Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
O PS merece ter maioria absoluta nas eleições legislativas?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 126 Director: Mário Lopes Quarta, 18 de Setembro de 2019
Certame decorre até domingo
XXIII Festa do Vinho do Concelho do Cartaxo inaugurada no dia 28 de Abril
A XXIII Festa do Vinho do Concelho do Cartaxo, foi inaugurada no dia 28 de Abril, no Pavilhão Municipal de Exposições. Até dia 1 de Maio, a Festa do Vinho propõe um vasto conjunto de actividades, que valorizam a cultura do concelho e a qualidade dos vinhos da região. Mostra de vinhos, provas, artesanato, gastronomia, música popular, folclore, corrida de touros e muitas outras dinâmicas vão criar um grande espírito de convívio, de afirmação das raízes culturais e de promoção dos néctares do concelho e da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Óscar Gaspar, secretário de Estado da Saúde
“O Hospital de Santo André é uma das jóias da coroa que temos no Serviço Nacional de Saúde”
«O Hospital de Santo André (HSA) é uma das jóias da coroa que temos no Serviço Nacional de Saúde» (SNS), afirmou Óscar Gaspar, secretário de Estado da Saúde, durante a sua intervenção na cerimónia que assinalou o Dia do Hospital, quarta-feira, dia 27 de Abril. «Podíamos estar aqui hoje a celebrar o dia do SNS», referiu Óscar Gaspar, acrescentando, que «se pensarmos se o SNS é sustentável em termos de gestão, o HSA é um exemplo de uma resposta positiva a esta questão».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo assinado a 29 de Abril
Nazaré, Alcobaça, Batalha, Porto de Mós e Ourém integram Projecto Caminhos de Fátima
As Câmaras Municipais da Nazaré, Alcobaça, Ourém, Batalha e Porto de Mós assinam no dia 29 de Abril, na Biblioteca Municipal da Nazaré, com o Centro Nacional de Cultura, um Protocolo para a criação do “Caminho da Nazaré”. Este percurso integra o Projecto Caminhos de Fátima, uma rede de itinerários culturais e de recreio, que recupera caminhos de peregrinação pedonais seguros e alternativos aos existentes. O objectivo do protocolo é divulgar este caminho pedonal de peregrinação entre Fátima e a Nazaré, atrair para ele peregrinos e caminhantes, e através deste percurso tornar o património edificado, paisagístico, gastronómico e cultural ainda mais conhecido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sónia Sanfona abandonou a lista
António Serrano lidera lista do PS em Santarém
a piscar o olho aos agricultores do Ribatejo
O Partido Socialista apresentou, no dia 26 de Abril, no Tribunal de Santarém, a lista de candidatos a Deputados pelo Circulo eleitoral de Santarém. A lista, aprovada na Comissão política Nacional de 20 de Abril, não contém o nome da actual governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, que terá optado por sair depois de ser colocada num lugar não elegível. Pouco pacífica também foi novamente a inclusão na lista do actual deputado João Galamba, natural de Lisboa, por imposição do secretário-geral. António Serrão, ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, natural de Beja, no que é considerado um piscar de olho aos agricultores do Ribatejo, depois de ter conseguido pacificar o sector, após a saída do cargo de Jaime Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Memórias da História. A Chegada do Rei Menor
Torres Novas volta a promover a Feira Medieval
Em 2010 as Memórias da História ficaram marcadas pela realização da Feira Quinhentista “Revisitar D. Manuel I – 500 anos do Foral Novo”. Dando continuidade ao modelo da feira de época, este ano o evento, que decorre de 5 a 8 de Maio, será dedicado às Cortes de 1438, que então tiveram lugar em Torres Novas. Uma festa popular cheia de cor, cheiros e sabores de outrora, que convida o visitante a uma viagem pelas memórias da história local e nacional. O programa de animação será permanente com performances musicais e teatrais que fazem a contextualização histórica e criam o ambiente certo! Cortejos, música, bailes, malabaristas, falcões e mendigos assim como muitos outros personagens marcam a experiência desta viagem ao séc. XV.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Associação de Desenvolvimento Comunitário de Porto de Mós
André Trindade profere conferência no Juncal sobre défice, dívida, austeridade e FMI
A AC-Mós, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Porto de Mós, vai realizar no dia 7 de Maio pelas 21h15, na Biblioteca do Juncal (sala da escola da Música), uma palestra proferida por André Trindade, mestre em Economia, subordinada ao tema “Déficit, dívida, austeridade, FMI: Haverá soluções?”. Este evento vem dar continuidade ao programa de tertúlias já realizadas no Juncal no âmbito das Comemorações dos 450 anos da Freguesia do Juncal durante o ano passado. Com mais esta realização a AC-Mós pretende contribuir para fomentar a participação e formação cívicas nas populações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Exposição “Os Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” permanece até Junho nas Cortes
A exposição “Os Grafitos Medievais do Mosteiro da Batalha” vai permanecer patente até Junho, nas Salas 1 e 2 da Casa-Museu João Soares. Os grafitos são desenhos espontâneos sobre superfícies edificadas feitos sem preocupações de conservação, destinados a uma observação imediata. O que é invulgar é que esses frustes indícios resistam ao tempo e se perpetuem através dos séculos. Geralmente isso acontece através de gravações incisas na pedra que foram escapando a sucessivas limpezas mas é muito raro em restos pintados ou desenhados com materiais perecíveis. Ora foi precisamente isso que aconteceu nas paredes do Mosteiro de Batalha onde milhares de traços feitos com ponteiros de carvão ou argila se fixaram para sempre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Casa-Museu Passos Canavarro apresentada no dia 6 de Maio
A Fundação Passos Canavarro – Arte, Ciência e Democracia apresenta, no dia 6 de Maio (sexta-feira) pelas 11 horas, a Casa-Museu Passos Canavarro, no Largo da Alcáçova, em Santarém. Situada na Alcáçova conquistada por D. Afonso Henriques, em 1147, foi, conforme as confrontações históricas, residência real até esta ter sido transferida para o futuro castelo, situado no centro da cidade – onde se situa actualmente a Catedral de Santarém. Em 1841, Manuel da Silva Passos – Passos Manuel e sua Mulher, Gervásia de Sousa Falcão, adquiriram estas casas que foram imortalizadas, por Almeida Garrett, nas “Viagens Na Minha Terra”. A abertura ao público será no dia 17 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2011
Assunção Cristas e Filipe Lobo d’Ávila renovam candidaturas pelo CDS em Leiria e Santarém
Assunção Cristas volta a ser a cabeça-de-lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Leiria, enquanto Filipe Lobo d’Ávila repete também a candidatura de 2009 no distrito de Santarém. Manuel Isaac, presidente da Concelhia das Caldas da Rainha é o nº 2 da lista de candidatos a deputado pelo distrito de Leiria, seguindo-se, Pedro Pestana Bastos, Benvinda Ferreira da Silva e Jorge Esteves de Carvalho. Consulte aqui as listas completas do CDS pelos distritos de Leiria e Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Ministra da Saúde participa nas Primeiras Jornadas da Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria
A Junta de Freguesia de Benedita realiza, no sábado, dia 30 de Abril, pelas 11 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, as Primeiras Jornadas da Unidade de Saúde Familiar de Santa Maria na Benedita com a presença da ministra da Saúde, Ana Jorge. Natural da Lourinhã, Ana Jorge é médica pediatra e, desde 29 de Janeiro de 2008, exerce o cargo de Ministra da Saúde do XVII e XVIII Governo Constitucional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 27 de Abril e 8 de Maio
Associação Juvenil de Peniche organiza “Abril Livros Mil”
A Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai desenvolver entre os dias 27 de Abril e 8 de Maio a 4ª edição da iniciativa "Abril livros mil" com o intuito de comemorar o Dia Mundial do Livro e de possibilitar o acesso a livros com vários descontos. Durante as referidas datas, junto ao Forum da Parreirinha, haverá um espaço destinado à venda de livros com vários descontos, havendo vários titulos desde 1€. O espaço estará aberto das 15h às 22h30. Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Peniche.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior
Ministro da Agricultura visita projectos no Ribatejo
O ministro da Agricultura, de Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, vem ao Ribatejo Interior, no dia 2 de Maio, para conhecer dois dos projectos aprovados no concurso nº1/2009 da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior. A comitiva irá visitar a Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, e a unidade de restauração Central Parque de Santa Margarida da Coutada, em Constância. Neste espaço está a ser implementado o projecto da empresa ClaudiRui, que consiste numa infra-estrutura de apoio ao Parque Ambiental de Santa Margarida, dotando-o da capacidade de servir refeições a 120 pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Director da campanha presidencial de Fernando Nobre no distrito de Leiria confirma
PS convidou Fernando Nobre para ministro
da Saúde
O PS convidou Fernando Nobre para ministro da Saúde de um futuro governo socialista, revelou ao Tinta Fresca o director da campanha presidencial de Fernando Nobre no distrito de Leiria. Henrique Pinto compreende e aceita a decisão do ex-candidato presidencial de ser cabeça-de-lista do PSD à Assembleia da República pelo distrito de Lisboa, lembrando que Nobre não é dono dos seus votos, mas também não é refém deles. O médico leiriense não poupa elogios ao fundador da AMI, acreditando ter perfil para presidir à Assembleia da República: “É um homem com uma capacidade diplomática como poucos e que já dialogou com mais presidentes e primeiros-ministros do que grande parte dos políticos em exercício”, frisou.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Dia 4 de Maio
Ministra da Educação escolhe Leiria para lançar matrícula electrónica
Isabel Alçada, ministra da Educação, estará em Leiria no dia 4 de Maio, pelas 11h30, para lançar o sistema de matrícula electrónica. A cerimónia decorrerá no Centro Escolar Dr. Correia Mateus. Após a recepção aos convidados, segue-se um momento musical protagonizado pelos alunos da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Correia Mateus e a visita às instalações daquele estabelecimento de ensino. Pelas 11h45, Isabel Alçada visita uma sala de aula do pólo da Escola Básica do 1º Ciclo Amarela e, cinco minutos mais tarde, inicia a cerimónia da matrícula electrónica com o apoio de um encarregado de educação, na mesma escola, a funcionar no Centro Escolar Dr. Correia Mateus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2011
PSD entrega lista candidata no círculo de Leiria
O Partido Social Democrata (PSD) procedeu, no dia 26 de Abril, à entrega da lista candidata à Assembleia da República para as eleições do próximo dia 5 de Junho de 2011. A entrega da candidatura foi realizada no Tribunal do Círculo de Leiria, contando com a presença de alguns dos principais candidatos. A lista é liderada por Teresa Morais, docente universitária e actual vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e integra candidatos de 12 dos 16 concelhos do distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Rão Kyao actua dia 29 na Igreja da Graça
A Câmara Municipal de Santarém associou-se à iniciativa dos Amigos Luísa Andaluz, nomeadamente a organização do “Concerto Rão Kyao – Por uma Causa Maior”, a ocorrer no dia 29 de Abril às 21 horas na Igreja da Graça, que tem por objectivo a recolha de donativos para a aquisição da Estátua da Madre Luísa Andaluz, fundadora da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Luiza Andaluz nasceu a 12 de Fevereiro de 1877, filha de pais profundamente cristãos, que a educam no amor e altruísmo pelos outros. Iniciou a vida religiosa aos 38 anos, como carmelita. Em 1915, funda uma Congregação Religiosa que viva intensamente duas coordenadas: o desejo de se dedicar à vida contemplativa e a necessidade de uma resposta apostólica aos novos tempos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do presidente da Câmara e vereadores
Feira de Leiria inaugura dia 30 de Abril
