Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 124 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Para estar concluída em Junho de 2012
Obra de abastecimento de água nas freguesias da Vestiaria, Bárrio e Cela já arrancou
Arrancou no dia 1 de Março a empreitada de Sistema de Adução Municipal de Abastecimento de Água às Freguesias: Vestiaria, Bárrio e Cela. A obra, que está orçada em 2.778.722,81 € + IVA, foi adjudicada à empresa Asibel - Construções S.A, estando prevista a sua conclusão dentro de 15 meses. Trata-se de uma obra de grande dimensão e de um investimento avultado, onde a Câmara Municipal de Alcobaça e os Serviços Municipalizados assumem empenhar fortes esforços financeiros para solucionar os problemas de abastecimento de água nas três freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
De 17 de Março a 3 de Abril
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos dedicado ao património da vila medieval
Património Histórico de Óbidos é o tema escolhido para as Esculturas em chocolate do Festival Internacional de Óbidos, que decorre de 17 de Março a 3 de Abril. O espaço da Valrhona, patrocinador oficial de chocolate, promete encantar e deliciar todos os visitantes do evento que, este ano, está aberto, durante as três semanas, de quinta-feira a domingo. Segundo José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal que organiza o Festival, a exposição de Esculturas “será uma oportunidade para homenagear o Património da Vila, ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Classificação do Castelo como Monumento Nacional, e numa ocasião em que a Misericórdia de Óbidos assinala 500 anos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marginal reúne os foliões
Nazaré espera milhares nas ruas para festejos de Carnaval
Cerca de oito centenas de participantes, 15 carros alegóricos e uma dúzia de bandas infernais vão encher a Marginal de Nazaré de cor e alegria, no próximo domingo, para o desfile de Carnaval. A sátira social, dedicada a temas locais e nacionais, e o imaginário associado a terras distantes no espaço e no tempo, são algumas das fontes de inspiração dos cerca de 40 grupos e brincadeiras participantes nos desfiles de domingo e terça-feira. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas na Marginal da Nazaré, para ver este Carnaval espontâneo e essencialmente popular, onde não há lugar a ritmos importados, escolas de samba, reis oriundos dos programas de televisão da moda ou figurantes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Festival da Irreverência regressa ao Terreiro
de 5 a 7 de Março
Nos dias 5 e 7 de Março, a partir das 22h30, Leiria assinala o Carnaval, com o Festival da Irreverência, que terá lugar no Largo Cândido dos Reis (Terreiro). Para animar esta zona da cidade, a autarquia irá proporcionar aos munícipes um programa muito animado, com música ao vivo e com o tradicional baile de máscaras, em colaboração com Junta de Freguesia de Leiria, Inatel Cultura, Bares do Terreiro e Associação de Defesa do Centro Histórico de Leiria. Deste modo, todos aqueles que aguardam com expectativa o Carnaval poderão assistir, no sábado, dia 5 de Março, à actuação da banda “The Cartel”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Lisboa
Três novos Tigres-brancos nascem no Jardim Zoológico
O Jardim Zoológico de Lisboa festeja o nascimento de três Tigres-brancos, um dos animais mais raros e admirados da Natureza. São duas fêmeas e um macho. Estima-se que existam apenas entre 100 e 130 Tigres-brancos no Planeta e todos eles se encontram sob cuidados humanos. Em Portugal, com o nascimento destas novas crias, podemos agora desfrutar de cinco Tigres-brancos que vivem no Jardim Zoológico. Este acontecimento é mais um reforço do compromisso que o Jardim Zoológico imprime no desempenho diário da conservação das espécies, aumentando o índice de reprodução que já é um dos mais elevados da Europa. Só em 2010 nasceram, no Jardim Zoológico, 113 animais de 47 espécies diferentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a presença do ministro da Justiça, Alberto Martins
Protocolo de criação da cidade judiciária
em Santarém assinado nas Festas de S. José
De 17 a 20 de Março, Santarém vai receber mais uma edição das Festas de S. José, o padroeiro do concelho. O Campo Infante da Câmara será o palco principal destas festas que este ano apresentam um vasto programa que inclui musica, animação, corrida de toiros, gastronomia e religião, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e da Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém. Além das actividades em torno datas da Reconquista Cristã de Santarém (15 de Março) e do Feriado Municipal (19 de Março), que comemora o Dia de S. José, Santo Padroeiro dos Artífices, destaque para os concertos com a cantora Aurea, a divertida banda “Jim Dungo”, a fadista Joana Amendoeira e Herman José, uma festa com música dos anos 80 com o DJ Paulino Coelho, da Rádio Renascença, as actuações de Tunas Académicas e Ranchos Folclóricos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escolas do concelho satisfeitas com a Uniself
Câmara de Alcobaça e pais visitam empresa
de fornecimento de refeições
A UNISELF - Qualidade, Segurança Alimentar e Alimentação Saudável, empresa de catering que fornece mais de 700 refeições diárias em 13 escolas do 1.º ciclo e 8 Jardins-de-infância no Concelho de Alcobaça, lançou o convite à Câmara Municipal de Alcobaça para uma visita à empresa. A autarquia aceitou o convite e estendeu-o a um Encarregado de Educação de cada escola/Jardim-de-Infância e a um representante de cada agrupamento. A comitiva foi composta por 38 representantes do universo escolar do Concelho, acompanhados pela vereadora da Educação, Mónica Baptista, e as duas técnicas de Educação do Município.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal da Nazaré
Autarcas nazarenos preocupados com previsão de redução de médicos no concelho
A Assembleia Municipal da Nazaré está preocupada com a perspectiva de redução, no curto e médio prazo, do número de médicos em serviço no concelho. Aquele órgão aprovou, na sessão do dia 25 de Fevereiro, uma moção que pretende transmitir ao Ministério da Saúde as preocupações dos autarcas relativamente «à previsão de diminuição dos profissionais de saúde». Temem os autarcas que, a verificar-se a diminuição dos recursos humanos, o rácio de número de utentes por médico aumente «exponencialmente, aproximando-se do limite do que estes profissionais consideram ser sustentável do ponto de vista da capacidade e da qualidade do serviço prestado».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Máquina do Tempo relança guarda-roupa histórico
Novos projectos para Tomar apresentados no Convento de Cristo
Hoje, dia 1 de Março comemoram-se 851 anos da fundação do Castelo de Tomar. Integrado nas cerimónias do Dia da Cidade, a Máquina do Tempo, parceria entre o Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira, a Câmara Municipal de Tomar, o Convento de Cristo e o Instituto Politécnico de Tomar, apresenta no Convento de Cristo, às 16h, um conjunto de novos projectos. O guarda-roupa histórico que permite que alunos do 4.º ao 6.º ano conheçam de forma mais próxima o Convento de Cristo e História de Tomar será relançado com um desfile, no sentido de dar a conhecer essa possibilidade a todas as escolas e agrupamentos de escolas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 31 de Dezembro
Câmara Municipal da Marinha Grande tem nova estrutura orgânica
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem uma nova estrutura de organização dos serviços municipais, desde o dia 31 de Dezembro de 2010. O objectivo é incrementar a eficácia e eficiência dos serviços e modernizar os serviços. A nova orgânica foi aprovada pela Câmara Municipal, no âmbito do novo regime jurídico da organização dos serviços das autarquias locais, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 305/2009, de 23 de Outubro, que impunha a reorganização dos serviços municipais até 31 de Dezembro de 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais antiga cooperativa de ensino do País admite que não é viável com actual modelo de financiamento
Externato Cooperativo da Benedita dá 406 mil euros de prejuízo no ano lectivo 2010/2011
O Externato Cooperativo da Benedita foi o principal tema da Assembleia Municipal de Alcobaça do dia 24 de Janeiro. Pedro Guerra, presidente da direcção do Externato e líder da bancada do PSD traçou um cenário sombrio do futuro da instituição fundada em 1964, se não for alterado o modelo de financiamento proposto pelo actual Governo, com cortes de 33% nas verbas atribuídas até aqui. O deputado revelou que já no presente ano lectivo o Externato sofrerá um prejuízo de 406 mil euros, embora a direcção tenha decidido não proceder a cortes nas suas actividades, a bem da estabilidade da comunidade escolar, mas admite que a mais antiga cooperativa de ensino do País não é viável com o actual modelo de financiamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paulo Caldas não aumenta número de vereadores a tempo inteiro
Câmara do Cartaxo concentra pelouros
em três vereadores
Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, vai liderar a área de Desenvolvimento Económico, numa altura em que as áreas empresariais ganham relevo e os fundos do QREN e da Administração Central se revelam uma alavanca fundamental para os principais investimentos no concelho. Mantém a Divisão de Finanças e os Gabinetes de Assuntos Jurídicos, de Imagem e Comunicação, Controlo de Gestão, Órgãos Autárquicos, Projectos Estratégicos e Especiais e Serviço ao Cidadão e Entidades Externas. Por sua vez, Paulo Varanda assume Juventude e mantém Áreas Sociais e Operacionais enquanto Pedro Gil reforça competências com Gestão das Colectividades e Área de Desenvolvimento Ambiental.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Anton Tchékhov
Peça "O Canto do Cisne" regressa a Leiria
O Nariz - Teatro de Grupo apresenta, no dia 10 de Março (quinta-feira) às 21h30, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a peça "O Canto do Cisne", de Anton Tchékhov. Dois actores, uma sala de teatro desnudada, 15 projectores, uma mesa de luz e uma simples aparelhagem com leitor de CDs, ajudam a situar o encontro - (fora de horas) de dois ratos do teatro - um ponto e um actor - numa exposição cruel da vida de dois fazedores de teatro. Duas personagens capazes de puxar pelo talento e despertar os grandes papéis que interpretaram ao longo do tempo num ritmo estonteante, em tom trágico - cómico em que todo o trabalho técnico (som e luz) é da responsabilidade dos actores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois de ter sido omitido em 2007
Turismo religioso vai passar a integrar
o Plano Estratégico Nacional do Turismo
Foi apresentado, no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, o documento “Plano Estratégico Nacional do Turismo – Propostas para a Revisão no Horizonte 2015 – Versão 2.0”. Trata-se de um documento que pretende servir de base à revisão do PENT, apresentado em 2007. Nesta proposta, destaque para a inclusão no âmbito da “estratégia de produtos”, do produto “Touring – Turismo Cultural e Religioso”, considerado um produto em desenvolvimento na Região de Lisboa e um produto prioritário no Pólo de Desenvolvimento Turístico Leiria-Fátima.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
1.ª da Europa e 2.ª do Mundo
Ericeira considerada Reserva Mundial de Surf
A Ericeira é a 1.ª Reserva de Surf da Europa e a 2.ª do Mundo, reconhecida oficialmente pela organização norte-americana Save the Waves Coalition, que salienta a excelência das características naturais oferecidas para a prática desta modalidade desportiva.A faixa costeira agora reconhecida Reserva Mundial de Surf integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se desde a Praia da Empa, na Freguesia da Ericeira, à Praia de S. Lourenço, na Freguesia de Santo Isidoro. São sete ondas de classe mundial num espaço de 4 Km: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e S. Lourenço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
BTL – Feira Internacional de Turismo
Município de Alcobaça recebe Menção Honrosa para o maior evento do concelho
O Município de Alcobaça recebeu, no dia 24 de Fevereiro, durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Turismo de Portugal 2010, na BTL – Feira Internacional de Turismo, uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Evento de 2010 para a “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.” Presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, a cerimónia teve como finalidade premiar os melhores projectos nas mais diversas categorias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Feira espera a presença de 35 mil visitantes
Encontro de profissionais da panificação
na Exposalão combate desperdício alimentar
Evitar o desperdício dos alimentos, entregando os pães e bolos produzidos ao longo de cada dia a instituições de solidariedade social, foi a decisão dos organizadores da Tecnipão. A realizar na Exposalão, Batalha, entre 25 e 28 de Fevereiro, a Tecnipão conta com 180 expositores e é a única feira nacional dedicada exclusivamente ao sector da panificação, pastelaria e confeitaria, apresentando as mais recentes inovações em máquinas, equipamentos e matérias-primas. São esperados cerca de 35 mil visitantes aos pavilhões da Exposalão, lugar onde decorrerá igualmente todo um programa de animação incluindo demonstrações ao vivo num ambiente de fabrico que incluirá padeiros e pasteleiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carnaval do Cadaval conta com desfiles, baile e revista à portuguesa
Grupo Gente Gira estreia a 4 de Março revista
«É de miar a rir!»
