Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Quem foi o principal vencedor das eleições para o Parlamento Europeu?
PS
Bloco de Esquerda
PAN
Outro
Edição Nº 123 Director: Mário Lopes Terça, 18 de Junho de 2019
Mostra Oficial e Anúncio dos Vencedores
Resultados do Bang - Concurso Internacional de Animação vão ser divulgados a 9 de Fevereiro
No dia 9 de Fevereiro, quarta-feira, serão conhecidos os vencedores do BANG – Concurso Internacional de Animação, desenvolvido no âmbito da Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras. A mostra oficial com o anúncio dos vencedores decorrerá às 14h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras. São 71 animações da autoria de indivíduos de 20 nacionalidades diferentes, nomeadamente: Portugal, Brasil, Espanha, EUA, Reino Unido, Turquia, França, Tailândia, Holanda, Alemanha, Granada, Argentina, Canadá, Irlanda, Dinamarca, México, Rússia, Colombia, Itália e Marrocos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Crise levou alguns habitantes a regressar ao cultivo da terra
Constância vai revitalizar a Praça com venda
de legumes, frutas e outros produtos da terra
No dia 6 de Fevereiro, entre as 10h e 13h, Constância vai revitalizar a sua Praça, ou seja o antigo mercado onde eram vendidas as hortaliças, as frutas, os legumes e outros géneros produzidos nos quintais, nas hortas e nalgumas parcelas de terreno do concelho e das localidades vizinhas. Sabem aqueles que mais próximo estão da Praça Alexandre Herculano que ainda hoje há quem venha vender à praça, quase sempre dentro dos carros ou das carrinhas dos nossos dias. Já longe vai a memória dos tradicionais tabuleiros debaixo do telheiro e do apito que dava ordem para que se iniciasse a venda dos produtos tirados da terra, sempre muito frescos, ainda com o cheiro de terem sido colhidos no dia ou na noite anteriores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
26 de Janeiro de 2010
Rinoceronte-branco nasce no Jardim Zoológico
O Jardim Zoológico começou o ano de 2011 em festa, com o nascimento de uma nova cria de Rinoceronte-branco com cerca de 50 quilos. O pai tem cerca de 24 anos e a mãe cerca de 9 anos. Para celebrar o nascimento da cria de Rinoceronte-branco, o Jardim Zoológico irá lançar no dia 1 de Fevereiro o passatempo 'Dá um nome ao Rino bebé do Zoo'. O participante que sugira o nome mais original e criativo receberá um KIT Padrinho, tornando-se padrinho oficial do Rinoceronte-branco bebé, o nome do padrinho será ainda publicado no site zoo.pt. Para tal, basta enviar o seu nome completo e a sugestão do nome para a nova cria de Rinoceronte-branco, até dia 28 de Fevereiro, para o email promocao@zoolisboa.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar e Aragão ligados pelo Culto do Espírito Santo
Especialista na História dos Templários e Ordem de Cister apresenta “O Templário d’El Rei”
“Tomar é o lugar mais importante dos Templários. Eu já estive em muitos lugares ligados aos Templários por essa Europa fora, mas a maioria encontram-se em ruínas e em Tomar está tudo muito bem preservado, veja-se o caso da Igreja de Santa Maria do Olival”, afirmou Paulo Loução, editor da Ésquilo que esteve presente no lançamento do livro “O Templário d’El Rei” que teve lugar no dia 22 no Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, em Tomar. Pedro Sarmento falou sobre o autor, o professor António Vicente, historiador e investigador especialista na História dos Templários e na Ordem de Cister.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Unidade autónoma de cuidados diferenciados com capacidade para 20 doentes
Leiria: Hospital abre Unidade de Internamento de Curta Duração da Urgência Geral
Já está em pleno funcionamento no Hospital de Santo André a nova Unidade de Internamento de Curta Duração da Urgência Geral, uma unidade autónoma e independente que tem como objectivo estabilizar clinicamente os doentes provenientes deste Serviço. Esta unidade, que agora passa a ter um novo espaço em substituição do comummente designado SO (Sala de Observações), no Piso 1, com acesso facilitado à Urgência Geral, aumenta também a capacidade de resposta de 17 para 20 camas, incluindo dois quartos de isolamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Canção de Ricardo Sousa foi a quarta mais votada
Professor de Óbidos alcança final do Festival da Canção RTP
O obidense Ricardo Sousa está confirmado na final do Festival da Canção da RTP, que se realiza no dia 5 de Março, no Teatro Camões, em Lisboa. A canção “O Mar o Vento e as Estrelas” foi a quarta mais votada com 14062 votos. Através do sítio da estação pública em www.rtp.pt foi possível a votação online, durante oito dias, nas 24 canções escolhidas por um júri, com o objectivo de apurar as doze finalistas que virão a ser apresentadas na final da 47ª edição do Festival. A vencedora irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Dusseldorf, na Alemanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento de 10 milhões de euros
Escola Secundária D. Inês de Castro
de Alcobaça inaugura novas instalações
As novas instalações da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça vão ser inauguradas no dia 29 de Janeiro, às 11h, com a presença de um representante do Governo, que poderá ou não ser a ministra da Educação. A requalificação de 10 milhões de euros da escola quase centenária, agora com quatro edifícios distintos, as suas valências, os recursos humanos, os cortes nos vencimentos dos professores, a atribuição de bolsas de mérito, foram alguns dos assuntos abordados nesta entrevista concedida pelo director da escola, professor Gaspar Vaz.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Comemorações do Dia de Miguel Torga na Cidade de Leiria
Miguel Torga teve de pagar estada na prisão depois de ter sido preso pela PIDE
A apresentação do programa da terceira Comemoração do Dia de Miguel Torga na Cidade de Leiria, que decorrerá no dia 5 de Fevereiro, realizou-se no dia 24 de Janeiro, na sala do posto de Turismo de Leiria,. Do programa destaca-se o descerramento de placa evocativa no edifício onde o escritor teve consultório, bem como a apresentação do Livro de Actas do II Colóquio sobre Miguel Torga. Durante a conferência de imprensa foi entregue aos presentes um livro de Carlos Alberto Silva “A Leiria de Miguel Torga” que leva as pessoas a visitar Leiria vista pelo escritor. Entre as curiosidades retratadas no livro, destaque para a revelação de que Miguel Torga teve de pagar os dias de permanência na prisão, como se de um hotel se tratasse, para poder ser libertado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
"RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública”
S.A.Marionetas apresenta espectáculos
no Museu da Marioneta de Lisboa
Depois de percorrer o País a companhia S.A.Marionetas chega a Lisboa para apresentar em dois dias uma das suas produções mais aplaudidas: "RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública”, de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira. Um olhar de Bordalo Pinheiro aos acontecimentos que cominaram na implantação da república em Portugal. Com 20 marionetas de fios e um humor peculiar já característico da S.A.Marionetas. Os espectáculos decorrerão sexta, dia 4 e sábado, dia 5 de Fevereiro pelas 21h30, no Museu da Marioneta de Lisboa (Convento das Bernardas - Rua da Esperança, n° 146)
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Desde 26 de Janeiro
Geoportal do Município de Porto de Mós
já se encontra em funcionamento
O novo Geoportal do Município de Porto de Mós já está em funcionamento. Trata-se de um projecto desenvolvido com base em ferramentas Open Source/Freeware, em colaboração com o SIGAE (núcleo SIG da AMLEI). O novo Geoportal disponibiliza informação geográfica, nomeadamente, cartografia temática, ortofotografias, cadastro, os planos municipais de ordenamento do território, informação toponímica e outras, permitindo, entre outras coisas, a localização exacta de terrenos sobre o cadastro rústico e respectiva emissão de planta de localização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de Fevereiro
Reserva Natural do Paul de Tornada comemora Dia Mundial das Zonas Húmidas
Para comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Reserva Natural do Paul de Tornada irá estar de "portas abertas" no dia 2 de Fevereiro, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30, recebendo grupos ou pessoas individualmente para descobrir um pouco mais sobre o Paul de Tornada. Os técnicos da Associação PATO farão o acompanhamento da visita. (Para grupos superiores a 10, é necessário marcação prévia), basta enviar um e-mail para associacaopato@gmail.com .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por causa da obrigatoriedade do estacionamento pago para os trabalhadores
Administração do Hospital de Santo André condena ameaça sindical de greve
O Conselho de Administração (CA) do Hospital de Santo André (HSA) adianta em comunicado que foi confrontado com um comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, afecto à CGTP, em que o Hospital é envolvido numa querela entre os trabalhadores do SUCH, associação sem fins lucrativos que presta serviços no Hospital, e a administração dessa entidade, a propósito do pagamento do estacionamento pelos seus colaboradores que estão colocados no Hospital. No comunicado, o Sindicato, depois de reconhecer que a Administração do Hospital sempre esteve aberto ao diálogo e interessado em promover uma solução consensual, admite “o desenvolvimento de lutas que podem vir a ter a expressão de greve.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Se não há dinheiro, mais vale não fazer”
Vereadores do PSD não querem eventos
com baixa qualidade
A reunião de Câmara de Leiria de 25 de Janeiro, realizou-se com a presença do presidente Raul Castro e dos vereadores Gonçalo Lopes, Lino Pereira, Lurdes Machado, António Martinho, Blandina Oliveira, Isabel Gonçalves, José Benzinho, Neusa Magalhães, Carlos Vitorino e Filipa Alves. A vereadora Blandina Oliveira, que até ao dia 11 de Janeiro integrava a maioria na câmara de Leiria liderada pelo PS, assumiu, na reunião de câmara de 25 de Janeiro, uma posição independente. A vereadora mostrou-se muito mais participativa e interventiva do que até então e colocou várias questões ao executivo liderado por Raul Castro, abstendo-se mesmo na votação de alguns pontos da ordem de trabalhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cortes de verbas ultrapassam 30%.