Será inaugurada no sábado, dia 30 de Abril, pelas 15 horas, a Feira Anual de Leiria, que contará com a presença do presidente da Câmara e vereadores, entre muitos convidados. Aberta ao público até dia 22 de Maio (Dia da Cidade), a Feira de Leiria, tradicionalmente conhecida como Feira de Maio, é organizada todos os anos pela autarquia e continua a afirmar-se como um dos pontos altos de animação do Concelho, com a visita de milhares de pessoas a este recinto que convida à diversão em família ou com os amigos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-Presidente da República comemorou 25 de Abril em Leiria
Mário Soares “Se a União europeia continuar assim, vai para o fundo”
Mário Soares foi o principal orador da sessão comemorativa do 25 de Abril, organizada pela Assembleia Municipal de Leiria que teve lugar no Dia da Liberdade, no Teatro Miguel Franco. Afirmando-se um europeísta convicto, o ex-primeiro ministro e Presidente da República criticou os líderes europeus por não terem sido solidários com os países em dificuldades, prevendo que “se a União europeia continuar assim, vai para o fundo.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
XI Grande Prémio de Atletismo Rui Silva espera meio milhar de atletas
O XI Grande Prémio de Atletismo Rui Silva, que se vai correr nas principais ruas da cidade do Cartaxo no dia 30 de Abril, às 18h, foi apresentado no dia 18 de Abril, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas. O novo formato da prova tem como principal objectivo dar uma maior dimensão e visibilidade à competição, defende Pedro Gil. Por sua vez, Rui Silva considera que as alterações introduzidas na prova vão trazer vantagens em termos de público, número de participantes e segurança dos atletas. Também o presidente da Associação de Atletismo de Santarém afirma que o novo circuito do Grande Prémio “é tecnicamente mais positivo”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Lídia Jorge, José Fanha e outros escritores
XVII Feira do Livro de Pombal decorre de 1 a 8 de Maio
A XVII Feira do Livro de Pombal, que decorre no Largo da Biblioteca Municipal até ao dia 8 de Maio, tem início no dia 1 de Maio, domingo, pelas 15h30. A Feira do Livro de Pombal integra também o IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal - Caminhos de Leitura, que se realiza nos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde se pretende promover a reflexão sobre a temática da literatura infanto-juvenil e consciencializar as pessoas para as diferentes variáveis no contexto da leitura e para os diferentes instrumentos de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Mar – Uma Âncora para o Desenvolvimento”
Escola Profissional da Nazaré e Câmara Municipal organizam seminário sobre o mar
A Escola Profissional da Nazaré e a Câmara Municipal da Nazaré organizam o II Seminário "Mar - Uma Âncora para o Desenvolvimento Regional", que terá lugar no dia 5 de Maio, no Cineteatro da vila, a partir das 9h30. Composto por dois painéis, o programa abordará os temas “Impacto dos Grandes Eventos Náuticos em Portugal” e “Municípios Ribeirinhos – Que Oportunidades Criam?”. A participação é aberta à comunidade e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do site www.epnazare.eu ou do telefone 262 182 107. Promover a reflexão sobre temáticas como os recursos oferecidos pelo mar, as estratégias adoptadas com vista ao desenvolvimento económico e a importância do mar como elemento gerador de riqueza, é o principal objectivo deste seminário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chef Chakall é embaixador das Sopas do Mundo
XVIII Congresso da Sopa marcado para dia 7 de Maio em Tomar
Centenas de kits do Congresso da Sopa foram distribuídos no dia 14 de Abril na Rua Augusta, em Lisboa, pelo Chef Chakall. Esta foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Tomar na apresentação oficial do Congresso da Sopa que tem como tema, nesta edição, as Sopas do Mundo. “É um prazer para mim ser embaixador duma iniciativa tão interessante como esta, uma vez que este ano o tema são as Sopas do Mundo e eu sou argentino. Estou a gostar bastante desta apresentação, o público mostrou-se muito curioso e interessado e, por isso, contamos com a presença de todos em Tomar dia 7 de Maio para experimentarem a sopa que estarei lá a cozinhar”, referiu Chakall, embaixador do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Seguindo o exemplo de Pontevedra
Câmara de Leiria reduz velocidade automóvel a 30 km/h e aposta em ciclovias no centro histórico
A circulação automóvel no centro histórico de Leiria, no futuro, vai ser condicionada a moradores, cargas e descargas e a veículos de emergência, anunciou António Martinho, vereador do Trânsito e da Segurança Rodoviária, na sequência da visita a Pontevedra, em Espanha, no dia 15 de Abril, em que participaram diversos elementos do Conselho Municipal de Trânsito e técnicos da autarquia. António Martinho revelou ainda que pretende limitar a velocidade nas zonas centrais da cidade a 30 km por hora, por forma a permitir compatibilizar a circulação automóvel, com a bicicleta e a pé. Além destas medidas, a intenção será criar, no futuro, uma rede urbana de ciclovias até ao limite do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contas de Gerência da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados foram aprovadas
Câmara Municipal da Nazaré regista prejuízo de 2,4 milhões de euros no exercício de 2010
O Executivo camarário da Nazaré aprovou, no dia 18 de Abril, as Contas de Gerência de 2010 da Câmara e Serviços Municipalizados, tendo remetido o documento para a Assembleia Municipal. A Câmara Municipal registou um prejuízo de 2,4 milhões de euros no exercício de 2010. Situação atribuída a um conjunto de factores que, segundo o presidente da autarquia, Jorge Barroso, «não pode manter-se» por mais tempo, pois levanta dificuldades de tesouraria e aos projectos em curso, financiados pelo QREN. Os recursos humanos, os resíduos sólidos urbanos (RSU) e o saneamento são as áreas que mais pesam nas contas da autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cultura e recreio compõem cartaz festivo
Cadaval assinala 37 anos do 25 de Abril
A Câmara Municipal do Cadaval organiza, nos dias 25 e 29 de Abril, as comemorações do 37.º Aniversário do 25 de Abril, através da realização do circuito “Cantar dos Reis” e da abertura de uma exposição colectiva de escultura. Para dia 29 de Abril está agendada, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a inauguração da exposição colectiva de escultura “As três faces da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã”, pelos artistas Carlos Oliveira e Victor Mota. A abertura da mostra incluirá um momento musical e poético.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Recuperação da Capela da Perucha vai ser uma realidade
Câmara de Ourém assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Município de Ourém assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um programa extenso e diversificado, promovendo iniciativas de sensibilização para a salvaguarda dos patrimónios, mas também com propostas e acções práticas de intervenção. O mote para o arranque da celebração foi lançado no dia 17 de Abril, na capela da Perucha – Freixianda, onde decorreu uma sessão de apresentação e discussão pública do projecto de salvaguarda deste imóvel religioso contemplado como valor patrimonial edificado em Plano Director Municipal. “Conservar bem para melhor preservar” foi o tema em debate no “Acontece no Museu” que decorreu no dia 18 de Abril no Museu Municipal de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parque Urbano da Várzea
25 de Abril na Lourinhã celebrado com concerto com acordeonista Rodrigo Maurício e Companhia
O Município da Lourinhã vai comemorar o 25 de Abril – Dia da Liberdade com actividades desportivas, culturais e de promoção da saúde, que terão lugar no Parque Urbano da Várzea – junto ao pavilhão do Hóquei Clube da Lourinhã. O programa compreende aulas de cycling, às 9h30, ginástica localizada, pelas 10h30, e de pilates | tai chi chuan, às 11h00, que se encontram abertas à participação de todos aqueles que queiram praticar ou aprender um pouco mais sobre estas modalidades. O principal objectivo da agenda comemorativa, que também enquadra um rastreio da tensão arterial, é o de associar a prática regular de exercício físico a estilos de vida saudáveis.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cerimónia de Entrega de Prémios do II Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade Alcobaça
Simantra Grupo de Percussão brilhou
no Concerto de Laureados do CIMCA
A Cerimónia de Entrega de Prémios do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) teve lugar no dia 15 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça, com a actuação do Simantra Grupo de Percussão (1º Prémio na Categoria Sénior) e do Duo Liz (2.º Prémio da Categoria Júnior, já que o 1.º lugar nesta categoria não foi atribuído). Formado em 2009 por alunos da Universidade de Aveiro, o Simantra Grupo de Percussão, que actuou neste espectáculo com Fernando Chaib, Ricardo Monteiro e Leandro Teixeira, levou para casa um cheque no valor de 5000 euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2012 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Centro Cultural de Belém e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do Secretário de Estado da Administração Local
Dezenas de embarcações recebem Bênçãos
em Constância no dia 25 de Abril
No dia 25 de Abril (Segunda-feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13 horas vão chegar a Constância cerca de 80 embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho. Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar. A recepção às embarcações vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lourinhã
ETAR do Reguengo Grande abre na véspera do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
“Água: Cultura e Património” foi o tema escolhido para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril, um pouco por todo o País. A Águas do Oeste associou-se a esta iniciativa e, respondendo ao convite do Município da Lourinhã, no dia 17 de Abril (domingo), juntou-se ao percurso pedestre “Caminhos de Água”, integrando no passeio das águas uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Reguengo Grande, localizada junto ao rio Galvão, num vale onde o elemento Água está presente, não só ao nível do património cultural (com pontes romanas, minas, azenhas, lavadouros comunitários, entre outros), como também na sua vertente paisagística e ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com actuação no Restaurante D. Inês de Castro
Cantor e imitador Fernando Pereira celebra dia 25 de Abril em Alcobaça
O cantor e imitador Fernando Pereira actua, no dia 25 de Abril às 20 horas, no restaurante D. Inês de Castro, em Alcobaça. O restaurante D. Inês de Castro com uma nova gerência, situa-se em Alcobaça, junto ao Mosteiro, num prédio com 300 anos. As suas paredes construídas em pedra e madeira conferem-lhe um ambiente charmoso e sedutor que nos acolhe e aconchega. Segundo o sócio-gerente Francisco Peças, o Restaurante D. Inês - Gastronomia, Tradição e Cultura, é “o lugar ideal para se desfrutar de uma bela refeição embebido em História e Cultura.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre no Cartaxo até ao dia 1 de Maio
Festa do Vinho inaugurada no dia 28 de Abril
A Festa do Vinho do Cartaxo vai decorrer de 28 de Abril a 1 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições. A abertura do certame ocorrerá pelas 18 horas, seguindo-se a Sessão Oficial de Abertura, às 19h30, com um Cartaxo de Honra e a presença do presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e da Rainha das Vindimas do Cartaxo. Pelas 20h30, haverá a actuação do Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Cartaxense e, pelas 22h, a actuação do Grupo Popular Cantares d’Aldeia – de Vale da Pinta. Consulte aqui o programa do certame.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Externato Cooperativo da Benedita
Grupo de Teatro "Os Gambuzinos" estreia peça “A Tempestade” de William Shakespeare
O Grupo de Teatro do Externato Cooperativo da Benedita, "Os Gambuzinos", leva à cena, nos dias 7, 13, 21 e 27 de Maio, pelas 21h 30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a peça “A Tempestade”, de William Shakespeare (versão de Hélia Correia), com encenação de José Carlos Saramago, Leonor Lemos e Mariana Ferreira. A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Alcanena
Sara Condinho participa em noite de fados
no Cine-Teatro São Pedro
