Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Concorda com o reinício das aulas em regime presencial?
Sim
Sim, mas só com turmas reduzidas
Não, só à distância
Não, sistema misto
Não sei / talvez
Edição Nº 102 Director: Mário Lopes Domingo, 20 de Setembro de 2020
Presidentes das duas juntas de freguesia estiveram presentes em Roma
Aljubarrota espera mais turistas depois
da canonização de D. Nuno Álvares Pereira
José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota, esteve presente, no dia 26 de Abril, em Roma, na cerimónia de canonização de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável. O autarca, que esteve na Praça de São Pedro, acompanhado do presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente de Aljubarrota, Amílcar Raimundo, dos tesoureiros e secretários das juntas e do padre Ramiro Portela, foi uma das 35 pessoas das duas freguesias que fizeram questão de ver o Papa Bento XVI canonizar D. Nuno de Santa Maria Álvares Pereira. Em vésperas de se candidatar a um terceiro mandato, José Lourenço fala da obra realizada e na maior festa anual da freguesia: a Feira Medieval de Aljubarrota.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Plano de Acção para o Oeste
Deputado PS questiona Governo sobre chumbo de 10 candidaturas a fundos comunitários
O deputado António Galamba questionou o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o incumprimento do Plano de Acção para o Oeste. Num requerimento dirigido ao Governo, o parlamentar do Partido Socialista questiona quais as razões que determinaram a existência de resistências e a inviabilização do financiamento de projectos inscritos no documento assinado entre o Governo e os Municípios da Região Oeste pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e pelas estruturas de coordenação do QREN e quais as medidas que o Governo pretende adoptar para assegurar a concretização, em sede de financiamento do QREN, das medidas consagradas no compromisso entre o Governo e os Municípios signatários do Plano de Acção para o Oeste 2008-2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Marques Serralheiro agitou as águas
Assembleia Intermunicipal do Oeste discutiu indecisão sobre Hospital Oeste Norte
José Marques Serralheiro, deputado municipal de Alcobaça, eleito como independente nas listas do PS, foi à Assembleia Intermunicipal do Oeste, na qualidade de cidadão, falar do projecto de que é promotor há mais de seis anos, o Hospital Oeste Norte (HON). O administrador hospitalar começou por desafiar os deputados oestinos a apoiarem a localização nas Caldas da Rainha e uma rápida decisão por parte da tutela. José Marques Serralheiro considerou que “a Câmara das Caldas da Rainha tem culpa na protelação da decisão da localização”, devido ao facto de “não haver consenso na luta por um hospital novo ou no alargamento das actuais instalações”, o que “tem prejudicado e adiado a decisão”, considera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para benefício de complemento de horário, refeições e/ou acção social escolar
Inscrições no Serviço de Apoio à família abrem dia 1 de Maio no Cadaval
Decorrem de 1 de Maio a 30 de Junho, no Cadaval, as inscrições no SAF – Serviço de Apoio à Família para o ano lectivo 2009/2010, serviço municipal de apoio às famílias do Concelho com filhos/educandos a frequentarem jardins-de-infância públicos e escolas básicas do 1.º Ciclo, repartindo-se por refeições, complemento de horário e/ou acção social escolar. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Serviço de Educação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmaras Municipais das Caldas e Alcobaça convidadas a apresentar novas localizações
Comissão técnica chumba terrenos indicados para instalar Hospital Oeste Norte
A comissão técnica encarregada de estudar a localização do futuro Hospital Oeste Norte deu parecer negativo ao terreno comprado pela Câmara de Alcobaça e aos três terrenos indicados pela Câmara das Caldas da Rainha para a instalação desta unidade hospitalar que irá servir os concelhos do Bombarral, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Rio Maior, Alcobaça e Nazaré. Segundo uma fonte ligada ao processo contactada pelo Tinta Fresca, o principal problema dos terrenos em causa é a proximidade de linhas de água, o que compromete a construção do edifício, dado que as suas fundações terão de chegar a 15 metros de profundidade.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Há investimentos congelados à espera de decisão do Governo
Assembleia Intermunicipal pede integração de Alcobaça e Nazaré no Pólo Turístico do Oeste
A Assembleia Intermunicipal do Oeste aprovou, por unanimidade, no dia 27 de Abril, uma moção apresentada pelo deputado intermunicipal Luís Rodrigues, do PSD de Arruda dos Vinhos, apelando à resolução do impasse sobre a integração de Alcobaça e Nazaré no Pólo Turístico do Oeste. Luís Rodrigues considerou que “não podem deixar de fora o concelho de Alcobaça e Nazaré no Pólo Turístico do Oeste” e que, para isso, os dois concelhos “podem contar com o empenho e unidade de todos os municípios”.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Na Casa dos Cubos
Tomar recebe mostra evocativa dos 60 anos
da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa
A inauguração da exposição evocativa dos 60 anos da primeira, e única, exposição do Grupo Surrealista de Lisboa terá lugar no dia em que o Núcleo de Arte Contemporânea comemora o seu 5.º aniversário. Intitulada “Surrealismo… Porquê? Nos 60 Anos da Exposição do Grupo Surrealista de Lisboa”, a mostra decorrerá de 9 de Maio a 13 de Setembro, na Casa dos Cubos, em Tomar. O Museu Municipal João de Castilho, cujo Núcleo de Arte Contemporânea integra um significativo número de obras daqueles artistas, homenageia o Grupo e reforça assim a importância de Tomar na rota do Surrealismo português.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Esperadas milhares de pessoas até 24 de Maio
Feira de Leiria abre dia 1 de Maio
A tradicional Feira Anual de Leiria será inaugurada no dia 1 de Maio (sexta-feira), pelas 15 horas, com a presença da presidente da Câmara, vereadores e convidados e estará aberta ao público até dia 24 de Maio. Instalada na margem direita do Rio Lis, na zona da Nova Leiria, a feira terá início com a apresentação da Filarmónica de Monte Redondo, seguindo-se até às 24 horas, animação de rua, com os Gaiteiros do Liz, Música DJ e “Victor Sérgio convida Músicos da Região”. Na zona da praça central, estará um palco com animação permanente, onde ao longo dos dias da feira têm lugar diversas actividades e actuações de cariz popular, animação de rua e animação infantil. Aos domingos de manhã todos poderão participar em aulas de ginástica de manutenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
15ª edição
Feira do Livro de Pombal abre a 4 de Maio
No dia 4 de Maio, segunda-feira, tem início a XV Feira do Livro de Pombal, que decorre no Largo da Biblioteca Municipal até ao próximo dia 10 de Maio. Na edição deste ano, a Feira do Livro de Pombal integra também o VII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal, que se realiza nos dias 8 e 9 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde se pretende promover a reflexão sobre a temática da literatura infanto-juvenil e consciencializar as pessoas para as diferentes variáveis no contexto da leitura e para os diferentes instrumentos de intervenção.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por adjudicação por ajuste directo de uma obra
Tribunal de Contas multa dez autarcas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo
O presidente da câmara municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, foi notificado pelo Tribunal de Contas para pagar uma multa no valor de 1335 euros. A multa refere-se a um processo que questionava a adjudicação por ajuste directo dos trabalhos a mais no acesso à estação elevatória de Coruche, que custaram 106 mil euros, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e cujas decisões foram tomadas em reuniões de 2006 e 2007.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Executivo de Santarém aposta na reabilitação urbana, cultura e turismo
Câmara adere a empresa intermunicipal
e cria duas novas empresas municipais
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na sua reunião de 27 de Abril a constituição da Sociedade de Reabilitação Urbana da Lezíria do Tejo (SRU-LT), de carácter intermunicipal e constituída por 11 municípios, da Sociedade de Gestão Urbana de Santarém (SGU) e da Empresa Municipal de Cultura e Turismo de Santarém – CUL.TUR. Os vereadores do PS aprovaram a primeira, abstiveram-se na segunda e votaram contra a constituição da terceira empresa. A criação de todas estas empresas municipais carece ainda de apreciação e votação pela Assembleia Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Henriques Vareda homenageado
Câmara da Marinha Grande atribui Medalha do 18 de Janeiro de 1934 a advogado antifascista
A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu a Medalha Comemorativa dos 75 anos do 18 de Janeiro de 1934, a título póstumo, a José Henriques Vareda. A condecoração foi entregue pelo presidente da Câmara à família, numa cerimónia de homenagem, que ocorreu no Auditório do Museu do Vidro, no dia 26 de Abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
CCC encheu para ouvir Stacey Kent
A cantora Stacey Kent protagonizou mais um espectáculo de âmbito internacional no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, numa noite memorável a 23 de Abril que encheu o grande auditório. Nomeada este ano para um Grammy na categoria «Best Vocal Jazz Album» pelo seu último disco, «Breakfast On The Morning Tram», Stacey Kent voltou a Portugal pela quarta vez, um País que confessa gostar muito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concertos de música clássica em Óbidos
Filarmonia das Beiras abre Maio Barroco 2009
Tem início já no sábado, dia 2 de Maio, mais uma edição da temporada de música clássica “Maio Barroco”, na Vila de Óbidos. A edição deste ano será novamente dedicada ao compositor obidense José Joaquim dos Santos (1747 – 1801), num total de seis concertos. A par da componente musical, a edição deste ano conta com uma visita temática: “Viagem pelo Barroco em Óbidos”. O primeiro espectáculo da temporada será o “Concerto de Música Barroca Portuguesa (Século XVII e XVIII)”, interpretado pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Realiza-se no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, pelas 21h30.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dez embarcações darão três voltas à enseada
Organização da Festa do Homem do Mar sorteou ordem de saída das embarcações
Deram-se os últimos retoques para a Festa do Homem do Mar com o sorteio, este domingo, 26 de Abril, das imagens religiosas que cada uma das dez embarcações participantes irá transportar durante a procissão marítima. A festa do homem do mar do próximo fim-de-semana, dia 3 de Maio, começará, como é tradição, com a procissão a pé pela Marginal, com os andores dos Santos Patronos, e que se realizará entre a Capela de Nossa dos Aflitos e o Centro Cultural da Nazaré, seguida da Procissão no Mar, com as embarcações participantes engalanadas e os carros das embarcações acompanhadas das imagens religiosas atribuídas por sorteio, terminando, a festividade, com uma missa campal no areal da praia da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Grupo de “comerciantes-cidadãos” quer renovar a tradição da loiça erótica caldense
Confraria do Príapo criada hoje nas Caldas
A Confraria do Príapo vai ser criada hoje, 28 de Abril, pelas 15h30, nas Caldas da Rainha. Depois da Escritura Pública no Cartório Notarial, segue-se um brinde no Restaurante Pachá pelas 16h45. A ideia partiu de um grupo de “comerciantes-cidadãos” que quer renovar a tradição da loiça erótica caldense e lançar uma confraria, tendo como referência o típico falo em cerâmica, de forma a trazer novas abordagens e permitir actividades lúdicas, culturais e recreativas numa perspectiva de marketing da cidade. Colóquios, esculturas, gastronomia, poesia, desenhos e até um museu erótico, estão nos planos dos confrades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém e Tomar
Aurélio Lopes lança "Videntes e Confidentes:
Um Estudo sobre as Aparições de Fátima"
A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebeu, no dia 18 de Abril, o lançamento do novo livro do antropólogo Aurélio Lopes “Videntes e Confidentes: Um Estudo sobre as Aparições de Fátima”. O livro vai ser objecto de uma nova apresentação pública, no dia 2 de Maio (sábado), às 16 horas, no Salão da Biblioteca Municipal de Tomar, numa organização do Jornal "O Templário" e apoio da Câmara Municipal de Tomar. A publicação está a cargo das Edições Cosmos, e é patrocinada pela Câmara Municipal de Santarém, sendo o prefácio da autoria do teólogo e professor universitário Frei Bento Domingues, que irá estar, igualmente, presente.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Clássicos do cinema nas Caldas da Rainha
Centro Cultural e de Congressos “Escandaloso” no mês de Maio
O ciclo de cinema “Escandaloso” vai ser emitido entre 4 e 25 de Maio, às segundas-feiras, sempre às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, no dia 4, A Bela de Dia, de Luis Buñuel, no dia 11, Lua de Mel, Lua de Fel, de Roman Polanski, no dia 18, e Decameron, de Pier Paolo Pasolini, no dia 25 de Maio, são os clássicos apresentados pela *aurora - rede criativa de cinema, que escandalizaram os defensores da moral pública vigente quando foram apresentados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Palcos Novos, Palavras Novas” é promovido pela Culturgest