Câmara da Nazaré preocupada com futuro
do ensino no Externato D. Fuas
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção onde se manifesta preocupada em relação à continuidade do ensino no Externato D. Fuas Roupinho, um estabelecimento de ensino privado com contrato de associação pública. Em causa está a adopção das novas medidas restritivas de apoio do estado aos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Segundo a autarquia, o Externato D. Fuas Roupinho, propriedade privada mas inserido na rede pública de ensino, “tem vindo a desempenhar um papel crucial no ensino no concelho da Nazaré e na Região, não podendo de forma alguma ser colocada em risco a continuação da sua actividade”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquias e CP chegaram a acordo
Comboios vão continuar a circular entre Setil
e Coruche com ligação a Lisboa
As diferenças que opunham a CP – Comboios de Portugal às autarquias – quanto ao transporte ferroviário entre Setil e Coruche - foram resolvidas, assegurando que a circulação dos comboios vai continuar. O acordo assegura serviço com menos custos para a autarquia cartaxeira e estação do Setil vai ter mais comboios. Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo afirmou que “até Setembro de 2011 a continuidade do serviço está assegurada com estas novas condições”, acrescentando que “a CP e as autarquias vão procurar garantir a sua continuidade nos próximos anos em boas condições”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador do PS acusa José Benzinho de má-língua
Gonçalo Lopes garante que não diz mal
do presidente da Câmara de Leiria
Na reunião de Câmara Municipal de Leiria do dia 11 de Janeiro de 2011, o vereador José Benzinho teceu algumas considerações acerca do vice-presidente Gonçalo Lopes, repetidas posteriormente pelo mesmo vereador nos jornais da região e que passo a citar: (…) há o que se vai ouvindo na rua de que existem membros da maioria que dizem mal uns dos outros, que o presidente se queixa do vice-presidente e que o vice-presidente não se coíbe de dizer mal do presidente. (…) Gonçalo Lopes respondeu apenas na reunião seguinte e com uma declaração escrita, que leu na reunião da Câmara Municipal de 25 de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Convento de S. Francisco recebe exposição de humor “Eugeniaturas”
O Convento de S. Francisco é palco, no dia 2 de Fevereiro às 18h00, da inauguração da Exposição de humor “Eugeniaturas”. Os Eugénios são um grupo criador de artes e ideias essencialmente de conteúdo humorístico. Desde a escrita, passando pelo desenho, pelas caricaturas, pelos cartoons, pelas aguarelas, pela caracterização temática em superfícies comerciais, tudo é razão e motivo para o desenvolvimento deste tipo de trabalho e diversão. A Exposição retrata diversas personalidades e figuras dos mais diversos quadrantes Portugueses, fundindo o desenho com instalações e montagens de adereços, num formato expositivo pouco usual em exposições deste género.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Não temos golfe, como diz a senhora ministra da Educação”
Pais fecham Externato João Alberto Faria
em protesto contra corte de verbas do Estado
Os pais dos alunos do Externato João Alberto Faria, em Arruda dos Vinhos, fecharam na manhã de 26 de Janeiro o portão daquele estabelecimento de ensino, em protesto contra os cortes no financiamento governamental. Recorde-se que o Estado, que financiava o ensino particular e cooperativo com contrato de associação em 114 mil euros por turma, irá reduzir essa verba para 90 mil euros em 2011 e para 80 mil euros em 2012. Vítor Manso, membro da direcção pedagógica, adiantou ao Tinta Fresca que o Externato João Alberto Faria é a única escola secundária do concelho e “não tem luxos, não temos golfe, como diz a senhora ministra da Educação”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reinado entregue a Luís Mendes “Xiri” e Odete Robalo
“X’Ándar, X’Ósir, X’Óstar”: o mote do Carnaval 2011 na Nazaré
Está escolhido o mote para o Carnaval 2011 na Nazaré e eleitos os Reis da folia. Após uma reunião com os grupos de Carnaval, realizada no dia 21 de Janeiro, escolheu-se “X’Ándar, X’Ósir, X’Óstar”como mote para a edição deste ano da festa. O reinado do Entrudo 2011 foi entregue a Luís Mendes “Xiri” e Odete Robalo, presenças assíduas dos desfiles de rua e das salas de baile, nomeadamente com a realização de Ranchos de Fantasia e Cegadas (rainha). A apresentação oficial dos Reis aos foliões acontecerá, como manda a tradição, durante a Festa de. Brás, a 3 de Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Águas do Oeste faz balanço de 10 anos
de actividade
No seu 10º aniversário, a Águas do Oeste faz o balanço do seu mandato. Com um investimento superior a 272 milhões de euros nos últimos 10 anos, a Águas do Oeste está neste momento a operar 71 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das 73 previstas, 120 estações elevatórias e 433 km de colectores de águas residuais nos 14 municípios abrangidos pela sua concessão. Em 2010 forneceu um caudal de 24,4 milhões de m3 de água para abastecimento, através de duas Estações de Tratamento de Água (ETA), 34 estações elevatórias, 19 reservatórios, 92 pontos de entrega e cerca de 362 km de condutas.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Está preocupado com a crise económica? Isto é consigo
Biblioteca de Tomar apresenta exposição da Universidade de Aveiro sobre literacia financeira
É o tema que nos preocupa a todos, mas a sensação que temos é que estamos pouco informados. Em plena crise económica, estar bem informado sobre as questões financeiras pode fazer toda a diferença. Daí que a Exposição Itinerante Educação +, um projecto de Literacia Financeira da Universidade de Aveiro, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e que está patente na Biblioteca Municipal de Tomar a partir de hoje, 24 de Janeiro, até à próxima sexta-feira, 28, tenha toda a pertinência. O objectivo é ajudar-nos a todos a lidar melhor com o problema central dos nossos dias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jantar organizado pelo Região de Leiria
Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros marca presença na conferência sobre construção
“O Futuro da Construção em Portugal” é o tema central do jantar-conferência que o semanário Região de Leiria realiza no dia 27 de Janeiro, pelas 19h30, no Palace Hotel Monte Real, em Monte Real. Numa altura em que a construção parece estar num beco sem saída, o Região de Leiria promove o debate que se impõe, à procura de um novo rumo para o sector. Há alternativas, há caminhos novos por explorar, há exemplos a seguir e o jornal quer mostrá-las. São oradores neste encontro, Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros e presidente do Observatório do Imobiliário de Lisboa; Paulo Ferreira Neves, director geral da empresa WAY2b, ACE e Ricardo Gomes, presidente da AECOPS. A moderação estará a cargo de Paulo André, CEO da Lena Engenharia e Construções.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 30 de Janeiro
Academia de Música de Alcobaça inaugura ciclo de espectáculos para bebés
A Academia de Música de Alcobaça inaugura um ciclo de espectáculos para bébés no Cine-Teatro de Alcobaça com “Mar de Sons” , o primeiro de quatro espectáculos que procuram estimular os bebés através da música e do movimento convidando-os a subir ao palco no meio de um ambiente oceânico. O primeiro será já no dia 30 de Janeiro, domingo, pelas 11h, no Cine-Teatro de Alcobaça – João d'Oliva Monteiro, um ciclo de espectáculos para bebés, intitulado “À Procura dos Sons”, projecto integrado no Serviço Educativo do Município de Alcobaça e coordenado por Maria João Costa, que conta ainda com a participação de Ana Carlota Silveiro, Eliana Mota e Daniel Bernardes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa sessão bastante participada
Augusto Mateus participou no workshop
“Rio Maior – Um Território Competitivo”
A sala de reuniões da Câmara Municipal de Rio Maior acolheu no dia 15 de Janeiro um workshop denominado “Rio Maior – Um Território Competitivo”. Este workshop foi a primeira das duas sessões públicas agendadas pela autarquia para este mês de Janeiro, as quais têm como objectivo dinamizar a participação em torno da estratégia de desenvolvimento de Rio Maior que permita consolidar uma visão partilhada sobre os principais desafios que o futuro poderá trazer ao concelho, quais os percursos a optar face a estes desafios e que acções devem ser implementadas, de forma articulada, para seguir o percurso definido, tendo em consideração o posicionamento estratégico do território a nível regional e nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia abriu ao público a sua “Colecção de Arte Moderna”
Câmara de Peniche finta crise recorrendo
à prata da casa
Duas dezenas de artistas compareceram, no dia 15 de Janeiro, na Sala de Exposições do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche”, à abertura da exposição “Colecção de Arte Moderna. O presidente da Câmara Municipal de Peniche explicou ao Tinta Fresca que a autarquia é proprietária de cerca de 100 obras que foram integrando o património da Câmara Municipal nas últimas três décadas, provenientes de contrapartidas em espécie de artistas que estiveram instalados na Fortaleza de Peniche, de doações beneméritas de artistas e de aquisições por parte da Câmara Municipal de obras que estiveram expostas em Peniche, como é o caso do quadro gigante “Ó Mar Salgado”, de António do Carmo, comprado em 2006.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato aumenta percentagem mas obtém menor número de votos
Cavaco Silva reeleito Presidente da República vence em todos os concelhos da região
Cavaco Silva vai continuar a ser Presidente da República nos próximos cinco anos. O candidato apoiado pelo PSD, CDS e MEP venceu as eleições realizadas no dia 23 de Janeiro, com 52,9% dos votos, seguido de Manuel Alegre com 19,8%, Fernando Nobre, com 14,1%, Francisco Lopes, com 7,1%, José Manuel Coelho, com 4,5% e Defensor de Moura, com 1,6%. No distrito de Leiria, Cavaco Silva obteve resultados acima da média nacional, obtendo 61,6%, contra 14,6% de Manuel Alegre,14,5% de Fernando Nobre e 4,7% de Francisco Lopes. Pelo contrário, no distrito de Santarém, Cavaco Silva obteve resultados abaixo da média nacional, com 51,9%, seguido de Manuel Alegre com 19,4%, Fernando Nobre com 15,3% e Francisco Lopes, com 8,4%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado Florestas e Desenvolvimento Rural participou em sessão de trabalho em S. Bento
Câmaras de Porto de Mós e Alcanena apresentam estratégia integrada para área do Parque Natural
Rui Barreiro, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, esteve presente, no dia 20 de Janeiro, numa sessão de trabalho sob o mote “Estratégia de Desenvolvimento do Património Natural, no âmbito da Biodiversidade, do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros”, em S. Bento, Porto de Mós, juntamente com várias entidades ligadas a esta temática e foi organizada pela Câmara Municipal de Porto de Mós e pela Câmara Municipal de Alcanena, com o objectivo de apresentar uma estratégia de desenvolvimento integrado nas áreas da agricultura, pastorícia, produção animal, ambiente, economia e turismo, com vista ao crescimento da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para balanço do primeiro trimestre do ano lectivo
Conselho Municipal da Educação reuniu
no Cadaval
O Conselho Municipal de Educação do Cadaval reuniu no dia 12 de Janeiro, no auditório dos Paços do Concelho pela segunda vez no seu terceiro mandato, para balanço do primeiro trimestre do presente ano lectivo. Durante o encontro, o Agrupamento de Escolas do Cadaval apresentou o rescaldo do primeiro trimestre de gestão em tempo lectivo, salientando os resultados positivos da mesma e o facto de docentes e discentes não apresentarem sinais de desadaptação à nova realidade escolar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Stephen Mason, Primeiro Trompete Solista da Orquestra Gulbenkian
Orfeão de Leiria organiza pela primeira vez Master Class de Trompete
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) organiza pela primeira vez, nos dias 21 e 22 de Janeiro, uma Master Class de Trompete com Stephen Mason, Primeiro Trompete Solista da Orquestra Gulbenkian. Alfredo Lopes, professor de trompete no Orfeão de Leiria e na Escola de Música Jaime Chavinha, de Minde, é o responsável pela Master Class, dirigida essencialmente aos alunos da Classe de Trompete desta escola. «O principal objectivo desta iniciativa, que organizamos pela primeira vez, é estimular e desenvolver as competências dos alunos, para que se sintam ainda mais motivados para evoluir no instrumento», explica o professor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Empresa Plio promove conferência sobre "Liderança e Gestão de Equipas"
A empresa Plio promove, no dia 5 de Fevereiro, das 10h às 13h, a conferência Liderança e Gestão de Equipas, no Convento São Miguel das Gaeiras, Óbidos. Pretende-se reunir especialistas e profissionais do sector da gestão de empresas, directores, colaboradores e chefes de equipa, num dia dedicado à reflexão e discussão de questões como liderar de forma eficaz em tempos difíceis, motivando todos os agentes envolvidos para a consecução dos objectivos comuns.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Bloco de Esquerda denuncia despedimentos
na Companhia Nacional de Fiação e Tecidos
A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas esteve até Junho de 2010 em situação de lay-off. Segundo o Bloco de Esquerda, esta empresa tem uma dívida para com os trabalhadores de cinco subsídios de férias e de natal, assim como o salário de Dezembro de 2010 e, recentemente, a empresa propôs aos trabalhadores a rescisão do contrato de trabalho por mútuo acordo, sem que ao menos tenha garantido o pagamento da divida que tem para com aqueles ou mesmo a indemnização que lhes é devida em caso de despedimento. Os trabalhadores, naturalmente, não aceitaram.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário-geral do PCP lembra agravamento da situação económica dos portugueses
Jerónimo de Sousa: “Se Cavaco Silva é tão bom, o que andou a fazer nestes cinco anos?”