Sara Condinho apresenta-se neste sábado, dia 23 de Abril, às 22h, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, numa noite de fados. Sara Condinho começou a cantar fado aos 16 anos e a participar nas noites de fado organizadas no seu concelho, Alcanena. Hoje, aos 23 anos, sente que o fado já faz parte da sua vida e é com ele que se identifica. Apesar de não fazer do fado profissão, já deu voz a vários espectáculos de norte a sul do País e além-fronteiras. Promete cantar "até que a voz lhe doa" e transmitir a todos aquilo que lhe vai na alma através da sua voz. Nesta noite, no Café-Concerto do Cine-Teatro São Pedro, Sara Condinho faz-se acompanhar pelo fadista Eduardo Almeida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana Santa já começou
Óbidos acolhe milhares de fiéis
A Vila de Óbidos recebeu milhares de pessoas durante o primeiro fim-de-semana das celebrações da Semana Santa, evento que decorre até ao próximo dia 24 de Abril. No sábado, dia 16 de Abril, decorreu uma visita guiada ao Património Religioso de Óbidos e foi inaugurada a Exposição de Cerâmica, da artista Paula Clemente, na Galeria do Pelourinho. No mesmo dia, realizou-se a Procissão da Mudança das Imagens, cerimónia religiosa que consiste na retirada das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da sua igreja de origem, para outro local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em acção de solidariedade com a Associação Alzheimer Portugal
Orfeão de Leiria organiza Concerto
de Beneficência pelo Alzheimer
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) vai organizar, em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, um concerto de beneficência a favor dos doentes de Alzheimer, com data marcada para o dia 1 de Maio, sábado, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva. O grande objectivo deste “Concerto de Beneficência pelo Alzheimer” é angariar fundos para a aquisição de duas carrinhas para a associação, e promover a sua acção junto da comunidade da região Centro, onde a Alzheimer Portugal se tem afirmado como a maior entidade interventiva e formadora de cuidadores formais e informais e profissionais envolvidos nos cuidados aos doentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Luís Filipe Costa em jantar-conferência da NERLEI
Presidente do IAPMEI recomenda aposta no mercado externo e competências de gestão
Num jantar-conferência com o tema “O Futuro das PME no Contexto Actual”, o presidente do IAPMEI, Luís Filipe Costa, apontou a receita: melhorar as competências de gestão e apostar nos mercados externos. Na iniciativa promovida pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, que decorreu no dia 14 de Abril, o responsável do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) apontou aquelas duas vertentes como as saídas que as PME têm para enfrentar o futuro. Dizendo que “cada vez menos a solução de Portugal passa pelo Governo e cada vez mais passa pelas empresas”, Luís Filipe Costa deixou também uma mensagem de esperança pois “já ultrapassamos momento piores e vamos também ultrapassar este”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
37º aniversário do 25 de Abril
Parque Municipal da Ribeira do Cartaxo inaugurado no dia 25 de Abril
A Câmara Municipal do Cartaxo inaugura no dia 25 de Abril, às 12h, o Parque Municipal da Ribeira. Este amplo espaço verde e de lazer faz parte do programa de Regeneração Urbana do Município e é devolvido à população do Cartaxo no Dia da Liberdade. Esta área foi requalificada para dar lugar a um conjunto de zonas de lazer e recreio. A consolidação deste projecto permitiu qualificar aquele que é considerado um dos espaços mais históricos e simbólicos da cidade, a intervenção permitiu a criação de 80 lugares de estacionamento, limpeza das linhas de água, reforço da circulação pedonal, repavimentação dos acessos e construção de um conjunto de equipamentos de recreio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Assembleia Municipal aprova contas de 2010
por unanimidade
A Assembleia Municipal da Batalha aprovou, no dia 19 de Abril, por unanimidade, as contas de 2010 do Município, tendo sido também votado favoravelmente o Relatório de Autoria Interna realizado no âmbito do Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas. Não obstante a crise, e devido ao bom aproveitamento do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, o exercício de 2010 foi aquele em que a autarquia da Batalha mais realizou obra e actividade, com investimentos a rondar os 9 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Associação PATO organiza saída de campo para observação de aves nos Vales do rio Alcoa
A Associação PATO em colaboração com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), irá organizar, no dia 30 de Abril, uma saída de campo para observação de aves nos Vales das Nascentes do rio Alcoa em Alcobaça. A saída tem um preço de 10 euros e é acompanhada por um guia especializado em aves. A visita iniciará no Vale do Rio Seco (afluente do rio Alcoa), onde se podem observar várias formações rochosas (penas), resultantes da erosão causada pela água, há alguns milhões de anos atrás. Neste primeiro ponto a organização tentará observar o Bufo-real (Bubo bubo), cujas crias, por esta altura, já deverão encontrar-se mais ou menos dispersas pelas imediações do ninho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeira reunião do Conselho Geral realiza-se em Leiria
Hélder Roque preside ao Conselho Geral do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais
Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André (HSA), foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Geral do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), durante a primeira reunião deste novo órgão de consulta e participação na gestão desta associação, que decorreu no dia 15 de Abril, no HSA. A eleição de Helder Roque, em representação do Hospital de Santo André surgiu da proposta dos membros presentes nesta reunião, nomeados para o Conselho Geral. Nesta ocasião, o presidente do Conselho de Administração do HSA afirmou que «mais do que uma honra pessoal, esta nomeação prestigia o nosso hospital e reconhece o mérito dos seus colaboradores».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em guitarra e música de câmara
Alunos do Orfeão brilham em concursos nacionais e internacionais
A Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) volta a ter alunos e ex-alunos seus premiados, desta vez no âmbito do Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada e do Concurso Internacional de Música de Câmara da Cidade de Alcobaça (CIMCA), que se realizaram na terceira semana de Abril. André Almeida Ferreira, aluno da EMOL, venceu o Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada, arrecadando o primeiro prémio do seu escalão (Escalão V), cuja final teve lugar no dia 14 de Abril. No CIMCA, que se realizou de 10 a 15 de Abril, o Duo Liz, com Ricardo Pereira, e o Trio Densité, com Laura Felício, ambos ex-alunos da EMOL, ganharam o segundo e o terceiro prémios da Categoria Júnior, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Galamba e José Miguel Medeiros não constam das listas
PS aprovou lista de candidatos às legislativas Osvaldo de Castro é o nº 2 por Beja
A Comissão Política Nacional do Partido Socialista aprovou, no dia 20 de Abril, a lista de candidatos às eleições para a Assembleia da República. No distrito de Santarém, os lugares elegíveis são ocupados por António Serrano, Idália Serrão, João Galamba, António Gameiro e Anabela Freitas. No distrito de Leiria, tal como o Tinta Fresca anunciou oportunamente, a lista é liderada por Basílio Horta, seguindo-se João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves. Ana Jorge, ministra da Saúde e presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, lidera a lista em Coimbra, e Osvaldo de Castro, da Marinha Grande, que já foi candidato por Leiria e Setúbal, concorre agora como nº 2 pelo distrito de Beja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contas de 2010 aprovadas por maioria
Câmara de Leiria reduz endividamento mas aumenta prazo de pagamento a fornecedores
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, por maioria, com os votos contra dos vereadores eleitos pelo PSD José Benzinho, Neuza Magalhães, Carlos Vitorino e Filipa Alves os documentos de prestação de contas de 2010. Segundo o documento apresentado na reunião de 19 de Abril, o Município de Leiria apresentou, em 2010, um resultado líquido do exercício de 6.005.742 euros, o que traduz a capacidade em gerar proveitos para fazer face aos custos e criar margem para continuar a consolidar as contas da Autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperativa Agrícola doou o edifício à autarquia
Câmara de Torres Novas transforma lagar
de Árgea em museu ligado ao azeite e à olaria
O Município de Torres Novas e a Cooperativa Agrícola de Árgea celebraram, no dia 16 de Abril, um protocolo referente à doação do edifício/lagar onde se situa a sede da Cooperativa. A cerimónia, abrilhantada pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia-Lamarosa, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, que classificou o momento como «um dia de homenagem a todos os que aqui vieram trazer o resultado do seu labor. Mas é também um sintoma e um sinal do desprezo que esta actividade tem tido em Portugal».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Professor Saul António Gomes profere conferência no dia 29 de Abril em Leiria
Moinho do Papel comemora este mês
600 anos do Alvará Régio
Para assinalar a comemoração dos 600 anos da atribuição do Alvará Régio para o fabrico de papel, serão realizadas diversas actividades no Moinho do Papel, entre os dias 29 e 30 de Abril. No âmbito desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Leiria em parceria com a Simlis, decorrerá no sábado, dia 29, pelas 21h30, uma conferência subordinada ao tema “600 Anos de Alvará Régio para o fabrico de papel”. A conferência será apresentada por Saul António Gomes, professor e investigador da Universidade de Coimbra e autor de inúmeros livros nas áreas da História, Paleografia e Diplomática, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Provadores afirmam haver uma melhoria significativa da qualidade dos vinhos em relação a 2010
Concursos realizados no Cartaxo premeiam melhores vinhos da região do Tejo
Cerca de 80 vinhos foram colocados à prova no XXVII Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e XII Concurso de Vinhos do Tejo “O Melhor Vinho na Produção” – colheita de 2010/2011, que decorreram nos dias 13 e 14 de Abril, no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. Organizados pelo Município do Cartaxo, em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), os concursos tiveram como presidente do júri José Rodrigues, que no final revelou que “há de facto uma evolução muito grande e uma melhoria significativa da qualidade dos vinhos em relação ao ano passado”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rogério Raimundo
Vereador da CDU anuncia que não voltará a ser candidato à Câmara de Alcobaça
O vereador eleito pela CDU, Rogério Raimundo, anunciou na reunião de câmara de 11 de Abril, que não será o candidato da CDU à Câmara Municipal de Alcobaça, nas eleições legislativas de 2013. O anúncio foi feito no decorrer da discussão de um ponto da ordem do dia, em que o presidente Paulo Inácio referiu ironicamente que daqui a poucos meses Rogério Raimundo seria anunciado como cabeça-de-lista nas próximas eleições, tendo o vereador da CDU respondido que “aposto 10 mil euros em como não serei o número 1 da lista”. Questionado pelos jornalistas, Rogério Raimundo não fez mais comentários e prometeu explicações para uma conferência que será realizada pela CDU, ainda sem data marcada.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Espaço vai ter funções polivalentes
Praça de Touros das Caldas muda de mãos em negócio de três milhões de euros
A aquisição e remodelação da praça de touros das Caldas da Rainha ascendeu a aproximadamente três milhões de euros, segundo fonte da SCAI, empresa açoriana que comprou o espaço aos descendentes de Manuel dos Santos, antigo toureiro e empresário. A transformação da praça numa estrutura polivalente terá como objectivos fundamentais potenciar a sua utilização tendo em vista destacar os aspectos cultural, artístico e comercial inerentes à sua exploração. Os novos donos pretendem, assim, obter maiores ganhos directos através de uma maior utilização e rentabilização; e também ganhos indirectos por via do turismo, restauração e hotelaria. O investimento contemplará a criação de 25 a 30 postos de trabalho directos e cerca de 175 indirectos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
João Paulo Pedrosa ignorou nomes de candidatos a deputado indicados pela estrutura juvenil socialista
