Google
Mantenha-se actualizado.
Subscreva a nossa RSS
Twitter Tinta Fresca
Donal Trump tem o direito de impedir a entrada de cidadãos de 7 países nos EUA?
Sim
Não
Não sei / talvez
Edição Nº 196 Director: Mário Lopes Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Piso superior é a primeira área a intervir
Paços do Concelho da Nazaré inicia obras
de requalificação
Tiveram início as obras de requalificação do edifício dos Paços do Concelho da Nazaré. O piso superior é a primeira área a intervir, com a renovação da cobertura e reabilitação do Salão Nobre. No início de março terão início as obras no restante edifício, e surgirá, daí, uma nova imagem dos Paços do Concelho, onde irão passar a ser prestados novos serviços, nomeadamente com a instalação do Espaço do Cidadão, um ponto de contacto para a prestação de serviços online, onde os cidadãos serão atendidos por pessoas previamente formadas e qualificadas para ajudar os cidadãos a beneficiar dos serviços digitalizados.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
 
Projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo Jovem
Aulas de Introdução à Cultura Chinesa
já começaram em Rio Maior
As aulas de Introdução à Língua e Cultura Chinesa, projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo Jovem do concelho de Rio Maior, da autoria do jovem riomaiorense João Ruben Pascoal, tiveram início na sexta-feira, 17 de Fevereiro, na Escola Secundária de Rio Maior. A sessão de apresentação contou com a presença do vereador da Juventude, Lopes Candoso, que deu os parabéns a todos os inscritos nesta formação gratuita, dado o papel preponderante, reconhecido nacional e internacionalmente, da cultura chinesa na atualidade,
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Raul Castro recebeu grupo de embaixadores
Câmara desafia países da América Latina a estreitarem relações empresariais com Leiria
Um grupo de embaixadores de países da América latina foi recebido na sexta-feira, 17 de fevereiro, na Câmara Municipal de Leiria, no âmbito do Fórum Empresarial Região de Leiria”, uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Câmara Municipal de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), com o objetivo de identificar interesses transversais e oportunidades de parceria entre estes países e a região. Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, destacou as potencialidades da região, em especial no campo empresarial, manifestando o desejo de aprofundamento das relações entre a região de Leiria e a América Latina.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tomar
Linhaceira: a aldeia que ergue sozinha
um dos melhores Carnavais da região
No centro de Portugal, há uma aldeia que ergue sozinha, de forma artesanal, um Carnaval que se destaca em toda a região circundante e que começa a ser já uma referência nacional. À 27ª edição, o Carnaval da Linhaceira, no concelho de Tomar, renasce todos os anos por esta época como um bolbo precoce de Primavera, sem que a sua existência dependa de subsídios ou vontades políticas. Atentos às circunstâncias da conjuntura social, os habitantes da aldeia criam carros alegóricos, figurantes e quadros de grande qualidade, capazes de rivalizar com os melhores corsos do país e os seus largos orçamentos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
Caldas da Rainha recebe no dia 4 de março
uma Passagem de Modelos com Chocolate
A Música faz-se ouvir nesta edição da Passagem de Modelos do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, a decorrer no dia 4 de março às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde se apresentam criações gulosas que surpreendem e aguçam o paladar para inéditas experiências. Num desfile de 18 criações, desenhado pelas estilistas Teresa Samissone, Ana Sabino Atelier e Grigi by Mónica Gonçalves, e adereços e figurinos em chocolate realizados pelo Chef Paulo Santos, novos sentidos se despertam perante peças insólitas, muita arte e muito espetáculo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo inquérito da Quercus
29% dos automobilistas não partilham o carro nas deslocações diárias casa-trabalho-casa
Quase um terço dos cidadãos (29%) que participaram num questionário promovido pela Quercus sobre os seus hábitos de mobilidade admite utilizar exclusivamente o automóvel particular nas deslocações diárias casa-trabalho-casa, em que são os únicos ocupantes do veículo. Considerando também os inquiridos que afirmam partilhar o automóvel, mas não utilizam outro meio de transporte, a percentagem aumenta para 35%. Para além disso, apenas 27% dos inquiridos que só utilizam o automóvel (partilhado ou não) admite mudar para os transportes coletivos se estes existissem na sua zona de trabalho e/ou residência, embora mais de metade (52%) afirme que já existem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 4 de março
Capitão Fausto atua ao vivo no Cine-Teatro
de Alcobaça
A banda de rock lisboeta Capitão Fausto sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro no dia 4 de março, sábado, pelas 21h30. A história de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos tem o seu primeiro capitulo em 2011, com Gazela o Álbum de estreia. Ali encontramos a urgência das canções juvenis, dos hinos pop que se cantam e sabem sempre a pouco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura de 2027
Gonçalo Lopes: “Leiria é um colar de pérolas único no contexto nacional”
Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, garantiu ao Tinta Fresca que a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura é para levar a sério e que os fatores diferenciadores da candidatura, que assume não serem apenas do concelho de Leiria, mas de toda a zona envolvente, poderão poderão torná-la numa candidatura ganhadora. Uma candidatura que assenta essencialmente numa lógica de região e de crescimento cultural no contexto nacional.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Final será dia 5 de março
Viva La Diva vencem 1ª semifinal do Festival
da Canção
Os Viva La Diva venceram no dia 19 de fevereiro a primeira semifinal do Festival da Canção 2017, sendo os 1º classificados na votação do público e os 2º classificados na votação do júri. Os Viva La Diva interpretaram o tema “Nova Glória” composto pelo compositor alcobacense Nuno Gonçalves. O grupo composto por Luís Peças, João Paulo Ferreira e Kika Cardoso volta a subir ao palco no dia 5 de março para a final do Festival da Canção 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Incubadora da NERSANT responsável por 18% das candidaturas nacionais
Startup Santarém líder nacional na submissão de candidaturas ao Vale Incubação
A Startup Santarém foi a entidade que mais candidaturas submeteu ao Vale Incubação uma das medidas lançadas em junho de 2016 no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo Startup Portugal. Até 31 de janeiro, foram submetidas ao IAPMEI 120 candidaturas, tendo 22 delas sido preparadas e submetidas pela NERSANT através desta sua incubadora, que assume assim liderança nacional ao submeter 18% das candidaturas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Casa do Povo de Pontével recebe VI Festival
do Bacalhau e da Açorda
O fiel amigo vai ser o centro das atenções no concelho do Cartaxo, num Festival que é um elogio à gastronomia nacional e regional. A Casa do Povo de Pontével vai receber o VI Festival do Bacalhau e da Açorda, um encontro entre duas especialidades gastronómicas que fazem parte da cultura nacional e são presença assídua nas mesas de muitas famílias. O encontro com o fiel amigo e com o conforto de uma açorda quentinha, foi marcado pelos Quarentões de Pontével para as 12h30, do dia 5 de março, domingo - não se atrase e deixe a dieta para outro dia, porque para além do Bacalhau e da Açorda, há sempre uma mesa de doces caseiros à sua espera.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Totalizando sete empreitadas
Município de Leiria investe 1,9 milhões
na melhoria da rede viária do concelho
O Município de Leiria aprovou, no dia 16 de fevereiro, em reunião de Câmara, o lançamento de procedimentos para a realização de sete empreitadas de melhoria de vias de comunicação no concelho de Leiria, num total de 1.976.549 euros, que vão abranger mais de 60 estradas e arruamentos. As empreitadas dizem respeito à União das Freguesias de Marrazes e Barosa e Parceiros e Azoia, União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça e Santa Eufémia e Boa Vista, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e Freguesia de Arrabal, Azoia e ainda União de Freguesias de Colmeias e Memória e freguesia dos Milagres.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Marinha Grande
Roteiro “Cidadania em Portugal” leva discussão sobre cidadania ao Pinhal Litoral
O Roteiro Cidadania em Portugal continua a percorrer o país e vai estar, entre os dias 20 e 25 de fevereiro, às regiões do Baixo Mondego e Pinhal Litoral. O objetivo desta iniciativa – uma parceria do Governo e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR) – é colocar as redes e comunidades locais a discutir os temas da cidadania, da participação cívica, o combate às desigualdades ou as discriminações. As atividades previstas para o Pinhal Litoral são: 20 de fevereiro das 10 às 11h30 e das 14h30 às 16 horas, auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, uma sessão sobre a igualdade de género, com apresentação e debate sobre o vídeo “O Muro”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia já apresentou o Plano de Pormenor
Zona Industrial de Alva-Pataias avança
com fundos próprios da Câmara de Alcobaça
A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, na reunião de 13 de Fevereiro, o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Alva-Pataias. Segundo Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, o município pretende que se proceda à “desafetação da zona florestal em que está inserido o terreno” por forma a dar início ao projeto. O autarca explicou que apesar dos fundos comunitários apenas preverem uma zona industrial por concelho e Alcobaça dar prioridade à Área de Localização Empresarial da Benedita – agora denominada Zona Ecológica Responsável da Benedita (ZERB) – o município avançará com este projeto em Pataias recorrendo “a fundos próprios”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PRO Leiria - Atribuição de Auxílios a Entidades Associativas
Câmara de Leiria apoia 38 associações culturais com 200 mil euros
A atividade cultural de 38 associações de Leiria vai ser apoiada em 2017 com uma verba superior a 200 mil euros para desenvolvimento de atividades no concelho, na sequência de candidaturas aprovadas ao PRO Leiria – Atribuição de Auxílios a Entidades Associativas. Nas candidaturas para realização de atividades culturais regulares vão ser apoiadas a Associação Leirena da Cultura - Leiria Teatro, Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, Fundação Mário Soares, Liga dos Amigos do Museu Escolar dos Marrazes, O Nariz – Teatro de Grupo, Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes e Te-Ato – Grupo de Teatro de Leiria, com 104.825 euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Economia e criatividade à conversa