Jerónimo de Sousa foi o principal orador do jantar-comício de apoio à candidatura de Francisco Lopes realizado no dia 17 de Janeiro, na Quinta das Carrascas, no concelho de Alcobaça. Perante cerca de uma centena de apoiantes, o secretário-geral do PCP elogiou as qualidades políticas e capacidade de trabalho de Francisco Lopes e centrou parte da sua intervenção na crítica ao candidato Cavaco silva, a quem acusou de ter feito uma parceria estratégica com o Governo de José Sócrates, promulgando todas as suas leis económicas e de tentar agora fugir a todas as suas responsabilidades políticas na crise económica do País.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aderindo à iniciativa da Associação Nacional de Municípios Portugueses
Municípios de Leiria e Santarém decretam Luto Municipal pelas vítimas das enxurradas no Brasil
Em conformidade com a sugestão emanada pela ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, os Municípios de Leiria e Santarém associam-se, também, ao voto de pesar, decretando dia de luto municipal, nesta sexta-feira, dia 21 de Janeiro, concretizado através do hastear da bandeira municipal a meia adriça, solicitando também a envolvência da comunidade em geral nesta iniciativa solidária. Os Municípios portugueses, ainda não refeitos do pesar causado pela tragédia, imensa, que se abateu sobre o Povo e as Instituições brasileiras, querem deixar reiterada a sua mais efectiva e profunda expressão de solidariedade sobretudo a todos os que mais afectados foram, na região serrana do Rio de Janeiro, pela pior catástrofe que fustigou o Brasil.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escola pode sofrer um corte de 33% no financiamento
Paulo Portas visitou Externato da Benedita:
'O ensino particular também é para os pobres'
O deputado do CDS-PP Paulo Portas visitou no dia 19 de Janeiro, o Externato Cooperativo da Benedita - ECB, uma das escolas do País que irá sofrer cortes no financiamento do estado a estas instituições. O deputado desafiou a ministra da Educação a visitar os estabelecimentos de ensino e afirmou que ao contrário do que afirma Isabel Alçada, o corte não é igual para as escolas públicas e ensino particular e cooperativo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Artistas participam em festa de solidariedade para equipar pediatria do Hospital
O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Torres Novas vai realizar uma festa no dia 27 de Janeiro, pelas 22 horas, que contará com o apoio da Câmara Municipal de Torres Novas.Este evento, no âmbito da «Missão Pediatria», decorre na discoteca Emotion e contará com a actuação de Carlos Alberto Moniz, Pedro Barroso e de José Cid, acompanhado de dois dos seus músicos, Samuel Henriques e Pepe. Participarão também nesta grande festa os Commedia a La Carte, os actores Ruy de Carvalho, Henrique de Carvalho, Ricardo Carriço, Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, António Melo e Fernando Ferrão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Obras estão quase terminadas
Câmara de Alcobaça transforma Escola Básica de Aljubarrota num mini centro escolar
O Executivo da Câmara Municipal de Alcobaça realizou no dia 19 de Janeiro uma visita à Escola Básica 1º Ciclo/Jardim-de-Infância de Aljubarrota, para se inteirar do avançar das obras de requalificação daquele edifício que darão à freguesia um “mini Centro Escolar”. Apesar de ainda faltarem alguns arranjos e a construção do recreio exterior, as obras efectuadas são significativas e darão maior qualidade e mais conforto às crianças que frequentam a escola. A obra iniciou-se em Março de 2010 e o valor total do investimento é de 188 mil euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato à Presidência da República cumpriu promessa de regressar à Nazaré
Fernando Nobre aponta exemplo europeu
e sai em defesa dos mercados tradicionais
Várias dezenas de apoiantes marcaram presença na visita de Fernando Nobre à Nazaré na manhã de 19 de Janeiro. O candidato independente à Presidência da República, que veio cumprir a promessa de regressar à Nazaré durante a campanha eleitoral, depois de já ter estado na vila piscatória e balnear foi bem recebido no Mercado Municipal, tendo ouvido muitos apelos para mudar a situação política do País. A acção de campanha, que inclui também passagens pelas Caldas da Rainha e Santarém, contou com a presença a mandatária nacional, Margarida Pinto Correia, e dos directores de campanha do distrito de Leiria, António Varela, e do concelho da Nazaré, Leonel Santos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NERLEI liderou protestos na região de Leiria
ERSE foi sensível à contestação das empresas
e alterou tarifas de gás natural
Na sequência da contestação generalizada às tarifas de gás natural decididas em Junho de 2010, protesto que a nível regional foi liderado pela NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) decidiu rever as tarifas do ano gás 2010-2011 nos consumidores industriais com consumos superiores a 10.000 m3, procedendo à fixação excepcional das tarifas. A NERLEI congratula-se com o resultado obtido após um processo de negociação entre as partes envolvidas e pela solução encontrada que permite, em simultâneo, minorar os prejuízos para as empresas e manter os princípios da estabilidade regulatória.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação recém-criada
Grupo dos Amigos dos Peludinhos de Alcobaça recolhe animais abandonados
Foi apresentada na reunião de câmara de Alcobaça de 13 de Janeiro, por Nélson Rodrigues a GAPA – Grupo dos Amigos dos Peludinhos de Alcobaça – Associação, que foi criada em Alcobaça no dia 30 de Dezembro. O objectivo da Associação passa por recolher os animais abandonados, a fim de diminuir o número de acidentes rodoviários provocados por estes, bem como tentar dar-lhes um novo lar. Segundo Nélson Rodrigues, a GAPA foi formada por nove amigos, que já há algum tempo vinham recolhendo em suas casas vários animais abandonados que iam encontrando ou que pessoas conhecidas lhes traziam.
Esta notícia foi comentada 8 vez(es).
Brasil
Nazaré adere a Dia de Luto Municipal
por tragédia no Rio de Janeiro
A Câmara Municipal da Nazaré vai aderir ao dia de luto municipal, na próxima sexta-feira, dia 21 de Janeiro, proposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, hasteando a bandeira municipal a meia-adriça, em sinal de pesar pela tragédia que se abateu sobre o povo brasileiro. As fortes chuvadas que têm estado a afectar a Região Serrana do Rio de Janeiro já provocaram centenas de mortos e dezenas de desaparecidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Optando pelo não apoio público a nenhum dos candidatos
Presidentes de Câmara da região eleitos
pelo PS divididos no apoio a Manuel Alegre
Os presidentes de Câmara da região eleitos pelo PS estão divididos no apoio a Manuel Alegre. O candidato oficial do Partido Socialista conta com o apoio de seis presidentes de Câmara: Jorge Riso, de Alenquer, José Manuel Custódio, da Lourinhã, Joaquim Ramos, da Azambuja, Carlos Miguel, de Torres Vedras, Paulo Fonseca, de Ourém e Álvaro Pereira, da Marinha Grande. Contudo, metade dos autarcas optou por não manifestar apoio a nenhum candidato: estão neste grupo Raul Castro, de Leiria, João Salgueiro, de Porto de Mós, António Rodrigues, de Torres Novas, e Paulo Caldas, do Cartaxo. Também os presidentes das Câmaras Municipais da Golegã, Veiga Maltez, de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e de Vila Nova da Barquinha, Vítor Pombeiro, não constam da comissão de honra do poeta e histórico deputado do PS.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passando por Nazaré e Caldas da rainha
Fernando Nobre visita distrito de Leiria
Fernando Nobre estará no distrito de Leiria na manhã desta quarta-feira, dia 19 de Janeiro, passando por Nazaré (11horas) e Caldas da Rainha (12 horas), passará ainda por Santarém para uma visita à Fábrica “Lourini” do Groupo JJ Louro, na Zona Industrial de Santarém, pelas 15 horas e, uma Arruada pelas ruas da cidade, com concentração às 16h15, no Largo do Seminário, antes de rumar a Coimbra para uma Arruada e comício, no Hotel D. Inês (20 horas).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Número de campistas reduziu-se para metade em 10 anos
Parque de Campismo de Alcobaça fecha portas definitivamente
A reunião realizou-se no dia 13 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e estiveram presentes o presidente de Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio e os vereadores Mónica Baptista, José Vinagre, José Acácio Barbosa, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo. Edifícios devolutos em Aljubarrota, o encerramento definitivo do Parque de Campismo de Alcobaça devido à redução do número de campistas e de receitas para metade, na última década, e o fim do contrato de comodato com os anteriores proprietários do terreno da Quinta da Cela, em Alfeizerão, destinado à construção do Hospital Oeste Norte, foram os principais temas desta sessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Almagreira vai ter posto farmacêutico móvel
O Município de Pombal congratula-se pela abertura de concurso público para instalar um posto farmacêutico móvel na freguesia de Almagreira, conforme aviso publicado em Diário da República no dia 12 de Janeiro. Com o objectivo de colmatar esta falta de assistência farmacêutica à população local e povoações limítrofes, o Município de Pombal já havia apresentado um requerimento ao Infarmed, em 22 de Outubro de 2010, solicitando, nos termos da lei, a abertura de procedimento concursal de forma a ultrapassar a situação. Da mesma forma, o Município de Pombal manifestou por escrito ao primeiro-ministro, à ministra da Saúde e ao Infarmed a situação verificada na freguesia de Almagreira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dias 11 e 12 de Fevereiro
Batalha e Constância recebem Encontro Nacional de Museologia, Urbanismo e Autarquias
Sob o tema “Território, Cultura, Ciência e Inclusão”, a Câmara Municipal de Batalha, a Câmara Municipal de Constância e o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Ensino Superior, promovem, no dia 11 e 12 de Fevereiro, no Auditório Municipal da Batalha e na Casa-Memória de Camões, em Constância, o XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias e o VIII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias. A sessão de abertura conta com António Lucas e Máximo Ferreira, presidentes da Câmaras Municipais da Batalha e de Constância, Mário Moutinho, reitor da Universidade Lusófona e João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para fomentar o desenvolvimento empresarial
Instituto Politécnico de Leiria cria programa
de Formação para Executivos
Com o objectivo de desenvolver individualmente líderes capazes de agir numa sociedade em constante mutação e na qual o valor é criado através do conhecimento e as capacidade das pessoas para abraçar desafios, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) criou o programa de Formação para Executivos, sob o lema “O Poder das Pessoas”. Trata-se da integração de um conjunto de cursos em áreas nucleares de uma organização e do capital humano e intelectual, onde se inserem, tais como: 6 Sigma, Open Innovation, Web Marketing, Executive Coaching, Business Intelligence & Data Mining, Private Banking e Matemática para Executivos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste organiza seminário sobre Regeneração Urbana
A Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste – ADRO irá organizar o seminário “Oportunidades na Regeneração Urbana”, que terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 14 horas. Este seminário, que pretende fomentar a troca de ideias e a divulgação de soluções para as áreas mais antigas das cidades portuguesas, surge na sequência da apresentação por parte da CIP – Confederação Empresarial de Portugal do estudo intitulado “Fazer Acontecer a Regeneração Urbana”, assim como das anunciadas medidas governamentais nesta área, a apresentar, através de uma iniciativa legislativa, durante o primeiro trimestre de 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na sequência da renúncia de pelouros da vereadora Blandina Oliveira
Presidente da Câmara Municipal de Leiria redistribui pelouros
