Assembleia Municipal aprova proposta da Câmara para novo modelo de gestão da água
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, no dia 30 de Setembro, a proposta remetida pela Câmara que tem em vista a concessão do serviço municipal de gestão do sistema de abastecimento de água e saneamento no concelho. A proposta foi aprovada com 13 votos a favor, 9 contra e uma abstenção. Após a aprovação por parte dos órgãos municipais, o estudo de viabilidade, bem como as peças do procedimento de contratação pública serão remetidos para parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, I.P. (ERSAR). Cumprida esta formalidade, o processo regressará à Assembleia Municipal para a aprovação dos termos do procedimento concursal e fixação das condições gerais da concessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa vai pagar renda de mil euros pelo aluguer de dois pavilhões
Cooperativa Agrícola e Câmara de Alcobaça assinam contrato de arrendamento por 15 anos
A direcção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça e a Câmara Municipal de Alcobaça assinaram no dia 30 de Setembro um contrato de arrendamento, por um período de 15 anos, onde além de uma renda mensal no valor de mil euros a Cooperativa se compromete a realizar benfeitorias, nesse período temporal, no valor de 100 mil euros. Este contrato segue-se a outro, assinado em Outubro de 2001, após um período conturbado e de grandes dificuldades financeiras em que a Cooperativa Agrícola de Alcobaça teve necessidade de vender estas instalações à Câmara Municipal de Alcobaça, que contemplava a cedência gratuita das instalações à Cooperativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação Policial direccionada ao crime de tráfico de produto estupefaciente
PSP prende 10 alegados traficantes de droga
na Marinha Grande
A Polícia de Segurança Pública no âmbito de um inquérito em investigação, envolvendo tráfico de produto estupefaciente, na cidade de Marinha Grande e no cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, mandados de busca domiciliária e mandados de busca e apreensão em veículos automóveis, emitidos pela autoridade judiciária, procedeu, no período compreendido entre as 18 h do dia 2 de Outubro e as 7h30 do dia seguinte, à detenção de 10 cidadãos, entre os 18 e os 47 anos de idade:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Nº1 do 1º Ciclo
Psicólogo Eduardo Sá deu palestra no Bombarral
Mais de duas centenas de pessoas encheram, no dia 23 de Setembro, o Auditório Municipal do Bombarral para assistir à palestra do psicólogo Eduardo Sá. Ao longo de cerca de duas horas, o autor do livro “Sindicato da Bondade” falou sobre alguns dos temas que aborda na referida obra, tais como a família, a juventude, as relações entre pais e filhos, a educação, o papel da escola, as relações conjugais, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Junta de Freguesia de Vaqueiros recebe workshop "Morcegos à solta no Alviela"
No âmbito da iniciativa "SOS Alviela Reabilitar", os oradores Bruno Silva e Silvia Barreiro, especialistas em identificação acústica de morcegos, dissertam acerca da identificação, ecologia e conservação das 25 espécies de morcegos de Portugal Continental e sobre a importância dos morcegos para o Homem e para os ecossistemas e na observação de morcegos, no dia 6 de Outubro, às 18h30, na Junta de Freguesia de Vaqueiros. As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, devem ser feitas para Divisão Ambiente e Desenvolvimento Sustentável através do número 243 304 450 ou de endereço electrónico drpa@cm-santarem.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de Outubro
Festim Medieval junta grupos de recriação histórica em Óbidos
O II Festim Medieval em Óbidos realiza-se no dia 8 de Outubro, domingo, com início às 15h, na Cerca do Castelo de Óbidos. Uma iniciativa no âmbito das comemorações do segundo aniversário da Associação Josefa D’Óbidos. Neste encontro participam vários grupos de recriação histórica na área da dança, música e teatro. O objectivo deste evento é celebrar o trabalho e esforço desenvolvido pelos grupos de recriação histórica do País. As entradas para assistir ao II Festim Medieval são livres. A organização é da Associação Josefa D’Óbidos, com o apoio do Município de Óbidos e da empresa municipal Óbidos Patrimonium, E.E.M.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha Paleontológica 2011 da ALT-Sociedade de História Natural
Paleontólogos descobrem em Torres Vedras três novas jazidas com dinossauros
A ALT-Sociedade de História Natural levou a cabo, de 10 a 30 de Setembro, mais uma Campanha Paleontológica. Este ano, os investigadores desta instituição científica de Torres Vedras procederam a mais uma escavação de um dinossauro, desta vez em Cambelas. Foram ainda realizados trabalhos de prospecção paleontológica, os quais resultaram na descoberta de três novas jazidas com dinossauros, trilhos com pegadas destes últimos animais e outros compostos exclusivamente por pegadas de tartarugas e répteis voadores. Esta ultima descoberta causou sensação à equipa de investigadores, pois a sua extensão é enorme e é potencialmente adequada a uma musealização in situ.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 a 16 de Outubro