O Carnaval do Cadaval sai à rua de 4 a 8 de Março, estando abertas as inscrições para a participação de grupos de foliões nos corsos carnavalescos. O programa inclui ainda o habitual desfile infantil e a estreia da revista «É de miar a rir!», a cargo do Grupo Gente Gira, no dia 4 de Março pelas 21h30, no Cine-Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, que contará com um total de trinta elementos em palco. Carlos Mendonça, figurinista vencedor das últimas marchas de Lisboa, assina este ano não apenas os figurinos, como também a encenação e os textos, que serão integralmente inéditos. A autoria musical cabe a Carlos Dionísio, a cenografia a Vítor Nogueira, cabendo a coreografia, uma vez mais, a João Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Maria Cavaco Silva preside este domingo
a cerimónia de evocação do poeta Ruy Belo
A “Primeira-Dama” será a figura de destaque nas cerimónias de evocação de Ruy Belo que a Câmara Municipal de Rio Maior e a Junta de Freguesia de S. João da Ribeira organizam no dia em que o poeta faria 78 anos. Com efeito, no domingo, dia 27 de Fevereiro, Maria Cavaco Silva estará presente na inauguração de um busto bem como na romagem anual ao cemitério de S. João da Ribeira onde jazem os restos mortais do mais representativo poeta português da segunda metade do século XX. Consulte aqui o programa oficial.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
O único canal de TV do mundo totalmente produzido por marionetas
S.A.Marionetas TV inicia emissões em Março
A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos, apresenta o novo canal de TV, “S.A.Marionetas TV”, o único canal de TV do mundo totalmente produzido por marionetas. As emissões terão início no mês de Março de 2011 e vai ser um canal onde as marionetas serão os principais interlocutores. Esteja atento, os estúdios da S.A.MARIONETAS TV estão sempre a trabalhar para o surpreender com os programas e notícias mais inacreditáveis do mundo das marionetas e não só. Se não quer perder nenhuma emissão, o grupo sugeres que se inscreva na newsletter da S.A.Marionetas e receberá na sua caixa de correio em primeira mão as emissões da S.A.Marionetas TV.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Média europeia é de 71%
Apenas 51% dos jovens portugueses têm carro
França é o país da Europa com maior número de jovens que são proprietários do seu automóvel: 71% contra uma média de 59%. Portugal surge abaixo da média europeia, com apenas 51%. Outra das tendências entre os jovens europeus é a consulta do mercado de usados: 63% dos indivíduos com menos de 30 anos que adquiriram carro, optaram por um automóvel usado. São novos dados revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que nesta 5.ª edição analisa o comportamento de compra dos jovens europeus no mercado automóvel.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Resultados serão conhecidos daqui a seis meses
Mohave Oil & Gas realiza testes sísmicos
à procura de petróleo no concelho Alcobaça
A empresa americana Mohave Oil & Gas Corporation encontra-se até ao final do mês de Março a efectuar pesquisas geofísicas no concelho de Alcobaça para determinar a geometria do subsolo através da elaboração de uma cartografia. Estes estudos são segundo Rui Vieira, geólogo da empresa, “um meio complementar de diagnóstico” que irá permitir entre outras coisas averiguar se existe ou não petróleo ou gás no concelho de Alcobaça. Estes estudos vêm no seguimento dos que a empresa efectuou no final de 2010 nos concelhos de Mafra e Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Prémios Portugal Trade Awards 2011
Óbidos vence categoria de “Melhor Município
do País para o Turismo”
Óbidos venceu o Prémio de Melhor Município para o Turismo, no âmbito do “Portugal Trade Awards 2011”. A cerimónia da entrega do troféu aconteceu ontem, quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, no Parque das Nações, em Lisboa, no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL. O Prémio foi entregue no decorrer de um jantar de gala, que decorreu, ontem à noite, e no qual estiveram os 450 principais empresários do Turismo em Portugal. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Turismo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Associação Alcobacense de Farmingville entrega cadeira de rodas a munícipe do Vimeiro
Este sábado, 26 de Fevereiro, pelas 11h, irá decorrer a cerimónia de entrega de uma cadeira de rodas eléctrica à munícipe da Freguesia do Vimeiro, Maria da Conceição Mendes. Esta é mais uma iniciativa resultante da festa anual da Associação Regional Alcobacense de Farmingville, nos Estados Unidos da América. Uma organização que tem como objectivo angariar fundos para causas sociais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça recebe Menção Honrosa em “Eventos”
Prémios Turismo de Portugal distinguem melhores projectos turísticos de 2010
Oito projectos turísticos públicos e privados e uma personalidade viram hoje reconhecido o seu contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante 2010, recebendo a distinção máxima do Turismo de Portugal numa cerimónia realizada na BTL – Feira Internacional de Lisboa e presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Além dos projectos vencedores, a sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal atribuiu ainda 11 menções honrosas, destacando empreendimentos turísticos, equipamentos culturais, eventos de animação, monumentos e espaços públicos entre 147 candidatos de todo o País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 a 26 de Fevereiro
Vaivém Oceanário visita Porto de Mós
O Vaivém Oceanário - Educação Ambiental em Movimento já se encontra em Porto de Mós, na Praça Arménio Marques, junto ao cine-teatro, desde o dia 23 de Fevereiro, e permanecerá na vila até ao dia 26 de Fevereiro (sábado). O projecto, organizado pelo Oceanário de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Porto de Mós e com o apoio da Rádio Renascença, tem como principal objectivo alertar a comunidade escolar, e público em geral, para as questões ambientais, através da abordagem de temáticas relacionadas com o conceito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a entrega de uma nova embarcação
Ministério do Ambiente combate pesca ilegal
no distrito de Santarém
A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, entregou uma embarcação para fiscalização da pesca ilegal, essencialmente do meixão, ao SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, numa cerimónia que decorreu no dia 23 de Fevereiro de 2011, na Câmara Municipal de Almeirim. Esta embarcação, que irá actuar no rio Tejo, nos concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos, e no Rio Sorraia, em Coruche, vai reforçar o combate à utilização de todas as artes de pesca ilegais e contribuir para a preservação da biodiversidade permitindo a recuperação dos ecossistemas. A governadora civil acompanhou a entrega do equipamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
António Carrapatoso livro “Desatar o Nó – Reflexões e Propostas para Portugal”
A Livraria Arquivo e a Nerlei apresentam, no dia 1 de Março ( terça-feira) às 18h, no Edificio Nerlei ( Av. Bernardo Pimenta, Leiria), o livro “Desatar o Nó – Reflexões e Propostas para Portugal”, de António Carrapatoso. Muitos fazem diagnósticos, António Carrapatoso apresenta soluções. É isto que distingue Desatar o Nó da maioria dos livros publicados nos últimos tempos sobre as várias crises com que Portugal tem sido confrontado: crise financeira, crise económica, crise do Estado Social, crise do Estado de Direito, crise do sistema político, crise de valores e porventura a mais funesta crise de confiança. Sobre todas elas António Carrapatoso se pronuncia e para cada uma propõe saídas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alterações facilitam licenciamento de empresas
Câmara de Leiria aprova alteração do PDM
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, no dia 23 de Fevereiro por unanimidade, a proposta de alteração ao regulamento do Plano Director Municipal (PDM), que será submetida a discussão pública, por um período de 30 dias, contados a partir do 5º dia útil a seguir à publicação do aviso em Diário da República. Esta medida irá permitir legalizar as empresas que se encontram em situação irregular e possibilitar a sua ampliação e, desta forma, proteger o tecido empresarial e apoiar o desenvolvimento económico do concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo visita obras dos centros escolares do concelho
Câmara de Ourém conclui no próximo ano obras de sete centros escolares
O Executivo municipal de Ourém visitou na manhã de 22 de Fevereiro as obras dos Centros Escolares Beato Nuno e Cova da Iria, em Fátima; Centro Escolar de Ourém – Caridade e Centro Escolar de Nossa Senhora das Misericórdias - Vilar dos Prazeres, cuja entrada em funcionamento está prevista para o início do ano lectivo 2011/2012. O município de Ourém tem ainda em início de construção mais três centros escolares: Freixianda, Ourém Nascente e Olival, que irão estar concluídos para o início do ano lectivo 2012/2013.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara de Ourém renova protocolo com a GNR
Fátima vai reforçar colocação de câmaras
de vigilância
A renovação do Protocolo de Cooperação tendente à Coordenação e Utilização do Sistema de Controlo da Mobilidade na Cova da Iria, cidade de Fátima, foi assinado no dia 21 de Fevereiro, por Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém e pelo tenente-general Newton Parreira, Comandante Geral da GNR, em representação da Guarda Nacional Republicana. Paulo Fonseca sublinhou a parceria existente entre o Município e a GNR, “uma parceria activa de colaboração que se pretende alargar, nomeadamente, após as obras de requalificação da avenida, acrescentando equipamentos de vigilância, estando prevista a colocação de câmaras de vigilância também no novo túnel.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria do Professor Luís Graça
Trilogia de Gualdim Pais apresentada em Tomar
A apresentação da Trilogia de Gualdim Pais teve lugar no dia 19 de Fevereiro, na Galeria Templários - Welcome Center do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, delegação de Tomar. “Estas três publicações tratam do mesmo homem, de um herói e da sua complexidade enquanto pessoa, um Gualdim mitificado, perdido no tempo, num tempo do qual não existe documentação, disse Luís Graça, tomarense e Professor da Universidade Católica. Recorde-se que D. Gualdim Pais (1118 - 1195) foi um cruzado português, fundador da cidade de Tomar e cavaleiro de D. Afonso Henriques. Mandou construir o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), que se tornou o Quartel-General dos Templários no País. Também fundou os Castelos de Almourol, Idanha, Ceras, Monsanto e Pombal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Inês Bernardo é residente em Leiria
Teatro José Lúcio da Silva apoia cantora concorrente ao Festival da Canção 2011
O Teatro José Lúcio da Silva assume papel de incubadora nos ensaios finais da leiriense Inês Bernardo, concorrente à 47ª edição do Festival da Canção – RTP. Assim, a cantora poderá ensaiar nos próximos dias 21, 22, 28 de Fevereiro e 1 de Março no palco deste teatro. Inês Bernardo, residente em Maceira - Leiria, apresentar-se-á, na Gala Final do dia 5 de Março, no Teatro Camões, em Lisboa, com o tema "Deixa o meu coração", com letra e música dos também leirienses Joana Ferraz e Leonel Moteiro, respectivamente. Entre os doze finalistas encontram-se alguns nomes já conhecidos, como Henrique Feist, Wanda Stuart e Nuno Norte. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, a ter lugar em Dusseldorf, na Alemanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Templo judaico é o mais antigo de Portugal
Sinagoga de Tomar excluída do grupo de fundadores da Rede de Judiarias de Portugal