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, procedeu, no dia 17 de Janeiro, à redistribuição dos pelouros que estavam sob alçada de Blandina Oliveira pelos vereadores em regime de tempo inteiro. Nesse sentido, o vereador Gonçalo Lopes acumulará os pelouros que já eram da sua responsabilidade com as funções de Promoção e Desenvolvimento, Mercados e Feiras Municipais, Ensino Superior e Ciência, e Publicidade. A vereadora Lurdes Machado assegurará ainda o pelouro dos Cemitérios. Já o vereador António Martinho terá ainda a seu cargo o Ambiente, bem como a Limpeza Pública e Resíduos Sólidos Urbanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos – Uma Aguarela Das Reservas ao Serviço Educativo do Museu Municipal
Museu Municipal de Óbidos adere a celebrações do Feriado Municipal
“Óbidos – Uma Aguarela Das Reservas ao Serviço Educativo do Museu Municipal” é o título da exposição inaugurada no dia 14 de Janeiro, às 18h, no Museu Municipal e que estará patente até 20 de Fevereiro Uma iniciativa no âmbito das celebrações do Feriado Municipal de Óbidos. Trata-se de uma mostra com trabalhos constituídos como pequenos apontamentos “aguarelados”, resumidos, mas objectivos, que traduzem diferentes opiniões sobre Óbidos. Um local único. Pela sua filosofia, pelas ruas estreitas, recantos e lugares que nos deixam encantados. Em diálogo permanente com o recorte da muralha do castelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo vai ser firmado no dia 25 de Janeiro
Tomar vai ter Centro de Estudos Superiores da Música e das Artes do Espectáculo
Com a finalidade da constituição de um Centro de Estudos Superiores da Música e das Artes do Espectáculo irá decorrer no dia 25 de Janeiro, pelas 18h30, no Auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, a assinatura de um protocolo envolvendo como parceiros o Instituto Politécnico de Tomar, a Câmara Municipal de Tomar, a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e o Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. Do Programa consta uma palestra proferida pelo Professor Mário Vieira de Carvalho intitulada “O Papel das Artes no Desenvolvimento de uma Região”, e a actuação musical com dois grupos da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais: Ottoni Trio - trombone, trompa e trompete e Ex-Corde Ensemble - flauta transversal, guitarra e violoncelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 29 de Janeiro
Pavilhão Municipal do Bombarral recebe Gala de Abertura da Associação de Patinagem de Leiria
O Pavilhão Municipal do Bombarral foi o local escolhido para a realização da Gala de Abertura da Associação de Patinagem de Leiria (APL) 2011, que vai ter lugar no dia 29 de Janeiro. Com início agendado para as 20 horas, o evento é organizado pela APL, em colaboração com a secção de patinagem do Sport Clube Escolar Bombarralense, e conta com o apoio do Município do Bombarral e da Junta de Freguesia do Bombarral. No Pavilhão Municipal irão marcar presença cerca de duas centenas de patinadores, em representação de todos os clubes (com esquemas de grupo) filiados na APL – Patinagem Artística, entre os quais meia centena do clube anfitrião, a quem caberá a abertura da Gala.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Câmara Municipal e Sindicato Vidreiro lembram revolução do 18 de Janeiro de 1934
A Câmara Municipal da Marinha Grande e o Sindicato de Trabalhadores da Indústria Vidreira organizam as comemorações do 18 de Janeiro de 1934, que decorrem de 7 a 31 de Janeiro, na Marinha Grande. O objectivo é assinalar e homenagear os operários vidreiros que desencadearam o levantamento revolucionário armado. A 18 de Janeiro de 1934 ocorreu um levantamento revolucionário armado, na Marinha Grande, levado a cabo pelos operários vidreiros numa tentativa frustrada de acabar com as situações de perseguição, exploração e falta de trabalho que por várias vezes, nos últimos anos, os haviam atirado para a miséria e para a fome
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Jaime Quesado apresenta livro ”O Novo Capital”
Basílio Horta profere conferência “Os Novos Desafios da Economia Portuguesa”
A Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, em colaboração com a Media XXI – Consulting, Research & Publishing, vai realizar no dia 27 de Janeiro, pelas 18h30, no Edifício Nerlei, uma conferência subordinada ao tema Os Novos Desafios da Economia Portuguesa. Basílio Horta, presidente da AICEP, será o principal orador desta conferência, seguindo-se a apresentação do livro O Novo Capital, da autoria de Jaime Quesado. A sessão irá ainda contar com presença de José Vieira (Presidente da Nerlei), Nuno Mangas (Presidente do IPL) e Paulo Faustino (Professor Universitário e Editor).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coronel Valente dos Santos proferiu conferência
Ourém, Batalha e Porto de Mós assinalam caminho de D. Nuno na Batalha de Aljubarrota
O caminho que D. Nuno Álvares Pereira fez antes de travar a “batalha real”, em Aljubarrota, foi o tema da conferência que decorreu no dia 13 de Janeiro, nos Paços do Concelho de Ourém. Para falar desta “figura que nos é muito cara”, a Universidade Sénior e a Câmara Municipal de Ourém convidaram o coronel Valente dos Santos, director emérito do Museu e Campo Militar de S. Jorge. Na sessão de abertura, José Manuel Alho reforçou a importância desta “troca de saberes”, destacando a presença dos municípios de Batalha e Porto de Mós e do CEPAE – Centro de Património da Estremadura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grandes Opções do Plano Plurianual de Investimento e das actividades mais relevantes para 2011
Câmara de Alcobaça prioriza políticas sociais
e projectos do QREN
Os documentos previsionais da Câmara Municipal de Alcobaça para 2011 foram aprovados durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal de 17 de Dezembro de 2010. O orçamento municipal para 2011, em termos de previsão de receita, rendimentos próprios (impostos directos e indirectos) diminuiu em relação ao ano homólogo. Trata-se de um orçamento (57,5 milhões de euros) que deverá promover ajustamentos de sustentabilidade face às previsões gerais para economia do País e o seu impacto nas receitas e transferências da Administração Central. As políticas sociais voltam a ser em 2011 as principais linhas de orientação do município. Assim, o investimento será praticamente, direccionado para os projectos apoiados pelo Estado e pelo QREN, sendo que a taxa de execução dos mesmos estará dependente da aprovação do respectivo financiamento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fim das emissões analógicas previsto para Maio
Alenquer escolhida pela Anacom para testar introdução da Televisão Digital Terrestre
O retransmissor de Alenquer foi escolhido pela Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações para a realização da fase piloto de cessação das emissões analógicas. Esta cessação, segundo a Anacom, deverá ocorrer em Maio do presente ano. Como o processo de transição é da exclusiva responsabilidade da Anacom, é aconselhável que os munícipes se informem adequadamente sobre as especificidades do mesmo antes de tomarem qualquer decisão sobre a aquisição de serviços/produtos. A Câmara Municipal de Alenquer tem a garantia da parte da Anacom de que esta irá, dentro em breve, proceder à conveniente divulgação do serviço e informar a população.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado de Frades
Quinta do Pinheiro com centenas de praticantes em Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro
Valado dos Frades vai acolher, nos dias 29 e 30 de Janeiro, o VI Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro – LeiriaCon 2011. O evento, que reunirá centenas de praticantes e entusiastas dos chamados jogos de sociedade nacionais e estrangeiros, vai ter lugar no Hotel Rural Quinta do Pinheiro. De acordo com a organização, a cargo de Spiel Portugal (grupo de jogadores), o LeiriaCon 2011 contará com um alargado leque de convidados especiais, incluindo autores credenciados de jogos, editores e lojas da especialidade, naquela que é já considerada uma das mais prestigiadas convenções do género na Europa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cooperação no Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Câmara de Santarém e Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado firmam protocolo
A Câmara de Santarém e o Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado firmaram hoje, dia 13, um protocolo estratégico de cooperação no Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que vai permitir dar mais um passo de qualidade na consolidação da Estratégia do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável local. Este protocolo foi assinado por Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém e por Vítor Barreto, presidente da CAP – Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado e contou com a presença da vereadora com o Pelouro da Protecção Ambiental, Luísa Féria, de Maria João Cardoso, chefe de Divisão da DADS – Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Santarém, e de outros membros do Executivo Camarário, bem como da responsável pelo Projecto nesta Escola, a professora Maria Alexandra Forte, acompanhada por duas turmas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 21 de Janeiro a 10 de Fevereiro
PDM da Lourinhã entra em discussão pública
A Câmara Municipal da Lourinhã, na sua reunião de 26 de Outubro de 2010, deliberou, por unanimidade, iniciar os procedimentos de revisão do Plano Director Municipal da Lourinhã (PDML), tendo fixado um prazo de dois anos para a sua elaboração. A Participação Preventiva dos Particulares decorre entre os dias 21 de Janeiro e 10 de Fevereiro, correspondendo ao período em que os particulares podem apresentar, por escrito, sugestões, observações e pedidos de esclarecimentos, bem como informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de revisão do PDML.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça e Marinha Grande
Francisco Lopes visita Atlantis e Crisvidro
para garantir solidariedade aos trabalhadores
Francisco Lopes visitou a Atlantis, no Casal da Areia, em Alcobaça, no dia 13 de Janeiro, no âmbito da sua candidatura à Presidência da República. O candidato apoiado pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” passou no teste do balão, tendo ajudado a produzir uma peça em cristal, e aproveitou para se solidarizar com os trabalhadores, actualmente pressionados pela administração da empresa para optarem pelo dia 18 de Janeiro – dia da revolta vidreira de 1931 e dia de folga consagrado no Contrato Colectivo de Trabalho do Sector Vidreiro, ou pelo dia de Carnaval, como dias de descanso, quando antes tinham direito a ambos os dias para folgarem. O candidato seguiu depois para a Marinha Grande onde visitou a Crisvidro e, à noite, participou num comício de campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela convidados do Café Literário da livraria Loja 107
A livraria Loja 107 inicia o primeiro Café Literário do presente ano no dia 20 de Janeiro (quinta-feira) pelas 22 horas, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com um verdadeiro elenco de luxo: os convidados especiais são os humoristas Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela. Ricardo Araújo Pereira deverá apresentar o seu novo livro «A Chama Imensa» sobre a sua paixão sobre o Benfica. A apresentá-lo estará outro “Gato Fedorento”: o sportinguista Zé Diogo Quintela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
orquestras Paganini e Luís de Freitas Branco actuam em Leiria
Escola de Música do Orfeão reúne orquestras e coro para estreia de “Gloria” de Vivaldi
A Escola de Música (EMOL) do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes vai reunir em concerto as orquestras Paganini e Luís de Freitas Branco e o Coro de Câmara do Orfeão de Leiria para uma actuação conjunta inédita da obra “Gloria” de Vivaldi. O Concerto Gloria de Vivaldi, que se realiza no dia 14 de Janeiro, sexta-feira, às 21h, na Igreja de São Francisco, incluirá ainda as actuações a solo de cada um dos grupos. “Gloria” em Ré Maior, uma obra composta por Vivaldi no início do século XVIII, inclui solistas, coro e orquestra, sendo assim possível juntar alunos e professores da EMOL na sua execução.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Valado dos Frades
Eleição presidencial adia Festa das Chouriças
A vila de Valado dos Frades celebra, de 20 a 30 de Janeiro, o seu padroeiro S. Sebastião, com a realização da tradicional “Festa das Chouriças”. Promovidas por uma comissão composta por habitantes locais, as festividades incluem um programa de animação musical e recreativa, que se concentra na Praça 25 de Abril e ruas adjacentes, em conjugação com as celebrações religiosas que têm na procissão de domingo, dia 30, o seu ponto alto. Os festejos, que habitualmente se prolongam pelo fim-de-semana seguinte ao dia consagrado a S. Sebastião, serão este ano transferidos para os dias 28, 29 e 30, devido à realização do acto eleitoral para a Presidência da República.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Manuel Alegre acusa Cavaco de ter consigo