JS de Leiria acusa presidente da Distrital do PS de 'comportamento autoritário e antidemocrático'
A Comissão Política da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, reunida no dia 15 de Abril, na Sede da Federação, em Leiria, aprovou a composição da lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Leiria, por uma larga maioria de 33 votos favoráveis, 12 votos brancos e um voto nulo. Contudo, nem tudo foi pacífico no seio dos socialistas, nomeadamente, o facto do presidente da Federação ter ignorado os nomes indicados pela Federação Distrital da JS e escolhido ele próprio os candidatos representantes dos jovens. O presidente da JS acusa João Paulo Pedrosa de conduta autoritária e antidemocrática e de ter omitido aos militantes o facto de Basílio Horta ser o nome escolhido pelo secretário-geral para cabeça-de-lista do PS em Leiria.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Leiria foi a primeira a receber a “Electric Tour”
Automóvel eléctrico disponível para ser testado pelo público em Leiria,Santarém e Torres Vedras
Leiria acolheu, nos dias 18 e 19 de Abril, a chegada do “Electric Tour”, projecto pioneiro a nível europeu promovido pela Peugeot Portugal e pela MOBI.E, entidade coordenadora da Rede de Mobilidade Eléctrica, que está a percorrer um total de 25 cidades do território nacional até dia 28 de Maio. Santarém, nos dias 25 e 26 de Abril, e Torres Vedras, nos dias 27 e 28 de Abril, serão as outras duas cidades da região contempladas com a visita deste modelo de carro eléctrico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Filipe e João Madeira Lopes são os dois primeiros candidatos
CDU entregou lista de candidatos à Assembleia da República pelo distrito de Santarém
A CDU entregou, no dia 19 de Abril, no Tribunal de Santarém, a lista de candidatos pelo distrito às eleições para a Assembleia da República. António Filipe, de 48 anos, licenciado em Direito e Mestre em Ciência Política, Professor Universitário e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP, volta a ser o primeiro candidato, seguido de João Madeira Lopes, de 67 anos, advogado e vice-presidente da Associação Intervenção Democrática. O nº3 é Liliana Sousa, 30 Anos, licenciada em Ensino Básico, eleita na Assembleia Municipal de Coruche, o 4º é Mário Pereira, 42 anos, professor do ensino secundário, presidente da Câmara de Alpiarça e o 5º Sónia Colaço, 33 anos, licenciada em Biologia, membro do Conselho Nacional de “Os Verdes”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Senha musical do 25 de Abril juntou homens decisivos na Revolução
A Sala da Assembleia Municipal, em Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria, futura Escola Prática do Conhecimento, foi palco, no dia 16 de Abril, do colóquio "E Depois do Adeus – História de um Canção de Abril", no âmbito das comemorações dos 37 anos da Revolução dos Cravos promovido pela autarquia Scalabitana, juntamente com a Cul.Tur – empresa de Turismo e Cultura e a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém. A canção "E Depois do Adeus”, primeira senha do 25 de Abril, voltou a juntar Otelo Saraiva de Carvalho, José Niza, Paulo de Carvalho, Correia Bernardes e José Santa Bárbara, ladeados e apresentados por Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Rui Veloso, Camané, Deolinda, Pedro Abrunhosa e Xutos e Pontapés
Feira Nacional de Agricultura com cartaz recheado de 4 a 12 de Junho
O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, realiza de 4 a 12 de Junho a 48ª Edição da Feira Nacional de Agricultura | 58ª Feira do Ribatejo. “A Floresta” será o tema central deste Certame, inserido no Ano Internacional das Florestas. A par desta temática a FNA/FR pretende ainda alertar e sensibilizar a sociedade civil em geral para a importância do sector agrícola no actual contexto de crise. Da vasta agenda de espectáculos musicais, constam, nomeadamente, concertos com Rui Veloso (dia 4 de Junho), Camané (dia 8 de Junho), Deolinda (dia 9 de Junho), Pedro Abrunhosa (dia 10 de Junho) e Xutos e Pontapés (dia 11 de Junho).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Sérgio Carolino com novo CD gravado e apresentado ao vivo no CCC
Sérgio Carolino, tubista aclamado no panorama internacional e presença constante nos mais diversificados festivais musicais, encontra-se neste momento a ultimar a gravação do seu mais recente trabalho no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Na preparação e consequente apresentação deste novo disco, Sérgio Carolino aposta numa abordagem musical variada, experimentando diversas sonoridades que vão desde o jazz, ao funky passando também pelo rock, apostando assim na completa satisfação das mais exigentes plateias. A apresentação deste novo trabalho irá decorrer quinta-feira, dia 21 de Abril em estreia nacional no Grande Auditório do CCC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 22 a 24 de Abril
Jogos tradicionais e folclore marcam programa de animação de Páscoa na Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré promove, de 22 a 24 de Abril, um programa de animação para a Páscoa dedicado à divulgação da cultura local. Jogos tradicionais e folclore serão os pratos fortes de um conjunto de actividades que visam incentivar a vivência da rua tão própria desta comunidade piscatória. Na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, a Marginal (no troço da Avenida da República) vai fechar ao trânsito e abrir-se à população que queira aprender ou recordar as brincadeiras de outros tempos. Saltar à corda, jogar ao pião, ao cântaro ou à banca, são algumas das propostas lançadas pela autarquia com “Brincar é Tradicional”. As actividades estarão concentradas junto ao antigo Posto de Turismo, entre as 15h e as 18 horas, onde moradores e visitantes poderão levantar o material pretendido.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Poupanças podem chegar aos 35%
CIMLT cria Central de Compras Electrónica para os municípios da Lezíria
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo pôs em prática mais um projecto inovador, com o objectivo de reduzir custos para os onze Municípios associados. A Central de Compras Electrónicas da CIMLT vai negociar bens e serviços para todos os Municípios, assegurando a obtenção de poupanças e os adequados níveis de qualidade. Com este serviço deverão obter-se poupanças nas Autarquias que poderão ir dos 5% aos 35%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Canções de Abril e colóquio com coronel Sousa e Castro nas comemorações do 25 de Abril
Este ano há Canções de Abril, na Praça frente aos Paços do Concelho de Ourém, logo no dia 24 de Abril, a partir das 23h com o espectáculo musical: Minutos de Abril. O célebre tema “Grândola” e o Hino Nacional serão interpretados pelo Chorus Auris, às 0h00. Depois seguem as músicas pós-revolução. Dia 25, as comemorações oficiais começam às 10h30, com o hastear da bandeira e com a actuação da AMBO. Às 15h30 será a exibição do filme “Assalto ao Santa Maria”, no auditório dos Paços do Concelho e onde estarão presentes o realizador Francisco Manso e os actores Vítor Norte e Carlos Paulo. No dia 30 de Abril, pelas 17h, na Biblioteca Municipal de Ourém, o Coronel Sousa e Castro, dos capitães do 25 de Abril, é o próximo convidado da rubrica (Con)Tributos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Legislativas 2011
Barreiras Duarte e Miguel Relvas regressam
às listas do PSD em Leiria e Santarém
Feliciano Barreiras Duarte é a única novidade da lista de candidatos do PSD às eleições legislativas pelo distrito de Leiria. O actual chefe de gabinete do presidente do PSD figura em 3º lugar na lista, depois de Teresa Morais e Fernando Ribeiro Marques (Ansião), seguindo-se Maria da Conceição Pereira (Caldas da Rainha) e Pedro Batista Santos (Batalha). No distrito de Santarém, a lista é liderada por Miguel Relvas, secretário-geral do PSD, seguindo-se os actuais deputados Vasco Cunha (Cartaxo), presidente da Distrital de Santarém, e Carina Oliveira (Ourém). As novidades são, nos 4º e 5º lugares, Duarte Marques (Mação), presidente da JSD, e Nuno Serra, presidente da Concelhia de Santarém. .
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Legislativas 2011
Ana Rita Carvalhais é cabeça-de-lista da CDU pelo distrito de Leiria
A CDU-Coligação Democrática Unitária apresentou o mandatário e a cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 5 de Junho. Ana Rita Carvalhais, professora e dirigente sindical, da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro é a primeira candidata da lista da CDU. Membro do Conselho Nacional da CGTP e membro da DORLEI do PCP, Ana Rita Carvalhais foi já candidata às últimas Eleições Legislativas e às Eleições do Parlamento Europeu em que ficou a poucos votos de ser eleita (12.645 votos). José Luís de Sousa é o mandatário distrital, que no encontro com a comunicação social realizado na praça Rodrigues Lobo ao fim da tarde de sexta-feira, 15 de Abril, apresentou a primeira candidata da coligação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sociedade Agrícola Planicieverde
Ministro da Agricultura visitou empresa agrícola de Rio Maior
O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, esteve de visita a Rio Maior no dia 6 de Abril para conhecer as instalações da Sociedade Agrícola Planicieverde, na Quinta do Arneiro em Malaqueijo. Luís Correia, proprietário da Planicieverde, recebeu António Serrano, a governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, os vereadores Carlos Frazão e Nuno Malta e o presidente da Junta de Freguesia de Malaqueijo, António Manuel Correia, entre outros convidados. A comitiva visitou as plantações agrícolas que produzem mais de 41 mil metros quadrados de alface e 46 hectares de melão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
2º Concurso Sons do Baça abre inscrições
Depois da 1.ª edição do Sons do Baça, a Câmara Municipal de Alcobaça volta a promover a 2.ª edição do Concurso. Destinatários: Todos os projectos nacionais, sem qualquer contrato discográfico, não inibindo a participação a quem tenha edições de autor ou temas incluídos em compilações. Inscrições: Até 27 de Abril sendo feita com a entrega de uma maqueta com pelo menos 2 temas originais que deverão fazer parte do alinhamento ao vivo. A participação em edições anteriores não impede nova inscrição. Selecção: Serão seleccionados oito projectos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Chefs de Pastelaria de todo o País estiveram na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Chef Pasteleiro da Ecole du Grand Chocolat ministra acção de formação em Óbidos
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, pólo de Óbidos, organizou, nos dias 6, 7 e 8 de Abril, em parceria com a prestigiada marca de chocolate francesa Valrhona, uma sessão de formação em Chocolate e Pastelaria Avançada. Com a coordenação do formador Christophe Renou, Chef Pasteleiro da Ecole du Grand Chocolat da empresa Valrhona, a sessão contou com a participação de Chefs e formadores de Pastelaria vindos de todo o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Conselho da Cidade convidado pelo IGESPAR para conferência "Água, Cultura e Património"
2011 foi designado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) o ano em que se celebra o património associado à água. Em Portugal as celebrações estão a cargo do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico) que vai realizar em Abril várias conferências subordinadas ao tema “Água, Cultura e Património”. O Conselho da Cidade das Caldas da Rainha foi convidado para dinamizar uma dessas conferências que terá lugar no dia 20 de Abril pelas 18 horas, em Lisboa, no Palácio da Independência, e para a qual convidou como orador o Dr. João Almeida Dias, cujo tema de dissertação será “Memória do Termalismo em Portugal: memória do passado ou oportunidade do futuro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comissão Política Distrital aprovou lista de candidatos
Basílio Horta é a surpresa do PS em Leiria
José Miguel Medeiros fica fora da lista
José Miguel Medeiros não faz parte da lista do PS por Leiria às eleições legislativas de 5 de Abril a apresentar à Comissão Política Nacional do PS. O actual deputado e ex-governador civil de Leiria recusou ser colocado em 5º lugar, depois de ter sido 2º nas eleições de 2009, tendo optado por não figurar na lista de candidatos por Leiria. A lista de candidatos a deputado neste círculo é encabeçada por Basílio Horta, ex-dirigente do CDS e actual presidente da AICEP, seguindo-se os actuais deputados João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves. No distrito de Santarém, na ausência de consenso, a Comissão Política Distrital decidiu dar carta branca a Paulo Fonseca para apresentar a lista para aprovação final da Comissão Política Nacional.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Hotel de charme continua longe do Mosteiro de Santa Maria