Ciclo Interações Culturais da ESAD inaugurado nas Caldas por Paulo Soeiro de Carvalho
O Ciclo de Interações Culturais (CIC) leva à Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria um conjunto de conversas em torno da produção, mediação e programação cultural, a partir de 2 de março, quinta-feira, às 18h. Estas conversas em final de tarde, promovidas pela licenciatura em Programação e Produção Cultural, dedica-se, em março, aos temas centrais da economia e da inovação, e da educação para as artes e a criatividade. Com o convidado Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, o CIC inaugura as conversas de março, com o tema “Economia, inovação e empreendedorismo”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Da companhia Teatro da Rainha
Atriz Isabel Lopes recebe Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro
A actriz Isabel Lopes, da companhia Teatro da Rainha, recebeu uma Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro pela sua interpretação nas peças “Eu não” e “Cadeira de embalar”, integradas no espectáculo “Dramatículos 2”, textos de Samuel Beckett, encenação de Fernando Mora Ramos, tradução e dramaturgia de Isabel Lopes. “Em relação a Dramatículos, a APCT entendeu destacar a actriz Isabel Lopes "pela sua excepcional composição de Boca (Eu não) e Mulher sentada (Cadeira de embalar) num registo criativo da personagem que conjugava, de forma subtil, vaidade e recato, quietude e sobressalto".”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Aprovado pela Câmara Municipal
Bares da Nazaré vão ter alargamento do horário de funcionamento pelo Carnaval
A Câmara da Nazaré aprovou o alargamento do horário de funcionamento dos bares do concelho da Nazaré durante o Carnaval. A dinamização do turismo e do desenvolvimento económico e cultural do Concelho estão na origem desta deliberação pela flexibilidade dos horários de funcionamento destes estabelecimentos comerciais. De acordo com a deliberação, de sexta-feira para sábado, todos os bares passarão a poder funcionar até às 4h00. Entre sábado e terça-feira, todos os estabelecimentos poderão funcionar até às 6h.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com presença do arquiteto portuense
Convento de Cristo inaugura exposição
"Eduardo Souto de Moura: Continuidade"
A Exposição "Eduardo Souto de Moura: Continuidade" que esteve patente na Garagem Sul do CCB até ao dia 28 de setembro, vai abrir no dia 3 de março, às 18h, no Convento de Cristo em Tomar, numa cerimónia que contará com a presença do arquiteto portuense. A exposição, que tem curadoria dos arquitetos António Sérgio Koch e André de França Campos, vai ficar patente ao público até ao dia 28 de Março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Através de uma moção
Câmara de Leiria pede requalificação urgente
da EN113 antes da visita do Papa a Fátima
O Município de Leiria aprovou por maioria, em reunião de Câmara, uma moção em que reclama à IP - Infraestruturas de Portugal, S.A., obras de requalificação da Estrada Nacional 113, com caráter de urgência, no troço que atravessa o concelho, antes da visita do Papa Francisco a Fátima, prevista para maio deste ano. No documento, o Município alerta para o estado muito deficitário em que se encontra esta via, ao nível do desgaste generalizado do seu pavimento e da sinalização rodoviária, uma intervenção que tem sido pedida de forma insistente junto da entidade gestora desde 2016, através de troca de correspondência e de reuniões com representantes da IP.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Concelhia do PSD aprova Humberto Marques como candidato à Câmara Municipal
A Comissão Política da Secção de Óbidos do PSD em reunião de dia 16 de fevereiro, aprovou por unanimidade, o nome do seu presidente Humberto Marques, como primeiro candidato à Câmara Municipal de Óbidos nas eleições autárquicas de 2017. O nome de Humberto Marques terá agora de ser aprovado pela distrital do partido. Brevemente a secção de Óbidos do PSD anunciará os restantes nomes que acompanharão o atual presidente do município, na sua recandidatura.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Comissão para a instalação do Museu de Abril
e dos Valores Universais tomou posse
Os membros da Comissão para a Instalação do MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais tomaram posse, na noite de 16 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A Comissão, constituída pelo executivo municipal, presidente e líderes das bancadas com assento na Assembleia Municipal, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, entre outras individualidades do Concelho, tomou posse nesta sessão presidida por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 20 a 26 de fevereiro
Companhia SA Marionetas representa Portugal no Harmony World Puppet
A companhia S.A. Marionetas vai representar Portugal no festival Harmony World Puppet, na Tailândia, entre os dias 20 e 26. Os alcobacenses regressam assim ao país onde, em 2014, receberam o prémio de Melhor Espetáculo Tradicional. A companhia alcobacense composta por José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre vão apresentar o espetáculo "Etc...", que em 2016 recebeu o prémio da Melhor Animação no Animart Festival, em Lodz, na Polónia e o prémio de Inovação Artística, no Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival, na China.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Estórias e Memórias vai decorrer em lares do concelho
Constância salvaguarda o património ao sabor do café das velhas e do tradicional pão-de-ló
Estórias e Memórias assim se denomina a iniciativa que vai decorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro, nos lares da Santa Casa da Misericórdia, Lar de S. João e Lar de Santa Margarida, a qual visa contribuir para a salvaguarda do património imaterial do concelho de Constância. Dinamizada pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas de Constância em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, a iniciativa está aberta à participação da população, a qual é convidada a participar nestas conversas que decorrem num ambiente de partilha e convívio, saboreando um café das velhas e uma fatia de pão-de-ló, ao som de magníficas Estórias e Memórias, partilhadas pelos utentes e por todos os que se quiserem associar à iniciativa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Mireya Represa Perez representou Associação Peão Cavalgante/Arneirense
Jovem xadrezista espanhola vence IV Torneio Internacional de Xadrez de Alcobaça
O Museu do Vinho de Alcobaça recebeu, no terceiro fim de semana de Janeiro, o IV Torneio Internacional de Xadrez FIDE de Alcobaça, prova vencida pela atleta espanhola Mireya Represa Perez, da Associação Peão Cavalgante/Arneirense. A jovem jogadora é a nº1 do seu escalão (Sub16) em Espanha e participou pela terceira vez juntamente com o seu pai, Juan Gapazo, no torneio disputado em Alcobaça. Ao todo marcaram presença 20 jogadores, sendo 18 Portugueses e 2 Espanhois. Em simultâneo decorreu o IV Torneio de Xadrez Jovem de Alcobaça, vencido por Gui Castro da Associação Académica de Coimbra. Nesta competição participaram 9 jogadores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PS tinha questionado Governo há um ano sobre abertura da base à aviação civil
Governo analisa abertura à aviação civil
da base aérea de Monte Real
A abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil já está a ser analisada pelo Governo. Quem o diz é o deputado do PS eleito por Leiria, António Sales, que não pode deixar de notar que “o PSD chega atrasado ao debate sobre abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil.” O socialista lembra que antes da pergunta dos deputados do PSD enviada ao Ministério do Planeamento e de Infraestruturas (noticiada no dia 15 de fevereiro) sobre a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil, já os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria tinham dirigido perguntas ao Governo sobre este tema, entre novembro e dezembro de 2015.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ourém
Câmara aprova projeto redes de águas residuais de Cercal, Espite e Matas
A Câmara Municipal de Ourém aprovou por unanimidade na reunião do dia 3 de fevereiro o projeto das redes de drenagem de águas residuais de Cercal, Espite e Matas. A concretização deste investimento permitirá, por um lado, aumentar o índice de população servida, e por outro, dotar de infraestruturas de saneamento básico as povoações destas freguesias. Este projeto tem uma candidatura aprovada em sede de POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) desde o final de 2016, tendo sido agora aprovado pelos membros da Câmara. Segue-se agora a contratação pública da empreitada e a realização da obra, que tem de estar concluída até 31 de maio de 2018.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Orçamento Participativo Portugal
População de Santarém convidada a decidir como investir 3 milhões de euros em Portugal
Santarém recebe no dia 23 de fevereiro, um encontro dedicado ao Orçamento Participativo Portugal - OPP, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, a partir das 18h30. A apresentação fica a cargo de Graça Fonseca, secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, que se desloca a Santarém para dar a conhecer esta nova ferramenta democrática e universal, e conta com a participação de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém. O encontro permite aos cidadãos, maiores de 18 anos, determinar o destino de 3 milhões de euros do Orçamento de Estado, em diferentes setores da sociedade.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Concurso no âmbito da engenharia eletrotécnica
Siemens seleciona equipas do Politécnico
de Leiria para o Desafio Nacional
O Politécnico de Leiria viu duas equipas de estudantes da sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL) serem selecionados para o Desafio Nacional Geração Simaris Design, promovido pela Siemens. No total participam no Desafio Nacional 20 equipas de estudantes do ensino superior de todo o País. O concurso tem como objetivo divulgar junto dos estudantes a aplicação Simaris Design e as suas potencialidades no projeto de instalações elétricas, sendo que a equipa vencedora ganha uma viagem de três dias ao centro Totally Integrated Power, na Alemanha, onde contactará com a equipa que desenhou a aplicação, e terá a oportunidade de conhecer algumas soluções Siemens para projetos de distribuição de energia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Devido ao interesse demonstrado pelos torrejanos
Câmara de Torres Novas alarga prazo de entrega de contribuições para o PEDU