A última reunião dos potenciais membros fundadores da Rede de Judiarias de Portugal, com vista à aprovação dos estatutos e à marcação da escritura pública de constituição, vai realizar-se na Covilhã, nesta segunda-feira, dia 28 de Fevereiro. A Delegação de Tomar da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo estranha que, entre os sócios fundadores, não se encontre o Município de Tomar, porque a Sinagoga de Tomar é a mais antiga de Portugal e que mantém os traços originais que remontam ao séc. XV. Um dos fundadores da Associação será a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo que está representada pelo seu vice-presidente executivo, Manuel de Faria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para modernizar e desburocratizar
Câmara Municipal da Marinha Grande aderiu ao Simplex Autárquico
A Câmara Municipal da Marinha Grande aderiu ao Simplex Autárquico 2010/2011, programa orientado para a simplificação de procedimentos administrativos, com vista a facilitar a vida dos cidadãos, modernizar a administração e reduzir os custos de contexto que sobrecarregam as actividades económicas. Este programa tem em vista, essencialmente, dar visibilidade às medidas tomadas pelo Município no sentido de facilitar a vida aos cidadãos e às empresas, através da desburocratização de procedimentos administrativos e consequente diminuição de custos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No concelho da Nazaré
Bloco de Esquerda denuncia existência
de esgotos a céu aberto na Pederneira
De acordo com denúncias de populares, em urbanizações junto ao Caminho Real da Pederneira, concelho da Nazaré, existem esgotos a céu aberto que estão a provocar maus cheiros e a poluir o solo, constituindo um atentado à saúde pública. O Bloco de Esquerda, através dos deputados Rita Calvário e Heitor de Sousa, considera que perante este atentado ambiental urge uma acção por parte da autarquia e, em especial, dos serviços de inspecção do Ministério do Ambiente para identificar responsáveis e garantir que os esgotos sejam encaminhados para sistemas de tratamento adequados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
CTT lançam selo alusivo à Festa dos Tabuleiros
A Festa dos Tabuleiros vai figurar num selo dos correios. Com um valor facial de 0,32 €, o selo integra-se na emissão filatélica “Festas Tradicionais Portuguesas” na companhia do S. João do Porto, do Carnaval de Loulé e da Festa da Flor da Madeira. O lançamento oficial decorrerá às 10 horas da manhã, no dia 21 de Fevereiro, na estação dos Correios de Tomar, junto ao Mouchão, com a presença de responsáveis dos CTT e da Comissão da Festa. Ao longo do dia, quem quiser conhecer a série e estiver interessado na aposição do carimbo de primeiro dia poderá visitar esta estação e a dos Templários, na Rua de Coimbra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apresentação dos resultados do Choose Portugal 2010
NERLEI realiza seminário sobre apoios
à exportação e internacionalização
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria vai realizar no dia 24 de Fevereiro (quinta-feira), pelas 14h30, nas suas instalações, em Leiria, um seminário subordinado ao tema “Apoios Financeiros à Exportação e Internacionalização”. O principal objectivo deste seminário é dotar os participantes de informação útil e actualizada sobre os diversos apoios financeiros actualmente existentes para a internacionalização das empresas nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intitulado “Carapau com Batatas”
Acordeonistas Rodrigo e Teresa Maurício apresentam novo álbum na Lourinhã
Apoiado pelo Município da Lourinhã, o espectáculo de apresentação do novo trabalho dos acordeonistas Rodrigo e Teresa Maurício terá lugar no dia 25 de Fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar – sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL). De entrada livre, este concerto da dupla de irmãos dará a conhecer o álbum “Carapau com Batatas”, cujo nome evoca as “patuscadas” que experienciaram com o pai. Nesta celebração musical, Rodrigo e Teresa Maurício convidaram vários artistas e amigos, como Carlos Pedro Alves, Manuel Luís Anastácio, Mónica Severino e as duplas Nelson Marto & Leonel Rodrigues e João Costa & Mário Paulo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através dos deputados Paulo Batista Santos e Duarte Pacheco
Deputados do PSD reclamam esclarecimentos do Governo sobre regime fiscal das microentidades
Os parlamentares do PSD dirigiram uma pergunta ao ministro das Finanças no sentido de obter esclarecimentos sobre a regulamentação da Lei n.º 35/2010, de 2 de Setembro, que institui um regime especial simplificado das normas e informações contabilísticas em vigor, aplicáveis às Microentidades. Recorde-se que trata-se de uma iniciativa legislativa da Assembleia da República e que mereceu um forte apoio do PSD, promovendo, no essencial, um novo regime contabilístico para as designadas microentidades (empresas com um volume de negócios anual inferior a 500 mil euros; uma média até 5 trabalhadores por ano; e o total do balanço não supere os 500 mil euros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova tartaruga é o género mais antigo conhecido na Europa
Tartaruga com 145 milhões de anos descoberta em Torres Vedras
A mais antiga tartaruga de água doce que se conhece na Europa foi descoberta no Jurássico superior de Torres Vedras, pela equipa do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da ALT-Sociedade de História Natural. O registo de tartarugas do Jurássico Superior português é muito abundante e apenas agora começou a ser devidamente estudado. A revista Journal of Vertebrate Paleontology publica um estudo sobre a Selenemys lusitanica, um novo género e nova espécie de tartaruga que viveu no final do Kimmeridgiano (145 Milhões de anos) e descoberta durante a escavação paleontológica de um dinossauro, em 2003, na Praia de Santa Rita.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 23 de Fevereiro
Francisco Louçã desloca-se a Leiria para esclarecer objectivos da Moção de Censura
Francisco Louçã estará em Leiria nesta quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, no Ateneu Desportivo de Leiria, para tirar todas as dúvidas sobre a Moção de Censura apresentada pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República. O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda presidirá a uma sessão pública às 21h30 no salão nobre do Ateneu Desportivo de Leiria. No entanto, o dia político começará logo às 17h30 na Praça Rodrigues Lobo, com o Jogo da Glória/FMI.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
2.ª edição Folia & Algazarra dedicada à 7.ª Arte
Depois do sucesso da 1.ª edição, a Câmara Municipal de Alcobaça volta a apostar no Carnaval na cidade, com a promoção da tenda gigante na zona envolvente ao Mosteiro. A 2.ª edição do Folia&Algazarra é dedicada à 7.ª Arte, o Cinema, e decorre de 3 a 9 de Março. O desafio será inspirar os foliões a produzirem disfarces baseados em personagens, filmes, épocas ou estilos cinematográficos vários. A decoração da tenda ficará a cargo do Município. Os destaques deste ano serão o LIVE ACT dos Engenheiros do Samba durante o sábado e o domingo, bem como o Carnaval Sénior na quinta-feira, dia 3. A Autarquia promove ainda o Carnaval pelo Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorreu entre 11 e 15 de Fevereiro em Frankfurt
26 empresas que participaram com a NERLEI na feira Ambiente voltam optimistas da Alemanha
As 26 empresas portuguesas que integraram o grupo que participou na feira Ambiente com a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria voltaram optimistas. Registo de encomendas no decorrer do certame, o regresso de clientes que nos últimos anos tinham optado por produtos asiáticos e boas perspectivas em relação à diversificação de mercados são alguns dos motivos que estão na origem da avaliação positiva que estas empresas fazem da presença na feira, que decorreu entre 11 e 15 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha, sendo esperados resultados mais favoráveis do que os obtidos em edições anteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos restaurantes de Abrantes, Constância e Sardoal
Associação TAGUS promove azeites da região em 13 restaurantes do Ribatejo
Começou no dia 18 de Fevereiro, e vai até à Páscoa (dia 24 de Abril), a acção promocional que tem o objectivo de promover e valorizar os azeites produzidos no Ribatejo Interior, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com cinco produtores e 13 restaurantes aderentes. Designada por “Azeites da nossa Terra”, esta iniciativa pretende levar às mesas dos restaurantes cinco garrafas de 500 ml de azeite da variedade virgem extra.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Leiria
Casa-Museu João Soares acolhe Curso de Motivação e Gestão de Equipas das IPSS
O Projecto Intervir irá organizar, nos dias 26 de Fevereiro e 5 de Março, na Casa-Museu João Soares, nas Cortes, Leiria, a acção de formação "Curso de Motivação e Gestão de Equipas nas Organizações da Economia Social". A Formação, dirigida a dirigentes de IPSS´s, associações, fundações, directores técnicos, directores pedagógicos, li­cenciados e outros técnicos das áreas de intervenção social, responsáveis de equipas, psicól­ogos, professores, educadores, etc., irá decorrer nos seguintes horários: das 9h30 às 18h30 - total: 16 horas (8+8).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por não haver resposta nas Caldas
Hospital de Alcobaça reencaminha cada vez mais doentes para Lisboa
O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira deixou de reencaminhar os casos mais graves para o Hospital de Santo André, em Leiria e passou a enviar os doentes para o Hospital das Caldas da Rainha. Contudo, esta unidade hospitalar, que passou a servir o dobro dos utentes com a sua integração no Centro Hospitalar Oeste Norte, não tem capacidade de resposta para acolher todos os doentes, que cada vez mais são reencaminhados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a 120 quilómetros de distância. O assunto foi abordado na reunião da Câmara Municipal de Alcobaça de 14 de Fevereiro e motivou indignação dos autarcas presentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Zona central e antiga da vila cadavalense alvo de intervenção
Operação “QualificaCadaval” concluída em Abril
No âmbito da Operação “QualificaCadaval”, encontram-se em avançada fase de execução, na vila cadavalense, as obras de requalificação da Praça da República, Jardim Infante D. Henrique e Largo D. Nuno Álvares Pereira, esperando-se que fiquem concluídas durante o primeiro quadrimestre de 2011. As três referidas obras bem como a renovação urbana da Avenida dos Bombeiros (a qual o município prevê que possa avançar ainda este ano) representam um investimento total de mais de 880 mil euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de cerca de 696 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde Janeiro
Câmara de Alcobaça lança serviço educativo
no Museu Raul da Bernarda
Para além da exposição temporária: "Os Trajes do Rancho do Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça" (espólio doado à Câmara Municipal de Alcobaça) e também da Colecção de Cerâmica da Fábrica Raul da Bernarda (exposição permanente), o Museu ganha agora a vertente de Serviço Educativo. Depois de avaliado o sucesso da iniciativa e o interesse demonstrado pelos visitantes, a Câmara Municipal de Alcobaça quer desafiar as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e ATL’s a conhecerem este espólio tão rico em tradição e história. A primeira visita no âmbito do Serviço Educativo ocorreu no dia 20 de Janeiro de 2011, dia em que se comemorou os seis meses da reabertura do espaço ao público, contando com a presença da Escola João de Deus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Batalha
Centro de Interpretação das Grutas da Moeda organiza encontro científico sobre morcegos