Câmara de Alcobaça desapontada com IGESPAR
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça mostrou-se preocupado com o facto de o processo para construção de um Hotel no Mosteiro de Alcobaça ainda não estar resolvido, no que se refere à parte que compete ao Ministério da Cultura. Segundo o autarca, “toda a calendarização que foi comprometida pelo IGESPAR relativamente ao processo do hotel não foi minimamente cumprida.” A antiga casa do quarteleiro, situada no edifício dos Bombeiros Voluntários vai albergar a sede do projecto “Alcobaça Amiga”, que irá arrancar brevemente e já dispõe de um número verde 800 08 60 60, em funcionamento há cerca de 2 meses.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intitulado (En)cantar Nazaré
Rádio Nazaré organiza 1º Grande Festival
da Canção da Rádio
A Rádio Nazaré, em colaboração com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia da Nazaré e a Confraria de N. Sra. da Nazaré, vai organizar o 1º Grande Festival da Canção da Rádio. O evento, designado “(En)Cantar Nazaré”, tem por principal objectivo incentivar a criatividade de intérpretes e autores musicais, bem como proporcionar o aparecimento de novos temas originais dedicados à Nazaré. Os autores interessados poderão apresentar os seus temas até 10 de Maio, nas instalações da Rádio Nazaré ou na Câmara Municipal. O regulamento está disponível para consulta nos sítios electrónicos das duas entidades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Jornalista Carlos Magno profere conferência
sobre Inovação e competitividade
“Inovação e Competitividade” é o tema da conferência proferida pelo jornalista e professor universitário Carlos Magno, que se realiza no dia 19 de Abril (terça-feira), pelas 21h, no Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande. A iniciativa é organizada pela Assembleia Municipal da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do 37º aniversário do 25 de Abril de 1974. A entrada é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
“Os portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!” no edifício do Banco de Portugal
Constituída por mais de 220 caricaturas, onde não faltam personagens da região, “Os portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!” é uma exposição de conteúdo humorístico sobre personalidades da vida portuguesa, que estará patente ao público no edifício Banco de Portugal, entre 16 de Abril e 25 de Maio. Da autoria de Fernando Jorge, Luís Gamelas, Luís Santiago, Augusto Formigo e Eugénio Moura Inês, esta exposição constitui, no fundo, uma crítica político-social e é um retrato actual da nossa sociedade no seu melhor e no seu pior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trio Anès fica em 2º e Trio Musicalis em 3º
Simantra Grupo de Percussão é o vencedor
da 2ª edição do CIMCA
O grande vencedor do 1.º Prémio do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) foi o Simantra Grupo de Percussão, depois de decorrida a Final da Categoria Sénior durante o dia de ontem no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro. Formado em 2009, este grupo leva assim para casa um cheque no valor de 5000 euros e a oportunidade de realizarem concertos na temporada de 2012 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Centro Cultural de Belém e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Centros escolares de Riachos, Meia Via
e Pedrógão entram na fase de acabamento
A construção do centro escolar de Meia Via e a ampliação do centro escolar de Riachos, no concelho de Torres Novas, encontram-se já em fase de acabamento. Concluídos os trabalhos de alvenaria e posteriores instalações técnicas, procede-se actualmente a trabalhos de arranjos exteriores nas zonas envolventes aos edifícios. Estas duas obras têm conclusão prevista para o mês de Junho. Em Pedrógão prosseguem as obras na rua do Rossio Verde, junto ao centro escolar. Estes trabalhos têm conclusão prevista para o final do mês de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival decorre de 15 a 30 de Abril
Superman abre 10ª edição do Dança em Leiria
O Festival Dança em Leiria de 2011 será marcado por uma série de espectáculos e a projecção de um filme, entre os dias 15 e 30 de Abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança. O primeiro espectáculo, “Solos: Superman + Nossa Senhora das Flores”, terá lugar no Teatro Miguel Franco, no sábado, pelas 21h30. A actuação conta com duas performances diferentes de coreografia e interpretação de Francisco Camacho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições legislativas
Miguel Relvas lidera lista do PSD em Santarém Teresa Morais volta a encabeçar lista de Leiria
Teresa Morais volta liderar a lista do PSD pelo distrito de Leiria às eleições legislativas que se realizam no dia 5 de Junho. Heitor de Sousa volta também a tentar a reeleição pelo Bloco de Esquerda. No distrito de Santarém, António Serrano, actual Ministro da Agricultura é o primeiro candidato da lista do PS, enquanto Miguel Relvas substitui Pacheco Pereira como cabeça-de-lista social-democrata. A CDU volta a apostar no histórico António Filipe para liderar a lista por Santarém e o BE em José Gusmão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ex-Presidente da República comemora 37º aniversário da revolução dos cravos
Mário Soares assinala 25 de Abril em Leiria
No âmbito das comemorações do 37º aniversário da revolução dos cravos, o Município de Leiria promove no dia 25 de Abril, pelas 17 horas, uma sessão solene no Teatro Miguel Franco - Centro Cultural Mercado Sant’Ana, que terá como orador Mário Soares, ex-Presidente da República. Além desta sessão formal, terão lugar outras iniciativas que se prolongam até ao dia 30, que pretendem recordar e assinalar esta data, homenageando todos aqueles que contribuíram para a construção da democracia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Colóquio “E Depois do Adeus – História de uma canção de Abril”
25 de Abril em Santarém junta Otelo, José Niza, Paulo de Carvalho e Joaquim Furtado
No âmbito do programa das comemorações do 25 de Abril, Santarém vai ser palco, no dia 16, às 21h30, do colóquio “E Depois do Adeus - História de uma Canção de Abril”, na Sala da Assembleia Municipal, na Antiga Escola Prática de Cavalaria. Neste colóquio Otelo Saraiva de Carvalho, José Niza, Paulo de Carvalho, Joaquim Furtado, José Santa Bárbara e outros convidados contam como foi. O colóquio termina com um concerto com Paulo de Carvalho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obra de 1,3 milhões de euros em Rio Maior
Obras do Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial de 'O Ninho' arrancam em breve
Largas dezenas de pessoas assistiram, no dia 8 de Abril, ao lançamento da primeira pedra das futuras instalações do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial do Centro de Educação Especial “O Ninho”. A poucas centenas de metros das actuais instalações, entre as Urbanizações Varandas do Rio e Villas Oito, irá nascer este novo espaço que terá aproximadamente cinco mil metros quadrados de área.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jazz em Alcanena
Cantora Joana Machado interpreta Tom Jobim
no Cine-Teatro São Pedro
A cantora Joana Machado apresenta este sábado, 16 de Abril, às 21h30, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, um concerto de jazz, onde apresenta o seu último trabalho intitulado “A Casa do Óscar”, inspirado na música de Tom Jobim. Afonso Pais, guitarrista/compositor, recriou as canções à imagem do seu original universo musical, adaptando-as a esta formatação tipicamente de jazz e permitindo ainda um contributo pessoal.” Após o espectáculo de Joana Machado, decorrerá, no Café-Concerto, o lançamento da edição de 2011 do Jazz Minde, que contará com a actuação de Xaral’s Dixie e de Tiago Achega Trio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Monólogo escrito e encenado por Bruno Schiappa, propositadamente para Nuno Crespo
Actor do Cartaxo apresenta A Sombra de Beckett
O actor Nuno Crespo, do Cartaxo, vai subir ao palco do Centro Cultural do Cartaxo (CCC) nos dias 15 e 16 de Abril, às 21h30, para apresentar a peça “A Sombra de Beckett”. Bruno Schiappa escreveu e encenou este monólogo propositadamente para o actor Nuno Crespo, considerando que “tinha a obrigação de apoiar um actor que, devido à sua qualidade exímia, merece ter um espectáculo em que possa mostrar as suas aptidões artísticas e técnicas”, afirmou o autor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de 150 milhões de euros
“Nova Alcobaça” promete empreendimento
com “todas as valências que uma cidade tem”
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça convidou a imprensa para uma visita às obras da Nova Alcobaça, na tarde de dia 12 de Abril, onde foi feito um ponto de situação das obras já iniciadas. O empreendimento urbanístico tem um orçamento previsto de 150 milhões de euros, e será implantado numa área de 300 mil m2. Segundo o promotor, farão parte da Nova Alcobaça uma academia de golfe; espaço para serviços e escritórios; um pavilhão multi-usos; moradias; a “aldeia Pedro e Inês” que terá capacidade para 200 fogos habitacionais; moradias unifamiliares, apartamentos e lofts, num total de mil fogos habitacionais; zona comercial; centro de interpretação ambiental; um condomínio fechado; um hotel para seniores, um kids club (infantário/berçário), um hotel, cinema, campos de ténis, bombas de gasolina, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 12 de Abril
Câmara de Ourém aprova Relatório de contas
A Câmara Municipal de Ourém aprovou, por maioria, com os votos do PS e contra do PSD, o relatório de gestão e prestação de contas do Município de Ourém referentes ao ano económico de 2010. Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, na nota introdutória deste documento salienta que “a urgência de equilibrar as contas do Município, e a necessidade de efectivar algumas obras há muito reclamadas pelas nossas populações, levaram-nos, em termos económicos a honrar compromissos do passado que continuaram a surgir durante o ano económico de 2010”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estágio da Páscoa, de 15 a 20 de Abril de 2011
Músicos de todo o País reúnem em estágio
com a Orquestra Sinfónica de Leiria
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) reunirá dezenas de jovens músicos com a Orquestra Sinfónica de Leiria, no Estágio da Páscoa que se realiza nos dias 15 a 20 de Abril, com direcção de Rodrigo Queirós, maestro titular desta Orquestra. O Estágio encerrará com um grande concerto protagonizado por todos os participantes, no dia 21 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Júri não atribui 1º Prémio na Final da Categoria Júnior
Duo Liz conquista 2º lugar no CIMCA 2011
A Final da Categoria Júnior no II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), decorrida durante a manhã de 13 de Abril no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, apurou para o 2.º lugar o Duo Liz e no 3.º lugar o Trio Densité. O Júri decidiu não atribuir o 1.º Prémio da competição, tendo reservado ao Trio com Piano do Conservatório Nacional uma Menção Honrosa. II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Ano Internacional da Floresta”
Município de Alcobaça promove actividades
na Lagoa de Pataias
Depois da Mata do Vimeiro, o Município de Alcobaça dá continuidade às comemorações do “Ano Internacional da Floresta”, promovendo um conjunto de actividades para a Lagoa de Pataias, já este fim-de-semana, 15 e 16 de Abril. Durante dois dias, serão desenvolvidas várias actividades desportivas direccionadas para diferentes públicos que vão proporcionar à população do Concelho um contacto único com a natureza.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Teatro da Rainha com dois espectáculos
em cena no mês de Abril
A companhia residente das Caldas da Rainha tem em cena dois espectáculo, na cidade durante o mês de Abril. Kabaret Keuner e outras histórias de Bertolt Brecht, cujo cenário recria o ambiente de cabaret dos anos 20, continua em cena na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, às 21h30, até 16 de Abril. Dias 22 e 23, às 23h00 será apresentado no Winebar Prova dos Sentidos. O espectáculo o Ciúme do Enfarinhado de Molière será apresentado nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de Abril, às 21h30, no Beco do Forno, com entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apesar dos especialistas só terem escolhido duas receitas