A Câmara Municipal de Torres Novas decidiu alargar o prazo de entrega das contribuições da população para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) até à próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro.Os estudos prévios das intervenções aprovadas no âmbito do PEDU estão disponíveis para consulta pública no website www.pedu.cm-torresnovas.pt, onde as pessoas podem também submeter os seus contributos, podendo fazê-lo ainda através do preenchimento de um formulário em papel, disponível na receção da Câmara Municipal, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, Piscinas Municipais Fernando Cunha e StartUp Torres Novas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Instituição de Excelência Desportiva”
Pedro Pimpão integra Júri que atribui mérito desportivo às Instituições de Ensino Superior
O Deputado Pedro Pimpão foi designado, na qualidade de coordenador do Grupo de Trabalho de Desporto da Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, para integrar o júri nacional independente que vai promover a atribuição de um selo de qualidade às Instituições de Ensino Superior que, após uma análise multidimensional do seu trabalho no âmbito do desporto, demonstram ser exemplos a seguir e merecedoras da atribuição do título de “Instituição de Excelência Desportiva”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cheques-bebé terão valor de 250 euros
Câmara de Alcobaça aprova medidas de apoio à natalidade e às famílias numerosas
O Executivo municipal de Alcobaça aprovou na reunião pública de dia 13 de janeiro, por unanimidade, um conjunto de medidas de apoio à natalidade e às famílias numerosas do concelho, medidas essas que passam pela atribuição de um cheque no valor de 250 euros por cada criança nascida no concelho e pela isenção de pagamentos dos encargos das atividades de apoio à família nas instituições de apoio pré-escolar e nas refeições do 1º ciclo, a partir do 3º filho. Além disso aprovou também os apoios à renda para famílias carenciadas. Ambas as medidas terão de ser aprovadas em Assembleia Municipal de Alcobaça e só depois entrarão em vigor.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Câmara Municipal já aprovou 14 candidaturas
Programa “Batalha Restaura” investe mais
de 30 mil euros em 14 projetos de reabilitação
A Câmara Municipal da Batalha aprovou os primeiros projetos de reabilitação a realizar no âmbito do Programa Municipal de Apoio e Incentivo à Reabilitação Urbana e Recuperação de Edifícios do Concelho da Batalha – “Batalha Restaura”. O programa em causa resulta de uma iniciativa municipal que pretende estimular a reabilitação dos imóveis, criando este sistema de incentivos que, apesar de não financiar a totalidade das obras a realizar, permite através da concessão de apoios financeiros e/ou apoios técnicos, proceder à realização de obras no edificado.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com terminal em Lisboa
JSD Oeste defende requalificação com alteração do traçado da linha do Oeste
A JSD Oeste congratula-se pela inclusão da Linha do Oeste no Plano dos Grandes Investimentos em infra estruturas previstos pelo Governo da República, que se estende até 2019, em que se prevê a modernização e eletrificação da Linha do Oeste. Contudo, sem dispor de outros elementos mais concretos sobre as intenções do Poder Central, alerta que a intervenção estrutural não passa apenas pela electrificação da linha, mas acima de tudo pela urgente substituição do material circulante, actualmente bastante degradado e obsoleto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Mosteiro de Cós já dispõe de visitas guiadas
O Mosteiro de Santa Maria de Cós está aberto ao público, com visitas guiadas gratuitas. Cós é uma das mais antigas povoações dos Coutos de Alcobaça. Aqui ganhou forma, no séc. XIII, uma comunidade de religiosas que viria a ser integrada na ordem cisterciense, no século XVI. Esta afiliação irá corresponder a um novo momento para as monjas, acompanhado de campanhas construtivas de vulto. Por esta altura, Santa Maria de Cós tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza da comunidade religiosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em pergunta ao Governo
PEV questiona precariedade dos trabalhadores subcontratados no Centro Hospitalar do Oeste
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre as medidas que estão a ser ponderadas para resolver os problemas de precariedade com que se deparam os trabalhadores do Centro Hospitalar do Oeste. O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” reuniu com o movimento dos trabalhadores precários do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), tendo recebido informação relativa à petição que apela à integração direta nos quadros do CHO de todos os trabalhadores precários, que o movimento realizou junto das populações locais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Município realça eficácia de meios de salvamento
Surfista brasileiro resgatado das ondas da Praia do Norte
O resgate de um surfista das ondas da Praia do Norte, no dia 10 de fevereiro, data da entrada do maior swell do ano nesta costa, vai ficar na história do surf de ondas grandes. O surfista foi retirado inanimado do mar por Alemão de Maresias, com o auxilio de uma moto de água, e reanimado na praia, de onde foi transportado para o Hospital para observação e tratamento. O resgate do atleta num dia de ondas gigantes pôs à prova o sistema de salvamento disponibilizado pelo Município, e que se tornou eficaz na resposta a um acidente em mar.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Sábado, 18 de fevereiro
Embaixada do Carnaval de Torres Vedras visita município de Lisboa
A Embaixada do Carnaval de Torres Vedras ao Município de Lisboa vai deslocar-se este sábado, 18 de fevereiro, com partida marcada para as 09h15 na Estação Ferroviária de Torres Vedras. Esta iniciativa tem como principais objetivos a divulgação e promoção do Carnaval de Torres Vedras junto da população da capital, bem como junto de turistas, difundindo um pouco da essência e tradição deste que é considerado o “Carnaval mais Português de Portugal”. A Embaixada será recebida na Câmara Municipal de Lisboa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Segundo o Índice de Transparência Municipal
Pombal e Cartaxo são os municípios da região mais transparentes
Segundo o ITM - Índice de Transparência Municipal, os concelhos da região mais transparentes são Pombal (distrito de Leiria) e Cartaxo (distrito de Santarém), ocupando o 6º e 10º lugar, respetivamente. No distrito de Leiria ocupam ainda os primeiros lugares Porto de Mós (17º), Marinha Grande (19º) e Leiria (33º). Em relação a Santarém, além do Cartaxo apenas Torres Novas integra os lugares mais cimeiros, na 37ª posição. Em relação à região norte de Lisboa os concelhos mais bem classificados são Lourinhã na 41º posição e Azambuja no 77º posição.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Animador de rádio é o convidado na noite de segunda-feira
Fernando Alvim anima Carnaval da Batalha
O Carnaval na Batalha inicia-se na sexta-feira, 24 de fevereiro, às 10h30, com um desfile infantil a realizar na Vila, com a participação de mais de 800 crianças. Os festejos prosseguem no mesmo dia, às 14h30, com um baile de máscaras dirigido à população sénior, com prémios em disputa para as melhores caracterizações, a realizar em tenda coberta instalada na zona desportiva da Batalha e onde participarão os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Operação ronda um milhão de euros, só na primeira fase
Grande intervenção na rede viária em marcha no Cadaval
O Município tem em marcha uma grande operação de asfaltagem que contempla todas as freguesias do concelho, totalizando, numa primeira fase, mais de 180 mil metros quadrados e um investimento a rondar um milhão de euros. A intervenção, que incluirá uma segunda fase de investimento entretanto aprovada, representa uma clara aposta na requalificação das vias de comunicação locais. A presente operação de requalificação da rede viária constitui um processo iniciado há cerca de dois anos, mas que teve de aguardar aprovação pelas instâncias competentes, nomeadamente Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Tribunal de Contas, daí que só em dezembro do passado ano pôde finalmente avançar a primeira fase dos trabalhos, orçada em perto de um milhão de euros.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vestindo a farda de inspetores do ambiente
Miúdos verdes “patrulham” a Feira de Leiria
Um grupo de alunos da Escola Básica de Arrabalde, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, vestiu esta terça-feira, 14 de Fevereiro, a farda de “inspetores do Ambiente” e patrulharam a Feira Municipal onde identificaram o tipo de resíduos produzidos naquele espaço, uma iniciativa que faz parte do programa “Leiria Limpa”. Munidos de caneta e caderno, os pequenos inspetores, acompanhados por professores e agentes da Escola Segura da PSP, não deixaram escapar nada, desde papel, cartão, plástico ou embalagens que se encontravam espalhados no recinto, naquela que foi a primeira ação de um projeto que terá continuidade noutros espaços da cidade, rio e espaços verdes, com visitas quinzenais.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Prova de surf na Nazaré chegou a 11 milhões de lares
Capítulo Perfeito gerou um retorno mediático
na ordem dos 15 milhões de euros
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver, evento que reuniu alguns dos melhores free surfers do mundo na Nazaré no dia 31 de outubro, numa competição de tubos vencida pelo basco Aritz Aranburu, chegou a um número estimado de 11 milhões de lares numa transmissão televisiva que decorreu em 69 países. Os números são agora revelados pela organização do evento, num relatório que dá também conta de uma audiência de 35.000 pessoas na transmissão online, com os EUA e o Brasil a liderarem uma lista de 87 países. A estes valores, somam-se ainda as cerca de 5000 pessoas que terão passado pela Praia do Norte, local da prova em 2016, para assistir à competição ao vivo.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Entre Vale Meão e Sabacheira
Estrada municipal que liga Tomar a Ourém intervencionada ao fim de duas décadas
Numa parceria entre o Município e a Junta de Freguesia local, está terminada a obra de pavimentação da estrada entre Sabacheira e Vale Meão, uma via que estava para ser intervencionada há mais de duas décadas. Nesta visita à freguesia, a presidente da Câmara, Anabela Freitas, pôde ver as obras e a importância das mesmas, dado tratar-se de uma via de ligação ao vizinho concelho de Ourém, muito utilizada por todos os habitantes da freguesia e não só.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Rita Carvalho foi selecionada entre mais de 300 candidatos
Médica de Leiria selecionada para curso
de investigação da Universidade de Harvard
Rita Carvalho, médica interna no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), foi selecionada para fazer o curso de investigação da Universidade de Harvard. A jovem foi selecionada entre mais de 300 candidatos, sendo apenas 35 as vagas para frequentar este curso online, que João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL classifica como «de grande qualidade e prestígio, orientado por uma das mais importantes escolas do mundo, uma ferramenta inestimável para quem o faz, e também para os serviços».