No âmbito da celebração dos Anos do Morcego que se assinalam ao longo de 2011 e 2012, o Centro de Interpretação Científico – Ambiental das Grutas da Moeda, em S. Mamede, no Concelho da Batalha, realiza no dia 26 de Fevereiro, o 1.º “Encontro Científico em Meio Cavernícola – Os Morcegos e seus Habitats”. A iniciativa conta com os apoios do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e do Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cidade ganha nova praça
Almonda Parque concluído no início de Março
«Esta é a maior praça de Torres Novas». Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, caracterizou a cobertura do Almonda Parque, que servirá como espaço público e que poderá acolher eventos como a Feira dos Frutos Secos. Numa visita de acompanhamento à obra realizada na manhã de dia 10 de Fevereiro foi possível verificar o estado avançado dos trabalhos, estando a conclusão do parque prevista para o dia 8 de Março. Para além do estacionamento criado, este parque foi desenvolvido de forma a configurar um novo arruamento da cidade, através de uma ligação entre a zona da central de camionagem e a Rua Alexandre Herculano, em pleno centro histórico.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
QREN comparticipa num investimento global de 10 milhões de euros
Pombal integra Rede Urbana de Competitividade e Inovação dos Castelos Medievais do Mondego
O Município de Pombal é um dos parceiros da Rede Urbana de Competitividade e a Inovação dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego (RUCMMM), constituída pelas cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal, e pelas vilas da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure, cujas características e história comuns determinaram a sua vontade de abraçar este desafio de apropriação e valorização territorial e estímulo a uma nova economia. A Recuperação e Musealização da Torre de Menagem do Castelo de Pombal, o Equipamento de Apoio ao Visitante com Sala de Projecções e Área de Venda, a Sonorização do Castelo e o Levantamento, Recuperação e Musealização da Torre do Relógio Velho fazem parte dos projectos de participação de Pombal nesta rede.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Município adjudica construção do Borboletário
e Centro Escolar de Constância
O Município de Constância vai proceder no dia 18 de Fevereiro, às 17h, à assinatura dos contratos com a empresa Imoconstância, para execução do Borboletário e do Centro Escolar de Constância, um acto público, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A realização das duas obras implica um investimento de aproximadamente dois milhões de euros – 500 mil euros para o Borboletário e 1,5 milhões de euros para o Centro Escolar de Constância – projectos que contam com uma taxa de financiamento do QREN de aproximadamente 80%. Recorde-se que o Borboletário será construído no Parque Ambiental de Santa Margarida e o Centro Escolar de Constância junto à Escola EB 2.3/S Luís de Camões.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do roteiro da visita constaram vários temas que preocupam a autarquia
Governador Civil de Leiria visitou o Bombarral
José Humberto Paiva de Carvalho, governador civil do Distrito de Leria, esteve no Bombarral no dia 11 de Fevereiro, numa visita em que teve oportunidade de se inteirar de alguns dos anseios da autarquia bombarralense. As antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha, o futuro parque temático e de diversões, investimento composto por capitais ingleses, a visita “simbólica” à estação de caminhos-de-ferro e à Linha do Oeste, o Teatro Eduardo Brazão, “uma verdadeira jóia do nosso património cultural” e a Quinta do Sanguinhal foram os locais eleitos para a visita do representante do Governo no distrito de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Gabinete de Apoio ao Empreendedor já atraiu mais de 100 “futuros empresários”
Desde a abertura oficial do novo espaço, no dia 20 de Agosto de 2010, o GAE - Gabinete de Apoio ao Empreendedor aumentou significativamente o número de atendimentos diários. Segundo a Câmara Municipal de Alcobaça, o balanço é positivo, mais de uma centena de atendimentos presenciais. Segundo os dados obtidos pelo Gabinete, os motivos de procura do gabinete prendem-se com:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Coro dos Pequenos Cantores de São Francisco actua na Igreja N. Sra. Jesus do Sítio
O Coro dos Pequenos Cantores de São Francisco interpreta, no dia 19 de Fevereiro (sábado), às 16h15, na Igreja N. Sra. Jesus do Sítio (Igreja do Hospital), em Santarém, a Missa Vespertina Cantada – Dom VII Tempo Comum. O espectáculo conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, que apadrinhou a criação deste grupo coral infantil, na melhor tradição europeia, onde é habitual a existência destas formações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo espanhol está presente em 1200 municípios e presta serviço a mais de 27 milhões de pessoas
Empresa Cartágua-Águas do Cartaxo promete investimento e água mais barata do País
A Cartágua – Águas do Cartaxo S.A., empresa responsável pela Gestão e Exploração dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais do concelho do Cartaxo foi apresentada publicamente no dia 14 de Fevereiro, no Centro Cultural do Cartaxo. A Cartágua é participada a 60% pela Aquália e a 40% pela Lena Ambiente – Gestão de Resíduos S.A. (Grupo Lena). O contrato de concessão da Gestão e Exploração dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais, entre o Município do Cartaxo e a Cartágua, foi assinado a 18 de Março de 2010 e desde o mês de Outubro que a Cartágua desenvolve actividade efectiva no concelho do Cartaxo, enquanto gestora do serviço de águas e saneamento.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
Na área dos Recursos Humanos
Vice-presidente da Câmara de Rio Maior presta esclarecimentos sobre Concursos
O vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Frazão, convocou uma conferência de imprensa subordinada ao tema “Procedimentos Concursais”, para esclarecer a opinião pública e os munícipes relativamente a algumas questões na área dos Recursos Humanos da Autarquia. A sessão de esclarecimento decorreu no dia 15 de Fevereiro, na sala de reuniões dos Paços do Concelho, na qual também estiveram presentes a vereadora da Educação, Sara Fragoso, e a chefe de Divisão da Unidade Administrativa e Recursos Humanos, Lurdes Violante. Carlos Frazão, que detém o Pelouro dos Recursos Humanos, abordou diversos assuntos relacionados com a área, começando por falar sobre a nova Organização e Estrutura dos Serviços Municipais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Carnaval no Rio” terá formato nocturno
Desfile de Carnaval regressa a Rio Maior
38 anos depois
O Município de Rio Maior, com a colaboração das Juntas de Freguesia, em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e com a participação das Associações, Colectividades e entidades particulares do Concelho organiza este ano o “Carnaval no Rio”. Com tema livre, o carnaval, que já não se comemora nesta cidade desde 1973, consiste num desfile nocturno, a realizar no dia 5 de Março, no centro da cidade de Rio Maior. A autarquia decidiu marcar o desfile para este dia para que não colida com os desfiles de carnaval da Asseiceira e da Benedita, uma vez que um dos objectivos “é dinamizar o comércio local e tradicional da cidade.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 19 de Fevereiro
Campeonato Nacional de Marcha em Estrada: atletas preparam Jogos Olímpicos na Batalha
A vila da Batalha recebe no dia 19 de Fevereiro, os melhores marchadores portugueses que irão participar no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada. A competição é organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Câmara Municipal da Batalha e pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, sendo o programa enriquecido pelo XIX Torneio Marchador Jovem “Raquel Carvalho” (infantis e iniciados). Uma oportunidade para muitos atletas tentarem os mínimos para os Jogos Olímpicos de 2012 e para os Campeonatos do Mundo deste ano, além da Taça da Europa em Maio de 2011, em Olhão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 19 de Fevereiro a 8 de Março
Santarém recebe o Festival do Magusto
O concelho de Santarém recebe, de 19 de Fevereiro a 8 de Março, mais uma edição do Festival do Magusto, iniciativa integrada no Festival Sabores & Saberes. Feito à base de couves, feijão, broa e azeite, o magusto pode ser acompanhado com bacalhau assado, alheira, solha, nacos de vitela, carne de alguidar, carapauzinhos fritos, entrecosto frito, rojões e sável entre muitos outros. A não perder em 15 restaurantes do concelho de Santarém, numa organização da empresa municipal Cul.Tur.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição permanece na Biblioteca Municipal até 31 de Março
Livraria Som da Tinta recordada em Ourém
“Valeu a pena.” As palavras são de Sérgio Ribeiro e espelham o sentimento que se viveu na inauguração da exposição “Memórias do Som da Tinta” que decorreu este sábado na Biblioteca Municipal de Ourém e que proporcionou o reencontro dos antigos sócios e amigos desta livraria/editora oureense. Ao longo de duas horas foram recordados cerca de 30 “acontecimentos marcantes na vida e história de Ourém”. José Saramago, Mia Couto, Galopim de Carvalho, Carlos André, Sérgio Godinho, José Casanova, Pedro Namora, Carlos Alberto Moniz e Júlio Machado Vaz foram algumas das figuras que ao longo dos sete anos de existência marcaram a agenda deste espaço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Até final de Março
Academia de Dança de Alcobaça lança campanha de inscrições para Cursos Livres de Dança
A Academia de Dança de Alcobaça (ADA), designação dada aos Cursos de Dança da Academia de Música de Alcobaça (AMA), reconhecidos pelo Ministério da Educação como cursos oficiais, mantém abertas as inscrições para alguns dos seus Cursos Livres de Dança (a partir dos 3 anos) numa campanha que dura até ao próximo mês de Março. Durante o actual ano lectivo, esta será a última oportunidade de integrar as modalidades de Ballet, Dança Contemporânea, Hip-Hop e Sapateado, destinando-se os Cursos Livres a todos aqueles que pretendem ter contacto com diversas áreas da dança, além de uma formação complementar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Saúde de Alenquer e extensões
Câmara Municipal de Alenquer manifesta preocupação com falta de médicos
Como é do conhecimento comum, o Centro de Saúde de Alenquer e as suas respectivas extensões (Abrigada, Carregado, Merceana, Olhalvo e Santana da Carnota) têm apresentado problemas sistémicos e funcionais que têm prejudicado o seu normal funcionamento e que afectam a qualidade dos serviços prestados. Apesar de não ser da sua responsabilidade, o Executivo municipal, nas pessoas do seu presidente e da sua vereadora da saúde e através dos serviços adstritos têm mantido um contacto estreito e contínuo com as entidades competentes envolvidas (Centro de Saúde de Alenquer, Unidade de Cuidados da Comunidade, Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste II e ARS-LVT), pugnando junto das mesmas para que este problema seja definitivamente resolvido da maneira mais célere possível.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarca irá estar afastado da autarquia durante alguns dias
Presidente da Câmara Municipal de Leiria sofre acidente de viação
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, sofreu um acidente de viação no domingo, por volta das 11 horas, quando se deslocava da Batalha para os Pousos, onde ia participar em diversos eventos. O despiste não envolveu mais nenhuma viatura e o presidente da autarquia não ficou com qualquer ferimento. Em função disso, Raul Castro irá ficar afastado da autarquia durante alguns dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Catedrático de História doou 30 mil obras da sua biblioteca
Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Câmara de Santarém assinam protocolo