Festival Panos – Teatro Viriato em Santarém
Santarém vai receber pela primeira vez o Festival PANOS – Teatro Viriato, uma iniciativa no âmbito do projecto “PANOS - palcos novos palavras novas” promovido pela Culturgest. Este projecto que alia a nova dramaturgia ao teatro escolar/juvenil vai decorrer nos dias 2 e 3 de Maio, no Teatro Sá da Bandeira e no Círculo Cultural Scalabitano, em Santarém. “NÓS NUMA CORDA”, Miguel Castro Caldas, pelo Clube de Expressão Dramática da Escola Marinhas do Sal, Rio Maior, REFUGA”, de Abi Morgan, pelo grupo AN! MAL – Oficina de Teatro do Círculo Cultural Scalabitano, Santarém e “O CORO DOS MAUS ALUNOS”, de Tiago Rodrigues, pelo Clube de Teatro da Escola Secundária da Portela de Sacavém, são as peças em cartaz.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
“Os Gambuzinhos” estreiam peça “Per Gynt”
O Grupo de Teatro do Externato Cooperativo da Benedita “Os Gambuzinos” estreia, no dia 2 de Maio às 21h, a peça “Peer Gynt”, do dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen (1828-1916). Com encenação de Ana Catarina Almeida e José Carlos Saramago, o espectáculo vai ser reposto, no mês de Maio, aos sábados, nos dias 16, 23 e 30, na quinta-feira, dia 7 às 21h30 e aos domingos, nos dias 3,17, 24 às 15 horas, sempre no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De 1 a 3 de Maio
Big Band do Município grava terceiro disco
no Cine-Teatro da Nazaré
A Big Band do Município da Nazaré vai transformar o Cine-Teatro da vila em “estúdio”, de 1 a 3 de Maio, para a gravação do seu terceiro disco. Durante três tardes, os músicos da formação conduzida por Adelino Mota vão preparar e gravar os temas de um CD que será lançado durante o Verão, para assinalar o 10º aniversário da Big Band. Segundo Adelino Mota, este terceiro trabalho discográfico, composto por standards de jazz, irá «demonstrar, pela elevada complexidade técnica dos arranjos, a evolução dos músicos». «É nosso objectivo que este disco supere os anteriores e evidencie a maturidade da Big Band do Município da Nazaré», sublinha o maestro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Requalificação do Poço de São Bartolomeu reforça atracção turística de Vale da Pinta
O Poço de São Bartolomeu, em Vale da Pinta, e a zona envolvente foram requalificados e devolvidos à população, no dia 25 de Abril. Depois de anos de degradação, este monumento histórico renasceu, aumentando a expectativa “de que se venha a tornar num ponto de atracção turístico da freguesia, juntamente com o futuro Museu Escolar, o primeiro do distrito”, frisou Fernando Ramos. O presidente da Junta de Freguesia considerou este um momento histórico para Vale da Pinta e felicitou a Comissão de Festas de 2007, por ter a iniciativa de propor à Câmara e Junta de Freguesia o restauro deste espaço, que existe deste a Idade Média e é classificado de Monumento Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Teatro Sá da Bandeira recebe Ciclo de Cinema Manoel de Oliveira
O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém vai servir de palco ao Ciclo Manoel de Oliveira, nos dias 6 e 9 de Maio, no âmbito de um projecto escolar de duas alunas da Escola Secundária Sá Ginestal Machado de Santarém. Assim, no dia 6, às 21h45, é exibido na sala de espectáculos o filme “Cristovão Colombo – O Enigma” e, no dia 9, às 21h45, “Um Filme Falado”. O ciclo de cinema conta com a colaboração do Cineclube de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em 20 escolas do distrito de Leiria
Associação de Produtores Maçã de Alcobaça realiza “Apple Parade Escolar”
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça realizou, no dia 22 de Abril, a cerimónia de apresentação pública do projecto “Apple Parade Escolar”, que decorreu na Escola Básica dos 2/3 Ciclos Dr. Correia Mateus, no concelho de Leiria. O desenvolvimento deste projecto resulta de uma parceria entre a Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, o Governo Civil de Leiria, e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral. Neste projecto estarão envolvidas 20 escolas, estando previsto em Abril e Maio, a dinamização em cada escola, de um evento de sensibilização alimentar e de apresentação da Maçã Gigante decorada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia promoveu seminário
FINICIA Nazaré disponível para financiar projectos de interesse local
O seminário “FINICIA Nazaré”, destinado a esclarecer os interessados das medidas existentes ao nível local, e dos programas de apoio, às empresas e à criação de novos negócios, realizou-se no dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal da Nazaré. O Programa FINICIA facilita o acesso ao financiamento à criação de empresas e às empresas de menor dimensão, que tradicionalmente apresentam maiores dificuldades na sua ligação ao mercado financeiro. O FINICIA Nazaré é um fundo dotado de 250 mil euros que permite o financiamento de projectos de interesse local sem os promotores precisarem de prestar garantias reais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 2 de Maio
Paulo Portas visita concelho de Alcobaça
Paulo Portas é o convidado da Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Alcobaça na sua visita ao concelho, que terá lugar no dia 2 de Maio. O presidente do CDS começará a sua visita às 10h30, com uma deslocação ao Mercado de Alcobaça, seguindo-se às 12 h uma homenagem ao Santo Condestável, em Aljubarrota e um almoço em Alcobaça, num restaurante em frente ao Mosteiro de Alcobaça. O ex-ministro da Defesa dos governos presididos por Durão Barroso e Santana Lopes visita depois a marginal de S. Martinho do Porto, pelas 16 horas, deslocando-se ainda aos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
José Leitão concorre na 11ª posição
Ex-governador civil do distrito de Leiria candidato ao Parlamento Europeu
José António Leitão da Silva, 55 anos, natural de Peniche, e que exerceu as funções de governador civil do distrito de Leiria no período de 2002-2005, por nomeação do XV Governo Constitucional liderado por Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia, foi o candidato indigitado pelo PSD do distrito de Leiria, sendo aprovado por unanimidade, no dia 21 de Abril, pelo Conselho Nacional do PSD. José Leitão surge na 11ª posição na lista de candidatos ao Parlamento Europeu, em lista liderada por Paulo Rangel, actual presidente do Grupo Parlamentar do PSD, e na qual consta também na 4ª posição o actual deputado eleito por Leiria e vice-presidente do PPE, Mário David.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Associação dos Inquilinos Lisbonenses indignada por não ter sido consultada
AIL acusa Governo de preparar nova lei
que facilita despejos imediatos dos inquilinos
Ao que a Associação dos Inquilinos Lisbonenses conseguiu saber, o Governo tem em preparação um Projecto de Decreto-lei que visa no essencial o despejo dos inquilinos, habitacionais e não habitacionais. Segundo a associação, fundada em 1924, o projecto a apresentar na AR consiste numa autorização legislativa que, no pressuposto de alterar o Decreto-Lei nº 157/2006, “não passa de uma alteração com o objectivo de facultar aos proprietários os despejos imediatos, bastando para tanto que pretenda executar obras de conservação para as quais seja necessário que o inquilino não possa permanecer no locado.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Depois do único concorrente ter sido desclassificado do anterior concurso
Assembleia Municipal da Nazaré aprova novo concurso para complexo turístico “Nazaré XXI”
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, no dia 17 de Abril, a abertura da segunda fase do Concurso Público Internacional para seleccionar o parceiro do Município no desenvolvimento do Complexo Turístico “Nazaré XXI”. A deliberação foi aprovada por maioria, com um único voto contra do deputado do Bloco de Esquerda. De realçar que Miguel Sousinha, até aqui líder da bancada do PSD, pediu a suspensão do mandato, o que não impediu o deputado do Bloco de Esquerda de pedir a nulidade do seu voto na primeira votação, considerando que a qualidade de administrador do Grupo Lena era incompatível com a de deputado municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara quer aproximar jovens do concelho nas Celebrações do 25 de Abril
Óbidos lança concurso Digital Storytelling
O lançamento do concurso Digital Storytelling (com publicação on-line no sítio da Câmara Municipal, em www.cm-obidos.pt) serve de mote para o arranque das comemorações da Revolução dos Cravos por parte do Município de Óbidos. A iniciativa inicia às 0h do dia 25 de Abril. O concurso Digital Storytelling, pretende fomentar, por um lado, a utilização das novas tecnologias na transmissão e partilha de experiências e, por outro, o gosto pela actividade narrativa e pela comunicação em geral. Esta acção é dirigida à população portuguesa em geral e consiste na realização de filmes, com câmaras digitais ou com telemóvel, que relatem histórias. O tema é livre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Comemoração dos 35 anos do 25 de Abril
Câmara Municipal de Leiria convida Ramalho Eanes para Sessão Solene
O General António Ramalho Eanes, antigo Presidente da Republica, será o convidado da Câmara Municipal de Leiria para a Sessão Solene comemorativa dos 35 anos do 25 de Abril que terá lugar às 18 horas, no Teatro Miguel Franco – Centro Cultural Mercado de Sant’Ana. As festividades tem inicio as 9h30, com a Cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidato socialista arrasa Fernando Costa comparando-o a Alberto Joao Jardim
Delfim Azevedo alarga candidatura do PS
à Câmara das Caldas a independentes
As hostilidades estão abertas para uma luta que se prevê bastante intensa durante os próximos seis meses, a calcular pela apresentação da candidatura de Delfim Azevedo à Câmara das Caldas. Os discursos foram intensos, directos e em alguns casos, arrasadores para Fernando Costa e a maioria PSD. O candidato apresentou-se acompanhado de um vasto grupo de independentes, desde professores da ESAD, EBI de Santo Onofre e do Colégio Rainha D. Leonor, a trabalhadores da Bordalo Pinheiro, da ROL, do Museu de Cerâmica, da industria, da arquitectura, entre outros campos, que o candidato do PS quis classificar de “alguns socialistas com uma grande maioria de independentes. Esta é a família das Caldas”, afirmou.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em reconhecimento da sua política ambiental e desenvolvimento sustentável
Bandeira Verde atribuída ao Município de Peniche
Em consequência do trabalho desenvolvido ao nível da implementação das boas práticas ambientais e da promoção de actividades de desenvolvimento sustentável, foi atribuída ao Município de Peniche no dia 20 de Abril, em Évora, o galardão Bandeira Verde pelo projecto ecoXXI. Para além da distinção associada, a atribuição deste galardão representa em si mesmo a existência de um percurso consistente no sentido da sustentabilidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Apoio à Candidatura de Maria João Botelho
Ministro Vieira da Silva presente no jantar do PS do Cadaval comemorativo do 25 de Abril
No âmbito das eleições autárquicas de 2009, a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal do Cadaval, protagonizada pela Arquitecta Maria João Botelho, promove um jantar comemorativo do 25 de Abril, no sábado, dia 25 de Abril pelas 20 horas, na Sociedade Cultural e Desportiva de Figueiros. Este jantar vai contar com a presença de José Vieira da Silva, secretário nacional do PS e ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, que na qualidade de dirigente partidário, coordena o processo eleitoral socialista nas europeias, nas legislativas e nas autárquicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Município anuncia obras na freguesia de Fátima
no valor de 8,3 milhões de euros
A requalificação do parque escolar de Fátima, e a requalificação de dez das principais vias de acesso e internas de Fátima, com um custo total de 8 milhões e 300 mil euros, foram apresentadas, no dia 17 de Abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Fátima. O centro escolar Beato Nuno, a arrancar em breve, o centro escolar da Cova da Iria, a requalificação da Estrada de Minde, já iniciada, a requalificação da estrada Ourém - Fátima e da estrada da Ortiga, são alguns dos projectos apresentados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festa da Ciência, Cultura e Tecnologia ´09
Instituto Politécnico de Tomar apresenta protótipo de moto eléctrica
Inserida na Festa da Ciência, Cultura e Tecnologia ´09, decorre no dia 23 de Abril, pelas 15 h, no campus do Instituto Politécnico de Tomar, a apresentação pública do primeiro test-drive da “moto-eléctrica DEE-IPT”. Um grupo de docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) coordenados pelos Professores Pedro Granchinho, Carlos Ferreira e Hugo Ribeiro, do DEE, na sequência de outros trabalhos nesta área, desenvolveu um veículo eléctrico de duas rodas com base num quadro de uma Flandria SP747 de 1974.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
“JERO” lança livro de memórias de guerra
José Eduardo Reis de Oliveira, conhecido no jornalismo da região de Alcobaça por JERO, vai lançar, no dia 2 de Maio, pelas 16, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, um livro de memórias de guerra. Segundo o autor, “Golpes de Mão’s” é um livro escrito em “dois tempos”: em 1964-65, tendo como fonte um “Diário de Guerra” (Confidencial), de sua autoria, que registou a vida dos militares da C.Caç. 675, então em “quadrícula” no Norte da Guiné (zona de Binta e Guidage) em 2007-08 num Portugal em tempo de paz, mas com feridas de guerra ainda mal cicatrizadas, ouvindo e registando memórias de ex-combatentes.