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Parlamentares do distrito de Leiria questionam o Governo sobre o caso
Deputados do PS preocupados com polémica entre Igreja e Estado no Mosteiro de Alcobaça
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria estão preocupados com uma decisão recente da Direção-Geral do Património Cultural e da direção local do Mosteiro de Alcobaça, que vai contra a vontade da comunidade religiosa e também da população alcobacense, e questionaram o Governo sobre esta matéria. A paróquia de Alcobaça informou os serviços competentes do Estado da intenção de colocar uma porta de vidro, com um impacto visual mínimo, na entrada da Capela do Senhor dos Passos, de acesso exclusivo à Igreja Católica. Com o aval do então diretor do Mosteiro de Alcobaça, a paróquia avançou com a instalação da porta de vidro. No entanto, alertam os deputados, a Direção-Geral do Património Cultural e a atual direção do Mosteiro de Alcobaça exigem a sua remoção, por motivos desconhecidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com exposição de fotografia de António Júlio Duarte
Coleção de arte contemporânea Figueiredo Ribeiro mostra-se ao país a partir de Abrantes
O fotógrafo António Júlio Duarte expõe pela primeira vez em Portugal, na QuARTel da Arte Contemporânea de Abrantes – Coleção Figueiredo Ribeiro, o conjunto integral das fotografias que refletem a síntese de 10 anos de trabalho em Macau, no ambiente luxuoso e exótico dos casinos. A exposição “White Noise” foi inaugurada no dia 11 de fevereiro e vai estar patente ao público até 29 de abril de 2017. Entre outros convidados, e público, estiveram em Abrantes Pedro Gadanho, diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e António Cachola, colecionador de Arte Contemporânea, cuja coleção está instalada no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 21 de janeiro
Município de Alcobaça planta primeira árvore
do Parque Verde
O Executivo municipal de Alcobaça vai plantar no dia 21 de janeiro, pelas 11horas, junto à rotunda de São Bernardo, a primeira árvore do Parque Verde da Cidade, projeto cuja construção se iniciou em janeiro de 2017. A informação foi avançada aos jornalistas durante a reunião de Câmara de dia 13 de fevereiro, por Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal. Além da plantação da primeira árvore, terá também lugar a bênção do espaço, pelo reverendo pároco de Alcobaça, Ricardo Cristóvão. As obras do Parque Verde serão desenvolvidas pela empresa Tecnorém, engenharia, construções, S.A., e o prazo de execução da obra será de 14 meses.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
…amor é fogo que arde sem se ver / é ferida que dói e não se sente…
S. Valentim celebrado em Constância
com cadeados do amor
Constância, Vila Poema, é reconhecidamente terra inspiradora de poetas. Entre tantos poetas que se apaixonaram pela linda vila da foz do Zêzere está o maior expoente da língua e da cultura portuguesas – Luís de Camões. Escritor de génio, o grande épico foi também um poeta do amor que, nas palavras de um dos seus mais famosos sonetos, é fogo que arde sem se ver / é ferida que dói e não se sente… Partindo desta ideia, um casal de Constância teve a iniciativa de vir junto ao Monumento a Camões para, celebrando a felicidade do seu casamento, deixar, preso à rede exterior do Jardim-Horto Camoniano, um cadeado como sinal do seu amor para sempre.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ilustre jornalista morreu aos 105 anos
Câmara de Santarém expressa condolências
à família de Manuela de Azevedo
A Câmara Municipal de Santarém apresentou condolências à família da ilustre Manuela de Azevedo, a primeira mulher, em Portugal, a receber a carteira profissional de jornalista, que morreu na sexta-feira, dia 10 de fevereiro. A par da sua obra literária e jornalística, Manuela de Azevedo deixa a sua marca na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, com a doação que fez, em novembro de 1979, quando escreveu a Ladislau Teles Botas, então presidente da Câmara de Santarém, com o objectivo de dar “uma função cultural” a uma pequena biblioteca e a uma coleção de obras de arte.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No Centro de Interpretação Ambiental
Fotógrafo Eduardo Barrento leva a Leiria exposição “O Sítio dos Falcões”
A exposição “O Sítio dos Falcões”, da autoria do fotógrafo Eduardo Barrento, é inaugurada sábado, dia 18 de fevereiro, às 16:00, no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, junto ao Jardim de Santo Agostinho. Segundo o autor, esta é uma exposição – que será também um livro – fruto de cerca de três anos a fotografar os falcões (e não só) do Sítio da Nazaré. Um projeto que começou quando Eduardo Barrento detetou naquele local um casal nidificante de falcão-peregrino, a ave mais rápida do planeta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Em três distâncias diferentes
Duatlo Cidade de Rio Maior realiza-se sábado
A 4ª edição do Duatlo Cidade de Rio Maior vai realizar-se no dia 18 de fevereiro, sábado, com provas do Campeonato Nacional de Clubes (na distância de sprint: 5 kms de corrida, 20 kms de ciclismo e 2,5 kms de corrida) e Campeonato Nacional Universitário. A competição vai decorrer durante a tarde, a partir das 15h30, percorrendo algumas das ruas centrais da cidade e zona das Marinhas do Sal. Depois do sucesso das edições anteriores, tendo-se registado em 2016 uma participação de cerca de 400 atletas, o Duatlo Cidade de Rio Maior está de regresso, este ano com algumas melhorias no circuito.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria
Leiria Design 2017 será uma das primeiras actividades do Centro de Artes Villa Portela
Gonçalo Lopes, vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, garantiu ao Tinta Fresca, que o challet Vila Portela, recentemente cedido à Câmara Municipal pela família Charters d’Azevedo, através de um contrato de comodato, irá receber já este ano a mostra Leiria Design, evento dedicado ao design que se faz na região, apesar das obras de requalificação e adaptação do espaço às novas funções, só se iniciarem no próximo ano. Nesta primeira parte da entrevista ao autarca socialista, fique a saber as grandes linhas da programação cultural de Leiria para 2017 e o futuro do Centro de Artes Villa Portela.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Atelier Modo
Arquitetos defendem Aeroporto do Tejo
na Base Aérea de Tancos
No momento em que os autarcas do Médio Tejo defendem a reabertura da Base Militar Aérea de Tancos, os arquitetos do Atelier Modo, com sede no Sardoal, imaginaram o alargamento dessa infraestrutura à utilização civil e comercial e conceberam um primeiro esboço do que seria o “Aeroporto do Tejo”. A ideia de um aeroporto civil e comercial em Tancos a que os arquitetos do Modo dão agora forma é apresentada na plataforma modoarquitectos.blogspot.com.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Junto do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural
Pedrógão Grande reafirma-se contra extermínio do achigã e carpa em águas portuguesas
O presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, voltou a manifestar a sua preocupação perante a revisão do Decreto-Lei 565/99 de 21 de dezembro, agora reforçando-a face ao secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, transmitindo-lhe a posição do município, que vai no sentido de que sejam retiradas da lista de espécies exóticas e invasoras o achigã e a carpa previstas na alteração ao referido Decreto-Lei.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 23 de fevereiro a 1 de março
Carnaval de Alcobaça viaja até Veneza em 2017 na tenda gigante
Em Alcobaça por estes dias já se começam a preparar disfarces, desfiles, bailes e concursos de máscaras, fazendo jus à antiga tradição carnavalesca desta terra. Em diversas freguesias do concelho têm lugar festejos para todos os gostos durante esta quadra. No centro de Alcobaça, junto ao Mosteiro, a Câmara Municipal disponibilizará uma tenda gigante, de entrada livre. Esperam-se milhares de foliões no coração da cidade onde o ambiente se transforma numa grande “Folia&Algazarra” com os bares e os cafés do Rossio abertos até de madrugada, fazendo de Alcobaça o epicentro do Carnaval desta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Numa organização conjunta do Município e Associação de Bombeiros
Carnaval do Cadaval regressa com desfiles, baile e revista à portuguesa
O Carnaval do Cadaval sai à rua de 24 a 28 de fevereiro com desfile escolar, corsos, baile de máscaras e estreia de mais uma hilariante revista, pelo Grupo Gente Gira, intitulada “Que Grande Tramp’alhada”. A participação de grupos a pé e de carros alegóricos, nos corsos de Carnaval, é uma vez mais subsidiada pelo Município. O desfile escolar voltará a marcar a abertura das atividades carnavalescas no Cadaval, acontecendo o mesmo pelas 10h30 de sexta-feira, 24 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pelo período de cinco anos
Município de Santarém assina protocolo de colaboração com Fundação Passos Canavarro
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e o presidente da Fundação Passos Canavarro, Pedro Passos Canavarro, assinaram, no dia 31 de janeiro, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Santarém e a Fundação Passos Canavarro, no Salão Nobre dos Paços Concelho. Pedro Passos Canavarro, após a assinatura do acordo, lembrou um pouco a história da criação da Fundação Passos Canavarro no ano de 2000, passando pela adaptação do imóvel a Casa-Museu promovendo ações no domínio da arte, da ciência e da democracia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Do Vale de Santarém e da Portela das Padeiras
Câmara lança concurso para ampliação e requalificação de escolas básicas de Santarém
A Câmara de Santarém lançou esta semana concurso para ampliação e requalificação das EB1/JI do Vale de Santarém e da Portela das Padeiras. As obras na Escola Básica e Jardim de Infância do Vale de Santarém, contemplam a criação de mais salas de aula, centro de recursos, refeitório e adaptação de casas de banho. A intervenção na Escola Básica e Jardim de Infância da Portela das Padeiras tem como objetivo a sua ampliação, de modo a dotar a escola de mais 2 salas, instalações sanitárias, construção de instalação sanitária para pessoas de mobilidade reduzida, 2 salas para o jardim-de-infância e 4 salas para o ensino básico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Por unanimidade
Isabel Fonseca aprovada pela concelhia do PS como 1ª candidata à Câmara de Alcobaça
A Comissão Política Concelhia do PS de Alcobaça, reunida a 10 de fevereiro, aprovou por unanimidade o nome de Isabel Fonseca como cabeça de lista da lista do PS à Câmara Municipal de Alcobaça nas autárquicas de 2017. Agora o nome da actual presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria irá ser apresentado à Comissão Política Distrital do Partido, que reunirá em meados de março e de seguida à Comissão Nacional do PS que reunirá no final de março.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 de fevereiro a 1 de março
Carnaval de Torres Vedras 2017 promete ser
um caso sério de brincadeira
Em Torres Vedras está tudo a postos para a realização do “Carnaval mais português de Portugal”. De 24 de fevereiro a 1 de março, a cidade vai fervilhar com tanta folia. “Brinquedos e Brincadeiras” é o tema de 2017 deste Carnaval, onde se esperam cerca de 350 mil pessoas. Corso escolar, corsos diurnos e corsos noturnos; carros alegóricos de grandes dimensões; grupos de mascarados; matrafonas; Zés Pereiras; cabeçudos; muita música… tudo boas razões para visitar o único Carnaval do país onde todos fazem a festa, onde todos são atores! Entre “brinquedos e brincadeiras”, em Torres Vedras o Carnaval é um caso sério de criatividade, espontaneidade e sátira política e social.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Iniciativa da Câmara Municipal em articulação com o ACE's Oeste Norte
Bombarral, Arruda dos Vinhos e Cadaval vão ter Unidade móvel de saúde
A Câmara Municipal e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Bombarral vão colocar ao dispor da população uma unidade móvel de saúde que irá dar assistência à quem vive mais afastado da sede de concelho ou que tenha dificuldade de mobilidade. Com a designação “Saúde em Movimento”, este novo serviço surge no seguimento de uma candidatura a fundos comunitários apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e, além do Bombarral, engloba também os concelhos de Arruda dos Vinhos e do Cadaval.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Capital dos Carrinhos de Rolamentos”
2ª prova do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos disputada em Pedrógão Grande