Estremadura e Ribatejo enviaram 54 pratos
ao concurso "7 Maravilhas da Gastronomia"
A região da Estremadura e Ribatejo candidatou 54 pratos ao concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, sendo a quarta região com mais candidaturas apresentadas. A escolha de apenas dois pratos da região entre os 70 pré-seleccionados para a fase seguinte do concurso, ditada pelo painel de 70 especialistas do júri, mereceu comentários diferentes dos presidentes das Entidades de Turismo de Leiria-Fátima e do Oeste. David Catarino ressalva que alguns pratos apresentados por outras regiões são também pratos da Estremadura e Ribatejo e aposta no sucesso dos dois pratos apresentados pela região: Arroz de Marisco, da praia da Vieira, e a Sopa da Pedra, de Almeirim. Já António Carneiro coloca em dúvida a origem de alguns pratos e desvaloriza a importância do concurso.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”
Finalistas do CIMCA 2011 já são conhecidos
O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), acolheu, no dia 10 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, o sorteio das provas eliminatórias, onde participaram representantes de todos os grupos participantes. Entretanto, já são conhecidos os primeiros finalistas. Assim, na Categoria Júnior foram apurados o Trio Densité, Trio Scherzando, Duo Liz, Trio com Piano do Conservatório Nacional e Trio Animato e, na Categoria Sénior, Simantra Grupo de Percussão, Trio Musicalis, Trio Anès, Trio Pessoa, Duo XaSonaiP e Trio Lusitanus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de dois milhões de euros
Câmara Municipal da Marinha Grande requalifica Casa da Cultura Stephens
O Teatro Stephens, situado na Praça Guilherme Stephens, vai ser requalificado pela Câmara Municipal, através de um investimento de quase dois milhões de euros (valor total do investimento de 1,9 milhões de euros e que merecerão uma comparticipação do QREN Mais Centro no valor de 1,3 milhões de euros). Localizado no centro tradicional da Marinha Grande, o edifício do Teatro Stephens, reconstruído em 1940, faz parte integrante do conjunto urbano da antiga Fábrica-Escola Irmãos Stephens, conjunto este que se encontra actualmente em processo de profunda reconversão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio de mil euros
Tasquinha da Freguesia de Assentiz vence 26ª Edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior
A Freguesia de Assentiz foi a grande vencedora do prémio para a “Melhor Tasquinha” na 26ª Edição da Feira das Tasquinhas de Rio Maior. Com este Concurso pretendeu-se reviver um quotidiano que faz parte da memória colectiva e, partindo deste pressuposto, o júri teve em conta o rigor na utilização e decoração dos espaços, produtos apresentados, no traje, bem como em toda a envolvência que caracteriza esta acção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 9 a 24 de Abril
Semana Santa na Vila de São Martinho do Porto junta programa religioso e cultural
As cerimónias da Semana Santa na Vila de São Martinho do Porto tiveram início no dia 9 de Abril. Um programa marcado pelas cerimónias religiosas da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. Destacam-se a Procissão dos Passos do Senhor, a Dramatização da Descida da Cruz, a Procissão do Enterro e o concerto na Igreja Paroquial. A organização está a cargo da Paróquia de São Martinho do Porto, da Câmara Municipal de Alcobaça, da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e da Casa da Cultura José Bento da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Peixe:Avião + A Caruma + Guta Naki + Linda Martini + Born a Lion + Monomonkey
Festival Overlive 2011 vai realizar-se ao ar livre
O local onde decorrerá o festival Overlive 2011 mudou. Devido às boas condições climatéricas e à expectativa que rodeia o festival, que decorre nos dias 15 e 16 de Abril, na Marinha Grande, a organização decidiu realizar o festival ao ar livre. Os espectáculos decorrem na mesma na Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG), mas realizam-se no pátio da mesma escola, um local em que a lotação não é está limitada a 350 pessoas, tendo capacidade para cerca de um milhar. O festival conta com as presenças de Peixe : Avião, A Caruma, Guta Naki, Linda Martini, Born a Lion e Monomonkey,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa o empreendimento Quinta do Paul
BE apresenta queixa ao Ministério Público contra a Assembleia Municipal de Leiria
O Bloco de Esquerda, através do deputado municipal José Peixoto, solicitou ao Ministério Público a anulação da decisão da Assembleia municipal de Leiria, de 4 de Janeiro, de classificar de interesse público municipal o restaurante Quinta do Paul, na Ortigosa. O BE denuncia que a maioria das obras efectuadas no empreendimento, localizado na Reserva Ecológica Nacional (REN), foram construídas ilegalmente e até foram mandadas demolir pela Câmara Municipal de Leiria pelo que, à face da lei, nunca poderiam ser consideradas de interesse municipal. Recorde-se que a proposta foi também aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Área de Localização Empresarial do Falcão
Câmara adjudica infra-estruturação do Parque de Negócios do Cartaxo por 2,3 milhões de euros
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou na última reunião do Executivo, realizada a 31 de Março, a adjudicação das obras de infra-estruturação da Área de Localização Empresarial do Falcão, no valor de 2,3 milhões de euros, que estarão no terreno até Maio. O investimento previsto inclui trabalhos de terraplanagem, construção de arruamentos, pavimentos e sinalização, assim como a instalação da rede de abastecimento de água e serviço de combate a incêndios, passando pela construção de uma ETAR e correspondente rede de drenagem de águas domésticas, industriais e pluviais, até à rede de telecomunicações, infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamento
Deputados do PSD eleitos por Leiria apresentam balanço do mandato
A escassos dias da dissolução do Parlamento, na sequência da demissão do Governo, os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral do distrito de Leiria divulgaram o balanço da actividade parlamentar em reunião de militantes do PSD. Teresa Morais, Fernando Marques, Paulo Batista e Conceição Pereira, eleitos por Leiria nas listas do PSD para a Assembleia da República apresentam no seu registo de actividades parlamentares um total de 726 iniciativas, além das diversas audições e representações que participaram. Recorde-se que a XI Legislatura teve início em 2009-10-15, há menos de um ano e meio, o que representa, em média, um registo de cerca de 1,5 iniciativa por dia, ou 9,5 iniciativas parlamentares por semana.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
celebrações da Semana Santa de Óbidos realizam-se de 16 a 24 de Abril
As celebrações da Semana Santa de Óbidos realizam-se entre os dias 16 e 24 de Abril, com um vasto programa cultural e religioso. O programa inicia-se sábado, 16 de Abril às 15h30, com uma visita guiada ao Património Religioso de Óbidos, seguindo-se a inauguração da Exposição de Cerâmica de Paula Clemente, na Casa do Pelourinho e, pelas 21h30, a Procissão da Mudança das Imagens, com saída da Igreja da Misericórdia. Consulte aqui toda a programação da Semana Santa de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma resposta social inovadora e diferenciada
Cardeal Patriarca inaugura Centro Paroquial “Bem Estar XXI” no concelho do Cadaval
O Centro Paroquial Beata Madre Teresa de Calcutá – “Bem Estar XXI”, pertencente ao Centro Social Paroquial de Lamas, um equipamento que vem dar novas respostas sociais à população local, foi inaugurado no dia 2 de Abril, em Rocha Forte (Lamas). A cerimónia contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do governador civil de Lisboa, António Galamba. A nova infra-estrutura, situada junto à sede do Centro Social Paroquial de Lamas (CSPL), teve um custo total de 2,1 milhões de euros, tendo contado com uma comparticipação do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) no valor de 820 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Juntando melhores músicos e melhor público de jazz do País
Bernardo Sassetti Trio em noite mágica abre Festival de Jazz de Valado dos Frades
O Festival de Jazz de Valado dos Frades 2011 arrancou, no dia 8 de Abril, com uma noite mágica, das muitas que a organização já habituou o público ao longo de 14 anos. O Bernardo Sassetti Trio apresentou o novo projecto de originais, “Motion, recebendo uma calorosa e entusiástica recepção do público do Valado dos Frades. Numa sala onde público e músicos estão apenas a um metro de distância, reina um ambiente informal de clube de jazz e já existe uma geração de público formada, Bernardo Sassetti, acompanhado pelos seus parceiros de aventura de há 13 anos, o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão sentiram-se em casa, levando o pianista a afirmar que este foi o melhor concerto do Trio dos últimos anos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Contas da Leirisport continuam no vermelho
O Executivo municipal de Leiria tomou conhecimento, no dia 5 de Abril, do Relatório e Contas referente ao ano de 2010 da Leirisport. Segundo informações a que o Tinta Fresca teve acesso, os resultados do ano 2010 foram negativos (-178.227,19 euros), comprovando que aquela empresa municipal continua a acumular prejuízos. Este resultado foi questionado pela oposição PSD, que acusou o Executivo de não responder aos pedidos de esclarecimentos apresentados. A Câmara Municipal de Leiria aprovou por unanimidade a constituição de um grupo de trabalho para intervenção nos prédios situados na Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbana da Cidade de Leiria, que possam vir a pôr em causa a segurança de pessoas e/ou bens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 27 de Abril
Torres Vedras acolhe seminário internacional sobre mobilidade eléctrica
O Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras, acolhe a realização do Seminário Internacional Sobre Mobilidade Eléctrica no dia 27 de Abril, a partir das 9h30. Com esta acção pretende-se abordar a mobilidade sustentável à escala global pois sem mobilidade não há processo de desenvolvimento, não há evolução. No entanto, os combustíveis fósseis estão em vias de extinção, o preço do petróleo é instável e é urgente reduzir o seu consumo e a dependência energética do exterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos Cursos Livres de Dança constituem nova aposta da Academia em diferentes formas de dança
Academia de Dança de Alcobaça abre inscrições para novos Cursos Livres de Dança
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA), projecto integrado no seio da Academia de Música de Alcobaça (AMA) e reconhecida pelo Ministério da Educação como escola oficial de dança, tem abertas as inscrições para um conjunto de novos Cursos Livres de Dança lançados a partir do corrente mês de Abril. Revelando uma aposta em ritmos mais latinos e tropicais, a ADA disponibiliza a partir de agora três novos Cursos Livres de Dança: “Forrobodó – Ritmos Brasileiros”, “Capoeira” e “Ritmos Latinos”, estes dois últimos em parceria com escolas conceituadas da nossa região – Grupo de Capoeira GingaCamará e Passo Cubano, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
650 anos da Trasladação de Inês de Castro do Convento de Santa Clara para o Mosteiro de Alcobaça
Celebrações inesianas passam por Alcobaça, Lourinhã, Batalha, Leiria, Bragança e Coimbra
As Comemorações dos 650 anos da Trasladação de Inês de Castro do Convento de Santa Clara para o Mosteiro de Alcobaça iniciaram-se nos dias 2 de Abril, em Coimbra, e no dia 3 de Abril, no Mosteiro de Alcobaça. A organização cabe à Associação dos Amigos de Pedro e Inês, de que a Câmara Municipal de Alcobaça faz parte. O programador-geral das Comemorações, que tal como em 2005, volta a ser Jorge Pereira de Sampaio, pretende evidenciar os lugares ligados aos dois amantes (Coimbra, Bragança, Canidelo/Vila Nova de Gaia, Moledo/Lourinhã e Alcobaça) e, nesse contexto os Mosteiros de Santa Clara e de Alcobaça e a Quinta das Lágrimas como lugares supremos da sua história.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 17 de Abril
Galeria dos Paços do Concelho de Tomar inaugura exposição do pintor Joaquim Rodrigo