“os empresários que se encostam ao Poder”
Manuel Alegre foi o principal orador no comício realizado no dia 10 de Janeiro, no auditório do Sport Operário Marinhense. Acompanhado por figuras nacionais do PS e do Bloco de Esquerda, como os líderes parlamentares Francisco Assis e José Manuel Pureza e o eurodeputado Miguel Portas e figuras locais como Álvaro Pereira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Carlos André, presidente da Assembleia Municipal de Leiria e os deputados João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves, do PS, e Heitor de Sousa, do BE, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Administração apela aos utentes para a utilização correcta do parque de estacionamento
Hospital de Santo André com estacionamento a cinco cêntimos por cada 15 minutos
Está já em funcionamento o parque de estacionamento pago do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, numa fase ainda experimental, conforme estava previsto e foi oportunamente anunciado, de forma a afinar procedimentos e fazer as correcções necessárias em função das circunstâncias normais de operação. O CA do HSA reitera que a reorganização do espaço e a tarifação do estacionamento tem por único objectivo disciplinar a utilização do parque, já que a situação que existia até agora era de permanentes constrangimentos à circulação, causados por constantes estacionamentos abusivos e desordenados. Considera-se que as baixas tarifas praticadas têm um cariz absolutamente social (cinco cêntimos por cada período de 15 minutos), e permitem a utilização pela esmagadora maioria dos utentes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Paiva de Carvalho adere a iniciativa do Correio da Manhã
Governador Civil de Leiria assina Petição
pela criminalização do enriquecimento ilícito
O Governador Civil de Leiria, Paiva de Carvalho, assinou, no dia 12 de Janeiro, a Petição pela criminalização do enriquecimento ilícito, patrocinada pelo jornal Correio da Manhã. "O titular de cargo político ou equiparado que, durante o período de exercício das suas funções ou nos três anos seguintes à respectiva cessação, adquirir, por si ou por interposta pessoa, quaisquer bens cujo valor esteja em manifesta desproporção com o seu rendimento declarado para efeitos de liquidação do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares e com os bens e seu rendimento constantes da declaração, aditamentos e renovações, apresentados no Tribunal Constitucional, nos termos e prazos legalmente estabelecidos, é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos", lê-se na petição, disponível na Internet.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito da campanha do Professor Cavaco Silva
Professor João Lobo Antunes debate em Leiria "uma politica de valores"
No âmbito da campanha do Professor Cavaco Silva para as Eleições Presidenciais 2011, vai estar em Leiria o Professor Lobo Antunes, mandatário nacional da candidatura, para falar sobre o tema “ Uma Politica de Valores”. Este encontro decorre em Leiria, no próximo dia 19 de Janeiro às 21.15h, no Hotel Eurosol. A participação é livre a todos os que se interessam por esta matéria e pela experiência e conhecimento do orador, no domínio em que vai falar, no contexto das eleições presidenciais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 3 mil euros a reverterem para instituição social local
Montaria ao javali faz solidariedade no Cadaval
A localidade de Alguber serviu, recentemente, de ponto de encontro para uma montaria solidária no concelho do Cadaval, que juntou perto de uma centena de caçadores e acompanhantes. As receitas da iniciativa reverteram inteiramente a favor do Centro Social e Paroquial de Alguber. Em vésperas de Natal, mais precisamente a 23 de Dezembro último, concentravam-se na localidade de Alguber perto de uma centena de pessoas, caçadores e acompanhantes, para participarem numa montaria de angariação de fundos, promovida pela Associação de Caçadores do Concelho do Cadaval (ACCC) numa parceria com a FEDERCAÇA – Federação de Caçadores do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 15 de Janeiro
Município de Peniche mostra pela primeira vez ao público a sua colecção de arte moderna
A abertura da Exposição “Colecção de Arte Moderna da Câmara Municipal de Peniche” terá lugar no dia 15 de Janeiro (Sábado), pelas 18h, na Sala de Exposições do Edifício Cultural. A Câmara Municipal de Peniche é detentora de um relevante acervo artístico resultante de uma política de contínua construção da sua colecção, pela integração de diversas obras provenientes de aquisição, permuta ou doação. A colecção de arte moderna da Câmara Municipal integra perto de uma centena de obras, de artistas locais, nacionais e estrangeiros, com destaque para a escultura e, em particular, para pintura, na sua vertente a óleo, sobre acrílico, pastel, aguarela e serigrafia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coligação PS/CDS pode perder maioria no Executivo
Vereadora Blandina Oliveira renuncia
a pelouros na Câmara Municipal de Leiria
A vereação da Câmara Municipal de Leiria foi surpreendida, no dia 11 de Janeiro, com a leitura de um comunicado da autoria da vereadora Blandina Oliveira, dando conta de que teria sido informada pelo presidente da Câmara da decisão de lhe retirar os pelouros que e, por isso, renunciava de imediato aos pelouros que detinha. A autarca independente eleita na lista do PS considerou ter sido usada para dar credibilidade à lista, por ter uma carreira profissional de sucesso, tendo abandonado a reunião logo após a sua declaração. Raul Castro não gostou da surpresa e acusa a vereadora de não ter revelado competência para o cargo que agora abandonou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 13 de Janeiro
Francisco Lopes participa em comício
na Marinha Grande
Francisco Lopes, candidato à Presidência da República apoiado pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” participa nesta quinta-feira, dia 13 de Janeiro, às 21 horas, num comício no auditório do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande. Francisco José de Almeida Lopes, de 55 anos, electricista, é natural de Vinhó, concelho de Arganil. Habilitado com o curso industrial de montador electricista, na Escola Industrial Marquês de Pombal, é funcionário do PCP e deputado à Assembleia da República eleito pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Ministro da Economia inaugura fábrica
de mobiliário Lourini
O ministro da Economia, Vieira da Silva, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, visitaram a fábrica Lusocolchão e inauguraram a nova fábrica da marca Lourini, unidade do grupo empresarial de mobiliário JJ Louro Pereira. A empresa é um dos maiores empregadores do distrito de Santarém, ocupando uma posição de liderança no fabrico de mobiliário, sofás e colchões, com uma forte exportação, para o mercado internacional. Trata-se de mais uma unidade de fabrico de sofás da marca "Lourini". A fábrica, que está equipada com as mais recentes tecnologias e vocacionada para o mercado internacional, tem uma capacidade empregadora para cerca de 160 pessoas, estando já a funcionar a 40%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Conferência Episcopal Portuguesa contra corte de 30% ao Ensino Particular e Cooperativo
Reunido em Fátima, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa mostrou-se preocupado com decisões sobre a área do Ensino Particular e Cooperativo em Portugal . Os bispos pretendem que os pais sejam livres de escolher o projecto educativo dos seus filhos Reunido em Fátima durante a manhã de 11 de Janeiro, o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reflectiu sobre as últimas decisões governativas no campo do Ensino Particular e Cooperativo em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cadaval
Vivências do Afeganistão marcam comemoração do 113º Aniversário da Restauração do Concelho
As comemorações do 113.º Aniversário da Restauração do Concelho do Cadaval realizam-se no dia 13 de Janeiro. O destaque das comemorações vai para a inauguração da foto-exposição “Guerra vivida, guerra sentida”, de Pedro Monteiro, na Biblioteca Municipal, seguida do workshop “Uma missão de voluntariado”, onde serão relatadas experiências no teatro de operações do Afeganistão. Destaque ainda para o concerto musical, com Momento de Poesia por Ruy de Matos, Banda da Associação Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, no Cine - Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato à Presidência da República almoçou com agricultores do concelho de Alcobaça
Cavaco Silva: “É preciso que a administração pública respeite os nossos agricultores”
No âmbito da campanha para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro, o candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva realizou no dia 10 de Janeiro, uma visita ao distrito de Leiria onde, entre outras iniciativas, almoçou com agricultores do concelho de Alcobaça. O dia de visita ao distrito de Leiria iniciou-se em Peniche, pelas 10h30, onde Cavaco Silva contactou com o artesanato local, as famosas rendas de bilros e outras artes, seguindo depois para Caldas da Rainha, nomeadamente para a Praça da Fruta (Praça da República), onde privilegiou o contacto directo com a população local.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré recebe Ciclo “Combates pela Leitura”
Francisco José Viegas profere conferência “O livro no passado, presente e futuro”
Francisco José Viegas vai estar no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, no dia 19 de Janeiro, pelas 18 horas, para participar numa conferência intitulada, “O livro no passado, presente e futuro”, inserida no ciclo “Combates pela Leitura”. Depois de “Combates pela Cultura”, que trouxe à Nazaré diversas personalidades conhecidas do grande público, a iniciativa estende-se agora ao universo do livro e da literatura, em sessões que se realizarão em espaços da Nazaré, Alcobaça e Benedita, até Outubro. A iniciativa, promovida pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e dirigida a professores, está aberta à comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Música produzida a partir de lixo reciclado
Centro Cultural do Cartaxo recebe projecto alemão Rocco Recycle
O Centro Cultural do Cartaxo (CCC) abre as suas portas neste primeiro mês do novo ano para receber vários ritmos musicais, entre os quais música pop, com o projecto alemão Rocco Recycle, que sobe ao palco do CCC no dia 14 de Janeiro, às 23h00. Através de instrumentos construídos à mão a partir de materiais considerados lixo, Rocco Recycle revisita hits da música pop. O espectáculo destina-se a maiores de 12 anos e tem lugar no foyer de cinema.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
NO âmbito do Plano Estratégico da Lourinhã (PEL)
Câmara da Lourinhã promove ciclo de debates temáticos
Ao longo do primeiro semestre de 2011, será promovido, no âmbito do Plano Estratégico da Lourinhã (PEL), um ciclo de debates temáticos, que proporcionará a discussão sobre assuntos e áreas estruturantes para o futuro e desenvolvimento do concelho. O debate inaugural incidirá sobre o tema “Competitividade e Turismo”, decorrendo no dia 20 de Janeiro, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Município. De participação livre, a iniciativa reunirá os oradores Carlos Melo Ribeiro, presidente do Grupo Siemens Portugal, e Ana Mendes Godinho, vice-presidente do Turismo de Portugal, I.P.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grande entrevista com o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Paulo Inácio faz balanço do ano de mandato: "Alcobaça tem agora uma estratégia e um rumo"
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça concedeu uma entrevista ao Tinta Fresca onde faz o balanço do seu primeiro ano de mandato. Pródigo em ideias, Paulo Inácio lançou durante 2010 cerca de uma dúzia de novos projectos, nomeadamente, a criação de dois parques verdes na cidade, de um centro de negócios na antiga cooperativa agrícola, que incluirá um call center, a renegociação do contrato com a Águas do Oeste, assumindo que houve um grave erro de cálculo na quantidade de água contratualizada pela autarquia, a revitalização do Museu Nacional do Vinho e a proposta da criação e instalação do Museu da Língua Portuguesa no Mosteiro de Alcobaça, mas recusa a ideia de ter pouca obra realizada, dado ter dado prioridade à estratégia para o concelho e estar em funções há pouco mais de um ano.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Parque Tecnológico de Óbidos