O Município de Pedrógão Grande em parceria com a empresa Trilhos do Zêzere promove no dia 26 de fevereiro de 2017 – “Domingo Gordo” - a 2ª Prova de Carrinhos de Rolamentos para o Campeonato Nacional de 2017. Dezenas de pilotos vindos de vários pontos do país são esperados este “Domingo Gordo” em Pedrógão Grande na estrada Salaborda – Mosteiro, para a 2ª prova do Campeonato Nacional da modalidade da edição de 2017, em que jovens de todas as idades conduzirão carros de rolamentos em madeira ou ferro, das mais variadas formas e feitios numa pista de 1 Km que vai dos 20 a 30% de inclinação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Benedita
Miguel Araújo atua ao vivo no Centro Cultural Gonçalves Sapinho
Miguel Araújo atua, no dia 17 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Compositor, cantor e letrista, Miguel Araújo é um artista multifacetado, detentor de carreira eclética e bem-sucedida. O músico tornou-se uma aposta ganha do cenário musical português. Eleito por muitos como um compositor de exceção, tem percorrido e esgotado as salas mais emblemáticas do país, em particular os Coliseus de Lisboa e Porto, que juntamente com António Zambujo esgotou ambas salas 28 vezes num só ano! Facto absolutamente inédito na historia da música em Portugal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Vanda Oliveira é a candidata à presidência da Câmara
Assessor de Marcelo é o candidato do PSD
à Assembleia Municipal da Lourinhã
Vanda Oliveira, actual vereadora da Câmara Municipal e presidente da Comissão Política do PSD Lourinhã e Nuno Sampaio, Professor universitário, assessor do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e actual líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, são os cabeças de lista indicados pela Comissão Política Concelhia (CPC) para a Câmara e Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia de Baden-Powell
Dois mil escuteiros celebram em Caxarias aniversário do fundador do escutismo
Mais de 2000 jovens escuteiros da região de Leiria vão estar em Caxarias no próximo domingo, dia 19 de fevereiro, para participar na edição deste ano do Dia de BP, atividade regional de comemoração do aniversário do fundador do escutismo, Robert Baden-Powell. Do programa consta uma missa, celebrada pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, às 9h30, no pavilhão gimnodesportivo de Caxarias, e um conjunto de atividades por toda a localidade de Caxarias, concelho de Ourém, a partir das 11h15.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Novos órgãos sociais da CIP para 2017-2019
Presidente da Nerlei Jorge Santos reeleito
vice-presidente do Conselho Geral da CIP
Decorreram no dia 9 de fevereiro as eleições para a CIP – Confederação Empresarial de Portugal que confirmaram António Saraiva como presidente da Direção e Jorge Santos, em representação da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, como vice-presidente do Conselho Geral. No programa de candidatura para o triénio 2017-2019, que se rege pelo lema “Fazer acontecer o crescimento: uma agenda para a competitividade, o investimento e o emprego”, António Saraiva refere que “é tempo de desenvolver uma nova economia em que as oportunidades, o crescimento e a prosperidade são partilhados por todos e para a qual todos participam. É esse o desígnio que nos move na candidatura que aqui apresentamos”.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
CNEMA promove sete concursos em fevereiro para promoção dos produtos nacionais
O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, volta a colocar em destaque os produtos portugueses ao promover várias iniciativas como os Concursos Nacionais de Sal e Condimentos (16 fevereiro), Carnes (16 fevereiro), Ervas Aromáticas (17 fevereiro), Conservas de Pescado (17 fevereiro), Licores Conventuais e Tradicionais (23 fevereiro), Chocolates Tradicionais (24 fevereiro) e Produtos de Confeitaria (24 fevereiro).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com almoço e demonstração de fabrico de aguardente de medronho no lugar de Outão
Município de Pedrógão Grande dá a conhecer potencialidades do medronheiro
O medronho vai ser o centro de todas as atenções no dia 19 de fevereiro, domingo, dia em que a Câmara Municipal de Pedrógão Grande promove o programa “Medronho – Património Natural do Concelho de Pedrógão Grande”, no qual os participantes são convidados a assistir à demonstração de fabrico de aguardente de medronho no lugar de Outão e a saborear produtos regionais. A intenção da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, que promove este evento em parceria com a empresa Trilhos do Zêzere, é promover este património natural do concelho, dar a conhecer as potencialidades do medronheiro, a realidade da cultura do medronho e promover o aproveitamento enquanto fruto e as diferentes aplicações.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Circuito Bodyboard do Centro arranca amanhã nos Supertubos
Supertubos recebe este sábado a primeira etapa do Circuito de Bodyboard do Centro 2017
O Circuito de Bodyboard do Centro 2017 arranca já este sábado, dia 11 de fevereiro e com previsão de condições excelentes na internacional praia dos Supertubos em Peniche. Depois de Peniche, o circuito o circuito com as melhores ondas de Portugal, o Circuito de Bodyboard do Centro, segue para a Nazaré nos dias 4 e 5 de março, a Ericeira nos dias 29 e 30 de abril, e finaliza nas ondas da Figueira da Foz nos dias 21 e 22 de outubro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Investimento superior a 100 mil euros
Câmara de Leiria requalifica Quinta do Bispo
e reabre parque infantil
A Quinta do Bispo, em Marrazes, tem vindo a ser objeto de diversas intervenções por parte do Município, com vista à requalificação daquela zona da cidade, no valor de 111.221,82 euros (+ IVA). Os trabalhos que estão a ser executados prendem-se com a beneficiação e requalificação dos passeios, vias, estacionamento e uniformização de caldeiras, a fim de ser facilitada a acessibilidade a peões e viaturas. Destas intervenções, destaque para a requalificação já concluída do parque infantil que foi dotado de diversos equipamentos para diferentes faixas etárias, constituindo uma mais-valia para a urbanização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Projeto Municipal revitaliza margem esquerda do rio Alviela junto à Ponte Romana em Pernes
No âmbito do Projeto Municipal "Reabilitar Troço a Troço (RTT)", a Equipa Multidisciplinar de Ação para Sustentabilidade (EMAS) levou a cabo mais uma intervenção, esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 11 horas, desta vez na margem esquerda do Rio Alviela junto à Ponte Romana em Pernes, com a ajuda de cerca de 30 alunos, de duas turmas do 8º e 9º anos, acompanhados por quatro professores de Ciências Naturais da escola EB D. Manuel I (Pernes).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Produto venceu o Programa Origens na categoria Peixes
Almôndegas de cavala desenvolvidas no IPL
já estão disponíveis nas grandes superfícies
As almôndegas de cavala desenvolvidas pela docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), Patrícia Borges, já estão disponíveis ao consumidor, nas grandes superfícies. O inovador produto, produzido em exclusivo pela empresa de Peniche, Receituarium, foi considerado o melhor produto do Programa Origens, na categoria Peixes, passando a ser comercializado pelo Intermarché.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Herbicida posto em causa por iniciativa europeia de cidadãos
Começou a recolha de 1 milhão de assinaturas contra o herbicida Glifosato
No dia 8 de Fevereiro, dezenas de organizações não governamentais de toda a União Europeia, incluindo várias portuguesas, iniciaram a mobilização de cidadãos para banir o glifosato – mais conhecido como o herbicida Roundup da Monsanto. Em Portugal registam-se os níveis de contaminação humana mais elevados de toda a União Europeia, mais de um ano após a Organização Mundial de Saúde ter classificado este herbicida como "carcinogénio provável para o ser humano e carcinogénio provado para animais de laboratório". Por isso todos os portugueses têm particular interesse em aderir a esta ação.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
40 anos da Constituição da República Portuguesa
Os Verdes levam Cartoons a escola do Cadaval para dar a conhecer a Constituição
O Partido Ecologista «Os Verdes» comemora os 40 anos da Constituição da República Portuguesa dando relevo ao «A» de Ambiente. Trata-se de uma campanha que visa dar a conhecer aos jovens o direito ao Ambiente expresso na Lei Mãe da Democracia Portuguesa desde a sua 1. versão de 1976. Os Verdes percorrerão várias escolas secundárias do país, distribuindo uma brochura com Cartoons, dirigida em particular aos mais jovens, levando o conhecimento sobre os direitos e deveres previstos na Constituição, na vertente ambiental, de uma forma lúdica e responsável.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural
Maçã de Alcobaça lança cinco candidaturas para produção de conhecimento na fileira
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) está a mobilizar parceiros produtores e parceiros científicos para elaboração de plano de experimentação e investigação de novos métodos e novas técnicas de produção de Maçã de Alcobaça IGP, com foco especial na procura do reforço e aperfeiçoamento de processos inteligentes, naturais e amigas do ambiente, mas também na procura de mais eficiência e rigor para maior qualidade das maçãs, mas também da atividade e da região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Trio formado por Kika Cardoso, Luís Peças e João Paulo Ferreira
Viva La Diva leva a glória de Portugal
ao Festival da Canção
Os cantores alcobacenses Luís Peças e João Paulo Ferreira em conjunto com Kika Cardoso vão participar no dia 19 de fevereiro na primeira semifinal do Festival da Canção 2017. Os três cantores correspondem assim ao desafio proposto pelo compositor alcobacense Nuno Gonçalves que foi convidado pela produção do Festival da Canção a compor um tema para o efeito. Os Viva La Diva irão interpretar o tema “Nova Glória” e será a última atuação da primeira semifinal do Festival da Canção 2017.
Esta notícia foi comentada 2 vez(es).
Gabinete no concelho da Nazaré entra em funcionamento esta quinta-feira
Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima
vai servir nove concelhos da Região Oeste
O Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima no concelho da Nazaré entra em funcionamento esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro. O serviço está vocacionado para prestar apoio a vítimas de violência doméstica, comunidade escolar, técnicos das entidades públicas e privadas, e população em geral, através de um serviço gratuito de diagnóstico e avaliação do risco; informação sobre os direitos e recursos existentes na comunidade; encaminhamento para serviços competentes; apoio psicossocial e aconselhamento Jurídico.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Protocolo otimiza Via Verde AVC com recurso às tecnologias
Centro Hospitalar de Leiria integra projeto premiado no Congresso Português do AVC
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) integra um projeto pioneiro a nível nacional e raro a nível mundial recentemente premiado no Congresso Português do AVC – Acidente Vascular Cerebral, que visa a otimização da Via Verde AVC com recurso às tecnologias. O protocolo agora distinguido permite que sete hospitais da zona centro estejam permanentemente ligados através de telemedicina à unidade de AVC do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que coordena o projeto, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Centro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Óbidos
Quim Barreiros e Hugo Sousa animam IV Festival de Sopas das Gaeiras
Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2017, a Associação dos Jovens Voluntários de Gaeiras realiza o IV Festival de Sopas, na vila de Gaeiras, concelho de Óbidos. À semelhança dos anos anteriores, este evento realiza-se no Pavilhão da Sociedade e Cultural Recreativa Gaeirense (SCRG) e tem como objetivo angariar fundos para a aquisição de material ortopédico, que irá auxiliar famílias necessitadas do concelho de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“Todas as perguntas sobre Fátima”
Jornalistas António Marujo e Rui Paulo Cruz apresentam livro “A Senhora de Maio”
A apresentação do livro “A Senhora de Maio - Todas as perguntas sobre Fátima”, de António Marujo e Rui Paulo da Cruz, terá lugar em Fátima, no dia 16 de fevereiro, às 21 horas, no Auditório do Centro Missionário Allamano (Rua Francisco Marto 52). A obra, editada pela Temas e Debates e Círculo de Leitores, será apresentada por Graça Poças Santos (professora do Instituto Politécnico de Leiria e autora do livro «Espiritualidade, Turismo e Território: estudo geográfico de Fátima») e Maria Inácia Rezola (historiadora, integrou a equipa da «Documentação Crítica de Fátima» e é autora do estudo «Sindicalismo Católico no Estado Novo»).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Programa “Leiria Limpa”.