14º Festival "Marionetas na Cidade 2011" traz
10 companhias de teatro a Alcobaça
A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos volta a organizar o festival “Marionetas na Cidade”, na cidade de Alcobaça, de 11 a 16 de Outubro. Já na sua 14ª edição, o festival conta com a participação de 10 companhias que em 6 dias apresentarão 11 espectáculos. Destaque para a estreia nacional do espectáculo “R/e/t/a/l/h/o/s” da companhia Marionetas da Feira, bem como a inauguração da sede nacional da UNIMA Portugal - União Internacional da Marioneta . Também como já é tradição, regressam as tertúlias “à Palheta com..”, no Tertúlia Café e pela primeira vez irá realizar-se um Mercadinho de produtos relacionados com a arte da marioneta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara quer devolver estes locais aos cidadãos
Praças de Ourém em fase final de requalificação
Devolver o núcleo urbano aos oureenses e revitalizar as praças centrais da cidade de Ourém é o objectivo principal das várias intervenções que estão em fase final de concretização, nomeadamente, o arranjo urbanístico e alterações de sentido de trânsito. Exemplo disso é a recente colocação do parque infantil e jardim na Praça Agostinho Albano de Almeida. Estas intervenções nas Praças do Centro da cidade pretendem devolver estes locais aos cidadãos possibilitando igualmente a circulação automóvel para a largada e tomada de passageiros, assim como o acesso aos estabelecimentos comerciais existentes, que era uma reivindicação há muito pretendida pelos comerciantes de toda esta área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Como forma de apoio à actividade da associação protectora
Cadaval acolhe espectáculo a favor dos animais abandonados
A Associação Protectora dos Animais do Cadaval (APAC) realiza, no feriado de 5 de Outubro, pelas 15h, no pavilhão do Clube Atlético do Cadaval, um espectáculo de angariação de fundos, com diversos artistas, que se destina a fazer face às muitas despesas que a associação tem com os animais abandonados. O espectáculo é uma parceria da APAC com a rádio on-line “Cadaval FM”, e surge, como informa a associação, na tentativa de fazer face aos alegados «graves problemas financeiros» com que a mesma se depara. Esterilizações, vacinas, tratamentos a cães doentes, desparasitações, ração, produtos de limpeza, água e luz constituem, segundo a associação, um sem número de despesas crescentes e cujas quotas dos sócios e os parcos donativos não estão a conseguir fazer face.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Pequenos Cantores de São Francisco iniciaram ano lectivo 2011/2012
A Sala da Assembleia Municipal recebeu, no dia 29 de Setembro, a sessão de abertura do ano lectivo dos Pequenos Cantores de São Francisco bem com a entrega dos diplomas aos alunos. O projecto dos Pequenos Cantores de São Francisco, impulsionado pelo presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, estruturou-se a partir de Julho de 2009, tendo os ensaios do coro tido início em Dezembro de 2010. O Coro dos Pequenos Cantores de S. Francisco representa um projecto musical de características excepcionais no contexto cultural português, tendo em conta que se trata de um coro litúrgico erudito de crianças, que vai participar regularmente em celebrações da Sé Catedral de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Assembleia Municipal recomenda anulação do concurso de recrutamento de chefe de Divisão
Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal do Bombarral, apresentaram numa das últimas sessões de Câmara uma proposta de redução das despesas e encargos de funcionamento da Câmara e anulação do concurso que se encontra actualmente a decorrer na Câmara para recrutamento do Chefe de Divisão Administrativa e Recursos Humanos, que foi reprovada pela maioria PSD. Contudo, a Assembleia Municipal do Bombarral realizada no dia 22 de Setembro aprovou uma moção, apresentada pelos membros do Partido Socialista, que foi aprovada por maioria, com os votos favoráveis do PSD, que recomenda à Câmara Municipal do Bombarral a anulação do concurso agora proposto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Os Municípios e o Orçamento de Estado 2012
António Lucas
Rejeitar o colapso de Portugal
João Paulo Costa
A política da terra queimada – o caso da venda do Estádio Municipal de Leiria
Micael Sousa
O que nós não temos mas podemos ser
António Honório
Matematim ou Latinática?
Luís Reis
A Reforma da Administração Local e o concelho de Alcobaça
Luís Félix Castelhano
A Escolha
Valdemar Rodrigues
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o