Esta notícia foi comentada 5 vez(es).
Em causa a demissão do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre
Declarações da ministra da Educação motivam voto de protesto da Câmara das Caldas
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha votou por unanimidade, no dia 13 de Abril, um voto de protesto sobre as declarações da ministra da Educação acerca da situação do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, publicadas na imprensa. No dia 2 de Abril, no debate realizado na Assembleia da República a ministra da Educação referindo-se à situação do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre afirmou que “(…) a comunidade local e os professores não querem tomar conta da escola nos termos em que a lei exige (…)” Após uma análise das declarações publicadas na imprensa escrita, o Executivo considerou que tais declarações se interpretam no mínimo como infelizes e como desadequadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A partir de 28 de Abril
Plano de Pormenor da Quinta da Cova da Onça entra em discussão pública
Está aberta, a partir da próxima terça-feira, 28 de Abril, a Discussão Pública de Alteração ao Plano de Pormenor da Quinta da Cova da Onça, por um período de 22 dias. Durante o período de discussão pública, os interessados poderão consultar a proposta de alteração bem como os respectivos pareceres no edifício dos Serviços Técnicos da CMA - Câmara Municipal de Alcobaça. As reclamações, observações ou sugestões deverão ser dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Alcobaça através das seguintes opções: correspondência escrita, entregues directamente na Secção de Expediente Geral/Serviços Técnicos, ou ainda para o seguinte endereço electrónico: ddogu@cm-alcobaca.pt
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Posto de Turismo no Convento de Cristo será plataforma giratória para 500 mil turistas
O Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, apresentou no dia 18 de Abril, o projecto do novo Posto de Informação Turística a instalar no Convento de Cristo em Tomar, monumento Património da Humanidade. As novas instalações situam-se nas antigas cocheiras do Conde Costa Cabral, um espaço de 300 m2 que funcionará como porta de entrada para Rota do Património da Humanidade. O projecto foi apresentado durante as cerimónias do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no Convento de Cristo. A partir do Convento de Cristo, os turistas serão convidados a visitar Castelo de Almourol, Santuário de Fátima e entrar na Rota do Património da Humanidade, formado pela trilogia do Convento de Cristo em Tomar, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar
CCDR - Centro aprova candidatura “Mosteiros Portugueses Património da Humanidade”
Integrada no Programa Estratégico “Política das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, e candidatado ao Programa Operacional Regional do Centro - “Mais Centro” 2007-2013, as autarquias de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar viram o projecto Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, ser aprovado pela CCDR-Centro. O investimento total é de 10 milhões de euros do FEDER, sendo que as intervenções de natureza material e requalificações rondam os 4 milhões de euros de FEDER para Alcobaça, Batalha e Tomar, ficando o restante para outras iniciativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em Ourém
Câmara celebra canonização do Beato Nuno
A Câmara Municipal de Ourém vai celebrar, no dia 26 de Abril (domingo), a canonização do Beato Nuno, 2º conde de Arraiolos, 7º conde de Barcelos e 3º conde de Ourém, com um programa a desenrolar na zona histórica. As cerimónias terão início com uma missa na Igreja de N.ª Sr.ª das Misericórdias pelas 11h00, seguida de uma cerimónia evocativa e descerrar de uma lápide no Terreiro de S. Tiago, fronteiro ao Castelo de Ourém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Fernando Marques garante que não foi neutral nos órgãos nacionais do PSD
Distrital de Leiria do PSD contesta “carta aberta” de José António Silva
A Comissão Política Distrital de Leiria do Partido Social Democrata decidiu responder, no dia 20 de Abril, em comunicado, a um outro comunicado da Concelhia de Leiria, datado de 13 de Abril, em que o presidente da Distrital de Leiria era acusado de não defender nos órgãos nacionais a candidatura de José António Silva, apesar do nome do presidente da Concelhia de Leiria ter sido ratificado pela Distrital. Fernando Marques afirma ter sido forçado a responder, contudo, “privilegiando um discurso edificante e esclarecedor, pelo sentido de responsabilidade que sempre colocamos no exercício da actividade pública e partidária.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Câmara promove compra de Presídio Militar
e conservação do ecossistema do rio Alviela
A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião de 20 de Abril, o contrato-promessa de compra e venda de bens futuros com a Estamo - Participações Imobiliárias, S.A. para aquisição do antigo Presídio Militar, por mais de 4,6 milhões de euros. O edifício irá acolher a sede da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém e será sede de diversas associações ligadas ao sector. Um dos edifícios adjacente vai ser "autonomizado", de forma a permitir à autarquia encontrar um parceiro privado que recupere, a custo zero, todo o edifício. O Executivo aprovou também um protocolo com o ISPA para a investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
IPL pede intervenção do primeiro-ministro
CCDR do Centro impede institutos politécnicos de concorrer a concursos
O Instituto Politécnico de Leiria acusa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro de impedir os institutos politécnicos de concorrer a concursos, nomeadamente, no caso do Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, favorecendo assim as universidades e “prejudicando objectivamente o distrito de Leiria.” Inconformada com a situação, a direcção do IPL solicitou já a intervenção do primeiro-ministro e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Professor Paulo Guinote apresenta livro
"A Educação do Meu Umbigo"
Paulo Guinote apresenta, no dia 25 de Abril, às 18 horas, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, o livro “A Educação do meu Umbigo”. Tudo começou com um blogue criado pelo professor Paulo Guinote, o qual estava longe de imaginar que, poucos anos depois, os seus textos seriam publicados num livro. Segundo a Porto Editora, o blogue de Paulo Guinote "ganhou o estatuto de referência mobilizadora da revolta de toda uma classe profissional", a dos professores. A verdade é que "A Educação do Meu Umbigo" é um exemplo de como a blogosfera se transformou num espaço de intervenção cívica, com grande poder de influência aos mais diferentes níveis, nomeadamente político.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 30 de Abril a 3 de Maio
Festa do Vinho junta 54 expositores no Cartaxo
A Festa do Vinho 2009, apresentada no dia 20 de Abril, no Cartaxo, propõe uma viagem ao mundo dos vinhos, representados neste certame por um vasto leque de quintas e adegas. É o ponto de encontro entre produtores e apreciadores do vinho, mas também um lugar onde convivem a gastronomia regional, apresentada pelas oito freguesias do concelho, a animação musical, o artesanato, os concursos de vinhos e a tradição ribatejana. No total, o Pavilhão Municipal de Exposições vai contar, entre 30 de Abril e 3 de Maio, com um total de 54 expositores, entre entidades da área do vinho e dos sectores institucionais e artesanais. Este ano, o seminário irá abordar a temática das Adegas Cooperativas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Navegador reuniu-se no local com D. João II depois de descobrir a América
Câmara da Azambuja inaugura Casa Colombo
A Câmara Municipal de Azambuja vai inaugurar a "Casa Colombo" no dia 25 de Abril, pelas 12h. A "Casa Colombo" foi alvo de recuperação pela autarquia, através da EMIA- Empresa Municipal de Infra-Estruturas de Azambuja, com um investimento de 125 mil euros, dotando a Freguesia de Vale do Paraíso de um novo espaço cultural que permite à população adquirir um melhor conhecimento das suas raízes históricas e culturais. Com este novo espaço, o Município pretende centrar, interpretar e demonstrar a importância histórica local, nacional e internacional da estada de D. João II e de Cristóvão Colombo nestas paragens.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Requalificação de Antigo Matadouro Municipal em fase de análise de propostas de adjudicação
Decorreu no dia 14 de Abril, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Santarém, o Acto Público de abertura das propostas referente ao Procedimento de Concurso Público para adjudicação da empreitada Requalificação do Edifício do Antigo Matadouro Municipal de Santarém, com vista à instalação da Loja do Cidadão. Apresentaram-se a concurso 7 concorrentes, encontrando-se neste momento em fase de análise das propostas por parte do júri, com vista à adjudicação. A instalação da Loja do Cidadão e dos serviços locais de Finanças de Santarém no antigo Edifício do Matadouro Municipal de Santarém fazem parte do pacote das compensações incluídas no Plano de Acção Ota/ Alcochete para os 14 Municípios do Oeste e 4 da Lezíria do Tejo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Cela Velha homenageia Humberto Delgado
no 35º aniversário do 25 de Abril
O 25 de Abril volta a ser comemorado na Cela Velha, no concelho de Alcobaça, terra da família do general Humberto Delgado e onde o General Sem Medo procurou refúgio quando era procurado pela polícia política. A Homenagem a Humberto Delgado começa como habitualmente às 12h15, com a cerimónia comemorativa, junto ao monumento da autoria do escultor José Aurélio, com intervenção dos convidados. Segue-se o sobrevoo dos aviões do Aeroclube de Leiria e às 13 horas, o tradicional almoço, no edifício “a Fábrica”. A organização é do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, da Cela Velha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 7 a 16 de Maio
Quinteto de Carlos Martins abre 12º Festival
de Jazz de Valado dos Frades
O 12º Festival de Jazz de Valado dos Frades irá decorrer de 7 a 16 de Maio na Sala da Biblioteca de Instrução e Recreio. Os concertos são às 22 horas, excepto no dia 10 de Maio, em que será às 17 horas, e contarão com as presenças de “Água” Quinteto de Carlos Martins, Fefer / Barretto / Eisenstadt, Quarteto de Desidério Lázaro, Mê Quintete, Dixienaza Jazz Band, Quarteto de Júlio Resende, Quinteto de Paulo Gomes com Eric Vloeimans e Paulo Gaspar & Friends - "Tributo a Benny Goodman". A organização é dos voluntários da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Plenário da Distrital de Leiria do Bloco de Esquerda reuniu na Marinha Grande
Adelino Granja assume candidatura à Câmara Municipal de Alcobaça
O Plenário da Distrital de Leiria do Bloco de Esquerda, realizado no dia 18 de Abril, na Marinha Grande, ratificou os nomes dos candidatos às próximas eleições para os órgãos autárquicos do distrito de Leiria, tendo aceite o nome de Adelino Granja para a Câmara Municipal de Alcobaça. Foi também aceite a candidatura de Ana Branco, para a Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto. Os candidatos à Assembleia Municipal de Alcobaça e demais assembleias de freguesia serão apresentados a ratificação na próxima reunião da distrital do BE que se realizará a 13 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Centro de Artes apresenta ciclo de exposições
no Atelier-Museu António Duarte
O Centro de Artes das Caldas da Rainha apresenta, de 19 de Março a 25 de Maio, um ciclo de exposições na Galeria de Exposições Temporárias do Atelier-Museu António Duarte. À semelhança de anteriores eventos, este ciclo conta com a participação de artistas provenientes da ESAD de Caldas da Rainha e tem uma periodicidade de 2 semanas. Os cinco jovens ocupam neste momento um dos espaços do Pavilhão de Ateliers no quadro da sua participação no programa espaço/projecto. O leiriense Tiago Baptista, vencedor do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores 2009, é o artista convidado de 16 a 27 de Abril, com a exposição intitulada “The titles of the exhibitions still sound better in English”. Seguem-se Laurindo Marta, de 30 de Abril a 11 de Maio e Sofia Borges, de 14 a 25 de Maio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Médico pede decisão até 31 de Maio
José Marques Serralheiro lança petição on-line sobre Hospital Oeste Norte