Alunos de Escola de Leiria vão ser “inspetores do Ambiente”
Alunos da escola EB de Arrabalde, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, vão assumir o papel de “inspetores do Ambiente”, um desafio que consta do programa “Leiria Limpa”. Munidos de faixas, bonés, de uma “check-list” de observação, lápis e luvas que vão ser fornecidos pelo Município de Leiria, os novos inspetores vão começar por participar numa ação de rua agendada para 14 de fevereiro com o objetivo de constatarem a quantidade e o tipo de resíduos produzidos no decorrer da Feira Municipal.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
No dia 4 de fevereiro
Rotary Club do Bombarral homenageia Profissionais do Ano e de Carreira-2016/2017
O rotary Club do Bombarral levou a efeito a homenagem oportunamente anunciada, relativa ao mandato de 2016/2017 e aos Profissionais do ano (reconhecimento que pode regulamentarmente recair sobre personalidades ou colectividades), a Conferência Vicentina do Santíssimo Salvador do Mundo do Bombarral, e o Prémio de Carreira, senhor Aníbal Graciano Pedro, num jantar festivo levado a efeito no Círculo de Cultura Musical Bombarralense, na noite do dia 4 de fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Após o Governo ter anunciado a opção Portela + 1
PSD denuncia “desprezo do PS pela abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil”
A Distrital de Leiria do PSD denunciou, no dia 6 de Fevereiro, “o silêncio do PS e o desprezo pela região de Leiria”, após o Governo ter anunciado a escolha da base do Montijo na opção Portela +1.Para a Distrital presidida por Rui Rocha, com esta opção, o Governo menospreza a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil que é uma causa que a região tem vindo a defender e que agora é esquecida pelo Executivo do Partido Socialista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria
Autoridade Nacional da Aviação Civil realiza sessão de esclarecimento sobre "Drones"
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) está a realizar sessões de esclarecimento, no âmbito da campanha de Sensibilização “Voa na Boa”, em várias cidades do país sobre o regulamento que estabelece as condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ("Drones"). A campanha “Voa na Boa” foi para a estrada a 18 de janeiro e depois das sessões em Braganca, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Lisboa e Madeira, nas quais participaram mais de 300 pessoas, chega agora a Leiria esta quarta-feira, dia 8 de Fevereiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça, Bombarral e Pedrógão Grande
Paulo Inácio, José M. Vieira e João Marques aprovados pela Distrital de Leiria do PSD
A Comissão Politica Distrital de Leiria do PSD (CPD/PSD), alargada aos presidentes de concelhia, deu continuidade à preparação do processo autárquico com a reunião realizada no dia 6 de Fevereiro de 2017, em Leiria, tendo aprovado as candidaturas de Paulo Inácio, José Manuel Vieira e João Marques às Câmaras Municipais de Alcobaça, Bombarral e Pedrógão Grande, respetivamente. Estas propostas foram submetidas à Comissão Política Distrital pelas Comissões Politicas de Secção, com o devido parecer das Assembleias de Secção respetivas.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
De janeiro a março
Escritor brasileiro José Santos faz residência literária em Óbidos
José Santos, escritor infanto-juvenil brasileiro, está a fazer, no início de 2017, uma residência literária em Óbidos. Uma passagem de três meses pela Vila Literária, que é, acima de tudo, uma forma de trabalhar com todos, principalmente com as Escolas d'Óbidos, onde o escritor é presença assídua. Desta passagem por Óbidos vão sair muitos livros e muitas parcerias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pombal
Distrital de Leiria do PSD retira confiança política a Narciso Mota
Tendo tido conhecimento da desvinculação do PSD do até agora militante Narciso Mota, a Comissão Política Distrital de Leiria do PSD retira a confiança política de todos os cargos que exercia e reforça toda a solidariedade para com a Concelhia de Pombal na preparação do processo eleitoral autárquico. Recorde-se que o ex-presidente da Câmara Municipal de Pombal e atual presidente da Assembleia Municipal de Pombal, eleito pelo PSD, apresentou, no dia 27 de janeiro de 2017, a candidatura “Narciso Mota – Pombal Humano” a todos os órgãos autárquicos do concelho e anunciou a sua desvinculação do PSD.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Cartaxo
Concursos para o melhor vinho na produção abrem inscrições
Estão abertas as inscrições para o XVIII Concurso de Vinhos do Tejo e para o XXXIII Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo - O Melhor Vinho na Produção - Colheita de 2016/2017. Os concursos são organizados pela Câmara Municipal do Cartaxo, que vai divulgar os resultados no decorrer da Festa do Vinho 2017. As inscrições para as edições de 2017 do Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e do Concurso de Vinhos do Tejo, que decorrem há 33 e há 18 anos, respetivamente, estão abertas e os produtores podem inscrever os seus vinhos até ao próximo dia 3 de março. As amostras serão recolhidas de 1 de março a 31 de abril de 2017.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
PSD já aprovou a recandidatura do atual presidente
Isabel Fonseca e Paulo Inácio lideram listas do PS e PSD à Câmara Municipal de Alcobaça
Isabel Fonseca é o nome que o Partido Socialista de Alcobaça irá propor à Comissão Política Concelhia, no dia 10 de fevereiro, como primeira candidata à Câmara Municipal de Alcobaça nas eleições autárquicas de 2017. César Santos, presidente da Concelhia socialista adiantou ao Tinta Fresca que a atual presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria foi convidada recentemente e aceitou que o seu nome fosse sufragado em reunião da Comissão Política Concelhia. Por sua vez, a Concelhia local do PSD aprovou por unanimidade o nome de Paulo Inácio como candidato à Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 1 vez(es).
Movimento independente reitera o seu compromisso com as pessoas
Narciso Mota-Pombal Humano nega acusação de candidatura movida por ambições pessoais
Na sequência da apresentação pública da candidatura, no dia 27 de janeiro e de desenvolvimentos recentes, Narciso Mota – Pombal Humano, vem, em comunicado de 6 de Fevereiro, reafirmar que “Narciso Mota – Pombal Humano é uma candidatura que assenta os seus compromissos nas pessoas do nosso Concelho, no seu futuro individual e colectivo, nos seus problemas e anseios e, como tal, norteia a sua actuação nos planos político e das ideias para o nosso Concelho, não se revendo, nem tão pouco promovendo, ataques de natureza pessoal, porque sabe que Pombal e os pombalenses são bem mais importantes que quaisquer questões pessoais.”
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 25 a 27 de maio de 2017.
Alcobaça, Batalha e Porto de Mós recebem colóquio europeu sobre Batalhas Fundacionais
A Rede de Municípios com Batalhas Históricas está a organizar um colóquio internacional inteiramente dedicado às “Batalhas Fundacionais”. Este evento terá lugar de 25 a 27 de maio de 2017. Iniciada em maio de 2016, a rede reúne os concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Castro Verde, Fronteira e Gaia com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre comunidades escolares e incentivar a produção e partilha de conhecimento científico sobre as batalhas históricas portuguesas, potenciando a mútua promoção cultural e turística.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
“ISPO Munique 2017”
Ondas da Praia do Norte promovem a Nazaré em Feira Alemã
A Praia do Norte, da Nazaré, é um dos principais destaques da presença portuguesa na “ISPO Munique”, uma Feira internacional de artigos e moda desportiva, que decorrerá até 8 de fevereiro, em Munique, na Alemanha. O Município foi convidado pela Associação Selectiva de Moda, responsável da presença portuguesa na exposição, uma mostra de vestuário desportivo, equipamentos de escalada, equipamentos de ginástica, calçados desportivos, artigos têxteis, por ser um “destino incontornável de surf de ondas grandes a nível internacional”, área que se mostra, pela primeira vez, neste evento alemão, através da Nazaré.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Primeiro livro da jovem alcobacense
Hélia Susana Cabral apresenta em Alcobaça romance “O Mundo de Verónica”
Hélia Susana Cabral, de 25 anos, vai apresentar no dia 11 de fevereiro, pelas 16horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu livro “O Mundo de Verónica”. Este é o primeiro livro da jovem autora alcobacense e o “símbolo da concretização de um sonho”, que sempre apresentou uma grande paixão pela escrita e é através desta que tem a oportunidade de deixar à solta a sua imaginação e dar vida às suas personagens. O primeiro romance de Hélia Susana Cabral retrata as vivências de uma jovem de 18 anos envoltas numa complexa teia familiar e amorosa.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Projeto Reabilitar Troço a Troço no Rio Alviela intervém junto à Ponte Romana de Pernes
O projeto Municipal "Reabilitar Troço a Troço (RTT)" da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS) tem mais uma intervenção agendada para esta terça-feira, 7 de fevereiro, pelas 11 horas, no Rio Alviela, junto á Ponte Romana, em Pernes. Esta ação esteve agendada para 31 de janeiro, mas devido ao mau tempo teve que ser cancelada. O Município de Santarém convida toda a população e entidades a associarem-se a esta ação, que visa a preservação das linhas de água, das suas galerias ripícolas e das espécies que fazem parte do ecossistema natural dos rios.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Carnaval de Torres Vedras 2017
Júlio Isidro recebe Medalha da Cidade de Torres Vedras
Júlio Isidro esteve presente na inauguração do Monumento do Carnaval de Torres Vedras 2017, que aconteceu no dia 4 de fevereiro, ocasião na qual recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, a Medalha da Cidade de Torres Vedras. Esta sentida homenagem, presenciada por milhares de foliões, surge como uma forma de reconhecimento pelo enorme contributo que Júlio Isidro, figura mítica da Televisão nacional, deu na promoção e divulgação do Carnaval de Torres Vedras, sobretudo na década de 80. Também neste sentido, a Real Confraria do Carnaval de Torres tornou Júlio Isidro seu membro-honorário.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com valores desde 6 euros/m2
Câmara aprova valores para venda de lotes
do Parque Empresarial de Tomar
Por deliberação de Câmara de 30 de janeiro foram aprovados os valores por metro quadrado dos lotes no Parque Empresarial de Tomar (PET, antiga Zona Industrial), para alienação tanto em regime de direito de superfície como em regime de propriedade plena. A Câmara Municipal recorda que o Parque Empresarial de Tomar tem uma excelente localização, num dos pontos mais centrais do país, servido directamente pela auto-estrada A13 com ligação à A23 e à A1, bem como pelo ramal de Tomar do caminho-de-ferro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
De 24 a 28 de fevereiro
Carnaval em Santarém vai durar cinco dias
A Câmara Municipal de Santarém, em parceria com as Associações Culturais e Desportivas e as IPSS do Concelho, vai celebrar o Carnaval, de 24 a 28 de fevereiro, tendo como ponto alto o desfile de terça-feira que se realizará no Jardim de S. Bento. O programa apresentado no dia 3 de fevereiro em conferência de imprensa inclui inúmeras atividades. No dia 24 de fevereiro, pelas 10h00, com o tema "As diferentes culturas e o turismo sustentável na construção da Paz no Mundo", 1283 crianças vão animar o centro histórico e às 14h00, tem início o Baile Interinstitucional na tenda instalada na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC). No mesmo local, a partir das 22 horas há animação noturna.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia 3 março pelas 21h30
Florbela Queiroz regressa ao teatro de revista nos Pimpões com a revista “Ol(h)à Florbela!”