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, o protocolo com o Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, decorrente do professor Joaquim Veríssimo Serrão ter doado ao município de Santarém, em 25 de Setembro de 2009, a sua biblioteca pessoal, num total de cerca de 30 mil obras. O Executivo aprovou também a abertura do concurso público para a contratação da “Remodelação da EN 3-5 Eixo estruturante da Estrada da Estação” e o pedido de isenção de taxa, no âmbito do programa “Urbhis Renovação”, que visa impulsionar a dinamização de operações de reabilitação, avançando com a recuperação exterior dos edifícios devolutos, nomeadamente em fachadas e telhados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém recebe investimento de 2,5 milhões de euros
Ministério da Cultura cria “Rota das Catedrais” para requalificar catedrais portuguesas
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, assinou, no dia 14 de Fevereiro, com a Câmara Municipal Santarém e a Conferência Episcopal Portuguesa, o protocolo “Rota das Catedrais em Santarém”. O investimento em Santarém será de 2,5 milhões de euros, sendo as principais obras efectuadas na catedral da cidade, mas também as igrejas de Santa Clara, Santa Iria da Ribeira de Santarém e da Alcáçova, serão alvo de intervenções. “A Rota das Catedrais” é um projecto desenvolvido pelo Ministério da Cultura com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que constitui uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural e turística, quer em termos nacionais, quer internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marca reforça rede comercial
CIN abre duas novas lojas na região Oeste
Mafra e Torres Vedras já abriram as portas das novas lojas CIN. Com estas duas aberturas, a marca líder no sector de tintas e vernizes, alarga a sua rede comercial e reforça a presença na região Oeste do País. Este é mais um passo dado pela CIN de aproximação ao consumidor final, que aqui pode encontrar um atendimento eficaz e personalizado, com toda a qualidade e garantia CIN, bem como os mais modernos e inovadores produtos e soluções da marca. As duas lojas estão equipadas com o sistema de afinação de cores Colormix e a de Torres Vedras tem também o sistema ICS, ligado à vertente industrial da marca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Moita Flores e António Carmo selam aprovação com abraço histórico
Câmara de Santarém aprova compra da antiga Escola Prática de Cavalaria
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, no dia 14 de Fevereiro, a compra dos terrenos da antiga Escola Prática de Cavalaria, actualmente propriedade da ESTAMO – Participações Imobiliárias S. A.. O pagamento será feito durante 12 anos, com um período de carência de três anos, pelo que só se iniciará no próximo mandato autárquico. A aprovação deste ponto decorreu de forma emocionada, tendo no final Francisco Moita Flores referido que esta “foi a reunião mais feliz da minha vida “ e “um momento histórico para Santarém”. A reunião terminou com um abraço inédito entre o presidente Moita Flores e o líder da oposição, António Carmo.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Na apresentação do álbum Pop & Roll
The Post Card Brass Band enche Cine-Teatro
de Alcobaça e prepara digressão internacional
Com sala cheia e actuar em casa e, o grupo The Post Card Brass Band apresentou, no dia 5 de Fevereiro, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro o seu novo disco intitulado Pop & Roll. Mário Marques (saxofones), Ruben Santos (trombone), Sérgio Carolino (lusophone lúcifer) e o norte-americano Michael Lauren (bateria) exploram neste CD vários tipos e estilos de linguagens, indo do jazz tradicional das ruas de New Orleans ao jazz de improvisação livre e espontânea. Destaque ainda para o novo e instrumento concebido por Sérgio, baptizado de Lusofone Lucifer, um super baixo com uma sonoridade bem recebida pelo público presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Amélias Pais abre Ciclo de palestras sobre arte intitulado “Conversas sobre…”
Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria dinamiza palestra “Vale a pena ler Camões”
O Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (CSOL) dinamiza, no dia 21 de Fevereiro, segunda-feira, pelas 15h, a primeira palestra do ciclo “Conversas sobre…” que terá como tema “Vale a pena ler Camões”. Esta iniciativa dos alunos do CSOL é aberta a toda a comunidade. Adelaide Pinho, vice-presidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA), explica que «este ciclo de palestras tem por objectivo levar as pessoas a falar sobre artes, muito além da música como é exemplo este primeiro tema, a literatura». «As artes plásticas, o teatro, o cinema, queremos percorrer várias áreas da cultura e trazê-las para o dia-a-dia dos nossos alunos, e de todos aqueles que quiserem “entrar na conversa”», salienta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
46 escolas recebem fruta gratuita para lanche e material didáctico sobre alimentação saudável
No âmbito das medidas de acompanhamento do Regime de Fruta Escolar relativas ao ano anterior, a Autarquia procedeu à entrega, na última sexta-feira, de 151 livros alusivos à temática Alimentação “Saudável/Promoção do Consumo de Frutos e Hortícolas” aos cinco agrupamentos de Escolas do Concelho. Os livros destinam-se aos alunos do 1.º ciclo. A autarquia fez-se representar pela vereadora da Educação e por membros da Unidade de Veterinária e Saúde Publica da Câmara.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sedeado no Parque Tecnológico de Óbidos
Young Channel no ar a 14 de Fevereiro
O Young Channel, estação de televisão sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos, vai lançar a sua emissão regular no dia 14 de Fevereiro. A estação, única no mundo por se dedicar essencialmente ao público jovem, dos 15 aos 24 anos, e por se basear exclusivamente em produção própria, estará a emitir online, em www.youngchannel.com. Esta estação é uma spin off do Campo Aventura Junior Resort, considerado um dos melhores campos de férias para jovens, na Europa. O Campo Aventura, em actividade em Óbidos há cerca de 12 anos, recebe anualmente mais de 65 mil jovens e acolheu, há poucos anos, a gravação de uma temporada da série Morangos com Açúcar (TVI), iniciando a partir daqui a sua aproximação à área de televisão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Envolvendo cerca de 50 formandos e respectivos formadores
Câmara de Peniche promoveu na Covilhã workshop sobre Renda de Bilros
No âmbito do Protocolo estabelecido com o Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC), a Câmara Municipal de Peniche promoveu o segundo workshop sobre Rendas de Bilros de Peniche, na Covilhã. Este workshop realizado, no dia 24 de Janeiro, na delegação de Lisboa do CIVEC, rumou até à Delegação da Covilhã, no dia 31 de Janeiro, com o objectivo de sensibilizar para a arte de fazer Renda de Bilros; divulgar as suas origens históricas; conhecer a evolução da sua aplicação prática; reconhecer os materiais e utensílios utilizados; distinguir tipos de Renda, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias e VIII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias
Município da Batalha prepara passaporte cultural para o concelho
Com o tema “Território, Cultura, Ciência e Inclusão”, decorre nos dias 11 e 12 de Fevereiro, o XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias e o VIII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias, na Batalha e em Constância. A sessão de abertura, que decorreu no Auditório Municipal da Batalha, contou com a presença de António Lucas e Máximo Ferreira, presidentes da Câmaras Municipais da Batalha e de Constância, de Mário Moutinho, reitor da Universidade Lusófona e de João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação. O segundo dia dos trabalhos decorre na Casa-Memória de Camões, em Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Média Nacional é de 12 por cento
Óbidos recicla 20% de resíduos sólidos urbanos
Óbidos recicla, neste momento, cerca de 20 por cento da totalidade dos resíduos produzidos no concelho, somando 1068 toneladas, acima da média da região Oeste (8,7 por cento*), ou, até mesmo, com a média nacional (12 por cento*). Os dados foram recolhidos pelos Serviços de Ambiente do Município e, segundo Humberto Marques, vereador do Ambiente, resultam “de uma política municipal de envolvimento de todos”. “É nesse propósito que queremos fazer um agradecimento a toda a população que, de modo voluntário, se associou ao programa Custa Menos Separar”, sublinha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais realiza encontro anual em Alcobaça
A apresentação das Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval - A Guerra e a Sociedade na Idade Média irá decorrer no dia 12 de Fevereiro (sábado), pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Estarão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, Maria Helena da Cruz Coelho. Recorde-se as Jornadas decorreram em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2008. Este dia marca também o encontro anual da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais que os seus trabalhos a partir das 10h30. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos ganham 750 euros em livros para as suas escolas
Livraria Arquivo promoveu concurso
“O livro: ler, ouvir e sentir”
Sensibilizar crianças e jovens do concelho de Leiria para a importância da escrita e da leitura, estimular a criatividade e promover o espírito de trabalho em grupo e a união em torno de uma causa comum foram os principais objectivos que estiveram na base concurso literário “O Livro: Ler, Ouvir e Sentir”. A organização do concurso esteve a cargo da Arquivo Livraria, que nesta iniciativa teve como parceiros a Fundação Caixa Agrícola de Leiria, e as empresas Caiado e ROCA, responsáveis pela oferta dos prémios. Os vencedores foram alunos do Colégio Senhor dos Milagres e da Escola Básica de Santa Catarina da Serra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 14 de Fevereiro
Ministra da Cultura apresenta em Santarém
a "Rota das Catedrais”
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, desloca-se à cidade de Santarém no dia 14 de Fevereiro, pelas 17 horas, para a assinatura do protocolo “Rota das Catedrais em Santarém”, sendo acompanhada pela governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona. Trata-se de um projecto desenvolvido pelo Ministério da Cultura com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que constitui uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural e turística, quer em termos nacionais, quer internacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia de S. Valentim
Chocolate Lounge de Óbidos recebe casais enamorados ao som do violino
O Chocolate Lounge de Óbidos recebe, no dia 14 Fevereiro, Dia de S. Valentim, todos os casais enamorados ao som do violino. A jovem violinista Ana Timóteo estará no Chocolate Lounge das 16 às 17h30. Ana Timóteo é uma jovem de 18 anos, residente no Concelho de Óbidos, e estuda violino desde os 11 anos, na Academia de Música de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Paulo Fonseca avança com Centros Escolares mesmo sem aprovação de candidaturas ao QREN
Paulo Fonseca informou a Câmara, na reunião ocorrida no dia 1 de Fevereiro, que as obras dos três novos Centros Escolares vão iniciar-se dentro de poucos dias, mesmo sem estarem ainda aprovadas as candidaturas. Uma decisão assumida pelo presidente do Município, dando seguimento à forte aposta do actual Executivo no sector de educação, que tem traçado um rumo de modernização, adequação e investimento. “Assumo eu o risco desta decisão, pois no âmbito dos apoios do QREN há a possibilidade de uma majoração em 5%, da comparticipação prevista de 80% e que temos de aproveitar e potenciar, cumprindo os prazos de obra. Pode haver uma situação de não aprovação, mas eu assumo esse risco”, reforçou Paulo Fonseca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O que significa o amor?” e “A arte de ficar apaixonado”