Para impulsionar do projecto do Hospital Oeste Norte, o beneditense José Marques Serralheiro lançou uma petição on-line, encontrando-se a recolher assinaturas para que o Ministério da Saúde decida até 31 de Maio a localização da unidade de saúde. O administrador hospitalar, apesar de ser do concelho vizinho de Alcobaça, que também luta pela localização da unidade hospitalar, quer com mais esta iniciativa que o Hospital Oeste Norte seja construído nas Caldas da Rainha. A iniciativa do ex-administrador do Hospital de Alcobaça e actual deputado da Assembleia Municipal da mesma cidade segue-se a outras lançadas nos últimos anos, incluindo dois passeios de cicloturismo, entre a Benedita e Peniche, reclamando a construçao do Hospital Oeste Norte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Peregrinação das Crianças 2009
Santuário de Fátima organiza oratória infantil
“Mil flautas para Jesus”
Integrada no programa da Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima, na manhã de 10 de Junho, e com repetição durante a tarde do mesmo dia, terá estreia absoluta, na Igreja da Santíssima Trindade, a Oratória Infantil “Mil flautas para Jesus”. Trata-se de uma obra dedicada ao Beato Francisco, e especialmente inspirada no seu interesse por tocar flauta pastoril, ou “pífaro”, como nos é historicamente documentado. Esta obra foi composta, e está a ser actualmente orquestrada com a colaboração do maestro Paulo Lameiro, para envolver musicalmente todas as crianças que a ela assistam no dia da Peregrinação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Coligação Democrática Unitária confiante na renovação da maioria
CDU apresenta Alberto Cascalho e Luís Marques como cabeças-de-lista na Marinha Grande
A CDU da Marinha Grande apresentou, no dia 17 de Abril, no salão do Sport Império Marinhense, Alberto Cascalho e Luís Guerra Marques como candidatos, respectivamente, à presidência da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Marinha Grande. Perante cerca de 500 apoiantes, Alberto Cascalho contestou a “oposição verdadeiramente desnorteada e irresponsável de que temos sido alvo”, que teve como resposta “a nossa serenidade, a nossa firmeza e a verdade dos factos”, garantindo que “não tememos qualquer comparação (com a anterior gestão PS) porque ela é-nos claramente favorável, exemplificando com as dezenas de obras já executadas ou em execução no concelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Secretário de Estado da Saúde presidiu à cerimónia de apresentação
Concelho de Rio Maior vai ter Unidades Móveis de Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Francisco Pizarro, presidiu, no dia 17 de Abril, à apresentação das duas Unidades Móveis de Saúde (UMS) que se destinam a melhorar a cobertura de cuidados de saúde no concelho de Rio Maior. As Unidades Móveis de Saúde, que entrarão brevemente em funcionamento no concelho de Rio Maior, são carrinhas que estão devidamente equipadas com tecnologia de ponta para poderem realizar exames complementares de diagnóstico, como análises clínicas, electrocardiogramas, exames respiratórios, de visão, assim como executar tratamentos de enfermagem, consultas médicas e rastreios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Contra a vontade da Concelhia
Manuela Ferreira Leite impõe Isabel Damasceno como candidata à Câmara Municipal de Leiria
Isabel Damasceno anunciou, no dia 15 de Abril, no seu gabinete, a decisão de se recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Leiria num encontro com os jornalistas para o qual o Tinta Fresca não foi convidado devido a um inédito “esquecimento” do seu assessor, o ex-jornalista Francisco Figueiredo. A autarca invocou os insistentes convites da direcção nacional do PSD e dos munícipes de Leiria para que se recandidatasse para justificar a sua decisão de voltar atrás na intenção de não se candidatar. O conhecido cirurgião Manuel Antunes, da Universidade de Coimbra, deverá recandidatar-se também à presidência da Assembleia Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Eleições autárquicas 2009
PS do Bombarral escolhe candidato à Câmara
A Comissão Política do PS do Bombarral, reunida no dia 24 de Março, deliberou, por dezoito votos a favor e uma abstenção, em escrutínio realizado por voto secreto, escolher Jorge Gabriel Martins, para se candidatar a presidente da Câmara Municipal do Bombarral nas próximas eleições autárquicas a realizar no final deste ano. Encontrando-se presente, o indigitado candidato de imediato declarou encontrar-se bastante honrado com o convite que lhe foi feito, pelo que aceitou o mesmo, manifestando o seu empenho em tudo fazer para que “o Concelho do Bombarral ascenda a um patamar de desenvolvimento e progresso, que até agora ainda não teve”, mostrando-se confiante na vitória do PS, nas próximas eleições autárquicas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara fecha acordo de concessão e arrancam as principais obras de água e saneamento básico
Município do Cartaxo anuncia fornecimento
da água mais barata da região
A Camara do Cartaxo anunciou que vão ser adjudicadas as três ETAR’s consideradas como prioritárias no conjunto dos investimentos em Águas e Saneamento (ETAR de Casais Lagartos/Pontével – Vale da Pedra, ETAR Pontével – Vale da Pinta e ETAR Ereira – Lapa), num montante de investimentos que ascende a cerca de 2,5 milhões de euros. O Município do Cartaxo assumiu a cedência de posição contratual dessas três obras da CIM-LT, quando já havia anteriormente assegurado a sua integração no plano de investimentos global de 20 milhões de euros, no âmbito da concessão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Secretária de Estado da Cultura visita Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça comemora hoje, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Estão agendadas conferências, visitas orientadas diurnas e nocturnas e destaque para a cerimónia de entronização do espumante pelas 11h, que contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho. A sessão está aberta à comunicação social. Entrada livre no monumento e actividades. As inscrições para as visitas deverão ser efectuadas na recepção do Mosteiro de Alcobaça, até 1 hora antes do respectivo início. Consulte aqui o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 11 de Abril a 31 de Maio
Exposição “O Último Porto do Mediterrâneo: Mértola em Alcobaça” no Armazém das Artes
O Armazém das Artes apresenta, de 11 de Abril a 31 de Maio, a exposição “O Último Porto do Mediterrâneo: Mértola em Alcobaça”. Durante quase três décadas, o Campo Arqueológico de Mértola escavou, investigou, recuperou sítios, publicou, fez museus. Esta exposição é uma síntese do trabalho acumulado desde o início dos trabalhos arqueológicos, em 1978. “O Último Porto do Mediterrâneo – Mértola em Alcobaça” é mais um passo numa já longa caminhada. Todos os sábados às 16h30 ocorrerão palestras: Cláudio Torres, Carlos Guardado da Silva, Santiago Macias, Borges Coelho, Luís Urbano Afonso, Hermenegildo Fernandes e Rui Rasquilho são os oradores convidados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assinado Protocolo com o Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado
Batalha avança com criação do Banco Local
de Voluntariado
A Câmara Municipal da Batalha promoveu no dia 14 de Abril uma sessão para a criação do Banco Local de Voluntariado, tendo celebrado para o efeito um Protocolo de Colaboração com o Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNVP). O documento, que formaliza o compromisso de desenvolvimento do voluntariado no Concelho da Batalha, preconiza o voluntariado como um conjunto de acções de interesse social e comunitárias realizadas de forma desinteressada por pessoas, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O portão que Abril abriu em 1974 reabre em 2009” para assinalar 35 anos de uma História de Liberdade
Santarém promove comemorações do 25 de Abril com vasto programa cultural
A Câmara de Santarém e a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril apresentam um vasto Programa, que tem continuidade no dia 16 (Quinta-feira), às 10h, na Escola Secundária Sá da Bandeira. A “Conversa de Abril” junta alunos e professores, com o escritor Modesto Navarro, escritor e publicista, um dos fundadores da Associação Portuguesa de Escritores, que pertenceu ao último Concelho de Redacção da Seara Nova e colaborador de diversos jornais e revistas. Tem uma série de obras publicadas, algumas delas com o pseudónimo de Artur Cortez e é um opositor ao antigo regime, e o militar de Abril Leonel Martinho do Rosário, deputado municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Colecção Caixa Geral de Depósitos inaugurada no Centro Cultural e de Congressos
A exposição comissariada por Jurgen Bock, que parte de uma selecção de obras pertencentes à colecção Caixa Geral de Depósitos, vai ser inaugurada dia 18 de Abril às 16h, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha. Este projecto, intitulado “De Malanga a Pedro Cabrita Reis”, vai ser apresentado em três espaços expositivos fora de Lisboa (CCC, Mosteiro de São Martinho de Tibães e Centro de Artes de Sines).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Filipe Pinto-Ribeiro abre ciclo recitais de piano
O pianista Filipe Pinto-Ribeiro dá início, a 16 de Abril, ao ciclo de recitais de piano no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Em 2009 o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha volta a acolher grandes pianistas, enquadrados num Ciclo denominado de “Pianíssimo”. O piano esteve presente desde a primeira hora na programação do CCC, quer em formações jazz, quer noutros géneros musicais, trazendo a palco pianistas de referência internacional. António Pinho Vargas, António Victorino D’ Almeida, Joaquim Kuhn, Benny Lackner, Russ Lossing, Filipe Melo, João Paulo, Júlio Resende e António Rosado, são alguns dos nomes que já passaram pelo CCC.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em causa a rede nacional de apoio
Évora de Alcobaça recebe sessão de esclarecimento para veteranos de guerra
A Delegação de Alcobaça da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, em colaboração com a Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, vai realizar uma sessão de esclarecimento no dia 17 de Abril (sexta-feira) em Évora de Alcobaça, dirigida aos combatentes em África, na Ásia ou esteve na Índia sobre a rede nacional de apoio, nomeadamente, em termos de cuidados de saúde e de carácter social. Dos cerca de um milhão de combatentes restam cerca de 450 mil, reconhecendo-se hoje que o stresse pós-traumático de guerra é uma incapacidade profissional
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um vasto programa de actividades
Marinha Grande comemora 35º aniversário
do 25 de Abril
O concelho da Marinha Grande está, uma vez mais, a acolher um vasto programa de actividades comemorativas do 35º aniversário do 25 de Abril de 1974, que decorre durante o mês de Abril. A participação é livre. Em Abril, a Marinha Grande está transformada num mês de debate, convívio e animação, onde se procura que se reforce o espírito do 25 de Abril. As actividades envolvem as crianças do pré-escolar à população idosa, através de parcerias entre a Câmara Municipal e as diversas colectividades, associações e juntas de freguesia, que participam na organização das festividades. O programa das comemorações do 25 de Abril é o seguinte:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na reunião de 14 de Abril
Câmara aprova projecto de Requalificação da Zona Alta do Centro Histórico
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, na reunião de dia 14 de Abril, o projecto de Requalificação do Espaço Público da Zona Alta do Centro Histórico, estando o início de obras previsto para o segundo semestre de 2009. O projecto tem um investimento total de 2.6 milhões de euros, comparticipado em 70% pelo FEDER. O Executivo aprovou ainda um pedido à Direcção Geral do Tesouro para cedência de alguns edifícios da Prisão-Escola para alojamento temporário de famílias com dificuldades económicas
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Convento de Cristo
Ministro da Cultura preside a Comemorações