A conceituada atriz Florbela Queiroz regressou ao teatro de revista com a revista à portuguesa “Ol(h)á Florbela! ”, uma revista de luxo que faz divertir o público do início ao fim. Ao lado de Florbela, que diverte a plateia como uma matreira alentejana, um tropa irreverente, entre outros bonecos, está um elenco talentosíssimo que, em muito, contribui para o êxito da revista: a grande atriz Vera Mónica, que recria a cantora Linda de Suza e interpreta dois novos fados que o público rapidamente começa a cantar; Marisa Carvalho, Raquel Caneca e Gonçalo Brandão, completam o elenco da revista.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Promovido pelo Município
Alcobaça recebe 4º Festival Books&Movies dedicado a D. Pedro I
Neste ano 2017, o Município de Alcobaça irá realizar a 4ª Edição do Festival Books&Movies (de 4 a 14 de novembro) que contará mais uma vez com a participação de vários artistas que premeiam a criatividade no campo de ação da literatura e do cinema. As propostas/projetos deverão ser apresentadas até ao dia 30 de Abril para o e-mail: secretariado.cultura@cm-alcobaca.pt, com informação detalhada da obra (dimensões, esboço, materiais). O Books &Movies é uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça cofinanciado pelo programa Portugal 2020.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Galardão premeia a implementação de boas práticas e políticas ambientais
Município de Leiria hasteia Bandeira Eco XXI
O Município de Leiria hasteou esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, a Bandeira Eco XXI – Municípios Sustentáveis, um galardão que premeia a implementação de boas práticas e políticas ambientais. Com um índice de 77%, este é o melhor resultado de sempre obtido por Leiria, que se candidatou pela primeira vez em 2014, e desde então tem vindo a ganhar o Galardão Eco XXI consecutivamente. No ano passado o índice de Leiria foi de 73,5%.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alcobaça
Agnelo Ferreira apresenta livro de poesia no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias
Agnelo Ferreira apresenta, no dia 19 de fevereiro, domingo, às 16 horas, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, o seu novo livro de poesia, intitulado “Sentires”. Haverá poesia, música e cantorias, sendo que parte do valor da venda dos livros nesta apresentação reverterá a favor dos Bombeiros de Pataias.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Na inauguração do Projeto Ribatejo Empreende
Nersant lança o desafio às Caixas Agrícolas: unam-se e apoiem o empreendedorismo
O Ribatejo deu mais um passo para o desenvolvimento do empreendedorismo na Região. Foi apresentado, no dia 3 de fevereiro, o Ribatejo Empreende, um projeto promovido pela Nersant e cofinanciado pelo Compete2020, que visa promover o espírito empresarial no Ribatejo, através da dinamização e criação de atividades e ferramentas que permitam fortalecer o ecossistema empreendedor, no sentido de fomentar a cultura empreendedora, promover a geração de ideias inovadoras, capacitar os empreendedores e os seus projetos e assim apoiar a criação de novas empresas nesta região.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Terceira jornada do roteiro pelo distrito de Leiria
Deputados do PSD visitam os concelhos
da Nazaré, Porto de Mós e Batalha
A distrital de Leiria do PSD continua o roteiro pelo distrito de Leiria, junto de empresas, coletividades e instituições da região, no sentido de manter e aprofundar a relação de proximidade e confiança entre os eleitos do PSD e as forças vivas da região de Leiria. Esta iniciativa junta deputados eleitos pelo circulo eleitoral de Leiria, autarcas e dirigentes do PSD, realizando-se a terceira jornada esta segunda-feira, dia 6 de Fevereiro de 2017, dedicada aos concelhos da Nazaré, Porto de Mós e Batalha.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Alunos do 1ºCiclo vão receber porta-moedas de promoção ambiental
Município de Alcobaça e SUMA apelam ao fim do desperdício
“Não ao Desperdício” é o mote da campanha de sensibilização que o Município de Alcobaça vai desenvolver, a partir de dia 6 de fevereiro, em parceria com a SUMA. A redução da produção de resíduos, através do cumprimento de determinados preceitos ligados à sua gestão individual é o principal objetivo desta ação, onde se salientam as vantagens individuais que decorrem de escolhas de consumo sustentáveis e da adoção das rotinas corretas de acondicionamento e deposição, tanto em casa como no espaço público, vantagens essas que se refletem numa redução dos custos, quer sob a forma de taxas, quer sob a forma do custo que as embalagens representam (monetário, mas também de tempo e esforço consumidos na sua gestão).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Antigo dirigente do PCP
Carlos Brito apresenta no sábado novo livro sobre a Fortaleza de Peniche
A Fortaleza de Peniche recebe sábado, dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Cadeia do Forte de Peniche, como foi vivida”, da autoria de Carlos Brito. Neste livro, Carlos Brito revela-nos o dia-a-dia dos presos políticos, acrescentando ainda no final do livro alguns documentos fundamentais para a sua história, como a lista de presos que passaram pelo Forte de Peniche, assim como a ata de libertação de 1974. A apresentação deste livro, trazido à estampa pela Alêtheia Editores, estará a cargo do historiador Fernando Rosas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Exposição “O Cartaxo e o traje no virar do século XIX”
Museu Rural e do Vinho prolonga período
de exposição temporária até 15 de fevereiro
A Mostra que assinalou o 31.º Aniversário do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo vai estar patente ao público até ao dia 15 de fevereiro. A exposição que o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo oferece aos visitantes desde dia 26 de novembro de 2016, e que assinala o 31.º Aniversário deste espaço cultural, vai estar patente ao público durante mais tempo do que o inicialmente previsto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Portugueses dão nota acima da média a estes tipos de motorização
Quota dos veículos híbridos e 100% elétricos
já chega a 2%
Em Portugal, a quota de mercado dos veículos 100% elétricos já chega aos 0,7%, um valor bastante próximo de França (1%), país que se destaca na venda deste tipo de viaturas. No caso dos veículos híbridos, a quota de mercado em Portugal é de 1,3%. Estes valores vão ao encontro da opinião positiva que os portugueses têm destes dois tipos de motorização – híbridos (7.4/10) e 100% elétricos (7.1/10) – aos quais atribuem uma nota superior à média dos 15 países analisados no mais recente estudo do Observador Cetelem.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Autarquia já recebeu o visto do Tribunal de Contas
Câmara de Santarém vai avançar com obras de estabilização das encostas de Santarém
A Câmara Municipal de Santarém obteve, no dia 3 de Fevereiro, o visto por parte do Tribunal de Contas, para avançar com a empreitada de estabilização das “encostas de Santarém”. Passado quase meio ano desde o envio do processo ao Tribunal de Contas, o Município de Santarém foi notificado de que o contrato de empreitada do PGEES – Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém, mereceu o visto necessário para que seja possível iniciar as obras há tanto esperadas pelos scalabitanos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leonor Torres, da Universidade do Minho
Especialista na Educação elogia projeto municipal de Leiria
O Projeto Educativo Municipal (PEM), que cumpre três anos de vida, foi alvo de elogios pela especialista e vice-presidente do Conselho Pedagógico do Instituto da Educação da Universidade do Minho, Leonor Torres.As declarações, que validaram o programa do Município, foram realizadas durante o encontro de diretores de estabelecimentos de ensino de Leiria.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Quercus lamenta excepção e classifica-a de licença para poluir
União Europeia isenta setor da aviação de pagar emissões de CO2 em voos de longo curso
O setor da aviação continua – e pelos vistos continuará - ‘a milhas’ de cumprir a sua parte na luta pelos objetivos climáticos do Acordo de Paris. Enquanto membro da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), a Quercus lamenta que a Comissão Europeia pretenda dispensar todos os voos de e para a Europa – os quais representam 3/4 das emissões do setor [1] – de pagar pelas suas emissões de dióxido de carbono (CO2), ao abrigo do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia (RCLE-UE).