Syma Sheriff profere palestras em Constância sobre o amor
O Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, está a promover um conjunto de palestras, que se prolongarão durante o ano de 2011, as quais têm como oradora Syma Sheriff, responsável pela Casa Museu Casal da Serra. Durante o mês de Fevereiro terão lugar as seguintes palestras: dia 11, a palestra “O que significa o amor?” e, no dia 25, “A arte de ficar apaixonado”. As palestras são gratuitas e estão abertas à comunidade em geral na sala polivalente da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, pelas 18 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concebido pela Organização Mundial de Saúde
Município de Santarém adere ao Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”
O Município de Santarém é uma das autarquias aderentes ao Projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, que passa pelo diagnóstico das condições oferecidas pelo município à população idosa para adopção de políticas adequadas aos interesses deste grupo populacional. O Projecto, que teve início em Junho do ano transacto, vai envolver mais de 150 municípios, tendo aderido até à data, 84 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa. Recorde-se que o Projecto Cidades foi criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município é o único parceiro da Europa do Sul a integrar o Projecto 2020 – Going Local
Cartaxo participa em programa europeu
sobre energia e transportes sustentáveis
Uma delegação de parceiros suecos e britânicos do projecto “From Detached Lisbon and Gothenbourg Strategies to a Regionalised Indigeneous EU 2020 - EU 2020 Going Local” reuniu no concelho do Cartaxo no dia 8 de Fevereiro. A Câmara Municipal do Cartaxo é o único parceiro nacional e da Europa do Sul a fazer parte deste projecto – aprovado e co-financiado no quadro do Programa Comunitário INTERREG B IV-C – e que envolve 15 entidades de 9 países europeus. Com o valor global de 1,5 milhões de euros, este programa vai permitir concretizar 40 projectos no âmbito da energia e dos transportes sustentáveis, promovendo ao mesmo tempo uma partilha activa de conhecimento e troca de boas práticas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Percursos podem estender-se ao concelho da Marinha Grande
Câmara Municipal de Leiria quer construir rede ciclável no concelho
Foi apresentado na reunião de Câmara de Leiria de 8 de Fevereiro, pelo vereador António Martinho, o projecto de construção de uma rede ciclável na cidade e concelho de Leiria. O projecto, que está na fase inicial e ainda não tem data de concepção, pretende criar vários troços de ciclovias que podem ser classificados em três: urbano/funcional, de recreio e de ligação. Esta rede ciclável prevê a construção de três tipos de pistas de bicicletas, nomeadamente pistas unidireccionais com 1,20 a 1,50 m de largura, pistas bidireccionais com dois a três metros de largura e pistas partilhadas por peões e bicicletas, com 2,50 m de largura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No valor de 1,8 milhões de euros
Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades já tem financiamento aprovado
A candidatura da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades aos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) já foi aprovada. Aprovada no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional da Região Centro, a candidatura, prevê um financiamento de cerca de 1,8 milhões de euros, correspondendo a aproximadamente 50 por cento do investimento global do projecto. Entre outras características, a ALE de Valado dos Frades será constituída por um parque empresarial com 34 lotes; uma área de equipamento comercial e de serviços, para apoio logístico às unidades instaladas; e uma área de 30 mil m2 destinada à criação de equipamentos colectivos, nomeadamente, desportivos e de lazer.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Prazo de candidatura a apoio financeiro para equipamento de salvamento a bordo acaba hoje
Os pescadores não associados em organizações do sector que queiram obter apoio financeiro para aquisição de equipamentos de salvamento devem inscrever-se no CAPMAR (Centro de Apoio à Pesca e ao Mar) até hoje, dia 11 de Fevereiro. Após esta data, não serão aceites quaisquer inscrições. A Câmara Municipal da Nazaré, através do CAPMAR, está a finalizar uma candidatura aos fundos comunitários que permitirá a cobertura entre 90 a 100 por cento das despesas de aquisição de equipamentos de segurança e salvamento a bordo, para profissionais que não sejam sócios de qualquer associação de pesca.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovida pela revista INVEST e pelo ISLA em Santarém
Luís Duque e António Nogueira Leite proferem conferência sobre Finanças Públicas
A revista INVEST e o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) promovem, dia 17 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 18h30, no auditório do CNEMA – Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a conferência intitulada "Finanças Públicas: Caminhos para o crescimento económico", com os economistas Luís Duque e António Nogueira Leite. Esta é a primeira de cinco iniciativas do ciclo de Conferências de Estratégia promovido pela revista INVEST e pelo ISLA em 2011. À razão de uma por mês, a INVEST e o ISLA vão continuar a promover encontros informais com empresários, gestores, investidores, professores e alunos de gestão e economia e todos os que quiserem participar, seguindo-se conferências em Coimbra, Leiria, Viseu e Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Nasceu uma nova associação para ver os astros
AD Astra. Uma nova associação acaba de nascer na Marinha Grande. Promover a cultura da astronomia é o seu objectivo, sobretudo, junto dos mais jovens. A 12 de Março, vai promover um workshop de iniciação à astronomia, dividido numa parte teórica e outra mais prática, com a instalação de um ponto de observação no Pinhal de Leiria. Apaixonados por astronomia, João Clérigo e Carlos Reis estiveram juntos na criação de uma outra associação, na Marinha Grande, há quase duas décadas, a ANOA, mas divergências com as actividades e o rumo que a associação seguiu acabaram por ditar o seu afastamento. O desejo de divulgar a importância da astronomia foi mais forte e, no final de 2010, criaram a AD Astra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Os combates pela leitura: perspectivas e desafios da literacia em Portugal no Século XXI”
Deputada Catarina Martins profere conferência em Alcobaça
Esta será a 3.ª sessão do ciclo de Conferências: “Os combates pela leitura: perspectivas e desafios da literacia em Portugal no Século XXI”. Uma acção de formação contínua de professores aberta à população em geral. A 3.ª edição decorre no dia 16 de Fevereiro, e conta com Catarina Martins, deputada Assembleia da República, que apresenta o ciclo "Cidadania e Bibliotecas", pelas 18h. O local de acolhimento será o Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Uma organização do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, em parceria com as Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré e ainda do Externato Cooperativo da Benedita
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Administração Local presidiu à assinatura do contrato de recuperação de infra-estruturas
Contrato de Auxílio Financeiro para vítimas
do tornado assinado em Tomar
O secretário de Estado da Administração Local esteve, no dia 7 de Fevereiro, em Tomar, para homologar o Contrato de Auxílio Financeiro "Recuperação de Infra-estruturas e de Equipamentos Municipais danificados pelo tornado do dia 7 de Dezembro de 2010, assinado entre o Município de Tomar e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. O investimento elegível é de 619 mil euros, repartido por quatro acções: Reabilitação e recuperação do edifício do Jardim-de-infância João de Deus – 446 mil euros; Reparação do Jardim-de-infância da Venda Nova - 21 mil euros; Reparação da escadaria de acesso à Capela de Nossa Senhora da Piedade – 138 mil euros; Aquisição de equipamento de deposição de resíduos sólidos urbanos – 14 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 18 de Fevereiro
Teatro-Cine de Torres Vedras recebe concerto “Viena”
O Teatro-Cine de Torres Vedras será palco, no dia 18 de Fevereiro, às 21h30, do concerto intitulado “Viena”, inserido no ciclo Temporada Darcos 2011. O Ensemble Darcos é constituído por Gaël Rassaert – violino, Reyes Gallardo – viola, Nuno Abreu - – violoncelo e Helder Marques – piano. O concerto, com obras de Beethoven e Mozart, terá uma duração aproximada de 60 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e a entrada tem um custo de 5 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Monumento à Mulher do Combatente passa
para o Jardim de Santo Agostinho
A cerimónia oficial de apresentação da requalificação do monumento de homenagem à Mulher do Combatente terá lugar no edifício do Moinho do Papel, em Leiria, neste sábado, dia 12 de Fevereiro, pelas 15h45. Este monumento, que se encontrava “escondido” e degradado na Almoínha Grande, foi deslocalizado no final de 2010 para o Jardim de Santo Agostinho, local que reúne melhores condições e um enquadramento paisagístico mais adequado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido a erro na forma de transferência da posse de terrenos
Leirisport deve quase 4 milhões de euros
às Finanças
A Leirisport deve às Finanças quase 4 milhões de euros. A dívida remonta a 2003 e diz respeito ao não pagamento de imposto por doação de terrenos da Câmara Municipal de Leiria à Leirisport para a construção do Estádio Municipal de Leiria. Essa transmissão de propriedade poderia ter sido registada nas Finanças como uma venda simbólica por um euro, mas o registo foi efectuado como doação, à qual está associado o pagamento de imposto sucessório, que nunca foi pago. Para evitar a caducidade do processo, prevista para o mês de Abril, as Finanças avançaram agora para a cobrança, mas a dívida não irá ser paga por falta de recursos da Leirisport e da Câmara de Leiria. Mais uma dor de cabeça para Raul Castro, já a braços com uma dívida asfixiante da autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Dia de Miguel Torga em Leiria reviveu vida
e obra do autor de “Diário”
O Dia de Miguel Torga em Leiria foi celebrado no dia 5 de Fevereiro, com quatro momentos distintos: o descerramento de uma lápide, a visita à clínica Primis, a apresentação das Actas do II Colóquio e um momento literário. Às 16h45, nas instalações do Turismo de Leiria-Fátima, foi apresentado, por Carlos Fernandes, o livro “II Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria – Actas” que reúne quatro comunicações feitas naquele Colóquio, em 7 de Fevereiro de 2009, por Suzana Couceiro Vieira Santos, Sandra Duarte, Luís Martins Fernandes e José Cymbron. Tem 64 páginas e é uma edição da Junta de Freguesia de Leiria e da Delegação de Leiria da Fundação INATEL, que fizeram parte da Comissão Organizadora, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria. O momento alto da tarde aconteceu com a audição de vários textos de Miguel Torga, em particular dos vários volumes do seu “Diário”, mas sobretudo dos muitos volumes de poesia, desde “O outro livro de Job” a “Câmara ardente”, passando por “Odes”, “Cântico do Homem”, “Orfeu rebelde” e “Antologia poética”, nomeadamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com a participação de Augusto Mateus e Joaquim Rosa do Céu
Câmara de Rio Maior realizou workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”