Várzea da Rainha Impressores celebra escritura de lote
A escritura de compra e venda do lote onde a empresa Várzea da Rainha Impressores vai instalar-se, no Parque Tecnológico de Óbidos, foi celebrado no dia 6 de Janeiro de 2011, no Cartório Notarial de Óbidos. Segundo Zita Seabra, presidente do Conselho de Administração desta empresa de print on demand, a celebração da escritura “é um passo importante” para a Várzea da Rainha Impressores (VRI), uma vez que vai permitir, em breve, a construção do novo edifício, “com instalações mais consentâneas com aquilo que a empresa necessita”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Câmara aprova actualização dos preços de água para consumo, saneamento e resíduos sólidos
A Câmara Municipal do Bombarral aprovou, na reunião do dia 23 de Dezembro, a actualização dos tarifários/preços de água para consumo, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos. Esta actualização decorre e assenta num estudo económico/financeiro realizado por uma empresa externa, de acordo com as directivas legislativas e regulamentares. De acordo com a autarquia, “o objectivo é irmos ao encontro do maior equilíbrio possível na relação entre a receita e a despesa. A directiva da ERSAR e a própria lei das Finanças Locais, apontam para a necessidade desse equilíbrio, devendo os municípios aproximar os rácios da despesa aos da receita até 2014, data da convergência.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vereador José Vítor Silva fez as contas
Bombarralenses vão pagar mais 60% na factura de água
A Câmara Municipal do Bombarral aprovou nos últimos dias de 2010 um agravamento das tarifas de água e saneamento. Com os votos contra dos vereadores do Partido Socialista, o executivo social-democrata aumentou a factura da água para 2011 em sessenta por cento, mas com casos em que esses agravamentos vão chegar aos 170 %. A principal explicação deste aumento deve-se à aplicação de uma tarifa fixa mensal de 5,40 € que afectará todos os consumidores, independentemente do seu consumo de água. Os consumidores mais afectados serão os de menores recursos, como aqueles que têm um menor consumo de água. E "estranhamente, os consumidores que consumam mais de 21 metros cúbicos mensais, verão a sua factura desagravada, pagando menos do que desembolsavam em 2010."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alterando a forma de cálculo
Câmara de Leiria alarga número de utentes
com comparticipações em medicamentos
O Regulamento Municipal para Atribuição de Comparticipações em Medicamentos a Famílias Carenciadas do Concelho de Leiria passou a basear a forma de cálculo na retribuição mínima mensal garantida (antigo salário mínimo), em vez da pensão mínima do regime geral da Segurança Social. Nesse sentido, poderão candidatar-se a este apoio social, concedido pela Câmara Municipal de Leiria, os agregados familiares residentes no concelho, cujo rendimento mensal per capita não ultrapasse 70% da retribuição mínima mensal garantida, ou seja, 339,50 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Intenção foi aprovada em reunião camarária
Câmara quer transferir equipamentos para “Nazaré Qualifica” para agilizar gestão pública
A Câmara Municipal da Nazaré pretende transferir para a empresa municipal “Nazaré Qualifica, EEM” a propriedade dos lotes da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, dos edifícios que compõem a Escola Básica do 1º ciclo situada na Av. da Independência Nacional, incluindo a cantina escolar, e do parque de estacionamento de estacionamento do Largo Cândido dos Reis. O Executivo nazareno deliberou, no dia 30 de Dezembro, em reunião ordinária, solicitar autorização à Assembleia Municipal para esta transferência de património, argumentando que «a realidade actual impõe a necessidade dos municípios se adaptarem às mais modernas estratégias de gestão pública», em nome da «sustentabilidade económica e social».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Constância
Obras na Ponte sobre o Tejo vão começar
O contrato com a Tecnovia, empresa a que, em 22 de Dezembro último, foi adjudicada a obra de reabilitação da ponte sobre o Tejo que faz a ligação entre Constância Sul e Praia do Ribatejo será assinado esta terça-feira, dia 11 de Janeiro. “Depois de meses de espera e alguma incerteza, aproxima-se a reabertura da ponte e o fim de um problema que angustiou o Concelho e ameaçou mesmo o seu futuro. Embora cientes de que seria bem melhor uma ponte nova e com duas faixas de rodagem, não existem dúvidas de que se continuássemos a teimar por essa solução, neste momento a ponte permaneceria encerrada e … sem qualquer perspectiva de que viesse a abrir”, adianta a autarquia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aldeia de Reguengo do Alviela já está isolada
Plano Especial de Emergência para Cheias
na Bacia do Tejo entra em Alerta Amarelo
O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi activado no dia 7 de Janeiro pelas 13h, desde logo em Alerta Amarelo. A decisão foi tomada pela governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, em reunião da Comissão Distrital da Protecção Civil. As descargas das barragens espanholas estão a atingir valores que poderão provocar algumas consequências no troço português do Rio Tejo. Quanto à bacia do Sorraia verifica-se uma estabilização dos caudais descarregados das barragens do Maranhão e Montargil que determinam uma estabilização dos níveis da água para jusante. Por outro lado as condições meteorológicas, para o dia de hoje, são propícias à manutenção dos actuais caudais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Crianças do Jardim Escola João de Deus cantaram as “Janeiras” nos Paços do Concelho
Cerca de 130 alunos do Jardim Escola João de Deus, em Alcobaça, comemoraram o Dia dos Reis com o executivo municipal, ao apresentarem duas canções alusivas à época, entre elas as “Janeiras”. As crianças marcaram presença durante a manhã de 6 de Janeiro, em frente do Edifício dos Paços do Concelho e tiveram a recebê-las o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, a vereadora da Educação Mónica Batista, o chefe de gabinete do presidente João Paulo Costa e os adjuntos Júlio e Bruno Letra.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Presidenciais 2011
Cavaco Silva visita Peniche, Caldas da Rainha, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria e Pombal
Aníbal Cavaco Silva visita o distrito de Leiria nesta segunda-feira, 10 de Janeiro, no âmbito da campanha para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro. Nesse âmbito, o candidato presidencial cumprirá um programa que inclui vários concelhos de sul a norte do distrito. O programa tem o seu início em Peniche, pelas 10h30, onde o candidato contactará com o artesanato local, as famosas rendas de bilros e outras artes. Em Caldas da Rainha, pelas 11h30, na Praça da Fruta (Praça da República), será privilegiado o contacto directo com a população local. Segue-se, Alcobaça, pelas 12h30, um almoço com dirigentes associativos e agricultores numa iniciativa que visa dar visibilidade a um sector estratégico para a economia nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições para a Presidência da República
Jerónimo de Sousa participa em jantar-comício em Alcobaça
A candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República promove, no dia 17 de Janeiro (segunda-feira), pelas 19h30, no restaurante “Zé da Génia”, na Quinta das Carrascas, um jantar com a presença do secretário-geral do Partido Comunista Português Jerónimo de Sousa. Todas as inscrições podem ser feitas pelos contactos abaixo indicados: 262.598.078 - Centro Trabalho de Alcobaça do PCP - concelhiadealcobaca.pcp@gmail.com , 917.132.138 - Rogério Coelho - rogerio870@gmail.com ou vereador Rogério Raimundo - rogeriommr@gmail.com
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Durante o mês de Janeiro
Óbidos celebra Feriado Municipal
O Concelho de Óbidos vai celebrar o seu Feriado Municipal durante todo o mês de Janeiro. A Sessão Solene, o ponto alto das celebrações, decorre no dia 11 de Janeiro. Este ano, a cerimónia tem lugar no Complexo Escolar dos Arcos, considerada escola exemplar a nível mundial pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem da OCDE. Durante o decorrer da Sessão Solene, serão atribuídas as Medalhas de Mérito Municipal. Inicia às 15h00. Às 16h30 está agendado o lançamento do livro “Escolas d’Óbidos” e será colocada a insígnia alusiva à selecção do Complexo Dos Arcos para o Compêndio de Edifícios Escolares da OCDE. Às 17h30 há uma demonstração da Escola de Dança de Óbidos e às 18 horas é a tomada de posse da Óbidos.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Robert Parker atribuiu classificações superiores a 90 pontos a 10 vinhos de José Bento dos Santos
Syrah da Quinta do Monte d’Oiro conquista “guru” da crítica internacional de vinhos
O tinto Syrah 24, produzido por José Bento dos Santos na Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, acaba de receber a classificação de 93 pontos pela prestigiada Wine Advocate de Robert Parker (o mais famoso crítico de vinhos do mundo), feito que o coloca no pequeno grupo dos 30 vinhos portugueses a que Parker atribuiu, nos últimos 10 anos, uma pontuação igual ou superior a 93. Logo na sua primeira edição (2007), o Syrah 24 veio elevar para 10 o número de vinhos deste produtor já classificados por Robert Parker na restrita categoria de  90 pontos (num universo total de pouco mais de uma centena de vinhos portugueses assim pontuados).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 8 de Janeiro, na Igreja de S. Pedro
Coro do Orfeão de Leiria e Coro Ninfas do Lis protagonizam Concerto de Reis
O Coro do Orfeão de Leiria e o Coro Ninfas do Lis protagonizam o Concerto de Reis que o Orfeão de Leiria oferece à cidade de Leiria neste sábado, dia 8 de Janeiro, na Igreja de S. Pedro, pelas 18h. O Coro Ninfas do Lis é um grupo feminino de Leiria constituído por 25 coralistas, dirigidas por Mário Nascimento e acompanhadas ao piano por Rui Daniel Silva. Criado em 2003, este grupo apresenta um repertório ecléctico, com peças de música sacra e profana, erudita e popular, portuguesas e de diversas partes do mundo, percorrendo uma grande diversidade de períodos históricos, desde o canto gregoriano à música actual.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Vedras
Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino inicia actividade no dia 10 de Janeiro
A Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino realiza a sua primeira acção no dia 10 de Janeiro (segunda-feira), às 11h, em Torres Vedras. A vereadora Ana Umbelino e Ana Meireles, autora do programa de actividades, farão a introdução ao conceito da Fábrica das Histórias, acompanharão a visita à Casa e às oficinas “Primeiro Olhar” e “A Poética da Casa”, que decorrerão com alunos da EB1 da Conquinha. Na Fábrica das Histórias “ninguém vai encontrar ferro, aço, pedra, madeira… em seu lugar vão estar palavras, memórias, ideias e tudo o que precisamos para construir histórias”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato presidencial já tem mandatários em todos os concelhos do distrito
Cavaco Silva inaugura sede distrital de Leiria
no dia 10 de Janeiro
Está pronta a lista de todos os mandatários concelhios da candidatura do Professor Cavaco Silva no distrito de Leiria, numa altura em que está oficialmente a arrancar a campanha eleitoral para as eleições do próximo dia 23 de Janeiro. Apesar do candidato ter dado instruções para que a campanha eleitoral seja sóbria e envolva poucos custos, há acções mínimas que têm que ser tomadas em circunstâncias destas. A indicação dos representantes políticos concelhios é uma delas. No dia 10 de Janeiro (segunda-feira), durante a passagem do candidato por Leiria, por volta das 17h, será inaugurada a sede distrital da campanha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nas vilas de Freixianda, Caxarias e Olival
Câmara Municipal de Ourém proporciona atendimento de proximidade