do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Sob o lema “Património e Ciência”- Conhecer para Proteger, o Convento de Cristo recebe, no dia 18 de Abril, pelas 18h30, uma Sessão Comemorativa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A iniciativa, que conta com a presença do ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, inclui a apresentação pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica do projecto "Património e Ciência", a apresentação do site do Convento de Cristo, uma das medidas do projecto de Inovação Tecnológica, “Mil Anos de Sabedoria, da Idade Média ao séc. XXI” e visita à sua exposição, uma parceria com o IPT e a IniGraphics e ainda a actividade “Olhar as Estrelas”, com telescópios instalados no terraço das Ceras em parceria com o Centro Ciência Viva, de Constância.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estudo Observador Cetelem
Famílias do distrito de Leiria investem apenas 22% da média nacional em viagens e turismo
Nos últimos anos, as viagens estão no topo das intenções de compra dos portugueses, que despendem uma média anual de 770 euros em viagens e turismo. Em Leiria, a realidade deste sector não é a mais animadora com números inferiores à média nacional e com um decréscimo no volume de negócios verificado ao nível das agências de viagens. No último ano, Leiria foi um dos distritos onde se verificou uma maior quebra na evolução do volume de negócios no sector das agências de viagens. Em termos de investimento familiar, Leiria é um dos distritos onde os orçamentos médios anuais reservados a Viagens e Turismo são mais reduzidos. Com despesas médias de 169 euros, as famílias em Leiria apresentam assim gastos muito inferiores à média nacional (770 euros).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Anunciada candidatura para criação de pólo no centro de Leiria
Hospital de Santo André investe em melhores condições para doentes psiquiátricos
Facilitar a recuperação dos doentes psiquiátricos, aproximando-os e integrando-os na comunidade, é o grande objectivo do Hospital de Santo André e do Serviço de Psiquiatria, no que respeita à saúde mental. Nesse âmbito, a instituição inaugurou, no dia 13 de Abril, um dos edifícios do pólo dos Andrinos totalmente recuperado e equipado. As obras realizadas na Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada tiveram um valor total de 300 mil euros, em instalações e equipamentos, assegurado por capitais próprios do hospital.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prémio Nobel da Paz recupera de doença em Portugal
Peniche entregou Chave de Ouro da Cidade
a D. Ximenes Belo
Peniche homenageou D. Ximenes Belo, Bispo emérito de Díli e prémio Nobel da Paz em 1996 no dia 9 de Abril, no Auditório do Edifício Cultural Municipal. A autarquia penichense, através do seu presidente, António José Correia, entregou a D. Ximenes Belo a Chave de Ouro da Cidade. Após a cerimónia seguiu-se uma pequena tertúlia em que os presentes puderam colocar questões ao Nobel da Paz, que se actualmente encontra a residir em Portugal por razões de saúde..
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Bombarral
Grupo Gente Gira apresenta revista à portuguesa “Mama, eu Queria!”
O Grupo Gente Gira apresenta, no sábado, 18 de Abril às 21h30 e domingo, 19 de Abril às 16 horas, no Teatro Eduardo Brasão, no Bombarral, a revista à portuguesa “Mama, eu Queria!”. Parte da Receita reverte a favor da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral. O Grupo Gente Gira é um grupo de teatro amador do Cadaval, sendo responsável por grandes êxitos teatrais nos últimos anos, quase sempre com lotações esgotadas. As peças, na melhor tradição da revista à portuguesa, têm sido apoiadas pelos maiores nomes da revista como Ruy e João de Carvalho, Camilo de Oliveira, Maria João Abreu e José Raposo, entre outros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Barafunda inaugura Monumento à Natureza “Colunas de Terra”
A Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social inaugura, no dia 18 de Abril, o Monumento à Natureza “Colunas de Terra” situado na sua Quinta Pedagógica, no Vale da Franca, na Benedita. O evento tem como objectivo dar a conhecer à população o trabalho feito por esta Associação e pelas crianças, jovens e adultos que com ela colaboram, num espaço há muito abandonado e que nos últimos anos ganhou uma nova vida. Pretende-se sensibilizar a população para a adopção de hábitos de vida saudáveis, para o desporto e para a protecção do ambiente. Para tal, a Barafunda propõe um fim-de-semana de várias actividades culturais e desportivas abertas a toda a comunidade.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Dia 1 de Maio
Carta de Cister reúne em Alcobaça para discutir futuro das abadias
Depois do Município de Alcobaça se ter representado na província belga de Brabant Wallon, Valónia, na última Assembleia-Geral da Fundação Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses, em Abril de 2008, é agora a vez de Alcobaça receber no Mosteiro de Alcobaça, a Assembleia – Geral. O encontro decorre a 1 de Maio no Mosteiro de Alcobaça e inclui a realização da Assembleia Geral Ordinária e um Fórum que conta com intervenções de estudiosos que se têm dedicado a Cister como são os casos do Prof. Doutor Saúl António Gomes, do Eng.º Pedro Tavares, do Prof. Doutor António Filipe Pimentel e da Prof. Doutora Arq. Andreia Galvão.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto
Câmara Municipal da Marinha Grande e IPL assinam protocolo de apoio às empresas
A Câmara Municipal da Marinha Grande e o IPL - Instituto Politécnico de Leiria assinaram no dia 13 de Abril a escritura pública de constituição do direito de superfície sobre terreno na Zona Industrial da Marinha Grande e do Contrato de Comodato para cedência de instalações no Centro Empresarial, a favor e com o Instituto Politécnico de Leiria, tendo em vista a construção de um edifício para instalação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CRDsp). A Câmara Municipal considera a indiscutível mais-valia emergente para o concelho da Marinha Grande, em geral, e para a sua indústria, em particular, da localização da referida Unidade de Investigação e de outras a criar, assim como de cursos de mestrado e de doutoramento.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarcas do Oeste estão contra
Novas construções podem ser proibidas
nas áreas rurais
A proposta do Governo de proibir todas as construções fora dos aglomerados urbanos em propriedades com menos de 4 hectares foi a principal novidade da reunião da Câmara Municipal de Alcobaça de 6 de Abril. O vice-presidente revelou que todos os autarcas do Oeste e Vale do Tejo presentes na reunião na sede da CCDR-LVT, em Lisboa, se manifestaram contra a proposta e lembrou que 85% do concelho de Alcobaça é rural e que apenas 1,2% dos terrenos têm mais que os exigidos 40 mil m2. A outra novidade foi a presença de dirigentes dos ranchos folclóricos do concelho reivindicando a cedência dos autocarros da autarquia durante as suas actuações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos dias 17, 18 e 19 de Abril
Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe 14º Troféu Nacional do Acordeão
A exemplo de anos anteriores, a Associação de Acordeão de Alcobaça, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça e a Escola de Música Serenata organizam em conjunto o 14º Troféu Nacional do Acordeão nos dias 17, 18 e 19 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal, gentilmente cedida para o efeito. Este Troféu vai seleccionar os representantes de Portugal no 59º Troféu Mundial do Acordeão que, este ano, se realiza em Albufeira.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival de Música e Dança da Academia de Música Banda de Ourém
Orquestra Típica de Ourém apresenta novo trabalho discográfico
Inserido na FESTAMBO (Festival de Música e Dança da Academia de Música Banda de Ourém) a Orquestra Típica de Ourém irá apresentar no dia 19 de Abril (domingo), na Quinta da Alcaidaria-mor, em Ourém, o seu mais recente trabalho discográfico intitulado “MEMÓRIAS”. Com arranjos do maestro José António Santos, este trabalho resultou duma pesquisa de temas tradicionais, da anteriormente designada província da Alta Estremadura, junto de vários grupos etnográficos do concelho de Ourém. Estes temas, recolhidos nas freguesias de Fátima, Olival, Freixianda e Nossa Senhora da Piedade - Ourém, com novos arranjos adaptados para orquestra, constituem uma verdadeira homenagem àqueles que contribuíram para a preservação do cancioneiro popular oureense.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Iniciativa do Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009 comemorado nas Caldas da Rainha
“Património e Ciência” é o mote que inspira as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009. É pois nesse âmbito e, destacando o carácter assistencial e cientifico que sempre caracterizaram o Hospital Termal Rainha D. Leonor, que o Centro Hospitalar do Oeste Norte e o Museu do Hospital e das Caldas se associa uma vez mais ao ICOMOS e IGESPAR nestas comemorações. Para o efeito foram preparadas um conjunto de actividades que decorreram entre os dias 17 de Abril a 18 de Maio, preparando assim as comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Assembleia Municipal reúne extraordinariamente para o efeito
Câmara da Nazaré delibera abertura de novo Concurso Público para projecto “Nazaré XXI”
Face à decisão do Júri do Concurso Público “Nazaré XXI” (Complexo Turístico da Nazaré), a Câmara Municipal da Nazaré deliberou por unanimidade, no dia 8 de Abril, remeter o assunto à Assembleia Municipal, que irá reunir em sessão extraordinária no próximo dia 17, às 21h, com vista à abertura de um novo Concurso. O Complexo Turístico Nazaré XXI integra a construção de uma marina oceânica, um ou mais campos de golfe, unidades hoteleiras, e diversos equipamentos turísticos, culturais e científicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
8,7 milhões de euros
Mais Centro aprova 86 projectos para promover qualificação e internacionalização de PME
O Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro acaba de aprovar mais 86 projectos com o intuito de promover a Qualificação e a Internacionalização de PME. O montante aprovado para estes projectos é de 8,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e corresponde a um investimento total de aproximadamente 30 milhões de euros, que serão aplicados no desenvolvimento da competitividade das micro e pequenas empresas da Região Centro. O objectivo deste Sistema de Incentivos é contribuir para a promoção da competitividade das empresas, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa das PME no mercado global.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com apoio da autarquia caldense
Associação Comercial de Caldas e Óbidos apresenta projecto de certificação do comércio
A Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos vai promover cursos de formação de atendimento ao público e de “merchandising”, com vista à certificação dos estabelecimentos e ao reconhecimento desta região como Capital do Bem Receber. Para João Frade, presidente da ACCCRO, já se poderia dizer que aqui existe a Capital do Bem Receber, mas esta é uma forma de melhorar ainda mais essa capacidade por parte dos comerciantes. O programa “Bem Receber” foi apresentado no dia 6 de Abril e tem como objectivo desenvolver e premiar a qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos da região. Por outro lado, pretende-se proporcionar aos consumidores um elevado nível de atendimento e de satisfação no serviço.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Organização do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal
Porto de Mós recebe Teatro Andarilho
- II Festival de Teatro Itinerante
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Porto de Mós, à semelhança do ano passado irá organizar o Teatro Andarilho - II Festival de Teatro Itinerante, que irá decorrer nos dias 17 e 18, 24 e 25, e 30 de Abril, nas localidades de Andam, Alqueidão da Serra, Calvaria, Corredoura, Pedreiras, Serro Ventoso. Neste II Festival de Teatro Itinerante, contamos com a participação de quatro grupos de teatro amador, residentes no município de Porto de Mós.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Afirmação de Mário Nogueira
FENPROF não é contra categoria de professor titular
A FENPROF não é contra categoria de professor titular, mas apenas contra a existência de quotas para acesso ao escalão de titular, revelou Mário Nogueira, num debate realizado no dia 27 de Março, na Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça. A sessão, organizada pelo Centro de Formação do Agrupamento de Escolas de Alcobaça e Nazaré, que culminou três dias de actividades extra-curriculares denominados “Escola Aberta”, contou ainda com as presenças de Américo Gonçalves, representante dos conselhos executivos da região no Conselho de Escolas e Hermínio Correia, representante da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa de Acção para o Oeste