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Caldas da Rainha
“Europa 39” estreia dia 16 de Fevereiro na Sala Estúdio do Teatro da Rainha
“Europa 39”, a partir dos textos Dansen, Quanto custa o ferro?, Rascunhos de 1939 e Mies & Meck, de Bertolt Brecht, com tradução e encenação de Luís Varela, estreia a 16 de Fevereiro, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha. Paralelamente ao espectáculo, o Teatro da Rainha, editará o livro “Europa 39, Brecht no Teatro da Rainha”, com perguntas de Fernando Mora Ramos, Director Artístico do Teatro da Rainha a Luís Varela, encenador de Europa 39, do qual apresentamos duas perguntas:
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Ecossistema Empreendedor Nersant
Nersant apresenta resultados ímpares de apoio ao empreendedorismo à sua rede de parceiros
Mais de 1500 empreendedores recebidos, 356 novas empresas criadas e 7 milhões de euros investidos na região em apenas 4 anos. Foram estes os resultados da estratégia de apoio ao empreendedorismo levada a cabo na região pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, entre 2013 e 2016. Os resultados foram apresentados no dia 26 de janeiro, em Torres Novas, onde a associação empresarial reuniu com a rede de parceiros do seu ecossistema empreender, no total de cerca de 30 entidades presentes, nomeadamente IAPMEI, IEFP, CIMLT, CIMT, Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Tomar, Garval, Clube de Business Angels de Santarém, AgroCluster Ribatejo, TagusValley, CTIC, Tagus, CGD, Caixa de Crédito Agrícola, Millennium BCP, Montepio Geral e Novo Banco.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pela Companhia Atrapalharte
Cine-Teatro de Alcobaça recebe comédia
“Do Céu Caiu Um Anjinho”
A Companhia Atrapalharte apresenta no dia 18 de fevereiro, sábado, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro a comédia “Do Céu Caiu Um Anjinho”, uma Comédia de Enganos ... Romântica ... Divertida ... Burlesca ... Musicada! Uma paródia à tradicional comédia à portuguesa! E embora a ação decorra nos anos 50 do século passado, o tema é absolutamente intemporal, porque o amor, tal como diz uma velha canção o amor faz sempre falta.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
ACILIS quer recorde do maior bolo de Portugal
Pastelarias de Leiria juntam-se para produzir Bolo dos Namorados com mais de 100 metros
Para comemorar o Dia dos Namorados, a ACILIS e as pastelarias de Leiria uniram-se para fazer o maior bolo dos namorados alguma vez feito em Portugal. Serão dois bolos com forma de coração, representando mais de 100 metros de bolo que a organização irá oferecer ao público visitante. Esta iniciativa decorrerá no dia 11 de fevereiro, sábado, na Fonte Luminosa em Leiria, com inauguração prevista para as 15 horas.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Portalegre
GNR detém no Bombarral suspeitos de furto
de mais de 20 viaturas na região
O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha e do Posto Territorial do Bombarral, deteve esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, dois homens de 20 e 29 anos, por suspeita de furto de mais de duas dezenas de viaturas nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Portalegre. A ação, desencadeada no decorrer de uma investigação pelo crime de furto, culminou com a interceção dos suspeitos no concelho do Bombarral, após novo furto de viatura e posterior abandono e incêndio.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se a 2 de fevereiro
Quercus pede maior compromisso ao Governo na proteção das Zonas Húmidas
A Quercus lembra ao Governo no Dia Mundial das Zonas Húmidas, 2 de fevereiro, a importância destes ecossistemas para a manutenção da Vida Selvagem e para a própria sobrevivência do Homem. As zonas húmidas são ecossistemas muito sensíveis que apesar de todos os alertas, continuam fortemente ameaçadas pela poluição, construção, agricultura intensiva, abandono, caça ilegal, entre outros fatores.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Santarém
Alcanede vai ter Posto da GNR
A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, foi recebida, no dia 1 de fevereiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para uma reunião sobre a instalação do Posto da GNR em Alcanede, de acordo com a necessidade prevista na Portaria 1450/2008, de 16 de dezembro. Na sequência da reunião, foi realizada uma visita ao Comando Distrital da PSP, ao Comando Territorial da GNR, ao Destacamento / Posto Territorial da GNR de Santarém, terminando a visita em Alcanede para verificação do espaço disponível para instalação do Posto da GNR.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com Quartel Aberto
Comemorações dos 95 anos dos Bombeiros
de Tomar começam este sábado na Linhaceira
As cerimónias comemorativas dos 95 anos do Corpo de Bombeiros Municipais de Tomar vão ter o seu ponto alto no dia 4 de março, na Praça da República, a partir das 15 horas. Mas esta não será a única novidade do ano, pois ao longo do mês de Fevereiro, todos os sábados, a começar já dia 4, decorrerá uma iniciativa intitulada Quartel Aberto, em vários pontos do concelho. Neste sábado, entre as 10 e as 13 horas, será a Linhaceira (freguesia de Asseiceira) a receber a primeira iniciativa, que decorrerá no largo entre a igreja, a escola e o centro de dia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com uma desvalorização de 30% na base de licitação
Câmara de Santarém recebe propostas
para venda de imóveis até dia 3 de abril
A Câmara de Santarém informa que recebe propostas para venda de imóveis até dia 3 de abril, relativos à hasta pública para alienação de imóveis de dia 31 de janeiro que ficou deserta e que, por isso, sofre uma desvalorização de 30% na base de licitação. O programa de procedimentos está disponível na Divisão de Finanças - Secção de Património, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, para além de poder ser consultado no Portal do Município em www.cm-santasrem.pt.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Tremor de terra sentiu-se bastante também na Batalha, Minde, Alcanena, Leiria e Alcobaça
Sismo de 3.7 com epicentro em Porto de Mós fez-se sentir em toda a região
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou, na noite de 1 para 2 de fevereiro, a ocorrência de dois sismos, ambos com epicentro na zona de Porto de Mós. Segundo o IPMA, o primeiro sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, às 23h22 com a magnitude 3.7 graus na escala Richter. O segundo registo, no dia 2 de fevereiro pelas 1h36 foi um sismo de magnitude 2.6 graus Richter, réplica do ocorrido às 23h22 do dia anterior, e cujo epicentro também se localizou próximo de Porto de Mós. Ambos os abalos foram sentidos com maior intensidade em Porto de Mós, Batalha, Minde, Alcanena, Leiria e Alcobaça.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Nova rede pretende ser uma mais-valia na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura
Rede de Museus da Região de Leiria junta
32 museus de 10 concelhos
O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que a criação Rede de Museus da Região de Leiria constitui uma mais-valia na ambição de Leiria ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Gonçalo Lopes falava na apresentação da Rede, que decorreu no Museu de Leiria, onde defendeu que o trabalho a desenvolver na candidatura poderá qualificar a oferta cultural aos mais diversos níveis, “num patamar e numa causa que não são concelhios, mas sim regionais, potenciadores de todo o nosso património material e imaterial”. Refira-se que a Rede é constituída por 32 museus e núcleos museológicos de Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, os concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) que lidera este projeto.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Leiria é o distrito com mais candidaturas aprovadas em termos absolutos e relativos
Distrital de Leiria do PSD analisa candidaturas
às Câmaras de Alcobaça, Bombarral e Pedrógão
A Comissão Política Nacional, em reunião que decorreu na sede nacional do Partido, homologou, esta terça-feira, dia 31 de Janeiro de 2017, o nome de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017. A Comissão Politica Distrital de Leiria congratula-se, assim, com a homologação, pela Comissão Política Nacional, das 8 candidaturas a Presidentes de Câmara do distrito de Leiria: Alvaiázere - Célia Margarida Gomes Marques; Ansião - Fernando Ribeiro Marques; Batalha - Paulo Batista dos Santos; Caldas da Rainha - Fernando Tinta Ferreira; Figueiró dos Vinhos - Luís Filipe Antunes da Silva; Leiria - Fernando José da Costa; Nazaré - Alberto Madail Silva Belo; Peniche - Filipe Sales.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Para incentivar projetos da indústria 4.0 em Portugal
Siemens cria novos centros de experimentação em Leiria, Alfragide e Aveiro
A Siemens vai criar centros tecnológicos que irão apoiar o desenvolvimento de projetos destinados à indústria. Estes fazem parte da Academia Siemens 4.0, uma das medidas estratégicas apresentadas pelo Governo hoje que resultaram da iniciativa Indústria 4.0. Os I-Experience 4.0 Centers vão integrar e ligar vários elementos do processo industrial desde o desenho à produção, com vista a promover iniciativas diferenciadoras destinadas à modernização da indústria. Os primeiros estarão localizados na sede da Siemens, em Alfragide, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade de Aveiro.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Salão Nobre de Óbidos encheu para apresentação do GATO
Gabinete de Ativação do Território de Óbidos quer atrair mais pessoas para o concelho
Foi apresentado, no dia 26 de janeiro, o GATO - Gabinete de Ativação do Território de Óbidos. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Óbidos, e contou com a presença do Victor Reis, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Com um estúdio de rádio e uma equipa de técnicos e animadores da Cister FM
Dia Mundial da Rádio celebrado na Biblioteca Municipal de Alcobaça
A Biblioteca Municipal de Alcobaça irá celebrar o Dia Mundial da Rádio no próximo dia 13 de fevereiro com a atividade “É Dia da Rádio e a Rádio vem à Biblioteca”. Durante a manhã os alunos do pré-escolar e ensino básico, vão participar numa sessão prática sobre o que é a rádio e como é trabalhar num estúdio de rádio com uma equipa de técnicos e animadores da Cister FM.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Convidando amigos e utentes a celebrar a vida
Hospital de Dia do Centro Hospitalar de Leiria assinala Dia Mundial da Luta Contra o Cancro
A equipa do Hospital de Dia do Centro Hospitalar de Leiria convida utentes e amigos a celebrar a Vida nas comemorações do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que acontecem na próxima sexta-feira de manhã, dia 3, a partir das 9h30, no Hospital de Dia do Hospital de Santo André. «Pretendemos partilhar uma mensagem que é fundamental, tanto para os nossos utentes como para todos, que “o amanhã começa agora”, que não devemos deixar as coisas para amanhã, indefinidamente, que devemos aproveitar o presente e vivê-lo inteiro e de coração cheio», explica a organização.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Movimento Narciso Mota - Pombal Humano
Narciso Mota demite-se do PSD e apresenta candidatura independente em Pombal
Narciso Mota ex-autarca da Câmara Municipal de Pombal, apresentou oficialmente no dia 27 de janeiro a sua candidatura às autárquicas 2017 sob o lema “Narciso Mota Pombal Humano”. Afirmando que se candidata como “resposta ao apelo dos pombalenses” o ex-presidente da autarquia pombalense entre 1993 e 2013 promete uma campanha “humanista”, afirmando que “não é uma candidatura contra qualquer pessoa, mas sim uma candidatura a favor dos pombalenses”. Na ocasião, o candidato referiu que brevemente apresentará listas próprias à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia.
Esta notícia foi comentada 0 vez(es).
Pesquisar
Ed. Anteriores
Contactos
Newsletter
 
Cartas ao Director
Blogue Tinta Fresca
Blogues
Sítios Úteis
 
EDITORIAL
Obama,the troubleshouter. Trump, the troublemaker
Mário Lopes
OPINIÃO
Alzheimer e outras demências: como lidar com as alterações cognitivas e comportamentais
Drª Margarida Rebolo
"Um Oeste para Jovens?"
Gonçalo Silva
As pedras não nos traem
Jorge Mangorrinha
 

Projecto Co-Financiado por  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associa��o de Munic�pios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informa��o