Foi formalizada, no dia 3 de Janeiro, a abertura dos Serviços de Atendimento ao Munícipe (SAM) nas vilas de Freixianda, Caxarias e Olival, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Instituto da Segurança Social. Numa primeira fase, estes postos vão estar abertos às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o horário de atendimento das respectivas juntas de freguesia. As terças e quintas-feiras ficam reservadas para que os colaboradores permaneçam no edifício dos Paços do Concelho a trabalhar a informação e esclarecimentos solicitados pelos munícipes.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fundação AGAPE
ONG sueca doa material hospitalar a instituições do concelho da Lourinhã
O Município da Lourinhã assinou, no dia 29 de Dezembro, protocolos de cedência de material hospitalar com onze entidades concelhias, com o objectivo de tornar acessível a todos os munícipes a possibilidade de usufruírem destes equipamentos. O material compreende camas hospitalares articuladas, andarilhos, bengalas, canadianas, almofadas especiais, cadeiras de rodas e material auxiliar de casa de banho. Este conjunto de bens foi doado à autarquia pela Fundação AGAPE - uma organização não governamental e sem fins lucrativos da Suécia, que se dedica à recolha de equipamentos hospitalares usados, mas em boas condições de utilização. Carlos Quaresma, um emigrante português radicado na Suécia, que se dedica, desde há vários anos, à promoção desta iniciativa junto de vários municípios portugueses, foi o responsável pela aplicação deste projecto na Lourinhã.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Torneio de Futsal Sénior Feminino “Batalha – Trujillo”
Benfica joga em Torneio de Futsal na Batalha
O Município da Batalha organiza nos dias 8 e 9 de Janeiro, no Pavilhão Gimnodesportivo da Vila, o I Torneio de Futsal Sénior Feminino “Batalha – Trujillo”. Presentes nesta competição desportiva estarão algumas das melhores equipas nacionais da modalidade, com destaque natural para a formação principal do S.L.Benfica, bem como o Vilaverdense, CRGolpilheira e de Espanha, a formação de Trujillo, Cidade geminada com a Batalha desde 1992, localizada a cerca de 40 Km de Cáceres. Os jogos terão lugar no sábado, dia 8, às 17h30 e 19h30, decorrendo o apuramento para os 3ºs e 4ºs lugares no domingo, às 15h e a final, às 16h. Esta organização conta com o apoio do C.R.Golpilheira e da Associação de Futebol de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Posto de Turismo muda de instalações
O Posto de Turismo da Nazaré está a funcionar, desde o início desta, no piso térreo do Centro Cultural (edifício Antiga Lota), na Avenida Manuel Remígio. Com esta mudança, pretende a Câmara Municipal da Nazaré proporcionar melhores condições de atendimento ao visitante, uma vez que as antigas instalações revelavam algumas limitações, nomeadamente ao nível das barreiras arquitectónicas. Ao deslocar-se para o Centro Cultural da Nazaré, instalado igualmente numa zona nobre da vila e já muito visitado por turistas, o Posto de Turismo funcionará em articulação com outros serviços municipais, em particular na área da cultura, do património e da promoção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rio Maior
Assembleia Municipal aprova Orçamento 2011
A última sessão ordinária de 2010 da Assembleia Municipal de Rio Maior realizou-se no dia 28 de Dezembro no Auditório dos Paços do Concelho. No início da sessão, no período antes da Ordem do Dia, os deputados municipais pronunciaram-se sobre os mais diversos assuntos de interesse concelhio: Passagem de Ano em Rio Maior, a eventual construção da Cimenteira, a falta de saneamento básico em Lobo Morto e alguns lugares da Freguesia de Alcobertas, a diversidade da oferta cultura do Cineteatro de Rio Maior e a sugestão da implementação de um painel informativo das actividades daquele espaço, os atropelamentos que têm ocorridos nas passadeiras da cidade, o Conselho Municipal de Juventude e o Banco Local de Voluntariado de Rio Maior foram alguns dos temas abordados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura inaugura sede concelhia na Nazaré
Manuel Alegre junta apoiantes em Leiria e Marinha Grande
No dia 9 de Janeiro, domingo, pelas 16h, a Campanha Presidencial de Manuel Alegre vai inaugurar a sua sede na Nazaré, junto à Galeria o Guilhim (antiga Lavandaria). No dia 10, o candidato ao apoiado pelo Partido socialista e Bloco de Esquerda estará em Leiria, onde, pelas 19h30, jantará com apoiantes no Café Camões. À noite, Manuel Alegre desloca-se à Marinha Grande, onde, pelas 21h30, discursará num comício.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Passando por Santarém, Torres Novas, Fátima e Ourém
Cavaco Silva visita distrito de Santarém
O candidato à Presidência da República Aníbal Cavaco Silva visita, no dia 8 de Janeiro (sábado),o distrito de Santarém. Assim, pelas 16h, vsita à Santa Casa da Misericórdia de Santarém. Às 17h30, estará em Torres Novas, onde visitará o Centro de Reabilitação e Integração Torrejano. Às 19h, fará uma passagem por Fátima, onde decorrerá uma recepção breve do candidato na Casa do Povo de Fátima com cantar de Reis. A finalizar o dia de campanha, o candidato apoiado pelo PSD e CDS estará presente às 20h30, em Ourém, num jantar-comício a decorrer no Centro de Negócios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 6, 12 e 18 de Janeiro
Francisco Lopes e Jerónimo de Sousa participam em acções de campanha no distrito de Santarém
No quadro da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro, Francisco Lopes desloca-se ao distrito de Santarém nos dias 6 e 18 de Janeiro. As acções a realizar no dia 6, encerram com um comício em Santarém, no IPJ, a partir das 21,30h. No dia 18, terminam com um comício em Alpiarça, no salão de “Os Águias”, a partir das 21,30h. Por sua vez, Jerónimo de Sousa estará no distrito no dia 12 de Janeiro, igualmente para um programa que irá ocupar todo o dia e que termina com um jantar – convívio nas instalações da Casa do Povo do Couço, a partir das 20,30h. O programa completo das acções da campanha será divulgado oportunamente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Concerto de Ano Novo e Reis junta Orquestra Filarmonia da Beiras e Paulo de Carvalho
Para festejar a chegada do Ano Novo, à Orquestra Filarmonia das Beiras juntar-se-á um nome incontornável na música portuguesa das últimas décadas: Paulo de Carvalho. O resultado: uma viagem às canções de todos nós na voz deste cantor, num concerto envolvente, que contará ainda com outras obras de carácter festivo apropriadas à quadra. Dia 6 de Janeiro (quinta-feira) às 21h30, é a vez do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, receber este concerto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mais de 20 mil passaram pela vila medieval
Óbidos Vila Natal atrai turistas estrangeiros
“A edição de 2010 do Óbidos Vila Natal (OVN) foi a mais curta de todas, mas acolheu o maior número de visitantes/dia, mais de 120 mil pessoas”, disse José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal organizadora. O evento inaugurou no dia 10 de Dezembro de 2010 e decorreu até 2 de Janeiro de 2011. Segundo o responsável, “foi também a edição com mais visitantes estrangeiros, calculando-se que na última semana tenham passado por Óbidos mais de 20 mil cidadãos de outros países, nomeadamente de Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil”. O Bar de Gelo foi uma das grandes atracções do OVN, superando em muito as melhores expectativas da organização. Por este espaço, passaram até ao momento, 3200 visitantes. O Bar continuará aberto aos fins-de-semana durante todo o mês de Janeiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fátima
Município de Ourém associa-se a Jantar - Gala
a favor da "Ajuda de Berço"
O Município de Ourém associa-se à Future Health Portugal, na realização de um jantar - gala, a favor da Ajuda de Berço. Desde Junho 2010 que a Future Health Portugal tem desenvolvido uma campanha de recolha de fundos a favor desta instituição. Esses donativos serão entregues no dia 11 de Janeiro, a partir das 19h30, em Fátima, no restaurante D. Nuno. No mesmo evento serão lançadas a leilão as camisolas assinadas por vários jogadores de futebol que, de modo solidário se juntaram a esta causa: Cristiano Ronaldo, Yanick Djaló, Daniel Carriço, Rui Patrício, Carlos Saleiro, Alberto Zapater, Fábio Coentrão, entre muitos outros, deram o seu contributo e as suas camisolas serão postas a leilão em mais de 47 países, onde a Future Health tem delegações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Uma Estranha Forma de Espectáculo
Musical “Amália” estreia na Chamusca
O musical Amália, Nossa Senhora do Fado, produzido pela Companhia de Teatro do Ribatejo, com texto e encenação de João Coutinho, regressa ao Cine Teatro da Chamusca no dia 8 de Janeiro de 2011 às 21h30, depois do êxito alcançado nas 3 representações já realizadas. Amália é uma viagem Musical e Teatral ao fado e à vida dramática de Amália Rodrigues, numa visão original da CTR que procura compreender melhor os mistérios daquela que se transformou no símbolo da identidade Portuguesa. A sua vida confunde-se com os seus fados, na dor, na alegria, no desespero, na presença permanente da morte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Idolomania 2010 e Orquestra Santos Rosa animaram festa da passagem de ano
Milhares de pessoas receberam ano de 2011
em Santarém
Santarém voltou a impor-se como um dos principais destinos de fim de ano. Na última noite de 2010, milhares de pessoas rumaram aos diferentes palcos no Centro Histórico para assistirem ao espectáculo Idolomania 2010, assim como ao espectáculo da Orquestra Santos Rosa e ao já tradicional fogo-de-artifício. Animação também não faltou até de manhã, na tenda “El Galego”, no Jardim da República. Um conjunto de eventos que cativou diversos públicos, de várias nacionalidades e faixas etárias. A festa de passagem de ano foi organizada pela Cul.tur, Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém e pela Câmara de Santarém, em parceria com “El Galego”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Noites de música no Estremadura Bar
“Os meus discos de jazz” regressam a Alcobaça
Sete anos após a sua última edição regressa a Alcobaça neste mês de Janeiro o evento Os Meus Discos de Jazz, cujas duas anteriores apresentações decorreram no Parlatório Café. A terceira edição de Os Meus Discos de Jazz decorrerá novamente em Alcobaça, mas agora no Estremadura Bar, nas noites dos sábados 8, 15, 22 e 29 de Janeiro de 2011. Da anterior equipa de dj's participantes no evento mantêm-se António Guerra (dia 29), José Alberto Vasco (dia 22) e Rui Tomás Correia (dia 8), entrando agora para o quarteto César Augusto Vasco (dia 15), em substituição do anterior Pedro Marques.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“ À Sombra do Corvo”
Antologia brasileira de poesia fantástica apresentada em Santarém
"À Sombra do Corvo" é o nome do livro que vai ser apresentado no dia 15 Janeiro, às 15h30, na Casa do Brasil, em Santarém. Trata-se de uma antologia brasileira de poesia fantástica organizada por M.D. Amado. O livro que vai ser apresentado por Helena Nogueira conta com textos de 19 autores e a participação de Miguel Raimundo (nome literário de José. R. Noras). O evento conta ainda com a participação musical do Conservatório de Música de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
São Martinho do Porto junta mais de 50 mil
pessoas na noite de passagem de ano
A vila de São Martinho do Porto é cada vez mais o destino escolhido para comemorar a passagem de ano. Estima-se que mais de 50 mil pessoas não faltaram ao convite que a Câmara Municipal de Alcobaça lançou a todos os munícipes e turistas. Com o bom tempo a ajudar, a Baía de São Martinho ficou repleta de gente que dançou, cantou e animou a vila ao longo de toda a marginal. A noite contou com três áreas musicais distintas distribuídas em zonas estratégicas da vila, e ainda com um espectáculo pirotécnico a partir de várias plataformas flutuantes colocadas no mar, e num ponto de terra, com a duração de 15 minutos. Uma aposta considerada ganha pela autarquia na promoção da principal estância balnear do concelho de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa inédita da Câmara de Rio Maior foi considerada um sucesso e irá continuar
Centenas comemoram na Praça da República entrada no novo ano