Revitalização do Centro Urbano da Nazaré
já está em curso
A Câmara Municipal da Nazaré realizou uma reunião de trabalho com técnicos representantes Instituto de Gestão do Património do Ministério da Justiça com o objectivo de articular as soluções arquitectónicas e urbanísticas do futuro edifício do Tribunal com a área urbana envolvente. Para o local, onde será construído o Tribunal da Nazaré, estão previstos, também, os novos Paços do concelho. Os dois edifícios irão formar um quarteirão administrativo, com uma praça urbana entre si.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Torres Novas
Jacinta apresenta “Songs of Freedom”
Jacinta apresenta, no dia 18 de Abril às 21h30, no Teatro Virgínia, em Torres Novas, o disco “Songs of Freedom”. Num espectáculo irreverente e surpreendente, Jacinta apresenta, em “Songs of Freedom”, uma simbiose do jazz com temas célebres dos anos 60, 70 e 80. De Ray Charles a U2, passando por James Brown, Nina Simone, Bob Marley, Beatles, Beach Boys, Stevie Wonder, Prince, Bee Gees e Bobby Mcferrin, Jacinta, considerada a “melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007”, promete revelar todo o seu potencial enquanto intérprete, evidenciando a sua voz umas vezes portentosa, outras delicada e, sobretudo, a sua competência ao nível do swing.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concerto dos Laureados decorreu a 3 de Abril
I Concurso Internacional de Música de Câmara - Cidade de Alcobaça com balanço muito positivo
Durante seis dias consecutivos a cidade de Alcobaça recebeu o CIMCA - I Concurso Internacional de Música de Câmara ‘Cidade de Alcobaça’, um concurso pioneiro em Portugal que congregou 119 músicos com média de idades não superior a 30 anos, integrados em 28 grupos de 10 países diferentes, entre eles: Portugal, França, Hungria, Polónia, Brasil, Espanha, Rússia e Estados Unidos da América. A entrega dos prémios e o concerto dos laureados decorreu no dia 3 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça, com mais de meia casa. Os vencedores foram o Trio Impressões e o Messiaen Quartet, muito aplaudidos neste Concerto dos Laureados. .
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
PSD / Cartaxo escolhe empresário Paulo Neves como primeiro candidato à Câmara Municipal
A Comissão Política Concelhia do PSD do Cartaxo, reunida em 5 de Abril de 2009, deliberou por unanimidade, anunciar, no dia 7 de Abril, que o empresário Paulo Neves é o seu candidato Câmara Municipal, nas eleições autárquicas de Outubro deste ano. Esta deliberação e anúncio pressupõem, em primeiro lugar, que "a avaliação que é feita à grave situação económica e financeira da Câmara Municipal do Cartaxo apontam para a necessidade de garantir uma gestão totalmente diferente daquela que tem sido imprimida."
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Se não podemos vencê-los, vamos comê-los”
II Festival Gastronómico de Lagostim de Rio até final de Abril em Ferreira do Zêzere
O município de Ferreira do Zêzere organiza o II Festival Gastronómico de Lagostim de rio, "procambarus clarkii", em Abril, nos restaurantes aderentes às Sextas*, Sábados e Domingos. Pioneiro em Portugal ao utilizar este crustáceo na gastronomia, o Festival Gastronómico de Lagostim de Rio, mantém-se como espaço de excelência para apresentar ao público português este lagostim que é considerado uma iguaria em países como a França, Alemanha, EUA e China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Reunião de Câmara de 6 de Abril
Executivo e Oposição da Nazaré com visões opostas do desempenho da autarquia
O Executivo camarário da Nazaré aprovou na reunião de câmara de dia 6 de Abril, o Relatório e Contas e o Plano de actividades e orçamento para o ano de 2009 da empresa municipal “Nazaré Qualifica, assim como a Prestação de Contas de 2008 da Câmara Municipal da Nazaré e dos Serviços Municipalizados da Nazaré, com os votos contra dos vereadores António Trindade, Reinaldo Silva e Vítor Esgaio. Contudo, Jorge Barroso teve de usar o voto de qualidade para aprovar o Plano de Actividades e Orçamento, visto a vice-presidente Mafalda Tavares não ter participado na discussão e votação por ser a presidente da “Nazaré Qualifica”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“(Es)Paço Real - Ambientes Recriados” em 2009
Arquitectos e designers de Torres Vedras mostram intervenções na Casa do Castelo
Habitar Torres Vedras constitui um projecto que se define como uma mostra de um espaço intervencionado, a Casa do Castelo, na Rua Capitão Luís Botto Pimentel, n.º 11, junto ao Castelo de Torres Vedras, e que estará patente ao público de 15 de Abril a 30 de Maio. A inauguração está agendada para as 21h. A funcionar de quinta a sábado, das 14h às 0h e domingos das 14h às 19h, neste espaço o visitante poderá conhecer as intervenções realizadas ao nível de interiores, bem como do terraço e jardim, projectadas por criativos na área da arquitectura e design de interiores, estabelecidos no Concelho de Torres Vedras.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Lídia Franco apresenta peça de teatro
“Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa”
O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, apresenta, no dia 16 Abril às 21h30, a peça “Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa”, com Lídia Franco. "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" é um hino à vida e ao ser humano. Mostra-nos a amizade total entre uma criança com leucemia e a Senhora cor-de-rosa (voluntária na área da pediatria do Hospital), que todos os dias o visita. Entre os dois estabelece-se um jogo: "Cada dia equivale a dez anos". Deste modo o menino passa a ter a sensação de que avança no tempo e de que aproveita a vida nas suas diferentes idades. Ele morre com mais de cem anos, ou seja, daí a alguns dias, com uma vida plena de emoções e alegrias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nazaré
Monte de S. Brás candidato a “monumento natural de âmbito nacional”
O Monte de S. Brás pode vir a ser classificado “Monumento Natural de âmbito Nacional”. Encontra-se em desenvol- vimento um protocolo entre o Instituto de Conservação da Natureza (ICN), a Autoridade Florestal e a Câmara Municipal da Nazaré com vista a essa classificação, no âmbito de um processo já aberto junto do ICN. O interesse da flora local, o valor paisagístico e a originalidade geológica valeram-lhe, em 1979, o estatuto de “Sítio Classificado”. A vegetação é variada, testemunho de antigas associações florísticas ricas em elementos mediterrânicos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 14 a 30 de Abril
I Jornadas Gastronómicas de Porto de Mós: boa mesa com natureza e património
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Porto de Mós irá organizar, de 14 a 30 de Abril, as I Jornadas Gastronómicas do Município de Porto de Mós, em parceria com os Azeites Morgado, Azeites Quinta da Capeleira, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa-Vinhos da Estremadura e Confraria Gastronómica da Morcela de Arroz - Alta Estremadura. Conhecido pela excelência de sabores como o cabrito assado e a morcela de arroz, o concelho irá contar agora com um concurso gastronómico, a realizar nos restaurantes aderentes, para promover a restauração, o turismo e o concelho, que integra parte do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemorado em Tomar
MemoBlitz’09 leva cientistas, alunos e curiosos ao Aqueduto dos Pegões
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, durante os dias 17 e 18 de Abril, um grupo de especialistas e investigadores de várias áreas temáticas irá promover, pela primeira vez em Portugal, uma iniciativa de sensibilização inspirada no conceito “Bioblitz”, mas agora aplicada ao Património Cultural. O Bioblitz é um evento que se realiza nos EUA desde 1996, e consiste numa inventariação-relâmpago de seres vivos animais e vegetais numa determinada zona. A Associação Restauradores sem Fronteiras – Grupo Portugal (A-RSF) é a entidade responsável pela organização do MemoBlitz’09.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Semana Santa com programa intenso
Ourém recria tradicional Via-Sacra
As celebrações da Semana Santa em Ourém decorrem entre 5 e 12 de Abril. O momento alto é a já tradicional recriação da Via-Sacra, com um cortejo de figurantes trajados a rigor que atravessa o centro histórico da cidade até ao cimo do castelo, que ano após ano atrai largos milhares de forasteiros à cidade. Este ano está marcada para sexta-feira, dia 10. Domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, a celebração pascal e a procissão das confrarias da paróquia terão lugar a partir das 11h. Todas as cerimónias terão lugar na zona histórica e na Igreja Colegiada.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Melhoraram todos os indicadores assistenciais e económicos
Hospital de Santo André aumentou em 2008
número de cirurgias em mais de 24%
O Hospital de Santo André (HSA) realizou, em 2008, um total de 13.008 cirurgias, relativamente às 10.491 intervenções realizadas em 2007, o que corresponde a um acréscimo de cerca de 24%. Este foi o aumento mais significativo nos resultados do ano passado do hospital, que registou melhorias significativas em todos os indicadores assistenciais e nos resultados financeiros – revela o Relatório e Contas da instituição, aprovado em 31 de Março de 2009. Segundo Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração, o aumento de todos os índices assistenciais em paralelo com um aumento significado dos resultados financeiros “deve-se a uma política de combate ao desperdício e às ineficiências” e a uma “melhoria na capacidade negocial com os fornecedores”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo uma pesquisa de opinião da Eurosondagem
PSD favorito nas autárquicas em Alcobaça
José Pedrosa melhor candidato do PS
O PSD seria o partido mais votado se as eleições para a Câmara Municipal de Alcobaça tivessem ocorrido em Dezembro último, segundo uma pesquisa de opinião da Eurosondagem encomendada pela Comissão Política Concelhia do PS de Alcobaça a que o Tinta Fresca teve acesso. Mencionando apenas o nome dos partidos, de acordo com os inquiridos, o PSD obteria 44,8% dos votos expressos, contra 30,7 % do PS, 10,0% da CDU, 6,0% do Bloco de Esquerda e 3,0% do CDS. Quanto ao melhor candidato do PS, José Pedrosa surge com o melhor resultado com 25% de indicações, contra 15,6% de José Canha e 11,8% de José Acácio Barbosa, o nome indigitado pela Concelhia do PS.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com orçamento de 600 mil euros
Câmara Municipal de Pombal volta a privilegiar entretenimento nas Festas do Bodo 2009
As Festas do Bodo 2009 foram apresentadas no dia 3 de Abril, no Teatro-Cine de Pombal. Do cartaz sobressaem os nomes de Mickael Carreira e Tony Carreira, Per7ume, Rita RedShoes, Sons da Fala - com Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé e Tito Paris -, Susana Félix, Angélico, ABBA Fever , Buraka Som Sistema e a estrela internacional o DJ suíço Yves LaRock. O evento, que decorre em Pombal, de 23 a 27 de Julho, repete, em parte, o modelo organizativo do ano anterior, com a organização a ser assumida não apenas pela empresa municipal Pombal Viva, mas também pela própria Câmara de Pombal. Apesar da crise, o orçamento para o evento, que privilegia o entretenimento, ascende a 600 mil euros. Ainda assim, menor que no ano anterior.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
António Delgado e Lúcia Duarte denunciaram falta de transparência na escolha dos candidatos autárquicos
Ex-dirigentes do PS de Alcobaça insultados
e ameaçados fisicamente
António Delgado e Lúcia Duarte, dois militantes do PS que, até ao mês de Março, faziam parte dos órgãos dirigentes da Secção de Alcobaça, foram insultados e ameaçados fisicamente, no dia 3 de Abril. As ameaças anónimas proferidas telefonicamente por um mesmo homem, que passavam também por atentar contra o património das duas pessoas visadas, foram proferidas logo depois de Lúcia Duarte colocar uma postagem no seu blogue e de ter dado uma entrevista à Rádio Cister contestando o polémico processo de escolha dos cabeças-de-lista do PS à Câmara de Alcobaça. As ameaças foram levadas a sério pelos dois militantes, que tomaram já medidas para garantir a sua integridade física, ponderando agora apresentar queixa junto do Ministério Público.