A Galeria dos Paços do Concelho de Tomar inaugura, no dia 17 de Abril às 16 horas, uma exposição do pintor Joaquim Rodrigo. De 17 de Abril a 30 de Junho, na Galeria dos Paços do Concelho se achará referência a esta pintura, organizada em duas fases: a abstracta e a neo-figurativa. E de Joaquim Rodrigo, que também escreveu e ensinou, complementarmente se apresentará ao público uma pintura ao seu estilo, feita por alunos seus, que é uma das raridades presentes no acervo do Museu de Tomar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com crescimento de 9%
Portugal atinge máximo de exportação
de electricidade dos últimos 4 anos
Portugal registou, no primeiro trimestre de 2011, o valor mais elevado de exportações dos últimos quatro anos: 795 GWh. Um volume 9% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Portugal reforçou o seu perfil exportador com um saldo financeiro positivo de 4 milhões de euros. A contribuição das energias renováveis foi ainda de 62%, com destaque para as energias hídrica, com 39%, e eólica, com 19%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
2.ª edição conta com grupos de Portugal, E.U.A, Alemanha, França e Espanha
Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” começa domingo
O Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), inicia-se este fim-de-semana, decorrendo entre os dias 10 e 15 de Abril no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro. A abrir o evento, decorrerá naquele mesmo espaço no dia 10 de Abril, pelas 19h30, o sorteio das provas eliminatórias, onde estarão representantes de todos os grupos participantes. Já o Concerto do Laureados e a Entrega de Prémios realizar-se-ão no último dia da competição, 15 de Abril, às 21h, também no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
IV Feira de Caça, Pesca e Natureza do Oeste decorre a 8 e 9 de Abril
Realiza-se já este fim-de-semana, 8 e 9 de Abril, mais uma edição da Feira de Caça, Pesca e Natureza do Oeste no Parque Regional de exposições, em Torres Vedras. Para além dos habituais expositores temáticos, a feira conta com diversas variedades de animais, exposição de fauna viva e espécies cinegéticas, um picadeiro com 25m x 15m com demonstrações equestres, a já tradicional corrida de galgos, campo de treino de caça para cachorros, Tasquinha da Caça e vários outros tipos de animação tradicional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro Histórico
Ourém recria via-sacra ao vivo
No âmbito das celebrações da Semana Santa, vai realizar-se em Ourém, no dia 22 de Abril, às 15h, no Centro Histórico, a via-sacra ao vivo. As comemorações pascais começam no Domingo de Ramos, dia 17 de Abril, com a Celebração dos Passos e terminam no. Domingo de Páscoa, dia 24 de Abril, com a Celebração pascal seguida de procissão do Senhor Ressuscitado, com a presença de todas as confrarias da Paróquia de N.Srª das Misericórdias. Consulte aqui o programa das celebrações da Semana Santa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em representação do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo
Manuel de Faria eleito para o Conselho Fiscal
da Rede de Judiarias de Portugal
A Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, representada pelo seu vice-presidente executivo, o tomarense Manuel de Faria, foi eleita, em Assembleia Geral, para presidente do Conselho Fiscal da Rede de Judiarias de Portugal, no dia 5 de Abril, em Belmonte. António Grincho Ribeiro, presidente do Município de Castelo de Vide, presidirá à Direcção e Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo, ao Conselho Fiscal. O secretário-geral da Associação será o actual presidente do Turismo da Serra da Estrela, Jorge Patrão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria, Maceira, Batalha, Porto Mós, Nazaré, Benedita, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Atouguia da Baleia
Agências da região celebram 135 anos da Caixa Geral de Depósitos com acções de voluntariado
Sob o lema «Dar é Receber», mais de mil colaboradores da Caixa Geral de Depósitos, espalhados por todo o País, decidiram assinalar o 135.º aniversário do banco, no domingo, dia 10 de Abril, com uma iniciativa de envolvimento com a comunidade, através de múltiplas acções de voluntariado de proximidade. Com o mote «Dar é Receber», estes colaboradores passarão este domingo de aniversário a fazer a pintura e manutenção de escolas e outros edifícios, a dar aulas de literacia financeira e poupança, a fazer companhia a idosos e crianças, a limpar matas, a realizar rastreios de saúde e recolhas de sangue, a angariar bens e fundos para famílias ou instituições em dificuldades, entre outras actividades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apenas dois pratos entre os 70 pré-finalistas
Região da Estremadura e Ribatejo derrotada
no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”
As 70 pré-finalistas na eleição das “7 Maravilhas da Gastronomia®” foram conhecidas no dia 7 de Abril. Esta é uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, após a recepção entre 7 de Fevereiro e 27 de Março de 433 candidaturas de pratos de todo o País. A região do País com mais eleitos na lista de pré-finalistas é o Alentejo, com 12 pratos. Segue-se a região de Lisboa e Setúbal com 9 pré-finalistas e os Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral com 8 pratos cada respetivamente. Com 6 candidatos eleitos encontra-se o Algarve e Entre Douro e Minho. A Beira Interior tem 3 pratos eleitos e a região da Estremadura e Ribatejo tem 2
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Festival apresenta valores consagrados e novos talentos
14º Festival de Jazz de Valado dos Frades
abre sexta-feira com Bernardo Sassetti Trio
O novo disco de Bernardo Sassetti Trio, “Motion”, abre com chave de ouro esta sexta-feira, 8 de Abril, a 14ª edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades. Até dia 16, seis concertos passarão pelo palco da Biblioteca de Instrução e Recreio, num programa que continua a privilegiar o jazz que se faz em Portugal. Segundo a organização, «a linha programática mantém-se», com o objectivo de «divulgar os novos valores do jazz nacional e apresentar os novos projectos de músicos reconhecidos». Mas o Festival de Jazz de Valado dos Frades não esquece a sua «função educativa», proporcionando um palco a talentos menos conhecidos do grande público e, por isso, menos mediáticos, embora de grande qualidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Mosteiro de Alcobaça recebe conferência com Pedro Tavares e espectáculo SA Marionetas
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, é uma data de incontornável importância, na qual diversas instituições tentam chamar a atenção para o Património, um bem essencial para a nossa identidade e para nosso usufruto. Este ano o tema escolhido é “Água: cultura e património”. O Mosteiro de Alcobaça apresenta um programa recheado, com uma palestra a cargo do Eng. Pedro Tavares, seguido de visita aos marcos ainda existentes do sistema hidráulico deste monumento, uma breve visita guiada ao monumento, incidindo na importância da água para a manutenção da Abadia e dos Monges, seguida do ateliê “Vem pescar na cozinha do Mosteiro de Alcobaça” e, a encerrar, o Teatro Tradicional Português de Marionetas, com a peça “A Padeira de Aljubarrota”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de mais de quatro milhões de euros
Câmara da Marinha Grande adjudica reabilitação do Edifício da Resinagem ao grupo Lena
A Câmara Municipal da Marinha Grande celebrou um contrato com a empresa Lena Construções Atlântico, SA, relativo à adjudicação da obra de reabilitação do edifício da antiga Fábrica da Resinagem da Marinha Grande, no dia 4 de Abril. Na sequência da realização de concurso público, a Câmara deliberou em 10 de Fevereiro de 2011, adjudicar à referida empresa, a empreitada para a reabilitação do imóvel, pelo preço de 3,975 milhões de euros, acrescidos de IVA, para um prazo de execução de 480 dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Barómetro “Os portugueses e a Saúde” retrata opinião da população face à gestão da saúde
3,5 milhões abdica de medicamentos essenciais à Saúde devido à subida de preços
As alterações do último ano, verificadas no regime de comparticipação dos medicamentos, surtiram opiniões de desagrado junto da população, com implicações negativas ao nível do seu bem-estar e qualidade de vida. Para colmatar a subida de preços, cerca de 3,5 milhões de portugueses acreditam ter de fazer cortes no consumo de medicamentos essenciais à sua Saúde, bem como noutras despesas. Esta é uma das principais conclusões da segunda vaga do barómetro bianual BOP Health - “Os Portugueses e a Saúde”, desenvolvido pela empresa Spirituc-Investigação Aplicada, em parceira com a consultora Guess What PR e divulgado no âmbito do dia mundial da Saúde, a 7 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Conferência InterRegional debate preservação do artesanato e património cultural europeu
O Município de Alcobaça recebe, nos dias 6 e 7 de Abril, a 2.ª Conferência InterRegional do Projecto de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Europeu, apresentando o programa CeRamICa Plus, composto por um Ciclo de Conferências e pela Exposição “Cerâmica em Alcobaça: 1875 até ao Presente”, que estará patente ao público até 6 de Maio, na Galeria de Exposições temporárias do Mosteiro de Alcobaça. O grande objectivo desta conferência passa pela preservação do artesanato e do património cultural Europeu. O debate público foca-se em temáticas como as melhores práticas nos campos da cooperação, clustering, design, marketing e inovação, bem como da educação e da formação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
80 famílias foram contempladas este ano
Câmara da Nazaré admite passar a pagar incentivos à natalidade em géneros
O Município da Nazaré atribuiu no dia 5 de Abril, a 80 famílias do concelho incentivos à natalidade num total de 28 mil euros. O apoio dado pela autarquia foi concedido a crianças nascidas em 2009 e 2010, mas as bases de atribuição deste incentivo no futuro deverão ser repensadas em breve pelo Executivo municipal que está a estudar a forma de atribuir este apoio no ano de 2011, que poderá passar por apoio em dinheiro ou géneros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Última hora: presidente do PSD cancelou visita, só virá Miguel Relvas
Pedro Passos Coelho visita Tasquinhas de Rio Maior
Pedro Passos Coelho visita esta quinta-feira, 7 de Abril, a Feira das Tasquinhas de Rio Maior, aproveitando para um jantar com Isaura Morais e a Comissão Política Social Democrata local. O presidente do PSD virá acompanhado do secretário-geral do Partido, Miguel Relvas. As Tasquinhas de Rio Maior foram inauguradas no dia 1 de Abril, no Pavilhão Multiusos da cidade, e decorrem até domingo, dia 10 de Abril. Uma edição especial, dado tratar-se do 25º aniversário, que, além das tradicionais tasquinhas, apresenta até 10 de Abril uma exposição empresarial composta por 50 empresas institucionais e comerciais, uma mostra de artesanato contará com 25 stands e uma mostra de doçaria regional, representada por 15 expositores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Cerâmica em Alcobaça: 1875 até ao Presente”
Mosteiro recebe exposição retrospectiva
de 135 anos de cerâmica em Alcobaça
A exposição “Cerâmica em Alcobaça: 1875 até ao Presente” terá lugar no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial e Maravilha de Portugal, de 6 de Abril a 6 de Maio de 2011. Uma exposição que tem como finalidade mostrar ao público a evolução da arte de trabalhar o barro em Alcobaça, tendo como ponto de partida os Monges Barristas do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
«Cabrito assado no forno com batata e grelos» e «Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto»
Torres Novas submete dois pratos ao concurso 7 Maravilhas da Gastronomia
O Município de Torres Novas, com o apoio da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, candidatou à iniciativa «7 Maravilhas da Gastronomia», em representação da região da Estremadura e Ribatejo, as receitas «Cabrito assado no forno com batata e grelos» (categoria «Carne») e «Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto» (categoria «Peixe»). A escolha dos pratos ponderou o seu enquadramento histórico-cultural no contexto do património imaterial torrejano.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Ponte sobre o rio Tejo abre hoje ao trânsito
A ponte sobre o rio Tejo (ligação Constância Sul / Praia do Ribatejo) abre hoje, dia 6 de Abril, às 9h, um acto em que estarão presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Constância e de Vila Nova da Barquinha. Recorde-se que esta ponte sobre o rio Tejo foi encerrada pela REFER, no dia 21 de Julho de 2010, na sequência de uma inspecção realizada nos dias 6, 7 e 8 de Julho, uma situação que deixou o concelho de Constância dividido entre as suas duas margens, gerando inúmeros problemas nesta zona central do país.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto Europeu CeRamICa Plus na vanguarda da preservação e revitalização da cerâmica e artesãos