Largas centenas de pessoas comemoraram na Praça da República, em Rio Maior, a entrada do novo ano, ao som da Banda Kontrol. Tratou-se de uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal que possibilitou à população riomaiorense uma noite bastante agradável, em que a alegria e animação foram uma constante até às primeiras horas da madrugada. Ainda antes da meia-noite, a edil riomaiorense dirigiu-se aos presentes para lhes agradecer a presença e desejar que se divertissem naquela noite festiva. Isaura Morais ambicionou ainda que “2011 seja para todos um bom ano onde não falte a saúde, a paz e a harmonia”. Ao soar as 24 badalas, entre espumante e passas (estas últimas oferecidas pelo município), o céu encheu-se de cor e brilho com um espectacular fogo-de-artifício lançado do Jardim Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Escultor José Aurélio tem suportado todos os custos de funcionamento da Fundação Cultural
Armazém das Artes pode fechar portas
se não surgirem apoios públicos ou privados
O Armazém das Artes, inaugurado em 2007, em Alcobaça, pode fechar portas se não aparecerem apoios públicos ou privados que sustentem o seu funcionamento. Idealizado pelo escultor José Aurélio, que investiu quase dois milhões de euros na reconstrução do centenário armazém e oficina, que chegou a abrigar conspiradores republicanos durante a monarquia, tem atraído milhares de pessoas de todo o País durante os quase 4 anos de vida, que se completam no dia 24 de Março, para verem os trabalhos de dezenas dos mais consagrados artistas portugueses. Contudo, o modelo mecenático do Museu de Serralves não tem granjeado adeptos entre os empresários locais e as relações com a autarquia continuam sem dar frutos, pelo que José Aurélio admite fechar portas se a situação não se alterar a curto prazo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para aumentar rendimento dos pescadores
Nazaré defende criação de zona exclusiva
para pesca do anzol
A Câmara Municipal da Nazaré vai voltar a defender junto das entidades competentes, em particular a Direcção-Geral das Pescas, a criação de uma zona exclusiva para a pesca do anzol. Esta pretensão, assumida por pescadores, armadores e outras entidades ligadas ao sector, foi já apresentada à tutela, mas a ausência de qualquer resposta levou o executivo municipal, reunido no dia 30 de Dezembro, a aprovar uma proposta no sentido de insistir no pedido. A comunidade piscatória da Nazaré pretende ver criada uma zona exclusiva para a pesca do anzol, de carácter sazonal (Abril a Setembro, devido às condições marítimas e climatéricas adequadas para a actividade).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De Fabio M. Said
Livro pioneiro resgata a história de Alcobaça
O livro “História de Alcobaça-Bahia (1772-1958)”, escrito por Fabio M. Said, alcobacense radicado na Alemanha, foi lançado neste mês de Dezembro. Autor de três obras sobre famílias bicentenárias do extremo sul, Fabio dedica-se há mais de dez anos a pesquisar a história de Alcobaça. O livro “História de Alcobaça-Bahia (1772-1958)”, escrita com base em extensa pesquisa em documentos manuscritos de três séculos, contém 256 páginas repletas de informações objectivas e com linguagem acessível. Portanto, não é uma obra que mistura história com ficção literária, mas sim um livro de cunho rigorosamente histórico e jornalístico, descrevendo sem floreios os acontecimentos e personagens mais importantes da história de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com o impulso das energias renováveis
Portugal exporta três milhões de euros
de electricidade em dois dias
Em apenas dois dias, Portugal conseguiu um encaixe de 3 milhões de euros através da exportação de electricidade, com base na produção de energias renováveis. Nos dias 29 e 30 de Dezembro, o país exportou mais de 60 GW a um preço médio de 42 euros MW. Só durante o mês de Dezembro, Portugal já exportou mais de 250 GW, permitindo que 2010 seja o ano da década com saldo comercial mais favorável, segundo dados da REN. Ainda de acordo a REN, em 2010, 52% da electricidade consumida em Portugal teve origem em fontes renováveis e endógenas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Primeiras Segundas – conversas ligeiras, temas de peso”
Núcleo de Museu Municipal e Património Cultural de Santarém promove palestras
No âmbito da sua missão estratégica, o Núcleo de Museu Municipal e Património Cultural desenvolve a iniciativa a que chamou “Primeiras Segundas - conversas ligeiras, temas de peso”. Realizada na primeira segunda-feira de cada mês, esta actividade visa, em ambiente informal, problematizar uma série de temas relacionados com a museologia e o património cultural. Dia 3 de Janeiro, o tema “Animar ou educar? Estratégias e aprendizagens não formais” é desenvolvido pela convidada Silvia Madeira (docente na Escola Superior de Educação de Santarém), pelas 21h30 no Auditório Virgílio Arruda na Biblioteca Municipal de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Artistas promovem grande concerto para ajudar vítimas do tornado
Quinta do Bill, UHF, Pedro Barroso, Emanuel, Padre Borga são alguns dos 15 artistas que decidiram unir-se num concerto para ajudar as centenas de pessoas afectadas pela passagem do tornado que atingiu o concelho de Tomar (a par com os de Ferreira do Zêzere e Sertã) no dia 7 de Dezembro. O Grande Concerto de Solidariedade a Favor das Vítimas do Tornado realiza-se na sexta-feira, dia 14 de Janeiro, a partir das 21h00, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. A iniciativa conta com o apoio do Município de Tomar, das juntas de freguesia do concelho e das empresas Musical FH5, Auditório, Justo Realce Comunicação e Casa da Expressão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Documento aprovado pela Assembleia Municipal
Nazaré pede reforço das comparticipações
do Estado em Obras em Curso
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou uma moção do Grupo Parlamentar do PSD relativa às transferências para os Municípios, no âmbito do Orçamento do Estado para 2011, onde reivindica o reforço das comparticipações do Estado para as obras em curso ou programadas na Nazaré. A Moção classifica a verba atribuída à Nazaré como “insuficiente para o volume de investimento necessário ao nível de infra-estruturas e serviços fundamentais” para receber, com qualidade, dezenas de milhares de pessoas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ciclista esteve à Conversa com José Raposo
Marco Chagas no Centro Cultural do Cartaxo:
“O ciclismo de estrada está a desaparecer”
O ciclista natural do concelho do Cartaxo, vencedor de quatro Voltas a Portugal em Bicicleta, foi o protagonista da rubrica “José Raposo Convida”, do dia 26 de Dezembro. Marco Chagas continua a “sofrer muito pelo ciclismo” e a temer muito pelo seu futuro. “Cada vez mais o ciclismo de estrada está a desaparecer. As pessoas vivem demasiado ocupadas para pararem o carro uns segundos para os corredores passarem. E quando os ciclistas passam, ainda os insultam. As pessoas já não conseguem conviver com isso. Em França, a Volta pára o país. Todas as autarquias das terrinhas apoiam, fazem arranjos nas praças centrais, mostram-se os castelos, os monumentos, as paisagens. Em Portugal isso não se consegue fazer”, comparou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Relógio a laser projectou contagem decrescente na falésia do promontório da Nazaré
Milhares de pessoas deram boas-vindas
a 2011 na praia da Nazaré
A praia e as ruas da Nazaré foram os cenários escolhidos por largas dezenas de milhares de pessoas para celebrar a entrada no ano. Até S. Pedro ajudou à festa, ao proporcionar uma noite de temperatura relativamente amena para a época e com chuviscos ocasionais que não chegaram a incomodar a multidão que circulava pela extensa Marginal da vila. Pela madrugada fora, quatro palcos asseguraram música para todos os gostos, desde os sons de baile popular aos ritmos electrónicos. Um dos pontos altos da noite foi, naturalmente, o espectáculo pirotécnico que assinalou a chegada de 2011. Um gigantesco coro de vozes fez a contagem decrescente para o minuto zero, acompanhando um relógio a laser projectado na falésia do promontório da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Teatro foi doado pelo benemérito há 44 anos
Câmara de Leiria pretende definição do estatuto jurídico do Teatro José Lúcio da Silva
Na reunião de Câmara de 28 de Dezembro foi apresentado pelo vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, o Parecer sobre o Estatuto Jurídico do Teatro José Lúcio da Silva, cujo estudo foi realizado pela Faculdade de Direito de Coimbra. Este Parecer revela-se fundamental, dadas as preocupações de ordem jurídica e financeira surgidas na sequência da auditoria externa realizada neste Município e através da qual diversas questões foram levantadas. A Câmara Municipal de Leiria entende que aspectos como a responsabilidade financeira pela gestão de dinheiros públicos (transferências anuais do Município de Leiria), a contratação e gestão de recursos humanos, assim como o cumprimento dos procedimentos concursais para aquisição de bens e serviços, requerem que seja encontrada uma solução relativamente ao estatuto Jurídico do Teatro José Lúcio da Silva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Governo e crise justificam manutenção de taxas elevadas
Assembleia Municipal de Alcobaça mantém impostos municipais inalterados para 2011
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 17 de Dezembro, a manutenção dos impostos municipais (IRS, IMI e Derrama) à taxa máxima, de forma a fazer face aos anunciados cortes de verbas do Governo para 2011. Relativamente ao Parque de Negócios, Paulo Inácio informou que está apenas à espera do visto do Tribunal de Contas para avançar com o projecto. O autarca sublinhou que a Câmara de Alcobaça não está parada em termos de desenvolvimento económico e lembrou que a inauguração do armazém da empresa eléctrica Canas teve lugar em apenas quatro meses e que está em negociações avançadas para a instalação de outra empresa na área da madeira, representando um investimento no concelho de 10 milhões de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Empresa municipal de Ourém
José Manuel Alho preside à OurémViva
Foi nomeado, na reunião de Câmara de hoje, o Conselho de Administração da Empresa Municipal OurémViva - Gestão de Eventos, Serviços e Equipamentos, EEM. A OurémViva será composta por um presidente, José Manuel Alho, sem remuneração; um vice-presidente, João Sousa, que irá auferir 75 por cento do vencimento do presidente da câmara; e um vogal, Gisela Cid Simões, que receberá 90 por cento do vencimento do vice-presidente, após a integração da AmbiOurém nesta estrutura municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em conjunto com instituições e profissionais de saúde do concelho
Município de Arruda dos Vinhos quer gerir Unidade de Saúde Familiar
A Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos, na sua sessão de 23 de Dezembro de 2010, aprovou por unanimidade, com declarações de voto do PS e CDU, a moção "Um Município Piloto na Gestão da Saúde Familiar: Criação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Modelo C em Arruda dos Vinhos". O texto aprovado demonstra a vontade do Município em resolver a situação de insuficiência de médicos no centro de Saúde de Arruda dos Vinhos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimentos continuam a ser prioridade para 2011
Câmara do Cartaxo aprova orçamento com redução de 50% na despesa corrente
A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, no dia 28 de Dezembro, por maioria, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2011. As prioridades são educação, segurança, desenvolvimento empresarial, requalificação urbana, equipamentos sociais e rede de mobilidade e transportes do município, com aproveitamento máximo dos financiamentos a fundo perdido no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 e da Administração Central para concretizar projectos estruturantes. O documento prevê uma redução de 50% nas rubricas de despesa corrente e continuidade na política de descentralização para as freguesias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Notas da campanha
Mário Lopes
OPINIÃO
Um Candidato a Presidente da República e Dois Candidatos à Segunda Volta
Jorge Esteves de Carvalho
Cavaco Silva: uma candidatura por Portugal
Paulo Batista Santos
Com Fernando Nobre a Presidente, Portugal será Diferente
Henrique Pinto
A candidatura de Francisco Lopes
Ricardo Miguel
Apoiar Manuel Alegre: Uma questão de dignidade e coerência
José Peixoto
A Carne do Bacalhau é Amarelada
Valdemar Rodrigues
Inauguração da Casa da Cultura de Mira de Aire: uma prioridade ou um elefante branco?
Por Aires de Miro
O Turismo no actual contexto económico
David Catarino
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o