Esta notícia foi comentada 9 vez(es).
D. Ximenes Belo participa nas cerimónias da Semana Santa de Peniche
Câmara de Peniche entrega Chave de Ouro
da Cidade ao Prémio Nobel da Paz de 1996
A comunidade de Peniche irá receber, nos dias 9 e 10 de Abril, D. Ximenes Belo, Bispo emérito de Díli e prémio Nobel da Paz em 1996. A recepção terá lugar às 16h15 do dia 9 de Abril, no Auditório do Edifício Cultural Municipal. Pelas 16h30m terá lugar uma sessão solene de homenagem do Município a D. Carlos Filipe Ximenes Belo, com a entrega, pelo presidente da Câmara Municipal, da Chave de Ouro da Cidade. Esta cerimónia será seguida de encontro com a comunidade, também no Auditório do Edifício Cultural Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
A iniciar já no início deste Verão
Ministério da Cultura anuncia 1 milhão de euros de investimento no Mosteiro de Alciobaça
A secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, visitou no dia 3 de Abril o Mosteiro de Alcobaça. Acompanharam a visita da representante do Governo, Elisio Summavielle, presidente do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico; Cecília Gil, directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça; Paulo Inácio, presidente da Assembleia Municipal e Alcina Gonçalves, vereadora da Cultura. Segundo Elisio Summavielle, no inicio no Verão de 2009 será investido um milhão de euros na cobertura da antiga biblioteca dos monges e na capela, obras que se prolongarão até 2011.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Palácio da Ajuda
«Faiança portuguesa séculos XVIII e XIX - Colecção Pereira de Sampaio» editada em livro
Jorge Pereira de Sampaio apresenta, no dia 14 de Abril (terça-feira), pelas 19 horas, no Palácio da Ajuda, o livro «Faiança Portuguesa Séculos XVIII/XIX - Colecção Pereira de Sampaio». A obra vai ser apresentada por José Miguel Júdice. Alguns dos melhores investigadores escreveram sobre esta colecção: Vítor Serrão, Rafael Salinas Calado (póstumo), Alexandre Nobre Pais, Cristina Horta, Margarida Rebelo Correia, João Pedro Monteiro, para do próprio Jorge Pereira de Sampaio. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça redigiu um testemunho e três coleccionadores escreveram também: José Bouza-Serrano, Isabel Silveira Godinho e Ana Maria Botelho.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Ministério demite conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre
O conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, Caldas da Rainha, foi demitido no dia 2 de Abril, após deslocação à escola do director regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, confirmou fonte do estabelecimento de ensino. Acusando o Ministério da Educação de estar a “perseguir” os 180 professores do agrupamento por não estarem a cumprir os modelos de avaliação e gestão, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa confirmou a intenção de contestar o processo de substituição. “O sindicato vai contestar juridicamente, porque os membros do conselho executivo foram eleitos para um mandato que só acaba em 2010 e não há qualquer base legal nem procedimento para ser demitido ou exonerado”, explicou o dirigente sindical Manuel Micaelo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 3 a 12 de abril
Semana Santa de Óbidos celebra Paixão
e Morte de Cristo
Celebrando a Paixão e a Morte de Cristo, a Semana Santa de Óbidos, que este ano se realiza entre 3 e 12 de Abril é, certamente, um dos melhores cartazes da Vila de Óbidos. A Vila Medieval integra, este ano, no programa de celebrações da Semana Santa a realização de uma Via Sacra que juntará todos os grupos da paróquia do concelho. Revelando tamanho realismo e emoção, as cerimónias religiosas e culturais, na Vila, atraem, não só a curiosidade da comunidade local como também a dos turistas, que passeiam numa das “7 Maravilhas de Portugal” nesta altura do ano, por devoção ou apenas interesse.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
IPL solicita abertura de negociações
para transformação em fundação
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) entregou, no dia 6 de Março, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o pedido formal de abertura de negociações tendo em vista a eventual transformação do Instituto em fundação pública de direito privado. Segundo o IPL, o pedido de abertura de negociações foi aprovado pelo Conselho Geral no dia 3 de Abril e seguiu-se a uma ampla consulta junto da comunidade académica que envolveu os estudantes, docentes e demais funcionários, e junto da sociedade civil, tendo sido ouvidos, de igual modo, o Conselho Empresarial da Associação Empresarial da Região de Leiria, a Associação Industrial da Região do Oeste e a Associação para o Desenvolvimento de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cem Anos da República – República e Democracia
Círculo Cultural Scalabitano promove Ciclo
de Conferências sobre a República
O Círculo Cultural Scalabitano promove, no dia 16 de Abril (quinta-feira), pelas 21 horas, na sua sede no âmbito do Ciclo de Conferências 2009, subordinado ao tema Cem Anos da República – República e Democracia, a conferência “Lisboa Revolucionária”, apresentada por Fernando Rosas, proeminente historiador, Professor Catedrático e Presidente do Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL. Esta conferência será antecedida pela apresentação das cenas mais marcantes do espectáculo “Bernardo Santareno…nos Túneis da Liberdade”, produzido em 2007, tendo contado para tal com a colaboração da sua secção Veto Teatro Oficina, nomeadamente, do seu criador, José Ramos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na Expoeste
Caldas acolhe Lan Party para 300 participantes
Com capacidade para acolher até 300 participantes, a quinta edição da Caldas Lan Party, de 24 a 26 de Abril na Expoeste, vai integrar muitas novidades, com destaque para a Linux Install Party e o primeiro evento offline da Electronic Sports League Portugal. Este evento vai decorrer entre as 15h de 24 de Abril e as 17h de 26 de Abril, no âmbito da Semana da Juventude das Caldas da Rainha, e é organizado pela Oeste Digital Network (que integra a Associação Oeste – Informação Online), Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha, com a colaboração da Escola Superior Tecnologia e Gestão, e da Semeia Ventura – Associação Cultural e Desportiva.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Teatro Sá da Bandeira
Sérgio Godinho apresenta em Santarém disco “Nove e Meia no Maria Matos”
Mestre no jogo entre a música e a sonoridade das palavras, o músico e compositor Sérgio Godinho oferece-nos com o poder de comunicação que o caracteriza, um concerto único em Santarém, no dia 18 de Abril (sábado). A partir das 21h45, Sérgio Godinho considerado um dos mais importantes músicos da história portuguesa, apresenta o seu disco, “Nove e Meia no Maria Matos”, no Teatro Sá da Bandeira. O CD foi gravado no Teatro Maria Matos por ocasião dos concertos ocorridos entre os dias 16 e 20 de Maio de 2007, em cinco datas completamente esgotadas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro-ministro e ministro da Economia marcaram presença nas Caldas da Rainha
Visabeira de Viseu promete revitalizar herança de Bordalo Pinheiro
O grupo Visabeira passou desde o dia 31 de Março a ser oficialmente o maior accionista das Faianças Bordalo Pinheiro com 76% e foi pela boca do ministro da Economia que os 172 operários ficaram a saber que têm o seu posto de trabalho assegurado. Manuel Pinho considerou antes “um milagre” a acção do grupo económico, na aquisição das acções, mas afirmou que “a Visabeira é a accionista maioritária e é sua intenção manter os postos de trabalho”. O grupo de Viseu vai investir 1,8 milhões de euros na fábrica Bordalo Pinheiro, dos quais 1,5 serão aplicados em aumentos de capital, depois de o ministro da Economia ter assegurado que o Estado vai assegurar dois milhões de euros para saldar as dívidas à banca e à Segurança Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sob o lema “Vamos unir Alcobaça”
CDU apresentou candidatos à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Alcobaça
Sob o lema “Vamos unir Alcobaça” foram apresentados, no dia 2 de Abril, os candidatos da CDU à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo e Isabel Granada, respectivamente. O mandatário para as eleições autárquicas de 2009 será Basílio Martins. Rogério Raimundo mostrou-se confiante em ganhar as eleições, acrescentando que se ganhar a autarquia irá distribuir pelouros e responsabilidades por todos os membros do Executivo, independentemente da sua cor partidária.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
Abertas inscrições para Concurso Nacional
de Doçaria
Até 20 de Abril estão abertas as inscrições para a nona edição do Concurso Nacional de Doçaria promovido pela Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos. Integrado na 12ª Mostra de Doçaria do Oeste, que decorre de 7 a 10 de Maio na Expoeste, o concurso tem como finalidade mostrar e incentivar a dinâmica empresarial das nossas pastelarias, bem como mostrar as suas potencialidades, fomentando a desejável atracção turística e a defesa da Identidade e Cultura da Doçaria Portuguesa. O concurso tem três vertentes: “Prémio Capital do Comércio Tradicional” (Bolo de Aniversário; Bolos / Bolinhos de Chá; Bolo de Espécie), “Prémio da Doçaria Tradicional” (Bolo Seco; Bolo Confeitado) e Prémio da Doçaria Conventual. A Mostra de Doçaria do Oeste decorre simultaneamente com a 16ª edição da ExpoRegião.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“O portão que Abril abriu em 1974 reabre em 2009” para assinalar 35 anos de “uma história de Liberdade”
Santarém inicia celebrações do 35º aniversário do 25 de Abril
As comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril, têm início no dia 3 de Abril (sexta-feira), às 11h, com uma Evocação a Salgueiro Maia junto ao Monumento no Jardim dos Cravos. A Câmara de Santarém e a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril apresentam um vasto programa, que tem continuidade no dia 4 (sábado), com saída às 9h, junto à Antiga Escola Prática de Cavalaria, rumo a Castelo de Vide, para uma romagem à Campa de Salgueiro Maia. Colóquios com escritores e militares de Abril, caminhadas, exposições, musica, dança e teatro completam o programa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
17 esculturas criadas por reclusos
Campanha “Distracções provocam Atropelamentos” apresentada em Leiria
O governador civil de Leiria inaugurou no dia 1 de Abril, em Leiria, a primeira escultura no âmbito da iniciativa de sensibilização rodoviária “Distracções provocam Atropelamentos”, lançando assim uma campanha distrital de diminuição do número vítimas deste tipo de acidentes. Na sequência da iniciativa do ano passado, o Governo Civil de Leiria, com o apoio das Câmaras Municipais do distrito, lança agora a campanha de sensibilização “Distracções provocam Atropelamentos”, que consiste na instalação de 17 esculturas em PVC, com cerca de 3 metros de altura, junto a passadeiras das ruas e avenidas urbanas mais movimentadas e que afiguram os perigos dos atropelamentos de peões.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
"Cidade de Alcobaça"
Trio Impressões e Messiaen Quartet venceram
I Concurso Internacional de Música de Câmara