Ciclo de Conferências e Exposição “Cerâmica em Alcobaça” marcados para 6 e 7 de Abril
O Município de Alcobaça, em Portugal, recebe a 2.ª Conferência InterRegional do Projecto de Cooperação do Fundo de Desenvolvimento Europeu, apresentando o programa CeRamICa Plus, composto por um Ciclo de Conferências e pela Exposição “Cerâmica em Alcobaça: 1875 até ao Presente”. O grande objectivo passa pela preservação do artesanato e do património cultural Europeu. Peritos, académicos, políticos locais e regionais, assim como membros do projecto reúnem em Alcobaça, de 6 a 7 de Abril de 2011, para debater o futuro do sector da cerâmica e dos pequenos artesãos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 9 e 10 de Abril
Teatro Amador de Pombal estreia nova produção infanto-juvenil “Ulisses”
O Teatro Amador de Pombal (TAP) apresenta no próximo fim-de-semana a sua nova produção infanto-juvenil "Ulisses", com encenação de Catarina Ribeiro e Humberto Pinto, a partir da "Odisseia", de Homero. O espectáculo irá estrear no sábado, dia 9 de Abril, no Teatro-Cine de Pombal às 16 horas. O espectáculo volta a subir ao palco do Teatro-Cine do domingo, dia 10 de Abril, pelas 16h. As sessões são limitadas a 70 espectadores e os bilhetes têm o preço de dois euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 14 de Abril
Presidente do IAPMEI participa em Leiria
em jantar-conferência da NERLEI
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar no dia 14 de Abril, pelas 20 horas, no Edifício NERLEI, um jantar-conferência com Luís Filipe Costa, presidente do IAPMEI, subordinado ao tema “O Futuro para as PME no Contexto Actual”. Consciente dos enormes desafios que se colocam às empresas e da responsabilidade que o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação detém na definição das políticas económicas de apoio à actividade empresarial, a NERLEI decidiu organizar esta iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pederneira
“Canções do Mundo” e Filarmónica da Nazaré encerram celebrações do Senhor dos Passos
O grupo “Canções do Mundo” (Teresa Radamanto, Patrícia Radamanto, Valter Loureiro e Tânia Alexandre) e a Filarmónica da interpretam este domingo, dia 10 de Abril às 21 horas, no Centro Cultural da Nazaré, o recital “O Canto da Terra”, com temas de inspiração religiosa, que marca o encerramento das celebrações do Senhor dos Passos da Pederneira. Entrada livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre 100 e 500 euros
Câmara da Nazaré distribui 28 mil euros
em incentivos à natalidade
A Câmara Municipal da Nazaré vai promover, no dia 5 de Abril, uma cerimónia de entrega dos incentivos à natalidade a 80 famílias, num total de cerca de 28 mil euros. A sessão terá lugar pelas 18h30, no Salão Nobre dos Paços de Concelho. A medida, em vigor desde 2009, prevê a atribuição de uma compensação financeira às famílias residentes no concelho por cada criança nascida, de acordo com o rendimento do agregado familiar. São alvos deste apoio os progenitores que residam no concelho há mais de 12 meses, a contar da data de nascimento do bebé, ou a pessoa singular que, por decisão judicial ou administrativa das entidades competentes, detenha o poder paternal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 130 mil visitas
Tinta Fresca regista recorde de audiências
no mês de Março
O Tinta Fresca obteve, no mês de Março, o seu melhor resultado de sempre em termos de visitas, registando neste mês 131.220 visitantes. Em termos de páginas visitadas, O jornal, que completou em Outubro de 2010, dez anos de existência, continua assim a afirmar-se e a constituir uma referência informativa na região, destacando-se ainda como um dos principais órgãos de comunicação social nos motores de pesquisa da Internet, como o Google e nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do 25 de Abril
Cravos para Salgueiro Maia em Santarém
19 anos depois
As comemorações do 25 de Abril, em Santarém iniciaram-se no dia 3 de Abril, com a cerimónia de homenagem ao homem que liderou a coluna militar que saiu na madrugada de 25 de Abril 1974 de Santarém para Lisboa, desempenhando um papel fundamental no derrube do Estado Novo, “Cravos para Salgueiro Maia – 19 anos depois” junto à sua estátua, no Jardim dos Cravos. A intervenção pública junto à estátua do “Capitão de Abril” contou com a presença do Executivo Municipal de Santarém, da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, representantes do Município de Castelo de Vide, familiares e amigos e contou com a participação da Escola Prática de Cavalaria de Abrantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemorações do centenário arrancaram oficialmente no dia 25 de Março
Sport Clube Escolar Bombarralense comemora 100 anos de vida
O Sport Clube Escolar Bombarralense deu início, no dia 25 de Março, às comemorações do seu centenário. Até ao dia 5 de Outubro de 2011, o clube verde e amarelo preparou um conjunto de iniciativas, de forma a “comemorar com dignidade e respeito os 100 anos do nosso Bombarralense”, referiu Jorge Costa Pereira, presidente da direcção do clube, na abertura da Sessão Solene que marcou o início das comemorações do Centenário.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Estágios no estrangeiro para agentes culturais
3ª edição do programa INOV-Art com inscrições abertas até 15 de Abril
A Direcção-Geral das Artes, como Instituição responsável pela coordenação e execução das políticas de apoio às artes do Ministério da Cultura, lançou em Janeiro de 2009 o Programa INOV-Art. Este Programa foi criado para proporcionar uma oportunidade de inserção profissional a jovens com qualificações e/ou aptidões específicas nas áreas das artes e da cultura, em instituições internacionais de referência ligadas ao sector. As candidaturas à 3.ª edição do INOV-Art decorrem até 15 de Abril de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o tema Água: Cultura e Património
Museu da Cerâmica celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011
O Museu da Cerâmica vai participar no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril (segunda-feira) que este ano decorre sob o mote da “Água: cultura e património”. Actividade temática a partir de uma visita à Exposição Temporária - Olaria. Séculos XIX e XX, onde se encontram diversas peças alusivas ao tema "Água: cultura e património". Peças de olaria das Caldas da Rainha e vários centros oleiros do País, que contam histórias pelo carácter utilitário que testemunham nas suas épocas, sublinhadas pela variedade de formas e funções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mata Nacional do Vimeiro vai ter um Centro
de Interpretação Florestal
O projecto do Centro de Interpretação Florestal da Mata do Vimeiro, que terá como objectivo a preservação e valorização daquele espaço onde haverá lugar à investigação, ao lazer ou ainda à educação florestal e ambiental, entre outras, foi apresentado no dia 2 de Abril. Após esta apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, e o presidente da Autoridade Florestal Nacional, Armando Torres, assinaram um protocolo para a criação do Centro de Interpretação e visitaram a Mata Nacional do Vimeiro.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Uma ilha de música e artes a descobrir
Festival “Música em Leiria” regressa a 25
de Maio com Maria João e Mário Laginha
Uma ilha de música e artes a descobrir é o que propõe a 29.ª edição do Festival Música em Leiria (FML), organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), que regressa a 25 de Maio com mais de uma dezena de concertos, a realizar até 2 de Julho. O concerto de abertura decorre, como é já tradição, no Teatro José Lúcio da Silva, e terá como protagonistas Maria João e Mário Laginha. Miguel Sobral Cid, director artístico do Festival Música em Leiria, explica que «a programação de 2011 do Festival “Música em Leiria” é concebida em torno do conceito de ilha, um dos mais prolíferos estímulos do imaginário humano nas mais diversas culturas, sobretudo pela profusão de metáforas que compreende».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Superior de Música de Lisboa
Saxofonista leiriense César Cardoso apresenta CD “Half Step”
O saxofonista leiriense César Cardoso, membro dos Desbundixie e director da Orquestra de Jazz de Leiria, apresenta, no dia 5 de Abril (terça-feira), na Escola Superior de Música de Lisboa o seu disco intitulado “Half Step”. O concerto está inserido no 2º Ciclo de Jazz da ESML, e começa às 18h no Pequeno Auditório. César Cardoso será acompanhado por Bruno Santos – guitarra; Filipe Melo – piano; Nelson Cascais – contrabaixo; e André Sousa Machado - bateria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passagem de modelos em chocolate
Storytailors abrilhantam noite mágica em Óbidos
Os Storytailors abrilhantaram, na noite de 2 de Abril, a Passagem de Modelos de Chocolate, em Óbidos. A conhecida dupla de estilistas nacional apresentou quatro criações, cobertas com “capas” decoradas com chocolate pela equipa técnica do Festival de Óbidos. O evento contou ainda com a participação de 12 alunos do CIVEC - Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção, cujas criações foram a votos pelo júri da passagem de modelos. Desfilaram na passerelle da Praça de Santa Maria, repleta de público, ainda três criações para crianças, também realizadas pelo CIVEC, e dois modelos de bodypainting.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da República escolhe vila da Batalha para apelar à unidade dos portugueses
Cavaco Silva inaugura Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
O Presidente da República inaugurou, no dia 2 de Abril, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, no que constituiu a sua primeira visita oficial a um município no segundo mandato presidencial. Cavaco Silva justificou esta opção com o facto da vila da Batalha ser um símbolo da Independência Nacional e da unidade dos portugueses, factores que voltam hoje a estar em causa, por via do elevado endividamento e da crise política, económica e social em que o País se encontra mergulhado. O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha “procura dar a conhecer a nossa história, desde os primórdios deste território, evidenciando os seus marcos mais significativos até aos nossos dias, deixando ainda uma janela aberta para o futuro.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 1 a 10 de Abril
Tasquinhas de Rio Maior celebra 25 anos
com 10 dias de festa
As Tasquinhas de Rio Maior foram inauguradas no dia 1 de Abril, no Pavilhão Multiusos da cidade, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, e pela presidente da Câmara Municipal, Isaura Morais. Uma edição especial, dado tratar-se do 25º aniversário, que, além das tradicionais tasquinhas, apresenta até 10 de Abril uma exposição empresarial composta por 50 empresas institucionais e comerciais, uma mostra de artesanato contará com 25 stands e uma mostra de doçaria regional, representada por 15 expositores. Consulte aqui o programa das Tasquinhas de Rio Maior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidente da Câmara de Santarém e Embaixador da China visitaram zona industrial de Alcanede
Exportações de pedra calcária da Serra de Aire e Candeeiros crescem 50% para o mercado chinês
Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, o Embaixador da China, Zhang Bei San, acompanhados pelos vereadores da Câmara de Santarém, Luísa Féria, João Leite e Vítor Gaspar, pelo adjunto do presidente da Câmara, Vítor Varejão e pelo administrador da Scalabisport Luís Arrais, juntamente com o presidente da Assimagra, Manuel Simões, por Ricardo Filipe, da Direcção da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, realizaram, no dia 31 de Março, uma visita guiada às pedreiras e fábricas de transformação de calcários na Serra d’Aires e Candeeiros e na zona industrial de Alcanede.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
A crise política
António Carmo
Renovar Portugal – Apostar na Juventude
Pedro Pimpão
Tempo de escolhas
Francisco Louçã
Tempo de exigência
Filipe Matias Santos
Eleições
José Peixoto
Os cortes do financiamento público ao Externato Cooperativo da Benedita
Pedro Guerra
Eleições antecipadas: uma oportunidade de mudança
Ricardo Miguel
Adotas ou não adoptas o novo acordo?
Luís Reis
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o