Cerca de uma centena de pessoas assistiu no dia 29 de Janeiro, no Auditório da Câmara Municipal de Rio Maior, ao workshop “Ambiente, Património e Qualidade de Vida”. Tratou-se da segunda sessão pública agendada pela autarquia com o intuito de dinamizar a participação em torno da estratégia de desenvolvimento de Rio Maior que permita consolidar uma visão partilhada sobre os principais desafios que o futuro poderá trazer ao concelho. Quais os percursos a optar face a estes desafios e que acções devem ser implementadas foram as principais perguntas a dar resposta no futuro, tendo em consideração o posicionamento estratégico do território a nível regional e nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Certame decorre entre 11 e 15 de Fevereiro na Alemanha
NERLEI leva 26 empresas à Feira Ambiente
de Frankfurt
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria organizou a participação, e vai acompanhar, um grupo de 26 empresas à feira Ambiente, que decorre entre 11 e 15 de Fevereiro, em Frankfurt, Alemanha. Em relação ao ano anterior, este projecto da NERLEI inclui mais dez empresas participantes. As 26 empresas apresentam os seus produtos num espaço que totaliza 916,5 metros quadrados e desenvolvem actividades ligadas à cerâmica decorativa e utilitária, louça metálica, utilidades domésticas e cutelarias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Biblioteca Municipal acolhe lançamento de livro “História de Portugal em Verso”
“História de Portugal em Verso” é o mais recente livro editado pelo estabelecimento de ensino da Marinha Grande “Pátio da Inês”, cujo lançamento ocorreu no dia 5 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande. Perto de uma centena de pessoas lotou o Auditório onde decorreu a apresentação do livro, da autoria dos alunos do 4º ano do ano lectivo 2009/2010, que contou com a presença do presidente da Câmara, Álvaro Pereira; da vereadora da Educação e Cultura, Cidália Ferreira; da directora do Pátio da Inês, Isabel Bonita; da professora Sónia Alexandra; dos autores dos versos; entre outras crianças, pais e familiares.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugueses vão eleger 7 categorias gastronómicas: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces
“7 Maravilhas da Gastronomia” vão ser anunciadas em Santarém em Setembro
Foi apresentado no dia 7 de Fevereiro, na Casa do Campino, em Santarém, o concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, cujo símbolo é uma couve portuguesa em forma de prato, com faca e garfo do lado direito. Em Setembro será feito o anúncio dos vencedores nas categorias de entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. A partir de Março estará disponível o site www.7maravilhas.pt para a votação dos melhores. Todas as receitas e pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do País e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro de Estudos Superiores de Música e Artes do Espectáculo vai ter sede em Tomar
CESMAE aposta nas pós-graduações
O protocolo de fundação do Centro de Estudos Superiores de Música e Artes do Espectáculo foi assinado no dia 25 de Janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar. O CESMAE irá desenvolver actividades nos domínios de investigação, capacidade de intervenção científica, cultural, técnica e formação de quadros. Os fundadores são a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, o Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Tomar, representados nesta cerimónia por Bruno Graça, Manuel Faria, Corvêlo de Sousa e Eugénio de Almeida, respectivamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 3 de Fevereiro
Ministério da Administração Interna e Câmara
de Leiria celebram Contrato Local de Segurança
Com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Leiria celebraram, no dia 3 de Fevereiro, um Contrato Local de Segurança. O Contrato Local de Segurança de Leiria tem como objectivos estratégicos a redução dos índices de criminalidade, o desenvolvimento de um projecto de videovigilância para o centro histórico, o incentivo dos comerciantes na introdução de medidas passivas de segurança, a adopção de medidas para a redução do estacionamento abusivo e a minimização do impacto do ruído na vizinhança.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval apresentadas em Alcobaça
A apresentação das Actas das VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval - A Guerra e a Sociedade na Idade Média irá decorrer no dia 12 de Fevereiro (sábado), pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Estarão presentes na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio, e a Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, Maria Helena da Cruz Coelho. Recorde-se as Jornadas decorreram em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2008.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vítimas viviam em quartos arrendados
Incêndio em prédio das Caldas da Rainha provoca três mortos e sete feridos
Três pessoas morreram e sete ficaram feridas na sequência de um incêndio que ocorreu na madrugada de segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, numa habitação situada na Travessa da Piedade, no centro da cidade de Caldas da Rainha. Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, a Polícia Judiciária deslocou-se ao local para investigar o ocorrido, sendo que se suspeita de que “o incêndio deflagrou a partir de uma vela que estaria a arder no local”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Obras do Complexo Cultural e Museu
da Levada arrancaram no dia 1 de Fevereiro
A Câmara Municipal de Tomar, através do Departamento de Obras Municipais, vai levar a cabo, no dia 7 de Fevereiro, a operação de transferência provisória do espólio existente nos edifícios do futuro Complexo Cultural e Museu da Levada para os pavilhões da FAI. Esta acção, que tem uma duração prevista de três semanas, e que terá o acompanhamento dos Serviços de Museologia da autarquia, decorre do arranque da obra de requalificação do Complexo, consignada no passado dia 1 de Fevereiro. A transferência do espólio pretende a sua evidente salvaguarda até à conclusão da obra, altura em que regressará ao exacto local da sua proveniência.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 4 de Março
Desfile de Carnaval da Criança da Nazaré tem como tema “Contos Tradicionais”
O Carnaval da Criança 2011 da Nazaré é dedicado aos “Contos Tradicionais”. O tema já começou a ser trabalhado pelas escolas do concelho. Até à vespéra do desfile, que sairá à Marginal da Nazaré no dia 4 de Março, a partir das 15 horas, alunos e professores vão dar largas à imaginação, usando o seu talento, para confeccionarem os fatos com material reciclado. Os fatos deste desfile pelos “Contos Tradicionais” vão ser feitos pelos alunos e pelos professores titulares e professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A festa reunirá todas as crianças dos estabelecimentos de ensino básico do concelho da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Alcobaça
Polícia de Segurança Pública detém adolescente por posse de 173 doses individuais de droga
A Polícia de Segurança Pública de Alcobaça deteve, no dia 2 de Fevereiro, pelas 13h30, numa das artérias daquela cidade, um adolescente, com 16 anos de idade, em virtude de ter na sua posse uma quantidade de produto estupefaciente, denominado “haxixe” suficiente para a confecção de 173 (cento e setenta e três) doses individuais. O produto estupefaciente foi apreendido e o detido foi presente às autoridades judiciárias competentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17 oleões já estão instalados
Óleo usado recolhido no concelho de Torres Novas destinado à produção de biodiesel
Foram instalados dezassete oleões para recolha de óleos alimentares no concelho de Torres Novas (ver localização em baixo). Para uma correcta utilização destes equipamentos, os munícipes devem aproveitar garrafas de plástico vazias (água, sumos ou até mesmo de óleo), para encher com os óleos alimentares usados (OAU). Essas garrafas, depois de cheias, deverão ser depositadas nos oleões, através da abertura localizada no alçado superior. Este procedimento é diferente do anterior, quando o óleo era depositado directamente no oleão.
Esta notícia foi comentada 3 vez(es).
Paulo Gomes quer “trocar” quilómetros por sorrisos
Ciclista de vieira de Leiria lidera travessia humanitária no deserto do Sahara
A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria são associadas da iniciativa “Travessia no Deserto – Spiuk Experience”, que se realiza de 4 a 8 de Março de 2011, no Deserto do Sahara, em BTT. A iniciativa é liderada pelo vieirense Paulo Gomes e contará com a participação de cerca de 20 atletas. Consiste numa viagem ao deserto do Sahara, em cinco jornadas de dificuldade média/alta, que incluem quatro etapas diurnas e uma nocturna. As crianças desfavorecidas dão alma a este desafio, que possui a vantagem adicional de poder modificar e melhorar a suas vidas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Xiilico é uma empresa de ponta na área da informática
Incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos acolhe spin off tecnológica holandesa
A incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos, ABC – apoio de base à criatividade, instalada no Convento de S. Miguel das Gaeiras, acolheu, no início do mês de Fevereiro, a Xillio – Unipessoal, Lda. Esta empresa, recentemente formada, é uma filial da empresa holandesa Xillio – a única empresa na Holanda, e uma das poucas na Europa, que promove a execução de migração de conteúdos de uma forma inovadora e automatizada. O processo de migração de conteúdos pressupõe que os conteúdos sejam divididos em três etapas: extracção de conteúdo, transformação de conteúdo e carregamento num novo sistema de gestão de conteúdos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em conferência na NERLEI
Basílio Horta diz que Portugal é um País atractivo para investir
O mais recente relatório da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico) revela que a atracção de investimento estrangeiro foi pela primeira vez maior nos países emergentes do que nos países desenvolvidos. Quem mais perdeu foi a Europa, no entanto, Portugal aumentou 17 por cento e destes, 20 por cento são investimentos na indústria transformadora. A informação foi destacada por Basílio Horta na conferência que proferiu, na NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, no dia 27 de Janeiro
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Escritor viveu três anos em Leiria
Dia de Miguel Torga em Leiria celebrado
no dia 5 de Fevereiro
A Junta de Freguesia de Leiria, o Turismo de Leiria Fátima e a delegação de Leiria do Inatel promovem, no dia 5 de Fevereiro, no Auditório do Turismo de Leiria e nas ruas da cidade, o Dia de Miguel Torga em Leiria. Na sequência do I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, realizado em 2 de Fevereiro de 2008, a Junta de Freguesia de Leiria e a Delegação de Leiria da Fundação INATEL aceitaram o repto e uniram-se na criação do Dia de Miguel Torga em Leiria, a celebrar anualmente na data da sua libertação do Aljube, 2 de Fevereiro. No âmbito do programa das comemorações a realizar em 2011, dá-se continuidade às iniciativas dos nos anos anteriores, reforçando as evocações da presença do escritor nesta cidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 12 de Fevereiro
Dia dos Namorados assinalado em Constância com Beijo Subaquático Mais Longo
A Câmara Municipal de Constância, através do Sector de Desporto, vai promover no dia 12 de Fevereiro, pelas 21h30, a actividade Beijo Subaquático + Longo, uma iniciativa comemorativa do Dia de S. Valentim – Dia dos Namorados. Um beijo activa até 30 músculos faciais, faz acelerar o batimento cardíaco e se durar três minutos queima até 15 calorias. Assim, na véspera de um dia especial, a Piscina Municipal de Constância convida os interessados a participarem num Dia dos Namorados inesquecível. Sandra Quintas e Luís Gonçalves, os vencedores da edição do ano passado definiram esta actividade como uma das aventuras mais marcantes vivida a dois.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas
Luís Capoulas convidado para o debate do ciclo “Lourinhã – Que Futuro?”