Os vencedores do I Concurso Internacional de Música de Câmara "Cidade de Alcobaça" foram o Trio Impressões: Bernardo Pinhal (Piano), Vera Santos (Clarinete), Rui Ramos (Flauta) e o Messiaen Quartet. Hoje, 3 de Abril, no Cine-Teatro, pelas 21h, o programa encerrará com a entrega de prémios e o Concerto dos Laureados. Em concurso estiveram 119 músicos, integrados em 28 grupos de 10 países. De relembrar que os vencedores deste I Concurso Internacional de Música de Câmara irão actuar no Festival Cistermúsica de Alcobaça www.cistermusica.com, a decorrer de 16 de Maio a 20 de Junho de 2009, na Casa da Música do Porto e no Centro Cultural de Belém, ambos em 2010.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da autoria de Hermínio de Freitas Nunes
Livro “Os Pescadores da Praia da Vieira–
O Naufrágio do Salsinha” lançado dia 4 de Abril
O lançamento do livro “Os Pescadores da Praia da Vieira – O Naufrágio do Salsinha”, da autoria de Hermínio de Freitas Nunes, terá lugar no dia 4 de Abril (sábado), às 16 h, na Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira. O Núcleo Central de Coordenação da Candidatura da cultura Avieira a património nacional saúda o lançamento deste livro, mais um sobre os pescadores de Vieira de Leiria, que “vem atestar o enorme dinamismo da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e do seu presidente em preservar e honrar a memória colectiva, condições essenciais para se poder projectar um futuro digno para os cidadãos.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Medida irá acabar com acidentes que causaram dezenas de mortos nos últimos anos
Câmara aprova proposta da Refer para eliminar
sete passagens de nível no concelho de Leiria
A autarquia leiriense aprovou por unanimidade os estudos prévios apresentados pela REFER para resolver o problema de algumas das passagens de nível no concelho. Assim, as passagens de nível junto ao Aterro Sanitário da Valorlis, as duas da freguesia da Barosa, outra em Amor, a de Carreira, e a de Monte Redondo serão substituídas por outras de forma a melhorar as condições de segurança de quem as utiliza, através da construção de passagens superiores ou inferiores, próximas das passagens de nível a eliminar, enquanto a de Montijos será mesmo fechada a qualquer circulação automóvel.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Por unanimidade
PSD de Alcobaça escolhe Paulo Inácio
para candidato à presidência da Câmara
A Comissão Política de Secção de Alcobaça do Partido Social-Democrata deliberou, no dia 31 de Março, por unanimidade, apresentar o seu presidente, Paulo Inácio, como candidato à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas. Paulo Inácio adiantou ao Tinta Fresca que “o debate foi interno e democrático” e “não houve qualquer acordo com os outros possíveis candidatos.”Ainda não se sabe quem vai ser o candidato à Assembleia Municipal, nem quem são os restantes elementos que compõem as listas para as eleições aos dois órgãos autárquicos. Certo é que será primeiro apresentado o candidato à Assembleia Municipal e só depois serão divulgados os restantes elementos das listas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Educação – Boas Práticas”
David Justino abre ciclo de debates cívicos
da Adlei e Livraria Arquivo
A ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e a Livraria Arquivo vão promover ao longo do corrente ano um Ciclo de Debates Cívicos que tem como objectivo principal debater temáticas de interesse público, podendo assim contribuir para o desenvolvimento da região e tornar mais actuante a sociedade civil. O primeiro destes Encontros, que tem como tema “Educação: Boas Práticas” e conta com o professor David Justino como principal orador, vai decorrer já no dia 4 de Abril (sábado), pelas 17 horas, na Livraria Arquivo, em Leiria
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Único concorrente ainda poderá recorrer da decisão do júri
Grupo Lena excluído do concurso “Nazaré XXI”
O júri de procedimento do concurso para alienação de 49% do capital social da empresa “Nazaré XXI”, responsável pela construção dos empreendimentos da Marina Atlântica e do complexo turístico de S. Gião, reuniu no dia 31 de Março para analisar a única proposta presente a concurso. Após a análise formal da candidatura, constatou-se que um dos documentos apresentados não correspondia integralmente aos critérios exigidos nos termos do caderno de encargos, pelo que o júri decidiu, por unanimidade, manifestar a intenção de excluir a proposta. O Grupo Lena foi o único concorrente que formalizou a candidatura ao projecto “Nazaré XXI” e que, após análise preliminar do júri, reunia as condições para ser admitido no concurso.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Arquivo Distrital de Leiria
Café das Quintas recebe António Marinho Pinto e Acácio de Sousa
O Café das Quintas vai receber, na quinta-feira, dia 2 de Abril, António Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, e Acácio de Sousa, director do Arquivo Distrital de Leiria. Os convidados estarão à conversa com Carlos André, a partir das 18h00, no Arquivo Distrital de Leiria. Esta iniciativa do Orfeão de Leiria, que conta já com treze anos de existência, reúne uma vez mais duas figuras de áreas distintas, que, ao sabor de um café, partilharão com o público as suas histórias de vida.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS apresentou primeiros candidatos às eleições autárquicas em Alcobaça
Candidato José Acácio Barbosa elege economia como prioridade
A Comissão Política Concelhia de Alcobaça do Partido Socialista apresentou, no dia 30 de Março, José Acácio Barbosa e José Canha como cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente. José Acácio Barbosa desvalorizou as críticas da oposição interna à forma como o seu nome foi escolhido, acreditando que as vozes dissonantes se resumem a três ou quatro militantes da anterior direcção, lembrando ainda que os candidatos autárquicos foram escolhidos por larga margem, por voto secreto, em plenário de militantes. Economia, emprego e as dificuldades sociais das famílias são as prioridades do advogado alcobacense de 45 anos que acredita poder recuperar a maioria que o PS perdeu há 12 anos para o PSD.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Com a presença de Bernardino Soares e no dia da Juventude
CDU apresenta professor de 28 anos como candidato à presidência da Câmara do Cadaval
A CDU apresentou, em sessão pública realizada no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, no dia 28 de Março, o seu candidato à presidência da Câmara Municipal do Cadaval. Na mesa que dirigiu a sessão, estavam presentes Elsa Pires e Isabel Reis, independentes; Ricardo Miguel, candidato e Bernardino Soares, membro da Comissão Política do PCP e presidente do Grupo Parlamentar. Na sala, que estava cheia para assistir ao evento, encontravam-se também Jorge Amador, vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche, Eduardo António, presidente da Junta de Freguesia do Vilar e Miguel Soares, responsável pela organização do PCP nos concelhos do Oeste da ORL.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Uma Noite de Insónia”
José Alberto Vasco publica em livro
conto histórico editado no Tinta Fresca
O lançamento do conto histórico “Uma Noite de Insónia”, da autoria de José Alberto Vasco, vai realizar-se em Alcobaça, no Armazém das Artes, no dia 25 de Abril, às 16h30. O conto foi inicialmente publicado em Abril e Maio de 2002 no jornal digital Tinta Fresca, tendo sido reeditado, já na sua edição ne varietur, em Abril de 2006, no blogue “Nas Faldas da Serra”. Publicado agora em formato analógico, em edição ne varietur, com chancela da Papiro Editora, do Porto, o livro, inspirado na revolução do 25 de Abril, será apresentado pela empre- sária Raquel Romão e pelo professor universitário Valdemar Rodrigues.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
I Concurso Internacional de Música de Câmara – Cidade de Alcobaça decorre até 3 de Abril
Júri com Pedro Burmester põe à prova
128 jovens músicos de todo mundo
O I Concurso Internacional de Música de Câmara – Cidade de Alcobaça começou no dia 29 de Março com o sorteio do horário de actuação dos concorrentes, antecedido pela peça de teatro musicado com marionetas "Os Musis", com interpretação dos SA Marionetas e do saxofonista Mário Marques. No dia 3 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça, decorrerá o espectáculo de encerramento, aberto ao público com bilhetes ao preço simbólico de três euros, com actuação dos grupos vencedores. Os 128 concorrentes são oriundos de Portugal, França, Hungria, Polónia, Brasil, Espanha, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos da América, num total de 34 grupos inscritos.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Quando o presidente era Marcelo Rebelo de Sousa
Concelhia lembra que Isabel Damasceno
foi escolhida contra a direcção do PSD
Os militantes da Secção de Leiria do PSD, reunidos em plenário no dia 27 de Março, decidiram rejeitar categoricamente a eventual recandidatura de Isabel Damasceno a novo mandato, assim como qualquer candidatura por si indicada para a Câmara de Leiria nas próximas eleições autárquicas, manifestando o seu total e inequívoco apoio ao candidato apresentado pela Comissão Política de Secção, José António Silva. Na moção aprovada, os militantes recordam que, “apesar da discordância do então presidente do Partido, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que pretendia impor um candidato diferente, o forte empenhamento da Comissão Política de Secção e dos seus militantes, apoiados pela Comissão Política Distrital, fez prevalecer a sua proposta, candidatando a Drª Isabel Damasceno, levando-a à vitória e à manutenção da gestão da Câmara sob a responsabilidade do PSD.”
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Tim, dos Xutos & Pontapés, é o principal mentor
Espaço M vai dar música a Rio Maior
Aproveitando a oportunidade da realização do Concurso “RM Rock”, foi apresentado um projecto a desenvolver em Rio Maior na área da música e que foi idealizado aquando da realização da 1ª edição do “RM Rock”, no ano passado. Tendo como principal mentor Tim, dos Xutos & Pontapés, surge, então, o Espaço M, projecto que será desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior. O Espaço M, assente no lema “Um Espaço para ti, um Espaço para a tua música” pretende ser um ponto de encontro musical, de partilha de ideias e de conhecimentos musicais, onde músicos e todos os que pretendam iniciar-se no mundo da música possam ter um local para aprender e ensaiar em condições favoráveis para a sua produção musical.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Rouxinol Faduncho e os Deolinda.
Ávinho a 2 euros em Aveiras de Cima
Durante três dias, não faltará diversão na freguesia de Aveiras de Cima, com a realização da Ávinho, baptizada pela organização como "a festa do vinho mais castiça do País." Concertos, animação de rua, visitas às adegas, muitos petiscos, pão e febras, concurso vinícola e desfile: são muitas as razões para visitar a Ávinho onde, por apenas 2 euros, pega-se na caneca e, zumba, bebe-se à discrição… mas sem pegar no carro. Este ano, os cabeças-de-cartaz são o Rouxinol Faduncho e os Deolinda. A animação está garantida nos dias 3, 4 e 5 de Abril, na freguesia ribatejana de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
OPINIÃO
Cavaco
Rui Alexandre
Cidadania exclusiva
Luís Guerra-Rosa
D. Nuno Álvares Pereira: Glória, Honra e Exemplo
Saul António Gomes
Mudança
Nuno Miguel Cruz
Unir Alcobaça. Vamos abrir a Câmara e dar prioridade às pessoas!!!
Rogério Raimundo
Para um balanço a preto e branco, com várias tonalidades de cinzento
Daniel Adrião
O tempo que passa também é de oportunidades
Carlos Bonifácio
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o