Luís Capoulas, deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, é o orador convidado para o debate do ciclo “Lourinhã – Que Futuro?”, que terá lugar a 18 de Fevereiro, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Município. O tema central desta iniciativa, que conta com a moderação de Fernando Oliveira, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Lourinhã, é a “Agricultura” enquanto “sector estratégico de especialização produtiva [do concelho] com potencialidades de exportação e de mercado na Área Metropolitana de Lisboa”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Depois da estreia no Centro Cultural de Belém
“Mãe Coragem e seus filhos” apresentado
no Teatro-Cine de Torres Vedras
O Teatro-Cine de Torres Vedras vai ser palco no dia 5 de Fevereiro, pelas 21h30, da peça de teatro intitulada "Mãe Coragem e seus filhos". Baseado num trabalho de Bertolt Brecht, esta peça é encenada por João Garcia Miguel. Escrita em 1939, Mãe Coragem e seus filhos é uma das nove peças que Brecht concebeu na tentativa de conter o avanço do fascismo e do nazismo. A trama original deste teatro desenvolve-se durante a Guerra dos Trinta Anos e o mesmo retrata o destino de Anna Fierling, apelidada de "Mãe Coragem", uma vivandeira que compra e vende mercadorias em tempo de guerra, e dos seus três filhos, dois rapazes e uma rapariga, que vivem como nómadas numa carroça que eles mesmos têm de empurrar de lugar em lugar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ano Europeu do Voluntariado
Banco Local de Voluntariado do Bombarral conta já com 67 voluntários inscritos
O Banco Local de Voluntariado do concelho do Bombarral, criado através de um protocolo com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, conta actualmente com 67 voluntários inscritos. Com 17 professores, os “Universitários 50+”, projecto municipal de aprendizagem ao longo da vida destinado a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos é a acção que envolve o maior número de voluntários.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intitulado Pop & Roll
The Post Card Brass Band lança novo disco no Cine-Teatro de Alcobaça
The Post Card Brass Band apresenta, no dia 5 de Fevereiro (sábado) às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro o seu novo disco intitulado Pop & Roll. Após um primeiro disco lançado em finais de 2007 ("The Postcard Brass Band"), o qual foi bem recebido e aplaudido pela crítica especializada, Mário Marques (saxofones), Ruben Santos (trombone), Sérgio Carolino (lusophone lúcifer) e o norte-americano Michael Lauren (bateria) estão de regresso com o novo álbum de nome "Pop&Roll". Este novo trabalho tem como base uma gama de novos e arrojados arranjos de temas bem conhecidos do público em geral, assim como originais dos membros da banda, todos eles com uma dinâmica e direcção musical distinta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 500 milhões de euros
Candidaturas ao QREN para empreendedorismo e inovação no Turismo com adesão recorde
É o maior número de sempre de candidaturas a financiamento comunitário para apoiar o empreendedorismo e a inovação nas empresas turísticas. Os dois concursos do Sistema de Incentivos à Inovação - lançados no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e que terminaram a 24 de Janeiro - acolheram 171 projectos turísticos, a maioria relativos a hotelaria ou alojamento. No total, o investimento envolvido nestes projectos ascendeu a 555,76 milhões de euros, revelando o dinamismo das empresas e do sector turístico. A maior parte das candidaturas concentra-se em projectos de alojamento - 83% do investimento global -, cabendo o restante a investimentos nas áreas da animação turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
José Luís Faísca e Mário João vencem concurso da Marcha Geral do Carnaval da Nazaré 2011
O Carnaval da Nazaré 2011 já tem a sua Marcha Geral. Sob o mote “X’Ándar, X’Ósir, X’Ós ’tar”, o tema vencedor do concurso promovido pela Câmara Municipal é da autoria de José Luís Faísca (letra e música) e de Mário João (música), com interpretação de José Artur Piló e Mário João. O júri, composto por cinco personalidades ligadas ao Carnaval da Nazaré e à música, apreciou as três propostas presentes a concurso (sob pseudónimo) e deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro lugar à referida marcha, por ser a que melhor correspondia aos critérios do concurso. O júri salientou, ainda, a boa qualidade dos temas concorrentes e felicitou os autores e intérpretes não premiados pela sua contribuição para a manutenção desta vertente do carnaval nazareno. A música vencedora recebe um prémio de 250 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Fevereiro
Academia de Dança de Alcobaça promove Workshop de Carnaval com ritmos brasileiros
“Forróbodó” realiza-se durante os dias 12, 19 e 26 de Fevereiro nas instalações do Clube Alcobacense e tem como objectivo ensinar alguns dos ritmos brasileiros mais famosos do Carnaval. A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) tem abertas as inscrições para um Workshop de Carnaval, intitulado “Forróbodó”, que se realizará durante os dias 12, 19 e 26 de Fevereiro nas instalações do Clube Alcobacense (local habitual de aulas da ADA) sob a orientação da formadora Camila Moreira, também professora da ADA.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Campanha de comercialização 2009/2010
Lidl foi o principal comprador de Maçã de Alcobaça
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça veio reconhecer a cadeia de distribuição alemã Lidl & Cia., instalada em Portugal, como o melhor cliente de Maçã de Alcobaça na campanha de comercialização 2009/2010 em território nacional. Foram preparadas, adquiridas e vendidas nas lojas Lidl cerca de 500 mil embalagens no período compreendido entre Janeiro e Março de 2010, equivalente a seis milhões de maçãs de categoria l, tornando a Lidl & Cia o principal cliente de “Maçã de Alcobaça” no período em causa. Sendo a Maçã de Alcobaça um produto regional certificado, a APMA considera que o resultado deste trabalho é um estímulo para os produtores locais, que cada vez encontram menos espaço de venda em algumas insígnias da distribuição nacional, apesar de estarem em causa produtos nacionais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apresentação oficial dos Reis do Carnaval 2011
Tradicional Festa de S. Brás marca início
do Carnaval na Nazaré
Decorre nesta quinta-feira, 3 de Fevereiro, a tradicional Festa de S. Brás e romaria ao Monte de S. Bartolomeu. Uma celebração ancestral que marca, há largas décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré. O costume cristão da subida à capela de S. Bartolomeu, ascendendo os íngremes degraus até alcançar uma das mais belas vistas panorâmicas de toda a região, convive pacificamente com a festa profana. No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição. É neste cenário que decorre a festa de arranque do Carnaval da Nazaré, com música, baile e muita gente mascarada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça
Secretário de Estado João Tiago Silveira inaugurou obras de requalificação da ESDICA
João Tiago Silveira, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, inaugurou, no dia 9 de Janeiro, as obras de requalificação da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça, precisamente 50 anos depois de inaugurado o edifício matriz (1961). Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o director da Escola, Gaspar Vaz, os deputados socialistas João Paulo Pedrosa e Jorge Gonçalves, os vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Batista, José Vinagre, José Acácio Barbosa e Rogério Raimundo, o presidente da Assembleia de Escola, Rui Rasquilho, professores, auxiliares de educação, cerca de uma dúzia de actuais e antigos alunos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Projecto de Jazz considerado pioneiro no distrito
Escola de Música do Orfeão de Leiria lança
Big Band
A Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (EMOL) vai lançar no mês de Março a sua Big Band. Este projecto, pioneiro nas escolas do distrito, irá juntar alunos da escola e pessoas que não pertençam à escola, mas que tenham já conhecimentos musicais, para desenvolverem as suas capacidades como instrumentistas nesta linguagem musical que é o Jazz. Neuza Bettencourt, directora pedagógica da EMOL, considera que «no distrito de Leiria não existe uma escola ou entidade que possa oferecer a oportunidade de poder descobrir e experimentar a música Jazz, e o Orfeão de Leiria tem consciência que a prática deste género musical no nosso País, e principalmente na região, é ainda um embrião à espera de estímulos fortes para se poder implementar com mais força».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 7 de Fevereiro
Novo concurso '7 Maravilhas da Gastronomia' apresentado em Santarém
A empresa New 7 Wonders Portugal vai apresentar, no dia 7 de Fevereiro, em Santarém, o concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”. Este momento “marca o início de uma viagem única pela gastronomia portuguesa, factor determinante na escolha de Portugal como destino turístico e inegável diferenciador da identidade nacional em todo o mundo.” Na apresentação, estarão presentes António Serrano, ministro da Agricultura, Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, José Marquitos, José Fragoso, Catarina Furtado e José Carlos Malato, da RTP e Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Alcanena
Ministério do Ambiente não resolveu problema das descargas de resíduos no Covão do Coelho
A situação de descargas ilegais de resíduos industriais no Covão do Coelho, em Alcanena, que motivou no dia 15 de Outubro de 2009 uma denúncia da Quercus ao Ministério do Ambiente, continua por resolver. Os resíduos industriais provenientes da central térmica da EDP-Bioeléctrica que foram descarregados naquele local pela empresa Poderinova ainda não foram removidos, podendo estar a originar poluição de águas subterrâneas na Serra de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 29 de Janeiro
Ministro Jorge Lacão inaugura obras da Escola Básica e Secundária de Ourém
As obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Ourém foram inauguradas, no dia 29 de Janeiro. Jorge Lacão, ministro dos Assuntos Parlamentares presidiu às cerimónias. A comunidade educativa juntou-se no dia em que foram inauguradas as instalações renovadas da Escola Básica e Secundária de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prazo termina a 15 de Fevereiro
II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” abre inscrições
A 15 dias do encerramento do prazo de inscrições, o II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) continua a convidar todos os interessados e potenciais participantes a entrar nesta competição que tem como um dos seus principais objectivos a divulgação da Música de Câmara. As inscrições podem ainda ser feitas até ao próximo dia 15 de Fevereiro, estando marcada a realização deste evento para os dias 10 a 15 de Abril de 2011 no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, local que volta assim a receber a segunda edição do evento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Ale do Falcão – Junto ao nó de acesso à A1
Cartaxo assegura mais 2,9 milhões de euros
para Parque de Ciência e Tecnologia
O protocolo de financiamento do Programa Estratégico do “Sistema Regional de Transferência de Tecnologia” (SRTT) – uma Rede Regional de Ciência e Tecnologia, que pretende fomentar parcerias entre os mundos científico e empresarial no Alentejo e na Lezíria do Tejo foi assinado em Évora, no dia 26 de Janeiro. O Inalentejo aprovou uma candidatura para criação de rede regional de ciência e tecnologia – Alentejo / Lezíria do Tejo que inclui o Parque de Negócios do Cartaxo. O Programa Estratégico vai permitir apostar fortemente nas componentes de investigação e desenvolvimento tecnológico, privilegiando o trabalho em rede entre o tecido empresarial, instituições de ensino superior e novos projectos em áreas de tecnologias de ponta
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste organizou seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”
ADRO pressiona Governo a aprovar pacote legislativo de apoio à regeneração urbana
“Oportunidades na Regeneração Urbana” é o título do seminário que decorreu no dia 27 de Janeiro no Teatro-Cine de Torres Vedras, com a organização da ADRO – Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste. Fomentar a troca de ideias e a divulgação de soluções para as áreas mais antigas das cidades portuguesas, promover o debate em torno da regeneração e reabilitação urbana e das estratégias de atracção de investimento e dinamização de negócios associados ao sector foram os objectivos do seminário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhorar o desempenho, aumentando satisfação dos munícipes
Nova estrutura dos serviços municipais entrou em vigor no Cadaval
No intuito de melhorar o desempenho organizacional e a qualidade do serviço prestado, entrou em vigor, há cerca de um mês, o novo regulamento da organização dos serviços municipais, bem como a nova estrutura orgânica flexível dos serviços municipais. Com base na reestruturação, os serviços municipais passaram a estar organizados em seis unidades orgânicas flexíveis e um serviço de apoio e assessoria ao executivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Abertura ao público decorreu no dia 29 de Janeiro
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha: um dos melhores museus locais do País
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha abriu ao público no dia 29 de Janeiro. Um investimento de um milhão de euros, comparticipados a 80% por fundos comunitários, a que se somam os 250 mil euros, suportados em partes iguais pela Câmara Municipal da Batalha e pela Caixa de Crédito Agrícola da Batalha. O Museu, equipado com as mais modernas tecnologias, conta a história do concelho da Batalha, desde a pré-história até à actualidade e pretende assumir-se como uma âncora do desenvolvimento do turismo cultural, que se vem somar a outros pólos de atracção, com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património da Humanidade, as Grutas da Moeda, o Parque Sensorial da Pia do Urso, as Termas Salgadas, o artesanato e a gastronomia local.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Entre 19 de Fevereiro e 8 de Março
Festival do Magusto à mesa de 14 restaurantes do Concelho de Santarém
O Festival do Magusto está de regresso ao concelho de Santarém entre 19 de Fevereiro e 8 de Março, tendo aderido 14 restaurantes que se comprometem a dar destaque na sua lista a esta receita tradicional feita à base de couves, feijão, broa e azeite. Para acompanhar há um vasto leque de escolhas, como bacalhau assado, alheira, solha, nacos de vitela, carne de alguidar, carapauzinhos fritos, entrecosto frito, rojões e sável, entre outros pratos. A iniciativa destinada a promover os produtos e a gastronomia local é promovida pela Cul.Tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém, no âmbito da iniciativa Sabores & Saberes.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Assembleia Distrital de Santarém apresentou projecto
Colónia Balnear da Nazaré vai ser remodelada para passar a abrir todo o ano
Com um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, a Colónia Balnear da Nazaré vai ser remodelada e deverá passar a funcionar durante todo o ano. O anúncio foi feito por António Rodrigues, presidente da Assembleia Distrital de Santarém, proprietária da Colónia, em conferência de imprensa, que se realizou no dia 28 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Nazaré, onde foi também apresentado por aquela entidade o projecto de arquitectura para a reconversão do edifício, cuja data de início de construção remonta a 1930.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
É urgente reduzir o número dos nossos deputados
Carlos Bonifácio
O papel dos Museus Locais no desenvolvimento das sociedades
Ana Mercedes Stoffel
Do patriotismo relativo
Valdemar Rodrigues
Sobreendividamento - Parte I
Por Sofia Antunes
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o